Miguel Angelo Montenegro da Franca

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8950070027925947
  • Última atualização do currículo em 21/02/2017


Mestre em Administração de empresas pelo Instituto COPPEAD/UFRJ, com ênfase em Marketing (2002). Graduado em Ciências Navais, com habilitação na Área de Mecânica pela Escola Naval (1986). Possui especialização em Finanças Corporativas pelo Instituto de Administração e Gerência da PUC/RJ (1997) e Engenharia Econômica e Administração Industrial pela UFRJ (1990). Atuou no setor privado nas áreas de Marketing, Operações e Vendas, na elaboração de planos de negócios, no desenvolvimento de produtos e no controle orçamentário: Coca-Cola, SENAC, Apolo Tubos e Equipamentos. Tem trabalhado como docente em cursos de Administração e Marketing em diversas Instituições de Ensino, tanto em cursos presenciais como à distância: ESPM, UniverCidade, UGF, Universidade Estácio de Sá, Universidade Veiga de Almeida (UVA). Atualmente, além de professor, desempenha as funções de Analista de Planejamento no IBGE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Miguel Angelo Montenegro da Franca
Nome em citações bibliográficas
Franca, Miguel A. M. da;Franca, M. A. M. da


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Mestrado em Administração.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Marketing Interno em Hotéis: um estudo exploratório,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Frederico Antonio Azevedo de Carvalho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1982 - 1986
Graduação em Ciências Navais com habilitação em mecânica.
Escola Naval, EN, Brasil.
1979 - 1981
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Naval, CN, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
Curso Desenvolvimento de Habilidades em Pesquisa. (Carga horária: 240h).
Escola Nacional de Ciências Estatísticas, ENCE, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Pós-graduação Lato Sensu em Finanças Corporativas. (Carga horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em Engenharia Econômica e Administração Industrial. (Carga horária: 540h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Planejam., gestão e infraestrut, Carga horária: 40
Outras informações
Funções: A partir de novembro de 2015: - Elaboração e acompanhamento de projetos de treinamento; - Desenvolvimento de recursos instrucionais das operações censitárias; - Gestão da equipe da Coordenação de Treinamento. De maio de 2005 a novembro de 2015: - Planejamento e execução orçamentária da Diretoria de Informática.


Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 12
Outras informações
Professor das disciplinas Fundamentos de Gestão, Planejamento Empresarial, Planejamento e Gestão Estratégica e Gestão de Processos e Projetos do Curso de Administração.


Centro Universitário da Cidade, UniverCidade, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas lecionadas: Introdução à administração, Introdução ao marketing, Administração de marketing, Gestão estratégica, Plano de negócios, Marketing de serviços, Marketing de varejo, Estágio supervisionado e Orientador de trabalho de conclusão de curso (TCC) dos cursos de Administração e Marketing. Professor das disciplinas de Técnicas de construção de plano de negócios, Estratégia empresarial e Trabalho de conclusão de curso do curso de pós-graduação MBA Executivo em Gestão Empresarial.


Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ, ESPM (RJ), Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor das disciplinas Mercadologia II e Mercadologia III do Curso de Comunicação Social. Professor da disciplina Marketing de Serviços do Curso MBA Executivo. .


Apolo Tubos e Equipamentos, APOLO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de vendas, Carga horária: 40
Outras informações
Funções: Responsável comercial pela região Norte e Nordeste.


Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor da disciplina Fundamento de Gestão da Graduação em Administração.


Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 4
Outras informações
Professor da disciplina Engenharia Econômica do Curso de Engenharia de Alimentos.


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RJ, SENAC ARRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Desenvolvimento Profissional, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenador de desenvolvimento de produtos educacionais em Administração (Marketing e Vendas, Recursos Humanos e Finanças), voltados para o público técnico-operacional e gerencial.


Coca-Cola Ind. Ltda, CCIL, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing de Canais, Carga horária: 40
Outras informações
Funções: Trainee de marketing, representante de operações e marketing, gerente regional de marketing.


Marinha do Brasil, MB, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1991
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Oficial do Corpo da Armada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Funções: Desenvolvimento e supervisão de rotinas de manutenção e reparo de máquinas e motores em geral; Desenvolvimento técnico e profissional de praças da divisão.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
Franca, M. A. M. da. Empreendedorismo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
Franca, Miguel A. M. da. Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing - MBA em Gestão Empresarial. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
Franca, Miguel A. M. da. Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing - MBA em Gestão Empresarial. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
Franca, M. A. M. da. Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing - MBA em Gestão Empresarial. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
Franca, M. A. M. da. Elaboração do Plano de Marketing - MBA em Gestão Empresarial. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
Franca, M. A. M. da. Projeto Integrado - MBA Executivo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
Franca, M. A. M. da. Projeto Integrado - Especialização em Educação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
Franca, M. A. M. da. Projeto Integrado - Especialização em Ciências Ambientais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
Franca, M. A. M. da. Projeto Integrado (TCC) - MBA em Gerenciamento de Projetos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
Franca, M. A. M. da. Projeto Integrado - Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
Franca, M. A. M. da. Projeto Integrado - MBA Executivo. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático - curso à distância).

11.
Franca, M. A. M. da. Marketing - MBA Executivo em Marketing. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
Franca, M. A. M. da. Gerenciamento da Integração e do Escopo do Projeto - MBA em Gerenciamento de Projetos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
Franca, M. A. M. da. Marketing - MBA Executivo em Marketing. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático - curso à distância).

14.
Franca, M. A. M. da. Gerenciamento da Integração e do Escopo do Projeto - MBA em Gerenciamento de Projetos. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

15.
Franca, M. A. M. da. Gestão de Pessoas na Construção Naval e Offshore - Especilaização em Engrenharia Naval e Offshore. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Perfil dos Municípios Brasileiros. 2008. (Seminário).

2.
2º. Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais. 2006. (Encontro).

3.
2º. Seminário Internacional de Marketing Direto no Varejo. 2000. (Seminário).

4.
Fórum Nacional de Logística & Seminário Internacional. 1999. (Seminário).

5.
VII Congresso de Administração. 1998. (Congresso).

6.
Seminário Gerenciamento de Projetos. 1997. (Seminário).

7.
Encontro Nacional de Marketing. 1993. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 13:44:57