Virgilio Cavicchioli Neto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9600616260681070
  • Última atualização do currículo em 01/08/2007


Possui graduação em Engenharia da Computação pelo Instituto de Ensino Superior COC(2005). Atualmente é Estagiário do Laboratório Interdisciplinar de Computação Científica. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Epidemiologia, Sistema de Informação Geográfica - SIG, Georreferenciamento. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Virgilio Cavicchioli Neto
Nome em citações bibliográficas
CAVICCHIOLI NETO, V.

Endereço


Endereço Profissional
Laboratório Interdisciplinar de Computação Científica.
Rua Carvalho de Mendonça nº144, 402
Encruzilhada
11070-100 - Santos, SP - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2006
Mestrado em andamento em Informática em Saúde.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: Desenvolvimento e Integração de Mapas Dinâmicos Georreferenciados em uma Plataforma de Grade Computacional para o Monitoramento e Controle de Epidemias em um Município,Orientador: Domingos Alves.
Palavras-chave: Epidemiologia; Sistema de Informação Geográfica - SIG; Georreferenciamento.
2000 - 2005
Graduação em Engenharia da Computação.
Instituto de Ensino Superior COC, COC, Brasil.




Formação Complementar


2006
Oracle DBA 10g. (Carga horária: 70h).
En-Sof Consultoria e Treinamento, EN-SOF, Brasil.
2005 - 2005
Java com Java Beans e JSP. (Carga horária: 60h).
Tecnoponta, TECNOPONTA, Brasil.
2003 - 2003
Realidade Virtual.
Instituto de Ensino Superior COC, COC, Brasil.
2003 - 2003
Modelagem Computacional em Biologia e Medicina.
Instituto de Ensino Superior COC, COC, Brasil.
2000 - 2000
Web Designer.
Faculdade de Tecnologia, FATEC, Brasil.


Atuação Profissional



Laboratório Interdisciplinar de Computação Científica, LCCASC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário

Atividades

01/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório Interdisciplinar de Computação Científica, .

01/2005 - 09/2005
Serviços técnicos especializados , FAPESP, .

Serviço realizado
Bolsa de Treinamento Técnico nível III.

Centro de Estudos de Cultura Contemporânea, CEDEC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Treinamento Técnico Nível III, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

Atividades

07/2004 - 12/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC, .

01/2005 - 09/2005
Serviços técnicos especializados , FAPESP, .

Serviço realizado
Treinamento Técnico III.
07/2004 - 09/2005
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC, .

Atividade realizada
1. Desenvolvimento de Software Interativo com Georreferenciamento para avaliar os PSF de São Paulo.

Instituto de Ensino Superior COC, COC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciaçao Cientifica

Atividades

06/2002 - 06/2004
Pesquisa e desenvolvimento .



Linhas de pesquisa


1.
Banco de dados Temporais
2.
Estatística Espacial Aplicada a Epidemiologia
3.
Informática Aplicada a Saúde Coletiva
4.
Georreferenciamento Aplicado a Saúde
5.
Descentralização e Políticas de Saúde
6.
Estatística Espacial Aplicada a Epidemiologia
7.
Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais para Saúde Coletiva
8.
Epidemiologia
9.
Integração de Bases de Dados Distribuídas em Grades Computacionais
10.
Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais Aplicados à Saúde Coletiva
11.
Computação em Grade
12.
Geoprocessamento
13.
Banco de Dados


Projetos de pesquisa


2005 - 2005
Avaliação do PSF pela população residente em áreas metropolitanas através de instrumento de coleta de dados informatizado
Descrição: O PSF pode ser considerado a principal estratégia implementada pelo Ministério da Saúde (MS) para estruturação da atenção básica. No entanto, um dos constrangimentos para sua afirmação reside em ampliar a cobertura da população residente em áreas metropolitanas, notadamente nos municípios de grande porte. De modo que assume especial importância o estudo dos processos de implementação do PSF nas grandes cidades, pois é exatamente nelas que reside o aspecto crucial que permitirá esta qualificação. A presente pesquisa se propõe a qualificar a percepção da população usuária sobre as ações individuais, domiciliares e comunitárias realizadas pelo PSF em áreas metropolitanas, através de instrumento de coleta de dados informatizado. O referencial teórico-conceitual considerado parte do reconhecimento da heterogeneidade da construção do espaço urbano paulista e se propõe a analisar o processo de implantação do PSF tomando por referência esta diversidade. A escolha dos Estudos de Caso articula as dimensões da heterogeneidade da construção dos espaços metropolitanos paulistas à definição da importância adquirida pelo PSF como modalidade da atenção básica nos respectivos municípios. Esses estudos serão realizados nos seguintes municípios das regiões metropolitanas de São Paulo e da Baixada Santista: São Paulo, Santo André, Santos e Praia Grande. Devido à heterogeneidade da construção do espaço urbano paulistano, foram escolhidos dois Distritos Administrativos, sendo um com alto e outro com baixo índice de exclusão social: Vila Curuçá e Santana. Análise documental e entrevistas com atores-chave serão realizadas em cada um dos locais selecionados. Concomitantemente à elaboração do questionário a ser aplicado no survey será desenvolvido aplicativo para captura e exportação de dados em fichas eletrônicas. Assim, com base no arcabouço teórico e nos resultados obtidos, pretende-se identificar elementos que qualifiquem a implantação do PSF em regiões metropolitanas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - Atual
Estudo epidemiológico na população residente na Baixada Santista - Estuário de Santos: Avaliação de indicadores de efeito e de exposição a contaminantes ambientais
Descrição: Projetos principais: 1) estudo de pesquisa de metais em moluscos - neste trabalho pretende-se avaliar de forma quantitativa, o nível de contaminação por metais pesados(U, Hg, Cd, Pb, Cr, Cu, Zn) na bacia do Rio Cubatão e no Sistema Estuarino de Santos/São Vicente, utilizando como indicadores moluscos bivalves (Mytella falcata), águas e sedimentos; 2) estudo transversal dos efeitos da exposição aos metais, organoclorados e dioxinas e furanos sobre a saúde da população residente no estuário de Santos e São Vicente - estudo para determinar indicadores de exposição e de efeitos na populações adjacentes às áreas mais contaminadas de acordo com o relatório da CETESB para o estuário de Santos e Cubatão. Neste estudo serão aplicados questionários para obtenção de dados demográficos e de saúde, para avaliação cognitiva das crianças e adolescentes e coleta de material biológico (cabelo, urina e leite materno) para dosagem de metais, organoclorados e dioxinas e furanos em 5000 domicílios (em quatro áreas contaminadas e uma área não contaminada). Os dados serão analisados para determinação de coeficientes padronizados de ocorrência de doenças e de modo a explorar a distribuição espacial e suas correlações intra-urbanas; 3) análise de séries históricas de ocorrência de prematuridade, baixo peso, gemelaridade, taxa de fertilidade e câncer nas cidades da região do estuário - estes estudo utilizará dados secundários, fornecidos por sistemas de informação já instalados, como o DATASUS, SINASC, SIM, e INCA. Serão analisados os comportamentos dos desfechos, suas sazonalidades específicas e sua correlação com fatores sociodemográficos que ocorreram na região ao longo das últimas décadas. A análise também levará em conta a distribuição dos eventos por distritos censitários.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - Atual
Monitoramento e Avaliação do Programa de Expansão e Consolidação do Saúde da Família (PROESF) - Região Sudeste (Estudo I)" e "Estudo amostral do impacto do PROESF (Estudo II)
Descrição: A pesquisa compreende: a) Estudo das condições político-institucionais, de organização da atenção, do cuidado integral e do desempenho apresentadas pelos municípios integrantes da pesquisa antes e depois do PROESF, no universo dos municípios da Região Sudeste (Estudo I); b) Estudo amostral do impacto do PROESF (Estudo II). Ela tem como objetivos gerais: a) criar metodologia aplicável para a avaliação de processo, desempenho e impactos da conversão do modelo de atenção nos municípios integrantes do PROESF no Estado de São Paulo (Região Sudeste); b) aplicar a metodologia proposta e extrair lições de aprendizado de forma a propor um Manual de Monitoramento e Avaliação do PSF; c) desenvolver a formação de um núcleo estratégico de operacionalização sistemática da proposta com participação das instituições de serviço (SMS e SES), ensino e pesquisa (universidades, institutos, departamentos e núcleos) envolvidas no PROESF, e os Pólos de Capacitação, articulado com a Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
Avaliação e construção de indicadores para o monitoramento da implantação do PSF no Município de São Paulo
Descrição: O objetivo geral da pesquisa é construir indicadores para o monitoramento contínuo da implantação do PSF no município de São Paulo, e seus objetivos específicos são: a) construir um banco de dados com base distrital, incluindo indicadores de saúde, socioeconômicos de equipamentos públicos e de mobilidade espacial da população; b) analisar o processo político de formulação e implementação do PSF em São Paulo; c) levantar, a partir de estudos de caso, informações que possibilitem sua posterior transformação em dados a serem incorporados como parâmetros na construção de indicadores; d) elaborar material didático e de divulgação dos resultados para fins de capacitação dos gestores e profissionais da área. Espera-se que, uma vez validados, os resultados da pesquisa sobretudo no que diz respeito à construção de indicadores de avaliação possam ser aproveitados pelos demais municípios paulistas. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2003 - 2004
Projeto e Desenvolvimento de um Software para a Dinâmica Espaço-temporal de Epidemias
Descrição: Projeto: EpiCASim (Simulador de Epidemias) e EpiCASim - GIS (Mapa Computadorizado dinâmico com georeferenciamento por endereço e evolução temporal dos casos de dengue de Ribeirão Preto) ..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2002 - 2005
Projeto de Cooperação entre o LICC - COC e a Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto (SMS - RP). Projetos: Geoprocessamento dos Dados em Saúde de Ribeirão Preto e Censo Cartão - Saúde em Ribeirão Preto.
Descrição: A motivação de dessa parceria é tentar contribuir para a modernização do sistema de atenção primária à saúde pública, com ênfase na melhoria da qualidade da informação nesse setor. Para isso, estaremos inicialmente trabalhando em dois problemas de interesse comum, a saber: o geoprocessamento dos dados em saúde de Ribeirão Preto em mapas georeferenciados e ortofotos da região e a realização de um censo para o cartão-saúde onde a coleta de dados será feita em fichas eletrônicas in loco. .
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Virgilio Cavicchioli Neto - Integrante / Larissa Ramos Riberto - Integrante / Domingos Alves - Coordenador / Marcelo Lopes de Moraes - Integrante / Mayra Mucha - Integrante / Ricardo Conrado Serafim - Integrante / Marcela C.S. Gonçalves - Integrante / Breno Maziero - Integrante / Élio Carlos Ferreira Segundo - Integrante / Beatriz Berardo - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados Espaço-Temporais.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Engenharia da Computação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais Para a Saúde Coletiva..
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Computação em Grade.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, F. A. B. ; Gagliardi, F. ; GALLO, E. ; MADOPE, M. A. ; CAVICCHIOLI NETO, V. ; PISA, I. T. ; ALVES, D. . IntegraEPI: a Grid-based Epidemic Surveillance System.. In: Healthgrid, 2007, Genebra. Proceeding of Healthgrid 2007, 2007.

2.
GALLO, E. ; Gagliardi, F. ; CAVICCHIOLI NETO, V. ; ALVES, D. ; SILVA, F. A. B. . GISE: A Data Access and Integration Service for a Grid-Based Epidemic Surveillance System. In: 40th Annual Simulation Simposium, 2007, Norfolk. Proceedings of the 40th Annual Simulation Simposium, 2007.

3.
CAVICCHIOLI NETO, V.; Gagliardi, F. ; REZENDE, A. S. ; GONCALVES, E. S. ; GALLO, E. ; SILVA, F. A. B. ; PISA, I. T. ; ALVES, D. . Data Access Service in a Computational Grid Platform Applied to the Monitoring and Control of Epidemics on Georeferenced Dynamic Maps. In: Second IEEE International Conference on e-Science and Grid Computing, 2006, Amsterdam. IEEE e-science 2006 proceedings, 2006.

4.
CAVICCHIOLI NETO, V.; Gagliardi, F. ; FURLAN, L. B. ; REQUENA, D. B. ; BOUSQUAT, A. ; PISA, I. T. ; ALVES, D. . Uma Arquitetura Computacional Móvel para Avaliar a Qualidade do Sistema Público de Saúde na Região Metropolitana de São Paulo. In: X - CBIS - Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2006, Florianópolis. Anais do X CBIS, 2006.

5.
FELIPE, J. C. ; REZENDE, A. S. ; CAVICCHIOLI NETO, V. ; BERALDO, B. ; GUELERI, W. L. ; ALVES, D. . Utilizando Mapas Dinâmicos Georeferenciados para Suportar Monitoramento e Análise de Informações de um Sistema Municipal de Saúde. In: IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde - CBIS, 2004, Ribeirão Preto. Anais do IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde - CBIS, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, D. ; CAVICCHIOLI NETO, V. ; REZENDE, A. S. ; BERALDO, B. ; GUELERI, W. L. . Visualização e Análise Exploratória dos Agregados Espaço-Temporais das Epidemias de Dengue em Mapas Digitais Dinâmicos de Ribeirão Preto. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife. Revista Brasileira de Epidemiologia (número especial), 2004.

2.
CAVICCHIOLI NETO, V.; RIBERTO, L. ; ALVES, D. . A Geographic Information System (GIS) to visualize the spatio-temporal patterns of the spread and control of dengue epidemics in the Ribeirão Preto city. In: Proceedings of 1st International Conference on Bioinformatics and Computational Biology - (I COBICOBI), 2003, Ribeirão Preto. A Geographic Information System (GIS) to visualize the spatio-temporal patterns of the spread and control of dengue epidemics in the Ribeirão Preto city, 2003.

3.
CAVICCHIOLI NETO, V.; ALVES, D. . Desenvolvimento de um Mapa Dinâmico com Georeferenciamento de Pacientes por Endereços dos casos de Dengue de Ribeirão Preto. In: Anais do 10 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (X SIICUSP), 2002, São Carlos. Anais do 10 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (X SIICUSP).

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
MUCHA, M.2005MUCHA, M. ; RIBERTO, L. ; SERAFIM, R. C. ; CAVICCHIOLI NETO, V. ; Gagliardi, F. ; ALVES, D. . Análise Espaço-Temporal de um Mapa Ambiental Dinâmico com os Casos de Dengue em Ribeirão Preto (SP). Saúde e sociedade, Santos, v. 14, n.1, p. 263, 2005.

2.
RIBERTO, L.2005RIBERTO, L. ; MUCHA, M. ; SERAFIM, R. C. ; CAVICCHIOLI NETO, V. ; Gagliardi, F. ; ALVES, D. . Construção de indicadores Ambientais de risco de ocorrência e disseminação da dengue em mapas dinâmicos de Ribeirão Preto. Saúde e sociedade, Santos, v. 14, n.1, p. 300, 2005.

3.
CAVICCHIOLI NETO, V.2005CAVICCHIOLI NETO, V.; Gagliardi, F. ; GOMES, A. P. A. ; BOUSQUAT, A. ; ALVES, D. . Uso do palm-top e hi-ebook para captura de dados in loco e construção de bancos em inquéritos domiciliares.. Saúde e sociedade, Santos, v. 14, n.1, p. 305, 2005.

Outras produções bibliográficas
1.
CAVICCHIOLI NETO, V.. SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (GIS) PARA SUPORTAR MONITORAMENTO E ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DE PROPAGAÇÃO DE EPIDEMIAS EM AMBIENTES URBANOS 2004 (Trabalho de Conclusão de Graduação).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
CAVICCHIOLI NETO, V.; REZENDE, A. S. ; BERALDO, B. ; ALVES, D. ; SERAFIM, R. C. ; MUCHA, M. ; RIBERTO, L. R. ; VALDEVITE, B. P. ; SEGUNDO, E. C. F. ; MORAES, M.L. . EpiCASim -GIS (Mapa Computadorizado dinâmico com georeferenciamento por endereço e evolução temporal de Epidemias). 2004.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso de Saúde Coletiva. Uso do palm-top e hi-ebook para captura de dados in loco e construção de bancos em inquéritos domiciliares. 2005. (Congresso).

2.
SVR. A Geographic Information System (GIS) to visualize the spatio-temporal patterns of the spread and control of dengue epidemics in the Ribeirão Preto city. 2003. (Congresso).



Outras informações relevantes


Obtive bolsa de Treinamento técnico nível I de Setembro à Dezembro de 2004, que foi renovada para Treinamento Técnico Nível III, no projeto: "Avaliação do PSF pela população residente em áreas metropolitanas através de instrumento de coleta de dados informatizado."  



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 15:13:21