Humberto Oliveira Ausec

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6456636361907848
  • Última atualização do currículo em 17/07/2017


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2002), especialização em Filosofia Política e Jurídica (2003) e mestrado em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Coordenador de Curso de Psicologia de 2008-2012 e 2013-2015 e coordenador de estágios de 2016-2017. Atuou como professor de psicologia desde 2005. Experiência na docência em disciplinas ligadas à Análise do Comportamento, Ética, Pesquisa e Estágios. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Humberto Oliveira Ausec
Nome em citações bibliográficas
AUSEC, Humberto Oliveira


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2007
Mestrado em Análise do Comportamento.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: AS CONCEPÇÕES DO BEHAVIORISMO RADICAL SOBRE A ORIENTAÇÃO DO DEVER: UM PARADOXO À ÉTICA NA UTOPIA DE SKINNER,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Ari Bassi do Nascimento.
2002 - 2003
Especialização em Filosofia Política e Jurídica.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Evolucionismo e Direito Darwiniano.
Orientador: Gilvan Hansen.
1997 - 2002
Graduação em Psicologia.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Relatório de Estágio emPsicologia Clínica / Relatório de Estágio em Psicologia Escolar / Relatório de Estágio em Psicologia Organizacional.
Orientador: Maria L Marinho / Regina M. B. de Souza / Magda V. Pestun.




Formação Complementar


2005 - 2005
descritivismo na psicologia. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2005 - 2005
descritivismo na psicologia.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em O Brinquedo e o Brincar na Educação Especial. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2000 - 2000
Equivalência de Estímulo Análise Teórica e Experim. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2000 - 2000
Psicoterapia Analítico Funcional. (Carga horária: 20h).
Psicc, PSICC, Brasil.
2000 - 2000
Subjetividade Aspectos Históricos Leituras Comport. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2000 - 2000
Terapia Por Contingências Proposta Behaviorista Ra. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2000 - 2000
Por Uma Visão Crítica Em Pesquisa na Psicologia do. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Projeto União Programa de Inserção Social da Crinç. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Pesquisa Em Psicologia Análise Dis Efeitos Alterad. (Carga horária: 124h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1999 - 1999
Fundamentos da Abordagem Biocomportamental. (Carga horária: 12h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
1999 - 1999
Psicoterapia Analítico Funcional. (Carga horária: 6h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
1999 - 1999
Terapia de Grupos Observar e Aprender. (Carga horária: 6h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
1999 - 1999
Hipertensão Arterial. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Projeto União Programa de Inserção Social da Crinç. (Carga horária: 63h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1998 - 1998
Marginalidade na Infância e na Adolescência Pesqui. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1998 - 1998
Personalidade na Abordagem Comportamental e Acompa. (Carga horária: 6h).
Centro de Psicoterapia e Estudo do Comportamento, CEPEC, Brasil.
1998 - 1998
Comportamento Alimentar Caracterização Modelos Teó. (Carga horária: 14h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1998 - 1998
Psicoterapia Infantil Como Diminuir Os Problemas d. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1998 - 1998
Terapia Comportamental Uma Visão da Análise Por Co. (Carga horária: 2h).
Cesulon E Celac, CESULON E CELAC, Brasil.
1998 - 1998
Efeito das Interações Familiares na Auto Confiança. (Carga horária: 2h).
Celac, CELAC, Brasil.
1998 - 1998
Hábitos de Estudo da Pré Escola à Universidade a F. (Carga horária: 2h).
Celac, CELAC, Brasil.
1998 - 1998
Psicologia da Aprendizagem Pesquisas e Aplicações. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Guairacá, FAG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor e coordenador de estágios do curso, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Professor colaborador, Enquadramento Funcional: professor e coordenador do curso de psicologi, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade de Jandaia do Sul, FAFIJAN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 36

Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: vice-coordenador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 7

Atividades

2009 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia e Políticas Sociais
2009 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Psicologicos Básicos
2008 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Neuropsicologia
2007 - Atual
Ensino, Técnologia em Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Responsabilidade Social nos Negócios
2007 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases Biológicas
05/2009 - 07/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Eleitoral, .

Cargo ou função
Membro suplente da Comissão Eleitoral, para Eleição da Direção.

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: parte das atribuições de aluno de mestrado, Carga horária: 3
Outras informações
Disciplina de Planejamento em Pesquisa em Psicologia

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1997 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 40

Atividades

05/2004 - 01/2005
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ACA (Análise Comportamental Aplicada) - aulas práticas
Desenvolvimento (aulas práticas)
Metodologia de ensino
Psicobiologia (aulas práticas)
Psicologia Experimental (aulas práticas)
3/2003 - 12/2004
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas, Centro de Ciências Biológicas.

Atividade realizada
Grupo de Estudos sobre a filosofia da psicoterapia: modelos e eficácia..
8/2003 - 12/2003
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Letras e Ciências Humanas, Centro de Letras e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Grpo de Estudos sobre linguagem segundo Ludwig Wittgenstein.
3/2003 - 12/2003
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Letras e Ciências Humanas, Centro de Letras e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Grpo de Estudos sobre a Filosofia Político-jurídica de Jürgen Habermas.
3/2001 - 6/2002
Estágios , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.

Estágio realizado
Estágio curricular supervisionado em psicologia clínica - atendimentos semanais e supervisão semanal com apresentação de relatório.
3/2001 - 6/2002
Estágios , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Social e Institucional.

Estágio realizado
Estágio curricular em psicologia organizacional - diagnóstico e intervenção em uma empresa de "call center" de Londrina.
3/2001 - 6/2002
Estágios , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Social e Institucional.

Estágio realizado
Estágio curricular em psicologia escolar - atendimento psico-pedagógico a crianças encaminhadas pelo Hospital de Cínicas da UEL com queixa de aprendizagem.
3/2001 - 6/2002
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas, Centro de Ciências Biológicas.

Atividade realizada
Grupo de Estudos: Farmacologia Comportamental: Drogadicção, Alzheimer, entre outros..
3/2001 - 4/2002
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas, Centro de Ciências Biológicas.

Atividade realizada
Grupo de Estudos: Filosofia da Análise do Comportamento - encontros semanais.
3/2001 - 11/2001
Estágios , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.

Estágio realizado
Atendimento Psicoterápico em um grupo de adolescentes com risco de delinquencia em um bairro pobre de Londrina (Vila Ricardo)- atendimentos semanais e supervisão quinzenal.
3/2000 - 11/2000
Estágios , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.

Estágio realizado
Atendimento psicoterápico em grupo a crianças com risco de marginalização em um bairro pobre de Londrina (União da Vitória) - atendimentos semanais e supervisão semanal..
3/1999 - 11/2000
Estágios , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.

Estágio realizado
Pesquisas em Equivalência de Estímulos aplicadas à educação.
3/1999 - 11/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.

4/1999 - 10/1999
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas, Centro de Ciências Biológicas.

Atividade realizada
Grupo de Estudos: Bases Filosóficas do Behaviorismo Radical de Skinner - 6 meses de duração - encontros semanais.
3/1998 - 6/1999
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas, Centro de Ciências Biológicas.

Atividade realizada
Grupo de Estudos: A Equivalência de Estímulos, teoria e aplicações: Duração de 18 meses - professora responsável: Prof. Dr. Verônica Bender Haydu.


Linhas de pesquisa


1.
Pesquisa em Psicologia Clínica: "Análise dos Efeitos Alteradores de Função da Linguagem em Síndrome do Pânico" - 124 horas


Projetos de extensão


2000 - 2000
Projeto União: Programa de Inserção Social da Criança Pobre e Prevenção à Delinqüência - 40 horas
Descrição: Colônia de Férias.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Humberto Oliveira Ausec - Coordenador.
1999 - 1999
Projeto União: Programa de Inserção Social da Criança Pobre e Prevenção à Delinqüência - 63 horas
Descrição: Inserção Social da Criança Pobre.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Humberto Oliveira Ausec - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia/Especialidade: Epstemologia da Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Psicologia/Especialidade: Filosofia da Psicoterapia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Psicologia/Especialidade: Filosofia do Behaviorismo Radical.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Psicologia Aplicada/Especialidade: Psicologia Experimental Em Análise do Comportamento.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia Moral/Especialidade: Bases Filosóficas da Teologia Moral.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Canto.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Pouco.


Prêmios e títulos


1998
Honra ao Mérito, Tiro de Guerra de Londrina.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
AUSEC, Humberto Oliveira2001AUSEC, Humberto Oliveira. Diagnóstico e Intervenção em Crianças Encaminhadas com Queixa de Dificuldade de Aprendizagem. Boletim Informativo de Psicologia Escolar, Londrina-Pr, p. 31-31, 2001.

2.
AUSEC, Humberto Oliveira2001AUSEC, Humberto Oliveira. Avaliação da Discriminação Contextual de Significados das Palavras-Número: Um Estudo com Alunos de 5ª e 6ª Séries. Anais do II Congresso Iberoamericano de Psicologia Clínica e da Saúde, Guarujá, p. 335-335, 2001.

3.
AUSEC, Humberto Oliveira2001AUSEC, Humberto Oliveira. Diagnóstico e Intervenção em Crianças Encaminhadas com Queixa de Dificuldade de Aprendizagem. Boletim Informativo de Psicologia Escolar, Londrina-Pr, p. 31-31, 2001.

4.
AUSEC, Humberto Oliveira2000AUSEC, Humberto Oliveira. A Representação Social do Ficar em um Grupo de Adolescentes. Anais do 8º Simpósio de Estudantes da Unifil, Londrina-Pr, p. 66-66, 2000.

5.
AUSEC, Humberto Oliveira2000AUSEC, Humberto Oliveira. Nomeação de Figuras Abstratas por Estudantes Universitários. Anais do IX Encontro Anual de Iniciação Científica, Londrina-Pr, p. 365-366, 2000.

6.
AUSEC, Humberto Oliveira2000AUSEC, Humberto Oliveira. A Representação Social do Ficar em um Grupo de Adolescentes. Anais do 8º Simpósio de Estudantes da Unifil, Londrina-Pr, p. 66-66, 2000.

7.
AUSEC, Humberto Oliveira2000AUSEC, Humberto Oliveira. Nomeação de Figuras Abstratas por Estudantes Universitários. Anais do IX Encontro Anual de Iniciação Científica, Londrina-Pr, p. 365-366, 2000.

8.
AUSEC, Humberto Oliveira1999AUSEC, Humberto Oliveira. Discriminação Contextual de Diferentes Usos das Palavras-Número: Estratégias de Discriminação em um Teste de Correlação. Anais do II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, Londrina, p. 365-365, 1999.

9.
AUSEC, Humberto Oliveira1999AUSEC, Humberto Oliveira. Discriminação Contextual dos Significados das Palavras-Número: Implicações para o Ensino da Matemática. Anais do II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, LOndrina, p. 364-364, 1999.

10.
AUSEC, Humberto Oliveira1999AUSEC, Humberto Oliveira. A Posição da Incógnita em Problemas Aritméticos: Dificuldades e Facilidades Produzidas pela Forma de Apresentação da Incógnita. Anais do II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, Londrina, p. 328-328, 1999.

11.
AUSEC, Humberto Oliveira1999AUSEC, Humberto Oliveira. Efeitos da Ampliação da Rede Relacional na Recordação de Eventos. Anais do VIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportament, São Paulo capital, 1999.

12.
AUSEC, Humberto Oliveira1999AUSEC, Humberto Oliveira. A Representação Social do Ficar em um Grupo de Adolescentes. Anais do I Encontro Paranaense de Psicologia Social, Londrina-Pr, p. 98-98, 1999.

13.
AUSEC, Humberto Oliveira1999AUSEC, Humberto Oliveira. Nomeação de Figuras Abstratas por Estudantes Universitários. Anais do V Simósio de Psicobiologia e II Simpósio de Psicologia da Uel, Londrina-Pr, p. 29-29, 1999.

14.
AUSEC, Humberto Oliveira1999AUSEC, Humberto Oliveira. A Posição da Incógnita em Problemas Aritméticos: Dificuldades e Facilidades Produzidas Pela Forma de Apresentação dos Problemas. V Simpósio de Psicobiologia e II Simpósio de Psicologia da Uel, Londrina-Pr, p. 30-30, 1999.

15.
AUSEC, Humberto Oliveira1999AUSEC, Humberto Oliveira. Discriminação Contextual de Diferentes Usos das Palavras-Número: Estratégias de Discriminação em um Teste de Correlação. V Simpósio de Psicobiologia e II Simpósio de Psicologia da Uel, Londrina-Pr, p. 31-31, 1999.

16.
AUSEC, Humberto Oliveira1999AUSEC, Humberto Oliveira. Discriminação Contextual dos Diferentes Usos das Palavras-Número: Implicações para o Ensino da Matemática. Anais do V Simpósio de Psicobiologia e II Simpósio de Psicologia da Uel, Londrina-Pr, p. 66-66, 1999.

17.
AUSEC, Humberto Oliveira1999AUSEC, Humberto Oliveira. Efeitos da Valeriana Officinalis Sobre o Comportamento Exploratório de Ratos Separados Socialmente Testados num Labirinto em Cruz Elevado. Anais do V Simpósio de Psicobiologia e II Simpósio de Psicologia da Uel, Londrina-Pr, p. 82-82, 1999.

18.
AUSEC, Humberto Oliveira1999AUSEC, Humberto Oliveira. Discriminação Contextual de Diferentes Usos das Palavras-Número: Estratégias de Discriminação em um Teste de Correlação. Anais do II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, Londrina, p. 365-365, 1999.

19.
AUSEC, Humberto Oliveira1999AUSEC, Humberto Oliveira. Discriminação Contextual dos Significados das Palavras-Número: Implicações para o Ensino da Matemática. Anais do II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, LOndrina, p. 364-364, 1999.

20.
AUSEC, Humberto Oliveira1999AUSEC, Humberto Oliveira. A Posição da Incógnita em Problemas Aritméticos: Dificuldades e Facilidades Produzidas pela Forma de Apresentação da Incógnita. Anais do II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, Londrina, p. 328-328, 1999.

21.
AUSEC, Humberto Oliveira1999AUSEC, Humberto Oliveira. Discriminação Contextual de Diferentes Usos das Palavras-Número: Estratégias de Discriminação em um Teste de Correlação. Anais do VIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, São Paulo capital, 1999.

22.
AUSEC, Humberto Oliveira1999AUSEC, Humberto Oliveira. Efeitos da Ampliação da Rede Relacional na Recordação de Eventos. Anais do VIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportament, São Paulo capital, 1999.

23.
AUSEC, Humberto Oliveira1999AUSEC, Humberto Oliveira. A Representação Social do Ficar em um Grupo de Adolescentes. Anais do I Encontro Paranaense de Psicologia Social, Londrina-Pr, p. 98-98, 1999.

24.
AUSEC, Humberto Oliveira1999AUSEC, Humberto Oliveira. Nomeação de Figuras Abstratas por Estudantes Universitários. Anais do V Simósio de Psicobiologia e II Simpósio de Psicologia da Uel, Londrina-Pr, p. 29-29, 1999.

25.
AUSEC, Humberto Oliveira1999AUSEC, Humberto Oliveira. A Posição da Incógnita em Problemas Aritméticos: Dificuldades e Facilidades Produzidas Pela Forma de Apresentação dos Problemas. V Simpósio de Psicobiologia e II Simpósio de Psicologia da Uel, Londrina-Pr, p. 30-30, 1999.

26.
AUSEC, Humberto Oliveira1999AUSEC, Humberto Oliveira. Discriminação Contextual de Diferentes Usos das Palavras-Número: Estratégias de Discriminação em um Teste de Correlação. V Simpósio de Psicobiologia e II Simpósio de Psicologia da Uel, Londrina-Pr, p. 31-31, 1999.

27.
AUSEC, Humberto Oliveira1999AUSEC, Humberto Oliveira. Discriminação Contextual dos Diferentes Usos das Palavras-Número: Implicações para o Ensino da Matemática. Anais do V Simpósio de Psicobiologia e II Simpósio de Psicologia da Uel, Londrina-Pr, p. 66-66, 1999.

28.
AUSEC, Humberto Oliveira1999AUSEC, Humberto Oliveira. Efeitos da Valeriana Officinalis Sobre o Comportamento Exploratório de Ratos Separados Socialmente Testados num Labirinto em Cruz Elevado. Anais do V Simpósio de Psicobiologia e II Simpósio de Psicologia da Uel, Londrina-Pr, p. 82-82, 1999.

29.
AUSEC, Humberto Oliveira1999AUSEC, Humberto Oliveira. Discriminação Contextual de Diferentes Usos das Palavras-Número: Estratégias de Discriminação em um Teste de Correlação. Anais do VIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, São Paulo capital, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
AUSEC, Humberto Oliveira. Mediador do tema: A atuação do Psicólogo na Escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
AUSEC, Humberto Oliveira. Curta-Metragem: A figueira do inferno. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
AUSEC, Humberto Oliveira. A Influência do Pensamento Mágico na Educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
AUSEC, Humberto Oliveira. Loucura e Contexto Social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
AUSEC, Humberto Oliveira. Mediador do Curta o Curta - Análise de curta metragem: Crianças Invisíveis e Ilha das Flores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso de psicologia e Análise do comportamento: novos rumos para pesquisa e intervenção. 2012. (Congresso).

2.
V Encontro Maringaense de Análise do Comportamento. 2012. (Encontro).

3.
IV Encontro Maringaense de Análise do Comportamento e V Encontro Paranaense de Análise do Comportamento. 2011. (Encontro).

4.
Ciclo de debates em Psicologia.Mediador sobre o tema: A Saúde Mental no Trabalho e o trabalho na Saúde Pública. 2010. (Outra).

5.
Ciclo de Debates em Psicologia.Mediador sobre o tema: A Atuação do Psicólogo na Escola. 2010. (Outra).

6.
Debate - A Punição como metodologia de modificação do comportamento: intersecções com a Filosofia Jurídica e Sistema Penal.Debate. 2010. (Outra).

7.
IV Semana de Psicologia.Mediador do Curta-Metragem: O Dia em que Dorival encarou a guarda. 2010. (Outra).

8.
III Semana de Psicologia.Mediador do Curta-Metragem: A Figueira do Inferno. 2009. (Outra).

9.
I Encontro em Artes e Literatura.Cine-Arte - Escritores da Liberdade. 2008. (Encontro).

10.
II Semana de Psicologia.Debatedor e Mediador dos Curtas-Metragens: O Sanduíche, Ilha das Flores e Manual para Atropelar Cachorro. 2008. (Outra).

11.
III Semana Cultural - Mario Quintana.Cine-Arte - O Poder de um Jovem. 2007. (Outra).

12.
I Semana de Psicologia - A Psicologia em foco: Abordagens e Perpectivas.Curta o Curta - Análise de curta-metragem: Crianças Invisíveis e Ilha das Flores. 2007. (Outra).

13.
.Avaliação da Discriminação Contextual dos Significados das Palavras-Número: Um Estudo com Alunos de 5ª e 6ª Séries. 2001. (Simpósio).

14.
.Avaliação da Discriminação Contextual dos Significados das Palavras-Número: Um Estudo com Alunos de 5ª e 6ª Séries. 2001. (Simpósio).

15.
.Avaliação da Discriminação Contextual dos Significados das Palavras-Número: Um Estudo com Alunos de 5ª e 6ª Séries. 2001. (Simpósio).

16.
I Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação dos Programas das IES Públicas do Paraná.Avaliação da Discriminação Contextual dos Significados das Palavras-Número: Um Estudo com Alunos de 5ª e 6ª Séries. 2001. (Simpósio).

17.
.A Representação Social do Ficar para um Grupo de Adolescentes. 2000. (Simpósio).

18.
.A Representação Social do Ficar para um Grupo de Adolescentes. 2000. (Simpósio).

19.
.A Representação Social do Ficar para um Grupo de Adolescentes. 2000. (Simpósio).

20.
.Nomeação de Figuras Abstratas por Estudantes Universitários. 2000. (Encontro).

21.
.Projeto União: Programa de Inserção Social da Criança Pobre e Prevenção à Delinqüência. 2000. (Encontro).

22.
.Projeto União: Programa de Inserção Social da Criança Pobre e Prevenção à Delinqüência. 2000. (Encontro).

23.
.Efeito da Ampliação da Rede Relacional na Recordação de Eventos. 2000. (Encontro).

24.
.Efeitos da Valeriana Oficinalis sobre o comportamento exploratório de ratos separados socialmente testados num labirinto em cruz elevado. 2000. (Encontro).

25.
.Efeitos da Valeriana Oficinalis sobre o comportamento exploratório de ratos separados socialmente testados num labirinto em cruz elevado. 2000. (Encontro).

26.
.Nomeação de Figuras Abstratas por Estudantes Universitários. 2000. (Encontro).

27.
.Efeito da Ampliação da Rede Relacional na Recordação de Eventos. 2000. (Encontro).

28.
.Nomeação de Figuras Abstratas por Estudantes Universitários. 2000. (Encontro).

29.
.A Representação Social do Ficar para um Grupo de Adolescentes. 2000. (Encontro).

30.
.A Representação Social do Ficar para um Grupo de Adolescentes. 2000. (Encontro).

31.
.Projeto União: Programa de Inserção Social da Criança Pobre e Prevenção à Delinqüência. 2000. (Encontro).

32.
.Efeitos da Valeriana Oficinalis sobre o comportamento exploratório de ratos separados socialmente testados num labirinto em cruz elevado. 2000. (Encontro).

33.
.A Representação Social do Ficar para um Grupo de Adolescentes. 2000. (Encontro).

34.
.Efeito da Ampliação da Rede Relacional na Recordação de Eventos. 2000. (Encontro).

35.
8º Simpósio de Estudantes do CESULON.A Representação Social do Ficar para um Grupo de Adolescentes. 2000. (Simpósio).

36.
II Encontro Interno de Psicobiologia.Efeitos da Valeriana Oficinalis sobre o comportamento exploratório de ratos separados socialmente testados num labirinto em cruz elevado. 2000. (Encontro).

37.
IX Encontro Anual de Iniciação científica.Nomeação de Figuras Abstratas por Estudantes Universitários. 2000. (Encontro).

38.
IX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Projeto União: Programa de Inserção Social da Criança Pobre e Prevenção à Delinqüência. 2000. (Encontro).

39.
IX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.A Representação Social do Ficar para um Grupo de Adolescentes. 2000. (Encontro).

40.
IX Encontro de Iniciação Científica.Efeito da Ampliação da Rede Relacional na Recordação de Eventos. 2000. (Encontro).

41.
. Discriminação Contxtual dos Significados das Palavras-Número: Implicações para o Ensino da Matemática. 1999. (Congresso).

42.
. Nomeação de Figuras Abstratas por Estudantes Universitários. 1999. (Congresso).

43.
. Nomeação de Figuras Abstratas por Estudantes Universitários. 1999. (Congresso).

44.
. Discriminação Contxtual dos Significados das Palavras-Número: Implicações para o Ensino da Matemática. 1999. (Congresso).

45.
. Discriminação Contextual de Diferentes Usos das Palavras-Número: Estratégias de Discriminação em um Teste de Correlação. 1999. (Congresso).

46.
. Discriminação Contextual de Diferentes Usos das Palavras-Número: Estratégias de Discriminação em um Teste de Correlação. 1999. (Congresso).

47.
. Nomeação de Figuras Abstratas por Estudantes Universitários. 1999. (Congresso).

48.
. A Posição da Incógnita em Problemas Aritméticos: Dificuldades e Facilidades Produzidas pela Forma de Apresentação dos Problemas. 1999. (Congresso).

49.
. A Posição da Incógnita em Problemas Aritméticos: Dificuldades e Facilidades Produzidas pela Forma de Apresentação dos Problemas. 1999. (Congresso).

50.
. Discriminação Contxtual dos Significados das Palavras-Número: Implicações para o Ensino da Matemática. 1999. (Congresso).

51.
. A Posição da Incógnita em Problemas Aritméticos: Dificuldades e Facilidades Produzidas pela Forma de Apresentação dos Problemas. 1999. (Congresso).

52.
. Discriminação Contextual de Diferentes Usos das Palavras-Número: Estratégias de Discriminação em um Teste de Correlação. 1999. (Congresso).

53.
.A Posição da Incógnita em Problemas Aritméticos: Dificuldades e Facilidades Produzidas Pela Forma de Apresentação dos Problemas. 1999. (Simpósio).

54.
.Efeitos da Valeriana Oficinalis sobre o comportamento exploratório de ratos separados socialmente testados num labirinto em cruz elevado. 1999. (Simpósio).

55.
.Efeitos da Valeriana Oficinalis sobre o comportamento exploratório de ratos separados socialmente testados num labirinto em cruz elevado. 1999. (Simpósio).

56.
.Discriminação Contextual dos Significados das Palavras-Número: Implicações para o ensino da matemática. 1999. (Simpósio).

57.
.Discriminação Contextual de Diferentes Usos das Palavras-Número: Estratégias de Discriminação em um Teste de Correlação. 1999. (Simpósio).

58.
.Efeitos da Valeriana Oficinalis sobre o comportamento exploratório de ratos separados socialmente testados num labirinto em cruz elevado. 1999. (Simpósio).

59.
.Nomeação de Figuras Abstratas por Estudantes Universitários. 1999. (Simpósio).

60.
.Efeitos da Valeriana Oficinalis sobre o comportamento exploratório de ratos separados socialmente testados num labirinto em cruz elevado. 1999. (Simpósio).

61.
.Efeitos da Valeriana Oficinalis sobre o comportamento exploratório de ratos separados socialmente testados num labirinto em cruz elevado. 1999. (Simpósio).

62.
.Nomeação de Figuras Abstratas por Estudantes Universitários. 1999. (Simpósio).

63.
.Efeitos da Valeriana Oficinalis sobre o comportamento exploratório de ratos separados socialmente testados num labirinto em cruz elevado. 1999. (Simpósio).

64.
.A Posição da Incógnita em Problemas Aritméticos: Dificuldades e Facilidades Produzidas Pela Forma de Apresentação dos Problemas. 1999. (Simpósio).

65.
.Nomeação de Figuras Abstratas por Estudantes Universitários. 1999. (Simpósio).

66.
.Discriminação Contextual dos Significados das Palavras-Número: Implicações para o ensino da matemática. 1999. (Simpósio).

67.
.A Posição da Incógnita em Problemas Aritméticos: Dificuldades e Facilidades Produzidas Pela Forma de Apresentação dos Problemas. 1999. (Simpósio).

68.
.Discriminação Contextual de Diferentes Usos das Palavras-Número: Estratégias de Discriminação em um Teste de Correlação. 1999. (Simpósio).

69.
.Discriminação Contextual dos Significados das Palavras-Número: Implicações para o ensino da matemática. 1999. (Simpósio).

70.
.Discriminação Contextual de Diferentes Usos das Palavras-Número: Estratégias de Discriminação em um Teste de Correlação. 1999. (Simpósio).

71.
.Discriminação Contextual de Diferentes Usos das Palavras-Número: Estratégias de Discriminação em um Teste de Correlação. 1999. (Encontro).

72.
.A Representação Social do Ficar em umGrupo de Adolescentes. 1999. (Encontro).

73.
.Efeito da Ampliação da Rede Relacional na Recordação de Eventos. 1999. (Encontro).

74.
.Discriminação Contextual de Diferentes Usos das Palavras-Número: Estratégias de Discriminação em um Teste de Correlação. 1999. (Encontro).

75.
.A Representação Social do Ficar em umGrupo de Adolescentes. 1999. (Encontro).

76.
.A Posição da Incógnita em Problemas Aritméticos: Dificuldades e Facilidades Produzidas pela Forma de Apresentação do Problema. 1999. (Encontro).

77.
.A Posição da Incógnita em Problemas Aritméticos: Dificuldades e Facilidades Produzidas pela Forma de Apresentação do Problema. 1999. (Encontro).

78.
.Discriminação Contextual de Diferentes Usos das Palavras-Número: Estratégias de Discriminação em um Teste de Correlação. 1999. (Encontro).

79.
.A Representação Social do Ficar em umGrupo de Adolescentes. 1999. (Encontro).

80.
.Efeito da Ampliação da Rede Relacional na Recordação de Eventos. 1999. (Encontro).

81.
.Efeito da Ampliação da Rede Relacional na Recordação de Eventos. 1999. (Encontro).

82.
.Efeito da Ampliação da Rede Relacional na Recordação de Eventos. 1999. (Outra).

83.
.Discriminação Contextual dos Significados das Palavras-Número: Implicações para o Ensino da Matemática. 1999. (Outra).

84.
.Efeito da Ampliação da Rede Relacional da Recordação de Eventos. 1999. (Outra).

85.
.A Posição da Incógnita em Problemas Aritméticos: Dificuldades e Facilidades Produzidas pela Forma de Apresentação dos Problemas. 1999. (Outra).

86.
.A Posição da Incógnita em Problemas Aritmétics: Dificuldades e Facildades Produzidas pela Forma de Apresentação dos Problemas. 1999. (Outra).

87.
.Discriminação Contextual dos Significados das Palavras-Número: Implicações para o Ensino da Matemática. 1999. (Outra).

88.
.Discriminação Contextual de Diferentes Usos das Palavras-Nímero: Estratégias de Discriminação em um Teste de Correlação. 1999. (Outra).

89.
.Discriminação Contextual de Diferentes Usos das Palavras-Nímero: Estratégias de Discriminação em um Teste de Correlação. 1999. (Outra).

90.
.Discriminação Contextual dos Significados das Palavras-Número: Implicações para o Ensino da Matemática. 1999. (Outra).

91.
.Efeito da Ampliação da Rede Relacional na Recordação de Eventos. 1999. (Outra).

92.
.Efeito da Ampliação da Rede Relacional da Recordação de Eventos. 1999. (Outra).

93.
.Efeito da Ampliação da Rede Relacional na Recordação de Eventos. 1999. (Outra).

94.
.Efeito da Ampliação da Rede Relacional da Recordação de Eventos. 1999. (Outra).

95.
.A Posição da Incógnita em Problemas Aritméticos: Dificuldades e Facilidades Produzidas pela Forma de Apresentação dos Problemas. 1999. (Outra).

96.
.A Posição da Incógnita em Problemas Aritmétics: Dificuldades e Facildades Produzidas pela Forma de Apresentação dos Problemas. 1999. (Outra).

97.
.A Posição da Incógnita em Problemas Aritmétics: Dificuldades e Facildades Produzidas pela Forma de Apresentação dos Problemas. 1999. (Outra).

98.
.Discriminação Contextual de Diferentes Usos das Palavras-Nímero: Estratégias de Discriminação em um Teste de Correlação. 1999. (Outra).

99.
.A Posição da Incógnita em Problemas Aritméticos: Dificuldades e Facilidades Produzidas pela Forma de Apresentação dos Problemas. 1999. (Outra).

100.
7º Simpósio de estudantes do Cesulon.Efeitos da Valeriana Oficinalis sobre o comportamento exploratório de ratos separados socialmente testados num labirinto em cruz elevado. 1999. (Simpósio).

101.
I Encontro Paranaense de Psicologia Social.A Representação Social do Ficar em umGrupo de Adolescentes. 1999. (Encontro).

102.
II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Discriminação Contextual de Diferentes Usos das Palavras-Número: Estratégias de Discriminação em um Teste de Correlação. 1999. (Congresso).

103.
II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Discriminação Contxtual dos Significados das Palavras-Número: Implicações para o Ensino da Matemática. 1999. (Congresso).

104.
II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. A Posição da Incógnita em Problemas Aritméticos: Dificuldades e Facilidades Produzidas pela Forma de Apresentação dos Problemas. 1999. (Congresso).

105.
III Jornada de Psicologia Internacional. 1999. (Outra).

106.
III Jornada de Psicologia Internacional.Discriminação Contextual de Diferentes Usos das Palavras-Nímero: Estratégias de Discriminação em um Teste de Correlação. 1999. (Outra).

107.
III JOrnada de Psicologia Internacional.A Posição da Incógnita em Problemas Aritméticos: Dificuldades e Facilidades Produzidas pela Forma de Apresentação dos Problemas. 1999. (Outra).

108.
VIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Discriminação Contextual de Diferentes Usos das Palavras-Número: Estratégias de Discriminação em um Teste de Correlação. 1999. (Encontro).

109.
VIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.A Posição da Incógnita em Problemas Aritméticos: Dificuldades e Facilidades Produzidas pela Forma de Apresentação do Problema. 1999. (Encontro).

110.
VIIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Efeito da Ampliação da Rede Relacional na Recordação de Eventos. 1999. (Encontro).

111.
V Simpósio de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e II Simpósio de Psicologia da UEL.A Posição da Incógnita em Problemas Aritméticos: Dificuldades e Facilidades Produzidas Pela Forma de Apresentação dos Problemas. 1999. (Simpósio).

112.
V Simpósio interno de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e II Simpósio de Psicologia da UEL.Discriminação Contextual dos Significados das Palavras-Número: Implicações para o ensino da matemática. 1999. (Simpósio).

113.
V Simpósio Interno de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e II Simpósio de Psicologia da UEL.Nomeação de Figuras Abstratas por Estudantes Universitários. 1999. (Simpósio).

114.
V Simpósio Interno de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e II Simpósio de Psicologia da UEL.Efeitos da Valeriana Oficinalis sobre o comportamento exploratório de ratos separados socialmente testados num labirinto em cruz elevado. 1999. (Simpósio).

115.
V Simpósio Interno de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e II Simpósio de Psicologia da UEL.Discriminação Contextual de Diferentes Usos das Palavras-Número: Estratégias de Discriminação em um Teste de Correlação. 1999. (Simpósio).

116.
XXIX Reunião Anual de Psicologia. Nomeação de Figuras Abstratas por Estudantes Universitários. 1999. (Congresso).

117.
XXIX Reunião Anual de Psicologia.A Posição da Incógnita em Problemas Aritmétics: Dificuldades e Facildades Produzidas pela Forma de Apresentação dos Problemas. 1999. (Outra).

118.
XXIX Reunião Anual de Psicologia.Discriminação Contextual dos Significados das Palavras-Número: Implicações para o Ensino da Matemática. 1999. (Outra).

119.
XXIX Reunião Anual de Psicologia.Efeito da Ampliação da Rede Relacional na Recordação de Eventos. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AUSEC, Humberto Oliveira. III Ciclo de Debates e I Simpósio de Psicologia. 2012. (Outro).

2.
AUSEC, Humberto Oliveira. VI Semana de Psicologia - O Papel da Psicologia na Atenção Psicossocial. 2012. (Outro).

3.
AUSEC, Humberto Oliveira. Conferência: Panorama Geral do Campo de Estudos de Gênero e Sexualidade. 2010. (Outro).

4.
AUSEC, Humberto Oliveira. IV Semana de Psicologia. 2010. (Outro).

5.
AUSEC, Humberto Oliveira. Coordenador do Ciclo de Debates em Psicologia: A Atuação do Psicólogo. 2010. (Outro).

6.
AUSEC, Humberto Oliveira. Coordenador - III Semana de Psicologia: A Produção do Conhecimento em Psicologia. 2009. (Outro).

7.
AUSEC, Humberto Oliveira. ll Ciclo de Estudos - O Contexto Social no Século XXl. 2009. (Outro).

8.
AUSEC, Humberto Oliveira. ll Semana de Psicologia - A Psicologia na Perpectiva Interdisciplinar. 2008. (Outro).

9.
AUSEC, Humberto Oliveira. l Semana de Psicologia. 2007. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 3:24:04