Jorge Christian Fernandez

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0870148707686477
  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Possui graduação (bacharelado) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), Mestre em História (concentração em Estudos Históricos Latino-Americanos) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003), Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Leciona na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul desde 2011. Tem experiência em pesquisa, ensino e extensão na área de História Contemporânea, com interesse especial nos diversos problemas e conflitos do período entre-guerras, e na área de História da América, com ênfase na História Contemporânea dos Estados Unidos e América Latina. Este enfoque do contemporaneidade reflete na escolha do campo metodológico, já que o autor transita pela História Oral, não somente como prática de pesquisa, mas também como disciplina. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jorge Christian Fernandez
Nome em citações bibliográficas
FERNANDEZ, J. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS CCHS.
CIDADE UNIVERSITÁRIA, S.N.
UNIVERSITARIO
79070-900 - Campo Grande, MS - Brasil - Caixa-postal: 549
Telefone: (067) 33457535
URL da Homepage: www.ufms.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2011
Doutorado em História.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Anclaos en Brasil: a Presença Argentina no Rio Grande do Sul 1966-1989, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Profa Dra. Claudia Wasserman.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: argentina; ditadura; segurança nacional; exilio; terror de estado.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2003
Mestrado em História.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Voluntários da Liberdade: Militares Brasileiros nas Forças Armadas Republicanas durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939),Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Werner Altmann.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Espanha; Militares; tenentismo; Comunismo; republicanisno.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América / Especialidade: História Latino-Americana.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea / Especialidade: História Militar Contemporânea.
Setores de atividade: Educação Superior.
1993 - 1999
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Nacionalistas-Internacionais ou Internacionalistas-Nacionais? A Questão da Identidade Nacional nas Brigadas Internacionais na Guerra Civil Espanhola, 1936-1939..
Orientador: Profa Dra. Claudia Wasserman.




Formação Complementar


1988 - 1988
História Italiana do Século XX. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
EXERCEU COORDENADORIA "PRO TEMPORE" DO CURSO DE HISTÓRIA, DE 27 DE JANEIRO À 27 DE MARÇO. COORDENADOR PRÓ-TEMPORE DE 12 DE SETEMBRO ATÉ 12 DE NOVEMMBRO DE 2011.

Atividades

8/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas e Sociais da UFMS, .

03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e Sociais da UFMS, .

Cargo ou função
Membro de Comissão Permanente de Acompanhamento e Avaliação de Eventos Acadêmicos de Graduação do CCHS.
01/2013 - Atual
Ensino, HISTORIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino V, Prática de Ensino VI, Prática de Ensino VII, TCC; História Contemporânea II; História dos Estados Unidos da América;
01/2011 - 01/2013
Ensino, HISTORIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Contemporânea I e II; História Moderna II; História da América I e II
História Oral; Teoria e Prática de Estudos Brasileiros; História das Relações Civis e Militares; Teoria e Prática em Estudos Contemporâneos; Teoria e Prática em Estudos Americanos; TCC I e II
08/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, .

Atividade de extensão realizada
CINEMA E UTOPIA: DESAFIANDO O PENSAMENTO ÚNICO.
03/2011 - 05/2011
Extensão universitária , Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, .

Atividade de extensão realizada
I SIMPÓSIO DE GESTÃO DOCUMENTAL DO TRT 24º.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Aluno doutorado bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor horista terceiro grau mestre, Carga horária: 20

Atividades

11/2008 - 11/2008
Ensino, Especialização em História da América Latina, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ciclo das Ditaduras na América Latina
07/2006 - 12/2006
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Contemporânea II

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: ALUNO MESTRADO, Enquadramento Funcional: DISCENTE



Linhas de pesquisa


1.
HISTORIA CONTEMPORÂNEA DA AMÉRICA LATINA


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O poderio militar, as novas Tecnologias bélicas e seu impacto socioeconômico: um estudo de análise comparada entre a Guerra de Secessão estadunidense e a Guerra do Paraguai
Descrição: O objetivo principal é efetuar uma análise comparativa entre a Guerra do Paraguai e a Guerra de Secessão estadunidense, sob o prisma do poderio militar dos bandos opostos. Assim, poderemos verificar as inovações tecnológicas de guerra testadas ou implementadas em ambos os conflitos, considerando-se os investimentos no setor e o acesso as novas tecnologias por parte das nações em conflito. Por fim, procederemos a investigar os impactos da nova tecnologia bélica nos conflitos, tanto em termos quantitativos e qualitativos, quanto os seus reflexos no aspecto socioeconômico dos países durante e pós-conflito. A guerra do Paraguai e a Guerra de Secessão estadunidense foram os dois maiores conflitos armados do continente americano no século XIX. Além disso, mais do que contemporâneas, ambas as guerras ocorreram quase que simultaneamente. Em virtude de certa carência de estudos comparativos sobre estes dois conflitos, diferentes quanto a sua natureza, mas com possíveis pontos em comum, A pesquisa visa compreender a relação entre o uso de novas tecnologias armamentistas e suas consequências socioeconômicas para as referidas nações. Análise de material bibliográfico e documental específico, especialmente arquivos online, que abordem sobre a questão militar e seus aspectos tecnológicos na Guerra do Paraguai e na Guerra de Secessão americana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Jorge Christian Fernandez - Coordenador / CLEVERSON RODRIGUES DA SILVA - Integrante / CAROLINNA VICTÓRIO - Integrante.
2006 - 2011
Anclaos en Brasil: A presença argentina no Rio Grande do Sul 1966-1989
Descrição: Este investigación propone realizar desde una perspectiva histórica plural y multidisciplinar, un estudio sobre la presencia argentina en el sur del Brasil desde 1966 hasta 1989. Para mapear la dinámica, dimensión y abragencia deste flujo migratório, el autor focaliza el conjunto de la colectividad argentina, pero subrayando simultaneamente la existencia de dos vertientes distintas: el de los exiliados y el de los inmigrantes. Com base en aportes bibliográficos recientes, y a partir de la análisis de las fuentes documentales (escritas y orales), se busca reconstruir históricamente la presencia y la actuación de estos núcleos y su compleja interrelación construída con la sociedad de acogida. Asimismo, se destaca la riqueza narrativa en la polifonia de los relatos orales, un elemento fundamental para el rescate de las vivencias, experiencias y percepciones singulares de estos actores sociales, tanto sea para la (re)construcción de una memória histórica cuanto para, simultaneamente, percibir, delinear y/o diferenciar las identidades de estos exiliados y inmigrantes argentinos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2003
Voluntários da Liberdade: Militares Brasileiros nas Forças Armadas Republicanas durante a Guerra Civil Espanhola 1936-1939
Descrição: O objetivo principal desta PESQUISA é examinar a trajetória de um grupo de ex-militares do Exército Brasileiro que fizeram parte das Brigadas Internacionais e do Exército Popular Republicano durante a Guerra Civil Espanhola de 1936-1939. O grupo se insere no dinâmico e complexo quadro político dos anos 30, sendo sua história duplamente marcada por posturas políticas radicais e levantes armados. No Brasil, o grupo seguiu os caminhos traçados pelos ?tenentes? e, principalmente, por Luiz Carlos Prestes, um de seus líderes. Prestes se tornou uma figura proeminente no Partido Comunista Brasileiro (PCB) e na Aliança Nacional Libertadora (ANL), um movimento de massas baseado nos moldes das frentes populares, as quais eram incentivadas pelos comunistas, em vários países, para coordenar a luta antifascista mundial. Em novembro de 1935, o PCB e a ANL lançaram uma insurreição com o objetivo de derrubar a ditadura de Getúlio Vargas. O grupo esteve envolvido de diversas formas no levante, embora somente alguns participaram ativamente da ação. Com a derrota, o grupo foi preso em conjunto com outros milhares de suspeitos. No cárcere, os ex-militares reforçaram a sua crença no comunismo em justaposição ao nacionalismo que traziam dos quartéis. Paralelamente, eles acompanhavam os acontecimentos da Espanha. Ao serem libertados, parte do grupo foi enviado para a Espanha pelo PCB, enquanto os outros prosseguiram numa fracassada manobra conspirativa contra Vargas. Posteriormente, o restante do grupo se juntou aos colegas na luta contra o fascismo na Espanha. Para eles, o fascismo era o ?mesmo inimigo, só que em terras distantes?. Um inimigo internacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
1º Encontro do LEHPA e XI Semana Acadêmica de História FACH/UFMS: 1968, um ano rebelde. Vigência, debates e desdobramentos cinquenta anos depois.
Descrição: O ano de 1968 passou para a História como o 'ano rebelde', ou o 'ano que nunca terminou', dentre outras interpretações possíveis e que ainda nos suscitam interrogantes. As convulsões sociais desse ano foram diversas e sentidas em lugares tão díspares como Paris, Praga, São Paulo e Berkeley, sem que houvesse um 'centro clandestino' que articulasse sorrateiramente as ações entre si. No dizer de Olgária Matos, o que houve foi simultaneidade, mas não coordenação (MATOS, 1981, p.9) entre os diversos movimentos. Era como se um 'espírito revolucionário' estivesse pairando sobre o globo e afetando uma juventude irriquieta, uma geração cansada de promessas não cumpridas e dos limites impostos pelos projetos políticos e econômicos existentes. De fato, em 1968, todas as aparentes certezas do mundo de então, tanto no lado capitalista, quanto no lado socialista pareciam ruir. Ou seja, 1968 foi um ano particularmente marcado por um contexto mundial de guerras, revoluções, golpes, e manifestações das mais diversas, do político ao cultural. Foi um momento onde os jovens 'explodiram' como atores sociais e decididamente marcaram suas diferenças e identidades próprias em relação ao 'mundo adulto', exigindo direitos e espaços de atuação específicos. O ano iniciático de uma rebeldia juvenil crescente e que, de certo modo, ainda sobrevive nos dias de hoje..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Jorge Christian Fernandez - Coordenador / CLEVERSON RODRIGUES DA SILVA - Integrante.
2011 - 2011
CICLO DE PALESTRAS DITADURAS DE SEGURANÇA NACIONAL: UM BALANÇO HISTÓRICO
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Jorge Christian Fernandez - Coordenador.
2006 - 2012
CINEMA E UTOPIA: DESAFIANDO O PENSAMENTO UNICO
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jorge Christian Fernandez - Coordenador / WEINY FREITAS - Integrante.


Outros Projetos


2016 - 2016
II SEMINÁRIO ANOS 30: OITENTA ANOS DA REVOLUÇÃO E GUERRA CIVIL ESPANHOLA, 1936-1939
Descrição: PROJETO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Jorge Christian Fernandez - Coordenador / Enrique Serra Padrós - Integrante / LEONZO, Nanci - Integrante / Vanderléia Paes Leite Mussi - Integrante / Carlos Baptista Prado - Integrante.
2016 - Atual
Grupo de Estudos História e Marxismo
Descrição: grupo de análise e debate de temas históricos brasileiros e latino-americanos.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Jorge Christian Fernandez - Coordenador / Carlos Batista Prado - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista História e Luta de Classes


Revisor de periódico


2012 - 2012
Periódico: Anos 90 (UFRGS. Impresso)
2013 - 2013
Periódico: História Oral (Rio de Janeiro)
2016 - Atual
Periódico: TOPOI (RIO DE JANEIRO)
2016 - Atual
Periódico: AEDOS: REVISTA DO CORPO DISCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA D
2017 - 2017
Periódico: TEMPOS HISTÓRICOS (EDUNIOESTE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: História do Tempo Presente.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: História Militar Contemporânea.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1FERNANDEZ, J. C.2016 FERNANDEZ, J. C.. ENTRE EL FASCIO Y LA HOZ Y EL MARTILLO: LA VIGILANCIA SOBRE LOS VOLUNTARIOS BRASILEROS EN LAS FUERZAS ARMADAS DE LA ESPAÑA REPUBLICANA, 1936-1939. CUADERNOS DE MARTE, v. 7, p. 203-230, 2016.

2.
2FERNANDEZ, J. C.2015FERNANDEZ, J. C. ; FERNANDEZ, J. C. . História e memória de um exílio esquecido: os militares de esquerda brasileiros na Argentina e Uruguai, 1936-1942. Historia, voces y memoria, Univ. Buenos Aires, v. 8, p. 21-36, 2015.

3.
8FERNANDEZ, J. C.2015FERNANDEZ, J. C. ; FERNANDEZ, J. C. . História e Memória de um exixlio esquecido: os militares de esquerda brasileiros na Argentina e Uruguai, 1936-1942. Historia Voces y Memoria (en línea), v. 8, p. 21-36, 2015.

4.
9FERNANDEZ, J. C.2014FERNANDEZ, J. C.; BAUER, C. S. ; PADRÓS, E. S. ; AYALA, M. ; CORREA, V. B. . APRESENTAÇÃO AO DOSSIE 'O GOLPE DE 1964: REFLEXOS, DESDOBRAMENTOS E OLHARES CINQUENTA ANOS DEPOIS'. Albuquerque: Revista de História, v. 6, p. 5-14, 2014.

5.
5FERNANDEZ, J. C.2013FERNANDEZ, J. C.. NACIONALISMO, ANTIFASCISMO E INTERNACIONALISMO NAS BRIGADAS INTERNACIONAIS NA GUERRA CIVIL ESPANHOLA (1936-1939). Albuquerque: Revista de História, v. 5, p. 35-54, 2013.

6.
3FERNANDEZ, J. C.2012 FERNANDEZ, J. C.. Resistir es Vencer: o Brasil e a Contraofensiva Montonera. Anos 90 (UFRGS. Impresso), v. 19, p. 211-238, 2012.

7.
4FERNANDEZ, J. C.2012FERNANDEZ, J. C.. O sobrevoo do Condor sobre o exilio argentino no sul do Brasil: um estudo de caso. Revista Taller, v. 1, p. 119-138, 2012.

8.
7FERNANDEZ, J. C.2012FERNANDEZ, J. C.. Resistir es Vencer: o Brasil e a Contraofensiva Montonera. Anos 90 (Online) (Porto Alegre), v. 19, p. 211-238, 2012.

9.
6FERNANDEZ, J. C.2003FERNANDEZ, J. C.. A América Latina Frente à República Espanhola Durante a Guerra Civil: Do Apoio Irrestrito à Condenação Absoluta. HISTÓRIA UNISINOS, UNISINOS, São Leopoldo, RS, v. 7, n.7, p. 199-223, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FERNANDEZ, J. C.; MUSSI, V. P. L. (Org.) ; QUEIRÓZ, V. D. S. (Org.) . 1964, CINQUENTA ANOS: DESCOMEMORANDO A(S) DITADURA(S) DE SEGURANÇA NACIONAL SOB A MIRA CRÍTICA DA HISTÓRIA E DA EDUCAÇÃO. 1. ed. Campo Grande: EDITORA DA UFMS, 2014. v. 1. 277p .

Capítulos de livros publicados
1.
FERNANDEZ, J. C.. Os emigrados argentinos no Brasil durante a ditadura civil-militar brasileira: uma aproximação. In: LASTRA, S.. (Org.). EXILIOS: UN CAMPO DE ESTUDIOS EN EXPANSION. 1ed.BUENOS AIRES: CLACSO, 2018, v. 1, p. 41-65.

2.
SILVEIRA, DIEGO OMAR DA ; LEITE, I. C. ; AYALA, M. ; FERNANDEZ, J. C. . VOLVER O NO VOLVER? EXPECTATIVAS, INCERTEZAS, DILEMAS E FRATURAS PERANTE O RETORNO DO EXILIO NOS ARGENTINOS DO RIO GRANDE DO SUL, NA DÉCADA DE 1980. In: DIEGO OMAR DA SILVEIRA, ISABEL CRISTINA LEITE, MARIO AYALA. (Org.). QUESTÕES DE AMERICA LATINA CONTEMPORÂNEA: NOVOS OBJETOS, NOVAS DIMENSÕES, NOVAS TEMPORALIDADES. 1ed.BELO HORIZONTE: FINO TRAÇO, 2016, v. 1, p. 193-216.

3.
CALIL, G. ; SILVA, C. L. ; COELHO, E. ; MECHI, P. S. ; PADRÓS, E. S. ; FERNANDEZ, J. C. ; MENDONCA, S. R. ; ALMEIDA, G. R. ; MACIEL, D. ; MATOS, M. B. . ENTRE A COERÇÃO E O CONSENSO: OS EMIGRADOS ARGENTINOS E A RELAÇÃO COM A DITADURA BRASILEIRA.. In: CALIL, G. G.; SILVA, C. L.; SILVA, M. A. B. da.. (Org.). DITADURA, TRANSIÇÃO E DEMOCRACIA: ESTUDOS SOBRE A DOMINAÇÃO BURGUESA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. 1ed.PORTO ALEGRE: FCM EDITORA, 2016, v. 1, p. 109-138.

4.
FERNANDEZ, J. C.. O EXILIO ARGENTINO NO SUL DO BRASIL E A CONEXÃO BINACIONAL REPRESSIVA ENTRE ARGENTINA E BRASIL. In: PADRÓS, Enrique Serra. (Org.). Cone Sul em tempos de ditadura: reflexões e debates sobre a História Recente.. 1ed.Porto Alegre: EVANGRAF_ UFRGS, 2013, v. , p. 1-.

5.
FERNANDEZ, J. C.. Los tortuosos caminos: a fuga dos argentinos para o Brasil, no marco temporal das ditaduras civis militares de Segurança Nacional. In: Enrique Serra Padrós; Clarissa L. S. Alves. (Org.). II Jornada de Estudos sobre Ditaduras e Direitos Humanos ? há 40 anos dos golpes no Chile e no Uruguai.. 1ed.Porto Alegre: , 2013, v. , p. 318-328.

6.
FERNANDEZ, J. C.. O voo do condor em Passo Fundo: o sequestro do engenheiro argentino, setembro de 1978.. In: PADRÓS, E.; ALVES, C.; COMIM, D.; BAUER, C.; FERNANDES, A.. (Org.). I Jornada de Estudos sobre Ditaduras e Direitos Humanos. PORTO ALEGRE: APERS, 2011, v. , p. 237-245.

7.
BAUER, C. S. ; FERNANDEZ, J. C. . La noche de los lápices: protagonismo dos jovens na sociedade argentina e os usos e abusos da memória e da história. In: GUAZELLI, C. A. B. ;PADRÓS, E. S.. (Org.). Cinema e História: conflitos periféricos no século XX. 1ed.Porto Alegre: Armazém Digital, 2008, v. , p. 127-146.

8.
FERNANDEZ, J. C.. Argentina 1976-1983: Extermínio organizado de uma nação. In: PADRÓS, E. S.. (Org.). As Ditaduras de Segurança Nacional: Brasil e Cone Sul. 1ed.Porto Alegre: CORAG, 2006, v. , p. 33-43.

9.
FERNANDEZ, J. C.. A Guerra Civil Espanhola: Prelúdio Sangrento da Segunda Guerra Mundial. In: Padrós, E. S.; Ribeiro, L. D. T.; Gertz, R. E.. (Org.). Segunda Guerra Mundial: Da Crise dos Anos 30 ao Armagedon. 1ed.Porto Alegre: Folha da História - CD/AIB, 2000, v. , p. 83-106.

10.
FERNANDEZ, J. C.. Kosovo: Anatomia de uma Crise. In: Ribeiro, L. D. T.; Padrós, E. S.. (Org.). Contrapontos:Ensaios de História Imediata. 1ed.Porto Alegre: Folha da História - Palmarinca, 1999, v. 1, p. 49-61.

11.
FERNANDEZ, J. C.. A Batalha da Grã Bretanha. In: Castro, N. A. P. de. (Org.). Cinema e Segunda Guerra Mundial. 1ed.Porto Alegre: Editora da Universidade - UFRGS, 1999, v. 1, p. 83-85.

12.
FERNANDEZ, J. C.. A Raposa do Deserto. In: CASTRO, N. A. P de. (Org.). Cinema e Segunda Guerra. 1ed.Porto Alegre: Editora da Universidade - UFRGS, 1999, v. 1, p. 236-239.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERNANDEZ, J. C.; ANVERSA, G. L. A. . Kosovo: Reflexões Fumegantes Pós-Bombardeio. Folha da História, Porto Alegre, p. 9, 30 set. 1999.

2.
FERNANDEZ, J. C.. A Intervenção em Kosovo. Folha da História, Porto Alegre, p. 7, 01 abr. 1999.

3.
PADRÓS, E. S. ; FERNANDEZ, É. P. ; FERNANDEZ, J. C. . Entrevista a Apolônio de Carvalho. Folha da História, Porto Alegre, p. 6 - 7, 30 set. 1998.

4.
FERNANDEZ, J. C.. O que foram as Brigadas Internacionais?. Jornal Folha da História, Porto Alegre, p. 8 - 8, 01 dez. 1997.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDEZ, J. C.. O VOO DO CONDOR EM PASSO FUNDO: O SEQUESTRO DO ENGENHEIRO ARGENTINO, SETEMBRO DE 1978.. In: I JORNADA DE ESTUDOS SOBRE DITADURAS E DIREITOS HUMANOS, 2011, PORTO ALEGRE. I JORNADA DE ESTUDOS SOBRE DITADURAS E DIREITOS HUMANOS. PORTO ALEGRE: ARQUIVO PUBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE SO SUL, 2011.

2.
FERNANDEZ, J. C.. A BANALIZAÇÃO DA OPERAÇÃO CONDOR: O ESTRANHO CASO DE CRISTINA FIORI DE VINA. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2011, SÃO PAULO. XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. SÃO PAULO: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2011.

3.
FERNANDEZ, J. C.. O CONDOR ESQUECIDO: O CASO DO ENGENHEIRO ARGENTINO EM PASSO FUNDO, SUL DO BRASIL, SETEMBRO DE 1978.. In: II JORNADAS SOBRE EXPERIENCIAS LATINOAMERICANAS EN DERECHOS HUMANOS: EL TERRORISMO DE ESTADO. APUNTES SOBRE SU HISTORIA Y SUS CONSECUENCIAS., 2010, BUENOS AIRES. II JORNADAS SOBRE EXPERIENCIAS LATINOAMERICANAS EN DERECHOS HUMANOS: EL TERRORISMO DE ESTADO. APUNTES SOBRE SU HISTORIA Y SUS CONSECUENCIAS.. BUENOS AIRES: INSTITUTO ESPACIO PARA LA MEMORIA, 2010. v. CD. p. 01-16.

4.
FERNANDEZ, J. C.. Tiraos por la vida: exilados argentinos em Porto Alegre, 1976-1983. In: Segundo Seminário Interncional América Platina, 2008, Campo Grande-MS. Segundo Seminário Interncional América Platina: diálogo regional e dilemas contemporâneos. Campo Grande: UFMS, 2008.

5.
FERNANDEZ, J. C.. Amalgama identitária: nacionalismo, antifascismo y internacionalismo en las Brigadas Internacionales en la Guerra Civil Española. In: XI Jornadas Interescuelas/Departamentos de História, 2007, Tucumán. XI Jornadas Interescuelas/Departamentos de História. Tucumán: UNIVERSIDAD NACIONAL DE TUCUMAN, 2007. v. CD ROM.

6.
FERNANDEZ, J. C.. Anclaos en Brasil: exiliados e inmigrantes en el sur del Brasil. In: XI Jornadas Interescuelas/Departamentos de História, 2007, Tucumán. XI Jornadas Interescuelas/Departamentos de História. Tucumán: UNIVERSIDAD NACIONAL DE TUCUMAN, 2007. v. CD ROM.

7.
FERNANDEZ, J. C.. Brasileiros na Guerra Civil Espanhola (1936-1939):do fragmento à construção do mosaico histórico. In: V Mostra de Pesquisa do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, 2007, Porto Alegre. V Mostra de Pesquisa do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: CORAG, 2007. p. 285-298.

8.
FERNANDEZ, J. C.. Anclados en Brasil: o exílio argentino no Brasil (1976-1983). In: VI Congresso Internacional de Estudos Ibero Americanos, 2006, Porto Alegre. VI Congresso Internacional de Estudos Ibero Americanos. Porto Alegre: Edipucrs, 2006. v. CD ROM.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDEZ, J. C.; VIZENTINI, P. G. F. . A Multilateralização da Diplomacia Brasileira: A Presença Militar no Exterior desde os Anos 80.. In: VI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 1994, Porto Alegre. VI Salão de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1994. v. 1. p. 247-247.

Apresentações de Trabalho
1.
FERNANDEZ, J. C.. O longo verão da Anarquia: Guerra e Revolução na Espanha. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
FERNANDEZ, J. C.. O TERRORISMO DE ESTADO ARGENTINO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FERNANDEZ, J. C.. KAMCHATKA, UM OLHAR SOBRE A DITADURA ARGENTINA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FERNANDEZ, J. C.. Argentinos/as enfrentados/as: tensiones y conflictos entre exiliados políticos e inmigrantes argentinos en el Sur del Brasil, 1976-1983. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
FERNANDEZ, J. C.. O mundo dos exilios: repressão, resistência e sobrevivência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FERNANDEZ, J. C.; PRADO, C. B. . Roda de Debates _ Manifestações no Brasil atual: o povo foi às ruas?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
FERNANDEZ, J. C.; CORREA, V. B. . Debate sobre a ditadura argentina no filme 'Infância Clandestina'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
FERNANDEZ, J. C.. História Oral e a Sala de Aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
FERNANDEZ, J. C.. Direitos Humanos e as Regras de exceção na América Latina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FERNANDEZ, J. C.. Rio Grande do Sul, a Operação Condor desconhecida: o sequestro do engenheiro argentino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FERNANDEZ, J. C.. Cerca o lejos del corazón? La Guerra de Malvinas y los exiliados argentinos en el Sur del Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
FERNANDEZ, J. C.. CIDADÃO BOILESEN. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
FERNANDEZ, J. C.. O EXILO ARGENTINO E A CONEXÃO REPRESSIVA ARGENTINA - BRASIL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
FERNANDEZ, J. C.. A ditadura argentina no banco dos réus. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
FERNANDEZ, J. C.. A BANALIZAÇÃO DA OPERAÇÃO CONDOR , O ESTRANHO CASO DE CRISTINA FIORI DE VINA, NOVEMBRO DE 1979. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
FERNANDEZ, J. C.. Dioramas, maquetes e vinhetas: as aulas de História entre o lúdico e a pesquisa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
FERNANDEZ, J. C.. O CONDOR ESQUECIDO: O CASO DO ENGENHEIRO ARGENTINO EM PASSO FUNDO, SUL DO BRASIL, SETEMBRO DE 1978.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FERNANDEZ, J. C.. O CONDOR ESQUECIDO: O CASO DO ENGENHEIRO ARGENTINO EM PASSO FUNDO, SUL DO BRASIL, SETEMBRO DE 1978.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FERNANDEZ, J. C.. Tiraos por la vida: exilados argentinos em Porto Alegre. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
FERNANDEZ, J. C.. Debate sobre Tangos:o exilio de Gardel. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
FERNANDEZ, J. C.. Debate sobre La noche de los Lápices. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
FERNANDEZ, J. C.. Montoneros e ERP, a luta armada na Argentina. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
FERNANDEZ, J. C.. Brasileiros na Guerra Civil Espanhola (1936-1939):do fragmento à construção do mosaico histórico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
FERNANDEZ, J. C.. Amalgama identitária: nacionalismo, antifascismo y internacionalismo en las Brigadas Internacionales en la Guerra Civil Española. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
FERNANDEZ, J. C.. Anclaos en Brasil: exiliados y inmigrantes argentinos en el sur del Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
FERNANDEZ, J. C.. A internacionalização do conflito: Espanha, laboratório da Segunda Guerra Mundial. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
FERNANDEZ, J. C.. Antecedentes: o contexto internacional e a Espanha nos Anos 20. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
FERNANDEZ, J. C.. Solidariedade Antifascista e Brigadas Internacionais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
FERNANDEZ, J. C.. O fim da República: da vitória franquista à Segunda Guerra Mundial. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
FERNANDEZ, J. C.. A Argentina do Proceso de Reorganización Nacional (1976-1983). 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
FERNANDEZ, J. C.. Voluntários da Liberdade: Brasileños en las Fuerzas Armadas Republicanas durante la Guerra Civil Española. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
FERNANDEZ, J. C.. Argentina: terror e genocídio. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
FERNANDEZ, J. C.. Anclados en Brasil: o exílio argentino no Brasil (1976-1983). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
FERNANDEZ, J. C.. Argentina: terror de Estado e genocídio. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
FERNANDEZ, J. C.. Argentina: do autoritarismo ao retorno da democracia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
FERNANDEZ, J. C.. Antecedentes da Segunda Guerra Mundial. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
FERNANDEZ, J. C.. Segunda Guerra Mundial:Antecedentes. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
FERNANDEZ, J. C.. Os Antecedentes da II Guerra Mundial. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
FERNANDEZ, J. C.. A Guerra Civil e a Revolução Espanhola: Cruzada anti-fascista ou anti-comunista?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
FERNANDEZ, J. C.. Argentina: Terror de Estado e Genocídio.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
FERNANDEZ, J. C.. Brigadas Internacionais: Brasileiros na Guerra Civil Espanhola. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
FERNANDEZ, J. C.. As Brigadas Internacionais na Guerra Civil Espanhola. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
FERNANDEZ, J. C.. Revolução, Guerra Civil e Fascismo na Espanha dos Anos 1930. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
FERNANDEZ, J. C.. Desenvolvimento histórico espanhol no período do entre-guerras. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

45.
FERNANDEZ, J. C.. Revolução e Guerra Civil Espanhola. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
FERNANDEZ, J. C.. A Guerra Civil Espanhola: prelúdio da Segunda Guerra Mundial. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
FERNANDEZ, J. C.. Balcãs: as mazelas da desintegração iugoslava.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

48.
FERNANDEZ, J. C.. Guerra Civil Espanhola. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

49.
FERNANDEZ, J. C.. O que foram as Brigadas Internacionais?. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
FERNANDEZ, J. C.. As Brigadas Internacionais e a Guerra Civil. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
FERNANDEZ, J. C.. ANCLAOS EN BRASIL: A PRESENÇA ARGENTINA NO RIO GRANDE DO SUL. CORDOBA ARGENTINA: UNC CORDOBA, 2015 (RESUMO TESE).

2.
ANVERSA, G. L. A. ; FERNANDEZ, J. C. . A Ofensiva do Tet de 1968. Porto Alegre: www.ipmspoa.com.br, 2008 (artigo em página web).

3.
FERNANDEZ, J. C.. Amalgama identitária: nacionalismo, antifascismo y internacionalismo en las Brigadas Internacionales (1936-1939). Buenos Aires: www.historiapolitica.com, 2008 (Artigo em página web).

4.
FERNANDEZ, J. C.. Delcy Silveira Obituary. Nova Iorque: http://forums.nyu.edu/alba, 2004 (artigo em página web).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BENEVIDES, Cezar Augusto Carneiro ; LEONZO, Nanci ; FERNANDEZ, J. C. . CURSO COMPLETA 10 ANOS COM PROGRAMAÇÃO COMEMORATIVA. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERNANDEZ, J. C.. A UTILIZAÇÃO DA HISTORIA ORAL. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FERNANDEZ, J. C.. Maquetes de Soldados do Exército Brasileiro - Cabo do Batalhão de Engenharia 1855. 2005. (Maquete).

3.
FERNANDEZ, J. C.. Maquetes de Soldados do Exército Brasileiro - Soldado Batalhão Voluntários da Pátria 1865. 2005. (Maquete).

4.
FERNANDEZ, J. C.. Maquetes de Soldados do Exército Brasileiro - Oficial de Cavalaria CPOR-Rio de Janeiro 1936. 2005. (Maquete).

5.
FERNANDEZ, J. C.. Maquetes de Soldados do Exército Brasileiro - Soldado Unidade de Cavalaria Ligeira 1869. 2005. (Maquete).

6.
FERNANDEZ, J. C.. Maquetes de Veículos do Exército Brasileiro ? CBR M-20. 2005. (Maquete).

7.
FERNANDEZ, J. C.. Maquetes de Veículos do Exército Brasileiro ? CBL Renault FT. 2005. (Maquete).

8.
FERNANDEZ, J. C.. Maquetes de Veículos do Exército Brasileiro ? CCL M3 Stuart. 2005. (Maquete).

9.
FERNANDEZ, J. C.. Maquetes de Veículos do Exército Brasileiro ? CCM M-3 Grant. 2005. (Maquete).

10.
FERNANDEZ, J. C.. Maquetes de Veículos do Exército Brasileiro ? CCM M4 Sherman. 2005. (Maquete).

11.
FERNANDEZ, J. C.. Maquetes de Veículos do Exército Brasileiro ? CBR M-5. 2005. (Maquete).

12.
FERNANDEZ, J. C.. Maquetes de Veículos do Exército Brasileiro ? CBR M8. 2005. (Maquete).

13.
FERNANDEZ, J. C.. Maquetes de Veículos do Exército Brasileiro ? CCM Osório. 2005. (Maquete).

14.
FERNANDEZ, J. C.. Maquetes de Veículos do Exército Brasileiro ? CCL M41. 2005. (Maquete).

15.
FERNANDEZ, J. C.. Maquetes de Veículos do Exército Brasileiro ? CBR M3 Scout Car. 2005. (Maquete).

16.
FERNANDEZ, J. C.. Maquetes de Veículos do Exército Brasileiro ? CCM Leopard 1. 2005. (Maquete).

17.
FERNANDEZ, J. C.. Maquetes de Veículos do Exército Brasileiro ? Carro de Combate Pesado M60. 2005. (Maquete).

18.
FERNANDEZ, J. C.. Maquetes de Veículos do Exército Brasileiro ? OAP M-108. 2005. (Maquete).

19.
FERNANDEZ, J. C.. Maquetes de Veículos do Exército Brasileiro ? VBTP M-113. 2005. (Maquete).

20.
FERNANDEZ, J. C.. Maquetes de Soldados do Exército Brasileiro - Soldado 19° BIMtz Força de Paz, 2004. 2005. (Maquete).

21.
FERNANDEZ, J. C.. Maquetes de Soldados do Exército Brasileiro - Soldado 3°RI com uniforme caqui 1920. 2005. (Maquete).

22.
FERNANDEZ, J. C.. Maquetes de Soldados do Exército Brasileiro - Sargento de Artilharia à Cavalo, 1872. 2005. (Maquete).

23.
FERNANDEZ, J. C.. Maquetes de Soldados do Exército Brasileiro - Soldado do 9°BC 1852. 2005. (Maquete).

24.
FERNANDEZ, J. C.. Maquetes de Soldados do Exército Brasileiro - Soldado do 1° Regimento de Artilharia à Cavalo 1852. 2005. (Maquete).

25.
FERNANDEZ, J. C.. Maquetes de Soldados do Exército Brasileiro - 3° Sargento da Força Expedicionária Brasileira 1944. 2005. (Maquete).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
BEREZÁN, E. ; FERNANDEZ, J. C. . Dictaduras argentina y brasileña: cuando el pasado condena. 2010 (entrevista).

2.
PADRÓS, E. S. ; FERNANDEZ, J. C. . Program Cidadania: Os 30 anos do Golpe na Argentina. 2006.

3.
FERNANDEZ, J. C.. Entrevista sobre o Seminário 70 anos da Guerra Civil Espanhola. 2006.

4.
SILVEIRA, J. C. ; FERNANDEZ, J. C. . Acá no pasó nada (entrevista sobre 30 anos do golpe na Argentina ao Jornal da UFRGS). 2006 (entrevista).

5.
FERNANDEZ, J. C.. La Tragédia Malvinense. 2000.

Demais trabalhos
1.
FERNANDEZ, J. C.. REPRESENTANTE OFICIAL DA UFMS JUNTO AO COMITE MEMORIA VERDADE E JUSTIÇA DE MATO GROSSO DO SUL. 2012 (REPRESENTANTE OFICIAL DA UFMS JUNTO AO COMITE MEMORIA VERDADE E JUSTIÇA DE MATO GROSSO DO SUL) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GASPAROTTO, A.; KONRAD, D. A.; PADRÓS, E. S.; FERNANDEZ, J. C.. Participação em banca de THAIS FLECK OLEGÁRIO. A ASSOCIAÇÃO DEMOCRÁTICA MATOGROSSENSE (ADEMAT) NO SUL DE MATO GROSSO: DA AÇÃO POLÍTICA A A ARTICULAÇÃO PARA MILITAR, 1963-1985. 2018. Dissertação (Mestrado em PPG HIST) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
SILVA, C. L.; BATISTA, A. B.; CALIL, G.; FERNANDEZ, J. C.. Participação em banca de SABRINA RODRIGUES MARQUES. VEJA: A CONSTRUÇÃO DO CAPITALISMO COMO UNICA ALTERNATIVA NO BLOCO SOVIÉTICO 1989-1992. 2017. Dissertação (Mestrado em História, Poder e Práticas Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

3.
FERNANDEZ, J. C.; PADRÓS, E. S.; BAUER, C. S.; BAGGIO, R.. Participação em banca de PATRICIA DA COSTA MACHADO. AS SUPREMAS CORTES DO BRASIL E DA ARGENTINA FRENTE AOS CRIMES DE LESA HUMANIDADE PERPETRADOS PELAS DITADURAS. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
BOTH, M.; SILVA, C. L.; SESSI, V.; FERNANDEZ, J. C.. Participação em banca de VALDIR SESSI. O POVO DO ABISMO: TRABALHADORES E O APARATO REPRESSIVO DURANTE A CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA DE ITAIPÚ 1974-1987. 2015. Dissertação (Mestrado em História, Poder e Práticas Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

5.
RICO, A.; FERNANDEZ, J. C.; KONRAD, D. A.; PADRÓS, E. S.. Participação em banca de RAMIRO JOSÉ DOS REIS. OPERAÇÃO CONDOR E O SEQUESTRO DOS URUGUAIOS NAS RUAS DE UM PORTO NÃO MUITO ALEGRE. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
FALCAO, M. L.; TOMASEVICIUS FILHO, E.; AQUINO, M. A.; ALBIERI, S.; LEONZO, Nanci; FERNANDEZ, J. C.. Participação em banca de MARCÍLIO LIMA FALCÃO. NO LABIRINTO DA MEMÓRIA: FABRICAÇÃO E USO POLÍTICO DO PASSADO DE MOSSORÓ PELAS FAMILIAS ESCÓSSIA E ROSADO. 2018. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

2.
LASTRA, S.; POZZI, P.; FERNANDEZ, J. C.. Participação em banca de MARIO AYALA. EXILIADOS ARGENTINOS EN VENEZUELA, 1974-1983. 2018. Tese (Doutorado em POSGRADO EN HISTORIA FACULTAD DE FILOSOFIA Y LETRAS) - Universidad de Buenos Aires.

3.
PADRÓS, E. S.; FERNANDEZ, J. C.; GUAZZELLI, C. A. B.; KONRAD, G. V. R.. Participação em banca de LEONARDO PRADO KANTORSKI. UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA PLATA, DO TERROR A REPARAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE IDENTIDADE, 1976-2013. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
OLEGARIO, T. F.; PADRÓS, E. S.; GASPAROTTO, A.; FERNANDEZ, J. C.. Participação em banca de Thais Fleck Olegário. A ADEMAT no sul de Mato Grosso: da ação política à articulação paramilitar (1963-1985). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PPG HIST) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
SILVA, C. L.; FERNANDEZ, J. C.; CALIL, G.. Participação em banca de SABRINA RODRIGUES MARQUES. VEJA: A CONSTRUÇÃO DO CAPITALISMO COMO UNICA ALTERNATIVA NO BLOCO SOVIÉTICO, 1989-1992. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História, Poder e Práticas Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERNANDEZ, J. C.; OTA, D.. Participação em banca de Geisiany Garnes de Andrade; Kemila Pellin dos Santos.Mestre Divno: As histórias que envolvem Senhorzinho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2.
LEONZO, N.; FERNANDEZ, J. C.; RODRIGUES, M. A. Z.. Participação em banca de Josemar da Silva Pawiloski.1962-1978: gestação e consolidação da UEMT. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

3.
FERNANDEZ, J. C.; SILVA, L. M. E.; MUSSI, V. P. L.. Participação em banca de Leandro Piccini Barbosa.O Monasticismo Ocidental: breves notas sobre a Lectio Divina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

4.
FONSECA, A. D.; FERNANDEZ, J. C.; MUSSI, V. P. L.. Participação em banca de EVELYN DE SOUZA SANTIAGO.A GUERRA SANTA: REPRESENTAÇÕES DA INVASÃO DO IRAQUE NO JORNAL MENSAGEIRO DA PAZ EM 2003. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

5.
MUSSI, V. P. L.; FERNANDEZ, J. C.; FONSECA, A. D.. Participação em banca de MARLON SERGIO GONÇALVES.A HUMANIZAÇÃO E O AMBIENTE HOSPITALAR: ESTUDO SOBRE A PROPOSTA PIONEIRA NO MS (2004-2008). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

6.
FONSECA, A. D.; SILVA, J. M.; FERNANDEZ, J. C.. Participação em banca de LUCAS BEM BATISTA DE OLIVEIRA.O MATERIALISMO HISTÓRICO NA OBRA MISERIA DA TEORIA DE EDWAER PALMER THOMPSON. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

7.
MARTINS, G.; ESSELIN, P.; FERNANDEZ, J. C.. Participação em banca de DANIEL FREITAS DE OLIVEIRA.A SEDIÇÃO MILITAR DA 1º CIRCUNSCRIÇÃO MILITAR E O TENENTISMO EM MATO GROSSO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

8.
LEONZO, Nanci; BENEVIDES, Cezar Augusto Carneiro; FERNANDEZ, J. C.. Participação em banca de JAQUELINE DO CARMO NUNES ROQUE.A LUTA PELA ANISTIA NO BRASIL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

9.
LEONZO, Nanci; FERNANDEZ, J. C.; BENEVIDES, Cezar Augusto Carneiro. Participação em banca de SAMARA BERNARDO DE SOUZA.O MOVIMENTO SEM TERRA NO CONTEXTO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

10.
LEONZO, Nanci; RODRIGUES, M. A. Z.; FERNANDEZ, J. C.. Participação em banca de WALCEÍRA DE OLIVEIRA MIRANDA.JOVITA FEITOSA, UM EXEMPLO PEDAGÓGICO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOUSA NETO, M. R.; SILVA, José Carlos da.; FERNANDEZ, J. C.. CONCURSO EDITAL PREG Nº163/2010. 2011. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI SIMPÓSIO DE PESQUISA ESTADO E PODER. 2017. (Simpósio).

2.
VII Semana de História: as novas linguagens no ensino de História.AS RELAÇÕES CIVIS MILITARES: DA REDEMOCRATIZAÇÃO À DILMA. 2013. (Oficina).

3.
17º CONFERENCIA INTERNACIONAL DE HISTORIA ORAL. FORA VIDELA!: LOS ARGENTINOS DE PORTO ALEGRE FRENTE A LA VISITA DEL DICTADOR ARGENTINO AL BRASIL. 2012. (Congresso).

4.
17º CONFERENCIA INTERNACIONAL DE HISTORIA ORAL. 2012. (Congresso).

5.
17º CONFERENCIA INTERNACIONAL DE HISTORIA ORAL. MEMORIA, HISTORIA ORAL Y DICTADURAS. 2012. (Congresso).

6.
1 SIMPOSIO DE GESTÃO DOCUMENTAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO DA 24° REGIÃO.MODERADOR DE MESA. 2011. (Simpósio).

7.
CONE SUL: O TERRORISMO DE ESTADO EM JULGAMENTO.A DITADURA ARGENTINA NO BANCO DOS REUS. 2011. (Outra).

8.
I JORNADA DE ESTUDOS SOBRE DITADURAS E DIREITOS HUMANOS.O VOO DO CONDOR EM PASSO FUNDO: O SEQUESTRO DO ENGENHEIRO ARGENTINO, SETEMBRO DE 1978.. 2011. (Outra).

9.
XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA.A BANALIZAÇÃO DA OPERAÇÃO CONDOR: O ESTRANHO CASO DE CRISTINA FIORI DE VINA. 2011. (Simpósio).

10.
II JORNADAS SOBRE EXPERIENCIAS LATINOAMERICANAS EN DERECHOS HUMANOS: EL TERRORISMO DE ESTADO, APUNTES SOBRE SU HISTORIA Y SUS CONSECUENCIAS. O CONDOR ESQUECIDO: O CASO DO ENGENHEIRO ARGENTINO EM PASSO FUNDO, SUL DO BRASIL, SETEMBRO DE 1978.. 2010. (Congresso).

11.
PREMIO INTERNACIONAL DE DERECHOS HUMANOS "EMILIO F. MIGNONE". 2009. (Outra).

12.
Segundo Seminário Internacional América Platina.Tiraos por la vida: exilados argentinos em Porto Alegre, 1976-1983. 2008. (Seminário).

13.
Curso de Extensão Conflitos Periféricos no Século XX.Ditaduras do Cone Sul: Argentina.. 2007. (Outra).

14.
V Mostra de Pesquisa do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul.Brasileiros na Guerra Civil Espanhola (1936-1939):do fragmento à construção do mosaico histórico. 2007. (Outra).

15.
XI Jornadas Interescuelas - Departamentos de Historia. Anclaos en Brasil: exiliados y inmigrantes argentinos en el sur del Brasil. 2007. (Congresso).

16.
VI Congresso Internacional de Estudos Ibero Americanos. Anclados en Brasil: o exílio argentino no Brasil, 1976-1983. 2006. (Congresso).

17.
II Encontro Regional de História Oral. 2001. (Encontro).

18.
I Seminário da Folha da História: Conflitos do Pós-Guerra Fria.Balcãs: as mazelas da desintegração iugoslava.. 2000. (Seminário).

19.
A Crise do Capitalismo Globalizado na Virada do Milênio. 1999. (Seminário).

20.
Semana Acadêmica de História.O que foram as Brigadas Internacionais?. 1998. (Outra).

21.
Globalização, Neoliberalismo e Privatização. 1997. (Seminário).

22.
VI Salão de Iniciação Científica -.A Multilateralização da Diplomacia Brasileira: a Presença Militar no Exterior (desde os Anos 80). 1994. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERNANDEZ, J. C.. CICLO DE PALESTRAS DITADURAS DE SEGURANÇA NACIONAL: UM BALANÇO HISTÓRICO. 2012. (Outro).

2.
FERNANDEZ, J. C.. 17º CONFERENCIA INTERNACIONAL DE HISTORIA ORAL. 2012. (Congresso).

3.
FERNANDEZ, J. C.. I EXPEDIÇÃO DE ESTUDOS EMPÍRICOS A CIDADE DE PARATY RJ E VISITA A ESTRADA REAL E AO CAMINHO DO OURO. 2012. (Outro).

4.
FERNANDEZ, J. C.; BORGES, M. V. T. . Exposição de História Militar do V Comando Aéreo Regional 5°COMAR. 2005. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
CLAYTON LUIZ DOS SANTOS GOMES. A OAB EM TEMPOS DITATORIAIS. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

2.
LUCIANO PEREIRA DE SOUZA JUNIOR. o ZE CARIOCA E A POLÍTICA DA BOA VIZINHANÇA. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

3.
EDUARDO AUGUSTO CAVALHEIRO BODSTEIN. A INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA NO BRASIL DE JK. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

4.
JOHAN SATHLER. O ETERNAUTA E A DITADURA ARGENTINA. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

5.
TALITA SOBRINHO DA SILVA. AS MULHERES ANANRQUISTAS NA GUERRA CIVIL ESPANHOLA. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JULIO CESAR ALVES MARCIANO BERNAL. OS PRACINHAS DA FEB: O ANTES E DEPOIS DA GUERRA. DA SELEÇÃO DE PESSOAL À REINSERÇÃO SOCIAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

2.
CLAYTON LUIZ DOS SANTOS GOMES. A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL E A DITADURA MILITAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

3.
GEORGE KENDALL MONTANIA CONRADO. A GUERRA DO CHACO, UMA RELEITURA DA "GUERRA ESQUECIDA". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

4.
EDUARDO AUGUSTO CAVALHEIRO BODSTEIN LIMA. AS ORIGENS DO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO AUTOMOTORA NO BRASIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

5.
IGOR MILLANO COSTA. LOS PUEBLOS MAPUCHE EN LUCHA: DAS ORIGENS A BATALHA PELA TERRA ANCESTRAL NO SÉCULO XXI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

6.
TALITA SOBRINHO DA SILVA. LIBERTÁRIAS UNA PELICULA CONTRA EL OLVIDO: APONTAMENTOS SOBRE ANARQUISMO, REVOLUÇÃO E FEMINISMO LIBERTÁRIO NA ESPANHA DOS ANOS 30 E SEU RESGATE NAS TELAS DO CINEMA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

7.
MARCOS DAMICO. HABITO VERSUS FARDA: IGREJA E DITADURA NO BRASIL E O CASO DO PADRE JENTEL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

8.
RAPHAEL SANZIO AQUINO. A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA ATRAVÉS DO DISCURSO NA MUSICALIDADE DE MATO GROSSO DO SUL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

9.
EMÍLIO PAULINO DA ROCHA NETO. MÍDIA IMPRESSA E A HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE NA PRÁTICA DOCENTE: UM CONTRAPONTO A MANIPULAÇÃO MEDIÁTICA DA INFORMAÇÃO E DA HISTÓRIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

10.
VANDERLEI APARECIDO COELHO. OS ATORES SEM FARDA DO GOLPE DE 1964. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

11.
BRUNNO COENE DE SOUZA. DEMOCRACIA CORINTIANA: UM MOVIMENTO E SUAS INFLUÊNCIAS EM MEIO A DITADURA MILITAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

12.
AFONSO LUIZ TAVEIRA. DITADURA MILITAR, DESVIO DE CONDUTA POLICIAL E O ASSASSINATO DE LUDINHO COELHO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

13.
SAMUEL FERNANDO DA SILVA JUNIOR. AS DIRETAS JA EM CAMPO GRANDE MS: DISCUSSÃO E SIGNIFICADOS DO EVENTO LOCAL A PARTIR DA ANÁLISE DA TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

14.
THAÍS FLECK OLEGÁRIO. A ADEMAT NAS PÁGINAS DE O MATOGROSSENSE: ARTICULAÇÕES IDEOLÓGICAS DA ELITE CAMPOGRANDENSE NAS VÉSPERAS DO GOLPE DE 1964. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

15.
MARLON ANTONIO MILANI. HOLOCAUSTO JUDEU: A DESCONSTRUÇÃO DO DISCURSO NEGACIONISTA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

16.
Lucas Goettens Matos. Xadrez de Vargas: o jogo político e diplomático, do Estado Novo à Segunda Guerra Mundial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

17.
JESSICA APARECIDA GREFFE MONTANIA. Eugenia, Totalitarismo e Supremacia Branca: de Hitler aos Neonazistas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

18.
ANDRE VELASQUES DE SOUZA. A Trajetória do Sindicato dos Trabalhadores do Correio em Mato Grosso do Sul, memórias de um militante (1989-1995). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

19.
ROSIMEIRE DANIEL DA SILVA. A participação dos civis no Golpe de 1964: um levantamento bibliográfico.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

20.
VALTER LUIS FERREIRA JUNIOR. WHAT'S COMMUNISM: A PROPAGANDA ANTICOMUNISTA E A DEMONIZAÇÃO DO COMUNISMO EM UM LIVRO DIDÁTICO ESTADUNIDENSE DOS ANOS 1950. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

21.
Diogo Emanuel Araújo Costa. Os Caminhos da Marginalidade: dos "vadios" ao PCC um panorama sobre a evolução do crime no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

22.
Sabrina Rodrigues Marques. O Arauto do Bem: O Jornal do Comercio de Campo Grande e o Apoio ao Golpe de 1964. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

23.
MARIANA DUENHA RODRIGUES. O OUTRO LADO, DO LADO DE CÁ, VISTO DO LADO DE LÁ DOS LADOS: DITADURA CIVIL MILITAR NO ESTADO DE MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL E A CENSURA EM CAMPO GRANDE (1964-1985). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

24.
MIGUEL BRASIL FERREIRA FILHO. ESTUDO DE CASO HISTORIA ORAL E PERCEPÇÃO DO PASSADO NO RELATO DE UM POLICIAL MILITAR (1971-1990). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

25.
JEFFERSON CESTARI. CAPOEIRA, UMA HISTORIA DE LUTA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

26.
THIAGO GUILHERME VASQUES. A ENTRADA DO BRASIL NA II GUERRA MUNDIAL: SUAS ESTRATÉGIAS DE GEOPOLÍTICA E A IMPORTANCIA DE SEU TERRITORIO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

27.
MURILO CEZAR DA LUZ. METALMORFOSE: O HEAVY METAL EM CAMPO GRANDE DE 1985 A1990 E A BANDA ALTA TENSÃO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

28.
SAULO CONDE FERNANDES. SALVOS POR CACIQUE TARTARUGA: UMBANDA, MITO E CURA EM CAMPO GRANDE, MS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

29.
RAPHAEL LUGO SANCHES. A VOZ DE UMA PIONEIRA: HISTÓRIA, MEMÓRIA, ENSINO E PRÁTICA DE YOGA EM CAMPO GRANDE, MS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.

30.
MARCIO APARECIDO PINHEIRO DA SILVA. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS VETERANOS DA FORÇA EXPEDICIONARIA BRASILEIRA: MEMÓRIA E IDENTIDADES DE EX-COMBATENTES NO SUL DO MATO GROSSO.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Jorge Christian Fernandez.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FERNANDEZ, J. C.. Rio Grande do Sul, a Operação Condor desconhecida: o sequestro do engenheiro argentino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FERNANDEZ, J. C.; PRADO, C. B. . Roda de Debates _ Manifestações no Brasil atual: o povo foi às ruas?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FERNANDEZ, J. C.; CORREA, V. B. . Debate sobre a ditadura argentina no filme 'Infância Clandestina'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
FERNANDEZ, J. C.. História Oral e a Sala de Aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FERNANDEZ, J. C.. Direitos Humanos e as Regras de exceção na América Latina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


2006/1: Estagio docente: disciplina HUM 03010, turmas A e B "Seminário de História Contemporânea II: Guerra e Revolução Espanhola" 
1.	Período abrangido pelo estágio : 04/2006 até 07/2006.
2.	Disciplina onde ocorreu o estágio: Departamento de História, IFCH/UFRGS. 
3.	Professor responsável pela disciplina: Prof. Dr. Enrique Padrós
4.	Professor orientador do estágio: Prof. Dr. Enrique Padrós

2002/1: Estágio docente: disciplina "História da América IV"
1.	Período abrangido pelo estágio : 04/2002 até 06/2002.
2.	Disciplina onde ocorreu o estágio: Departamento de História, IFCH/UNISINOS
3.	Professor responsável pela disciplina: Prof. Dr. Werner Altmann
4.	Professor orientador do estágio: Prof. Dr. Werner Altmann



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 5:48:25