Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8317517642436355
  • Última atualização do currículo em 01/12/2018


É graduado em Licenciatura Plena no curso de Geografia da Universidade Católica de Pernambuco (1985); graduado no Bacharelado no curso de Geografia da Universidade Católica de Pernambuco (1983) ; Especialista em Educação Ambiental no curso de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (2001); Mestre em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Informação no Departamento de Engenharia Cartográfica da Universidade Federal de Pernambuco (2005); Doutor no Ensino de Geografia no Programa de pós-graduação em Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). É professor Adjunto do Depto de Geografia da UPE campus Mata Norte. Desenvolve pesquisa sobre a Cartografia para crianças. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, P. R. F. A. E.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Geografia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: CARTOGRAFANDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO NO ENSINO DA GEOGRAFIA, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: ANTONIO CARLOS CASTROGIOVANNI.
Palavras-chave: Cartografia Escolar; Cartografia para Crianças; Ensino de Cartografia; Ensino de Geografia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Cartografia.
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação; Educação.
2003 - 2005
Mestrado em Geociências.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Educação Cartográfica na Formação do Professor de Geografia em Pernambuco,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Andrea Flávia Tenório Carneiro.
Palavras-chave: Cartografia Escolar; Educação Cartográfica.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2000
Especialização em Educação Ambiental.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Uma Didática Perceptiva da Educação Ambiental no Ensino Fundamental.
Orientador: Lucivânio Jatobá.
1981 - 1985
Graduação em Licenciatura e Bacharelado Em Geografia.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Título: A Importância da Fotointerpretação para a Geografia.
Orientador: Willians Buckard.
1979 - 1983
Graduação em Bacharelado em Geografia.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40


Secretrai de Educação Cultura e Esportes, SECEPE, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Concursado, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
CAMINHOS NA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: CONSTRUÇÃO AO AR LIVRE DA CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DOS ENGENHOS DE JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE
Descrição: Trata-se de um projeto direcionado a construir pontes entre a Universidade e as escolas Rurais do Município; bem como direcionar a aluna bolsista a trabalhar com o tripe: Ensino - pesquisa - extensão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva - Coordenador / Jessica Sabryna Gomes da Silva - Integrante.
2018 - Atual
(RE)SIGNIFICANDO OS CONCEITOS: LUGAR, REGIÃO, TERRITÓRIO, REDE E PAISAGEM, EM AMBIENTE AO AR LIVRE NAS ESCOLAS DE CAMPO DO MUNICÍPIO DE CARPINA-PE
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo construir o conhecimento dos conceitos geográficos com os alunos do grupo de estudos, os alunos da escola de campo e professores de Geografia dessas escolas do município de Carpina-PE.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva - Coordenador / Renata Costa Gomes - Integrante / Leonardo Cardoso Silva - Integrante / Jessica Sabryna Gomes da Silva - Integrante.
2016 - 2017
A EDUCAÇÃO AO AR LIVRE VOLTADA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO NAS ESCOLAS RURAIS DO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA-PE
Descrição: Construir o conhecimento da Cartografia com os professores de Geografia e seus alunos nas escolas públicas da área rural do Município de Nazaré da Mata -PE através da educação ao ar livre voltada para o lugar, numa dialógica entre a Universidade e a Escola..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva - Coordenador.


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Geografia. Ensino & Pesquisa (UFSM)
2016 - 2016
Periódico: Geografia. Ensino & Pesquisa (UFSM)
2015 - 2015
Periódico: Geografia. Ensino & Pesquisa (UFSM)
2016 - 2016
Periódico: Educação e Filosofia (UFU. Impresso)
2018 - 2018
Periódico: REVISTA DE GEOGRAFIA (RECIFE)
2018 - Atual
Periódico: REVISTA EXPRESSA EXTENSÃO
2018 - Atual
Periódico: REVISTA DE GEOGRAFIA UFPE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: CARTOGRAFIA.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: COORDENADOR DO DEPTO DE GEOGRAFIA DA FAMASUL NO PERÍODO DE 2005 A 2009.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: PESQUISADOR GRUPO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES - UFRGS.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: COORDENADOR DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DEPTO DE GEOGRAFIA UPE-MATA NORTE.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, P. R. F. A. E.2018SILVA, P. R. F. A. E.; CASTROGIOVANNI, A. C. . O CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO NA EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR. REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA RECIFE, v. 1, p. 196-206, 2018.

2.
SILVA, P. R. F. A. E.2017SILVA, P. R. F. A. E.; Castrogiovanni ; ABREU, I. B. . OS SETE DEVERES NECESSÁRIOS AO ENSINO DA GEOGRAFIA E DA CARTOGRAFIA ESCOLAR COMO DESAFIOS. PESQUISAR - REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA, v. 1, p. 1-15, 2017.

3.
SILVA, P. R. F. A. E.2017SILVA, P. R. F. A. E.; CARVALHO, J. A. R. ; SILVA, H. B. . A DIALOGIA ENTRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA, v. 7, p. 234-245, 2017.

4.
SILVA, P. R. F. A. E.2010SILVA, P. R. F. A. E.; Castrogiovanni . A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR E DO SIG NAS DISPUTAS TERRITORIAIS E NAS DISPUTAS CARTOGRÁFICAS. RBC. Revista Brasileira de Cartografia (Online), v. 62/3, p. 543-549, 2010.

5.
SILVA, P. R. F. A. E.2006SILVA, P. R. F. A. E.; Carneiro . A Educação Cartográfica na Formação do Professor de Geografia em Pernambuco. RBC. Revista Brasileira de Cartografia, v. 58/01, p. 43/ 58/01-48, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, P. R. F. A. E.. O EMARANHAMENTO DOS INSIGHTS QUÂNTICOS COM O UNIVERSO ESCOLAR. 1. ed. rECIFE: EDUPE, 2017. v. 1000. 134p .

2.
SILVA, P. R. F. A. E.. RUMOS DO PROFESSOR CONTEMPORÂNEO: A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E O PENSAMENTO COMPLEXO. 01. ed. SÃO CAETANO DO SUL: LURA EDITORIAL, 2015. v. 1000. 126p .

3.
SILVA, P. R. F. A. E.; FERNANDES, E. P. . CAMINHOS DO PROJETO DE PESQUISA AO TCC. 01. ed. Sirinhaem - PE: Gráfica Inovação, 2011. v. 1000. 92p .

4.
SILVA, P. R. F. A. E.; FERNANDES, E. P. . MEU LIVRO DE ASTRONOMIA. 01. ed. Sirinhaem - PE: Gráfica Inovação, 2008. v. 1000. 135p .

5.
SILVA, P. R. F. A. E.. Conteúdos Cartogr[aficos na Formação do Professor de Geografia. Sirinhaem - PE: Gráfica Inovação, 2006. v. 1000. 126p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, P. R. F. A. E.; CASTROGIOVANNI, A. C. ; ABREU, I. B. . JEAN PIAGET E EDGAR MORIN FRAGMENTANDO O PENSAMENTO LINEAR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA. In: Ingrid Aparecida Gomes.. (Org.). A produção do conhecimento geográfico 4. 01ed.Ponta Grossa - Paraná: Editora Atena, 2018, v. 4, p. 152-160.

2.
SILVA, Cícera Paula Melo da ; SILVA, P. R. F. A. E. . Cartografando a territorialidade dos jovens socioeducandos internos da FUNASE de pacas em Vitória de Santo Antão - PE.. In: Andrade, Gevson Silva; Priscila Felix Bastos. (Org.). Meandros geográficos: construção e prática do saber. 01ed.Recife: EDUPE, 2017, v. 1, p. 86-106.

3.
Castrogiovanni ; SILVA, P. R. F. A. E. . A dialógica entre a Cartografia no ensino básico e o sistema de informação geográfica nos pleitos territoriais. In: Antonio Carlos Castrogiovanni, Ivaine Maria Tonini, Nestor André Kaercher e Roselane Zordan Costella.. (Org.). Movimentos para ensinar Geografia ? oscilações. 01ed.Porto Alegre: LETRA 1, 2016, v. 500, p. 143-156.

4.
Castrogiovanni ; SILVA, P. R. F. A. E. . A DIALÓGICA ENTRE A GEOGRAFIA E A CARTOGRAFIA NO ENSINO ESCOLAR. In: LUCRECIA STRINGHETTA,; JUCIMARA ROJAS. (Org.). A TRANSVERSALIDADE DA INTERDISCIPLINARIDADE EM METODOLOGIAS E PESQUISAS. 1ed.CURITIBA: EDITORA CRV, 2015, v. 1, p. 15-359.

5.
SILVA, P. R. F. A. E.. A dialógica entre a Geografia e a cartografia no ensino escolar. In: Antonio Carlos Castrogiovanni; Ivaine Maria Tonini; Nestor André Karecher. (Org.). Movimentos no Ensinar Geografia. 1ed.Porto Alegre: Compasso - Lugar Cultura, 2013, v. , p. 07-316.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, P. R. F. A. E.; Castrogiovanni ; ABREU, I. B. . A PSICOLOGIA GENÉTICA E OS SABERES DE MORIN FRAGMENTANDO O PENSAMENTO LINEAR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO NO ENSINO ESCOLAR. In: XII eNCONTRO nACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA, 2017, PORTO ALEGRE. ENANPEGE GEOGRAFIA CIÊNCIA E POLÍTICA, 2017. p. 1460-1471.

2.
ABREU, I. B. ; SILVA, P. R. F. A. E. . HISTORIANDO E CANTANDO A LETRA DA CANÇÃO. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2017, JOÃO PESSOA. IV CONEDU, 2017.

3.
CARDOSO, R. ; SILVA, P. R. F. A. E. . A EDUCAÇÃO AO AR LIVRE VOLTADA PARA A PRÁXIS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NAS AULAS DE GEOGRAFIA: PERCURSOS E POSSIBILIDADES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA ? PE'. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2017, JOÃO PESSOA. IV CONEDU, 2017.

4.
SILVA, P.S. Dantas da ; PEREIRA, E. S. ; SILVA, P. R. F. A. E. . A EMERGÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA. In: I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA : PRÁTICAS CURRICULARES E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, 2015, JOÃO PESSOA. I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA : PRÁTICAS CURRICULARES E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, 2015.

5.
SILVA, A. M. M. ; PEREIRA, E. S. ; SILVA, P. R. F. A. E. . OS CONCEITOS DE GEOGRAFIA TRABALHADOS NAS ESCOLAS RURAIS DO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA - PE.. In: I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: PRÁTICAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, 2015, JOÃO PESSOA. I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: PRÁTICAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, 2015.

6.
SILVA, P.S. Dantas da ; SILVA, P. R. F. A. E. ; LIMA, M. C. ; CARVALHO, J. A. R. . A INSERÇÃO DAS TIC E DA CARTOGRAFIA NOS MOVIMENTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO. In: UNIASF, 2015, PETROLINA - PE. I CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2015.

7.
SILVA, P. R. F. A. E.; Castrogiovanni . O CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO NA EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR. In: II ENCONTRO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA UFPE, 2015, RECIFE. II ENCONTRO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA UFPE, 2015.

8.
SILVA, P. R. F. A. E.; Castrogiovanni ; ABREU, I. B. . A EMERGÊNCIA DIALÓGICA ENTRE A CARTOGRAFIA ESCOLAR E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. In: V SIMGEO, 2014, RECIFE. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS GEODÉSICAS E TECNOLOGIAS DA GEOINFORMAÇÃO, 2014.

9.
SILVA, P. R. F. A. E.; Castrogiovanni . A Dialógica Interdisciplinar dos cursos formadores de Geografia de Pernambuco com o Departamento de Engenharia Cartográfica da UFPE. In: IV Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tenologias da Geoinformação, 2012, Recife. IV SIMGEO, 2012.

10.
SILVA, P. R. F. A. E.; Castrogiovanni . A Dialógica emergente na construção do conhecimento da Geografia e da Cartografia no Ensino Escolar. In: XXV Congresso Brasileiro de Cartografia, 2011, Curitiba. XXV Congresso Brasileiro de Cartografia, 2011.

11.
SILVA, P. R. F. A. E.; Castrogiovanni . A Dialpogica emergente da Geografia e da Cartografia no Ensino Escolar. In: IX ENANPEGE, 2011, Goiânia. IX Enanpege, 2011.

12.
SILVA, P. R. F. A. E.; Castrogiovanni . A Cartografia Escolar na Cotidianeidade. In: XVI Encontro Nacional de Geógrafos, 2010, Porto Alegre. ENG 2010, 2010.

13.
SILVA, P. R. F. A. E.; Castrogiovanni . Conteúdos Carográficos na Formação dos Professores de Geografia. In: XXIX Encontro Estadual de Geografia - Froteiras: Passagens & Rupturas, 2009, Pelotas - RS. CONTEÚDOS CARTOGRÁFICOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA, 2009.

14.
SILVA, P. R. F. A. E.; Castrogiovanni . Para onde vai o ensino de Cartografia nas escolas públicas do Brasil?. In: VI Colóquio Cartografia para Crianças e Escolares - II Fórum Latino-americano de Cartografia para Escolares, 2009, Juiz de Fora - Minas Gerais. VI Colóquio Cartografia para Crianças e Escolares, 2009.

15.
SILVA, P. R. F. A. E.; Castrogiovanni . O Uso da Cartografia no Território Abrigo: Alguns Conceitos de Orientação Espacial para Escolares. In: 10 Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, 2009, Porto Alegre. 10 Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, 2009.

16.
SILVA, P. R. F. A. E.; Castrogiovanni . A Cartografia Escolar e a Cartografia Lar. In: III Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, 2009, Recife. III SIMGEO, 2009.

17.
SILVA, P. R. F. A. E.; Castrogiovanni . A Cartografia como recurso didático na Educação Ambiental. In: II Workshop de Geografia Física do Nordeste - Interações e Dinâmicas Físcio-Espaciais, 2009, Recife. II Workshop de Geografia Física do Nordeste, 2009.

18.
SILVA, P. R. F. A. E.. A CARTOGRAFIA NO ENSINO ESCOLAR. In: I SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS GEODÉSICAS E TECNOLOGIAS DA GEOINFORMAÇÃO, 2004, RECIFE. I SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS GEODÉSICAS E TECNOLOGIAS DA GEOINFORMAÇÃO, 2004.

19.
SILVA, P. R. F. A. E.; Carneiro . A Educação Cartográfica na Formação de Professores de Geografia. In: XXI Congresso Brasileiro de Cartografia, 2003, Belo Horizonte. A Tecnologia como instrumento de gestão política, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, P. R. F. A. E.; LIMA, KETILEN DA COSTA ; SILVA, M. G. V. C. . REPRESENTANDO O ESPAÇO COM OS ALUNOS NA ESCOLA DE CAMPO EDITE CORREIA DE SOUZA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA-PE. In: V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2018, RECIFE. V CONEDU, 2018.

2.
SILVA, P. R. F. A. E.; COSTA RENATA GOMES ; CANSANÇÃO LEONARDO CARDOSO SILVA . '(RE) SIGNIFICANDO OS CONCEITOS: LUGAR, REGIÃO, TERRITÓRIO, REDE E PAISAGEM, EM AMBIENTE AO AR LIVRE PARA CRIANÇAS.'. In: V CONEDU, 2018, RECIFE. V CONEDU, 2018.

3.
COSTA FRANCIELLE DE OLIVEIRA ; SILVA, P. R. F. A. E. . 'O DESPERTAR DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: MOVIMENTOS DE OBSERVAÇÃO NA COMPONENTE CURRICULAR DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: V CONEDU, 2018, RECIFE. V CONEDU, 2018.

4.
SOUZA MARIA EDUARDA ; SILVA, P. R. F. A. E. . O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA COMO ATIVIDADE FORMADORA DA IDENTIDADE DO PROFESSOR PESQUISADOR. In: V CONEDU, 2018, RECIFE. V CONEDU, 2018.

5.
SILVA, P. R. F. A. E.. A Cartografia Escolar na formação do professor de Geografia. In: III Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2009, Porto Alegre. Espaço de Diálogo 1, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, P. R. F. A. E.; Carneiro . A Cartografia como um Instrumento perceptivo no Ensino Fundamental. In: Novos Desenvolvimentos em Ciências Geodésicas, 2003, Curitiba. III Coloquio Brasileiro de Ciências Geodéscias. Curitiba: UFPR, 2003. p. 16-17.

Apresentações de Trabalho
1.
MASSARANDUBA, D. M. S. ; SILVA, P. R. F. A. E. . A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO COM ALUNOS CEGOS NA ESCOLA MACIEL MONTEIRO NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA-PE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SOUZA, M. E. ; SILVA, P. R. F. A. E. . O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA COMO ATIVIDADE FORMADORA DA IDENTIDADE DO PROFESSOR PESQUISADOR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
COSTA, F. O. ; SILVA, P. R. F. A. E. . O DESPERTAR DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: MOVIMENTOS DE OBSERVAÇÃO NA COMPONENTE CURRICULAR DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
GOMES, R. C. ; CANSANCAO, L. C. S. ; SILVA, P. R. F. A. E. . RE-SIGNIFICANDO OS CONCEITOS DE: LUGAR-REGIÃO-TERRITÓRIO-REDE E PAISAGEM EM AMBIENTE AO AR LIVRE PARA CRIANÇAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
LIMA, KETILEN DA COSTA ; SILVA, M. G. V. C. ; SILVA, P. R. F. A. E. . REPRESENTANDO O ESPAÇO COM OS ALUNOS NA ESCOLA DE CAMPO EDITE CORREIA DE SOUZA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA-PE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, P. R. F. A. E.. GEOGRAFIA E OS DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA, P. R. F. A. E.; CARDOSO, R. ; LIMA, KETILEN DA COSTA . A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA. ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DO CURRÍCULO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
ABREU, I. B. ; SILVA, P. R. F. A. E. . HISTORIANDO E CANTANDO A LETRA DA CANÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SILVA, P. R. F. A. E.. A EMERGÊNCIA DIALÓGICA ENTRE O PROFESSOR DE GEOGRAFIA E A TECNOLOGIA DA IFORMAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SILVA, P. R. F. A. E.. A Importância do Professor Pesquisador na Contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SILVA, P. R. F. A. E.. Caminhos do Projeto de Pesquisa Científica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SILVA, P. R. F. A. E.. A identidade do Professor de Geografia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SILVA, P. R. F. A. E.. Educação Cartográfica no Ensino Básico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SILVA, P. R. F. A. E.. A Educação Cartográfica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SILVA, P. R. F. A. E.. Educação Geográfica na Formação do Professor de Geografia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, P. R. F. A. E.. A CARTOGRAFIA ESCOLAR E O ENSINO: LIMITES E POSSIBILIDADES. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, P. R. F. A. E.. Revisão Cartográfica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, P. R. F. A. E.. Introdução a Astronomia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA, P. R. F. A. E.. O Uso do Sensoriamento Remoto e de Sistema de Informação Geográfica na Problemática Ambiental. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SILVA, P. R. F. A. E.. Educação Cartográfica para Professores de Geografia e História. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SILVA, P. R. F. A. E.. Educação Cartográfica. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
SILVA, P. R. F. A. E.. Educação Cartográfica para professores de Geografia e História. 2003 (Mini-curso) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, P. R. F. A. E.; COSTELLA, R. Z.; SOSTER, A. R. M.; CASTROGIOVANNI, A. C.. Participação em banca de Alexandre Dalla Borba de Almeida. (Re)Leituras Geográficas: Possibilidades Pedagógicas para Aprender e Ensinar Geografia utilizando a Literatura de Julio Verne enquanto Linguagem Auxiliar. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
CASTROGIOVANNI, A. C.; SILVA, P. R. F. A. E.; SOSTER, A. R. M.; COSTELLA, R. Z.. Participação em banca de Diego Brandão Nunes. A Importância do Sentido no Aprender Geografia: Possívndoeis Caminhos para um Reconhecimento entre a Geografia, o sujeito, e o mu. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
SILVA, P. R. F. A. E.; COSTELLA, R. Z.; CUNHA, A. L.. Participação em banca de NATANIEL ANTONIO VICENTE. ALFABETIZAÇÃO ESPACIAL NA APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS: UM DIÁRIO DE AVENTURAS. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
SILVA, P. R. F. A. E.; TONINI, I. M.; REGO, N.; SOSTER, A. R. M.. Participação em banca de KINSEY SANTOS PINTO. GEOGRAFIA: ENSINO E NEUROCIÊNCIA. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, P. R. F. A. E.. Participação em banca de ELIANE MARIA DA SILVA.O ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Pernambuco.

2.
SILVA, P. R. F. A. E.. Participação em banca de ERIKSON ANTONIO FERREIRA DA SILVA.GEOTECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DOCENTE COMO INOVADOR TECNOLÓGICO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Pernambuco.

3.
SILVA, P. R. F. A. E.. Participação em banca de RAYANNE MONESKA ARAÚJO CALDEIRA FREIRE.LEVANTAMENTO DAS PRINCIPAIS PROBLEMÁTICAS ENFRENTADAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO SEXTO ANO DA ESCOLA SÃO JOSÉ NO MUNICÍPIO DE CARPINA-PE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ABREU, I. B.; SILVA, P. R. F. A. E.. HISTÓRIA DO BRASIL. 2015. Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul.

2.
SILVA, P. R. F. A. E.; ABREU, I. B.. HISTÓRIA DA AMÉRICA. 2015. Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA DA UFPB.A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA;: algumas reflexões a partir do currículo. 2017. (Seminário).

2.
VIII SEMANA DE GEOGRAFIA - GEOGRAFIA E OS DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE.A GEOGRAFIA E OS DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE. 2017. (Seminário).

3.
XII ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA.A PSICOLOGIA GENÉTICA E OS SABERES DE MORIN FRAGMENTANDO O PENSAMENTO LINEAR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO NO ENSINO ESCOLAR. 2017. (Encontro).

4.
II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CARTOGRAFANDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO NO ENSINO DA GEOGRAFIA. 2015. (Congresso).

5.
II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2015. (Congresso).

6.
II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO: SUSTENTABILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR. 2015. (Congresso).

7.
II ENCONTRO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA UFPE. 2015. (Encontro).

8.
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: PRÁTICAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA.CARTOGRAFIA E GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. 2015. (Seminário).

9.
XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. 2015. (Congresso).

10.
III Colóquio Brasileiro - Educação na Sociedade Contemporânea. 2012. (Outra).

11.
IX ENANPEGE.A Dialógica emergente da Geografia e da CArtografia no Ensino Escolar. 2011. (Encontro).

12.
XXV Congresso Brasileiro de Cartografia. 2011. (Congresso).

13.
10 Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. 2009. (Encontro).

14.
II Workshop de Geografia Física do Nordeste. 2009. (Outra).

15.
VI Colóqui Cartografia para Crianças e Escolares. 2009. (Outra).

16.
xxix Encontro Estadual de Geografia: Fronteiras: passagens e Rupturas.CONTEÚDOS CARTOGRÁFICOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA. 2009. (Encontro).

17.
I Encontro De Estudos Pedagógicos. 2006. (Encontro).

18.
II Festival do Estudante.Educação Cartográfica Na Formação do professor de Geografia. 2006. (Seminário).

19.
II Colóqui de Recnologias da Geoinformação. 2005. (Outra).

20.
I Simpósio de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação.I Simpósio de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação. 2004. (Simpósio).

21.
XXI Congresso Brasileiro de Cartografia. XXI Congresso Brasileiro de Cartografia. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, P. R. F. A. E.. VIII SEMANA DE GEOGRAFIA. 2016. (Outro).

2.
SILVA, P. R. F. A. E.. VII SEMANA DE GEOGRAFIA. 2016. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
FRANCYELE ANA DA SILVA. O ENSINO DA CARTOGRAFIA NAS ESCOLAS DE CAMPO DO MUNICÍPIO DE VICÊNCIA-PE: A DIALÓGICA ENTRE O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

2.
MACIELA MARIA DA SILVA. A MANDIOCULTURA E A PRODUÇÃO DA FARINHA: DIAGNOSE DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE FEIRA NOVA-PE.. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

3.
KETILEN DA COSTA LIMA. POLO DE CONFECÇÕES DO AGRESTE: CARTOGRAFANDO AS FACÇÕES DE JEANS NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO ECONÔMICO DO MUNICÍPIO DE SURUBIM-PE. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

4.
ANNA FLÁVIA FÉLIX DA SILVA. AS FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS: A ENERGIA FOTOVOLTAICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NAS AULAS DE GEOGRAFIA. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

5.
MIRELLY MENDES DA SILVA. A DELINEAÇÃO DO CONHECIMENTO DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NAS AULAS DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE LAGOA DE ITAENGA-PE.. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Renata Gomes Costa. (RE)SIGNIFICANDO OS CONCEITOS: LUGAR, REGIÃO, TERRITÓRIO, REDE E PAISAGEM, EM AMBIENTE AO AR LIVRE NAS ESCOLAS DE CAMPO DO MUNICÍPIO DE CARPINA-PE. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

2.
JÉSSICA SABRYNA GOMES DA SILVA. A EDUCAÇÃO AO AR LIVRE VOLTADA PARA A PRÁXIS DA CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: percursos e possibilidades nas escolas dos Engenhos do Município de Jaboatão do Guararapes- PE. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
RAFAELLA PRISCILLA SOARES DOS SANTOS. CARTOGRAFANDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CARPINA - PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva.

2.
DARLENE MARQUES DA SILVA MASSARANDUBA. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO COM ALUNOS CEGOS NA ESCOLA MACIEL MONTEIRO EM NAZARÉ DA MATA-PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva.

3.
WEVERTON FELIPE AGUIAR LUIZ. A CARTOGRAFIA MULTIMÍDIA COMO RECURSO DIDÁTICO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE OROBÓ-PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva.

4.
IEDA LENICE DE LIMA ; MARIA DAS DORES CARNEIRO VASCONCELOS. OS CONTEÚDOS CARTOGRÁFICOS NO TEMA TRANSVERSAL MEIO AMBIENTE NAS AULAS DE GEOGRAFIA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS EM JOÃO ALFREDO -PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva.

5.
JULIANA MARIA DA SILVA. A DIALÓGICA ENTRE O ENSINO DE GEOGRAFIA E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA ESCOLA HERCULANO BANDEIRA EM PAUDALHO-PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva.

6.
CÍCERA PAULA MELO DA SILVA. CARTOGRAFANDO A TERRITORIALIDADE DOS JOVENS SOCIOEDUCANDOS INTERNOS NA FUNASE DE PACAS EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva.

7.
CARVALHO, D. M. N. Aproveitamento dos potenciais Ecoturísticos nos Recifes costeiros entorno a reserva marinha de Tamandaré ? PE.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul de Pernam. Orientador: Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva.

8.
COSTA, E. R. F.. A coleta de resíduos sólidos no município dos Palmares-PE.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul de Pernam. Orientador: Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva.

9.
FERREIRA, L. G.; CRUZ, K. R. L.; SILVA, J. A. da. A construção do conhecimento cartográfico no Ensino Fundamental da escola Mário Júlio do Rêgo ? Ipojuca ? PE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul de Pernam. Orientador: Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva.

10.
MONTEIRO, M. A. da S. . Sofrimento Silencioso: o Bulling Escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul de Pernam. Orientador: Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva.

11.
OLIVEIRA, J. V. de.; SILVA, M. L. D. da.; LUCENA, Y. E.S. d. O rio Pirangi e sua relação com o crescimento urbano no municipio de Quipapá ? PE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul de Pernam. Orientador: Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva.

12.
RAMOS, N. A. da S.; MENDONÇA, S. P.da S.; SILVA, D.P. da. As Novas Tecnologias no Movimento de Ensino e de Aprendizagem da Geografia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul de Pernam. Orientador: Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva.

13.
SILVA NUNES, A. M. H. da.; LIMA, M. O. B. de. Diagnose Geográfica e Histórica do Município de Novo Lino- AL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul de Pernam. Orientador: Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva.

14.
SILVA, D. C.; SILVA, S.P.. A vocação turística de Porto de Galinhas-PE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul de Pernam. Orientador: Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva.

15.
SILVA, I.M.N.de M.; MELO, J. C. de.; GOMES, L. R. S. Degradação Ambiental do Manguesal Riacho Meireles no município de São José da Coroa Grande-Pe.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul de Pernam. Orientador: Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva.

16.
SILVA, M. A. da.; SILVA, T. R. As Transformações Geográficas da comunidade do Outeiro do Livramento em Sirinhaem ? PE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul de Pernam. Orientador: Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva.

Iniciação científica
1.
RAPHAEL LEANDRO CARDOSO SILVA. EDUCAÇÃO AO AR LIVRE VOLTADA PARA A PRÁXIS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NAS AULAS DE GEOGRAFIA. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva.

Orientações de outra natureza
1.
ANDRESA MARIA MENDES DA SILVA. A IMPORTÂNCIA DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NAS ESCOLAS RURAIS DO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA. 2015. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva.

2.
PAULO SÉRGIO DANTAS DA SILVA. A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO. 2015. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva.

3.
KETILEN DA COSTA LIMA. O IMBRICAMENTO ENTRE A GEOGRAFIA E A CARTOGRAFIA NO ENSINO ESCOLAR. 2015. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva.

4.
JULIANA MARIA DA SILVA. NÃO SOMENTE ENSINO CONTINUADO, MAS IGUALMENTE DEMONSTRAÇÃO ATIVA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES DE ORIENTAÇÃO ESPACIAL NO TERRITÓRIO ABRIGO. 2015. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA, P. R. F. A. E.2017SILVA, P. R. F. A. E.; CARVALHO, J. A. R. ; SILVA, H. B. . A DIALOGIA ENTRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA, v. 7, p. 234-245, 2017.


Livros e capítulos
1.
SILVA, P. R. F. A. E.. O EMARANHAMENTO DOS INSIGHTS QUÂNTICOS COM O UNIVERSO ESCOLAR. 1. ed. rECIFE: EDUPE, 2017. v. 1000. 134p .

2.
SILVA, P. R. F. A. E.. RUMOS DO PROFESSOR CONTEMPORÂNEO: A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E O PENSAMENTO COMPLEXO. 01. ed. SÃO CAETANO DO SUL: LURA EDITORIAL, 2015. v. 1000. 126p .

1.
Castrogiovanni ; SILVA, P. R. F. A. E. . A DIALÓGICA ENTRE A GEOGRAFIA E A CARTOGRAFIA NO ENSINO ESCOLAR. In: LUCRECIA STRINGHETTA,; JUCIMARA ROJAS. (Org.). A TRANSVERSALIDADE DA INTERDISCIPLINARIDADE EM METODOLOGIAS E PESQUISAS. 1ed.CURITIBA: EDITORA CRV, 2015, v. 1, p. 15-359.

2.
Castrogiovanni ; SILVA, P. R. F. A. E. . A dialógica entre a Cartografia no ensino básico e o sistema de informação geográfica nos pleitos territoriais. In: Antonio Carlos Castrogiovanni, Ivaine Maria Tonini, Nestor André Kaercher e Roselane Zordan Costella.. (Org.). Movimentos para ensinar Geografia ? oscilações. 01ed.Porto Alegre: LETRA 1, 2016, v. 500, p. 143-156.

3.
SILVA, P. R. F. A. E.. A dialógica entre a Geografia e a cartografia no ensino escolar. In: Antonio Carlos Castrogiovanni; Ivaine Maria Tonini; Nestor André Karecher. (Org.). Movimentos no Ensinar Geografia. 1ed.Porto Alegre: Compasso - Lugar Cultura, 2013, v. , p. 07-316.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, P. R. F. A. E.. A CARTOGRAFIA ESCOLAR E O ENSINO: LIMITES E POSSIBILIDADES. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, P. R. F. A. E.. VIII SEMANA DE GEOGRAFIA. 2016. (Outro).

2.
SILVA, P. R. F. A. E.. VII SEMANA DE GEOGRAFIA. 2016. (Congresso).



Outras informações relevantes


Disciplinas que ministra:
CARTOGRAFIA ESCOLAR - CARTOGRAFIA BÁSICA - TÉCNICA DE PESQUISA - METODOLOGIA DE ENSINO - GEOESTATÍSTICA - PRÁTICA PEDAGÓGICA - DISCIPLINAS LIGADAS AO MEIO AMBIENTE.- ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 6:05:50