Patricia Leal Azevedo Corrêa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6337035900819790
  • Última atualização do currículo em 07/11/2018


Doutora e Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com estágio de doutorado na New York University, Nova York, EUA. Especializada em História da Arte e da Arquitetura pela Universidad Politécnica de Cataluña, Barcelona, Espanha. É Professora Adjunta da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua no Bacharelado em História da Arte e no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais. Temas de interesse: arte moderna e contemporânea; arte no Brasil; arte nos EUA.; arte na América Latina; estudos comparativos da arte nas Américas; historiografia, teoria e crítica da arte do século XX. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patricia Leal Azevedo Corrêa
Nome em citações bibliográficas
CORRÊA, P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Belas Artes.
Avenida Pedro Calmon, 550, Prédio da Reitoria, sala 720
Ilha do Fundão
21941901 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25981653
URL da Homepage: http://www.eba.ufrj.br/


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em História.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
com período sanduíche em New York University - Department of Performance Studies, EUA (Orientador: Andre Lepecki).
Título: Robert Morris em Estado de Dança, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Ronaldo Brito Fernandes.
Bolsista do(a): CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1998 - 2000
Mestrado em História.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: A Escultura de José Resende: Imaginação da Fisicidade,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Ronaldo Brito Fernandes.
Bolsista do(a): CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ, Brasil.
1994 - 1996
Especialização em Historia, Arte, Ciudad y Arquitectura.
Universidad Politécnica de Cataluña, UPC, Espanha, UPC, Espanha.
Título: Teoría de lo Moderno.
1989 - 1992
Graduação em Desenho Industrial.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ESDI/UERJ, ESDI/UERJ, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Curso-laboratório Mario Pedrosa Atual. (Carga horária: 20h).
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAM/RJ, Brasil.
2014 - 2014
Retorno a Dada - Marc Dachy. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, MAR, Brasil.
2014 - 2014
Análise de imagens: abordagens e metodologias. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2011 - 2011
Matrizes prováveis da arte latino-americana. (Carga horária: 12h).
Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, EAV, Brasil.
2005 - 2006
Research Scholar. (Carga horária: 220h).
Tisch School of Arts - New York University, NYU, EUA, NYU, Estados Unidos.
2002 - 2002
Atualização Pedagógica para Professores. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário Metodista Bennett, Rio de Janeiro, BENNETT, Brasil.
2001 - 2001
Fundamentos do Projeto Pedagógico. (Carga horária: 60h).
Centro Universitário Metodista Bennett, Rio de Janeiro, BENNETT, Brasil.


Atuação Profissional



Escola de Belas Artes - Universidade Federal do Rio de Janeiro, EBA/UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2017 - Atual
Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, .

Cargo ou função
Representante da linha de História e Crítica da Arte / PPGAV.
04/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História e Teoria da Arte, .

Cargo ou função
Comissão de Reconstrução das Disciplinas Gerais do Departamento de História e Teoria da Arte.
10/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História e Teoria da Arte, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de História da Arte.
03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, .

Linhas de pesquisa
História e Crítica da Arte
03/2013 - Atual
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História e Crítica da Arte Contemporânea
História e Teoria das Artes Visuais
Questões Temáticas de História e Crítica da Arte
03/2010 - Atual
Ensino, História da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte Colonial nas Américas
Arte na América Latina - sécs. XIX e XX
Arte Pré-Colombiana
História da Arte e das Técnicas III
História da Arte no Brasil I
História das Artes Visuais IV
Tópicos Especiais em Artes Visuais II
01/2018 - 04/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História e Teoria da Arte, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Organizadora do Concurso Público para Professor Adjunto, Setor Da Antiguidade ao Século XVIII.
12/2015 - 12/2016
Direção e administração, Departamento de História e Teoria da Arte, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de História e Teoria da Arte.
08/2015 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Direção Adjunta de Intercâmbio Cultural, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Editorial do Catálogo da V Bienal da Escola de Belas Artes/UFRJ.
07/2014 - 11/2015
Direção e administração, Departamento de História e Teoria da Arte, .

Cargo ou função
Vice-chefe do Departamento de História e Teoria da Arte.
10/2012 - 11/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Direção Adjunta de Intercâmbio Cultural, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Consultiva do Espaço Vórtice, galeria de arte da EBA/UFRJ.
04/2014 - 10/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História e Teoria da Arte, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Organizadora dos Concursos Públicos para Professor Adjunto, Setor Arte no Brasil.
01/2013 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História e Teoria da Arte, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Transferência, Isenção e Mudança do Curso de História da Arte.
11/2011 - 05/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História e Teoria da Arte, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA) do Curso de História da Arte EBA/UFRJ.
03/2012 - 04/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História e Teoria da Arte, .

Cargo ou função
Presidente Comissão de Pertinência - Concurso Público para Professor Adjunto, setor História da Arte/História da Arte.
06/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Direção Adjunta de Intercâmbio Cultural, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Curadora da III Bienal da Escola de Belas Artes/UFRJ.
11/2010 - 11/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História e Teoria da Arte, .

Cargo ou função
Presidente de Comissão de Sindicância - Escola de Belas Artes/UFRJ.
06/2010 - 06/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História e Teoria da Arte, .

Cargo ou função
Membro Comissão de Pertinência - Concurso Público para Professor Adjunto, setor História da Arte/Arte no Brasil.
05/2010 - 05/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História e Teoria da Arte, .

Cargo ou função
Membro Comissão de Pertinência - Concurso Público para Professor Assistente, setor Arte e Natureza/Artes Visuais.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 3

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 4

Atividades

03/2008 - 01/2010
Ensino, História da Arte e Arquitetura no Brasil, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História e Arte II (Arte Brasileira sécs. XIX e XX)
03/2002 - 06/2002
Extensão universitária , Coordenação Central de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão Arte e Outras Linguagens Modernas: Fotografia, Cinema e Design.

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/Departamento Nacional, SENAC/DN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora e Conteudista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora e Conteudista, Carga horária: 10

Atividades

07/2008 - 10/2009
Serviços técnicos especializados , Centro Nacional de Educação a Distância - SENAC/CEAD, .

Serviço realizado
Desenvolvimento de Conteúdo e Material didático para Curso de Extensão a Distância em Artes Visuais.
02/2008 - 06/2008
Serviços técnicos especializados , Centro Nacional de Educação a Distância - SENAC/CEAD, .

Serviço realizado
Pesquisa de Metodologia e Conteúdo para Curso de Extensão a Distância em Artes Visuais.
02/2008 - 06/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Nacional de Educação a Distância - SENAC/CEAD, .

Cargo ou função
Consultora para Conteúdo e Tutoria na Pós-Graduação "Artes Visuais: Cultura e Criação".
01/2005 - 12/2007
Serviços técnicos especializados , Centro Nacional de Educação a Distância - SENAC/CEAD, .

Serviço realizado
Desenvolvimento de Conteúdo e Material didático para Curso de Pós-Graduação a Distância em Artes Visuais.
09/2003 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Centro Nacional de Educação a Distância - SENAC/CEAD, .

Serviço realizado
Pesquisa de Metodologia e Conteúdo de Educação a Distância para Pós-Graduação em Artes Visuais.

Centro Universitário Metodista Bennett, UNIBENNETT, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 10

Atividades

8/2000 - 12/2003
Ensino, Licenciatura Em Educação Artística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte e Indústria
História da Arte e Estética V
História da Arte e Estética VI
Teoria das Artes Plásticas

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 20

Atividades

10/1996 - 04/1998
Serviços técnicos especializados , Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente, .

Serviço realizado
Criação e desenvolvimento de projetos de comunicação visual para o NESA/UERJ.

Pvdi Design, PVDI, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 20

Atividades

01/1993 - 09/1994
Serviços técnicos especializados , Comunicação Visual, .

Serviço realizado
Criação e desenvolvimento de projetos de identidade visual e gráfico-editoriais.


Linhas de pesquisa


1.
História e Crítica da Arte

Objetivo: Linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, EBA/UFRJ. Visa a aprofundar questões relativas à historiografia, às teorias estéticas e à metodologia de análise da produção artística da arte em geral e da arte brasileira em particular, a partir do século XVI até a contemporaneidade..


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Arte nas Américas: teorias e historiografias
Descrição: Em geral, a produção teórica e historiográfica sobre arte nas Américas privilegia modelos eurocentrados, com base em estudos da circulação, transferência, adaptação e transculturação de fontes visuais, práticas artísticas, matrizes e conceitos provenientes da Europa, em detrimento das trocas e dos vínculos interamericanos. Porém, assim como há diversas Américas, a latina, a anglo-saxã, a do sul, a do norte, a nativa e a moderna, entre tantas outras construídas em paralelos, convergências ou divergências com o mundo europeu, também há diversas tradições e contradições entrelaçadas na possibilidade de uma arte americana. Tal possibilidade foi cogitada sobretudo no século XX, mesclada aos discursos das artes nacionais e das vanguardas, do imperialismo e da resistência, século marcado por aquilo que Giulio Carlo Argan chamou de "crise da arte como ciência europeia", a crescente projeção artística dos Estados Unidos e o redesenho do mundo da arte no segundo pós-guerra. Nesse redesenho, novas vanguardas, manifestos, periódicos, bienais e museus dinamizaram, e eventualmente deslocaram, os sentidos do modernismo, do nativismo e do engajamento social na arte produzida nas Américas. A partir da elaboração de recortes temáticos e conceituais mais específicos, a pesquisa visa contribuir para o desenvolvimento de conexões interamericanas na história, na teoria e na crítica da arte, com ênfase nas relações entre artistas, intelectuais, críticos e historiadores atuantes nas Américas no século XX..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Patricia Leal Azevedo Corrêa - Coordenador / Bárbara de Andrade Silva - Integrante / Letícia Luiz Moreno de Souza - Integrante / Marcela Botelho Tavares - Integrante / Felipe Barcelos de Aquino Ney - Integrante / Carol Andrea Illanes Lopez - Integrante / Mayara Soeiro - Integrante / André Luis da Rocha Perrett - Integrante.Financiador(es): PIBIAC/UFRJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 7
2011 - 2014
Laboratório Público de História da Arte Mundial
Descrição: O Laboratório Público de História da Arte Mundial é constituído com pesquisadores que vêm se articulando em diferentes redes de ação. Uma primeira se insere no âmbito das relações estabelecidas há algum tempo entre pesquisadores de instituições de ensino superior de Artes Visuais, História da Arte e História no Rio de Janeiro: Uerj, Uff e Ufrj. Outra rede tem sido firmada, há pelo menos quatro anos, por representantes das instituições de ensino superior, no Brasil, que oferecem cursos de graduação em História da Arte: Uerj, Unifesp, UFRGS e UFRJ. A terceira rede vem sendo articulada, também há alguns poucos anos, entre pesquisadores da América Latina Argentina, Brasil, Colômbia, Equador e México a partir de encontros científicos. Além destes, foram incorporados pesquisadores dos Estados Unidos da América, de modo a tanto consolidar parcerias estabelecidas recentemente, quanto a ampliar estas redes. A atuação destes pesquisadores inclui a criação de uma rede por meio de: 1) realização de pesquisas e textos pelos seus integrantes com vistas à constituição de uma História da Arte mundial; 2) orientação de pós-graduandos dos diferentes contextos na elaboração de pesquisas e textos; 3) participação em encontros científicos (as sessões abertas e semiabertas do Laboratório Público de História da Arte Mundial) para debater publicamente os trabalhos realizados; e 4) articulação das reflexões em publicação no livro resultante do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Patricia Leal Azevedo Corrêa - Integrante / Roberto Torres Conduru - Coordenador / Vera Beatriz Siqueira - Integrante / Cezar Bartholomeu - Integrante / Maria Berbara - Integrante / Rafael Cardoso Denis - Integrante / Roberto Corrêa dos Santos - Integrante / Paulo Knauss de Mendonça - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 3
2010 - Atual
Neoconcretismo e Minimalismo: Estudos Comparativos
Descrição: A pesquisa tem como base a análise da produção artística, teórica e crítica ligada à gênese e ao desenvolvimento do neoconcretismo no Brasil e do minimalismo nos Estados Unidos, bem como da produção historiográfica que procura articulá-los a contextos próprios ou ampliados. Como toda proposta comparativista, esta também investe nas possibilidades da ?iluminação recíproca?, ou seja, pressupõe o interesse daquilo que o estudo de um objeto pode provocar sobre o estudo de outro, o que implica admitirmos analogias, semelhanças e diferenças entre ambos. Algumas dessas semelhanças são bem evidentes, como o período em que surgem e se desenvolvem as duas produções, entre o final da década de 1950 e a década seguinte; o emprego de vocabulário geométrico; o envolvimento, por vias práticas e teóricas, com a dissolução de fronteiras entre pintura, escultura, objeto e ambiente; a ênfase nas relações entre corpo, tempo e experiência na arte. Mas suas diferenças são igualmente marcantes, como os distintos contextos artísticos e culturais e suas relações entre tradições locais e matrizes europeias; distintos modernismos e modernidades como solos para suas rupturas; distintos diálogos e aportes teórico-filosóficos que, de saída, já impõem a relativização das semelhanças antes indicadas. Assim, por exemplo, os próprios conceitos de experiência, tempo, ambiente, objeto, pintura e geometria implicados nessas produções são passíveis de estudos comparativos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Patricia Leal Azevedo Corrêa - Coordenador / Ester Cunha - Integrante / Diogo Vieira de Almeida - Integrante / Natália Silvestre Domingos - Integrante / Ludmila Oliveira Chaves - Integrante.Financiador(es): PIBIAC/UFRJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 6


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Arte&Ensaios (UFRJ) (ISSN 1516-1692)
2010 - Atual
Periódico: Arte&Ensaios (UFRJ) (ISSN 1516-1692)
2009 - Atual
Periódico: Contemporâneos - Revista de Artes e Humanidades (ISSN 1983-3231)
2001 - 2003
Periódico: Revista Interagir (UERJ/UFF) (ISSN 1519-8847)


Membro de comitê de assessoramento


2018 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Crítica da Arte.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORRÊA, P.2018CORRÊA, P.. Da natureza antagônica da forma na obra de arte. ARTE & ENSAIOS (UFRJ), v. 35, p. 102-113, 2018.

2.
CORRÊA, P.2016CORRÊA, P.. Arte indígena e arte brasileira: justaposições críticas com Mário Pedrosa. Revista VIS (UnB), v. 15, p. 319-338, 2016.

3.
CORRÊA, P.2013CORRÊA, P.. Ouverture, actualité et équivoques: réactivations critiques et historiques du néoconcrétisme. Perspective. La revue de l'INHA, Institut national d'histoire de l'art, v. 2, p. 373-379, 2013.

4.
CORRÊA, P.2011CORRÊA, P.. Tempo Cego. Arte & Ensaio (UFRJ), v. 22, p. 104-113, 2011.

5.
RESENDE, J.2010RESENDE, J. ; ARAÚJO, I. ; CORRÊA, P. ; DUARTE, R. ; LINNEMANN, A. ; GIACOMINI, A. ; TAVORA, M.L. . Não adianta procurar algo em sua transparência - Entrevista com José Resende. Arte & Ensaio (UFRJ), v. 20, p. 6-31, 2010.

6.
CORRÊA, P.2008CORRÊA, P.. Circuito, cidade e arte: dois textos de Malasartes. Arte & Ensaio (UFRJ), v. 17, p. 74-83, 2008.

7.
CORRÊA, P.2004CORRÊA, P.. Descentramento e Fratura: Representação do Corpo na Arte Contemporânea. Logos (UERJ. Impresso), Rio de Janeiro, v. 20, p. 134-162, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CORRÊA, P.. José Resende. 1. ed. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2004. v. 1. 324p .

Capítulos de livros publicados
1.
CORRÊA, P.. Robert Morris e os Andes: pedras, linhas, palavras. In: Iracema Barbosa; Karina Dias. (Org.). Poéticas I: Encontro Internacional em Poéticas Contemporâneas. 1ed.Brasília: Mira Stella, 2018, v. , p. 52-69.

2.
CORRÊA, P.; PUGLIESE, V. . Historiografia da Arte no Brasil: memórias e invenções. In: Luisa Paraguai; Milton Sogabe. (Org.). Memórias e InventAÇÕES - Simposiastas. 1ed.Campinas: ANPAP; Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2017, v. , p. 64-75.

3.
CORRÊA, P.. Formas e objetos primários: Mário Pedrosa e George Kubler. In: Roberto Conduru; Maria Berbara; Vera Beatriz Siqueira. (Org.). Conexões: Ensaios em História da Arte. 1ed.Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014, v. 1, p. 189-203.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORRÊA, P.. Mario Pedrosa y el antagonismo de la forma. In: 56º Congreso Internacional de Americanistas, 2018, Salamanca. Arte y patrimonio cultural: 56º Congreso Internacional de Americanistas. Salamanca: Universidad de Salamanca, 2018. v. 3.

2.
CORRÊA, P.. O pensamento da forma e a forma do pensamento na crítica de arte do Brasil. In: 26º Encontro da ANPAP, 2017, Campinas. Anais do 26º Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Artes Plásticas. Campinas: ANPAP, 2017. v. 1. p. 3335-3346.

3.
CORRÊA, P.. Linha como limiar, sonho e caminho. In: XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2017, Campinas. Arte em Ação: Anais do XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro: Comitê Brasileiro de História da Arte - CBHA, 2017. v. 1. p. 278-287.

4.
CORRÊA, P.. O lugar do exercício experimental da liberdade. In: 25º Encontro da ANPAP, 2016, Porto Alegre. Anais de 25 Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Artes Plásticas. Porto Alegre: ANPAP, 2016. v. 1. p. 2175-2188.

5.
CORRÊA, P.. Arte e invisibilidade no Peru: três leituras históricas. In: XI Encontro Internacional da ANPHLAC, 2014, Niterói. Anais do XI Encontro Internacional da ANPHLAC. Niterói: ANPHLAC, 2014.

6.
CORRÊA, P.. Linhas de Nasca: um Experimento da Arte Ocidental. In: XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2014, Uberlândia. Anais do XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Territórios da História da Arte. Uberlândia: CBHA, 2014. v. 2. p. 879-888.

7.
CORRÊA, P.. Três textos no início de um debate: Neoconcretismo e Minimalismo. In: VII Encontro de História da Arte do IFCH-UNICAMP, 2011, Campinas. Atas do VII Encontro de História da Arte: os caminhos da História da Arte desde Giorgio Vasari. Campinas: IFCH/UNICAMP, 2011.

8.
CORRÊA, P.. Tocar e Mover: sobre um ensaio visual de José Resende. In: 20º Encontro da ANPAP, 2011, Rio de Janeiro. Anais de 20 Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Artes Plásticas. Rio de Janeiro: ANPAP, 2011. v. 1. p. 2516-2527.

9.
CORRÊA, P.. Construções de Dança: Robert Morris e Simone Forti. In: 18 Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2009, Salvador. Anais do 18 Encontro Nacional da ANPAP (Online). Salvador: ANPAP, 2009.

10.
CORRÊA, P.. Sobre o conceito de Blank Form: uma leitura minimalista de Duchamp. In: IV Encontro de História da Arte do IFCH-UNICAMP, 2008, Campinas. Atas do IV Encontro de História da Arte: A Arte e a História da Arte entre a Produção e a Reflexão. Campinas: IFCH/UNICAMP, 2008. p. 201-211.

11.
CORRÊA, P.. Escrita e escultura: sobre um texto de Robert Morris. In: II Seminário de Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Artes/UERJ, 2008, Rio de Janeiro. Anais do II Seminário de Pesquisadores do PPGartes - UERJ. Rio de Janeiro: PPGartes IA/UERJ, 2008.

12.
CORRÊA, P.. Arte e Indústria: uma Experiência Interdisciplinar no Ensino Superior. In: 2º Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2003, Rio de Janeiro. Anais do 2º Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Rio de Janeiro: ANPED, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CORRÊA, P.. Um jardim cor-de-rosa para Jayne Mansfield. In: XXXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2018, Florianópolis. Arte&Erotismo: prazer e transgressão na história da arte. Caderno de Resumos. Florianópolis: CBHA, UDESC, 2018. v. 1. p. 138-138.

2.
CORRÊA, P.. Indigenous art and Brazilian art: critical juxtapositions. In: XXXIV International Congress of the Latin American Studies Association, 2016, New York, USA. LASA2016 Congress Papers. New York, USA: Latin American Studies Association, 2016.

3.
CORRÊA, P.. A cidade como canteiro de operações: José Resende em São Paulo. In: Conferência Internacional Arte Pública: Lugar, Contexto, Participação, 2015, Porto. Caderno de Resumos - Arte Pública: Lugar, Contexto, Participação. Porto: MIEC Santo Tirso, 2015.

4.
CORRÊA, P.. Neoconcretismo: assimilação institucional e reativação histórica. In: Encontros em arte: lugares, ações, processos. XIX Encontro PPGAV-EBA/UFRJ, 2014, Rio de Janeiro. Encontros em arte: lugares, ações, processos. Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes/UFRJ, 2014. v. 1. p. 86-88.

5.
CORRÊA, P.. Jogos de Escultura com Wittgenstein. In: IV Seminário de Pesquisa em Estética e Filosofia da Arte - IFAC/UFOP, 2010, Ouro Preto. Caderno de Resumos. Ouro Preto: IFAC/UFOP, 2010.

6.
CORRÊA, P.. Notas sobre a Inversão na Arte: Espaço, Corpo e Visão. In: V Encontro de História da Arte do IFCH-UNICAMP, 2009, Campinas. Caderno de Resumos V Encontro de História da Arte: Caminhos Percorridos e a Percorrer. Campinas: IFCH/UNICAMP, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
CORRÊA, P.. Mário Pedrosa e o antagonismo da forma. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CORRÊA, P.. Um jardim cor-de-rosa para Jayne Mansfield. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CORRÊA, P.. Mario Pedrosa y el antagonismo de la forma. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CORRÊA, P.. Arte indígena e arte brasileira: justaposições críticas com Mário Pedrosa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CORRÊA, P.. O pensamento da forma e a forma do pensamento na crítica de arte do Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CORRÊA, P.. Indigenous art and Brazilian art: critical juxtapositions. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CORRÊA, P.. Robert Morris e os Andes: pedras, linhas, palavras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CORRÊA, P.. Linha como limiar, sonho e caminho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CORRÊA, P.. O lugar do exercício experimental da liberdade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CORRÊA, P.. Arte Pré-Colombiana: leituras históricas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CORRÊA, P.. A cidade como canteiro de operações: José Resende em São Paulo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CORRÊA, P.. Arte e invisibilidade no Peru: três leituras históricas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CORRÊA, P.. Linhas de Nasca: um Experimento da Arte Ocidental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CORRÊA, P.. Debates Contemporâneos do Campo da História da Arte. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CORRÊA, P.. Três textos no início de um debate: Neoconcretismo e Minimalismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CORRÊA, P.. Tocar e Mover: sobre um ensaio visual de José Resende. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CORRÊA, P.. Estudos Comparativos em História da Arte: notas de uma pesquisa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
CORRÊA, P.. Tocar e Mover: sobre um ensaio visual de José Resende. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CORRÊA, P.. Jogos de Escultura com Wittgenstein. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CORRÊA, P.. Notas sobre a Inversão na Arte: Espaço, Corpo e Visão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CORRÊA, P.. Construções de Dança: Robert Morris e Simone Forti. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CORRÊA, P.. Escrita e escultura: sobre um texto de Robert Morris. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CORRÊA, P.. Sobre o conceito de Blank Form: uma leitura minimalista de Duchamp. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CORRÊA, P.. Arte e Indústria: uma Experiência Interdisciplinar no Ensino Superior. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CORRÊA, P.. Da temporalidade das sombras. Brasília: CAL-UnB, 2017 (Texto crítico em impresso de exposição).

2.
CORRÊA, P.; NOBREGA, C. A. ; SCOVINO, F. ; MURAD, C. ; AZAMBUJA, C. ; DIAS, C. ; FLORES, L. ; VINHOSA, L. ; CAMPOS, M. . Outros Começos - Pós Cadernos 01. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2016 (Membro do Conselho Editorial).

3.
CORRÊA, P.. Uma retrospectiva de trabalhos inéditos. Rio de Janeiro: Arte & Ensaios, 2015 (Resenha de exposição).

4.
CORRÊA, P.. Territórios. Catálogo da IV Bienal da Escola de Belas Artes/UFRJ. Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2013 (Organização de catálogo de exposição).

5.
CORRÊA, P.. Aventuras nos Territórios da Escrita. Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2013 (Texto em catálogo de exposição).

6.
CORRÊA, P.. [Com]Tradição. Catálogo da III Bienal da Escola de Belas Artes/UFRJ. Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2011 (Organização de catálogo de exposição).

7.
CORRÊA, P.. Transcendendo a fragmentação da experiência: o acousmêtre no ar nos filmes de Michael Snow. Rio de Janeiro: Revista Arte & Ensaios, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - EBA/UFRJ, 2010. (Tradução/Artigo).

8.
CORRÊA, P.. Iracema Barbosa: Fruits de Couleur. Pontivy: L'Art dans les Chapelles, 2005 (Texto crítico em catálogo de exposição).

9.
CORRÊA, P.. Sensibilidade em Trânsito. São Paulo: Gabinete de Arte Raquel Arnaud, 2002 (Texto crítico em catálogo de exposição).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CORRÊA, P.. Consultoria para Tutores da Pós-Graduação Artes Visuais: Cultura e Criação - SENAC. 2008.

2.
CEAD/SENAC ; CORRÊA, P. . Metodologia e Conteúdo para Pós-Graduação Artes Visuais: Cultura e Criação - SENAC. 2007.

3.
CORRÊA, P.. Consultoria para projeto de CD-ROM e Ambiente Virtual de Aprendizagem na plataforma Moodle para Pós-Graduação em Artes Visuais - SENAC. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
CORRÊA, P.. Pareceres para 27º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. 2018.

2.
CORRÊA, P.. Parecer de artigo para Revista Arte&Ensaios. 2018.

3.
CORRÊA, P.. Parecer de artigo para Revista Arte&Ensaios. 2018.

4.
CORRÊA, P.. Parecer de resumos para a XXXX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica da UFRJ. 2018.

5.
CORRÊA, P.. Pareceres para Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística e Cultural da UFRJ. 2018.

6.
CORRÊA, P.; MARTINS, T. C. ; TAVORA, M.L. ; CAVALCANTI, A. M. ; BARTHOLOMEU, C. ; CAPISTRANO, T. . Projeto Pedagógico do Curso de História da Arte EBA/UFRJ. 2018.

7.
CORRÊA, P.. Parecer de artigo para Revista Arte&Ensaios n.33. 2017.

8.
CORRÊA, P.. Parecer de artigo para Revista Arte&Ensaios n.35. 2017.

9.
CORRÊA, P.. Parecer de artigo para Art Research Journal. 2017.

10.
CORRÊA, P.. Parecer de resumos para a XXXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica da UFRJ. 2017.

11.
CORRÊA, P.. Pareceres para 21º Encontro de Pesquisadores do PPGAV-UFRJ - Políticas Incendiárias. 2017.

12.
CORRÊA, P.. Parecer de artigo para Revista Arte&Ensaios n.31. 2016.

13.
CORRÊA, P.. Parecer de artigo para Revista Arte&Ensaios n.32. 2016.

14.
CORRÊA, P.. Pareceres para IV Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais do Rio de Janeiro - Indisciplinas. 2016.

15.
CORRÊA, P.. Parecer de artigo para Revista Arte&Ensaios n.29. 2015.

16.
CORRÊA, P.. Parecer de resenha para Revista Arte&Ensaios n.28. 2015.

17.
CORRÊA, P.. Parecer de resenha para Revista Arte&Ensaios n.29. 2015.

18.
CORRÊA, P.. Parecer de resenha para Revista Arte&Ensaios n.29. 2015.

19.
CORRÊA, P.. Parecer de artigo para Revista Arte&Ensaios n.30. 2015.

20.
CORRÊA, P.. Parecer de artigo para Revista Anima/PUC-Rio. 2015.

21.
CORRÊA, P.. Parecer de projeto de Iniciação Científica na área de Artes-UFF. 2015.

22.
CORRÊA, P.. Parecer de resumos para a XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica da UFRJ. 2015.

23.
CORRÊA, P.. Parecer de resumos para a 24a. Semana de Iniciação Científica da UERJ. 2015.

24.
CORRÊA, P.. Parecer de artigo para Revista Arte&Ensaios n.27. 2014.

25.
CORRÊA, P.. Revisão técnica de tradução para Revista Arte&Ensaios n.29. 2014.

26.
CORRÊA, P.. Parecer de resumos para a XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica da UFRJ. 2014.

27.
CORRÊA, P.. Parecer de resumos para a 23a. Semana de Iniciação Científica da UERJ. 2014.

28.
CORRÊA, P.. Parecer para FAPERJ. 2013.

29.
CORRÊA, P.. Parecer para Revista Contemporâneos n.12. 2013.

30.
CORRÊA, P.. Parecer de artigo para Revista Arte&Ensaios n.24. 2012.

31.
CORRÊA, P.. Parecer para Revista Contemporâneos n.11. 2012.

32.
CORRÊA, P.. Revisão técnica de tradução para Revista Arte&Ensaios n.22. 2011.

33.
CORRÊA, P.. Parecer para Revista Contemporâneos n.10. 2011.

34.
CORRÊA, P.. Parecer de artigo para Revista Arte&Ensaios n.20. 2010.

35.
CORRÊA, P.. Revisão técnica de tradução para Revista Arte&Ensaios n.20. 2010.

36.
CORRÊA, P.. Parecer para Revista Contemporâneos n.4. 2009.

37.
CEAD/SENAC ; CORRÊA, P. . Metodologia e Conteúdo para Curso de Extensão a Distância em Artes Visuais - SENAC. 2009.

38.
CEAD/SENAC ; CORRÊA, P. . Material Didático e Instrucional para Curso de Extensão a Distância em Artes Visuais - SENAC. 2009.

39.
CEAD/SENAC ; CORRÊA, P. . Projeto de Curso de Extensão a Distância em Artes Visuais - SENAC. 2008.

40.
CEAD/SENAC ; CORRÊA, P. . Material Didático e Instrucional para Pós-Graduação Artes Visuais: Cultura e Criação - SENAC. 2007.

41.
CORRÊA, P.. Design de logomarca e impressos para o Projeto PRISMA - Fundação Ford/NESA-UERJ. 1998.

42.
CORRÊA, P.. Design de impressos para o Projeto Adolescente Esperança - Fundação W.K.Kellogg/NESA-UERJ. 1997.

43.
CORRÊA, P.. Design de impressos institucionais para o Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente - UERJ. 1997.

44.
PVDI Design ; CORRÊA, P. . Aplicação de logomarca e identidade visual para Petrobrás - PVDI Design. 1994.

45.
PVDI Design ; SOARES, N. ; CORRÊA, P. . Projeto gráfico do livro Museus Castro Maya - PVDI Design. 1994.

46.
PVDI Design ; CORRÊA, P. . Design de impressos para o Banco Boavista - PVDI Design. 1993.


Demais tipos de produção técnica
1.
CORRÊA, P.. Arte em Cuba e o contexto Latino-americano. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FLORES, L.; CORRÊA, P.; BASBAUM, R.. Participação em banca de Gustavo Pinheiro Martinez Torres. Algumas considerações a respeito do quase vazio segundo experiências recentes: orbitando o vazio sem nele tocar. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
KAMITA, J. M.; CORRÊA, P.; TELLES, M.. Participação em banca de Patricia Miguez Lattavo. Neoconcretismo: Lygia Clark, teoria e prática nas obras voltadas para a participação do espectador. 2016. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
TAVORA, M.L.; CORRÊA, P.; SANTOS, D.. Participação em banca de Talitha Bueno Motter. A poética de um artista engajado: as gravuras de Carlos Scliar junto ao CGPA (1950-1956). 2015. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
LUZ, A. A.; SCOVINO, F.; VINHOSA, L.; CAMPOS, M.; CORRÊA, P.. Participação em banca de Marília Palmeira de Souza. Artista e público na fronteira: propostas colaborativas a partir da América Latina. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
GERALDO, S. C.; DANZIGER, L.; CORRÊA, P.. Participação em banca de Agostinho Lage Ornellas de Souza Neto. Oswaldo Goeldi, o fantástico e as ambiguidades contemporâneas. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
TAVORA, M.L.; CORRÊA, P.; OLIVEIRA, L. S.. Participação em banca de Juliana Assis Nascimento. Antigos templos para uma outra arte. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
MOTTA, M. A.; SIQUEIRA, V. B.; CORRÊA, P.. Participação em banca de Maria Helena Cavalcanti Hofmann. A linha que contorna a crônica: a obra de Tarsila do Amaral. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
BRITO, R.; CONDURU, R.; CORRÊA, P.. Participação em banca de Felipe Barcelos de Aquino Ney. Matisse e a Sensibilidade Moderna. 2010. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

9.
BRITO, R.; KAMITA, J. M.; CORRÊA, P.. Participação em banca de Kadiana Mendes de Medeiros Raposo. Jackson Pollock: O Percurso de Dédalo. 2010. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
BRITO, R.; LEONÍDEO, O.; HUGHES, E. O.; FERNANDES, A.; CORRÊA, P.. Participação em banca de Andreza de Lima Ribeiro Teixeira. Degas e a fotografia: a (re)invenção do olhar. 2018. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
FERREIRA, M. G.; BASBAUM, R.; BUENO, G.; CORRÊA, P.; SCOVINO, F.. Participação em banca de Fernanda Cardoso Lopes. Experimental: construções e atitudes. Outra possibilidade de leitura para a arte brasileira. 2018. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
CAVALCANTI, A. M.; CORRÊA, P.; VALLE, A. G.; REINALDIM, I.; PRACA, H. L. F.. Participação em banca de Iaci D'Assunção Santos. De palavras bárbaras, sereias e moemas: dizer arte brasileira, narrar-memoriar o feminino, a morte e a água. 2018. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
BRITO, R.; CORRÊA, P.; SALZSTEIN, S.; MARQUES, M. E.; HUGHES, E. O.. Participação em banca de Patrícia Moreira Lambert. Mira Schendel: a rede da obra. 2017. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
TAVORA, M.L.; CORRÊA, P.; AMADO, M. C.; REINALDIM, I.. Participação em banca de Elizabeth Catoia Varela. Arte Concreta além da Europa: diálogos entre Brasil e Argentina através do MAM-RJ. 2016. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
BRITO, R.; BASBAUM, R.; FABIAO, E.; SIQUEIRA, V. B.; CORRÊA, P.. Participação em banca de Michel Nunes Lopes Masson. No Fio da Borda: O Conceitualismo de Dan Graham. 2014. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
BRITO, R.; BRUM, J. T.; CORRÊA, P.; MAMMI, L.; SIQUEIRA, V. B.. Participação em banca de Jorge Henrique Sayão Carneiro. Giorgio Morandi e o respeito pelas coisas de uso. 2013. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

8.
MACHADO, M.; CORRÊA, P.; CONDURU, R.; BARTHOLOMEU, C.; VENANCIO, P.. Participação em banca de Inês de Araújo. Riscos e Desvios: Linhas de Ficção. 2012. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
MELLO, C. M.; DA COSTA, J.; KIFFER, A. P.; RIBEIRO, J.; CORRÊA, P.. Participação em banca de Lucía Yanez Silva. O rumor do corpo na deriva das palavras: uma reflexão sobre as relações entre o corpo e a escrita a partir do trabalho de Juan Dominguez. 2010. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
PARENTE, A.; CORRÊA, P.; MOURAO, P.. Participação em banca de Hermano Arraes Callou. A duração no cinema experimental americano. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em COMUNICAÇÃO E CULTURA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
VENANCIO, P.; CORRÊA, P.; FLORIDO, M.. Participação em banca de Natália Teixeira de Oliveira Quinderé. Entre Malraux, Broodthaers, Gamarra: a repetição nos museus imaginários. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
CAVALCANTI, A. M.; CORRÊA, P.; SIQUEIRA, V. B.; ARAUJO, F.. Participação em banca de Iaci D'Assunção Santos. O voo da andorinha: e a arte e política e história e Brasil e XIX e XX. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
FERREIRA, M. G.; BASBAUM, R.; CORRÊA, P.. Participação em banca de Fernanda Cardoso Lopes. Do exercício ao adjetivo: lugar, espaço e dimensão do experimental na arte brasileira a partir dos anos 1950.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
MALTA, Marize; CORRÊA, P.; KNAUSS, P. M.; TAVORA, M.L.. Participação em banca de Diego Souza de Paiva. Astúcias da Pedra: a trajetória de uma cópia do David de Michelangelo e as relações entre objeto de arte e espaço expositivo. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
IPANEMA, R. M.; SIQUEIRA, V. B.; CORRÊA, P.. Participação em banca de Márcia Cristina Alves. A coleção Dr. Pedro Nava: colecionismo, arte e contribuição para a história da medicina. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
BRITO, R.; CORRÊA, P.; MELLO, C. M.. Participação em banca de Michel Nunes Lopes Masson. Dan Graham: uma Topologia da Percepção. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

8.
BRITO, R.; SIQUEIRA, V. B.; CORRÊA, P.. Participação em banca de Gilton Monteiro dos Santos Junior. Arte Experimental Brasileira 1950-1980. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

9.
MELLO, C. M.; LEPECKI, A.; CORRÊA, P.. Participação em banca de Lucía Yanez Silva. O devir da glosa: corpo e escrita na cena contemporânea. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
OLIVEIRA, L. S.; CORRÊA, P.; VERGARA, L. G.. Participação em banca de Hugo Richard de Mattos. Ambientes infláveis - Ocupações efêmeras: ressignificação de espaços físico-simbólicos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

2.
FERREIRA, M. G.; BUENO, G.; CORRÊA, P.. Participação em banca de Mario Caillaux Oliveira. Raymundo Colares além das ultrapassagens: Gibis, Xerox e Super 8". 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
GERALDO, S. C.; DANZIGER, L.; CORRÊA, P.. Participação em banca de Agostinho Lage Ornellas de Souza Neto. Oswaldo Goeldi: Além do Esgotamento. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
CORRÊA, P.; TAVORA, M.L.; AMADO, M. C.. Participação em banca de Juliana Assis Nascimento. Templos Antigos para uma Nova Arte: museus brasileiros e o desafio dos acervos contemporâneos. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
KAMITA, J. M.; CORRÊA, P.; MELLO, C. M.. Participação em banca de Norma Virgínia Capibaribe Pires. Mira Schendel: Tecendo a Percepção. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
MELLO, C. M.; CORRÊA, P.; ZONNO, F.. Participação em banca de Maria da Conceição Rodrigues Maia. Pollock no Debate Crítico Americano. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
MELLO, C. M.; CORRÊA, P.; ZONNO, F.. Participação em banca de Carla Maria da Silva. O Desenho e a Escrita na Obra de Carmela Gross. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
MELLO, C. M.; CORRÊA, P.; ZONNO, F.. Participação em banca de Mara Pereira dos Santos. Ricardo Basbaum: você gostaria de participar de uma experiência artística?. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
KAMITA, J. M.; MELLO, C. M.; CORRÊA, P.. Participação em banca de Cristiane Araújo Vieira. Exclusão e confinamento nos espaços de arte. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
CONDURU, R.; MELLO, C. M.; CORRÊA, P.. Participação em banca de Luiz Cláudio Franca Barros. A política da abstração: a implantação da arte não figurativa no Brasil. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
CONDURU, R.; MELLO, C. M.; CORRÊA, P.. Participação em banca de Isabel Almeida Carneiro. A colagem como forma moderna. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

8.
MELLO, C. M.; KAMITA, J. M.; CORRÊA, P.. Participação em banca de Maria Tereza de Oliveira Campos. Yves Klein - Muito além do azul. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAPISTRANO, T.; VILLAS BOAS, G.; CORRÊA, P.. Participação em banca de Daniele de Sousa Machado.Imagens do incêndio do MAM-RJ: em torno do cadáver de um projeto moderno. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
CORRÊA, P.; CAPISTRANO, T.; GERSTNER, M.. Participação em banca de Pedro Ivo Ambrosoli Tenorio.A coreografia das sombras: carne, memória e imagens da obra de Hijikata Tatsumi. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em História da Arte) - Escola de Belas Artes/UFRJ.

3.
CORRÊA, P.; CAPISTRANO, T.; MARTINS, G.. Participação em banca de Paula Cristina Gomes do Amparo.O Turno da Noite: insônias e especulações em torno de "Chuva". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em História da Arte) - Escola de Belas Artes/UFRJ.

4.
CAPISTRANO, T.; CORRÊA, P.; FLORES, L.. Participação em banca de Jefferson Mendes.O Atlas Mnemosyne: Warburg, o método da montagem e o regime contemporâneo das imagens. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
CORRÊA, P.; PAULA, M. V.; ANDRADE, V. R. O.. Participação em banca de Bruna de Lima Torres.O calçadão de Copacabana: símbolo da Cidade Maravilhosa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
MARTINS, T. C.; PAULA, M. V.; CORRÊA, P.. Participação em banca de Geangles Barbosa de Moraes.Nuno Ramos: a condição fronteiriça da matéria. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
LUZ, A. A.; CORRÊA, P.; SEKIGUCHI, J.. Participação em banca de Maria Manoela Hartung Ribeiro.Relações entre Instituições, Exposições e Público: o MAC de Niterói e o CCBB do Rio de Janeiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
LUZ, A. A.; CORRÊA, P.; SANTOS, D.. Participação em banca de Shannon Figueiredo Botelho.O Salão Preto e Branco. Gesto político por uma modernidade artística no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
LUZ, A. A.; CORRÊA, P.; SANTOS, D.. Participação em banca de Nathalia Giovannini Ribeiro.As paisagens líricas de Inimá de Paula. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
LEOBONS, S. G. P.; CORRÊA, P.; GONCALVES, E.. Participação em banca de Telma Portella Ferreira dos Santos.Oscar Niemeyer, o poeta da arquitetura e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Educação Artística) - Centro Universitário Metodista Bennett.

11.
LEOBONS, S. G. P.; SOARES, G. B.; CORRÊA, P.. Participação em banca de Roberta Nunes Lopes.O Desenho como Construção do Pensamento Infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Educação Artística) - Centro Universitário Metodista Bennett.

12.
CAVALCANTI, A. M.; LEOBONS, S. G. P.; CORRÊA, P.. Participação em banca de Andréa Alves Albuquerque.Tattoo: a tatuagem como expressão artística. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Educação Artística) - Centro Universitário Metodista Bennett.

13.
LEOBONS, S. G. P.; CORRÊA, P.; SOARES, G. B.. Participação em banca de Maria de Lourdes Saccuman Prado.Guernica: um Estudo Iconográfico/Iconológico. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Educação Artística) - Centro Universitário Metodista Bennett.

14.
SOARES, G. B.; CORRÊA, P.; FARIAS, A. M.. Participação em banca de Flávio Corrêa de Oliveira.Franz Marc sob todas as formas. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Educação Artística) - Centro Universitário Metodista Bennett.

15.
LEOBONS, S. G. P.; CORRÊA, P.; SOARES, G. B.. Participação em banca de Lúcia Monteiro Coelho.O Teatro por Dentro. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Educação Artística) - Centro Universitário Metodista Bennett.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARBOSA, I.; CORRÊA, P.; ALVIM, P. A.. Concurso Público para Prof. Adjunto, Escultura - Instituto de Artes/UnB. 2018. Universidade de Brasília.

2.
BERBARA, M.; CORRÊA, P.; OLIVEIRA, L. S.. Concurso Público para Prof. Adjunto, História da Arte - Depto. de Teoria e História da Arte, IA/UERJ. 2011. Instituto de Artes/UERJ.

3.
CORRÊA, P.. Concurso Público para Prof. Substituto, História da Arte e Arte no Brasil - EBA/UFRJ. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
CORRÊA, P.. Concurso Público para Prof. Substituto, Evolução das Artes Visuais - EBA/UFRJ. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
CORRÊA, P.; KAMITA, J. M.; VERGARA, L. G.. Concurso Público para Prof. Assistente, Arte Moderna e Contemporânea - EBA/UFRJ. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
CERBINO, A. B.; CORRÊA, P.; CARVALHO, L. G.; CRUZ, J. L.; BARBOSA, W. D.. Concurso Público para Prof. Adjunto, Antropologia Cultural - Depto. Interdisciplinar, UFF/PURO. 2009. Universidade Federal Fluminense.

Outras participações
1.
CORRÊA, P.; CAVALCANTI, A. M.; REINALDIM, I.; FERNANDES, C. V. N.. Seleção para Mestrado do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais - EBA/UFRJ. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
CORRÊA, P.; MALTA, Marize; REINALDIM, I.; FERNANDES, C. V. N.. Seleção para Mestrado do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais - EBA/UFRJ. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
CORRÊA, P.. Avaliação Externa da Área de Linguística, Letras e Artes - Seleção de Bolsas PIBIC-UFF. 2015. Universidade Federal Fluminense.

4.
CORRÊA, P.; CAVALCANTI, A. M.; FERNANDES, C. V. N.; TERRA, C. G.. Seleção para Mestrado do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais - EBA/UFRJ. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
CORRÊA, P.; BARTHOLOMEU, C.; SCOVINO, F.; BOSSOLAN, L.; GORINI, K.; SANCHEZ, P.. Seleção para ocupação do Espaço Vórtice 2014 - EBA/UFRJ. 2014. Escola de Belas Artes/UFRJ.

6.
CORRÊA, P.; TERRA, C. G.; FERNANDES, C. V. N.; MARTINS, M. C. A.. Seleção para Mestrado do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais - EBA/UFRJ. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
CORRÊA, P.; BARTHOLOMEU, C.; BASTOS, D.; SANCHEZ, P.; SCOVINO, F.; BOSSOLAN, L.; GORINI, K.. Seleção para ocupação do Espaço Vórtice 2013 - EBA/UFRJ. 2013. Escola de Belas Artes/UFRJ.

8.
CORRÊA, P.; BARTHOLOMEU, C.; BASTOS, D.; BOSSOLAN, L.; GORINI, K.; SANCHEZ, P.; SCOVINO, F.. Seleção para ocupação do Espaço Vórtice 2012 - EBA/UFRJ. 2012. Escola de Belas Artes/UFRJ.

9.
MALTA, Marize; CORRÊA, P.; BARRAL, F. A.; SOUZA, M. S.; SÁ, L. H.. Comissão Julgadora de Concurso de Criação de Identidade Visual da Escola de Belas Artes, EBA/UFRJ. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
CORRÊA, P.; BARTHOLOMEU, C.; GORINI, K.; ETERO, L.; BOSSOLAN, L.; MENEZES, N.; OLIVEIRA, M.; SANCHEZ, P.. Curadoria da III Bienal da Escola de Belas Artes, EBA/UFRJ. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
KAMITA, J. M.; CORRÊA, P.; LEONÍDEO, O.. Seleção para Especialização em História da Arte e da Arquitetura no Brasil - PUC/RJ. 2004. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
27º Encontro da ANPAP. Título da comunicação: Mário Pedrosa e o antagonismo da forma. 2018. (Congresso).

2.
56º Congreso Internacional de Americanistas. Título da comunicação: Mario Pedrosa y el antagonismo de la forma. 2018. (Congresso).

3.
Curso-laboratório Mário Pedrosa Atual.Arte indígena e arte brasileira: justaposições críticas com Mário Pedrosa. 2018. (Seminário).

4.
Encontro ANPAP Sudeste de Jovens Pesquisadores [Estado de Alerta!]..Mesa 9 do Encontro ANPAP Sudeste de Jovens Pesquisadores [Estado de Alerta!]. 2018. (Encontro).

5.
Palestras sobre Arte Popular e Vida Brasileira.Visões do Imaginário Popular na Arte. 2018. (Encontro).

6.
XXXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Título da comunicação: Um jardim cor-de-rosa para Jayne Mansfield. 2018. (Congresso).

7.
26º Encontro da ANPAP. Título da comunicação: O pensamento da forma e a forma do pensamento na crítica de arte do Brasil. 2017. (Congresso).

8.
XXXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ. Avaliadora de Sessão. 2017. (Congresso).

9.
25º Encontro da ANPAP. Título da comunicação: O lugar do exercício experimental da liberdade. 2016. (Congresso).

10.
Encontro Internacional em Poéticas Contemporâneas - UNB.Título da conferência: Robert Morris e os Andes: pedras, linhas, palavras. 2016. (Encontro).

11.
Indisciplinas: a arte frente ao urgente - IV Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais do Rio de Janeiro.Moderadora nas conferências de Anna Bella Geiger e Emerson Dionísio. 2016. (Encontro).

12.
Seminário Internacional Biblioteca Walter Benjamin - MAR/RJ. 2016. (Seminário).

13.
XXXIV International Congress of the Latin American Studies Association. Título da comunicação: Indigenous Art and Brazilian Art: critical juxtapositions. 2016. (Congresso).

14.
XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Título da comunicação: Linha como limiar, sonho e caminho. 2016. (Congresso).

15.
24a. Semana de Iniciação Científica da UERJ.Avaliadora de Sessão. 2015. (Encontro).

16.
Conferência Internacional Arte Pública: Lugar, Contexto, Participação.Título da comunicação: A cidade como canteiro de operações: José Resende em São Paulo. 2015. (Simpósio).

17.
Seminário Internacional Chamar as Chamas - MAR/RJ. 2015. (Seminário).

18.
XXXV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2015. (Congresso).

19.
XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ.Avaliadora de Sessão. 2015. (Encontro).

20.
23a. Semana de Iniciação Científica da UERJ.Avaliadora de Sessão. 2014. (Encontro).

21.
XI Encontro Internacional da ANPHLAC.Título da comunicação: Arte e invisibilidade no Peru: três leituras históricas. 2014. (Encontro).

22.
XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Título da comunicação: Linhas de Nasca: um Experimento da Arte Ocidental. 2014. (Congresso).

23.
XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ. Avaliadora de Sessão. 2014. (Congresso).

24.
Encontros em arte: lugares, ações, processos - XIX Encontro PPGAV-EBA/UFRJ.Neoconcretismo: assimilação institucional e reativação histórica. 2013. (Encontro).

25.
XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ. Orientação de três apresentações orais. 2013. (Congresso).

26.
Colóquio História e Geografia da Arte - EBA/UFRJ.Moderadora na mesa: A História da Arte Internacional e as Culturas Regionais. 2012. (Seminário).

27.
Seminário Internacional História Social da Cultura - PUC-Rio.Debates contemporâneos do campo da História da Arte e da Arquitetura. 2012. (Seminário).

28.
XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ. Orientação de três apresentações orais. 2012. (Congresso).

29.
20º Encontro da ANPAP.Título da comunicação: Tocar e Mover: sobre um ensaio visual de José Resende. 2011. (Encontro).

30.
Colóquio Internacional Instituto de Artes da UERJ. 2011. (Simpósio).

31.
II Colóquio de História da Arte: Novas Fronteiras do Ensino e da Pesquisa.Título da conferência: Estudos comparativos em História da Arte: notas de uma pesquisa. 2011. (Seminário).

32.
VII Encontro de História da Arte do IFCH-UNICAMP.Título da comunicação: Três textos no início de um debate: Neoconcretismo e Minimalismo. 2011. (Encontro).

33.
XVIII Encontro do PPGAV-EBA/UFRJ.Em Processo: registros e pesquisas em artes visuais. 2011. (Encontro).

34.
XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ. Orientação de duas apresentações orais. 2011. (Congresso).

35.
I Seminário do Museu D. João VI e I Encontro de História da Arte - EBA/UFRJ. 2010. (Seminário).

36.
IV Seminário de Pesquisa em Estética e Filosofia da Arte - IFAC/UFOP.Título da comunicação: Jogos de Escultura com Wittgenstein. 2010. (Seminário).

37.
Lançamento da Revista Arte&Ensaios n.20 - PPGAV-UFRJ.Mesa Redonda sobre José Resende. 2010. (Outra).

38.
18º Encontro da ANPAP.Título da comunicação: Construções de Dança: Robert Morris e Simone Forti. 2009. (Encontro).

39.
Residência Artística Trans Vias - Teatro Poeira/RJ.Título da conferência: Performance nas Artes Visuais. 2009. (Outra).

40.
Seminário Cultura e Formação - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.Oficina ministrada: Poéticas da Ação: entre a regra e o improviso. 2009. (Seminário).

41.
V Encontro de História da Arte do IFCH-UNICAMP.Título da comunicação: Notas sobre a Inversão na Arte: Espaço, Corpo e Visão. 2009. (Encontro).

42.
II Seminário de Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Artes/UERJ.Título da comunicação: Escrita e escultura: sobre um texto de Robert Morris. 2008. (Seminário).

43.
IV Encontro de História da Arte do IFCH-UNICAMP.Título da comunicação: Sobre o conceito de Blank Form: uma leitura minimalista de Duchamp. 2008. (Encontro).

44.
Ciclo de Palestras História da Arte Brasileira no Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.Título da conferência: José Resende: Glub Glub ou o Jardim de Jane Mansfield. 2005. (Outra).

45.
Mesa Redonda sobre a obra de José Resende - RJ.Título da comunicação: A obra e o livro de José Resende. 2004. (Outra).

46.
Mesa Redonda sobre a obra de José Resende - SP.Título da comunicação: A obra e o livro de José Resende. 2004. (Outra).

47.
2º Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Título da comunicação: Arte e Indústria - uma Experiência Interdisciplinar no Ensino Superior. 2003. (Congresso).

48.
Seminário Aberto Limites do Moderno/Escritos de Artistas - PUC/RJ.Moderadora na mesa: Revistas Alternativas de Arte nos anos 1970. 2003. (Seminário).

49.
Curso Introdução ao Design - Universidade Católica de Petrópolis.Título da conferência: Arte e Design no Século XX. 2002. (Outra).

50.
Conferência inaugural da Licenciatura Especial em Artes - UNIBENNETT.Título da conferência: Superfície e Profundidade na Pintura Moderna: de Monet a Mondrian. 2001. (Outra).

51.
Seminário Internacional De Baudelaire à Crítica Contemporânea - Funarte/RJ. 1999. (Seminário).

52.
Seminário Internacional Kant em Questão - MAM/RJ. 1998. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORRÊA, P.. 27º Encontro da ANPAP. 2018. (Congresso).

2.
CORRÊA, P.. Políticas Incendiárias - 21 Encontro de Pesquisadores do PPGAV-UFRJ. 2017. (Congresso).

3.
CORRÊA, P.. Iracema Barbosa - Costurando Sombras. 2017. (Exposição).

4.
CORRÊA, P.; PUGLIESE, V. . Simpósio Historiografia da Arte no Brasil: Memórias e Invenções - 26 Encontro da ANPAP. 2017. (Congresso).

5.
CORRÊA, P.; SEKIGUCHI, J. ; ELIAS, L. ; GRIMALDI, M. ; PIRES, J. ; MACHADO, M. . VI Bienal da Escola de Belas Artes/UFRJ. 2017. (Exposição).

6.
CORRÊA, P.; BARBOSA, I. ; PAULA, R. . Encontro Internacional em Poéticas Contemporâneas - UNB. 2016. (Congresso).

7.
REINALDIM, I. ; CAMPOS, M. ; CORRÊA, P. ; FLORES, L. ; GERALDO, S. C. ; FRAGOSO, M. ; DIAS, C. ; HUSSAK, P. ; BARTHOLOMEU, C. ; VICTORIO, A. . Indisciplinas: a arte frente ao urgente - IV Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais do Rio de Janeiro. 2016. (Congresso).

8.
CORRÊA, P.; BARTHOLOMEU, C. ; BASTOS, D. ; SCOVINO, F. ; GORINI, K. ; BOSSOLAN, L. ; SANCHEZ, P. . Espaço Vórtice - Galeria de arte da EBA/UFRJ. 2014. (Exposição).

9.
CORRÊA, P.. Encontro Territórios: Arte e Universidade - IV Bienal da EBA/UFRJ. 2013. (Congresso).

10.
CORRÊA, P.; GUIMARAES, H. ; MALTA, M. ; MICHELIN, S. ; BARTHOLOMEU, C. ; REINALDIM, I. . Encontros em arte: lugares, ações, processos - XIX Encontro PPGAV-EBA/UFRJ. 2013. (Congresso).

11.
CORRÊA, P.; BARTHOLOMEU, C. ; BASTOS, D. ; SCOVINO, F. ; GORINI, K. ; BOSSOLAN, L. ; SANCHEZ, P. . Espaço Vórtice - Galeria de arte da EBA/UFRJ. 2013. (Exposição).

12.
CORRÊA, P.; BARTHOLOMEU, C. ; SANCHEZ, P. ; BOSSOLAN, L. ; OLIVEIRA, M. ; GEOFFROY, N. ; GORINI, K. . III Bienal da Escola de Belas Artes/UFRJ. 2011. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Nathalia Giovannini Ribeiro Botelho. Lina Bo Bardi: O encanto popular para uma construção moderna. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Felipe Barcelos de Aquino Ney. O estatuto da moldura na história da arte. Início: 2017. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Marcela Botelho Tavares. À Procura de Serpentes: Sobre o anacronismo na História da Arte. Início: 2016. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
André Luis Perrett. Representações da Transculturação em Cusco. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em História da Arte) - Escola de Belas Artes/UFRJ. (Orientador).

2.
Mayara Soeiro. Arte, corpo e ativismo em Teresa Margolles. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em História da Arte) - Escola de Belas Artes/UFRJ. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Maria Ribeiro Van Camp. Produções femininas no século XX: fontes para uma revisão da Arte Latino-Americana sob a ótica de gênero. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística e Cultural/UFRJ. (Orientador).

2.
Pedro Santana de Oliveira. Enredos entre arte e política na história da arte latino-americana. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística e Cultural/UFRJ. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Carol Andrea Illanes Lopez. Arte y Tiempo Histórico: entre la profundidad de la historia y la estrechez del presente. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

2.
Anelise Tietz. Poéticas do Percurso: o caminhar em práticas artísticas contemporâneas. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Patricia Dias Guimarães. 2015. Escola de Belas Artes/UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Patricia Leal Azevedo Corrêa.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Agostinho Lage Ornellas. Oswaldo Goeldi, o Fantástico e a Cor. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

2.
Iale Renan Martins de Freitas. Neoexpressionismo, a pintura dos anos 80. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

3.
Elisabete Neves Nascimento. A Colagem e o Jornal: desafiando Pablo Picasso e Kurt Schwitters. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

4.
Reinaldo Hingel Junior. A Fotografia de Moda e o Retrato no Século XIX. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

5.
Alessandra Rabello. O Biomorfismo na Arte de Maria Martins. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Diogo Vieira de Almeida. Diálogos sobre a questão do objeto: do quadro-objeto cubista ao não-objeto neoconcretista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em História da Arte) - Escola de Belas Artes/UFRJ. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

2.
Bruna Gomes da Costa. A Cor Infinita - Diálogos cromáticos e a obra de Suzana Queiroga. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em História da Arte) - Escola de Belas Artes/UFRJ. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

3.
Tadeu Ribeiro Rodrigues. Corpo e Violência na Arte Contemporânea Brasileira: Artur Barrio e Berna Reale. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em História da Arte) - Escola de Belas Artes/UFRJ. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

4.
Camila Luísa da Cunha Silva. Maré: travessias e debates sobre território, educação e arte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

5.
Natália Silvestre Domingos. Os Rumos da Arte Moderna na Rússia: as três primeiras décadas do regime soviético. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

6.
Pollyana Campos Quintella. O olhar sobre o outro: Primitivismo e Mário Pedrosa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

7.
Fernanda Queiroz da Silva. Um intrépido jogo duchampiano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

8.
Ester Cunha. Silêncio e Ruído: um estudo a partir da obra de John Cage. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

9.
Janete Lenine Alves do Couto Ribeiro. Lygia Clark: arte para a vida. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Educação Artística) - Centro Universitário Metodista Bennett. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

10.
Anne Schipper. A escultura moderna. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Educação Artística) - Centro Universitário Metodista Bennett. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

11.
Edna Caterina Mantuano Maciel Coelho. Roberto Burle Marx: Pintura e Paisagismo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Educação Artística) - Centro Universitário Metodista Bennett. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

12.
Adriana Pereira da Silva Fontes. A educadora e artista Celeida Tostes: entre o íntimo e o coletivo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Educação Artística) - Centro Universitário Metodista Bennett. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

13.
Paduína Santa Cruz de Oliveira. A crítica em Andy Warhol. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Educação Artística) - Centro Universitário Metodista Bennett. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

14.
Carlos Augusto Motta. Mondrian: um pouco da vida, da obra, do estilo que virou moda. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Educação Artística) - Centro Universitário Metodista Bennett. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

15.
Fernando Belchior Neto. Claude Monet: uma leitura de sua obra. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Educação Artística) - Centro Universitário Metodista Bennett. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

16.
Adriana de Oliveira Aguiar. As influências do cubismo na produção construtivista. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Educação Artística) - Centro Universitário Metodista Bennett. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

Iniciação científica
1.
Letícia Luiz Moreno de Souza. Comunidade e expressividade gráfica no arquivo digital do Centro Internacional de Artes das Américas, MFAH/EUA. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em História da Arte) - Escola de Belas Artes/UFRJ, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística e Cultural/UFRJ. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

2.
Bárbara de Andrade Silva. Arte, ativismo e mudança social: uma análise de fontes documentais no acervo sobre arte latino-americana do MFA Houston. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em História da Arte) - Escola de Belas Artes/UFRJ, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística e Cultural/UFRJ. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

3.
Ludmila Oliveira Chaves. Arte Construtiva Brasileira no Arquivo Documents of 20th-Century Latin American and Latino Art. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em História da Arte) - Escola de Belas Artes/UFRJ, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística e Cultural/UFRJ. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

4.
Natália Silvestre Domingos. Pesquisa no Acervo Mario Pedrosa da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística e Cultural/UFRJ. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

5.
Ester Cunha. John Cage e a Arte Minimalista. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística e Cultural/UFRJ. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

6.
Diogo Vieira de Almeida. Do Neoconcretismo ao Minimalismo: Um Estudo de Dois Movimentos através da Obra Crítica de Mario Pedrosa. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística e Cultural/UFRJ. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

Orientações de outra natureza
1.
Rafael Silva. Panapaná e o protagonismo da arte. 2017. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em História da Arte) - Escola de Belas Artes/UFRJ. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

2.
Bruna Gomes da Costa. Insistir em sobreviver e ressignificar. 2015. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em História da Arte) - Escola de Belas Artes/UFRJ. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

3.
Priscila Medeiros de Oliveira. Histórias feitas de silêncio. 2015. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em História da Arte) - Escola de Belas Artes/UFRJ. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

4.
Rodrigo Krul. Arte e Transculturação. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

5.
Ana Mannarino. Arte e Desdobramento da Representação. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

6.
Michel Masson. Arte e Classes Formais. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

7.
Marcele Vargas. Atando e desatando nós. 2013. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em História da Arte) - Escola de Belas Artes/UFRJ. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

8.
Shannon Figueiredo Botelho. Num instante, várias paisagens. 2011. Orientação de outra natureza. (História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.

9.
Fernanda Queiroz da Silva. Vicissitudes. 2011. Orientação de outra natureza. (História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Leal Azevedo Corrêa.



Outras informações relevantes


Associada à ANPAP (Associação Nacional de Pesquisa em Artes Plásticas) desde 2015.

Aprovada em primeiro lugar no Concurso para Professor Adjunto, área Teoria e História da Arte - Centro de Letras e Ciências Sociais/Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2009;

Aprovada em terceiro lugar no Concurso para Professor Adjunto, área História, Teoria e Crítica da Arte - Instituto de Artes e Design/Universidade Federal de Juiz de Fora, 2008;

Tese indicada para o Prêmio CAPES de Tese e Grande Prêmio CAPES de Tese 2008 pela PUC-Rio.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 19:28:58