Mylene Cristina Santiago

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  • Última atualização do currículo em 11/10/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora e vice coordenador do lapeade da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inclusão em educação, inclusão e exclusão, currículo e atendimento educacional especializado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mylene Cristina Santiago
Nome em citações bibliográficas
SANTIAGO, M. C.;MYLENE, CRISTINA SANTIAGO;SANTIAGO, MYLENE CRISTINA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Faculdade de Educação.
Praia de Gragoatá
Gragoatá
24210350 - Niterói, RJ - Brasil
Telefone: (021) 26292665


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Laboratório de Aprendizagem: das políticas às práticas de inclusão e exclusão em educação, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Mônica Pereira dos Santos.
Palavras-chave: inclusão em educação; políticas públicas em educação; culturas, políticas e práticas de inclusão; barreiras à aprendizagem; laboratório de aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2002
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: A formação de professores nas IFES Mineiras: a diversidade em questão,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Luciana Pacheco Marques.
Palavras-chave: análise de discurso; diversidade; formação de professores; história da educação; educação inclusiva; currículo.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
2010 - 2011
Especialização em Especialização em Educação Especial. (Carga Horária: 448h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Perspectivas de Atendimento Educacional Especializado: compreendendo as potencialidades de um aluno com autismo.
Orientador: Mauro Machado Vieira.
1998 - 1999
Especialização em Alfabetização e Linguagem. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Transversalidade na sala aula: um relato de experiência.
Orientador: Marlos Bessa Mendes da Rocha.
1994 - 1998
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2010 - 2011
A cor da cultura. (Carga horária: 40h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2007 - 2007
Formação de Tutores. (Carga horária: 40h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2007 - 2007
Formação de Tutores para Educação a Distância. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2006 - 2006
Capacitação de Professores em Homossexualidade. (Carga horária: 80h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2000 - 2002
Projeto de Pesquisa.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
1997 - 1998
Projeto de Pesquisa/Iniciação Científica. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
1997 - 1998
Projeto de Pesquisa/Iniciação Científica.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Projeto de Pesquisa.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Vice coordenadora do curso de Pedagogia com mandato previsto de 26/06/2018 a 25/06/2021, conforme processo nº 23071.011097/2018-85. Professora das disciplinas: Estágio III Educação e Diversidade II Pesquisa I Tópicos Especiais Educação Infantil


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Adjunta do Departamento Educação, Sociedade e Conhecimento da Faculdade de Educação da UFF. Leciona as disciplinas: Fundamentos didáticos Didática Estágio: Pesquisa e Prática Pedagógica IV:Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Professora da Pós-graduação em Educação da UFF. Linha de pesquisa: Linguagem, cultura e processos formativos.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice coordenador do LAPEADE, Carga horária: 12
Outras informações
Atuação como vice coordenadora do Laboratório Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação.


Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 40
Outras informações
Atividades realizadas: assessoria às escolas; participação em grupos de estudos; adaptação de alunos com necessidades educativas especiais; seleção e acompanhamento de estagiários; atendimento a pais, professores e gestores; comissão de eventos educativos.


Superintendência Regional de Ensino, SRE/JF, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEDAGOGA, Carga horária: 20

Atividades

5/2002 - Atual
Serviços técnicos especializados , Superintendência Regional de Ensino, .

Serviço realizado
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO.

Colégio Tiradentes da PMMG, CTPMMG, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: orientador educacional, Carga horária: 24


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: tutor, Carga horária: 15
Outras informações
Tutora do Curso de Especialização em Educação Especial - Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado - AEE, promovido pela Universidade Federal do Ceará, com carga horária total de 448 horas/aula.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Tutor Educação à Distância, Enquadramento Funcional: tutor do município de Juiz de Fora - MG, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora do curso de Formação Continuada para Professores dos Municípios Pólos do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade realizado pela Universidade Federal do Ceará com o apoio da Secretaria de Educação à Distância e Secretaria de Educação Especial/MEC, com duração de 180 horas. Módulos desenvolvidos no curso: Atendimento Educacional Especializado; Atendimento Especializado em Deficiência Mental; Atendimento Especializado em Deficiência Física; Atendimento Especializado em Deficiência Auditiva; Atendimento Especializado em Deficiência Visual; Memorial do Curso.



Projetos de pesquisa


2016 - 2017
A DIVERSIDADE EM SALA DE AULA E O PAPEL DO PROFESSOR: DESENVOLVENDO CULTURAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO
Descrição: Em 2015 o Observatório Estadual de Educação Especial no Rio de Janeiro (OEERJ) executou a pesquisa colaborativa intitulada Formação de Professores para a Inclusão do Público-alvo da Educação Especial ? refletindo, planejando e agindo. Tratou-se, portanto, de uma investigação mutuamente formativa (dos pesquisadores e participantes). O objetivo geral, tanto da pesquisa quanto do curso, foi desenvolver estratégias de aproximação entre professores da classe comum e de atendimento educacional especializado (AEE), posto que pesquisas anteriores apontavam certa dificuldade de entrosamento entre estes profissionais. Durante o curso trabalhamos o desenvolvimento de culturas, a construção de políticas e a orquestração de práticas de inclusão em educação com base no Index para a Inclusão (BOOTH e AINSCOW, 2011) e em temas curriculares escolhidos pelos próprios participantes do curso (e também sujeitos da pesquisa). Mediante os resultados positivos dessa pesquisa, que se constituiu também em ensino e extensão, buscaremos aprofundar a construção coletiva de saberes relativos aos temas: currículo, avaliação, políticas públicas, formação de professores, acessibilidade e tecnologias. Nossa metodologia de formação continuada, prima por experiências reais do cotidiano dos professores, que visam despertar o potencial protagonista a ação docente para a elaboração de estratégias pedagógicas próprias, que, intencionalmente, promovam o debate, a identificação e a valorização da diversidade e a eliminação das barreiras à educação inclusiva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL DE INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA - OIIIIPe Formação de educadores: inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica em contextos internacionais de ensino superior

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mônica Pereira dos Santos em 29/11/2016.
Descrição: Descrição: O presente projeto de pesquisa enseja uma reflexão sobre a pedagogia na universidade, propondo analisar os elementos que caracterizam a inovação pedagógica no processo de formação docente. O conceito de inovação pedagógica apresentado nesse projeto diz respeito às práticas formativas que se caracterizam por elementos suscetíveis à rupturas paradigmáticas reconfiguração de saberes, interculturalidade, epistemologia social (legitimação de novas formas de conhecimento), desinstitucionalização (continuidade e descontinuidade das racionalidades institucionais), protagonismo, participação e outros que podemos agregar no avançar dos estudos. Pretendemos desenvolver, manter e disseminar narrativas contemporâneas acerca das relações inclusivas, pedagogicamente inovadoras e interculturais no processo de formação de educadoras e educadores das universidades parceiras neste projeto; promover e participar de eventos, conferências, relatórios e artigos que tenham como enfoque o crescimento, a consolidação e o fortalecimento das relações entre as universidades parceiras; e publicamente promover o projeto aqui proposto, por meio de atividades colaborativamente planejadas e executadas entre nossas universidades. As metodologias de pesquisa pretendem problematizar concepções culturais colonialistas que podem ser subestimadas no cotidiano da vida acadêmica, buscando possibilitar que as universidades participantes identifiquem, reflitam criticamente e adotem mudanças institucionais que fortaleçam relações orientadas pela inclusão, pela inovação pedagógica e pela interculturalidade. Para tanto, este projeto se baseará em diferentes abordagens metodológicas, explicitadas no decorrer do texto, como: etnografia digital, pesquisa colaborativa, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2015
Formação de Professores para inclusão do público alvo da educação especial: refletindo,planejando e agindo

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mônica Pereira dos Santos em 19/06/2017.
Descrição: Curso de extensão realizado no período de 10 de novembro a 19 de dezembro de 2015..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2017
Formação de Professores na Universidade Federal Fluminense: perspectivas multiculturais
Descrição: Esta proposta de pesquisa tem como objetivo investigar as perspectivas multiculturais delineadas no processo de formação de professores dos cursos de licenciatura da Universidade Federal Fluminense (UFF). No desenvolvimento dessa pesquisa buscaremos identificar e analisar as disciplinas curriculares oferecidas nos cursos de licenciatura, balizadoras de reflexões e aprendizagens acerca dos diferentes contextos socioculturais existentes na educação brasileira. Esse estudo se justifica pela importância que os contextos multiculturais vêm assumindo no panorama educacional brasileiros nos últimos anos. A pesquisa será orientada por uma abordagem quantitativa e qualitativa, desenvolvida em diferentes etapas: análise curricular dos cursos de licenciaturas; aplicação de questionários e realização de entrevistas com os alunos dos cursos de licenciatura. Esperamos que esta pesquisa nos possibilite obter um diagnóstico sobre como a temática das diferenças socioculturais tem sido abordada no currículo de formação inicial docente na Universidade Federal Fluminense, assim como conhecer as representações de seus estudantes sobre questões multiculturais, para então, focalizarmos nossas reflexões sobre o multiculturalismo no processo de formação de professores a partir dos dados empíricos quantitativos e qualitativos obtidos na pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESTUDO EM REDE NACIONAL SOBRE AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NAS ESCOLAS COMUNS.
Descrição: Descrição: Apesar do crescimento expressivo da produção científica na área de Educação Especial, o conhecimento que vem sendo produzido tem tido pouco ou nenhum impacto na definição dos caminhos que as políticas educacionais para a escolarização de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais têm assumido no país. Isso acontece em parte pela falta de articulação entre pesquisadores e seus projetos, resultando em produções reiterativas e que acabam tendo muito pouca visibilidade. Considerando a importância atual da articulação da produção científica em contextos de redes colaborativas de pesquisa, a presente proposta visa a fomentar a criação do Observatório Nacional de Educação Especial (Oneesp), cujo foco será a produção de estudos integrados sobre políticas e práticas direcionadas para a questão da inclusão escolar na realidade brasileira. O presente projeto de pesquisa pretende inaugurar as atividades do Oneesp e terá como foco uma avaliação de âmbito nacional do programa de implantação de Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs), promovido pela Secretaria de Educação Especial/MEC que desde 2005 vem apoiando a criação deste serviço de atendimento educacional especializado (AEE). Segundo dados do MEC, entre os anos de 2005 a 2009, foram financiadas 15.551 SRMs para 4.564 municípios brasileiros, espalhadas em todos os estados. Em que medida este tipo de serviço tem servido apoiar a escolarização de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais? Que limites e possibilidades as SRMs oferecem? Para responder a essas questões 22 pesquisadores de 18 estados e provenientes de 16 programas de pós-graduação, estão se propondo a conduzir um estudo em rede cujo delineamento misto envolverá estudos locais nos municípios com professores de salas de recursos, baseados na metodologia da pesquisa colaborativa que tem como foco hibrido produzir conhecimento e formação; combinado com um estudo nacional do tipo survey que pretende coletar dados com uma amostra de 2.5..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
1997 - 1997
Perfil e Desempenho de Professores e Alunos da Rede de Ensino de Primeiro Grau do Município de Juiz de Fora
Descrição: Participação como supervisora de campo na aplicação dos questionários aos pais da população estudantil da pesquisa..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
A diversidade em sala de aula: desenvolvendo culturas, políticas e práticas de inclusão

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mônica Pereira dos Santos em 19/06/2017.
Descrição: Curso de extensão realizado no período de 15 de julho a 16 de dezembro de 2016, com carga horária de 120 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Inclusão em Educação: gênero e diversidade sexual na escola em discussão
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Gestão da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
Descrição: Curso de aperfeiçoamento que teve por objetivo preparar gestores das escolas públicas para o trato da educação especial na perspectiva da educação inclusiva..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Ciclo de Atualização em Inclusão de professores de Salas de Recursos Multifuncionais
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Mylene Cristina Santiago - Integrante / Valdelúcia Alves da Costa - Integrante / Allan Rocha Dasmaceno - Integrante / Mônica Pereira dos Santos - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2012 - 2012
Gestão da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
Descrição: Curso de aperfeiçoamento que teve por objetivo preparar gestores das escolas públicas para o trato da educação especial na perspectiva da educação inclusiva..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - Atual
Inclusão em Educação: gênero e homossexualidade em discussão
Descrição: Formação continuada para professores e gestores da educação básica. Participação da comissão organizadora e participação como docente..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Movimento - Revista de Educação
2010 - 2011
Periódico: Caderno do Professor (Secretaria da Educação de Juiz de Fora)


Revisor de periódico


2015 - 2016
Periódico: Revista SODEBRAS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: diversidade/Especialidade: Diversidade.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, MÔNICA PEREIRA DOS2018SANTOS, MÔNICA PEREIRA DOS ; SANTIAGO, MYLENE CRISTINA ; DE MELO, SANDRA CORDEIRO . Formação de professores frente ao desafio da diversidade pela lente omnilética: culturas, políticas e práticas em movimento. LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 19, p. 11-29, 2018.

2.
SANTOS, M. P.2018SANTOS, M. P. ; SANTIAGO, M. C. ; NASCIMENTO, L. M. F. . Histórico de formação e consolidação da pesquisa colaborativa em rede: OIIIIPe e lapeade em foco. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 13, p. 1236-1251, 2018.

3.
AKKARI, A.2018AKKARI, A. ; SANTIAGO, M. C. ; MESQUIDA, P. . Políticas públicas em educação: tensões do contexto brasileiro. MOVIMENTO - REVISTA DE EDUCAÇÃO, v. 1, p. 97-125, 2018.

4.
SANTIAGO, M. C.;MYLENE, CRISTINA SANTIAGO;SANTIAGO, MYLENE CRISTINA2017SANTIAGO, M. C.; SANTOS, M. P. ; MELO, S. C. . Inclusão em educação: processos de avaliação em questão. ENSAIO (RIO DE JANEIRO. ONLINE), p. 1, 2017.

5.
MONICA, PEREIRA DOS SANTOS2017MONICA, PEREIRA DOS SANTOS ; SANDRA, CORDEIRO DE MELO ; MYLENE, CRISTINA SANTIAGO ; PAULA, NAZARETH . Inclusion in public administration: Developing the concept of inclusion within a school of accounts and administration. Journal of Accounting and Taxation - JAT, v. 9, p. 35-46, 2017.

6.
SANTOS, M. P.2017SANTOS, M. P. ; SANTIAGO, M. C. . Os Laboratórios de Aprendizagem em Juiz de Fora: um caso omnilético de inclusão e exclusão. SODEBRÁS, v. 12, p. 118, 2017.

7.
AKKARI, A.2017AKKARI, A. ; SANTIAGO, M. C. . L'internationalisation des universités dans un contexte de crise. Revista Espaço Pedagógico, v. 24, p. 98-109, 2017.

8.
FARIAS, M. V. O.2017FARIAS, M. V. O. ; SANTIAGO, M. C. . Cursos de licenciatura e práticas docentes na educação básica: relações entre o referencial freireano e a formação inicial inspirada pela abordagem interdisciplinar. REVISTALEPH, v. XIV, p. 185-205, 2017.

9.
FRIGOTTO, E. I. S.2017FRIGOTTO, E. I. S. ; TREIN, E. S. ; BARRETO, M. P. ; VALLE, M. T. E. ; SANTIAGO, M. C. . A formação docente no curso de Pedagogia: entre as práticas e as teorias. REVISTALEPH, v. Nov/2017, p. 88-102, 2017.

10.
LOPES, A. N.2016LOPES, A. N. ; CAPELLINI, V. L. M. F. ; SANTIAGO, M. C. . Estudantes com deficiência física nas aulas de educação física: concepções de professores de educação física. Revista SODEBRAS, v. 11, p. 114-119, 2016.

11.
SANTIAGO, M. C.;MYLENE, CRISTINA SANTIAGO;SANTIAGO, MYLENE CRISTINA2016SANTIAGO, M. C.; SANTOS, M. P. ; MELO, S. C. . Plano Nacional de Educação (2014-2024): considerações omniléticas sobre o patrulhamento ideológico e as diferenças silenciadas. Educação e Cultura Contemporânea (Online), v. 13, p. 47-64, 2016.

12.
SANTIAGO, M. C.;MYLENE, CRISTINA SANTIAGO;SANTIAGO, MYLENE CRISTINA2015SANTIAGO, M. C.; SANTOS, M. P. . Planejamento de Estratégias para o Processo de Inclusão: desafios em questão. Educação e Realidade, v. 40, p. 485-502, 2015.

13.
AKKARI, A.2015AKKARI, A. ; SANTIAGO, M. C. . Diferenças na educação: do preconceito ao reconhecimento. Teias (Rio de Janeiro. Impresso), v. 16, p. 28-41, 2015.

14.
SANTOS, M. P.2015SANTOS, M. P. ; SANTIAGO, M. C. ; MELO, S. C. . Formação de professores para o atendimento educacional especializado:políticas e práticas instituintes de inclusão. Aleph (UFF. Online), v. XXI, p. 103-119, 2015.

15.
SANTIAGO, M. C.;MYLENE, CRISTINA SANTIAGO;SANTIAGO, MYLENE CRISTINA2014SANTIAGO, M. C.; AKKARI, A. . Políticas curriculares, trajetórias docentes e currículo culturalmente apropriado. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 6, p. 386-402, 2014.

16.
SANTIAGO, M. C.;MYLENE, CRISTINA SANTIAGO;SANTIAGO, MYLENE CRISTINA2013SANTIAGO, M. C.; CANEN, A. . Les approches interculturelles dans l?éducation au Brésil. Revue Internationale d'Éducation Sèvres, v. 63, p. 13, 2013.

17.
AKKARI, A.2012AKKARI, A. ; SANTIAGO, M. C. . L?impact des politiques néolibérales sur l?éducation : tensions entre prise en compte des diversités et standardisation. Carrefours de L´educatión, v. 34, p. 77-94, 2012.

18.
SANTIAGO, M. C.;MYLENE, CRISTINA SANTIAGO;SANTIAGO, MYLENE CRISTINA2011SANTIAGO, M. C.; SANTOS, M. P. . Inclusão e exclusão em educação: as múltiplas dimensões do currículo. Cadernos para o Professor (Juiz de Fora), v. 22, p. 7-17, 2011.

19.
SANTOS, M. P.2011SANTOS, M. P. ; SANTIAGO, M. C. . As múltiplas dimensões do currículo no processo de inclusão e exclusão em educação. Revista Espaço do Currículo (Online), v. 3, p. 548-562, 2011.

20.
AKKARI, A.2010AKKARI, A. ; SANTIAGO, M. C. . A gestão da diversidade cultural no contexto educacional brasileiro. Revista Educação em Questão (UFRN. Impresso), v. 38, p. 9-33, 2010.

21.
SANTIAGO, M. C.;MYLENE, CRISTINA SANTIAGO;SANTIAGO, MYLENE CRISTINA2008SANTIAGO, M. C.; LAURO, B. R. ; MATTOS, G. F. F. ; SANTOS, A. . Memórias e Narrativas: múltiplos olhares na formação reflexiva. Revista FAEEBA, v. 17, p. 169-174, 2008.

22.
SANTIAGO, M. C.;MYLENE, CRISTINA SANTIAGO;SANTIAGO, MYLENE CRISTINA2008SANTIAGO, M. C.. O discurso da diversidade no processo de formação de professores nas IFES Mineiras. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 13, p. 121-134, 2008.

23.
SANTIAGO, M. C.;MYLENE, CRISTINA SANTIAGO;SANTIAGO, MYLENE CRISTINA2004SANTIAGO, M. C.. A questão da formação de professores nas IFES Mineiras. RECE : Revista Eletrônica de Ciências da Educação, v. 1, p. 3, 2004.

24.
MARQUES, C. A.2000MARQUES, C. A. ; SANTIAGO, M. C. ; MOURA, S. M. . A educação dos portadores de necessidades especiais no Brasil no período de 1910 a 1949. Comunicações, Piracicaba/SP, v. 7, n.2, p. 182-188, 2000.

25.
SANTIAGO, M. C.;MYLENE, CRISTINA SANTIAGO;SANTIAGO, MYLENE CRISTINA1998SANTIAGO, M. C.; MARQUES, C. A. ; MOURA, S. M. . Tendências da Educação Especial na década de 1940. Temas sobre desenvolvimento, São Paulo, v. 7, n.37, p. 21-26, 1998.

26.
MARQUES, C. A.1998MARQUES, C. A. ; SANTIAGO, M. C. ; MOURA, S. M. . Os portadores de condutas típicas no contexto da década de 1940. Temas sobre Desenvolvimento, v. 7, p. 5-9, 1998.

27.
SANTIAGO, M. C.;MYLENE, CRISTINA SANTIAGO;SANTIAGO, MYLENE CRISTINA1996SANTIAGO, M. C.; MARQUES, L. P. ; MARQUES, C. A. ; MOURA, S. M. ; BENICIO, T. M. B. . Algumas considerações acerca da Educação Especial no período de 1930 a 1939.. temas sobre desenvolvimento, São Paulo, v. 5, p. 18-22, 1996.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTIAGO, M. C.; AKKARI, A. (Org.) . Formação de professores: perspectivas interculturais. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2017. v. 1. 234p .

2.
SANTIAGO, M. C.. As múltiplas dimensões de inclusão e exclusão dos Laboratórios de Aprendizagem. 1. ed. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013. v. 500. 200p .

3.
SANTIAGO, M. C.; AKKARI, A. ; MARQUES, L. P. . Educação Intercultural: desafios e possibilidades. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. v. 1000. 200p .

Capítulos de livros publicados
1.
FARIAS, M. V. O. ; SANTIAGO, M. C. . O potencial freireano e interdisciplinar nos processos formativos: dimensões de ensino, pesquisa e extensão. In: Altair Alberto Fávero; Carina TonietO; Evandro Consaltér. (Org.). INTERDISCIPLINARIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 175-192.

2.
SANTIAGO, M. C.; FLEURI, R. . La formation des enseignants et des gestionnaires pour une éducation interculturelle et inclusive au Brésil: défis et perspectives émergents. In: Corina Borri-Anadon; Gustavo Gonçalves; Sivane Hirsch; Juliane di Paula Queiroz Odinino. (Org.). La formation des éducateurs en contexte de diversité ethnoculturelle: une perspective comparative Québec-Brésil. 1ed.Wisconsin, USA: Deep Education Press, 2018, v. 1, p. 124-140.

3.
SANTIAGO, M. C.; AKKARI, A. ; PEREIRA, J. C. . Formação docente e interculturalidade: desafios e perspectivas. In: Roseane Xypas; Elaine M. Costa-Fernandes; Candy Marques-Lauredon. (Org.). Comunicação e Interculturalidade: educação, novas tecnologias e linguagens. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2018, v. 1, p. 97-113.

4.
SANTIAGO, M. C.; MELO, S. C. . Inclusão, ética e interculturalidade: a diversidade na educação pública brasileira. In: Mônica Pereira dos Santos; Angela Maria Venturini, José Guilherme de Oliveira Freitas; Elisa Maçãs; Regina Maria de Souza Correia Pinto. (Org.). Universidade e Participação: Inclusão, Ética e Interculturalidade. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 137-146.

5.
DOMINICK, R. S. ; FARIAS, M. V. O. ; ALVES, W. B. ; SANTIAGO, M. C. ; JAEHN, L. . Ensino de didática: entre ressignificações e possibilidades na FEUFF. In: Giseli Barreto da Cruz; Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira; Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento. (Org.). Ensino de didática: entre ressignificações e possibilidades. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. , p. 49-65.

6.
SANTIAGO, M. C.; AKKARI, A. . Cotas universitárias no Brasil: o que pensam os estudantes de licenciatura da UFF?. In: Mylene Cristina Santiago; Abdeljalil Akkari. (Org.). Formação de professores: perspectivas interculturais. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2017, v. 1, p. 94-120.

7.
SANTIAGO, M. C.; AKKARI, A. . Epistemologia Freireana: dimensão crítico-dialética na formação docente. In: Altair Alberto Fávero; Carina Tonieto. (Org.). Epistemologias da Docência Universitária. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. , p. 13-30.

8.
SANTOS, M. P. ; SANTIAGO, M. C. ; MELO, S. C. . El enfoque de las competencias en las percepciones de los docentes de enseñanza superior: un análisis omniléctico. In: Nicanor Rebolledo Reséndiz. (Org.). APRENDIENDO A APRENDER NUEVAS RUTAS EN PEDAGOGÍA Y DE ATENCIÓN A LA DIVERSIDAD CULTURAL. 1ed.México: Goberno del Estado de Tlaxcala, 2016, v. 1, p. 15-34.

9.
SANTIAGO, M. C.. Universidade, Direitos Humanos e Exclusão. In: Mônica Pereira dos Santos; Angela Maria Venturini; Denize Sepulveda; José Guilherme de Oliveira Freitas; Regina Maria de Souza Correia Pinto. (Org.). Universidade e Participação 3: tecendo diálogos. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2016, v. 1, p. 37-42.

10.
SANTIAGO, M. C.. Inclusão e exclusão: a diversidade na escola pública brasileira. In: Carmen Lúcia Guimarães de Mattos; Luis Paulo Cruz Borges; Paula Almeida de Castro. (Org.). DIDÁTICA E AVALIAÇÃO: EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EXCLUSÃO NA CONTEMPORANEIDADE. 1ed.Realize Editora: Campina Grande, 2016, v. 1, p. 92-103.

11.
SANTIAGO, M. C.; SANTOS, M. P. . Formação de professores e inclusão escolar de alunos da educação especial: a acessibilidade em questão. In: Valdelúcia Alves da Costa. (Org.). Formação e pesquisa: articulação na educação inclusiva. 1ed.Niterói: Intertexto, 2015, v. 9, p. 73-88.

12.
AKKARI, A. ; SANTIAGO, M. C. . La diversité ethnoculturelle des enseignants en débat: réflexions à partir du cas brésilien. In: Margarita Sanchez-Mazas,Nilima Changkakoti, Maie-Anne Broyon. (Org.). Éducation à la diversité: décalages, impensés, avancées. 1ed.Paris: L'Harmattan, 2015, v. 1, p. 83-101.

13.
SANTOS, M. P. ; SANTIAGO, M. C. ; MELO, S. C. . Atendimento Educacional Especializado no Rio de Janeiro: políticas de inclusão e formação de professores. In: Enicéia Gonçalves Mendes; Fabiana Cia. (Org.). Inclusão Escolar e o Atendimento Educacional. 1ed.São Carlos: Marquezine & Manzini: ABPEE, 2014, v. 1, p. 77-90.

14.
GUEDES, M. C. ; SANTIAGO, M. C. . Ressignificando a formação de professores da FE/UFRJ e a prática da educação física escolar. In: Santos, Mônica Pereira; Silva, Ana Patrícia e Fonseca, Michele Pereira de Souza. (Org.). Universidade e Participação: os ecos das pesquisas. 1ed.Rio de Janeiro: UFRJ/PR5, 2010, v. , p. 98-111.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARQUES, L. P. ; SANTIAGO, M. C. . Desafios interculturais/inclusivos à educação científica, tecnológica e profissional. In: 55 Congresso Internacional de Americanistas, 2015, San Salvaldor. Memórias 55 ICA: Conflito, paz e construção de identidades nas Américas. El Salvador: Distribuidora El Independiente S.A. de C.V., 2015.

2.
SANTIAGO, M. C.; AKKARI, A. . Cotas universitárias no Brasil: o que pensam os estudantes de licenciatura da UFF. In: XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2015, Curitiba. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Curitiba: PUCPR, 2015. p. 38653-38669.

3.
SANTIAGO, M. C.. Memorial de Formação como dispositivo de pesquisa-formação docente. In: VI Congresso Internacional de Pesquisa (auto)biográfica, 2014, Rio de Janeiro. Entre o público e o privado: modos de viver, narrar e guardar, 2014.

4.
SANTOS, M. P. ; SANTIAGO, M. C. . Ciclo de formaçãode professores sobre inclusão em educação: em direção a uma perspectiva omnilética. In: 36ª ANPED, 2013, Goiânia. Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: desafios para as políticas educacionais, 2013.

5.
SANTIAGO, M. C.; VENTURINI, A. M. . Dimensões de Inclusão em Educação: o desafio de garantir o direito à aprendizagem e à participação. In: Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3, 2013, Rio de Janeiro. Universidade e Participação na Contemporaneidade. Rio de Janeiro, 2013.

6.
LAGO, M. ; SANTIAGO, M. C. . O processo de inclusão no ensino médio: o protagonismo dos alunos em foco. In: Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3, 2013, Rio de Janeiro. Universidade e Participação na Contemporaneidade. Rio de Janeiro, 2013.

7.
SANTIAGO, M. C.; COSTA, E. S. ; GALVAO, S. V. ; SANTOS, M. P. . Inclusão no sistema educacional: desafios para a gestão escolar. In: VIII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2013, Londrina. INCLUSÃO: Teoria, Prática e Produção do Conhecimento. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2013.

8.
SANTIAGO, M. C.; SANTOS, M. P. . Barreiras de aprendizagem no Ensino Fundamental: o papel dos Laboratórios de Aprendizagem. In: 35ª Reunião Anual da Anped, 2012, Porto de Galinhas. Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI, 2012.

9.
Silva, A. P. ; SANTIAGO, M. C. ; FONSECA, M. P. S ; Freitas, J. G. O . Percepções a respeito das aproximações e distanciamentos entre o discurso da inclusão em educação e o discurso da educação especial no ensino superior. In: VII Congreso Internacional de Educación Superior, 2010, Havana/Cuba. La universidad por un mundo mejor. Havana: Ministerio da Educación Superior y las Universidades de la República de Cuba, 2010.

10.
SANTIAGO, M. C.; Silva, A. P. ; Santos, M. P. . O index para inclusão e o PDE-Escola: limites e possibilidades do aumento de participação na escola. In: ENDIPE, 2010, Belo Horizonte/MG. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

11.
SANTIAGO, M. C.; Santos, M. P. . Inclusão e exclusão em educação: as múltiplas dimensões do currículo. In: ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

12.
Santos, M. P. ; SANTIAGO, M. C. . Direitos Humanos e Estatuto da Criança e do Adolescente: estudo de caso em uma ONG no Rio de Janeiro/BR. In: III Seminario Internacional de Derechos Humanos, Violencia y Pobreza e Primer Encuentro Nacional Interdisciplinario de Derechos Humanos y Sociedad Civil, 2010, Montevideo. III Seminario Internacional de Derechos Humanos, Violencia y Pobreza e Primer Encuentro Nacional Interdisciplinario de Derechos Humanos y Sociedad Civil. Montevideo, 2010.

13.
Santos, M. P. ; SANTIAGO, M. C. . Universidade e Direitos Humanos: inclusão e exclusão na formação inicial de docentes da UFRJ. In: III Seminario Internacional de Derechos Humanos, Violencia y Pobreza e Primer Encuentro Nacional Interdisciplinario de Derechos Humanos y Sociedad Civil, 2010, Montevideo. III Seminario Internacional de Derechos Humanos, Violencia y Pobreza e Primer Encuentro Nacional Interdisciplinario de Derechos Humanos y Sociedad Civil. Montevideo, 2010.

14.
SANTIAGO, M. C.; AKKARI, A. . A promoção da diversidade cultural no contexto escolar: das intenções legislativas às práticas escolares. In: IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2010, São Cristóvão - SE. IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2010.

15.
SANTIAGO, M. C.; Santos, M. P. . Percursos dos Laboratórios de Aprendizagem: das políticas às práticas de inclusão e exclusão em educação. In: ENDIPE, 2010, Belo Horizonte/MG. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

16.
SANTIAGO, M. C.; Santos, M. P. . As múltiplas dimensões do currículo no processo de inclusão e exclusão em educação. In: IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2009, João Pessoa (PB). Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom), 2009.

17.
SANTIAGO, M. C.; Santos, M. P. . Escola de Àbá: política curricular para a igualdade racial no município de Juiz de Fora/MG. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos (P). Pesquisa em Educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI. São Carlos: UFSCAR, 2009.

18.
SANTIAGO, M. C.; Santos, M. P. ; Silva, A. P. ; FONSECA, M. P. S ; BRAZIL, C. H. ; SILVA, E. C . As percepções dos alunos do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro a respeito de Culturas de Inclusão. In: I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições: Instituições, Cultura e Poder, 2008, Rio de Janeiro. Anais do I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições: Instituições, Cultura e Poder. Rio de Janeiro: NUMEM, 2008.

19.
SANTIAGO, M. C.. A formação de professores na UFJF: a diversidade em questão. In: III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2002, Londrina. CD do III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2002.

20.
MARQUES, L. P. ; SANTIAGO, M. C. ; VALE, H. H. R. ; PANZA, L. G. . Desvelando o sentido da inclusão. In: III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2002, Londrina. CD do III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2002.

21.
SANTIAGO, M. C.; MARQUES, L. P. . Analisando os discursos sobre o processo de inclusão. In: III Fórum de Investigação Qualitativa, 2002, Juiz de Fora MG. CD do III Fórum de Investigação Qualitativa, 2002.

22.
SANTIAGO, M. C.. A formação de professores nas IFES Mineiras: a UFJF em questão. In: III Fórum de Investigação Qualitativa, 2002, Juiz de Fora. CD do III Fórum de Investigação Qualitativa, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTIAGO, M. C.; LAURO, B. R. ; MATTOS, G. F. F. ; SANTOS, A. . Narrativa, cotidiano e formação de professoras. In: II Congresso Internacional - Cotidiano Diálogos sobre diálogos, 2008, Niterói. II Congresso Internacional Cotidiano Diálogo sobre Diálogos. Rio de Janeiro: Paulo França, 2008. p. 119-120.

2.
SANTIAGO, M. C.. A questão da formação de professores para a diversidade nas IFES Mineiras. In: I Congresso Brasileiro de Formação de Professores: Passado, presente e futuro, 2003, Juiz de Fora. I Congresso Brasileiro de Formação de Professores: passado, presente e futuro, 2003.

3.
SANTIAGO, M. C.; MARQUES, L. P. ; MELLO, S. S. ; PANZA, L. G. ; VALE, H. H. R. . Os múltiplos sentidos do processo de inclusão. In: IV Sinpósio em Filosofia e Ciências, 2001, Marília?SP. IV Simpósio em Filosofia e Ciência. Marília: PROPP/UNESP, 2001. p. 03-03.

4.
SANTIAGO, M. C.; MELLO, S. S. ; VALE, H. H. R. ; PANZA, L. G. ; CARDOSO, F. M. . Desvelando os sentidos dados à inclusão. In: IX Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2001, Ouro Preto - MG. IX Seminário de Iniciação Científica da UFOP. Ouro Preto: EDITORA DA UFOP, 2001. p. 298-298.

5.
MARQUES, L. P. ; SANTIAGO, M. C. . Desvelando os sentidos do processo de inclusão. In: V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2001, Ouro Preto. Anais do V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2001.

6.
MARQUES, L. P. ; SANTIAGO, M. C. ; CARDOSO, F. M. ; VALE, H. H. R. ; PANZA, L. G. . Os múltiplos sentidos da diferença. In: II Seminário Internacional Sociedade Inclusiva, 2001, Belo Horizonte. Anais do II Seminário Internacional Sociedade Inclusiva, 2001.

7.
SANTIAGO, M. C.; MARQUES, C. A. ; MOURA, S. M. ; PEREIRA, R. R. D. . Levantamento bibliográfico na área de Educação Especial junto ao acervo da biblioteca central da UFJF. In: V Seminário de Iniciação Científican UFJF, 1997, Juiz de Fora. V Seminário de Iniciação Científica da UFJF. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 1997. p. 210-210.

8.
MARQUES, C. A. ; SANTIAGO, M. C. ; MOURA, S. M. ; BENICIO, T. M. B. . Levantamento Bibliográfico na área da Educação Especial junto ao acervo da biblioteca central da UFJF. In: IVSeminário de Iniciação Científica da UFJF, 1996, Juiz de Fora MG. Anais do Seminário de Iniciação Científica da UFJF. Juiz de Fora MG: UFJF, 1996. p. 211.

9.
MARQUES, C. A. ; MARQUES, L. P. ; SANTIAGO, M. C. ; MOURA, S. M. ; BENICIO, T. M. B. . Algumas considerações acerca da Educação Especial no período de 1910 a 1939. In: 19ª Reunião Anual da ANPED, 1996, Caxambu MG. Resumo do Programa da 19ª Reunião Anual da Anped. São Paulo: ANPED, 1996. p. 131.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTIAGO, M. C.. Currículo adaptado e suas práticas inclusivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SANTIAGO, M. C.. Desafios teóricos-metodológicos para uma pesquisa em rede sobre formação de professores para a diversidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTIAGO, M. C.. Sala de Recursos: Inclusão ou Exclusão Escolar?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SANTIAGO, M. C.. Tecnologia Assistiva e o Atendimento Educacional Especializado para a Inclusão dos estudantes com deficiência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SANTIAGO, M. C.; SANTOS, M. P. ; CAPELLINI, V. L. M. F. ; SILVA, M. M. . Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ROCHA, A. C. ; VENTURINI, A. M. ; SANTIAGO, M. C. . Formação de professores: saberes e práticas para além dos muros escolares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
QUEIROZ, P. P. ; ROCHA, A. C. ; VENTURINI, A. M. ; SANTIAGO, M. C. ; NEVES, F. H. G. . Saberes disciplinares e atividades docentes: refletindo sobre formação de professores e educação intercultural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SANTIAGO, M. C.. Formação de professores: inclusão, ética e interculturalidade na pedagogia freireana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SANTIAGO, M. C.. Concepções teóricas e práticas de formação docente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SANTIAGO, M. C.. Ensino Superior, ocupações estudantis e descolonização. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SANTIAGO, M. C.; AKKARI, A. ; PEREIRA, J. C. . Formação docente e interculturalidade: desafios e perspectivas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTIAGO, M. C.. Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Avanços e Desafios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SANTIAGO, M. C.. Inclusão e Exclusão na Diversidade da Escola Pública Brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SANTIAGO, M. C.. Educar na Diversidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SANTIAGO, M. C.. Educação Inclusiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SANTIAGO, M. C.. Atendimento Educacional Especializado: organização e funcionamento do trabalho pedagógico no Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SANTIAGO, M. C.; QUEIROZ, P. P. ; SANTOS, M. P. ; ROCHA, A. C. . Reflexões sobre a Didática e prática de ensino na relação com a formação de professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
VENTURINI, A. M. ; SANTIAGO, M. C. . Dimensões de Inclusão em Educação: o desafio de garantir o direito à aprendizagem e à participação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
LAGO, M. ; SANTIAGO, M. C. . O processo de inclusão no ensino médio: o protagonismo dos alunos em foco. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SANTIAGO, M. C.; AKKARI, A. ; MARQUES, L. P. . Diferenças e educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
SANTOS, M. P. ; SANTIAGO, M. C. ; COSTA, E. S. . Salas de recursos multifuncionais do Rio de Janeiro: reflexões sobre a formação docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
Silva, A. P. ; SANTIAGO, M. C. ; FONSECA, M. P. S ; Freitas, J. G. O . Percepções a respeito das aproximações e distanciamentos entre o discurso da inclusão em educação e o discurso da educação especial no Ensino Superior. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
SANTIAGO, M. C.; LAGO, M. ; VENTURINI, A. M. . Políticas públicas de Inclusão em Educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
SANTIAGO, M. C.; Santos, M. P. . Escola de Àbá: política curricular para a promoção da igualdade racial no município de Juiz de Fora/MG. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SANTIAGO, M. C.; Santos, M. P. . As múltiplas dimensões do curriculo no processo de inclusão e exclusão em educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SANTIAGO, M. C.; Santos, M. P. ; Silva, A. P. ; FONSECA, M. P. S ; BRAZIL, C. H. ; SILVA, E. C . As percepções dos alunos do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro a respeito de Culturas de Inclusão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SANTIAGO, M. C.; Silva, A. P. ; BRAZIL, C. H. ; FONSECA, M. P. S . I Seminário Nacional de Pós-Graduação em História das Instituições. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTIAGO, M. C.; AKKARI, A. . Formação de professores: perspectiva interculturais. Rio de Janeiro, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
SANTIAGO, M. C.. Imersões Cotidianas na Educação Inclusiva: Múltiplos Olhares, Múltiplos Saberes. Curitiba, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
SANTIAGO, M. C.; Santos, M. P. . Gestão da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva 2013 (Curso de Extensão).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTIAGO, M. C.. Movimento Revista de Educação. 2017.

2.
SANTIAGO, M. C.. Revista Interinstitucional Artes de Educar. 2017.

3.
SANTIAGO, M. C.. III Seminário Internacional (cooperação Brasil-Quebec) diversidade e educação inclusiva: perspectivas interdisciplinares e interepistêmicas. 2017.

4.
SANTIAGO, M. C.. Revista Aleph Nº 29 ? ?A sociedade e a educação a contrapelo: movimentos de resistência ao mal-estar contemporâneo?. 2017.

5.
SANTIAGO, M. C.. Revista Educação em Foco, ISSN:0104-3293. 2017.

6.
SANTIAGO, M. C.. Seminário Regional de Inclusão do Pontal: Globalização e Diversidade. 2017.

7.
AKKARI, A. ; DASMACENO, A. R. ; IVENICKI, A. ; KELMAN, C. A. ; FURTADO, C. A. ; BORRI-ANADON, C. ; SCHENKEL, C. A. ; FILGUEIRAS, E. M. M. F. C. ; DINIZ, F. A. ; ARMAND, F. ; Freitas, J. G. O ; VIEIRA, J. J. ; BARROS, J. F. ; ESPEJO, J. C. ; PIRES, L. A. ; MAIA, M. V. C. M. ; BORGES, M. K. ; LINS, M. J. S. ; POTVIN, M. ; SANTOS, M. P. ; SANTIAGO, M. C. ; MELO, S. C. . IV Seminário Internacional Inclusão em Educação - Universidade e Participação: inclusão, ética e interculturalidade. 2016.

8.
SANTIAGO, M. C.. VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia. 2016.

9.
SANTIAGO, M. C.. IX Encuentro Internacional Diferencia, Con-vivir, Incluir. 2016.

10.
SANTIAGO, M. C.. IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão. 2015.

11.
SANTIAGO, M. C.. IV Seminário Enlaçando Sexualidades. 2015.

12.
SANTIAGO, M. C.. Cadernos de Educação. 2015.

13.
SANTIAGO, M. C.. II Seminário Internacional de Educação Contemporânea de Juiz de Fora. 2014.

14.
SANTIAGO, M. C.. Editora da Universidade Federal de Mato Grosso. 2014.

15.
Santos, M. P. ; SANTIAGO, M. C. . Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3. 2013.

16.
SANTIAGO, M. C.; COSTA, V. A. . IV Reunião Anual de Pesquisa dos Projetos CAPES PROESP/PROCAD. 2013.

17.
SANTIAGO, M. C.. Revista Educação em Foco. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTIAGO, M. C.; CARVALHO JUNIOR, S. . As histórias infantis e a construção do imaginário psicossocial da criança. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTIAGO, M. C.. Os sentidos do currículo na Educação Infantil. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SANTOS, M. P. ; MELO, S. C. ; SANTIAGO, M. C. ; LAGO, M. ; GUEDES, L. ; LEME, E. ; SARDINHA, G. ; GUEDES, M. C. . Transtornos globais do desenvolvimento como possíveis soluções para transtornos globais da educação. 2014. (Relatório de pesquisa).

3.
SANTIAGO, M. C.; AKKARI, A. . Minicurso Educação Intercultural: desafios e possibilidades. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SANTIAGO, M. C.. Atendimento Educacional Especializado. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SANTOS, M. P. ; MELO, S. C. ; Freitas, J. G. O ; SILVA, A. P. ; SANTIAGO, M. C. ; LAGO, M. ; FONSECA, M. P. S. ; VENTURINI, A. M. . Inclusão/Exclusão na Formação Inicial de Docentes de Universidades Públicas: Brasil, Cabo Verde, Córdoba e Sevilha. 2010. (Relatório de pesquisa).

6.
SANTIAGO, M. C.; SANTOS, A. . Educação, Cultura e Relações etnicorraciais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SANTIAGO, M. C.. Relações de poder e conflito no cotidiano escolar. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SANTIAGO, M. C.. Tendências Educacionais e Educação Inclusiva. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
SANTIAGO, M. C.. Pesquisa em Psicopedagogia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
SANTIAGO, M. C.. Psicopedagogia e Diversidade Humana. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
SANTIAGO, M. C.. Introdução à Psicopedagogia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SANTOS, M. P.; AMARAL, D. P.; SANTIAGO, M. C.; LOUREIRO, C. F. B.; DASMACENO, A. R.. Participação em banca de Manoella Rodrigues Pereira Senna Vasconcelos da Silva. (Re)visitando culturas, políitcas e práticas de inclusão em educação no nível da gestão municipal de educação: a 2ª CRE em ação.. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
MARQUES, L. P.; ANTUNES, K. C. V.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Kaluany Honda Leone. Narrativas do encontro com o outro. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
VILACA, M. L. C.; LOPES, J. R.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Ana Carolina da Rocha. Educação e Inclusão: reflexões sobre projetos de trabalho em uma sala de recursos. 2017. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

4.
SANTOS, N. A. S.; MAGALDI, C. A.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Letícia Borges Marra Soares. A importância da articulação entre os professores para a inclusão dos alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

5.
FERREIRA, R. V. J.; MAGALDI, C. A.; MONTEIRO, S. S.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Thais Quintão Ferreira do Valle. A inclusão de servidores com deficiência na Universidade Federal de Juiz de Fora: diálogos entre princípio da igualdade, ações afirmativas e gestão do conhecimento. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

6.
SANTOS, N. A. S.; ANTUNES, K. C. V.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Simône Regina de Miranda. Um estudo sobre educação inclusiva em Conselheiro Lafaiete/MG: diálogo entre os professores das salas de recursos e os professores regentes. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

7.
SANTOS, I. S.; SANTOS, N. A. S.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Algemiro Ferreira Lima Filho. A formação dos gestores escolares do interior do Amazonas e sua relação com a organização escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

8.
SANTOS, N. A. S.; SCORTEGAGNA, L.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Eliabe Rodrigues Araújo. O processo de incorporação das tecnologias em sala de aula em uma escola de Araçuaí/MG. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

9.
SANTOS, J. A. F.; NEUBERT, L. F.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Aliziane da Mata Leão. Apropriação dos resultados das avaliações externas: um estudo investigativo na escola 'Bela Vista'. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

10.
SANTOS, J. A. F.; NEUBERT, L. F.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Carla Madureira Valente Lopes. Gestão escolar e qualidade educacional: as avaliações como instrumento de reflexão no contexto educacional. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

11.
SANTOS, I. S.; SANTOS, N. A. S.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Edjane Ribeiro dos Santos. Desafios do ingresso e permanência dos professores no programa de educação integral de Pernambuco. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

12.
SANTOS, N. A. S.; SANTOS, I. S.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Fernanda Ferreira Mota de Sena. Estudo de caso da implementação da temática: história e cultura afro-brasileira, em uma unidade infantil da rede municipal de educação de Belo Horizonte. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

13.
COSTA, V. A.; SANTIAGO, M. C.; FONSECA, M. P. S.; PINTOR, N. A. M.. Participação em banca de Michelli Silva Sousa Agra Amorim. Democratização da educação na escola pública: inclusão de estudantes com deficiência visual. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

14.
SANTOS, N. A. S.; MOREIRA, A. R. C. P.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Orlando Félix de Moura. Apropriação dos resultados da avaliação externa para a melhoria dos índices de proficiência de duas escolas da rede pública estadual do Amazonas. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

15.
SANTOS, N. A. S.; MOREIRA, A. R. C. P.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Iraci Maria dos Santos Pereira Grana. O processo de revisão curricular dos anos iniciais da rede estadual do Amazonas e a participação docente. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

16.
ALVIM, M. I. S. A.; NEUBERT, L. F.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Luiz Paulo Rodrigues. Fatores da eficácia escolar: o caso do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

17.
QUEIROZ, A. J. M.; PAULA, K. E.; MOREIRA, A. R. C. P.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Luciano Izidoro de Borba. A subutilização dos laboratórios de informática nas escolas estaduais de SRE de Carangola: uma análise a partir da percepção dos gestores e professores. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

18.
SANTOS, N. A. S.; SANTIAGO, M. C.; BARROSO, T.. Participação em banca de Cátia da Cunha Carvanelli de Castro. Bloco Pedagógico de alfabetização: possibilidades e entraves desta política em duas escolas da rede municipal de Juiz de Fora. 2014. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

19.
AKKARI, A.; SANTIAGO, M. C.; DOLZ-MESTRE, J.. Participação em banca de M.I. Reyes Cahul. La privatization de l'éducation au Chili de 1973 à nos jours. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade de Genebra.

20.
MICARELLO, H. A. L. S.; SANTIAGO, M. C.; MAGALDI, C. A.. Participação em banca de Ana Beatriz Alipaz Schmidt de Andrade. Laboratório de Aprendizagem: a redução de desigualdades educacionais e o papel do gestor. 2013. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

21.
DUTRA, R. C. A.; PAULA, K. E.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Cláudia Márcia Barcellos Trindade. O impacto da gestão coletiva/participativa no desempenho dos alunos: um estudo de caso do Centro Educacional de Referência Herval da Cruz Braz/Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora. 2013. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

22.
MICARELLO, H. A. L. S.; SANTIAGO, M. C.; MAGALDI, C. A.. Participação em banca de Luiz Carlos de Oliveira. Avaliação do Projeto de Laboratório de Aprendizagem da Escola Municipal Antônio Carlos Fagundes. 2013. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Teses de doutorado
1.
VALLE, M. T. E.; MELLO, M. B.; TAVARES, M. T. G.; SAMPAIO, M. N.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Fabiana Eckhardt. Quem vive sabe, mesmo sem saber que sabe: formação docente, relações de subalternidade e sonhos de libertação. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

2.
SANTOS, M. P.; OLIVEIRA, R. J.; KELMAN, C. A.; TUTTMAN, M. T.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Lillian Auguste Bruns Carneiro. Da universidade como auditório e do professor como orador: uma análise omnilética dos argumentos de valorização/desvalorização da carreira docente. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
SANTOS, M. P.; LOUREIRO, C. F. B.; OLIVEIRA, R. J.; SANTIAGO, M. C.; DASMACENO, A. R.. Participação em banca de Eliane de Oliveira Rodrigues. (Des)construindo o conceito de inclusão: uma análise das políticas de ensino superior. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
AKKARI, A.; DOLZ-MESTRE, J.; CHANGKAKOTI, N.; MESQUIDA, P.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Camila Dubroeucq. Approches interculturelles dans le système éducatif bresilién: le rôle des enseignants. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Universidade de Genebra.

Qualificações de Doutorado
1.
FREITAS, L. M. A.; SANTIAGO, M. C.; BAALBAKI, A. C. F.. Participação em banca de André Lima Cordeiro. Com quantas vozes se constrói a surdez: as interpenetrações discursivas nos sentidos da educação de surdos. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

2.
SANTOS, M. P.; SANTIAGO, M. C.; LOUREIRO, C. F. B.. Participação em banca de Eliane de Oliveira Rodrigues. Descolonização do conceito de inclusão: uma hermenêutica das políticas do ensino superior. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
MELLO, M. B.; MIOTELLO, V.; MOTTA, F. M. N.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Ana Lúcia Adriana Costa e Lopes. É conversando que a gente se compreende: as enunciações das crianças sobre suas aprendizagens. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

4.
MARQUES, L. P.; LOPES, J. J. M.; OLIVEIRA, J. M.; ANTUNES, K. C. V.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Maria Lúcia da Silva Brito. Desafios educacionais de descendentes de imigrantes guianenses em Boa Vista - RR. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

5.
MARQUES, L. P.; LOPES, J. J. M.; FLOR, C. C. C.; MONTEIRO, S. S.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Áurea Lúcia Melo Oliveira Corrêa. Histórias, memórias e experiências de alfabetizadores(as) indígenas em Roraima: trajetória de identidade. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Qualificações de Mestrado
1.
OLIVEIRA, J. M.; GUERRA, M. O.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Gabriela Ramos de Moura. A comunicação como incentivadora da política de ações afirmativas no campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
SANTIAGO, M. C.; ANDRADE, E. P.; CORREA, E. P.. Participação em banca de Carla Alves Essinger de Oliveira. Literatura infantil de matriz africana e identidade da criança negra na escola pública. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

3.
PRESTES, Z. R.; SANTIAGO, M. C.; INSFRAN, F. F. N.. Participação em banca de Leni dos Reis Araujo. O preconceito em relação ao adulto pouco escolarizado na sociedade contemporânea. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

4.
PISETTA, M. A. A. M.; SANTIAGO, M. C.; CARNEIRO, C.; WILL, S. V.. Participação em banca de Angelina Gabrielle Moreira Ornelas. O papel das salas de recursos multifuncionais na inclusão escolar de alunos autistas na educação infantil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

5.
ANTUNES, K. C. V.; MAGALDI, C. A.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Célio José Soares. Fragilidades e potencialidades das práticas pedagógicas desenvolvidas pela Escola Estadual Manoel Joaquim Teodoro com foco na educação inclusiva. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

6.
ANTUNES, K. C. V.; MAGALDI, C. A.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Aline Celestina Silveira. O gerenciamento dos atendimentos educacionais especializados no Sistema Mineiro de Administração Escolar - SIMADE, problematizando o uso do sistema. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

7.
SANTOS, N. A. S.; SANTIAGO, M. C.; MONTEIRO, S. S.. Participação em banca de Simone Regina de Miranda. Diálogos entre os professores das salas de recursos e os professores regentes das escolas do Município de Conselheiro Lafaiete - MG. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

8.
SANTOS, N. A. S.; SCORTEGAGNA, L.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Eliabe Rodrigues Araújo. O processo de incorporação das tecnologias em sala de aula na escola da Superintendência Regional de Ensino de Araçuaí (MG). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

9.
SANTOS, N. A. S.; MAGALDI, C. A.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Leticia Borges Marra Soares. Os desafios do professor de apoio à comunicação, linguagem e suas tecnologias no processo de inclusão dos alunos com deficiência. 2017.

10.
PRESTES, Z. R.; CHAVES, M.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Mirna Almeida Motta Soares. A leitura e a escrita na infância: contribuições de Vigotski. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

11.
PERES, S. C.; SANTIAGO, M. C.; VEIGA, F. B.. Participação em banca de Felipe Barros de Faria. Escola, Política e Etnicidade em uma Comunidade Quilombola da Mata Mineira. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense.

12.
SANTOS, J. A. F.; NEUBERT, L. F.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Aliziane da Mata Leão. Baixo desempenho nas avaliações externas: um estudo investigativo na escola Bela Vista. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

13.
SANTOS, J. A. F.; NEUBERT, L. F.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Carla Madureira Valente Lopes. Gestão escolar, apropriação de resultados e qualidade educacional: um estudo de caso no Colégio Estadual Higino da Silveira. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

14.
CORVNO, M. P. F.; SANTIAGO, M. C.; CORTEZ, E. A.. Participação em banca de Florseny Leonardo de Souza. Educação Permanente em Saúde nas Estratégias Educacionais sobre doenças sexualmente transmissíveis. 2015.

15.
MARQUES, L. P.; OLIVEIRA, J. M.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Kaluany Honda Leone. Narrativas do encontro com o outro. 2015.

16.
COSTA, V. A.; CARVALHO, M. B. W. B.; DASMACENO, A. R.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Tito Marcos Domingues dos Santos. Alunos com deficiência na educação de jovens e adultos: experiências de inclusão na escola pública. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
De Lade, M.L.; NEVES, S.S.M.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Anderson dos Santos Romualdo. Educação para todos: afinal de quem estamos falando?. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação e Diversidade) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
SANTOS, A.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Edna Maria de Souza Sampaio. A lei 10.639/2003: alguns caminhos para sua consolidação no cotidiano escolar. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação e Diversidade) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
MARQUES, L. P.; SANTIAGO, M. C.; De Lade, M.L.. Participação em banca de Gláucia Cássia Magalhães da Silva Cavaliere. A adversidade na diversidade: uma análise crítica da realidade educacional brasileira perante a educação inclusiva. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação e Diversidade) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
SANTIAGO, M. C.; SANTOS, A.; NEVES, S.S.M.. Participação em banca de Rosemary de Souza. O papel da escola na desconstrução do racismo: caminhos e desafios. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação e Diversidade) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SEPULVEDA, J. A.; LUCAS, C. F.; SANTIAGO, M. C.. Participação em banca de Fabiana da Silva Cirino.Liberdade religiosa no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

2.
SANTOS, M. P.; SANTIAGO, M. C.; MELO, S. C.. Participação em banca de Manoella P. P. Senna Vasconcelos da Silva.Inclusão em Educação: o que pensam os gestores da Educação Especial do Município do Rio de Janeiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTIAGO, M. C.; OLIVEIRA, M. M.; DASMACENO, A. R.; FONSECA, M. P. S.; MEIRELES, R. M. P. L.. Educação Especial. 2017. Universidade Federal Fluminense.

2.
SANTIAGO, M. C.; YAMASAKI, A. A.; QUEIROZ, P. P.. Educação Especial. 2017. Universidade Federal Fluminense.

3.
YAMASAKI, A. A.; SANTIAGO, M. C.; ANTUNES, J. L. C.. Educação e Saúde. 2017. Universidade Federal Fluminense.

4.
SANTIAGO, M. C.. Relações Étnico Raciais na Escola. 2015. Universidade Federal Fluminense.

5.
SANTIAGO, M. C.. Didática. 2015. Universidade Federal Fluminense.

6.
SANTIAGO, M. C.. Didática. 2013. Universidade Federal Fluminense.

7.
SANTIAGO, M. C.. Didática e Currículo. 2013. Universidade Federal Fluminense.

8.
SANTIAGO, M. C.. Tópicos específicos de educação. 2013. Universidade Federal Fluminense.

Outras participações
1.
SANTIAGO, M. C.. Comissão de Bolsas do Programa Licenciaturas. 2017. Universidade Federal Fluminense.

2.
SANTIAGO, M. C.. XIV Mostra de Iniciação à Docência na Educação Básica. 2016. Universidade Federal Fluminense.

3.
SANTIAGO, M. C.. XV Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense. 2012. Universidade Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6º Encontro do Observatório Nacional de Educação Especial (EONEESP).ARTICULAÇÃO ENTRE PESQUISA E EXTENSÃO: OS FRUTOS DO OEERJ. 2018. (Encontro).

2.
I Encontro de Gestores de Verificação de Autodeclarações de Concorrentes às vagas PPI/PCD de. 2018. (Encontro).

3.
I Encontro Regional Sudeste 2018.?Acessibilidade e Inclusão nas IFES: Desafios e Perspectivas?. 2018. (Encontro).

4.
II Congresso de Pesquisadores(as) Negros(as) da Região Sudeste. coordenou o Grupo de Trabalho 16: ?RAÇA, PATRIMÔNIO, ETNICIDADE E EDUCAÇÃO: DESAFIOS PARA O SISTEMA DE ENSINO / EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E COMBATE AO RACISMO?. 2018. (Congresso).

5.
IV Seminário Nacional de Gestão e Avaliação em Educação.Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica. 2018. (Seminário).

6.
V ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL DE INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: (ENTRE)LAÇANDO SABERES NO MEIO DO MUNDO.Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica: saberes e grupos plurais. 2018. (Encontro).

7.
Encontro de Pesquisa e parcerias acadêmicas Brasil-Quebec.Desafios teóricos-metodológicos para uma pesquisa em rede sobre formação de professores para a diversidade. 2017. (Encontro).

8.
Encontro Educação e Mídia: reflexões sobre a formação de crianças e adolescentes ?. 2017. (Encontro).

9.
III Encontro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica ? OIIIIPe.O processo de construção do OIIIIPe: questões teóricas e metodológicas. 2017. (Encontro).

10.
IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e democracia.Epistemologia freireana: processos formativos. 2017. (Seminário).

11.
Seminário Regional de Inclusão de Pontal.Atendimento educacional especializado e tecnologia assistiva. 2017. (Seminário).

12.
Colloque International de l'ARIC. Formação docente e interculturalidade: desafios e perspectivas. 2016. (Congresso).

13.
I Seminário de Formação Docente da FEUFF: histórias, práticas e concepções.Concepções teóricas e práticas de formação docente. 2016. (Seminário).

14.
IV Ciclo Internacional de Conferências e Debates: Racismo, Capitalismo e Subjetividade. 2016. (Outra).

15.
IV Seminário Internacional Inclusão em Educação - Universidade e Parrticipação: Inclusão, ética e interculturalidade.Formação de Professores: inclusão, ética e interculturalidade na perspectiva freireana. 2016. (Seminário).

16.
Seminário Comparativo Quebe-Brasil - Por uma sociedade inclusiva: a formação dos educadores no contexto da diversidade.A formação de educadores e perspectivas interculturais: desafios e possibilidades. 2016. (Seminário).

17.
XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Formação de professores: saberes e práticas para além dos muros escolares. 2016. (Encontro).

18.
55 Congreso Internacional de Americanistas. Desafios Interculturais/inclusivos `educação científica, tecnológica e profissional. 2015. (Congresso).

19.
III Seminário Regional de Educação.Educar na diversidade. 2015. (Seminário).

20.
IV Colóquio Internacional educação, Cidadania e Exclusão. Inclusão e exclusão na diversidade da escola pública brasileira. 2015. (Congresso).

21.
IV Seminário Enlaçando Sexualidades.Discutindo a diversidade sexual na escola com os professores. 2015. (Seminário).

22.
Jornada de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva: avanços e desafios. 2015. (Encontro).

23.
XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Cotas universitárias no Brasil: o que pensam os estudantes de licenciatura da UFF. 2015. (Congresso).

24.
XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática.Educação Inclusiva. 2015. (Encontro).

25.
VI Congresso Internacional de Pesquisa (auto) Biográfica. Memorial de Formação como dispositivo de pesquisa-formação docente. 2014. (Congresso).

26.
13e Colloque international du reséau Recherche Education Formation (REF).La diversité ethnoculturelle à l'école brésilienne: du privilège d'être blanc à l´écoute des enseignantes afro-brésiliennes. 2013. (Simpósio).

27.
36ª ANPED.Ciclo de formação de professores sobre inclusão em educação: em direção auma perspectiva omnilética. 2013. (Outra).

28.
3º Encontro do Observatório da Educação Especial.Salas de recursos multifuncionais do Rio de Janeiro: reflexões sobre a formação de professores. 2013. (Encontro).

29.
Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação.Dimensões de Inclusão em Educação: o desafio de garantir o direito à aprendizagem e à participação. 2013. (Seminário).

30.
Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação.O processo de inclusão no ensino médio: o protagonismo dos alunos em foco. 2013. (Seminário).

31.
35ª ANPED.Barreiras de aprendizagem no Ensino Fundamental: o papel dos Laboratórios de Aprendizagem. 2012. (Outra).

32.
II Seminário Regional de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.Diferença, Diversidade e Formação de Professores. 2011. (Seminário).

33.
Plano de Capacitação Docente Continuado.Tendências Educacionais e Educação Inclusiva. 2011. (Outra).

34.
Quartas Abertas LaPEADE/UFRJ.Desigualdades nas Culturas, Políticas e Práticas Institucionais: Racismo. 2011. (Outra).

35.
V Seminário de Educação Inclusiva.Diferença, Diversidade e Formação de Professores. 2011. (Seminário).

36.
III Seminario Internacional de Derechos Humanos, Violencia y Pobreza e Primer Encuentro Nacional Interdisciplinario de Derechos Humanos y Sociedad Civil.Direitos Humanos e Estatuto da Criança e do Adolescente: estudo de caso em uma ONG no Rio de Janeiro/BR. 2010. (Seminário).

37.
IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.A promoção da diversidade cultural no contexto escolar: das intenções legislativas às práticas escolares. 2010. (Simpósio).

38.
Seminario Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 2.Inclusão e exclusão no ensino superior: currículo e formação de professores nas IFES Mineiras. 2010. (Seminário).

39.
X Taller Internacional "La educación Superior y sus perspectivas". Percepções a respeito das aproximações e distanciamentos entre o discurso da inclusão em educação e o discurso da educação especial no ensino superior. 2010. (Congresso).

40.
XV ENDIPE.Percursos dos Laboratórios de Aprendizagem: das políticas às práticas de inclusão e exclusão em educação. 2010. (Encontro).

41.
XV ENDIPE.Inclusão e exclusão em Educação: as múltiplas dimensões do currículo. 2010. (Encontro).

42.
XV ENDIPE.O Index para inclusão e o PDE-Escola: limites e possibilidades do aumento de participação nas escolas. 2010. (Encontro).

43.
5ª Abertas Entre-vistas.Diálogos sobre inclusão em educação - Inclusão e prática docente. 2009. (Outra).

44.
Diálogos sobre inclusão em educação.Inclusão e prática docente. 2009. (Encontro).

45.
IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: diferenças nas políticas de currículo.As múltiplas dimensões do curriculo no processo de inclusão e exclusão em educação. 2009. (Simpósio).

46.
IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Escola de Àbá: política curricular para a promoção da igualdade racial no município de Juiz de Fora/MG. 2009. (Encontro).

47.
II Congresso Internacional - Cotidiano Diálogos sobre diálogos. Narrativa, cotidiano e formação de professoras. 2008. (Congresso).

48.
II Encontro das Escolas Municipais de Educação em Tempo Integral de Juiz de Fora: saberes e fazeres. 2008. (Encontro).

49.
III Jornada de Extensão/III Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas do CFCH/II Semana de Integração Acadêmica do CFDH: Desafios às Ciências Humanas e Sociais no Brasil.Culturas, políticas e práticas educacionais inclusivas: reflexões iniciais sobre o PDE-Escola no município de Juiz de Fora. 2008. (Outra).

50.
I Seminário de Divulgação Científica: Conhecimento em Rede.Tempo integral e relação escola/comunidade. 2008. (Seminário).

51.
I Seminário de Divulgação Científica: Conhecimentos em Rede.A formação de professores nas IFES Mineiras: a diversidade em questão. 2008. (Seminário).

52.
I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições.As percepções dos alunos do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação do Rio de Janeiro a respeito de Culturas de Inclusão. 2008. (Seminário).

53.
IV Seminário de Gestores e Educadores - Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade.Culturas, políticas e práticas educacionais inclusivas. 2008. (Seminário).

54.
Seminário Faculdade de Educação 40 anos. 2008. (Seminário).

55.
Capacitação Docente do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.Capacitação de docentes para o ensino e aprendizagem de alunos com necessidades especiais do CES/JF. 2007. (Encontro).

56.
I Encontro das Escolas Municipais de Educação em Tempo Integral de Juiz de Fora. 2007. (Encontro).

57.
I Seminário de Educação.Formação de Professores na/para diversidade. 2007. (Seminário).

58.
I Seminário de Educação: Currículo - debates contemporâneos.Formação de professores na/para diversidade. 2007. (Seminário).

59.
I Simpósio Espaço e Educação. 2007. (Simpósio).

60.
Encontro de profissionais da educação infantil. 2006. (Encontro).

61.
II Encontro de Professores de Santa Rita de Jacutinga.A formação de professores na e para a diversidade. 2006. (Encontro).

62.
III Seminário de Formação de Gestores e Educadores. 2006. (Seminário).

63.
II Seminário Regional de Educação. 2006. (Seminário).

64.
XIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A formação de professores nas IFES Mineiras: a diversidade em questão. 2006. (Encontro).

65.
II Simpósio de Formação de Professores. 2004. (Simpósio).

66.
II Simpósio de Formação de Professores. 2004. (Simpósio).

67.
Seminário de Educação Inclusiva. 2004. (Seminário).

68.
Seminário de Educação Inclusiva. 2004. (Simpósio).

69.
26ª Reunião Anual da ANPED. 2003. (Congresso).

70.
I Congresso Brasileiro de Formação de Professores: Passado, presente e futuro. A questão da formação de professores para a diversidade nas IFES Mineiras. 2003. (Congresso).

71.
I Simpósio de Formação de Professores. 2003. (Simpósio).

72.
III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Desvelando o sentido da inclusão. 2002. (Congresso).

73.
III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Formação de professores na UFJF: a diversidade em questão. 2002. (Congresso).

74.
III Fórum de Investigação Qualitativa.Analisando os discursos sobre o processo de inclusão. 2002. (Outra).

75.
XI Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2002. (Encontro).

76.
III Encontro de professores - Intercâmbio de Experiências.Transversalidade na sala de aula. 2001. (Encontro).

77.
III Seminário Estadual de Política e Administração da Educação - ANPAE. 2001. (Seminário).

78.
II Seminário Internacional Sociedade Inclusiva.Os múltiplos sentidos da diferença. 2001. (Seminário).

79.
Infância, Sociedade e Diversidade.O discurso da inclusão e seus sentidos. 2001. (Seminário).

80.
Infância, Sociedade e Diversidade.Coordenação da sessão de pôsteres "História". 2001. (Seminário).

81.
IV Simpósio em Filosofia e Ciência - Universidade e Produção do Conhecimento: problemas e perspectivas para a construção de uma sociedade inclusiva.Os múltiplos sentidos do processo de inclusão. 2001. (Simpósio).

82.
V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes. Desvelando os sentidos do processo de inclusão. 2001. (Congresso).

83.
Ciclo de Estudos de Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio e Educação Popular. 2000. (Outra).

84.
II Seminário: Linguagem, cultura e educação.Transversalidade na sala de aula: um relato de experiência. 1999. (Seminário).

85.
20ª Reunião Anual da ANPED. 1997. (Congresso).

86.
Seminário Internacional: Gramsci, 60 anos depois. 1997. (Seminário).

87.
Seminário sobre Sociedade e Política no Brasil. 1997. (Seminário).

88.
19ª Reunião Anual da ANPED. Allgumas considerações acerca da Educação Especial no período de 1910 a 1939. 1996. (Congresso).

89.
III Congresso Nacional de Arte Educação Especial e IV Festival de Arte sem Barreiras. 1996. (Congresso).

90.
I Seminário do NESP.Levantamento bibliográfico na área de Educação Especial junto ao acervo da biblioteca central da UFJF. 1996. (Seminário).

91.
Seminário UFJF Vygotsky 100 anos (1986-1996). 1996. (Seminário).

92.
V Seminário Brasileiro de Pesquisa em Educação Especial.Levantamento bibliográfico na área de Educação Especial junto ao acervo da biblioteca central da UFJF. 1996. (Seminário).

93.
Encontro com Paulo Freire. 1995. (Encontro).

94.
I Encontro sobre produções acadêmicas da Faculdade de Educação UFJF.A constituição da linguagem escrita pelo aluno portador de deficiência auditiva. 1995. (Encontro).

95.
I Seminário do NESP.Recursos Audiovisuais para integração de alunos portadores de deficiência auditiva no ensino regular. 1995. (Seminário).

96.
IV Seminário Brasileiro de Pesquisa em Educação Especial. 1995. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Santos, M. P. ; SANTIAGO, M. C. ; VENTURINI, A. M. ; LAGO, M. ; MORAIS, S. B. R. . Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3. 2013. (Congresso).

2.
Santos, M. P. ; SANTIAGO, M. C. ; Silva, A. P. ; GUEDES, M. C. ; Freitas, J. G. O ; FONSECA, M. P. S . Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Carla Alves Essinger de Oliveira. Literatura infantil de matriz africana e identidade da criança negra na escola pública. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alda Elisa Simas de Mattos. A interface entre a educação e o serviço social. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação e Diversidade) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Mylene Cristina Santiago.

2.
Terezinha de Oliveira Cassemiro. Formação continuada: em busca da prática pedagógica reflexiva. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação e Diversidade) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Mylene Cristina Santiago.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Amanda da Silva Viana. Formação de professores: a educação de jovens e adultos em questão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Mylene Cristina Santiago.

2.
Thamiris Xavier da Cruz dos Santos. Os desafios da mediação escolar ? legislação, formação e prática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Mylene Cristina Santiago.

3.
Michelle dos Santos Vianna. A construção da identidade negra na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Mylene Cristina Santiago.

4.
Rejane Miranda de Oliveira. Como se produz e reproduz o preconceito na escola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Mylene Cristina Santiago.

5.
Suene Mesquita Gonçalves. A criança com autismo: como o processo avaliativo será realizado neste contexto?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Mylene Cristina Santiago.

6.
Thaís Ribeiro Coutinho Menezes. Educação para surdos no contexto do Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Mylene Cristina Santiago.

7.
Katiane Lopes de Barros. O PROCESSO DE INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM AUTISMO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Mylene Cristina Santiago.

8.
Fernanda Fernandes de Ávila. Educação inclusiva: o processo de inclusão de crianças autistas na alfabetização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Mylene Cristina Santiago.

9.
Wilson Lúcio Silva dos Santos. Pedagogia de projetos e suas contribuições para os processos de inclusão em educação: uma prática pedagógica de possibilidades e desafios para o ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Mylene Cristina Santiago.

10.
Priscila Coelho Salgueiro. Uma breve análise sobre o bullying e as proporções da violência escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Mylene Cristina Santiago.

11.
Elisângela da Costa Saraiva. A educação infantil e o lúdico: um recorte do estágio na Escola Municipal Sun-yat-sen. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Mylene Cristina Santiago.

12.
Priscilla Alvares da Costa. Uma discussão sobre o fracasso do sistema acadêmico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Mylene Cristina Santiago.

13.
Gabriel de Andrade Quirino. Diversidade e escola: perspectivas, direito, inclusão e exclusão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Mylene Cristina Santiago.

14.
Jurema Darck Lima da Silva Gregório. POLÍTICA DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Mylene Cristina Santiago.

15.
Isabela da Silva Santos. PROCESSO DE INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: A DEFICIÊNCIA VISUAL EM QUESTÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Mylene Cristina Santiago.

16.
Júlia Gabriela dos Santos. Processo de Alfabetização: desafios para a formação docente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Mylene Cristina Santiago.

17.
Verônica França de Melo Valdevino. A lei 10639/03 e suas repercussões nos livros didáticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Mylene Cristina Santiago.

18.
Mariana Barroso da Silva. O processo de inclusão na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Mylene Cristina Santiago.

19.
Elen Cristina Azevedo Peçanha. Inclusão em Educação: um olhar sobre o autismo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Mylene Cristina Santiago.

20.
Sara Beatriz Couto de Paula. Inclusão das crianças com autismo no cotidiano escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Mylene Cristina Santiago.

21.
TATIANE DA SILVA BARBOSA. AUTISMO E INCLUSÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE INCLUSÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Mylene Cristina Santiago.

Orientações de outra natureza
1.
Vitória Julianna de Freitas Melo. A importância da didática nos cursos da área de saúde. 2017. Orientação de outra natureza. (Nutrição) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Mylene Cristina Santiago.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
VENTURINI, A. M. ; SANTIAGO, M. C. . Dimensões de Inclusão em Educação: o desafio de garantir o direito à aprendizagem e à participação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LAGO, M. ; SANTIAGO, M. C. . O processo de inclusão no ensino médio: o protagonismo dos alunos em foco. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




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