Lilian Abram dos Santos

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  • Última atualização do currículo em 25/10/2018


Atualmente vinculada à Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde atua como docente do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena. Bacharel em Letras, licenciada em Língua Portuguesa e mestre em Semiótica e Linguística Geral, pela Universidade de São Paulo. Possui doutorado em Linguística Aplicada, pelo Instituto de Estudos da Linguagem, da Unicamp. No mestrado, desenvolveu pesquisa na área da linguística descritiva da língua Wajãpi (TG). No doutorado, pesquisou as relações entre oralidade e letramento na produção escrita em língua portuguesa (L2) de jovens e adultos Wajãpi. Sua área de atuação são as variedades indígenas do português; contato linguístico entre português e línguas indígenas; políticas linguísticas e ensino de português como primeira e segunda língua em contextos multiculturais e plurilíngües. Anteriormente foi professora do Departamento de Letras na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Tem vasta experiência na área de educação linguística e trabalhou, principalmente, com formação de professores indígenas (Wajãpi e Guarani) e quilombolas (São Paulo e Maranhão). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lilian Abram dos Santos
Nome em citações bibliográficas
ABRAM DOS SANTOS, L.;ABRAM DOS SANTOS, LILIAN

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Alfenas, Instituto de Ciências Humanas e Letras.
Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700, Prédio V, sala 401I
Centro
37130000 - Alfenas, MG - Brasil
Telefone: (35) 32991418
URL da Homepage: http://www.unifal-mg.edu.br/portal


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Modos de escrever: Tradição oral, letramento e segunda língua na Educação Escolar Wajãpi, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Terezinha de Jesus Machado Maher.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: português como segunda língua; línguas em contato; educação escolar indígena; letramento; tradição oral; wajãpi.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Educação Escolar Indígena.
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2002
Mestrado em Lingüística.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Aspectos da Fonologia Waiãpi,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Waldemar Ferreira Netto.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: wajãpi; fonologia não-linear; geometria de traços.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Indígenas.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Educação Escolar Indígena.
1992 - 1997
Graduação em Letras.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Pronomes dêiticos e anafóricos na língua wajãpi.
Orientador: Waldemar Ferreira Netto.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Libras. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
2008 - 2008
Processos constitutivos do texto. (Carga horária: 6h).
XV Congresso Internacional da ALFAL, ALFAL, Uruguai.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Nìvel 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino, Educação Intercultural - Ciências da Cultura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Intercultural V
07/2018 - Atual
Ensino, Educação Intercultural - Ciências da Linguagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Intercultural V
07/2018 - Atual
Ensino, Educação Intercultural - Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PortuguÊs Intercultural V
07/2018 - Atual
Ensino, Abi - Educação Intercultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Línguas Indígenas IV
07/2018 - Atual
Ensino, Abi - Educação Intercultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Línguas Indígenas V
01/2018 - Atual
Ensino, Educação Intercultural - Ciências da Linguagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Intercultural IV
01/2018 - Atual
Ensino, Abi - Educação Intercultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem Oral e suas funções sociais
10/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Vestibular do Curso de Educação Intercultural.
07/2017 - Atual
Ensino, Abi - Educação Intercultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Intercultural VII
04/2017 - Atual
Direção e administração, Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena, .

Cargo ou função
Membro do NDE do Curso de Educação Intercultural.
01/2017 - Atual
Ensino, Abi - Educação Intercultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Intercultural I
01/2017 - Atual
Ensino, Abi - Educação Intercultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Intercultural II
01/2017 - Atual
Ensino, Abi - Educação Intercultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Intercultural II
01/2017 - Atual
Ensino, Abi - Educação Intercultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Línguas Indígenas II
07/2016 - Atual
Ensino, Educação Intercultural - Ciências da Linguagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Línguas Indígena I
07/2016 - Atual
Ensino, Educação Intercultural - Ciências da Linguagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Línguas Indígena e o Português Brasileiro I
07/2016 - 12/2016
Ensino, Educação Intercultural - Ciências da Linguagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Línguas Indígenas III

Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Nível I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2014 - Atual
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Letras, .

Cargo ou função
Membro Titular da Congregação do Instituto de Ciências Humanas e Letras - Unifal - MG.
10/2013 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Sociolinguística
10/2013 - Atual
Ensino, Geografia (Licenciatura), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
10/2013 - Atual
Ensino, Geografia (Bacharelado), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
10/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD, .

Cargo ou função
Coordenadora do Programa de Mobilidade Acadêmica - ANDIFES.
10/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Letras, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de TCC do curso de Letras.
05/2013 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Formação Histórica do Português
05/2013 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua, cultura e sociedade
08/2014 - 12/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Avançados em Fonética: fonologia, ortografia e aquisição da escrita
08/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Educação II: aquisição da escrita e ortografia
10/2013 - 02/2014
Ensino, Química (Licenciatura), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
05/2013 - 08/2013
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e informação

Fundação de Desenvolvimento da Unicamp, FUNCAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 24
Outras informações
Curso de Pós-Graduação, Especialização em Língua Portuguesa, Programa REDEFOR (Rede São Paulo de Formação Docente). Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Sercretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP). Disciplinas ministradas: Funcionamento da língua: gramática, texto e sentido Multiletramentos, linguagens e mídias Linguística Textual: tipologias, agrupamentos e textualidade História da Disciplina de Língua Portuguesa Supervisão de TCCs


Associação de Folclore e Cultura Vimarense, AFCV, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 48
Outras informações
Docente do curso de formação de professores "Letramento e Ensino em Sala de Aula: a realidade quilombola", entre os dia 16 e 22 de janeiro de 2010, no município de Guimarães (MA), com carga horária de 48 horas, através do Projeto Educacional O Boi Contou, patrocinado pelo Programa Petrobrás Cultural, PRONAC 079613, sob coordenação de Ana Stela de Almeida Cunha.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Docência Parcial, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente, Carga horária: 8
Outras informações
Programa de Estágio Docente (PED/B) - Atividades de Docência Parcial sob supervisão da Profa. Dra. Terezinha de Jesus Machado Maher nas disciplinas "Linguagem, Diversidade e Ensino" e "Pesquisa em Linguagem, Diversidade e Ensino".

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora em EAD, Carga horária: 20
Outras informações
Cefiel - Centro de Formação Continuada de Professores, do Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp. Disciplina ministrada: "Formação do professor indígena"


Iepé - Instituto de Pesquisa e Formação em Educação Indígena, IEPÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: assessoria, Enquadramento Funcional: Docente em Linguística, Carga horária: 40
Outras informações
Docente no Módulo I da disciplina Introdução à Linguística para a Formação de Pesquisadores Wajãpi.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenação de Projeto, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação do Programa de Educação Wajãpi, parte integrante do Programa Wajãpi, na qual desenvolvi as seguintes funções: - Organização e supervisão de cursos modulares de formação em Magistério Indígena e Formação Básica para Agentes de Saúde; - articulação com o Núcleo de Educação Indígena da Secretaria Estadual de Educação do Amapá para efetivação de convênios de parceria entre Iepé e SEED; - elaboração de convênios para continuidade da formação em Magistério Indígena e implantação da Escola Wajãpi; - supervisão do trabalho de acompanhamento pedagógico aos professores wajãpi; - assessoria à diretoria do Conselho das Aldeias Wajãpi - Apina, em assuntos e reuniões relacionados à Educação Indígena.

Vínculo institucional

1998 - 2005
Vínculo: assessoria, Enquadramento Funcional: Docência em Língua Portuguesa/L2, Carga horária: 40
Outras informações
Docente da disciplina de Língua Portuguesa como Segunda Língua para o Magistério Wajãpi I e II , em sete módulos, ministrados em 1998 e de 2002 a 2005; e na Formação de Agentes de Saúde Wajãpi em onze módulos ministrados entre os anos de 1998 e 2004. Ensino Médio - Magistério Indígena certificado pela Secretaria Estadual de Educação do Amapá.

Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: assessoria, Enquadramento Funcional: Docência em Metodologia de Ensino de Línguas, Carga horária: 40
Outras informações
Docente na disciplina Metodologia de Ensino de Línguas para o Magistério Wajãpi I, em cinco módulos ministrado entre 2001 e 2004. Ensino Médio - Magistério Indígena certificado pela Secretaria Estadual de Educação do Amapá.

Vínculo institucional

1998 - 2004
Vínculo: assessoria, Enquadramento Funcional: Consultora em Língua Wajãpi, Carga horária: 40
Outras informações
Docente, juntamente com a antropóloga Juliana Rosalen, na Oficina de Dicionário de Saúde Wajãpi, oferecida como disciplina no Magistério Wajãpi I, em seis módulos entre os anos de 1998 a 2004.

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: consultoria, Enquadramento Funcional: Consultoria curricular
Outras informações
Consultora na elaboração das ementas das disciplinas da área de Línguas (Língua Wajãpi, Língua Portuguesa, Metodologia de Ensino de Línguas e Introdução à Linguística), nos anos de 2000 e 2001, da Proposta Curricular para o Magistério Wajãpi e na elaboração do Currículo de Língua Portuguesa da Escola Wajãpi, nos anos de 2000 a 2003, atividade desenvolvida junto aos professores wajãpi.


Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, SEED-RS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: assessoria, Enquadramento Funcional: consultoria, Carga horária: 40
Outras informações
Docente em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, na última Etapa do Programa de Formação para a Educação Escolar Guarani das Regiões Sul e Sudeste do Brasil - Kua Mbo´e/Conhecer, Aprender. Ensino Médio - Magistério Indígena, Secretária Estadual de Educação d Rio Grande do Sul.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: assessoria, Enquadramento Funcional: consultoria, Carga horária: 40
Outras informações
Docente em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, na IX Etapa do Programa de Formação para a Educação Escolar Guarani das Regiões Sul e Sudeste do Brasil - Kua Mbo´e/Conhecer, Aprender. Ensino Médio - Magistério Indígena, Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul.


Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, SEED-RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: consultoria, Enquadramento Funcional: assessoria, Carga horária: 40
Outras informações
Oficina Pedagógica: Aprendizagem da língua portuguesa. Estágio Supervisionado. Ensino Médio, Magistério Indígena. Coordenadoria Geral da Baía da Ilha Grande - RJ.


Instituto Socioambiental, ISA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: assessoria, Enquadramento Funcional: consultoria
Outras informações
Responsável pela Oficina "Pesquisando para desenhar um plano de uso dos recursos florestais para o artesanato", no âmbito dos Projetos: Superação da Pobreza e Valorização Cutlural: Novas Perspectivas para os Jovens Quilombolas no Brasil - Atividade: Artesanato e Agenda Socioambiental Quilombola do Vale do Ribeira. A oficina foi dividada em três módulos de 24 horas de duração cada, ocorridos na Comunidade Quilombola Ivaporunduva (SP), nos meses de abril, maio e setembro de 2007



Projetos de pesquisa


2013 - 2015
Representações das variedades linguísticas no cinema nacional contemporâneo
Descrição: O projeto de pesquisa se propõe a investigar como determinadas variedades do português brasileiro são manifestadas na fala de personagens de um conjunto de filmes do cinema brasileiro contemporâneo. A narrativa cinematográfica não é feita somente de imagens. Seus personagens são fundamentais para a construção do texto narrativo e julgamos que a variedade linguística é um dos componentes fundamentais para a elaboração da identidade desses personagens. Justamente por ser o cinema uma poderosa agência de produção de significados é que ele foi escolhido como o meio para a coleta de dados desta pesquisa. Parte-se, neste projeto, do pressuposto de que o cinema produz representações sobre ?condições sociais? e que estas não pré-existem às suas representações, o que quer dizer que toda representação é a construção de um significado e que o significado não existe naturalmente, no mundo ?real?. O presente projeto integra o Grupo de Pesquisa ?Pesquisas linguísticas descritivas, teóricas e aplicadas?, liderado pelo Prof. Dr. Celso Ferrarezi Júnior, do Departamento de Letras, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Unifal-MG..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Lilian Abram dos Santos - Coordenador / Caroline Vespa - Integrante / Leandro Lourenço de Almeida - Integrante / Natália Calori - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - 2014
Ritmos e elementos do Maracatu de Baque Virado
Descrição: O projeto busca expressar e colocar em prática uma manifestação da cultura popular brasileira e introduzir o trabalho com elementos diversos (percussivos, coreográficos, estéticos, etc.) do Maracatu de Baque Virado - um folguedo de origem afro-brasileira característico de Pernambuco ? bem como estendê-lo a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG, bem como estendê-lo para a comunidade externa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Lilian Abram dos Santos - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: variedades indígenas do português brasileiro.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Contato linguístico.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino de Língua Portuguesa como primeira e segunda língua.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Educação Escolar Indígena.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ABRAM DOS SANTOS, L.;ABRAM DOS SANTOS, LILIAN2018ABRAM DOS SANTOS, L.. A remissão à memória coletiva na escrita wajãpi em português segunda língua. Revista Articulando e Construindo Sabers, v. 3, p. 516-540, 2018.

2.
ABRAM DOS SANTOS, LILIAN2018ABRAM DOS SANTOS, LILIAN. Educação intercultural e ensino de português para indígenas. REVISTA X, v. 13, p. 262-287, 2018.

3.
ABRAM DOS SANTOS, L.;ABRAM DOS SANTOS, LILIAN2006ABRAM DOS SANTOS, L.. Interferências da fonologia wajãpi (TG) na aquisição da ortografia da língua portuguesa. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. XXXV, p. 1130-1135, 2006.

4.
ABRAM DOS SANTOS, L.;ABRAM DOS SANTOS, LILIAN2005ABRAM DOS SANTOS, L.. Considerações sobre o ensino de Português como segunda língua a partir da experiência com professores Wajãpi. Cadernos de Educação Escolar Indígena, v. 4, p. 149-164, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Pimentel da Silva, M.S. (Org.) ; ABRAM DOS SANTOS, L. (Org.) . Guardando memórias e construindo saberes.. 1. ed. Goiânia: Gráfica UFG, 2017. v. 1. 244p .

2.
Wajãpi, professores (Org.) ; ABRAM DOS SANTOS, L. (Org.) ; SZMRECSAZYI, L. (Org.) . Começo de Conversa - Livro de Português da Escola Wajãpi. 1. ed. São Paulo: Iepé/MEC/UFMG, 2008. v. 1. 103p .

Capítulos de livros publicados
1.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Sociolinguística e línguas indígenas brasileiras. In: MOLLICA, M.C. ; FERRAREZI JR, C.. (Org.).. (Org.). Sociolinguística. Sociolinguísticas. Uma introdução.. 1ed.São Paulo: Editora Contexto, 2016, v. 1, p. 145-156.

2.
ABRAM DOS SANTOS, L.. A esperança equilibrista. Ações locais para a valorização das línguas brasileiras. In: Fonseca, Mauricio; Herrero, Marina.. (Org.). Brasil Indígena: histórias, saberes e ações.. 1a.ed.São Paulo: SESC (SP); Ministério da Cultura, 2014, v. , p. 297-303.

3.
ABRAM DOS SANTOS, L.; SCARAMUZZI, I. . Ensino, cultura e letramento na formação de professores do munícipio de Guimarães (MA). In: CUNHA, Ana Stela. (Org.). Construindo Quilombos, desconstruindo mitos. A educação formal e a realidade quilombola no Brasil.. 1ed.São Luis: SETAGRAF, 2011, v. 1, p. 45-60.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Sim, é verdade. Tem índio em Minas!. QShow, Alfenas, p. 14 - 15, 01 maio 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Particularidades da variedade do português wajãpi escrito. In: IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - SIMELP, 2013, Goiânia. Anais do IV SIMELP. Goiânia: UFG, 2013.

2.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Mudança de código na produção escrita em segunda língua: uma experiência com um texto de autoria indígena. In: XV Congresso Internacional da Associação de Lingüística e Filologia da América Latina, 2008, Montevidéu. Anais do XV Congresso Internacional da Alfal, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Particularidades da variedade do português wajãpi escrito. In: IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - SIMELP, 2013, Goiânia. Caderno de Resumos IV SIMELP. Goiânia: UFG, 2013. p. 426.

2.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Ensinando a língua dominante ? o que a pesquisa acadêmica nos diz sobre o ensino de português como segunda língua na educação escolar indígena. In: VI Congresso Internacional da Abralin, 2009, João Pessoa. Caderno de Resumos da VI ABRALIN. João Pessoa: UFPB, 2009.

3.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Transver a segunda língua por olhos wajãpi: o olhar da formadora diante da elaboração de material didático específico ao ensino de LP2. In: 17o. COLE, 2009, Campinas. Caderno de Resumos do 17o COLE. Campinas: ALB, 2009.

4.
ABRAM DOS SANTOS, L.. O ensino de português como segunda língua na educação escolar indígena: uma experiência com o Magistério Wajãpi. In: I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - SIMELP, 2008, São Paulo. Caderno de Resumos do I SIMELP, 2008.

5.
ABRAM DOS SANTOS, L.. O professor de português e o ensino da escrita em contexto indígena. In: 16 Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. Caderno de Atividades e Resumos. Campinas: ALB, Unicamp, Faculdade de Educação, 2007. v. 16. p. 129-129.

6.
ABRAM DOS SANTOS, L.. O ensino de gêneros escritos em LP/L2 em contextos em que não há tradição escrita em LM: algumas reflexões e muitas questões em aberto. In: I Fórum Internacional da Diversidade Linguistica, 2007, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: Instituto de Letras/UFRS, 2007. v. 01. p. 169-169.

Apresentações de Trabalho
1.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Modos indígenas de agir sobre a língua: considerações sobre ações locais de planejamento linguístico desenvolvidas por índios brasileiros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ABRAM DOS SANTOS, L.; Pereira, Vicente Cretton ; Santos, Lalita Paiva . Línguas indígenas brasileiras: a diversidade linguística silenciada. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Particularidades da variedade do português wajãpi escrito. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Particularidades do ensino de português/L2 para adultos wajãpi. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Bilinguismo, oralidade e letramento: considerações sobre o ensino de português para falantes de língua indígena. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ABRAM DOS SANTOS, L.. O que emerge do contato linguístico e cultural na escrita escolar em segunda língua? Reflexões sobre bilinguismo, letramento e tradição oral na formação de professores wajãpi. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Tradição oral e letramento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Transver a segunda língua por olhos wajãpi: o olhar da formadora diante da elaboração de material didático específico ao ensino de LP2. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ABRAM DOS SANTOS, L.. O ensino de português na educação escolar wajãpi. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Ensinando a língua dominante - o que a pesquisa acadêmica nos diz sobre o ensino de português como segunda língua na educação escolar indígena. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
ABRAM DOS SANTOS, L.. O ensino de LP2 na educação escolar wajãpi. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Textos de autoria indígena escritos em segunda língua: uma análise preliminar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Mudança de Código na produção escrita em segunda língua: análise preliminar de textos de autoria indígena. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
ABRAM DOS SANTOS, L.. O ensino de português como segunda língua na educação escolar wajãpi: uma experiência com o Magistério Wajãpi. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Mudança de código na produção escrita em segunda língua: análise de um texto de autoria indígena. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ABRAM DOS SANTOS, L.. O professor de português e o ensino de escrita em contexto indígena. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Influência da fonologia da língua wajãpi em textos escritos em língua portuguesa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
ABRAM DOS SANTOS, L.; ROSALEN, J. . Uma experiência de dicionarização temática: a saúde wajãpi. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Aspectos da fonologia Waiãpi 2002 (dissertação de mestrado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Szmreczányi ; ABRAM DOS SANTOS, L. ; et alli . Proposta Político Pedagógica para Magistério Indígena Wajãpi. 2001.

2.
Wajãpi, professores ; ABRAM DOS SANTOS, L. ; SZMRECSAZYI, L. . Curriculo de Língua Portuguesa da Escola Wajãpi. 2001.

Trabalhos técnicos
1.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Revista Trem de Letras. 2017.

2.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Revista Signótica. 2013.

3.
ABRAM DOS SANTOS, L.. PROA - Revista de Antropologia e Arte. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Psicologia nas comunidades quilombolas e indígenas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Oficina de elaboração de material para alfabetização em wajãpi. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Prêmio Culturas Indígenas. 2014. (redatora).

4.
ABRAM DOS SANTOS, L.; SCARAMUZZI, I. . Letramento e Ensino na sala de aula: a realidade quilombola. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Oficinas de apoio pedagógico diferenciado. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
wajãpi, autores ; ABRAM DOS SANTOS, L. ; SZMRECSAZYI, L. . Começo de Conversa - Livro de Português da Escola Wajãpi. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

7.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Pesquisando para desenhar um plano de uso dos recursos florestais para o artesanato. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FARAGE, N.; ABRAM DOS SANTOS, L.; SA, L.. Participação em banca de Paulo Victor Albertoni Lisboa. O escritor Jekupé e a literatura nativa. 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/Unicamp.

2.
Maher; ABRAM DOS SANTOS, L.; Santos, Márcia Andrea dos. Participação em banca de Amanda Ágata Contieri. "As mais tocadas: uma análise de representações da mulher em letras de canções sertanejas". 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
BENTES, A. C..; Oushiro, L.; Veras, M.V.do A.; ABRAM DOS SANTOS, L.; Rio Stela, V. C.. Participação em banca de Júlia Frascarelli Lucca. O diário moderno de um motoboy de São Paulo: construção identitária e recursos estilísticos. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
FERREIRA NETTO, W.; COSTA, N. S. A.; ABRAM DOS SANTOS, L.; VIEIRA, Maressa de Freitas; ALMEIDA, M. M. S.. Participação em banca de Lúcia Inês Freire de Oliveira. Narrativas de indivíduos residentes na cidade de Manaus, a partir da reorganização do saber acumulado". 2015. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Qualificações de Doutorado
1.
Amado, Rosane de Sá; ABRAM DOS SANTOS, L.; BRITO, R. H.. Participação em banca de Antonia Zelina Negrão de Oliveira. O português como língua-cultura na formação de professores indígenas.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

2.
FERREIRA NETTO, W.; ABRAM DOS SANTOS, L.; VIEIRA, Maressa de Freitas. Participação em banca de Álvaro Fernando Rodrigues da Cunha. Narrativas Orais em Hakitia. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Usp.

Qualificações de Mestrado
1.
NASCIMENTO, A. M.; ABRAM DOS SANTOS, L.; Pinto, Joana Plaza. Participação em banca de Naiara Cristina Santos de Souza. Letramentos acadêmicos em contexto intercultural: experiências das acadêmicas e acadêmicos indígenas do Núcleo Takinahaky de formação superior indígena. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

2.
Maher; ABRAM DOS SANTOS, L.; Santos, Márcia Andrea dos. Participação em banca de Amanda Ágata Contieri. "As mais tocadas: uma análise de representações da mulher em letras de canções sertanejas". 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
FARAGE, N.; SA, L.; ABRAM DOS SANTOS, L.. Participação em banca de Paulo Victor Albertoni Lisboa. O escritor Jekupé e a palavra Guarani: um estudo de produção e recepção de uma literatura nativa. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Ribeiro da Silva, Elias; ABRAM DOS SANTOS, L.; Almeida, D.M.V. de. Participação em banca de Caroline Ellen Vespa.A abordagem da variação linguística no livro didático de português 'Linguagens em conexão - Volume 1. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de Alfenas.

2.
ABRAM DOS SANTOS, L.; SIEPIERSKI, Carlos Tadeu; Pereira, Vicente Cretton. Participação em banca de Thabata Caroline Ferraz Alvez.Arte e corporalidade: uma experiência ameríndia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alfenas.

3.
Soares, O.; ABRAM DOS SANTOS, L.; ROVAI, M. G. O.. Participação em banca de Natália Vitta de Castro.O ensino de história indígena na escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alfenas.

4.
MAHER, T. J. M.; ABRAM DOS SANTOS, L.; SÁ, A.P. S.. Participação em banca de Helyda Pinheiro.A Via Crucis do Corpo: identidades e sexualidades femininas em Clarice Lispector. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
ABRAM DOS SANTOS, L.; ROVAI, M. G. O.; SCARAMUZZI, I.. Participação em banca de Alexandre Martins dos Santos.Os saberes da Umbanda: os locais e os sujeitos da transmissão do conhecimento na tenda de umbanda Maria Baiana de Aguiné. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alfenas.

6.
ABRAM DOS SANTOS, L.; Polo, M.; SCARAMUZZI, I.. Participação em banca de Vinícius de Toledo.Levantamento etnobotânico: o conhecimento sobre plantas sustentado pela tradição oral dentro da umbanda no município de Alfenas (MG). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alfenas.

7.
MAHER, T. J. M.; ABRAM DOS SANTOS, L.; CASTANHO, E.. Participação em banca de Juliana Santos Ramos.Multiculturalidade, identidade e representação em "Entre os muros da escola". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
MAHER, T. J. M.; ABRAM DOS SANTOS, L.; FONSECA, A. S. A.. Participação em banca de Marina Gama Cubas da Silva.Representações, Diversidade Linguística e Formação para a Docência na Universidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
MAHER, T. J. M.; ABRAM DOS SANTOS, L.; SILVA, C. V.. Participação em banca de Juliane Françozo.A imagem indígena nos livros didáticos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Estadual de Campinas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NASCIMENTO, A. M.; Borges, Mônica Veloso; ABRAM DOS SANTOS, L.. Concurso para Processo Seletivo na área Línguas Indígenas e Português, para o curso de Educação Intercultural, da Faculdade de Letras/UFG.. 2018. Universidade Federal de Goiás.

Outras participações
1.
ABRAM DOS SANTOS, L.; Cruz, A.; Cândido, Gláucia Vieira. Seleção Pública para Professor Substituto/Assistente na área de Línguas Indígenas e Bilinguismo. 2017. Universidade Federal de Goiás.

2.
ABRAM DOS SANTOS, L.; Borges, Mônica Veloso; Cândido, Gláucia Vieira. Seleção Pública para Professor Substituto/Assistente na área de Línguas Indígenas e Bilinguismo. 2016. Núcleo Takinahaky de Formação Superior de Professores Indígenas.

3.
Moreira, R. A.; Eufrásio, D.; ABRAM DOS SANTOS, L.. Processo Seletivo Edital 001/2016 - Professor Substituto - Língua Portuguesa e Literatura Infantil. 2016. Universidade Federal de Alfenas.

4.
Borges, Rosângela Rodrigues; Reis, Eloésio Paulo dos; ABRAM DOS SANTOS, L.. Banca de Transferência Externa e Obtenção de Novo Título. 2015.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Internacional Formação em Educação Intercultural e Práticas de Decolonização na América Latina. 26 a 29 de julho de 2017. Coordenadora da Linha Temática Políticas linguísticas, planificação e educação bilíngue em contextos decoloniais. 2017. (Congresso).

2.
Jornada: A importância da formação política do profissional de Letras: enfoque na formação docente.A relocalização do docente de línguas. 2016. (Outra).

3.
63o. Seminário do GEL.Modos indígenas de agir sobre a língua: considerações sobre ações de planejamento linguístico desenvolvidas por índios brasileiros. 2015. (Simpósio).

4.
Mesa Redonda: Povos Indígenas e o Brasil.Línguas indígenas brasileiras: a diversidade linguística silenciada. 2014. (Outra).

5.
Graduação em Letras.Particularidades do ensino de português/L2 para adultos wajãpi. 2013. (Outra).

6.
IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Particularidades da variedade do português wajãpi escrito. 2013. (Simpósio).

7.
Linguagem e Surdez - Intervenção na família e na escola.Tradição oral e letramento. 2012. (Outra).

8.
Seminário de Línguas Indígenas.O que emerge do contato linguístico e cultural na escrita escolar em segunda língua? Reflexões sobre bilinguismo, letramento e tradição oral na formação de professores wajãpi. 2012. (Seminário).

9.
17o. COLE - Congresso de Leitura do Brasil. transver a segunda língua por olhos wajãpi: o olhar da formadora dianta da elaboração de material didático específico ao ensino de L2. 2009. (Congresso).

10.
6o. Seminário de pesquisas de graduação do IEL.Debatedora no 6o. Seminário de pesquisas da graduação do IEL. 2009. (Seminário).

11.
Congresso Internacional de Leitura. Transver a segunda língua por olhos wajãpi: o olhar da formadora diante da elaboração de material didático específico ao ensino de LP2. 2009. (Congresso).

12.
Introdução ao Estudo de Português para Falantes de Outras Línguas.O ensino de LP2 na Educação Escolar Wajãpi. 2009. (Outra).

13.
Plurilinguismo, Multiculturalismo e Edcuação/Educação Escolar Indígena no Contexto Mexicano e Brasileiro.O ensino de português na educação escolar indígena wajãpi. 2009. (Seminário).

14.
VI Congresso Internacional da Abralin. Ensinando a língua dominante. O que a pesquisa acadêmica nos diz sobre o ensino de português como segunda língua na educação escolar indígena. 2009. (Congresso).

15.
I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - SIMELP.O ensino de português como segunda língua na educação escolar indígena: uma experiência com o Magistério Wajãpi. 2008. (Simpósio).

16.
Processos Constitutivos do Texto. 2008. (Congresso).

17.
XIV Seminário de Teses em Andamento.Mudança de código na produção escrita em segunda língua: análise preliminar de textos de autoria indígena. 2008. (Seminário).

18.
XV Congresso Internacional da Associação de Linguistica e Filologia da América Latina - ALFAL. Mudança de código na produção escrita em segunda língua: análise de um texto de autoria indígena. 2008. (Congresso).

19.
16 Congresso de Leitura do Brasil. O professor de português e o ensino da escrita em contexto indígena. 2007. (Congresso).

20.
I Fórum Internacional da Diversidade Linguistica. O ensino de gêneros escritos em LP/L2 em contextos em que não há tradição escrita em LM: algumas reflexões e muitas questões em aberto. 2007. (Congresso).

21.
IV Congresso Paulista de Educação Infantil/ I Simpósio Internacional de Educação Infantil.A complexidade do multiculturalismo no Brasil. 2006. (Simpósio).

22.
Grupo de Estudos Lingüísticos.Interferência da fonologia da língua wajãpi na aquisição da ortografia do português. 2005. (Outra).

23.
Mesa redonda na UNIFAP.Educação indígena na LDB. 2004. (Seminário).

24.
Políticas de Educação Escolar Indígena - SECAD/MEC.Educação Escolar Wajãpi. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Pereira, Vicente Cretton ; Santos, Lalita Paiva ; ABRAM DOS SANTOS, L. . Mesa Redonda: Povos Indígenas e o Brasil. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alexandre Martins dos Santos. Os saberes da Umbanda: os locais e os sujeitos da transmissão do conhecimento na tenda de umbanda Maria Baiana de Aguiné. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Lilian Abram dos Santos.

2.
Vinícius de Toledo. Levantamento etnobotânico: o conhecimento sobre plantas sustentado pela tradição oral dentro da umbanda no município de Alfenas (MG). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Lilian Abram dos Santos.

Iniciação científica
1.
Caroline Ellen Vespa. Representações das variedades linguísticas no filme. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Lilian Abram dos Santos.

2.
Natália Calori Silva. Representação da variedade linguística da personagem Baby no filme. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Lilian Abram dos Santos.

3.
Leandro Lourenço de Almeida. REPRESENTAÇÃO DAS VARIEDADES E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NO CONTATO ENTRE AVÔ E NETO EM ?MENINO MALUQUINHO ? O FILME?. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Lilian Abram dos Santos.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ABRAM DOS SANTOS, L.. A esperança equilibrista. Ações locais para a valorização das línguas brasileiras. In: Fonseca, Mauricio; Herrero, Marina.. (Org.). Brasil Indígena: histórias, saberes e ações.. 1a.ed.São Paulo: SESC (SP); Ministério da Cultura, 2014, v. , p. 297-303.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ABRAM DOS SANTOS, L.. Sim, é verdade. Tem índio em Minas!. QShow, Alfenas, p. 14 - 15, 01 maio 2015.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Pereira, Vicente Cretton ; Santos, Lalita Paiva ; ABRAM DOS SANTOS, L. . Mesa Redonda: Povos Indígenas e o Brasil. 2014. (Outro).




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