Marcelo Souza Nery

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  • Última atualização do currículo em 17/09/2018


Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas 2001), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG 2004) e é doutorando em Ciência da Computação pela UFMG (2012 - atual) na área de Inteligência Artificial (Jogos Digitais). Foi coordenador do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas em Guanhães (2005 - 2008) e atualmente é coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da PUC Minas (2009 - atual). Sua área de atuação em pesquisa é em Jogos Digitais, Visão Computacional, Processamento de Imagens e Computação Gráfica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Souza Nery
Nome em citações bibliográficas
NERY, M. S.;NERY, MARCELO DE S.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Departamento de Ciência da Computação.
Rua Walter Ianni 255
São Gabriel
31980110 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34395272
URL da Homepage: www.pucminas.br


Formação acadêmica/titulação


2012
Doutorado em andamento em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Ainda a confirmar,
Orientador: Luiz Chaimowicz.
Palavras-chave: Inteligência Artificial; Jogos Digitais; Player Modelling; Player Behavior.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2001 - 2004
Mestrado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Identificação de espécies de peixes utilizando visão computacional: estudo de caso da escada de peixes da Usina Hidrelétrica de Igarapava,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Mario Fernando Montenegro Campos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1997 - 2001
Graduação em CIência da Computação.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Bolsista do(a): PUC Minas, PUC MINAS, Brasil.




Atuação Profissional



Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre, SBC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Delegado Institucional
Outras informações
Delegado Institucional da SBC na macro-região de Guanhães

Atividades

02/2005 - Atual
Direção e administração, Delegacia Institucional, .

Cargo ou função
Cargo administrativo.

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III (Aulista), Carga horária: 40

Atividades

03/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, PUC Minas - Campus São Gabriel, .

Cargo ou função
Membro do Comitê de Comunicação Interna da Unidade São Gabriel.
02/2011 - Atual
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processamento Digital de Imagens
02/2011 - Atual
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Jogos
Modelagem Tridimensional
Programação de Fenômenos Físicos para Jogos
Projeto Aplicado em Jogos I
02/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciência da Computação - ICEI/PUC Minas, .

Cargo ou função
Membro presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Jogos Digitais.
01/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Exatas e Informática, Departamento de Ciência da Computação.

Cargo ou função
Membro da Câmara do Departamento de Ciência da Computação.
02/2009 - Atual
Direção e administração, Instituto de Informática, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso - CST em Jogos Digitais.
02/2011 - 01/2012
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Computação
08/2010 - 11/2010
Ensino, CIência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Computação II
Processamento de Imagens Digitais
08/2010 - 11/2010
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Aplicado em Jogos I
Modelagem Tridimensional
Fundamentos de Jogos
02/2010 - 06/2010
Ensino, CIência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Tecnologia da Computação
Processamento de Imagens Digitais
02/2010 - 06/2010
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Aplicado em Jogos I
Modelagem Tridimensional
Fundamentos de Jogos
04/2009 - 05/2010
Ensino, Jogos Digitais: Design e Modelagem, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Level Design
08/2009 - 11/2009
Ensino, CIência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processamento de Imagens Digitais
Grafos e Teoria da Complexidade
02/2009 - 06/2009
Ensino, CIência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Grafos e Teoria da Complexidade
02/2009 - 06/2009
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Modelagem Tridimensional
Fundamentos de Jogos
02/2009 - 06/2009
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Modelagem Tridimensional
Fundamentos de Jogos
02/2005 - 12/2008
Direção e administração, Instituto de Informática, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso - Sistemas de Informação.
08/2008 - 11/2008
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Sistemas de Informação
08/2008 - 11/2008
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Aplicado em Jogos II
Fundamentos de Jogos
08/2006 - 11/2008
Direção e administração, Instituto de Informática, .

Cargo ou função
CST em Jogos Digitais - Coordenador de Trabalho Integrado.
08/2006 - 11/2008
Direção e administração, Instituto de Informática, .

Cargo ou função
CST em Jogos Digitais - Coordenador de Seminários e Projetos de Nivelamento.
08/2006 - 11/2008
Direção e administração, Instituto de Informática, .

Cargo ou função
CST em Jogos Digitais - Coordenador de Atividades Complementares.
02/2008 - 06/2008
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Matemáticos para Computação
02/2008 - 06/2008
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Aplicado em Jogos I
Fundamentos de Jogos
02/2008 - 02/2008
Estágios , Instituto de Informática, .

Estágio realizado
Procurador da Reitoria - Termos de Compromisso de Estágio.
08/2007 - 11/2007
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Diplomação II
Introdução à Computação
08/2007 - 11/2007
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Jogos
02/2007 - 06/2007
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Matemáticos para Computação
02/2007 - 06/2007
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programação com Biblioteca Gráfica I
Fundamentos de Jogos
08/2006 - 11/2006
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Recuperação de Informação
08/2006 - 11/2006
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Jogos
02/2006 - 06/2006
Direção e administração, Instituto de Informática, .

Cargo ou função
Coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso - PUC no Barreiro.
02/2006 - 06/2006
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Técnicas de Programação
Fundamentos Matemáticos para Computação
08/2005 - 11/2005
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arquitetura e Organização de Computadores I
Algoritmos e Estruturas de Dados
Trabalho de Diplomação
Introdução à Computação
02/2005 - 06/2005
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Matemáticos para Computação
Algoritmos e Técnicas de Programação
08/2004 - 11/2004
Ensino, Ciência da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Básica
08/2004 - 11/2004
Ensino, CIência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Diplomação
Teoria de Linguagens
Computação Gráfica e Processamento de Imagens
Compiladores
Algoritmos e Estruturas de Dados II
Algoritmos e Técnicas de Programação II
02/2004 - 06/2004
Ensino, CIência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica e Processamento de Imagens
Teoria de Linguagens
02/2004 - 06/2004
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação I


Projetos de pesquisa


2012 - 2017
Metodologia para avaliação de motivação e jogabilidade de jogos digitais para smartphones, com foco na terceira idade
Descrição: O aumento da expectativa de vida da população e o crescente número de pessoas idosas no Brasil e no mundo tornam necessária a oferta de serviços e opções de lazer e educação continuada voltada a esse público. O uso da tecnologia da informação e da comunicação pode ajudar nesse contexto, contudo, as interfaces necessitam de adaptações para serem utilizadas pelos idosos. Os telefones celulares têm sido utilizados como itens pessoais por idosos e representam uma opção de tecnologia para oferta desses serviços, pois os recursos computacionais têm permitido o emprego de recursos interativos que facilitam a sua utilização, como o touch screen. Porém, os aplicativos já desenvolvidos para esses dispositivos são projetados para o uso dos jovens e não levam em consideração as limitações físicas e cognitivas impostas pelo público da terceira idade. Este projeto de pesquisa se propõe a verificar e descrever mudanças necessárias na interface de aplicativos para aparelhos do tipo smartphone, com o objetivo de atender a esta parcela da sociedade. Em especial, os aplicativos a serem verificados serão jogos digitais, já que trabalhos anteriores indicam que essa modalidade de aplicativo pode gerar prazer, assim contribuindo para uma melhor qualidade de vida do público da terceira idade. As três principais metas deste projeto são: levantamentos bibliográficos que contribuam para a pesquisa voltada para o estudo de jogos digitais em smartphones com foco em idosos; critérios que definam fatores de motivação para uso de jogos digitais pela terceira idade; heurísticas para avaliação de jogabilidade de jogos digitais para smartphones, com foco na terceira idade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Lucila Ishitani - Coordenador / Marcelo S. Nery - Integrante / Artur Martins Mol - Integrante / Cristiane Neri Nobre - Integrante / Hugo Bastos de Paula - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcelo Souza Nery - Integrante / Lucila Ishitani - Coordenador / Hugo Bastos de Paula - Integrante / Artur Martins Mol - Integrante / Cristiane Neri Nobre - Integrante / Maria Augusta Vieira Nelson - Integrante / Silvio Jamil Ferzoli Guimarães - Integrante / Roberta Nogueira Sales de Carvalho - Integrante.
2011 - 2012
Desenvolvimento de um Jogo Digital Educacional Aplicável à Engenharia de Produção
Descrição: Este trabalho tem por objetivo apresentar o desenvolvimento um jogo digital com fins educacionais envolvendo conceitos relacionados à Engenharia de Produção. Pretende-se simular de forma simplificada e lúdica um processo produtivo, sendo o público alvo constituído por alunos ingressantes. O tema para o jogo foi escolhido buscando fácil entendimento para leigos. Sendo assim, o tema Fast Food foi selecionado por ser um tema presente no dia a dia da população em geral e por proporcionar a identificação de forma simples e dinâmica de várias áreas da Engenharia de Produção. A equipe de trabalho identificou como áreas a serem abordadas: Gestão da Qualidade, Gestão de Estoques, Logística, Gestão de Pessoas, Engenharia de Sustentabilidade, Planejamento e Controle da Produção. Os resultados obtidos sugerem um melhor entendimento por parte dos alunos iniciantes com relação às atribuições, responsabilidades e campo de ação de um engenheiro de produção..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marcelo Souza Nery - Coordenador / Alessandra Lopes Carvalho - Integrante / Mayara Evelyn Pereira Alves - Integrante / Alessandro Russo - Integrante.Financiador(es): CNPq - Bolsa.


Projetos de extensão


2011 - 2014
INOVE - Jogos Digitais
Descrição: O INOVE- Jogos Digitais é um projeto de extensão do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da PUC Minas, que oferece a 500 jovens, anualmente, a possibilidade de desenvolver competências que contribuam para sua inserção em um dos mercados que mais cresce atualmente: a criação de jogos digitais. O projeto faz parte do Plug Minas, do Governo do Estado de Minas Gerais, e é uma parceria do Governo, Usiminas e PUC Minas. O Plug Minas fica localizado no bairro Horto, na Região Leste de Belo Hozionte (rua Santo Agostinho, 1441), próxima à unidade São Gabriel da PUC Minas, onde o curso de graduação tecnológica em Jogos Digitais da PUC é ofertado..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .
Integrantes: Marcelo Souza Nery - Coordenador / Michelle Nery Nascimento - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Jogos Digitais.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Visão Computacional.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Digital de Imagens.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Computação Gráfica.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Microsoft Imagine Cup 2016 - Campeão Mundial 3o Lugar Categoria Games - Jogo "Sonho de Jequi", Microsoft.
2013
Melhor artigo SBGames 2013 - Trilha de Arte e Design (Short Paper), SBC.
2013
3º Melhor Jogo SBGames 2013 - Festival de Jogos: Categoria Popular com "Solidão", SBC.
2011
Primeiro Lugar Runner Up - Unity Mobile Generation Education Give Away, Unity Technologies.
2006
Mençao Honrosa na área de Ciências Humanas com o trabalho de Iniciação Científica "Avanço e Exclusão: Duas Faces da Era Digital - Uma Visão Sociotécnica das TIs", PUC Minas.
2001
Aluno Medalha de Ouro do Curso de Ciência da Computação, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
2001
CABRUM NETWORK - 2º Lugar na feira de Informática Inforuso-Sucesu 2001, SUCESU-MG.
2001
CABRUM NETWORK - Destaque publicitário do concurso Webminas-Portal UAI, Portal UAI.
2001
CABRUM NETWORK - Top 5 como melhor site de MG de "Lazer, turismo e cultura" do concurso Webminas-Portal UAI, Portal UAI.
2001
CABRUM NETWORK - Top 5 como melhor site de MG na categoria "Portal de conteúdo e serviços on-line" do concurso Webminas-Portal UAI, Portal UAI.
2001
CABRUM NETWORK - Melhor site de MG na categoria "Portal de conteúdo e serviços on-line" do concurso Webminas-Portal UAI, Portal UAI.
2001
Destaque Acadêmico do curso de Ciência da Computação - 8º período, PUC Minas.
2000
Destaque Acadêmico do curso de Ciência da Computação - 6º período, PUC Minas.
2000
Destaque Acadêmico do curso de Ciência da Computação - 7º período, PUC Minas.
1999
Destaque Acadêmico do curso de Ciência da Computação - 4º período, PUC Minas.
1999
Destaque Acadêmico do curso de Ciência da Computação - 5º período, PUC Minas.
1998
Destaque Acadêmico do curso de Ciência da Computação - 2º período, PUC Minas.
1998
Destaque Acadêmico do curso de Ciência da Computação - 3º período, PUC Minas.
1997
Destaque Acadêmico do curso de Ciência da Computação - 1º período, PUC Minas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, LUANA GIOVANI N. O.2017SANTOS, LUANA GIOVANI N. O. ; NOBRE, CRISTIANE NERI ; NERY, MARCELO DE S. ; MOL, ARTUR M. ; ROCHA, ÁLVARO AUGUSTO ; Silva, Rômulo S. ; RIAHI, CHEKER ; ISHITANI, LUCILA . Design and evaluation of mobile game for older people: an empirical study. Abakós, v. 6, p. 76, 2017.

2.
NERY, M. S.2005 NERY, M. S.; CAMPOS, M. F. M. ; MACHADO, A. M. C. ; CARDEAL, F. L. ; QUEIROZ NETO, J. P. ; CARCERONI, R. L. . Determining the appropriate feature set for fish classification tasks. SIBGRAPI 2005, 2005.

3.
EVANGELISTA, B. P.2005EVANGELISTA, B. P. ; SILVA, A. ; NERY, M. S. ; MOTA, R. . Renderização de cenas tridimensionais não-fotorealistas explorando hardware programável. SIBGRAPI 2005, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
SIQUEIRA, S. R. ; ROCHA, E. C. F. ; NERY, M. S. . Brazilian Occupational Therapy Perspective about Digital Games as an Inclusive Resource to Disabled People in Schools. In: Maria Manuela Cruz-Cunha. (Org.). Handbook of Research on Serious Games as Educational, Business and Research Tools. 1ed.Hershey, Pennsylvania (USA): IGI Global, 2012, v. 1, p. 730-749.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, R. ; SILVA, R. B. ; YOSHIOKA, S. ; DUQUE, E. ; OLIVEIRA, G. ; NERY, M. S. ; MOL, A. M. ; ISHITANI, L. ; Silva, Rômulo S. ; ROCHA, A. A. . Aprendizagem do uso de smartphones por adultos mais velhos mediada por jogo educacional. In: XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015, Teresina. Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015. p. 945-954.

2.
CARVALHO, A. L. ; NERY, M. S. . Desenvolvimento de um jogo educacional aplicável a engenharia de produção. In: XXXV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - Perspectivas Globais para a Engenharia de Produção, 2015, Fortaleza. XXXV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - Perspectivas Globais para a Engenharia de Produção, 2015.

3.
SILVA, R. B. ; ROCHA, A. A. ; NERY, M. S. ; MOL, A. M. ; FERREIRA, R. ; Silva, Rômulo S. ; YOSHIOKA, S. ; ISHITANI, L. . Labuta Batuta: um jogo educacional movel para adultos mais velhos.. In: XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015, Teresina. Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015. p. 463-472.

4.
Ribeiro, J. ; NERY, M. S. ; Godinho, A. . Agulha, tesoura, linhas e tecidos virtuais: a moda nos jogos digitais. In: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014, Porto Alegre. Artes & Design, 2014.

5.
Silva, Rômulo S. ; ROCHA, A. A. ; NERY, M. S. ; MOL, A. M. ; ISHITANI, L. . Viajando pelo mundo: um projeto de jogo para smartphone com foco em idosos. In: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014, Porto Alegre. Artes & Design, 2014.

6.
CASTRO, A. F. ; BAPTISTA, B. G. ; GRASSO, E. C. ; SOUZA, R. C. ; NERY, M. S. ; MOTA, R. R. ; MOL, A. M. . Eu sou diferente e isso não importa: A arte do jogo Nilub. In: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014, Porto Alegre. Artes & Design, 2014.

7.
NERY, M. S.; ROCHA, A. A. ; GUIMARAES, D. R. B. ; RESENDE, J. F. ; Silva, Rômulo S. ; SILVA, T. H. M. . O Mundo de Wells: Design e Jogabilidade. In: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014, Porto Alegre. Artes & Design, 2014.

8.
NERY, M. S.; NOBRE, Gustavo. F. ; CARVALHO, D. Beda ; LOURES, P. H. Zarrans . A Arte de Solidão. In: SBGames - Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2013, São Paulo. Proceedings do XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2013) - Trilha de Arte e Design, 2013. p. 488-491.

9.
NERY, M. S.; TEIXEIRA, R. A. ; SILVA, V. N. ; VELOSO, A. A. . Setting Players' Behaviors in World of Warcraft Through Semi-Supervised Learning. In: SBGames 2013 - Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2013, São Paulo. Proceedings do XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2013) - Trilha de Computação, 2013. p. 221-228.

10.
NERY, M. S.; NASCIMENTO, M. N. ; SILVA, V. N. . Desenvolvimento de Jogos Digitais e sua Utilização na Educação Juvenil: Um Estudo de Caso Real em um Projeto Governamental. In: SBGames - Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2013, São Paulo. Proceedings do XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2013) - Trilha de Cultura, 2013. p. 171-178.

Apresentações de Trabalho
1.
ISHITANI, L. ; NERY, M. S. ; MOTA, R. . Desafios e soluções na elaboração de projetos de CSTs, por IES privadas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
NERY, M. S.; CASTRO, A. F. ; ROCHA, A. A. ; GUIMARAES, D. R. B. ; GRASSO, E. C. ; RESENDE, J. F. ; SOUZA, R. C. ; Silva, Rômulo S. ; MOL, A. M. ; LIMA, D. P. ; FANTINI, E. ; VELOSO, E. A. ; OLIVEIRA, L. F. F. B. ; BARBOSA, M. A. S. ; CARVALHO, P. F. B. ; MOTA, R. R. ; CARNEIRO, R. V. ; ALMEIDA, S. J. ; NOGUEIRA, S. A. . Sonho de Jequi. 2016.

2.
NERY, M. S.; NOBRE, Gustavo. F. ; CARVALHO, D. Beda ; LOURES, P. H. Zarrans . TCC - Solidão. 2013.

3.
NERY, M. S.; NERY, M. P. S. ; NERY, M. S. . CABRUM NETWORK. 2000.

Produtos tecnológicos
1.
NERY, M. S.; NOGUEIRA, S. A. ; SILVA, M. A. E. ; OLIVEIRA, L. F. F. B. ; BARROS, J. X. S. ; PEREIRA, M. L. C. E. L. C. ; CARNEIRO, I. C. E. ; COSTA, L. M. G. ; VIEIRA, R. G. O. . Gray Mind. 2018.

2.
NERY, M. S.; NOGUEIRA, S. A. ; SILVA, M. A. E. ; OLIVEIRA, L. F. F. B. ; BARROS, J. X. S. ; PEREIRA, M. L. C. E. L. C. ; RAMOS, J. P. L. ; BRASILEIRO, M. V. ; MOREIRA, P. H. C. ; COUTO, Y. L. O. . Caso Sombrio. 2018.

3.
NERY, M. S.; FANTINI, E. ; ALMEIDA, S. J. ; LIMA, D. P. ; CALDAS FILHO, C. A. ; MOTUORI, J. C. ; FERREIRA, N. V. V. ; PEIXOTO, P. G. . Essência. 2018.

4.
NERY, M. S.; FANTINI, E. ; ALMEIDA, S. J. ; LIMA, D. P. ; CALDAS FILHO, C. A. ; VELOSO, L. S. V. ; FIGUEIREDO, L. C. ; DINIZ, L. E. ; CORGOZINHO, P. M. . Bed Time. 2018.

5.
NERY, M. S.; NOGUEIRA, S. A. ; SILVA, M. A. E. ; OLIVEIRA, L. F. F. B. ; MEIRA, F. S. ; PEREIRA, M. L. C. E. L. C. ; LEMOS, N. P. R. ; THIAGO, G. R. ; LEMOS, F. A. A. ; ANDRADE, H. A. R. . Getaway Driver. 2018.

6.
NERY, M. S.; NOGUEIRA, S. A. ; SILVA, M. A. E. ; OLIVEIRA, L. F. F. B. ; MEIRA, F. S. ; PEREIRA, M. L. C. E. L. C. ; ALCANTARA, R. R. ; PAULA, Y. E. ; SODRE, V. F. . Eudaimonia. 2018.

7.
NERY, M. S.; FANTINI, E. ; VIANA, R. D. ; LIMA, D. P. ; GONÇ ; VIEIRA, B. ; CAVALIERI, L. M. B. ; MARQUES, M. N. ; HORSTH, O. H. ; NASCIMENTO JUNIOR, R. . Elemental Ranger. 2018.

8.
NERY, M. S.; MOL, ARTUR M. ; ALMEIDA, S. J. ; VIANA, R. D. ; GUIMARÃ ; MOTA, R. R. ; REIS, A. C. ; MEDEIROS, C. B. S. ; NOVAES, D. A. M. ; OLIVEIRA, G. S. ; SILVA, I. E. L. ; SOARES, P. A. A. . War Portal. 2018.

9.
NERY, M. S.; MOL, A. M. ; ALMEIDA, S. J. ; VIANA, R. D. ; GUIMARÃ ; MOTA, R. R. ; LOPES, C. R. D. ; SOUSA NETO, H. G. ; SILVA, J. V. R. ; SILVA, L. S. ; MELO, Y. G. . Metallic Insanity. 2018.

10.
NERY, M. S.; NOGUEIRA, S. A. ; SILVA, M. A. E. ; OLIVEIRA, L. F. F. B. ; RIBEIRO, R. R. ; PEREIRA, M. L. C. E. L. C. ; MENDES, D. D. M. ; INAKAZU, L. Y. ; AVELAR, V. N. S. ; GRANJA, V. S. . O Último Deus. 2017.

11.
NERY, M. S.; NOGUEIRA, S. A. ; SILVA, M. A. E. ; OLIVEIRA, L. F. F. B. ; RIBEIRO, R. R. ; PEREIRA, M. L. C. E. L. C. ; MELO, A. R. A. M. ; PEREIRA, G. B. . Ayel. 2017.

12.
NERY, M. S.; ALMEIDA, S. J. ; LIMA, D. P. ; CALDAS FILHO, C. A. ; FANTINI, E. ; ISSA, E. J. ; BARBOZA, I. R. ; NUNES, J. P. M. ; FANTINI, P. P. C. ; CARDOSO, V. A. M. . Grimoire. 2017.

13.
NERY, M. S.; FANTINI, E. ; ALMEIDA, S. J. ; LIMA, D. P. ; CALDAS FILHO, C. A. ; PIAZAROLLO, A. C. ; COSTA, C. R. ; MACHADO, F. O. ; CAMARGO, J. V. B. ; FERREIRA, V. A. A. . Wizards vs Undeads. 2017.

14.
NERY, M. S.; MOL, A. M. ; ALMEIDA, S. J. ; VIANA, R. D. ; GUIMARÃ ; FANTINI, E. ; FREITAS, G. F. C. ; FONSECA, G. I. B. ; RIBEIRO, H. C. ; DIAS, H. J. Q. ; PINHEIRO, L. M. ; PINHO, L. M. S. . Equilibrium. 2017.

15.
NERY, M. S.; SILVA, M. A. E. ; NOGUEIRA, S. A. ; OLIVEIRA, L. F. F. B. ; FERNANDES, L. G. ; PEREIRA, M. L. C. E. L. C. ; CARLOS, C. A. ; NETTO, F. R. R. ; VARANDAS, M. O. ; SANTOS, M. N. T. . Estrada da Solidão. 2016.

16.
NERY, M. S.; NOGUEIRA, S. A. ; SILVA, M. A. E. ; OLIVEIRA, L. F. F. B. ; FERNANDES, L. G. ; PEREIRA, M. L. C. E. L. C. ; COSTA, M. B. ; BRANDAO, N. B. ; MARTINS, V. H. Z. ; REDA, V. C. . Velozes e Fabulosos. 2016.

17.
NERY, M. S.; NOGUEIRA, S. A. ; SILVA, M. A. E. ; OLIVEIRA, L. F. F. B. ; PEREIRA, M. L. C. E. L. C. ; VASCONCELOS, M. C. ; OLIVEIRA, A. F. ; AZEVEDO, B. S. ; OLIVEIRA, I. C. J. ; COSTA, P. V. C. . 13o Signo. 2016.

18.
NERY, M. S.; NOGUEIRA, S. A. ; SILVA, M. A. E. ; OLIVEIRA, L. F. F. B. ; VASCONCELOS, M. C. ; PEREIRA, M. L. C. E. L. C. ; PORCARO, D. A. A. ; SILVEIRA FILHO, M. A. C. ; FELIZBERTO, R. P. ; VASCONCELOS, V. S. C. . Viagem ao Centro da Guerra. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NERY, M. S.. Para destravar a ciência. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
NERY, M. S.. Entrevista com Marcelo Souza Nery. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
NERY, M. S.. Wells: novo jogo brasileiro em pré-venda na Xbox Live. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
NERY, M. S.. Conheça a realidade virtual do game Sashira, desenvolvido em Minas Gerais. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
NERY, M. S.. BH entra na rota dos grandes eventos culturais com o Minas Games Festival. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
NERY, M. S.. O material jornalístico produzido pelo Diário do Comércio é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo utilize o seguinte link: http://diariodocomercio.com.br/noticia.php?tit=capital_sedia_minas_game_festival&id=155420 Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor logue-se como assinante.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
NERY, M. S.. Evento mundial, Global Game Jam tem 10 jogos criados em BH. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
NERY, M. S.. Game Boy: o vovô dos consoles portáteis completa 25 anos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
NERY, M. S.. Cursos de games formam profissionais para atuar até mesmo fora da área. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
NERY, M. S.. Design de games. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
NERY, M. S.. Um terço dos jogadores no Brasil tem entre 20 e 39 anos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
NERY, M. S.. Conheça 'Esperança' um poema em forma de jogo e é brasileiro. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
NERY, M. S.. ?BEM PENSADO!? ? EVENTO EM BH DEBATE INDÚSTRIA DE GAMES EM CLIMA DESCONTRAÍDO. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

14.
NERY, M. S.. Alunos já começam a vislumbrar o futuro. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

15.
NERY, M. S.. Anastasia participa da abertura do Núcleo Inove do Plug Minas Omar Freire / Imprensa MG. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

16.
NERY, M. S.. Publicidade e internet são as ferramentas certas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

17.
NERY, M. S.. Cada um, Cada um. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
NERY, M. S.. Fundamentos de Jogos Digitais (Livro Digital). 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
NERY, M. S.; NERY, M. P. S. ; NERY, M. S. . CABRUM NETWORK. 2000.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 822823098, data de registro: 05/09/2000, título: "CABRUM NETWORK" .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NERY, M. S.; MACHADO, A. M. C.; PATROCINIO JUNIOR, Z. K. G.. Participação em banca de Liliane Caetano Nacif.Blobs: uma aplicação visual interativa para representação tridimensional de dados interrelacionados. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
MOTA, R.; NERY, M. S.; GOMES, R. R.. Participação em banca de Fabrício Inácio Rodrigues.Jogo eletrônico para o auxílio no ensino de grupos sanguíneos e herança genétic. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
MOTA, R.; NERY, M. S.; SALIBA, C. A. B.. Participação em banca de Vítor Galindo Lana.Interação da Televisão Digital através da Webcam. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
NERY, M. S.; MACHADO, A. M. C.; MACHADO, M. V.. Participação em banca de Bruno Toshiaki Watanabe Aguiar.Automatização de criação de personagens para Jogos Digitais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
NERY, M. S.; MACHADO, A. M. C.; SILVA, M. A. B.. Participação em banca de Matheus Leite Campos.Identificação de padrões por Visão Computacional para aplicações de realidade aumentada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.
MACHADO, A. M. C.; NERY, M. S.; SILVA, M. A. B.. Participação em banca de André Luiz Murta Borges.Recuperação de imagens por contexto através de palavras-chaves utilizando o modelo vetorial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

7.
MACHADO, A. M. C.; NERY, M. S.; PATROCINIO JUNIOR, Z. K. G.. Participação em banca de Danilo Lopes Sales.Desenvolvimento de um Sistema para Roteamento de Veículos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

8.
MACHADO, A. M. C.; MOTA, R.; NERY, M. S.. Participação em banca de Túlio Cardoso Calazans.Segmentação de sinais de eletrocardiograma utilizando deformação dinâmica temporal (DTW) parametrizada. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

9.
TIRELO, F.; ALMEIDA, O. M.; NERY, M. S.. Participação em banca de Elisa Guimarães Monteiro.Aplicação de Jogos Digitais no aprendizado de Álgebra Linear. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

10.
TIRELO, F.; NERY, M. S.; SILVA, J. P. D.. Participação em banca de Victor Hugo Yonamine Araújo.Jogos Digitais no aprendizado de algoritmos recursivos em árvores binárias. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

11.
MOTA, R.; MINI, R. A.; NERY, M. S.. Participação em banca de Matheus de Assis Tomaz Felipe.Utilização de curvas de Bézièr no auxílio de animação e modelagem tridimensional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

12.
MACHADO, M. V.; NERY, M. S.; SILVA, J. P. D.. Participação em banca de Alan Fernando Santos de Ávila.Projeto integrado de acesso ao meio e roteamento para disseminação de dados RSSFs. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

13.
MACHADO, M. V.; NERY, M. S.; SILVA, J. P. D.. Participação em banca de André Luiz Costa.Avaliação de técnicas baseadas no receptor para o roteamento em curva em RFFs. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

14.
MACHADO, M. V.; NERY, M. S.; SILVA, J. P. D.. Participação em banca de Emerson Andrada Leite.Identificação de ineditismo relativo de códigos-fonte em ambientes de aprendizado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

15.
NERY, M. S.; ROCHA, C. M.; SILVA, J. P. D.. Participação em banca de Felipe Amantino Gonçalves Silva.Um framework para modelagem de terrenos tridimensionais parametrizados. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

16.
SILVA, J. P. D.; NERY, M. S.; ROCHA, C. M.. Participação em banca de Lesandro Ponciano dos Santos.Análise de algoritmos de classificação e agrupamento na modelagem e predição de comportamento em cargas de trabalho de máquinas paralelas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

17.
SILVA, J. P. D.; NERY, M. S.; ROCHA, C. M.. Participação em banca de Adolfo Amaury Moisés Sette de Abril.Aplicação de mineração de dados para previsão de demanda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

18.
SILVA, J. P. D.; NERY, M. S.; ROCHA, C. M.. Participação em banca de Fernando Marcos Souza Silva.Aplicação de redes neurais artificiais em método biométrico de autenticação de usuários baseado em dinâmica de digitação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

19.
SILVA, J. P. D.; NERY, M. S.; ROCHA, C. M.. Participação em banca de Fred Utsch Silva.Tecnologia Java para desenvolvimento de aplicações móveis: Sistema de gerenciamento de provas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

20.
MARQUES NETO, H. T.; NERY, M. S.; FARIA, T. R.. Participação em banca de Daniel Antônio de Moura Malta.Prevayler X X Prevail. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

21.
BRANDAO, W. C.; NERY, M. S.; FARIA, T. R.. Participação em banca de Márcio Teixeira Miranda.Migração Automática de Dados Entre Uma Base de Dados de Survey On-Line e Uma Base de Dados Para Análise de Rede Social. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

22.
MARQUES NETO, H. T.; NERY, M. S.; BRANDAO, W. C.. Participação em banca de Hugo Lelo Cabral.Implementação de um Sistema de Recuperação de Informação em Páginas HTML. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

23.
MACHADO, A. M. C.; NERY, M. S.; MINI, R. A.. Participação em banca de Everton Murilo Rodrigues Silva.Desenvolvimento de um Sistema de Busca de Imagens na Internet por Similaridade de Cor Baseado em Histograma. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

24.
MACHADO, A. M. C.; NERY, M. S.; MINI, R. A.. Participação em banca de Gunnar Pimentel Manjud Maluf.Análise de Algoritmos de Agrupamento em Imagens. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

25.
NERY, M. S.; MINI, R. A.; MACHADO, A. M. C.. Participação em banca de Bruno Pereira Evangelista.Implementação, Análise e Comparação de Técnicas para Simulação de Malhas Detalhadas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

26.
NERY, M. S.. Participação em banca de Marco Medina da Rocha.Transmissão de apresentações on-line via Internet. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

27.
NERY, M. S.. Participação em banca de Adriano da Silva.Especificação do software para medicina do trabalho MEDTRAB 1.0. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

28.
NERY, M. S.. Participação em banca de Paulo Henrique Teles Neves.Implementação de voz no IP. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

29.
NERY, M. S.. Participação em banca de André Ferraz Abdo.Sistema Médico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

30.
NERY, M. S.. Participação em banca de Gabriel Borges Guedes Lima.Padrões J2EE. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

31.
NERY, M. S.. Participação em banca de Cristiano Hatem.Avaliação de algoritmos de síntese de texturas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

32.
NERY, M. S.. Participação em banca de Fábio Carvalho.Desenvolvimento de um software para reconhecimento de frutas utilizando Visão Computacional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

33.
NERY, M. S.. Participação em banca de Matheus Toscano.Desenvolvimento de um software de reconhecimento de fusíveis através de Visão Computacional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SILVA, M.; NERY, M. S.; ZUIM, R. L.. Motores Gráficos. 2010. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
BERNARDES, F. C.; NERY, M. S.; PORTO, M. F.. Grafos e Teoria da Computação. 2008. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
FREITAS, M. R. L.; NERY, M. S.; ZUIM, R. L.. Animação e Modelagem de Personagens. 2008. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
FREITAS, M. R. L.; NERY, M. S.; ZUIM, R. L.. Modelagem de Fenômenos Físicos para Jogos. 2008. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
RIBEIRO, J. L. S.; NERY, M. S.; PATROCINIO JUNIOR, Z. K. G.. Jogos em Redes. 2008. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.
RIBEIRO, J. L. S.; NERY, M. S.; PATROCINIO JUNIOR, Z. K. G.. Animação e Modelagem de Personagens. 2008. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

7.
RIBEIRO, J. L. S.; NERY, M. S.; PATROCINIO JUNIOR, Z. K. G.. Modelagem de Fenômenos Físicos para Jogos. 2008. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

8.
RIBEIRO, J. L. S.; NERY, M. S.; PATROCINIO JUNIOR, Z. K. G.. Jogos para Dispositivos Móveis. 2008. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

9.
RIBEIRO, J. L. S.; NERY, M. S.; PATROCINIO JUNIOR, Z. K. G.. Inteligência Artificial II. 2007. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

10.
SOUZA, F. M.; NERY, M. S.; MOTA, R.. Engenharia de Software. 2007. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

11.
SANTIAGO, N. B.; NERY, M. S.; KUTOVA, M. A. S.. Programação com Biblioteca Gráfica I. 2007. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

12.
SANTIAGO, N. B.; NERY, M. S.; KUTOVA, M. A. S.. Ferramentas de Autoria. 2007. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

13.
SANTIAGO, N. B.; NERY, M. S.; KUTOVA, M. A. S.. Programação com Biblioteca Gráfica II. 2007. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

14.
SOUZA, A. A.; NERY, M. S.; KUTOVA, M. A. S.. Criação de Conteúdos para Jogos. 2007. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

15.
SOUZA, A. A.; NERY, M. S.; KUTOVA, M. A. S.. Produção e Edição de Áudio e Vídeo Digital. 2007. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

16.
SOUZA, F. M.; MOTA, R.; NERY, M. S.. Inteligência Artificial II. 2007. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

17.
FIGUEIREDO, E. M. P.; NERY, M. S.; PORTO, M. F.. Matemática para Jogos. 2006. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

18.
FIGUEIREDO, E. M. P.; NERY, M. S.; PORTO, M. F.. Algoritmos e Técnicas de Programação. 2006. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Outras participações
1.
NERY, M. S.; PEIXOTO, T. F. H.. Comissão avaliadora do prêmio da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES MG) de Jornalismo - Categoria Mídia Digital. 2011. Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES MG).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V SCAP - Semana de Ciência, Arte e Política.Ecologia dos Saberes: "No território do ciberespaço: jogos, aprendizagem e violência". 2013. (Seminário).

2.
I Semana de Jogos Digitais.Jogos e Redes Sociais. 2011. (Encontro).

3.
Lançamento do DengueVille 2.0.As redes sociais na construção da cidadania. 2011. (Encontro).

4.
XIV Enfoque em Letras - Arte em Múltiplas Linguagens.Arte em Jogos Digitais - Criação de Roteiro. 2011. (Oficina).

5.
X Jornada de Práticas em Psicologia.A Personalidade em Jogos Digitais. 2010. (Seminário).

6.
Encontro de Capactiação de Educadores - Educação e Novas Tecnologias.A utilização de Jogos Digitais como ferramentas padagógicas. 2009. (Encontro).

7.
VII Jornada Acadêmica de Fonoaudiologia - I Encontro de Pesquisa em Fonoaudiologia da PUC Minas: Tecnologia em Fonoaudiologia.Jogos Digitais: Serious Games para Fonoaudiologia. 2009. (Seminário).

8.
3º Seminário de Informática da PUC Minas em Guanhães.Jogos Digitais. 2008. (Oficina).

9.
SBGames 2008: VII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2008. (Simpósio).

10.
4ª Semana de Sistemas de Informação da PUC no Barreiro.Criação de Jogos Digitais. 2006. (Seminário).

11.
IX Seminário PROGRAD: Projetos Pedagógicos: Nortes e Tendências. 2006. (Seminário).

12.
Semana de Sistemas de Informação - PUC Minas em Arcos.Criação de Jogos Digitais. 2006. (Seminário).

13.
I Jornada de Jogos Digitais da PUC Minas.Projeto de Jogos Digitais. 2005. (Oficina).

14.
Instituto de Educação Continuada da PUC Minas.Projeto de Jogos Digitais. 2005. (Seminário).

15.
VII Seminário PROGRAD: Avaliação da Aprendizagem na Educação Superior. 2005. (Seminário).

16.
IV Workshop em Tratamento de Imagens - Fotografia Digital: Conceitos básicos e aplicações. 2003. (Oficina).

17.
IV Workshop em Tratamento de Imagens - Produção de Jogos Eletrônicos. 2003. (Oficina).

18.
IV Workshop em Tratamento de Imagens - Reconhecimento de Padrões aplicado a PDI. 2003. (Oficina).

19.
Semana da Computação - Minicurso de Redes de Computadores. 2000. (Oficina).

20.
II Escola Regional de Informática. 1998. (Encontro).

21.
XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 1998. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NERY, M. S.; MOL, A. M. . Minas Games Festival. 2015. (Festival).

2.
NERY, M. S.. IV Semana de Ciência, Arte e Política - "Territórios Rede: As Linhas de Força da Periferia". 2012. (Outro).

3.
ISHITANI, L. ; PATROCINIO JUNIOR, Z. K. G. ; TIRELO, F. ; NERY, M. S. . XXX Congreso da Sociedade Brasileira de Computação. 2010. (Congresso).

4.
NERY, M. S.; PAULA, H. B. ; ZUIM, R. L. ; MOL, A. M. . II Semana de Ciência, Arte & Política. 2010. (Outro).

5.
CAMPOS, F. ; NERY, M. S. ; PATROCINIO JUNIOR, Z. K. G. . SBGames 2008 - Simpósio Brasileiro de Games - Track Arte e Design. 2008. (Congresso).

6.
CHAIMOWICZ, L. ; MOTA, R. ; NERY, M. S. . SBGames 2008 - Simpósio Brasileiro de Games. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Liliane Nacif Caetano. Blobs: uma aplicação visual interativa para representação tridimensional de dados interrelacionados. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CIência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Souza Nery.

2.
Matheus Leite Campos. Identificação de padrões por Visão Computacional para aplicações de realidade aumentada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CIência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Souza Nery.

3.
Bruno Toshiaki Watanabe Avelar. Automatização de criação de personagens para Jogos Digitais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CIência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Souza Nery.

4.
Felipe Amantino Gonçalves Silva. Um Framework para Modelagem de Terrenos Tridimensionais Parametrizados. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Souza Nery.

5.
Bruno Pereira Evangelista. Implementação, Análise e Comparação de Técnicas para Simulação de Malhas Detalhadas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CIência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Souza Nery.

6.
Cristiano Hatem. Análise de Síntese de Texturas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Souza Nery.

7.
Matheus Toscano. Desenvolvimento de um Software para Reconhecimento de Fusíveis usando Visão Computacional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Souza Nery.

8.
Fabio P. Carvalho. Desenvolvimento de um Software para Reconhecimento de Frutas baseado em Visão Computacional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Souza Nery.

Iniciação científica
1.
Gabriel Ponã Taranto Moreira. Proposta de um padrão de interface entre pessoas com visão reduzida e o computador, utilizando documentos digitais e monitores Braile atualizáveis. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Souza Nery.

2.
Lesandro Ponciano dos Santos. Avanço e Exclusão: Duas Faces da Era Digital - Uma Visão Sociotécnica das TIs. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas. Orientador: Marcelo Souza Nery.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
NERY, M. S.; CASTRO, A. F. ; ROCHA, A. A. ; GUIMARAES, D. R. B. ; GRASSO, E. C. ; RESENDE, J. F. ; SOUZA, R. C. ; Silva, Rômulo S. ; MOL, A. M. ; LIMA, D. P. ; FANTINI, E. ; VELOSO, E. A. ; OLIVEIRA, L. F. F. B. ; BARBOSA, M. A. S. ; CARVALHO, P. F. B. ; MOTA, R. R. ; CARNEIRO, R. V. ; ALMEIDA, S. J. ; NOGUEIRA, S. A. . Sonho de Jequi. 2016.


Produto tecnológico
1.
NERY, M. S.; SILVA, M. A. E. ; NOGUEIRA, S. A. ; OLIVEIRA, L. F. F. B. ; FERNANDES, L. G. ; PEREIRA, M. L. C. E. L. C. ; CARLOS, C. A. ; NETTO, F. R. R. ; VARANDAS, M. O. ; SANTOS, M. N. T. . Estrada da Solidão. 2016.

2.
NERY, M. S.; NOGUEIRA, S. A. ; SILVA, M. A. E. ; OLIVEIRA, L. F. F. B. ; FERNANDES, L. G. ; PEREIRA, M. L. C. E. L. C. ; COSTA, M. B. ; BRANDAO, N. B. ; MARTINS, V. H. Z. ; REDA, V. C. . Velozes e Fabulosos. 2016.

3.
NERY, M. S.; NOGUEIRA, S. A. ; SILVA, M. A. E. ; OLIVEIRA, L. F. F. B. ; PEREIRA, M. L. C. E. L. C. ; VASCONCELOS, M. C. ; OLIVEIRA, A. F. ; AZEVEDO, B. S. ; OLIVEIRA, I. C. J. ; COSTA, P. V. C. . 13o Signo. 2016.

4.
NERY, M. S.; NOGUEIRA, S. A. ; SILVA, M. A. E. ; OLIVEIRA, L. F. F. B. ; RIBEIRO, R. R. ; PEREIRA, M. L. C. E. L. C. ; MENDES, D. D. M. ; INAKAZU, L. Y. ; AVELAR, V. N. S. ; GRANJA, V. S. . O Último Deus. 2017.

5.
NERY, M. S.; NOGUEIRA, S. A. ; SILVA, M. A. E. ; OLIVEIRA, L. F. F. B. ; RIBEIRO, R. R. ; PEREIRA, M. L. C. E. L. C. ; MELO, A. R. A. M. ; PEREIRA, G. B. . Ayel. 2017.

6.
NERY, M. S.; ALMEIDA, S. J. ; LIMA, D. P. ; CALDAS FILHO, C. A. ; FANTINI, E. ; ISSA, E. J. ; BARBOZA, I. R. ; NUNES, J. P. M. ; FANTINI, P. P. C. ; CARDOSO, V. A. M. . Grimoire. 2017.

7.
NERY, M. S.; FANTINI, E. ; ALMEIDA, S. J. ; LIMA, D. P. ; CALDAS FILHO, C. A. ; PIAZAROLLO, A. C. ; COSTA, C. R. ; MACHADO, F. O. ; CAMARGO, J. V. B. ; FERREIRA, V. A. A. . Wizards vs Undeads. 2017.

8.
NERY, M. S.; MOL, A. M. ; ALMEIDA, S. J. ; VIANA, R. D. ; GUIMARÃ ; FANTINI, E. ; FREITAS, G. F. C. ; FONSECA, G. I. B. ; RIBEIRO, H. C. ; DIAS, H. J. Q. ; PINHEIRO, L. M. ; PINHO, L. M. S. . Equilibrium. 2017.

9.
NERY, M. S.; NOGUEIRA, S. A. ; SILVA, M. A. E. ; OLIVEIRA, L. F. F. B. ; BARROS, J. X. S. ; PEREIRA, M. L. C. E. L. C. ; CARNEIRO, I. C. E. ; COSTA, L. M. G. ; VIEIRA, R. G. O. . Gray Mind. 2018.

10.
NERY, M. S.; NOGUEIRA, S. A. ; SILVA, M. A. E. ; OLIVEIRA, L. F. F. B. ; BARROS, J. X. S. ; PEREIRA, M. L. C. E. L. C. ; RAMOS, J. P. L. ; BRASILEIRO, M. V. ; MOREIRA, P. H. C. ; COUTO, Y. L. O. . Caso Sombrio. 2018.

11.
NERY, M. S.; FANTINI, E. ; ALMEIDA, S. J. ; LIMA, D. P. ; CALDAS FILHO, C. A. ; MOTUORI, J. C. ; FERREIRA, N. V. V. ; PEIXOTO, P. G. . Essência. 2018.

12.
NERY, M. S.; FANTINI, E. ; ALMEIDA, S. J. ; LIMA, D. P. ; CALDAS FILHO, C. A. ; VELOSO, L. S. V. ; FIGUEIREDO, L. C. ; DINIZ, L. E. ; CORGOZINHO, P. M. . Bed Time. 2018.

13.
NERY, M. S.; NOGUEIRA, S. A. ; SILVA, M. A. E. ; OLIVEIRA, L. F. F. B. ; MEIRA, F. S. ; PEREIRA, M. L. C. E. L. C. ; LEMOS, N. P. R. ; THIAGO, G. R. ; LEMOS, F. A. A. ; ANDRADE, H. A. R. . Getaway Driver. 2018.

14.
NERY, M. S.; NOGUEIRA, S. A. ; SILVA, M. A. E. ; OLIVEIRA, L. F. F. B. ; MEIRA, F. S. ; PEREIRA, M. L. C. E. L. C. ; ALCANTARA, R. R. ; PAULA, Y. E. ; SODRE, V. F. . Eudaimonia. 2018.

15.
NERY, M. S.; FANTINI, E. ; VIANA, R. D. ; LIMA, D. P. ; GONÇ ; VIEIRA, B. ; CAVALIERI, L. M. B. ; MARQUES, M. N. ; HORSTH, O. H. ; NASCIMENTO JUNIOR, R. . Elemental Ranger. 2018.

16.
NERY, M. S.; MOL, ARTUR M. ; ALMEIDA, S. J. ; VIANA, R. D. ; GUIMARÃ ; MOTA, R. R. ; REIS, A. C. ; MEDEIROS, C. B. S. ; NOVAES, D. A. M. ; OLIVEIRA, G. S. ; SILVA, I. E. L. ; SOARES, P. A. A. . War Portal. 2018.

17.
NERY, M. S.; MOL, A. M. ; ALMEIDA, S. J. ; VIANA, R. D. ; GUIMARÃ ; MOTA, R. R. ; LOPES, C. R. D. ; SOUSA NETO, H. G. ; SILVA, J. V. R. ; SILVA, L. S. ; MELO, Y. G. . Metallic Insanity. 2018.

18.
NERY, M. S.; NOGUEIRA, S. A. ; SILVA, M. A. E. ; OLIVEIRA, L. F. F. B. ; VASCONCELOS, M. C. ; PEREIRA, M. L. C. E. L. C. ; PORCARO, D. A. A. ; SILVEIRA FILHO, M. A. C. ; FELIZBERTO, R. P. ; VASCONCELOS, V. S. C. . Viagem ao Centro da Guerra. 2016.


Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SIQUEIRA, S. R. ; ROCHA, E. C. F. ; NERY, M. S. . Brazilian Occupational Therapy Perspective about Digital Games as an Inclusive Resource to Disabled People in Schools. In: Maria Manuela Cruz-Cunha. (Org.). Handbook of Research on Serious Games as Educational, Business and Research Tools. 1ed.Hershey, Pennsylvania (USA): IGI Global, 2012, v. 1, p. 730-749.


Programa de Computador sem registro de patente
1.
NERY, M. S.; CASTRO, A. F. ; ROCHA, A. A. ; GUIMARAES, D. R. B. ; GRASSO, E. C. ; RESENDE, J. F. ; SOUZA, R. C. ; Silva, Rômulo S. ; MOL, A. M. ; LIMA, D. P. ; FANTINI, E. ; VELOSO, E. A. ; OLIVEIRA, L. F. F. B. ; BARBOSA, M. A. S. ; CARVALHO, P. F. B. ; MOTA, R. R. ; CARNEIRO, R. V. ; ALMEIDA, S. J. ; NOGUEIRA, S. A. . Sonho de Jequi. 2016.




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