Tatiana Renata Garcia

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  • Última atualização do currículo em 24/08/2018


possui graduação em Engenharia de Computação pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2000), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) na área de Automação e Sistemas, onde atuou nos seguintes temas: sistemas de tráfego urbano, sistemas a eventos discretos, verificação formal, sistemas híbridos e álgebra max-plus. Atualmente é professora do Departamento de Engenharias da Mobilidade, no Centro Tecnológico de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina, no campus de Joinville, atuando nos seguintes temas: ensino de engenharia, ferramentas de apoio para ensino de engenharia e difusão da ciência e tecnologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tatiana Renata Garcia
Nome em citações bibliográficas
GARCIA, T. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico de Joinville.
Rua Doutor João Colin - de 2621 ao fim - lado ímpar
Santo Antônio
89218035 - Joinville, SC - Brasil
Telefone: (48) 37212959
URL da Homepage: http://www.joinville.ufsc.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2007
Doutorado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período sanduíche em Laboratoire d'Analyse et d'Architecture des Systemes (Orientador: François Vernadat).
Título: Modelagem e controle da coordenação do tráfego urbano através de formalismos para sistemas a eventos discretos e híbridos, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: José Eduardo Ribeiro Cury.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Sistemas a Eventos Discretos; sistemas híbridos; verificação; Controle supervisório; sistemas de tráfego urbano.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Controle de Tráfego Urbano.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas híbridos.
2000 - 2002
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Controle Supervisório de Sistemas a Eventos Discretos: Uma Abordagem por Modelo Condição/Evento,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: José Eduardo Ribeiro Cury.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Controle supervisório; Sistemas condição/evento; Síntese de supervisores; Sistemas a Eventos Discretos.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas a Eventos Discretos.
1994 - 2000
Graduação em Engenharia de Computação.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Engenharia Naval - Oportunidades e Desafios. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
Integração Institucional dos Novos Docentes UFSC. (Carga horária: 54h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Tecnologia em VLSI. (Carga horária: 64h).
Instituto Superior Tupy, IST, Brasil.
2006 - 2006
Estágio docência. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2005 - 2005
Estágio docência. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2004 - 2005
Estágio sanduíche de doutorado (6 meses).
Laboratoire d'Analyse et d'Architecture des Systemes, LAAS, França.
2001 - 2001
Estágio docência. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluno de doutorado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluno de mestrado, Carga horária: 40

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Engenharia Mecatrônica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Modelagem de Sistemas
03/2016 - Atual
Ensino, Engenharia Aeroespacial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programação I
03/2016 - Atual
Ensino, Engenharia Automotiva, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programação I
03/2016 - Atual
Ensino, Engenharia de Infraestrutura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programação I
03/2016 - Atual
Ensino, Engenharia de Transporte e Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programação I
03/2016 - Atual
Ensino, Engenharia Ferroviária e Metroviária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programação I
03/2016 - Atual
Ensino, Engenharia Naval, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programação I
03/2016 - Atual
Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programação I
04/2014 - Atual
Direção e administração, Centro de Engenharias da Mobilidade, .

Cargo ou função
Coordenadora de estágios da Engenharia Mecatrônica e do Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade.
03/2013 - Atual
Ensino, Engenharia Mecatrônica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas Supervisórios
03/2017 - 07/2017
Ensino, Engenharia Mecatrônica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas Supervisórios
03/2016 - 07/2016
Ensino, Engenharia Mecatrônica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programação I
03/2010 - 12/2015
Ensino, Engenharia da Mobilidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Informática
Introdução à Programação de Computadores
Programação I
04/2013 - 04/2014
Direção e administração, Centro de Engenharias da Mobilidade, .

Cargo ou função
Coordenador de Estágios dos cursos do Centro de Engenharias da Mobilidade.

Instituto Superior Tupy, IST, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de curso e professor, Carga horária: 50, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2009 - 12/2009
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos Teóricos da Computação
Introdução à Engenharia de Computação
02/2008 - 12/2008
Ensino, Engenharia de Controle e Automação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Industrial II
02/2008 - 12/2008
Ensino, Tecnologia em Automação Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Industrial II


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Estudo de práticas e metodologias inovadoras para o ensino na Engenharia
Descrição: O ensino de modo geral e especialmente o de engenharia tem passado por uma série de reflexões, várias são as sugestões para a atualização e a realização de novas maneiras didáticas de se trabalhar em sala de aula, tendo o professor que utilizar uma ou várias técnicas de ensino, para buscar a motivação dos alunos. O objetivo geral deste projeto é estudar e avaliar diferentes metodologias de ensino, dando uma ênfase nas estratégias de aprendizagem ativa. O foco da pesquisa será metodologias inovadoras e que possam ser aplicadas em cursos de Engenharia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Projeto de Tecnologia e Mobilidade para Incentivar Jovens Talentos II
Descrição: O objetivo geral do projeto é realizar a continuidade das oficinas e do desenvolvimento de materiais educativos relacionados a área das Engenharias da Mobilidade, entretanto, nesta etapa enfatizando a participação das alunas do ensino médio e também da Engenharia. O projeto foi.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Projeto de Tecnologia e Mobilidade para incentivar Jovens Talentos
Descrição: Neste projeto serão desenvolvidas atividades e materiais educativos relacionados a área de Engenharia, com estudantes do ensino médio da rede pública da cidade de Joinville..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Tatiana Renata Garcia - Integrante / Carlos Mauricio Sacchelli - Coordenador / Alexandre Mikowski - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - 2014
Projeto Novos Talentos em Tecnologia e Mobilidade
Descrição: O objetivos deste projeto é realizar durante o ano de 2013 e 2014 cursos, palestras oficinas em escolas publicas da cidade de Joinville. O projeto tem dois sub-projetos , uma na área de robótica e outro na de tecnologia sustentável..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Análise de Modelos Físicos utilizados em Acidentes de Trânsito
Descrição: O trânsito é a principal causa de mortes entre pessoas de 15 a 44 anos e provoca em todo o mundo 1,3 milhão de óbitos anualmente, de acordo com a Organização das Nações Unidas. No Brasil, pelos dados do Ministério da Saúde, mais de 35 mil pessoas morrem por ano. O trânsito brasileiro mata 2,5 vezes mais do que nos Estados Unidos e quase quatro vezes mais do que na Europa. A Pesquisa Nacional de Domicílios do IBGE em 2008 mostrou que de cada 200 cidadãos no Brasil cinco haviam envolvidas em acidentes de trânsito no ano anterior. Segundo dados do DETRAN / SC (Departamento Estadual de Trânsito / Santa Catarina), no Estado, 30% dos veículos trafegam irregularmente. As variações de acidentes e vítimas ocorrem pela interação de diversas ações, como ações de engenharia (obras), ações coercitivas (fiscalização), ações operacionais, ações educacionais e informativas. A segurança do trânsito não deve ser vista apenas com foco na área de transportes, e sim como problema de saúde pública. O excesso de velocidade é um dos principais fatores causadores de acidentes de trânsito. O motorista que dirige acima da velocidade permitida em uma determina via, conforme definições do Código de Trânsito, sofre penalizações, e ainda, segundo o Código Penal, pode responder criminalmente se cometer certos delitos. O projeto de pesquisa visa contribuir com o desenvolvimento de novos métodos de análise de acidentes de trânsito, bem como, efetuar adaptações de modelos existentes. Tais modelos estão fundamentados nas leis da física, e como produto final deste projeto, equações serão obtidas para a análise de acidentes de trânsito, as quais permitem calcular as velocidades dos veículos envolvidos nas colisões..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2007
SINCMobil: Sistema de Informação e Controle para Mobilidade Urbana
Descrição: Objetiva-se a concepção e implementação de dois sistemas de suporte à mobilidade urbana: um Sistema de Informação e um Sistema de Controle, ambos baseados em arquiteturas de software padronizadas. Para dar suporte à interação entre tais sistemas, prevê-se a constituição do sistema de comunicação usando protocolos abertos. Para o desenvolvimento de sistemas para transportes, conta-se hoje com arquiteturas de software padronizadas (caso da NIA norte-americana ) e com protocolos de comunicação normatizados (como o NTCIP norte-americano). Estes padrões servirão de inspiração no projeto, o qual busca contribuir na definição de um padrão nacional para o setor. Os sistemas de controle de tráfego em tempo real existem desde a década de 60, embora só a partir dos anos 80, a redução dos custos permitiu a proliferação destes. O sistema mais usado é o SCOOT inglês, desenvolvido na década de 70. Os sistemas mais modernos (OPAC, PRODYN, UTOPIA) usam algoritmos de otimização mais eficiente, com melhores modelos de predição e controle. Estes últimos servem de inspiração para o projeto. A metodologia consiste em desenvolver paralelamente (i) o Sistema de Informação sobre condições de tráfego e apoio para escolha de rotas e (ii) o Sistema de Controle semafórico em tempo real. Outro aspecto importante é o uso de plataforma de microssimulação de tráfego, que fornece cenários bastante realistas, além de permitir a implementação de instrumentação virtual para teste dos protocolos de comunicação entre dispositivos. Os resultados esperados são: sistema de informação para mobilidade urbana, capaz de interligar subsistemas distintos como centrais de controle de tráfego, sistemas de consulta via Internet, e centrais de gerência de estacionamentos, provendo informação em tempo real aos usuários; controle ótimo dos semáforos, com redução do consumo de combustível e dos atrasos de viagens em vias urbanas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Tatiana Renata Garcia - Integrante / José Eduardo Ribeiro Cury - Integrante / Werner Kraus Junior - Integrante / Jean-Marie Farines - Coordenador / Carlos Montez - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Difusão da ciência e tecnologia no Espaço de Ciência e Tecnologia
Descrição: O programa ECT - Espaço de Ciência e Tecnologia UFSC/Joinville é composto de diversos projetos e ações realizadas no local, e visa fortalecer a interação entre a Universidade a e sociedade, buscando contribuir para popularização da ciência e tecnologia. O Espaço conta com atrações relacionadas com o meio ambiente, energias renováveis e tecnologia. Os visitantes podem interagir com maquetes, equipamentos de simulação, jogos, entre outros. Além disso, atividades dirigidas para escolas do ensino médio são desenvolvidas no local, como oficinas de robótica, energias, satélites artificiais e jogos. Além disso, também são realizadas atividades com a comunidade interna da UFSC, como recepção aos calouros e oficinas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Tatiana Renata Garcia - Coordenador / Susie Cristine Keller - Integrante / Carlos Mauricio Sacchelli - Integrante.Número de orientações: 1
2016 - Atual
Programação e robótica como vetor de incentivo à Engenharia
Descrição: O objetivo deste projeto é utilizar ferramentas computacionais amigáveis para disseminar o interesse em tecnologia, consequentemente aumentar o interesse pelos cursos de engenharia. O projeto é uma continuação de trabalhos anteriores da equipe, onde através de oficinas e palestras em escolas da região procurou-se estimular o interesse dos estudantes pelos cursos de Engenharia. O projeto proposto terá como intuito a continuação deste trabalho, tendo como meta a elaboração de cursos de robótica, oficinas de programação utilizando linguagens de programação em blocos (de fácil e rápido aprendizado) e organização de competições de robótica. Espera-se trazer a comunidade para dentro da Universidade, e assim difundir os cursos de Engenharia da UFSC Joinville. Para despertar o interesse dos alunos para a aprendizagem é necessário o uso de uma linguagem atraente, capaz de aproximá-lo o máximo possível da realidade, transformando os conteúdos em vivência. O objetivo deste trabalho é demonstrar que as ferramentas de programação e robótica podem colaborar no processo de ensino e aprendizagem, de forma diferenciada, dinâmica e atrativa e, dessa forma motivar os alunos do ensino-médio a optarem por um Curso Superior na área tecnológica, além de oferecer um conhecimento extra à sua formação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Tatiana Renata Garcia - Coordenador / Susie Cristine Keller - Integrante / Carlos Mauricio Sacchelli - Integrante.Número de orientações: 4
2015 - 2016
Difusão da ciência e tecnologia através do Espaço Ciência e Tecnologia - UFSC/Joinville
Descrição: O Espaço de Ciência e Tecnologia (ECT) visa fortalecer a interação entre a Universidade a e sociedade, buscando contribuir para popularização da ciência e tecnologia. O Espaço conta com atrações relacionadas com o meio ambiente, energias renováveis e tecnologia. Os visitantes podem interagir com maquetes, equipamentos de simulação, jogos, entre outros. Além disso, atividades dirigidas para escolas do ensino médio são desenvolvidas no local, como oficinas de robótica, energias, satélites artificiais e jogos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Tatiana Renata Garcia - Coordenador / Susie Cristine Keller - Integrante / Carlos Mauricio Sacchelli - Integrante / Janaína Renata Garcia - Integrante / Rodrigo Castelan Carlson - Integrante.Número de orientações: 1
2013 - 2016
A Utilização da Robótica como Ferramenta de Incentivo para a Engenharia
Descrição: O objetivo deste projeto é dar continuidade ao projeto de extensão iniciado em 2010, onde através de oficinas e palestras em escolas da região procurou-se estimular o interesse dos estudantes pelos cursos de Engenharia. O projeto proposto para 2013 terá como intuito a continuação deste trabalho, tendo como meta a elaboração de cursos de robótica, buscando difundir os cursos de Engenharia do CEM através da resolução de problemas de Engenharia com o uso de ferramentas educacionais. Para despertar o interesse dos alunos para a aprendizagem é necessário o uso de uma linguagem atraente, capaz de aproximá-lo o máximo possível da realidade, transformando os conteúdos em vivência. O objetivo deste trabalho é demonstrar que os jogos podem colaborar no processo de ensino e aprendizagem, de forma diferenciada, dinâmica e atrativa e, dessa forma motivar os alunos do ensino-médio a optarem por um Curso Superior na área tecnológica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Tatiana Renata Garcia - Coordenador / Susie Cristine Keller - Integrante / Carlos Mauricio Sacchelli - Integrante.
2013 - 2015
Projeto de Educativo em Tecnologia e Mobilidade IV
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Tatiana Renata Garcia - Integrante / Susie Cristine Keller - Integrante / Carlos Mauricio Sacchelli - Coordenador.
2013 - Atual
Jogos Estratégicos como Ferramenta de Suporte no Ensino de Engenharia
Descrição: Com o intuito de estimular o interesse dos alunos da região para a área de engenharia e, conseqüentemente pela proposta do Centro de Engenharia da Mobilidade pretende-se utilizar jogos estratégicos para difundir informações sobre diferentes áreas tecnológicas e promover a aprendizagem destes conteúdos. Para despertar o interesse dos alunos para a aprendizagem é necessário o uso de uma linguagem atraente, capaz de aproximá-lo o máximo possível da realidade, transformando os conteúdos em vivência. O objetivo deste trabalho é demonstrar que os jogos podem colaborar no processo de ensino e aprendizagem, de forma diferenciada, dinâmica e atrativa e, dessa forma motivar os alunos do ensino-médio a optarem por um Curso Superior na área tecnológica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Projeto de Educativo em Tecnologia e Mobilidade III
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Tatiana Renata Garcia - Integrante / Susie Cristine Keller - Integrante / Carlos Mauricio Sacchelli - Coordenador.
2011 - 2012
Projeto Educativo de Tecnologia e Mobilidade II
Descrição: O objetivo deste projeto é dar continuidade ao projeto de extensão iniciado em 2010 que a partir de uma pesquisa bibliografica e documental, foram elaborados paíneis em relação a novas tecnologias aplicadas na mobilidade. Também foi desenvolvido neste projeto quatro oficinas que abordam os curso de engenharia da mobilidade, que em conjunto com os paíneis foram levados a escolas estaduais de ensino em Joinville. O projeto proposto para 2013 terá como meta a apresentação em 10 escolas da cidade de Joinville do curso de robótica de oficinas e palestras..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2012
Projeto Educativo de Tecnologia e Mobilidade
Descrição: O objetivo geral deste projeto é apresentar e discutir em escolas de ensino médio da cidade de Joinville o uso da tecnologia na mobilidade e possibilitar o contato de tecnologias envolvendo a robótica para jovens que não tem acesso estimulando-os para o aprendizado na área de tecnologia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2012
Avaliação do curso e do Centro de Engenharia da Mobilidade
Descrição: No segundo semestre de 2009 foi criado o Centro de Engenharia da Mobilidade da UFSC na cidade de Joinville. O curso oferecido é a Engenharia da Mobilidade, uma proposta inovadora no país e que engloba em um único curso várias habilitações. Devido a característica inovadora do curso é interessante realizar pesquisas de opinião semestrais entre os alunos e servidores para identificar o perfil dos alunos, possíveis deficiências do centro e também ter uma medida de percepção da ações de implantação do novo curso. O objetivo deste projeto é realizar este conjunto de pesquisas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2011
INOVAPARQ
Descrição: O Inovaparq é uma parceria entre UFSC, Udesc, Univille e Instituto Católico de Santa Catarina para implantação de um parque tecnológico na cidade de Joinville. O objetivo do Inovaparq é promover e potencializar as vocações tecnológicas da região por meio da incubação de empresas inovadoras. As áreas de vocação definidas são Tecnologia da Informação (TI), biotecnologia, química-farmacêutica, meio ambiente, design e materiais, mas o objetivo é atuar em todas as áreas do conhecimento das universidades, permitindo assim oferecer uma variada gama de serviços às empresas instaladas no Parque..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Robótica educacional.
2.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Sistemas a Eventos Discretos.
3.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Controle Supervisório.
4.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Teoria de Autômatos e Linguagens Formais.
5.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Redes de Petri.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SACCHELLI, C. M.2015SACCHELLI, C. M. ; KELLER, S. C. ; GARCIA, T. R. . O papel do engenheiro em museus de Ciência e Tecnologia. Tecnologia & Cultura (CEFET/RJ), v. 1, p. 93-99, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
GARCIA, T. R.; GARCIA, T. R. SACCHELLI, C. M. KELLER, S. C. PAULA, I. C. SANTOS, B. S. KORMAN, R. F. MOREIRA, A. F. MAGALHAES, A. L. C. C. FERREIRA, A. D. DANTAS, A. L. P. RITTER, C. E. T. CATEN, C. S. T. JUNG, C. F. SENA, C. P. P. FLEURYMORTINER, E. SANTOS, E. P. GUIMARAES, F. G. SPORKET, F. PINTO, G. R. P. BOESING, I. J. ROSA, J. A. EDIM, J. R. J. RIBEIRO, J. L. D. MORO, L. BRAGHIROLLI, L. F. , et al.ECHEVESTE, M. E. S. BATISTA, P. A. R. TANURE, R. L. Z. RODRIGUES, R. C. L. ADRIANO, R. L. CARVALHO, R. S. BIRCHAL, V. S. ; Práticas pedagógicas integradoras e tecnologias para ensino de engenharia. In: Vanderli Fava de Oliveira; Marcos José Tozzi; Liane Ludwig Loder. (Org.). Desafios da Educação em Engenharia: Formação em Engenharia, Internacionalização, Experiências Metodológicas e Proposições. 1ed.Brasília: ABENGE, 2014, v. 01, p. 153-231.

2.
GARCIA, T. R.; GARCIA, T. R. SACCHELLI, C. M. MIKOWSKI, A. DELATORRE, R. G. TONINI, A. M. BAMBERG, P. HENRARD, A. A. MARANHAO, A. C. K. ROSA, A. P. C. OLIVEIRA, A. R. BATISTA, C. E. R. OLINTO, C. R. OGRODOWSKI, C. S. GARROSSINI, D. F. VIANA, D. M. ASSAYAG, E. S. RADMANN, E. M. CONTENTE, E. C. M. S. ABDALLA JUNIOR, H. CAMARGO JR, J. B. COSTA, J. A. V. ALMEIDA JR, J. R. GARCEZ, L. R. ARAUJO JUNIOR, L. O. CARVALHO, L. F. , et al.SILVA, M. N. A. SOUZA, M. R. A. Z. CUGNASCA, P. S. SANTOS, T. D. ; Projetos de Extensão na Engenharia: uma responsabilidade social para além das demandas tecnológicas. In: Vanderli Fava de Oliveira; Marcos José Tozzi; José Hélio Alvarez Elarrat; Luciano Sérgio de Brito Nicolau da Costa. (Org.). Desafios da Educação em Engenharia: Formação em Engenharia, Internacionalização, Experiências Metodológicas e Proposições. 1ed.Brasília: ABENGE, 2013, v. 1, p. 75-124.

3.
GARCIA, T. R.; GARCIA, T. R. SACCHELLI, C. M. MIKOWSKI, A. DELATORRE, R. G. BAZZO, W. A. BARROS, A. A. C. CHINELATTO, A. L. CHINELATTO, A. S. A. PERES, A. GOBBI, A. M. FURTADO, C. M. FOLTRAN JUNIOR, D. C. WIECHETECK, G. K. SIQUEIRA, G. R. SANDRI, I. G. KRUGER, J. A. MARTINS, J. A. PIEMOLINI-BARRETO, L. T. SANTOS, L. B. ALMEIDA, M. M. VAZ, M. S. M. G. VANTI, M. G. CHIQUETTO, N. C. GIOVANNINI JUNIOR, O. BRANDT, P. R. , et al.SOUZA, R. C. SCHWERTL, S. L. VILLAS-BOAS, V. ; Potencial social de articulação entre ensino médio e a engenharia. In: Walter Antonio Bazzo; Adriana Maria Tonini; Valquíria Villas-Boas; Luiz Carlos de Campos; Liane Ludwig Loder. (Org.). Desafios da Educação em Engenharia: Vocação, Formação, Exercício Profissional, Experiências Metodológicas e Proposições. 1ed.Blumenau: edifurb, 2012, v. 1, p. 13-36.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, T. R.; SACCHELLI, C. M. ; LOPES JUNIOR, M. ; FABRI, J. V. ; LADEIRA, L. . USE OF ROBOTICS IN EXTRACURRICULAR AND MULTIDISCIPLINARY ACTIVITIES IN ENGINEERING. In: 15th LACCEI International Multi-Conference for Engineering, Education, and Technology, 2017, Boca Raton, United States. Anais of 15th LACCEI International Multi-Conference for Engineering, Education, and Technology, 2017.

2.
KELLER, S. C. ; SACCHELLI, C. M. ; GARCIA, T. R. ; LOPES JUNIOR, M. ; DOGNINI, A. . DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTOS DE FÍSICA: LEI DOS GASES. In: 45º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2017, Joinville. Anais do COBENGE 2017, 2017.

3.
RECOUVREUX, D. O. S. ; CARMINATTI, C. ; GARCIA, T. R. ; SACCHELLI, C. M. ; KELLER, S. C. ; GOMES, F. S. . O REUSO DA ÁGUA NA INDÚSTRIA: ATIVIDADE DE INTERAÇÃO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E DO ENSINO MÉDIO. In: 45º Congresso Brasileiro de Educação em Engeharia, 2017, Joinville. Anais do COBENGE 2017, 2017.

4.
KELLER, S. C. ; GARCIA, T. R. ; SACCHELLI, C. M. ; MINIKOWSKI, B. . JOGO DAS MATRIZES: APRENDENDO CONCEITOS DE TECNOLOGIA. In: 45º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2017, Joinville. Anais do COBENGE 2017, 2017.

5.
CARMINATTI, C. ; RECOUVREUX, D. O. S. ; VARGAS, V. M. M. ; GARCIA, T. R. . TRABALHANDO CONCEITOS DE MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA EM UMA ATIVIDADE PRÁTICA DE LABORATÓRIO: A COMBUSTÃO DA VELA. In: 45º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2017, Joinville. Anais do COBENGE 2017, 2017.

6.
GARCIA, T. R.; SACCHELLI, C. M. ; PERASSA, M. C. . CURSOS EXTRACURRICULARES PARA COMPLEMENTAÇÃO DE COMPETENCIAS NA ENGENHARIA. In: 45º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2017, Joinville. Anais do COBENGE 2017, 2017.

7.
SACCHELLI, C. M. ; GARCIA, T. R. ; KELLER, S. C. ; SILVA, K. . Incentivando as mulheres na Ciência. In: , 8th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education and the 14th Active Learning in Engineering Education Workshop., 2016, Guimarães, Portugal. Anais do PAEE/ALE?2016, 2016.

8.
SACCHELLI, C. M. ; GARCIA, T. R. ; KELLER, S. C. ; PAGANI, E. ; LOPES JUNIOR, M. . Ações de interação entre universidade e escolas de ensino médio - Experimentos de física. In: XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016, Natal. Anais do XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia,, 2016.

9.
KELLER, S. C. ; GARCIA, T. R. ; SACCHELLI, C. M. ; MINIKOWSKI, B. . Materiais matemáticos manipiláveis: Instrumetnos facilitadores da aprendizagem. In: XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016, Natal. Anais do XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016.

10.
KELLER, S. C. ; GARCIA, T. R. ; SACCHELLI, C. M. ; ANDRADE, G. . O uso de simuladores para estimular o interesse de jovens em oficinas e cursos de graduação.. In: XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016, Natal. Anais do XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016.

11.
SACCHELLI, C. M. ; FREIRE, V. M. ; GARCIA, T. R. ; SOUZA, R. C. ; SOUZA, C. F. ; GOMES, G. T. C. ; SANTOS, L. B. ; AMORIM, E. L. C. ; LEITE, S. J. O. ; OLIVEIRA, D. G. ; FONSECA, W. S. . Experiências Práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão realizadas no âmbito dos cursos de engenharia. In: XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016, Natal. Anais do XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016.

12.
RECOUVREUX, D. O. S. ; CARMINATTI, C. ; GARCIA, T. R. ; KELLER, S. C. ; LIMA, A. S. . CONHECENDO O TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS: O PEREGRINO DO CONHECIMENTO. In: XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016, Natal. Anais do XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016.

13.
SACCHELLI, C. M. ; GARCIA, T. R. ; KELLER, S. C. ; GRUBISIC, V. . Estudo de Motores a Combustão com Jovens Estudantes do Ensino Médio Utilizando PBL. In: International Symposium on Project Approaches in Engineering Education, 2015, Donostia - San Sebastian. Anais do PAEE 2015, 2015.

14.
LOPES JUNIOR, M. ; GARCIA, T. R. ; SACCHELLI, C. M. ; KELLER, S. C. . Desenvolvimento de oficinas de robótica como forma de difusão da ciência e tecnologia no ensino médio.. In: XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2015, São Bernardo do Campo. Anais do XLIII COBENGE, 2015.

15.
SCHMOELLER, R. ; KELLER, S. C. ; GARCIA, T. R. ; SACCHELLI, C. M. . Oficinas de energia para estudantes do ensino médio. In: XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2015, São Bernardo do Campo. XLIII COBENGE, 2015.

16.
GARCIA, T. R.; SACCHELLI, C. M. ; KELLER, S. C. ; GIORDANI, N. . Oficinas de construção de pontes para difusão de conceitos de Engenharia de Inftraestrutura. In: XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014, Juiz de Fora. Anais do XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014.

17.
GARCIA, T. R.; KELLER, S. C. ; SACCHELLI, C. M. ; MEDEIROS, L. . Jogo dos Modais em Joinville: conhecendo as alternativas do sistema urbano de transporte. In: XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014, Juiz de Fora. Anais do XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014.

18.
GARCIA, T. R.; RECOUVREUX, D. O. S. ; CAMINATTI, C. ; KELLER, S. C. ; SACCHELLI, C. M. ; SCHEGOCHESKI, A. ; AMARAL, L. . Jogo das Águas: conhecendo o processo de tratamento da água. In: XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014, Juiz de Fora. Anais do XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014.

19.
KELLER, S. C. ; SACCHELLI, C. M. ; GARCIA, T. R. . Jogos Estratégicos como Ferramenta de Suporte no Ensino de Engenharia. In: PAAE 2014 ? International Symposioum on Project Approaches in Engineering Education, 2014, Medelin. Anais do PAAE 2014, 2014.

20.
GARCIA, T. R.; KELLER, S. C. ; SACCHELLI, C. M. ; ANDRADE, G. ; MINELA, S. N. . Corrida Espacial: uma nova forma de aprendizagem de eventos aeroespaciais. In: XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014, Juiz de Fora. Anais do XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014.

21.
GARCIA, T. R.; SCHNEIDER, B. K. ; MINELA, S. N. ; SACCHELLI, C. M. ; KELLER, S. C. . O uso de oficinas sobre energias renováveis para atrair estudantes para os cursos de engenharia. In: XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013, Gramado. Anais do XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013.

22.
GARCIA, T. R.; VOIGT, A. L. ; KELLER, S. C. ; SACCHELLI, C. M. . Jogo da Mobilidade: uma nova forma de aprendizagem de conceitos de transportes. In: XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013, Gramado. Anais do XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013.

23.
ANDRADE FILHO, A. C. ; KELLER, S. C. ; SACCHELLI, C. M. ; GARCIA, T. R. . Uma ferramenta de aprendizagem de conceitos de engenharia: o Jogo das Engenharias. In: XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013, Gramado. Anais do XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013.

24.
MINELA, S. N. ; SCHNEIDER, B. K. ; GARCIA, T. R. ; SACCHELLI, C. M. ; KELLER, S. C. ; SCHLICKMAN, E. . Engenharia aeroespacial e satélites: despertando o interesse em estudantes do ensino médio. In: XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013, Gramado. Anais do XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013.

25.
SACCHELLI, C. M. ; KELLER, S. C. ; GARCIA, T. R. ; VOIGT, A. L. . Desenvolvimento de jogos didáticos de engenharia. In: Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produtos, 2013, Natal. Anais do 9ª CBGDP, 2013.

26.
GARCIA, T. R.; SACCHELLI, C. M. ; REIS, A. R. ; DELATORRE, R. G. . A Utilização dos Conceitos de Física e Robótica Educacional para Aumentar o Interesse pelos Cursos de Engenharia.. In: XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2012, Belém. Anais do XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2012.

27.
FERREIRA, N. ; GARCIA, J. R. ; LEZANA, A. G. R. ; GARCIA, T. R. . The Role of the University as a driver for development: the case of UFSC in Joinville-SC. In: SMS Special Conference in Rio, 2011, Rio de Janeiro. Strategic Management Society Special Conference in Rio, 2011.

28.
GARCIA, T. R.; REIS, A. R. ; SACCHELLI, C. M. ; DELATORRE, R. G. . Uso de conceitos de Robótica e Tecnologia para atrair estudantes para cursos de Engenharia. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2011, Blumenau. Anais do Cobenge 2011, 2011.

29.
BROCKVELD JR, S. ; SACCHELLI, C. M. ; DELATORRE, R. G. ; GARCIA, T. R. . Projeto Tecnologia e Mobilidade: Incentivo na Engenharia Ferroviária e Metroviária. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2011, Blumenau. Anais do Cobenge 2011, 2011.

30.
BROCKVELD JR, S. ; DELATORRE, R. G. ; MIKOWSKI, A. ; GARCIA, T. R. ; SACCHELLI, C. M. . Tecnologia e Mobilidade: Incentivo na Engenharia Aeroespacial. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2011, Blumenau. Anais do Cobenge 2011, 2011.

31.
GARCIA, T. R.; CURY, José E. R. ; KRAUS JUNIOR, W. ; DEMONGODIN, I. . Traffic Light Coordination of Urban Corridors Using Max-Plus Algebra. In: International Modeling & Simulation Multiconference, 2007, Buenos Aires. Proceedings of IMSM 2007, 2007. v. 1. p. 255-260.

32.
GARCIA, T. R.; CURY, José E. R. ; KRAUS JUNIOR, W. . Modelagem e projeto de coordenação semafórica através da álgebra max-plus. In: Congresso Nacional da ANPET, 2006, Brasília. Anais do XIX ANPET. v. 1. p. 123-134.

33.
GARCIA, T. R.; CURY, José E. R. ; KRAUS JUNIOR, W. . Modelagem e controle de vias arteriais urbanas através da álgebra max-plus. In: XVI Congresso Brasileiro de Automática, 2006, Salvador. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Automática, 2006. v. 1. p. 983-988.

34.
GARCIA, T. R.; CURY, José E. R. . Uma Abordagem de Sistemas Híbridos para Modelagem e Verificação de Sistemas de Tráfego Urbano. In: XIII Panamerican Conference Traffic & Transportation Engineering, 2004, New York, EUA. Proceedings of PANAM 2004, 2004.

35.
GARCIA, T. R.; CURY, José E. R. . Modelagem e Verificação de Sistemas Híbridos de Tráfego Urbano através de Autômatos Híbridos. In: XV Congresso Brasileiro de Automática, 2004, Gramado, RS, Brasil. Anais do XV Congresso Brasileiro de Automática, 2004.

36.
GARCIA, T. R.; CURY, José E. R. . Controle Supervisório de Sistemas Condição/Evento. In: XIV Congresso Brasileiro de Automática, 2002, Natal, RN. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Automática (CBA'2002), 2002.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, T. R.; SACCHELLI, C. M. ; REIS, A. R. . Projeto de Tecnologia e Mobilidade: uma forma de inclusão tecnológica. In: II Forúm Munidal de Educação Profissional e Tecnológica, 2012, Florianópolis. Anais do II Forúm Munidal de Educação Profissional e Tecnológica, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, T. R.; OBELHEIRO, R. R. ; LEANDRO, M. A. C. . Estudo de Segurança no Controle de Psicotrópicos. In: VII Congresso de Iniciação Científica UFPEL/FURG/UCPEL, 1998, Pelotas. Anais do VII Congresso de Iniciação Científica FURG/UFPel/UCPel, 1998. v. 1. p. 172-172.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GARCIA, T. R.. Revisora para o congresso Computer on the Beach. 2011.

2.
GARCIA, T. R.. Revisora para o Congresso Brasileiro de Automática (CBA 2006). 2006.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MISAGHI, M.; GARCIA, T. R.; DUARTE, M. A. T.; FREITAS FILHO, F. L.. Participação em banca de Ana Elisa Pillon. Estudo dos fatores de satisfação dos alunos da educação a distância de uma instituição de ensino superior do norte do estado de Santa Catarina. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Tupy.

2.
GARCIA, T. R.; VALENTINA, L. V. O. D.; MISAGHI, M.. Participação em banca de Claudinete Vieira Martins. Uma proposta de plano de comunicação visando redução de falhas nos projetos de software, aderente a MPS.BR. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Tupy.

3.
MISAGHI, M.; GARCIA, T. R.; BATIZ, E. C.. Participação em banca de Robson Thanael Poffo. Proposta de Avaliação de Indicadores de Lean Aplicados a Gestão de Pessoas em uma empresa de desenvolvimento de software. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia de Produção) - Instituto Superior Tupy.

4.
GARCIA, T. R.; LEAL, A. B.; ROCHA, F. R. L.; ROSSO JUNIOR, R. S. U.. Participação em banca de Moacyr Carlos Possan Junior. Modelagem e implementação de sistemas de controle supervisório baseados em máquinas de estados com saídas. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

5.
GARCIA, T. R.; LEAL, A. B.; SANTOS, E. A. P.; SANTOS, M. T.; HOUNSELL, M. S.. Participação em banca de Jeferson Luiz Curzel. Síntese e implementação de controle supervisório em uma célula flexível de manufatura didática. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

6.
GARCIA, T. R.; LEAL, A. B.; QUEIROZ, M. H.; ROCHA, F. R. L.; FERREIRA, R. R.. Participação em banca de Carlos Alberto Teixeira. Aplicação da teoria de controle supervisório no projeto de controladores para eletrodomésticos. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GARCIA, T. R.; BACK, J.; URIARTE, L. R.. Participação em banca de Dennis Mettegang.Blog Corporativo como Ferramenta para Aplicação de Técnicas de Gestão do Conhecimento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Instituto Superior Tupy.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GARCIA, T. R.; LEAL, A. B.; AMARAL, S.. Banca área Automação e Sistemas. 2015. Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
GARCIA, T. R.; ROCHA, F. R. L.; OBELHEIRO, R. R.; BATISTA, E.; LETTNIN, D.. Hardware. 2011. Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
GARCIA, T. R.; ROCHA, F. R. L.; PATERNO, A. S.. Eletrônica Digital. 2010. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Outras participações
1.
FERREIRA, C. V.; GARCIA, T. R.; RECOUVREUX, D. O. S.. Processo Seletivo para Contratação de Professor Substituto - Edital nº Nº 241/DDP/2013. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
GARCIA, T. R.; OLIVEIRA FILHO, M. E.; BECKERT, S. F.. Processo Seletivo para Contratação de Professor Substituto - Edital nº 068/DDPP/2012. 2012. Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
GARCIA, T. R.; LEZANA, A. G. R.; SACCHELLI, C. M.. Processo seletivo para contratação de professor substituto - Edital 007/DDPP/2011. 2011. Universidade Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
45º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. O REUSO DA ÁGUA NA INDÚSTRIA: ATIVIDADE DE INTERAÇÃO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E DO ENSINO MÉDIO. 2017. (Congresso).

2.
XLII Congresso Brasileira de Educação em Engenharia. Jogo dos Modais em Joinville: conhecendo as alternativas do sistema urbano de transporte. 2014. (Congresso).

3.
XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Ciência, Tecnologia e Ensino Médio: Projeto Educativo em Tecnologia da Mobilidade. 2011. (Congresso).

4.
International Modeling & Simulation Multiconference. Traffic Light Coordination of Urban Corridors Using Max-Plus Algebra. 2007. (Congresso).

5.
XVI Congresso Brasileiro de Automática. Modelagem e controle de vias arteriais urbanas através da álgebra max-plus. 2006. (Congresso).

6.
XIV Congresso Brasileiro de Automática. Controle Supervisório de Sistemas Condição/Evento. 2002. (Congresso).

7.
XIII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software - SBES'99. 1999. (Simpósio).

8.
VII Congresso de Iniciação Científica UFPEL/FURG/UCPEL. Estudo de Segurança no Controle de Psicotrópicos. 1998. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Andreliza Faria. A Educação e as Novas Tecnologias para o Ensino EaD. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnolgoia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Tatiana Renata Garcia.

2.
Juliana Nadjara Carvalho. O impacto das inovações tecnológicas em funcionários da área fabril. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnolgoia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Tatiana Renata Garcia.

3.
Rafael Rohden. Uso das tecnologias nas aulas de educação física escolar. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnolgoia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Tatiana Renata Garcia.

Iniciação científica
1.
Hemilly Emanuely Frois Silva. Uso de robótica no ensino. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Estadual Osvaldo Aranha, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatiana Renata Garcia.

2.
Laura Castilho de Almeira Machado. Uso da robótica no ensino. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Estadual Osvaldo Aranha, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatiana Renata Garcia.

3.
Stefanie Mendes Bueno. Projeto de Tecnologia e Mobilidade para incentivar Jovens Talentos. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual Nagib Zattar, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Tatiana Renata Garcia.

4.
Gabriela Zatta Gallo. Projeto de Tecnologia e Mobilidade para incentivar Jovens Talentos. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual Nagib Zattar, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Tatiana Renata Garcia.

5.
Leandro de Amorim Maia. Projeto de Tecnologia e Mobilidade para incentivar Jovens Talentos. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual Profa. Jandira D'ávila, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Tatiana Renata Garcia.

Orientações de outra natureza
1.
Guilherme Fischer. Projeto de Extensão - Difusão da ciência e tecnologia no Espaço de Ciência e Tecnologia. 2018. Orientação de outra natureza. (Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina, Bolsa Cultura UFSC. Orientador: Tatiana Renata Garcia.

2.
André Sacchetti. Projeto de Extensão - Difusão da ciência e tecnologia no Espaço de Ciência e Tecnologia. 2018. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Transporte e Logística) - Universidade Federal de Santa Catarina, Bolsa Cultura UFSC. Orientador: Tatiana Renata Garcia.

3.
Júlio César Fronczac. Programação e robótica como vetor de incentivo à Engenharia. 2018. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Orientador: Tatiana Renata Garcia.

4.
João Victor Fabri. Programação e robótica como vetor de incentivo à Engenharia. 2018. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Orientador: Tatiana Renata Garcia.

5.
Márcio Alexandre Lopes Júnior. Projeto de extensão - Programação e robótica como vetor de incentivo à Engenharia. 2017. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Transporte e Logística) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Orientador: Tatiana Renata Garcia.

6.
João Victor Fabri. Projeto de extensão - Programação e robótica como vetor de incentivo à Engenharia. 2017. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Orientador: Tatiana Renata Garcia.

7.
Germano Augusto Metzner Andrade. Projeto de Extensão - Difusão da ciência e tecnologia no Espaço de Ciência e Tecnologia. 2017. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Transporte e Logística) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Orientador: Tatiana Renata Garcia.

8.
Lucas Ladeira da Rocha Belinazzi. Programação e robótica como vetor de incentivo à Engenharia. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Orientador: Tatiana Renata Garcia.

9.
João Victor Fabri. Programação e robótica como vetor de incentivo à Engenharia. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Orientador: Tatiana Renata Garcia.

10.
Márcio Alexandre Lopes Júnior. Difusão da ciência e tecnologia através do Espaço Ciência e Tecnologia - UFSC/Joinville. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Transporte e Logística) - Universidade Federal de Santa Catarina, Bolsa Cultura UFSC. Orientador: Tatiana Renata Garcia.

11.
Amanda Dognini. Difusão da ciência e tecnologia através do Espaço Ciência e Tecnologia - UFSC/Joinville. 2015. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Infraestrutura) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Orientador: Tatiana Renata Garcia.

12.
Lucas Ladeira da Rocha Belinazzi. Difusão da ciência e tecnologia através do Espaço Ciência e Tecnologia - UFSC/Joinville. 2015. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Orientador: Tatiana Renata Garcia.

13.
Lucas Brodersen Moreira dos Santos. A utilização da robótica como ferramenta de ensino para engenharia. 2013. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Mobilidade) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Tatiana Renata Garcia.

14.
Diogo Sgrott. A utilização da robótica como ferramenta de ensino para engenharia. 2013. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Mobilidade) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Tatiana Renata Garcia.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SACCHELLI, C. M.2015SACCHELLI, C. M. ; KELLER, S. C. ; GARCIA, T. R. . O papel do engenheiro em museus de Ciência e Tecnologia. Tecnologia & Cultura (CEFET/RJ), v. 1, p. 93-99, 2015.


Livros e capítulos
1.
GARCIA, T. R.; GARCIA, T. R. SACCHELLI, C. M. MIKOWSKI, A. DELATORRE, R. G. TONINI, A. M. BAMBERG, P. HENRARD, A. A. MARANHAO, A. C. K. ROSA, A. P. C. OLIVEIRA, A. R. BATISTA, C. E. R. OLINTO, C. R. OGRODOWSKI, C. S. GARROSSINI, D. F. VIANA, D. M. ASSAYAG, E. S. RADMANN, E. M. CONTENTE, E. C. M. S. ABDALLA JUNIOR, H. CAMARGO JR, J. B. COSTA, J. A. V. ALMEIDA JR, J. R. GARCEZ, L. R. ARAUJO JUNIOR, L. O. CARVALHO, L. F. , et al.SILVA, M. N. A. SOUZA, M. R. A. Z. CUGNASCA, P. S. SANTOS, T. D. ; Projetos de Extensão na Engenharia: uma responsabilidade social para além das demandas tecnológicas. In: Vanderli Fava de Oliveira; Marcos José Tozzi; José Hélio Alvarez Elarrat; Luciano Sérgio de Brito Nicolau da Costa. (Org.). Desafios da Educação em Engenharia: Formação em Engenharia, Internacionalização, Experiências Metodológicas e Proposições. 1ed.Brasília: ABENGE, 2013, v. 1, p. 75-124.

2.
GARCIA, T. R.; GARCIA, T. R. SACCHELLI, C. M. KELLER, S. C. PAULA, I. C. SANTOS, B. S. KORMAN, R. F. MOREIRA, A. F. MAGALHAES, A. L. C. C. FERREIRA, A. D. DANTAS, A. L. P. RITTER, C. E. T. CATEN, C. S. T. JUNG, C. F. SENA, C. P. P. FLEURYMORTINER, E. SANTOS, E. P. GUIMARAES, F. G. SPORKET, F. PINTO, G. R. P. BOESING, I. J. ROSA, J. A. EDIM, J. R. J. RIBEIRO, J. L. D. MORO, L. BRAGHIROLLI, L. F. , et al.ECHEVESTE, M. E. S. BATISTA, P. A. R. TANURE, R. L. Z. RODRIGUES, R. C. L. ADRIANO, R. L. CARVALHO, R. S. BIRCHAL, V. S. ; Práticas pedagógicas integradoras e tecnologias para ensino de engenharia. In: Vanderli Fava de Oliveira; Marcos José Tozzi; Liane Ludwig Loder. (Org.). Desafios da Educação em Engenharia: Formação em Engenharia, Internacionalização, Experiências Metodológicas e Proposições. 1ed.Brasília: ABENGE, 2014, v. 01, p. 153-231.



Outras informações relevantes


Aprovada em concurso público para professor adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina, conforme portaria número 551 do D.O.U número 181, em 22 de setembro de 2009.



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