Fabiana Curtopassi Pioker-Hara

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  • Última atualização do currículo em 13/09/2018


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Ecologia pela Universidade de São Paulo (2011). Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, com ênfase em biologia e ecologia de abelhas sem ferrão. Desde 2010, é educadora na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, junto ao curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Orientadora plena do Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências da Terra da UNICAMP. Atua principalmente na aproximação das relações universidade-escola, através dos estágios obrigatórios da licenciatura e na elaboração de estudos e materiais didáticos relacionados ao ensino de ciências. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabiana Curtopassi Pioker-Hara
Nome em citações bibliográficas
PIOKER, F. C.;Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C.;Pioker, Fabiana Curtopassi;Pioker, FC;Fabiana C Pioker;Pioker-Hara, Fabiana;Pioker-Hara, Fabiana Curtopassi;Pioker-Hara, Fabiana C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades.
Rua Arlindo Béttio, 1000
Ermelino Matarazzo
03828-000 - Sao Paulo, SP - Brasil
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Ecologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Determinantes da densidade e distribuição de ninhos e diversidade de espécies de meliponíneos (Apidae, Meliponini) em áreas de cerrado de Itirapina, SP, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Astrid de Matos Peixoto Kleinert.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: abelhas; meliponini; ecologia; cerrado; Apoidea.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia evolutiva e comportamental.
2003 - 2005
Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Reação à luz em diferentes estágios ontogenéticos do opilião cavernícola Goniosoma spelaeum (Opiliones, Gonyleptidae),Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Pedro Gnaspini Netto.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
1997 - 2001
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: o possível papel da enzima arginase de Leishmania amazonensis.
Orientador: lucile maria floeter-winter.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
CURSO INTERNACIONAL DE CAMPO SOBRE POLINIZAÇÃO. (Carga horária: 200h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2004 - 2004
Curso Básico de Vigilância Ambiental em Saúde. (Carga horária: 120h).
Ministério da Saúde, MS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Ensino - pós graduação, Enquadramento Funcional: Programa de Ensino e História das CT
Outras informações
Disciplina ministrada - disciplina de inverno: Tópicos especiais em ensino e história das ciências da Terra: Geobioconservação para o ensino www.fpioker.wix.com/geobio Disciplina ministrada - disciplina de verão Organização da pesquisa e redação acadêmica

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pós Graduação
Outras informações
Credenciada no Mestrado e Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra

Atividades

05/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pós Graduação em Ensino e História as Ciências da Terra, .

02/2017 - 02/2017
Ensino, Ensino e História de Ciências da Terra, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Organização da pesquisa e redação acadêmica
12/2014 - 12/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Pós Graduação em Ensino e História as Ciências da Terra, .

07/2015 - 07/2015
Ensino, Ensino e História de Ciências da Terra, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Geobioconservação para o ensino

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 40
Outras informações
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pós-graduanda, Carga horária: 4
Outras informações
Participação no Grupo de Pesquisa "Ecologia Evolutiva e Comportamental" O grupo de Ecologia Evolutiva e Comportamental foca a ecologia, o comportamento e a evolução de artrópodos sociais e não sociais. No que tange insetos sociais, as linhas de pesquisa abrangem os tópicos a seguir: conflitos sociais existentes entre rainhas e operárias, entre rainhas e na produção de sexuados, estudados através de várias metodologias - trabalhos comparativos, experimentos, análises moleculares (caracterização de populações com DNA mitocondrial e estudos de parentesco com microssatélites de DNA); divisão de trabalho entre operárias e entre reprodutivos de colônias poligínicas; atividade de forrageamento; levantamentos de abelhas nas flores realizados em vários tipos de ecossistemas; utilização de meliponíneos na polinização de culturas; desenvolvimento de técnicas para criação de meliponíneos. Estudos de biodiversidade e fragmentação de habitats têm sido desenvolvidos para insetos sociais e artrópodos não sociais. Estudos de ciclos vitais, seleção sexual e comportamento têm sido desenvolvidos para artrópodos não sociais. As linhas de pesquisa implementadas por este grupo de pesquisa têm sido desenvolvidas em outras universidades lationoamericanas, a partir de nossas publicações. A cooperação internacional com equipes de importância no cenário especializado também refletem a excelência do grupo. http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0067205JCC6PLD

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária PAE, Carga horária: 6
Outras informações
Estagiária do Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino junto à disciplina Diversidade Zoológica do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza - EACH/USP

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: iniciação científica, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Monitora Voluntária, Enquadramento Funcional: monitora, Carga horária: 8
Outras informações
Monitora voluntária da disciplina Invertebrados II para o curso de Ciências Biológicas

Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: bolsista iniciação científica, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Artes, Ciências e Humanidades, .

01/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Artes, Ciências e Humanidades, .

03/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Biociências, .

02/2017 - 02/2017
Extensão universitária , Escola de Artes, Ciências e Humanidades, .

Atividade de extensão realizada
Curso de extensão: Organização da pesquisa e redação acadêmica.
07/2000 - 07/2000
Extensão universitária , Instituto de Ciências Biomédicas, .

Atividade de extensão realizada
Participação na organização e aplicação de aulas no curso "Biologia molecular básica", voltado a universitários de diversas instituições.

Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: biólogo efetivo, Carga horária: 40
Outras informações
Bióloga, Vigilância Ambiental em Saúde, Supervisão de Saúde do Ipiranga

Atividades

01/2006 - 03/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação de Saúde Sudeste, Supervisão de Vigilância em Saúde do Ipiranga, .

Cargo ou função
membro da equipe de força-tarefa no controle da dengue.
04/2003 - 03/2007
Serviços técnicos especializados , Coordenação de Saúde Sudeste, Supervisão de Vigilância em Saúde do Ipiranga, .

Serviço realizado
Vigilância e controle de animais sinantrópicos - culicídeos, roedores e outros. Treinamento e Gerenciamento de equipes. Educação comunitária. Manejo ambiental de pragas urbanas..

Clínica de Psicopedagogia Dr. Herval Flores, CPHF, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 25

Atividades

08/2001 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
química e biologia para adolescentes com dificuldades de aprendizado
08/2001 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
ciências e matemática para crianças com dificuldades de aprendizado


Linhas de pesquisa


1.
A evolução biológica e o ensino de ciências e biologia: da formação de professores à prática docente
2.
Ecologia Evolutiva e Comportamental
3.
Identidades docentes e culturas profissionais
4.
Interfaces entre Escolas e Organizações da Sociedade Civil nas propostas de Educação Ambiental
5.
Aproximações entre as geociências e as ciências biológicas como instrumentos para o ensino de evolução: o tempo geológico e o registro fóssil na sala de aula


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Efeito da sazonalidade, poluição atmosférica e geoquímica do solo na produção de metabólitos secundários em folhas de Eugenia uniflora
Descrição: Descrição: Os avanços tecnológicos e industriais afetaram significativamente a vida e o comportamento da população mundial. Proporcionou uma melhor qualidade de vida, principalmente o acesso para a obtenção dos alimentos, o números de empregos, desenvolvimento de diferentes meios de transporte, minimizando as grandes distâncias entre os locais, o que viabilizou a economia mundial. Por outro lado, nos últimos tempos a sociedade se depara com vários aspectos negativos, dentre eles, os elevados níveis de poluição atmosférica. Sabe-se que a presença de poluentes atmosféricos pode resultar em sensíveis modificações na morfologia, fisiologia, bioquímica ou no crescimento das plantas. A variação da concentração de metabólitos secundários em plantas pode estar relacionada com o ritmo circardiano, umidade, composição do ar atmosférico, presença de patógenos ou herbívoros, altitude, radiação ultravioleta e visível, índice pluviométrico, temperatura, idade da planta, disponibilidade de nutrientes e poluição ambiental. Eugenia uniflora L., popularmente conhecida como "pitanga", refere-se a uma espécie extremamente adaptada a ambientes urbanos e altamente contaminados por poluentes aéreos e estudos mostram que indivíduos ocorrentes em centros urbanos e rurais respondem diferentemente aos efeitos da poluição com relação à suas características anatômicas, mostrando que esta se trata de uma espécie bioindicadora da qualidade do ar. Neste sentindo, um estudo comparativo do teor dos flavonoides em extratos polares e dos óleos essenciais das folhas de espécimenes de E. uniflora ocorrentes em na região metropolitana de São Paulo e outras em regiões rurais do município de Mogi das Cruzes -SP, em diferentes épocas do ano, associados ao teor de metais pesados nas folhas, qualidade do solo em que estas ocorrem e bem como a presença de poluentes atmosféricos, pode permitir uma melhor compreensão da contribuição de cada uma destas variáveis na produção dos metabólitos secundários.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fabiana Curtopassi Pioker-Hara - Integrante / Rosely Aparecida Ligori Imbernon - Integrante / Miriam Sannomiya - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
Aproximações entre as geociências e as ciências biológicas como instrumentos para o ensino de evolução: o tempo geológico e o registro fóssil na sala de aula
Descrição: A teoria evolutiva é considerada o eixo central da biologia, explicando tanto fenômenos biológicos recentes (microevolução) como a origem e diversidade da biota (macroevolução). O ensino da evolução, porém, encontra inúmeros obstáculos, sendo considerado complexo e polêmico por muitos professores, principalmente no que se refere aos aspectos macroevolutivos. Dentre os conceitos considerados problemáticos para o ensino de evolução estão a noção de tempo geológico e os processos geológicos que modificaram a paisagem e o clima ao longo desse tempo. O objetivo deste projeto é analisar como a aproximação de conceitos de geociências nas aulas de ciências e biologias, particularmente aqueles relacionados ao tempo geológico e ao registro fóssil, contribuem para o ensino de evolução, através da investigação das seguintes questões de pesquisa: 1) Quais são os obstáculos epistemológicos para a compreensão do conceito de tempo geológico e das transformações sofridas pelo planeta ao longo das eras por estudantes e professores do ensino fundamental e médio? 2) Que fatores sociais e cognitivos influenciam o entendimento do tempo geológico por tais atores? 3) Qual a relação atribuída pelos estudantes e professores entre registro fóssil, tempo geológico e evolução? e 4) Como a introdução de elementos de geociências e paleontologia nas aulas de ciências e biologia contribui para o entendimento do processo evolutivo? Seguem-se os pressupostos teóricos de perfil conceitual de Mortimer e análise de mapas conceituais como norteadores do processo de coleta e análise de dados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Fabiana Curtopassi Pioker-Hara - Coordenador.Número de orientações: 3
2014 - 2016
Interfaces entre Escolas e Organizações da Sociedade Civil nas propostas de Educação Ambiental
Descrição: Esta linha de pesquisa tem por objetivo estudar as interfaces entre as Organizações da Sociedade Civil e as escolas nas propostas de educação ambiental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Fabiana Curtopassi Pioker-Hara - Coordenador.
2011 - 2017
Identidades docentes e culturas profissionais
Descrição: O grupo de pesquisa ?Identidades docentes e culturas profissionais? constitui uma iniciativa multidisciplinar de pesquisadoras de variada formação acadêmica, que atuam em processos de formação docente, com a finalidade de estudar processos de (re)construção de identidades docentes que ocorrem durante os cursos de formação inicial de professores e professoras ou ao longo de sua atividade profissional, em diversos níveis de ensino. A proposta do grupo se insere na área de estudos culturais e também busca investigar, na atualidade ou em outros momentos históricos e sociais brasileiros, como esses processos identitários se conectam a formas de produção e de circulação de culturas profissionais nas instituições escolares e na sociedade mais ampla. O grupo busca divulgar sua produção em eventos científicos nacionais e internacionais e em periódicos da área interdisciplinar e da educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2017
A evolução biológica e o ensino de ciências e biologia: da formação de professores à prática docente
Descrição: O tema evolução é tratado muitas vezes nas escolas de forma desconexa com os demais conteúdos de zoologia e considerado complexo e polêmico pelos professores. Por outro lado, a evolução pode ser considerada hoje um dos principais paradigmas da biologia, permitindo a integração e a compreensão dos fenômenos biológicos. Para que a evolução passe de um conteúdo isolado para um eixo norteador do aprendizado de biologia, faz-se necessário que os professores se apropriem do conhecimento. Uma das formas de se conseguir isso é formando novos professores com uma compreensão não apenas do funcionamento da evolução, mas de sua importância para a integralização dos conteúdos de biologia. Outra forma é trabalhando o tema evolução com professores já atuantes, auxiliando-os a romper com o medo de lidar com a questão e promovendo novas formas de se trabalhar o tema. O objetivo deste projeto é atuar nas duas frentes: primeiro, compreendendo como os conhecimentos de evolução e as concepções sobre o seu papel no ensino de biologia estão sendo dados nos cursos de formação de professores de ciências e biologia. Em segundo, atuando junto à escola básica, através da análise de materiais didáticos como livros-texto e da elaboração e aplicação de recursos didáticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Fabiana Curtopassi Pioker-Hara - Coordenador / Elen Cristina Faht - Integrante / Fernando Carbayo Baz - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2004 - 2007
Vigilância acarológica da febre maculosa brasileira na Subprefeitura do Ipiranga
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2007
Monitoramento e controle do escorpião 'Tityus serrulatus' nos bueiros e galerias de esgoto da Subprefeitura do Ipiranga
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fabiana Curtopassi Pioker-Hara - Coordenador / Itami, D. M. - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2013 - Atual
Teatro e Ensino de Ciências
Descrição: Projeto de divulgação e educação não formal do ensino de Ciências da Natureza através da adaptação do texto ?Cinco pedrinhas saem em aventura? de autoria das Profªs Maria Cristina Motta de Toledo e Rosely Aparecida Imbernon, bem como outras produções literárias relacionadas ao tema. Elaboramos uma peça de teatro de bonecos que aborda de forma lúdica as transformações que o Sistema Terra está sujeito frente não só às mudanças inerentes aos acontecimentos que independem da interferência humana, mas também das transformações inseridas pela humanidade e que afetam a dinâmica da Natureza. Na fase atual, o texto da peça e os bonecos estão sendo utilizados na produção de uma animação tipo "stop motion", que será disponibilizada de forma gratuita posteriormente, e foram cofeccionados kits didáticos com amostras dos minerais da peça, que serão doados às escolas participantes. Pretendemos com esse projeto propiciar a reflexão acerca do conhecimento geológico junto a educadores e divulgar, nas escolas da Zona Leste, conhecimentos científicos através do potencial cultural da linguagem teatral..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: REVISTA TERRAE DIDATICA
2015 - Atual
Periódico: JOURNAL OF INSECT CONSERVATION


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia evolutiva e comportamental.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ensino de ciências.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Italiano
Compreende PoucoLê Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2004
Menção Honrosa, Sociedade Brasileira de Saúde Pública.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAZETTA, V.2018CAZETTA, V. ; DOMINGUEZ, C. R. C. ; Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C. ; Cubero, J. . E-ducar o olho e o olhar: narrativas audiovisuais, contextos escolares e estágios curriculares supervisionados. EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 44, p. 1-21, 2018.

2.
NUNES, L. H. M. N.2018 NUNES, L. H. M. N. ; Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C. . Detetive paleontológico: o destino dos fósseis de plantas do Geopark Araripe como ferramenta para o ensino das Geociências. REVISTA TERRAE DIDATICA, v. 14, p. 5-14, 2018.

3.
DOMINGUEZ, CELI RODRIGUES CHAVES2015DOMINGUEZ, CELI RODRIGUES CHAVES ; VIVIANI, LUCIANA MARIA ; CAZETTA, VALÉRIA ; GURIDI, VERÓNICA MARCELA ; FAHT, ELEN CRISTINA ; Pioker, Fabiana Curtopassi ; CUBERO, JOSELY . Professional choices and teacher identities in the Science Teacher Education Program at EACH/USP. CULTURAL STUDIES OF SCIENCE EDUCATION (ON LINE), v. 10, p. 20, 2015.

4.
SANTIAGO, LEANDRO RODRIGUES2014SANTIAGO, LEANDRO RODRIGUES ; Pioker-Hara, Fabiana Curtopassi ; FRANCISCO, FLÁVIO DE OLIVEIRA ; BRITO, RUTE MAGALHÃES ; GONÇALVES, PAULO HENRIQUE PEREIRA ; DOMINGUES-YAMADA, ALAYNE MAGALHÃES TRINDADE ; ARIAS, MARIA CRISTINA . Isolation and characterization of ten microsatellite loci in stingless bee Trigona spinipes (Apidae: Meliponini). Entomological Science (Tokyo), v. 1, p. n/a-n/a, 2014.

5.
JAFFÉ, RODOLFO2014JAFFÉ, RODOLFO ; Pioker-Hara, Fabiana C. ; SANTOS, CHARLES F. ; SANTIAGO, LEANDRO R. ; ALVES, DENISE A. ; M. P. KLEINERT, ASTRID ; FRANCOY, TIAGO M. ; ARIAS, MARIA C. ; IMPERATRIZ-FONSECA, VERA L. . Monogamy in large bee societies: a stingless paradox. Naturwissenschaften, v. 101, p. 261-264, 2014.

6.
Pioker-Hara, Fabiana C.2014 Pioker-Hara, Fabiana C.; DRUMMOND, M. S. ; KLEINERT, A. M. P. . The Influence of the Loss of Brazilian Savanna Vegetation on the Occurrence of Stingless Bees Nests (Hymenoptera: Apidae: Meliponini). Sociobiology, v. 61, p. 393-400, 2014.

7.
FRANCISCO, FLÁVIO2013FRANCISCO, FLÁVIO ; DOMINGUES-YAMADA, ALAYNE ; GONÇALVES, PAULO HENRIQUE ; BRITO, RUTE ; Pioker-Hara, Fabiana ; MATEUS, SIDNEI ; ARIAS, MARIA CRISTINA . Characterization of microsatellite loci for the stingless bee Scaura latitarsis (Hymenoptera, Apidae, Meliponini). Journal of Hymenoptera Research, v. 30, p. 7-11, 2013.

8.
Francisco, F. O.2011Francisco, F. O. ; Brito, R. M. ; Santiago, L. R. ; Gonçalves, P. H. P. ; Pioker, F. C. ; Domingues-Yamada, A. M. T. ; Arias, M. C. . Isolation and characterization of 15 microsatellite loci in the stingless bee Plebeia remota (Apidae: Meliponini). Conservation Genetics Resources (Print), v. 3, p. 417-419, 2011.

9.
GONçALVES, PAULO HENRIQUE PEREIRA2011GONçALVES, PAULO HENRIQUE PEREIRA ; Pioker, Fabiana Curtopassi ; ARIAS, MARIA CRISTINA ; BRITO, RUTE MAGALHãES ; SOARES, ADEMILSON ESPENCER EGEA ; DOMINGUES-YAMADA, ALAYNE MAGALHãES TRINDADE ; OLIVEIRA FRANCISCO, FLáVIO . A scientific note on the isolation and characterization of microsatellite loci of Frieseomelitta varia (Hymenoptera, Apidae, Meliponini). Apidologie (Celle), v. 42, p. 560-563, 2011.

10.
Brito, R. M.2009 Brito, R. M. ; Francisco, F. O. ; Domingues-Yamada, A. M. T. ; Gonçalves, P. H. P. ; PIOKER, F. C. ; Soares, A. E. E. ; Arias, M. C. . Characterization of microsatellite loci of Tetragonisca angustula (Hymenoptera, Apidae, Meliponini). Conservation Genetics Resources (Print), v. 1, p. 183-187, 2009.

11.
Gnaspini, P.2004Gnaspini, P. ; da Dilva, M. B. ; PIOKER, F. C. . The occurrence of two adult instars among Grassatores (Arachnida: Opiliones) - A new type of life cycle in arachnids. Invertebrate Reproduction & Development, v. 45, p. 29-39, 2004.

12.
Silva, e. r.2002Silva, e. r. ; Castilho, T. M. ; PIOKER, F. C. ; Tomich de Paula Silva, C. H. ; Floeter-Winter, L. M. . Genomic organisation and transcription characterisation of the gene encoding Leishmania (Leishmania) amazonensis arginase and its protein structure prediction. International Journal for Parasitology, v. 36, p. 727-737, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GURIDI, V. M. (Org.) ; Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C. (Org.) . Experiências de Ensino nos Estágios Obrigatórios. 1ª. ed. Campinas: Átomo & Alínea, 2013. v. 1. 194p .

Capítulos de livros publicados
1.
Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C.; FAHT, E. C. ; BONARDO, J. C. . Uma Aproximação Universidade-escola: programa de formação de professores da EACH-USP. In: Gurídi, V. M.; Pioker-Hara, F. C.. (Org.). Experiências de Ensino nos Estágios Obrigatórios. 1ªed.Campinas: Átomo & Alínea, 2013, v. 1, p. 41-50.

2.
DOMINGUEZ, C. R. C. ; VIVIANI, L. M. ; CAZETTA, V. ; GURIDI, V. M. ; FAHT, E. C. ; Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C. ; BONARDO, J. C. . Olhares Inventados: as produções dos estagiários para além do relatório. In: Gurídi, V. M.; Pioker-Hara, F. C.. (Org.). Experiências de Ensino nos Estágios Obrigatórios. 1ªed.Campinas: Átomo & Alínea, 2013, v. 1, p. 63-82.

3.
PIOKER, F. C.; TANIGUCHI, M. ; PRATO, M. ; KERPEL, S. . Biologia floral e síndrome de polinização de Mandevilla moricandiana (A. DC) Woodson (Apocynaceae). In: Blandina Felipe Viana; Fabiana Oliveira da Silva. (Org.). Biologia e Ecologia da Polinização - Cursos de Campo. Salvador, BA: EDUFBA, 2010, v. 2, p. 193-204.

4.
PIOKER, F. C.; Cepeda-Aponte, O. M. ; Imperatriz-Fonseca, V. L. . Specialization in workers of Melipona bicolor: the first discharger of larval food in the provisioning and oviposition process (POP). In: Gabriel Augusto Rodrigues de Melo & Isabel Alves-dos-Santos. (Org.). Apoidea Neotropica: Homenagem aos 90 anos de Jesus Santiago Moure. Criciúma: UNESC, 2003, v. , p. 163-169.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DANTAS, C. C. ; Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C. . PLANT FOSSILS AS A 'TEACHING TOOL': A BRIEF REVIEW OF SCIENTIFIC PUBLICATIONS FROM THE LAST FIVE YEARS. In: VIII Quadrennial Conference of the International Geoscience Education Organization, 2018, Campinas. Proceedings of VIII GeoSciEd - Quadrennial Conference of the International Geoscience Education Organization, 2018.

2.
TOLEDO, M. C. M. ; IMBERNON, R. A. L. ; Cubero, J. ; FAHT, E. C. ; PIMENTA, R. ; Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C. ; Pinheiro, E. ; CAVALCANTI, C. . CINCO PEDRINHAS SAEM EM AVENTURA?: EDUCAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS POR MEIO DA LINGUAGEM TEATRAL. In: 49o Congresso Brasileiro de Geologia, 2018, Rio de Janeiro. Anais do 49o Congresso Brasileiro de Geologia, 2018.

3.
CAZETTA, V. ; DOMINGUEZ, C. R. C. ; Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C. ; Cubero, J. . Education, Cinema and Science Teacher Education Program: the right to gaze at the gaze of the camera. In: 18th Biennial Conference on Teachers and Teaching, 2017, Salamanca. Search and research : teacher education for contemporary contexts. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2017. v. 1. p. 1015-1023.

4.
DOMINGUEZ, C. R. C. ; CAZETTA, V. ; VIVIANI, L. M. ; Cubero, J. ; Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C. . Building teacher professional identities: required knowledge according to Teacher Training Course student narratives (São Paulo/Brazil). In: 18th Biennial Conference on Teachers and Teaching, 2017, Salamanca. Search and research : teacher education for contemporary contexts. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2017. v. 1. p. 983-991.

5.
DOMINGUEZ, C. R. C. ; VIVIANI, L. M. ; CAZETTA, V. ; GURIDI, V. M. ; FAHT, E. C. ; Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C. ; Cubero, J. . Olhares inventados: as produções dos estagiários para além do relatório. In: II Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação, 2014, Porto. Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança, 2013. v. I. p. 384-395.

6.
GURIDI, V. M. ; CAZETTA, V. ; VIVIANI, L. M. ; DOMINGUEZ, C. R. C. ; Cubero, J. ; Pioker-Hara, Fabiana C. ; FAHT, E. C. . Representações de escola sob o olhar de futuros professores de ciências: o que eles revelam?. In: VI Congreso Internacional sobre la Formación de Profesores de Ciencias 'Formación del profesorado a lo largo de la vida: base de una sociedad global e incluyente, 2014, Bogotá. Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED, 2014. v. 1. p. 977-985.

7.
DOMINGUEZ, C. R. C. ; VIVIANI, L. M. ; CAZETTA, V. ; GURIDI, V. M. ; BONARDO, J. C. ; FAHT, E. C. ; PIOKER, F. C. . Construindo identidades no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da EACH/USP. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Atas do VIII ENPEC, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, A. ; Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C. . ATIVIDADES PRÁTICAS DE CAMPO PARA O ENSINO E A PRENDIZAGEM DO CICLO DA S ROCHA S DESENVOLVIDA S EM SHOPPING CENTER COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: VIII Simpósio Nacional de Ensino e História das Ciências da Terra, 2018, Campinas. Anais do VIII Simpósio Nacional de Ensino e História das Ciências da Terra, 2018.

2.
RODRIGUES, A. ; Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C. . SAÍDA S DE CAMPO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO COM PROFESSORES POLIVALENTES. In: VIII Simpósio Nacional de Ensino e História das Ciências da Terra, 2018, Campinas. Anais do VIII Simpósio Nacional de Ensino e História das Ciências da Terra, 2018.

3.
Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C.; FAHT, ELEN CRISTINA . CONFUSÃO NA EVOLUÇÃO: O ANACRONISMO EM LONGA-METRAGENS ANIMA DOS INFANTIS. In: VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra, 2018, Campinas. Anais do VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra, 2018.

4.
NUNES, L. H. M. N. ; LIMA, E. M. ; Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C. . JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE PALEOBOTÂNICA : Analisando as concepções dos alunos de Juazeiro do norte sobre paleontologia. In: VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra, 2018, Campinas. Anais do VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra, 2018.

5.
LIMA, E. M. ; NUNES, L. H. M. N. ; Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C. . USOS DE MAPAS CONCEITUAIS em PROCESSOS AVALIATIVOS NO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS. In: VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra, 2018, Campinas. Anais do VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra, 2018.

6.
IMBERNON, R. A. L. ; HARA, M. R. ; Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C. ; WILLEMART, R. H. ; BOUROTTE, C. L. M. ; DULEBA, W. . A INTERDISCIPLINARIDADE DAS CIÊNCIAS DO SISTEMA TERRA (CST) EM TRABALHO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. In: VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra, 2018, Campinas. Anais do VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra, 2018.

7.
Pinheiro, E. ; Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C. . Pesquisa bibliográfica de artigos para o ensino de Geociências para deficientes visuais, analisando bases de dados. In: VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra, 2018, Campinas. Anais do VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra, 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, T. M. ; FAHT, E. C. ; Pioker, F. C. . Mudanças de concepções sobre evolução biológica e sua relação com o ensino de zoologia durante a formação inicial de professores de ciências. In: XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012, Salvador. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012.

2.
LARA, V. R. ; PIOKER, F. C. ; LOURENCO, M. F. ; HARA, M. R. . DIAGNÓSTICO DO USO DE KITS DIDÁTICOS DO MUSEU DE ZOOLOGIA DA USP POR ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS. In: Encontro Internacional de Educação Não Formal e Formação de Professores, 2012, Rio de Janeiro. Encontro Internacional de Educação Não Formal e Formação de Professores, 2012.

3.
PIOKER, F. C.; KLEINERT, A. M. P. . Influence of nesting sites and food availability on nest density and distribution and species diversity of Meliponini (Apoidea: Apidae) in three vegetation types of cerrado in Itirapina, SP. In: X Encontro Sobre Abelhas, 2012, Ribeirão Preto. Anais do X Encontro Sobre Abelhas, 2012.

4.
PIOKER, F. C.; KLEINERT, A. M. P. . Influence of loss of cerrado vegetation on the density, diversity and species composition of Meliponini (Apoidea: Apidae), based on their nests. In: X Encontro Sobre Abelhas, 2012, Ribeirão Preto. Anais do X Encontro Sobre Abelhas, 2012.

5.
PIOKER, F. C.; KLEINERT, A. M. P. . Nesting of Trigona c.f. spinipes in three phytophisionomies of Cerrado in Itirapina, São Paulo. In: VIII Encontro Sobre Abelhas, 2008, Ribeirão Preto. VIII Encontro Sobre Abelhas, 2008.

6.
PIOKER, F. C.; KLEINERT, A. M. P. . Nesting of Apis mellifera inside an emptied nest of Trigona c.f. spinipes in the Cerrado of Itirapina, São Paulo. In: VIII Encontro Sobre Abelhas, 2008, Ribeirão Preto. VIII Encontro Sobre Abelhas, 2008.

7.
Gonçalves, P. H. P. ; Domingues-Yamada, A. M. T. ; Francisco, F. O. ; Brito, R. M. ; Pioker, F. C. ; Mateus, S. ; Arias, M. C. . Isolamento de locos de microssatélites em cinco espécies de abelhas sem ferrão. In: 54º Congresso Brasileiro de Genética, 2008, Salvador. Resumos do 54º Congresso Brasileiro de Genética, 2008. p. 330-330.

8.
PIOKER, F. C.; Bertoletti, E. G. F. ; Mattos, M. O. Jr. ; Dal Col, R. ; Marques, S. . Vigilância acarológica da febre maculosa em área urbana do município de São Paulo. In: III Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, 2006, Florianópolis. Anais do III Simbravisa, 2006.

9.
Camargo, A. A. ; PIOKER, F. C. . Avaliação do impacto do controle mecânico e acompanhamento de uma população de 'Tityus serrulatus' em galerias pluviais da Subprefeitura do Ipiranga. In: III Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, 2006, Florianópolis. Anais do III Simbravisa, 2006.

10.
PIOKER, F. C.; Gnaspini, P. . Reação à luz em diferentes estágios ontogenéticos do opilião cavernícola Goniosoma spelaeum (Opiliones, Gonyleptidae, Goniosomatinae). In: Primer Congreso Latinoamericano de Aracnologia, 2005, Minas, Uruguai. Primer Congreso Latinoamericano de Aracnologia, 2005.

11.
Pioker, F. C.; Camargo, A. A. ; Palma, F. S. ; Kunitake, C. S. . Monitoramento e controle de 'Tityus serrulatus' nas galerias pluviais e rede de esgoto da Subprefeitura do Ipiranga - uma abordagem em saúde pública. In: Primer Congreso Latinoamericano de Aracnología, 2005, Minas, Uruguai. Primer Congreso Latinoamericano de Aracnología, 2005.

12.
Brito, E.T. ; PIOKER, F. C. ; Itami, D. M. ; Honório-dosSantos, M. C. ; Pereira, A. L. ; SANTOS, R. ; Teixeira Jr, G. . Vigilância Ambiental em Saúde: Um olhar sobre as áreas de risco da Coordenadoria de Saúde do Ipiranga. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife. VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004.

13.
PIOKER, F. C.; Gnaspini, P. . Biologia e ecologia populacional do opilião Goniosoma sp. (Gonyleptidae: Goniosomatinae) no túnel da Represa de Guaricana, Paraná, Brazil.. In: IV Encontro de Aracnólogos do Cone Sul, 2003, São Pedro, SP. iv Encontro de Aracnólogos do Cone Sul, 2003.

14.
PIOKER, F. C.; Gnaspini, P. . Population ecology of Goniosoma badium (Arachnida, Opiliones, Gonyleptidae) in the Guaricana Dam (Paraná, Brazil).. In: XIII International Congress of Speleology, 2001, Brasilia. Proceedings of the XIII International Congress of Speleology, 2001.

15.
PIOKER, F. C.; OLIVEIRA, M. A. P. ; Silva, e. r. ; ABRAHAMSOHN, I. A. ; Floeter-Winter, L. M. . The role of L. amazonenis arginase in macrophage infection. In: XV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia, 1999, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, 1999.

16.
Silva, e. r. ; PIOKER, F. C. ; Floeter-Winter, L. M. . Expression and purification of Leishmania amazonensis arginase in E. coli. In: XV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia, 1999, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, 1999.

17.
PIOKER, F. C.; Silva, e. r. ; ULIANA, S. R. B ; Floeter-Winter, L. M. . Characterization of the arginase gene in trypanosomatids. In: XIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia, 1998, Caxambu. Memórias do instituto Oswaldo Cruz, 1998.

18.
PIOKER, F. C.; Silva, e. r. ; Floeter-Winter, L. M. . Is the arginase gene sequence conserved in trypanosomatids?. In: XIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia, 1997, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, 1997.

Apresentações de Trabalho
1.
Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C.. Por que a EACH levou um auto de infração?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
FAHT, E. C. ; Cubero, J. ; Pioker, F. C. . Contribuições das educadoras de LCN no estreitamento das relações entre Universidade e instituições de ensino de ciências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
PIOKER, F. C.. Quem são as abelhas, afinal?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
KLEINERT, A. M. P. ; PIOKER, F. C. ; Koffler, S. ; Sousa, V. C. . Oficina: Abelhas indígenas sem ferrão, ilustres desconhecidas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
Camargo, A. A. ; PIOKER, F. C. . Avaliação do impacto do controle mecânico e acompanhamento de uma população de 'Tityus serrulatus' em galerias pluviais da Subprefeitura do Ipiranga. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
PIOKER, F. C.; Bertoletti, E. G. F. ; Mattos, M. O. Jr. ; Dal Col, R. ; Marques, S. . Vigilância acarológica da febre maculosa em área urbana do município de São Paulo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BIZZO, N. (autor) ; Bianco, A. A. G. (rev) ; Ferrari, C. L. S. (rev) ; Pioker, F. C. ; Sousa, L. M. (rev) ; Junqueira, R. M. (rev) . Biologia - Novas Bases da Biologia - Vol 1, 2 e 3. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
PIOKER, F. C.. Situação da Febre Maculosa na área da Subprefeitura do Ipiranga. 2005.

Redes sociais, websites e blogs
1.
Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C.; FAHT, E. C. ; Cubero, J. . Página do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. 2012; Tema: Divulgação Científica. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
PIMENTA, R. ; IMBERNON, R. A. L. ; TOLEDO, M. C. M. ; Cubero, J. ; FAHT, E. C. ; Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C. ; Pinheiro, E. ; Cavalcanti, C. F. . Stop Motion: Cinco Pedrinhas saem em Aventura. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

2.
Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C.; IMBERNON, R. A. L. ; FAHT, E. C. ; Cubero, J. . Organização da Pesquisa e Redação Acadêmica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
Pioker-Hara, Fabiana C.. Minicurso - Ensino de evolução: problemática e contextualização. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PIOKER, F. C.; HARA, M. R. ; BONARDO, J. C. ; VICTORATTI, D. ; FAHT, E. C. . A evolução biológica como eixo temático no ensino de Ciências e Biologia: construindo conceitos de forma multidisciplinar. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
PIOKER, F. C.; HARA, M. R. . As Abelhas Nativas e a Polinização. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
PIOKER, F. C.. Leptospirose. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
PIOKER, F. C.; Honório-dosSantos, M. C. ; Brito, E.T. . Treinamento piloto para capacitação em orientação básica em saúde na gestão de alojamento temporário. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
PIOKER, F. C.. Febre Maculosa Brasileira. 2005. .

9.
PIOKER, F. C.. Medidas Preventivas em Situações de Risco. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
PIOKER, F. C.; Denise Missae itami . Animais Sinantrópicos e Controle de Zoonoses Urbanas. 2004. .

11.
PIOKER, F. C.. Desequilíbrio no meio ambiente e principais zoonoses. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
PIOKER, F. C.; Denise Missae itami . Biologia e Controle de Roedores Urbanos. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

13.
PIOKER, F. C.. Biologia Molecular Básica. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
Pioker, F. C.. Biologia Molecular Básica. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
KLEINERT, A. M. P.; Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C.; Rego, M.. Participação em banca de Vanderson Cristiano de Souza. Riqueza, abundância relativa e densidade de ninhos de meliponíneos (Apidae, Meliponini) em duas áreas de estágios sucessionais distintos de vegetação do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo (23°38?S; 46°36?W). 2014. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade de São Paulo.

2.
IMBERNON, R. A. L.; CARNEIRO, C. D. R.; Pioker, FC. Participação em banca de Edson Munhoz. As práticas de campo como metodologia de ensino em Geociências e Educação Ambiental e a mediação docentes no município de Pinhalzinho, SP.. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
IMBERNON, R. A. L.; Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C.; Gonçalves, P.W.. Participação em banca de Tiago Calixto. O CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CURSOS DE LICENCIATURA INTERDISCIPLINARES NO BRASIL DURANTE A PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI: AS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS NATURAIS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
IMBERNON, R. A. L.; Pioker-Hara, Fabiana C.; GRECO, R.. Participação em banca de Camila Moreno da Silva. A Inserção de Conteúdos de Geociências nas Ações Pedagógicas do Movimento Escoteiro no Brasil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Sannomiya, M.; Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C.; Honorio, K.M.. Participação em banca de Lee Jing.AVALIAÇÃO DAS POTENCIALIDADES DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO ABORDANDO O TEMA NANOTECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo.

2.
IMBERNON, R. A. L.; HADDAD, T.; Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C.. Participação em banca de Antonio José Pereira da Silva.Concepções de ciências dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo.

3.
IMBERNON, R. A. L.; Pioker-Hara, Fabiana C.; OLIVEIRA, C. N.. Participação em banca de Fabio Junio dos Santos Marins.Uso de imagens e das áreas adjacentes para o estudo de meio no ensino de ciências e educação ambiental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo.

4.
INFANTE-MALACHIAS, M. E.; Pioker-Hara, Fabiana C.; DOMINGUEZ, C. R. C.. Participação em banca de Marcia da Silva Nascimento.Educação Não Formal: Um estudo do processo de Mediação Humana no Ensino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo.

5.
INFANTE-MALACHIAS, M. E.; Pioker-Hara, Fabiana C.; DOMINGUEZ, C. R. C.. Participação em banca de Luis Henrique Marins Nogueira Nunes.O que professores de Ciências pensam sobre Ciências da Natureza? Um estudo sobre a relação entre a formação inicial e a prática de ensino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo.

6.
DULEBA, W.; PIOKER, F. C.; WILLEMART, R. H.. Participação em banca de Renata Fernandes Rodrigues.Estudo das associações de foraminíferos em sedimentos marinhos impactados por esgotos domésticos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo.

7.
DULEBA, W.; Pioker, F. C.; WILLEMART, R. H.. Participação em banca de Raquel Franz.Estudo das associações de foraminíferos em sedimentos marinhos impactados por efluentes petroquímicos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo.

8.
Pioker, F. C.. Participação em banca de Camila Moreno Silva e Lima.A contribuição do Movimento Escoteiro na educação do Brasil: Aspectos do projeto político pedagógico do movimento e reflexos na educação para a cidadania. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C.. Avaliadora de trabalhos na IX Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. 2011.

2.
Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C.. Pré-avaliadora de projetos para a IX Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE. 2010. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.Avaliadora de projetos de pré-iniciação científica. 2012. (Outra).

2.
IV Jornada das Licenciaturas.Contribuições das educadoras de LCN no estreitamento das relações entre Universidade e instituições de ensino de ciências. 2012. (Simpósio).

3.
IV Simpósio do Cientista Aprendiz do Colégio Dante Alighieri.Avaliadora de projetos de pré-iniciação científica. 2012. (Simpósio).

4.
X Encontro Sobre Abelhas. Influence of loss of cerrado vegetation on the density, diversity and species composition of Meliponini (Apoidea: Apidae), based on their nests. 2012. (Congresso).

5.
9ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.Avaliadora de projetos de pré-iniciação científica. 2011. (Outra).

6.
IX Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.Avaliação de trabalhos de estudantes do Ensino Médio. 2011. (Outra).

7.
II Seminário de Áreas Verdes.Oficina: Abelhas indígenas sem ferrão, ilustres desconhecidas. 2009. (Seminário).

8.
II Simpósio do Cientista Aprendiz do Colégio Dante Alighieri.Avaliadora de projetos de pré-iniciação científica. 2009. (Simpósio).

9.
I Semana do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza.Discussão sobre o filme "GATTACA". 2008. (Seminário).

10.
VIII Encontro Sobre Abelhas.Nesting of Trigona c.f. spinipes in three phytophisionomies of Cerrado in Itirapina, São Paulo. 2008. (Encontro).

11.
VIII Congresso de Ecologia do Brasil. 2007. (Congresso).

12.
III Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária.Vigilância acarológica da febre maculosa em área urbana do município de São Paulo. 2006. (Simpósio).

13.
Capacitação em Febre Maculosa.Pesquisa de foco de febre maculosa em área urbana. 2005. (Outra).

14.
Primer Congreso Latinoamericano de Aracnología. Reação à luz em diferentes estágios ontogenéticos do opilião cavernícola Goniosoma spelaeum (Opiliones, Gonyleptidae, Goniosomatinae). 2005. (Congresso).

15.
IV Encontro de Aracnólogos do Cone Sul.Biologia e ecologia populacional do opilião Goniosoma sp. (Gonyleptidae: Goniosomatinae) no túnel da Represa de Guaricana, Paraná, Brazil.. 2003. (Simpósio).

16.
XIII International Congress of Speleology. Population ecology of Goniosoma badium (Arachnida, Opiliones, Gonyleptidae) in the Guaricana Dam (Paraná, Brazil). 2001. (Congresso).

17.
XV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia. The role of L. amazonenis arginase in macrophage infection. 1999. (Congresso).

18.
XIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia. Characterization of the arginase gene in trypanosomatids. 1998. (Congresso).

19.
XIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia. Is the arginase gene sequence conserved in trypanosomatids?. 1997. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DOMINGUEZ, C. R. C. ; Pioker, F. C. ; FAHT, E. C. ; CAZETTA, V. ; GURIDI, V. M. ; VIVIANI, L. M. ; BONARDO, J. C. . III Encontro de Estágios Obrigatórios e Experiências de Ensino. 2012. (Congresso).

2.
PIOKER, F. C.; FAHT, E. C. ; SOUZA, V. C. ; VICTORATTI, D. ; FERRETE, P. ; MORESCO, A. ; KLEINERT, A. M. P. . Exposição Insetos Sociais - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012. 2012. (Exposição).

3.
CAZETTA, V. ; PIOKER, F. C. . II Colóquio Internacional A Educação pelas Imagens e suas Geografias. 2011. (Congresso).

4.
Pioker, F. C.. VIII Congresso de Ecologia do Brasil - Ecologia no Tempo de Mudanças Globais. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Cibele Cruz Dantas. Os fósseis de plantas como ferramenta didática para o processo de ensino e aprendizagem são adequados para entender a evolução das plantas no planeta na Terra?. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
Elisabeth Pinheiro. Abordando o tempo geológico para deficientes visuais: uma proposta de elaboração de materiais didáticos. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

3.
Eliana Maria de Lima. O uso de Mapas Conceituais para a análise da temática ?ambiente? na Cidade de São Paulo: da teoria à prática em sala de aula. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Luis Henrique Marins Nogueira Nunes. Contribuições do ensino de geociências para a conservação da Chapada do Araripe: Uma abordagem usando o registro fóssil do grupo das laranjas (Ordem Sapindales). Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Alessandra Rodrigues. A Realidade dos professores da Educação Básica no ensino de Geociência e os Desafios da Formação Continuada com a articulação da teoria e a prática. Início: 2015. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Carolina Baldin. A relevância do conhecimento em Ciências da Terra no ensino de Evolução. Início: 2015. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

3.
Vlander Verdade Signoretti. Objetos de aprendizagem no ensino de geociências: desfragmentando um ensinar, reconfigurando um aprender. Início: 2014. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aline Abacherly de Camargo. Escorpionismo na Subprefeitura do Ipiranga. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Fabiana Curtopassi Pioker-Hara.

Orientações de outra natureza
1.
Vanessa dos Reis Lara. Histórico e diagnóstico de uso dos kits didáticos do Museu de Zoologia da Univ. de São Paulo (MZUSP): a importância da introdução do aspecto educativo no Museu. 2012. Orientação de outra natureza. (Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo. Orientador: Fabiana Curtopassi Pioker-Hara.

2.
Cristiana Felix Cavalcanti. Influência da proximidade de ilhas de vegetação na diversidade da apifauna em meio urbano. 2012. Orientação de outra natureza. (Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo. Orientador: Fabiana Curtopassi Pioker-Hara.

3.
Ana Laura Almeida dos Santos. Elaboração e avaliação do jogo. 2012. Orientação de outra natureza. (Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo. Orientador: Fabiana Curtopassi Pioker-Hara.

4.
Gislaine Banchetti Cordeiro. Elaboração e avaliação do jogo. 2012. Orientação de outra natureza. (Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo. Orientador: Fabiana Curtopassi Pioker-Hara.

5.
Thaiany Miranda Costa. Mudanças de concepções sobre evolução biológica e sua relação com o ensino de zoologia durante a formação inicial de professores de ciências. 2011. Orientação de outra natureza. (Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo. Orientador: Fabiana Curtopassi Pioker-Hara.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CAZETTA, V.2018CAZETTA, V. ; DOMINGUEZ, C. R. C. ; Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C. ; Cubero, J. . E-ducar o olho e o olhar: narrativas audiovisuais, contextos escolares e estágios curriculares supervisionados. EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 44, p. 1-21, 2018.

2.
NUNES, L. H. M. N.2018 NUNES, L. H. M. N. ; Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C. . Detetive paleontológico: o destino dos fósseis de plantas do Geopark Araripe como ferramenta para o ensino das Geociências. REVISTA TERRAE DIDATICA, v. 14, p. 5-14, 2018.


Livros e capítulos
1.
GURIDI, V. M. (Org.) ; Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C. (Org.) . Experiências de Ensino nos Estágios Obrigatórios. 1ª. ed. Campinas: Átomo & Alínea, 2013. v. 1. 194p .

1.
Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C.; FAHT, E. C. ; BONARDO, J. C. . Uma Aproximação Universidade-escola: programa de formação de professores da EACH-USP. In: Gurídi, V. M.; Pioker-Hara, F. C.. (Org.). Experiências de Ensino nos Estágios Obrigatórios. 1ªed.Campinas: Átomo & Alínea, 2013, v. 1, p. 41-50.


Apresentações de Trabalho
1.
PIOKER, F. C.. Quem são as abelhas, afinal?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C.. Por que a EACH levou um auto de infração?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
Pioker-Hara, Fabiana C.. Minicurso - Ensino de evolução: problemática e contextualização. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PIOKER, F. C.; HARA, M. R. . As Abelhas Nativas e a Polinização. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PIOKER, F. C.. Biologia Molecular Básica. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Pioker, F. C.. Biologia Molecular Básica. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
PIOKER, F. C.; HARA, M. R. ; BONARDO, J. C. ; VICTORATTI, D. ; FAHT, E. C. . A evolução biológica como eixo temático no ensino de Ciências e Biologia: construindo conceitos de forma multidisciplinar. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
PIMENTA, R. ; IMBERNON, R. A. L. ; TOLEDO, M. C. M. ; Cubero, J. ; FAHT, E. C. ; Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C. ; Pinheiro, E. ; Cavalcanti, C. F. . Stop Motion: Cinco Pedrinhas saem em Aventura. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PIOKER, F. C.; FAHT, E. C. ; SOUZA, V. C. ; VICTORATTI, D. ; FERRETE, P. ; MORESCO, A. ; KLEINERT, A. M. P. . Exposição Insetos Sociais - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012. 2012. (Exposição).


Redes sociais, websites e blogs
1.
Pioker, F. C., Pioker-Hara, F. C.; FAHT, E. C. ; Cubero, J. . Página do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. 2012; Tema: Divulgação Científica. (Rede social).



Outras informações relevantes


Aprovada em 2º lugar no concurso para professor adjunto da UFABC, edital 286/2014



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 13:26:23