Tatsuya Nagata

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3407440699398765
  • Última atualização do currículo em 11/11/2018


Possui graduação em Agronomia - Hokkaido University (1989), mestrado em Virology - Hokkaido University (1991) e doutorado em Virology - Wageningen University (1999). Atualmente é professor associado da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Virologia, com ênfase em Interação Vírus-vetor e Virus-hospedeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: tospovirus, potyvírus, tobravírus, tymovírus, tobamovírus e vírus humano como flavivírus e calicivírus. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tatsuya Nagata
Nome em citações bibliográficas
NAGATA, TATSUYA;NAGATA, T.;TATSUYA NAGATA;T. NAGATA;NAGATA TATSUYA;Nagata, Tatsuya;Tatsuya, Nagata

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Laboratório de Microscopia, Departamento de Biologia Celular, IB-Bloco K
Asa Norte
70910-900 - Brasilia, DF - Brasil
Telefone: (61) 31072980
Fax: (61) 31072904
URL da Homepage: http://www.unb.br


Formação acadêmica/titulação


1995 - 1997
Doutorado em Virology.
Wageningen University, WAU, Holanda.
Título: Competence and specificity of thrips in the transmission of tomato spotted wilt virus, Ano de obtenção: 1999.
Orientador: Dick Peters.
Palavras-chave: tomato spotted wilt virus; Bunyaviridae; Transmissão; Vira-cabeça; Vetor; tripes.
Grande área: Ciências Agrárias
Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Produção Vegetal.
1989 - 1991
Mestrado em Virology.
Hokkaido University, HOKKAIDO.UNIV., Japão.
Título: PCR detection of viroid,Ano de Obtenção: 1991.
Orientador: Eishiro Shikata.
1985 - 1988
Graduação em Virology.
Hokkaido University, HOKKAIDO.UNIV., Japão.




Formação Complementar


2010 - 2010
Curso de expressão de proteína heterologa. (Carga horária: 100h).
Wageningen University and Research Center, WUR-PF, Holanda.
2007 - 2007
Curso de ATTA. (Carga horária: 100h).
Wageningen University and Research Centre, Alterra, Holanda.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2015 - 10/2017
Direção e administração, Reitoria, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação.

Cargo ou função
Coordenador de curso de Pós-graduação em Biologia Microbiana.
09/2015 - 01/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Decanato de Ensino e Graduação.

Cargo ou função
Presidente de CIBio do Departamento de Biologia Celular.

Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2008
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

7/2001 - 03/2008
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biologia Celular
VIrologia
3/2001 - 03/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Biotecnologia Genômica.

Linhas de pesquisa
Biotecnologa
3/2001 - 03/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Biotecnologia Genômica.


International Committee In Taxonomy Of Viruses, Canadá.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: ICTV , B, G and D- flexiviridae group, Carga horária: 2
Outras informações
Membro de Beta-, Gamma-, and Delta- flexiviridae Study Group do ICTV

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: ICTV, Tymoviridae Study Group, Carga horária: 2



Linhas de pesquisa


1.
Biotecnologa

Objetivo: Estabelecimento de clone infeccioso de vírus de RNA para estudo de patogenicidade e interação vírus-hospedeiro. O clone infeccioso é usado como vetor de expressão de proteínas recombinantes..
2.
Virologia Celular e Molecular

Objetivo: Estudo de interação vírus-vetor-hospedeiro utilizando as técnicas celulares, moleculares e microscopicas..


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Zika, Dengue e Chikungunya: abordagem multidisciplinar para desenvolvimento de soluções aplicáveis em saúde pública
Descrição: Este projeto congrega várias equipes que vêm desenvolvendo estudos com vírus Zika (ZIKV), Chikungunya (CHIKV) e dengue (DENV) ao longo dos últimos anos nas instituições de pesquisa do DF em resposta à demanda da sociedade brasileira sobre o complexo mosquito e os vírus associados. O projeto foi dividido em quatro subprojetos com o objetivo geral de desenvolver soluções prontamente aplicáveis na saúde pública para a redução da incidência das viroses no DF. O subprojeto I apresenta como tema o 'Controle de mosquito Aedes' e tem como líder Rodrigo Gurgel (UnB) com estreita participação de Rose Monnerat (Embrapa-CENARGEN). Esse subprojeto tem como objetivo o monitoramento de A. aegypti em áreas urbanas do DF e avaliação de impacto do controle com pyriproxyfen (PPF) e das taxas de infecção de A. aegypti e outros mosquitos por arbovírus no DF; o subprojeto II tem como tema 'Aspecto clinico da Zika, Chikungunya e Dengue', liderado por Gustavo Romero (UnB). Esse subprojeto tem como objetivo revelar aspectos clínicos, epidemiológicos e imunológicos envolvidos na história natural da infecção pelo ZIKV em um cenário de circulação simpátrica dos DENV e CHIKV e de elevada cobertura vacinal contra febre amarela no DF; o subprojeto III trata da 'Evolução de Genoma do ZIKV, CHIKV e DENV', liderado por Bergmann Ribeiro (UnB). Esse subprojeto tem como objetivo a caracterização da diversidade genética de DENV, ZIKV e CHKV circulantes no DF e investigação da presença de outros arbovírus em amostras de sangue de indivíduos com doença febril aguda, em A. aegypti e em primatas silvestres por meio de abordagens metagenômicas; e o subprojeto IV, com o tema 'Nova abordagem de kit diagnóstico de febre Zika, Chikungunya e Dengue', é liderado pelo coordenador do projeto Tatsuya Nagata (UnB). Esse subprojeto tem como objetivo desenvolver antígenos específicos para DENV, CHIKV e ZIKV utilizando a estratégia de expressão de multiepítopos específicos e vírus-like particles (VLPs) em sistemas de expressão de proteína baseada em baculovírus e planta. Todas as equipes possuem ampla experiência nos temas propostos e já iniciaram os trabalhos propostos neste projeto com CHIKV e ZIKA, além do DENV, para acelerar a obtenção dos resultados. Os resultados serão amplamente divulgados em congressos, encontros e simpósios, utilizando veículos impressos e eletrônicos por meio de artigos técnicos e científicos e particularmente com a produção de material didático específico para escolas públicas pela equipe do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Tatsuya Nagata - Coordenador / Bergmann Morais Ribeiro - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
Monitoramento de viroma em água de esgoto utilizando 'Next Generation Sequencing'
Descrição: Esgoto ou águas residuais é o termo usado para as águas que após a utilização humana apresentam as suas características naturais alteradas. As águas de esgoto contêm uma alta diversidade de microorganismos, incluindo até os patógenos humanos. Parte desta comunidade de microorganismos é formada por vírus como vírus humanos, animais, vegetais, de insetos e bacteriófagos que são estáveis o suficiente para permanecerem intactos e influenciam o desempenho de biorreatores da estação de tratamento de esgoto (ETE). O objetivo deste projeto é estudar e identificar a comunidade de vírus (Viroma) humano, vegetal e animal em águas residuais recolhidas na ETE no DF utilizando a técnica de ?Next Generation Sequencing? (NGS). A água de esgoto pode conter vírus humanos patogênicos, que podem contaminar fontes de água potável caso o tratamento seja realizado de forma inadequada. A principal fonte contaminação consiste nas fezes humanas lançadas no esgoto pelos indivíduos infectados. Em análises preliminares, observa-se comumente a presença de rotavírus, norovírus, sapovírus, enterovírus e poliovírus de origem vacinal (dados não publicados). O monitoramento da ocorrência desses vírus é normalmente realizado a partir de dados clínicos, que representa apenas uma fração da real incidência das viroses, a maioria não diagnosticada. O levantamento da população de vírus humanos presentes na ETE poderá fornecer informação importante sobre a ocorrência e diversidade genômica desses patógenos. Neste trabalho, será feito um monitoramento da população de vírus humanos na água de esgoto durante um ano. Além de vírus humanos, os vírus vegetais também podem estar presentes na água de esgoto. As primeiras análises demonstram a presença desses vírus vegetais, entre eles os vírus quarentenários, não registrados no Brasil, ou aqueles ainda não conhecidos (dados não publicados). Esses vírus podem estar presentes nos resíduos de plantas durante o processo de preparação de alimentos ou nas fezes humanas e animais. É possível que muitos dos vírus presentes no esgoto não sejam conhecidos pelos agentes da vigilância sanitária vegetal. Atualmente, não se conhece nenhum programa de monitoramento periódico de vírus vegetais em água de esgoto no mundo. A avaliação do viroma vegetal no esgoto proposto aqui representa uma iniciativa importante para a determinação dos vírus vegetais presentes no País, vírus esses que podem representar ameaças à nossa produção agrícola. O resultado deste projeto será o estabelecimento de uma estratégia de monitoramento destes vírus vegetais importantes, principalmente daqueles vírus quarentenários no Brasil, em parceria com a equipe da Coordenação Geral de Proteção de Plantas do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O terceiro grande grupo de vírus importantes consiste nos vírus animais. Foi verificada na água de esgoto a presença dos vírus animais dos grupos Asfavírus, Herpesvírus e Poxvírus não conhecidos (dados não publicados), além de vírus já relatados no Brasil. Assim como para os vírus humanos e vegetais, não se conhece a realização de nenhum estudo de monitoramento de vírus animais em água de esgoto. Propõe-se aqui a realização de monitoramento desses vírus e avaliação da sua importância no DF e Brasil, que servirá de base para a elaboração de futuros projetos de avaliação de risco destes vírus. O trabalho com NGS foi iniciado há dois anos no Laboratório de Microscopia Eletrônica e Virologia do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília. A nossa equipe possui a estrutura básica para o trabalho com NGS e análises complementares. A análise do viroma humano, animal e vegetal do esgoto poderá desvendar o potencial de risco dos vírus circulantes e viabilizar a realização de ações de prevenção de epidemias que poderão ser altamente prejudiciais para humanos e para as cadeias produtivas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Tatsuya Nagata - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.
2013 - 2017
Development of platforms for the expression of pharmaceutical proteins using plant virus vectors
Descrição: The main objective of this project is to develop new technologies to produce therapeutic and active proteins in biofactory plants. Specific goals include: (1) Development of vectors based on three different plant viruses to express recombinant proteins in plants. (2) Development of pilot experiments aimed at expressing specific enzymes or antigens using these vectors. (3) Development of a pilot plant for the production of specific enzymes or antigens on an industrial scale. Plants are a very interesting alternative to microbial and mammalian cell culture systems for protein expression. They can produce efficiently and sustainably large volumes of products with significantly decreased manufacturing costs and biological risks. Plants are particularly attractive as bioreactors because they do not carry or propagate human diseases and plant-expressed proteins are generally efficiently assembled with appropriate post-translational modifications. Two main approaches are commonly used to express recombinant proteins in plants, stable transformation (transgenic plants) and viral transient expression, the latter being the system of choice for this project. In Brazil, the new project on subunit vaccine production against Yellow fever virus using plants is starting at Institute of Bio-manguinhos/Fundação Oswaldo Cruz (The National Institute of Public Health of Brazil) using technologies owned by a private company (Frauhofer, USA; personal communication). In the world, several venture companies are initiating their activities using plants to produce therapeutic proteins in large scale. However, the techniques are still in development to achieve more cost-effective processes for high quality protein production. Plant virus vectors are being developed for protein expression in plants as an alternative to other expression methods, since this technology has several advantages over the current expression systems, including: (1) The speed of protein expression - after two-three weeks the proteins can be extracted; (2) The modification of a viral vector to introduce a new gene is simple and fast (over a month) and, thus, the system is ideal for obtaining customized proteins in short periods of time; (3) The same vector can be used for expressing very diverse proteins; (4) The products obtained are free from human pathogens or other potential risks, which is particularly important in the case of pharmaceuticals; (5) No transgenic plants are used; and (6) The technology has very little ecological risk if a virus is used as vector in a region where the virus is already endemic.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2017
Produção de plantas transgênicas imunes à infecção viral com uma nova estratégia baseada no impedimento da replicação do vírus
Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver uma nova estratégia de controle de vírus em plantas a partir do estudo da replicação de vírus. A estratégia tem como fundamento a geração de plantas de Nicotiana benthamiana totalmente imunes contra a infecção a dois vírus, Tomato blistering mosaic virus (ToBMV, Tymovirus) e Pepper ringspot virus (PepRSV, Tobravirus), pela técnica de transgenia com nocaute de genes da planta diretamente ligadas e essenciais para a replicação viral. Plantas de N. benthamiana são altamente susceptíveis à infecção por esses dois vírus. Os vírus de RNA de fita simples e senso positivo normalmente se replicam na superfície da membrana de organelas, por exemplo no retículo endoplasmático, mitocôndria, cloroplasto, peroxisomo e outros, dependendo do vírus. Para que a replicação ocorra, há a formação de um complexo replicativo contendo o RNA viral e as proteínas virais relacionadas à replicação como metiltransferase, helicase e polimearase de RNA dependente de RNA (RdRp), que se liga a essas membranas via proteína de membrana do hospedeiro. A ligação entre proteínas virais chaves na replicação e proteínas de membrana do hospedeiro é um pré-requisito para a replicação na célula. Esta interação entre vírus e hospedeiro é primordial para que haja qualquer resposta de susceptibilidade ou resistência, sendo um processo anterior às respostas de defesa da planta como PTGS (silenciamento gênico pós-traduçional) e morte celular programada. Ao se inviabilizar a replicação do vírus, com o nocaute de proteínas do hospedeiro que são essenciais para a replicação viral, a infecção não terá êxito em nível monocelular, resultando na ausência completa de replicação e, consequentemente, de infecção local e sistêmica. Esta estratégia é pouco explorada pelos virologistas e acreditamos que essa seja uma excelente oportunidade para a produção de resultados inéditos e de grande impacto para a ciência. Os estudos serão realizados com um isolado de ToBMV e PepRSV por eles serem relatados exclusivamente no Brasil e por apresentarem vírions com associação a cloroplastos e mitocôndrias, respectivamente. Neste projeto, inicialmente o local de replicação de ToBMV e PepRSV será determinado, utilizando o sistema de expressão in vivo de proteínas virais e observação em microscópio confocal a laser. Uma vez confirmada a associação de organelas como cloroplastos e mitocôndrias, ou outras, essas organelas serão purificadas e as proteínas que apresentam afinidade às proteínas virais do complexo de replicação serão identificadas por 2D PAGE e caracterizadas com o sequenciamento de proteínas. A estratégia de supressão de expressão por VIGS será então usada para avaliar até cinco proteínas candidatas do hospedeiro em relação à capacidade de impedir a replicação viral de forma transiente, para cada vírus. Com a confirmação do envolvimento de pelo menos uma das proteínas, plantas de N. benthamiana transgênicas com nocaute do gene correspondente para cada vírus serão produzidas. Espera-se que essas plantas sejam imunes à infecção viral, tanto para ToBMV como para PepRSV, separadamente. A equipe vem trabalhando de forma contínua nesse tema e ferramentas necessárias foram adquiridas ou produzidas com antecedência, como genoma viral clonado e anti-soros específicos adquiridos. O projeto é ambicioso e o período de tempo de três anos é curto em vista do grande número de atividades propostas, sendo necessário um aporte de recursos alto (cento e vinte mil reais) para viabilizar a sua execução. Este é um trabalho inédito no Brasil e contribuirá para consolidar uma estrutura e parceria para o estudo básico de replicação viral vegetal no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Análise metagenômica do viroma em água de esgoto
Descrição: O objetivo deste projeto é estudar a comunidade de vírus (Viroma) em águas residuais recolhidas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no DF, Goiás e Mato Grosso utilizando a técnica de ?Next Generation Sequencing? ou NGS. A água de esgoto influente envolve água ambiental, que contém muitos microorganismos além de patógenos humanos. Parte desta comunidade de microorganismo envolve vírus como, vírus humanos, animais, vírus de insetos, de plantas e, o mais importante, os bacteriófagos, que influenciam o desempenho de biorreatores da ETE. Os biorreatores da ETE baseiam-se principalmente em bactérias que degradam o teor biológico da água de esgoto, que são derivados de resíduos humanos, resíduos de alimentos, sabões e detergentes. A eficiência dos biorreatores oscila devido a muitos fatores, entre eles as infecções pelos bacteriófagos são responsáveis por reduzir a eficiência do tratamento. O conhecimento da comunidade bacteriófago (principalmente fagos de Siphoviridae, Myoviridae e Podoviridae) em água de esgoto é muito importante para enfrentar este problema. Águas residuais ou água de esgoto contém vírus humanos patogênicos, que podem ser repassados a outras fontes de água pela água efluente. A principal fonte contaminação é fezes humanas. Os vírus mais comumente encontrados são o vírus da hepatite A, hepatite E, rotavírus, norovírus, sapovírus, enterovírus e poliovírus. Em sua maior parte há monitorização destes, no entanto, não existem estudos acerca da diversidade genômica desses patógenos encontrados em águas de esgoto. Neste estudo, a visão total de vírus que infectam humanos em águas residuais ao longo do ano (total de 2 anos) será investigada. De acordo com o resultado acima, o procedimento de diagnóstico para os vírus humanos relevantes serão estabelecidos utilizando Transcrição Reversa e Reação em Cadeia da Polimerase quantitativa (RT-qPCR). A etapa de Transcrição Reversa é imprescindível uma vez que os vírus supracitados são vírus de RNA. Caso sejam detectados vírus de DNA essa etapa não se fará necessária. Caso haja ocorrência de novos vírus, estes serão sequenciados por meio da técnica de NGS. Os resultados obtidos revelarão características que poderão ser associadas à importância dos mesmos indicando uma possível monitorização futura. Este projeto será o primeiro passo para entender viroma em águas residuais no Brasil. Muitas informações novas serão obtidas pelos pesquisadores na região Centro-Oeste, o que tornará nossa experiência científica muito maior..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Estudo da termo-sensibilidade de gene de resistência a vírus vegetal e desenvolvimento de plantas resistentes termo-estáveis como estratégia para preparação para mudanças climáticas
Descrição: Os genes de resistência a patógenos encontrados em plantas estão sendo amplamente utilizados nos programas de melhoramento genético vegetal para o desenvolvimento de plantas resistentes com características agronômicas e nutricionais superiores. Entretanto, muitos destes genes de resistência são termo-sensíveis, resultando em quebra de resistência em situações de alta temperatura do ambiente de cultivo. O aquecimento global é um fato e a elevação da temperatura mínima, máxima e média deverá ser inevitável. Dessa forma, o estudo dos efeitos do aumento da temperatura é urgente, particularmente para a agricultura, fonte de alimentos para a humanidade. Dentro deste contexto, a caracterização destes genes termo-sensíveis em relação às mudanças de temperatura e o desenvolvimento de genes mutantes que tornam as plantas resistentes mesmo a altas temperaturas são temas estratégicos para se viabilizar a produção de alimentos em quantidade e qualidade suficientes no futuro. Este projeto visa avançar no conhecimento sobre a atuação de genes de resistência em condições de temperatura elevada com o propósito de desenvolver futuramente plantas resistentes a patógenos mesmo em altas temperaturas, utilizando como modelo o gene de resistência L3 presente em plantas do gênero Capsicum que confere resistência à infecção do patógeno Pepper mild mottle virus (PMMoV; gênero Tobamovirus). A pimenteira constantemente sofre ataque por fitopatógenos, sendo que os vírus são dos mais importantes. O dano econômico causado por PMMoV em espécies de Capsicum tem-se tornado cada vez mais importante, devido à sua facilidade de transmissão por contato e por instrumentos agrícolas contaminados e ao aumento do cultivo de pimenteiras (pimentões e pimentas) em condições protegidas. Em Capsicum spp. são conhecidos os genes de resistência L1 a L4 que conferem resistência a tobamovírus e que são utilizados no melhoramento genético. Sabe-se que a elicitação dos genes L de Capsicum ocorre pela capa proteica dos tobamovírus. Nas reações de resistência a genes L observa-se a ocorrência de resposta de hipersensibilidade, induzido pela sinalização de morte celular programada desencadeada por disfunções das mitocôndrias. Essa rota, porém, ainda não foi elucidada para gene L. Os genes de resistência L de Capsicum spp. apresentam sensibilidade à elevação de temperatura, sendo esse fato de extrema importância, pois o impacto dessa doença na cultura pode ser agravado considerando-se as previsões futuras de aquecimento global. O presente projeto tem como objetivos: 1) estabelecer o modelo de estudo do gene de resistência L3 de Capsicum chinense, através da expressão transiente desse gene por agro-inoculação em N. benthamiana em co-inoculação com um clone infeccioso de PMMoV. Esse sistema induz reação de hipersensibilidade por morte celular programada formando lesões necróticas nas folhas tratadas; 2) caracterizar a termo-estabilidade, pela resposta de hipersensibilidade induzida pelo gene L3, frente à infecção de PMMoV em diferentes temperaturas; 3) desenvolver mutantes do gene L3 utilizando a técnica de Error-prone PCR (mutações pontuais ao longo do gene) e de mutação dirigida, e selecionar os mutantes funcionais em temperatura elevada, utilizando o sistema desenvolvido na atividade (2); e 4) produzir plantas transgênicas de N. benthamiana com o gene mutante L3 (termo-estável) com a técnica de agro-infecção. Espera-se que esse projeto contribuirá com o desenvolvimento de plantas resistentes em condições de alta temperatura, em preparação para a mudança climática global. Os principais produtos desse projeto são o conhecimento sobre a interação do gene de resistência-patógeno em diferentes condições de temperatura, os gene mutantes L3 termo-estáveis para serem usados em programas de desenvolvimento de plantas resistentes e plantas transgênicas como modelo do funcionamento dos genes m.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
ESTUDO DO MECANISMO DE REPLICAÇÃO DE TYMOVÍRUS, COM ENFOQUE NO PROCESSO DE MODIFICAÇÃO DE CLOROPLASTOS
Descrição: Os vírus que pertencem ao gênero Tymovirus geralmente produzem uma grande quantidade de partículas virais nas células hospedeiras vegetais. Em células infectadas com tymovírus, os cloroplastos apresentam-se deformados com a formação de compartimentos nas membranas externa e interna da organela. Os tymovírus usam estes compartimentos para a replicação do seu genoma, resultando na produção de uma grande quantidade de partículas virais. Entretanto, poucos estudos são realizados com este tema. O projeto propõe estudar o processo de modificação (deformação) dos cloroplastos induzidos pela infecção do tymovírus Tomato blistering mosaic virus (ToBMV), um vírus recentemente reconhecido como uma nova espécie do gênero Tymovirus e encontrado até o momento somente no Brasil. A espécie-tipo do gênero, Turnip yellow mosaic virus (TYMV), causa também este tipo de modificação de cloroplastos, que resulta na formação de uma estrutura tipo viroplasma. Acredita-se que este compartimento no cloroplasto, mais especificamente uma estrutura esférica formada pela membrana externa e interna do cloroplasto, seja o local de replicação viral permitindo uma elevada eficiência do seu processo de replicação. Este aumento na eficiência pode estar relacionado a algum mecanismo de escape das atividades de defesa celular como RNAi, via da ubiquitina-proteassoma e outros sistemas da planta preparados contra a invasão de vírus. Até o momento, o estudo de interação entre proteínas de tymovírus e cloroplastos foi feito somente utilizando o TYMV. O projeto tem como objetivo estudar a interação das três proteínas-chave do ToBMV (115K-Metiltransferase-Proteinase, 66K-Polimerase de RNA viral e Capa protéica) com o cloroplasto pela expressão destas três proteínas utilizando os genes clonados em vetor plasmidial de expressão e inoculação em protoplasto. A ocorrência de co-localização de cada proteína no cloroplasto será avaliada por microscópio confocal a laser utilizando imunomarcação e expressão destas prot.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Estudo da interação entre proteínas virais de Pepper ringspot virus e mitocôndrias e construção de clones de cDNA infecciosos
Descrição: Pepper ringspot virus (PepRSV) foi originalmente isolado no Brasil de plantas de Capsicum spp., que apresentavam sintomas de manchas anelares. Este foi considerado como uma estirpe de Tobacco rattle virus (TRV, Tobravirus). Entretanto a análise da sua seqüência genômica revelou que seria um vírus distinto do TRV, sendo a sua ocorrência somente relatada no Brasil. As partículas são alongadas e rígidas e o seu genoma possui dois segmentos de RNA fita simples e senso positivo. Uma particularidade que o distingue de outros vírus conhecidos é a associação de suas partículas em alta densidade com as mitocôndrias do hospedeiro. Estudos fisico-químicos preliminares da proteína viral p29 do PepRSV sugeriram ser esta a proteína candidata que apresente alguma interação com as mitocôndrias. A capa protéica (CP) é a segunda candidata a apresentar interação com as mitocôndrias, já que está presente na superfície das partículas virais. Com estas premissas o projeto propõe o estudo de interação das proteínas virais p29 e CP com as mitocôndrias, utilizando a estratégia de fusão da proteína-alvo com proteínas fluorescentes. A localização da p29 e CP fusionadas com CFP (ou YFP) será observada com o microscópio confocal a laser. A elucidação da relação entre p29 e CP do PepRSV e mitocôndria poderá oferecer uma poderosa ferramenta para estudar a interação vírus-hospedeiro, na elucidação do processo básico de infecção e mais especificamente no envolvimento de outros genes virais com a mitocôndria ou com a cascata de sinalização de MAPK. O projeto apresenta também o objetivo de produzir clones infecciosos do PepRSV. Vetores virais com genomas completos de TRV estão sendo usados para inúmeros estudos gênicos e de interação planta-patógeno. Entretanto no Brasil, o TRV ainda não foi relatado, restringindo o seu manuseio neste País. Sendo o PepRSV um vírus brasileiro e apresentando características adequadas ao desenvolvimento de um vetor viral (mesmo gênero do TRV, Tobravirus), este projeto t.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Tatsuya Nagata - Coordenador.
2008 - 2011
Desenvolvimento de uma nova metodologia de avaliação de contaminação fecal em água por PCR tempo-real e levantamento da qualidade sanitária da água de fontes, reservatórios de água e água tratada no DF
Descrição: Contaminações fecais humanas na água causam sérios problemas à saúde pública, por exemplo causando doenças como hepatites e diarréia, sendo a incidência desse tipo de problema bastante alta no Distrito Federal, principalmente nas cidades satélites de Brasília. Os métodos de monitoramento da qualidade da água, entretanto, não são suficientemente sensíveis, são de realização demorada devido à necessidade de cultivo de bactérias, e limitada por não viabilizar a avaliação de contaminação viral. O desenvolvimento de um método confiável, baseado em técnicas moleculares e de rápida execução constitui-se em uma demanda urgente para a disponibilização de água segura à população do Distrito Federal e também de todo o Brasil. Muitos indicadores microbianos foram testados para avaliar a contaminação fecal da água, por exemplo a contagem (cultura) de coliformes fecais e enterococci. Entretanto, existe uma correlação muito baixa entre o indicador de bactérias e a presença de vírus causadores de gastroenterites (Brownell et al., 2007; Savichtcheva et al., 2006; Wetz et al., 2004). Com o intuito de preencher essa lacuna, este projeto visa desenvolver um novo sistema de monitoramento da qualidade sanitária da água com a avaliação de três indicadores virais, sendo dois que causam grastroenterites e o terceiro constituído de um indicador com uma concepção completamente nova. Os primeiros dois indicadores de contaminação fecal são os Bocavírus e os Norovírus. Estes dois vírus são candidatos potenciais devido às infecções freqüentes por esses vírus na população do Distrito Federal (dados não publicados pela nossa equipe). O terceiro candidato é um vírus vegetal, o vírus do mosqueado suave da pimenteira, Pepper mild mottle virus (PMMoV). Este vírus infecta plantas de pimenta e pimentão, sendo que muitos alimentos processados contêm este vírus. Este vírus foi detectado abundantemente nos estudos metagenômicos de fezes humanas nos Estados Unidos (Zhang et al., 2006) e.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Efeito da eficiência de expressão e interação de supressores de silenciamento gênico pós-transcricional dos vírus vegetais em Nicotiana benthamiana.
Descrição: Este projeto visa aprofundar os estudos de supressores de silenciamento gênico pós-transcricional (PTGS) de três vírus brasileiros. A nossa equipe vem se dedicando à caracterização da patogenicidade de três vírus: Brugmansia suaveolens mottle viurs (BsMoV, Potyvirus), Pepper mild mottle virus (PMMoV, Tobamovirus) e Tomato severe rugouse virus (ToSRV, Begomovirus). A sequência do genoma completo destes vírus foi determinada e clones infecciosos estão sendo construídos. BsMoV é um vírus somente relatado no Brasil que apresenta a particularidade de apresentar alta severidade em diversas solanáceas, a ponto de levá-las à morte em um curto espaço de tempo. Já PMMoV é um tobamovírus com alta especificidade a pimentas e produção de enorme quantidade de partículas no tecido infectado. Já ToSRV é o principal begomovírus que ocorre em tomateiro no Brasil, dentre mais de 17 espécies já relatadas, indicando uma alta adaptação às condições de cultivo no Brasil. Todos esses vírus são infectivos em Nicotiana benthamiana. Já temos clonado os genes conhecidos como supressores de silenciamento gênico: HC-Pro do BsMoV, proteína 126K do PMMoV e AC2 de ToSRV. Acredita-se que os mecanismos responsáveis pela supressão do silenciamento de cada vírus é distinto e temos em mãos a oportunidade de estudar a fundo os mecanismos envolvidos e a sua interação sinergística entre eles. Adicionalmente, verificamos que a supressão do silenciamento gênico causado pela proteína 126K de PMMoV parece sistêmica, translocando-se em lugares distintos dos pontos agroinfiltrados. Assim sendo, este projeto tem como objetivo avaliar a atividade de supressão de silenciamento pós-transcricional de cada vírus, compará-los, estudar a sua interação sinergística e o mecanismo de atividade de cada supressor, particularmente a da proteína 126K. Os genes já se encontram clonados em vetor de agroinfiltração e os testes preliminares de avaliação da supressão de PTGS já foram realizados e a ação confirmada. Neste projeto, a.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Mecanismos de Resistência a Infecção por Tospovírus e Geminivirus em Hortaliças
Descrição: O convênio bilateral entre Brasil e Holanda na área de agricultura, fitovirologia e biologia molecular.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Construção de cDNA infeccioso de Citrus sudden death-associated virus
Descrição: A morte súbita dos citros (MSC) é uma doença nova e extremamente destrutiva, cuja etiologia bem como seus possíveis vetores e controle ainda não foram esclarecidos. O nome atribuído a esta doença foi originado devido à rápida velocidade em que as plantas afetadas morrem (Informativo Centro de Citricultura, 2001). A MSC foi observada pela primeira vez em 1999 na cidade de Comendador Gomes, no sul do Estado de Minas Gerais, Brasil (Gimenes-Fernandes & Bassanezi, 2001). O número de laranjeiras que apresentam os sintomas de MSC aumentou rapidamente na região em que a doença foi detectada inicialmente: de 500 plantas em 1999 (Fundecitrus, 2002) para mais de 4.000.000 em dezembro de 2005, nos estados de São Paulo e Minas Gerais (Fundecitrus, comunicação pessoal). Até o momento, os Postulados de Koch (modificado para a virologia vegetal) não foram concluídos para a MSC, visto que o isolamento dos patógenos candidatos desta doença, CTV e CSDaV, é dificultado pelo fato de que estes vírus não são transmitidos por inoculação mecânica e por não haver plantas indicadoras apropriadas. Entretanto, enquanto isso não ocorrer, a sua etiologia permanecerá sujeita a dúvidas e várias hipóteses. A tentativa de isolamento do CTV por vetor afídeo (Toxoptera citricida) está em andamento pela equipe de Fundecitrus e ESALQ. Entretanto, a maneira de transmissão e a identificação do vetor do CSDaV ainda não foram elucidadas, o que dificulta a adoção da mesma estratégia de isolamento do vírus como CTV. Este projeto propõe o teste da hipótese de que CSDaV seja o verdadeiro patógeno causador da MSC e para tanto objetiva a construção do clone infeccioso do CSDaV, sua inoculação em plantas de citros e a recuperação do vírus completo, resultando no isolamento do vírus. Uma vez constatado o isolamento do vírus, testes virológicos, visando a realização dos "Postulados de Koch", adaptado para a virologia, serão executados para finalmente se confirmar a etiologia da MSC..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tatsuya Nagata - Coordenador / Alice Kazuko Inouenagata - Integrante / Keisiane Rodrigues CArvalho - Integrante / Waldir Cintra de Jejus Jr - Integrante / Nelson Arno Wulff - Integrante / Diva do CArmo Teixeira - Integrante / Mateus de Almeida Santos - Integrante / Diana Koga Morato - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundo de Defesa da Citricultura - Bolsa.
2006 - 2008
Caracterização e desenvolvimento de sistema de detecção de flexivírus isolado de meloeiro com sintoma de
Descrição: A produção de melão (Cucumis melo) nos estados do Rio Grande do Norte e do Ceará tornou-se cada vez mais importante com o aumento da exportação aos mercados europeus. Entretanto, esta produção vem sendo seriamente afetada por uma doença denominada como "O amarelão do meloeiro". Suspeita-se que a doença causa uma grande redução no brix nos frutos, o que inviabiliza a exportação dos frutos afetados. A etiologia da doença ainda não foi totalmente determinada, entretanto estudos revelam que o agente causal pode ser transmitido por mosca-branca (Magno et al., 2002; Santos et al., 2002; Nagata et al., 2003). Estudos epidemiológicos e de transmissão por mosca-branca sugerem que o agente causal da doença seja um vírus. Até o momento, dois tipos de vírus são considerados como candidatos do agente causal: (i) um crinivírus da família Closteroviridae (Lima et al., 2002); e (ii) um vírus semelhante a carlavírus da família Flexiviridae (Nagata et al., 2003). Nosso grupo isolou um vírus do meloeiro de folhas que exibiam um sintoma típico de amarelão do meloeiro coletado no estado de Ceará. A análise do seu genoma parcial mostrou que este vírus é uma nova espécie e está relacionado, distantemente, com o gênero Carlavirus da família Flexiviridae (um flexivírus). A posição taxonômica deste vírus ainda não está determinada, pois o genoma apresenta uma série de características que o assemelham aos carlavírus e outras que o distanciam. A seqüência do genoma completo ainda não é disponível, mas é essencial para se determinar a sua real posição taxonômica. Este projeto propõe o seqüenciamento completo do genoma do flexivírus, o desenvolvimento de um método de detecção usando RT-PCR, a produção de anticorpo específico ao vírus para ser usado em um sistema diagnóstico por ELISA e o desenvolvimento de cDNA infeccioso do vírus. O flexivírus isolado pela nossa equipe é o principal candidato e as chances deste vírus se constituir no agente causal do amarelão do meloeiro são grandes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tatsuya Nagata - Integrante / Antonio Carlos de Ávila - Coordenador / Alice Kazuko Inouenagata - Integrante / Luisa Silva Dutra - Integrante / Fransiele Roberta Maldaner - Integrante / Fernanda Yuri Borges Naito - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2006 - 2008
Estudo das plantas daninhas como fonte de begomovírus no campo para tomateiro
Descrição: As espécies de begomovírus relatadas no Brasil são únicas e sem relatos em qualquer outro país. Acredita-se que estes vírus evoluíram de espécies presentes em outras plantas (silvestres ou daninhas) que se adaptaram para o tomateiro. A identificação da espécie é complexa e atualmente só pode ser realizada pela análise do genoma viral (sequenciamento). Trabalhos de ocorrência e distribuição de begomovírus em várias regiões do Brasil estão sendo realizados e a diversidade pode ser maior do que a atualmente conhecida. Uma das principais recomendações no manejo de uma doença, quando o controle do vetor é difícil, é a eliminação da fonte de inoculo. É comum depararmos com uma lavoura de tomate totalmente isolada de outra, porém com alta taxa de infecção por begomovírus. Grandes quantidades de plantas daninhas, muitas vezes invasoras, são observadas também apresentando sintomas de mosaico amarelo, o que lembra uma infecção por begomovírus. Este projeto propõe o estudo de plantas daninhas associadas ao tomateiro para se conhecer melhor as possíveis fontes de inoculo de begomovírus no campo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tatsuya Nagata - Integrante / Antonio Carlos de Ávila - Integrante / Alice Kazuko Inouenagata - Coordenador / Leonardo Queiroz Correia - Integrante / Leonardo Brito Giordano - Integrante / Leonardo da Silva Boiteux - Integrante / Paulo de Tarso Ferreira - Integrante.
2003 - 2008
Morte Súbita dos Citros: etiologia, epidemiologia e controle
Descrição: O estudo global da morte súbita dos citros, inclusive estudo molecular dos vírus (Citrus tristeza virus e Citrus sudden death-associated virus), epidemiologia e melhoramento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tatsuya Nagata - Integrante / Marcos A Machado - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2003 - 2005
Expressão de genes virais usando levedura e planta para uso em diagnóstico do Dengue e do desenvolvimento de Kit de detecção rápida por imunocromatografia
Descrição: O desenvolvimento de matérias (antígenos) para montar o kit diagnóstico do Dengue utilizando sistema de levedura e planta..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tatsuya Nagata - Coordenador / A K InoueNagata - Integrante / Hermann G Schatzmyar - Integrante / Fernando G Araripe - Integrante / E F Noronha - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2002 - 2005
Determinação das regiões genômicas de Paraya ringspot virus - type W relacionadas com a expressão de sintomas
Descrição: Estudo molecular dos isolados virulento e atenuado do Papaya ringspot virus..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tatsuya Nagata - Integrante / A K InoueNagata - Coordenador / J A Rezende - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2002 - 2004
Desenvolvimento de kit de detecção de vírus de planta utilizando imunocromatografia
Descrição: Detecção rápida de detecção por imunocromatografia. O projeto inclui as caracterização do vírus (Odontglossum ringspot virus) e a produção do anticorpo do vírus..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tatsuya Nagata - Coordenador / A K InoueNagata - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2002 - 2004
Estudos epidemiológicos de tospovirus e desenvolvimento de estratégias de controle via plantas transgênicas utilizando genes virais e receptores de insetos envolvidos nas interações tripes/tospovirus.
Descrição: Sequenciamento de genes de tospovírus e estudo sobre a interação do vírus/vetor..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tatsuya Nagata - Coordenador / R O Resende - Integrante / A K InoueNagata - Integrante / A C de Ávila - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2002 - 2004
Estudo da diversidade de geminivírus e da interação vírus-hospedeiro e vetor
Descrição: Estudo molecular e sequenciamento de geminivírus ocorrendo no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tatsuya Nagata - Integrante / A K InoueNagata - Coordenador.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
2001 - 2003
Coleta, levantamento e caracterização de potyvírus nas principais olerícolas da família Solanaceae
Descrição: Caracterização sorológico e molecular de Potyvírus isolados importantes em tomate e outras espécies da solanacea..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tatsuya Nagata - Coordenador / A K InoueNagata - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
2001 - 2003
Estudo dos potyvírus que infectam solanáceas olerícolas, determinação das suas propriedades biológicas e posição taxonômica
Descrição: A caracteristica molecular do vírus isolado de tomateiro, pimenteiro e outras solanaceas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tatsuya Nagata - Integrante / Alice K InoueNagata - Coordenador.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


2008 - 2011
Planta como Biorreator: uso de planta para expressar o antígeno multiepitopo do Dengue virus para kit diagnóstico
Descrição: O projeto proposto apresenta a grande inovação de usar PLANTAS como BIORREATORES de proteínas úteis na área de saúde humana. O projeto objetiva o desenvolvimento de três sistemas de expressão de proteínas recombinantes em planta, e o seu uso na produção de polipeptídeos multiepitópicos do Dengue virus (DENV), como a primeira aplicação desses sistemas. A proteína expressada poderá ser utilizada diretamente para a montagem de um kit diagnóstico da doença da Dengue, que se encontra em falta no Brasil, e atualmente se importa grande quantidade desses kits para suprir a demanda do País. O projeto surgiu devido a esta demanda urgente em produzir um kit diagnóstico da doença Dengue, a baixo custo e realizável em grande escala, e conta com três instituições de execução (Universidade de Brasília, Embrapa e UniCEUB), junto com o Laboratório Central de saúde publica do DF (LACEN-DF) e o setor de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), que trabalharão em uma rede multidisciplinar. O presente estudo objetiva a construção e expressão de duas proteínas recombinantes multiepitopo apartir da proteína estrutural de envelope E, que abranjem os quatro sorotipos relatados do Dengue virus. A expressão será realizada em plantas por meio de três estratégias distintas: (i) produção de alface transplastômica (via transformação em DNA de cloroplasto pelo método de biobalística); (ii) uso de vetor viral vegetal de Cucumber mosaic virus (CMV); e (iii) ?Agrobacterium tumefaciens transient expression? (ATTE) pela infiltração das construções de expressão via Agrobacterium tumefaciens junto com supressores de PTGS (Post-transcriptional gene silencing). Como existe uma diferença nos códons de acordo com o hospedeiro/organela, a eficiência e a aplicabilidade destes sistemas serão avaliadas com a comparação de duas construções codificando um mesmo polipeptídeo, mas com códons distintos, específicos para o hospedeiro a ser expressado. A produção em massa de antígeno do DENV para viabilizar.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Tatsuya Nagata - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
A caracterização e a construção de cDNA infeccioso de Pepper mild mottle virus para o estudo de interação vírus-gene de resistência em Capsicum spp.
Descrição: O gênero Capsicum possui varias espécies importantes para a agricultura no Brasil. O DF é hoje reconhecido como um pólo produtor de pimentões e junto com o entorno também de pimentas. Existe uma demanda urgente em determinar os principais problemas que resultam na baixa produtividade destas culturas nesta região. O pimenteira constantemente sofre infecção por fitopatógenos, sendo que um dos mais importantes é o vírus. O dano econômico causado por Pepper mild mottle virus (PMMoV; gênero Tobamovirus) em espécies de Capsicum tem-se tornado cada vez mais importante, devido à sua facilidade de transmissão por contato e por instrumentos agrícolas contaminados e ao aumento do cultivo de pimentões e pimentas em condições protegidas no DF. Entretanto, o estudo sobre este vírus é bastante carente no Brasil. Acredita-se que a importância deste vírus é mascarada pela ocorrência de outros vírus causadores de fortes sintomas como o Pepper yellow mosaic virus e Groundnut ringspot virus. Portanto, a real incidência deste vírus nas lavouras de pimentas do DF não é conhecida. O projeto proposto tem como objetivo caracterizar biologicamente o isolado brasiliense do PMMoV, disponibilizar uma ferramenta de detecção simples e de baixo custo com a produção de anticorpo policlonal, realizar um levantamento da ocorrência de PMMoV no DF, elucidar a seqüencia genômica completa, construir um clone infeccioso do vírus e estudar suas propriedades patogênicas em relação aos genes de resistência a tobamovírus (de L1 a L4) em Capsicum spp. Com a disponibilização do anti-soro será possível realizar uma avaliação da importância e dispersão de PMMoV no DF. Devido aos riscos de transmissão por sementes, o uso de anti-soro poderá ser de grande utilidade para monitorar a qualidade das sementes comerciais e daquelas produzidas pelos próprios produtores. Isso resultará na oferta de sementes de alta qualidade e diminuição dos riscos de perdas aos produtores. A determinação do tipo de resposta dos materiais.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Tatsuya Nagata - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2012 - 2015
Periódico: Journal of General Plant Pathology
2005 - Atual
Periódico: Plant Pathology Journal


Membro de comitê de assessoramento


2016 - 2018
Agência de fomento: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal
2014 - 2016
Agência de fomento: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal


Revisor de periódico


2004 - Atual
Periódico: Fitopatologia Brasileira
2007 - Atual
Periódico: Virus Genes
2007 - Atual
Periódico: Archives of Virology
2009 - Atual
Periódico: Scientia Agrícola (USP. Impresso)
2011 - Atual
Periódico: Virus Research (Print)
2010 - Atual
Periódico: Tropical Plant Pathology (Impresso)
2011 - Atual
Periódico: Bioscience Journal (UFU. Impresso)
2009 - Atual
Periódico: Journal of General Plant Pathology


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Virologia Vegetal/Especialidade: Interação Vírus Vetor.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada/Especialidade: Microbiologia Médica.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Virologia Vegetal/Especialidade: Caracterização do Vírus.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: BIOLOGIA MOLECULAR/Especialidade: Biotecnologia.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: BIOLOGIA MOLECULAR/Especialidade: Expressão de proteína recombinante.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Japonês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2010
Premiação Nacional de Equipes - critério Criatividade: Identificação e genotipagem de begomovírus de importância para o agronegócio brasileiro, Embrapa.
2006
Premiação por Resultados da Embrapa 2005, Embrapa.
2006
Premiação Nacional de Equipes - Qualidade Técnica - Melhoramento genético do tomateiro, Embrapa.
2004
Premiação por resultado da Embrapa 2003, Embrapa.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:64
Total de citações:662
Fator H:14
Nagata, Tatsuya  Data: 24/07/2015

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERRO, M.M.M.2019FERRO, M.M.M. ; RAMOS-SOBRINHO, R. ; XAVIER, C.A.D. ; ZERBINI, F.M. ; LIMA, G.S.A. ; NAGATA, T. ; ASSUNÇÃO, I.P. . New approach for the construction of infectious clones of a circular DNA plant virus using Gibson Assembly. JOURNAL OF VIROLOGICAL METHODS, v. 263, p. 20-23, 2019.

2.
MEGIAS, ESAU2018MEGIAS, ESAU ; DO CARMO, LÍLIAN SILVEIRA TRAVASSOS ; Nicolini, Cícero ; SILVA, LUCIANO PAULINO ; BLAWID, ROSANA ; Nagata, Tatsuya ; MEHTA, ANGELA . Chloroplast Proteome of Nicotiana benthamiana Infected by Tomato Blistering Mosaic Virus. PROTEIN JOURNAL, v. 37, p. 290-299, 2018.

3.
OLIVEIRA, L.M.2018OLIVEIRA, L.M. ; BLAWID, R. ; ORÍLIO, A.F. ; Andrade, B.Y.G. ; SOUZA, A.C.A. ; NAGATA, T. . Development of an infectious clone and replicon system of norovirus GII.4. JOURNAL OF VIROLOGICAL METHODS, v. 258, p. 49-53, 2018.

4.
COSTA, THIAGO MARQUES2018COSTA, THIAGO MARQUES ; BLAWID, ROSANA ; ARANDA, MIGUEL A. ; FREITAS, DÉBORA MARIA SANSINI ; ANDRADE, GENIRA PEREIRA ; Inoue-Nagata, Alice Kazuko ; Nagata, Tatsuya . Cucurbit aphid-borne yellows virus from melon plants in Brazil is an interspecific recombinant. ARCHIVES OF VIROLOGY, v. 163, p. 1, 2018.

5.
ORÍLIO, ANELISE F.2018ORÍLIO, ANELISE F. ; BLAWID, ROSANA ; COSTA, GABRIELA A. ; GOMES, SUZANE S. V. S. F. ; Nagata, Tatsuya ; MADEIRA, NUNO R. ; INOUE-NAGATA, ALICE K. ; Resende, Renato O. . High-throughput sequencing reveals a novel closterovirus in arracacha (Arracacia xanthorrhiza). ARCHIVES OF VIROLOGY, v. 163, p. 2547-2550, 2018.

6.
VASQUES, RAQUEL MEDEIROS2018VASQUES, RAQUEL MEDEIROS ; LACORTE, CRISTIANO ; DA LUZ, LEONARDO LOPES ; ARANDA, MIGUEL A. ; Nagata, Tatsuya . Development of a new tobamovirus-based viral vector for protein expression in plants. MOLECULAR BIOLOGY REPORTS, v. 45, p. 1, 2018.

7.
DOS ANJOS, KAROLINE2017DOS ANJOS, KAROLINE ; Nagata, Tatsuya ; MELO, FERNANDO LUCAS DE . Complete Genome Sequence of a Novel Bastrovirus Isolated from Raw Sewage. GENOME ANNOUNCEMENTS, v. 5, p. e01010-17, 2017.

8.
SILVA, JOÃO MARCOS FAGUNDES2017SILVA, JOÃO MARCOS FAGUNDES ; AL RWAHNIH, MAHER ; BLAWID, ROSANA ; Nagata, Tatsuya ; FAJARDO, THOR VINÍCIUS MARTINS . Discovery and molecular characterization of a novel enamovirus, Grapevine enamovirus-1. VIRUS GENES, v. 53, p. 667, 2017.

9.
BLAWID, R.2017BLAWID, R. ; Silva, J.M.F. ; NAGATA, T. . Discovering and sequencing new plant viral genomes by next-generation sequencing: description of a practical pipeline. ANNALS OF APPLIED BIOLOGY, v. 170, p. 301-314, 2017.

10.
MOURA, MARIA CONCEIÇÃO FREITAS2017MOURA, MARIA CONCEIÇÃO FREITAS ; HOLANDA, IONÁ SANTOS ARAÚJO ; SALES JR., RUI ; QUEIROZ, ANA PATRICIA ; ARAÚJO, EMANUELA DE OLIVEIRA ALVES ; OLIVEIRA, GENILSA DUARTE DA COSTA ; NUNES, GLAUBER HENRIQUE DE SOUSA ; Nagata, Tatsuya ; DE NEGREIROS, ANDREIA MITSA PAIVA . First Report of Melon Necrotic Spot Virus in Melon Plantations in Brazil. PLANT DISEASE, v. 102, p. 1, 2017.

11.
OLIVEIRA, LAYSSA M.2017OLIVEIRA, LAYSSA M. ; ORÍLIO, ANELISE F. ; INOUE-NAGATA, ALICE K. ; Nagata, Tatsuya ; BLAWID, ROSANA . A novel vitivirus-like sequence found in Arracacia xanthorrhiza plants by high throughput sequencing. ARCHIVES OF VIROLOGY, v. 162, p. 2141-2144, 2017.

12.
COSTA, THIAGO M.2017COSTA, THIAGO M. ; BLAWID, ROSANA ; DA COSTA JUNIOR, AVANOR C. ; LIMA, MIRTES F. ; DE ARAGÃO, FERNANDO A. S. ; DE ANDRADE, GENIRA P. ; Pio-Ribeiro, Gilvan ; ARANDA, MIGUEL A. ; INOUE-NAGATA, ALICE K. ; Nagata, Tatsuya . Complete genome sequence of melon yellowing-associated virus from melon plants with the severe yellowing disease in Brazil. ARCHIVES OF VIROLOGY, v. 162, p. 3899-3901, 2017.

13.
BIJORA, TAISE2017BIJORA, TAISE ; BLAWID, ROSANA ; COSTA, DANIELLE K. T. ; ARAGÃO, FRANCISCO J. L. ; SOUTO, ELIEZER R. ; Nagata, Tatsuya . Construction of an agroinfectious clone of bean rugose mosaic virus using Gibson Assembly. VIRUS GENES, v. 53, p. 495-499, 2017.

14.
NAKASU, ERICH Y. T.2017NAKASU, ERICH Y. T. ; MELO, FERNANDO L. ; MICHEREFF-FILHO, MIGUEL ; Nagata, Tatsuya ; RIBEIRO, BERGMANN M. ; RIBEIRO, SIMONE G. ; LACORTE, CRISTIANO ; INOUE-NAGATA, ALICE K. . Discovery of two small circular ssDNA viruses associated with the whitefly Bemisia tabaci. ARCHIVES OF VIROLOGY, v. 162, p. 2835-2838, 2017.

15.
BLAWID, ROSANA2016BLAWID, ROSANA ; HAYASHI, EVELYN ANLY ISHIKAWA ; REZENDE, J. A. M. ; KITAJIMA, ELLIOT W. ; NAGATA, TATSUYA . A highly divergent isolate of tomato blistering mosaic virus from Solanum violaefolium. Virus Genes, v. 52, p. 294-298, 2016.

16.
BLAWID, ROSANA2016BLAWID, ROSANA ; RODRIGUES, KELLY BARRETO ; DE MORAES RÊGO, CAMILA ; INOUE-NAGATA, ALICE K. ; Nagata, Tatsuya . Complete genome sequence of tobacco mosqueado virus. Archives of Virology, v. 161, p. 1, 2016.

17.
CARVALHO, SILVIA L.2016CARVALHO, SILVIA L. ; Nagata, Tatsuya ; JUNQUEIRA, BRUNA R. ; ZANARDO, LARISSA G. ; PAIVA, ANA C. S. ; CARVALHO, CLAUDINE M. . Construction of a full-length infectious cDNA clone of Cowpea mild mottle virus. Virus Genes, v. 52, p. 1, 2016.

18.
HAYASHI, EVELYN ANLY ISHIKAWA2016HAYASHI, EVELYN ANLY ISHIKAWA ; BLAWID, ROSANA ; DE MELO, FERNANDO LUCAS ; ANDRADE, MIGUEL SOUZA ; Pio-Ribeiro, Gilvan ; DE ANDRADE, GENIRA PEREIRA ; Nagata, Tatsuya . Complete genome sequence of a putative new secovirus infecting yam (Dioscorea) plants. Archives of Virology, v. 161, p. 1, 2016.

19.
LIMA, R. N.2016LIMA, R. N. ; DE OLIVEIRA, A. S. ; LEASTRO, M. O. ; BLAWID, R. ; NAGATA, T. ; RESENDE, R. O. ; MELO, F. L. . The complete genome of the tospovirus Zucchini lethal chlorosis virus. Virology Journal, v. 13, p. 123, 2016.

20.
SILVA, KARINA N.2016SILVA, KARINA N. ; MELO, FERNANDO L. ; ORÍLIO, ANELISE F. ; Nagata, Tatsuya ; SILVA, MARILIA S. ; FERNANDES, CELSO D. ; FRAGOSO, RODRIGO R. ; DESSAUNE, SUELEN N. ; Resende, Renato O. . Biological and molecular characterization of a highly divergent johnsongrass mosaic virus isolate from Pennisetum purpureum. Archives of Virology, v. 161, p. 1981-1986, 2016.

21.
BLAWID, ROSANA2015BLAWID, ROSANA ; Nagata, Tatsuya . Construction of an infectious clone of a plant RNA virus in a binary vector using one-step Gibson Assembly. Journal of Virological Methods, v. 1, p. 1, 2015.

22.
FERRAND, LUCIANA2015FERRAND, LUCIANA ; NOME, CLAUDIA FERNANDA ; ORILIO, ANELISE FRANCO ; GARCÍA, MARÍA LAURA ; Nagata, Tatsuya ; RONCO, BLANCA LIA ; DAL BÓ, ELENA . First report of infecting tomato in Argentina.. PLANT DISEASE, v. 99, p. PDIS-07-15-0782-PDN, 2015.

23.
LAMOUNIER, THAIS ALVES DA COSTA2015LAMOUNIER, THAIS ALVES DA COSTA ; OLIVEIRA, LAYSSA MIRANDA DE ; CAMARGO, BRENDA RABELLO DE ; RODRIGUES, KELLY BARRETO ; NORONHA, E. F. ; RIBEIRO, BERGMANN MORAIS ; NAGATA, TATSUYA . Production of Brazilian human norovirus VLPs and comparison of purification methods. BRAZILIAN JOURNAL OF MICROBIOLOGY (ONLINE), v. 46, p. 1265-1268, 2015.

24.
BATISTA, ADRIANA RIBEIRO SILVA2014BATISTA, ADRIANA RIBEIRO SILVA ; NICOLINI, CÍCERO ; RODRIGUES, KELLY BARRETO ; Melo, Fernando Lucas ; VASQUES, RAQUEL MEDEIROS ; DE MACÊDO, MÔNICA ALVES ; INOUE-NAGATA, A. K. ; NAGATA, TATSUYA . Unique RNA 2 sequences of two Brazilian isolates of Pepper ringspot virus, a tobravirus. Virus Genes, v. 49, p. 169-173, 2014.

25.
RODRIGUES, KELLY B.2014RODRIGUES, KELLY B. ; ORÍLIO, ANELISE F. ; BLAWID, ROSANA ; MELO, FERNANDO L. ; NAGATA, TATSUYA . Subcellular localization of p29, a putative movement protein of pepper ringspot virus. Archives of Virology, v. 159, p. 1, 2014.

26.
NICOLINI, CÍCERO2014NICOLINI, CÍCERO ; Inoue-Nagata, Alice Kazuko ; NAGATA, TATSUYA . Complete genome sequence of a proposed new tymovirus, tomato blistering mosaic virus. Archives of Virology, v. 159, p. 10, 2014.

27.
AGUIAR, RAIMUNDO WAGNER DE SOUZA2014AGUIAR, RAIMUNDO WAGNER DE SOUZA ; RODRIGUES, ADELMO ; PORTELLA, AUGUSTUS CAESER FRANKE ; LOPES, MAGNOLIA DE MENDONÇA ; LIMA, MIRTES FREITAS ; RESENDE, Renato de Oliveira ; Nagata, Tatsuya . Serological Identification of Virus in Watermelon Production Fields in the Tocantins State. BRAZILIAN ARCHIVES OF BIOLOGY AND TECHNOLOGY, v. 00, p. 00-00, 2014.

28.
SILVA, KARINA NASCIMENTO2013SILVA, KARINA NASCIMENTO ; Nicolini, Cícero ; SILVA, MARILIA SANTOS ; FERNANDES, CELSO DORNELAS ; NAGATA, TATSUYA ; RESENDE, RENATO . First report of Johnsongrass mosaic virus (JGMV) infecting Pennisetum purpureum in Brazil. Plant Disease, v. 97, p. 130213130619006, 2013.

29.
SOUZA, ANA CLÁUDIA2013SOUZA, ANA CLÁUDIA ; VASQUES, RAQUEL MEDEIROS ; INOUE-NAGATA, A. K. ; LACORTE, CRISTIANO ; MALDANER, FRANCIELE ROBERTA ; NORONHA, ELIANE FERREIRA ; NAGATA, TATSUYA . Expression and assembly of Norwalk virus-like particles in plants using a viral RNA silencing suppressor gene. APPLIED MICROBIOLOGY AND BIOTECHNOLOGY, v. 97, p. 9021-9027, 2013.

30.
MALDANER, FRANCIELE ROBERTA2013MALDANER, FRANCIELE ROBERTA ; ARAGÃO, FRANCISCO JOSÉ LIMA ; SANTOS, FLÁVIA BARRETO ; FRANCO, OCTAVIO LUIZ ; ROCHA QUEIROZ LIMA, MONIQUE ; OLIVEIRA RESENDE, RENATO ; VASQUES, RAQUEL MEDEIROS ; NAGATA, TATSUYA . Dengue virus tetra-epitope peptide expressed in lettuce chloroplasts for potential use in dengue diagnosis. Applied Microbiology and Biotechnology, v. 97, p. 5721-5729, 2013.

31.
JUNQUEIRA, BRUNA RAYANE TEODORO2013JUNQUEIRA, BRUNA RAYANE TEODORO ; Nicolini, Cícero ; LUCINDA, Natalia ; ORÍLIO, ANELISE FRANCO ; NAGATA, TATSUYA . A simplified approach to construct infectious cDNA clones of a tobamovirus in a binary vector. Journal of Virological Methods, v. 198, p. 32-36, 2013.

32.
Nicolini, Cícero2012Nicolini, Cícero ; Rabelo Filho, Francisco A. C. ; Resende, Renato O. ; Andrade, Genira. P. ; Kitajima, Elliot W. ; Pio-Ribeiro, Gilvan ; NAGATA, TATSUYA . Possible Host Adaptation as an Evolution Factor of Cowpea aphid-borne mosaic virus Deduced by Coat Protein Gene Analysis. Journal of Phytopathology (1986), v. 160, p. 82-87, 2012.

33.
Steindorff, Andrei Stecca2012Steindorff, Andrei Stecca ; Silva, Roberto do Nascimento ; Coelho, Alexandre Siqueira Guedes ; NAGATA, TATSUYA ; NORONHA, Eliane Ferreira ; Ulhoa, Cirano José . Trichoderma harzianum expressed sequence tags for identification of genes with putative roles in mycoparasitism against Fusarium solani. Biological Control (Print), v. 1, p. 1, 2012.

34.
Oliveira, A.S.2012Oliveira, A.S. ; MELO, F. L. ; INOUE-NAGATA, A. K. ; NAGATA, TATSUYA ; KITAJIMA, E. W. ; RESENDE, R. O. . Characterization of Bean Necrotic Mosaic Virus: A Member of a Novel Evolutionary Lineage within the Genus Tospovirus. Plos One, v. 7, p. e38634, 2012.

35.
Lucinda, N.2012NAGATA, TATSUYA; Lucinda, N. ; ROCHA, W. B. ; INOUE-NAGATA, A. K. ; NAGATA, T. ; INOUE-NAGATA, A. K. ; da Rocha, W. B. . Complete genome sequence of pepper yellow mosaic virus, a potyvirus, occurring in Brazil. Archives of Virology, v. 157, p. 1397-1401, 2012.

36.
Nicolini, C.2012Nicolini, C. ; Pio-Ribeiro, G. ; RESENDE, R. O. ; Oliveira, V. C. ; Andrade, G. P. ; KITAJIMA, E. W. ; MELO, F. L. ; REZENDE, J. A. M. ; Guimarães, F. C. ; NAGATA, TATSUYA . A distinct tymovirus infecting Cassia hoffmannseggii in Brazil. Virus Genes, v. 45, p. 1-5, 2012.

37.
FILHO, FRANCISCO DE ASSIS CÂMARA RABELO2012FILHO, FRANCISCO DE ASSIS CÂMARA RABELO ; Nicolini, Cícero ; RESENDE, Renato de Oliveira ; ANDRADE, GENIRA PEREIRA DE ; Pio-Ribeiro, Gilvan ; NAGATA, TATSUYA . The complete genome sequence of a Brazilian isolate of yam mild mosaic virus. Archives of Virology, v. 157, p. 1/2, 2012.

38.
Orílio, Anelise F.2012Orílio, Anelise F. ; Lucinda, Natalia ; Dusi, André N. ; NAGATA, TATSUYA ; INOUE-NAGATA, A. K. . Complete genome sequence of arracacha mottle virus. Archives of Virology, v. 158, p. 291-295, 2012.

39.
OLIVEIRA, VIRGÍNIA CARLA2012OLIVEIRA, VIRGÍNIA CARLA ; NAGATA, TATSUYA ; GUIMARÃES, FELIPE C. ; FERREIRA, FERNANDA A. ; KITAJIMA, ELLIOT WATANABE ; Nicolini, Cícero ; OLIVEIRA RESENDE, RENATO ; INOUE-NAGATA, ALICE KAZUKO . Characterization of a novel tymovirus on tomato plants in Brazil. Virus Genes, v. 46, p. 190-194, 2012.

40.
YAMAMOTO, P.2011YAMAMOTO, P. ; BASSANEZI, R.B. ; WULFF, Nelson Arno ; SANTOS, M.A. ; SANCHES, A.L. ; TOLOY, R.S. ; Gimenes-Fernandes, N. ; AYRES, A. ; JEJUS JR, Waldir Cintra de ; NAGATA, TATSUYA ; TANAKA, F.A.O. ; KITAJIMA, E. W. ; BOVÉ, J.M.M. . Citrus Sudden Death is Transmitted by Graft-inoculation and Natural Transmission is Prevented by Individual Insect-proof Cages. Plant Disease, v. 95, p. 104-112, 2011.

41.
Barros, M.C.E.S.2011Barros, M.C.E.S. ; Galasso, T.G.C.M. ; Chaib, A.J.M. ; Degallier, N. ; NAGATA, TATSUYA ; RIBEIRO, Bergmann Morais . Yellow fever virus envelope protein expressed in insect cells is capable of syncytium formation in lepidopteran cells and could be used for immunodetection of YFV in human sera. Virology journal, v. 8, p. 261, 2011.

42.
Bertran, A.G.M.2011Bertran, A.G.M. ; Oliveira, A.S. ; NAGATA, TATSUYA ; RESENDE, R. O. . Molecular characterization of the RNA-dependent RNA polymerase from groundnut ringspot virus (genus Tospovirus, family Bunyaviridae). Archives of Virology, v. 156, p. 1425-1429, 2011.

43.
Oliveira, A.S.2011Oliveira, A.S. ; Bertran, A.G.M. ; INOUE-NAGATA, A. K. ; NAGATA, TATSUYA ; KITAJIMA, E. W. ; RESENDE, R. O. . An RNA-dependent RNA polymerase gene of a distinct Brazilian tospovirus. Virus Genes, v. 43, p. 385-389, 2011.

44.
ANJOS, K.2011NAGATA, TATSUYA; ANJOS, K. ; LIMA, L. M. P. ; SILVA, P.A. ; INOUE-NAGATA, A. K. . The possible molecular evolution of sapoviruses by inter- and intra-genogroup recombination. Archives of Virology, v. 155, p. 1, 2011.

45.
FERNANDES, FERNANDA R.2011FERNANDES, FERNANDA R. ; DIAS, NATáLIA DE M. ; NAITO, FERNANDA Y. B. ; ZERBINI, FRANCISCO M. ; ALBUQUERQUE, LEONARDO C. ; INOUE-NAGATA, ALICE K. ; ARAGãO, FRANCISCO J. L. ; OLIVEIRA, CRISTIANE L. ; NAGATA, TATSUYA ; FARIA, JOSIAS C. ; ROCHA, WESLEY B. ; PEREIRA, TALITA G. ; CRUZ, ANDRéA R. R. . Molecular and biological characterization of a new Brazilian begomovirus, euphorbia yellow mosaic virus (EuYMV), infecting Euphorbia heterophylla plants. Archives of Virology, v. 1, p. 1, 2011.

46.
CARVALHO, Sandra e S2010 CARVALHO, Sandra e S ; MARTIN, DP ; OLIVEIRA, L. M. ; RIBEIRO, Bergmann Morais ; NAGATA, TATSUYA . Comparative analysis of American Dengue virus type 1 full-genome sequences. Virus Genes, v. 40, p. 60-66, 2010.

47.
NAGATA, TATSUYA;NAGATA, T.;TATSUYA NAGATA;T. NAGATA;NAGATA TATSUYA;Nagata, Tatsuya;Tatsuya, Nagata2010NAGATA, TATSUYA; DUTRA, Luisa S ; OLIVEIRA, Priscila A ; ÁVILA, A. C. ; INOUE-NAGATA, A. K. . Analysis of the triple gene block sequence in an important melon pathogen, Melon yellowing-associated virus. Journal of General Plant Pathology, v. 76, p. 268-272, 2010.

48.
Gramkov, A.W.2010Gramkov, A.W. ; PERECMANIS, S. ; SOUSA, P.L.B. ; NORONHA, Eliane F ; FELIX, C.R. ; NAGATA, TATSUYA ; RIBEIRO, Bergmann Morais . Insecticidal activity of two proteases against Spodoptera frugiperda larvae infected with recombinant baculoviruses. Virology journal, v. 7, p. 143, 2010.

49.
LUCINDA, Natalia2010LUCINDA, Natalia ; INOUE-NAGATA, A. K. ; KITAJIMA, E. W. ; NAGATA, TATSUYA . Complete genome sequence of Brugmansia suaveolens mottle virus, a potyvirus from an ornamental shrub. Archives of Virology, v. 155, p. 1729-1732, 2010.

50.
OLIVEIRA, L. M.2010OLIVEIRA, L. M. ; INOUE-NAGATA, A. K. ; NAGATA, TATSUYA . Complete genome nucleotide sequence of Pepper mild mottle virus isolated in the Federal District, Brazil.. Tropical Plant Pathology (Impresso), v. 35, p. 373-376, 2010.

51.
LIMA, MIRTES F2009LIMA, MIRTES F ; NAGATA, TATSUYA ; NEVES, FILIPE M ; Inoue-Nagata, Alice K ; MOITA, ANTÔNIO W ; SOUSA, CARLA ; VECCHIA, MARÍLIA DELLA ; RANGEL, MAURÍCIO G ; DIAS, RITA DE CS ; DUTRA, LUIZA S ; ÁVILA, ANTÔNIO C DE . Detecção por sorologia do Melon yellowing associated virus (MYaV) em áreas produtoras de melão no Nordeste brasileiro. Horizontes Antropológicos (UFRGS. Impresso), v. 27, p. 478-483, 2009.

52.
NAGATA, TATSUYA;NAGATA, T.;TATSUYA NAGATA;T. NAGATA;NAGATA TATSUYA;Nagata, Tatsuya;Tatsuya, Nagata2008NAGATA, TATSUYA; CARVALHO, Keisiane R ; SODRÉ, Rogéria A ; DUTRA, Luisa Silva ; OLIVEIRA, Priscila Amorim ; NORONHA, Eliane Ferreira ; LOVATO, Fernanda A ; RESENDE, Renato de Oliveira ; ÁVILA, Antonio Carlos de ; INOUE-NAGATA, A. K. . THE GLYCOPROTEIN GENE OF CHRYSANTHEMUM STEM NECROSIS VIRUS AND ZUCCHINI LETHAL CHLOROSIS VIRUS AND MOLECULAR RELATIONSHIP WITH OTHER TOSPOVIRUSES. Virus Genes, v. online, p. online, 2008.

53.
FERREIRA, Paulo de Tarso2008FERREIRA, Paulo de Tarso ; LEMOS, Thaís Oliveira ; NAGATA, TATSUYA ; INOUE-NAGATA, A. K. . One-step cloning approach for construction of agroinfectious begomovirus clones.. Journal of Virological Methods, v. 147, p. 351-354, 2008.

54.
Clarissa PC Gomes2008Clarissa PC Gomes ; NAGATA, TATSUYA ; JESUS JR, Waldir C de ; BORGES NETO, CR ; PAPPAS JR, GJ ; MARTIN, DP . Genetic variation and recombination of RdRp and HSP 70h genes of Citrus tristeza virus isolates from orange trees showing symptoms of citrus sudden death disease. Virology Journal, v. 5, p. 9, 2008.

55.
Gláucia M Lima2008Gláucia M Lima ; Raimundo W Aguiar ; Ana C Gomes ; NAGATA, TATSUYA ; SOUZA, M. T. ; Rose G Monnerat ; RIBEIRO, Bergmann Morais . Cry2A toxins from Bacillus thuringiensis expressed in insect cells are toxic to two lepidopteran. Journal of Microbiology and Biotechnology (Print), v. 24, p. 2941-2948, 2008.

56.
LOVATO, Fernanda A2008LOVATO, Fernanda A ; INOUE-NAGATA, A. K. ; NAGATA, TATSUYA ; ÁVILA, A. C. ; PEREIRA, L. A. R. ; RESENDE, R. O. . The N protein of Tomato spotted wilt virus (TSWV) is associated with the induction of programmed cell death (PCD) in Capsicum chinense plants, a hypersensitive host to TSWV infection. Virus Research, v. 137, p. 245-252, 2008.

57.
Lucinda, N.2008Lucinda, N. ; NAGATA, TATSUYA ; INOUE-NAGATA, A. K. ; Salaroli, R. B. ; KITAJIMA, E. W. . Brugmansia suaveolens mottle virus, a novel potyvirus causing leaf mottling of Brugmansia suaveolens in Brazil. Archives of Virology, v. 153, p. 1971-1976, 2008.

58.
ÁVILA, ANTONIO C.2008ÁVILA, ANTONIO C. ; INOUE-NAGATA, ALICE K. ; NEVES, FILIPE M. ; MATOS, LUCIANA G. ; DIAS, RITA DE CÁSSIA S. ; RANGEL, MAURÍCIO ; NAGATA, TATSUYA . Produção do anti-soro e detecção por DAS-Elisa do Melon yellowing-associated virus em meloeiro. Tropical Plant Pathology (Impresso), v. 33, p. 245-247, 2008.

59.
INOUENAGATA, Alice Kazuko2007INOUENAGATA, Alice Kazuko ; FRANCO, C D ; MARTINS, D P ; RESENDE, J A ; FERREIRA, G B ; DUTRA, L S ; NAGATA, TATSUYA . Genome analysis of a severe and a mild isolate of Papaya ringspot virus-type W found in Brazil. Virus Genes, v. 35, p. 119-127, 2007.

60.
GIMÉNEZPECCI, M. P.2007GIMÉNEZPECCI, M. P. ; L.R. Conci ; G. Truol ; NAGATA, TATSUYA ; Kanematsu, S. ; LAGUNA, I. G. ; OLIVEIRA, E. ; RESENDE, R. O. . Molecular diversity of ecologically distinct Mal de Rio Cuarto virus isolates based on restriction fragment length polymorphism and genome sequence analysis of segments 1,7,9 and 10. Archives of Virology, v. 152, p. 1341-1351, 2007.

61.
Santana, F.M.2007Santana, F.M. ; INOUE-NAGATA, A. K. ; NAGATA, TATSUYA ; RIBEIRO, S. G. ; ÁVILA, A. C. ; GIORDANO, L. B. . Detecção de um begomovírus em amostras foliares de tomateiro com sondas não-radioativas.. Ciência Rural, v. 37, p. 269-272, 2007.

62.
Inoue-Nagata, Alice K2007Inoue-Nagata, Alice K; Nagata, Tatsuya ; ÁVILA, Antonio C de ; Giordano, Leonardo de B . A reliable begomovirus inoculation method for screening Lycopersicon esculentum lines. Horticultura Brasileira, v. 25, p. 447-450, 2007.

63.
NAGATA, TATSUYA;NAGATA, T.;TATSUYA NAGATA;T. NAGATA;NAGATA TATSUYA;Nagata, Tatsuya;Tatsuya, Nagata2007NAGATA, TATSUYA; RESENDE, R. O. ; INOUE-NAGATA, A.K. ; ÁVILA, A C de . The fluctuation of transmission specificity and efficiency of Tomatospotted wilt virus by Frankliniella schultzei. Fitopatologia Brasileira, v. 32, p. 439, 2007.

64.
INOUENAGATA, Alice Kazuko2006INOUENAGATA, Alice Kazuko ; OLIVEIRA, Priscila Amorim ; DUTRA, Luisa Silva ; NAGATA, TATSUYA . Bidens mosaic virus is a member of the Potato virus Y species.. Virus Genes, v. 33, p. 45-49, 2006.

65.
NAGATA, TATSUYA;NAGATA, T.;TATSUYA NAGATA;T. NAGATA;NAGATA TATSUYA;Nagata, Tatsuya;Tatsuya, Nagata2005 NAGATA, TATSUYA; ALVES, D M T ; INOUENAGATA, A K ; TIAN, T Y ; KITAJIMA, e W ; ÁVILA, A C de . A novel melon flexivirus transmitted by whitefly. Archives of Virology, v. 150, p. 379-387, 2005.

66.
FONSECA, Leonardo Nunes da2005FONSECA, Leonardo Nunes da ; INOUENAGATA, Alice Kazuko ; NAGATA, TATSUYA ; SINGH, Rudra P ; ÁVILA, Antonio Carlos de . Diferenciação de estirpes de Potato virus Y (PVY) POR RT-PCR .. Horticultura Brasileira, v. 23, p. 904-910, 2005.

67.
NAGATA, TATSUYA;NAGATA, T.;TATSUYA NAGATA;T. NAGATA;NAGATA TATSUYA;Nagata, Tatsuya;Tatsuya, Nagata2004NAGATA, TATSUYA; INOUENAGATA, Alice K ; ÁVILA, Antonio Carlos de ; GIORDANO, Leonardo B . Print-Capture PCR for detection of Tomato Begomoviruses from plants and whiteflies.. Fitopatologia Brasileira, Brasil, v. 29, p. 91-93, 2004.

68.
INOUENAGATAI, A K2004INOUENAGATAI, A K ; ALBOQUERQUE, L C ; ROCHA, R B ; NAGATA, TATSUYA . A simple method for cloning the complete begomovirus genome using the bacteriofage Phii 29 DNA polymerase. Journal of Virological Methods, v. 116, p. 209-211, 2004.

69.
NAGATA, TATSUYA;NAGATA, T.;TATSUYA NAGATA;T. NAGATA;NAGATA TATSUYA;Nagata, Tatsuya;Tatsuya, Nagata2004NAGATA, TATSUYA; ALMEIDA, A C L ; RESENDE, R O de ; ÁVILA, A C de . The competence of four thrips species to transmit and replicate four tospovirus species.. Plant Pathology, Londres, v. 53, p. 136-140, 2004.

70.
MELO FILHO, Péricles A2004MELO FILHO, Péricles A ; NAGATA, TATSUYA ; DUSI, Andre N ; BUSO, José Amauri ; TORRES, Antonio Carlos ; EIRAS, Marcelo ; RESENDE, Renato O . Detection of three Allexivirus species infecting garlic in Brazil. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 39, p. 735-740, 2004.

71.
LOVATO, Fernanda A2004LOVATO, Fernanda A ; NAGATA, TATSUYA ; OLIVEIRA, Renato R de ; ÁVILA, Antonio C de ; INOUENAGATA, Alice K . Sequence analysis of the glycoproteins of Tomato chlorotic spot virus and Groundnut ringspot virus and comparison with other tospoviruses. Virus Genes, Horanda, v. 29, n.3, p. 321-328, 2004.

72.
NAGATA, TATSUYA;NAGATA, T.;TATSUYA NAGATA;T. NAGATA;NAGATA TATSUYA;Nagata, Tatsuya;Tatsuya, Nagata2003NAGATA, TATSUYA; KITAJIMA, E. W. ; ALVES, D M T ; CARDOSO, J e ; INOUE-NAGATA, A.K. ; OLIVEIRA, M R V de ; ÁVILA, A. C. . Isolation of a novel carlavirus from melon in Brazil. Plant Pathology, v. 52, p. 797, 2003.

73.
NAGATA, TATSUYA;NAGATA, T.;TATSUYA NAGATA;T. NAGATA;NAGATA TATSUYA;Nagata, Tatsuya;Tatsuya, Nagata2002 NAGATA, TATSUYA; INOUENAGATA, A K ; LENT, J. V. ; GOLDBACH, R. ; PETERS, D. . Factors determining vector competence and specificity for transmission of tomato spotted wilt virus. Journal of General Virology, Ingraterra, v. 83, p. 663-671, 2002.

74.
STORMS, M. M. H.2002STORMS, M. M. H. ; NAGATA, TATSUYA ; KORMELINK, R. ; GOLDBACH, R. W. ; LENT, J. W. M. V. . Expression of the movement protein of Tomato spotted wilt virus in its insect vector Frankliniella occidentalis. Archives of Virology, v. 147, p. 825-831, 2002.

75.
SILVA, M. S.2001SILVA, M. S. ; MARTINS, C. R. F. ; BEZERRA, I. C. ; NAGATA, TATSUYA ; ÁVILA, Antonio Carlos de ; RESENDE, Renato de Oliveira . Sequence diversity of NSm movement protein of tospoviruses. Archives of Virology, Austria, v. 146, p. 1-15, 2001.

76.
NAGATA, TATSUYA;NAGATA, T.;TATSUYA NAGATA;T. NAGATA;NAGATA TATSUYA;Nagata, Tatsuya;Tatsuya, Nagata2000NAGATA, TATSUYA; DE ÁVILA, A.C. . Transmission of Chrysanthemum stem necrosis virus, a recently discovered tospovirus, by two thrips species.. Journal of Phytopathology, Alemanha, v. 148, p. 123-125, 2000.

77.
NAGATA, TATSUYA;NAGATA, T.;TATSUYA NAGATA;T. NAGATA;NAGATA TATSUYA;Nagata, Tatsuya;Tatsuya, Nagata2000NAGATA, TATSUYA; ÁVILA, Antonio Carlos de . Identification of the thrips vector species of the new tospovirus, Chrysanthemum Stem Necrosis Virus. Journal of Phytopathology.. Journal of Phytopathology, 2000.

78.
NAGATA, TATSUYA;NAGATA, T.;TATSUYA NAGATA;T. NAGATA;NAGATA TATSUYA;Nagata, Tatsuya;Tatsuya, Nagata2000NAGATA, TATSUYA; INOUE-NAGATA, A.K. ; PRINS, M. ; GOLDBACH, R. ; PETERS, D. . Impeded thrips transmission of defective tomato spotted wilt virus isolates.. Phytopathology, EUA, v. 90, p. 454-459, 2000.

79.
NAGATA, TATSUYA;NAGATA, T.;TATSUYA NAGATA;T. NAGATA;NAGATA TATSUYA;Nagata, Tatsuya;Tatsuya, Nagata1999NAGATA, TATSUYA; INOUE-NAGATA, A.K. ; SMID, H. ; GOLDBACH, R. ; PETERS, D. . Tissue tropism related to vector competence of Frankliniella occidentalis for tomato spotted wilt virus.. Journal of General Virology (Print), Inglaterra, v. 80, p. 507-515, 1999.

80.
NAGATA, TATSUYA;NAGATA, T.;TATSUYA NAGATA;T. NAGATA;NAGATA TATSUYA;Nagata, Tatsuya;Tatsuya, Nagata1999NAGATA, TATSUYA; NAGATA, T., ALMEIDA, A.C.L., RESENDE, R. DE O. & D ; RESENDE, R. DE O. ; RESENDE, R. DE O. . The identification of the vector species of iris yellow spot tospovirus occurring on onion in Brazil.. Plant Disease, Estados Unidos, v. 83, p. 399-399, 1999.

81.
NAGATA, TATSUYA;NAGATA, T.;TATSUYA NAGATA;T. NAGATA;NAGATA TATSUYA;Nagata, Tatsuya;Tatsuya, Nagata1999NAGATA, TATSUYA; MOUND, L.A. ; FRANÇA, F.H. ; DE ÁVILA, A.C. . Identification and rearing of four thrips species vectors of Tospovirus in the Federal District, Brazil.. Anais da Sociedade Entomológica do Brasil, Brasil, v. 28, p. 535-539, 1999.

82.
BEZERRA, I.C.1999BEZERRA, I.C. ; RESENDE, R. DE O. ; POZZER, L. ; NAGATA, TATSUYA ; KORMELINK, R. ; KORMELINK, R. . Increase of tospoviral diversity in Brazil, with the identification of two new tospovirus species, one from Chrysanthemum and another from Zucchini.. Phytopathology, Estados Unidos, v. 89, p. 823-830, 1999.

83.
LIMA, M.F.1999LIMA, M.F. ; DE ÁVILA, A.C. ; NAGATA, TATSUYA ; WANDERLEY, JR. L.J. . A new natural host of Groundnut Ring Spot Virus in Brazil.. Plant Disease, Estados Unidos, v. 83, p. 878-878, 1999.

84.
Chatzivassiliou, E.1999Chatzivassiliou, E. ; NAGATA, TATSUYA ; Katis ; PETERS, D. . Transmission of tomato spotted wilt tospovirus by Thripstabaci populations originating from leek. Plant Pathology, v. 48, p. 700-706, 1999.

85.
NAGATA, TATSUYA;NAGATA, T.;TATSUYA NAGATA;T. NAGATA;NAGATA TATSUYA;Nagata, Tatsuya;Tatsuya, Nagata1998NAGATA, TATSUYA; RESENDE, R. DE O. ; KITAJIMA, E.W. ; COSTA, H. ; INOUE-NAGATA, A.K. ; DE ÁVILA, A.C. . First report of natural occurrence of zucchini lethal chlorosis tospovirus on cucumber and chrysanthemum stem necrosis tospovirus on tomato in Brazil.. Plant Disease, 1998.

86.
INOUE-NAGATA, A.K.I.1998INOUE-NAGATA, A.K.I. ; KORMELINK, R. ; SGRO, J.-Y. ; NAGATA, TATSUYA ; KITAJIMA, E.W. ; GOLDBACH, R. ; PETERS, D. . Molecular characterization of tomato spotted wilt virus defective interfering RNAs and detection of truncated L proteins.. Virology, Estados Unidos, v. 248, p. 342-356, 1998.

87.
NAGATA, TATSUYA;NAGATA, T.;TATSUYA NAGATA;T. NAGATA;NAGATA TATSUYA;Nagata, Tatsuya;Tatsuya, Nagata1997NAGATA, TATSUYA; GOLDBACH, R. ; PETERS, D . Establishment of cell cultures of two thrips species and their application in studies on tospovirus-vector interactions.. Experimental and Applied Entomology, Holanda, v. 8, p. 139-144, 1997.

88.
NAGATA, TATSUYA;NAGATA, T.;TATSUYA NAGATA;T. NAGATA;NAGATA TATSUYA;Nagata, Tatsuya;Tatsuya, Nagata1997NAGATA, TATSUYA; DE ÁVILA, A.C. ; DUSI, A.N. . Identification and detection of tospovirus species by dot enzyme-linked immunosorbent assay (DOT-ELISA).. Fitopatologia Brasileira, Brasil, v. 22, p. 45-49, 1997.

89.
NAGATA, TATSUYA;NAGATA, T.;TATSUYA NAGATA;T. NAGATA;NAGATA TATSUYA;Nagata, Tatsuya;Tatsuya, Nagata1997NAGATA, TATSUYA; STORMS, M.M.H. ; GOLDBACH, R. ; PETERS, D. . Multiplication of tomato spotted wilt virus in primary cell cultures derived from two thrips species.. Virus Research, Inglaterra, v. 49, p. 59-66, 1997.

90.
INOUE-NAGATA, A.K.I.1997INOUE-NAGATA, A.K.I. ; KORMELINK, R. ; NAGATA, TATSUYA ; KITAJIMA, E.W. ; GOLDBACH, R. ; PETERS, D . Effects of temperature and host on the generation of tomato spotted wilt virus defective interfering RNAs.. Phytopathology, Estados Unidos, v. 87, p. 1168-1173, 1997.

91.
RESENDE, DE O.1996RESENDE, DE O. ; POZZER, L. ; NAGATA, TATSUYA ; BEZERRA, I.C. ; LIMA, M.I., CUPERTINO, F.P., BOITEUX, L.S., DE ÁVI ; BRITO GIORDANO DE L. ; KITAJIMA, E. W. ; DE ÁVILA, A.C. . New tospoviruses found in Brazil.. Acta Horticulturae, Estados Unidos, v. 431, p. 78-89, 1996.

92.
NAGATA, TATSUYA;NAGATA, T.;TATSUYA NAGATA;T. NAGATA;NAGATA TATSUYA;Nagata, Tatsuya;Tatsuya, Nagata1995NAGATA, TATSUYA; DE MELO, P.C.T. ; DE BARBOSA, C.J. ; JULIATI, J.C. ; KITAJIMA, E.W. ; DE ÁVILA, A.C. . Occurrence of different tospoviruses in six states of Brazil.. Fitopatologia Brasileira, Brasil, v. 20, p. 90-95, 1995.

93.
NAGATA, TATSUYA;NAGATA, T.;TATSUYA NAGATA;T. NAGATA;NAGATA TATSUYA;Nagata, Tatsuya;Tatsuya, Nagata1995NAGATA, TATSUYA; DUSI, A.N. ; INOUE, A.K. ; KITAJIMA, E.W. . A new viral disease of pea (Pisum sativum) caused by bidens mosaic potyvirus.. Plant Disease, Estados Unidos, v. 79, p. 82-82, 1995.

94.
NAGATA, TATSUYA;NAGATA, T.;TATSUYA NAGATA;T. NAGATA;NAGATA TATSUYA;Nagata, Tatsuya;Tatsuya, Nagata1995NAGATA, TATSUYA; INOUE, A.K. ; DUSI, A.N. ; KITAJIMA, E.W. . Bidens mosaic virus newly isolated from pea, its characteristics and serological relationship with other potyvirus.. Fitopatologia Brasileira, Brasil, v. 20, p. 473-478, 1995.

95.
DUARTE, L.M.N.1995DUARTE, L.M.N. ; RIVAS, E.B. ; ALEXANDRE, M.A.V. ; DE ÁVILA, A.C ; NAGATA, TATSUYA ; CHAGAS, C.M. . Chrysanthemum stem necrosis caused by a possible novel tospovirus.. Journal of Phytopathology, Alemanha, v. 143, p. 569-571, 1995.

96.
INOUE, A.K.1995INOUE, A.K. ; NAGATA, TATSUYA ; MELLO, R.N. ; KITAJIMA, E.W. . Characterization of passion fruit woodiness virus isolates from Brasilia and surrounding region, Brazil.. Fitopatologia Brasileira, Brasil, v. 20, p. 479-487, 1995.

97.
DUSI, A.N.1994DUSI, A.N. ; NAGATA, TATSUYA ; IIZUKA, N. . Occurrence of pea seed-borne mosaic virus in Brazil.. Fitopatologia Brasileira, Brasil, v. 19, p. 219-223, 1994.

98.
NAGATA, TATSUYA;NAGATA, T.;TATSUYA NAGATA;T. NAGATA;NAGATA TATSUYA;Nagata, Tatsuya;Tatsuya, Nagata1993NAGATA, TATSUYA; BOITEUX, Leonardo S ; IIZUKA, N. ; DUSI, Andre N . Identification of phenotypic variation of tospovirus isolates in Brazil based on serological analysis and differencial host response.. Fitopatologia Brasileira, Brasil, v. 18, p. 425-430, 1993.

99.
BOITEUX, L.S.1993BOITEUX, L.S. ; NAGATA, TATSUYA . Susceptibility of Capsicum chinense PI 159236 to tomato spotted wilt virus isolates in Brazil.. Plant Disease, Estados Unidos, v. 77, p. 210-210, 1993.

100.
BOITEUX, L.S.1993BOITEUX, L.S. ; NAGATA, TATSUYA ; DUTRA, W.P. ; FONSECA, M.E.N. . Source of resistance to tomato spotted wilt virus (TSWV) in cultivated and wild species of Capsicum.. Euphytica (Wageningen), Holanda, v. 67, p. 89-94, 1993.

101.
BOITEUX, L.S., NAGATA, T., DUSI, A.N. & DE ÁVILA,1993BOITEUX, L.S., NAGATA, T., DUSI, A.N. & DE ÁVILA, ; NAGATA, TATSUYA ; DUSI, A.N. ; DE ÁVILA, A.C. . Natural occurrence of two tospovirus species infecting Capsicum spp. in Brazil.. Capsicum & Eggplant Newsletter, Itália, v. 12, p. 75-76, 1993.

102.
DUSI, A.N.1993DUSI, A.N. ; NAGATA, TATSUYA ; IIZUKA, N. . First report of pea seedborne mosaic virus in Brazil.. Plant Disease, Estados Unidos, v. 77, p. 1264, 1993.

103.
FONSECA, M.E.N.1993FONSECA, M.E.N. ; NAGATA, TATSUYA ; MARINHO, V.L.A. . Hop latent viroid in hop germ plasm introduced into Brazil from the United States.. Plant Disease, Estados Unidos, v. 77, p. 952-952, 1993.

104.
HATAYA, T.1992HATAYA, T. ; HIKAGE, K. ; SUDA, N. ; NAGATA, TATSUYA ; LI, S. ; ITOGA, Y. ; TANIKOSHI, T. ; SHIKATA, E. . Detection of hop latent viroid (HLVd) using reverse transcription and polymerase chain reaction (RT-PCR).. Journal of General Plant Pathology, Japão, v. 58, p. 677-684, 1992.

105.
SANO, T.1989SANO, T. ; NAGATA, TATSUYA ; SHIKATA, E. . Viroid sequences in plant and animal genomic DNAs.. Proceedings of the Japan Academy. Series B, Physical and Biological Sciences, Japão, v. 65, p. 160-164, 1989.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NAGATA, TATSUYA. Competence and specificity of thrips in the transmission of tomato spotted wilt virus. Wageningen: Wageningen Agricultural University, 1999.

Capítulos de livros publicados
1.
Nagata, Tatsuya; Inoue-Nagata, Alice Kazuko . Simplified Methods for the Construction of RNA and DNA Virus Infectious Clones. Methods in Molecular Biology. 2ed.: Springer New York, 2015, v. , p. 241-254.

2.
QUIRINO, Betania F ; Franco, O.L. ; NAGATA, TATSUYA ; Fatima Grossi ; KRÜGER, R. ; MILLER, Robert G N ; NORONHA, Eliane Ferreira ; CALDAS, R. A. ; Amancio, M. ; Cordeiro, D.M. ; Felix, C.R. ; Filho, E.X.F. ; Pereira, R.W. ; DUSI, A. N. . Plantas Geneticamente Modificadas. In: Betania Quirino. (Org.). Revolução dos transgênicos. : Interciência, 2007, v. , p. -.

3.
NAGATA, TATSUYA; PETERS, D. . Anatomy of Tospovirus transmission. ds . Academic Press, San Diego.. In: K. HARRIS; J.E. DUFFUS; O.P. SMIT. (Org.). Virus-Insect-Plant Interactions. Nova York: Academic Press, 2001, v. , p. -.

4.
NAGATA, TATSUYA. Towards the establishment of a semi-continuous cell line of thrips and application of primary cell cultures to study tomato spotted wilt virus replication.. In: Karl Maramorosch; Jun Mitsuhashi. (Org.). Invertebrate Cell Culture. New Hampshire: Science Publishers, 1997, v. , p. 25-31.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NAGATA, TATSUYA; INOUENAGATA, Alice K . Vetores de vírus. Cultivar, Brasil, , v. 17, p. 34 - 36, 26 jan. 2003.

2.
INOUENAGATA, Alice K ; NAGATA, TATSUYA . Distribuidor de vírus. Cultivar, Brasil, , v. 16, p. 26 - 29, 26 nov. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NAGATA, TATSUYA; ALVES, D M T ; INOUE-NAGATA, A.K. ; KITAJIMA, E. W. ; ÁVILA, A. C. . Emerging virus on melon: Carlavirus or another genus. In: XV Encontro Nacional de Virologia, 2004, Sâo Pedro, SP. Virus Reviews & research, 2004. v. 9. p. 29-30.

2.
NAGATA, TATSUYA; ALMEIDA, A. C. L. ; RESENDE, Renato de Oliveira ; ÁVILA, A. C. . Interação Tospovírus-vetor tripes no Brasil.. In: Congresso Paulista de Fitopatologia, 2001, Piracicaba. Summa Phytopathologica, 2001. v. 27. p. 149-149.

3.
NAGATA, TATSUYA; INOUE-NAGATA, A. K. ; PRINS, M. ; GOLDBACH, R. ; PETERS, D. . Hampered thrips transmission of two types of defective isolates of tomato spotted wilt virus. In: International Symposium of Thysanoptera, 2001, Reggio Calabria, 2001.

4.
NAGATA, TATSUYA; ALMEIDA, A. C. L. ; RESENDE, Renato de Oliveira ; ÁVILA, Antonio Carlos de . The transmission specificity and efficiency of tospoviruses. In: International Symposium of Thysanoptera, 2001, Reggio Calabria, 2001.

5.
NAGATA, TATSUYA; NAGATA, Alice Kazuko Inoue ; LENT, J. V. ; GOLDBACH, R. ; PETERS, D. . A way to differenciate vector specificity by thrips in tomato spotted wilt virus transmission.. In: XXI International Congress of Entomology, 2000, Foz do Iguaçu. Abstract book, 2000. p. 812.

6.
NAGATA, TATSUYA. The mechanism of vector specificity in tomato spotted wilt virus-thrips interaction. In: 10th National meeting of Virology, 1999, Curitiba. Virus Reviews & Research, 1999. v. 04. p. 22-22.

7.
NAGATA, TATSUYA; INOUE-NAGATA, A.K. ; GOLDBACH, R. ; PETERS, D. . Study of the primary infection of TSWV in thrips midgut using a novel immunostaining method.. In: The Fourth International Symposium on Tospoviruses and Thrips in Floral and Vegetable Crops., 1998, Wageningen, The Netherlands, 1998.

8.
INOUE-NAGATA, A.K. ; KORMELINK, R. ; NAGATA, TATSUYA ; SGRO, J.-Y. ; KITAJIMA, E. . Tomato spotted wilt virus defective interfering RNAs important feature of their generation and survival.. In: The Fourth International Symposium on Tospoviruses and Thrips in Floral and Vegetable Crops., 1998, Wageningen, The Netherlands, 1998.

9.
NAGATA, TATSUYA; INOUE-NAGATA, A.K. . The dynamics of the vector competence of tomato spotted wilt tospovirus to its vector, Frankliniella occidentalis. (palestra). In: IX Encontro Nacional de Virologia, 1998, São Lourenço, MG, 1998.

10.
POZZER, L. ; BEZERRA, I. C. ; KORMELINK, R. ; PRINCE, M. ; PETERS, D. ; NAGATA, TATSUYA ; KITAJIMA, E. W. ; RESENDE, Renato de Oliveira . Diversity of tospoviruses in Brazil. In: 4th International Symposium on Tospoviruses and Thrips in Floral and Vegetable crops, 1998, Wageningen, Holanda, 1998.

11.
NAGATA, TATSUYA; PETERS, D., LOOMANS, A., WIJKAMP, I. & VAN DE WETE ; LOOMANS, A. ; I, W. ; VAN DE WETERING, F. . Methods to rear and maintain thrips in tospovirus transmission studies.. In: International Conference of Invertebrates in Captivity, 1997, Tucson, Arisona, USA, 1997.

12.
HATAYA, T., HIKAGE, K., SUDA, N.,, LI, S., ITOGA, ; HIKAGE, K. ; SUDA, N. ; NAGATA, TATSUYA ; LI, S. ; ITOGA, Y. ; TANIKOSHI, T. ; SHIKATA, E. . Detection and cloning of hop latent viroid.. In: Meeting of the Phytopathological Society of Japan, Hokkaido Branch, 1991, Sapporo, Hokkaido, Japão. Annals of the Phytopathological Society of Japan, 1991. v. 58. p. 146-146.

13.
NAGATA, TATSUYA; SANO, T. ; SHIKATA, E. . Pathogenicity and analysis of hop stunt viroid strains.. In: Meeting of the Phytopathological Society of Japan, Hokkaido Branch, 1989, Sapporo, Hokkaido, Japão. Annals of the Phytopathological Society of Japan, 1989. v. 56. p. 138-139.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NAGATA, TATSUYA; MALDANER, F. R. ; BATISTA, R.S.A. ; VASQUES, R.M. . Plant virus vector as a tool to express human virus antigen in plants.. In: XX National meeting of Virology, 2009, Brasília. Virus Reviews and Research, 2009. v. 14. p. 49.

2.
CARVALHO, K R ; DUTRA, L S ; INOUENAGATA, A K ; JESUS JR, W C de ; NAGATA, TATSUYA . Molecular characterization of defective genome of pre-immunizer isolate of Citrus tristeza virus.. In: XVII Encontro Nacional de Virologia, 2006, Campos do Jordão, 2006. v. 11. p. 188.

3.
LUCINDA, N ; NAGATA, TATSUYA ; INOUENAGATA, A K ; KITAJIMA, e W . New potyvirus species isolates from Datura suaveolens.. In: XVII Encontro Nacional de Virologia, 2006, Campos do Jordão, 2006. v. 11. p. 48.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, J. M. F. ; FAJARDO, T. V. ; Al Rwahnih, M. ; BLAWID, R. ; Nagata, Tatsuya . MOLECULAR CHARACTERIZATION OF GRAPEVINE ENAMO-LIKE VIRUS, A NOVEL PUTATIVE MEMBER OF THE GENUS ENAMOVIRUS. In: Brazilian Congress of Virology, 2016, Pirenópolis. Virus reviews and research, 2016. v. 21. p. 28.

2.
ORILIO, A. F. ; INOUE-NAGATA, A. K. ; NAGATA, T. ; Madeira, N.R. ; RESENDE, R. O. ; BLAWID, R. . ARRACACIA XANTHORRIZA (MANDIOQUINHA- SALSA): A RESERVOIR OF PLANT VIRUS. In: Brazilian Congress of Virology, 2016, Pirenópolis. Virus reviews and research, 2016. v. 21. p. 30.

3.
REGO, C. M. ; NAKASU, E. Y. T. ; BLAWID, R. ; NAGATA, T. ; INOUE-NAGATA, A. K. . STUDY OF BEGOMOVIRUS DIVERSITY IN TOMATO PLANTS USING NEXT-GENERATION SEQUENCING. In: Brazilian Congress of Virology, 2016, Pirenópolis. Virus reviews and research, 2016. v. 21. p. 31.

4.
Moriya, N.M.N. ; BLAWID, R. ; Silva, J.M.F. ; BATISTA, L. F. ; NAGATA, T. . VIRAL STUDY IN UNTREATED AND TREATED SEWAGE WATER. In: Brazilian Congress of Virology, 2016, Pirenópolis. Virus reviews and research, 2016. v. 21. p. 38.

5.
BRANT, P. M. ; NAGATA, T. ; PEREIRA-CARVALHO, R. C. . VIROME IN ORNAMENTAL PLANTS FROM DISTRITO FEDERAL, BRAZIL. In: Brazilian Congress of Virology, 2016, Pirenópolis. Virus reviews and research, 2016. v. 21. p. 42.

6.
COSTA, T. M. ; Costa Junior, A.C. ; Moriya, N.M.N. ; ARAGAO, F. A. ; LIMA, M.F. ; INOUE-NAGATA, A. K. ; BLAWID, R. ; NAGATA, T. . THE COMPLETE GENOME SEQUENCE OF MELON YELLOWINGASSOCIATED VIRUS DETERMINED BY NEXTGENERATION SEQUENC. In: Brazilian Congress of Virology, 2016, Pirenópolis. Virus reviews and research, 2016. v. 21. p. 128.

7.
OLIVEIRA, L. M. ; ORILIO, A. F. ; NAGATA, T. ; BLAWID, R. . IDENTIFICATION OF A NEW VITIVIRUS IN ARRACACIA XANTHORRHIZA BY NEXT GENERATION SEQUENCING. In: Brazilian Congress of Virology, 2016, Pirenópolis. Virus reviews and research, 2016. v. 21. p. 130.

8.
de Souza, J.M. ; SILVA, KARINA N. ; Nicolini, C. ; MELO, F. L. ; SILVA, M. S. ; Fernandes, C.D. ; NAGATA, T. ; Fragoso, R.R. ; ORILIO, A. F. ; RESENDE, R. O. . THE HIGHLY DIVERGENT JOHNSONGRASS MOSAIC VIRUS ISOLATE FROM PENNISETUM PURPUREUM REPRESENTS A POTENTIAL THREAT TO CORN CROPS IN BRAZIL. In: Brazilian Congress of Virology, 2016, Pirenópolis. Virus reviews and research, 2016. v. 21. p. 130.

9.
de Souza, J.M. ; SILVA, KARINA N. ; MELO, FERNANDO L. ; Fernandes, C.D. ; NAGATA, T. ; ORILIO, A. F. ; SILVA, M. S. ; RESENDE, R. O. . NGS STRATEGY REVEALED THREE PUTATIVE MEMBERS OF A NEW GENUS IN THE POTYVIRIDAE FAMILY NATURALLY INFECTING STYLOSANTHES. In: Brazilian Congress of Virology, 2016, Pirenópolis. Virus reviews and research, 2016. v. 21. p. 132.

10.
BONNET, R. M. V. ; ARAUJO, D. M. P. A. ; BLAWID, R. ; RIBEIRO, B. M. ; CORREA, R. F. ; NAGATA, T. . APLANTVIRUSCOATPROTEINASACARRIER PROTEIN FOR MEDICAL INTEREST EPITOPES IN BACULOVIRUS/INSECT CELL SYSTEM. In: b, 2016, Pirenópolis. Virus reviews and research, 2016. v. 21. p. 133.

11.
Costa, G.A. ; Gomes, S.S.V.S.F. ; BLAWID, R. ; NAGATA, T. ; INOUE-NAGATA, A. K. ; RESENDE, R. O. ; ORILIO, A. F. . A NEW CLOSTEROVIRUS FOUND IN ARRACACIA XANTHORRHIZA BY NEXT GENERATION SEQUENCING. In: Brazilian Congress of Virology, 2016, Pirenópolis. Virus reviews and research, 2016. v. 21. p. 138.

12.
TAVARES, M. L. ; BLAWID, R. ; NAGATA, T. ; INOUE-NAGATA, A. K. . IMMUNOSTAINING OF ROOT TISSUE OF NICOTIANA BENTHAMIANA INFECTED WITH PEPPER RISNGPOT VIRUS. In: Brazilian Congress of Virology, 2016, Pirenópolis. Virus reviews and research, 2016. v. 21. p. 141.

13.
Gomes, S.S.V.S.F. ; BLAWID, R. ; Costa, G.A. ; NAGATA, T. ; Madeira, N.R. ; INOUE-NAGATA, A. K. ; RESENDE, R. O. ; ORILIO, A. F. . A NOVEL CYTHORHABDOVIRUS IN ARRACACHA (ARRACACIA XANTHORRHIZA). In: Brazilian Congress of Virology, 2016, Pirenópolis. Virus reviews and research, 2016. v. 21. p. 142.

14.
SOUZA, E. B. ; NICKEL, O. ; NAGATA, T. ; SILVA, J. M. F. ; FAJARDO, T. V. ; Barros, D.R. . RECOMBINATION EVENTS IN FULL GENOME SEQUENCES OF APPLE STEM GROOVING VIRUS. In: Brazilian Congress of Virology, 2016, Pirenópolis. Virus reviews and research, 2016. v. 21. p. 146.

15.
TAVARES, M. L. ; NAGATA, T. ; INOUE-NAGATA, A. K. . PEPPER RINGSPOT VIRUS ISOLATE CHARACTERIZATION AND PRODUCTION OF A POLYCLONAL ANTIBODY. In: Brazilian Congress of Virology, 2016, Pirenópolis. Virus reviews and research, 2016. v. 21. p. 147.

16.
NAKASU, E. Y. T. ; MELO, F. L. ; Nagata, Tatsuya ; MICHEREFF FILHO, M. ; Souza, J.O ; RIBEIRO, B. M. ; RIBEIRO, S. G. ; LACORTE, C. ; Pereira, J.L. ; INOUE-NAGATA, A.K. . DISCOVERY OF POTENTIAL ENTOMOPATHOGENIC RNA VIRUSES IN THE WHITEFLY (BEMISIA TABACI) USING NEXT GENERATION SEQUENCING. In: Brazilian Congress of Virology, 2015, Florianópolis. Virus reviews and research, 2015. v. 20. p. 25.

17.
OLIVEIRA, L. M. ; BLAWID, R. ; Andrade, B.Y.G. ; Silva, J.M.F. ; Nagata, Tatsuya . NOROVIRUS REPLICON SYSTEM TO STUDY VIRAL RNA REPLICATION. In: Brazilian Congress of Virology, 2015, Florianópolis. Virus reviews and research, 2015. v. 20. p. 70.

18.
BAGGIO, M. P. D. ; DOMINGUES, R.A.S. ; ARAUJO, D. M. P. A. ; Nagata, Tatsuya ; RIBEIRO, B. M. . ANALYSIS OF AN NS1-DERIVED IMMUNOGENIC PEPTIDE OF DENGUE VIRUS EXPRESSED BY RECOMBINANT BACULOVIRUS. In: Brazilian Congress of Virology, 2015, Florianópolis. Virus reviews and research, 2015. v. 20. p. 71.

19.
SILVA, J. M. F. ; Nagata, Tatsuya ; BLAWID, R. . THE SECONDARY STRUCTURE ANALYSIS OF SAPOVIRUS GENOMIC RNA. In: Brazilian Congress of Virology, 2015, Florianópolis. Virus reviews and research, 2015. v. 20. p. 72.

20.
ANJOS, K. ; Singh, B.K. ; Leuthold, M. ; Nagata, Tatsuya ; HANSMANN, G. . X-RAY CRYSTALLOGRAPHIC STRUCTURE ANALYSIS OF GII.19 AND GII.21 NOROVIRUS PROTRUDE (P) DOMAIN FROM VIRAL CAPSID. In: Brazilian Congress of Virology, 2015, Florianópolis. Virus reviews and research, 2015. v. 20. p. 74.

21.
FAJARDO, T. V. ; Al Rwahnih, M. ; Nagata, Tatsuya ; MELO, F. L. . FIRST REPORT OF GRAPEVINE REOVIRUS INFECTING CABERNET SAUVIGNON GRAPEVINE IN BRAZIL. In: Brazilian Congress of Virology, 2015, Florianópolis. Virus reviews and research, 2015. v. 20. p. 187.

22.
AGUIAR, R. W. S. ; Rodrigues, A. ; Garcia, M.M.V. ; Alves, G.B. ; RESENDE, R. O. ; Nagata, Tatsuya . IDENTIFICATION OF VIRUSES ASSOCIATED WITH THE WATERMELON CROPS BY MULTIPLEX RT- PCR. In: Brazilian Congress of Virology, 2015, Florianópolis. Virus reviews and research, 2015. v. 20. p. 198.

23.
NAKASU, E. Y. T. ; MELO, F. L. ; Nagata, Tatsuya ; MICHEREFF FILHO, M. ; Souza, J.O ; RIBEIRO, B. M. ; RIBEIRO, S. G. ; LACORTE, C. ; Pereira, J.L. ; INOUE-NAGATA, A.K. . DIVERSITY OF BEGOMOVIRUSES IN THE WHITEFLY (BEMISIA TABACI). In: Brazilian Congress of Virology, 2015, Florianópolis. Virus reviews and research, 2015. v. 20. p. 199.

24.
SILVA, KARINA N. ; MELO, F. L. ; SILVA, M. S. ; FERNANDES, CELSO D. ; Nagata, Tatsuya ; RESENDE, R. O. . FIRST REPORT OF MAIZE CHLOROTIC DWARF VIRUS INFECTING FORAGE CROPS IN BRAZIL. In: Brazilian Congress of Virology, 2015, Florianópolis. Virus reviews and research, 2015. v. 20. p. 210.

25.
SILVA, KARINA N. ; Mendes, J. ; MELO, F. L. ; SILVA, M. S. ; FERNANDES, CELSO D. ; Nagata, Tatsuya ; RESENDE, R. O. . A NOVEL VIRAL SPECIES INFECTING STYLOSANTHES IN BRAZIL. In: Brazilian Congress of Virology, 2015, Florianópolis. Virus reviews and research, 2015. v. 20. p. 210.

26.
SILVA, J. M. F. ; ANJOS, K. ; Lucinda, N. ; Machado, A.M.V ; Nagata, Tatsuya . POLICLONAL ANTIBODIES ANTI-P2, A CAPSID SUBDOMAIN FROM A SAPOVIRUS GI.2. In: Brazilian Congress of Virology, 2014, Ribeirão Preto. Virus reviews and research, 2014. v. 19. p. 76.

27.
OLIVEIRA, L. M. ; FUMIAN, T. M. ; MIAGOSTOVICH, M. P. ; Andrade, J.S.R. ; COLOMBO, A. C. ; PAIXAO, S. ; Nagata, Tatsuya . DIFFERENCES IN THE INCIDENCE OF HPV TYPES AT A NORTHERN POPULATION IN BRAIMPROVEMENT OF NOROVIRUS GII/4 SUBTYPING PROTOCOLZIL, BASED IN THE WORLDWIDE PROFILE. In: Brazilian Congress of Virology, 2014, Ribeirão Preto. Virus reviews and research, 2014. v. 19. p. 133.

28.
SILVA, P.A. ; Nogueira, R. ; LIMA, L. M. P. ; Nagata, Tatsuya . VIRAL METAGENOME OF THE HUMAN INTESTINAL TRACT - PRELIMINARY RESULTS. In: Brazilian Congress of Virology, 2014, Ribeirão Preto. Virus reviews and research, 2014. v. 19. p. 172.

29.
JUNQUEIRA, B. R. T. ; VASCONCELOS, K. ; RESENDE, R. O. ; Dantas, G. ; Nagata, Tatsuya . EXPRESSION OF REPLICATION COMPLEX DOMAINS OF TOMATO BLISTERING MOSAIC VIRUS (TOBMV) IN ESCHERICHIA COLI. In: Brazilian Congress of Virology, 2014, Ribeirão Preto. Virus reviews and research, 2014. p. 210.

30.
SILVA, KARINA N. ; NICOLINI, C. ; MELO, F. L. ; SILVA, M. S. ; Fernandes, C.D. ; Nagata, Tatsuya ; RESENDE, R. O. . NOVEL VIRAL GENUS AND VIRAL SPECIES INFECTING FORAGE PLANTS IN BRASIL. In: Brazilian Congress of Virology, 2014, Ribeirão Preto. Virus reviews and research, 2014. v. 19. p. 216.

31.
OLIVEIRA, L. M. ; Nagata, Tatsuya ; LAMOUNIER, THAIS ALVES DA COSTA ; NORONHA, Eliane F ; Camargo, B.R. ; Monclaro, A.V. . COMPARISION OF THREE METHODS FOR PURIFICATION OF HUMAN NOROVIRUS VIRUS LIKE PARTICLES. In: Brazilian Congress of Virology, 2013, Porto Seguro. Virus reviews and research, 2013. v. 18. p. 175.

32.
SOUZA, A. C. ; INOUE-NAGATA, A. K. ; Masuta, C. ; Nagata, Tatsuya . TRIPARTIDE CUCUMBER MOSAIC VIRUS BASED VECTOR DEVELOPMENT FOR EXPRESSION FOREIGN PROTEINS IN PLANTS. In: Brazilian Congress of Virology, 2013, Porto Seguro. Virus reviews and research, 2013. v. 18. p. 191.

33.
BATISTA, ADRIANA RIBEIRO SILVA ; Nicolini, C. ; Rodrigues, K.B. ; BONNET, R. M. V. ; Macedo, M.A. ; INOUE-NAGATA, A. K. ; Nagata, Tatsuya . UNIQUE SEQUENCE CHARACTERISTICS OF RNA 2 GENOME SEGMENT OF NEW PEPPER RINGSPOT VIRUS, TOBRAVIRUSES ISOLATED IN BRAZIL. In: Brazilian Congress of Virology, 2013, Porto Seguro. Virus reviews and research, 2013. v. 18. p. 201.

34.
JUNQUEIRA, B. R. T. ; Nicolini, C. ; Lucinda, N. ; Nagata, Tatsuya . MINIMUMAPPROACHTOCONSTRUCTTHE INFECTIOUS CDNA CLONE OF A TOBAMOVIRUS IN BINARY VECTOR. In: Brazilian Congress of Virology, 2013, Porto Seguro. Virus reviews and research, 2013. v. 18. p. 201.

35.
Vieira, A.M. ; Morgado, F. ; NAGATA, T. ; RIBEIRO, B. M. ; RRESENDE, R O ; Oliveira, V. C. . Effect of the Tospovirus NSs Protein on the transcriptional activity of the different Anticarsia germatalis nucleopolyedrovirus baculovirus promoters in insect cell lines.. In: Brazilian Congress of Virology, 2012, Foz do Iguaçú. Virus reviews and Research, 2012. v. 17.

36.
SILVA, F. G. ; ANJOS, K. ; NAGATA, T. ; SILVA, P.A. ; LIMA, L. M. P. . Detection of Norovirus, Sapovirus and Astrovirus in patients with acute gastroenteritis, from Federal District (Brazil).. In: Brazilian Congress of Virology, 2012, Foz do Iguaçú. Virus reviews and Research, 2012. v. 17. p. 197.

37.
OLIVEIRA, L. M. ; NAGATA, T. . Expression of variable and conserved regions of capsid protein of Norovirus GII/4.. In: b, 2012, Foz do Iguaçú. Virus reviews and Research, 2012. v. 17. p. 246.

38.
SOUZA, A. C. ; BONNET, R. M. V. ; INOUE-NAGATA, A.K. ; LACORTE, C. ; NAGATA, T. . Norwalk virus like particles assembly in plants using viral suppressor proteins of Post-transcriptional gene silencing.. In: Brazilian Congress of Virology, 2012, Foz do Iguaçú. Virus reviews and Research, 2012. v. 17. p. 248.

39.
ANJOS, K. ; SOUZA, A. C. ; LIMA, L. M. P. ; SILVA, P.A. ; INOUE-NAGATA, A.K. ; RIBEIRO, B. M. ; NAGATA, T. . Sapovirus-like particles expression in baculovirus system.. In: Brazilian Congress of Virology, 2012, Foz do Iguaçú. Virus reviews and Research, 2012. p. 261.

40.
NOGUEIRA, I. ; NAGATA, T. ; RESENDE, R.O. ; RIBEIRO, S. G. ; PEREIRA-CARVALHO, R. C. ; BLAWID, R. . Localization of endosymbionts in viruliferous and aviruliferous Bemisia tabaci populations from Brazil.. In: Brazilian Congress of Virology, 2012, Foz do Iguaçú. Virus reviews and Research, 2012. p. 344.

41.
Oliveira, V. C. ; Morgado, F. ; NAGATA, T. ; RIBEIRO, B. M. ; RESENDE, R.O. . Enhanced cytotoxicity of a baculovirus in semipermissive and nonpermissive infect cell lines mediated by a plant virus-encoded RNA silencing supressor protein (NSs).. In: Brazilian Congress of Virology, 2012, Foz do Iguaçú. Virus reviews and Research, 2012. p. 351.

42.
FREITAS, E.F. ; NAGATA, T. ; Oliveira, V. C. ; RIBEIRO, B. M. ; RESENDE, R O . Construction of a recombinant baculovirus encoding begomovirus RNA silencing supressor protein.. In: Brazilian Congress of Virology, 2012, Foz do Iguaçú. Virus reviews and Research, 2012. p. 352.

43.
LORGA, R.N. ; SILVA, R.L.V. ; LIMA, L. M. P. ; NAGATA, TATSUYA ; SILVA, P.A. . Detection of murine noroviruses in District Federal, Brasil. In: XXI Encontro Nacional de Virologia, 2010, Gramado. Virus Reviews & Research, 2010. v. 15. p. 53-54.

44.
MALDANER, F. R. ; SANTOS, F. B. ; Francisco J.L. Aragão ; SCHATZMYAR, Hermann G ; RESENDE, R. DE O. ; NAGATA, TATSUYA . Expression of two recombinant multiepitope Dengue virus envelope proteins in E. coli for serological diagnostic kit. In: XXI Encontro Nacional de Virologia, 2010, Gramado. Virus Reviews & Research, 2010. v. 15. p. 64-64.

45.
SILVA, R.L.V. ; DIAS, T.R.S. ; LIMA, L. M. P. ; NAGATA, TATSUYA ; SILVA, P.A. . Detection of Human Bocavirus in fecal samples from Distrito Federal, Brazil. In: XXI Encontro Nacional de Virologia, 2010, Gramado. Virus Reviews & Research, 2010. v. 15. p. 134-135.

46.
SILVA, R.L.V. ; LORGA, R.N. ; LIMA, L. M. P. ; NAGATA, TATSUYA ; SILVA, P.A. . Identificaiton of Aichvirus in fecal samples from individuals of the Federal District. In: XXI Encontro Nacional de Virologia, 2010, Gramado. Virus Reviews & Research, 2010. v. 15. p. 135-135.

47.
DOMINGUES, R.A.S. ; NAGATA, TATSUYA ; RIBEIRO, Bergmann Morais . Construction of recombinant AcMNPV baculovirus expressing the protein of Dengue virus. In: XXI Encontro Nacional de Virologia, 2010, Gramado. Virus Reviews & Research, 2010. v. 15. p. 285-285.

48.
ANJOS, K. ; LIMA, L. M. P. ; SILVA, P.A. ; INOUE-NAGATA, A.K.I. ; NAGATA, TATSUYA . The complete genome sequence of Sapovirus isolated in Brasília, Brazil. In: Fourth International Conference on Calicivirus, 2010, Santa Cruz, Chile. Fourth International Conference on Calicivirus, 2010. v. 4. p. 63-63.

49.
LUCINDA, Natalia ; BARBOSA, L. F. ; REIFSCHNEIDER, F. J. ; INOUE-NAGATA, A. K. ; NAGATA, TATSUYA . Produção de antissoro policlonal contra Pepper mild mottle virus (PMMoV). In: XLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2009, Rio de Janeiro, RJ. Tropical Plant Pathology, 2009. v. 34.

50.
LIMA, M. F. ; NAGATA, TATSUYA ; NEVES, F.M. ; INOUE-NAGATA, A. K. ; MOITA, A.C. ; SOUSA, C. ; DELLA VECCHIA, M. ; RANGEL, M.G. ; DIAS, R.C.S. ; DUTRA, Luisa S ; ÁVILA, A. C. . Occurrence of Melon yellowing-associated virus (MYaV) in melon producing areas of Brazilian Northeast. In: XLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2009, Rio de Janeiro, RJ. Tropical Plant Pathology, 2009. v. 34.

51.
Rodrigues, K.B. ; MALDANER, F. R. ; BATISTA, B.C.C. ; SANTOS, M.A. ; WULFF, Nelson Arno ; RIBEIRO, Bergmann Morais ; NAGATA, TATSUYA . Coat protein expression of Citrus sudden death-associated virus using Baculovirus system. In: XX National meeting of Virology, 2009, Brasília. Virus Reviews and Research, 2009. v. 14. p. 75.

52.
MALDANER, F. R. ; VASQUES, R.M. ; NAITO, Fernanda Yuri Borges ; NAGATA, TATSUYA . Expression of the Dengue virus domain III envelop antigen in plant using the PVX vector diagnostic purposes. In: XX National meeting of Virology, 2009, Brasília. Virus Reviews and Research, 2009. v. 14. p. 159.

53.
VASQUES, R.M. ; MALDANER, F. R. ; INOUE-NAGATA, A.K.I. ; NAGATA, TATSUYA . PTGS suppressors for expression of Dengue virus antigens in plant. In: XX National meeting of Virology, 2009, Brasília. Virus Reviews and Research, 2009. v. 14. p. 160.

54.
TAKAMATSU, D. ; Ushijima, H. ; LIMA, L. M. P. ; NAGATA, TATSUYA . Immunochromatography test for rapid detection of Norovirus GII in fecal specimens from Federal District, Brazil. In: XX National meeting of Virology, 2009, Brasília. Virus Reviews and Research, 2009. v. 14. p. 174.

55.
Karoline dos Anjos ; LIMA, L. M. P. ; SILVA, P.A. ; NAGATA, TATSUYA . Use of multiplex RT-PCR assay for Gastroentelic virus detections from stool samples. In: XX National meeting of Virology, 2009, Brasília. Virus Reviews and Research, 2009. v. 14. p. 182.

56.
Karoline dos Anjos ; LIMA, L. M. P. ; NAGATA, TATSUYA . Genotyping a Sapovirus isolated in the Federal District, Brazil. In: XX National meeting of Virology, 2009, Brasília. Virus Reviews and Research, 2009. v. 14. p. 182-183.

57.
TAKAMATSU, D. ; LIMA, L. M. P. ; Karoline dos Anjos ; NAGATA, TATSUYA . Molecular charactertization of Norovirus genogroup II isolated in the Federal District from 2006 to 2008.. In: XX National meeting of Virology, 2009, Brasília. Virus Reviews and Research, 2009. v. 14. p. 191-192.

58.
NUNES, F. A. C. ; SANTOS, M.A. ; WULFF, Nelson Arno ; NAGATA, TATSUYA . Towards to the construction of Infectious cDNA of Citrus sudden death-associated virus, a Marafivirus. In: XX National meeting of Virology, 2009, Brasília. Virus Reviews and Research, 2009. v. 14. p. 196.

59.
OLIVEIRA, L. M. ; INOUE-NAGATA, A. K. ; NAGATA, TATSUYA . Complete sequence of Pepper mild mottle virus isolated in the Federal Disctrict, Brazil. In: XX National meeting of Virology, 2009, Brasília. Virus Reviews and Research, 2009. v. 14. p. 200-201.

60.
NAITO, Fernanda Yuri Borges ; NAGATA, TATSUYA ; INOUE-NAGATA, A. K. . Study of Begomovirus in weeds. In: XX National meeting of Virology, 2009, Brasília. Virus Reviews and Research, 2009. v. 14. p. 227-228.

61.
Karoline dos Anjos ; MAIA, F. C. ; SANTOS, F. B. ; SCHATZMYAR, Hermann G ; NOGUEIRA, R. M. R. ; LIMA, L. M. P. ; NAGATA, TATSUYA . Assembly and Varidation of immunochromatographic assay for Dengue Detection. In: XIX National meeting of Virology, 2008, Caxambu, MG. Virus Reviews & Research, 2008.

62.
ANJOS, P. A. ; OLIVEIRA, L.M. ; NAGATA, TATSUYA ; LIMA, L. M. P. ; Braga, K.N.L. . Comparative analysis of Rotavirus sequences among different strains from Federal District, Brazil. In: XIX NAtional Meeting of Virology, 2008, Caxambu, MG. Virus Reviews & Research, 2008.

63.
NUNES, F. A. C. ; NAGATA, TATSUYA ; WULFF, Nelson Arno ; LUCINDA, Natalia . Another complete genome sequence of Citrus sudden death-associated virus. In: XIX NAtional Meeting of Virology, 2008, Caxambu, MG. Virus Reviews & Research, 2008.

64.
LUCINDA, Natalia ; INOUE-NAGATA, A. K. ; KITAJIMA, E. W. ; NAGATA, TATSUYA . Complete genome sequence of Brugmansia suaveolens mottle virus. In: XIX National Meeting of Virology, 2008, Caxambu, MG. Virus Reviews & Research, 2008.

65.
OLIVEIRA, L. M. ; INOUE-NAGATA, A. K. ; NAGATA, TATSUYA . Nucleotide sequence of 5' end of Pepper mild mottle virus genome isolated in the Federal District, Brazil. In: XIX National Meeting of Virology, 2008, Caxambu, MG. Virus Reviews & Research, 2008.

66.
NAGATA, TATSUYA. Advances in the study of the Melon yellowing-associated virus (MYaV). In: XIX National meeting of Virology, 2008, Caxambu, MG. Virus Reviews & Research, 2008.

67.
LUCINDA, Natalia ; SLIVA, A. K. F. ; INOUE-NAGATA, A. K. ; KITAJIMA, E. W. ; NAGATA, TATSUYA . Análise da seqüencia genômica da extremidade 5' de Brugmansia suaveolens mottle virus. In: XLI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2008, Belo Horizonte, MG. Tropical Plant Pathology, 2008. v. 33.

68.
LUCINDA, Natalia ; ORILIO, A. F. ; INOUE-NAGATA, A. K. ; NAGATA, TATSUYA . Sequence analysis of the 5' terminal genomic region of Arracacha mottle virus. In: XLI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2008, Belo Horizonte, MG. Tropical Plant Pathology, 2008. v. 33.

69.
SILVA, Anna Karoline Fausto da ; ROCHA, W B ; LUCINDA, Natalia ; INOUE-NAGATA, A. K. ; NAGATA, TATSUYA . Sequence analysis of the region near to the 5' genomic end of Pepper yellow mosaic virus. In: XLI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2008, Belo Horizonte, MG. Tropical Plant Pathology, 2008. v. 33.

70.
DUTRA, Luisa S ; INOUE-NAGATA, A.K. ; ÁVILA, A. C. ; NAGATA, TATSUYA . The triple gene block of Mellon yellowing-associated virus. In: XVIII National Meeting of Virology, 2007, Búzios/RJ. Virus Reviews & Reseach, 2007. v. 12. p. 48.

71.
DUTRA, Luisa Silva ; INOUE-NAGATA, A.K. ; ÁVILA, A. C. ; Felipe ; L.G. Matos ; Rita C.S. DIas ; Maurício Rangel ; NAGATA, TATSUYA . Detection of Mellon yellowing-associated virus by RT-PCR. In: XVIII NAtional meeting of Virology, 2007, Buzios/RJ. Virus Reveiws & Research, 2007. v. 12. p. 49.

72.
V.C. de Oliveira ; NAGATA, TATSUYA ; RIBEIRO, Bergmann Moraes ; RESENDE, R O de . Recombinant BAculoviruses expressing gene-silencing supressor on insect cells and larvae as a strategy for enchancing bioinsecticide action.. In: XVIII NAtional meeting of Virology, 2007. Virus Reviews and Research, 2007. v. 12. p. 131.

73.
CARVALHO, Sandra e S ; NAGATA, TATSUYA ; Aline S. Ribeiro ; RIBEIRO, Bergmann Moraes . Expression of Dengue virus nonstructural protein NS4A and NS4B in insect cells infected with recombinant Baculoviruese. In: XVIII National meeting of Virology, 2007. Virus reviews and Research, 2007. v. 12. p. 135.

74.
Aline S. Ribeiro ; Karoline dos Anjos ; NAGATA, TATSUYA . Dengue viral NS2A protein expression using Bacterial system. In: XVIII NAtional meeting of Virology, 2007. Virus Reviews & Research, 2007. v. 12. p. 136.

75.
Patrícia P. SIlva ; ÁVILA, A. C. ; INOUE-NAGATA, A.K. ; NAGATA, TATSUYA ; RESENDE, R. O. . Biological purification and specific detection of strains and necrotic variantes of potato virus Y in potato.. In: XVIII National congress of Virology, 2007. Virus reviews & Research, 2007. v. 12.

76.
LUCINDA, Natalia ; NAGATA, TATSUYA ; INOUE-NAGATA, A.K. ; KITAJIMA, E. W. . New potyvirus species isolated from Brugmansia suaveolens. In: XVIII National meeting of Virology, 2007. Virus reviews & research, 2007. v. 12. p. 239.

77.
SILVA, Anna Karoline Fausto da ; INOUE-NAGATA, A.K. ; Wesley Braga da Rocha ; NAGATA, TATSUYA . Partial sequence of HC-Pro gene of Bidens mosaic virus analyzing comparison with other potyviruses. In: XVIII National meeting of Virology, 2007. Virus revirews & reserach, 2007. v. 12. p. 238.

78.
PAULA, D F ; FERREIRA, P T O ; GIORDANO, L B ; BOITEUX, L S ; ÁVILA, A C de ; NAGATA, TATSUYA ; NAGATA, A K Inoue . Begomoviruses found in solanaceous crops from Brazil in 2005.. In: XV National meeting of Virology, 2006, Campos do Jordão. Virus Reviews & Research, 2006. v. 11. p. 189.

79.
LOVATO, F A ; INOUENAGATA, A K ; NAGATA, TATSUYA ; ÁVILA, A C de ; PEREIRA, L A R ; RESENDE, R O . The N protein of Tomato spotted wilt virus induced apoptosis in Capsicum chinense cells. A mechanism involved in the hypersensitive response to virus infection.. In: XVII National meeting of Virolog, 2006, Campos do Jordão. Virus reviews & Research, 2006.

80.
CARVALHO, Keisiane Rodrigues ; DUTRA, Luisa Silva ; CHIABAI, Marcela ; JESUS JR, Valdir Cintra de ; NAGATA, TATSUYA . Estudo e Caracterização molecular de partículas defectivas do isolado premunizante do Citrus tristeza virus.. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2006, Salvador. Fitopatologia Brasileira, 2006. v. 31. p. S266.

81.
MORAIS, Célia R ; INOUENAGATA, Alice K ; TSUDA, Shinya ; NAGATA, TATSUYA . Detecção de tospovírus, potyvírus e tobamovírus utilizando fita de imunocromatografia.. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2006, Salvador. Fitopatologia Brasileira, 2006. v. 31. p. S266-S267.

82.
DUTRA, Luisa Silva ; INOUENAGATA, Alice K ; ÁVILA, Antonio C de ; NAGATA, TATSUYA . Recuperação de genoma parcial e sequenciamento do Mellon yellowing-associated virus. In: XXXIX Congresso Brasieliro de Fitopatologia, 2006, Salvador. Fitopatologia Brasileira, 2006. v. 31. p. S328-S329.

83.
BARROS, Camila C P ; DUTRA, Luisa Silva ; LUCINDA, Natalia ; NORONHA, Eliane F ; JESUS JR, Waldir C de ; NAGATA, TATSUYA . Expressão heteróroga de capa proteica do Citrus sudden death-associated virus utilizando Phicia pastoris.. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2006. Fitopatologia Brasileira, 2006. v. 31. p. S328.

84.
CARVALHO, Keisiane R ; DUTRA, L S ; INOUE-NAGATA, A.K. ; JESUS JR, Waldir C de ; NAGATA, TATSUYA . Molecular Characterization of defective genome of pre-immunizer isolate of Citrus tristeza virus. In: XV National meeting of Virology, 2006, Campos do Jorgâo. Virus Reviews & Research, 2006. v. 11. p. 188-189.

85.
WELZEL, Aline ; NAGATA, TATSUYA ; RIBEIRO, Bergmann Morais . Increased virulence of a recombinant Autographa californica multiple nucleopolyedrovirus (AcMNPV), containing the cathepsin-L protease gene, against Spodoptera frugiperda larvae.. In: XVI National meeting of Virology, 2005, Sarvador, BA. Virus Reviews & Research, 2005. v. 10. p. 135-135.

86.
MORAIS, Célia R ; INOUENAGATA, Alice Kazuko ; TSUDA, Shinya ; NAGATA, TATSUYA . Immunochromatographic test stripe for the detection of Chrysanthemum stem necrosis virus, a tospovirus.. In: XVI National meeting of Virology, 2005, Salvador. Virus Reviews & Research, 2005. v. 10. p. 141-141.

87.
FRANCO, Caroline M ; NAGATA, TATSUYA ; INOUENAGATA, Alice Kazuko ; REZENDE, Jorge A M ; FERREIRA, G B . The complete genome sequence of Papaya ringspot virus-W comparison of severe and mild Brazilian isolates. In: XVI National meeting of Virology, 2005, Salvador. Virus Reviews & Research, 2005. v. 10. p. 143-143.

88.
CARVALHO, Sandra e S ; RIBEIRO, Bergmann Morais ; NAGATA, TATSUYA . Complete nucleotide sequence of Dengue virus sorotype 1 isolated in the Federal District, Brazil.. In: XVI National meeting of Virology, 2005, Salvador, BA. Virus Reviews & Research, 2005. v. 10. p. 145-145.

89.
DIAS, N M ; ROCHA, W B ; NAGATA, TATSUYA ; GIORDANO, L B ; INOUENAGATA, A K . Análise do DNA-B de um novo begomovírus isolado de Nicandra physalioides.. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2005, Brasília. Fitopatologia Brasileira, 2005. v. 30. p. S179-S179.

90.
DUTRA, L S ; JESUS JR, W C ; NAGATA, TATSUYA . Caracterização molecular de partículas defectivas do isolado premunizante do Citrus tristeza virus.. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2005, Brasília. Fitopatologia Brasileira, 2005. v. 30. p. S181-S181.

91.
LOVATO, F A ; INOUENAGATA, A K ; NAGATA, TATSUYA ; RRESENDE, R O ; ÁVILA, A C ; RIBEIRO, B R . Clonagem e expressão do precursor das glicoproteínas do TCSV em sistema baculovírus.. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2005, Brasília. Fitopatologia Brasileira, 2005. v. 30. p. S181-S181.

92.
SODRE, R A ; CARVALHO, F R ; LOVATO, F A ; INOUENAGATA, A K ; RESENDE, R O ; ÁVILA, A C ; NAGATA, TATSUYA . Complete sequence of the G gene of Chrysanthemum stem necrosis virus, a tospovirus, isolates from chrysanthemum and tomato.. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2005, Brasília. Fitopatologia Brasileira, 2005. v. 30. p. S182-S182.

93.
JESUS JUNIOR, W C ; TEIXEIRA, D C ; SANTOS, M A ; POLVERARI, F S ; MARTINS, e C ; BARROS, C C ; NAGATA, TATSUYA ; REZENDE, J A M . Detecção de um vírus da família Tymoviridae em plantas com morte súbita dos citrus. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2005, Brasília. Fitopatologia Brasileira, 2005. v. 30. p. S183.

94.
BARROS, C C ; NAGATA, TATSUYA ; SANTOS, M A ; TEIXEIRA, D C ; JESUS JUNIOR, W C . Sequenciamento do genoma completo do marafivírus isolado de laranjeira com sintomas de morte súbita dos citros.. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2005, Brasília. Fitopatologia Brasileira, 2005. v. 30. p. S191-S191.

95.
INOUENAGATA, A K ; ÁVILA, A C ; ALVES, D M ; DIAS, R C ; RANGEL, M ; NAGATA, TATSUYA . Serological detection of Melon yellowing-associated virus in melon samples collected in the Northeast of Brasil.. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2005, Brasília. Fitopatologia Brasileira, 2005. v. 30. p. S191-S191.

96.
INOUENAGATA, A K ; FRANCO, C M ; REXENDE, J A ; NAGATA, TATSUYA . The 3'-terminal genome sequence of a severe isolate of Papaya ringspot virus - type W from Brazil.. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2005, Brasília. Fitopatologia Brasileira, 2005. v. 30. p. S192-S192.

97.
CARVALHO, K R ; SÓDRE, R A ; LOVATO, F A ; INOUENAGATA, A K ; RESENDE, R O ; ÁVILA, A C ; NAGATA, TATSUYA . The complete sequence of the G gene of the tospovirus Zucchini lethal chlorosis virus.. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2005, Brasília. Fitopatologia Brasileira, 2005. v. 30. p. S192-S192.

98.
GOMES, C P ; JESUS JUNIOR, W C ; NAGATA, TATSUYA . Variação Gênica de duas regiões do genoma do Citrus tristeza virus isolado de laranjeira com ou sem sintoma de morte súbita dos citros.. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2005, Brasília. Fitopatologia Brasileira, 2005. v. 30. p. S192-S192.

99.
NAGATA, TATSUYA; ALVES, D M ; INOUE-NAGATA, A. K. . Antibody production and the complete sequence of the CP gene of an isolate of Odontoglossum ringspot virus from the Federal District. In: XXXVIII Congresso Brasieliro de Fitopatologia, 2005, Brasília. Fitopatologia Brasileira, 2005. v. 30. p. S179.

100.
INOUENAGAT, A K ; ALBOQUERQUE, L C ; ROCHA, W B ; NAGATA, TATSUYA . Cloning of the begomovirus complete genome using the bacteriophage phi-29 polymerase.. In: 4th International Geminivirus Symposium and Second International ssDNA Comparative Virology Workshop, 2004, Cape Town, 2004.

101.
INOUENAGATA, A K ; ROCHA, W B ; NAGATA, TATSUYA ; PEREIRA, W ; BOAS, G L V ; GIORDANO, L B . Weed host of a tomato begomovirus.. In: 4th International Geminivirus Symposium and Second International ssDNA Comparative Virology Workshop, 2004, Cape Town, 2004.

102.
BARROS, C C P ; JESUS JR, W C de ; TEIXEIRA, D C ; GOMES, C C ; DUTRA, L S ; NAGATA, TATSUYA . Molecular characterization of tymo-like virus isolated from orange trees with sudden death disease symptom.. In: Congresso Nacional de Fitopatologia Brasileira, 2004, Gramado. Fitopatologia Brasileira, 2004. v. 29. p. S278.

103.
LOVATO, F A ; NAGATA, TATSUYA ; ÁVILA, A C ; RESENDE, R O ; INOUENAGATA, A K . The complete nuscleotide sequence of glycoprotein precursor of Tomato chlorotic spot virus and Groundnut ringspot virus.. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado, RS. Fitopatologia Brasileira, 2004. v. 29. p. s101.

104.
LOVATO, F A ; NAGATA, TATSUYA ; ÁVILA, A C ; RESENDE, R O ; INOUENAGATA, A K . Tomato spotted wilt virus protein elicitor of hypersensitive response in Capscum chinense.. In: XXXV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado, RS. Fitopatologia Brasileira, 2004. v. 29. p. S107.

105.
CARRIJO, F R F ; ALBUQUERQUE, L C ; GIORDANO, L B ; BOITEUX, L S ; ÁVILA, A C ; FONSECA, M e N ; NAGATA, TATSUYA ; INOUENGATA, A K . Predominance of the Begomovirus Tomato severe ruhose virus in tomato for processing in central Brazil.. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado, RS. Fitopatologia Brasileira, 2004. v. 29. p. s108.

106.
ROCHA, W B ; ARBUQUERQUE, L C ; NAGATA, TATSUYA ; INOUENAGATA, A K . Distinct Begomovirus in Euphorbia heterophylla.. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado, RS. Fitopatologia Brasileira, 2004. v. 29.

107.
NAGATA, TATSUYA; INOUENAGATA, A K ; CARVALHO, K R ; TSUDA, S . Immunochromatographic tecnology for plant virus detection.. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado. Fitopatologia Brasileira, 2004. v. 29. p. S191.

108.
ARBUQUERQUE, L C ; CARRIJO, F R F ; GIORDANO, L B ; BOITEUX, L S ; ÁVILA, A C ; FONSECA, M e N ; NAGATA, TATSUYA ; INOUENAGATA, A K . A new begomovirus species in tomato crop in Central Brazil.. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado, RS. Fitopatologia Brasileira, 2004. v. 29. p. S218.

109.
CARRIJO, F R F ; ALBUQUERQUE, L C ; GIORDANO, L B ; BOITEUX, L S ; ÁVILA, A C ; FONSECA, M e N ; MARTINS, N F ; NAGATA, TATSUYA ; INOUENAGATA, A K . Begomovirus species infecting tomato in Central Brazil.. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado, RS. Fitopatologia Brasileira, 2004. v. 29. p. S219.

110.
JESUS JUNIOR, Waldir Cintra de ; TEIXEIRA, Diva C ; TANAKA, Francisco A O ; MARTINS, e C ; BARROS, Camila C P ; NAGATA, TATSUYA ; REZENDE, Jorge A M . Purification of Tymo-like virus particles isolated from orange trees with sudden death. In: XVI Conference of the internaitonal organization of citrus virologists, 2004, Nuevo León, Mexico, 2004.

111.
BARROS, Camila C P ; JESUS JUNIOR, Waldir Citra de ; TEIXEIRA, Diva C ; GOMES, Clarissa C ; DUTRA, Luisa S ; NAGATA, TATSUYA . Molecular characterization of Tymo-like virus isolated form orange trees with sudden death symptom. In: XVI Conference of the internaitonal organization of citrus virologists, 2004, Nuevo León, Mexico, 2004.

112.
ALBUQUERQUE, Leonardo C ; FERNANDESCARRIJO, Fernanda R ; ÁVILA, Antonio C de ; RIBEIRO, Simone G ; NAGATA, TATSUYA ; INOUENAGATA, Alice K . The complete nucleotide sequence of the DNA-A of an isolate from potato of Tomato yellow vein streak virus. In: XV National meeting of Virology, 2004, São Pedro, SP. Virus Review $ Research, 2004. v. 9. p. 239.

113.
ALBUQUERQUE, Leonardo C ; FERNANDESCARRIJO, Fernanda R ; NAGATA, TATSUYA ; INOUNAGATA, Aalice K . Mixed infection of Distinct Begomovirus species in a tomato plant. In: XV National meeting of Virology, 2004, São Pedro, SP. Virus Review & Research, 2004. v. 9. p. 239.

114.
ALVES, Dione M T ; DUTRA, Luisa S ; OLIVEIRA, Priscila A ; GOMES, Clarissa C ; INOUENAGATA, Alice K ; NAGATA, TATSUYA . Characterization of a newly isolated Odontoglossum ringspot virus from Cattleya in the Federal District.. In: XV National meeting of Virology, 2004, São Pedro. Virus Review & Research, 2004. v. 9. p. 253.

115.
DUTRA, Luisa S ; OLIVEIRA, Priscila A ; INOUENAGATA, Alice K ; NAGATA, TATSUYA . Sequence and taxonomic position of Bidens mosaic virus, a distinct Potyvirus isolated from pea.. In: XV National meeting of Virology, 2004, São Pedro. Virus Review & Research, 2004. v. 9. p. 252.

116.
FAGUNDES, Letícia S ; SOUZA, Thaís T C ; DUTRA, Luisa S ; NAGATA, TATSUYA . Molecular characterization of Dengue virus serotype 1 isolated in the Federal District.. In: XV National meeting of Virology, 2004, São Pedro, SP. Virus Review & Research, 2004. v. 9. p. 115.

117.
FERNANDESCARRIJO, Fernanda R ; ALBUQUERQUE, Leonardo C ; GIORDANO, Leonardo B ; BOITEUX, Leonardo S ; PEREIRA, W ; NAGATA, TATSUYA ; INOUENAGATA, Alice K . Molecular identification of Begomoviruses in tomato-associated weeds and alternative host species. In: XV National meeting of Virology, 2004, São Pedro. Virus Review & Research, 2004. v. 9. p. 241-242.

118.
SOUZA, Thaís T C ; ALVES, Dione M T ; INOUENAGATA, Alice K ; NAGATA, TATSUYA . Sequence and transient expression of GroEL protein isolated from whitefly endosymbiont from use of geminivirus control.. In: XV National meeting of Virology, 2004, Saõ Pedro. Virus Review & Research, 2004. v. 9. p. 241.

119.
FERREIRA, G B ; ÁVILA, Antonio C de ; NAGATA, TATSUYA ; INOUENAGATA, Aalice K . Characterization of two Potato virus Y isolates collected in tomato and pepper plants.. In: XV National meeting of Virology, 2004, São Pedro. Virus Review & Research, 2004. v. 9. p. 250-251.

120.
GOMES, Clarissa P C ; NAGATA, TATSUYA . Molecular characterization of coat protein and minor coat protrein genes of Citrus tristeza virus isolated from orange tree showing citrus sudden death disease.. In: XV National meeting of Virology, 2004, São Pedro, SP. Virus Review & Research, 2004. v. 9. p. 247.

121.
SODRÉ, Rogéria A ; CARVALHO, Keisiane R ; OLIVEIRA, Priscila Amorim ; DUTRA, Luisa S ; LOVATO, Fernanda A ; INOUENAGATA, Alice K ; NAGATA, TATSUYA . Partial sequence of M-RNA of Chrysanthemum stem necrosis virus, a Tospovirus isolated from tomato.. In: XV National meeting of Virology, 2004, São Pedro. Virus Review & Research, 2004. v. 9. p. 248-249.

122.
GOMES, C. P. C. ; SOUZA, T. T. C. ; NAGATA, TATSUYA . Variação génica do Citrus tristeza virus isolados de laranjeira mostrando sintoma de morte súbita dos citros.. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2003, Uberlandia, MG. Fitopatologia Brasileira, 2003. v. 28. p. 248.

123.
NAGATA, TATSUYA; KITAJIMA, e W ; ALVES, D M T ; CARDOSO, J e ; INOUENAGATA, A K ; TIAN, T Y ; ÁVILA, A C . Isolation of a novel carlavirus from melon in Brazil.. In: Congresso Brasileiro de fitopatologia, 2003, Uberlandia. Fitopatologia Brasileira, 2003. v. 28. p. 251.

124.
SARDAGNA, A. A. ; TEIXEIRA, J. M. S. ; SOUZA, Thaís T C ; ALVES, D M T ; NAGATA, TATSUYA . Phylogenic analysis of Brazilian Dengue virus type-1 using nucleotide sequences of parts of E and NS1 gene and 3'non-coding regions.. In: XIV National meeting of Virology, 2003, Florianópolis, SC. Virus Reviews and Research, 2003. v. 08. p. 82-82.

125.
ALBUQUERQUE, L C ; ROCHA, W B ; NAGATA, TATSUYA ; INOUENAGATA, A K . Cloning of the complete genome of a begomovirus using the bacteriophage 29 DNA polymerase. In: XIV National Meeting of Virology, 2003, Florianópolis, SC. Virus Reviews and Research, 2003. v. 08. p. 188-188.

126.
ROCHA, W B ; NAGATA, TATSUYA ; GIORDANO, L B ; PEREIRA, W ; INOUENAGAT, A K . Susceptibility of weeds to a tomato begomovirus. In: XIV National Meeting of Virology, 2003, Florianópolis, SC. Virus Reviews & Research, 2003. v. 08. p. 187-188.

127.
FONSECA, L. N. ; INOUENAGATA, A K ; NAGATA, TATSUYA ; SINGH, R. P. ; ÁVILA, A C de . Molecular diversity of the potato virus Y in potato in Brazil. In: XIV National Meeting of Virology, 2003, Florianópolis, SC. Virus Reviews and Research, 2003. v. 08. p. 190-190.

128.
NAGATA, TATSUYA; FONSECA, L. N. ; INOUENAGATA, A K ; SINGH, R. P. ; ÁVILA, A C . RT-PCR to differenciate the potato virus Y strains in potato in Brazil.. In: XIV National Meeting of Virology, 2003, Florianópolis, SC. Virus Reviews and Research. v. 08. p. 190-190.

129.
NAGATA, TATSUYA; GOMES, C. P. C. ; SOUZA, T. T. C. ; ALVES, D M T ; ALVES, E. S. ; AYRES, A. J. . Clustering sequence variants of Citrus tristeza virus isolated from orange trees with sudden death disease symptom. In: XIV National Meeting of Virology, 2003, Florianópolis, SC. Virus Reviews and Research, 2003. v. 08. p. 192-193.

130.
RIBEIRO, S. G. ; LACORTE, C. ; INOUENAGATA, A K ; CARMO, I. ; ORLANDINI, D. ; NAGATA, TATSUYA ; ZERBINI, F. M. . Tomato chlorotic mottle virus: a novel tomato begomovirus from Brazil.. In: XXXV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2002, Recife. Fitopatologia Brasileira, 2002. v. 27.

131.
CUNHA, L. C. V. ; RESENDE, R O ; NAGATA, TATSUYA ; INOUENAGATA, A K . Characterization of Brazilian potyvirus isolated from tomato and sweetpepper. In: XIII National meeting of Virology, 2002, Águas de Lindóia, SP. Virus Reviews & Research, 2002. v. 07. p. 149.

132.
DERENGOWSKI, L. ; NAGATA, TATSUYA ; OLIVEIRA, E. ; GIMÉNEZPECCI, M. P. ; LAGUNA, I. G. ; RESENDE, R O . Phylogenetic analysis of isolates of Maize rayado fino virus originated from Brazil and Argentina. In: National meeting of Virology, 2002, Aguas de Lindoia, SP. Virus reviews $ research, 2002. v. 07. p. 155.

133.
YUKI, V. ; NAGATA, TATSUYA ; HOJO, H. ; TAKADA, H. ; ÁVILA, A. ; YABASE, M. ; KUNIYUKI, H. . Ocorrência do Chrysanthemum stem necrosis virus, em casas de vegetação, infectando plantas de Gloxinia sp.. In: Congresso de Fitopatoligia Brasíleira, 2001. Fitopatologia Brasileira, 2001. v. 26. p. 517-518.

134.
NAGATA, A. I. ; NAGATA, TATSUYA ; RIBEIRO, S. ; BEZERRA, I. ; GIORDANO, L. ; ÁVILA, A. . Comparison of the coat protein cistron of Geminiviruses from distinct hosts.. In: Congresso de Fitopatologia Brasileira, 2001. Fitopatologia Brasileira. v. 26. p. 527.

135.
NAGATA, TATSUYA; NAGATA, A. I. ; ÁVILA, A. ; GIORDANO, L. . A reliable Geminivirus inoculation method for screening of Lycopersicon species.. In: ongresso de Fitopatologia Brasileira, 2001. Fitopatologia Brasileira. v. 26. p. 527-527.

136.
MELO FILHO, P. A. ; TANABE, C. ; NAGATA, TATSUYA ; DUSI, A. ; ÁVILA, A. ; BUSO, J. ; RESENDE, R. . Primeiro relato de Allexivirus associado a plantas de alho no Brasil.. In: Congresso de Fitopatologia Brasileira, 2001. Fitopatologia Brasileira, 2001. v. 26. p. 535-535.

137.
MELO FILHO, P. A. ; TANABE, C. ; NAGATA, TATSUYA ; DUSI, A. ; ÁVILA, A. ; BUSO, J. ; RESENDE, R. . Isolamento e sequenciamento de Galic virus C (GarV-C), associado a plantas de alho no Brasil.. In: Congresso de Fitopatologia Brasileira, 2001. Fitopatologia Brasileira, 2001. v. 26. p. 535-535.

138.
PECCI, M. G. ; OLIVEIRA, E. ; RESENDE, R. ; CARPANE, P. ; DERENGOWSKI, L. ; NAGATA, TATSUYA ; NOME, C. ; BORGOGNO, C. ; LAGUNA, I. . Maize rayado fino virus (MRFV) in the northern area of Argentine.. In: Congresso de Fitopatologia Brasileira, 2001. Fitopatologia Brasileira. v. 26. p. 544-544.

139.
AMARAL, P. P. R. ; RESENDE, R O ; NAGATA, TATSUYA . Biological and Genomic characteristics of a Potyvirus isolated from Tropaeolum majus in Brazil.. In: National meeting of Virology, 2001, Caldas Novas. Virus Reviews and Research, 2001. v. 06. p. 151-151.

140.
CUNHA, L. C. V. ; NAGATA, TATSUYA ; RESENDE, R O ; INOUENAGATA, A K . Biological, Serological and Genomic characterstics of a Potyvirus isolated from tomato in Brazil. In: National meeting of Virology, 2001, Caldas Novas. Virus Reviews and Research, 2001. v. 6. p. 154-155.

141.
DERENGOWSKI, L. ; NAGATA, TATSUYA ; OLIVEIRA, E. ; GIMÉNEZPECCI, M. P. ; LAGUNA, M. P. ; RESENDE, R O . Comparison of isolates of Maze rayado fino virus originated from Brazil and Argentina. In: National Meeting Of Virology, 2001, Caldas Novas. Virus Reviews and Research, 2001. v. 6. p. 155-155.

142.
GIMÉNEZPECCI, M. P. ; LAGUNA, I. G. ; CONCI, L. R. ; TRUOL, G. ; NAGATA, TATSUYA ; RESENDE, R O . Diversity of Mal de Rio Cuarto virus (MRCV) isolates maintained in the greenhouse, based on nucleotide homology. In: National meeting of Virology, 2001, Caldas Novas. Virus Reviews and Research, 2001. v. 6. p. 156-156.

143.
MELO FILHO, P. A. ; NAGATA, TATSUYA ; DUSI, A. N. ; ÁVILA, A C de ; BUSO, J. A. ; EIRAS, M. ; RESENDE, R O . Isolation and sequence of Garlic mite-borne filamentos virus associated to garlic plant in Brazil. In: National Congress of Virology, 2001, Caldas Novas. Virus Reviews & Research, 2001. v. 6. p. 159-159.

144.
MELO FILHO, P. A. ; NAGATA, TATSUYA ; DUSI, A. N. ; ÁVILA, A C ; BUSO, J. A. ; EIRAS, M. ; RESENDE, R O . Isolation and sequence of Carlic virus D associated to Garlic plant in Brazil. In: National Congress of Virology, 2001, Caldas Novas. Virus Reviews & Research, 2001. v. 6. p. 159-160.

145.
NAGATA, TATSUYA; INOUENAGATA, A K ; ÁVILA, A C ; GIORDANO, L B . Print-Capture PCR for the detection of begomoviruses in tomato plants and the whitefly vector. In: National Congress of Virology, 2001, Caldas Novas. Virus Reviews & Research, 2001. v. 6.

146.
LIMA, M. F. ; ÁVILA, Antonio Carlos de ; WANDERLEY, J. L. G. ; NAGATA, TATSUYA . Coentro: novo hospedeiro de Groundnut ringspot virus no Brazil.. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2000. Fitopatologia Brasileira, 2000. v. 25. p. 443-443.

147.
SILVA, M. S. ; MARTINS, C. R. ; BEZERRA, I. C. ; NAGATA, TATSUYA ; DE ÁVILA, A.C ; RESENDE, R. DE O. . Analysis of conserved domain present in the movement protein of tospoviruses.. In: 11th National meeting of Virology, 2000, Sâo Lourenço, MG. Virus Reviews & Research, 2000. v. 5. p. 193.

148.
NAGATA, TATSUYA; ALMEIDA, A.C., RENATO DE O. RESENDE & ANTONIO C. D ; RESENDE, R. O. ; ÁVILA, A. C. . The identification of the vector species of tospovirus species, chrysanthemum stem necrosis virus and iris yellow spot virus occurring in Brazil.. In: 32o Congresso Brasileiro de Fitopatologia (1999), 1999, Curitiba, PR. Fitopatologia Brasileira, 1999.

149.
NAGATA, TATSUYA; INOUE-NAGATA, K.I. ; GOLDBACH, R. ; PETERS, D. . Infection and transmission of tomato spotted wilt virus mutants by the thrips, Frankliniella occidentalis.. In: 32o Congresso Brasileiro de Fitopatologia (1999), 1999, Curitiba, PR, 1999.

150.
ALMEIDA, A. C. L. ; NAGATA, TATSUYA ; RESENDE, Renato O ; ÁVILA, Antonio Carlos de . Whole mount immuno staining: A technique to study virus infection in thrips vectors.. In: 32o congresso brasireiro de fitopatologia, 1999, Curitiba, PR. Fitopatologia Brasileira, 1999. v. 24. p. 349-349.

151.
NAGATA, TATSUYA; GOLDBACH, R ; PETERS, D . Infecting of transmitting and non-transmitting thrips by Tomato spotted wilt virus. In: VIIth International Plant virus epidemiology Symposium, 1999, Aguadulce, espanha. Proceedings VIIth Internacional Plant virus epidemiology Symposium, 1999.

152.
INOUE-NAGATA, A.K. ; NAGATA, TATSUYA ; Miranda, J.D.R. ; BEZERRA, I. C. ; RIBEIRO, Simone G ; ÁVILA, A. C. . Expression of the coat protein of tomato infecting Geminivirus in Escherichia coli for serological studies.. In: 10th National meeting of Virology, 1999, Curitiba, PR. Virus Reviews & Research, 1999. v. 4. p. 151.

153.
SILVA, M. S. ; MARTINS, C. R. ; BEZERRA, I. C. ; ÁVILA, A. C. ; NAGATA, TATSUYA ; RESENDE, R. O. . Movement protein, an additional parameter for tospovirus taxonomy. In: 10th NAtional meeting of Virology, 1999, Curitiba, PR. Virus Reviews & Research, 1999. v. 4. p. 155.

154.
SILVA, M. S. ; MARTINS, C. R. ; BEZERRA, I. C. ; ÁVILA, Antonio C de ; NAGATA, TATSUYA ; RESENDE, Renato O . Molecular and sructural characterization of movement protein of Tospoviruses.. In: 32o congresso nacional de fitopatologia, 1999, Curitiba, PR. Fitopatologia Brasileira, 1999. v. 24. p. 380-380.

155.
SILVA, M.S., MARTINS, C.R., BEZERRA, I., DE ÁVILA, ; MARTINS, C.R. ; BEZERRA, I. ; DE ÁVILA, A.C. ; NAGATA, TATSUYA ; RESENDE, Renato de Oliveira . Diversity of tospoviral NSm movement protein and its possible involvement in the virus-host interaction. In: 31o Congresso Brasileiro de Fitopatologia (1998), 1998. Fitopatologia Brasileira, 1998. v. 23. p. 325-325.

156.
SILVA, M. S. ; MARTINS, C. R. ; BEZERRA, I. C. ; ÁVILA, A. C. ; NAGATA, TATSUYA ; RESENDE, R. DE O. . Comparison of the NSm Movement protein among tospoviruses. In: 9th National meeting of Virology, 1998, São Lourenço, MG. Virus Reviews & Research, 1998. v. 3. p. 147.

157.
INOUE-NAGATA, A.K. ; NAGATA, TATSUYA ; KORMELINK, R. ; KITAJIMA, E.W. ; GOLDBACH, R ; PETERS, D. . How to avoid generation of defective interfering RNAs of tomato spotted wilt virus in greenhouses.. In: 30o Congresso Brasileiro de Fitopatologia (1997), 1997, Florianapolis, SC. Fitopatologia Brasileira, 1997. v. 22. p. 336-336.

158.
NAGATA, TATSUYA; INOUE-NAGATA, A.K. ; GOLDBACH, R. ; PETERS, D. . Primary cell cultures of thrips: a tool to study tospovirus infections in vector cells.. In: 30o Congresso Brasileiro de Fitopatologia (1997), 1997, Florianapolis, SC. Fitopatologia Brasileira, 1997. v. 22. p. 339-340.

159.
BEZERRA, I. C. ; POZZER, L. ; NAGATA, TATSUYA ; LIMA, M.I. ; KITAJIMA, E. W. ; DE ÁVILA, A.C ; RESENDE, R. DE O. . Chrysanthemum stem necrosis (CSNV), a proposed new species in the tospovirus genus.. In: XXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1996, Campo Grande, MS. Fitopatologia Brasileira, 1996. v. 21. p. 430.

160.
POZZER, L. ; RESENDE, R. DE O. ; BEZERRA, I. C. ; NAGATA, TATSUYA ; LIMA, M.I. ; KITAJIMA, E. W. ; DE ÁVILA, A.C . Zucchini lethal chlorotic virus (ZLCV), a proposed new species in the Tospovirus genus.. In: XXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1996, Campo Grande, MS. Fitopatologia Brasileira, 1996. v. 21. p. 432.

161.
NAGATA, TATSUYA; DE ÁVILA, A.C. ; ALEXANDRE, M.A.V. ; RESENDE, R.O. . Serological characterization of a tospovirus isolated from chrysanthemum in Atibaia, São Paulo state.. In: 27o Congresso Brasileiro de Fitopatologia (1994), 1994, Aracaju, SE. Fitopatologia Brasileira, 1994. v. 19. p. 321-321.

162.
POZZER, L. ; NAGATA, TATSUYA ; LIMA, M.I. ; KITAJIMA, E.W ; RESENSE, R. DE O. ; DE ÁVILA, A.C. . A new tospovirus naturally infecting cucurbitaceae in Brazil.. In: Congresso Brasileiro de fitopatologia, 1994, Aracaju, SE. Fitopatologia Brasileira, 1994. v. 19. p. 321-321.

163.
POZZER, L. ; NAGATA, TATSUYA ; LIMA, M.I. ; KITAJIMA, E.W. ; RESENDE, R.O. ; DE ÁVILA, A.C. . Sapeca an onion disease in the sub-medio São Francisco region, Brazil, is caused by a tospovirus with a serologically distinct nucleocapsid protein.. In: 27o Congresso Brasileiro de Fitopatologia (1994), 1994, Aracaju, SE. Fitopatologia Brasileira, 1994. v. 19. p. 321-321.

164.
NAGATA, TATSUYA; DE ÁVILA, A.C., MELO, P.C.T., DE BARBOSA, C.J., JU ; MELO, P.C.T. ; DE BARBOSA, C.J. ; JULIATI, J.C . Occurrence of different tospoviruses in six states of Brazil.. In: 27o Congresso Brasileiro de Fitopatologia (1994), 1994, Aracaju, SE. Fitopatologia Brasileira, 1994. v. 19. p. 321-321.

165.
DUARTE, L.M.L, RIVAS, E.B., ALEXANDRE, M.A.V., DE ; RIVAS, E.B. ; ALEXANDRE, M.A.V. ; DE ÁVILA, A.C ; NAGATA, TATSUYA . Necrotic stem of chrysanthemum caused by a novel tospovirus.. In: 27o Congresso Brasileiro de Fitopatologia (1994), 1994, Aracaju, SE. Fitopatologia Brasileira, 1994. v. 19. p. 299-299.

166.
DUSI, A.N. ; NAGATA, TATSUYA ; IIZUKA, N. . First report of pea seed-borne mosaic virus in Brazil.. In: 26o Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1993, Gramado, RS. Fitopatologia Brasileira, 1993. v. 18. p. 83-83.

167.
DUSI, A.N. ; NAGATA, TATSUYA ; BOITEUX, L.S. ; GIORDANO, L.B. . Wide spectrum resistance source to tospovirus in tomato.. In: 26o Congresso Brasileiro de Fitopatologia (1993), 1993, Gramado, RS. Fitopatologia Brasileira, 1993. v. 18. p. 89-89.

168.
LIMA, M.I., CUPERTINO, F.P., BOITEUX, L.S., DE ÁVI ; CUPERTINO, F.P. ; BOITEUX, L.S. ; DE ÁVILA, A.C. ; NAGATA, TATSUYA . In situ immunolabelling of tospovirus isolates found in the Federal District, Brazil.. In: 26o Congresso Brasileiro de Fitopatologia (1993), 1993, Gramado, RS. Fitopatologia Brasileira, 1993. v. 18. p. 132-132.

169.
NAGATA, TATSUYA; DE ÁVILA, A.C. ; DUSI, A.N. . Detection of tospovirus species by Dot-ELISA.. In: 26o Congresso Brasileiro de Fitopatologia (1993), 1993, Gramado, RS. Fitopatologia Brasileira, 1993. v. 18. p. 323-323.

170.
NAGATA, TATSUYA; DE ÁVILA, A.C. ; MELO, P.C.T. ; BOITEUX, L.S. . Geographical distribution of tospovirus species in São Paulo State and Federal District.. In: 26o Congresso Brasileiro de Fitopatologia (1993), 1993, Gramado, RS. Fitopatologia Brasileira, 1993. v. 18. p. 324-324.

171.
NAGATA, TATSUYA; BOITEUX, L.S. ; IIZUKA, N. ; DUSI, A.N. . Host range and serology for identification of tomato spotted wilt virus groups occurring on tomato and sweet pepper in Brazil.. In: 25o Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1992, Gramado, RS. Fitopatologia Brasileira, 1992. v. 17. p. 216.

172.
NAGATA, TATSUYA; BOITEUX, L.S. . Field evaluation of Capsicum germ plasm for resistance to tomato spotted wilt virus.. In: 25o Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1992, Gramado, RS. Fitopatologia Brasileira, 1992. v. 17. p. 209-209.

173.
REIFSCHNEIDER, F.J.B ; BOITEUX, L.S. ; NAGATA, TATSUYA . Source of genetic multiple disease resistance to Phytophthora capsici; tomato spotted wilt virus (TS) and potato virus Y (PVY) in Capsicum.. In: 25o Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1992, Gramado, RS. Fitopatologia Brasileira, 1992. v. 17. p. 209-209.

174.
FONSECA, M.E.N. ; NAGATA, TATSUYA ; BOITEUX, L.S. . Enzymatic cDNA amplification of tomato spotted wilt virus from infected tomato and pepper plants.. In: 25o Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1992, Gramado, RS. Fitopatologia Brasileira. v. 17. p. 116-116.

Apresentações de Trabalho
1.
Tatsuya, Nagata. Getting started with NGS analysis for RNA viral sequence identification using environmental, crinical and plant samples. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Tatsuya, Nagata. Next generation sequencing (NGS): uma ferramenta útil para indexação e descoberta de vírus que infectam plantas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BLAWID, R. ; Tatsuya, Nagata . Tymovirus: a model to study virus-host interactions. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Tatsuya, Nagata. Kit diagnóstico utilizando antígenos obtidos a partir de alface geneticamente modificadas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Tatsuya, Nagata. Metagenoma viral. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
Tatsuya, Nagata. Planta como Biorreator: uso de planta para expressar o antígeno multiepítopo do Dengue vírus para kit diagnóstico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
JUNQUEIRA, B. R. T. ; Nicolini, C. ; Lucinda, N. ; NAGATA, T. . TWO-STEP CLONING PROCEDURE FOR THE CONSTRUCTION OF INFECTIOUS CDNA CLONES OF PEPPER MILD MOTTLE VIRUS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
NAGATA, TATSUYA. Advances in the study of the Melon yellowing-associated virus (MYaV). 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
NAGATA, TATSUYA. Plant Virology in Brazil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
NAGATA, TATSUYA; ALVES, D M T ; INOUE-NAGATA, A.K. ; KITAJIMA, E. W. ; ÁVILA, A. C. . Emerging virus on melon: Carlavirus or another genus. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
NAGATA, Alice Kazuko Inoue ; NAGATA, TATSUYA ; BEZERRA, I. C. ; SANTANA, F. M. ; RIBEIRO, S. G. ; ÁVILA, Antonio Carlos de ; GIORDANO, L. B. . Detecção de geminivírus com sonda não radioativa. Brasília: Embrapa, 2000 (Circular técnica).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 NAGATA TATSUYA; RESENDE, R. O. ; ROCHA QUEIROZ LIMA, MONIQUE ; MALDANER, F. R. ; SANTOS, F. B. ; FRANCO, Octávio Luis ; Francisco J.L. Aragão . PRODUÇÃO DE ANTÍGENO MULTIEPÍTOPO DO VÍRUS DA DENGUE, MÉTODO DE OBTENÇÃO EM PLASMÍDEOS PARA TRANSFORMAÇÃO DE CLOROPLASTO E USO DESSES PEPTÍDEOS PARA DETECÇÃO DA DENGUE. 2013, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201300272, título: "PRODUÇÃO DE ANTÍGENO MULTIEPÍTOPO DO VÍRUS DA DENGUE, MÉTODO DE OBTENÇÃO EM PLASMÍDEOS PARA TRANSFORMAÇÃO DE CLOROPLASTO E USO DESSES PEPTÍDEOS PARA DETECÇÃO DA DENGUE" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 23/10/2013; Concessão: 24/10/2013.

2.
 Tatsuya, Nagata; DOMINGUES, R.A.S. ; ARAUJO, D. M. P. A. ; SANTOS, F. B. ; RIBEIRO, B. M. . PEPTÍDEOS IMUNOGÊNICOS DA PROTEÍNA NS1 DOS VÍRUS DA DENGUE, SEU MÉTODO DE OBTENÇÃO EM BACULOVÍRUS POR MEIO DA FUSÃO COM A POLIEDRINA E SEU USO PARA FINALIDADE DIAGNÓSTICA. 2014, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020140186093, título: "PEPTÍDEOS IMUNOGÊNICOS DA PROTEÍNA NS1 DOS VÍRUS DA DENGUE, SEU MÉTODO DE OBTENÇÃO EM BACULOVÍRUS POR MEIO DA FUSÃO COM A POLIEDRINA E SEU USO PARA FINALIDADE DIAGNÓSTICA" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 30/07/2014; Concessão: 31/07/2014.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Tatsuya, Nagata. Participação em banca de João Marcos Fagundes Silva. Descoberta de novos vírus vegetais e estudo da diversidade viral intra-hospedeiro a partir de dados gerados por sequenciamento em larga escala. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília.

2.
Tatsuya, Nagata. Participação em banca de Nataly Mitie Natsume Moriya. Estudo de viroma em água de esgoto influente e efluente na estação de tratamento de esgoto Norte em Brasília. 2018. Dissertação (Mestrado em Biologia Microbiana) - Universidade de Brasília.

3.
Tatsuya, Nagata. Participação em banca de Jéssica Pinheiro Silva. Expressão heteróloga de proteínas de C. thermocellum e montagem de celulossomos in vitro visando aplicação biotecnológica. 2018. Dissertação (Mestrado em Biologia Microbiana) - Universidade de Brasília.

4.
Tatsuya, Nagata. Participação em banca de Flávia Milene Barros dos Santos. Análise do viroma em espécies arbóreas. 2016. Dissertação (Mestrado em Biologia Microbiana) - Universidade de Brasília.

5.
Tatsuya, Nagata. Participação em banca de Clara Wandenkolck Silva. Organização, Caracterização e Análise do Genoma de um Baculovírus isolado de Lonomia obliqua. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília.

6.
Tatsuya, Nagata. Participação em banca de Maria Paula Carneiro de Oliveira. Construção in Vitro de bibliotecas de cadeiras leves humanas para seleção de novos anticorpos anti-CD3. 2015. Dissertação (Mestrado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília.

7.
Tatsuya, Nagata. Participação em banca de Paulo Sousa Prado. Validação e confiabilidade do teste rápido SD Bioeasy Dengue Duo para o diagnóstico da Dengue na rede de saúde publica do Distrito Federal. 2015. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

8.
NAGATA, TATSUYA. Participação em banca de Greice Kelly Menezes Martins. Baculovírus como vetor para expressão da glicoproteína do vírus da raiva em células de inseto e de mamífero e análise transcricional de células infectadas com vírus da dengue. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos Graduação em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília.

9.
NAGATA, TATSUYA. Participação em banca de Adelmo Martins Rodrigues. Ocorrência, destribuição e diagnose de vírus associados à cultura da melância no estado do Tocantins. 2011. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins.

10.
NAGATA, TATSUYA. Participação em banca de Victor Edgard Tavares Sousa. Expressão e Caracterização de fragmentos de anticorpos recombinantes Anti-CD3 Humano em Pichia pastoris. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília.

11.
NAGATA, TATSUYA. Participação em banca de Raquel Medeiros Vasques Bonnet. Efeito de candidatos a supressores de slienciamento gênico vial em expressão de proteína recombinante em plantas. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília.

12.
RIBEIRO, Bergmann Morais; NAGATA, TATSUYA; De Souza, M.L.. Participação em banca de Anabele Azevedo Lima. Análise do efeito causado pelos quitinase e catepsina dos baculovírus CfDefNPV e AcMNPV quando inseridos no genoma do baculovírus Anticarsia gemmatalis multiple nucleopolyhedrovirus (AgMNPV). 2008. Dissertação (Mestrado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília.

13.
RIBEIRO, S. G.; RESENDE, Renato de Oliveira; NAGATA, TATSUYA. Participação em banca de Patrícia Pereira da Silva. Caracterização biológica e molecular do complexo Potato virus Y (PVY) infectando plantas de batata de distintas regiões produtoras do Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Fitopatologia) - Universidade de Brasília.

14.
NAGATA, TATSUYA; TORRES, Fernando Araripe G; FONSECA, Marcio José Poças. Participação em banca de Rosemary Vilaça. Análise funcional do gene KEX2 de Paracoccidioides brasiliensis em Saccharomyces cerevisiae. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília.

15.
NAGATA, TATSUYA; FRANCO, Octávio Luis; SANTANA, Jaime Martins de. Participação em banca de Sandra Elisa de Sousa Carvalho. Identificação de genes candidatos com função hemoítica do Trichomonas vaginalis.. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília.

16.
NAGATA, TATSUYA; RIBEIRO, Bergmann Moraes; NORONHA, Eliane Ferreira. Participação em banca de Letícia Silva Fagundes. Sequenciamento do genoma completo do Dengue vírus sorotipo 1 do DF e expressão de proteínas virais ME em Pichia pastoris.. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília.

17.
QUIRINO, Betania F; DUVAL, Alice M Quezado; NAGATA, TATSUYA. Participação em banca de Lílian Silveira Travassos do Carmo. Caracterização da variabilidade natural da resposta a um isolado brasileiro de Xanthomonas campestris pv. Campestris em Arabidopsis thaliana.. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília.

18.
RIBEIRO, Bergmann Moraes; RESENDE, Renato de Oliveira; NAGATA, TATSUYA. Participação em banca de Mariana Hallwass. Uso de bioinseticida baculovírus Anticarsia germmatalis multiple nucleopolyhedrovirus como vetor de expressão de proteínas com interesse fitopatológico e como sistema biológico para análise da interação vírus/hospedeiro.. 2005. Dissertação (Mestrado em Fitopatologia) - Universidade de Brasília.

19.
NAGATA, TATSUYA; RIBEIRO, Bergmann Morais; MORAES, Lídia Maria Pepe de. Participação em banca de Marcelo Padilha Carpes. Apoptose e Baculovírus: Gene iap-3 e análise do mutante vApAg. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília.

20.
NAGATA, TATSUYA; RIBEIRO, Bergmann Morais; KRÜGER, R.. Participação em banca de Aiessa Alves Sardagna. Caracterização molecular de Dengue virus sorotipo 1 autóctones ao Distrito Federal - Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília.

Teses de doutorado
1.
Tatsuya, Nagata. Participação em banca de Layssa Miranda de Oliveira Portela. Norovírus Humano GII.4 Sydney: Caracterização Molecular e Desenvolvimento de clone infeccioso e replicon. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília.

2.
Tatsuya, Nagata. Participação em banca de Raquel Medeiros Vasques Bonnet. Desenvolvimento de vetores virais para produção de proteínas recombinantes. 2018. Tese (Doutorado em BIOTECNOLOGIA E BIODIVERSIDADE - REDE PRÓ-CENTRO-OESTE) - Universidade de Brasília.

3.
Tatsuya, Nagata. Participação em banca de Karoline dos Anjos. Calicivírus humanos:Pesquisas em amostras de esgoto, construção de clone e modelagem estrutural. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília.

4.
Tatsuya, Nagata. Participação em banca de Rayane Nunes Lima. Interações Tospovírus-Planta: Caracterização Estrutural de Proteínas de Tospovírus e Identificação de interações entre proteínas virais e celulares. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília.

5.
Tatsuya, Nagata. Participação em banca de Silvia Leão de Carvalho. PRODUÇÃO DE UM CLONE INFECCIOSO E ANÁLISE DA LOCALIZAÇÃO SUBCELULAR DAS PROTEÍNAS CODIFICADAS PELO BLOCO TRIPLO DE GENES DO Cowpea mild mottle virus. 2016. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Viçosa.

6.
Tatsuya, Nagata. Participação em banca de Lorena Carvalho de Souza Chaves. Uso de baculovírus como ferramenta para produção de antígenos vacinais e "virus like particles (VLPs). 2016. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília.

7.
Tatsuya, Nagata. Participação em banca de Marcelo Henrique Savoldi Picoli. Identificação de caracterização genômica de um isolado do Bean rugose mosaic virus. 2015. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

8.
Tatsuya, Nagata. Participação em banca de Cristina Moura Andrade. Silenciamento gênico induzido pelo hospedeiro (HIGS) do gene da quitina sintase em Sclerotinia sclerotiorum. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília.

9.
Tatsuya, Nagata. Participação em banca de Ana Claudia de Souza. Expressão transiente de proteínas recombinantes utilizado sistema de planta. 2014. Tese (Doutorado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília.

10.
De Souza, M.L.; RIBEIRO, Bergmann Morais; Campos, E.G.; NAGATA, TATSUYA; Pedrini, M.R.S.. Participação em banca de Syomara Hakiko M. Soares de Rezende. Caracterização molecular de mutantes gerados pela passagem serial do baculovírus Anticarsia gemmatalis MNPV em cultura de células. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular) - Universidade de Brasília.

11.
NAGATA, TATSUYA; RESENDE, R. O.; INOUE-NAGATA, A. K.; RIBEIRO, S. G.; Francisco J.L. Aragão. Participação em banca de Kenny Bonfim. Resistência ao Bean golden mosaic virus mediada por RNA interferente em plantas transgênicas de feijoeiro.. 2007. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília.

12.
NAGATA, TATSUYA; RIBEIRO, Bergmann Morais; SANTANA, Jaime Martins de; BAO, Sonia. Participação em banca de José de Souza Soares. Análise da patologia da infeccção em larvas de Anticarsia germmatalis com uso de baculovírus recombinantes. 2005. Tese (Doutorado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília.

13.
NAGATA, TATSUYA; ÁVILA, Antonio Carlos de; NAGATA, Alice Kazuko Inoue; RIBEIRO, Bergmann Morais; MARTINS, Claudia Renata Fernandes. Participação em banca de Fernanda Antinolfi Lovato. Análise da seqüencia das glicoproteínas de tospovírus com ocorrência no Brasil e estudo da reação de resistência de Capsicum chinense a Tomato spotted wilt virus. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília.

14.
NAGATA, TATSUYA; RIBEIRO, Bergmann Morais. Participação em banca de Simone Perecmanis. Construção de Baculovírus recombinante com gene de Serino protease Fúngica. 2004 - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
NAGATA, TATSUYA. Participação em banca de Sócrates Souza Ornelas. Inibição da replicação do vírus da Leucemia felina (FELV) em células cronicamente infectadas atravéz da utilização de RNA de interferência. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pos Graduação em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília.

2.
RIBEIRO, Bergmann; NAGATA, TATSUYA; ELITE, Maria. Participação em banca de José de Souza Soares. Patologia de Baculovírus. 2004 - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
QUIRINO, Betania F; NAGATA, TATSUYA; ÁVILA, Antonio Carlos de. Participação em banca de Bárbara Garcia de Santana.Análise da resistência de Arabidopsis thaliana a um isolado de Ralstonia solanacearum.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Católica de Brasília.

2.
NAGATA, TATSUYA; FRANCO, Octávio Luis. Participação em banca de Camila Louly Corrêa.Prospecção de novos agentes com ação Tricomonicida. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Católica de Brasília.

3.
NAGATA, TATSUYA; Otávio Toledo Nobrega. Participação em banca de Vinícius Carolino Souza.Padronização de metodologia para genotipágem de ApoE por seqüenciamento de DNA.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Católica de Brasília.

4.
NAGATA, TATSUYA; INOUE-NAGATA, A. K.; FERREIRA, Paulo de Tarso. Participação em banca de Thaís Oliveira Lemos.Clonagem e caracterização molecular de uma nova espécie de begomovírus.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Católica de Brasília.

5.
DUSI, Andre N; NAGATA, TATSUYA; FERREIRA, Paulo de Tarso. Participação em banca de Cristiane Lopes de Oliveira.Avaliação da resistência de batata (Solanum tuberosum) geneticamente modificada ao Potato virus Y (PVY) em contenção e em condições de campo.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Católica de Brasília.

6.
MILLER, Robert Neil Gerard; NORONHA, Eliane Ferreira; NAGATA, TATSUYA. Participação em banca de Gláucia Emy Olida Midorikawa.Desenvolvimento de PCR múltiplo para o diagnóstico molecular do fungo Aspergillus flavus, produtor de aflatoxinas em castanha de caju e castanha do Brasil.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Católica de Brasília.

7.
NAGATA, TATSUYA; MILLER, Robert G N; NORONHA, Eliane F. Participação em banca de Gláucia E. O. Midorikawa.Desenvolvimento de PCR múltiplo para o diagnóstico molecular do fungo Aspergillus flavus, produtor de aflatoxinas em castanha de caju e castanha-do-Brasil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Católica de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Tatsuya, Nagata. Edital 03/2018 - Demanda Espontânea. 2018. Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal.

2.
Tatsuya, Nagata. Seleção de doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade. 2015. Universidade de Brasília.

3.
Tatsuya, Nagata. Seleção de doutorado em Biologia Molecular. 2014. Universidade de Brasília.

4.
NAGATA, TATSUYA. Membro titular da Banca examinadora de seleção para Mestrado em Patologia Molecular, UnB. 2011.

5.
NAGATA, TATSUYA. Membro titular da Banca examinadora de Seleção para Mestrado em Biologia Molecular. 2008. Universidade de Brasília.

6.
NAGATA, TATSUYA; Cláudio`Lúcio Costa. Edital 02/2007, FAP-DF. 2007. Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal.

7.
NAGATA, TATSUYA. Avaliação Ad Hoc do MAcroprograma 3-DEsenvolvimento Tecnológico Incremental do Agronegócio. 2006. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

8.
NAGATA, TATSUYA. Avaliador dos Macroprogramas 1,2,3,e 6 da Embrapa. 2006. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

9.
NAGATA, TATSUYA. Habilitação dos laboratórios de Saúde Pública e Instituições de Pesquisa como Laboratórios de Referência para Diversos agravos de interesse a saúde pública.. 2006. Ministério da Saúde.

10.
NAGATA, TATSUYA. Edital nº 03/2005 - Programa de Apoio a Capacitação Laboratorial. 2005. Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal.

11.
NAGATA, TATSUYA. Avaliação do projeto do Programa De Apoio à infra-estrutura de CT&I para Jovens Pesquisadores-FAP-DF. 2004. Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
49o Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Tymovirus: a model to study virus-host interactions. 2016. (Congresso).

2.
Interação Tospovírus-tripes na disciplina LEF-828 Transmissão de Fitopatógenos por Artrópodos..A aula Interação Tospovírus-tripes na disciplina LEF-828 Transmissão de Fitopatógenos por Artrópodos.. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Tatsuya, Nagata. XXVI Brasilian Congress of Virology. 2015. (Congresso).

2.
Tatsuya, Nagata. XXV Brazilian Congress of Virology. 2014. (Congresso).

3.
NAGATA, TATSUYA. Mesa Redonda Trends in Vaccine development:. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Leonardo Lopes da Luz. Expressão de antígenos multiepítopos de vírus da Zika e Dengue em vetor viral vegetal para desenvolvimento de kit diagnóstico. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Biologia Microbiana) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
João Marcos Fagundes Silva. Desenvolvimento de um pipeline para a análise da diversidade viral e Caracterização de moléculas de RNA de origem viral presentes em vesículas extracelulares a partir de dados gerados por. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Thiago Marques Costa. Estudo do complexo de replicação viral do Curcubit aphid-borne yellows virus (CABYV) e desenvolvimento de meloeiro resistente ao CABYV por CRISPR/Cas9. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Larissa da Costa Souza. Análise do viroma em amostras de secreção nasofaringe/traqueal por Next Generation sequencing e PCR. Início: 2017. Tese (Doutorado em Biologia Microbiana) - Universidade de Brasília. (Orientador).

4.
Moana Lima Tavares. Estudo do mecanismo molecular envolvido na transmissão de Pepper ringspot virus por nematoides e na formação do complexo de replicação viral. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

5.
THAIS PEREIRA MARTINS. Desenvolvimento de um método eficiente e específico de controle de Bemisia tabaci utilizando peptídeos tóxicos de aranha carreados por proteína viral. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Dione Mendes Teixeira Alves-Freitas. Início: 2018. Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal.

2.
Raquel Sampaio de Oliveira. Início: 2017. Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal.

Iniciação científica
1.
Lizandra Costa Pereira Brandt. Estudo da replicação viral do polerovírus Curcubit aphid-borne yellows virus (CABYV). Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Ravi Narayan Souza Campos. Estudo do mecanismo molecular envolvido na transmissão por nematoides e replicação do Pepper ringspot virus e aplicação do clone infeccioso do vírus. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Brasília. (Orientador).

3.
Matheus Hideki Kihara Maeda. Estudo do mecanismo molecular envolvido na transmissão por nematoides e replicação do Pepper ringspot virus e aplicação do clone infeccioso do vírus. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade de Brasília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
João Marcos Fagundes Silva. Descoberta de novos vírus e estudo da diversidade viral intrahospedeiro a partir de dados gerados por sequenciamento em larga escala. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

2.
Nataly Mitie Natsume Moriya. ESTUDO DE VIROMA EM ÁGUA DE ESGOTO INFLUENTE E EFLUENTE EM BRASÍLIA. 2018. Dissertação (Mestrado em Biologia Microbiana) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Tatsuya Nagata.

3.
Thiago Marques Costa. Caracterização do carlavírus Melon yellowing-associated virus e do polerovírus Cucurbit aphid-borne yellows virus. 2018. Dissertação (Mestrado em Fitopatologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Tatsuya Nagata.

4.
Pedro Brant. Análise metagenômica de vírus em espécies ornamentais. 2017. Dissertação (Mestrado em Fitopatologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Tatsuya Nagata.

5.
Bruna Rayane Teodoro Junqueira. Estabelecimento de um sistema de genética reversa para Pepper mild mottle virus e uso de cp como apresentador múltiplo de epítopos. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

6.
Raissa Allan Santos Domingues. Desenvolvimento de um teste sorológico capaz de detectar anticorpos anti-NS1 de Dengue virus. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos Graduação em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Tatsuya Nagata.

7.
Layssa Miranda de Oliveira. Produção e caracterização de anticorpos monoclonais para o norovírus NoV GII.4 de amplo e restrito espectro. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos Graduação em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Tatsuya Nagata.

8.
Karoline dos Anjos. Análise do genoma completo de um isolado de Sapovirus no Distrito Federal e expressão do capsídeo do vírus para a produção de "Virus-like particles" pelo sistema de baculovírus recombinantes. 2012. Dissertação (Mestrado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Tatsuya Nagata.

9.
Denise Takamatsu. Detecção por imunoensaio e caracterização molecular de isolados de Norovírus genogrupo II do Distrito Federal de 2006 a 2008. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos Graduação em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

10.
Raíssa Allan Santos Domingues. Desenvolvimento de sistema de diagnóstico precoce em pacientes em fase febril inicial da Dengue via detecção de NS1 do Dengue virus. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos Graduação em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

11.
Kelly Barreto Rodrigues. Expressão de proteina recombinante da capa do Citrus sudden death-associated virus utilizando sistema de baculovírus e produção de anticorpo. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

12.
Raquel Medeiros Vasques Bonnet. O efeito de supressor de RNAi em expressão de proteína recombinante em planta. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. Orientador: Tatsuya Nagata.

13.
Francisca Aline Carvalho Nunes. A construção de clone infeccioso do Citrus sudden death-assciated virus. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília, Fundo de Defesa de Citricultura. Orientador: Tatsuya Nagata.

14.
Franciele Roberta Maldaner. Expressão de antígeno multiepítopo do Dengue virus em planta utilizando o vetor de PVX. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

15.
Aline dos Santos Ribeiro. Expressão de proteínas não estruturais do vírus do Dengue e busca de genes candidatos a supressão de RNA interferente. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília, . Orientador: Tatsuya Nagata.

16.
Keisiane Rodrigues Carvalho. Caracterização molecular das partículas defectivas do Citrus tristeza virus e isolado premunizante do vírus. 2007. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília, Fundo de Defesa de Citricultura. Orientador: Tatsuya Nagata.

17.
Maria Creuza do Espírito Santo Barros. Expressão de proteínas do vírus da Dengue em células de inseto utilizando o sistema Baculovírus de expressão.. 2007. Dissertação (Mestrado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília, . Coorientador: Tatsuya Nagata.

18.
Aline Welzel. Baculovírus recombinantes contendo genes de proteases são mais virulentos contra Spodoptera frugiperda.. 2006. 124 f. Dissertação (Mestrado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília, . Coorientador: Tatsuya Nagata.

19.
CAMILA CHAVES PINA DE BARROS. Sequenciamento do Genoma Completo e Expressão Heteróloga da Capa Protéica do Marafivirus Associado à Morte Súbita dos Citros. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília, Fundo de Defesa de Citricultura. Orientador: Tatsuya Nagata.

20.
Aline dos Santos Ribeiro. Identificação de supressor de RNAi do vírus do Dengue. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília, Universidade Católica de Brasília. Orientador: Tatsuya Nagata.

21.
Letícia S Fagundes. Seqïenciamento do genoma completo do Dengue vírus sorotipo 1 do DF e expressão de proteínas virais ME em Pichia pastoris. 2005. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília, . Orientador: Tatsuya Nagata.

22.
Aiessa A Sardagna. Caracterização molecular de Dengue virus sorotipo 1 autóctones ao Distrito Federal- Brasil.. 2003. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília, . Orientador: Tatsuya Nagata.

Tese de doutorado
1.
Raquel Medeiros Vasques Bonnet. A QUARTA GERAÇÃO DE VETOR VIRAL PARA PRODUÇÃO DE PROTEÍNAS RECOMBINANTES FARMACÊUTICAS EM PLANTA. 2018. Tese (Doutorado em BIOTECNOLOGIA E BIODIVERSIDADE - REDE PRÓ-CENTRO-OESTE) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Tatsuya Nagata.

2.
Layssa Miranda de Oliveira Portela. Norovírus Humano GII.4 Sydney: Caracterização Molecular e Desenvolvimento de clone infeccioso e replicon. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Tatsuya Nagata.

3.
Karoline dos Anjos. Calicivírus humanos: pesquisa em amostra de esgoto, construção de clone e modelagem estrutural. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

4.
Taise Bijora. Construção de um clone infeccioso do Bean rugose mosaic virus infectivo a feijão comum e soja através de clonagem por Gibson Assembly. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Tatsuya Nagata.

5.
Layssa Miranda de Oliveira. Desenvolvimento de clone infeccioso de Norovírus Humano e identificação de proteína do hospedeiro essencial para replicação viral para controle do vírus. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Tatsuya Nagata.

6.
Ana Cláudia de Souza. EXPRESSÃO TRANSIENTE DE PROTEÍNAS RECOMBINANTES UTILIZANDO SISTEMA DE PLANTA. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pos Graduação em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Tatsuya Nagata.

7.
Franciele Roberta Maldaner. Expressão de antigeno tetra-epitopo do virus Dengue em cloroplastos de alface e avaliação do seu potencial diagnóstico para detecção de anticorpos IgG contra os quatro sorotipos da Dengue. 2013. Tese (Doutorado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

8.
Adriana Ribeiro Silva Batista. TÉCNICAS PARA O DESENVOLVIMENTODE cDNA INFECCIOSO DO PEPPER RINGSPOT VIRUS E CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE DOIS NOVOS ISOLADOS DO VÍRUS. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Tatsuya Nagata.

9.
Thaís Alves da Costa Lamounier. Produção de Virus Like Particles de Norovírus GII.4 para seleção de anticorpos monoclonais humanos a partir de biblioteca apresentada em fagos. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pos Graduação em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília, . Orientador: Tatsuya Nagata.

10.
Kelly Barreto Rodrigues. Estudo da localização subcelular das proteínas virais p29 e CP de Pepper ringspot virus e sua interação com as mitocôndrias. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília, . Orientador: Tatsuya Nagata.

11.
Ana Cláudia de Souza. EXPRESSÃO DE PROTEÍNA DE CAPSÍDEO DE NOROVÍRUS PARA OBTENÇAO DE VLP UTILIZANDO PLANTA COMO BIORREATOR. 2010. Tese (Doutorado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília, . Orientador: Tatsuya Nagata.

12.
Thaís Alves da Costa Lamounier. Expressão de Virus-like particles (VLPs) de Norovirus pelo sistema de Baculovírus e seleção de anticorpos monoclonais humanos utilizando Biblioteca apresentada em fagos (Phage Display). 2010. Tese (Doutorado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília, . Orientador: Tatsuya Nagata.

13.
Sandra Elisa de Sousa Carvalho. Caracterização molecular de vírus do Dengue sorotipo-1 e desenvolvimento de cDNA infeccioso. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pos Graduação em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Rosana Blawid. Produção de plantas transgênicas imunes à infecção viral com uma nova estratégia baseada no impedimento da replicação do vírus. 2015. Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tatsuya Nagata.

2.
Rosana Blawid. 2014. Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tatsuya Nagata.

3.
Kelly Barreto Rodrigues. 2014. Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tatsuya Nagata.

4.
Cícero Nicolini. Efeito da eficiência de expressão e interação de supressores de silenciamento gênico pós-transcricional dos vírus vegetais em Nicotiana benthamiana. 2011. Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tatsuya Nagata.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Anna Karoline Fausto da Silva. Sequenciamento e análise da etremidade 5' do Bidens mosaic virus. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Tatsuya Nagata.

2.
Priscila Amorim Oliveira. CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DO BIDENS MOSAIC VIRUS ISOLADO DE ERVILHA (PISUM SATIVUM L.). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Universidade Católica de Brasília, Universidade Católica de Brasília. Orientador: Tatsuya Nagata.

3.
Luisa Silva Dutra. CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DO VÍRUS ASSOCIADO À DOENÇA DO AMARELÃO DO MELOEIRO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Tatsuya Nagata.

4.
Thaís Tamara Castro e Souza. projeto Desenvolvimento de kit simples de detecção de vírus do Dengue por Rapid Immunofilter Paper Assay. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Universidade Católica de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

5.
Clarissa Pedrosa C. Gomes. Análise da variação gênica do Citrus tristeza virus isolado de laranjeira com sintomas de Morte Súbita dos Citros. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Universidade Católica de Brasília, Fundo de Defesa de Citricultura. Orientador: Tatsuya Nagata.

6.
HUGO CARVALHO BARROS GONÇALVES. Genotipágem de Rotavírus circulantes no DF. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Farmácia) - Universidade Católica de Brasília, Universidade Católica de Brasília. Orientador: Tatsuya Nagata.

7.
Fabrícia da Costa Maia. Melhoramento de técnica de imunocromatografia para detecção de vírus. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Católica de Brasília, Universidade Católica de Brasília. Orientador: Tatsuya Nagata.

8.
Wesley Braga da Rocha. Seqüenciamento de genome do Pepper yellow mosaic virus. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Universidade Católica de Brasília, Universidade Católica de Brasília. Orientador: Tatsuya Nagata.

Iniciação científica
1.
Lizandra Costa Pereira Brandt. Caracterização molecular e biológica do Melon yellowing-associated virus e de uma nova espécie de polerovírus em Cucumis melo. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

2.
Tainá Ornelas de Oliveira. Desenvolvimento de gene termoestável de resistência L3 de Capsicum contra tobamovirus. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

3.
Matheus Almeida Duarte. Desenvolvimento de vetor viral vegetal baseada em Pepper mild mottle virus. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

4.
Lizandra Costa Pereira Brandt. Caracterização molecular e biológica do Melon yellowing-associated virus e de uma nova espécie de polerovírus em Cucumis melo. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Tatsuya Nagata.

5.
Dayane Prado Medeiros. Modificação de clone infeccioso de Pepper ringspot virus para construção de vetor viral vegetal. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Tatsuya Nagata.

6.
João Marcos Fagundes Silva. Construção de clone infeccioso de Pepper ringspot virus e estudo de replicação do vírus. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

7.
Gabliella Dantas Ribeiro Stival Fontoura. Estudo do mecanismo de replicação de tymovirus, com enfoque no processo de modificação de cloroplastos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

8.
Beatriz Santos Carvalho. Caracterização e construção de cDNA infeccioso de Pepper mild mottle vírus e Pepper ringspot vírus para o estudo de interação vírus-gene de resistência em Capsicum spp. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Biotecnologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

9.
Kenia de Oliveira Vasconcelos. Construção de clone infeccioso de Tomato blistering mosaic vírus e estudo de replicação do vírus. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

10.
João Marcos Fagundes Silva. Construção de clone infeccioso de Pepper ringspot virus e estudo de replicação do vírus. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

11.
Beatriz Santos Carvalho. Caracterização e construção de cDNA infeccioso de Pepper mild mottle vírus e Pepper ringspot vírus para o estudo de interação vírus-gene de resistência em Capsicum spp.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Biotecnologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

12.
Lorena Almeida Silva. Produção de antígeno multi-epítopo do Dengue virus em planta para desenvolvimento do kit diagnóstico da dengue utilizando vetor viral de cucumber mosaic virus.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Biotecnologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

13.
Maria Stella Fonseca de Oliveira. Transcrição in vivo de clone infeccioso de Pepper mild mottle virus. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Centro Universitário de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

14.
Kenia de Oliveira Vasconcelos. Expressão e purificação de proteínas virais utilizando o sistema heterólogo de Escherichia coli.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

15.
Bruna Junqueira. Estudo de pressão proteolótica em planta. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Tatsuya Nagata.

16.
Kenia de Oliveira Vasconcelos. Desenvolvimento de ferramenta de expressão de proteína recombinante em planta pela estratégia de ?Knock out? do gene relacionado à via ubiquitina-proteassoma e do inibidor de morte célula programada.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

17.
Kenia de Oliveira Vasconcelos. Desenvolvimento de ferramenta de expressão de proteína recombinante em planta pela estratégia de ?Knock out? do gene relacionado à via ubiquitina-proteassoma e do inibidor de morte célula programada.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

18.
Rafael Botelho Rabello. Nova estratégia de clonagem da proteína não-estrutural 1 (NS1) de Dengue virus fusionada a poliedrina de AcMNPV para posterior expressão em sistema baculovírus. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

19.
Larizza Hellen Santana Matos. Construção de baculovírus AgMNPV recombinante expressando a proteína do dengue virus. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

20.
Raíssa Allan Santos Domingues. Construção de baculovírus AgMNPV recombinante expressando a proteína do Dengue virus. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

21.
Kenia de Oliveira Vasconcelos. Nova estratégia para aumentar a produção de proteínas recombinantes em planta por ?Knock out? do gene relacionado à via ubiquitina-proteassoma. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

22.
Layssa Miranda de Oliveira. Produção de anticorpos e construção de clone infeccioso de Pepper mild mottle virus. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Católica de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

23.
Henrique Iamashita Miake. Busca de supressor de RNAi do vírus do Dengue. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília. Orientador: Tatsuya Nagata.

24.
Frank Nelson Cruz Venâncio. Busca de supressor de RNAi do vírus do Dengue. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. Orientador: Tatsuya Nagata.

25.
Raíssa Allan Santos Domingues. Construção de baculovírus AgMNPV recombinante expressando a proteína do Dengue virus. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

26.
Layssa Miranda de Oliveira. Detecção e Genotipagem de Rotavírus circulantes no DF. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Católica de Brasília, Universidade Católica de Brasília. Orientador: Tatsuya Nagata.

27.
Patrícia Alves Anjos. Identificação e genotipagem de Rotavírus circulantes no DF. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Católica de Brasília, Universidade Católica de Brasília. Orientador: Tatsuya Nagata.

28.
Karoline dos Anjos. The complete genome sequence of Sapovirus isolated in Brasília, Brazil. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Católica de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatsuya Nagata.

29.
Camilla Eliza Wolf Sonza. Modificação de plasmídeo para desenvolver o vetor de clonagem. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Católica de Brasília, Universidade Católica de Brasília. Orientador: Tatsuya Nagata.

30.
Anna Karoline Fausto da Silva. Detecção de CSDaV em cigarrinha. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Universidade Católica de Brasília, Fundo de Defesa de Citricultura. Orientador: Tatsuya Nagata.

31.
Fernanda Yuri Borges Naito. Expressão de proteína utilizandovetor de PVX. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Universidade Católica de Brasília, Universidade Católica de Brasília. Orientador: Tatsuya Nagata.

32.
CARLA CRISTINA MONTEIRO RIBEIRO. Purificação de RNA genômico de Rotavírus. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Universidade Católica de Brasília, Universidade Católica de Brasília. Orientador: Tatsuya Nagata.

33.
Priscila Amorim Oliveira. Sequenciamento e caracterização molecular do Bidens mosaic virus.. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Tatsuya Nagata.

34.
Célia R Morais. Desenvolvimento de kit de imunocormatografia para vírus vegetal. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Tatsuya Nagata.

35.
Natalha Lucinda. Expressão de proteínas virais do Dengue. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Tatsuya Nagata.

36.
Marcela Aparecida Chiabai. Expressão de proteínas E e M do Dengue. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Tatsuya Nagata.

37.
D M T Alves. Caracterização molecular do vírus do meloeiro. 2004. 0 f. Iniciação Científica - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Tatsuya Nagata.

38.
K R Carvalho. Desenvolvimento de kit de detecção de vírus de planta utilizando imunocromatografia. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Tatsuya Nagata.

39.
L S DUTRA. Desenvolvimento de kit simples de detecção de vírus do Dengue por Rapid Immunofilter Paper Assay. 2003. 0 f. Iniciação Científica - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Tatsuya Nagata.

40.
C C GOMES. Caracterização molecular do Citrus tristeza virus com ou sem morte súbita dos citros. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Tatsuya Nagata.



Inovação



Patente
1.
 Tatsuya, Nagata; DOMINGUES, R.A.S. ; ARAUJO, D. M. P. A. ; SANTOS, F. B. ; RIBEIRO, B. M. . PEPTÍDEOS IMUNOGÊNICOS DA PROTEÍNA NS1 DOS VÍRUS DA DENGUE, SEU MÉTODO DE OBTENÇÃO EM BACULOVÍRUS POR MEIO DA FUSÃO COM A POLIEDRINA E SEU USO PARA FINALIDADE DIAGNÓSTICA. 2014, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020140186093, título: "PEPTÍDEOS IMUNOGÊNICOS DA PROTEÍNA NS1 DOS VÍRUS DA DENGUE, SEU MÉTODO DE OBTENÇÃO EM BACULOVÍRUS POR MEIO DA FUSÃO COM A POLIEDRINA E SEU USO PARA FINALIDADE DIAGNÓSTICA" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 30/07/2014; Concessão: 31/07/2014.


Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 19:12:07