Marcos da Silva Sampaio

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  • Última atualização do currículo em 10/09/2018


Compositor, pesquisador e desenvolvedor de software. Doutor em Composição Musical (UFBA), professor de Teoria e Composição Musical na Escola de Música da UFBA. Como pesquisador, atua na área de análise musical assistida por computador e contornos musicais. Como baixista, apresentou-se com o Grupo de Percussão da UFBA, a Trama do Macaco Prego e artistas locais. Compôs 38 obras e arranjos para formações variadas (solo a orquestra sinfônica), com apresentações no Brasil e Estados Unidos por grupos como Duo Robatto, Duo Sacramento, Grupo de Intérpretes Musicais da Bahia (GIMBA) e Orquestra Sinfônica da UFBA. Tem experiência em implementação de aplicação web e para dispositivos móveis. Concebeu e coordenou a equipe técnica de desenvolvimento dos aplicativos Beat Percussion Fever e Music Star Blocks, ambos da Disco Azul Produções Artísticas. Informações adicionais em https://marcos.sampaio.me (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcos da Silva Sampaio
Nome em citações bibliográficas
SAMPAIO, M. S.;SILVA, Marcos di;SAMPAIO, Marcos

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Bahia, Escola de Música.
Avenida Araújo Pinho, 58. Escola de Música
Canela
41110913 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 33361445
URL da Homepage: http://www.escolademusica.ufba.br/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Música.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: A Teoria de Relações de Contornos Musicais: inconsistências, soluções e ferramentas, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Pedro Ribeiro Kröger Júnior.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Teoria de relações de contornos musicais; Computação Musical; Musicologia Computacional; Composição Musical; MusiContour; Music21.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Computação Musical.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Composição Musical.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
2007 - 2008
Mestrado em Música.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Em torno da romã: aplicações de operações com contorno na composição,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Pedro Ribeiro Kröger Júnior.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Composição Musical; Teoria de relações de contornos musicais; Música de Câmara; Computação Musical.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Computação Musical.
2001 - 2006
Graduação em Composição.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Reflexio: em torno de pensamentos - Composição musical para orquestra, 2 coros, 4 solistas e ator..
Orientador: Ricardo Mazzini Bordini.




Formação Complementar


2009 - 2009
Curso de Composição, com Felipe Lara. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Capacitação em ferramentas computacionais. (Carga horária: 36h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Introdução ao áudio digital. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Recursos Eletrônicos para Pesquisa em Música. (Carga horária: 36h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Trilha Sonora para Teatro - Concepção, Composição. (Carga horária: 83h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40
Outras informações
Regime de trabalho de 20 horas entre 2010 e 2015

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Bolsista de doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Bolsista - Iniciação Científic, Enquadramento Funcional: Bolsista - Iniciação Científica, Carga horária: 20

Atividades

04/2018 - Atual
Ensino, Composição e Regência, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Instrumentação (MUSA83)
1/2018 - Atual
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Vice-coordenador do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Composição e Regência.
7/2016 - Atual
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Composição e Regência. Representante da disciplina Instrumentação e Orquestração.
07/2016 - Atual
Ensino, Composição e Regência, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Música Computacional II (MUSB22)
10/2014 - Atual
Ensino, Composição,Regência,Instrumento,Canto,Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MUSA70 - Literatura e Estruturação Musical II
MUSA69 - Literatura e Estruturação Musical I
05/2013 - Atual
Ensino, Composição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MUSB14 - Composição V
03/2012 - Atual
Ensino, Composição,Regência,Instrumento,Canto,Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MUSA71 - Literatura e Estruturação Musical III
08/2011 - Atual
Ensino, Composição,Regência,Instrumento,Canto,Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MUSA72 - Literatura e Estruturação Musical IV
03/2011 - Atual
Ensino, Composição, Regência, Licenciatura e Canto, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MUSA92 - Princípios práticos de Informática
04/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, .

2/2016 - 2/2018
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Vice-chefe do Departamento de Música.
07/2008 - 12/2017
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Coordenador do laboratório do grupo de pesquisa Genos (GenosLab).
07/2016 - 06/2017
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Informática II (MUS506)
7/2015 - 6/2017
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos especiais (MUS504)
09/2014 - 06/2017
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Teoria I (MUS515)
06/2011 - 7/2016
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Representante da disciplina Composição no Colegiado de Composição e Regência.
08/2011 - 9/2015
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Vice-coordenador do Colegiado de Composição e Regência.
05/2013 - 08/2014
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Informática em Música I (MUS505)
08/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Escola de Música, .

Atividade de extensão realizada
Introdução à programação computacional com Python para compositores.
07/2011 - 12/2011
Ensino, Composição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MUSB13 - Composição IV
03/2011 - 07/2011
Ensino, Composição,Regência,Instrumento,Canto,Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MUSA69 - Literatura e Estruturação Musical I
03/2011 - 07/2011
Ensino, Composição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MUSB12 - Composição 3
03/2011 - 07/2011
Ensino, Composição,Regência,Instrumento,Canto,Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MUSA77 - História da Música 1
5/2009 - 6/2009
Extensão universitária , Escola de Música, .

Atividade de extensão realizada
Curso Introdutório ao Linux (10 horas) - Coordenador.
5/2009 - 5/2009
Extensão universitária , Escola de Música, .

Atividade de extensão realizada
Curso básico de trilha sonora para cinema (34 horas) - Coordenador.
4/2009 - 4/2009
Extensão universitária , Escola de Música, .

Atividade de extensão realizada
Curso Introdutório ao Lilypond (10 horas) - Ministrante.
2/2008 - 12/2008
Ensino, Composição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MUS111 - Composição IV
2/2008 - 12/2008
Ensino, Composição, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MUS104 - Instrumentação e Orquestração I
02/2007 - 12/2008
Ensino, Composição,Regência,Instrumento,Canto,Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MUS009 - Literatura e Estruturação Musical I
3/2008 - 4/2008
Extensão universitária , Escola de Música, .

Atividade de extensão realizada
Curso Introdutório ao Lilypond (10 horas) - Ministrante.
3/2008 - 4/2008
Extensão universitária , Escola de Música, .

Atividade de extensão realizada
Curso Introdutório ao Lilypond (10 horas) - Coordenação.
2/2007 - 12/2007
Ensino, Composição,Regência,Instrumento,Canto,Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MUS003 - Percepção Musical I
2/2007 - 12/2007
Ensino, Composição, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MUS110 - Composição III
10/2007 - 10/2007
Extensão universitária , Escola de Música, .

Atividade de extensão realizada
Curso Introdutório ao Linux (10 horas) - Ministrante.
10/2007 - 10/2007
Extensão universitária , Escola de Música, .

Atividade de extensão realizada
Curso Introdutório ao Linux (10 horas) - Coordenação.
8/2007 - 8/2007
Extensão universitária , Escola de Música, .

Atividade de extensão realizada
Curso Introdutório ao Lilypond (10 horas) - Coordenação.
8/2007 - 8/2007
Extensão universitária , Escola de Música, .

Atividade de extensão realizada
Curso Introdutório ao Lilypond (10 horas) - Ministrante.

Disco Azul Produções Artísticas e Audiovisual, DA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de sistemas, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de sistemas, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Computação Musical Aplicada

Objetivo: Pesquisa aplicada de ferramentas computacionais e tecnologias para a composição, análise musical e visualização de dados musicais, especialmente em Musicologia Computacional e Composição Assistida por Computador..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Musicologia Computacional.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação / Especialidade: Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Palavras-chave: Computação Musical; Análise harmônica automática.
2.
Composição e teorias da música

Objetivo: Pesquisas em composição musical tendo como objeto de estudo a criação, notadamente os processos composicionais e suas articulações com as teorias da música..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Teoria Musical.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Composição Musical; Teoria de relações de contornos musicais; Teoria Musical; Relações de contornos musicais; Teorias de ritmo; Análise Musical.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Métrica de comparação de melodias baseada em relações de contornos musicais para análise de grandes coleções de música
Descrição: A complexidade de tempo de execução dos algoritmos de comparação de contornos da Teoria de Relações de Contornos Musicais (Similaridade (CSIM), Similaridade difusa (CSIM+) e Similaridade por contornos embutidos (ACMEMB)) limita seu uso a estruturas de pequenas dimensões, tais como motivos melódicos. O objetivo deste projeto é aprimorar tais algoritmos para reduzir esta complexidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcos da Silva Sampaio - Coordenador / Pedro Ribeiro Kroger Junior - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 1
2013 - 2014
O estudo dos contornos musicais de obras para flauta solo com auxílio de ferramentas computacionais
Descrição: Contornos podem ser entendidos como desenhos ou perfis de objetos. Em música, contornos podem ser associados a parâmetros como altura, duração e densidade. O estudo de relações de contornos musicais é importante porque, assim como conjuntos de notas e motivos, podem ajudar a dar coerência a uma obra musical. Ferramentas computacionais aplicadas à música podem ajudar no estudo de grandes corpora de obras, realizando análises de centenas de músicas em pouco tempo. Por exemplo, o software Rameau analisa a harmonia dos 371 corais de Bach em 20 segundos com mais de 90% de acerto. Até o presente momento não existe qualquer estudo dos contornos musicais de um grande corpus de obras para flauta solo. O período de 1710 a 1810 contempla grande parte das obras mais significativas para flauta solo e servirá como recorte inicial deste projeto. O objetivo principal desta pesquisa é, portanto, verificar relações entre contornos musicais de obras para flauta solo compostas entre 1710 e 1810 usando e desenvolvendo ferramentas computacionais para este fim. Dessa forma, o estudo dos contornos de um corpus grande de obras para flauta solo resultará em um maior entendimento das estruturas musicais deste corpus. Além disso os resultados deste trabalho poderão ser usados enquanto ferramentas didáticas em aulas de Composição, Análise e Performance Musical..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marcos da Silva Sampaio - Coordenador / Simei Ferreira de Queiroz - Integrante / Diogo Santos de Cerqueira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2
2013 - 2014
Análise estatística das características musicais das obras para flauta solo do período entre 1710 e 1810
Descrição: O principal objetivo do presente projeto é definir um corpo de técnicas estatísticas e aplica-las aos dados levantados durante a execução do projeto "O estudo dos contornos musicais de obras para flauta solo com auxílio de ferramentas computacionais", aprovado para o PIBIC 2013-2014 (edital PROPCI 01-2013). O Grupo de Pesquisa Genos está desenvolvendo uma pesquisa de levantamento, classificação, análise estatística e criação de ferramentas composicionais com base em um repertório de obras para flauta solo compostas entre 1710 e 1810. Este projeto é composto por três subprojetos contemplados com seis bolsas PIBIC (edital PROPCI 01-2013). As obras musicais mencionadas serão classificadas, codificadas e analisadas por meio de um software desenvolvido durante o projeto. Os dados desta análise serão usados para o desenvolvimento das ferramentas composicionais. A análise de grandes corpora de obras musicais com o auxílio de softwares geralmente resulta em um grande volume de dados. Este volume muitas vezes dificulta a verificação de hipóteses. A aplicação de técnicas estatísticas a esses dados pode otimizar os dados e permitir a identificação de informações que ficariam obscuras pelo excesso de dados. Dessa forma, uma maior precisão nos resultados da pesquisa com o repertório de flauta solo poderá resultar em melhor entendimento das caracterísicas musicais destas composições. Estes resultados poderão ser usados enquanto ferramentas didáticas em aulas de Composição, Análise Musical e Performance e em outros projetos, como o de geração de ferramentas composicionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marcos da Silva Sampaio - Coordenador / Sara Dumont Fadigas - Integrante / Daiana Maciel da Silva - Integrante / José Hugo da Silva Santos - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3
2013 - 2014
Repertório para flauta solo de 1710 a 1810: levantamento, análise e composição
Descrição: O objetivo deste projeto é levantar, classificar e analisar as características musicais de um grupo de obras para flauta solo compostas entre 1710 e 1810 armazenadas na base de dados do IMSLP, criar ferramentas composicionais com base nos dados destas análises, utilizar essas ferramentas para compor obras musicais, e apresentar estas obras publicamente. Este projeto está dividido em quatro subprojetos específicos: 1. Levantamento, Classificação e Análise de Repertório Erudito para Flauta Solo: 1710-1810; 2. O estudo dos contornos musicais de obras para flauta solo com auxílio de ferramentas computacionais; 3. Criação de ferramentas composicionais interativas a partir de um processo colaborativo; 4. Análise estatística das características musicais das obras para flauta solo do período entre 1710 e 1810. Espera-se com esse projeto organizar o repertório de flauta do período mencionado, analisar estatisticamente as características musicais do repertório, criar ferramentas composicionais para interação em tempo real entre a flauta solo e computador programado para reconhecer os padrões levantados na análise estatística, e finalmente, difundir a produção artística e científica desenvolvida durante o projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcos da Silva Sampaio - Coordenador / Lucas Robatto - Integrante / Guilherme Bertissolo - Integrante / Alisson Gonçalves da Silva - Integrante / Simei Ferreira de Queiroz - Integrante / José Rodrigues Martinez Neto - Integrante / Menahem Hein de Oliveira Farias - Integrante / Danilo Abrahão Faria - Integrante / Diogo Santos de Cerqueira - Integrante / Sara Dumont Fadigas - Integrante / Patrick André de Amorim Lima - Integrante / Tharcísio Vaz da Costa de Moraes - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4
2012 - 2013
Musicologia Computacional no estudo dos contornos musicais de obras do gênero Choro
Descrição: Contornos musicais podem ser entendidos como desenhos ou perfis de objetos. Em música, contornos podem ser abstraídos de parâmetros como altura, duração e densidade. Por exemplo, contornos melódicos são abstrações de altura no tempo. O estudo de relações de contornos musicais é importante porque, assim como conjuntos de notas e motivos, podem ajudar a dar coerência a uma obra musical. O principal objetivo desta pesquisa é verificar relações entre os contornos das melodias de uma coleção de 549 composições do gênero Choro usando as ferramentas computacionais Music21 com o módulo de contornos MusiContour. Esta pesquisa é um subprojeto da pesquisa maior sobre relações de contornos musicais desenvolvida desde 2007..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Marcos da Silva Sampaio - Coordenador / Pedro Ribeiro Kroger Junior - Integrante / Eduardo Lago Nunes - Integrante / Alisson Gonçalves da Silva - Integrante / Simei Ferreira de Queiroz - Integrante / José Rodrigues Martinez Neto - Integrante / Menahem Hein de Oliveira Farias - Integrante / Danilo Abrahão Faria - Integrante.Número de orientações: 4
2010 - 2014
Desenvolvimento e Aplicação de Ferramentas para Visualização em Música
Descrição: A visualização de informações tem auxiliado para o aumento da compreensão de dados complexos em diversas áreas como estatística, estudos sociais, e música. A visualização de dados em música pode abranger uma gama ampla de tópicos como fuga, forma, contraponto, série dodecafônica, escalas, harmonia, e conjuntos de notas, beneficiando leigos e profissionais. Ainda assim, estudos mais rigorosos sobre a eficiência da visualização não tem sido feitos e os poucos estudos indicam que a visualização pode auxiliar estudantes a aprender melhor o material estudado. A hipótese principal dessa pesquisa é que visualizações gráficas podem contribuir para o entendimento de diferentes elementos musicais. Os principais objetivos são desenvolver ferramentas para visualização musical e desenvolver metodologias para a visualização de conteúdo musical..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcos da Silva Sampaio - Integrante / Flávio José Gomes de Queiroz - Integrante / Pedro Ribeiro Kroger Junior - Coordenador / Mara Pinheiro Menezes - Integrante / Natanael de Souza Ourives - Integrante / Jean Menezes da Rocha - Integrante / Dennis Queiroz de Carvalho - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2010 - 2012
Verificação de inconsistências nas teorias de contornos musicais através do uso de ferramentas computacionais
Descrição: Contornos podem ser entendidos como desenhos, perfis ou silhuetas de objetos. Em música contornos podem ser associados a parâmetros como altura, duração e densidade. O estudo de relações de contornos musicais é importante porque, assim como conjuntos de notas e motivos, podem ajudar a dar coerência a uma obra musical. Desde 1985, autores como Friedmann, Robert Morris, e Elizabeth Marvin e Paul Laprade têm desenvolvido teorias para ajudar no entendimento das relações de contornos musicais. Tais teorias contêm diversas declarações matemáticas, como forma prima, redução de contornos e inversão. Recentemente verifiquei uma inconsistência no algoritmo de forma prima de Marvin e Laprade. A forma prima é importante, pois estabelece o contorno representante de uma classe de contornos. Apesar desta importância, não há menção desta inconsistência em nenhum dos trabalhos posteriores à definição deste algoritmo. Este problema de inconsistência pode implicar em fragilidades nas ramificações destas teorias, nas análises de contornos de obras musicais publicadas até então, e no uso futuro das operações destas teorias na composição musical. Por esta razão eu acredito ser essencial uma revisão destas teorias para que se possa verificar a existência de outras possíveis inconsistências. Desse modo esta revisão poderá representar um avanço significativo no estado de arte das teorias de relações de contornos musicais. O objetivo principal desta pesquisa é levantar possíveis inconsistências nas teorias de contornos de Friedmann, Morris e Marvin, e propor soluções. Este levantamento será feito por meio de uma revisão das operações definidas em tais teorias com o auxílio de ferramentas computacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marcos da Silva Sampaio - Coordenador / Pedro Ribeiro Kroger Junior - Integrante / Francis Strappa Facchinetti Doria - Integrante / Eduardo Lago Nunes - Integrante.
Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 1
2007 - 2009
Desenvolvendo um sistema para a análise automática de harmonia
Descrição: A extração de dados de música ocidental tem recebido uma atenção crescente recentemente. A análise de música por computador é iimportante porque sistemas para a performance de processos musicais pode trazer insights de como a audiência humana executa esses processos, da mesma maneira que o uso de computador em visão e solução de problemas trouxeram novos insights nessas áreas. Existem diversas possibilidades de implicações práticas da análise automática, dentre elas estão arranjo automático, detecção de prováveis erros em uma partitura, busca em banco de dados, geração de acompanhamento para uma melodia, e análise estatística de estilos musicais para composição automática. Esse projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema para análise automática de harmonia com foco na análise do contexto musical. O sistema se concentrará na harmonia do período tonal. Ao final dessa pesquisa espera-se produzir um survey abrangente para servir de base para trabalhos futuros, um corpus extenso de exemplos musicais, uma lista com casos-problema, e um sistema computacional para a análise harmônica com os principais algoritmos da literatura implementados, bem como novos algoritmos que forem definidos nessa pesquisa. Além dos resultados esperados para a pesquisa, a modernização da estrutura do GenosLab - Laboratório do grupo de pesquisa Genos - vai permitir a sua utilização em atividades de extensão ligados a área da computação musical. No primeiro período do projeto (2007-2008) recebemos um auxílio financeiro da Fapesb de 30 mil reais para uso em equipamento e livros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcos da Silva Sampaio - Integrante / Pedro Ribeiro Kroger Junior - Coordenador / Givaldo de Cidra Oliveira - Integrante / Alexandre Tachard Passos - Integrante / Natanael de Souza Ourives - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5
2005 - 2007
Desenvolvendo uma codificação para definir estruturas musicais
Descrição: A codificação musical é a busca da representação de elementos sonoros. Exemplos simples de codificações incluem a representação das notas musicais por letras (C para dó, D para ré, e assim por diante) ou números (0 para dó, 1, para dó], 2 para ré, e assim por diante). Existem codificações musicais para performance, síntese sonora, jogos, notação musical, braile, bibliografia musical e análise de canções folclóricas. Contudo, não é de nosso conhecimento nenhuma pesquisa envolvendo uma codificação específica para definir estruturas musicais em um nível mais alto de abstração como "mostre todos os sujeitos das fugas do Cravo Bem Temperado de Bach", ou "mostre todas as respostas reais das fugas do Cravo Bem Temperado" (o que na verdade significa "pegue todas as respostas, transponha uma quinta abaixo, compare com os sujeitos e mostre as que são reais"). Outros exemplos incluem acordes para o estudo de orquestração, elementos formais, harmônicos e motívicos. Esse sistema deveria usar uma codificação específica para permitir esses recursos. Nosso objetivo é desenvolver uma codificação específica para fragmentos musicais que permita a descrição musical em níveis mais altos além da nota/duração, incluindo estruturas formais, e elementos idiosincráticos (como a noção de sujeito/resposta em fugas, ou grupos de temas na forma sonata, ou motivos em certos tipos de composições) e desenvolver o protótipo de um programa de computador para testar e auxiliar o processo de desenvolvimento dessa codificação. Essa pesquisa se justifica não só pela originalidade, mas porque vários problemas de representação podem ser investigados, como elementos que se sobrepõem, como obter um todo a partir de segmentos, como desenvolver codificações otimizadas para certas tarefas como acordes para o estudo de orquestraçao, acordes no estudo de harmonia, redução analítica em relação à versão original, redução para piano em relação à versão original..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcos da Silva Sampaio - Integrante / Pedro Ribeiro Kroger Junior - Coordenador / Givaldo de Cidra Oliveira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 6
2004 - 2005
Domingos da Rocha Mussurunga (1807-1856): Resgate do Acervo Musical da Bahia
Descrição: A historiografia musical do Brasil atribui a Domingos da Rocha Mussurunga (1807 - 1856) um papel de destaque no cenário musical de sua época na Bahia e no Brasil. No entanto, atualmente somente poucas informações são acessíveis sobre a sua obra e vida: sua produção musical é somente encontrada em arquivos históricos e as informações sobre seus dados biográficos restringem-se a referências esparsas em obras sobre o passado musical brasileiro e a alguns verbetes em dicionários sobre música brasileira. Apesar dos vários indícios da sua importância artística e histórica, muito pouco se sabe concretamente sobre Domingos da Rocha Mussurunga. Suas obras artísticas encontram-se dispersas em arquivos públicos na Bahia e Rio de Janeiro, e em alguns arquivos particulares, sendo portanto, de acesso restrito. A pesquisa arquivística e bibliográfica sobre a biografia de Domingos da Rocha Mussurunga, e o meio em que atuava, provavelmente revelará diversos aspectos que não somente contribuirão para o melhor entendimento de sua obra e de sua importância para a sociedade de então. O presente projeto pretende através do levantamento e localização das obras e de informações biográficas de Mussurunga criar subsídios para a futura elaboração de um catálogo temático das obras deste autor, além de possibilitar o treinamento de pessoal técnico para a pesquisa em musicologia histórica. As informações encontradas serão transcritas e digitalizadas, e diponibilizadas através de publicações..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcos da Silva Sampaio - Integrante / Clara Costa Rodrigues - Integrante / Lucas Robatto - Coordenador / João Liberato - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5
2003 - 2004
O Teatro São João desta Cidade da Bahia: 1806-1821, a Criação e o Estabelecimento
Descrição: O "Teatro São João desta Cidade da Bahia" foi o palco principal da representação dos valores culturais, estéticos e políticos da elite baiana, e também foi testemunha das mudanças ocorreridas nesta sociedade, em um período decisivo para a consolidação do Brasil enquanto nação independente, até mesmo em termos culturais. Este teatro foi também um ponto de encontro da sociedade desta cidade, na sua totalidade. A elite de negociantes e altos funcionários como freqüentadores e mantenedores; camadas intermediárias de profissionais liberais e baixo funcionalismo tanto como artistas ou técnicos envolvidos na produção artística, quanto competindo pelo prestígio social conferido aos freqüentadores; e aos escravos, que circulavam entre os camarotes durante as apresentações, ou esperavam seus senhores do lado de fora, fazendo desta espera uma festa. O objetivo mais amplo deste projeto é de lançar um olhar sobre os habitantes da Bahia do início do século XIX através do prisma deste teatro. Partindo das informações alcançadas através da pesquisa e organização sistemática da documentação inédita encontrada no Arquivo Público do Estado da Bahia (que cobre o período entre 1806 e 1821), do levantamento de outras fontes arquivais, assim como da bibliografia específica sobre este tema e correlatos, pretende-se delinear aspectos da sociedade da Cidade da Bahia. Esta pesquisa está presentemente encerrando a sua primeira fase com a conclusão do levantamento e classificação da documentação, e da transcrição daqueles referentes à criação deste teatro e às atividade artísticas e técnicas envolvidas nas apresentações públicas. Já podendo lançar um olhar detalhado sobre o funcionamento e papel sociocultural de um teatro neste período, esta pesquisa tem revelado vários personagens envolvidos nesta empresa (artistas, técnicos, mantenedores e freqüentadores)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcos da Silva Sampaio - Integrante / Clara Costa Rodrigues - Integrante / Lucas Robatto - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 13


Projetos de desenvolvimento


2013 - 2015
MusiCloud
Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver uma tecnologia de composição musical online em parceria entre Universidade e empresa..
Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Teoria Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Computação Musical.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Francês
Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2010
Aprovação em 1° lugar em concurso público para professor assistente, Universidade Federal da Bahia.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:18
Total de citações:52
Marcos da Silva Sampaio  Data: 10/09/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SAMPAIO, M. S.2016 SAMPAIO, M. S.; KROGER JUNIOR, P. R. . Contour Algorithms Review. MusMat: Brazilian Journal of Music and Mathematics, v. 1, p. 72-85, 2016.

2.
SAMPAIO, M. S.2013SAMPAIO, M. S.; KROGER JUNIOR, P. R. ; M.P. Menezes ; ROCHA, J. M. ; OURIVES, N. S. ; CARVALHO, D. Q. . The Implementation of a Contour Module for Music21. ART MUSIC REVIEW, v. 24, p. 4, 2013.

3.
ROBATTO, L.2003ROBATTO, L. ; RODRIGUES, Clara Costa ; SAMPAIO, M. S. . Os Primórdios do Teatro São João desta Cidade da Bahia (1806-1821). Revista da Bahia, Salvador, v. 32, p. 62-67, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SAMPAIO, M. S.. Anais dos congressos da TeMA: I Congresso. O pensamento musical criativo: Teoria, Análise e os desafios interpretativos da atualidade. 1. ed. Salvador: Escola de Música da UFBA, 2014. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
SAMPAIO, M. S.. A Teoria de Relações de Contornos no Brasil. In: Ilza Nigueira; Guilherme Sauerbronn de Barros. (Org.). Teoria e Análise em Perspectiva Didática. 1ed.Salvador: UFBA, 2017, v. 2, p. 123-137.

2.
SAMPAIO, M. S.; POCHAT, Alex . Aplicação de Contornos na Composição Musical. In: Heinz Karl Novaes Schwebel; José Maurício Brandão. (Org.). Perspectivas de interpretação, teoria e composição musical. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2016, v. 2, p. 13-28.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MORAES, T. V. C. ; SAMPAIO, M. S. . Relações de contornos entre elementos sonoros e visuais do jogo Super Mario Bros. In: XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015, Teresina, PI. Proceedings of SBGames 2015, 2015. p. 714-717.

2.
SAMPAIO, M. S.; BERTISSOLO, G. ; PENNA, M. M. C. ; ROBATTO, L. ; FADIGAS, S. D. ; SILVA, A. G. ; QUEIROZ, S. F. ; PEREIRA, L. A. ; SILVA, D. M. . Diversidade de abordagens para composição interativa baseada em análise de dados. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo. Anais do XXIV Congresso da ANPPOM. São Paulo, 2014.

3.
SAMPAIO, M. S.; BERTISSOLO, G. ; ROBATTO, L. ; SILVA, A. G. ; MARTINEZ NETO, J. R. . Estudo interdisciplinar de obras para flauta solo. In: 14o Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2013, Brasília. Anais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação ? SBC, 2013. v. Único. p. 217-220.

4.
ROCHA, J. M. ; M.P. Menezes ; SAMPAIO, M. S. ; OURIVES, N. S. ; CARVALHO, D. Q. ; KROGER JUNIOR, P. R. . Taxonomia de Técnicas de Visualização em Música. In: XXII Congresso da ANPPOM, 2012, João Pessoa. Anais do XXII Congresso da ANPPOM, 2012.

5.
SAMPAIO, M. S.; KROGER JUNIOR, P. R. . Goiaba: a software to process musical contours. In: 12º. Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2009, Recife. Anais do 12º. Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2009. p. 203-206.

6.
PASSOS, A. T. ; SAMPAIO, M. S. ; KROGER JUNIOR, P. R. ; OLIVEIRA, Givaldo de Cidra . Functional Harmonic Analysis and Computational Musicology in Rameau. In: 12º. Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2009, Recife. Anais do 12º. Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2009. p. 207-210.

7.
KROGER JUNIOR, P. R. ; PASSOS, A. T. ; SAMPAIO, M. S. ; CIDRA, Givaldo ; OURIVES, N. S. ; SANTOS, W. ; ANJOS, E. ; OURIVES, N. S. . Musicologia computacional aplicada aos corais de Bach. In: XVIII Congresso Nacional da ANPPOM, 2008, Salvador. Anais do XVIII Congresso Nacional da ANPPOM, 2008.

8.
KROGER JUNIOR, P. R. ; PASSOS, A. T. ; SAMPAIO, M. S. ; CIDRA, Givaldo . Rameau: a system for automatic harmonic analysis. In: International Computer Music Conference, 2008, Belfast. Proceedings of the 2008 ICMC, 2008.

9.
KROGER JUNIOR, P. R. ; SAMPAIO, M. S. ; CIDRA, Givaldo . O processo de desenvolvimento de uma codificação para definir estruturas musicais. In: XVI Congresso da ANPPOM, 2006, Brasília. Anais do XVI Congresso da ANPPOM. v. 1. p. 63-71.

10.
SAMPAIO, M. S.. As Relações Trabalhistas entre o Teatro São João e os seus Artistas, no período de 1812 a 1821. In: II Encontro Nacional da ABET, 2004, Salvador, BA. Anais, 2004.

11.
SAMPAIO, M. S.. Os Documentos do Teatro São João no Arquivo Público do Estado da Bahia: Catalogando e Gerenciando Informações. In: VI Encontro de Musicologia Histórica, 2004, Juiz de Fora. Anais do VI Encontro de Musicologia Histórica. Juiz de Fora: Promúsica, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SAMPAIO, M. S.. Villa-Lobos Contour Module: versão 0.2.. In: XI Seminário de Pesquisa e Pós-graduação (SEMPPG), 2010, Salvador, BA. Anais do XI Seminário de Pesquisa e Pós-graduação (SEMPPG), 2010. v. 1.

2.
SAMPAIO, M. S.. Goiaba: um software para processar contornos. In: IX Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação, 2008, Salvador. Anais do IX Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação, 2008.

3.
SAMPAIO, M. S.. Criação de uma codificação musical a partir da análise de obras da literatura. In: VII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação, 2006, Salvador. Anais do VII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação. Salvador: EDUFBA, 2006.

4.
SAMPAIO, M. S.. O Desenvolvimento de um Sistema de Classificação e Agrupamento de Partes Cavadas de Música. In: VI Seminário Estudantil de Pesquisa, 2005, Salvador. VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação, 2005.

5.
SAMPAIO, M. S.. Gerenciando Informações Referentes ao Teatro São João desta Cidade da Bahia. In: XXIII Seminário Estudantil de Pesquisa, 2004, Salvador, BA. Anais do ... Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em História da UFG/UCG. Salvador, BA: EDUFBA, 2004. p. 279-279.

6.
SAMPAIO, M. S.. O Desenvolvimento do Código de Localização de Informações Arquivais Referentes ao Teatro São João. In: XXII Seminário Estudantil de Pesquisa, 2003, Salvador. Anais do XXII Seminário Estudantil de Pesquisa, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
SAMPAIO, M. S.. Teoria de Relações de Contornos Musicais: multiplicidade de aplicações em estudos brasileiros. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SAMPAIO, M. S.. Contour Algorithms Review. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SAMPAIO, M. S.; BERTISSOLO, G. ; PENNA, M. M. C. ; ROBATTO, L. ; FADIGAS, S. D. ; SILVA, A. G. ; QUEIROZ, S. F. ; PEREIRA, L. A. ; SILVA, D. M. . Diversidade de abordagens para composição interativa baseada em análise de dados. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BERTISSOLO, G. ; RIOS FILHO, Paulo Oliveira ; SAMPAIO, M. S. . Teorias do Compor: a contemporaneidade baiana - o problema e a mão na massa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SAMPAIO, M. S.; BERTISSOLO, G. ; ROBATTO, L. ; SILVA, A. G. ; MARTINEZ NETO, J. R. . Estudo interdisciplinar de obras para flauta solo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SAMPAIO, M. S.; NUNES, E. L. . Estratégias de verificação do impacto de inconsistências na Teoria de Relações de Contornos Musicais em análises de obras da literatura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
ROCHA, J. M. ; M.P. Menezes ; SAMPAIO, M. S. ; OURIVES, N. S. ; CARVALHO, D. Q. ; KROGER JUNIOR, P. R. . Taxonomia de Técnicas de Visualização em Música. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SAMPAIO, M. S.. MusiContour 0.3 versão Web. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SAMPAIO, M. S.. Villa-Lobos Contour Module: versão 0.1. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
LIMA, P. C. ; SAMPAIO, M. S. ; RIOS FILHO, Paulo Oliveira ; BERTISSOLO, G. . Ciclo e composição: teorias e devaneios. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SAMPAIO, M. S.. Villa-Lobos Contour Module: versão 0.2. Apresentação da segunda versão do software para processamento de contornos desenvolvido durante o doutorado no Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA, realizado em 11/11/2010, no IHAC/UFBA, Salvador. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
SAMPAIO, M. S.; BERTISSOLO, G. ; OLIVEIRA, Givaldo de Cidra . Genos: ferramentas, pesquisa e extensão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SAMPAIO, M. S.. Em torno da romã Op.6, uma composição baseada em contornos musicais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SAMPAIO, M. S.; KROGER JUNIOR, P. R. . Goiaba: a software to process musical contours. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
PASSOS, A. T. ; SAMPAIO, M. S. ; KROGER JUNIOR, P. R. ; OLIVEIRA, Givaldo de Cidra . Functional Harmonic Analysis and Computational Musicology in Rameau. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
SAMPAIO, M. S.. Um algoritmo para gerar material compositivo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SAMPAIO, M. S.. Um ensaio sobre acento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
SILVA, Marcos di. Sobre Contornos Melódicos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
KROGER JUNIOR, P. R. ; SILVA, Marcos di ; OLIVEIRA, Givaldo de Cidra ; G. Pellegrino ; PASSOS, A. T. . Computação Musical. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
KROGER JUNIOR, P. R. ; PASSOS, A. T. ; SAMPAIO, M. S. ; CIDRA, Givaldo . Rameau: a system for automatic harmonic analysis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
KROGER JUNIOR, P. R. ; PASSOS, A. T. ; SAMPAIO, M. S. ; CIDRA, Givaldo ; OURIVES, N. S. . Musicologia computacional aplicada à análise dos corais de Bach. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
SAMPAIO, M. S.. Análise do Op.5, mov 3 de Anton Webern a partir de contornos melódicos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SAMPAIO, M. S.. Goiaba: um software para processar contornos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SAMPAIO, M. S.. Criação de uma codificação musical a partir da análise de obras da literatura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
KROGER JUNIOR, P. R. ; SAMPAIO, M. S. ; OLIVEIRA, Givaldo de Cidra . Uma Codificação para Estruturas Musicais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
SAMPAIO, M. S.. O Desenvolvimento de um Sistema de Classificação e Agrupamento de Partes Cavadas de Música. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SAMPAIO, M. S.. O Desenvolvimento de um Sistema de Classificação e Agrupamento de Partes Cavadas de Música. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SAMPAIO, M. S.. O Desenvolvimento de um Sistema de Classificação e Agrupamento de Partes Cavadas de Música. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
OLIVEIRA, Givaldo de Cidra ; KROGER JUNIOR, P. R. ; SAMPAIO, M. S. . Desenvolvendo uma codificação para definir estruturas musicais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

30.
SAMPAIO, M. S.. Os Documentos do Teatro São João no Arquivo Público do Estado da Bahia: Catalogando e Gerenciando Informações. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
SAMPAIO, M. S.. Gerenciando Informações Referentes ao Teatro São João desta Cidade da Bahia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
SAMPAIO, M. S.. Gerenciando Informações Referentes ao Teatro São João desta Cidade da Bahia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
SAMPAIO, M. S.. Gerenciando Informações Referentes ao Teatro São João desta Cidade da Bahia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

34.
SAMPAIO, M. S.. O Desenvolvimento do Código de Localização de Informações Arquivais Referentes ao Teatro São João desta Cidade da Bahia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
SAMPAIO, M. S.. O Desenvolvimento do Código de Localização de Informações Arquivais Referentes ao Teatro São João desta Cidade da Bahia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

36.
RODRIGUES, Clara Costa ; SAMPAIO, M. S. . A Criação e o Estabelecimento do Theatro São João desta Cidade da Bahia (1806-1821). 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SAMPAIO, M. S.. The Musical Contour Relations Theory: Inconsistencies, Solutions and Tools 2013 (Abstract).

2.
SAMPAIO, M. S.. Op. 14 - Inconsciente, 2013. (Partitura Musical/Outro).

3.
SAMPAIO, M. S.. Op. 11 - Ímpeto, 2012. (Partitura Musical/Outro).

4.
SAMPAIO, M. S.. Op. 12 - Octaedro, 2012. (Partitura Musical/Outro).

5.
SAMPAIO, Marcos. Op. 13 - Difusa, 2012. (Partitura Musical/Outro).

6.
SAMPAIO, M. S.. Op. 10 - Reencontro, 2011. (Partitura Musical/Outro).

7.
KROGER JUNIOR, P. R. ; PASSOS, A. T. ; SAMPAIO, M. S. . A Survey of Automated Harmonic Analysis Techniques. Salvador, BA: Editora da UFBA, 2010 (Relatório técnico).

8.
SILVA, Marcos di. Op. 8 - Genética, 2010. (Partitura Musical/Outro).

9.
SILVA, Marcos di. Op. 9 - Fuxico, 2010. (Partitura Musical/Outro).

10.
SAMPAIO, M. S.. Incessante Reflexão, 2010. (Partitura Musical/Outro).

11.
SAMPAIO, M. S.. Clarinete solo, 2010. (Partitura Musical/Outro).

12.
SILVA, Marcos di. Op. 7 - Espiral, 2009. (Partitura Musical/Outro).

13.
SILVA, Marcos di. Op. 6 - Em torno da romã, 2008. (Partitura Musical/Outro).

14.
SILVA, Marcos di. Op. 5 - Bobó de legumes, 2007. (Partitura Musical/Outro).

15.
SILVA, Marcos di. Op. 4 - O conto de Dimitris Travlus, 2007. (Partitura Musical/Orquestra).

16.
SILVA, Marcos di. Op. 3 - Como é que se preenche um contorno melódico?, 2007. (Partitura Musical/Outro).

17.
SILVA, Marcos di. Op. 2 - Bonequinho de massa, 2006. (Partitura Musical/Outro).

18.
SILVA, Marcos di. Op. 1.1 - Reflexio: em torno de pensamentos, 2006. (Partitura Musical/Outro).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
SAMPAIO, M. S.. Contour Metrics. Versões 0.1 a 0.5. 2018.

2.
SAMPAIO, M. S.; VASCONCELOS, J. B. . Beat! Percussion Fever - Simulador de percussão iPhone e Android http://beatpercussion.com - Realização Disco Azul (não UFBA). 2016.

3.
VASCONCELOS, J. B. ; SAMPAIO, M. S. . Music Star Blocks - Jogo da memória iOS - http://musicstarblocks.com - Realização Disco Azul (não UFBA). 2016.

4.
SAMPAIO, M. S.. PocketContour 1.1.0-alpha. 2015.

5.
SAMPAIO, M. S.. PocketContour 1.1.2 (http://bit.ly/1PazheV). 2015.

6.
SAMPAIO, M. S.. MusiAnalysis 1.0. 2013.

7.
SAMPAIO, M. S.; KROGER JUNIOR, P. R. . Music21 contour module. 2012.

8.
SAMPAIO, M. S.; KROGER JUNIOR, P. R. . MusiContour 0.3 versão Web. 2011.

9.
SAMPAIO, Marcos; KROGER JUNIOR, P. R. . Villa-Lobos Contour Module: versão 0.1. 2010.

10.
SAMPAIO, Marcos; KROGER JUNIOR, P. R. . Villa-Lobos Contour Module: versão 0.2. Segunda versão do software para processamento de contornos desenvolvido durante o doutorado. 2010.

11.
SAMPAIO, M. S.; KROGER JUNIOR, P. R. . Goiaba musical contour processor. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
SAMPAIO, M. S.. Parecerista de comunicações de pesquisa do XXIV Congresso da ANPPOM, na subárea Composição. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SAMPAIO, M. S.. Bate-papo com Marcos Sampaio celebra o Dia Mundial do Compositor. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LIMA, P. C. ; VICTORIO, Roberto Pinto ; SILVA, L. E. C. P. ; SAMPAIO, M. S. . Composição e cultura contemporâneas. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SAMPAIO, M. S.. Site oficial do aplicativo Beat! Percussion Fever http://beatpercussion.com. 2016; Tema: Beat! Percussion Fever. (Site).

2.
SAMPAIO, M. S.. Site oficial do aplicativo Music Star Blocks http://musicstarblocks.com. 2016; Tema: Music Star Blocks. (Site).

3.
SAMPAIO, M. S.. Site do I Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical - TeMA. 2014; Tema: Site de eventos. (Site).

4.
SAMPAIO, M. S.. Site oficial da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical - TeMA. 2014; Tema: Site institucional. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
SAMPAIO, M. S.. Tutorial de Instalação do Wordpress. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

2.
SAMPAIO, M. S.. A Teoria de Relações de Contornos Musicais - inconsistências (Marcos da Silva Sampaio). 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo de suporte a conteúdo).

3.
SAMPAIO, M. S.. Contraponto tonal a duas vozes: figuração. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo de suporte a conteúdo).

4.
FIGUEIRO, C. S. ; SILVA, Marcos di . Música e a rede Software Livre. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SAMPAIO, M. S.. Curso Introdutório ao Lilypond. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SAMPAIO, M. S.; KROGER JUNIOR, P. R. . Curso Introdutório ao Lilypond. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
KROGER JUNIOR, P. R. ; SILVA, Marcos di ; PASSOS, A. T. . Genoslab Handbook. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual online de informática).

8.
SILVA, Marcos di; GURGEL NETO, Zenith . Localização do software livre para edição de partituras Lilypond para pt_BR. 2008. (Localização de software livre).

9.
SAMPAIO, M. S.. Curso Introdutório ao Lilypond. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
SAMPAIO, M. S.; KROGER JUNIOR, P. R. . Curso Introdutório ao Lilypond. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
SAMPAIO, M. S.; KROGER JUNIOR, P. R. ; OLIVEIRA, Givaldo de Cidra . Curso Introdutório ao Linux. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
SAMPAIO, M. S.; OLIVEIRA, Givaldo de Cidra . Curso Introdutório ao Linux. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
SAMPAIO, M. S.. Criação de uma codificação musical a partir da análise de obras da literatura. 2006. (Relatório de pesquisa).

14.
SAMPAIO, M. S.. Domingos da Rocha Mussurunga: Pesquisa Bibliográfica e Transcrição Musical. 2005. (Relatório de pesquisa).

15.
SAMPAIO, M. S.. Gerenciando Informações Referentes ao Teatro São João desta Cidade da Bahia. 2004. (Relatório de pesquisa).

16.
SAMPAIO, M. S.. O Desenvolvimento do código de localização de informações arquivais referentes ao Teatro São João. 2003. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
LOPES, Aaron ; POCHAT, Alex ; DANTAS, Estevam ; CELSO, Gilmário ; GONÇALVES, Gilnéia ; GENTIL, Guilherme ; MEIRELLES, João ; WEBER, João ; CARDOSO, Luis ; SAMPAIO, M. S. ; MORAES, Maurício ; RIOS FILHO, Paulo Oliveira ; GARCIA, Rodrigo ; AUGUSTO, Túlio ; MCMILLIAM, Wruahy . Entrevista (Unidade De). 2005. Outra.

2.
SAMPAIO, M. S.. O Fim do Espetáculo. 2005. Teatral.

Música
1.
SAMPAIO, M. S.. Get Lucky - Beat Percussion Fever. 2017. Registro Fonográfico.

2.
SAMPAIO, M. S.; SANTOS, G. P. . Octaedro, op. 12. III Festival Virtuosi, Belo Jardim, 14/07. 2017. Apresentação de Obra (para compositores).

3.
SAMPAIO, M. S.; VASCONCELOS, E. M. . O conto de Dimitris Travlus, op. 4. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

4.
SAMPAIO, M. S.; HAMAOKA, F. ; PESSOA, G. S. ; LIMA, D. M. . Octaedro, op. 12. Concerto do Camará Ensemble em homenagem a Jorge Amado. JÁ. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

5.
ROBATTO, L. ; SAMPAIO, M. S. . Reencontro, op. 10. Recital de Lucas Robatto no 35 Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (CIVEBRA). 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

6.
SAMPAIO, M. S.; ROBATTO, L. ; ROBATTO, P ; SCHWEBEL, H. K. N. ; CASADO, Alexandre Alves ; KATO, S. . Fuxico, op. 9. Concerto realizado durante o VI Festival Bienal de Arte. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

7.
SAMPAIO, M. S.; ROBATTO, L. ; ROBATTO, P ; SCHWEBEL, H. K. N. ; CASADO, Alexandre Alves ; KATO, S. . Fuxico, op. 9. Faixa do Álbum Fuxico, do GIMBA. 2013. Registro Fonográfico.

8.
SAMPAIO, M. S.; ALMEIDA, J. L. S. ; SACRAMENTO, A. . Ímpeto (Op. 11). Recital do Duo Sacramento na University of Tennessee at Martin em 23/04/2012. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

9.
SAMPAIO, M. S.; ALMEIDA, J. L. S. ; SACRAMENTO, A. . Ímpeto (Op. 11). Recital do Duo Sacramento no Teatro do Goethe Institut, em Salvador. 02/05/2012. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

10.
SAMPAIO, M. S.; ALMEIDA, J. L. S. ; SACRAMENTO, A. . Ímpeto (Op. 11). Recital do Duo Sacramento no Instituto de Artes da Unesp, em Campinas, SP. 04/05/2012. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

11.
SAMPAIO, Marcos; ALMEIDA, J. L. S. ; SACRAMENTO, A. . Opus -1/2 ou o diálogo com o herói. Recital do Duo Sacramento e Grupo de Percussão da UFBA. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

12.
SAMPAIO, M. S.; ROBATTO, L. ; ROBATTO, P ; SCHWEBEL, H. K. N. ; CASADO, Alexandre Alves ; KATO, S. . Fuxico, op. 9. Recital do GIMBA no Projeto Música de Agora na Bahia. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

13.
SAMPAIO, M. S.. Difusa, op. 13. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

14.
SILVA, Marcos di; ALMEIDA, J. L. S. . Homenagem a Dodô e Osmar. 2011. Interpretação.

15.
SAMPAIO, M. S.; ALMEIDA, J. L. S. . Procissão. Apresentação durante o IV Festival de Percussão 2 de Julho. 2011. Interpretação.

16.
SAMPAIO, Marcos; ALMEIDA, J. L. S. . Aquele Abraço. Arranjo para percussão, 2ª Edição. Festival da Interação. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

17.
SILVA, Marcos di; ALMEIDA, J. L. S. . O minuto depois. Obra inédita apresentada durante a programação do III Festival de Percussão 2 de julho, realizado de 20 a 25 de julho de 2010, por Sandro Machado e o Grupo de percussão da UFBA. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

18.
SILVA, Marcos di; BASTIANELLI, P. . O conto de Dimitris Travlus (Op.4). Obra apresentada no Concerto Desconcertante, em 27/07/2010, no Museu de Arte Sacra, UFBA, Salvador, BA, por Piero Bastianelli e Orquestra Sinfônica da UFBA. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

19.
SILVA, Marcos di. Vida boa. 2010. Arranjo.

20.
SILVA, Marcos di; ALMEIDA, J. L. S. . Projeto Homenagem ao Trio Elétrico de Dodô e Osmar. 2010. Interpretação.

21.
SILVA, Marcos di. Vida boa (apresentação de arranjo). 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

22.
SILVA, Marcos di; ROBATTO, P ; ROBATTO, L. ; SCHWEBEL, H. K. N. ; KATO, S. . Fuxico, op.9. Apresentação inédita de obra autoral pelo grupo GIMBa, na turnê Intinerante, em outubro/novembro de 2010, em Itabaiana (SE), Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Salvador (BA). 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

23.
SILVA, Marcos di. Genética, op. 8. Apresentação inédita em recital de clarinete realizado na Reitoria da UFBA, Salvador, em 30/11/2010, por Jean Marques e Gueber Santos. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

24.
SILVA, Marcos di; ROBATTO, L. ; ROBATTO, P ; SCHWEBEL, H. K. N. ; KATO, S. ; CASADO, Alexandre Alves ; TORRES, E. A. F . Espiral (Op.7). 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

25.
SILVA, Marcos di. O conto de Dimitris Travlus (Op. 4). 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

26.
SILVA, Marcos di. Bonequinho de Massa (op.2). 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

27.
SAMPAIO, M. S.. Reflexio: em torno de pensamentos. Opus 1.1. Apresentação na XVII Bienal de Música Contemporânea Brasileira. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

28.
SAMPAIO, M. S.. Projeto Mostras Musicais. Recital de Percussão Duo Sacramento. Homenagem a Ney Rosauro. 2007. Interpretação.

29.
SAMPAIO, M. S.; HAMAOKA, F. ; Costa d'Avila, Raul . Bobó de Legumes. Peça apresentada no recital de formatura de Flávio Hamaoka com participação especial de Raul Costa d'Avila. Reitoria da UFBA. Duração: 3 minutos. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

30.
HAMAOKA, F. ; SAMPAIO, M. S. ; GONCALVES, T. O. . 6. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

31.
SAMPAIO, M. S.. Bonequinho de Massa. Op.2. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

32.
SAMPAIO, M. S.. Mini.. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

33.
SAMPAIO, M. S.. Quatro Miniaturas para Flauta Solo. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

34.
SAMPAIO, M. S.. Momentos (Ludus Brasiliensis, Vol. I, 90). 2005. Arranjo.

35.
SAMPAIO, M. S.; ROBATTO, L. ; ROBATTO, P . Traquinagem. (Concerto 41). 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

36.
SAMPAIO, M. S.. Aquele Abraço. Arranjo, 2ª Edição. Concerto 41. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

37.
LOPES, Aaron ; POCHAT, Alex ; DANTAS, Estevam ; ALMEIDA, E. S. ; HAMAOKA, F. ; CELSO, Gilmário ; GONÇALVES, Gilnéia ; GENTIL, Guilherme ; MEIRELLES, João ; CARDOSO, Luis ; SAMPAIO, M. S. ; OLIVEIRA, Moisés ; RIOS FILHO, Paulo Oliveira ; DUMONT, R. ; AUGUSTO, Túlio ; MCMILLIAM, Wruahy . Unidade De. 2005. Interpretação.

38.
SAMPAIO, M. S.; LOPES, Aaron ; DUARTE, Diogo ; CELSO, Gilmário ; GENTIL, Guilherme ; MORAES, Maurício ; OLIVEIRA, Moisés ; GARCIA, Rodrigo ; AUGUSTO, Túlio ; MCMILLIAM, Wruahy . Mandala. 2005. Interpretação.

39.
SAMPAIO, M. S.. Paraíba. 2005. Arranjo.

40.
SAMPAIO, M. S.. Senhorinha. 2005. Arranjo.

41.
SAMPAIO, M. S.. Opus -1/2 ou o diálogo com o herói (apresentação). 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

42.
SAMPAIO, M. S.. Paraíba. Quarteto Jovem Instrumental.. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

43.
SAMPAIO, M. S.. Nanopeça para piano. Dia do Teatro. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

44.
SAMPAIO, M. S.. Prelúdio n°. 4 em Mi menor. Chopin. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

45.
SAMPAIO, M. S.. Nanopeça para Piano. Mostra do Minuto 2004. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

46.
SAMPAIO, M. S.; RODRIGUES, Clara Costa . Duo. 2004. Interpretação.

47.
ARAÚJO, Hermógenes ; HAMAOKA, F. ; QUEIROZ, F. J. G. ; SAMPAIO, M. S. . A Trama do Macaco Prego - XIX Seminários Internacionais de Música.. 2004. Interpretação.

48.
ARAÚJO, Hermógenes ; SAMPAIO, M. S. . Prelúdio Baiano. A Trama do Macaco Prego. XIX Seminários Internacionais de Música. 2004. Interpretação.

49.
HAMAOKA, F. ; QUEIROZ, F. J. G. ; SAMPAIO, M. S. . Lua e Dunas. A Trama do Macaco Prego - XIX Seminários Internacionais de Música.. 2004. Interpretação.

50.
ALVES, Ricardo ; LEMOS, José Álvaro ; MASCARENHAS, Tadeu ; MONTEIRO, H. ; OLIVEIRA, A. ; SAMPAIO, M. S. ; SANTIAGO, A. . Morcegos. Álvaro Lemos e os Romeus. Na Corda Bamba e com Soluço. 2004. Interpretação.

51.
SAMPAIO, M. S.. Clarinete Solo. Série Brasil Cultural. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

52.
SAMPAIO, M. S.. Clarinete Solo. Centro Cultural Barroco na Bahia. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

53.
SAMPAIO, M. S.. duasvisõesdeumamesmacoisa. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

54.
SAMPAIO, M. S.. Aquele Abraço. Arranjo para grupo de percussão. 2003. Arranjo.

55.
SAMPAIO, M. S.. Aquele Abraço - Arranjo para grupo de percussão. XVIII Seminários Internacionais de Música. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

56.
ARAÚJO, Hermógenes ; GARCIA, Sônia Maria Chada ; QUEIROZ, F. J. G. ; REBOUÇAS, H. ; SAMPAIO, M. S. . A Trama do Macaco Prego - XVIII Seminários Internacionais de Música.. 2003. Interpretação.

57.
ARAÚJO, Hermógenes ; REBOUÇAS, H. ; SAMPAIO, M. S. . Prelúdio Baiano. A Trama do Macaco Prego - XVIII Seminários Internacionais de Música.. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

58.
ARAÚJO, Hermógenes ; QUEIROZ, F. J. G. ; REBOUÇAS, H. ; SAMPAIO, M. S. . Três Pontos (. . .). A Trama do Macaco Prego - XVIII Seminários Internacionais de Música.. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

59.
SAMPAIO, M. S.. Chovendo na Roseira. 2003. Arranjo.

60.
SAMPAIO, M. S.. Qui nem Jiló. 2003. Arranjo.

61.
SAMPAIO, M. S.. Prelúdio n°. 4 em Mi menor. 2003. Arranjo.

62.
SAMPAIO, M. S.. Os Missionários. 2002. Arranjo.

63.
HAMAOKA, F. ; QUEIROZ, F. J. G. ; SAMPAIO, M. S. ; SILVA, Evaldenir A. ; TORRES, Ivan . A Trama do Macaco Prego. Experimentalizar.. 2002. Interpretação.

64.
SAMPAIO, M. S.. Prelúdio Baiano. 2001. Arranjo.

65.
SAMPAIO, M. S.. Casaca de Couro - Tem Pena d'Eu. 1999. Arranjo.

Artes Visuais
1.
SAMPAIO, M. S.. Claves Di Silva. 2005. Desenho.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SAMPAIO, M. S.. Inconsciente, op. 14. 2013 (Composição musical).

2.
SAMPAIO, Marcos. Ímpeto (Op. 11). 2012.

3.
SAMPAIO, M. S.. Octaedro, (Op. 12). 2012.

4.
SAMPAIO, Marcos. Difusa (Op. 13). 2012.

5.
SAMPAIO, M. S.. Reencontro (Op. 10). 2011.

6.
SILVA, Marcos di. Genética (Op.8). 2010.

7.
SILVA, Marcos di. Fuxico, (Op.9). 2010.

8.
SILVA, Marcos di. Espiral (Op.7). 2009.

9.
SILVA, Marcos di. Em torno da romã (Op.6). 2008.

10.
SILVA, Marcos di. O conto de Dimitris Travlus (Op.4). 2007.

11.
SAMPAIO, M. S.. Bobó de Legumes (Op.5). 2007.

12.
SAMPAIO, M. S.. Como é que se preenche um segmento melódico? (Op.3). 2007.

13.
HAMAOKA, F. ; SAMPAIO, M. S. ; GONCALVES, T. O. . 6. Peça para voz, flauta e baixo elétrico. Duração: 1 minuto.. 2006.

14.
SAMPAIO, M. S.. Reflexio: Em torno de pensamentos. Op.1. Peça para grande orquestra, 2 coros, 4 solistas e ator. Duração: 25 minutos. 2006.

15.
SAMPAIO, M. S.. Reflexio: em torno de pensamentos. Op. 1.1. Peça para quarteto misto (ator, cl., perc., vlc.). Duração: 8 minutos. 2006.

16.
SAMPAIO, M. S.. Bonequinho de massa. (Op.2). Peça para duo de percussão. Duração: 3 minutos. 2006.

17.
LOPES, Aaron ; POCHAT, Alex ; DANTAS, Estevam ; HAMAOKA, F. ; CELSO, Gilmário ; GONÇALVES, Gilnéia ; GENTIL, Guilherme ; MEIRELLES, João ; CARDOSO, Luis ; SAMPAIO, M. S. ; OLIVEIRA, Moisés ; RIOS FILHO, Paulo Oliveira ; DUMONT, R. ; GARCIA, Rodrigo ; AUGUSTO, Túlio ; MCMILLIAM, Wruahy . Unidade De. 2005.

18.
LOPES, Aaron ; DUARTE, Diogo ; CELSO, Gilmário ; GENTIL, Guilherme ; SAMPAIO, M. S. ; MORAES, Maurício ; OLIVEIRA, Moisés ; GARCIA, Rodrigo ; AUGUSTO, Túlio ; MCMILLIAM, Wruahy . Mandala. (Unidade De). 2005.

19.
SAMPAIO, M. S.; LOPES, Aaron ; POCHAT, Alex ; DANTAS, Estevam ; CELSO, Gilmário ; GONÇALVES, Gilnéia ; GENTIL, Guilherme ; MEIRELLES, João ; WEBER, João ; CARDOSO, Luis ; MORAES, Maurício ; RIOS FILHO, Paulo Oliveira ; GARCIA, Rodrigo ; AUGUSTO, Túlio ; MCMILLIAM, Wruahy . Entrevista (Unidade De). 2005.

20.
LOPES, Aaron ; POCHAT, Alex ; DANTAS, Estevam ; CELSO, Gilmário ; GONÇALVES, Gilnéia ; GENTIL, Guilherme ; MEIRELLES, João ; WEBER, João ; CARDOSO, Luis ; SAMPAIO, M. S. ; MORAES, Maurício ; RIOS FILHO, Paulo Oliveira ; GARCIA, Rodrigo ; AUGUSTO, Túlio ; MCMILLIAM, Wruahy . Concerto 11 de Setembro. 2005.

21.
SAMPAIO, M. S.. Opus -1. Concerto para Flauta e Orquestra. Duração: 18 minutos. 2005.

22.
SAMPAIO, M. S.. Opus -1/2 ou o diálogo com o herói. Peça para duo de percussão. Duração: 3 minutos. 2005.

23.
SAMPAIO, M. S.. Incessante Reflexão. 2004.

24.
SAMPAIO, M. S.. Sexteto. 2004.

25.
SAMPAIO, M. S.. Traquinagem. 2004.

26.
SAMPAIO, M. S.. Duo. 2004.

27.
SAMPAIO, M. S.. Quatro Miniaturas para Flauta Solo. 2004.

28.
SAMPAIO, M. S.. duasvisõesdeumamesmacoisa. 2004.

29.
SAMPAIO, M. S.. O Minuto Depois. 2004.

30.
SAMPAIO, M. S.. Trans-Formações. 2003.

31.
SAMPAIO, M. S.. Mini. 2003.

32.
SAMPAIO, M. S.. Claro! Desconexões Inter-Relacionadas. 2003.

33.
SAMPAIO, M. S.. Intuitiva. 2003.

34.
SAMPAIO, M. S.. Nanopeça para piano. 2003.

35.
SAMPAIO, M. S.. Diversão para Cinco. 2003.

36.
SAMPAIO, M. S.. Os Gêmeos. 2003.

37.
SAMPAIO, M. S.. Clarinete Solo. 2003.

38.
SAMPAIO, M. S.. Sem Título nº 3. 2002.

39.
SAMPAIO, M. S.. Trio nº 2. 2002.

40.
SAMPAIO, M. S.. Streittando. 2002.

41.
SAMPAIO, M. S.. Trio nº 3. 2002.

42.
SAMPAIO, M. S.. Trompa Solo. 2002.

43.
SAMPAIO, M. S.. Piano Solo. 2002.

44.
SAMPAIO, M. S.. Pianoconcertus. 2002.

45.
SAMPAIO, M. S.. Trio nº 1. 2001.

46.
SAMPAIO, M. S.. ... (Três Pontos). 2001.

47.
SAMPAIO, M. S.. Estudo de Cinco Sons para Quatro Madeiras. 2001.

48.
SAMPAIO, M. S.. Estudo Dodecafônico para Quarteto de Cordas. 2001.

49.
SAMPAIO, M. S.. Estudo de Prosódia nº 2. 2001.

50.
SAMPAIO, M. S.. Os Missionários. 2000.

51.
SAMPAIO, M. S.. Prelúdio Baiano. 1999.

52.
SAMPAIO, M. S.. A música que nem o japonês sabe o nome. 1999.

53.
SAMPAIO, M. S.. Setembro. 1998.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BERTISSOLO, G.; ALVES, L. R. G.; MEDEIROS, M.; SAMPAIO, M. S.. Participação em banca de Tharcisio Vaz da Costa de Moraes. Os desafios e processos composicionais aplicados no Audio Game Breu. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

2.
Pitombeira, Liduino; SAMPAIO, M. S.; ALVES, J. O.. Participação em banca de Helder Alves de Oliveira. Aplicação de Princípios Gestálticos no Planejamento de Estruturas Composicionais Utilizadas na Peça Segmentos. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba.

Teses de doutorado
1.
SOTUYO BLANCO, Pablo; COTTA, André Guerra; SILVA, Rubens R. G. da; SAMPAIO, M. S.; SILVA FILHO, W. M. Participação em banca de Pedro Ivo Vieira Assis Araújo. Patrimônio documental musicográfico e iconográfico musical no Brasil: problemas e soluções. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

2.
LIMA, P. C.; SAMPAIO, M. S.; NOGUEIRA, Marcos V. C.; CASTRO, A. T.; ROBATTO, L.. Participação em banca de Alex Diniz de Pochat. Ôxi, rapá! Falares interpretativos para composições faladas. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

3.
ROBATTO, P; FRAGA, Vinícius de Sousa; CASADO, Alexandre Alves; SAMPAIO, M. S.; BARBOSA, J.L.. Participação em banca de Gueber Pessoa Santos. O controle da ansiedade na performance musical: a experiência de profissionais da clarineta no Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

4.
PONCZEK, R. L.; CRUZ, J. A. L.; SAMPAIO, M. S.; PEPE, I. M.. Participação em banca de Pedro Javier Gomez Jaime. Percebendo a melodia com os acordes da ciência: um estudo da sensibilidade musical desde uma perspectiva física. 2016. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia.

5.
ROBATTO, L.; FUKS, L.; ROBATTO, P; BRANDÃO, J. M. V.; SAMPAIO, M. S.. Participação em banca de Helder da Costa Teixeira. Articulus Temporis: estudo dos regimes transitórios do legato na flauta. 2016. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

6.
LIMA, P. C.; GALEFFI, D. A.; CASTRO, A. T.; ROBATTO, L.; SAMPAIO, M. S.. Participação em banca de Pedro Amorim de Oliveira Filho. Compor no Mundo: Um modelo de compor música sobre bases fenomenológicas. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
LIMA, P. C.; ROBATTO, L.; W. G. Silva; SAMPAIO, M. S.. Participação em banca de Alex Pochat. Ôxi, rapá! Falares interpretativos para composições faladas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal da Bahia.

2.
BERTISSOLO, G.; SAMPAIO, M. S.; ESPINHEIRA, A. M.; OLIVEIRA FILHO, P. A. Participação em banca de Natanael de Souza Ourives. Introdução à combinatoriedade: conceitos e aplicações composicionais. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal da Bahia.

3.
KROGER JUNIOR, P. R.; CASTRO, A. T.; SAMPAIO, M. S.; BERTISSOLO, G.. Participação em banca de Jean Menezes da Rocha. A sonificação de cores como fonte de material pré-compositivo. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal da Bahia.

4.
LIMA, P. C.; W. G. Silva; SAMPAIO, M. S.; BERTISSOLO, G.. Participação em banca de Pedro Augusto Silva DIas. Caminhos Concêntricos: Ciclos Combinados na Estruturação das Alturas em Obras de Thomas Adès. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal da Bahia.

5.
DÍAZ, FÉLIX; PONCZEK, R. L.; PEPE, I. M.; SAMPAIO, M. S.; D'Ávila, Cristina. Participação em banca de Pedro Javier Gomez Jaime. Percebendo a melodia com os acordes da ciência: um estudo da sensibilidade musical desde uma perspectiva física. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Difusão do Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia.

6.
MARTINS, A. T. C; Brito, C.; Pitombeira, Liduino; SAMPAIO, M. S.; HAEUSLER, E. H.; PEQUENO, M. C.; ALCANTARA, J. F. L.. Participação em banca de Francisco E. F. de Aragão. A fundamentação lógica do Tonalismo. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação) - Universidade Federal do Ceará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
M.P. Menezes; SAMPAIO, M. S.; BROOCK, A. M. V.. Participação em banca de Priscila Harder Anunziatto Rodrigues Alves.Relatório Anual da Disciplina Prática de Ensino - Mus 185-0. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal da Bahia.

2.
SAMPAIO, M. S.; LÜHNING, A. E.; DIAS, Pedro A. S.. Participação em banca de Laura Figueiredo Dantas.Relatório Anual da Disciplina Prática de Ensino - Mus 185-0. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal da Bahia.

3.
PASSOS, A. T.; KROGER JUNIOR, P. R.; LIMA, George; SAMPAIO, M. S.. Participação em banca de Alexandre Tachard Passos.Modelos Ocultos de Markov para Análise Harmônica Funcional de Música Tonal. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

4.
M.P. Menezes; F. Candusso; SAMPAIO, M. S.. Participação em banca de Valdomiro Jesus Miranda.Relatório Anual da Disciplina Prática de Ensino - Mus 185-0.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal da Bahia.

5.
M.P. Menezes; SAMPAIO, M. S.; BARBOSA, J.L.. Participação em banca de José Alípio Martins.Relatório Anual da Disciplina Prática de Ensino - Mus 185-0. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ALMEIDA, J. L. S.; QUEIROZ, F. J. G.; SAMPAIO, Marcos. Comissão julgadora de seleção de professor substituto de percussão. 2012. Universidade Federal da Bahia.

Outras participações
1.
W. G. Silva; KROGER JUNIOR, P. R.; SAMPAIO, M. S.. Concurso vestibular para Composição. 2013. Universidade Federal da Bahia.

2.
SAMPAIO, M. S.; QUEIROZ, F. J. G.; SANTIAGO. G. G.; STARTERI. J.. Pré-recital de formatura de Éverton Isodoro e Isaac Novais. 2011. Universidade Federal da Bahia.

3.
W. G. Silva; SAMPAIO, M. S.. Concurso de Composição Fernando Burgos. 2011. Universidade Federal da Bahia.

4.
ROBATTO, L.; BARBOSA, J.L.; BRANDÃO, J. M. V.; SAMPAIO, M. S.. Prova de habilidade específica em Música para candidatos do Bacharelado Interdisciplinar da UFBA. 2010. Universidade Federal da Bahia.

5.
W. G. Silva; A. R. Santos; SAMPAIO, M. S.. Concurso vestibular para Composição. 2008. Universidade Federal da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXIV Congresso da ANPPOM. Diversidade de abordagens para composição interativa baseada em análise de dados. 2014. (Congresso).

2.
14˚ Simpósio Brasileiro de Computação Musical.Estudo interdisciplinar de obras para flauta solo. 2013. (Simpósio).

3.
12º. Simpósio Brasileiro de Computação Musical.Goiaba: a software to process musical contours. 2009. (Simpósio).

4.
12º. Simpósio Brasileiro de Computação Musical.Functional Harmonic Analysis and Computational Musicology. 2009. (Simpósio).

5.
XXI Seminarios Internacionais de Musica - Encontro de compositores. 2009. (Encontro).

6.
Ciclo de Palestras sobre Arquivologia e Patrimônio Musical. 2004. (Outra).

7.
IV Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação - XXII Seminário Estudantil de Pesquisa.IV Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação - XXII Seminário Estudantil de Pesquisa. 2004. (Seminário).

8.
Seminário Interno de Pesquisa.Seminário Interno de Pesquisa. 2004. (Seminário).

9.
VI Encontro Nacional de Musicologia Histórica.VI Encontro Nacional de Musicologia Histórica. 2004. (Encontro).

10.
III Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação - XXI Seminário Estudantil de Pesquisa.III Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação - XXI Seminário Estudantil de Pesquisa. 2003. (Seminário).

11.
Teatro e Memória: O Teatro São João nos Documentos do Arquivo Público da Bahia.Teatro e Memória: O Teatro São João nos Documentos do Arquivo Público da Bahia. 2003. (Seminário).

12.
II Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação - XX Seminário Estudantil de Pesquisa.II Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação - XX Seminário Estudantil de Pesquisa. 2002. (Seminário).

13.
XVII Seminários Internacionais de Música. 2002. (Seminário).

14.
36th ICTM - International Council for Traditional Music. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NOGUEIRA, I. M. C. ; LIMA, P. C. ; GUIGUE, D. J. G. ; SAMPAIO, M. S. ; ESPINHEIRA, A. M. ; BERTISSOLO, G. ; POCHAT, Alex . I Congresso da TeMA (Associação de Teoria e Análise Musical). 2014. (Congresso).

2.
SAMPAIO, M. S.. Intercâmbio acadêmico entre Sonic Arts Research Center e PPGMUS-UFBA. 2009. (Outro).

3.
SAMPAIO, M. S.. Recital de Compositores. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Tese de doutorado
1.
Alex Diniz de Pochat. Ôxi rapa! falares interpretativos para composições faladas. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia, . Coorientador: Marcos da Silva Sampaio.

Iniciação científica
1.
Alisson Gonçalves da Silva. Medidas de similaridade em música. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Composição e Regência) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Marcos da Silva Sampaio.

2.
Simei Ferreira de Queiroz. Edição e segmentação de obras da coleção O melhor do choro 3. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Música) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Marcos da Silva Sampaio.

3.
José Rodrigues Martinez Neto. Edição e segmentação de obras da coleção Songbook vol 3, de Almir Chediak. 2013. Iniciação Científica - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Marcos da Silva Sampaio.

4.
Menahem Hein de Oliveira Farias. Edição e segmentação de obras da coleção Songbook vol 2, de Almir Chediak. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Composição e Regência) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Marcos da Silva Sampaio.

5.
Danilo Abrahão Faria. Levantamento de informações sobre 123 compositores do gênero Choro. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Instrumento) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Marcos da Silva Sampaio.

6.
Simei Ferreira de Queiroz. Codificação de composições para flauta solo em formato MusicXML para análise de contornos musicais. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Música) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcos da Silva Sampaio.

7.
Diogo Santos de Cerqueira. Segmentação formal de composições para flauta solo e programação de software para análise de contornos musicais. 2013. Iniciação Científica - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcos da Silva Sampaio.

8.
Sara Dumont Fadigas. Aplicação de técnicas estatísticas no estudo das características musicais do repertório para flauta solo do período entre 1710 e 1810. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Instrumento) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Marcos da Silva Sampaio.

9.
Daiana Maciel da Silva. Edição e segmentação de composições para flauta solo em formato MusicXML para análise estatística: estudos e métodos. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Composição e Regência) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Marcos da Silva Sampaio.

10.
Luã de Almeida Pereira. Edição e segmentação de composições para flauta solo em formato MusicXML para análise estatística: métodos e estudos. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Composição e Regência) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Marcos da Silva Sampaio.

11.
Eduardo Lago Nunes. Levantamento de operações de teorias de contornos em análises de obras musicais. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Composição e Regência) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia. Orientador: Marcos da Silva Sampaio.

12.
Eduardo Lago Nunes. Codificação de 549 melodias do choro em MusicXML para análise de contornos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Composição e Regência) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia. Orientador: Marcos da Silva Sampaio.

13.
Francis Strappa Facchinetti Doria. Levantamento de operações de teorias de contornos em análises de obras musicais. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Instrumento) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia. Orientador: Marcos da Silva Sampaio.

14.
Francis Strappa Facchinetti Doria. Levantamento de todas as operações de contorno utilizadas nas análises musicais baseadas nas teorias de contornos musicais. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Instrumento) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Marcos da Silva Sampaio.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
SAMPAIO, M. S.; VASCONCELOS, J. B. . Beat! Percussion Fever - Simulador de percussão iPhone e Android http://beatpercussion.com - Realização Disco Azul (não UFBA). 2016.


Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Outras informações relevantes


Membro do grupo de pesquisa de Computação Musical Genos. https://genosmus.com 
Bolsista da CAPES, nível mestrado e doutorado, de março de 2007 a dezembro de 2012
Bolsista da FAPESB, nível iniciação científica, de agosto de 2006 a dezembro de 2006
Bolsista do CNPq, nível iniciação científica, de janeiro de 2003 a julho de 2006



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