Jose de Ribamar Nazareno dos Anjos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1614056797989909
  • Última atualização do currículo em 04/11/2016


Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (1971), pós-graduação lato sensu em Fitopatologia pela Universidade de Brasília (1978), mestrado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília (1980) e PhD em Plant Pathology pela University of Kentucky, USA (1991). Atualmente é Pesquisador A da Embrapa Cerrados, Unidade Descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Já exerceu funções gerenciais como Chefe Adjunto de Comunicações e Negócios, Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento e Articulador Internacional. Atualmente também desenvolve ações de pesquisa em Agroenergia, particularmente com sorgo sacarino e cana-de-açúcar. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças fúngicas da mangueira, viroses do maracujazeiro, doenças fúngicas de gramíneas forrageiras, viroses de soja e doenças de fruteiras nativas do Cerrado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jose de Ribamar Nazareno dos Anjos
Nome em citações bibliográficas
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos

Endereço


Endereço Profissional
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Cerrados.
BR 020 km 18
Planaltina
73310970 - Brasília, DF - Brasil - Caixa-postal: 08223
Telefone: (61) 33889898
Ramal: 9838
Fax: (61) 33889879
URL da Homepage: http://www.cpac.embrapa.br


Formação acadêmica/titulação


1987 - 1991
Doutorado em Plant Pathology.
University Of Kentucky, UK, Estados Unidos.
Título: Studies on the Epidemiology and Molecular Biology of Two Soybean Viruses: Soybean Mosaic Virus and Bean Pod Mottle Virus, Ano de obtenção: 1991.
Orientador: Said Amin Ghabrial.
Bolsista do(a): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Palavras-chave: Soybean Bean Pod Mottle Virus.
Grande área: Ciências Agrárias
Setores de atividade: Produção Vegetal.
1978 - 1980
Mestrado em Fitopatologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Estudos de Dois Vírus que Infetam Soja [Glycine max (L.)] no Brasil Central,Ano de Obtenção: 1980.
Orientador: Ming Tien Lin.
Bolsista do(a): Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás, EMATER GOIÁS, Brasil.
Palavras-chave: Vírus Mosaico Soja.
Grande área: Ciências Agrárias
Setores de atividade: Produção Vegetal.
1977 - 1978
Especialização em Fitopatologia. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: ..
Orientador: ..
1968 - 1971
Graduação em Agronomia.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2007
Programa de Desenvolvimento de Gestores. (Carga horária: 120h).
Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.


Atuação Profissional



Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/1984 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Embrapa Cerrados, .

Linhas de pesquisa
Fitossanidade
02/2010 - 07/2011
Direção e administração, Embrapa Cerrados, .

Cargo ou função
Supervisão II (Articulação Internacional).
3/2006 - 6/2008
Direção e administração, Embrapa Cerrados, .

Cargo ou função
Chefe-Geral Substituto da Embrapa Cerrados.
1/2005 - 6/2008
Direção e administração, Embrapa Cerrados, .

Cargo ou função
Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento.
1/2005 - 6/2008
Direção e administração, Embrapa Cerrados, .

Cargo ou função
Presidente do Comitê Local do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação científica ? PIBIC/CNPq.
12/2003 - 1/2005
Direção e administração, Embrapa Cerrados, .

Cargo ou função
Supervisor III da Área de Comunicação e Negócios para Transferência de Tecnologia.
12/2003 - 1/2005
Direção e administração, Embrapa Cerrados, .

Cargo ou função
Chefe Adjunto Substituto de Comunicação e Negócios.
11/2000 - 12/2003
Direção e administração, Embrapa Cerrados, .

Cargo ou função
Secretário-Executivo do Comitê Técnico Interno (CTI).
10/1993 - 05/1996
Direção e administração, Embrapa Cerrados, .

Cargo ou função
Coordenador da Área Técnica de Produção Vegetal (ATPV)..

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás, EMATER/GO, Brasil.
Vínculo institucional

1972 - 1982
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: EXTENSIONISTA, Carga horária: 40

Atividades

6/1976 - 9/1977
Direção e administração, Emater Go, .

Cargo ou função
Coordenador do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária ? PROAGRO (convênio do Banco Central do Brasil com a Emater-Go), no Estado de Goiás.
9/1972 - 5/1975
Direção e administração, Emater Go, .

Cargo ou função
Supervisor do Escritório Local de Itumbiara/GO.


Linhas de pesquisa


1.
Fitossanidade


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Avaliação de cultivares de sorgo sacarino em Planaltina-DF
Descrição: Atividade componente do projeto "Desenvolvimento de linhagens e híbridos de sorgo sacarino visando a produção de bioetanol", liderado pela Embrapa Milho e Sorgo, será conduzido um ensaio de competição de 25 (vinte e cinco) cultivares de sorgo sacarino em Planaltina-DF, nas safras 2013/2014 e 2014/2015, com semeadura nos meses de outubro a dezembro. O delineamento experimental será o de látice triplo (5 x 5) com parcelas constituídas por 4 fileiras de 5 m de comprimento e 0,70 m de espaçamento. Serão avaliadas as caraterísticas agronômicas de interesse: produção de massa verde e massa seca (t ha-1), altura de plantas (m), florescimento e ocorrência de pragas e doenças. Serão também avaliados os seguintes parâmetros industriais: ºBrix (teor de sólidos solúveis totais no caldo), Pol (teor de sacarose aparente no caldo), extração (caldo extraído de colmos desintegrados), pureza (percentagem de sacarose nos sólidos solúveis), fibra (matéria insolúvel em água), AR (teor de açúcares redutores no caldo) ATR (teor de açúcares totais recuperáveis) e ART (teor de açúcares redutores totais)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Melhoramento genético do maracujazeiro (Passiflora spp.) visando sua utilização diversificada e valoração da biodiversidade essencialmente brasileira
Descrição: Espécies silvestres de maracujazeiro têm grande potencial para uso em programas de melhoramento genético e como porta-enxertos, além de serem alternativas para diversificar os sistemas produtivos com novos alimentos funcionais para consumo in natura (maracujá-doce) e para uso como plantas ornamentais. Para aproveitar todo o potencial do gênero, principalmente de espécies da nossa biodiversidade, estudos de caracterização agronômica e melhoramento genético estratégicos e de grande importância. O cultivo do maracujazeiro em escala comercial teve inicio na década de 70, com o maracujazeiro-azedo. Atualmente, o agronegócio do maracujá no Brasil gera R$500 milhões, emprega 250.000 pessoas, gerando de 5 a 6 empregos diretos e indiretos por hectare durante 2 anos, fazendo com que tal cultura seja uma excelente alternativa para pequenos e médios agricultores. A produtividade média brasileira é em torno de 13,4 ton/ha/ano e o potencial da cultura, em condições experimentais, pode chegar a 50 ton/ha/ano. Para isso, é fundamental a utilização de variedades melhoradas geneticamente com maior produtividade, qualidade de frutos, resistência a doenças e adaptadas aos diferentes agroecossistemas no Brasil. Com relação ao maracujá doce e ornamental, apesar do grande potencial, o cultivo no Brasil é muito pequeno, o que, em grande parte, é devido à inexistência de variedades e híbridos melhorados geneticamente. Frente ao exposto, este projeto é proposto com dois objetivos principais: 1. Realizar a caracterização agronômica de espécies silvestres de maracujá como subsídio para utilização no melhoramento genético, como porta-enxertos, alimentos funcionais e plantas ornamentais e medicinais; 2. Desenvolver variedades e híbridos de maracujazeiro-azedo, doce e ornamental mais adaptados, produtivos, com qualidade físico-química de frutos e resistência múltipla a doenças. Para atingir o primeiro objetivo, serão desenvolvidas atividades de avaliação de características de resistência a doença.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Caracterização e uso de germoplasma e melhoramento genético do maracujazeiro auxiliados por marcadores moleculares Fase II
Descrição: Espécies silvestres de maracujazeiro têm grande potencial para uso em programas de melhoramento genético e como porta-enxertos, além de serem alternativas para diversificar os sistemas produtivos com novos alimentos funcionais para consumo in natura (maracujá-doce) e para uso como plantas ornamentais. Para aproveitar todo o potencial do gênero, principalmente de espécies da nossa biodiversidade, estudos de caracterização agronômica e melhoramento genético estratégicos e de grande importância. O cultivo do maracujazeiro em escala comercial teve inicio na década de 70, com o maracujazeiro-azedo. Atualmente, o agronegócio do maracujá no Brasil gera R$500 milhões, emprega 250.000 pessoas, gerando de 5 a 6 empregos diretos e indiretos por hectare durante 2 anos, fazendo com que tal cultura seja uma excelente alternativa para pequenos e médios agricultores. A produtividade média brasileira é em torno de 13,4 ton/ha/ano e o potencial da cultura, em condições experimentais, pode chegar a 50 ton/ha/ano. Para isso, é fundamental a utilização de variedades melhoradas geneticamente com maior produtividade, qualidade de frutos, resistência a doenças e adaptadas aos diferentes agroecossistemas no Brasil. Com relação ao maracujá doce e ornamental, apesar do grande potencial, o cultivo no Brasil é muito pequeno, o que, em grande parte, é devido à inexistência de variedades e híbridos melhorados geneticamente. Frente ao exposto, este projeto é proposto com dois objetivos principais: 1. Realizar a caracterização agronômica de espécies silvestres de maracujá como subsídio para utilização no melhoramento genético, como porta-enxertos, alimentos funcionais e plantas ornamentais e medicinais; 2. Desenvolver variedades e híbridos de maracujazeiro-azedo, doce e ornamental mais adaptados, produtivos, com qualidade físico-química de frutos e resistência múltipla a doenças. Para atingir o primeiro objetivo, serão desenvolvidas atividades de avaliação de características de resistência a doença.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Cana-de-açúcar nos cerrados: Avaliação de cultivares, manejo do solo e da água, e impactos socioeconômicos e ambientais
Descrição: A grande expansão em curso do setor sucroalcooleiro no Brasil central, e a limitada base experimental quanto ao comportamento de variedades de cana-de-açúcar, manejo dos solos e da água, e impactos socioeconômicos e ambientais na região, motivaram a proposição desse projeto de pesquisa, em consonância com o Plano Nacional de Agroenergia (Brasil, 2006). O projeto consiste de seis planos de ação (PA) e 48 atividades, contemplando 20 experimentos de campo com aplicação de tratamentos e avaliações de rendimento de colmos, açúcar e outras variáveis da planta e do solo realizados na Embrapa Cerrados, usinas e outros locais em Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul, além de estudos em laboratório e diagnósticos locais e regionais a partir de dados secundários. No âmbito do primeiro PA ("Gestão do Projeto"), o grupo gestor atuará no sentido de apoiar a execução das atividades e assegurar o cumprimento das metas. No segundo PA ("Avaliação de Cultivares"), genótipos precoces, médios e tardios indicados para a região serão avaliados em três locais e caracterizados com relação à aspectos morfo-agronômicos, tecnológicos, de fitossanidade, e por meio de técnicas moleculares. No terceiro PA ("Manejo da Fertilidade do Solo"), experimentos serão instalados em latossolos de diferentes texturas para estudos de: a) respostas à calagem; b) correção química subsuperficial com gesso; c) adubação fosfatada com relação à doses, fontes e modos de aplicação de fertilizantes no plantio; d) adubação fosfatada de soqueiras; e) adubação nitrogenada, fixação biológica de nitrogênio e respostas à inoculação com bactérias fixadoras. Os genótipos testados no PA anterior serão também avaliados em laboratório quanto à tolerância ao alumínio e deficiência de cálcio, desenvolvendo-se protocolos baseados na avaliação do crescimento de raízes em solo ou solução nutritiva, ou na coloração de raízes com hematoxilina. O potencial de mineralização de nitrogênio de solos sob cana-de-açúcar será estudado através.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Validação do potencial antimicrobiano de proteínas de defesa vegetal contra fungos fitopatogênicos de soja e algodão
Descrição: Dentre as doenças de plantas, as fúngicas são as que causam maiores perdas agronômicas e econômicas no Brasil e no mundo. Neste contexto, destacam-se as grandes perdas de produção resultantes de infecção pelos fungos causadores da ramulose do algodoeiro (Colletotrichum gossypii var.cephalosporioides), ferrugem asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi), podridão branca da haste da soja (Sclerotinia sclerotiorum) e podridão vermelha da raiz ou síndrome da morte súbita da soja (Fusarium solani f. sp. glycines). Além de não existirem variedades de elevado potencial agronômico com resistência durável a essas doenças, nenhuma delas é satisfatoriamente controlada pela aplicação de fungicidas. Para defender-se de ataques de patógenos, as plantas produzem proteínas antimicrobianas de defesa denominadas defensinas e osmotinas. O objetivo desse projeto é validar a atividade antimicrobiana de defensinas e osmotinas vegetais contra fungos de importância agronômica e econômica da soja e do algodoeiro. Genes de defensinas e osmotinas vegetais, já isolados e sequenciados, serão clonados e expressos em vetor de levedura. As proteínas expressas serão purificadas e usadas em bioensaios contra o fungo da ramulose do algodoeiro e contra os fungos da ferrugem asiática, podridão branca da haste e podridão vermelha da raiz da soja. Estes genes poderão ser eventualmente usados em transgenia de algodoeiro e soja, afim de conferir resistência genética a essas doenças fúngicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2010
Avaliação da reação de genótipos de Panicum maximum e de capim-elefante(Pennisetum purpureum) aos agentes causadores de manchas nas folhas, inflorescência e nas sementes
Descrição: Com a intensificação da atividade pecuária e a conseqüente expansão das áreas com pastagens cultivadas nos últimos anos, várias doenças de forrageiras começaram a ter importância significativa, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, causando perdas em produtividade e qualidade das pastagens (Verzignassi e Fernandes, 2001). Em Panicum maximum, há relatos da ocorrência do fungo Tilletia ayresi Berkerly colonizando as inflorescências em áreas de produção de sementes (Verzignassi e Fernandes, 2001). Em 2003, também nessa espécie, Charchar et al. detectaram Bipolaris maydis causando manchas foliares, no Distrito Federal. Segundo Leme et al. (1992), o fungo Exserohilum turcicum (Pass.) Leonard & Suggs infecta folhas de Pennisetum purpureum e causa alterações bioquímicas, podendo alterar a sua palatabilidade. Recentemente (2004), M.J.A. Charchar (dados não publicados) detectou a ocorrência de manchas foliares causadas por Bipolaris sp. em P. purpureum, no Distrito Federal. Este projeto tem os seguintes objetivos: a) Avaliar a ocorrência de sintomas de doenças nas folhas e nas inflorescências de P. maximum e capim-elefante nas coleções dessas gramíneas na Embrapa Cerrados; b) Identificar os fungos que infectam naturalmente as folhas/inflorescências de P. maximum e capim-elefante em condições de campo; c) Identificar os fungos mais freqüentemente associados às sementes de P. maximum e capim-elefante; d) Testar a patogenicidade de isolados do fungo Bipolaris das duas espécies de gramínea forrageira; e) Determinar o círculo parcial de hospedeiras de Bipolaris, oriundo de P. maximum e capim-elefante, em outras gramíneas. Na área experimental da Embrapa Cerrados serão feitas avaliações mensais quanto à presença de sintomas nas folhas/inflorescência, em 24 acessos/cultivares/híbridos "Rede Nacional de Avaliação de P. maximum" e 36 da "Rede Nacional de capim-elefante". A ocorrência natural de sintomas será visualmente estimada, com auxílio de uma escala d..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Jose de Ribamar Nazareno dos Anjos - Integrante / Maria José Avila Charchar - Coordenador / Francisco Duarte Fernandes - Integrante / Celso Dornelas Fernandes - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
1998 - 2003
Modernização e Recuperação da Capacidade dos Laboratórios de Fitopatologia e Cultura de Tecidos da Embrapa Cerrados
Descrição: A Embrapa Cerrados desenvolve e gera tecnologias em várias culturas de importância econômica no Cerrado, ie. soja, milho, trigo, mandioca, café, manga, gramíneas e leguminosas forrageiras. Além das atividades de pesquisa, a Embrapa Cerrados colabora no treinamento de estudantes, de pesquisadores, de extensionistas e de empresários rurais do Cerrado e de outros países, principalmente da África e da América do Sul. Os principais patógenos estudados foram: o vírus do mosaico-em-desenho do feijoeiro, o Bean pod mottle vírus (soja), o Peanut mottle vírus (Arachis pintoi), Diaporthe phaseolorum f. sp. meridionalis (soja), Colletotrichum gloeosporioides (Stylosanthes sp.) Heterodera glycines (soja) e Pratylenchus brachyurus (milho). Nesses patógenos foram focados prioritariamente: caracterização morfológica e molecular, fontes de resistência, variabilidade genética e medidas de controle integrado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1996 - 1998
Caracterização e Fontes de Resistência de Soja ao Bean pod mottle vírus no Cerrado
Descrição: A soja (Glycine max L.), devido aos altos teores de óleo e de proteínas, tem larga aplicação tanto na indústria, como na alimentação humana e animal. Por isso, é a mais importante oleaginosa cultivada no mundo. Em áreas onde a disseminação do Bean pod mottle vírus (BPMV) ocorre em larga escala a produção de soja pode ser reduzida em até 40%. Em adição a essas perdas, o BPMV interage sinergicamente com o vírus do mosaico comum da soja (VMCS), como consequência ocorre uma doença diferente, com sintomas mais severos do que os produzidos pelo BPMV ou VMCS individualmente. Em 1996, o BPMV foi identificado em soja cv. Itiquira no Campo Experimental da Embrapa Cerrados. Este projeto teve como objetivos: i. Caracterização molecular do isolado de BPMV em estudo; ii. Produzir antissoro específico contra BPMV; iii. Promover screening de cultivares comerciais e linhagens de soja quanto à reação ao BPMV; iv. Avaliar a distribuição do BPMV em áreas de produção de soja do Distrito Federal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Fitopatologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2000
Prêmio por Resultado de Empregados e de Equipes da Carreira Científica da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
1999
Prêmio por Resultado de Empregados e de Equipes da Carreira Científica da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VIEIRA, E. A.2011VIEIRA, E. A. ; FIALHO, J. F. ; SILVA, Marilia Santos ; PAULA-MORAES, S. V. ; OLIVEIRA, C. M. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; RINALDI, M. M. ; FERNANDES, F D ; GUIMARAES JUNIOR, R. . BRS Japonesa: new sweet cassava cultivar for the Distrito Federal region. Crop Breeding and Applied Biotechnology (Online), v. 11, p. 193-196, 2011.

2.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos2009ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M. J. A. ; ANJOS, S. S. N. ; JUNQUEIRA, N. T. V. ; SILVA, Marilia Santos . Mancha foliar em baru (Dipteryx alata) causada por Phoma multirostrata. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso), v. 31, p. 593-595, 2009.

3.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos2009ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M. J. D. ; LEITE, Raissa Guimarães ; SILVA, Marilia Santos . Levantamento e Levantamento e patogenicidade de fungos associados às sementes de mangaba (Hancornia speciosa Gomes) no cerrado do Brasil Central. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso), v. 31, p. 911-915, 2009.

4.
CHARCHAR, M. J. A.2008CHARCHAR, M. J. A. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; SILVA, Marilia Santos ; SILVA, Wanessa Alline de Mello . Mancha foliar em capim-elefante no Cerrado do Brasil Central causada por Bipolaris maydis. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 43, p. 1637-1639, 2008.

5.
VIEIRA, E. A.2007VIEIRA, E. A. ; CHARCHAR, M. J. A. ; SILVA, Marilia Santos ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos . Virulência de isolados de Colletotrichum gloeosporioides de populações selvagens de Stylosanthes spp... Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 42, p. 661-667, 2007.

6.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos2005ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, Maria Jose Avila ; ANJOS, Sergio Saraiva N dos ; TEIXEIRA, Rogerio N . Phoma sp. (sect. Peyronellaea), como Agente Etiológico de Mancha Foliar de Paspalum atratum no Brasil. Fitopatologia Brasileira, Fortaleza, CE, v. 30, n.1, p. 72-74, 2005.

7.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos2004ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M. J. A. ; TEIXEIRA, R. N. ; ANJOS, S. S. N. . Ocorrência de Bipolaris maydis Causando Mancha Foliar em Paspalum atratum cv. Pojuca no Brasil.. Fitopatologia Brasileira, Brasília, DF, v. 29, n.26, p. 656-658, 2004.

8.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos2003ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M. ; MELO, J. T. . Infecção Natural de Jatobá por Phomopsis sp. no Distrito Federal.. Fitopatologia Brasileira, Fotaleza, CE, v. 28, n.3, p. 316-318, 2003.

9.
JUNQUEIRA, N. T. V.2003JUNQUEIRA, N. T. V. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; SILVA, A. P. O. ; CHAVES, R. C. ; GOMES, A. C. . Reação às doenças e produtividade de onze cultivares de maracujá-azedo cultivadas em agrotóxicos. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 38, n.8, p. 1005-1010, 2003.

10.
CHARCHAR, M. J. A.2003CHARCHAR, M. J. A. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; GOMES, A.C. ; CHAKRABORTY, S. ; FERNANDES, C.D. ; AKIMOTO, A. K. . Variabilidade Patogênica de Colletotrichum gloeosporioides oriundo de populações nativas de Stylosanthes spp. de três Estados brasileiros. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento. Embrapa Cerrados, v. 102, p. 1-18, 2003.

11.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos2002ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M. ; AKIMOTO, A. . Ocorrência de antracnose causada por Colletotrichum acutatum em pequizeiro no Distrito Federal.. Fitopatologia Brasileira, Fortaleza, Ceará, v. 27, n.1, p. 96-98, 2002.

12.
CHARCHAR, M. J. A.2002CHARCHAR, M. J. A. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; GOMES, A. C. ; TOMAZ, L. V. ; AKIMOTO, A. ; KARIA, C. T. . Avaliação de Acessos de Stylosanthes spp. em Relação à Antracnose, em condições de Campo, no Distrito Federal, Brasil. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento. Embrapa Cerrados, v. 77, p. 1-14, 2002.

13.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos2001ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M J A ; GUIMARÃES, D. P. . Ocorrência de queima das folhas causada por Phomopsis sp. em aroeira no Distrito Federal.. Fitopatologia Brasileira, Fortaleza, CE, v. 26, n.3, p. 649-650, 2001.

14.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos2001ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M. J. A. . First report of anthracnose of Cagaita caused by Colletrotrichum gloeosporioides in Brazil.. Plant Disease, v. 85, p. 801, 2001.

15.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos2000ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M. J. A. . Natural Infection of Barley by Pyricularia grisea in Brazil. Fitopatologia Brasileira, Brasília, v. 25, n.2, p. 205-205, 2000.

16.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos2000ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M. J. A. ; RAMOS, V. H. V. . Mancha Foliar Causada por Pestalotiopsis guepinii em Coqueiro no Distrito Federal.. Fitopatologia Brasileira, Brasília, v. 25, n.2, p. 203-203, 2000.

17.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos2000ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M. J. A. . Ferrugem do Milheto Causada por Puccinia substriata var. penicillariae no Cerrado.. Fitopatologia Brasileira, Brasília, v. 25, n.3, p. 564-564, 2000.

18.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos1999ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M. J. A. ; OSSIPI, E. . Ocorrência de Nova Doença do Algodoeiro Irrigado, No Brasil, Causada por Sclerotinia sclerotiorum.. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasil, v. 34, n.6, p. 1101-1106, 1999.

19.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos1999ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; BRIOSO, P. S. T. ; CHARCHAR, M. J. A. . Caracterização parcial de um isolado do Bean pod mottle virus (BPMV) no Brasil.. Fitopatologia Brasileira, Brasília, DF, v. 24, n.1, p. 85-87, 1999.

20.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos1998ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; KITAJIMA, E. W. ; CHARCHAR, M. J. A. ; MARINHO, V. L. A. . Infeccao Natural de Arachis Pintoi Por Peanut Mottle Virus No Brail Ccentral.. FITOPATOLOGIA BRASILEIRA 23:71-74. 1998, v. 23, n.1, p. 71-74, 1998.

21.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos1998 ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M. J. A. ; PINTO, A. C. Q. ; RAMOS, V. H. V. . Associacao de Fusarium sacchari Com A Malformacao Vegetativa da Mangueira. Fitopatologia Brasileira, Brasília, DF, v. 23, n.1, p. 75-77, 1998.

22.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos1996ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; SILVA, D. B. ; CHARCHAR, M. J. A. ; RODRIGUES, G. C. . Ocorrencia de Brusone (Pyricularia grisea) em Trigo e Centeio Na Regiao dos Cerrados do Brasil Central.. PESQUISA AGROPECUARIA BRASILEIRA, Brasília, DF, v. 31, n.1, p. 79-82, 1996.

23.
BRIOSO, P. S. T.1996 BRIOSO, P. S. T. ; SANTIAGO, L. J. M. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; OLIVEIRA, D. E. . Identificacao de Especies do Genero Comovirus Atraves de Polymerase Chain Reaction. Fitopatologia Brasileira, Brasília, DF, v. 21, n.2, p. 219-225, 1996.

24.
NIDA, D. L.1992NIDA, D. L. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; LOMONNOSSOFF, G. P. ; GHABRIAL, S. A. . Expression Of Cowpea Mosaic Virus Coat Protein Precursor In Transgeni.. JOURNAL OF GENERAL VIROLOGY, v. 73, p. 157-163, 1992.

25.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos1992 ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; JARLFORS, U. ; GHABRIAL, S. A. . Soybean Mosaic Potyvirus Enhances The Titer Of Two Comoviruses In Dually Infected Soybean Plants. PHYTOPATHOLOGY, v. 82, p. 1022-1027, 1992.

26.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos1987ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; KITAJIMA, E. W. ; FORMIGA, L. C. M. ; CAETANO, V. R. . Ocorrencia do Virus do Mosaico-Em-Faixa da Cevada (Bsmv) No Distrito Federal. FITOPATOLOGIA BRASILEIRA, v. 12, p. 278-281, 1987.

27.
SANTOS, J. R. M.1986SANTOS, J. R. M. ; DIANESE, J. C. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; NASSER, L. C. . Podridao Comum de Raiz Em Trigo Irrigado No Distrito Federal. FITOPATOLOGIA BRASILEIRA, v. 11, p. 575-580, 1986.

28.
SANTOS, J. R. M.1986SANTOS, J. R. M. ; DIANESE, J. C. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; NASSER, L. C. B. . Aerobiologia de Puccinia Graminis Tritici e P. Recondita No Distrito L. FITOPATOLOGIA BRASILEIRA, v. 11, p. 581-586, 1986.

29.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos1985ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos. Fungicide Seed Treatment To Control Cochliobolus Sativus On Wheat. ANNUAL WHEAT NEWS LETTER, v. 31, p. 44-47, 1985.

30.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos1984ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; LIN, M. T. ; KITAJIMA, E. W. . Caracterizacao de Um Isolado do Virus do Mosaico da Soja. FITOPATOLOGIA BRASILEIRA, v. 10, p. 137-151, 1984.

31.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos1984ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; NASSER, L. C. B. . Principais Doencas do Trigo No Cerrado. CORREIO AGRICOLA BAYER, v. 1, p. 598-600, 1984.

32.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos1984ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; LIN, M. T. . Bud Blight Of Soybean Caused By Cowpea Severe Mosaic Virus In Central Brazil.. PLANT DISEASE, v. 68, p. 405-407, 1984.

33.
LIN, M. T.1982LIN, M. T. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; RIOS, G. P. . Occurrenve Of Cowpea Severe Mosaic Virus In Five Legumes In Central Brazil. PLANT DISEASE, v. 66, p. 67-70, 1982.

34.
LIN, M. T.1981LIN, M. T. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; RIOS, G. P. . Serological Grouping Of Cowpea Severe Mosaic Virus Isolates From Central Brazil. PHYTOPATHOLOGY, v. 71, p. 435-438, 1981.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, D. B. ; GUERRA, A. F. ; REIN, T. A. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; ALVES, R. T. ; RODRIGUES, G. C. . Trigo Para O Abastecimento Familiar. BRASILIA-DF: EMBRAPA-SPI, 1996. 176p .

Capítulos de livros publicados
1.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; SILVA, Marilia Santos ; VIEIRA, E. A. ; FIALHO, J. F. . Principais doenças da mandioca no Cerrado. In: Josefino de Freitas Fialho; Eduardo Alano Vieira. (Org.). Mandioca no Cerrado. IIed.Brasília: Embrapa Cerrados, 2011, v. , p. 117-135.

2.
JUNQUEIRA, N. T. V. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; JUNQUEIRA, L. P. ; SHARMA, R. D. . Doenças do maracujá-doce. In: I Manica; A. Brancher; C. Sanzonowicz; I. M. Icuma; J. L. P. Aguiar; J. A. Azevedo; M. A. S. Vasconcelos; N. T. V. Junqueira. (Org.). Maracujá-Doce: Tecnologia de Produção, Pós-colheita, Mercado. Porto Alegre, RS: Cinco Continentes, 2005, v. , p. 113-144.

3.
JUNQUEIRA, N. T. V. ; ANDRADE, L. M. ; SHARMA, R. D. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; ANDRADE, L. R. M. . Maracujá Doce: Doenças da Fase de Pós-Colheita. In: H P Santos Filho; N T V Junqueira. (Org.). Maracujá: Fitossanidade. 1ªed.Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2003, v. 1, p. 74-75.

4.
JUNQUEIRA, N. T. V. ; ANDRADE, L. M. ; SHARMA, R. D. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; ANDRADE, L. R. M. . Maracujá Doce -Doenças. In: Santos Filho, H.P.; Junqueira, N.T.V. (Org.). Maracujá: Fitossanidade. 1ªed.Brasília, DF: Embrapa Inofmração Tecnológica, 2003, v. 1, p. 60-73.

5.
JUNQUEIRA, N. T. V. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; SHARMA, R. D. ; ANDRADE, L. R. M. . Maracujá: Fitossanidade - Doenças Causadas por Fungos. In: SCT - Embrapa. (Org.). Frutas do Brasil. 1ªed.Brasília, DF: Embrapa, 2002, v. 1, p. 62-75.

6.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; JUNQUEIRA, N. T. V. ; CUNHA, M. M. ; FIALHO, J. F. . Controle das Doenças da Gravioleira. In: Laércio Zambolim. (Org.). Controle de Doenças de Plantas Fruteiras. 1ªed.Viçosa-MG: Universidade Federal de Viçosa, 2002, v. 1, p. 405-444.

7.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; JUNQUEIRA, N. T. V. ; ICUMA, I. M. ; VERAS, M. C. M. ; OLIVEIRA, M. A. S. . Cultura do Maracujazeiro. In: Organização das Cooperativas do DF. (Org.). MANUAL DE FRUTICULTURA-Incentivo à Fruticultura no Distrito Federal. Brasília, DF: OCDF, 1999, v. , p. 42-52.

8.
FARIA, J. C. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; COSTA, A. F. ; SPERANDIO, C. A. ; COSTA, C. L. . Doencas Causadas Por Virus e Seu Controle.. In: R. S. ARAÚJO; C. A. RAVA; L. F. STONE; M. J. O. ZIMMERMANN. (Org.). CULTURA DO FEIJOEIRO COMUM NO BRASIL. 1ªed.Piracicaba-SP: Associação Brasileira Para a Pesquisa da Potassa e do Fosfato, 1996, v. , p. 731-769.

9.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; COSTA, A. F. ; SPERANDIO, C. A. ; COSTA, C. L. . Mosaico-Em-Desenho. In: A SARTORATO; R A RAVA. (Org.). PRINCIPAIS DOENCAS DO FEIJOEIRO COMUM E SEU CONTROLE. 1ªed.Goiânia-Goiás: EMBRAPA-SPI, 1994, v. , p. 285-300.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; JUNQUEIRA, N. T. V. ; CHARCHAR, M J A . Levantamento do Passion fruit woodiness virus em Maracujazeiro-Azedo no Cerrado do Brasil Central. In: XVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2002, Belém, PA. Aanais do XVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2002. p. 1-3.

2.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; JUNQUEIRA, N. T. V. ; SHARMA, R. D. ; SANZONOWICZ, C. ; ANDRADE, L. R. M. . Doenças do Maracujazeiro. In: 3° Encontro de Fitopatologia, Universidade Federal de Viçosa, 1999, Viçosa, MG. 3° Encontro de Fitopatologia, Anais, 1999. p. 83-115.

3.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M. J. A. . Common Diseases In Pearl Millet (Pennisetum americanum) In The Cerrado. In: International Pearl Millet Workshop, 1999, Brasília, DF. Proceedings of the International Pearl Millet Workshop. Brasília, DF: Embrapa Cerrados, 1999. p. 206-207.

4.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos. Analise Molecular da Expressao Genomica dos Potyvirus. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 1992, GRAMADO, RS. RESUMOS. BRASÍLIA, DISTRITO FEDERAL: SOCIEDADE BRASILEIRA DE FITOAPTOLOGIA, 1992. v. 17. p. 143-143.

5.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; GHABRIAL, S. A. ; HERSHMAN, D. E. . Trigo Irrigado Na Regiao dos Cerrados. In: XVII Anual Meeting-Southern Soybean Diseases, 1990, Biloxi, Missipi, USA. proceedings of the XVII Anual Metting-Southern Soybean Diseases, 1990.

6.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; MEDEIROS, C. A. B. ; BALDANZI, P. A. ; FRANZ, C. A. B. ; GUERRA, A. F. . Resultados preliminares obtidos em 1984 nos Campos-Piloto de cevada cervejeira em solos de Cerrados no Brasil Central.. In: I Reunião de Pesquisa de Cevada nos Cerrados., 1985, Brasília, DF. Anais da I Reunião de Pesquisa de Cevada nos Cerrados.. Brasília, DF: EMBRAPA-CPAC. v. 1. p. 1-23.

7.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; DOTTO, S. R. . Campo Piloto de Pesquisa de Trigo Irrigado Em 1984. In: Resultados de Pesquisa com Trigo, 1984, 1984. Resultados de Pesquisa com Trigo, 1984, Anais. p. 1-10.

8.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; NASSER, L. C. B. . Eficiencia de fungicidas para o controle de doencas da parte aérea de trigo na Região dos Cerrados.. In: Reunião para apresentação de resultados de pesquisa com Trigo, 1984, 1984, Belo Horizonte, MG. Anais da reunião para apresentação de resultados de pesquisa com Trigo, 1984.. Brasília, DF: Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados, 1984. v. 1. p. 68-82.

9.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; NASSER, L. C. B. . Controle químico de doencas da parte aérea de trigo (Triticum aestivum L.) na Regiao dos Cerrados.. In: X Reunião Anual da Comissão Norte Brasileira de Pesquisa de Trigo, 1984, Campinas, SP. Anais da X Reunião Anual da Comissão Norte Brasileira de Pesquisa de Trigo.. Brasília, DF: Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados, 1984. v. 1. p. 47-60.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Marilia Santos ; RABELLO, A.R. ; ALVES, R.S. ; ESPINDOLA, L.S. ; PAULA, J.E. ; VIEIRA, E. A. ; ROCHA, T.L. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos . Fungos patogênicos de algodão, soja e trigo são sensíveis a extratos orgânicos de planta nativa do Cerrado do gênero Cardiopetalum (família Annonaceae). In: IX Simposio Nacional sobre o Cerrado e II Simposio Internacional sobre Savanas, 2008, Brasília. Anais do IX Simposio Nacional sobre o Cerrado e II Simposio Internacional sobre Savanas. Planaltina: Embrapa Cerrados, 2008. v. 1. p. 1-1.

2.
ASSIS, M.R.O. ; SILVA, Marilia Santos ; OLIVEIRA, L. D. ; RABELLO, A.R. ; ALVES, R.S. ; ESPINDOLA, L.S. ; PAULA, J.E. ; VIEIRA, E. A. ; ROCHA, T.L. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos . Fungos patogênicos de soja e algodão são sensíveis a extratos orgânicos de planta nativa do Cerrado do gênero Xylopia, família Annonaceae. In: IX Simposio Nacional sobre o Cerrado e II Simposio Internacional sobre Savanas, 2008, Brasília. Anais do IX Simposio Nacional sobre o Cerrado e II Simposio Internacional sobre Savanas. Planaltina: Embrapa Cerrados, 2008. v. 1. p. 1-1.

3.
ALVES, R.S. ; SILVA, Marilia Santos ; RABELLO, A.R. ; ESPINDOLA, L.S. ; SILVA, E.M. ; PAULA, J.E. ; ROCHA, T.L. ; VIEIRA, E. A. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos . Extratos orgânicos de plantas nativas do Cerrado dos gêneros Cibistax, Tabebuia, Arrabeia e Anemopaegma (FAMÍLIA Bignoniaceae) não apresentaram atividade antimicrobiana contra vários fungos fitopatogênicos. In: IX Simposio Nacional sobre o Cerrado e II Simposio Internacional sobre Savanas, 2008, Brasília. Anais do IX Simposio Nacional sobre o Cerrado e II Simposio Internacional sobre Savanas. Planaltina: Embrapa Cerrados, 2008. v. 1. p. 1-1.

4.
OLVEIRA, G.A.P. ; SILVA, Marilia Santos ; RABELLO, A.R. ; ALVES, R.S. ; ESPINDOLA, L.S. ; PAULA, J.E. ; VIEIRA, E. A. ; ROCHA, T.L. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos . Tecido foliar de murici nativo do Cerrado (Byrsonima sp.; família Malphighiaceae) possui princípio antimicrobiano contra crescimento micelial in vitro de fungos patogênicos de soja.. In: IX Simposio Nacional sobre o Cerrado e II Simposio Internacional sobre Savanas, 2008, Brasília. Anais do IX Simposio Nacional sobre o Cerrado e II Simposio Internacional sobre Savanas. Planaltina: Embrapa Cerrados, 2008. v. 1. p. 1-1.

5.
ESPÍRITO-SANTO, F.R.S. ; SILVA, Marilia Santos ; RABELLO, A.R. ; ALVES, R.S. ; ESPINDOLA, L.S. ; SILVA, E.M. ; PAULA, J.E. ; ROCHA, T.L. ; VIEIRA, E. A. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos . Planta nativa do cerrado (Cupania sp.), da família do guaraná (Sapindaceae), apresenta princípios ativos inibitórios do crescimento micelial in vitro de fungos fitopatogênicos. In: IX Simposio Nacional sobre o Cerrado e II Simposio Internacional sobre Savanas, 2008, Brasília. Anais do IX Simposio Nacional sobre o Cerrado e II Simposio Internacional sobre Savanas. Planaltina: Embrapa Cerrados, 2008. v. 1. p. 1-1.

6.
COSTA, J.V.M. ; SILVA, Marilia Santos ; RABELLO, A.R. ; ALVES, R.S. ; ESPINDOLA, L.S. ; SILVA, E.M. ; PAULA, J.E. ; ROCHA, T.L. ; VIEIRA, E. A. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos . Raízes de plantas nativas do Cerrado, gêneros Matayba e Serjania, da família do guaraná (Sapindaceae), apresentam princípios ativos contra o fungo causador da brusone em trigo. In: IX Simposio Nacional sobre o Cerrado e II Simposio Internacional sobre Savanas, 2008, Brasília. Anais do IX Simposio Nacional sobre o Cerrado e II Simposio Internacional sobre Savanas. Planaltina: Embrapa Cerrados, 2008. v. 1. p. 1-1.

7.
RABELLO, A.R. ; SILVA, Marilia Santos ; ALVES, R.S. ; ESPINDOLA, L.S. ; SILVA, E.M. ; PAULA, J.E. ; ROCHA, T.L. ; VIEIRA, E. A. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos . Gênero Pouteria de plantas nativas do Cerrado, da família do sapoti (Sapotaceae), produz princípios ativos na raiz contra crescimento micelial in vitro de fungos patogênicos de soja. In: IX Simposio Nacional sobre o Cerrado e II Simposio Internacional sobre Savanas, 2008, Brasília. Anais do IX Simposio Nacional sobre o Cerrado e II Simposio Internacional sobre Savanas. Planaltina: Embrapa Cerrados, 2008. v. 1. p. 1-1.

8.
NASCIMENTO, T.A. ; SILVA, Marilia Santos ; RABELLO, A.R. ; ALVES, R.S. ; ESPINDOLA, L.S. ; SILVA, E.M. ; PAULA, J.E. ; ROCHA, T.L. ; VIEIRA, E. A. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos . Extratos orgânicos de plantas pau-terra nativas do Cerrado (gênero Qualea; família: Vochysiaceae) são ativos contra crescimento micelial in vitro de fungos fitopatogênicos. In: IX Simposio Nacional sobre o Cerrado e II Simposio Internacional sobre Savanas, 2008, Brasília. Anais do IX Simposio Nacional sobre o Cerrado e II Simposio Internacional sobre Savanas. Planaltina: Embrapa Cerrados, 2008. v. 1. p. 1-1.

9.
CHARCHAR, M. J. A. ; VIEIRA, E. A. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; FERNANDES, Francisco Duarte ; SILVA, Marilia Santos ; MICHALSKI, M. V. . Severidade de manchas foliares em genótipos de Panicum maximum no Cerrado do Brasil Central. In: 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2007, Jaboticabal. Anais da 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Jaboticabal: UNESP, 2007. v. 1. p. 1-1.

10.
CHARCHAR, M. J. A. ; VIEIRA, E. A. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; FERNANDES, Francisco Duarte ; SILVA, Marilia Santos ; MICHALSKI, M. V. . Avaliação da severidade de mancha foliar em genótipos de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum.) no Cerrado do Brasil Central. In: 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2007, Jaboticabal. Anais da 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Jaboticabal: UNESP, 2007. v. 1. p. 1-1.

11.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, Maria José A ; FERNANDES, Francisco Duarte ; SILVA, Marilai Santos ; SILVA, Wanessa Alline de Mello . Avaliação da severidade do carvão (Tilletia ayresii) em Panicum maximum no Cerrado. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2006, Salvador. Fitopatologia Brasileira. Lavras-MG: Fitopatologia Brasileira, 2006. v. 31. p. 242-242.

12.
CHARCHAR, Maria José A ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; SILVA, Marilia Santos ; FERNANDES, Francisco Duarte ; SILVA, Wanessa Alline Mello . Ocorrência da mancha foliar causada por Pyricularia grisea em Panicum maximum e em Pennisetum purpureum no Cerrado. In: XXX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2006, Salvador. Fitopatologia Brasileira. Lavras-MG: Fitopatologia Brasileira, 2006. v. 31. p. 126-126.

13.
SILVA, Marilia Santos ; FERNANDES, Celso D ; RESENDE, Renato O ; KITAJIMA, Elliot W ; CHARCHAR, Maria Jose A ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; PEREIRA, L M . Inclusões citoplasmáticas típicas de infecçao viral em forrageiras dos gêneros Panicum e Stylosanthes. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2006, Salvador. Fitopatologia Brasileira. Lavras-MG: Fitopatolaogia Brasileira, 2006. v. 31. p. 192-192.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CHARCHAR, Maria José A ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; LEITE, Raissa Guimarães . Identificação e caracterização de Aureobasidium pullulans em sementes de mangaba (Hancornia speciosa Gomes) nos Cerrados. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2006, Salvador-BA. Fitopatologia Brasileira. Lavras-MG: Fitopatologia Brasileira, 2006. v. 31. p. 126-126.

2.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M. J. A. ; ANJOS, S. S. N. ; JUNQUEIRA, N. T. V. ; SILVA, Marilia Santos . Ocorrência de mancha foliar em baru no Cerrado do Brasil Central. In: XIX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2006, Cabo Frio/RJ. Congresso Brasileiro de Fruticultura. Viçosa/MG: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2006. v. 19. p. 320-320.

3.
FALEIRO, F. G. ; JUNQUEIRA, N. T. V. ; BELON, G. ; BORGES, T. A. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; PEIXOTO, J. R. ; BRAGA, M. F. ; SANTOS, D. G. . Diversidade genética de espécies silvestres de maracujazeiro com resistência múltipla a doenças com base em marcadores RAPD.. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado, RS. Suplemento Fitopatologia Brasileira. Fortaleza, CE: Fitopatologia Brasileira, 2004. v. 29. p. 325-325.

4.
FALEIRO, F. G. ; JUNQUEIRA, N. T. V. ; BELLON, G. ; KRALH, L. L. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; PEIXOTO, J. R. ; BRAGA, M. F. ; REZENDE, A. M. . Utilização de marcadores moleculares em retrocruzamentos visando a resistência do maracujazeiro-azedo a múltiplas doenças. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado, RS. Suplemento Fitopatologia Brasileira. Fortaleza, CE: Fitopatologia Brasileira, 2004. v. 29. p. 325-325.

5.
CHARCHAR, Maria Jose Avila ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; AKIMOTO, A. K. ; FERNANDES, Celso D ; LEITE, R. G. . Infectividade cruzada de isolados de Colletotrichum gloeosporioides de Arachis forrageiro e de Stylosanthes nas duas leguminosas forrageiras. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado, RS. Suplemento Fitopatologia Brasileira. Gramado, RS: Fitopatologia Brasileira, 2004. v. 29. p. 42-42.

6.
CHARCHAR, Maria Jose Avila ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; AKIMOTO, A. K. ; LEITE, R. G. . Bipolaris maydis infecta milheto no Cerrado do Brasil Central. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado, RS. Suplemento Fitopatologia Brasileira. Fortaleza, CE: Fitopatologia Brasileira, 2004. v. 29. p. 42-42.

7.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M J A ; FERNANDES, F D ; FERNANDES, C D . Panicum maximum cv. Tanzânia, nova hospedeira de Bipolaris maydis. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2003, Uberlândia, MG. Fitopatologia Brasileira. Fortaleza, CE: Fitopatologia Brasileira, 2003. v. 28. p. 385-385.

8.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M J A ; ANJOS, S. S. N. . Bipolaris maydis associado a manchas foliares em Paspalum atratum cv. Pojuca no Cerrado do Brasil.. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2003, Uberlândia, MG. Fitopatologia Brasileira. Fortaleza, CE: Fitopatologia Brasileira, 2003. v. 28. p. 203-203.

9.
CHARCHAR, M J A ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; PEREIRA, E. B. C. . Nova Podridão Radicular de Mudas de Mangabeira no Cerrado.. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2003, Uberlândia, MG. Fitopatologia Brasileira. Fortaleza, CE: Fitopatologia Brasileira, 2003. v. 28. p. 203-203.

10.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M J A ; ANDRADE, R P ; KARIA, C. T. . Manchas Foliares Causadas por Phoma sect. Peyronellaea em Paspalum atratum cv. Pojuca no Cerrado do Brasil.. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2003, Uberlândia, MG. Fitopatologia Brasileira. Fortaleza, CE: Fitopatologia Brasileira, 2003. v. 28. p. 382-382.

11.
PINTO, A. C. Q. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; ANDRADE, S. R. M. ; FALEIRO, F. G. ; CORDEIRO, M. C. R. ; DIAS, J. N. . Melhoramento genético da manga (Mangifera indica L.) no Brasil: Sinopse de projeto. In: XLIX Reunião Anual da ISTH, 2003, Fortaleza, CE. Resumos da XLIX Reunião Anual da ISTH. Fortaleza, CE: Sociedade Brasileira de Fruticultura. v. 65. p. 15-15.

12.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M J A ; GOMES, A. C. . Colletotrichum gloeosporioides de sementes de cinco espécies de Stylosanthes. In: 7° Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes, 2002, Sete Lagoas, MG. Resumos e palestras do 7° Congresso Brasileiro de Patologia de Sementes. Sete Lagoas, MG: Embrapa Milho e Sorgo, 2002. v. 1. p. 33-33.

13.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M. J. A. ; AKIMOTO, A. K. . Arachis pintoi Nova Hospedeira de Sclerotium rolfsii. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2001, São Pedro-SP. Resumos do XXXIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Fortaleza - Ceará: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2001. v. 26. p. 359-359.

14.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; AKIMOTO, A. K. ; CHARCHAR, M. J. A. . Podridão do Colo Causada Por Sclerotium rolfsii em Stylosanthes spp.. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2001, São Pedero - SP. Resumos do XXXIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Fortaleza - Ceará: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2001. v. 26. p. 359-359.

15.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M. J. A. . Antrhracnose Caused by Colletotrichum acutatum on Pequi (Caryocar brasiliense) In Brazil. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2001, São Pedro - SP. Resumos do XXXIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Fortaleza-Ceará: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2001. v. 26. p. 359-359.

16.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M. J. A. . Doença Causada por Phomopsis sp. em Aroeira no Distrito Federal.. In: 51º Congresso Nacional de Botânica, 2000, Brasília. 51º Congresso Nacional de Botânica, Resumos. Brasília: Sociedade Botânica do Brasil, 2000. p. 71-71.

17.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M. J. A. . Phomopsis sp. em Jatobá (Hymenaea stigonocarpa).. In: 51º Congresso Nacional de Botânica, 2000, Brasília. 51º Congresso Nacional de Botânica, Resumos. Brasília, DF: Sociedade Botânica do Brasil, 2000. p. 72-72.

18.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M. J. A. ; CHAKRABORTY, S. ; GOMES, A. C. . Diversidade Patogênica de Isolados de Colletotrichum gloeosporioides em genótipos selecionados de Stylosanthes spp.. In: XXXII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1999, Curitiba. Fitopatologia Brasileira. Fortaleza - CE: Fitopatologia Brasileira, 1999. v. 24. p. 274-274.

19.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M. J. A. ; CARVALHO, A. M. . Pyricularia grisea Infecta Milheto (Pennisetum americanum) nos Cerrados.. In: XXXI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1998, Fortaleza, Ceará. Resumos do XXXI Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Fortaleza, Ceará: Fitopatologia Brasileira, 1998. v. 23. p. 233-233.

20.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; BRIOSO, P. S. T. ; CHARCHAR, M. J. A. . Caracaterização Parcial de um Isolado do Bean Pod Mottle Virus no Brasil. In: XXXI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1998, Fortaleza, Ceará. Fitopatologia Brasileira. Fortaleza, Ceará: Fitopatologia Brasileira, 1998. v. 23. p. 311-311.

21.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M. J. A. ; MIRANDA, L. N. ; RESCK, D. V. S. . População de escleródios de Sclerotinia sclerotiorum no solo sob pivô central.. In: XXX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1997, Viçosa, MG. Resumos do XXX Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1997. v. 22. p. 256-256.

22.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M. J. A. ; OSSIPI, E. . Algodão como hospedeira de Sclerotinia sclerotiorum no Brasil.. In: XXX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1997, Viçosa, MG. Resumos do XXX Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília, DF: Fitopatologia Brasileira, 1997. v. 22. p. 256-256.

23.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; OLIVEIRA, D. E. ; BRIOSO, P. S. T. ; PASSOS, M. M. ; FREIRE FILHO, F. ; COSTA, C. . Resistência de cultivares de caupi a dois serotipos do cowpea severe mosaic virus. In: XXX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1997, Viçosa, MG. Fitopatologia Brasileira, Resumos. Brasília, DF: Fitopatologia Brasileira, 1997. v. 22. p. 340-340.

24.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; MARINHO, V. L. A. . Infecção natural de Arachis pintoi por um Potyvirus no Brasil Central.. In: XXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1996, Dourados, MS. Resumos do XXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília, DF: Fitopatologia Brasileira, 1996. v. 21. p. 427-427.

25.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; BRIOSO, P. S. T. ; SANTIAGO, L. J. M. . Identificacao de membros do grupo Comovirus através de teste de polymerase chain reaction.. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1995, Ilhéus, BA. Resumos do XXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia. v. 20. p. 224-224.

26.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; SILVA, D. B. ; CHARCHAR, M J A ; RODRIGUES, G. C. . Ocorrencia de brusone (Pyricularia grisea Sacc.) em trigo no Distrito Federal.. In: XVII Reunião Nacional de Pesquisa de Trigo., 1994. Resumos da XVII Reunião Nacional de Pesquisa de Trigo., 1994.

27.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; SHARMA, R. D. . Reaction of soybeans to Heterodera glycines. In: XVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1993, Jaboticabal, SP. Resumos do XVII Congresso Brasileiro de Nematologia. Jaboticabal, SP: Sociedade Brasileira de Nematologia, 1993. v. 17. p. 9-9.

28.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; SHARMA, R. D. . Ocorrencia do Nematoide dos Cistos da Soja (Heterodera Glycines) No Estado de Goias. In: XXV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1992, Gramado-RS. Resumos do XXV Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Gramado-RS: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1992. v. 17. p. 183-183.

29.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos. Ocorrência Natural do ´Bean Pod Mottle Virus´ em Soja no Brasil. In: XXV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1992, Gramado-RS. Resumos do XXV Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília-DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1992. v. 17. p. 151-152.

30.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; GHABRIAL, S. A. . Studies On The Synergystic Interactios Between Soybean Mosaic Virus (SMV) And Two Comoviruses In Mixed Infections In Soybeans.. In: 1991American Phytopathological Society Annual Meeting, 1991, St. Louis, Missouri, USA. Abstracts of Presentations. St. Paul, MN, USA: American Phytopatological Society, 1991. v. 81. p. 1167-1167.

31.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; GHABRIAL, S. A. ; HERSHMAN, D. E. ; JOHNSON, D. W. . Role of overwintering bean leaf beetles in the epidemiology of bean pod mottle virus in Kentucky. In: XVII Anual Meeting-Southern Soybean Diseases, 1990, Biloxi, Missipi, USA. Proceedings of the XVII Anual Meeting-Southern Soybean Diseases. Biloxi, Mississipi, USA: Southern Soybean Diseases, 1990. v. 1. p. 27-27.

32.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; COSTA, C. L. ; KITAJIMA, E. W. . Levantamento de Viroses Em Cultivos de Feijao Irrigado Na Regiao dos S. In: XIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1986, Brasília, DF. Resumos do XIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1986. v. 11. p. 234-234.

33.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; NASSER, L. C. B. . Constatação de Sclerotinia sclerotiorum atacando feijoeiro (Phaseolus vulgaris) sob condições de irrigaçaõ por aspersão em São Gotardo-MG.. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1985, Fortaleza, CE. Resumos do XVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1985. v. 10. p. 11-11.

34.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos. Levantamento da ocorrencia de doencas da parte aérea e de sementes em trigo (Triticum aestivum) no Brasil Central.. In: XII Reunião Nacional de Pesquisa de Trigo, 1984, Cruz Alta, RS. Anais da XII Reunião Nacional de Pesquisa de Trigo. Cruz Alta, RS: FECOTRIGO-Centro de Experimentação e Pesquisa, 1984. v. 1. p. 83-83.

35.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; NASSER, L. C. B. ; CHARCHAR, M J A ; ANDRADE, R P . Ocorrência de Colletotrichum sp. em sementes de Stylosanthes sp no Distrito Federal.. In: III Congresso Brasileiro de Sementes, 1984, Campinas, SP. Resumos do III Congresso Brasileiro de Sementes. Campinas, SP: ABRATES, 1984. v. 1. p. 89-89.

36.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; NASSER, L. B. . Efeeito In Vitro de dois fungicidas sobre a incidencia e transmissao de Dreschlera sorokiniana e Giberela zeae em sementes de Trigo.. In: III Congresso Brasileiro de Sementes, 1984, Campinas, SP. Resumos do III Congresso Brasileiro de Sementes. Campinas, SP: ABRATES, 1984. v. 1. p. 84-84.

37.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; LIN, M. T. ; RIOS, G. P. . Ocorrencia Natural do Serotipo I do Caowpea Mosaic Virus-Arkansas Serogroup Em Centrosema Pubescens e Calopogonium Mucunoides No Brasil Central. In: XIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1980, Rio de Janeiro, RJ. Resumos do XIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília, Distrito Federal: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1980. v. 5. p. 418-418.

38.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; SANTOS, A. A. ; LIN, M. T. ; COSTA, C. . Diferenciacao de Tres Virus Alongados Isolados de Caupi (Vigna unguiculata). In: XIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1980, Rio de Janeiro, RJ. Resumos do XIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1980. v. 5. p. 457-457.

39.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; KITAJIMA, E. W. ; LIN, M. T. ; COSTA, C. . Caracterizacao de Um Isolado do Virus do Mosaico da Soja. In: XIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1980, Rio de Janeiro, RJ. Resumos do XIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília, Distrito Federal: Sociedade Brasileira de Fitopatologia. v. 5. p. 383-383.

40.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; LIN, M. T. . Queima do Broto da Soja Causada Por Um Membro do Serotipo I do Virus do Mosaico do Caupi-Serogrupo Arkansas. In: XIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1980, Rio de Janeiro, RJ. Resumos do XI Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília, Distrito Federal: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1980. v. 5. p. 382-383.

41.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; AVILA, A. C. ; LIN, M. T. ; LCOSTA, C. . Propriedades de Um Potyvirus Isolado de Couve Manteiga Nao Mostrando Sintomas. In: XXII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1979, Itabua-BA. Resumos do XXII Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília-DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1979. v. 4. p. 90-90.

42.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; KITAJIMA, E. W. ; LIN, M. T. ; RIOS, G. P. . Um Novo Potyvirus Isolado de Caupi Potencialmente Importante Para A Cultura do Feijoeiro. In: XXII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1979, Itabua-BA. Resumos do XXII Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília-DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1979. v. 4. p. 120-121.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
CHARCHAR, M.2002CHARCHAR, M. ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; AKIMOTO, A. . First Report of Anthracnose Caused by Colletotrichum gloeosporioides on Gueroba in Brazil.. Plant Disease, USA, v. 86, n.1, p. 72-72, 2002.

2.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos2001ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M. J. A. . First Report of Anthracnose of Cagaita caused by Colletotrichum gloeosporioides in Brazil. Plant Disease, Saint Paul, MN, USA, v. 85, n.7, p. 801-801, 2001.

Outras produções bibliográficas
1.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M. J. D. ; MICHALSKI, M. V. ; RABELLO, A.R. ; SILVA, Marilia Santos ; ANJOS, Sergio Saraiva N dos . Transmissão e Patogenicidade de duas Espécies de Bipolaris Associadas às Sementes de Panicum maximum Jacq.. Planaltina: Embrapa Cerrados, 2009 (Comunicado Técnico, Embrapa).

2.
CHARCHAR, M J A ; ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos ; ANDRADE, R P ; FERNANDES, F D ; FERNANDES, C D . Doenças de Arachis Forrageiro no Distrito Federal. Brasilia: Embrapa Cerrados, 2004 (Comunicado Técnico, Embrapa).

3.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M J A ; GOMES, A. C. . Antracnose de Pequizeiro. Brasília: Embrapa Cerrados, 2002 (Comunicado Técnico, Embrapa).

4.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M. J. A. ; PINTO, A. C. Q. . Distribuição e severidade da malformação da mangueira no Cerrado do Brasil Central.. Brasília, DF: Embrapa Cerrados, 2002 (Comunicado Técnico, Embrapa).

5.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; JUNQUEIRA, N. T. V. ; CHARCHAR, M J A . Incidência e distribuição do vírus do endurecimento dos frutos do maracujazeiro no Cerrado do Brasil Central.. Brasília: Embrapa Cerrados, 2001 (Comunicado Técnico, Embrapa).

6.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M J A ; AKIMOTO, A. K. ; TOMAZ, L. V. . Ferrugem e Mancha-Foliar em Milheto (Pennisetum glaucum) no Cerrado do Brasil Central.. Brasília, DF: Embrapa Cerrados, 2001 (Comunicado Técnico, Embrapa).

7.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, M J A ; GOMES, A. C. . Identificação do vírus do mosqueado do feijoeiro (bean pod mottle virus) em soja no Brasil. Brasília, DF: Embrapa Cerrados, 2000 (Comunicado Técnico, Embrapa).

8.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; JUNQUEIRA, N. T. V. . Distribuição do Vírus do Endurecimento dos Frutos do Maracujazeiro no Cerrado.. Brasília, DF: Embrapa, 1999 (Pesquisa em Andamento, Embrapa).

9.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; JUNQUEIRA, N. T. V. ; TEIXEIRA, R. V. R. ; VERAS, M. C. M. ; NASCIMENTO, A. C. ; SHARMA, R. D. . Controle das Principais Doenças do Maracujazeiro no Cerrado. Brasília, DF: Embrapa, 1999 (Comunicado Técnico, Embrapa).

10.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; PINTO, A. C. Q. ; JUNQUEIRA, N. T. V. ; RAMOS, V. H. V. ; PEREIRA, A. V. . Controle de Doenças da Mangueira no Cerrado. Brasília, DF: Embrapa, 1999 (Comunicado Técnico, Embrapa).

11.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; NASSER, L. C. B. ; KOBAYASHI, T. ; RASSINI, J. B. . Determinação do nível crítico para controle de brusone (Pyricularia oryzae) em arroz de sequeiro na região do Distrito Federal. Brasília: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 1991 (Relatório Técnico Anual da Embrapa Cerrados).

12.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; SILVA, D. B. ; MEDEIROS, C. A. B. ; FRANZ, C. A. B. . Manejo de solos sob irrigação na Região dos Cerrados-III. Brasília: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 1991 (Relatório Técnico Anual da Embrapa Cerrados).

13.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; IORCZESKI, E. ; ALBRECHT, J. C. ; ANDRADE, J. M. V. . Introdução e criação de cultivares de trigo para o sistemade cultivo irrigado na Região dos Cerrados.. Brasília: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 1991 (Relatório Técnico Anual da Embrapa Cerrados).

14.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; NASSER, L. C. B. ; CASTRO, L. H. R. ; GOMES, A. C. ; YOSHIWA, M. . Avaliação da eficiência de equipamentos aéreo e terrestre na aplicação de fungicida em trigo na Região de São Gotardo-MG.. Brasília: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 1991 (Relatório Técnico Anual da Embrapa Cerrados).

15.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; MEDEIROS, C. A. B. ; FRANZ, C. A. B. . Manejo de solos sob irrigação na Região dos Cerrados-II. Brasília: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 1987 (Relatório Técnico Anual da Embrapa Cerrados).

16.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; IORCZESKI, E. ; DOTTO, S. R. ; LEITE, J. C. ; ANDRADE, J. M. . Culturas anuais, trigo. Brasília: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 1987 (Relatório Técnico Anual da Embrapa Cerrados).

17.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; IORCZESKI, E. ; DOTTO, S. R. ; ANTONIAZZI, N. . Competição de linhagens de cevada na Região dos Cerrados sob regime de irrigação.. Brasília: Empresa Brasileira de Pesquisa agropecuária, 1987 (Relatório Técnico Anual da Embrapa Cerrados).

18.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; DOTTO, S. R. ; MEDEIROS, C. A. B. ; IORCZESKI, E. . Testes de sistemas de produção de trigo em diferentes regiões dos Cerrados.. Brasília: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 1987 (Relatório Técnico Anual da Embrapa Cerrados).

19.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; DOTTO, S. R. ; FLARMANN, P. A. ; FERRARI, V. ; GUERRA, A. F. . Desenvolvimento de sistemas de produção para a cevada cervejeira sob regime de irrigação na região dos Cerrados.. Brasília, DF: Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados., 1987 (Relatório Técnico Anual da Embrapa Cerrados).


Demais tipos de produção técnica
1.
ANJOS, Jose de Ribamar Nazareno dos; CHARCHAR, Maria José A . Levantamento do Passion fruit woodiness virus em maracujazeiro-azedo no Cerrado do Brasil Central. 2002. (Relatório de pesquisa).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 3:00:07