Danielle Rousy Dias da Silva

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  • Última atualização do currículo em 07/05/2018


Doutora pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CI/UFPE) (2009), especialidade Computação Inteligente, tendo como tema principal de pesquisa o uso de Atores Sintéticos em Serious Games direcionados para o treinamento de habilidades cognitivas. Mestre também pelo CI/UFPE (2000), especialidade Inteligência Artificial aplicada a Jogos Digitais. Graduada em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (1998). Atualmente, é professora adjunta do curso de Ciência e Engenharia da Computação do Centro de Informática da UFPB. Em 2010 trabalhou como professora adjunta do curso de Licenciatura em Ciência da Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na unidade de Educação à Distância. Trabalhou de 2000-2008 no C.E.S.A.R e na Meantime, adquirindo experiência em diversas áreas da Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade de software, Processos de desenvolvimento, Jogos Móveis, Projeto de Jogos Digitais, Atores sintéticos e Jogos Sérios. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Danielle Rousy Dias da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, D. R. D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Informática.
Centro de Informática
Cidade Universitária
58051900 - João Pessoa, PB - Brasil
Telefone: (83) 32167093
URL da Homepage: www.ci.ufpb.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2009
Doutorado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Agentes Sintéticos em Jogos Sérios: Uma abordagem baseada em Psicologia Organizacional, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Geber Lisboa Ramalho.
Palavras-chave: Ambientes virtuais; Atores sintéticos; Inteligência artificial; Personalidade; Sistemas multi-agentes; Jogos sérios.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Outros.
1998 - 2000
Mestrado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Atores Sintéticos em Jogos de Aventura Interativos: O Projeto Enigmas no Campus,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Geber Lisboa Ramalho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Atores sintéticos; Jogos de computador; Inteligência artificial; Personalidade.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Outro.
1994 - 1998
Graduação em Ciências da Computação.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
1989 - 1992
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Design Instrucional. (Carga horária: 72h).
SABER EAD- CURSOS E COMUNICACOES LTDA, SECC_FORN, Brasil.
2003 - 2003
Visão Geral sobre Sistemas Celulares. (Carga horária: 8h).
Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico, CEDET, Brasil.
2003 - 2003
Evolução das Telecomunicações. (Carga horária: 8h).
Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico, CEDET, Brasil.
2003 - 2003
Linux Fundamentos com Administração de Sistemas. (Carga horária: 24h).
Rede Conectiva de Treinamento, CONECTIVA, Brasil.
2003 - 2003
Linguagem C++ Avançado. (Carga horária: 40h).
Faculdade Impacta de Tecnologia, FIT, Brasil.
2002 - 2002
Garantia de Qualidade de Software. (Carga horária: 8h).
Fundação Carlos Alberto Vanzolini, FCAV, Brasil.
2002 - 2002
Xml Básico. (Carga horária: 20h).
Qualiti Assessoria e Consultoria S/A, QUALITI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Software, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento de sistemas.

Atividades

07/1997 - 01/1998
Estágios , Núcleo de Tecnologia da Informação - NTI, .

Estágio realizado
Atuou como estagiária no desenvolvimento de software..

Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Executor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora executora da disciplina "Matemática Discreta" para os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Computação pela UFRPE-UAB, modalidade à distância.

Atividades

01/2010 - 06/2011
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jogos Educacionais - CH - 60h - 08 turmas - período 2010.1
Laboratório de Programação I - CH - 60h - 4 turmas - período 2010.2
04/2010 - 03/2011
Direção e administração, Unidade Acadêmica de Educação à Distância, .

Cargo ou função
Coordenador de Tutoria do curso de Licenciatura em Computação.
01/2010 - 03/2011
Ensino, Bacharelado em Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gerência de Projetos - CH - 60h - 05 turmas - período 2010.1

Meantime Mobile Creations, MNTM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheira de Qualidade, Carga horária: 40
Outras informações
Engenheira de Qualidade Chefe do Projeto PIDAM coordenando a definição e elaboração do processo integrado da Empresa dentro do respectivo Projeto.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Sistema, Carga horária: 30
Outras informações
Atuou como Game Designer/Analista de sistema no desenvolvimento de mais de 4 jogos para a Motorola e Conteúdo próprio (área destinada ao desenvolvimento próprio de jogos) desenvolvendo todo o projeto do jogo e documento de requisitos, modelo navegacional, projeto de teste, lista de textos internacionalizáveis acompanhando a equipe nas atividades de implementação e revisões definidas pelo processo de desenvolvimento. Atuou como Engenheira de Qualidade definindo o plano de qualidade e o processo de desenvolvimento da Empresa. Elaborou também todos os guias, templates e auxiliou na definição do plano de gerência de configuração. Adicionalmente, também fez parte da definição do processo de publicação e processo de teste executado na Empresa, exercendo neste caso o papel da Gerência de Qualidade.

Atividades

03/2006 - 02/2007
Direção e administração, Meantime, .

Cargo ou função
Coordenadora e pesquisadora do projeto.
10/2004 - 12/2006
Direção e administração, Meantime, .

Cargo ou função
Coordenadora do projeto MG2P - Financiado pela Facepe/PAPPE.
03/2006 - 11/2006
Serviços técnicos especializados , Meantime, .

Serviço realizado
Atuou como Gerente de qualidade coordenando as atividades para elaboração do processo de publicação da Empresa e melhorias de processos de desenvolvimento..
03/2004 - 11/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Meantime, .

03/2004 - 11/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Meantime, .

03/2004 - 11/2006
Serviços técnicos especializados , Meantime, .

Serviço realizado
Atuou como Engenheira de qualidade definindo todo o processo de desenvolvimento da Empresa bem como todos os demais elementos que compõem um processo, como: templates de artefatos, guias, treinamentos e ferramentas de apoio..
03/2004 - 11/2006
Serviços técnicos especializados , Meantime, .

Serviço realizado
Atuou como Game designer no projeto de mais de três jogos móveis realizando atividades como: elicitação de requisitos, elaboração do projeto de testes; participação de inspeções e revisões de artefatos; definição do modelo navegacional e liderança de.

Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, CESAR, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira de Qualidade, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Software/Analista de Negócio, Carga horária: 40
Outras informações
Participação no Projeto IBM exercendo a função de engenheira de software. Esse projeto consistia no desenvolvimento de um framewok para jogos com perspectiva isométrica usando a linguagem C/C++ e DirectX 7.

Atividades

09/2003 - 01/2004
Serviços técnicos especializados , C.E.S.A.R - Delta, .

Serviço realizado
Atuou como Líder técnico no desenvolvimento de aplicativos (jogos) para os dispositivos celulares da Motorola..
01/2003 - 08/2003
Serviços técnicos especializados , C.E.S.A.R - Delta, .

Serviço realizado
Atuou como Engenheira de sistemas no desenvolvimento de aplicações embarcadas para dispositivos celulares usando a linguagem C/C++..
2/2001 - 12/2002
Serviços técnicos especializados , C.E.S.A.R - Kjava, .

Serviço realizado
Atuou como Analista de sistema no desenvolvimento de aplicativos móveis desenvolvidos na linguagem J2ME (Java Micro Edition). As atividades correspondiam, sobretudo, a definição e elicitação dos requisitos e casos de usos, elaboração do projeto de te.

CIn-UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador/Apoio Técnico, Carga horária: 12
Outras informações
Atuou como pesquisadora e apoio técnico especializado no projeto Smartsim colaborando, sobretudo, na modelagem do jogo e simulação dos personagens.

Atividades

04/2005 - 08/2006
Pesquisa e desenvolvimento , CIn-UFPE, .

04/2005 - 08/2006
Serviços técnicos especializados , CIn-UFPE, .

Serviço realizado
Atuou como Especialista na modelagem e implementação da inteligência dos personagens simulados pelo jogo..
04/2005 - 08/2006
Serviços técnicos especializados , CIn-UFPE, .

Serviço realizado
Atuou como apoio técnico no projeto do jogo desenvolvido dentro do escopo do projeto Smartsim bem como no apoio a definição e elaboração da arquitetura, padrões de projeto, dentre outras atividades..

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Pesquisador voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador líder, Carga horária: 20
Outras informações
Participação como pesquisador líder no projeto intitulado "Virtual Team: um jogo sério, baseado em Atores Sintéticos, para treinamento de gestão de pessoas em projetos de desenvolvimento de software".

Atividades

12/2008 - 12/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Informática, .


Unimed Norte Nordeste, UNIMED-NNE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Software, Carga horária: 36

Atividades

01/2000 - 07/2000
Serviços técnicos especializados , Unimed NNE, .

Serviço realizado
Atuou como Engenheira de sistema no desenvolvimento de software..

Telemar, TELEMAR, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Técnico em Eletrônica, Carga horária: 40

Atividades

2/1993 - 8/1993
Estágios , Laboratório, .

Estágio realizado
Atuou como estagiária técnica, especialidade Eletrônica, no conserto de centrais telefônicas..


Linhas de pesquisa


1.
Construção de inteligência competitiva no mercado de jogos móveis
2.
Definição de processos de testes para jogos móveis
3.
Construção de ferramentas de porte de aplicativos móveis
4.
Definição de processos para o desenvolvimento de jogos móveis
5.
Construção de ferramentas de apoio ao processo de desenvolvimento
6.
Integração de dinâmica de sistemas com a simulação de agentes inteligentes (atores sintéticos)
7.
Modelagem de atores sintéticos para jogos digitais
8.
Desenvolvimento de jogos sérios para educação de adultos
9.
Psicologia organizacional
10.
Atores sintéticos
11.
Inteligência artificial
12.
Desenvolvimento de jogos sérios


Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Mulheres na Ciência da Computação: Despertando vocações através da difusão do conhecimento
Descrição: Projeto aprovado na Chamada Nº 18/2013 MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras - Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação. Desse modo, este projeto pretende atuar na educação de jovens do ensino médio, apresentando um novo olhar sobre as carreiras de Ciência da Computação e Engenharia da Computação. Através de um contato real com estes dois cursos oferecidos pelo Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba, o projeto objetiva ser um agente transformador que atraia a atenção das meninas e das comunidades envolvidas para a área de Informática. Esta quebra de paradigmas através da educação visa incentivá-las a atuar profissionalmente nestas áreas, possibilitando que no futuro estas mulheres das novas gerações ocupem uma fatia dos espaços de poder, prestígio e valor social que são majoritariamente ocupados por homens..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Danielle Rousy Dias da Silva - Integrante / Josilene Aires Moreira - Coordenador / Giorgia de Oliveira Mattos - Integrante / Lucidio dos Anjos Formiga Cabral - Integrante / Maria Eulina Pessoa de Carvalho - Integrante / Rita Cristiana Barbosa - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
2014 - Atual
Jogos Digitais como Ferramenta de Apoio ao Ensino de Introdução a Programação
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Danielle Rousy Dias da Silva - Coordenador.
2012 - 2013
PLANE - DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA PARA A NEGOCIAÇÃO DE ARQUIVOS MULTIMÍDIA
Descrição: A principal meta do projeto é a criação de uma plataforma que permita, através de um mecanismo específico, a negociação de conteúdos audiovisuais. Ela irá permitir a negociação dos conteúdos de forma rápida, prática, segura e eficaz entre Redes de Televisão e entre Sites de Stream de Vídeos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Danielle Rousy Dias da Silva - Coordenador.
2008 - 2009
Virtual Team: um jogo sério, baseado em Atores Sintéticos, para treinamento de gestão de pessoas em projetos de desenvolvimento de software
Descrição: Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de um jogo sério, com qualidade e competitividade de mercado mundial, voltado para a capacitação de gerentes de projeto na área de software, com ênfase na gestão de pessoas. Tal jogo simula um ambiente de desenvolvimento de software onde os membros da equipe são representados por atores sintéticos que modelam personalidades diferenciadas e simulam várias situações de conflito. Esta ferramenta proverá ao gerente, além de um conhecimento mais aprofundado em gerência de software em geral, uma maior sensibilidade acerca dos processos organizacionais, metodológicos, culturais e pessoais inerentes a uma equipe de desenvolvimento de software, que é uma atividade crítica hoje no Brasil. O projeto parte de bases sólidas, pois os parceiros atuais já validaram os principais conceitos e técnicas de tal jogo em um projeto prévio preliminar. O objetivo agora é migrar de um protótipo limitado para um produto com real em condições de comercialização..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Danielle Rousy Dias da Silva - Coordenador / Geber Lisboa Ramalho - Integrante / Patricia Restelli Tedesco - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / JYNX Playware - Cooperação / Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Recife - Auxílio financeiro / Valença & Associados - Aprendizagem Organizacional - Cooperação / Qualiti Assessoria e Consultoria S/A - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 2
2006 - 2007
Mobile Game Test Process
Descrição: PO objetivo deste projeto foi criar e estabelecer um processo de teste que permitisse tanto melhorar a qualidade dos jogos móveis produzidos pela Meantime quanto reduzir o custo e esforço desta atividade dado a grande diversidade de versões de um mesmo jogo testada a cada ciclo de desenvolvimento. Convém salientar que os desafios tecnológicos enfrentados por este projeto envolveram temas como interatividade, comunidades virtuais, ubiqüidade e convergência digital, que são temas estratégicos para o Brasil nos próximos anos em vários domínios além do entretenimento digital..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Danielle Rousy Dias da Silva - Coordenador / Geber Lisboa Ramalho - Integrante.Financiador(es): Meantime Desenvolvimento e Exportação de Software - Remuneração / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2005 - 2006
Smartsim
Descrição: O SmartSim constituiu projeto multidisciplinar que teve como objetivo primário o desenvolvimento de um framework para construção de ?jogos sérios? (jogos voltados para treinamento/aprendizagem) baseados em simulação de negócio. O principal diferencial deste projeto residiu no fato de introduzir a tecnologia de atores sintéticos para representar os personagens dos jogos a serem criados com base no framework estabelecido através de atores sintéticos. Este projeto, uniu o conhecimento de vários domínios, como por exemplo, Jogos digitais,e Aprendizagem, Engenharia de Software, Dinâmica de Sistemas, Psicologia Organizacional, Gerenciamento de Projetos, Inteligência Artificial dentre outros. Esta interdisciplinaridade fez do SmartSim um projeto complexo, que envolveu a resolução de problemas nas diversas esferas do conhecimento já relacionadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Danielle Rousy Dias da Silva - Integrante / Geber Lisboa Ramalho - Coordenador / Patricia Restelli Tedesco - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3


Projetos de extensão


2014 - 2014
Meninas e Jovens Fazendo Ciência da Computação: Despertando Vocações Através da Difusão do Conhecimento
Descrição: Nos últimos anos o ingresso de mulheres nos cursos de Ciência da Computação no Brasil e na Paraíba tem se mantido abaixo de 20%. Este artigo descreve as estratégias utilizadas para estimular alunas do Ensino Médio de uma Escola Estadual do Município de João Pessoa, Paraíba a ingressarem nesta área através do conhecimento prático e do contato com a tecnologia. Como táticas para conquistar este público, foram utilizadas competições de programação usando softwares educativos, oficinas de montagem e programação de robôs, minicursos de desenvolvimento de jogos, visitas a feiras de robótica e palestras motivacionais com profissionais de sucesso que atuam na Ciência da Computação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Danielle Rousy Dias da Silva - Integrante / Josilene Aires Moreira - Coordenador / Giorgia de Oliveira Mattos - Integrante / Lucidio dos Anjos Formiga Cabral - Integrante / Maria Eulina Pessoa de Carvalho - Integrante / Rita Cristiana Barbosa - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Bolsa.
2013 - 2013
Universidade Ubíqua - U2: Acessando plataformas EAD em dispositivos móveis
Descrição: O projeto Universidade Ubíqua (U2) tem como foco trabalhar em duas direções. Na primeira direção, o projeto visa proporcionar aos estudantes conexão com plataformas EaD (Ensino a Distância) através de vários dispositivos móveis, daí o termo ubiquidade. Sob essa perspectiva do projeto U2, a plataforma da UFPB Virtual será adaptada para ser utilizada a partir de tablets, assistentes digitais pessoais, celulares, televisores inteligentes, etc. Na segunda direção, o projeto visa transferir o conhecimento de alunos e professores adquiridos a partir de projetos de pesquisas e disciplinas correlatas na área de desenvolvimento de aplicativos móveis dentro do atual Centro de Informática da UFPB para resolver problemas reais, no caso específico na melhoria da portabilidade e acessibilidade da plataforma UFPB Virtual. Este projeto procura avaliar as atuais interfaces e conteúdos disponíveis na plataforma EaD da UFPB Virtual, elaborar melhorias e implementá-las em uma nova versão para dispositivos móveis. Todos os resultados obtidos serão expostos em palestras e cursos elaborados pela UFPB Virtual..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Danielle Rousy Dias da Silva - Coordenador / Valeria Gonçalves Soares - Integrante / Eudisley Gomes dos Anjos - Integrante / Josilene Aires Moreira - Integrante / Ana Beatrice Santana Severo - Integrante / Raul Felipe de Morais Fernandes - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Bolsa.
2013 - 2013
Implementando Melhorias de Interação na UFPB Virtual
Descrição: O projeto procura avaliar as atuais interfaces e conteúdos disponíveis na plataforma de ensino da UFPB Virtual, elaborar melhorias e implementá-las na atual versão através do uso da expertise dos professores e alunos do Centro de Informática (CI) da UFPB na área de conhecimento de Interação Homem-Computador. Conhecimento esse adquirido na condução de projetos de pesquisas e disciplinas ofertadas pelo CI-UFPB. O projeto adotará modelos propostos pela W3C, aceitos e utilizados em todo o mundo para determinar técnicas de avaliação de interação levando a interfaces claras, intuitivas e que proporcionem acessibilidade. Além disso, o projeto elaborará material instrucional (tutoriais, vídeos, áudio) para que os usuários da plataforma, nomeadamente alunos, tutores e professores, possam utilizar a plataforma de maneira muito mais satisfatória e eficaz. Todos os resultados obtidos serão expostos em palestras e cursos elaborados pela UFPB Virtual. Vale salientar que o presente projeto visa melhorar a qualidade de ensino tanto do lado da UFPB Virtual como também considerando o CI-UFPB que proporcionará aos alunos participantes transferir os conhecimentos adquiridos em sala de aula e projetos de pesquisa em outros contextos provenientes de problemas reais de nossa sociedade, em nosso caso vindo da UFPB Virtual..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Danielle Rousy Dias da Silva - Integrante / Valeria Gonçalves Soares - Integrante / Eudisley Gomes dos Anjos - Coordenador / Josilene Aires Moreira - Integrante / Braulio José Alencar Siebra - Integrante / Leandro Henrique de Souza Santos - Integrante / Samiris de Araújo Santos - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Bolsa.


Projetos de desenvolvimento


2007 - 2009
PIDAM
Descrição: O projeto PIDAM [Processo Integrado de Desenvolvimento de Aplicações Móveis, REF 4242/06] tem como objetivo o desenvolvimento e implantação de um processo inovador, denominado IMP (Integrated Mobile application development Process), para dar apoio à construção de aplicações para telefones celulares, em particular os chamados jogos móveis. Isto inclui a concepção, aplicação, teste e refinamento do próprio IMP (Integrated Mobile application development Process), juntamente com a definição, implementação, validação e refinamento de 5 ferramentas que darão suporte ao citado processo, além da concepção e implementação de dois jogos-teste que servirão de base para a validação e refinamento tanto do processo quanto de suas ferramentas..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2004 - 2006
MG2P: Plataforma para Porte de Jogos Móveis
Descrição: Este projeto teve como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma para porte a fim de viabilizar a criação de jogos para dispositivos celulares em tempo hábil e com a qualidade exigida pelo mercado predominantemente internacional. Essa plataforma denominada de MG2P (Mobile Game Porting Plataform) focou primeiramente nos jogos desenvolvidos em J2ME. O projeto foi realizado pela Meantime, e coordenado por Danielle Rousy Dias da Silva, sob a supervisão do professor Geber Ramalho do Centro de Informática ? UFPE e com o apoio técnico de Tarcísio Pinto Câmara.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Danielle Rousy Dias da Silva - Coordenador.Financiador(es): Meantime Desenvolvimento e Exportação de Software - Remuneração / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Coleção Educação a Distância em Debate


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: Informática na Educação (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligencia Artificial.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Best Paper Award: "NòmosBPMN: adaptando o Nòmos para a Modelagem de Processos de Negócio" (coautoria), Universidad de La Frontera.
2006
Melhor jogo dentro da categoria de jogos independentes, SBgames 2006.
2002
Sun Certified Programmer for the Java 2 Plataform 1.2, Sun Microsystems Certification.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALBUQUERQUE, H.2016ALBUQUERQUE, H. ; SILVA, C. ; SILVA, D. R. D. ; LUCENA, M. ; CYSNEIROS, G. . GenNormas: um processo genérico para a Conformidade Legal de Requisitos na Engenharia de Requisitos. iSys: Revista Brasileira de Sistemas de Informação, v. 9, p. 57-76, 2016.

2.
BARRETO, L. S.2015BARRETO, L. S. ; CAVACO, I. N. ; MONTEIRO, A. ; SILVA, D. R. D. ; SILVA, C. . Gamification Aspects in Detail: Collectanea of Studies to Renew Traditional Education. Revista Eletrônica Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação, v. 01, p. 01-15, 2015.

3.
HENRIQUE, M. S.2015HENRIQUE, M. S. ; SILVA, C. ; SILVA, D. R. D. ; TEDESCO, P. R. . Uma Revisão Sistemática da Literatura sobre o uso de Teorias de Aprendizagem em Softwares Educacionais. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, p. 01-10, 2015.

4.
Medeiros, Anna C. S.2012Medeiros, Anna C. S. ; CASTRO, R. H. A. ; SILVA, D. R. D. ; TAVARES, T. A. . Interação natural como apoio a atividade de telementoria em Telemedicina. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, p. 1, 2012.

5.
SILVA, D. R. D.2001 SILVA, D. R. D.; VALADARES, J. ; SIEBRA, C. A. ; FRERY, A. ; RAMALHO, Geber Lisboa . A Synthetic Actor Model for Long-Term Computer Games. Virtual Reality (Waltham Cross), London, v. V5-N.2, p. 107-116, 2001.

6.
SILVA, D. R. D.2001SILVA, D. R. D.; SIEBRA, C. ; VALADARES, J. ; ALMEIDA, A. ; FRERY, A. ; Da Rocha Falcão, J. ; RAMALHO, G. L. . Synthetic Actor Model for Long-Term Computer Games. Virtual Reality (Waltham Cross), v. 5, p. 1-10, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, D. R. D.; MOREIRA, J. A. (Org.) ; MATTOS, G. O. (Org.) . Anais do 18º encontro da REDOR: perspectivas feministas de gênero: desafios no campo da militância e nas práticas científicas. 1. ed. Recife: EDUFRPE, 2014.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, D. R. D.; ALBUQUERQUE, Ryan . Projeto de Jogos Wireless. Java Magazine, , v. 3.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, C. ; SILVA, D. R. D. ; CALLADO, A. ; JUCA, P. . Um Processo Ágil Multidisciplinar de Desenvolvimento de Jogos para Studios Indie. In: SBGames, 2017, Curitiba/PR. Anais do SBGames 2017, 2017.

2.
CARNEIRO, J. ; SILVA, D. R. D. ; SIEBRA, C. A. . Uma Análise sobre Modelos de Perfis de Alunos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos(An Analysis on Student Profiles in Learning Virtual Environments). In: LACLO, 2017, La Plata, Argentina. Laclo 2017, 2017.

3.
FERNANDES, A. M. ; SILVA, D. R. D. ; SIEBRA, C. A. . MODELO DE APOIO PARA DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO TÉCNICAS DE RPG. In: 22º CIAED, 2016, Águas de Lindóia. 22º CIAED. São Paulo: ABED, 2016. v. 1. p. 1-11.

4.
FERREIRA, V. ; GOMES, H. ; FRAGOSO, F. ; QUEIROZ, M. ; SILVA, D. R. D. . Terra Libras: Um serious game para auxiliar no aprendizado de Libras. In: II Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EpoGames 2016), 2016, Natal-RN. Anais do II Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação. Natal-RN: CEUR, 2016. v. 1754. p. 1-10.

5.
MATTOS, G. O. ; SILVA, D. R. D. ; MOREIRA, J. A. . A Utilização de Kits de Robótica como Ferramenta para o Ensino de Programação à Meninas do Ensino Médio. In: 23o. WEI - Workshop sobre Educação em Computação, 2015, Recife. Anais do WEI, 2015.

6.
TAVARES, D. D. N. ; SILVA, C. ; SILVA, D. R. D. . Um modelo de features para jogos sérios voltados à saúde: uma abordagem baseada em linha de produtos de software. In: WER Workshop em Engenharia de Requisitos 2014, 2014, Pancún, Chile. XVII Ibero-­‐American Conference on Software Engineering. Temuco - Chile: Universidad de La Frontera, 2014. p. 520-532.

7.
ALBUQUERQUE, H. ; SILVA, C. ; SILVA, D. R. D. . NòmosBPMN: Adaptando o Nòmos para a Modelagem de Processos de Negócio. In: WER Workshop em Engenharia de Requisitos 2014, 2014, Pancún, Chile. XVII Ibero-American Conference on Software Engineering. Temuco - Chile: Universidad de La Frontera, 2014. p. 533-546.

8.
ALBUQUERQUE, H. ; SILVA, C. ; SILVA, D. R. D. . GenNòmos: um processo genérico para utilização do framework Nòmos. In: X Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2014, Londrina, PR. X Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2014.

9.
BARBOSA, P. ; SILVA, D. R. D. ; RAMALHO, Geber Lisboa ; TEDESCO, P. R. . Simulating the Emergence of Social Relationship Networks in Groups of Believable Agents. In: 20th Brazilian Symposium on Artificial Intelligence, 2010, São José dos Campos. Advanced in Artificial Intelligence - SBIA 2010. Germany: Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 2010. v. 1. p. 133-142.

10.
Marconi E. Madruga Filho, ; Allan J. S. Souza ; TEDESCO, P. R. ; SILVA, D. R. D. ; RAMALHO, Geber Lisboa . An Integrated Development Model for Character-based games. In: Simpósio Brasileiro de Jogos Digitais, 2009, Rio de Janeiro. VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2009. p. 1-200.

11.
SILVA, D. R. D.; TEDESCO, P. R. ; RAMALHO, Geber Lisboa ; SANTANA, A. F. ; Perelli, Hermano . Um Retrato da Gestão de Pessoas em Projetos de Software: A Visão do Gerente vs A do Desenvolvedor. In: XXI Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, 2007, João Pessoa - PB. XXI Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. João Pessoa: UFPB/BC, 2007. p. 1-440.

12.
SILVA, D. R. D.; TEDESCO, P. R. ; RAMALHO, Geber Lisboa . Usando Atores Sintéticos em Jogos Sérios: O Case Smartsim. In: V Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames, 2006, Recife. V SBgames 2006, 2006.

13.
SILVA, D. R. D.; KARLSSON, Borje ; DAMASCENO, Alexandre ; RAMALHO, Geber Lisboa . A content personalization engine for mobile devices games. In: Mobile Entertainment: User-centred Perspectives, 2004, Manchester-UK. Mobile Entertainment: User-centred Perspectives. Manchester-UK: ESRC Centre of Research on Innovation and Competition, 2004. p. 231-243.

14.
SILVA, D. R. D.; VIEIRA, N. P. ; OLIVEIRA, M. E. M. ; RAMALHO, Geber Lisboa . Adaptação da metodologia GUP ao desenvolvimento de jogos móveis. In: III Workshop de Jogos e Entretenimento Digital, 2004, Rio de Janeiro. III Workshop de Jogos e Entretenimento Digital, 2004.

15.
KARLSSON, Borje ; DAMASCENO, Alexandre ; SILVA, D. R. D. . A Generic Architecture for Multiplatform Wireless Game Development. In: Game ON 2003, 2003, London-UK. 4th International Conference on Intelligent Games and Simulation (GAME-ON 2003), 2003. p. 219-221.

16.
KARLSSON, Borje ; SILVA, D. R. D. ; DAMASCENO, Alexandre . Game Design for Wireless Devices. In: 4th International Conference on Intelligent Games and Simulation, 2003, London-UK. 4th International Conference on Intelligent Games and Simulation, 2003. p. 222-226.

17.
SILVA, D. R. D.; MACEDO, Pedro ; DAMASCENO, Alexandre ; ALBUQUERQUE, Ryan ; RAMALHO, Geber Lisboa . Desenvolvendo o Projeto Conceitual de Jogos Wireless. In: 1st Workshop de Jogos e Entretenimento Digital, 2002, Fortaleza. 1st Workshop de Jogos e Entretenimento Digital, 2002.

18.
WABBER FILHO, ; MACEDO, Pedro ; DAMASCENO, Alexandre ; SILVA, D. R. D. ; RAMALHO, Geber Lisboa . Implementando Jogos com J2ME: Problemas e Soluções. In: 1st Workshop de Jogos e Entretenimento Digital, 2002, Fortaleza-CE. 1st Workshop de Jogos e Entretenimento Digital, 2002.

19.
GALVÃO, Charles Madeira ; VIEIRA, Mauro ; RODRIGUES, Thalita ; SILVA, D. R. D. ; RAMALHO, Geber Lisboa . FORGE V8: Um Framework para Jogos de Computador e Aplicações Multimídia. In: VII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multmídia e Hipermídia, 2001, Florianópolis-SC. VII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multmídia e Hipermídia, 2001.

20.
SILVA, D. R. D.; VALADARES, J. ; SIEBRA, C. A. ; ALMEIDA, A. L. ; FRERY, A. ; RAMALHO, Geber Lisboa . Personality Centered-Agents for Virtual Computer Games. In: Second Workshop on Intelligent Virtual Agents, 1999, Salford. Second Workshop on Intelligent Virtual Agents, 1999. p. 99-111.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARRETO, L. S. ; CAVACO, I. N. ; SILVA, D. R. D. . Alfabeta: Uma proposta de objeto de aprendizagem para apoio a alfabetização. In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017), 2017, Recife. Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2017), 2017. p. 594-598.

2.
ARAUJO, T. R. ; SILVA, D. R. D. ; ANJOS, E. G. . Trends in the use of Design Thinking for Embedded Systems. In: The 15th International Conference on Computational Science and Its Applications (ICCSA 2015), 2015, Alberta, Canada. IEEE-CPS ICCSA 2015 Proceedings, 2015.

3.
Bruno Jamir e Silva ; Raphael L. B. de Barros ; Diogo C. Lemos ; SILVA, D. R. D. ; RAMALHO, Geber Lisboa ; TEDESCO, P. R. . Game Architecture for Business Simulation Games in XNA: The VTeam case. In: Simpósio Brasileiro de Jogos Digitais, 2009, Rio de Janeiro. VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2009. p. 1-120.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PAIVA, L. ; SILVA, D. R. D. ; REGO, T. G. . O uso da gamificacao em uma aplicação voltada para o turismo e incentivo cultural. In: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016, São Paulo. SBGames 2016. São Paulo: Escola Politécnica USP, 2016. v. 1. p. 1-1.

2.
LYRA, N. ; LIMA, A. D. ; RODRIGUES, V. C. ; ALMEIDA, E. ; SILVA, D. R. D. ; TEDESCO, P. R. ; RAMALHO, Geber Lisboa . ForgeFlex uma Extensão do Forge16V: Incorporando uma Biblioteca de Componentes Gráficos para Jogos. In: V Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames, 2006, Recife. SBgames 2006, 2006.

3.
LYRA, N. ; SILVA, D. R. D. ; TEDESCO, P. R. . Modelo de Percepção de Agentes Inteligentes baseados em Emoções. In: V Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames, 2006, Recife. SBgames 2006, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
SILVA, D. R. D.1999 SILVA, D. R. D.; RAMALHO, Geber Lisboa ; SIEBRA, C. A. . Gaias Virtuais: cenários reagentes para jogos de computador. II Workshop Brasileiro de Realidade Virtual, Marília - SP, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, D. R. D.. Inteligência Artificial: Quais as Perspectivas?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SILVA, D. R. D.; TEDESCO, P. R. ; RAMALHO, Geber Lisboa . Usando Atores Sintéticos em Jogos Sérios: O Case SmartSim. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SILVA, D. R. D.; PAULA, G. E. ; FRERY, A. . Avaliação Comparativa de Tecnologias de Suporte à VRML. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
ANJOS, E. G. ; SILVA, D. R. D. ; ROLIM, G. . UFPB Virtual. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, D. R. D.. Linguagens e Novas Tecnologias. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, D. R. D.. Projeto de jogos móveis. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
SILVA, D. R. D.. Fundamentos de Engenharia de Software. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

3.
SILVA, D. R. D.. Prática de Ensino de Algoritmos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

4.
SILVA, D. R. D.. Uma Introdução a Jogos Digitais. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SILVA, D. R. D.. Processos de Software e Gerência de Configuração. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TEDESCO, P. R.; SILVA, D. R. D.; OLIVEIRA, A. L. I.. Participação em banca de Arley Ramalho Rodrigues Ristar. IMPROVING CONTINUOUS KNOBS ON META-OPTIMIZING SEMANTIC EVOLUTIONARY SEARCH. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
Soares, Valeria G.; DUARTE, A. N.; SILVA, D. R. D.; SALGADO, Ana C.. Participação em banca de Angélica Felix Medeiros. Uma Proposta de Personalização de Consultas em Documentos XML Baseada em Preferencias Condicionais. 2015. Dissertação (Mestrado em INFORMÁTICA) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
Brito, Alisson V.; SILVA, D. R. D.; CAVALCANTI, M. O. C.; MACIEL, J. W. G.. Participação em banca de Daniela Bezerra Silva. Dispositivos Móveis: O Uso do Celular como Recurso de Ensino/Aprendizagem com Figuras Geométricas Planas. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Linguística e Ensino da UFPB) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
Brito, Alisson V.; MACIEL, J. W. G.; CAVALCANTI, M. O. C.; SILVA, D. R. D.. Participação em banca de Alexsandro Duarte Alves Pontes. Google Sites: Uma Contribuição para o Letramento Digital na Prática Docente. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Linguística e Ensino da UFPB) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
SILVA, D. R. D.; LEMOS, G.; MOITA, F.. Participação em banca de Thalles Robson Barbalho. Um Jogo Social para Televisão Digital Interativa. 2014. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
SILVA, D. R. D.; Santos, Marizete Silva; Lima, Isabela Andrade. Participação em banca de Antonia de Souza dos Santos. Desenvolvimento de Jogos Digitais pela Educação Básica: Uma Experiência a Distância. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

7.
MEDEIROS, A. F. C.; SILVA, D. R. D.; MARTINS, J. S. B.. Participação em banca de Severino do Ramo de Paiva. ESCollab: Uma Metodologia Colaborativa voltada para o Ensino de Engenharia de Software. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

8.
SILVA, D. R. D.; TAVARES, T. A.; BEZERRA, E. P.. Participação em banca de Thalles Robson Barbalho. Um framework para o desenvolvimento dde jogos sociais para a TV digital interativa. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

9.
TEDESCO, P. R.; SALGADO, Ana C.; SILVA, D. R. D.. Participação em banca de Diego Fernandes da Silva. Delta: Um Sistema de Recomendação de Monitores Sensível ao Contexto para Ambientes Virtuais de Aprendizagem". 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
TEDESCO, P. R.; SILVA, D. R. D.. Participação em banca de Roberto de Almeida Batista Ramos. Ilha do Aprender - Um ambiente para educação a distância no Second Life. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

11.
RAMALHO, Geber Lisboa; SILVA, D. R. D.; QUEIROZ, R. M.. Participação em banca de Valmir André Sena. Patrulha Multiagente: análise e abordagens alternativas em ambientes heterogêneos. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Teses de doutorado
1.
BARROS, F. A.; SILVA, D. R. D.; SILVA, R. M. A.; SILVA, F. Q. B.; CAMPOS, A. M. C.. Participação em banca de MARCELO JOSÉ SIQUEIRA COUTINHO DE ALMEIDA. DESENVOLVIMENTO DE BENCHMARKS PARA SISTEMAS MULTIAGENTE: O CASO DA PATRULHA ORIENTADA A EVENTOS. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Doutorado
1.
SILVA, C.; TAVARES, T. A.; REBOUCAS, A. D. D. S.; SILVA, D. R. D.. Participação em banca de Thiago Silva Mello. Ensino de Metodologia Ágil Utilizando Gamificação para Melhoria no Processo de Ensino em um Disciplina de Engenharia de Software. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Informática da UFPB) - Universidade Federal da Paraíba.

Qualificações de Mestrado
1.
CUNHA FILHO, M.; CORREIA NETO, J. S.; SILVA, D. R. D.; FERRO, T.; VILAR, G.. Participação em banca de William Manoel Esmerim Menezes. Aprendizagem da Matemática para Pessoas com a Síndrome de Williams-Beuren: Reflexões sobre a Implementação de um Serious Game Educativo. 2016.

2.
DUARTE, A. N.; Brito, Alisson V.; SILVA, D. R. D.. Participação em banca de Luiz Carlos Rodrigues Chaves. Mineração e Análise de Localidade da Plataforma de Currículo Lattes. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Informática) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
COSTA, R. E. O.; DUARTE, A. N.; SILVA, C.; SILVA, D. R. D.. Participação em banca de Italo Raphael Amador Resende. Urban Data Collectors: A Pragmatic Approach to Leveraging Urban Sensing. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Informática) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
SILVA, C.; Brito, Alisson V.; REBOUCAS, A. D. D. S.; SILVA, D. R. D.. Participação em banca de Max André de Azevedo Silva. Avaliação Heurística para Jogos Digitais Educacionais. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Informática da UFPB) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
SILVA, C.; TAVARES, T. A.; SILVA, D. R. D.; REBOUCAS, A. D. D. S.. Participação em banca de DORGIVAL PEREIRA DA SILVA NETTO. Promovendo Modularidade em um Processo de Engenharia Requisitos para Linhas de Produto de Software. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
SILVA, D. R. D.; LEMOS, G.; BEZERRA, E. P.. Participação em banca de Mainara Rodrigues Nóbrega. MECI: Um sistema interativo real time para cinema digital. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

7.
TAVARES, T. A.; Brito, Alisson V.; Soares, Valeria G.; SILVA, D. R. D.; Chianca, Luciana O.. Participação em banca de Ana Claudia Costa da Silva. Modelo de Navegação Espaço-Temporal: Um Estudo de Caso baseado na Plataforma PAMIN. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, D. R. D.; ANJOS, E. G.; MEDEIROS, H.. Participação em banca de Jéssica Maciel.Interfaces Reconfiguráveis para Monitoramento de Trens em Tempo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
ANJOS, E. G.; SILVA, D. R. D.; REGO, T. G.. Participação em banca de Leandro Paiva.FaleMed: Sistema Multiplataforma para Troca de Informações entre Profissionais de Saúde e Pacientes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
GOLZIO, D. G.; SILVA, D. R. D.; SERRANO, P. H. S. M.. Participação em banca de MATHEUS ANTONIUS PORCIÚNCULA PEREIRA DA FONSECA.Felipeia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Mídia Digitais) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
ANJOS, E. G.; MEDEIROS, H.; SILVA, D. R. D.. Participação em banca de Iury Rogério.Detecção de Padrões no Monitoramento de Trens Urbanos Através de Técnicas de Mineração de Dados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
SILVA, D. R. D.; SANTOS, C. A. S.; MENDES, R.. Participação em banca de Glauco de Sousa e Silva.Mapeamento Sistemático de Arquiteturas em Sistemas de Telemedicina. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
SILVA, D. R. D.; SANTOS, C. A. S.; MENDES, R.. Participação em banca de Ana Paula Nunes Guimarães.EXPERIÊNCIA DE USO DE DISPOSITIVOS CONVERGENTES NA TV DIGITAL BRASILEIRA: UM ESTUDO DE CASO BASEADO NO GINGA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

7.
SILVA, D. R. D.; PAGOT, C. A.; TAVARES, T. A.. Participação em banca de SARAH SOARES DE OLIVEIRA.UTILIZAÇÃO DE CONTEÚDO 3D PARA EXPERIÊNCIA EM TELEMEDICINA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

8.
SILVA, D. R. D.; PAGOT, C. A.; TAVARES, T. A.. Participação em banca de Anna Carolina Soares Medeiros.Interação Natural baseada em Gestos como Interface de Controle para Modelos Tridimensionais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

9.
TAVARES, T. A.; SILVA, D. R. D.; PAGOT, C. A.. Participação em banca de Rafael Henrique Assis de Castro.Desenvolvimento de Aplicações com uso de Interação Natural: Um Estudo de Caso voltado para Vídeo Colaboração em Saude. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, D. R. D.; SILVA, C.; TRINTA, F. M.. Banca de seleção de concurso público de provas e títulos para 1 vaga de Professor Adjunto Nível I com Dedicação Exclusiva na área de Sistemas Multimídia. 2013. Universidade Federal da Paraíba.

2.
PAES, Rodrigo; QUEIROZ, R. M.; SILVA, D. R. D.. Comissão de banca examinadora de concurso público para prof. 3.o grau - UFPB - Campus IV. 2010. Universidade Federal da Paraíba.

3.
SILVA, D. R. D.. Comissão de banca examinadora de concurso público para prof. 3.o grau - UFPB - Campus IV. 2010. Universidade Federal da Paraíba.

4.
SILVA, D. R. D.; SOUZA, Rodrigo N. P. M.; DEZOTTI, Claúdia H.. Comissão examinadora do concurso para prof. assistente I. 2009. Universidade Federal Rural de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXXVI CSBC 2016. 2016. (Congresso).

2.
XXIII Encontro de de Iniciação Científica da UFPB.XXIII Encontro de de Iniciação Científica da UFPB. 2015. (Encontro).

3.
Seminário de Estudos e Educação em Linguagem.Seminário de Estudos e Educação em Linguagem 2014. 2014. (Seminário).

4.
Semana da Computação UFRPE.Jogos Digitais: Ferramenta Interativa de Educar Divertindo. 2009. (Seminário).

5.
XXI Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software.Um Retrato da Gestão de Pessoas em Projetos de Software: A Visão do Gerente vs A do Desenvolvedor. 2007. (Simpósio).

6.
Escola Regional de Computação Sergipe-Bahia.Introdução a Jogos Digitais. 2006. (Outra).

7.
V Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames.Usando Atores Sintéticos em Jogos Sérios: O Case Smartsim. 2006. (Simpósio).

8.
COMDEX Sucesu-SP e NETWORLD + INTEROP 2002. Participação em congresso apresentando os seminários: Projeto Conceitual de Jogos Wireless e Implementando Jogos Usando J2ME: O Case C.E.S.A.R.. 2002. (Congresso).

9.
XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 1999. (Congresso).

10.
XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 1997. (Congresso).

11.
XVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 1996. (Congresso).

12.
EIMA?95 - II Encontro de Informática e Matemática Aplicada. 1995. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Max AzÊvedo. Avaliação do uso de jogos no ensino da programação. Início: 2014. Dissertação (Mestrado profissional em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Diego Lopes. Framework avaliativo do jogador em jogos educacionais. 2014. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraíba, . Coorientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

2.
ALANNA CAMYLLA COÊLHO MONTEIRO. CONJUNTO DE DIRETRIZES DE GAMIFICAÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Informática da UFPB) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

3.
Hildeberg Albuquerque. NòmosBPMN: Adaptando o Nòmos para a Modelagem de Processos de Negócio. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba, . Coorientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

4.
Danilo Dantas. Um modelo de features para jogos sérios voltados à saúde: uma abordagem baseada em linha de produtos de software. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba, . Coorientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

5.
Thiago Mello. Engenharia de Requisitos para Jogos Sérios. 2013. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

6.
AMELIARA FREIRE SANTOS. DOWNEX: UM SOFTWARE DE AUXILIO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE SÍNDROME DE DOWN. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência da Computação) - Centro de Informática, . Coorientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

7.
REBECCA LINHARES. AVAS: Um Processo para Avaliação de Atores Sintéticos. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, . Coorientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

8.
Luis Gustavo Reynaldo Alves. E-PcSA: Um modelo de ator sintético centrado em personalidade. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência da Computação) - Centro de Informática, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
JOCINEIDE MARIA SILVA DE OLIVEIRA. MÍDIAS E TECNOLOGIAS: NO COTIDIANO DO PROFESSOR. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Hícaro Felipe Brasileiro de Macedo Silva. Circuito Solar: Um serious game sobre sistemas fotovoltaicos utilizando a plataforma Unity. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

2.
Igor Crispim Diniz. Não é apenas na indústria do entretenimento que os jogos digitais vêm ganhando espaço. Os investimentos no mercado de aprendizado baseado em jogos chegaram a marca de 300 milhões de dólares em 2015 com uma perspectiva de crescimento de 20% para o ano de 2016. Sabendo da crescente relevância de jogos com propósito educacional, o Grupo de Inteligência Computacional Aplicada da Universidade Federal d. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

3.
Ewerton José Rodrigues de Oliveira. Mapeamento Sistemático sobre Rastreabilidade de Requisitos em Sistemas Embarcados. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

4.
Anderson Marinho Pontes de Barros. Aderência ao Scrum e a Gestão da Informação e Comunicação: Um estudo de caso em uma empresa de software. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

Iniciação científica
1.
Yasmin Pacheco Barboza de Lira. Jogos Digitais como Ferramenta de Apoio ao Ensino de Introdução a Programação. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

2.
MARCUS RAFAEL XAVIER LAURENTINO. ALGORITMOS DE NEGOCIAÇÃO PARA ARQUIVOS MULTIMÍDIA. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências da Computação) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

3.
ALEXANDRA DIAS DE ALBUQUERQUE. PLATAFORMA PARA JOGOS INTENSAMENTE MULTIUSUARIO COM SERVICOS BASEADOS EM LOCALIZACAO. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Sistemas de Informação) - Faculdade Pernambucana, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

4.
SAULO SOUTO RIBEIRO DE FRANCA. PLATAFORMA PARA JOGOS INTENSAMENTE MULTIUSUARIO COM SERVICOS BASEADOS EM LOCALIZACAO. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências da Computação) - Centro de Informática, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

5.
THIAGO TEIXEIRA DANTAS. Plataforma para Jogos Intensamente Multiusuário com Serviços Baseados em Localização. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

6.
Mauro Fernando de Holanda Beltrão. Plataforma para Jogos Intensamente Multiusuário com Serviços Baseados em Localização. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências da Computação) - Centro de Informática, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

7.
ANDRÉ HENRIQUE DE BRITO LEITÃO. Processo de Testes para Jogos Movéis. 2006. Iniciação Científica - União dos Institutos Brasileiros de Tecnologia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

8.
MARCELO REIS E SILVA DE QUEIROZ. Processo de testes para jogos móveis. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências da Computação) - Centro de Informática, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

9.
VINICIUS GOUVEIA DE MIRANDA. Processo de Testes para Jogos Móveis. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

10.
MARIA LUCINEIDE FERREIRA DE ARRUDA SILVESTRE. Processo de Testes para Jogos Móveis. 2006. Iniciação Científica - Faculdade Integrada do Recife, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

11.
ANDRÉ VASCONCELOS LOPES DE LIMA. PLATAFORMA PARA JOGOS INTENSAMENTE MULTIUSUÁRIOS COM SERVIÇOS BASEADOS EM LOCALIZAÇÃO. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Sistemas de Informação) - Faculdade Pernambucana, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

12.
GERAL FERNANDES DA SILVA FILHO. PLATAFORMA PARA JOGOS INTENSAMENTE MULTIUSUÁRIOS COM SERVIÇOS BASEADOS EM LOCALIZAÇÃO. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

13.
THIAGO JAMIR E SILVA. Processo de testes de jogos móveis. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Centro de Informática, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

Orientações de outra natureza
1.
LUCIANNA CAVALCANTI VIRGOLINO. Processo de testes para jogos móveis. 2006. Orientação de outra natureza - Meantime Desenvolvimento e Exportação de Software, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Danielle Rousy Dias da Silva.

2.
RICARDO ENRIQUE PEREIRA SCHOLZ. Processo de Testes para Jogos Móveis. 2006. Orientação de outra natureza. (Ciências da Computação) - Centro de Informática, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Danielle Rousy Dias da Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SILVA, D. R. D.; MOREIRA, J. A. (Org.) ; MATTOS, G. O. (Org.) . Anais do 18º encontro da REDOR: perspectivas feministas de gênero: desafios no campo da militância e nas práticas científicas. 1. ed. Recife: EDUFRPE, 2014.




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