Claudia Regina Bovo

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  • Última atualização do currículo em 23/06/2014


Professora Adjunta de História Medieval na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba/MG, atua também como Professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso. Bacharel e Licenciada em História pela UNESP/ Franca (2001), possui mestrado em História pela Unesp/Franca (2004) e doutorado em História pela UNICAMP (2012).Desde 2004, trabalha no ensino e na pesquisa de História Medieval, com ênfase nos seguintes temas: História do Ocidente Medieval; História e historiografia da Igreja Medieval; Literatura cavaleiresca e representações no Medievo. Foi coordenadora do Programa de Iniciação a Docência - PIBID do curso de História da UFMT/Cuiabá e professora no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR. Pesquisadora fundadora do Vivarium - Laboratório de Estudos da Antiguidade e Medievo (UFMT/UFS/UFAL/UFBA/UFTM) e pesquisadora do LEME Laboratório de Estudos Medievais (UNICAMP/USP/UFMG/UNIFESP/UFG/UFTM/UFVMJ/UFFS). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudia Regina Bovo
Nome em citações bibliográficas
BOVO, C. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, IELACHS - Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais.
Avenida Getúlio Guarita
Nossa Senhora da Abadia
38025440 - Uberaba, MG - Brasil
Telefone: (34) 33185938
URL da Homepage: www.uftm.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2012
Doutorado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Em busca da Renovatio cristã: simonia e institucionalidade eremítica na correspondência de Pedro Damiano (1041-1072), Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Néri de Barros Almeida.
Co-orientador: Dominique Iogna-Prat.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Medieval.
2002 - 2004
Mestrado em História.
Universidade Estadual Paulista.
Título: Filiação, vassalagem e matrimônio no Tristan de Béroul no século XII,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Profa. Dra. Néri de Barros Almeida.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Parentesco; relações de poder.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Medieval.
1998 - 2001
Graduação em História.
Universidade Estadual Paulista.
Título: O romance de Tristão e Isolda: permanências e rupturas na estrutura de parentesco medieval.
Orientador: Profa. Dra. Néri de Barros Almeida.
Bolsista do(a): Programa de Educação Tutorial, PET/SESU MEC, Brasil.


Formação Complementar


2009 - 2010
Estágio de Pesquisa Doutoral. (Carga horária: 60h).
Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne.
2009 - 2009
Curso Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Capacitação para tutores dos cursos de EAD. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário Claretiano de Batatais, CEUCLAR, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em criação de atividade, interatividade e avaliação. (Carga horária: 2h).
Centro Universitário Claretiano de Batatais, CEUCLAR, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Áudio-vídeo aulas. (Carga horária: 2h).
Centro Universitário Claretiano de Batatais, CEUCLAR, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em melhores prátcias docentes em ambiente virtual. (Carga horária: 2h).
Centro Universitário Claretiano de Batatais, CEUCLAR, Brasil.
2007 - 2007
Dualidade de Foros: a paz de Deus na Idade Média. (Carga horária: 120h).
Universidade de São Paulo.
2007 - 2007
A hagiografia: poder e sociedade na Idade Média. (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo.
2003 - 2003
Extensão universitária em Civilização Cristã e cultura Ocidental. (Carga horária: 52h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2003
Le Moyen Age vu d'ailleurs. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo.
2001 - 2001
O ensino de História: proposta curricular. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Desafios da esquerda brasileira. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em A Formação da Cristandade Ocidental. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1998 - 1998
A política latino americana no século XX. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .

Cargo ou função
Membro do Comitê de Iniciação Científica.
06/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IELACHS - Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Colegiado do IELACHS representante do Curso De História.
05/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Vivarium - Laboratório de Estudos da Antiguidade e Medievo, .

05/2013 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos e Desenvolvimentos de Projetos III
História Medieval
História Moderna
Seminários de História
03/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante NDE do Curso de Graduação em História.

Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2012 - Atual
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Optativa
04/2011 - 06/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História, .

Cargo ou função
Membro Comissão de Pesquisa.
03/2009 - 06/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Curso de Graduação.
01/2009 - 06/2012
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática para o Ensino de História
Estágio Curricular Obrigatório
História Medieval I
Prática de Ensino de História

Associação Brasileira de Estudos Medievais, ABREM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Segunda Tesoureira, Enquadramento Funcional: Segunda Tesoureira, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Membro Diretoria, Enquadramento Funcional: Segunda Secretária, Carga horária: 10


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 40


Associação Nacional de História - seção Mato Grosso, ANPUH-MT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Membro Diretoria, Enquadramento Funcional: Tesoureira, Carga horária: 10


Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

02/2006 - 12/2008
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Medieval
03/2004 - 12/2008
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Cultural
Estética
Métodos e técnicas de pesquisa
08/2005 - 12/2005
Ensino, História, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Religiosidade contemporânea
03/2004 - 12/2005
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Cultura e da Arte
História do Brasil
Patrimônio Cultural

Centro Universitário Claretiano - Batatais, CLARETIANO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Ensino a Distância de Pedagogia

Atividades

06/2005 - 06/2008
Ensino, Pedagofia - EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação
História da Educação
Sociologia da Educação

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Monasticismo e instituições
2.
Identidades e fronteiras culturais no mediterrâneo Antigo e Medieval


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Em torno das redes de poder monásticas: o itinerário de Pedro Damiano a frente da ermida de Fonte Avellana

Descrição: Desde a década de 1980 a reflexão sobre a configuração de redes de integração social aparece no cenário de pesquisa em História Medieval. O conceito de rede social adaptado pelos medievalistas vem de uma tradição de estudos prosopográficos sobre o Império Romano, cujo objetivo principal era construir bases de dados sobre pessoas que participavam de um mesmo grupo familiar ou de amizade. Nessa perspectiva, a reflexão sobre as redes sociais era secundária, servindo como fator de explicação do poderio de um indivíduo ou de uma parentela. Recentemente os pesquisadores das áreas de História Moderna e Contemporânea tem recorrido ao diálogo com a sociologia para estabelecer novas abordagens para o estudo das redes sociais . Ao compreender a rede como resultado das relações sociais, o cerne da análise reside nas formas de interação das unidades sociais, quantificando sua natureza, sua qualidade e sua intensidade. Mas é preciso ter em mente que uma rede está em processo de recomposição constante, justamente por se construir a partir das interações sociais, que podem ser duráveis ou não. Nesse sentido, consideramos pertinente identificar e qualificar a complexa rede de poder estabelecida por Pedro Damiano à frente da ermida de Fonte Avellana. Fundada entre o final do século X e início do século XI, essa ermida insere-se no processo de fortalecimento e concorrência entre as novas correntes do monasticismo beneditino, cuja aquisição de funções específicas, como a provisão das almas, o cuidado dos doentes e também o resguardo dos filhos mais jovens da aristocracia, permitiu a essas novas comunidades tornarem-se referência de força material, espiritual e ideológica junto à sociedade, transformando-as em importantes vetores de ordenamento social. A maioria dos estudos sobre a vida e obra de Pedro Damiano reconheceu sua participação nos entraves diplomáticos existentes entre os poderes eclesiásticos, o papado e o Império Germânico da segunda metade do século XI. Mas um estudo específico sobre a inserção de Damiano no seio das redes de poder aristocráticas do Regnum Italicum não foi empreendido, justamente pelo peso da tradição historiográfica da reforma gregoriana que insiste em compreendê-lo como um agente da exclusão dos laicos dos assuntos eclesiásticos. Portanto, a reconstituição da rede pessoal de Pedro Damiano a frente da ermida de Fonte Avellana nos possibilitará avaliar as estratégias reticulares empreendidas para estabelecer um campo de atuação legítimo aos avelanitas, numa época marcada pela emergência de inúmeras comunidades ascéticas e, sobretudo, pela disputa do poder papal entre os partidários da aristocracia romana e os aliados da aristocracia imperial. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Claudia Regina Bovo - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2
2010 - 2012
Renovatio Cristã: renovação e reforma eclesiástica na correspondência de Pedro Damiano (1041-1072)

Descrição: Desde que Augustin Fliche postulou a existência de um programa reformador pontifício em sua obra La Réforme Grégorienne, as abordagens historiográficas têm caminhado para fixar em um movimento único e coeso as diversas iniciativas reformadoras do século XI . De acordo com essa visão historiográfica, as diferentes gerações que, após Leão IX, se sucederam por meio século na condução da Cúria romana estavam todas empenhadas na concretização de uma agenda comum de ações moralizantes e disciplinares. Portanto, parece promissor o retorno a pesquisa da correspondência de Pedro Damiano , visto que os estudos sobre a contribuição de Damiano aos movimentos reformadores do século XI estiveram condicionados por esta perspectiva do programa reformador . Religioso de grande autoridade espiritual, Pedro Damiano envolveu-se nos debates sobre as ações reformadoras desde suas primeiras epístolas (1041-1043), acompanhando e, em boa medida, orientando iniciativas locais de renovação moral. Autor de uma vasta produção escrita , Pedro Damiano altera significativamente seu entendimento sobre os objetivos e significados das ações reformadoras conduzidas pela liderança imperial, pelo pontífice romano ou mesmo por grupos clericais estabelecidos em pequenas comunidades próximas a Fonte Avellana. Dessa maneira, se atribuirmos a Pedro Damiano o mesmo papel diplomático-conciliador durante toda sua trajetória eclesiástica restringiremos sua colaboração teológico-política a um momento muito preciso de sua atuação enquanto legado papal. Considerando que a reforma eclesiástica do século XI foi composta por várias iniciativas reformadoras, vindas dos mais diversos ambientes, parece plausível investigar se todos os chamados à reforma pretendiam abolir a interferência laica na vida da Igreja. Ao que tudo indica, essas iniciativas reformadoras convergiram para a construção de espaços privilegiados de intervenção clerical, através da sacralização do patrimônio material-simbólico das igrejas. Dev.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Claudia Regina Bovo - Coordenador / Dyego Dias de Oliveira - Integrante / Graciela Falbo Donini - Integrante.

Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 2
2007 - 2011
Simonia e espacialização do sagrado na correspondência de Pedro Damiano (1041-1072)

Descrição: Desde que Augustin Fliche postulou a existência de um programa reformador pontifício em sua obra La Réforme Grégorienne, as abordagens historiográficas têm caminhado para fixar em um movimento único e coeso as diversas iniciativas reformadoras do século XI. De acordo com essa perspectiva historiográfica, as diferentes gerações que, após o papado de Leão IX, dirigiram a Sé romana estavam todas empenhadas na concretização de um projeto comum de moralização do clero e sua liberação da tutela laica. Portanto, parece promisso o retorno a pesquisa da correspondência de Pedro Damiano visto que os estudos sobre a contribuição de Damiano aos movimentos reformadores do século XI estiveram condicionados por esta perspectiva do programa reformador . Religioso de grande autoridade espiritual, Pedro Damiano envolveu-se nos debates sobre as ações reformadoras desde suas primeiras epístolas (1041-1043), acompanhando e, em boa medida, orientando iniciativas locais de renovação moral. Autor de uma vasta produção escrita, Pedro Damiano altera significativamente seu entendimento sobre os objetivos e significados das ações reformadoras conduzidas pela liderança imperial, pelo pontífice romano ou mesmo por grupos clericais estabelecidos em pequenas comunidades próximas a Fonte Avellana. Dessa maneira, se atribuirmos a Pedro Damiano o mesmo papel diplomático-conciliador durante toda sua trajetória eclesiástica restringiremos sua colaboração teológico-política a um momento muito preciso de sua atuação enquanto legado papal. Considerando que a reforma eclesiástica do século XI foi composta por várias iniciativas reformadoras, vindas dos mais diversos ambientes, parece plausível investigar se todos os chamados à reforma pretendiam abolir a interferência laica na vida da Igreja. Ao que tudo indica, essas iniciativas reformadoras convergem para a construção de espaços privilegiados de intervenção clerical, através da sacralização do patrimônio material-simbólico das igrejas. Devido a isso,.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Claudia Regina Bovo - Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 9
2002 - 2004
Filiação, vassalagem e matrimônio no Tristan de Béroul (século XII)

Descrição: O estudo do parentesco medieval abrange um conjunto de relações sociais que precisam ser definidas e compreendidas como agentes na reprodução do sistema feudal. As relações consangüíneas e de afinidade têm um importante papel não só como expressões da vida doméstica medieval, mas como elementos de sustentação do poder feudal. Estas relações além de delimitarem as bases da supremacia social da aristocracia laica, também definiram sua identidade sócio-cultural. Desta forma, privilegiamos a análise do documento vernáculo conhecido como Tristan de Béroul para apreendermos as representações da estrutura de parentesco veiculadas por este discurso laico, que foi transcrito da oralidade durante o século XII. A narrativa de Béroul nos apresenta uma monarquia combalida frente aos desmandos dos senhores feudais, uma relação consangüínea preterida em favor das relações artificiais de parentesco e finalmente, um modelo de matrimônio irreverente que escapa às pretensões sacramentais da Igreja, desviando-se também da orientação matrimonial laica. Nesta perspectiva, nosso objetivo é buscar nas relações entre Tristão, Isolda, o rei Marcos e os barões traidores as possibilidades de representação da linhagem, as especificidades da relação tio sobrinho e das relações de dependência e solidariedade feudais. Estas relações artificiais adquiriram maior profundidade com o advento da reforma eclesiástica e a conseqüente interferência da Igreja na regulamentação das relações sociais, tornando-se juntamente com o matrimônio importantes vetores da caritas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Claudia Regina Bovo - Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 14
1999 - 2001
O Romance de Tristão e Isolda: permanências e rupturas na estrutura de parentesco medieval

Descrição: Estudar as relações de parentesco na sociedade medieval, especificamente nos séculos feudais, vai ao encontro de tratar um dos seus problemas essenciais: as relações que uniram os homens entre si e a atualização dos vínculos de sujeição. Delimitar os laços de aliança nos permite perceber a maneira como se organizaram as articulações dos grupos aristocráticos e suas relações com a Igreja, por conseqüência, reconstruir a própria hierarquia social e sua dinâmica de reprodução ao longo dos séculos XI, XII e XIII. O uso da literatura vernácula como fonte possibilita a investigação de hesitações e opiniões que escapam às normas produzidas pela Igreja, pois, como afirma Anita Guerreau-Jalabert, as línguas vulgares estão ligadas por uma relação direta com o sistema de termos realmente utilizados no período de composição dos textos, o que não se aplica às terminologias latinas, que repousam essencialmente sobre uma herança lingüística transmitida pelo período anterior de uso sábio, própria de um pequeno número de pessoas . A literatura onde se situa o roman de Tristão e Isolda encontra-se fortemente influenciada pelo movimento político-cultural da Reforma Papal e pela política senhorial, fornecendo-nos, assim, aspectos importantes para a caracterização dos comportamentos ideais vinculados aos grupos aristocráticos. O nosso objetivo é apresentar o roman de Tristão e Isolda sob a perspectiva de uma nova interpretação, que levando em conta o sistema de alianças políticas e matrimoniais, apresente o aparecimento de novos desígnios sobre o sistema de parentesco medieval. Analisar o desenvolvimento da relação amorosa entre Tristão e Isolda, nos permite verificar sobre quais estruturas matrimonias se configurou a união de ambos, e até que ponto o padrão valorizado pelo roman corresponde aos modelos matrimoniais existentes no século XII..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Claudia Regina Bovo - Coordenador.
Financiador(es): Programa de Educação Tutorial - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 6


Projetos de desenvolvimento


2011 - 2012
PIBID - Programa de Iniciação à Docência

Descrição: O PIBID para o Curso de Licenciatura em História, do Campus Cuiabá/UFMT, tem como meta atender aos objetivos institucionais que constam do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI), da UFMT, como ampliar a articulação com a sociedade e contribuir com o desenvolvimento regional, melhorar a qualidade do ensino de graduação, garantir a formação de profissionais habilitados para o ensino de História no Ensino Médio e garantir a participação de estudantes em ações acadêmicas e sócio-culturais locais e nacionais. O presente subprojeto se vincula às diretrizes do PIBID-UFMT 2011 à medida que toma como eixos norteadores os mesmos apresentados no Projeto Institucional da UFMT, quais sejam: 1. a avaliação processual como instrumento de reflexão e transformação da ação pedagógica; 2. a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade no trato com o conhecimento e com as atividades escolares. A História, enquanto área do conhecimento que lida com a investigação das práticas humanas no tempo, visando construir uma compreensão coerente das sociedades a partir de problemáticas suscitadas pelo presente histórico, pode colaborar significativamente para a efetivação de atividades interdisciplinares e transdisciplinares, pois lida com a desnaturalização e problematização dos acontecimentos, buscando determinar sua historicidade. Apesar do princípio da interdisciplinaridade integrar as propostas oficiais de organização curricular do Ensino Médio desde as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNEM), do parecer CEB/CNE n 15/98 e da divulgação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNEM e PCN+), as discussões e experiências sobre sua efetivação ainda são bastante incipientes, tanto no âmbito da educação básica quanto nos cursos de licenciatura responsáveis pela formação de professores. Desta maneira, ao promover o exercício da problematização da vida social, a história pode contribuir para ao princípio da interdisciplinaridade, pois a partir de interações e negações recíprocas, a.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Claudia Regina Bovo - Coordenador / Ana Maria Marques - Integrante / Renilson Rosa Ribeiro - Integrante / Nayara Bianca Serra Varella - Integrante / Ester Goulart Borges Abdalla - Integrante / Clauderize Karla de Oliveira Magalhães - Integrante / Emanuelle Maria Menezes de Souza - Integrante / Andreison Vieira Vianna - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 6


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Revista EAD Claretiano
2013 - Atual
Periódico: Territórios e Fronteiras (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Latim
Compreende PoucoLê Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2000
Menção Honrosa, Congresso de Iniciação Científica da Unesp.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BOVO, C. R.2013 BOVO, C. R. . O combate à simonia na correspondência de Pedro Damiano: uma retórica reformadora do século XI?. Anos 90 (Online) (Porto Alegre), v. 20, p. 75-101, 2013.

2.
BOVO, C. R.2013BOVO, C. R. ; SILVA, C. G. ; AMARAL, F. . Do verso à prosa: o potencial histórico dos romances de cavalaria (séculos XII-XIV). História e Cultura, v. 02, p. 402-429, 2013.

3.
RIBEIRO, R. R.2013RIBEIRO, R. R. ; BOVO, C. R. . A Promoção da Educação História na escola: os desafios da avaliação diagnóstica em História. Revista História Hoje, v. 02, p. 315-338, 2013.

4.
BOVO, C. R.2011 BOVO, C. R. . Santo, Doutor e Reformador? As várias faces de Pedro Damiano na historiografia oitocentista. Revista Signum, v. 12, p. 53-69, 2011.

5.
BOVO, C. R.2011 BOVO, C. R. . Entre a Sé Romana e o Império Germânico: os significados da reforma eclesiástica na correspondência de Pedro Damiano (1043-1065). Veredas da História, v. 1, p. 17, 2011.

6.
BOVO, C. R.2010 BOVO, C. R. . Os caminhos da sociabilidade feudal: a espiritualização das relações de parentesco no Tristan de Béroul (século XII). Territórios e Fronteiras (UFMT. Impresso), v. 3, p. 01-34, 2010.

7.
BOVO, C. R.2005BOVO, C. R. . Felonia e proeza: a soberba e a inveja no universo moral do Tristan de Béroul. Emblemas (UFG. Catalão), Catalão - Goiás, v. 1, p. 21-26, 2005.

8.
BOVO, C. R.2002BOVO, C. R. . As vozes literárias na Idade Média. Brathair (Rio de Janeiro), n.02, 2002.

9.
BOVO, C. R.2000BOVO, C. R. . O sentimento amoroso em Tristão e Isolda: Ligações e rupturas na estrutura de parentesco medieval. Revista de Iniciação Científica (São Paulo), São Paulo, v. 02, p. 535-541, 2000.

10.
BOVO, C. R.2000BOVO, C. R. . A influência do cristianismo medieval na carta de Pero Vaz de Caminha. Ensaios de História (Franca), FHDSS/ UNESP - Franca, v. 5, n.1/2, p. 25-31, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BOVO, C. R. . O romance de Tristão e Isolda: permanências e rupturas na estrutura de parentesco medieval. 01. ed. Franca: FHDSS/UNESP, 2003. v. 1. 108p .

Capítulos de livros publicados
1.
BOVO, C. R. . Vitae et Regulae: a tradição eremítica nas hagiografias de Fonte Avellana (1040-1080). In: Dirceu Marchini Neto; Renata Cristina de Sousa Nascimento. (Org.). A Idade Média: entre a história e a historiografia. Goiânia: Ed. da PUC-Goiás, 2012, v. , p. 177-204.

2.
BOVO, C. R. . A relação entre Tristan e o rei Marc: indícios do parentesco artificial no Tristan de Béroul. In: João Lupi; arno Dal Ri Júnior. (Org.). Humanismo Medieval. Ijuí: Unijuí, 2005, v. 1, p. 129-136.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BOVO, C. R. ; RIBEIRO, R. R. . A promoção da educação histórica no ensino médio: os desafios da avaliação diagnóstica em História. In: VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e III Encontro Internacional de Ensino de História, 2012, Campinas. Anais do ... Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2012. v. 1. p. 01-20.

2.
BOVO, C. R. . De santo à doutor da Igreja: as versões sobre Pedro Damiano na historiografia do final do século XIX. In: XXVI Simpósio Nacional de História da ANPUH 50 anos, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo: ANPUH, 2011.

3.
BOVO, C. R. . Da "epistola" ao "opusculum": a trajetória tipológica da correspondência de Pedro Damiano. In: VIII Encontro Internacional de Estudos Medievais, 2011, Vitória. Anais do VIII Encontro Internacional de Estudos Medievais: as múltiplas expressões da Idade Média. Cuiabá: ABREM, 2011. v. 01. p. 217-224.

4.
BOVO, C. R. . Renovação moral e estruturação dos espaços de intervenção clerical na correspondência de Pedro Damiano. In: VI Encontro Regional de História da ANPUH-MT e I Simpósio Internacional de História Territórios e Fronteiras, 2010, Cuiabá. Anais do VI Encontro Regional de História da ANPUH e I Simpósio Internacional de História Territórios e Fronteiras, 2010. v. 01. p. 48-59.

5.
BOVO, C. R. . Intimidade e poder: as representações do parentesco espiritual no Tristan de Béroul. In: XVIII Encontro Regional de História - ANPUH, 2006, Assis. Anais do XVIII Encontro Reginonal de História - ANPUH SP, 2006.

6.
BOVO, C. R. . Os caminhos da consanguinidade: as estratégias da linhagem no Tristan de Béroul. In: V Encontro Internacional de Estudos Medievais, 2003, Salvador. Anais do V Encontro Internacional de Estudos Medievais.. Salvador: Quarteto, 2003. p. 251.

7.
BOVO, C. R. . A relação entre Tristan e o rei Marc: Indícios do parentesco artificial no Tristan de Béroul. In: III Ciclo de Estudos Medievais: o humanismo medieval, 2002, Florianópolis. Anais do III Ciclo de Estudos Medievais, 2002.

8.
BOVO, C. R. . As relações de parentesc artificial no Tristan de Béroul. In: Poderes e Representações, 2002, Franca. Anais do XVI Encontro Regional de História - ANPUH, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BOVO, C. R. . As produções hagiográficas Damianenses: as estratégias de institucionalização da ermida de Santa Cruz de Fonte Avellana. In: II Colóquio Internacional de Estudos Medievais - Práticas discursivas e literárias, 2013, Goiânia. Caderno de Resumos do II Colóquio Internacional de Estudos Medievais - Práticas discursivas e literárias, 2013. p. 22-23.

2.
BOVO, C. R. . O combate à simonia entre os eremitas do século XI: uma retórica reformadora?. In: XIII Simpósio Nacional da ABHR, 2012, São Luis do Maranhão. Caderno de Resumos do XIII Simpósio Nacional da ABHR. São Luis do Maranhão: EdUFMA, 2012. v. 01.

3.
BOVO, C. R. . Vitae et regulae: a tradição eremítica nas hagiografia de Fonte Avellana (1040-1080)2. In: I Colóquio Internacional de Estudos Medievais e I Encontro do GEPEM - Entre a História e a historiografia, 2011, Goiania. Caderno de Resumos do I Colóquio Internacional de Estudos Medievais e I Encontro do GEPEM - Entre a História e a historiografia. Goiania: PUC GO, 2011.

4.
BOVO, C. R. . Da norma ao exemplo: a construção da autoridade espiritual de Fonte Avellana na obra de Pedro Damiano. In: I Encontro Regional da ABREM Centro Oeste, 2010, Cuiabá. Caderno de Resumos do I Encontro Regional da ABREM Centro Oeste, 2010. v. 01. p. 08-08.

5.
BOVO, C. R. . Refloreat Disciplina: a missão de renovação moral de Pedro Damiano (1041-1072). In: III Congreso Internacional de Estudios Medievales, 2010, Mendoza. Caderno de Resumos do III Congreso de Estudios Medievales, 2010. v. 01.

6.
BOVO, C. R. . Da Epistola ao Opusculum: a tragetória tipológica da correspondência de Pedro Damiano. In: VIII Encontro Internacional de Estudos Medievais - ABREM, 2009, Vitória. Caderno de Resumos do VIII Encontro Internacional de Estudos Medievais - ABREM. Vitória, 2009. p. 40-40.

7.
BOVO, C. R. . O Lugar da ecclesia no opúsculo "Dominus Vobiscum" de Pedro Damiano. In: XIX Encontro Regional de História - ANPUH SP, 2008, São Paulo. Caderno de Resumos do XIX Encontro Regional de História - Poder, exclusão e violência. São Paulo, 2008. p. 137-137.

8.
BOVO, C. R. . Os primórdios da reforma gregoriana na correspondência de Pedro Damião. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo. Cadernos de Resumos do XXIV Simpósio Nacional de História, 2007.

9.
BOVO, C. R. . Felonia e proeza: a soberba e a inveja no universo moral do Tristande Béroul. In: Seminário Internacional Os Pecados Capitais na Idade Média, 2004, Porto Alegre. www.pecapi.com.br, 2004.

10.
BOVO, C. R. . Os caminhos da consanguinidade: as estratégias da linhagem no Tristan de Béroul. In: V Encontro Internacional de Estudos Medievais, 2003, Salvador. Caderno de Resumos do V EIEM, 2003.

11.
BOVO, C. R. . O parentesco artificial no Tristan de Béroul. In: Anpuh - Encontro Reginal de História/SP, 2002, Franca. caderno de resumos do XVI Encontro Reginal de História da Anpuh, 2002.

12.
BOVO, C. R. . O romance de Tristão e Isolda: Investidas na estrutura de parentesco medieval. In: 53ª Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador. Anais da 53ª Reunião Anual da SBPC, 2001.

13.
BOVO, C. R. . Permanências e rupturas na estrutura de parentesco medieval a partir do sentimento amoroso de Tristão e Isolda. In: XIII Congresso de Iniciação Cientifica da Unesp, 2001, Bauru. Livro de Resumos do XIII Congresso de Iniciação Cientifica da Unesp. São Paulo: Unesp, 2001. p. 137.

14.
BOVO, C. R. . O sentimento amoroso de Tristão e Isolda: ligações e rupturas na estrutura de parentesco medieval. In: XII Congresso de Iniciação Cientifica da Unesp, 2000, São José do Rio Preto. Livro de Resumos do XII Congresso de Iniciação Cientifica da Unesp. São Paulo: Unesp, 2000. p. 105.

15.
BOVO, C. R. . Serviço de extenção a comunidade: uma experiência no ensino de história. In: V Jornada de Iniciação Cientifica de Franca, 2000, Franca. Caderno de Resumos da V Jornada de Iniciação Científica. Franca: FHDSS, 2000. p. 14-15.

16.
BOVO, C. R. . A trajetória da produção historiográfica nos Anais da SBPC entre 1980 e 1992. In: XIII Semana de História de Franca, 2000, Franca. Caderno de Resumos da XIII Semana de História de Franca, 2000.

17.
MARTINEZ, M. E. A. ; BOVO, C. R. ; PINHEIRO, R. A. B. . A trajetória da produção historiográfica nos anais da SBPC entre 1980 e 1992. In: XIII Semana de História, 2000, Franca. Caderno de Resumos da XIII Semana de história, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
BOVO, C. R. . As representações do sagrado nas epístolas Avelanitas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BOVO, C. R. . A evolução patrimonial de Fonte Avellana e as estratégias de institucionalização do eremitismo no Regnum Italicum. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BOVO, C. R. . Tipologia Epistolar e redes de poder na correspondência de Pedro Damiano (. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BOVO, C. R. . A epistolografia de Pedro Damiano: vetor de comunicação e vinculação política da segunda metade do século XI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BOVO, C. R. . As produções hagiográficas Damianenses: as estratégias de institucionalização da ermida de Santa Cruz de Fonte Avellana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BOVO, C. R. . As disputas doutrinais em torno do combate à simonia no epistolário de Pedro Damiano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BOVO, C. R. . O POTENCIAL HISTÓRICO DOS ROMANCES DE CAVALARIA: EDUCAÇÃO E ENTRETENIMENTO NO TRISTAN DE BÉROUL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BOVO, C. R. . Cella spiritualis exercicii mirabilis officina: a sacralização dos espaços de vida eremíticos de Fonte Avellana (1040-1090). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BOVO, C. R. . Pedro Damiano em busca da renovatio cristã. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BOVO, C. R. . Um novo ensino de História. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BOVO, C. R. ; RIBEIRO, R. R. ; SOUZA, E. M. M. ; MAGALHÃES, C. K. O. . Avaliação Diagnóstica em História: um modelo para a Avaliação do Ensino de História na Educação Básica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BOVO, C. R. ; VARELLA, N. B. S. ; ABDALLA, E. G. B. . O interesse em aprender História no Ensino Médio: uma experiência na Escola Raimundo Pinheiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BOVO, C. R. . A epistolografia Medieval - experiências de pesquisa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
BOVO, C. R. . Vitae et regulae: a tradição eremítica nas hagiografia de Fonte Avellana (1040-1080). 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
BOVO, C. R. ; RIBEIRO, R. R. ; ABDALLA, E. G. B. ; VARELLA, N. B. S. ; SOUZA, E. M. M. . O currículo de História no Ensino Médio: dimensões da teoria e da prática docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BOVO, C. R. ; RIBEIRO, R. R. ; ABDALLA, E. G. B. ; SOUZA, E. M. M. ; VARELLA, N. B. S. . Os Pibidianos e as artes do fazer histórico: oficinas de leitura, interpretação e escrita. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BOVO, C. R. . Da norma ao exemplo: a construção da autoridade espiritual de Fonte Avellana na obra de Pedro Damiano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BOVO, C. R. . Renovação moral e estruturação dos espaços de intervenção clerical na correspondência de Pedro Damiano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BOVO, C. R. . Refloreat Disciplina: a missão de renovação moral de Pedro Damiano (1041-1072). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BOVO, C. R. . Mesa Redonda - Territórios e Temporalidades na Idade Média. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
BOVO, C. R. . Da Epistola ao Opusculum: a tragetória tipológica da correspondência de Pedro Damiano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
BOVO, C. R. . Ensino a Distância: uma experiência na licenciatura em História. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
BOVO, C. R. . O lugar da ecclesia no opúsculo 'Dominus Vobiscum' de Pedro Damiano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
BOVO, C. R. . A Idade Média produzida no Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
BOVO, C. R. . Da lógica à moral - o caminho da individuação do homem em Pedro Abelardo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
RUST, L. D. ; COELHO, M. F. ; BOVO, C. R. . Pósfacio. Cuiabá, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

2.
BOVO, C. R. ; CRUZ, M. S. ; RUST, L. D. . Anais Eletrônicos do IX Encontro Internacional de Estudos Medievais. Cuiabá: ABREM, 2011 (Organização de Anais).

3.
BOVO, C. R. ; ALVES, L. F. ; CARVALHO, E. B. ; CRUZ, M. S. ; GUIMARÃES, T. M. P. ; Marques, A. M. ; PAES FILHO, F. F. ; RUST, L. D. . Anais Eletrônicos do VI Encontro Regional de História da ANPUH-MT História, Natureza e Fronteiras e I Simpósio internacional de História Territórios e Fronteiras . Cuiabá: ANPUH-MT, 2010 (Organização de Anais).

4.
BOVO, C. R. . FERES JR., João. A História do conceito de Latin AMerica nos Estados Unidos.. Porto Alegre: Revista Anos 90. Revista do Programa de Pós-graduação em História/UFRGS, 2009 (Resenha).

5.
BOVO, C. R. . LAUWERS, Michel. Saint-Victor de Marselha no final do século XI: um eco de polêmicas antigas?In: ZERNER, Monique. Inventar a heresia? Discursos polêmicos e poderes antes da Inquisição.. Campinas: Ed. da Unicamp, 2009. (Tradução/Livro).

6.
BOVO, C. R. . LAUWERS, Michel. Os sufrágios dos vivos beneficiam os mortos? História de um tema polêmico. In: ZERNER. Monique. Inventar a heresia? Discursos polêmicos e poderes antes da inquisição. Campinas: Ed. da Unicamp, 2009. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BOVO, C. R. . Parecerista ad hoc para Revista História da Historiografia (UFOP/UNIRIO). 2013.

2.
BOVO, C. R. . Parecerista ad hoc Revista Signum. 2012.

3.
BOVO, C. R. . Parecerista ad hoc para Revista História da Historiografia (UFOP/UNIRIO). 2011.

4.
BOVO, C. R. ; RODRIGUES, C. M. ; PAES FILHO, F. F. . Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em História do PARFOR. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
BOVO, C. R. . Pedro Damiano e a sacralização da vida monástica,. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
BOVO, C. R. ; CRUZ, M. S. ; PAES FILHO, F. F. ; RUST, L. D. . Idade Média no Cinema. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BOVO, C. R. ; RUST, L. D. ; CRUZ, M. S. ; PAES FILHO, F. F. . Igreja e Poder no Medievo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BOVO, C. R. . História Medieval I. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

5.
BOVO, C. R. . História Medieval II. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

6.
BOVO, C. R. . Vídeo-aula de História Medieval I. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional).

7.
Lopes, R. T. D. ; Silva, H. M. G. ; BOVO, C. R. . As relações necessárias entre museu e a escola. In: SILVA, H. M. G; LOPES, R. T. D. Fundamentos do Ensino de história e geografia II. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

8.
DURAN, M. R. C. ; BOVO, C. R. . A Educação na Idade Média. In: DURAN, M. R. C. História da Educação I. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

9.
BOVO, C. R. . Vídeo-aula de História da Educação I. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material instrucional).

10.
BOVO, C. R. . Vídeo-aula de História da Educação II. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materia instrucional).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BOVO, C. R.; CRUZ, M. S.; CARVALHO, M. M.. Participação em banca de Eduardo Silva Leite. O casamento nas epístolas de São Jerônimo. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História - PPGHIS/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
BOVO, C. R.; RIBEIRO, R. R.; OLIVEIRA, C. E.. Participação em banca de Agnaldo Fernandes da Silva. Seminário Episcopal da Conceição: construção, usos e ressignificações de um espaço de Memória (Cuiabá - séculos XIX e XX). 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História - PPGHIS/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Qualificações de Mestrado
1.
BOVO, C. R.; GOMES, C. T. A. C.; RIBEIRO, R. R.. Participação em banca de Marina Duque Coutinho. A invenção dos lugares de memória de Cuiabá: o IPHAN e as demandas e políticas de conservação do patrimônio histórico (Mato Grosso, 1960-2010). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História - PPGHIS/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
BOVO, C. R.; CRUZ, M. S.; CARVALHO, M. M.. Participação em banca de Eduardo Silva Leite. O casamento nas epístolas de São Jerônimo. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História - PPGHIS/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DEGAN, A.; BOVO, C. R.; DANTAS, S. M.. Participação em banca de Brunno Silva Martins.O Cão e as sombras: análise da relação entre filosofia e Luciano de Samósata a partir da obra Diálogos dos mortos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

2.
DEGAN, A.; BOVO, C. R.; COSTA, R. F.. Participação em banca de Larissa Gabriele Oliveira Nogueira.O Princeps perfeito nos escritos de Lucius Sêneca. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

3.
RUST, L. D.; BOVO, C. R.; CRUZ, M. S.. Participação em banca de Kelly Lohnhoff de Souza.Um rei abatido por vingança divina: os limites da clericalização da morte no reino anglo-normando do século XII.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

4.
BOVO, C. R.; CRUZ, M. S.; PENA, J. X.. Participação em banca de Eduardo da Silva Leite.O casamento nas epístolas de São Jerônimo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

5.
BOVO, C. R.; CRUZ, M. S.; RUST, L. D.. Participação em banca de Joabson Xavier Pena."O umbigo do mundo": as representações da cidade de Jerusalém na Antiguidade Clássica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

6.
BOVO, C. R.; CRUZ, M. S.; PAES FILHO, F. F.. Participação em banca de Gislaine Mara Amador.A mulher e o corpo feminino: representações, influências e condutas na Antiguidade Tardia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

7.
BOVO, C. R.. Participação em banca de Aline Rosa Michieleto e Marcela Cristina Silva.Autonomia do gestor escolar: desafio e conflito. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

8.
BOVO, C. R.. Participação em banca de Ana Paula feltran, Andréa Castro Silva e Vera de Souza.A aprendizagem e a escrita. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

9.
BOVO, C. R.. Participação em banca de Juliana Cunha de Melo.Procura-se qualidade de ensino: investigação do papel do gestor escolar nas instituições de ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

10.
BOVO, C. R.. Participação em banca de Anelisa da Silva, Josiane da Silva Alves e Jurema Giraldi.Projetos pedagógicos: experiências contextualizadas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

11.
BOVO, C. R.. Participação em banca de Maria Eusa Ribeiro Rocha.A formação continuada do professor. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

12.
BOVO, C. R.. Participação em banca de Valquiria Oliveira SIlva Batista.A importância da leitura para o desenvolvimento da escrita. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

13.
BOVO, C. R.. Participação em banca de Carlos Donizeti dos Santos.A internet como ferramenta educativa no ensino fundamental da rede pública. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

14.
BOVO, C. R.. Participação em banca de Cristiane de Oliveira, Flávia Castro e Sergio Cardoso.Projeto político pedagógico: do ideal para o real. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

15.
BOVO, C. R.. Participação em banca de Luciane Alessandra de Campos Camargo Guimarães.A formação continuada do professor através do ensino a distância. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

16.
BOVO, C. R.. Participação em banca de Maria Aparecida Ribeito de Almeida e Marinalva Fonseca.A degradação e a desvalorização do profissional docente nas últimas décadas: um estudo de caso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

17.
BOVO, C. R.. Participação em banca de Andréia Spadini Vilela de Andrade.O papel do profissional guia de turismo no mercado de trabalho. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade de Franca.

18.
BOVO, C. R.. Participação em banca de Andréia Cristina Silvério Chad, Dina Maria Pereira e Regina.O que é inclusão? Informações para resolução de um problema. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

19.
BOVO, C. R.. Participação em banca de Angela Ferronato, Eliana Carnielli e Fenanda Amoroso.A administração escolar como elemento catalisador da inclusão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

20.
BOVO, C. R.. Participação em banca de Carla Lima, Paulo da Silva e Rosana Orasmo.Inclusão digital para docentes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

21.
BOVO, C. R.. Participação em banca de Cibele Cristina de Toledo e Mercedes Aparecida dos Santos.Vinícius de Moraes no contexto escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

22.
BOVO, C. R.. Participação em banca de Cristiane Celestino, Edmara Machado e Marisa Gomes.A construção do saber docente. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

23.
BOVO, C. R.. Participação em banca de Deisi Aparecida Rios Luccas e Luziane Moreira Cavalca.Hierarquia e interação na administração escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BOVO, C. R.; RIBEIRO, R. R.; GOMES, C. T. A. C.. Professor Substituto do Departamento de História ICHS/UFMT/Cuiabá. 2012. Universidade Federal de Mato Grosso.

Outras participações
1.
BOVO, C. R.; Marques, A. M.; CRUZ, M. S.; RIBEIRO, R. R.. Processo seletivo do mestrado em História da UFMT. 2012. Universidade Federal de Mato Grosso.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Internacional Ordens religiosas na Idade Média. A evolução patrimonial de Fonte Avellana e as estratégias de institucionalização do eremitismo no Regnum Italicum. 2014. (Congresso).

2.
III Encontro ABREM Centro-Oeste e I Seminário Internacional de História Medieval - História, Política e Poder. As representações do sagrado nas epístolas Avelanitas. 2014. (Congresso).

3.
Colóquio Internacional Epistolário Político IV: Cartas e redes.Tipologia Epistolar e redes de poder na correspondência de Pedro Damiano. 2014. (Outra).

4.
II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS MEDIEVAIS PUC-GO/UFG: PRÁTICAS DISCURSIVAS E LITERÁRIAS: AS MANEIRAS DE SE ESCREVER A HISTÓRIA NO MUNDO ANTIGO E MEDIEVAL. As produções hagiográficas Damianenses: as estratégias de institucionalização da ermida de Santa Cruz de Fonte Avellana. 2013. (Congresso).

5.
COLÓQUIO DE HISTÓRIA MEDIEVAL. A epistolografia de Pedro Damiano: vetor de comunicação e vinculação política da segunda metade do século XI. 2013. (Congresso).

6.
JORNADA DE ESTUDOS MEDIEVAIS.O potencial histórico dos Romans de cavalaria: educação e entretenimento no Tristão de Béroul. 2013. (Simpósio).

7.
I Encontro Nacional do Vivarium: olhares sobre a Antiguidade e Idade Média.Cella spiritualis exercicii mirabilis officina: a sacralização dos espaços de vida eremíticos de Fonte Avellana (1040-1090). 2013. (Encontro).

8.
VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e III Encontro Internacional de Ensino de História. A promoção da educação histórica no ensino médio: os desafios da avaliação diagnóstica em História. 2012. (Congresso).

9.
IV Seminário Integrador do PIBID e II Seminário do Programa Tutoria.O interesse em aprender História no Ensino Médio: uma experiência na Escola Raimundo Pinheiro. 2012. (Seminário).

10.
XIII Simpósio Nacional da ABHR.O combate à simonia entre os eremitas do século XI: uma retórica reformadora?. 2012. (Simpósio).

11.
V Encontro Regional dos Estudantes de História - Centro Oeste e Triângulo Mineiro.Um novo ensino de História. 2012. (Encontro).

12.
I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS MEDIEVAIS E I ENCONTRO DO GEPEM (GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO MEDIEVO) DA PUC-GO - ENTRE A HISTÓRIA E A HISTORIOGRAFIA. Vitae et regulae: a tradição eremítica nas hagiografia de Fonte Avellana (1040-1080). 2011. (Congresso).

13.
II Semana Acadêmica da Universidade Federal de Mato Grosso. Os Pibidianos e as artes do fazer histórico: oficinas de leitura, interpretação e escrita. 2011. (Congresso).

14.
IX Encontro Internacional de Estudos Medievais - o ofício do Medievalista.A epistolografia Medieval - experiências de pesquisa. 2011. (Encontro).

15.
I Fórum das Licenciaturas. 2011. (Outra).

16.
III Congreso Internacional de Estudios Medievales. Refloreat Disciplina: a missão de renovação moral de Pedro Damiano (1041-1072). 2010. (Congresso).

17.
VI Encontro Regional de História da ANPUH-MT e I Simpósio Internacional de História Territórios e Fronteiras.Renovação moral e estruturação dos espaços de intervenção clerical na correspondência de Pedro Damiano. 2010. (Encontro).

18.
I Encontro Regional da ABREM Centro Oeste.Da norma ao exemplo: a construção da autoridade espiritual de Fonte Avellana na obra de Pedro Damiano. 2010. (Encontro).

19.
VIII Encontro Internacional de Estudos Medievais. Da Epistola ao Opusculum: a tragetória tipológica da correspondência de Pedro Damiano. 2009. (Congresso).

20.
I Seminário de Ensino e Pesquisa em História: 30 anos de História.O ensino de história em Mato Grosso. 2009. (Seminário).

21.
VII Encontro de História Oral do Centro Oeste e Amazônia - História, trabalho e migrações.Ensino de História, identidade e memória. 2009. (Encontro).

22.
XIX Encontro Regional de História - ANPUH SP.O lugar da ecclesia no opúsculo 'Dominus Vobiscum' de Pedro Damiano. 2008. (Encontro).

23.
Colóquio Internacional de História Medieval e Ciência Humanas: Por que estudar a Idade Média no século XXI?. 2008. (Outra).

24.
XXIV Simpósio Nacional de História "história e Multidisciplinaridade: Territórios e deslocamentos".Os primórdios da reforma gregoriana na correspondência de Pedro Damiano (1040-1049). 2007. (Simpósio).

25.
XXIII Universitat d'Estiu de Gandia "Territoris. Pais Valencià". 2006. (Congresso).

26.
Seminário Multidisciplinar Gênero, narrativa e autoridade.Debatedor - A invenção da nação Munduruku nas crônicas franciscanas do início do século XX. 2006. (Seminário).

27.
Seminário Multidisciplinar Fórmulas e Gêneros Narrativos.Debate sobre a Suma Teológica de Tomas de Aquino. 2005. (Seminário).

28.
Seminário Internacional Os pecados capitais na Idade Média.Seminário Internacional Os pecados capitais na Idade Média. 2004. (Seminário).

29.
Seminário Continuidade e Ruptura - A tradição Latina entre Antiguidade e Idade Média.Debatedor - As palavras, os conceitos e as coisas: sobre a teoria dos signos em OCKHAM. 2004. (Seminário).

30.
V Encontro Internacional de Estudos Medievais.V Encontro Internacional de Estudos Medievais. 2003. (Encontro).

31.
Le Moyen Age vu d'ailleors II: historiografie et recherches actuelles. 2003. (Encontro).

32.
A Monarquia e o Sagrado durante a Idade Média. 2003. (Outra).

33.
A Idade Média no Cinema. 2002. (Seminário).

34.
Poderes e Representações.As relações de parentesco artificial no Tristan de Béroul. 2002. (Encontro).

35.
O Humanismo Medieval.A relação entre Tristan e o rei Marc: indícios do parentesco artificial no Tristan de Béroul. 2002. (Encontro).

36.
II Ciclo de Estudos PET. 2002. (Outra).

37.
XIII Congresso de Iniciação Cientifica da Uneps. XIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. 2001. (Congresso).

38.
53ª Reunião Anual da SBPC. O romance de Tristão e Isolda: investidas na estrutura de parentesco medieval. 2001. (Congresso).

39.
Seminários de Metodologia: História e Método. 2001. (Seminário).

40.
I Semana do Historiador. 2001. (Encontro).

41.
As relações entre o Homem e o Tempo. 2001. (Outra).

42.
I Ciclo de Estudos PET. 2001. (Outra).

43.
XII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. O sentimento amoroso de Tristão e Isolda: ligações e rupturas na estrutura de parentesco medieval. 2000. (Congresso).

44.
A Idade Média das Minorias. 2000. (Seminário).

45.
V Jornada de Iniciação Cientifica de Franca.Serviço de estensão à comunidade; uma experiência no ensino de história. 2000. (Outra).

46.
XIII Semana de História.A trajetória da produção historiográfica nos anais da SBPC 1980 a 1992. 2000. (Outra).

47.
Saber e Poder na Idade Média. 2000. (Outra).

48.
1999: a História explica?. 1999. (Outra).

49.
XII Semana de História. 1998. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BOVO, C. R. ; DEGAN, A. . I Encontro do Vivarium Sudeste - Cristianismos Dissidentes. 2013. (Congresso).

2.
BOVO, C. R. ; RIBEIRO, R. R. ; SILVA, E. C. ; BITTENCOURT, S. M. ; COVEZZI, M. ; JESUS, R. M. ; OLIVEIRA, M. R. A. ; SILVA, A. D. ; THEOBALDO, M. C. . I Seminário das Licenciaturas do Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Conhecimento e Ensino na Contemporaneidade. 2012. (Congresso).

3.
BOVO, C. R. ; CRUZ, M. S. ; PAES FILHO, F. F. ; RUST, L. D. . IX Encontro Internacional dos Estudos Medievais. 2011. (Congresso).

4.
BOVO, C. R. . VI Encontro Regional de História da ANPUH-MT e I Simpósio Internacional de História Territórios e Fronteiras. 2010. (Congresso).

5.
BOVO, C. R. ; CRUZ, M. S. ; PAES FILHO, F. F. ; RUST, L. D. . I Encontro Regional da ABREM Centro Oeste. 2010. (Congresso).

6.
BOVO, C. R. ; CRUZ, M. S. ; PAES FILHO, F. F. ; RUST, L. D. . II Colóquio Internacional Territórios e Fronteiras - Territórios e identidades no mundo medieval. 2010. (Outro).

7.
BOVO, C. R. . I Seminário de Ensino e Pesquisa em História: 30 anos de História. 2009. (Outro).

8.
ALMEIDA, N. B. ; BOVO, C. R. . A medievística Germanica como interface da literatura e da História. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mariana Fernandes. A institucionalização do eremitismo avelanita: ascetismo e combate à simonia na Vita Romualdi de Pedro Damiano (1042). Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. (Orientador).

2.
Daniela Rodrigues Helmo. Os debates historiográficos em torno do "Renascimento do Século XII". Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. (Orientador).

3.
Amanda Rosa Silva. TRISTÃO E ISOLDA: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO SENHORIAL NO MEDIEVO. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Dyego Dias de Oliveira. A formação da cavalaria medieval: da historiografia ao romance arturiano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Claudia Regina Bovo.

2.
Graciella Falbo Donini. São Romualdo de Ravena e o ideal de Santidade eremítica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Claudia Regina Bovo.

3.
Keila Clélia da Silva Teixeira. A proclamação da República nos livros didáticos do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Claudia Regina Bovo.

4.
Maria Nardi Campos, Milena Leite Ribeiro e Tarcia Capel. A informática como ferramenta educacional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Orientador: Claudia Regina Bovo.

5.
Cristiane dos Santos Fragiorgis e Silvana Catão de Paula. Planejamento escolar: Da reflexão à ação.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Orientador: Claudia Regina Bovo.

6.
Quelit de Oliveira, Selisa Hayakama e Valéria Miranda. Escola-comunidade-escola: uma parceria de sucesso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Orientador: Claudia Regina Bovo.

7.
Jean Paulo de Araújo Miranda. Avaliação escolar como processo de ensino aprendizagem e inclusão social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Orientador: Claudia Regina Bovo.

8.
Ana Lucia Dante, Marcilio Marreto e Rosicler Faioto. Formação inicial e continuada dos professores: inovação das práticas docentes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Orientador: Claudia Regina Bovo.

9.
Neilma Teodora Costa Nunes. Alfabetização: uma questão de métodos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Orientador: Claudia Regina Bovo.

10.
Roseli Guilherme Gonçalves. Televisão e educação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Orientador: Claudia Regina Bovo.

11.
Andréia Cristina Balon, Donizete de Jesus Peron. Família e escola: uma relação possível e necessária. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Orientador: Claudia Regina Bovo.

12.
Maria Clima da Silva e Maria Paula Dorati. A indisciplina na sala de aula. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Orientador: Claudia Regina Bovo.

13.
Antonio Carlos Monteiro, Helena da Luz Lopes, José Eder Gald. Diferentes aspectos sobre a indisciplina. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Orientador: Claudia Regina Bovo.

14.
Maria Marli Campos Galvão Leite. A influência da indisciplina no aprendizado escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Orientador: Claudia Regina Bovo.

15.
Nadia barra Rosa Camargo. Estudo de caso sobre projetos de ações de cidadania. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Orientador: Claudia Regina Bovo.

16.
Sidnéia Ferreira Gomes. Algumas perspectivas no ensino de história. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EAD) - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Orientador: Claudia Regina Bovo.

Orientações de outra natureza
1.
Tiago Vieira de Melo. Monitoria Laboratório de Prática de Ensino. 2011. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Claudia Regina Bovo.

2.
Alessandra Paulo. Monitoria Laboratório de Prática de Ensino. 2011. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Claudia Regina Bovo.




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