Henrique Mendonça da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2990168367331033
  • Última atualização do currículo em 07/02/2018


Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, imigração, história local , e intelectuais e saúde pública no Brasil. Desenvolve também projetos de produção de vídeos educativos, material didático e exposições. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Henrique Mendonça da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, H. M.;SILVA, HENRIQUE MENDONÇA DA


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2017
Doutorado em Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A higiene escolar além das palavras: Oscar Clark e o tratamento médico escolar, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Heloísa Helena Pimenta Rocha.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: História; História da educação; Intelectuais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Intelectual.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil República.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Mestrado em História Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A medicina social eugênica de Luiz Palmier e sua atuação nos campos da educação e da saúde em São Gonçalo,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Luís Reznik.
Palavras-chave: Higiene; Fotografia; Educação; História Fluminense.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República.
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2002
Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em História do Brasil. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Estudo da dimensão iconográfica da coleção Luiz Palmier..
Orientador: Haydée da Graça Ferreira de Figueiredo.
1997 - 2000
Graduação em Licenciatura Plena Em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Retratos de Canudos. Um estudo sobre a documentação fotogáfica do conflito..
Orientador: Marcia de Almeida Gonçalves.




Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Rio Bonito, PMRB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 12

Atividades

6/2003 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História Geral
História do Brasil

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio técnico, Carga horária: 40
Outras informações
Bolsista do programa de apoio técnico da UERJ, alocado no Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores; coordenado pelo Prof. Dr, Luís Reznik.

Vínculo institucional

2002 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Proatec, Carga horária: 40
Outras informações
Bolsista de Nível Técnico alocado no Programa de Apoio Técnico às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão na Linha de Pesquisa História de São Gonçalo: Memória e Identidade coordenado pelo Prof. Dr. Luis Reznik

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Interno Complementar, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio Interno Complementar alocado no projeto Explorando a Iconografia Gonçalense; Fotografia e História" fazendo o levantamento imagético para a exposição "Imagens de São Gonçalo; Fotografia e História".

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio de Extensão alocado no projeto Explorando a Iconografia Gonçalense; Fotografia e História" fazendo o levantamento imagético para a exposição "Imagens de São Gonçalo; Fotografia e História".

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Interno Complementar, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Estágio Interno Complementar alocado no projeto "CONARQ. 500 anos do descobrimento do Brasil. Organização do Acervo da Adminstração colonial protuguesa no Brasil século XVI-1822". Participou da organização do Acervo do Arquivo do Exécito.

Atividades

3/2002 - Atual
Estágios , Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Ciências Humanas.

Estágio realizado
Bolsista técnico do Programa de Apoio Técnico às Atividades de Ensino Pesquisa e Extensão (Proatec) coordenado pelo Prof. Dr. Luis Reznik.
11/2000 - 12/2000
Estágios , Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Ciências Humanas.

Estágio realizado
Bosista de Extensão do projeto"Explorando a Iconografia Gonçalense: Fotografia e História" orientado pela prof. Ms. Haydée da Graça Figueiredo..
10/2000 - 11/2000
Estágios , Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Ciências Humanas.

Estágio realizado
Bolsista de Estágio Interno Complementar locado no projeto Explorando a Iconografia Gonçalense: Fotografia e História orientado pela Prof. Ms. Haydée da Graça Figueiredo.
6/1999 - 10/2000
Estágios , Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Ciências Humanas.

Estágio realizado
Bolsista de estágio interno complementar locado no projeto "CONARQ - Brasil 500 anos. Organização do acervo da administração colonial protuguesa no Brasil sçulo XVI até 1822". Alocado no Arquivo Histórico do Exército". Orientado pelo Prof. Jaime Antunes d.

Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, SEEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 16



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Sujeitos em trânsito: imigração, memória e identidade.
Descrição: Este projeto tem por objetivo elaborar material didático, no suporte DVD, a ser utilizado nas salas de aula da educação básica, visando a sensibilizar a população escolar sobre a complexa e multifacetada experiência de processoas migratórios. O DVD será composto por um conjunto de atividades pedagógicas sobre o tema imigração para o Brasil, tendo como objeto privilegiado e elemento síntese a Hospedaria da Ilha das Flores. Este produto é parte dos materiais de ensino-aprendizagem propostos pela equipe de pesquisadores da UERJ, vinculados a Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores(Grupo de pesquisa História de São Gonçalo: memória e identidade, Laboratório de Estudos de Imigração/ LABIMI e Oficinas de História)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (6) .
Integrantes: Henrique Mendonça da Silva - Integrante / Luis Reznik - Coordenador / Marcia de Almeida Gonçalves - Integrante / Lená Medeiros de Menezes - Integrante / Rui Aniceto Nascimento Fernandes - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2010 - Atual
Centro de memória da imigração da Ilha das Flores
Descrição: A Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores, situada no município de São Gonçalo, foi a primeira do gênero instituída no país. Sua criação oficial, em 1883, vinculada ao Ministério de Agricultura, relacionava-se às políticas imigratórias do Estado Imperial. Suas atividades encerraram-se em 1966. Em quase cem anos de existência por ela passaram milhares de portugueses, espanhóis, gregos, alemães, italianos, letões, russos, poloneses, eslovenos, sírios, judeus entre outros. A ilha das Flores hoje sedia o Comando da Tropa de Reforço dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. Através de um convênio firmado entre a UERJ, através do Grupo de Pesquisa História de São Gonçalo: Memória e Identidade, e a Marinha do Brasil a Ilha das Flores passará a contar com um Centro de Memória da Imigração. Será organizado um circuito de visitação pública às instalações da antiga Hospedaria de Imigrantes, com espaços de exposições permanentes; editado um vídeo institucional; criado uma home-page, que será um espaço de divulgação das atividades do Centro de Memória, de disponibilização do acervo documental que vem sendo levantado pelas pesquisas encaminhadas e de interação de todos aqueles envolvidos com a experiência da imigração. Além de integrar o circuito cultural do Rio de Janeiro, com abrangência internacional, o Centro de Memória da Imigração localiza-se próximo de municípios carentes de espaços culturais, como São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e Magé, que, juntos, têm uma população de mais de um milhão s e setecentos mil habitantes. Esse projeto visa a auxiliar na constituição do Centro e objetiva organizar uma exposição permanente e um livro sobre a experiência da imigração no Rio de Janeiro. A exposição será multimídia e contará com espaços cenográficos. Ambos serão alicerçados no material iconográfico reunido em acervos pessoais e públicos, nos depoimentos dos imigrantes e em relatórios de pesquisas sobre a temática.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (6) .
Integrantes: Henrique Mendonça da Silva - Integrante / Luis Reznik - Coordenador / Marcia de Almeida Gonçalves - Integrante / Lená Medeiros de Menezes - Integrante / Rui Aniceto Nascimento Fernandes - Integrante / Roberto Conduru - Integrante / Helenice Aparecida Bastos Rocha - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROCHA, HELOÍSA HELENA PIMENTA2017ROCHA, HELOÍSA HELENA PIMENTA ; SILVA, HENRIQUE MENDONÇA DA . The dangers of infection: school medical inspection in Brazil (the 1910s). History of Education Review, v. 46, p. 150-163, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, H. M.; FERNANDES, R. A. N. . Por uma Riobonitensiana: guia de referências bibliográficas sobre Rio Bonito. 1. ed. Cabo Frio -RJ: Visão Editora, 2015. v. 1. 58p .

2.
SILVA, H. M.; REZNIK, L. (Org.) ; GONÇALVES, M. A. (Org.) ; FIGUEIREDO, H. G. F. (Org.) . Imagens de São Gonçalo: Fotografia e História. Rio de Janeiro: UERJ, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, H. M.. A história da criação de escolas hospitais no Rio de Janeiro. In: Franciele Ferreira França; Carolina Ribeiro Cardoso da Silva; Cristina Carla Sacramento. (Org.). História da educação, infância e cultura material: estudos produzidos por grupos de pesquisas da UDESC, UFPR e UNICAMP. 1ed.Florianópolis: Ed. da UDESC, 2015, v. 1, p. 277-288.

2.
SILVA, H. M.; REZNIK, L. ; FERNANDES, R. A. N. . A Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores: história e memória. In: José Jobson de Andrade Arruda; Vera Lúcia Amaral Ferlini; Maria Izilda Santos Matos; Fernando de Sousa.. (Org.). De colonos a Imigrantes: I(E)migração portuguesa para o Brasil. 1ed.São Paulo: Alameda, 2013, v. 1, p. 367-382.

3.
FERNANDES, R. A. N. ; SILVA, H. M. . Ilha das Flores e de Histórias. In: ARAUJO, Marcelo; MOURA, Rogério; FERNANDES, Fernandes. (Org.). São Gonçalo em Pespectiva. Ensaios de História Gonçalense. 1ed.São Gonçalo: UERJ-FFP, 2012, v. 1, p. 8-120.

4.
SILVA, H. M.. A Trama fotográfica presente na vida de Luiz Palmier. In: Luiz Reznik. (Org.). O Intelectual e a Cidade: Luiz Palmier e a São Gonçalo moderna.. 1ed.Rio de Janeiro: Eduerj, 2003, v. , p. 45-47.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, H. M.. Narrando a História da criação das escolas hopitais no Rio de Janeiro pelo acompanhamento da atuação do intelectual médico Oscar Clark(1916-1939). In: XI congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2016, Porto. Investigar, intervir e preservar: caminhos da história da educação luso-brasileira. Porto: CITCEM, 2016. v. 1. p. 1434-1445.

2.
SILVA, H. M.. Escolas Hospitais no Rio de Janeiro - (1916-1946). In: X Congresso Luso Brasileiro da História da Educação, 2014, Curitiba -PR. X Congresso Luso Brasileiro da História da Educação - Percursos e desafios na História da aducação Luso-Brasileira, 2014. v. 1. p. 6-1234.

3.
SILVA, H. M.. Médicos educadores- A infância hospitalizada: os argumentos médicos sociais de Oscar Clark. In: II Seminário de educação do Colégio Dr. Astério Alves de Mendonça: ' é possivel uma educação escolar melhor!', 2012, Rio Bonito - RJ. II Seminário de educação do Colégio Dr. Astério Alves de Mendonça:. Rio Bonito -RJ: Colégio Dr. Astério Alves de Mendonça:, 2012. v. 1. p. 4-183.

4.
SILVA, H. M.. A assistência médico-social como campo eugênico na obra do médico Luiz Palmier. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo: ANPUH-SP, 2011. v. 1.

5.
SILVA, H. M.. Narrativas de refugiados que passaram pela hospedaria da Ilha das Flores: traçando diálogo entre o espaço e a memória.. In: X Encontro Nacional de História Oral; Testemunhos: história e política, 2010, Recife-PE. Anais Eletrônicos. Recife-PE: X Encontro Nacional de História Oral - Testemunhos: História e Política, 2010. v. 1.

6.
SILVA, H. M.. Luiz Palmier e sua produção intelectual sobre saúde. In: Seminário de História Social: Relações de Poder e identidades, 2010, São Gonçalo - RJ. Seminário de História Social: Relações de Poder e identidades: anais. São Gonçalo-RJ, 2010. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, H. M.. O projeto de criação de escolas hospitais n Rio de Janeiro pelo médico Oscar Clark (1918-1946). In: IX seminário de teses e dissertações em andamento da faculdade de educação -UNICAMP, 2013, Campinas. Seminários de teses e dissertações em andamento, 2013. v. 1. p. 45-46.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, H. M.. A INSPEÇÃO MÉDICA ESCOLAR NO RIO DE JANEIRO E O MODELO DE ESCOLAS HOSPITAIS CRIADO POR OSCAR CLARK (1916-1939). In: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação: Matrizes interpretativas internacionalização, 2015, Maringa -PR. VIII Congresso Brasileiro de História da Educação: Matrizes interpretativas internacionalização. Maringa: Universidade estadual de maringa, 2015. v. 1. p. 6.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, H. M.. Narrando a História da criação das escolas hopitais no Rio de Janeiro pelo acompanhamento da atuação do intelectual médico Oscar Clark(1916-1939). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, H. M.. Trajetória de pesquisa - estudo sobre a criação de escolas hospitais no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SILVA, H. M.. Escolas Hospitais silvestres no Rio de Janeiro: o projeto médico intectual de Oscar Clark. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SILVA, H. M.. A Criação de Escolas Hospitais no Rio de Janeiro pelo médico Oscar Clark. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, H. M.. O projeto de criação de escolas-hospitais no Rio de janeiro pelo médico Oscar Clark(1918-1946). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, H. M.. A doença dos escolares e o projeto de medicalização da infância de Oscar Clark.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SILVA, H. M.. A assistência Medico Social como campo eugênico na obra do médico Luiz Palmier. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, H. M.. Narrativas de refugiados que passaram pela Hospedaria da Ilha das Flores: traçando diálos entre o espaço e a memória.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, H. M.. Narrativas visuais e orais: a experiência da imigração mediada pelas imagens. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SILVA, H. M.. Luiz Palmier e sua produção Intelectual sobre a Infância. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, H. M.. Memória refúgio: narrativas de refugiados sobre a hospedaria da Ilha das Flores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SILVA, H. M.. Contando Histórias de refugiados e funcionários da Hospedaria de imigrantes da Ilha das Flores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
SILVA, H. M.. Luiz Palmier e sua produção intelectual sobre saúde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
SILVA, H. M.. Olhares sobre Rio Bonito no século XVII e XIX: Notas de continuum evolutivo e um futuro Promissor?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SILVA, H. M.. Centro de memória da imigração da Ilha das Flores: vídeo institucional. 2010. Filme.

2.
SILVA, H. M.. 17 Dez. 1961: O incêndio do Circo Norte Americano em Niterói. 2009. Filme.

3.
SILVA, H. M.. Hospital Luiz Palmier. 2008. Filme.

4.
SILVA, H. M.. Vila Proletária em Vila lage/ São Gonçalo. 2008. Filme.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SILVA, H. M.; REZNIK, L. . Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores. 2013 (Exposição de longa duração).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVA, H. M.. Banca de correção da prova de História do Exame Discursivo do Vestibular Estadual -UERJ. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SILVA, H. M.. Banca de correção da prova de História do Exame Discursivo do Vestibular Estadual -UERJ. 2012. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
SILVA, H. M.. Banca de correção da prova de História do Exame Discursivo do Vestibular Estadual -UERJ. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
SILVA, H. M.. Banca de correção da prova de História do Exame Discursivo do Vestibular Estadual -UERJ. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
SILVA, H. M.. Banca de correção da prova de História do Exame Discursivo do Vestibular Estadual -UERJ. 2009. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
SILVA, H. M.. Banca de correção da prova de História do Exame Discursivo do Vestibular Estadual -UERJ. 2008. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
SILVA, H. M.. Banca de correção da prova de História do Exame Discursivo do Vestibular Estadual -UERJ. 2007. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
SILVA, H. M.. Banca de correção da prova de História do Exame Discursivo do Vestibular Estadual -UERJ. 2006. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

9.
SILVA, H. M.. Banca de correção da prova de História do Exame Discursivo do Vestibular Estadual -UERJ. 2005. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2ª Jornada de Educação, para promoção da igualdade Racial: por uma infância sem racismo.Mídia e promoção da Igualdade racial. 2011. (Encontro).

2.
XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA.A assistência médico-social como campo eugênico na obra do médico Luiz Palmier. 2011. (Simpósio).

3.
1º Simpósio de História Oral e Memória da Zona Leste de São Paulo.Contando histórias de refugiados da Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores.. 2010. (Simpósio).

4.
1º Simpósio de História Oral e Memória da Zona Leste de São Paulo.Contando histórias de refugiados da Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores.. 2010. (Simpósio).

5.
II Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas. Memória e refúgio: narrativas de refugiados sobre a hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores. 2010. (Congresso).

6.
I Seminário nacional praticas sociais, narrativas visuais e relações de poder: visões contemporâneas..Narrativas Visuais e orais: a experiência da imigração mediada pelas imagens. 2010. (Seminário).

7.
Seminário de História Social: Relações de poder.Luiz Palmier e sua produção intelectual sobre saúde. 2010. (Seminário).

8.
X Econtro Nacional de História Oral- Testemunhos: História e Política.Narrativas de refugiados que passaram pela Hospedaria da Ilha das Flores: traçando diálogos entre o espaço e a memória.. 2010. (Encontro).

9.
XIV Encontro Regional de ANPUH-RIO.Luiz Palmier e sua produção intelectual sobre a infância. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, H. M.; REZNIK, L. ; FERNANDES, R. A. N. . Seminário Internacional, hospedarias de imigrantes.. 2013. (Outro).

2.
REZNIK, L. ; GONÇALVES, M. A. ; SILVA, H. M. . O intelectual e a cidade: Luiz Palmier e a São Gonçalo Moderna. 2003. (Exposição).



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Bolsista do programa regular de bolsas de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Sâo Paulo (Fapesp)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 19:25:00