Laura Silveira Botelho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8723594801152544
  • Última atualização do currículo em 01/11/2018


Professora adjunta do curso de Letras da Universidade Federal de São João Del Rei e professora colaboradora do Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Programa de Pós-graduação Profissional da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com pesquisa na área da Linguística Aplicada sobre práticas de Letramentos Acadêmicos na escrita e leitura de gêneros textuais. Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora com pesquisa em Linguística Cognitiva sobre as construções morfológicas agentivas em X-eiro. Graduou-se em licenciatura plena em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Bacharelado em Linguística pela Universidade de São Paulo com iniciação científica em gramática gerativa e semântica formal. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores e gestores da educação, ensino de Língua Portuguesa, teoria de gêneros, teorias de letramentos, Letramentos Acadêmicos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Laura Silveira Botelho
Nome em citações bibliográficas
BOTELHO, L. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Humanas e Letras.
Universidade Federal de Goiás - UFG - Campus II
Campus Samambaia - UFG
74690900 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 35211160
URL da Homepage: https://www.letras.ufg.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Linguística.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Práticas de Letramentos Acadêmicos na escrita da monografia: relações de poder na Academia, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Marta Cristina da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Letramentos acadêmicos; Pesquisa de cunho etnográfico; Gêneros acadêmicos; Gênero monografia; Representação de escrita e leitura; Gerenciamento de vozes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2004
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: As construções agentivas em -eiro: uma abordagem sociocognitiva,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Neusa Salim Miranda.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Metáfora; Polissemia; Construções; Mesclagem; Lingüística Sociocognitiva.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Cognitiva.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria Lexical.
1997 - 2001
Graduação em Letras - Linguística.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1997 - 2001
Graduação em Letras - Português.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Estágio no curso de Letras e Estudos do Letramento - Clécio Bunzen. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2016 - 2016
O texto na sala de aula: produção de sentido - Vanda Elias. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2016 - 2016
Ensino de gramática aplicada ao uso - Wagner Silva. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2016 - 2016
Desafiando a crise das práticas de oralidade no cenário escolar. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2015 - 2015
Formação de professores na contemporaneidade. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2015 - 2015
Teoria e prática na análise crítica de gêneros discursivos. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2015 - 2015
Projetos de letramentos e ressignificação da prática docente. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2015 - 2015
Interacionismo Sociodiscursivo - Vera Cristóvão. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Multiletramentos e materiais didáticos interativos - Roxane Rojo. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2012 - 2012
O trabalho com o vocabulário em sala de aula. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2011 - 2011
Gêneros textuais: multimodalidade, tecnologia. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2011 - 2011
Gêneros textuais: teoria e ensino. (Carga horária: 8h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação Pedagógica em EAD. (Carga horária: 40h).
Faculdade Metodista Granbery, FMG, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Formação de Tutores do Ceale (UFMG). (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - 08/2018
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos sobre o Letramento
06/2018 - 08/2018
Direção e administração, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Subchefe do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Letras.
02/2018 - 08/2018
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
02/2018 - 08/2018
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
02/2018 - 08/2018
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos do Letramento
Estágio 2
02/2017 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Letras, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE).
03/2018 - 07/2018
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio III
Estudos Sobre Letramento
06/2017 - 12/2017
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio II
06/2017 - 12/2017
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção do Texto Acadêmico
03/2017 - 07/2017
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa: redação e expressão
03/2017 - 07/2017
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Texto
03/2017 - 07/2017
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
02/2017 - 07/2017
Extensão universitária , Faculdade de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Seminário de Leitura e Produção de Textos da UFG.

Faculdade Metodista Granbery, FMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Língua Portuguesa I - Pedagogia Trabalho de Concluão de Curso Língua Portuguesa I - Curso de Direito Português Jurídico - Curso de Direito

Vínculo institucional

2006 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Corretora/elaboradora de provas do Vestibular, Carga horária: 2
Outras informações
Participou da elaboração e correção das provas de vestibular

Vínculo institucional

2005 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Extensão, Carga horária: 6
Outras informações
Professora do curso de extensão: Leitura e produção de textos acadêmicos

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Língua Portuguesa I - Pedagogia Trabalho de Conclusão de Curso - Pedagogia Língua Portuguesa I - Curso de Direito Português Jurídico - Curso de Direito

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-graduação - Especialização, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas ministradas: Práticas de leitura Gêneros Textuais

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Especialização, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplinas ministradas Práticas de Leitura Gêneros Textuais Prática de pesquisa

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Língua Portuguesa I - Pedagogia Trabalho de Conclusão de Curso - Pedagogia Língua Portuguesa I - Curso de Direito Português Jurídico - Curso de Direito

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Língua Portuguesa I - Pedagogia TCC - Trabalho de Conclusão de Curso - Pedagogia Língua Portuguesa I - Curso de Direito Português Jurídico - Curso de Direito

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Língua Portuguesa I - Pedagogia Língua Portuguesa I - Curso de Direito Português Jurídico - Curso de Direito

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Língua Portuguesa I - Pedagogia Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Pedagogia Língua Portuguesa I - Curso de Direito Português Jurídico - Curso de Direito

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Língua Portuguesa I - Pedagogia Trabalho de Conclusão de Curso -Pedagogia Língua Portuguesa I - Curso de Direito Português Jurídico - Curso de Direito

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Língua Portuguesa I - Pedagogia Língua Portuguesa I - Curso de Direito Português Jurídico - Curso de Direito

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Língua Portuguesa I - Pedagogia Língua Portuguesa I - Curso de Direito Português Jurídico - Curso de Direito

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Língua Portuguesa I - Pedagogia Língua Portuguesa I - Direito Português Jurídico - Direito

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Língua Portuguesa I - Pedagogia Língua Portuguesa I - Curso de Direito Português Jurídico - Curso de Direito

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Língua Portuguesa I - Direito Português Jurídico - Direito

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Comunicação e Expressão I - Curso de Direito Comunicação e Expressão II - Curso de Direito

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Língua Portuguesa - Curso de Direito Comunicação e Expressão II - Curso de Direito Português Instrumental - Educação Física

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Língua Portuguesa I - Curso de Direito Comunicação e Expressão II - Curso de Direito

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Outras informações
Comunicação e Expressão I - Curso de Direito Comunicação e Expressão II - Curso de Direito

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 28
Outras informações
Português Instrumental I - Curso de Educação Física Comunicação e Expressão I - Curso de Direito Comunicação e Expressão II - Curso de Direito

Atividades

03/2010 - 02/2014
Extensão universitária , Núcleo de Pós-graduação e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Leitura e Produção de textos acadêmicos.
02/2010 - 02/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso
02/2008 - 02/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
03/2007 - 02/2014
Extensão universitária , Faculdade de Direito, .

Atividade de extensão realizada
Leitura e Produção de textos acadêmicos.
02/2007 - 02/2014
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
Português Jurídico
02/2009 - 11/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Pedagogia, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de elaboração do Projeto de Pesquisa do curso de Pedagogia.
03/2008 - 12/2008
Extensão universitária , Faculdade de Pedagogia, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos.
02/2005 - 02/2007
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão I
Comunicação e Expressão II
03/2006 - 12/2006
Extensão universitária , Faculdade de Direito, .

Atividade de extensão realizada
Estudo da Gramática Normativa para Concursos.
06/2005 - 06/2006
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
Português Instrumental I
Português Instrumental II

Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora do PPGP, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina ministrada Tópicos em Letramentos Acadêmicos: práticas de leitura e escrita na pós-graduação

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora do PPGP, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina ministrada Metodologia de Pesquisa

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora
Outras informações
Disciplina ministrada: Introdução à Pesquisa

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora do PPGP

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora do PPGP

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio docência na disciplina Práticas de Gêneros Acadêmicos, ministrada pelo prof.Júlio Oliveira

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Português I (Direito, Física e Administração) Português X (Direito) Português IX (Turismo, Ciências Sociais, História, Educação Física, Estatística)

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Mestranda - Bolsista da CAPES, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio docência em Curso Superior com acompanhamento das aulas em Linguística I, coordenado pela professora doutora Neusa Salim Miranda

Atividades

01/2018 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa
01/2018 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Letramentos Acadêmicos: leitura e escrita na pós-graduação
03/2013 - 07/2013
Estágios , Faculdade de Letras, .

Estágio realizado
Disciplina Práticas de Gêneros Acadêmicos.
03/2008 - 03/2010
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Poertuguês I
Português X
08/2008 - 12/2008
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português XI
08/2008 - 12/2008
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português XI
03/2008 - 07/2008
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português XI
03/2008 - 07/2008
Ensino, Estatística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português XI
03/2003 - 08/2003
Estágios , Instituto de Ciências Humanas, .

Estágio realizado
Estágio-docência em Curso Superior com acompanhamento de aulas na disciplina Lingüística I, coordenado pela Prof. Dra. Neusa Salim Miranda..

Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Morfologia Língua Portuguesa Semântica Pragmática

Atividades

11/2004 - 04/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Comissão Organizadora da Semana de Letras de 2005.
03/2004 - 04/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Descrição do Português - Morfologia
Estudos Lingüísticos: Semântica I
Leitura e Produção de Textos I
Pragmática
Semântica e Produção de textos
01/2005 - 02/2005
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.

Atividade realizada
Participação em bancas de TCC.
12/2004 - 01/2005
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.

Atividade realizada
Participação na equipe de correção das provas de Redação do 2o. vestiblar de 2004.
09/2004 - 12/2004
Ensino, Letras - Convênio com a Prefeitura de Itabirito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Descrição do Português - Morfologia
07/2004 - 07/2004
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.

Atividade realizada
Participação em banca corretora de Redação do 1o. vestibular da UFOP/2004.

Prefeitura de Juiz de Fora, PJF, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa e Literatura doEnsino Fundamental e Médio

Atividades

02/2005 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura
08/2002 - 02/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura
Redação
Língua Portuguesa

Colégio e Curso Theorema, THEOREMA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do ensino fundamental, médio e cursinho. Língua Portuguesa Literatura Redação

Atividades

04/2002 - 02/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lieraturas Brasileira e Portuguesa
Redação
Língua Portuguesa
04/2002 - 02/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação
Língua Portuguesa

Centro Cultural de Estudos Afro-Brasileiros Baobá, CCEABB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 2
Outras informações
Língua Portuguesa Literatura Redação

Atividades

06/2003 - 02/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura
Língua Portuguesa
Redação

Prefeitura de Juiz de Fora, PJF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

07/2006 - 03/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura

Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto de pesquisa
08/2018 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
08/2018 - Atual
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Textual
08/2018 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
PRÁTICAS DE ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE RETEXTUALIZAÇÃO, GERENCIAMENTO DE VOZES, INSERÇÃO DO PONTO DE VISTA
Descrição: O objetivo central desta pesquisa é analisar o processo de retextualização na seção revisão teórica dos TCC defendidos por alunos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Nossa metodologia está vinculada a uma perspectiva qualitativa de pesquisa de cunho interpretativista, por meio de um estudo exploratório (MOREIRA; CALEFE, 2008). A pesquisa constará das seguintes etapas: a) estudo teórico das principais diretrizes da Linguística Aplicada sobre o ensino de leitura e escrita de gêneros textuais acadêmicos; b) análise dos TCC, buscando mapear as principais estratégias que aparecem no texto para os processos de retextualização, gerenciamento de vozes e manifestação do ponto de vista; c) categorização dos dados e propostas de ação para o futuro. A perspectiva teórica tem como suporte teórico-metodológico os princípios do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999) e sua vertente didática, nos termos de Dolz e Schneuwly (2004). Mobilizamos, também, a concepção discursiva dos estudos dos gêneros de Mikhail Bakhtin (2010). Os Novos Estudos de Letramento contribuem com as reflexões sobre as práticas de leitura e escrita no ensino superior. Esperamos, com esta pesquisa, compreender melhor quais são os obstáculos durante a leitura e escrita do TCC no que concernem às categorias selecionadas (retextualização, gerenciamento de vozes, manifestação do ponto de vista). Ao identificar quais são os mecanismos linguístico-discursivos usados nos textos, buscaremos desenvolver estratégias de ensino de modo a contribuir com a ampliação dos letramentos acadêmicos dos alunos no que se refere à leitura e à escrita de gêneros dessa esfera discursiva..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Laura Silveira Botelho - Coordenador / Amanda Almeida Ferreira - Integrante.
2017 - Atual
O Estágio Curricular Obrigatório no Curso de Licenciatura em Português: investigação, tecnologia e inovação
Descrição: O presente projeto elege a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Licenciatura em Letras Português da Faculdade de Letras da UFG, Campus de Goiânia-GO, como campo de investigação científica, de modo a considerar todas as relações estabelecidas tanto na universidade quanto nas escolas-campo onde são realizados os estágios de observação e intervenção. Dessa maneira, o projeto em questão pretende descrever e analisar a complexidade constitutiva do Estágio, suas diretrizes, formas de funcionamento, entraves encontrados no cotidiano das escolas-campo e a natureza do processo de ensino e aprendizagem como um todo, com vistas a intervir na realidade observada, de maneira que os resultados dos estudos empreendidos durante o projeto possam interferir no modo de repensar o ensino do Estágio na universidade. Além disso, espera-se que isso possa retornar para as salas de aula das escolas-campo, como fruto de um processo de retroalimentação constante e entre teoria e prática, inclusive por meio de parcerias entre a universidade e a Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Goiás Seduce-GO. Esse projeto é de natureza interdisciplinar, pois conta com a participação de professores do Curso de Letras da UFG, tanto do campo dos estudos literários quanto do campo dos estudos linguísticos, bem como das áreas de estudos educacionais como Políticas de Ensino e Psicologia da Educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
Gêneros textuais e ensino: uma pesquisa colaborativa com professores de Língua Portuguesa
Descrição: O objetivo do grupo é construir práticas de formação de professores de Linguagem, tendo em vista o ensino de leitura, oralidade e escrita. Construir práticas de formação de professores das várias áreas do conhecimento, visando à formação de mediadores em leitura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Gêneros textuais e ensino: entraves e perspectivas
Descrição: Objetivo: Investigar dificuldades dos professores relativas aos programas de Português para o E.F. e à sua transposição didática, averiguando se acompanham os avanços da ciência da linguagem; - a concepção de linguagem e de ensino desses professores; - contribuições da Sociolinguística para a ação docente; - atividades relativas ao trabalho com gramática, gêneros textuais, práticas de oralidade, leitura e escrita; - estratégias que diminuam a defasagem entre teoria e prática docente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Reestruturação do Ensino de Língua Portuguesa: práticas pedagógicas com gêneros textuais
Descrição: Este Projeto objetiva analisar e reestruturar o currículo de Língua Portuguesa de uma Escola da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (E.M. Quilombo dos Palmares). Como ações, serão desenvolvidos grupos de estudo sobre temas relevantes à formação do professor para atuar no ensino de linguagem de Ensino Fundamental e Médio, propostas de elaboração e desenvolvimento em sala de aula de seqüências didáticas baseadas em gêneros, além de estruturação e implantação de um currículo experimental embasado nas novas teorias sobre gêneros textuais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Seminário de Leitura e Produção de Textos da UFG
Descrição: O objetivo deste projeto de extensão é promover o I Seminário de Leitura e Produção de Texto da UFG no qual alunos das disciplinas de LPT (Leitura e Produção de Textos) de diferentes cursos e a comunidade externa poderão apresentar trabalhos de pesquisa desenvolvidos ao longo do primeiro semestre de 2017. Pretendemos, dessa forma, fazer circular o conhecimento científico desenvolvido ao longo da disciplina e dar oportunidade de uma circulação social e real aos textos produzidos pelos alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Laura Silveira Botelho - Coordenador / Edna Silva Faria - Integrante / Leosmar Aparecido Silva - Integrante / Rubens Damasceno Morais - Integrante.
2010 - 2011
Práticas de mediação no processo de ensino-aprendizagem de oralidade, escrita, leitura e do trabalho com os dialetos sociais na escola pública
Descrição: O presente projeto tem por objetivo trabalhar na formação continuada de professores da rede pública de ensino abordando práticas de mediação no processo de ensino-aprendizagem de oralidade, escrita, leitura e do trabalho com os dialetos sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2005 - 2014
Leitura e Produção de textos acadêmicos
Descrição: Esse projeto de extensão tem como objetivo principal oferecer aos alunos da Faculdade Metodista Granbery e à comunidade externa aulas de Língua Portuguesa com enfoque na leitura e produção de gêneros acadêmicos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Laura Silveira Botelho - Integrante / Eula Pinheiro - Integrante / Andreia Rezende Garcia-Reis - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: RevLet: Revista Virtual de Letras
2015 - Atual
Periódico: Revista Práticas de Linguagem
2014 - 2014
Periódico: Revista Práticas de Linguagem
2013 - 2013
Periódico: Revista Práticas de Linguagem
2012 - 2012
Periódico: Revista Práticas de Linguagem
2011 - 2011
Periódico: Revista Práticas de Linguagem


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Revista Práticas de Linguagem


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Estudos de Gêneros Textuais Orais e Escritos na Escola.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Formação de Professores.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria de Letramentos.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Cognitiva.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MORAIS, C. C.2017MORAIS, C. C. ; BOTELHO, L. S. . Variação Linguística: questões sociais e escolares. MEDIAÇÃO (UEG. PIRES DO RIO), v. 12, p. 10-28, 2017.

2.
BOTELHO, L. S.2016 BOTELHO, L. S.; RIBEIRO, J. . Letramentos Acadêmicos: um estudo sobre a perspectiva dos professores sobre as práticas de letramentos dos alunos. CAMINHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v. 15, p. 188-210-210, 2016.

3.
BOTELHO, L. S.2014BOTELHO, L. S.; Callian, G. R. . Análise linguística e ensino de língua portuguesa: em busca do desenvolvimento da competência discursiva. EDUCAÇÃO EM DESTAQUE, v. 5, p. 1-21-21, 2014.

4.
BOTELHO, L. S.2014 BOTELHO, L. S.; KAISER, L. M. ; GOMES, M. C. R. . Letramento e ensino: uma pesquisa com professores de Língua Portuguesa. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 10, p. 147-164, 2014.

5.
BOTELHO, L. S.2011BOTELHO, L. S.; Leite, J. A. O. . Letramentos Múltiplos:uma perspectiva sobre as práticas sociais de leitura e escrita. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery, v. 10, p. 3, 2011.

6.
MAGALHAES, T. G.2011MAGALHAES, T. G. ; BOTELHO, L. S. . Elaboração de um programa de Língua Portuguesa: práticas pedagógicas com gêneros textuais. EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA), v. 16, p. 93-118, 2011.

7.
BOTELHO, L. S.2011BOTELHO, L. S.. Resenha do livro Letramento Literário: teoria e prática. Instrumento (Juiz de Fora), v. 13, p. 157-158, 2011.

8.
BOTELHO, L. S.2007BOTELHO, L. S.. Breve apresentação histórica dos estudos morfológicos e suas correntes lingüísticas. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery, v. 3, p. 1/3-25, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GARCIA-REIS, A. R. ; BOTELHO, L. S. ; MAGALHAES, T. G. . Leitura e escrita de textos instrucionais. 1. ed. Recife: Pipa Comunicação, 2017. v. 1. 220p .

Capítulos de livros publicados
1.
BOTELHO, L. S.; SILVA, M. C. . Análise documental de um manual de orientação da escrita do gênero monografia: reflexões sobre letramentos acadêmicos. In: Silvio Ribeiro da Silvia; Ana Aparício Moço. (Org.). Gêneros Textuais: mediadores no ensino e aprendizagem de línguas. 1ed.Campinas: Pontes Editora, 2018, v. 1, p. 1-20.

2.
MAGALHAES, T. G. ; BOTELHO, L. S. . O processo de modelização do gênero fôlder: projeto de letramento e formação de professores. In: Lucia Cyranka; Tânia Guedes Magalhães. (Org.). Ensino de linguagem: perspectivas teóricas e práticas pedagógicas. 1ed.Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2017, v. , p. 45-60.

3.
REIS, A. R. G. ; BOTELHO, L. S. ; MAGALHAES, T. G. . Apresentação. In: Garcia-Reis, A. R, Botelho, L. S.; Magalhães, T. G.. (Org.). Apresentação. 1ed.Recife: Pipa Comunicação, 2017, v. 1, p. 13-19.

4.
BOTELHO, L. S.. Ensino de língua portuguesa em uma perspectiva discursiva. In: Garcia-Reis, A. R, Botelho, L. S.; Magalhães, T. G.. (Org.). Leitura e escrita de textos instrucionais. 1ed.Recife: Pipa Comunicação, 2017, v. 1, p. 21-48.

5.
BOTELHO, L. S.; SILVA, M. C. . O gênero monografia em um curso de Pedagogia: um estudo exploratório. In: Ana Silvia Moço; Silvio Ribeiro da Silva. (Org.). Gêneros textuais e perspectivas de ensino. 1ed.Campinas: Pontes, 2014, v. 36, p. 283-306.

6.
BOTELHO, L. S.; SALOMAO, M. M. M. ; MIRANDA, N. S. . Uma abordagem sociocognitiva das construções agentivas em x-eiro. In: Neusa Salim Miranda; Margarida Martins Salomão. (Org.). Construções do Português do Brasil: da gramática ao discurso. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009, v. , p. 103-133.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BOTELHO, L. S.. O gênero monografia e as práticas de letramentos acadêmicos: uma pesquisa que cunho etnográfico. In: X Congresso Internacional da Abralin, 2017, Niterói. Anais do X Congresso Internacional da Abralin, 2017. p. 121-122.

2.
BOTELHO, L. S.. Análise documental de um manual de orientação da escrita do gênero monografia: reflexões sobre letramentos acadêmicos. In: Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2017, Uberaba. Anais VI SELL ? Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2017. p. 1-2.

3.
BOTELHO, L. S.. O processo de inserção de vozes no gênero monografia à luz do Interacionismo Sociodiscursivo. In: IV Colóquo de Letramento, linguagem e ensino, 2017, Juiz de Fora. Anais Do IV Colóquio de Letramentos, linguagem e ensino, 2017. p. 157-157.

4.
BOTELHO, L. S.. Práticas de escrita de gêneros à luz dos Letramentos Acadêmicos. In: Aila - 18th World Congress of Applied Linguistics Innovations and Epistemological Challengesin Applied Linguistics, 2017, Rio de Janeiro. Anais da Aila - 18th World Congress of Applied Linguistics Innovations and Epistemological Challengesin Applied Linguistics, 2017. v. 1.

5.
BOTELHO, L. S.. O gênero monografia e as práticas de Letramentos Acadêmicos: um estudo etnográfico. In: Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2014, Uberlândia. Anais do Sielp, 2014.

6.
BOTELHO, L. S.. Gêneros textuais: reflexões sobre a transposição didática em uma pesquisa colaborativa com professores de Língua Portuguesa. In: Simpósio Internacional de Gêneros Textuais - SIGET, 2013, Fortaleza. Anais do Simpósio Internacional de Gêneros Textuais, 2013.

7.
BOTELHO, L. S.. O Gênero monografia em um curso de Pedagogia: um estudo exploratório. In: Simpósio Internacional de Gêneros Textuais, 2013, Fortaleza. Anais do SIget, 2013.

8.
BOTELHO, L. S.; MAGALHAES, T. G. . Propostas de trabalho com gêneros orais e escritos na escola: uma pesquisa colaborativa com professores de Língua Portuguesa. In: Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita, 2012. Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita, 2012. p. 47-47.

9.
BOTELHO, L. S.; MAGALHAES, T. G. . Gêneros textuais e ensino: entraves e perspectivas. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2011, Rio de Janeiro. Anais do CBLA, 2011.

10.
BOTELHO, L. S.; MAGALHAES, T. G. . Gêneros textuais e ensino: entraves e perspectivas. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2011, Rio de Janeiro. Anais do CBLA, 2011.

11.
MAGALHAES, T. G. ; BOTELHO, L. S. . Elaboração de um programa de Língua Portuguesa: uma experiência com Gêneros Textuais. In: Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: Unicamp, 2009.

12.
BOTELHO, L. S.; MAGALHAES, T. G. . Formação de professores e ensino de linguagem: abordagens com gêneros textuais. In: X Congresso de Linguística Aplicada da UFBA, 2008, Salvador. Anais do X Congresso de Linguística Aplicada da UFBA, 2008.

13.
BOTELHO, L. S.. As construções agentivas em x-eiro: uma abordagem cognitivista. In: Seminário do Grupo de estudos lingüísticos do Estado de São Paulo, 2005, São Carlos. As construções agentivas em x-eiro: uma abordagem cognitivista. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2005.

14.
BOTELHO, L. S.. As construções agentivas em -eiro: uma abordagem sociocognitiva. In: II Conferência de Lingüística e Cognição, 2004, Juiz de Fora. Anais da II Conferência em Lingüística e Cognição, 2004.

15.
BOTELHO, L. S.. Construções lexicais em -eiro: uma abordagem sociocognitiva. In: 52o. Seminário do GEL, 2004, Campinas. Programação e resumos dos GEL. Campinas: Mercado de Letras e Unicamp, 2004.

16.
BOTELHO, L. S.. Construções agentivas do Português do Brasil. In: I encontro Memorial do ICHS, 2004, Mariana. Nossa história com todas as letras. Ouro Preto: Editora da UFOP, 2004.

17.
BOTELHO, L. S.. A questão da agentividade nas construções lexicais. In: Gel, 2004, Campinas. Resumo de trabalhos do Gel. Campinas: Editora Unicamp, 2004.

18.
BOTELHO, L. S.. A questão da polissemia nas construções x-eiro. In: I Encontro Memorial do ICHS, 2004, Mariana. I Encontro Memorial do ICHS. Ouro Preto: editora da UFOP, 2004.

19.
BOTELHO, L. S.. Caracterização das construções dos verbos leves do Português do Brasil. In: 6o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica do CNPq, 1999, São Paulo. Caracterização das construções dos verbos leves do Português do Brasil, 1999.

20.
BOTELHO, L. S.. Caracterização das construções dos verbos leves no português do Brasil. In: XLVII Seminário do Grupo de Estudo Lingüísticos do Estado de São Paulo, 1999, São José do Rio Preto. Anais do XLVII Seminário do Grupo de Estudo Lingüísticos do Estado de São Paulo, 1999.

21.
BOTELHO, L. S.. A semântica dos sintagmas nominais não referenciais: o caso dos nomes próprios. In: 5o. Simpósio de Iniciação Científica do CNPq, 1998, São Paulo. A semântica dos sintagmas nominais não referenciais: o caso dos nomes próprios, 1998.

Apresentações de Trabalho
1.
BOTELHO, L. S.; RIBEIRO, P. R. O. . Práticas de letramentos: identidade linguística e prestígio social em conflito. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BOTELHO, L. S.. Letramentos Acadêmicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, T. E. ; BOTELHO, L. S. . Letramentos e ensino: estratégias didáticas de retextualização para professores em formação inicial. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BOTELHO, L. S.; SILVA, V. A. . Desenvolvimento das práticas de leitura na escola: como a biblioteca pode auxiliar?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BOTELHO, L. S.; SILVA, T. E. . LETRAMENTOS E ENSINO: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DE RETEXTUALIZAÇÃO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BOTELHO, L. S.. O gênero monografia e as práticas de letramentos acadêmicos: uma pesquisa de cunho etnográfico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BOTELHO, L. S.. Letramentos Acadêmicos e Relações de Poder na Academia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BOTELHO, L. S.; SILVA, S. R. . Coordenação do GT Letramentos e práticas formativas: reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
BOTELHO, L. S.. Coordenação de Simpósio Temático Tecnologias e Ensino de Língua Portuguesa e Multiletramentos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
BOTELHO, L. S.. Letramentos acadêmicos: relações de poder nas práticas de escrita. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BOTELHO, L. S.. Práticas de escrita do gênero monografia à luz dos Letramentos Acadêmicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BOTELHO, L. S.; SILVA, M. C. . O gênero monografia e as práticas de letramento acadêmico: um estudo etnográfico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
BOTELHO, L. S.. Práticas de letramentos no ensino superior: uma pesquisa com o gênero monografia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BOTELHO, L. S.; SILVA, M. C. . Teorias de gêneros e práticas de letramento: um estudo sobre a monografia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BOTELHO, L. S.; SILVA, M. C. . Uma análise documental de manual de orientação de monografia: reflexões sobre letramento acadêmico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BOTELHO, L. S.; SILVA, M. C. . O gênero monografia em um curso de Pedagogia: um estudo exploratório. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BOTELHO, L. S.; MAGALHAES, T. G. . Gêneros textuais: reflexões sobre a transposição didática em pesquisa colaborativa com professores de Língua Portuguesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BOTELHO, L. S.; SILVA, M. C. . PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO: UM ESTUDO SOBRE O GÊNERO MONOGRAFIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BOTELHO, L. S.. Metodologia colaborativa: uma pesquisa com professores de Língua portuguesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
MAGALHAES, T. G. ; BOTELHO, L. S. . Gêneros Textuais e ensino: entraves e perspectivas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
BOTELHO, L. S.; GOMES, M. C. R. . Letramento e Ensino de Língua Portuguesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
BOTELHO, L. S.; Leite, J. A. O. . Letramentos Múltiplos: reflexões sobre práticas sociais de leitura e escrita. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MAGALHAES, T. G. ; BOTELHO, L. S. . Elaboração de um programa de língua portuguesa: uma experiência com gêneros textuais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MAGALHAES, T. G. ; BOTELHO, L. S. . Formação de professores e ensino de linguagem: abordagens com gêneros textuais.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
BOTELHO, L. S.; MAGALHAES, T. G. . O PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR EM LÍNGUA PORTUGUESA: GÊNEROS TEXTUAIS, ENSINO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
MAGALHAES, T. G. ; BOTELHO, L. S. . Formação de professores e ensino de linguagem: abordagens com gêneros textuais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
BOTELHO, L. S.. As construções agentivas em x-iero: uma abordagem sociocognitiva. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
BOTELHO, L. S.. A rede de construções polissêmicas no processo de formações de palavras. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

29.
BOTELHO, L. S.. As construções agentivas em -eiro: uma abordagem sociocognitiva. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
BOTELHO, L. S.. As construções agentivas em -eiro: uma abordagem sociocognitiva. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

31.
BOTELHO, L. S.. Uma abordagem sóciocognitiva das construçoes em x-eiro. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
BARBOSA, B. T. ; BOTELHO, L. S. ; MAGALHAES, T. G. . Editorial, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
BARBOSA, B. T. ; BOTELHO, L. S. ; MAGALHAES, T. G. . Editorial, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
BARBOSA, B. T. ; BOTELHO, L. S. ; MAGALHAES, T. G. . Editorial, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
BARBOSA, B. T. ; BOTELHO, L. S. ; MAGALHAES, T. G. . Editorial, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

5.
BARBOSA, B. T. ; BOTELHO, L. S. ; MAGALHAES, T. G. . Editorial, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BOTELHO, L. S.. Parecerista ad hoc de projetos de pesquisa PIBIC/Prolicen da UFG. 2018.

2.
BOTELHO, L. S.. Parecerista ad hoc de projetos de pesquisa PIBIC/Prolicen da UFG. Parecer emitido em 12 de junho de 2018. 2018.

3.
BOTELHO, L. S.; RIBEIRO, P. R. O. . Parecerista de resumos do II Congresso Internacional LÍNGUAS, CULTURAS E LITERATURAS EM DIÁLOGO: IDENTIDADES SILENCIADAS. 2018.

4.
BOTELHO, L. S.. Parecerista da Comissão Científica do IV Colóquio de Letramentos do Núcleo Fale: Formação e Trabalho docente. 2017.

5.
BOTELHO, L. S.. Paracer ad hoc para a Revista Veredas do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFJF. Emitido em 19/02/2017. ISSN: 1982-2243. 2017.

6.
BOTELHO, L. S.. Paracer ad hoc para a Revista Veredas do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFJF. Emitido em 16/03/2017. ISSN: 1982-2243. 2017.

7.
BOTELHO, L. S.. Paracer ad hoc para a Revista Veredas do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFJF. Emitido em 26/03/2017. ISSN: 1982-2243. 2017.

8.
BOTELHO, L. S.. Parecer para Revista Práticas de Linguagem ISSN 2236-7268. Emissão: 11/05/2017. 2017.

9.
BOTELHO, L. S.. Parecer para Revista Práticas de Linguagem ? ISSN 2236-7268. Emissão:31/05/2017. 2017.

10.
BOTELHO, L. S.. Parecer para Revista Práticas de Linguagem ISSN 2236-7268. Emissão: 17/07/2017. 2017.

11.
BOTELHO, L. S.. Parecer para Revista Práticas de Linguagem ISSN 2236-7268. Emissão:04/09/2017. 2017.

12.
BOTELHO, L. S.. Parecer para RevLet ? Revista Virtual de Letras ? ISSN 2176-9125. Emissão: 27/06/2017. 2017.

13.
BOTELHO, L. S.. RevLet ? Revista Virtual de Letras ? ISSN 2176-9125. Emissão: 09/07/2017. 2017.

14.
BOTELHO, L. S.. Paracer para a RevLet ? Revista Virtual de Letras ISSN 2176-9125. Emissão: 20/11/2017. 2017.

15.
BOTELHO, L. S.. Parecer para a Revista Práticas de Linguagem ? ISSN 2236-7268. Emissão: 02/02/2016. 2016.

16.
BOTELHO, L. S.. Parecer para a Revista Práticas de Linguagem ? ISSN 2236-7268. Emissão: 07/02/2016. 2016.

17.
BOTELHO, L. S.. Parecer para a Revista Práticas de Linguagem ? ISSN 2236-7268. Emissão: 12/02/2016. 2016.

18.
BOTELHO, L. S.. Parecer para a Revista Práticas de Linguagem ? ISSN 2236-7268. Emissão: 15/02/2016. 2016.

19.
BOTELHO, L. S.. Parecer para a Revista Práticas de Linguagem ? ISSN 2236-7268. Emissão:09/09/2016. 2016.

20.
BOTELHO, L. S.. Parecer para a Revista Práticas de Linguagem ? ISSN 2236-7268. Emissão:09/09/2016. 2016.

21.
BOTELHO, L. S.. Parecer para a Revista Práticas de Linguagem ? ISSN 2236-7268. Emissão: 27/04/2015. 2015.

22.
BOTELHO, L. S.. Parecer para a Revista Práticas de Linguagem ? ISSN 2236-7268. Emissão: 29/09/2015. 2015.

23.
BOTELHO, L. S.. Paracer ad hoc para a Revista Olh@ares da Unifesp. ISSN: 2317-7853. Emissão 23/02/2015. 2015.

24.
BOTELHO, L. S.. Parecer para a Revista Práticas de Linguagem ? ISSN 2236-7268. Emissão:03/03/2014. 2014.

25.
BOTELHO, L. S.. Parecer para a Revista Práticas de Linguagem ? ISSN 2236-7268. Emissão: 15/10/2014. 2014.

26.
BOTELHO, L. S.. Parecer para a Revista Práticas de Linguagem ? ISSN 2236-7268. Emissão: 15/04/2013. 2013.

27.
BOTELHO, L. S.. Parecer para a Revista Práticas de Linguagem ? ISSN 2236-7268. Emissão:20/06/2012. 2012.

28.
BOTELHO, L. S.. Parecer de artigo submetido à Revista Práticas de Linguagem. Emissão: 04/07/2011. 2011.

29.
BOTELHO, L. S.. Elaboração da Prova de Língua Portuguesa e Redação da Faculdade Metodista Granbery. 2010.

30.
BOTELHO, L. S.; Oliveira, J. C. S. . Seleção de monitor para as disciplinas Português I e Português X. 2009.

31.
BOTELHO, L. S.; PINHEIRO, E. . Elaboração das provas de Língua POrtuguesa, Redação e Conhecimentos Gerais e Atualidades da Faculdade Metodista Granbery e Centro Universitário Bennett. 2009.

32.
BOTELHO, L. S.; PINHEIRO, E. . Elaboração das provas do vestibular da Faculdade Metodista Granbery. 2008.

33.
BOTELHO, L. S.; PINHEIRO, E. . Correção das provas de vestibular da Faculdade Metodista Granbery e Centro Universitário Bennett. 2008.

34.
BOTELHO, L. S.. Membro da Comissão Permanente do Vestibular da Faculdade Metodista Granbery. 2007.

35.
BOTELHO, L. S.. Correção da Prova de Redação do Vestibular da faculdade Metodista Granbery. 2007.

36.
BOTELHO, L. S.. Banca de Monitoria de Língua Portuguesa. 2006.

37.
BOTELHO, L. S.. Participação na banca corretora do vestibular UFOP/2004. 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
BOTELHO, L. S.. Letramentos Acadêmicos: relações de poder e identidade nas práticas de escrita. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BOTELHO, L. S.. Letramentos e práticas de leitura. 2017. .

3.
BOTELHO, L. S.. Práticas de Pesquisa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
BOTELHO, L. S.. Gêneros Textuais e ensino. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
BOTELHO, L. S.. Práticas de Leitura. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
BOTELHO, L. S.. Leitura e Produção de texto acadêmicos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
BOTELHO, L. S.. Práticas de leitura e produção textos na escola: gêneros do argumentar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
BOTELHO, L. S.. Práticas de Leitura na escola: aspectos sociais e cognitivos de construção de sentidos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
BOTELHO, L. S.. Práticas de oralidade para estudantes de Direito. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
BOTELHO, L. S.. Leitura como processo sociocognitiva de construção de sentidos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
BOTELHO, L. S.; REIS, A. R. G. . Elaboração da Prova de Vestibular de Língua Portuguesa e da Prova de Atualidades. 2010. (Membro da Equipe de Elaboração da Prova de Vestibular de Língua Portuguesa e da Prova de Atualidade).

12.
BOTELHO, L. S.. Estratégias de Oralidade para apresentação de trabalhos acadêmicos. 2009. .

13.
BOTELHO, L. S.; REIS, A. R. G. . Elaboração da Prova de Vestibular de Língua Portuguesa e da Prova de Atualidades. 2009. (Membro da Equipe de Elaboração da Prova de Vestibular de Língua Portuguesa e da Prova de Atualidade).

14.
BOTELHO, L. S.; PINHEIRO, E. . Elaboração da Prova de Vestibular de Língua Portuguesa e da Prova de Atualidades. 2008. (Membro da Equipe de Elaboração da Prova de Vestibular de Língua Portuguesa e da Prova de Atualidade).

15.
BOTELHO, L. S.. Reformulação do projeto político pedagógico do curso de Direito da Faculdade Granbery. 2007. (Membro da Equipe de reformulação do projeto político-pedagógico do curso e Direito da FMG).

16.
BOTELHO, L. S.; PINHEIRO, E. . Elaboração da Prova de Vestibular de Língua Portuguesa e da Prova de Atualidades. 2007. (Membro da Equipe de Elaboração da Prova de Vestibular de Língua Portuguesa e da Prova de Atualidade).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BOTELHO, L. S.; FARIA, E. S.; NEUBERT, L. F.; OLIVEIRA, L. S.. Participação em banca de Pâmella de Paula. Desempenho escolar: desafios e possibilidades durante a transição entre os anos iniciais e finais do ensino fundamental no Colégio de Aplicação João XXIII. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
FERNANDES, E. M. F.; BOTELHO, L. S.; SILVA, L. A.. Participação em banca de Iscarlety Matias do Nascimento. Abordagem da gramática em livros didáticos de Língua Portuguesa: os Parâmetros Curriculares promoveram mudanças?. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Estudos Lingüísticos e Literários) - Universidade Federal de Goiás.

3.
BOTELHO, L. S.; SANTOS, I. S.; SILVA, M. A. P.. Participação em banca de Gilcimar Cordeiro da Silva Nolasco. Os desafios de alfabetizar alunos do 6o. ano do ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Qualificações de Mestrado
1.
MIRANDA, D. R.; BOTELHO, L. S.; MACHADO, M. R. P.. Participação em banca de Cleiton Roberto Pereira Chaves. Baixo desempenho dos alunos do 9o. ano na disciplina Língua Portuguesa na escola Estadual José Cristiano - Rio Pardo de Minas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
BOTELHO, L. S.; FARIA, E. S.; OLIVEIRA, L. S.. Participação em banca de Júlio Iglesias de Almeida. A formação continuada na concepção do professor - um estudo de caso da E.E. Padre Dimas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
BOTELHO, L. S.; FARIA, E. S.; NEUBERT, L. F.. Participação em banca de Pâmella de Paula. Desempenho escolar: desafios e possibilidades durante a transição dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental no colégio João XXIII. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BOTELHO, L. S.; MAGALHAES, T. G.. Participação em banca de Glenda Silva Vaz Pereira e Márcia Maria da Silva. Uma análise do gênero seminário em livros didáticos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letrass) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FARIA, E. S.; BOTELHO, L. S.. Participação em banca de Gabriella Araújo Silva.Percepções sobre aquisição de escrita e formação de professores nos cadernos do PNAIC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás.

2.
FERNANDES, E. M. F.; BOTELHO, L. S.. Participação em banca de Michel Miranda Silva.Sequência didática: a vivência com gêneros textuais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás.

3.
TRINDADE, I. E.; BOTELHO, L. S.. Participação em banca de Lorena Souza Campos.Linguagem cibernética: neologismos e seu impacto na escrita dos alunos do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás.

4.
FARIA, E. S.; BOTELHO, L. S.. Participação em banca de Karla Maria da Silva Santos.A atuação do professor mediante propostas de ensino de língua no livro didático. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás.

5.
TRINDADE, I. E.; BOTELHO, L. S.. Participação em banca de Kelly Cristina Fonseca.Leitura da obra "Palestina: uma nação ocupada" no ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás.

6.
FARIA, E. S.; BOTELHO, L. S.. Participação em banca de Daniela Cristina Santana.Análise linguística e letramento: uma relação necessária à educação linguística no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás.

7.
FARIA, E. S.; BOTELHO, L. S.. Participação em banca de Karla Maria da Silva Santos.A ATUAÇÃO DO PROFESSOR MEDIANTE PROPOSTAS DE ENSINO DE LÍNGUA NO LIVRO DIDÁTICO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás.

8.
TRINDADE, I. E.; BOTELHO, L. S.. Participação em banca de Camila Fenelon de Lima Vieira.O ensino de gramática e a questão da variação linguística: um estudo com alunos do nono ano de um colégio público militar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás.

9.
BOTELHO, L. S.; REIS, A. R. G.; CAPUTE, A.. Participação em banca de Elaine Leal Fernandes.A exploração dos gêneros textuais na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

10.
BOTELHO, L. S.; SOUZA, E. V.; BASTOS, M. O.. Participação em banca de Marcilene Aparecida Teixeira Nunes.Violência escolar: reflexões sobre a prática do bullying no Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

11.
BOTELHO, L. S.; REIS, A. R. G.; PONTES, A. V. V.. Participação em banca de Glaucia de Almeida.Habilidades Leitoras e Escritoras: importância do trabalho com gêneros textuais na escola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

12.
BOTELHO, L. S.; REIS, A. R. G.. Participação em banca de Daiany Aparecida de Almeida.Sequência didática: possibilidades de ensino de gêneros textuais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

13.
REIS, A. R. G.; BOTELHO, L. S.; PONTES, A. V. V.. Participação em banca de Elisangela Aparecida da Silva e Nayara de Souza Mello.A importância do trabalho com gêneros textuais na sala de aula. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

14.
REIS, A. R. G.; BOTELHO, L. S.; ARAUJO, G. T. G.. Participação em banca de Christina de Oliveira Lage, Marina A. S Rocha, Sirlei Silva.Construção de habilidades leitoras e escritoras: a importância da prática letrada no cotidiano dos alunos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

15.
BOTELHO, L. S.; Martins, L.; REIS, A. R. G.. Participação em banca de Geovana Cássia das Graças Magalhães.Práticas orais no contexto escolar e não escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

16.
BOTELHO, L. S.; MAGALHAES, T. G.; REIS, A. R. G.. Participação em banca de Fabuana dos Reis Oliveira Santas.Habilidades e competências na formação de leitores: um estudo sobre os descritores da Prova Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

17.
BOTELHO, L. S.; REIS, A. R. G.. Participação em banca de Mariana Altomar Barbosa.Práticas docentes no ensino de língua: reconhecimento do preconceito e possibilidade de trabalho com a variedade padrão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

18.
BOTELHO, L. S.. Participação em banca de Roberta Marangon.O papel do pedagogo na educação prisional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

19.
BOTELHO, L. S.; AMBROSIO, I. R.; PINHEIRO, A. L.. Participação em banca de Claudinea Bazília Ramos.Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: desafios e perspectivas do docente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

20.
REIS, A. R. G.; BOTELHO, L. S.. Participação em banca de Joselane Teófila Sahb Maragon.As variaedades rural e urbanas no português e suas interfaces com a aprendizagem da linguagem de prestígio social. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

21.
BOTELHO, L. S.; Martins, L.. Participação em banca de Thays Viana Munk.O papel da escola e do professor na formação de leitores. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

22.
BOTELHO, L. S.; REIS, A. R. G.; Martins, L.. Participação em banca de Roselane Rosária Fernandes.Era uma vez: literatura na Educação Infantil.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

23.
BOTELHO, L. S.; REIS, A. R. G.; Martins, L.. Participação em banca de Antonieta Aparecida da Silva.Leitura: das propostas dos PCN's às práticas de formação de leitores na escola.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

24.
BOTELHO, L. S.; MENDES, L.; ANDRADE, J. P.. Participação em banca de Rogeria Aparecida da Silva Nunes Oliveira.Alfabetização e Letramento: concepções e processos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

25.
BOTELHO, L. S.; REIS, A. R. G.; Cupertino, Sônia. Participação em banca de Fernanda Ferreira de Freitas Ribeiro.Cidadania, Alfabetização e Letramento: interseções. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

26.
BOTELHO, L. S.; REIS, A. R. G.. Participação em banca de Patrícia Cristiana da SIlva.Oralidade e Preconceito Linguistico na escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

27.
BOTELHO, L. S.; REIS, A. R. G.. Participação em banca de Alexsandra Resende Rosa.Preconceito linguístico na escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

28.
BOTELHO, L. S.. Participação em banca de Alexander Pereira Frade.Ortografia: uma questão a ser levada a sério. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto.

29.
BOTELHO, L. S.. Participação em banca de Aline Danielle Santos Ramos.Os atos de referenciação através de fenômenos anafóricos: uma revisão dos processos de textualização. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Ouro Preto.

30.
BOTELHO, L. S.. Participação em banca de Juliana Costa Moreira.O vocativo na língua coloquial de Minas Gerais nos séculos XIX e XX: uma abordagem variacionista. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto.

31.
BOTELHO, L. S.. Participação em banca de Viviane Pires de Souza.Alfabetização e Letramento: concepções sobre a heterogeneidade linguística. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto.

32.
BOTELHO, L. S.. Participação em banca de Michel Pereira Arruda.A alternância [õw] / [õ] no dialeto de Mariana e Ouro Preto. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BOTELHO, L. S.; MORAIS, R. D.; LOBATO, M.. Presidente da Banca de Monitoria de Leitura e Produção de Textos. 2018. Universidade Federal de Goiás.

2.
BOTELHO, L. S.. Parecerista ad hoc de projetos de pesquisa PIBIC/Prolicen da UFG. 2018. Universidade Federal de Goiás.

3.
BOTELHO, L. S.; TRINDADE, I. E.; CANEDO, R. M.; FARIA, N. G.; BELAONIA, S. G. G.. Membro da Comissão Organizadora da Seleção de Monitores da FL. 2017. Universidade Federal de Goiás.

4.
BOTELHO, L. S.; SILVA, L. A.; MORAIS, R. D.. Presidente da Banca Examinadora de seleção de monitores de Leitura e Produção de Textos. 2017. Universidade Federal de Goiás.

5.
BOTELHO, L. S.. Parecerista Ad Hoc de projetos de pesquisa PIBIC da UFT. 2017. Universidade Federal de Goiás.

6.
BOTELHO, L. S.. Participação da banca de correção da prova de redação da Faculdade Metodista Granbery. 2011. Faculdade Metodista Granbery.

7.
BOTELHO, L. S.; REIS, A. R. G.. Processo seletivo da Faculdade Metodista Granbery e Centro Universitário Bennett - Correção de Provas. 2010. Faculdade Metodista Granbery.

8.
BOTELHO, L. S.; REIS, A. R. G.. Processo seletivo da Faculdade Metodista Granbery e Centro Universitário Bennett - Correção de Provas. 2009. Faculdade Metodista Granbery.

9.
BOTELHO, L. S.; Oliveira, J. C. S.. Monitoria de Português I - Faculdade de Letras da UFJF. 2009. Universidade Federal de Juiz de Fora.

10.
BOTELHO, L. S.; Oliveira, J. C. S.. Monitoria de Português X - Faculdade de Letras da UFJF. 2009. Universidade Federal de Juiz de Fora.

11.
BOTELHO, L. S.; REIS, A. R. G.. Seleção de monitor de Língua Portuguesa - Faculdade Metodista Granbery. 2008. Faculdade Metodista Granbery.

12.
BOTELHO, L. S.; PINHEIRO, E.. Processo seletivo da Faculdade Metodista Granbery e Centro Universitário Bennett - Correção de Provas. 2008. Faculdade Metodista Granbery.

13.
REIS, A. R. G.; BOTELHO, L. S.. Seleção de monitor de Língua Portuguesa - Faculdade Metodista Granbery. 2007. Faculdade Metodista Granbery.

14.
BOTELHO, L. S.; PINHEIRO, E.; REIS, A. R. G.. Processo seletivo da Faculdade Metodista Granbery e Centro Universitário Bennett - Correção de Provas. 2007. Faculdade Metodista Granbery.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVIII Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras da UFG. . Letramentos e ensino: estratégias didáticas de retextualização para professores em formação inicial.. 2018. (Congresso).

2.
Aila - 18th World Congress of Applied Linguistics Innovations an and Epistemological Chanllengesin Applied Linguistics. Práticas de escrita de gêneros à luz dos Letramentos Acadêmicos. 2017. (Congresso).

3.
I Mostra de Ações de Extensão da UFJF.Grupo Fale ? Formação de Professores, alfabetização, Linguagem e Ensino,. 2017. (Encontro).

4.
IV Colóquio de Letramentos, linguagem e ensino. O processo de inserção de vozes no gênero monografia à luz do Interacionismo Sociodiscursivo. 2017. (Congresso).

5.
Programa de Pós-graduação em Linguística da UFJF.Dimensões Escondidas na Produção de Gêneros Acadêmicos. 2017. (Encontro).

6.
VI Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (SELL).Análise documental de um manual de orientação da escrita do gênero monografia: reflexões sobre letramentos acadêmicos. 2017. (Simpósio).

7.
X Congresso Internacional da Abralin. O gênero monografia e as práticas de letramentos acadêmicos: um estudo de cunho etnográfico. 2017. (Congresso).

8.
I Colóquio do PROFLETRAS: desafiando a crise das práticas de oralidade no cenário escolar. 2016. (Congresso).

9.
II Colóquio do PROFLETRAS: ensino de gramática aplicada ao uso. 2016. (Congresso).

10.
III Colóquio do PROFLETRAS: texto em sala de aula: produção e sentidos. 2016. (Congresso).

11.
IV Semana de Letras. Práticas de escrita do gênero monografia à luz dos Letramentos Acadêmicos. 2015. (Congresso).

12.
SIGET ? Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2015. (Simpósio).

13.
I Seminário de Projetos do PROFLETRAS.Ensino de língua portuguesa: da formação docente à sala de aula. 2014. (Seminário).

14.
Semana da Educação. Práticas de Letramento no Ensino Superior: um estudo sobre o gênero monografia. 2014. (Congresso).

15.
XXIX ENANPOLL. o Teorias de gêneros e práticas de letramento: um estudo sobre a monografia. 2014. (Congresso).

16.
Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.O gênero monografia em um curso de Pedagogia: um estudo exploratório. 2013. (Simpósio).

17.
VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Gêneros textuais: reflexões sobre a transposição didática em uma pesquisa colaborativa com professores de Português. 2013. (Simpósio).

18.
14o. Congresso de Língua Portuguesa e 5o. Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC?SP. Gêneros Textuais, Letramento e Ensino: uma pesquisa com professores de Língua Portuguesa. 2012. (Congresso).

19.
II Seminário Linguagem e Escola.Os gêneros textuais do argumentar. 2012. (Seminário).

20.
IV Congresso de Língua Falada e Escrita. Metodologia colaborativa: uma pesquisa com professores de Língua portuguesa. 2012. (Congresso).

21.
Jornada Acadêmica da Faculdade Metodista Granbery. Metodologia colaborativa: uma pesquisa com professores de Língua Portuguesa. 2012. (Congresso).

22.
Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Metodologia colaborativa: uma pesquisa com professores de Língua Portuguesa. 2012. (Simpósio).

23.
Encontro de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino.Letramento e Ensino de Língua Portuguesa: uma pesquisa com professores de Língua Portuguesa. 2011. (Encontro).

24.
IX Congresso de Linguística Aplicada. Gêneros textuais e ensino: entraves e perspectivas. 2011. (Congresso).

25.
Minicurso do Fale.Leitura como processo sociocognitivo. 2011. (Seminário).

26.
Projeto de treinamento profissional: práticas de leitura e escrita no ensino fundamental.Leitura como processo sociocognitivo de construção de sentidos. 2011. (Oficina).

27.
I Colóquio do grupo FALE: Letramento, linguagem e ensino. 2010. (Congresso).

28.
III Semana de Pedagogia da Faculdade Metodista Granbery. 2010. (Simpósio).

29.
Palestra na Escola Municipal Quilombo dos Palmares.Leitura como processo sociocognitivo de construção de sentidos. 2010. (Oficina).

30.
VII Semana Jurídica da Faculdade Metodista Granbery.Oratória para estudantes de DIreito. 2010. (Oficina).

31.
Congresso de Leitura do Brasil (Cole). Elaboração de um programa de língua portuguesa: uma experiência com gêneros textuais. 2009. (Congresso).

32.
II Encontro do curso de Pedagogia: A Pedagogia sob um olhar social.Minicurso: Estratégias de oralidade na apresentação em TCC e seminários acadêmicos. 2009. (Encontro).

33.
Relações Lingüísticas e Representações literárias na contemporaneidade. O PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR EM LÍNGUA PORTUGUESA: GÊNEROS TEXTUAIS, ENSINO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2008. (Congresso).

34.
Reunião Pedagógica.Leitura como processo sociocognitivo de construção de sentidos. 2008. (Outra).

35.
Seminário do Grupo de Estudos Língüísticos do Estado de São Paulo.As construções agentivas em x-iero: uma abordagem sociocognitiva. 2005. (Seminário).

36.
52o. GEL - Grupo de Estudos do Estado de São Paulo. 2004. (Congresso).

37.
II Conferência de Lingüística e Cognição. As construções agentivas em -eiro: uma abordagem sociocognitiva. 2004. (Congresso).

38.
I Memorial do ICHS.As construções em x-eiro: uma abordagem sociocognitiva. 2004. (Encontro).

39.
I Semana de Atividades Acadêmicas do Departamento de Letras.A rede de construções polissêmicas no processo de formações de palavras. 2004. (Simpósio).

40.
XIX ENANPOLL - encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística.Uma abordagem sóciocognitiva das construçoes em x-eiro. 2004. (Encontro).

41.
I Conferência de Lingüística e Cognição. 2003. (Congresso).

42.
I Simpósio de Formação de Professores. 2003. (Simpósio).

43.
Lingüística, Literatura e Filosofia: questões de estética e linguagem. 2003. (Simpósio).

44.
A Llingüística e o Ensino da Língua Materna. 2002. (Simpósio).

45.
Drummond - Diálogos. 2002. (Simpósio).

46.
II Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso. 2002. (Simpósio).

47.
6o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica do CNPq.Caracterização das construções dos verbos leves do Português do Brasil. 1999. (Simpósio).

48.
5o Simpósio de Iniciação científica do CNPq.A semântica dos sintagmas nominais: o caso dos nomes próprios.. 1998. (Simpósio).

49.
Antonio Cândido: pensamento e militância. 1998. (Seminário).

50.
ENAPOL - Encontro dos estudantes de pós-graduação de Lingüística da USP. 1998. (Encontro).

51.
The Grammar of paths - por Háj Ross. 1998. (Outra).

52.
III Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes. 1997. (Congresso).

53.
Semana de Estudos Clássicos. 1997. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BOTELHO, L. S.. I Seminário de Leitura e Produção de Textos da UFG. 2017. (Congresso).

2.
BOTELHO, L. S.. III Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino. 2015. (Congresso).

3.
BOTELHO, L. S.; CYRANKA, L. F. M. ; MAGALHAES, T. G. . II Seminário Linguagem e Escola. 2012. (Congresso).

4.
BOTELHO, L. S.. I Colóquio do Grupo FALE: Letramento, Linguagem e Ensino. 2010. (Congresso).

5.
BOTELHO, L. S.. Semana de Letras do ICHL. 2005. (Congresso).

6.
BOTELHO, L. S.. II Conferência de Cognição e Linguagem. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Flávia Aparecida de Souza Borges. O projeto APD e as possíveis contribuições do professor da biblioteca na intervenção pedagógica para alunos com dificuldades de leitura e escrita. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora. (Orientador).

2.
Andreia Maria Rodrigues Silva. O Projeto APD desenvolvido por Professor de Ensino e Uso de Biblioteca (PEUB). Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora. (Orientador).

3.
Julio Iglesias de Almeida. Formação continuada no local de trabalho: limites e possibilidades das políticas de formação. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora. (Orientador).

4.
Alexander Pereira Frade. Defasagem de leitura e escrita em uma escola mineira: um estudo de caso (título provisório). Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Letícia Kaila Rodrigues Xavier. Material didático proposto nas escolas públicas de Goiânia (título provisório). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Thiago Evangelista Silva. Práticas de leitura no ensino superior: um estudo à luz dos Letramentos Acadêmicos. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
Normand Almeida Barbosa. Letramento Literário (título provisório). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

4.
Ana Cristina Abraão. PiXação como letramento político (título provisório). Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Thiago Evangelista Silva. Análise dos processos de gerenciamento de vozes e manifestação do ponto de vista em texto de alunos: letramentos e escrita acadêmica em foco. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Amanda Almeida Ferreira. Monitoria da disciplina de Leitura e Produção de Textos. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Goiás. Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Pâmella de Paula. Desempenho escolar: desafios e possibilidades durante a transição entre os anos iniciais e finais do ensino fundamental no Colégio de Aplicação João XXIII. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Laura Silveira Botelho.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aline de O. dos Santos, Raquel A. da Silva, Tatiana Santos. Multiletramentos: uma reflexão em torno das vivências escolares e cotidianas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Laura Silveira Botelho.

2.
Alina S. Mendes e Carla F. D. da Silva. Formação de leitores: uma reflexão sobre as contribuições entre família e escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Laura Silveira Botelho.

3.
Vanessa Almeida Loures e Márcia de Paula Andrade. Função social da leitura e da escrita dos gêneros textuais trabalhados na escola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Laura Silveira Botelho.

4.
Fernanda Karla Ladeira e Maria Aparecida Coelho Fedoci. Um estudo sobre formação de leitores na escola: estratégias pedagógicas e uso do livro didático. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Laura Silveira Botelho.

5.
Janaína Ouvídio de Carvalho Ribeiro. Letramento Acadêmico e prática docente: um estudo sobre a concepção de professores frente à leitura e escrita de seus alunos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Laura Silveira Botelho.

6.
Giovana Rabite Callian. A ANÁLISE LINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Laura Silveira Botelho.

7.
Mirian dos Santos Souza. O ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS COMO OBJETO DE REFLEXÃO E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Laura Silveira Botelho.

8.
Maria Rosimaura Fonseca. Formação de leitores: o papel da escola e do professor frente a esse grande desafio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Laura Silveira Botelho.

9.
Lidianne Silva Matos. A importância da escrita e da reescrita na produção textual nas séries iniciais do ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Laura Silveira Botelho.

10.
Josieli de Almeida. Letramentos Múltiplos: reflexões sobre práticas sociais de leitura e escrita. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Laura Silveira Botelho.

11.
Claudinéia Cristina Morais. Variação Linguística: questões escolares e sociais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Laura Silveira Botelho.

Orientações de outra natureza
1.
Sara Maria de Moura Nogueira. Projeto de contação de lendas indígenas na escola como prática de letramento. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Laura Silveira Botelho.

2.
Victor Alexandre Silva. Desenvolvimento das práticas de leitura na escola: como a biblioteca pode auxiliar?. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Laura Silveira Botelho.

3.
Ana Caroline Soares, Gildo Rodrigues Filho, Victor C Martins. Os desafios do ensino da leitura literária na escola da periferia: um estudo de caso. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Laura Silveira Botelho.

4.
Pedro Barros Verdejo. Produção Textual no Ensino Médio Privado: presença da autonomia e da criatividade nas aulas de redação voltadas ao ENEM. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Laura Silveira Botelho.

5.
Letícia Kaila Rodrigues Xavier Marina Lacerda Machado. Material didático utilizado em escolas públicas de Goiânia e autonomia do professor. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Laura Silveira Botelho.

6.
Normand Almeida Barbosa e Tiesley Toledo do Nascimento. Papel da mediação do professor no processo ensino-aprendizagem. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Laura Silveira Botelho.

7.
João Pedro Souza Santos e Yasutoki Minomo Neto. A mediação do professor na prática de compreensão e interpretação de obras literárias. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Laura Silveira Botelho.

8.
Ana Clara Panini e Letícia Giovanna R. de Abreu. Práticas de oralidade: uma análise sobre o ensino médio. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Laura Silveira Botelho.

9.
Janaína Ribeiro. Monitoria de Língua Portuguesa. 2012. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Laura Silveira Botelho.

10.
Gisele Silva. Monitoria de Português Jurídico. 2011. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Laura Silveira Botelho.

11.
Liliane Bottaro. Monitoria de Português Jurídico. 2010. Orientação de outra natureza. (Direito) - Faculdade Metodista Granbery, Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Laura Silveira Botelho.

12.
Juliana Bellini. Monitoria de Português I. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Laura Silveira Botelho.

13.
Liliane Bottaro. Monitoria de Língua Portuguesa I. 2009. Orientação de outra natureza. (Direito) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Laura Silveira Botelho.

14.
Rafael Artuzo. Monitoria de Português I e Português X. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Laura Silveira Botelho.

15.
Joseane Andrade. Monitoria de Língua Portuguesa. 2009. Orientação de outra natureza. (Direito) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Laura Silveira Botelho.

16.
Juliana Bellini. Monitoria de Português X. 2008. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Laura Silveira Botelho.



Outras informações relevantes


ATIVIDADES ACADÊMICAS DESENVOLVIDAS NA GRADUAÇÃO

Projeto de Iniciação Científica desenvolvido no Departamento de Linguística da USP e financiado pelo CNPq, sob orientação das professoras doutoras Ana Paula Scher e Esmeralda V. Negrão: ?Caracterização das construções dos verbos leves no Português do Brasil.? (1998-1999);
Projeto de Iniciação Científica também financiado pelo CNPq e orientado pela professora doutora Ana Müller: ?A semântica dos sintagmas nominais não-referenciais: o caso dos nomes próprios.? (1998 - duração de 8 meses).

APROVAÇÕES EM CONCURSOS PÚBLICOS

Aprovação no Concurso Público da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora para Professor Regente B/Português, em julho de 2002. 
Aprovação em Concurso Público do Estado de Minas Gerais para professor-regente, 2002.
Aprovação em Concurso Público da Universidade Federal de Outro Preto para docente, 
Aprovação em Concurso Público da Universidade Federal de Juiz de Fora para docente, 2008.
Aprovação em Concurso Público do Colégio João XXIII professor substituto.

ATIVIDADES ACADÊMICAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

- Bolsista da CAPES - Mestrado em Lingüística da UFJF   
Atividade: Estágio Docência na disciplina de Linguística I.
Professora Orientadora: Dra. Neusa Salim Miranda



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 18:16:26