Schubert Ribeiro de Carvalho

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  • Última atualização do currículo em 18/09/2018


Pesquisador Adjunto no Grupo de Computação Aplicada do Instituto Tecnológico Vale (ITV). Responsável pelo desenvolvimento de Neurotecnologias aplicadas a área de saúde e segurança e ao aumento de produtividade. Áreas de atuação: Aprendizado de Máquina (Deep Learning), Treinamento Cognitivo, Interface Cérebro-Computador, Realidade Virtual, Análise e Sístese de Movimentos, Processamento Digital de Imagens, Processamento Digital de Sinais, Mental Workload e Conectividade Funcional a partir de dados de eletroencefalografia (EEG). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Schubert Ribeiro de Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, S. R.;CARVALHO, SCHUBERT R.;DE CARVALHO, SCHUBERT R.;CARVALHO, SCHUBERT

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável, Métodos de Pesquisa Computacionais.
Rua Boaventura da Silva, 955
Nazaré
66055-090 - Belem, PA - Brasil
Telefone: (5591) 32135572
Ramal: 5572


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Ciência da Computação.
Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne, EPFL, Suiça.
Título: Data-Driven Constraint-Based Motion Editing, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Dr. Daniel Thalmann.
Bolsista do(a): Ecole Polytechnique Federale de Lausanne, EPFL, Suiça.
Palavras-chave: Principal Component Analysis; Motion Editing; Inverse Kinematics.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação; Atividades de Informática e Conexas; Construção.
2002 - 2005
Mestrado em Ciência da Computação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Algoritmo de vergencia para o controle de atenção de humanos virtuais,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Luiz Marcos Garcia Gonçalves.
Palavras-chave: Realidade Virtual; Visão Sintética; Algoritmo de Vergência.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Gráfica.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: COMPUTER GRAPHICS / Especialidade: Animação por Computador.
Setores de atividade: Educação.
1996 - 2001
Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: ASPECTOS DE COMUNICAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS MULTI-USUÁRIOS BASEADOS NO MODELO CLIENTE SERVIDOR.
Orientador: Bianchi Serique Meiguins.


Pós-doutorado


2014 - 2014
Pós-Doutorado.
Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne, EPFL, Suiça.
Bolsista do(a): Vale, VALE, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2010 - 2011
Pós-Doutorado.
Queen's University at Kingston, QUEENS, Canadá.
Bolsista do(a): Natural Sciences and Engineering Research Council of Canada, NSERC, Canadá.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2010 - 2010
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: REALIDADE VIRTUAL.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Animação por Computador.


Formação Complementar


2009 - 2009
Communication and Listening Skills. (Carga horária: 16h).
Ecole Polytechnique Federale de Lausanne, EPFL, Suiça.
2009 - 2009
Project Management. (Carga horária: 32h).
Ecole Polytechnique Federale de Lausanne, EPFL, Suiça.
2006 - 2006
Autonomous Robots. (Carga horária: 60h).
Ecole Polytechnique Federale de Lausanne, EPFL, Suiça.
2006 - 2006
Virtual Reality. (Carga horária: 60h).
Ecole Polytechnique Federale de Lausanne, EPFL, Suiça.
2005 - 2005
Selected Topics in Computer Vision. (Carga horária: 60h).
Ecole Polytechnique Federale de Lausanne, EPFL, Suiça.
2002 - 2002
Visão Computacional. (Carga horária: 180h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2002 - 2002
Visão Robótica. (Carga horária: 180h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Tecnológico Vale, ITV, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Pesquisador Adjunto, Carga horária: 44

Atividades

04/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Tecnológico Vale - Belém II, .


Queen's University at Kingston, QUEENS, Canadá.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Pós-Doutor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne, EPFL, Suiça.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Advanced Computer Graphics, Carga horária: 2

Atividades

03/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Immersive Interaction Group, .


Ecole Polytechnique Federale de Lausanne, EPFL, Suiça.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Introduction à la programmation, Carga horária: 2


Faculdades Hoyler, UNIESP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Computação Gráfica, Carga horária: 4



Linhas de pesquisa


1.
Realidade Virtual
2.
Computação Gráfica
3.
Animação por Computador
4.
Reconhecimento de Padrões
5.
Processamento Digital de Imagens
6.
Aprendizado de Máquina
7.
Interface Cérebro Computador


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Desenvolvimento de Tecnologias Baseadas em Treinamento Cognitivo para Aplicações na Indústria de Mineração
Descrição: Este projeto de pesquisa visa o estudo e aplicação de técnicas de treinamento cognitivo visando a complementação ou associação aos métodos de treinamento de pessoal realizados atualmente nos simuladores de RV da VALE (p.ex. simulador de escavadeira) e também com intervenções clínicas visando e análises estatísticas visando a formação de operadores de alto desempenho. Assim, para se atingir estes objetivos serão exploradas técnicas de análise de desempenho comportamental, algoritmos de Inteligência Artificial para descobrir padrões em dados neurais registrados com equipamentos de Eletroencefalografia (EEG), que diferenciem operadores profissionais (alto desempenho) de amadores (baixo desempenho) e com isso desenvolver novos algoritmos e rotinas de treinamento cognitivo visando a estimulação de estados mentais diretamente ligados ao alto desempenho. Como resultado, acredita-se ser possível treinar o estados cognitivo dos operadores para que visando o estado mental produtivo de modo seguro e saudável..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) .

Integrantes: Schubert Ribeiro de Carvalho - Coordenador / Bruno Duarte Gomes - Integrante / SIRAVENHA, ANA CAROLINA QUINTAO - Integrante / Iraquitan Cordeiro Filho - Integrante / DEBARBA, HENRIQUE GALVAN - Integrante / Mylena Nazaré Medeiros dos Reis Ferreira - Integrante / Renan Tourinho - Integrante / Guilherme Cruz - Integrante / Antônio Pereira Junior - Integrante / Raphael do Espírito Santo Navegantes - Integrante / Gabriel Freitas Damasceno - Integrante / Adrielle do Espirito Santos Macedo - Integrante / Fernando Oliveira - Integrante / Raimundo Neto - Integrante / Fausto Pimenta - Integrante / Valquiria Gusmão Macedo - Integrante / Arthur Gonsales da Silva - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2017 - Atual
GuardianFatigue: Atenuação dos Efeitos da Fadiga em Ambiente Industrial
Descrição: A missão desse projeto é inovadora por focar na maior riqueza que uma empresa e empreendimento pode ter, seu recurso humano e centra na aplicação e desenvolvimento de métodos tanto para análise de desempenho comportamental, quanto para registro eletrofisiológico usando o Eletroencefalograma (EEG) para o desenvolvimento de novas Neurotecnologias visando o incremento da atenção visual e memória de trabalho, de modo que a fadiga mental possa ser atenuada e com isso se tenha um aumento de produtividade de modo individualizado, seguro e saudável..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Schubert Ribeiro de Carvalho - Coordenador / Bruno Duarte Gomes - Integrante / Cleidson Ronald Botelho de Souza - Integrante / Iraquitan Cordeiro Filho - Integrante / SIRAVENHA, ANA C. - Integrante / Joner Oliveira Alves - Integrante / Mylena Nazaré Medeiros dos Reis Ferreira - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1
2017 - Atual
Treinamento Cognitivo
Descrição: O objetivo geral deste projeto de pesquisa é o estudo e aplicação de técnicas de treinamento cognitivo visando a complementação ou associação a métodos de treinamento de pessoal realizados em simuladores de Realidade Virtual. Como resultados, esperasse alcançar maior produtividade de maneira sustentável..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) .

Integrantes: Schubert Ribeiro de Carvalho - Coordenador / Bruno Duarte Gomes - Integrante / Iraquitan Cordeiro Filho - Integrante / SIRAVENHA, ANA C. - Integrante / Mylena Nazaré Medeiros dos Reis Ferreira - Integrante / Renan Tourinho - Integrante / Sergio Viademonte - Integrante / Guilherme Cruz - Integrante / Nikolas Carneiro - Integrante / Antônio Pereira Junior - Integrante / Raphael do Espírito Santo Navegantes - Integrante / Gabriel Freitas Damasceno - Integrante / Adrielle do Espirito Santos Macedo - Integrante.
Financiador(es): Companhia Vale do Rio Doce - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3
2015 - Atual
Ferramentas para Interação Cérebro Máquina
Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva o desenvolvimento de ferramentas práticas para a interação cérebro máquina (BMI) e interfaces cérebro computador (BCI), ou seja, ferramentas BCI combinadas com tecnologias de realidade virtual (RV) que terão um impacto real na saúde e na segurança das pessoas em ambientes industriais e no convívio social. Estas ferramentas BCI não-invasivas serão baseadas em sinais de electroencefalograma (EEG). O impacto esperado dos resultados deste projeto é a utilização generalizada dessas ferramentas em ambientes de treinamento, onde sistemas BCI dotados de capacidades adaptativas estenderão as funcionalidades de treinamento dos simuladores de RV quando combinados com tecnologia BCI. A este respeito, este projeto de pesquisa focará em três áreas de estudo 1) detecção; 2) classificação; e 3) decodificação de sinais cerebrais durante a interação com máquinas; e em ferramentas para duas áreas de aplicação 1) desenvolvimento de ferramentas para detecção, classificação, decodificação de sinais cerebrais espontâneos relacionados com ações motoras; e 2) desenvolvimento de ferramentas para detecção e classificação de sinais cerebrais antecipatórios durante a condução de veículos ou operação de máquinas. O reconhecimento da intenção do usuário a partir de sinais de EEG pode ser útil no desenvolvimento de sistemas BCI para serem usadas em sinergia com veículos e máquinas inteligentes. Isso pode ser benéfico para melhorar a qualidade de interação cérebro máquina, por exemplo, fornecendo uma resposta do carro inteligente alinhada com a intenção do motorista. Neste estudo, considera-se a antecipação como sendo o estado cognitivo que leva a ações especificas durante a condução de um automóvel. Portanto, propomos investigar a presença de padrões antecipatórios em sinais EEG durante a condução de veículos para determinar três ações especificas 1) virar à esquerda; 2) virar à direita; e 3) frear, alguns milissegundos antes que tais ações acorram, de modo a favorecer um tomada de decisão que diminua o risco de um acidente. No caso de ações motoras iremos focar na detecção, classificação e decodificação de movimentos de alcances guiados pela visão no espaço 3D. Os resultados que serão alcançados neste estudo muito provavelmente abrirão um leque de possibilidades para o desenvolvimento de sistemas BCI - baseados em sinais antecipatórios - que conectem usuários a máquinas inteligentes, favorecendo a integração de tecnologia BCI com tecnologias de treinamento em ambientes de realidade virtual..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Schubert Ribeiro de Carvalho - Coordenador / Bruno Duarte Gomes - Integrante / Alexandre Rodrigues Gomes - Integrante / Iraquitan Cordeiro Filho - Integrante.
2015 - Atual
Safety
Descrição: Research and development of a computational framework for railways incident analysis and prediction, to support safety engineers on the tasks of railways incidents management and risk assessment. The objectives of this computational framework are to be able to identify and describe the context in which railway incidents occur, at Vale's (operated) railways. To determine if there are certain conditions that lead to incidents more often than others, i.e. patterns of incidents, and provide a computational capability to compute the likelihood of an incident occurrence, based on a given context over the railway. The computational framework has been designed to discover nontrivial relationships among railways incidents data, and to compute a risk index associated to incident occurrences. Also, an important feature of this framework is to make explicit the discovered "knowledge" to users, in a way that users can visually analyze such knowledge and build insights about the circumstances involved in a certain incident. We have applied a combination of data mining and machine learning technologies with visualization techniques. In particular, emphasis has been given in the development of capabilities to allow user to visualize and explore incident related data.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Schubert Ribeiro de Carvalho - Integrante / Cleidson Ronald Botelho de Souza - Integrante / JAIR DA SILVA FERREIRA JUNIOR - Integrante / WALLACE MICHEL PINTO LIRA - Integrante / Sergio Viademonte - Coordenador / NIKOLAS JORGE SANTIAGO CARNEIRO - Integrante.
Financiador(es): Companhia Vale do Rio Doce - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Centro de Excelência em Software para Mineração
Descrição: O atual ambiente de negócios demanda empreendimentos que tenham a capacidade de se reinventar continuamente, olhando estrategicamente para os negócios futuros, desenvolvendo as competências necessárias para sobreviver e crescer no contexto das mudanças globais e locais. Uma das formas de proporcionar essa contínua reinvenção se dá por meio das pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novas tecnologias, especialmente àquelas capazes de revolucionar a maneira como a empresa opera. Uma outra maneira é através da utilização de tecnologias de informação e comunicação (também simplesmente chamadas de TIC), especificamente de sistemas de software. De fato, os modernos sistemas de software tornaram-se vitais para os negócios de todos os tipos de organizações. Assim, o principal objetivo deste projeto é a criação do Centro de Excelência em Software para pesquisa, desenvolvimento e inovação apoiando às atividades da cadeia de Mineração. Estas incluem atividades que antecedem o processo de mineração (como por exemplo, o desenvolvimento de soluções baseadas em processamento de imagens para auxiliar o licenciamento ambiental), atividades que ocorrem em paralelo ao processo de mineração (como por exemplo, o desenvolvimento de soluções de otimização da cadeia de transporte dos produtos minerais), e finalmente, atividades posteriores ao processo de mineração (como por exemplo a utilização de técnicas de bioinformática para auxiliar em soluções que visam à recuperação de áreas degradadas). Este centro atuara em 3 linhas de pesquisa: software para biodiversidade, software para mineração e software para operações logísticas. Estas linhas de pesquisa dão continuidade às pesquisas em andamento no ITV e são complementares às pesquisas desenvolvidas na Vale. Observação: Notem que o coordenador possui 2 afiliações: UFPA e Instituto Tecnológico Vale (ITV). Este projeto está sendo submetido no contexto do ITV.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Schubert Ribeiro de Carvalho - Integrante / Cleidson Ronald Botelho de Souza - Coordenador / Pedro walfir Martins e Souza Filho - Integrante / Gustavo Pessin - Integrante / Bruno Santos Pimentel - Integrante / Ronnie Cley de Oliveira Alves - Integrante / Luis Guilherme Uzeda Garcia - Integrante / Jorge Manuel Filipe dos Santos - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2013 - 2018
Digital Plants
Descrição: O objetivo principal deste projeto é desenvolver métodos e técnicas computacionais para automatizar partes do processo de identificação de plantas. Com estes métodos e técnicas objetiva-se desenvolver uma ferramenta computacional capaz de identificar espécies, gêneros ou famílias de plantas de forma automática. Em uma segunda etapa será desenvolvido um sistema computacional que irá ser executado em uma plataforma móvel (p.ex., tablets ou smart phones), tal software será usado em tarefas de identificação de plantas realizadas em campo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Schubert Ribeiro de Carvalho - Coordenador / Bruno Duarte Gomes - Integrante / Givago da Silva Souza - Integrante / Cleidson Ronald Botelho de Souza - Integrante / Wallace Lira - Integrante / SIRAVENHA, ANA C. - Integrante / Melina de Vasconcelos Alberio Guerra - Integrante / Danilo F Ferreira - Integrante / Adalberto Junior - Integrante / Pedro Morais - Integrante / Matheus Carvalho Vergne - Integrante.
Financiador(es): Companhia Vale do Rio Doce - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5
2012 - 2015
Síntese de Movimentos usando o Pensamento
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como premissa investigar e desenvolver modelos computacionais paramétricos para decodificar sinais eletrofisiológicos provenientes de ações sensoreo-motoras de alcance. Objetivando a construção de uma sistema BCI-VR para ser usado em aplicações de treinamento, reabilitação motora e neural e jogos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Schubert Ribeiro de Carvalho - Coordenador / Luiz Carlos de Lima Silveira - Integrante / Cleidson Ronald Botelho de Souza - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
2010 - 2012
Multi-Sensory Integration Across Reference Frames Transformations
Descrição: Desenvolver modelos analíticos e estatísticos para integração multi-sensorial. Os modelos devem descrever como o cérebro forma combina de forma ótima várias fontes sensoriais, as quais são transformadas em movimentos precisos de alcance no espaço 3D. Estes modelos vão ajudar a desvendar os mecanismos neurais subjacentes à integração de múltiplas fontes sensoriais em diferentes regiões cerebrais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Schubert Ribeiro de Carvalho - Integrante / Gunnar Blohm - Coordenador.
Financiador(es): Natural Sciences and Engineering Research Council of Canada - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 1
2008 - 2010
Vivamea expert system development and integration to improve work-life health through automatic reporting and virtual personal coach communication
Descrição: We plan to further develop and integrate an expert system with a knowledge base incorporating 20 years of experience based on over 3'000 individual cases on work-life health coaching. The key element of the expert system is the workflow management system which provides the logic for automatic coaching through personal reporting and a Virtual Personal Coach (VPC), which will be able to speak through text to speech technologies, show in 3D and express emotions. The major goal of this project is the development of Virtual Personal Coaches (VPC) with personification. To achieve this goal we have developed an animation production pipeline, which is divided in three main parts: 1) Creation of a voice database: the voice database was created from the Vivamea text dataset. In this stage, the texts are recorded with the aid of a real actor. Each recorded phrase (i.e., a question or an answer) is used as a starting point for building the coaches? personalities, which are expressed by full body and facial animations. 2) Full body animation pipeline: in this stage, the virtual coach movements are built by using the VRLab optical motion capture system. A real actor performs the movements which are recorded and then mapped on the virtual character. The challenges in this part of the process is the mapping between the real actor movements and the character movements (since proportions may be different, awkward rotations can result from a straightforward mapping). Another challenge is the mapping between the recorded voices and the body gestures in order for the movements to be synchronized with the sound. Therefore, to handle this issue, the actor has to read the texts while acting. 3) Facial animations pipeline: in this phase, facial animations are gracefully added on the virtual coaches by an expert using a specialized software. This process is necessary to match, as much as possible, the way in which the actor speaks. By adding such emotional expressions in the virtual.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Schubert Ribeiro de Carvalho - Integrante / Daniel Thalmann - Coordenador / Helena Grillon - Integrante / Chris Christiansson - Integrante.
Financiador(es): Commission for Technology and Innovation (CTI) - Auxílio financeiro.
2005 - 2008
Athletic Video Re-synthesis
Descrição: In this project, we explore, develop and experiment new methods and techniques for creating parametric models of athletic motions, such as a golf swing or a tennis serve, from video sequences. They will be used both to increase the robustness of video-based motion capture and to allow motion re-synthesis for pedagogic purposes. These models will eventually form the basis of a teaching tool to be used by professional coaches. As a result, we have introduced a data-driven constraint-based motion editing technique, which combines the particularities of model-based and the versatility of goal-oriented approaches. The proposed method is based on the connection between linear motion models such as Principal Component Analysis (PCA), which is used to estimate a set of Principal Components (PC) and Principal Coefficients (PCs), and Prioritized Inverse Kinematics (PIK), which is used to provide interactive motion editing. Essentially, we use the PCA motion model to assist the construction of a framework capable to solve a constraint-based optimization problem within the latent space, which has a much smaller dimension compared to the joint space. In particular, this has allowed us to build a Low-dimensional Prioritized Inverse Kinematics (LPIK) solver, which reduces the size of the Jacobian matrix before its inversion. Furthermore, by using the LPIK solver, a movement enforcing a new set of user-specified constraints can be obtained in just one step. By construction, it is sufficient to constrain a single frame with LPIK (for example, the hit position of the golf club head) to obtain a motion solution satisfying the user-specified constraints and preserving the continuous motion flow..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Schubert Ribeiro de Carvalho - Integrante / Daniel Thalmann - Coordenador / Pascal Fua - Integrante.
Financiador(es): The Sport and Rehabilitation Engineering programme - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: Computer Animation and Virtual Worlds


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Gráfica.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: REALIDADE VIRTUAL.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: COMPUTER GRAPHICS/Especialidade: Animação por Computador.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Neurociência Computacional.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Robótica.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Interface Cérebro-Computador.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2001
1º Lugar no Curso de Ciência da Computação 2000., Companhia Vale do Rio Doce..


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALIKHANIAN, HOOMAN2015ALIKHANIAN, HOOMAN ; DE CARVALHO, SCHUBERT R. ; BLOHM, GUNNAR . Quantifying effects of stochasticity in reference frame transformations on posterior distributions. Frontiers in Computational Neuroscience, v. 9, p. 82, 2015.

2.
CARVALHO, SCHUBERT R.2013CARVALHO, SCHUBERT R.; Boulic, Ronan ; Vidal, Creto A. ; Thalmann, Daniel . Latent motion spaces for full-body motion editing. The Visual Computer, v. 29, p. 171-188, 2013.

3.
CARVALHO, S. R.;CARVALHO, SCHUBERT R.;DE CARVALHO, SCHUBERT R.;CARVALHO, SCHUBERT2007 CARVALHO, S. R.; Boulic R. ; Talmann D. . Interactive Low-Dimensional Human Motion Synthesis by Combining Motion Models and PIK. Computer Animation and Virtual Worlds (print), v. 18, p. 493-503, 2007.

4.
CARVALHO, S. R.;CARVALHO, SCHUBERT R.;DE CARVALHO, SCHUBERT R.;CARVALHO, SCHUBERT2002CARVALHO, S. R.; Goncalvez, L.M.G. . Realistic Simulation Based on Computer Vision and Robotics. Scientia (Unisinos), v. 13, p. 25-30, 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, R. L. ; SIRAVENHA, ANA C. ; GOMES, A. C. S. ; SEREJO, G. L. ; SILVA, A. F. B. ; RODRIGUES, L. M. ; BRAGA, J. ; DIAS, G. ; CARVALHO, S. R. ; SOUZA, C. R. B. . A Deep-Learning-Based Approach for Automated Wagon Component Inspection. In: ACM SYMPOSIUM ON APPLIED COMPUTING, 2018, Pau. PROCEEDINGS OF THE 2018 ACM SYMPOSIUM ON APPLIED COMPUTING, 2018.

2.
FERNANDES, E. R. Q. ; ROCHA, R. L. ; FERREIRA, B. ; CARVALHO, E. ; SIRAVENHA, ANA CAROLINA QUINTAO ; GOMES, A. C. S. ; CARVALHO, S. R. ; SOUZA, C. R. B. . An Ensemble of Convolutional Neural Networks for Unbalanced Datasets: A case Study with Wagon Component Inspection. In: The International Joint Conference on Neural Networks (IJCNN), 2018, Rio de Janeiro. The International Joint Conference on Neural Networks (IJCNN), 2018.

3.
Ferreira M. N. M. ; SIRAVENHA, ANA CAROLINA QUINTAO ; CARVALHO, S. R. ; GOMES, B. D. ; ZAMPOLO, R. F. ; CASTRO, A. S. ; CASTRO, A. R. . Uma Abordagem para Classificação de Fadiga Mental baseada em Sinais de Eletroencefalografia (EEG). In: Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe), 2018, São Paulo. Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe), 2018.

4.
CARVALHO, S. R.; CORDEIRO FILHO, I. ; RESENDE, D. O. ; SIRAVENHA, ANA C. ; MEIGUINS, B. S. ; DEBARDA, H. ; GOMES, B. D. . A Model for Classification of Early Human Actions from EEG Signals. In: 6th Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS), 2017, Uberlândia. Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS), 2017.

5.
CARVALHO, SCHUBERT R.; FILHO, IRAQUITAN CORDEIRO ; RESENDE, DAMARES OLIVEIRA DE ; SIRAVENHA, ANA CAROLINA ; SOUZA, CLEIDSON DE ; DEBARBA, HENRIQUE GALVAN ; GOMES, BRUNO ; Boulic, Ronan . A Deep Learning Approach for Classification of Reaching Targets from EEG Images. In: 2017 30th SIBGRAPI Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI), 2017, Niterói. 2017 30th SIBGRAPI Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI), 2017. p. 178.

6.
ROCHA, R. L. ; SIRAVENHA, ANA C. ; GOMES, A. C. S. ; SEREJO, G. L. ; SILVA, A. F. B. ; RODRIGUES, L. M. ; BRAGA, J. ; DIAS, G. ; CARVALHO, S. R. ; SOUZA, C. R. B. . Avaliação de técnicas de Deep Learning aplicadas à identificação de peças defeituosas em vagões de trem. In: WORKSHOP OF INDUSTRY APPLICATIONS (WIA), 2017, Niterói. WORKSHOP OF INDUSTRY APPLICATIONS (WIA), 2017.

7.
SIRAVENHA, ANA C. ; CARVALHO, SCHUBERT R. . Plant Classification from Leaf Textures. In: 2016 International Conference on Digital Image Computing: Techniques and Applications (DICTA), 2016, Gold Coast. 2016 International Conference on Digital Image Computing: Techniques and Applications (DICTA), 2016. p. 1.

8.
GOMES, ALEXANDRE ; FILHO, IRAQUITAN ; SANTOS, FREDSON ; LIRA, WALLACE ; GOMES, BRUNO ; CARVALHO, SCHUBERT R. . Anticipatory EEG Signals for Detecting and Classifying Game Interaction Onset. In: 2015 XVII Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), 2015, Sao Paulo. 2015 XVII Symposium on Virtual and Augmented Reality. p. 31.

9.
SIRAVENHA, ANA CAROLINA QUINTAO ; CARVALHO, SCHUBERT R. . Exploring the Use of Leaf Shape Frequencies for Plant Classification. In: 2015 28th SIBGRAPI Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI), 2015, Salvador. 2015 28th SIBGRAPI Conference on Graphics, Patterns and Images, 2015. p. 297-304.

10.
LIRA, WALLACE ; FERREIRA, RENATO ; DE SOUZA, CLEIDSON ; CARVALHO, SCHUBERT . Experimenting on the cognitive walkthrough with users. In: the 16th international conference, 2014, Toronto. Proceedings of the 16th international conference on Human-computer interaction with mobile devices & services - MobileHCI '14. p. 613-618.

11.
CARVALHO, S. R.; Vidal, C. A. ; Boulic R. ; Talmann D. . Propagating Latent Edited Poses across Eigen-motions. In: Computer Graphics Interational, 2011, Ottawa. Computer Graphics Interational, 2011.

12.
CARVALHO, S. R.; Boulic R. ; Talmann D. . Motion Pattern Encapsulation for Data-Driven Constraint-Based Motion Editing. In: Second International Workshop on Motion in Games (MIG) (To appear), 2009, Zeist. Springer LNCS series, 2009. p. 116-127.

13.
CARVALHO, S. R.; Boulic R. ; Talmann D. . Motion Pattern Preserving IK Operating in the Motion Principal Coefficients Space. In: The 15th International Conference in Central Europe on Computer Graphics, Visualization and Computer Vision, 2007, Pilsen. FULL Papers proceedings, 2007. v. 1. p. 97-104.

14.
Aranha, C.C. ; CARVALHO, S. R. ; Goncalvez, L.M.G. . Câmbio: A Realistic Simulated Robot for Vision Algorithms. In: The 11th International Conference in Central Europe on Computer Graphics, Visualization and Computer Vision, 2003, Pilsen. Posters papers proceedings of WSCG, 2003. v. 1.

15.
CARVALHO, S. R.; Goncalvez, L.M.G. . Avatares que Olham para o Ponto Certo. In: Simpósio Brasileiro de Realidade Virtual, 2003, Ribeirão Preto, SP. Anais do SRV 2003, 2003.

16.
CARVALHO, S. R.; Goncalvez, L.M.G. . Realistic Simulation of Humanoids Based on Computer Vision and Robotics. In: I Workshop of Thesis and Dissertations on Computer Graphics and Image Processing, 2002, Fortaleza. Proceddings of I WTDCGPI. São Leopoldo, RS: Gráfica da UNISINOS, 2002. v. 1. p. 42-45.

17.
Aranha, C.C. ; CARVALHO, S. R. ; Goncalvez, L.M.G. . Cambio: Realistic Three-dimensional Simulation of Humanoids Based on Computer Vision and Robotics. In: Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing, 2002, Fortaleza. Procedings of SIBGRAPI 2002. Los Alamitos, CA : IEEE Computer Society Press, 2002. v. 1. p. 388-395.

18.
CARVALHO, S. R.; Aranha, C.C. ; Goncalvez, L.M.G. . Uma ferramenta 3D aplicada ao Desenvolvimento de Algoritmos Perceptuais em Humanóides. In: Simpósio Brasileiro de Realidade Virtual, 2002, Fortaleza. Anais do IV SRV, 2002. v. 1.

19.
CARVALHO, S. R.; Meiguins, Breno Serique ; MEIGUINS, B. S. ; GUEDES, L. A. . A Importância de Avatares em Ambientes Virtuais Colaborativos de Ensino. In: Workshop de Informática na Escola, 2001, Fortaleza. XXI Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação, 2001. v. 1. p. 57-61.

20.
CARVALHO, S. R.; Meiguins, Breno Serique ; MEIGUINS, B. S. ; GUEDES, L. A. . Um Ambiente de Realidade Virtual Multi-Usuário Aplicado ao Setor de Turismo. In: Simpósio Brasileiro de Realidade Virtual, 2001, Florianópolis.. IV Simpósio Brasileiro de Realidade Virtual, 2001. v. 1. p. 67-78.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MEIGUINS, B. S. ; Meiguins, Breno Serique ; CARVALHO, S. R. ; GUEDES, L. A. . Simulação Tridimensional de Mecanismos de Roteamento em Rede de Computadores para Algoritmo do Menor Custo. In: Simpósio Brasileiro de Realidade Virtua, 2001, Florianópolis. VI Simpósio Brasileiro de Realidade Virtua, 2001. v. 1. p. 367-367.

Artigos aceitos para publicação
1.
FERNANDES, E. ; ROCHA, R. L. ; FERREIRA, B. ; CARVALHO, E. ; SIRAVENHA, ANA C. ; GOMES, A. C. S. ; CARVALHO, S. R. ; SOUZA, C. R. B. . An Ensemble of Convolutional Neural Networks for Unbalanced Datasets: A case Study with Wagon Component Inspection. International Joint Conference on Neural Networks. Proceedings, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, S. R.; SANTOS, F. C. ; GOMES, A. R. ; CORDEIRO FILHO, I. ; GOMES, B. D. . DETECTION OF ANTICIPATORY EEG SIGNALS DURING CAR DRIVING: A FREQUENCY ANALYSIS APPROACH. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
CARVALHO, S. R.; G. Blohm . Signal-to-noise analysis of 3D stochastic reference frame transformation. Washington, DC: Society for Neuroscience, 2011 (Scientific abstract).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 CARVALHO, S. R.; SOUZA FILHO, P. W. M. E. ; CARVALHO FILHO, N. M. D. ; COSTA, J. M. D. R. ; SOUZA, C. R. B. . METHOD FOR SEMI-AUTOMATIC MAPPING OF PLANTS USING DIGITAL IMAGE PROCESSING AND AUTOMATIC ROUTE MARKING. 2013, Estados Unidos.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: 61/755,361, título: "METHOD FOR SEMI-AUTOMATIC MAPPING OF PLANTS USING DIGITAL IMAGE PROCESSING AND AUTOMATIC ROUTE MARKING" , Instituição de registro: United States Patent and Trademark Office. Depósito: 22/01/2013Instituição(ões) financiadora(s): Vale; Instituto Tecnológico Vale.

2.
 SOUZA, C. R. B. ; CARVALHO, S. R. ; SOUZA FILHO, P. W. M. E. ; CARVALHO FILHO, N. M. D. ; COSTA, J. M. D. R. . System for mapping and identification of plants using digital image processing and route generation. 2013, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: US9251420B2, título: "System for mapping and identification of plants using digital image processing and route generation" , Instituição de registro: United States Patent and Trademark Office. Depósito: 23/01/2013; Concessão: 02/02/2016.


Programa de computador
1.
CARVALHO, S. R.; SIRAVENHA, ANA C. ; SILVA JUNIOR, A. R. ; SOUZA, C. R. B. ; FERREIRA, D. F. ; YOSHIDOME, E. Y. C. ; FERREIRA JUNIOR, J. S. ; GUERRA, M. V. A. ; FERREIRA, R. P. ; LIRA, W. M. P. . Digital Plants. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512016001825-9, data de registro: 01/06/2015, título: "Digital Plants" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CARVALHO, S. R.; SOUZA, G. S.; SOUZA, C. R. B.. Participação em banca de Vladímir de Aquino Silveira. Entropia Conjunta de Espaço e Frequência Espacial Estimada Através da Discriminação de Estimulos Espaciais com Luminância e Cromaticidade Moduladas por Funções de Gábor: Implicações para o Processamento Paralelo de Informação no Sistema Visual Humanso. 2013. Dissertação (Mestrado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARVALHO, S. R.; MEIGUINS, B. S.. Participação em banca de Alexandre Rodrigues Gomes.USO DE SINAIS EEG ANTECIPATÓRIOS NA CLASSIFICAÇÃO DE INTENÇÕES DE AÇÃO EM SISTEMAS DE INTERFACE CÉREBRO-COMPUTADOR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará.

2.
CARVALHO, S. R.; ALVES, R.; MORAIS, J.. Participação em banca de Iraquitan Cordeiro Filho.Um Método para Detectar a Perda de Campo Visual usando Sinais de Potencial Visual Multifocal Provocado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará.




Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Guilherme Cruz. Desenvolvimento de uma Metodologia de Treinamento Cognitivo Baseada em Técnicas de Neurofeedback. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais) - Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável. (Orientador).

2.
Renan Tourinho. Uma Metodologia de Treinamento técnico em simulador de realidade virtual direcionado a capacitação de operadores de escavadeiras do S11D. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais) - Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável. (Orientador).

3.
Iraquitan Cordeiro Filho. Uma Abordagem para Decodificação Trajetórias de Alcance usando de Sinais de Eletroencefalografia e Apredizado Profundo. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa. (Orientador).

4.
Jéssica Ferreira Soares. Redes Neuronais Convolucionais para Reconhecimento de Padrões em Imagens de Eletroencefalografia. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Coorientador).

5.
Adalberto dos Remédios Silva Júnior. CONSTRUÇAO DE UMA FERRAMENTA PARA ACERVOS DIGITAIS DE ESPÉCIES VEGETAIS ATRAVÉS DE APLICAÇÕES DISTRIBUIDAS MULTI - PLATAFORMA. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais) - Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável, Fundação de Amparo e Desenvolvimento a Pesquisa. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Ana Carolina Quintão Siravenha. Desenvolvimento de Algoritmos para Identificação Automática de Plantas Usando Técnicas de Reconhecimento de Padrões e Aprendizado de Máquina. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável. Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa. (Orientador).

2.
Iraquitan Cordeiro Filho. Ferramentas para Interação Cérebro Máquina. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Fredson Carmo dos Santos. Detecção de potenciais corticais antecipatórias em sinais de eletroencefalografia (EEG) durante a condução de carros. 2015. Dissertação (Mestrado em BIOTECNOLOGIA) - Universidade Federal do Pará, Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável. Coorientador: Schubert Ribeiro de Carvalho.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Adan Salazar Garibay. 2015. Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Schubert Ribeiro de Carvalho.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alexandre Rodrigues Gomes. USO DE SINAIS EEG ANTECIPATÓRIOS NA CLASSIFICAÇÃO DE INTENÇÕES DE AÇÃO EM SISTEMAS DE INTERFACE CÉREBRO-COMPUTADOR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Schubert Ribeiro de Carvalho.

2.
Iraquitan Cordeiro Filho. Um Método para Detectar a Perda de Campo Visual usando Sinais de Potencial Visual Multifocal Provocado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Schubert Ribeiro de Carvalho.

Iniciação científica
1.
Matheus Carvalho Vergne. Identificação de Plantas Baseada na Análise de Imagens Foliares. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa. Orientador: Schubert Ribeiro de Carvalho.

Orientações de outra natureza
1.
Damares Crystina Oliveira de Resende. Desenvolvimento de Algoritmos Detecção de Ações Humanas em Sinais de Eletroencefalografia. 2018. Orientação de outra natureza - Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Schubert Ribeiro de Carvalho.

2.
Ana Carolina Quintão Siravenha. Desenvolvimento de Ferramentas Computacionais para Idenrificação de Espécies de Plantas usando Imagens Foliares. 2017. Orientação de outra natureza - Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável, Fundação de Amparo e Desenvolvimento a Pesquisa. Orientador: Schubert Ribeiro de Carvalho.

3.
Alexandre Rodrigues Gomes. Uma Metodologia para Classificação de Intenção de Movimento durante a Condução de Veículos Virtuais a partir de Sinais EEG. 2017. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Schubert Ribeiro de Carvalho.



Inovação



Patente
1.
 SOUZA, C. R. B. ; CARVALHO, S. R. ; SOUZA FILHO, P. W. M. E. ; CARVALHO FILHO, N. M. D. ; COSTA, J. M. D. R. . System for mapping and identification of plants using digital image processing and route generation. 2013, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: US9251420B2, título: "System for mapping and identification of plants using digital image processing and route generation" , Instituição de registro: United States Patent and Trademark Office. Depósito: 23/01/2013; Concessão: 02/02/2016.


Programa de computador registrado
1.
CARVALHO, S. R.; SIRAVENHA, ANA C. ; SILVA JUNIOR, A. R. ; SOUZA, C. R. B. ; FERREIRA, D. F. ; YOSHIDOME, E. Y. C. ; FERREIRA JUNIOR, J. S. ; GUERRA, M. V. A. ; FERREIRA, R. P. ; LIRA, W. M. P. . Digital Plants. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512016001825-9, data de registro: 01/06/2015, título: "Digital Plants" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Programa de Computador registrado
1.
CARVALHO, S. R.; SIRAVENHA, ANA C. ; SILVA JUNIOR, A. R. ; SOUZA, C. R. B. ; FERREIRA, D. F. ; YOSHIDOME, E. Y. C. ; FERREIRA JUNIOR, J. S. ; GUERRA, M. V. A. ; FERREIRA, R. P. ; LIRA, W. M. P. . Digital Plants. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512016001825-9, data de registro: 01/06/2015, título: "Digital Plants" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.




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