Edimara Luciana Sartori

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1006285049433847
  • Última atualização do currículo em 09/10/2018


Possui graduação em Letras Licenciatura Plena Em Português pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: redação técnica, metodologia da pesquisa, literatura portuguesa contemporânea, Augusto Abelaira, história. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edimara Luciana Sartori
Nome em citações bibliográficas
SARTORI, E. L.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Passo Fundo.
Estrada Perimetral Leste, 150
São José
99064440 - Passo Fundo, RS - Brasil
Telefone: (54) 33112916
URL da Homepage: http://www.passofundo.ifsul.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Letras (Letras Vernáculas).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Imagens líquidas na obra de Augusto Abelaira: sujeito e história na pós-modernidade, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Luci Ruas Pereira.
Bolsista do(a): Fundação Calouste Gulbenkian, GULBENKIAN, Portugal.
Palavras-chave: Literatura Portuguesa Contemporânea; Augusto Abelaira; Pós-modernidade; sujeito; história.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
2000 - 2002
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Individualismo, Fragmentação e Vazio em BOLOR, de Augusto Abelaira,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Sílvia Carneiro Lobato Paraense.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2016
Especialização em Especialização em Educação a Distância com Habilitação em Tecnologias Educa. (Carga Horária: 390h).
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Título: Análise da redação técnico-científica e da relevância para a área da educação de trabalhos de conclusão do curso lato sensu em Mídias na Educação (IFSUL).
Orientador: Angela Albuquerque Santalesa e Cordi.
1994 - 1999
Graduação em Letras Licenciatura Plena Em Português.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.




Formação Complementar


2001 - 2001
O Renascimento e a Modernidade. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2001 - 2001
Dom Casmurro e a colonização.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2000 - 2000
Construção das narrativas. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
1997 - 1997
Língua Francesa Módulo II. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
1997 - 1997
O Latim vulgar.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, Linguagens e Tecnologias na Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gêneros Textuais: Leitura, Análise e Produção
Metodologia da Pesquisa I
Tópicos em Estudos Literários e Questões Culturais
04/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Representante Titular no Conselho Superior.
03/2014 - Atual
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Aplicado
10/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Passo Fundo, .

07/2007 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
Português Instrumental
Escrita de Relatórios Técnicos
07/2007 - Atual
Ensino, Tecnologia em Sistemas para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
01/2010 - 12/2015
Ensino, Curso de Especialização em Mìdias na Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Professor Formador (Professor Pesquisador I - 20h)
02/2009 - 12/2009
Ensino, Mídias na educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tutor a distância (20h)
07/2008 - 12/2008
Ensino, Linguagens Verbais, Visuais e suas Tecnologias, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História do romance
10/2008 - 10/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Passo Fundo, .

Cargo ou função
Comissão para implantação do Curso Superior de Sistemas para Internet do Campus Passo Fundo (IFSul).

Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Professor Horista, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Regime especial (Horista), Carga horária: 8

Atividades

3/2006 - 7/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Portuguesa I
Teoria da Literatuta III
Teoria da Literatura IV
Literatura Brasileira II
Literatura Brasileira IV
2/2005 - 7/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Portuguesa II
Teoria da Literatura III

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Bolsista - Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

Atividades

03/2003 - 02/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professor Auxiliar 1, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Professor Auxiliar 1, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Bolsista - Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Bolsista - Graduação, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 12

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Bolsista - Graduação, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 12

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Bolsista - Graduação, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 14

Atividades

8/2005 - 2/2006
Ensino, Letras Licenciatura Plena Em Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Portuguesa I
Literatuta Infanto-Juvenil
Introdução aos Estudos Literários
Literatuta Portuguesa II
Literatura Portuguesa III
Literatura Portuguesa B
03/2000 - 12/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes e Letras, .



Linhas de pesquisa


1.
Memória, espaço e identidade na literatura

Objetivo: Estudar as diferentes maneiras de constituição da memória, do espaço e das identidades em textos literários..
2.
Estudos de narrativas portuguesa e africanas: relações entre memória, história e literatura

Objetivo: Obras e autores representativos. Limites entre registros memorialístico, histórico e ficcional. Passado histórico, leitura ficcional, apreensão crítica e identidade nacional. Discurso narrativo e modernidades..
3.
Processo ensino-aprendizagem em sala de aula

Objetivo: Investigar a forma como se dá o processo ensino-aprendizagem nas disciplinas de formação geral no ensino profissional; refletir sobre novas propostas e metodologias de trabalho, aplicá-las e avaliar os resultados; analisar e implementar estratégias para o desenvolvimento das potencialidades do aluno de forma holística, a fim de oportunizar ao educando uma formação complexa que o permita atuar reflexiva e criticamente no ambiente de trabalho e na sociedade na qual está inserido..
4.
Educação, trabalho e sociedade

Objetivo: Estudar e analisar a estruturação sócio-econômica e suas relações e interferências nas organizações de caráter ético, social e educativo; ivestigar as relações sujeito/mundo e cidadão/sociedade e as formas como a interação na instituição de ensino interferem na constituição da identidade, na definição dos papéis sociais e na inserção deste sujeito no mercado de trabalho..


Projetos de pesquisa


2003 - 2007
Decadência e resgate: a ficção portuguesa entre dois fins de século
Descrição: A partir da análise de obras que se publicaram entre os fins do século XIX e XX, verificar os elementos constitutivos da narrativa que assinalam a decadência (seus signos, sua alegoria, sua representação) e o modo como os movimentos que marcam o século XX em Portugal investem numa imagem de Pátria que se reescreve e resgate na escritura romanesca..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Edimara Luciana Sartori - Integrante / Luci Ruas Pereira - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Calouste Gulbenkian - Bolsa.
2003 - 2007
Retratos de uma sociedade que imerge no caos: elementos de pós-modernidade na obra de Augusto Abelaira
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Edimara Luciana Sartori - Integrante / Luci Ruas Pereira - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Calouste Gulbenkian - Bolsa.
2000 - 2002
Individualismo, fragmentação e vazio em Bolor, de Augusto Abelaira
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Edimara Luciana Sartori - Integrante / Silvia Lobato Carneiro Paraense - Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2000 - 2002
Corpus: análise de dados e cultura acadêmica
Descrição: Os modos de entender e perceber o universo da pesquisa contemporânea sobre a linguagem estão cada vez mais voltados para as formas como o sujeito pesquisador produz conhecimento. Este, por sua vez, é resultante de novas formas de organização social a partir da maneira como se descreve e se interpreta o objeto e o método nas práticas discursivas acadêmicas. Os desafios nascidos dessa relação emergem na/pela/contra a experiência do sujeito face às novas configurações de ver e representar o mundo segundo essas novas práticas sociais. Pretende-se, nesse projeto, promover a reflexão e a troca de informações referentes a aspectos metodológicos e teóricos da pesquisa em letras e Lingüística; fornecer suporte metodológico referente à coleta e ao tratamento de dados; facilitar a constituição de corpus para estudos transversais e longitudinais e integrar as diferentes áreas envolvidas a fim de criar ferramentas que possam auxiliar na elaboração e no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Edimara Luciana Sartori - Integrante / Silvia Lobato Carneiro Paraense - Coordenador.
1998 - 1999
Identidade do Futebol e Expressões da Narrativa Literária
Descrição: Projeto desenvolvido sob a orientação do Prof. Pedro Brum Santos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Edimara Luciana Sartori - Integrante / Pedro Brum santos - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - Bolsa.
1998 - 1998
Subjetivismo Lírico e Ojetivismo Político nas Ações Revolucionárias de 1930
Descrição: Projeto Orientado pelo Prof. Dr. Pedro Brum Santos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Edimara Luciana Sartori - Integrante / Pedro Brum santos - Coordenador.
Financiador(es): PIBIC/CNPq - Bolsa.
1998 - 1998
Operação França - Programa de Rádio
Descrição: Projeto Orientado pelo Prof. Andrè Soares Vieira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Edimara Luciana Sartori - Integrante / André Soares Vieira - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - Bolsa.


Projetos de extensão


2000 - 2002
Gabinete de Leitura
Descrição: Este projeto objetiva contribuir para a formação de professores de literaturas vernáculas, preparando pesquisadores na sub-área de literatura, além de criar ou aprimorar habilidades para que leitores informais possam usufruir melhor da leitura de textos literários..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Edimara Luciana Sartori - Integrante / Silvia Lobato Carneiro Paraense - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2010 - 2010
Periódico: Ação e reflexão: escrevendo a educação profissional


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1998
Incentivo à Pesquisa Universitária, Universidade Federal de Santa Maria.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SARTORI, E. L.2008 SARTORI, E. L.. Efeito borboleta ou a vida como caos: causalidade e casualidade em Outrora agora. Labirintos (UEFS), v. Único, p. 1-8, 2008.

2.
SARTORI, E. L.2005SARTORI, E. L.. As formas da decadência no espaço de um século em Fialho de Almeida e Augusto Abelaira. Cadernos Neolatinos (UFRJ), v. Único, p. n. 3, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
SARTORI, E. L.. Sujeito e escrita em tempos pós-modernos - uma leitura de Nem só mas também, de Augusto Abelaira. In: Paulo Alexandre Pereira. (Org.). Voltar a Ler Augusto Abelaira. 1ed.Aveiro: Universidade de Aveiro, 2008, v. 2, p. 189-198.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SARTORI, E. L.; SCORSATTO, C. V. . Apontamentos sobre autoria, autonomia e conhecimento na universidade: a aprendizagem no contexto da sociedade da informação. In: 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecologias, 2014, Recife PE. Anais Eletrônicos Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2014. v. único. p. 1-13.

2.
SCORSATTO, C. V. ; SARTORI, E. L. . As contribuições das mídias para o processo de formação de professores. In: 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecologias, 2014, Recife. Anais Eletrônicos do 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecologias. Recife: UFPE, 2014. v. 5. p. 1-14.

3.
SARTORI, E. L.. Diálogos: o texto abelairiano e o nouveau roman. In: XXII Congresso Internacional da ABRAPLIP, 2011, Salvador. Anaisdo XXII Congresso Internacional da Abraplip. Salvador: UFBA, 2011. v. único. p. 364-372.

4.
SARTORI, E. L.. De Brandão a Abelaira: um tempo de desesperança. In: XI Congresso Internacional da Abralic, 2008, São Paulo. Anais do XI Congresso Internacional da Abralic, 2008. v. único.

5.
SARTORI, E. L.. O papel da comunicação escrita na era da informação. In: II Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul, 2008, Pelotas. Anais da II Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul, 2008.

6.
SARTORI, E. L.. Nem só... mas também: uma "manta de retalhos". In: XXI Encontro da Abraplip - Revoluções, diásporas e identidades, 2007, São Paulo. Anais do XXI Encontro da Abraplip - Revoluções, diásporas e identidades. São Paulo, 2007.

7.
SARTORI, E. L.. Hibridismo na composição romanesca: marcas da fragmentação do eu e da estagnação do tempo. In: XXV Seminário Brasileiro de Crítica Literária e XXIV Seminário de Crítica do Rio Grande do Sul, 2007, Porto Alegre. Anais do XXV Seminário Brasileiro de Crítica Literária e XXIV Seminário de Crítica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. v. único. p. 160-170.

8.
SARTORI, E. L.. Cenas abelairianas: a técnica cinematográfica do recorte e montagem em As boas intenções. In: Colóquio Internacional Literatura e Outras Linguagens, 2006, Porto Alegre - RS. no prelo, 2006.

9.
SARTORI, E. L.. A escrita plural em As boas intenções, de Augusto Abelaira: cenas de um tempo opressor. In: X Congresso Internacional da ABRALIC - Lugares dos discursos, 2006, Rio de Janeiro. Anais do X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada - Lugares dos Discursos, 2006. v. único.

10.
SARTORI, E. L.. Sob o signo da morte: a escrita simbólica dos desertores de outrora agora - algumas considerações sobre a fição de Augusto Abelaira. In: IX Congresso Internacional da Abralic - Travessias, 2004, Porto Alegre - RS. Anais do IX Congresso Internacional da Abralic 2004, 2004.

11.
SARTORI, E. L.. As viagens da escritura: a teia textual entre Bernardim Ribeiro, Almeida Garrett, Machado de Assis e Helder Macedo. In: 2o. Colóquio do PPRLB - Relações Luso-Brasileiras: Deslocamentos e Permanências, 2004, Rio de Janeiro - RJ. Atas do 5º Colóquio: Colóquio do Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras, 2004.

12.
SARTORI, E. L.. A História d'O HOMEM DUPLICADO: Uma Abordagem da Identidade na Cultura Pós-Moderna. In: XIX Encontro Brasileiro de Professores de Literatura Portuguesa, 2003, Curitiba - PR. Anais da XIX ABRAPLIP, 2003. p. 272-283.

13.
SARTORI, E. L.. Sob a Égide da Intimidade: A (In)comunicabilidade em BOLOR. In: V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFOP, 2001, OURO PRETO - MG. Anais do V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFOP, 2001. p. 1-11.

14.
SARTORI, E. L.. A intertextualidade e o tema do adultério em BOLOR. In: XVIII Seminário Brasileiro de Crítica Literária, XVII Seminário de Crítica do Rio Grande do Sul e I Jornada Internacional de Narratologia, 2000, Porto Alegre - RS. Anais XVIII Seminário Brasileiro de Crítica Literária, XVII Seminário de Crítica do Rio Grande do Sul e I Jornada Internacional de Narratologia. Porto Alegre, 2000. p. 247-253.

15.
SARTORI, E. L.. As múltiplas máscaras em BOLOR. In: Seminário Nacional Subjetividade e Escrita, 2000, Santa Maria - RS. Anais do Seminário Nacional Subjetividade e Escrita, 2000. p. 35-38.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SCORSATTO, C. V. ; SARTORI, E. L. . As contribuições das mídias para o processo de formação de professores. In: 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecologias, 2013, Recife, PE. Aprendizagem móvel dentro e fora da escola: livro de resumos. Recife, PE: Pipa Comunicação, 2013. v. único. p. 85-85.

2.
SARTORI, E. L.; SCORSATTO, C. V. . Apontamentos sobre autoria, autonomia e conhecimento na universidade: a aprendizagem no contexto da sociedade da informação. In: 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecologias, 2013, Recife, PE. Aprendizagem móvel dentro e fora da escola: livro de resumos. Recife, PE: Pipa Comunicação, 2013. v. único. p. 166-167.

3.
SARTORI, E. L.. O papel da disciplina Comunicaçãoe expressão na educação profissional. In: VIII Seminário Brasil-Canadá de Estudos Comparados: espécies, espaços, inscrevendo a biosfera, 2010, Feira de Santana. Livro de resumos do VIII Seminário Brasil-Canadá de Estudos Comparados: espécies, espaços, inscrevendo a biosfera. Feira de Santana: Imprensa Universitária UEFS, 2010. v. único. p. 22-23.

4.
SARTORI, E. L.. Diálogos: o texto abelairiano e o Nouveau Roman. In: XXII Congresso Internacional da ABRAPLIP - Memórias, Trânsitos e Convergências, 2009, Salvador. Caderno de resumos do XXII Congresso Internacional da Abraplip. Salvador; Feira de Santana: Quarteto; EDUFBA; EDUEFS, 2009. v. Único. p. 109-110.

5.
SARTORI, E. L.. De Brandão a Abelaira: um tempo de desesperança. In: XI Congresso Internacional da ABRALIC, 2008, São Paulo. Anais do XI Congresso Internacional da ABRALIC, 2008.

6.
SARTORI, E. L.. Nem só... mas também: uma "manta de retalhos". In: XXI Encontro da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa - Revoluções, diásporas e identidades, 2007, São Paulo, SP. Anais do XXI Encontro da ABRAPLIP - Revoluções, Diásporas e Identidades. São Paulo, SP: Universidade de São Paulo, 2007. v. único. p. 61-61.

7.
SARTORI, E. L.. Retratos de uma sociedade que imerge no caos: elementos da pós-modernidade na obra de Augusto Abelaira. In: IV Seminário de Teses e Dissertações em Andamento, 2006, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do IV Seminário de Teses e Dissertações em Andamento. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006. p. 36-36.

8.
SARTORI, E. L.. À maneira de um mosaico: a pluralidade de estéticas na obra de Augusto Abelaira. In: II Seminário Nacional de História da Literatura, 2005, Rio Grande - RS. II Seminário Nacional de História da Literatura, 2005.

9.
SARTORI, E. L.. Cesário, Baudelaire, Camões: sobre a percepção da mulher na efemeridade do mundo. In: XX Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa, 2005, Rio de Janeiro, RJ. Caderno de resumos do XX Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa - No limite dos sentidos, 2005. p. 50.

10.
SARTORI, E. L.. A Teia Textual Tecida desde o Século XVI até o Século XX: perseguindo o Fio Discursivo de Bernardim Ribeiro a Almeida Garrett, Machado de assis e Helder Macedo. In: 2º Colóquio do PPRLB - Relações Luso Brasileiras: Deslocamentos e Permanências, 2004, Rio de Janeiro - RJ. Anais do 2º Colóquio do PPRLB, 2004. p. 12.

11.
SARTORI, E. L.. MENINA E MOÇA e VIAGENS NA MINHA TERRA: os ecos do amor e a recordação da Menina dos rouxinóis. In: XXII Semana de Letras e VIII Seminário Internacional de Língua e Literatura, 2004, Santa Maria - RS. Anais da XXII Semana de Letras e VIII Seminário Internacional de Língua e Literatura, 2004. p. 90-91.

12.
SARTORI, E. L.. Sob o signo da morte: a escrita simbólica dos desertores de outrora agora - algumas considerações sobre a fição de Augusto Abelaira. In: IX Congresso Internacional da Abralic - Travessias, 2004, Porto Alegre. Anais do IX Congresso Internacional da Abralic, 2004. p. 133-134.

13.
SARTORI, E. L.. As Formas da Decadência no Espaço de Um Século em Fialhio de Almeida e Augusto Abelaira. In: 5ª Semana de Letras Neolatinas: Saberes em Movimento, 2003, Rio de Janeiro - RJ. Anais da 5ª Semana de Letras Neolatinas: Saberes em Movimento, 2003.

14.
SARTORI, E. L.. A Histório d'O HOMEM DUPLICADO: uma abordagem da identidade na cultura pós-moderna. In: XIX Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa, 2003, Curitiba. Caderno de Resumos do XIX Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa, 2003. v. Único. p. 83-84.

15.
SARTORI, E. L.. O Sentimento de Nostalgia das personagens:O Mito da Renovação em BOLOR, de Augusto Abelaira. In: XVI Jornada Acadêmica Integrada, 2002, Santa Maria - RS. Anais da XVI Jornada Acadêmica Integrada, 2002.

16.
SARTORI, E. L.; PARAENSE, Silvia Lobato Carneiro . Um Estudo da Expressão do Tempo em BOLOR, de Augusto Abelaira. In: Seminário Internacional em Letras: Propostas e Tendências, 2001, Santa Maria - RS. Anais do Seminário Internacional em Letras: Propostas e Tendências, 2001. p. 63-63.

17.
SARTORI, E. L.. A Intertextualidade e o Tema do Adultério em BOLOR. In: XVIII Seminário Brasileiro de Crítica Literária, XVII Seminário de Crítica do Rio Grande do Sul e I Jornada Internacional de Narratologia, 2000, PortoAlegre - RS. Anais XVIII Seminário Brasileiro de Crítica Literária, XVII Seminário de Crítica do Rio Grande do Sul e I Jornada Internacional de Narratologia, 2000.

18.
SARTORI, E. L.. BOLOR e O ETERNO MARIDO:Uma Leitura Paralela. In: XV Jornada Acadêmica Integrada, 2000, Santa Maria - RS. Anais da XV Jornada Acadêmica Integrada, 2000.

19.
SARTORI, E. L.. As Múltiplas Máscaras em BOLOR. In: Seminário Nacional Subjetividade e Escrita, 2000, Santa maria - RS. Anais do Seminário Nacional Subjetividade e Escrita, 2000.

20.
SARTORI, E. L.. Subjetivismo Lírico e Objetivismo Político nas Ações Revolucionárias de 1930. In: Seminário Literatura e História - Perspectivas e Convergências, 1999, Santa Maria - RS. Anais do Seminário Literatura e História - Perspectivas e Convergências, 1999.

21.
SARTORI, E. L.. Quem é Mau Aluno?. In: 12º Seminário Novas Propostas: Códigos e Linguagens, 1999, Santa Maria - RS. Anais do 12º Seminário Novas Propostas: Códigos e Linguagens, 1999.

22.
SARTORI, E. L.. Subjetivismo Lírico e Objetivismo Político nas Ações Revolucionárias de 1930. In: 12º Seminário Novas Propostas: Códigos e Linguagens, 1999, Santa Maria - RS. Anais do 12º Seminário Novas Propostas: Códigos e Linguagens, 1999.

23.
SARTORI, E. L.; SANTOS, Pedro Brum . Subjetivismo Lírico e Objetivismo Político nas Ações Revolucionárias de 1930. In: 51º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC e VI Jornada Nacional de Iniciação Científica, 1999, Porto Alegre - RS. Anais da 51º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC e VI Jornada Nacional de Iniciação Científica, 1999.

24.
SARTORI, E. L.. Subjetivismo Lírico e Objetivismo Político nas Ações Revolucionárias de 1930. In: Semana Acadêmica A Interdisciplinaridade na Formação do Profissional em Letras, 1999, Santa Maria - RS. Anais da Semana Acadêmica A Interdisciplinaridade na Formação do Profissional em Letras, 1999.

25.
SARTORI, E. L.. Subjetivismo Lírico e Objetivismo Político nas Ações Revolucionárias de 30. In: 3ª Semana de Letras Neolatinas - Bibliotecas: Acervo Cultural e Geração do Saber e Colóquio - Um Século com Borges: Relendo a Tradição Literária Ocidental, 1999, Rio de Janeiro - RJ. Anais da 3ª Semana de Letras Neolatinas - Bibliotecas: Acervo Cultural e Geração do Saber e Colóquio - Um Século com Borges: Relendo a Tradição Literária Ocidental, 1999.

26.
SARTORI, E. L.. Operação França. In: Ciclo de Atividades A Formação do Professor de Espanhol, 1999, Santa Maria - RS. Anais do Ciclo de Atividades A Formação do Professor de Espanhol, 1999.

27.
SARTORI, E. L.. Subjetivismo Lírico e Objetivismo Político nas Ações Revolucionárias de 1930. In: XIII Jornada Acadêmica Integrada, 1998, Santa Maria - RS. Anais da XIII Jornada Acadêmica Integrada, 1998.

Apresentações de Trabalho
1.
SARTORI, E. L.; SCORSATTO, C. V. . Apontamentos sobre autoria, autonomia e conhecimento na universidade: a aprendizagem no contexto da sociedade da informação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SARTORI, E. L.. A presença de Eros na ilha: a criação de um locus amoenus em Camões e Jorge de Sena. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SARTORI, E. L.. O papel da disciplina Comunicaçãoe expressão na educação profissional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SARTORI, E. L.. Diálogos: o texto abelairiano e o nouveau roman. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SARTORI, E. L.. O papel da comunicação escrita na era da informação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SARTORI, E. L.. De Brandão a Abelaira: um tempo de desesperança. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SARTORI, E. L.. Sem tecto, entre ruínas: marcas da fragmentação do eu e da estagnação do tempo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SARTORI, E. L.. Cenas abelairianas: a técnica cinematográfica do recorte e montagem em As boas intenções. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SARTORI, E. L.. Retratos de uma sociedade que imerge no caos: elementos de pós-modernidade na obra de Augusto Abelaira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SARTORI, E. L.. À maneira de um mosaico: a pluralidade de estéticas na obra de Augusto Abelaira. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SARTORI, E. L.. Cesário, Baudelaire, Camões: sobre a percepção da mulher na efemeridade do mundo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SARTORI, E. L.. A teia textual tecida desde o século XVI até o século XX: perseguindo o fio discursivo de Bernardim Ribeiro, a Almeida Garrett, Machado de Assis e Helder Macedo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SARTORI, E. L.. Menina e moça e Viagens na minha terra: ecos do amor e a recordação da "menina dos rouxinóis". 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SARTORI, E. L.. As formas da decadência no espaço de um século em Fialho de Almeida e Augusto Abelaira. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SARTORI, E. L.. A história d'O homem duplicado: uma abordagem da identidade na cultura pós-moderna. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SARTORI, E. L.. Material pedagógico curso de especialização Mídias na Educação. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático e instrucional).

2.
SARTORI, E. L.. Material pedagógico curso de especialização Mídias na Educação. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático e instrucional).

3.
SARTORI, E. L.. Material pedagógico curso de especialização Mídias na Educação. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático e instrucional).

4.
SARTORI, E. L.. Material pedagógico curso de especialização Mídias na Educação. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático e instrucional).

5.
SARTORI, E. L.. Material pedagógico curso de especialização Mídias na Educação. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático e instrucional).

6.
SARTORI, E. L.. Redação Oficial. 2009. .

7.
SARTORI, E. L.. Da leitura à interpretação: intratextualidade, intertextualidade e história na análise literária. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SARTORI, E. L.. Linguagem, amor e poder: o espaço da ficção. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
SARTORI, E. L.. Monitora do Colóquio Jorge de Sena: Ressonâncias. 2003 (Monitoria) .

2.
SARTORI, E. L.; VIEIRA, André Soares . Operação França - Programa de Rádio. 1999 (Colaboradora) .

3.
SARTORI, E. L.. Monitora da Disciplina de Latim I. 1998 (Monitoria) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SARTORI, E. L.; TEIXEIRA, Adriano Canabarro; GRANDO, Neiva Ignês. Participação em banca de Lisandro Lemos Machado. Informática educativa: elementos para uma proposta de formação continuada de professores. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo.

2.
FÁVERO, A. A.; SARTORI, E. L.; ESQUINSANI, R. S. S.. Participação em banca de Michele de Almeida Schmidt. Os Institutos de educação, ciência e tecnologia na expansão da Rede Federal. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SARTORI, E. L.. Participação em banca de Renata Sabini. A multiplicidade da mídia na sala de aula. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

2.
SARTORI, E. L.. Participação em banca de Silane Felini Diehl. Mídia impressa e informática na aprendizagem da matemática. 2015 - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

3.
SARTORI, E. L.. Participação em banca de Silvana Regina Piaia dos Santos. Imagens da violência: as mídias no ensino de sociologia e filosofia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

4.
SARTORI, E. L.. Participação em banca de Odalea Carla Andreis. Google Docs: ferramenta de aprendizagem colaborativa no ensino médio. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

5.
SARTORI, E. L.. Participação em banca de Patrícia Locatelli. O desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil através dos contos de fadas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

6.
SARTORI, E. L.. Participação em banca de Jonas Shultz Machado. As mídias Internet e material impresso para a construção da pesquisa e o conhecimento no seminário integrador. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

7.
SARTORI, E. L.. Participação em banca de Shirlei Alexandra Fetter. A utilização das tecnologias na prática docente de escola pública. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

8.
SARTORI, E. L.. Participação em banca de Adriana Hoff Clement. Sacola viajante: mídias e leitura nos fazem crescer. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

9.
SARTORI, E. L.. Participação em banca de Juliana Hoff Backes. Mídias e leitura - uma combinação perfeita. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

10.
SARTORI, E. L.. Participação em banca de Maria Rosane Gehrke. Educando para a inclusão: as histórias através do computador e do rádio em quadrinhos e o ensino da língua portuguesa para alunos de inclusão. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

11.
SARTORI, E. L.. Participação em banca de Rodrigo de Freitas Nunes. Mídias digitais a serviço do patrimônio histórico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

12.
SARTORI, E. L.; DOROW, Clóris Maria Freire. Participação em banca de Teodoro Antunes Gomes Filho. A influência dos saberes docentes na utilização das mídias informática e material impresso: a realidade das professoras das séries iniciais da EJA, na EMEF Hugo Gerdau (Sapucaia do Sul/RS). 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Integradas à Educação) - Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

13.
FROEHLICH, M.; SARTORI, E. L.. Participação em banca de Kim Amaral Bueno. Multiplicidade paródica e fragmentação histórica em Psrtes de África. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias) - Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

14.
SARTORI, E. L.. Participação em banca de Andréia Guadagnin Gato Marini. O importante papel da literatura infantil na formação de futuros leitores. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Integradas à Educação) - Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

15.
SARTORI, E. L.. Participação em banca de Claudiane Ribeiro. Educação ambiental desenvolvida com o auxílio das mídias. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Integradas à Educação) - Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

16.
SARTORI, E. L.. Participação em banca de Terrimar Maria Zilli Fioravanço Sartori. Mídias e tecnologias: recursos pedagógicos na construção de projetos educacionais de cidadania para com o meio ambiente. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Integradas à Educação) - Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

17.
SARTORI, E. L.. Participação em banca de Sandra Regina Rosa. O uso das linguagens através do HQ e outras mídias interagindo com os temas transversais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Integradas à Educação) - Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

18.
SARTORI, E. L.. Participação em banca de Vanusa Batistella Nath. O uso das mídias tecnológicas como recurso pedagógico nas aulas de Educação Física escolar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Integradas à Educação) - Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

19.
SARTORI, E. L.; Schöffel, R.; SILVA. A. C. R.. Participação em banca de Nídia Acosta. Interagindo sobre a educação ambiental através das mídias (TV e Jornal). 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Integradas à Educação) - Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

20.
SARTORI, E. L.; ROEBER, A. M. M.; SILVA. A. C. R.. Participação em banca de Luciana Santos Martins. Utilização das mídias em favor da aprendizagem em escola pública e particular da Região da Campanha. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Integradas à Educação) - Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

21.
SARTORI, E. L.; SEIDEL, D. J.; AMORIM, T. E. C.. Participação em banca de Nilda Martina Oliveira Barreiro. O uso do vídeo e da internet como articuladores do processo ensino-aprendizagem de matemática nas séries finais do ensino fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Integradas à Educação) - Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

22.
SARTORI, E. L.; Schöffel, R.; SILVA. A. C. R.. Participação em banca de Paula Garcia Lima. A persuasão do design na comunicação em ambientes virtuais de aprendizagem. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Integradas à Educação) - Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

23.
SARTORI, E. L.; ROEBER, A. M. M.; SILVA, G. C.. Participação em banca de Josiane Brito Bechuetti Lomes. A importância das trocas de experiência dos professores por meio da integração das mídias digitais no currículo docente. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Integradas à Educação) - Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

24.
SARTORI, E. L.; ROEBER, A. M. M.; PORCELLIS, R.. Participação em banca de Queli Dornelles Morais. As tecnologias de informação a serviço da inclusão. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Integradas à Educação) - Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

25.
SARTORI, E. L.; ROEBER, A. M. M.; PORCELLIS, R.. Participação em banca de Sônia Aquino Alves Faria. No escurinho do cinema: memórias de uma experiência no ensino fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Integradas à Educação) - Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

26.
SARTORI, E. L.; ROEBER, A. M. M.; SILVA, G. C.. Participação em banca de Luciana Batista de Freitas. A utilização do software educacional chemsketch como ferramenta auxiliar no aprendizado de química. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Integradas à Educação) - Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

27.
SARTORI, E. L.; ROEBER, A. M. M.; MACHADO, C. C.. Participação em banca de Marly Xavier da Silva Rauber. A mídia rádio no contexto escolar: interdisciplinaridade, informação, entretenimento e cultura. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

28.
SARTORI, E. L.; ROEBER, A. M. M.; MACHADO, C. C.. Participação em banca de Simone Machado Poglia Nunes. Os recursos midiáticos na formação docente das licenciaturas de Letras e Pedagogia. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SCORSATTO, C. V.; SARTORI, E. L.; FIGUEIREDO, J. A. O.. Participação em banca de Raquel Chaves Rubio Ferrão.Ensino a distância, uma proposta de capacitação para educadores promoverem a educação para o trânsito. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SARTORI, E. L.; FORTES, M. C.. Banca supervisora. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

2.
SARTORI, E. L.; FORTES, M. C.. Banca supervisora. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

3.
SARTORI, E. L.; BOEIRA, A. P.; ROEBER, A. M. M.; KUSZERA, E. M.; SANTOS, J.. Banca para análise de títulos. 2009. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Avaliação de cursos
1.
SARTORI, E. L.; ROEBER, A. M. M.; LIMA, S. L.; KUSZERA, E. M.; FORTES, M. C.; BREZOLIN, J. M. L.; LAZZARETTI, A. T.. Reformulação do Curso Técnico de Informática do Campus Passo Fundo. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

Outras participações
1.
SARTORI, E. L.; CHAGAS, C. A.. Revisão Linguística. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

2.
SARTORI, E. L.; LIMA, S. L.. Avaliação da Prova de redação - Processo seletivo 2009/2. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

3.
SARTORI, E. L.; LIMA, S. L.. Elaboração da Prova de Língua Portuguesa - Processo Seletivo 2009/1. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

4.
SARTORI, E. L.. Avaliação das redações do Processo Seletivo Vestibular A/2005. 2005. Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13º Fórum Internacional de Software livre. 2012. (Outra).

2.
II Jornada da produção científica da Educação Profissional e Tecnológica da região Sul.O papel da comunicação escrita na era da informação. 2008. (Outra).

3.
XI Congresso Internacional da ABRALIC - Tessituras, interações, convergências. 2008. (Congresso).

4.
XXV Seminário Brasileiro de Crítica literária e XXIV Seminário de Crítica do Rio Grande do Sul.Sem tecto, entre ruínas: marcas da fragmentação do eu e da estagnação do tempo. 2007. (Seminário).

5.
X Congresso Internacional da ABRALIC - Lugares dos discursos. 2006. (Congresso).

6.
II Seminário Nacional de História da Literatura. 2005. (Seminário).

7.
Colóquio Fernando Pessoa, Outra Vez te Revejo. 2004. (Congresso).

8.
IX Congresso Internacional da ABRALIC: Travessias. Sob o signo da morte: a escrita simbólica dos desertores de outrora agora - algumas considerações sobre a ficção de Augusto Abelaira. 2004. (Congresso).

9.
XXII Semana de Letras e VIII Seminário Internacional de Língua e Literatura. 2004. (Seminário).

10.
V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes. 2001. (Congresso).

11.
XVIII Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa. 2001. (Encontro).

12.
Curso de Letras: História e Perspectivas. 2000. (Seminário).

13.
Jornada Internacional de estudos queirosianos e exposição internacional Eça de Queirós e a criação literária. 2000. (Outra).

14.
Subjetividade e Escrita. 2000. (Seminário).

15.
XVIII Seminário Brasileiro de Crítica Literária, XVII Seminário de Crítica do Rio Grande do Sul e I Jornada Internacional de Narratologia. 2000. (Seminário).

16.
I Seminário de Trabalho CORPUS: Análise de Dados e Cultura Acadêmica. 1999. (Seminário).

17.
Literatura e História: Perspectivas e Convergências. 1999. (Seminário).

18.
Novas Propostas: Códigos e Linguagens. 1999. (Seminário).

19.
Ciclo de Vídeo e Debates: Literatura Francesa no Cinema. 1998. (Outra).

20.
Novas Propostas para o Desenvolvimento da Linguagem no Ensino de 1º e 2º Graus - 11º Edição. 1998. (Outra).

21.
Semana Acadêmica A Interdisciplinaridade na Formação do Profissional em Letras. 1998. (Outra).

22.
Utopias e Distopias: 30 Anos de Maio de 68. 1998. (Outra).

23.
V Seminário Internacional de Língua e Literatura: Formas da Sedução. 1996. (Seminário).

24.
VIII Encontro gaúcho do estudantes de Letras - Letras no mercosul, perspectivas e possibilidades. 1995. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SARTORI, E. L.; PROCATI, Loeci Paim . Seminário Novas Propostas para o Desenvolvimento da Linguagem no Ensino de 1o e 2o Graus. 1998. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lediane Castoldi. A utilização das mídias informática e material impresso como instrumento de aprendizagem na Educação Infantil. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Integradas à Educação) - Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Orientador: Edimara Luciana Sartori.

2.
Luciana Coradi. As mídias favorecendo a atividade física para a saúde. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Integradas à Educação) - Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Orientador: Edimara Luciana Sartori.

3.
Maira Colet. A autoria dos alunos na construção da aprendizagem: o aluno como pesquisador. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Integradas à Educação) - Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Orientador: Edimara Luciana Sartori.

4.
Sandra Elaine Keller Rorato. As mídias e as aulas de Artes: uma experiência transformadora. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Orientador: Edimara Luciana Sartori.

5.
Denise de Quadros Fortes Martins. Desafios e possibilidades do uso da TV e do Vídeo na aprendizagem das séries iniciais. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Orientador: Edimara Luciana Sartori.

6.
Rosâne Ruiz Brum. Contribuição das HQs para o processo de aprendizagem. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Orientador: Edimara Luciana Sartori.

7.
Roberta Gamba. A importância dos recursos audiovisuais nas aulas de Língua Portuguesa. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Orientador: Edimara Luciana Sartori.

8.
Vera Beatriz Timm Martins. Constribuição das mídias impressa e de informática no desenvolvimento da alfabetização e do letramento nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Orientador: Edimara Luciana Sartori.

9.
Christiane Alessandra Fontes da Silva. Educando na era digital com o método Paulo Freire. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Integradas à Educação) - Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Orientador: Edimara Luciana Sartori.

10.
Laídes Teresinha Gaboardi Feronato. A informática e a possibilidade de uma aprendizagem eficaz. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Orientador: Edimara Luciana Sartori.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carina Daniel Reis. A literatura intimista de Clarice Lispector nos contos "Felicidade clandestina", "A criada" e "Uma galinha". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Edimara Luciana Sartori.

2.
Cíntia Piccinini. A representação da sociedade católica religiosa e laica nas obras O Crime do Padre Amaro e A Relíquia de Eça de Queirós. 2006. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Edimara Luciana Sartori.

Iniciação científica
1.
Ádler Jonas Gross. Informática educativa: um estudo das potencialidades das ferramentas e sua aplicação na educação. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, BIC IFSul. Orientador: Edimara Luciana Sartori.

2.
Samuel Silva Silvestrin. Da indústria têxtil ao mundo virtual: o desenvolvimento do capitalismo e a reorganização social nos tempos pós-modernos. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Orientador: Edimara Luciana Sartori.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SARTORI, E. L.2008 SARTORI, E. L.. Efeito borboleta ou a vida como caos: causalidade e casualidade em Outrora agora. Labirintos (UEFS), v. Único, p. 1-8, 2008.

2.
SARTORI, E. L.2005SARTORI, E. L.. As formas da decadência no espaço de um século em Fialho de Almeida e Augusto Abelaira. Cadernos Neolatinos (UFRJ), v. Único, p. n. 3, 2005.


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SARTORI, E. L.. Material pedagógico curso de especialização Mídias na Educação. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático e instrucional).



Outras informações relevantes


O Doutorado em Letras Vernáculas (Literatura Portuguesa) recebeu apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian, bolsa concedida pela aprovação em primeiro lugar no concurso da UFRJ 2003/1.

Aprovação no Concurso Público para Professor Adjunto de Literatura Portuguesa, da Carreira do Magistério Superior, realizado pelo Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina, com média oito vírgula trinta e um (8,31).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 21:07:59