Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira

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  • Última atualização do currículo em 12/09/2018


É bacharel em Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Historia da Ciência (bolsista FAPESP) e doutora em Filosofia/ Filosofia da Ciência (bolsista FAPESP) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios de pós-doutoramento na UNICAMP (bolsista FAPESP) e na PUC-SP (bolsista FAPESP). Foi coordenadora de área do PIBID-Física CAPES na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora pesquisadora no Departamento de Física da UFRN, coordenadora da Licenciatura em Física, professora orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Pólo UFRN. Atua principalmente nas áreas de História da Ciência, História e Filosofia da Ciência no Ensino e Natureza da Ciência. É integrante do Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (www.ghtc.usp.br). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, J. M. H.;DRUMMOND, J. M. HIDALGO F.;DRUMMOND, J. M. H. F.;HIDALGO, J. M.;HIDALGO FERREIRA, J. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Física Teórica e Experimental.
UFRN -CCET- DFTE
Conjunto do Professores
59072970 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (84) 32153793
URL da Homepage: http://www.dfte.ufrn.br


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: As influências celestes e a revolução científica: a astrologia em debate na Inglaterra do século XVII, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Roberto de Andrade Martins.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: história da ciência; astrologia - história; Lilly, William; revolução científica.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências / Especialidade: História da Astrologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências / Especialidade: História das Ciências.
1999 - 2001
Mestrado em História da Ciência.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Estudando o Invisível: William Crookes e a nova força,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Roberto de Andrade Martins.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1993 - 1998
Graduação em Física.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2007 - 2008
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
2005 - 2007
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências / Especialidade: História da Astrologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea / Especialidade: História da Ciência.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador, Carga horária: 40
Outras informações
Bolsista de pós-doutoramento da FAPESP, vinculada ao Grupo de História e Teoria da Ciência do Instituto de Física "Gleb Wataghin", Unicamp

Atividades

6/2005 - 6/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Física Gleb Wataghin, Grupo de História e Teoria da Ciência.

6/2005 - 6/2006
Estágios , Instituto de Física Gleb Wataghin, Grupo de História e Teoria da Ciência.

Estágio realizado
Professora colaboradora, disciplina de História da Física.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: pesquisador

Atividades

06/2007 - Atual
Estágios , Centro Simão Mathias de História da Ciência, .

Estágio realizado
Estágio de Pós-Doutoramento.


Linhas de pesquisa


1.
História conceitual das ciências: estudo de casos


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Discussões sobre Vácuo e Pressão no século XVII: incorporando a Natureza da Ciência no Ensino de Física a partir de episódios históricos
Descrição: O presente projeto propõe, inicialmente, no intuito de elaborar subsídios para a abordagem explícita e contextualizada de elementos da Natureza da Ciência, investigar episódios relacionados à polêmica histórica e discussões em torno dos conceitos de pressão e vácuo no século XVII. Esses subsídios serão, ainda no contexto do presente projeto, utilizados na elaboração de unidades didáticas que permitam discutir a temática NdC no contexto da formação inicial de professores de física. A relevância do presente projeto pode ser justificada, portanto, em dois âmbitos: - existe uma lacuna no que diz respeito ao estudo de tais episódios históricos sob essa perspectiva, apesar do seu nítido potencial didático sobretudo no que diz respeito a discussões sobre a metodologia científica ; - existe uma lacuna no que diz respeito à inserção da temática Natureza da Ciência na formação de professores, apesar de pesquisas costumarem indicar que os professores tem pouco ou nenhum conhecimento acerca de como a ciência funciona..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira - Coordenador.
2009 - 2011
A Natureza da Ciência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: construindo e aplicando instrumentos de avaliação adequados a esse particular universo
Descrição: A área de pesquisa Natureza da Ciência tem se desenvolvido e adquirido grande importância nas discussões sobre ensino de ciências. Variados instrumentos têm sido construídos para acessar concepções sobre Natureza da Ciência mantidas por alunos de diversos níveis, futuros professores, professores em exercício, cientistas, etc. Enfim, procura-se avaliar o que esse variado universo de pessoas pensa acerca da ciência, tendo em vista a necessidade de implementar ações que promovam um melhor entendimento do que é a ciência e como ela funciona. Nesse sentido, o objetivo maior desse projeto é preencher uma lacuna: construir e validar instrumentos de avaliação de concepções de Natureza da Ciência para utilização no ensino superior, e, especialmente adequados ao contexto do Rio Grande do Norte..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Projeto de Pós-Doutoramento, FAPESP: Pseudodoxia Epidemica
Descrição: Esta pesquisa pretende investigar detalhadamente diversos aspectos da obra enciclopédica Pseudodoxia epidemica, publicada inicialmente em 1646 por Thomas Browne. Pondo em prática uma recomendação de Francis Bacon para o avanço da ciência, Browne reuniu e discutiu supostos erros e superstições de sua época, incluindo antigos saberes sobre a matéria, através de experimentos e observações dele próprio e de outros autores. Na sua tentativa de revelar os processos naturais parece ter adotado o método proposto por Bacon, mas com algumas peculiaridades. Pretendemos contribuir com o Projeto Temático em andamento no Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência na PUC-SP, na medida em que a análise dessa obra pode nos ajudar a compreender algumas nuances do complexo cenário da ciência inglesa da época. O foco principal deste estudo será analisar como o Pseudodoxia se insere nesse intricado contexto em termos dos seus objetivos, idéias, recursos metodológicos empregados, apresentação de experimentos, críticas recebidas e interligações com estudos sobre a matéria, levando em conta, por exemplo, aspectos herméticos e alquímico-médicos existentes em outras obras do autor..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Projeto de Pós-Doutoramento apoiado pela FAPESP: Astrologia como crítica e propaganda político-religiosa na Inglaterra, 1640-1660
Descrição: A astrologia, particularmente durante a Guerra Civil inglesa, serviu como "propaganda de guerra" a ambos os lados do conflito. A existência de influências astrológicas era um aspecto do mundo aceito por quase todos, inclusive pela maior parte dos pobres soldados que se amontoavam nos campos de batalha. Promessas de vitória eram o encorajamento de que muitos precisavam, e os astrólogos sabiam disso. Esta pesquisa investiga a utilização da astrologia como crítica e propaganda político-religiosa no contexto do conturbado século XVII inglês. Nos seus almanaques anuais e outras obras publicadas em ritmo quase que frenético, astrólogos como George Wharton (1617-1681), William Lilly (1602-1681) e John Booker (1603-1667) apresentavam prognósticos sobre questões políticas, sociais e religiosas. Em muitos casos, pareciam extrapolar as simples previsões astrológicas com reflexões pontuais e bastante específicas. Em outros, notadamente descreviam episódios, criticavam pessoas e apresentavam seus posicionamentos pessoais a respeito desses assuntos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira - Integrante / Roberto de Andrade Martins - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2001 - 2005
Projeto de Doutoramento/FAPESP: As influências celestes e a Revolução Científica: a astrologia em debate na Inglaterra do século XVII
Descrição: Na Filosofia da Ciência, os estudos sobre a Revolução Científica geralmente se concentram sobre áreas como a física e a astronomia, e verificam a existência de uma nova racionalidade. A proposta dessa pesquisa foi estender esses estudos para outras áreas, olhando como a situação se descortinava do ponto de vista da astrologia.Embora fosse longa a tradição de questionamentos à astrologia, a aceitação da existência de influências celestes era praticamente unânime no início do século XVII. Durante este século, a astrologia se popularizou na Inglaterra com a publicação de grande volume de trabalhos em linguagem vernacular. Os almanaques se tornaram sucesso de venda. A astrologia, no entanto, parecia perder prestígio no meio intelectual. Este curioso processo coincidiu com o estabelecimento e a fundação da Royal Society e a consolidação de uma ?nova astronomia?. Eram recentes várias descobertas astronômicas importantes e nessa época também começaram a ser aceitas com mais intensidade as idéias de Copérnico. Essa pesquisa de doutoramento investigou justamente essa situação peculiar da astrologia no contexto científico, filosófico, cultural e religioso da Inglaterra do século XVII. Uma nova realidade se mostrava à astrologia: popularização e, ao mesmo tempo, perda de prestígio no mundo intelectual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1999 - 2001
Projeto apoiado pela FAPESP: ?Estudando o invisível: William Crookes e a nova força?
Descrição: Esta pesquisa investiga o envolvimento do cientista inglês William Crookes, no final do século XIX, com fenômenos então chamados ?espiritualistas?, no contexto científico da época. O cientista interpretou certos fenômenos como resultado da atuação de uma nova força, a qual denominou ?força psíquica?. Todavia, não houve boa aceitação de suas idéias na comunidade científica. Algumas críticas se referiam aos procedimentos metodológicos adotados por Crookes durante as investigações, enquanto outras se dirigiam ao próprio caráter e integridade do cientista. O presente trabalho descreve este episódio histórico e discute as questões envolvidas nos estudos científicos sobre este tipo de fenômeno. Muito já foi escrito a respeito das investigações de William Crookes sobre os fenômenos espiritualistas. Contudo, tais estudos geralmente se dedicaram a discutir as razões que levaram o cientista a atestar a realidade daqueles fenômenos, e muitos deles não proporcionaram uma boa abordagem do tema. O objetivo principal do presente estudo é de natureza metodológica: procurar compreender até que ponto a metodologia utilizada por Crookes no estudo de fenômenos ?paranormais? seguia os padrões de cientificidade da época, e se era possível, na época, distinguir claramente entre as alegações de cientificidade dos estudos paranormais e a cientificidade de outros estudos ?normais?. Conclui-se que as pesquisas de Crookes sobre os fenômenos espiritualistas seguia muitas das normas das pesquisas científicas da época, embora não preenchesse todos os requisitos desejáveis, faltando-se, por exemplo, um controle adequado de certas situações experimentais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1997 - 1999
Projeto apoiado pelo CNPq : LUSODAT : "Fontes manuscritas de ciência e técnica Luso Brasileira"
Descrição: Esta pesquisa faz parte de um projeto mais amplo intitulado LUSODAT, que consiste, basicamente, na construção de bases de dados sobre ciência, medicina e técnica em Portugal e Brasil, do Renascimento até 1900. Trata-se da elaboração de um valioso instrumento de pesquisa que pretende contribuir para o conhecimento do pensamento científico, médico e técnico, português e brasileiro desse período. O projeto realiza um levantamento de publicações (livros, revistas, artigos, teses, folhetos), assim como mapas e manuscritos, referentes a todos os temas científicos (no sentido amplo ). Os trabalhos catalogados devem, essencialmente, terem sido produzidos por autores portugueses e brasileiros, em qualquer idioma ou país, ou, ainda, serem obras estrangeiras publicadas ou produzidas em Portugal e no Brasil. Esse ramo do Projeto LUSODAT, "Fontes manuscritas de ciência e técnica Luso Brasileira" consistiu na coleta e catalogação de dados exclusivamente a respeito de manuscritos sobre ciência, medicina e técnica em Portugal e Brasil, do Renascimento até 1900. Foram localizadas informações através de obras de referência, catálogos de bibliotecas e arquivos, bibliografias específicas, estudos históricos, etc. Foram localizadas informações também diretamente em bibliotecas e arquivos, e seus catálogos informatizados. Todos esses dados foram confrontados com os já disponíveis na base de dados sobre manuscritos. Dados novos ou mais detalhados foram ser registrados, incluindo informações a respeito dos locais em que tais manuscritos podiam ser localizados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2011 - 2012
Subprojeto Física UFRN - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - CAPES
Descrição: Coordenação do Subprojeto da Licenciatura em Física do PIBID-CAPES-UFRN, cujos objetivos são incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica;contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; incentivar escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .
Integrantes: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira - Coordenador.
2010 - 2011
Subprojeto Física UFRN - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - CAPES
Descrição: Coordenação do Subprojeto da Licenciatura em Física do PIBID-CAPES-UFRN, cujos objetivos são incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica;contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; incentivar escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Caderno Brasileiro de Ensino de Física
2007 - Atual
Periódico: Coleção ?Scientiarum Historia et Theoria?


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
2014 - Atual
Periódico: Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online)
2014 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
2014 - Atual
Periódico: Ciência e Educação (UNESP. Impresso)
2013 - Atual
Periódico: Science & Education (Dordrecht)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Natureza da Ciência.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História e Filosofia da Ciência no Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Física.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HIDALGO, J. M.2018HIDALGO, J. M.; ALVES, J. M. ; SOUZA, F. A. ; QUEIROZ, D. M. . A História da Ciência (Distorcida ou Ausente) em Livros Didáticos: O Conteúdo sobre o ?Experimento de Torricelli? como Estudo de Caso. ALEXANDRIA (UFSC), v. 11, p. 101-124, 2018.

2.
FONSECA, D. S.2017FONSECA, D. S. ; DRUMMOND, J. M. HIDALGO F. ; OLIVEIRA, W. C. ; BATISTA, G. L. F. ; FREITAS, D. B. . Pressão atmosférica e natureza da ciência: uma sequência didática englobando fontes primárias. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 34, p. 64-108, 2017.

3.
DRUMMOND, J. M. HIDALGO F.2015DRUMMOND, J. M. HIDALGO F.; NICÁCIO, José Diogo dos Santos ; SKEETE JUNIOR, A. W. ; SILVA, M. M.da ; CAMARA, A. T. A. ; BEZERRA, F. V. . Narrativas históricas: gravidade, sistemas de mundo e natureza da ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online), v. 32, p. 99-141, 2015.

4.
OLIVEIRA, W. C.2015OLIVEIRA, W. C. ; DRUMMOND, J. M. HIDALGO F. . Refletindo sobre desafios à inserção didática da História e Filosofia da Ciência em oficina de formação docente. Alexandria (UFSC), v. 8, p. 151-179, 2015.

5.
BATISTA, G. L. F.2015BATISTA, G. L. F. ; DRUMMOND, J. M. HIDALGO F. ; FREITAS, D. B. . Fontes primárias no ensino de física: considerações e exemplos de propostas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, p. 663-702, 2015.

6.
FERREIRA, J. M. H.2013FERREIRA, J. M. H.. Alberto Magno e suas questões sobre os animais. Filosofia e História da Biologia (Online), v. 8, p. 549-568, 2013.

7.
FERREIRA, J. M. H.2009FERREIRA, J. M. H.. A resposta da astrologia à ?nova astronomia? na Inglaterra do século XVII. Episteme (Porto Alegre), v. 29, p. 1-12, 2009.

8.
FERREIRA, J. M. H.2008FERREIRA, J. M. H.. Propaganda e crítica social nas cronologias dos almanaques astrológicos durante a Guerra Civil inglesa no século XVII. Revista Brasileira de História, v. 27, p. 197-218, 2008.

9.
FERREIRA, J. M. H.2007FERREIRA, J. M. H.. Johann Zöllner: quarta dimensão e fenômenos espiritualistas em fins do século XIX. Circumscribere (São Paulo), v. 3, p. 570/422, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CAMARGO, S. (Org.) ; GENOVESE, L. G. R. (Org.) ; DRUMMOND, J. M. HIDALGO F. (Org.) ; QUEIROZ, G. (Org.) ; NICOT, Y. E. (Org.) . Controvérsias na Pesquisa em Ensino de Física. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2014. v. 1.

2.
PEDUZZI, L. O. Q. (Org.) ; MARTINS, A. F. P. (Org.) ; FERREIRA, J. M. H. (Org.) . Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EDUFRN, 2012. v. 1. 372p .

3.
Martins, Roberto de Andrade (Org.) ; Silva, Cibelle Celestino da (Org.) ; FERREIRA, J. M. H. (Org.) ; Pereira Martins, Lilian Al-chueyr (Org.) . Filosofia e história da ciência no Cone Sul. Seleção de trabalhos do 5º Encontro.. 1. ed. Campinas: Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2008. v. 1. 461p .

4.
Martins, Roberto de Andrade (Org.) ; Pereira Martins, Lilian Al-chueyr (Org.) ; Silva, Cibelle Celestino da (Org.) ; FERREIRA, J. M. H. (Org.) . Filosofia e história da ciência no Cone Sul: 3º Encontr. Campinas: Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (AFHIC), 2008. v. 1. 499p .

5.
FERREIRA, J. M. H.. Estudando o invisível: William Crookes e a nova força. 1. ed. São Paulo: EDUC, 2004. v. 1. 566p .

6.
Martins, Roberto de Andrade (Org.) ; Pereira Martins, Lilian Al-chueyr (Org.) ; Silva, Cibelle Celestino da (Org.) ; FERREIRA, J. M. H. (Org.) . Filosofia e História da Ciência no Cone Sul: 3º Encontro.. Campinas: AFHIC (Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul), 2004. v. 1. 495p .

Capítulos de livros publicados
1.
DRUMMOND, J. M. HIDALGO F.; OLIVEIRA, W. C. ; FONSECA, D. S. . Investigating the Didactic Use of Primary Sources on the History of Vacuum and Atmospheric Pressure. In: PRESTES, M. E. B.; SILVA, C. C.. (Org.). Teaching Science with Context. 1ed.New York: Springer, 2018, v. 1, p. 315-331.

2.
FERREIRA, J. M. H.. William Crookes' researches on radimetric effect versus his methodological concerns on residual phenomena. In: Roberto A. Martins, Guillermo Boido and Victor Rodriguez, eds. (Org.). History and Philosophy of Physics in the South Cone. 1ed.Londres: College Publications, 2013, v. 19, p. 21-40.

3.
FERREIRA, J. M. H.. Abordando a Natureza da Ciência na formação de professores de física: desafios e perspectivas. In: Cibelle Celestino Silva; Maria Elice Brzezinski Prestes. (Org.). Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. 1ed.São Carlos: Tipographia, 2013, v. 1, p. 245-258.

4.
FERREIRA, J. M. H.; MARTINS, A. F. P. . Avaliando a inserção da temática natureza da ciência na disciplina de História e Filosofia da Ciência para Graduandos em Física na UFRN. In: PEDUZZI, L.O.Q.; MARTINS, A.F. P; FERREIRA, J. M. H.. (Org.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EDUFRN, 2012, v. 1, p. 155-182.

5.
OLIVEROS, M. C. ; FERREIRA, J. M. H. . Refletindo sobre o Subprojeto PIBID-Física 2007. In: MARTINS, André Ferrer P.; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho A.. (Org.). Formação de professores: interação Universidade-Escola no PIBID/UFRN. Refletindo sobre os projetos. v.1.. Natal: EDUFRN, 2011, v. 1, p. 81-114.

6.
FERREIRA, J. M. H.. O caso das ?reformas? e reformas da astrologia no século XVII. In: MARTINS, Roberto de Andrade; SILVA, Cibelle Celestino; FERREIRA, Juliana Mesquita Hidalgo; MARTINS, Lilian Al-Chueyr Pereira. (Org.). Filosofia e história da ciência no Cone Sul. Seleção de trabalhos do 5º Encontro.. Campinas: Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2008, v. 1, p. 237-248.

7.
FERREIRA, J. M. H.. Fim do mundo, propaganda pró-Restauração e anti-catolicismo nos escritos astrológicos ingleses na década de 1650. In: Faas, Horacio; Severgnini, Hernán. (Org.). Epistemología e Historia de la Ciencia. Selección de Trabajos de las XVIII Jornadas. Cordoba: Universidad Nacional de Córdoba, Facultad de Filosofia y Humanidades, 2008, v. 14, p. 191-198.

8.
FERREIRA, J. M. H.; Carmo, Viviane Arruda do . Wallace e a origem do homem: suas concepções e as interpretações historiográficas. In: MARTINS, Lilian Al-Chueyr Pereira; PRESTES, Maria Elice Brzezinski; STEFANO, Waldir; MARTINS, Roberto de Andrade. (Org.). Filosofia e História da Biologia 2. 1ed.São Paulo: Fundo Mackenzie de Pesquisa (MackPesquisa), 2007, v. 1, p. 227-244.

9.
FERREIRA, J. M. H.. Astrologia, propaganda e crítica social na Guerra Civil inglesa. In: Salvatico, Luis; Garcia, Pio. (Org.). Epistemologia e Historia de la Ciencia. Selección de Trabajos de las XVII Jornadas. 1ed.Cordoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2007, v. 13, p. 167-175.

10.
FERREIRA, J. M. H.. Um precedente do critério de falseabilidade de Popper: críticas à astrologia na Inglaterra, no século XVII. In: AHUMADA, José; PANTALONE, Marzio & RODRÍGUEZ, Víctor. (Org.). Epistemologia e Historia de la Ciencia - Seleccion de Trabajos de las XVI Jornadas.. Cordoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2006, v. 12, p. 284-291.

11.
FERREIRA, J. M. H.. A hermenêutica de Santo Agostinho e as discussões sobre a legitimidade da astrologia no século XVII. In: FAAS, Horacio; SAAL, Aaron & VELASCO, Marisa. (Org.). Epistemología e Historia de la Ciencia. Selección de Trabajos de las XV Jornadas.. Cordoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2005, v. 11, p. 261-270.

12.
FERREIRA, J. M. H.. O radiômetro e as investigações de William Crookes sobre fenômenos espiritualistas. In: MARTINS, Roberto de Andrade; MARTINS, Lilian Al-Chueyr Pereira; SILVA, Cibelle Celestino; FERREIRA, Juliana Mesquita Hidalgo. (Org.). Filosofia e História da Ciência no Cone Sul: 3º Encontro. Campinas: AFHIC (Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul), 2004, v. , p. 257-266.

13.
FERREIRA, J. M. H.. As investigações de William Crookes sobre fenômenos espiritualistas com médiuns e suas pesquisas sobre o efeito radiométrico na década de 1870. In: ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria; BELTRAN, Maria Helena Roxo. (Org.). O laboratório, a oficina e o ateliê. São Paulo: EDUC, 2002, v. 1, p. 169-200.

14.
FERREIRA, J. M. H.; Martins, Roberto de Andrade . As investigações de William Crookes sobre os fenômenos espiritualistas com o médium Daniel Dunglas Home na década de 1870. In: CARACCIOLO, Ricardo & LETZEN, Diego. (Org.). Epistemología e Historia de la Ciencia. Selección de Trabajos de las XI Jornadas. Cordoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2001, v. 7, p. 182-189.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, D. S. ; DRUMMOND, J. M. HIDALGO F. ; OLIVEIRA, W. C. . INVESTIGANDO O USO DIDÁTICO DE FONTES PRIMÁRIAS DA HISTÓRIA DO VÁCUO E DA PRESSÃO ATMOSFÉRICA. In: Encontro de Física 2016, 2016, Natal. Anais do XVI Meeting on Physics Education. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2016. p. 1-8.

2.
FONSECA, D. S. ; OLIVEIRA, W. C. ; DRUMMOND, J. M. HIDALGO F. . Investigando o ensino de natureza da ciêmcia em minicurso para estudantes do ensino médio. In: Encontro de Física 2016, 2016, Natal. Anais do XVI Meeting on Physics Education. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2016. p. 1-8.

3.
SILVA, M. M.da ; DRUMMOND, J. M. HIDALGO F. ; NICÁCIO, José Diogo dos Santos ; FONSECA, D. S. . História da Astronomia e Natureza da Ciência em Quadrinhos: Potencialidades e Possibilidades de articulação com o livro didático. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlândia. Anais do XXI SNEF. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2015. p. 1-8.

4.
NICÁCIO, José Diogo dos Santos ; DRUMMOND, J. M. HIDALGO F. ; SKEETE JUNIOR, A. W. ; SILVA, M. M.da . Atuando na formação docente: narrativas históricas em perspectiva reflexiva. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlândia. Anais do XXI SNEF. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2015. p. 1-8.

5.
NICÁCIO, José Diogo dos Santos ; FERREIRA, J. M. H. ; SKEETE JUNIOR, A. W. ; SILVA, M. M.da . Narrativas históricas: Vácuo, Pressão Atmosférica e Natureza da Ciência. In: XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014, Maresias, SP. Anais do XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014. v. 1. p. 1-8.

6.
SILVA, M. M.da ; FERREIRA, J. M. H. ; NICÁCIO, José Diogo dos Santos . As histórias em quadrinhos como recurso para inserir a História e a Filosofia da Ciência na Educação Básica. In: XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014, Maresias, SP. Anais do XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014. v. 1. p. 1-8.

7.
FERREIRA, J. M. H.; OLIEVIRA, W. C. de . Investigando obstáculos à transposição didática da HFC em oficina de formação docente. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindoia. Anais do IX ENPEC. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2013. p. 1-8.

8.
GOMES, F. C. F. ; MOURA, D. H. ; FERREIRA, J. M. H. . O Mapa da Desistência na licenciatura em Física do IFRN. In: XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2010, Águas de Lindóia - SP. Anais do XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Águas de Lindóia-SP, 2010. v. 1. p. 1-12.

9.
FERREIRA, J. M. H.; MARTINS ; DANTAS, T. R. R. ; SANTOS, J. L. ; MOREIRA, E. P. . Formandos em Física e a natureza da ciência. In: XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2010, Águas de Lindóia - SP. Anais do XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Águas de Lindóia, 2010. v. 1. p. 1-12.

10.
FERREIRA, J. M. H.. Contribuições da História das (pseudo) ciências para a abordagem da natureza da ciência: um estudo de caso. In: VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais do VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte -MG: ABRAPEC - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009. p. 1-12.

11.
FERREIRA, J. M. H.. Thomas Browne e o 'conhecimento das coisas' no século XVII: sobre as causas dos erros. In: 11o Simpósio Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2008, Niteroi. Anais do 11o Simpósio Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2008. v. 1.

12.
FERREIRA, J. M. H.. O que fazer diante de resultados não esperados no laboratório? A contribuição de um episódio interessante na História da Ciência para o Ensino de Física. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba. XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008. v. 1. p. 1-12.

13.
FERREIRA, J. M. H.. Atitudes versus relatos de suas atitudes: o caso do astrólogo William Lilly, no século XVII. In: III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica (III CIPA), 2008, Natal. ANAIS Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica, 3º (III CIPA). Natal, 2008. v. 3.

Apresentações de Trabalho
1.
FONSECA, D. S. ; DRUMMOND, J. M. HIDALGO F. ; OLIVEIRA, W. C. . INVESTIGANDO O USO DIDÁTICO DE FONTES PRIMÁRIAS DA HISTÓRIA DO VÁCUO E DA PRESSÃO ATMOSFÉRICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FONSECA, D. S. ; OLIVEIRA, W. C. ; DRUMMOND, J. M. HIDALGO F. . Investigando o ensino de natureza da ciêmcia em minicurso para estudantes do ensino médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, M. M.da ; DRUMMOND, J. M. HIDALGO F. ; NICÁCIO, José Diogo dos Santos ; FONSECA, D. S. . História da Astronomia e Natureza da Ciência em Quadrinhos: Potencialidades e Possibilidades de articulação com o livro didático. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
NICÁCIO, José Diogo dos Santos ; DRUMMOND, J. M. HIDALGO F. ; SKEETE JUNIOR, A. W. ; SILVA, M. M. . Atuando na formação docente: narrativas históricas em perspectiva reflexiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
NICÁCIO, José Diogo dos Santos ; SKEETE JUNIOR, A. W. ; SILVA, M. M.da ; DRUMMOND, J. M. HIDALGO F. . Narrativas históricas: Vácuo, Pressão Atmosférica e Natureza da Ciência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, M. M.da ; DRUMMOND, J. M. HIDALGO F. ; NICÁCIO, José Diogo dos Santos . As histórias em quadrinhos como recurso para inserir a História e a Filosofia da Ciência na Educação BásicaCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
FERREIRA, J. M. H.; NICÁCIO, José Diogo dos Santos ; MARTINS, M. ; CAMARA, A. T. A. ; BEZERRA, F. V. . Uma proposta do PIBID-FÍSICA da UFRN: abordagem histórico-filosófica para a temática gravidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SKEETE JUNIOR, A. W. ; FERREIRA, J. M. H. ; LOURENCO, C. S. . O PIBID na Educação de Jovens e Adultos: proposta para a temática 'trocas de calor'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
FERREIRA, J. M. H.; OLIEVIRA, W. C. de . Investigando obstáculos à transposição didática da HFC em oficina de formação docente ( IX ENPEC). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BATISTA, G. L. F. ; FERREIRA, J. M. H. ; FREITAS, D. B. . Fontes Primárias da História do Vácuo no Ensino Médio: a carta do Puy-de-Dôme como exemplar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FERREIRA, J. M. H.; BATISTA, G. L. F. . A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso dos escritos de Blaise Pascal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
FERREIRA, J. M. H.; MARTINS, A. F. P. . Avaliando a inserção da temática Natureza da Ciência na disciplina de História e Filosofia da Ciência para bacharelandos em Física na UFRN. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FERREIRA, J. M. H.; OLIVEROS, M. C. ; CAMARA, A. T. A. ; CAZUZA, E. P. ; LABRE, I. O. de A. ; RIBEIRO, J. K. de O. ; SILVA, J. ; JULIÃO, W. da S. . Elaboração de jogos didáticos no PIBID em dupla perspectiva: formação docente e ensino de Física. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
OLIVEIRA, W. C. de ; FERREIRA, J. M. H. . Natureza da Ciência na licenciatura em Física do IFRN: comparando ingressantes e concluintes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
OLIVEIRA, W. C. de ; FERREIRA, J. M. H. . Licenciandos em Física e a Natureza da Ciência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
FERREIRA, J. M. H.; OLIVEROS, M. C. ; CAMARA, A. T. A. ; CAZUZA, E. P. ; LABRE, I. O. de A. ; RIBEIRO, J. K. de O. ; SILVA, J. ; JULIÃO, W. da S. . A elaboração de jogos de tabuleiro no PIBID na perspectiva da formação docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FERREIRA, J. M. H.; OLIVEROS, M. C. ; CAMARA, A. T. A. ; CAZUZA, E. P. ; LABRE, I. O. de A. ; RIBEIRO, J. K. de O. ; SILVA, J. . Ludo Físico: desenvolvimento de materiais lúdicos no PIBID. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FERREIRA, J. M. H.; OLIVEROS, M. C. ; CAMARA, A. T. A. ; CAZUZA, E. P. ; LABRE, I. O. de A. ; RIBEIRO, J. K. de O. ; SILVA, J. ; JULIÃO, W. da S. . O que ocorreu com os ?ex-pibidianos?? Expectativas, formação profissional e situação atual dos ex-bolsistas do PIBID-Física da UFRN. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
RIBEIRO, J. K. de O. ; FERREIRA, J. M. H. ; OLIVEROS, M. C. ; CAMARA, A. T. A. ; CAZUZA, E. P. ; LABRE, I. O. de A. ; SILVA, J. ; JULIÃO, W. da S. . O Quadro Elétrico Residencial: uma proposta do PIBID-Física para abordar conteúdos de eletricidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
OLIVEROS, M. C. ; FERREIRA, J. M. H. . O Subprojeto PIBID-Física 2007 da UFRN: expectativas, atuação e resultados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
FERREIRA, J. M. H.; SOUZA, A. V. M de ; CARVALHO FILHO, G. L. . 1a Gincana de Física na E. E. Ulisses de Góis:relato de uma experiência vivenciada pelo PIBID-Física/UFRN. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FERREIRA, J. M. H.; SKEETE, A. W. ; SILVA, K. S. P. . Ensino da temática ?Trocas de Calor? no EJA: uma proposta do PIBID-Física/UFRN. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
FERREIRA, J. M. H.; OLIVEROS, M. C. ; AZEVEDO, J. B. ; QUEIROS, P. E. . Formação de professores: avaliando a atitude de alunos do Ensino Médio em relação à disciplina de Física. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
FERREIRA, J. M. H.; MARTINS, A. F. P. ; DANTAS, T. R. R. ; SANTOS, J. L. ; MOREIRA, E. P. . Formandos em Física e a Natureza da Ciência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
OLIVEROS, M. C. ; FERREIRA, J. M. H. ; SOUZA, J. A. ; CAMARA, A. T. A. ; SILVA, E. F. ; SILVA, F. M. ; SOUZA, I. A. ; SILVA, J. C. ; SILVA, J. ; AZEVEDO, J. B. ; QUEIROS, P. E. . Formação de professores: avaliando as atitudes de alunos em relação à disciplina de física. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
FERREIRA, J. M. H.. Abordando a temática "Natureza da Ciência" na formação de professores de física. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
GOMES, F. C. F. ; MOURA, D. H. ; FERREIRA, J. M. H. . O mapa da desistência na licenciatura em Física do IFRN. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
MARTINS, A. F. P. ; FERREIRA, J. M. H. ; DANTAS, T. R. R. ; SANTOS, J. L. ; MOREIRA, E. P. . A natureza da Ciência na visão de universitários ingressantes nos cursos de Física e de Química. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
FERREIRA, J. M. H.. As reformas astrológicas heliocêntricas do século XVII: uma resposta à "nova astronomia" da Revolução Científica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
FERREIRA, J. M. H.. Thomas Browne: Enquiries into Vulgar and Common Errors a respeito dos animais no século XVII. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
FERREIRA, J. M. H.. Contribuições da História das (Pseudo) ciências para a abordagem da natureza da ciência: um estudo de caso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
FERREIRA, J. M. H.. "O que fazer diante de resultados não esperados no laboratório? A contribuição de um episódio interessante na História da Ciência para o Ensino de Física". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
FERREIRA, J. M. H.. "Thomas Browne e o "conhecimento das coisas" no século XVII: sobre as causas dos erros". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
FERREIRA, J. M. H.. "Atitudes versus relatos de suas atitudes: o caso do astrólogo William Lilly, no século XVII". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
FERREIRA, J. M. H.. William Lilly e o eclipse de 1652: previsão ou propaganda?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
FERREIRA, J. M. H.. Propaganda e crítica social nas cronologias dos almanaques astrológicos durante a Guerra Civil inglesa no século XVII. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
FERREIRA, J. M. H.; Martins, Roberto de Andrade . Alfred Russel Wallace's claims regarding spiritualism. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
FERREIRA, J. M. H.; Carmo, Viviane Arruda do . Wallace e a origem do homem: suas concepções e as interpretações historiográficas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
FERREIRA, J. M. H.. Fin del mundo, anticatolicismo y propaganda pro-Restauración en los escritos astrológicos ingleses en la década de 1650. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
FERREIRA, J. M. H.. Astrologia, propaganda e crítica social na Guerra Civil inglesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
FERREIRA, J. M. H.. O caso das ?reformas? e reformas da astrologia no século XVII. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
FERREIRA, J. M. H.. Um precedente do critério de falsificação de Popper: críticas à astrologia na Inglaterra, no século XVII. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
FERREIRA, J. M. H.. The astrological response to the ?new astronomy? in 17th century England. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
FERREIRA, J. M. H.; SILVA, A. P. B. . Teaching multidimensional spaces and non-Euclidean geometry by analogies: limits in conceiving and explaining ideas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
FERREIRA, J. M. H.. A hermenêutica de Santo Agostinho e as discussões sobre a legitimidade da astrologia no século XVII. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
FERREIRA, J. M. H.. A astrologia inglesa do século XVII e a então recém-fundada Royal Society. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
FERREIRA, J. M. H.. O radiômetro e as investigações de William Crookes sobre fenômenos espiritualistas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
FERREIRA, J. M. H.. A quarta dimensão e as investigações sobre fenômenos espiritualistas em fins do século XIX. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
FERREIRA, J. M. H.; Martins, Roberto de Andrade . As investigações de William Crookes sobre os fenômenos espiritualistas com o médium Daniel Dunglas Home na década de 1870. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
HIDALGO, J. M.; QUEIROZ, D. M. . Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ALVES, J. M. ; HIDALGO, J. M. ; QUEIROZ, D. M. . Física e História: Experimento de Torricelli. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
HIDALGO, J. M.; SOUZA, F. A. . História da Física e Natureza da Ciência na Formação Docente. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SOUZA, F. A. ; HIDALGO, J. M. . História da Física e Natureza da Ciência na Formação Docente. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto Educacional para a Formação Docente - Mestrado Profissional).

5.
ALVES, J. M. ; HIDALGO, J. M. . Física e História: Experimento de Torricelli. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto Educacional - Sequência Didática Para o Ensino Médio - Mestrado Profissional).

6.
QUEIROZ, D. M. ; HIDALGO, J. M. . Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ProdutoEducacionalparaaFormaçãoDocente-MestradoProfissional).

7.
NICÁCIO, José Diogo dos Santos ; DRUMMOND, J. M. HIDALGO F. ; SILVA, M. M. ; SKEETE JUNIOR, A. W. . Formação docente para a inserção da História e Filosofia da Ciência no Ensino: narrativas históricas em perspectiva reflexiva. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
BATISTA, G. L. F. ; FERREIRA, J. M. H. ; OLIVEIRA, W. C. de . Curso: Fontes Primárias da História do Vácuo e da Pressão Atmosférica: análise e transposição para o ensino médio ? Jornal Histórico. 2013. .

9.
BATISTA, G. L. F. ; FERREIRA, J. M. H. ; OLIVEIRA, W. C. de . Jornal Histórico 'A Tribuna da Ciência' - Transposição Didática de Fontes Primárias da História do Vácuo para o Ensino Médio. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jornal Histórico).

10.
OLIVEIRA, W. C. de ; FERREIRA, J. M. H. ; BATISTA, G. L. F. . Oficina: "Ensinando sobre a Natureza da Ciência: uma abordagem explícita e contextualizada a partir da História do Vácuo". 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
FERREIRA, J. M. H.; NICÁCIO, José Diogo dos Santos ; CAMARA, A. T. A. ; BEZERRA, F. V. . Proposta Sistemas de Mundo - Texto 1:Laçadas no céu; Texto 2: Heliocentrismo X Geocentrismo; Texto 3: Uma nova proposta para a gravidade. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Textos Didáticos para o Ensino Médio - História e Filosofia da Ciência no Ensino - Gravidade).

12.
FERREIRA, J. M. H.. Peça "A coroa do Rei". 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Roteiro de Peça Teatral baseada no texto ?Arquimedes e a coroa do rei: problemas históricos? de Robe).

13.
FERREIRA, J. M. H.; BORBA, G. L. . Minicurso: "Discutindo a temática NdC: o que conhecidos personagens da História da Física têm a dizer?". 2011. .

14.
FERREIRA, J. M. H.; MARTINS, A. F. P. . Disciplina de História e Filosofia da Ciência - Licenciatura em Física - Material Didático - Ensino a Distância - Universidade Federal do Rio Grande do NorteFRN. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - EAD/UFRN - Disciplina de História e Filosofia da Ciência - Licenciatura em Físic).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BORBA, G. L.; FERREIRA, J. M. H.; GERMANO, M. G.. Participação em banca de Anderson Luiz Pinheiro de Oliveira. Etnosismologia: Percepções de eventos sísmicos pela população de João Câmara, Rio Grande do Norte. 2012. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
FERREIRA, J. M. H.. Participação em banca de José Nivaldo Mangueira de Assis. Tópicos de astronomia no ensino médio: uma investigação a partir de um curso informal. 2010. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

3.
FERREIRA, J. M. H.. Participação em banca de Márcio Tavares Lourenço. A inserção da disciplina filosofia no ensino médio de física. 2010. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

4.
FERREIRA, J. M. H.. Participação em banca de José Ferreira da Silva Junior. Uma abordagem dialógica para a utilização de atividades experimentais em sala de aula. 2010. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Teses de doutorado
1.
PEDUZZI, L. O. Q.; NARDI, R.; CRUZ, F. F. S.; Angotti, José André Peres; FERREIRA, J. M. H.. Participação em banca de Gilmar Praxedes Daniel. História da Ciência em um curso de licenciatura em física: a Gravitação newtoniana e a gravitação einsteiniana como exemplares. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
PERNAMBUCO., M. M. C. A.; Menezes, L. C.; Angotti, José André Peres; MARTINS, A. F. P.; FERREIRA, J. M. H.. Participação em banca de Zanoni Tadeu Saraiva dos Santos. Ensino de entropia: um enfoque histórico e epistemológico. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEROS, M. C.; FERREIRA, J. M. H.; ZYLBERSTAJN, A.. Concurso público para professor adjunto na área de Ensino de Física - Edital 005/2009 DOU Nº 039 27/02/2009 , Republicado em 02/04/2009 DOU N°063. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XX Simpósio Nacional de Ensino de Física.Uma proposta do PIBID-FÍSICA da UFRN: abordagem histórico-filosófica para a temática gravidade. 2013. (Simpósio).

2.
XX Simpósio Nacional de Ensino de Física.O PIBID na Educação de Jovens e Adultos: proposta para a temática "trocas de calor". 2013. (Simpósio).

3.
XX Simpósio Nacional de Ensino de Física.Curso: Fontes primárias da História do Vácuo e da Pressão Atmosférica: análise e transposição para o ensino médio ? jornal histórico. 2013. (Simpósio).

4.
XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso dos escritos de Blaise Pascal. 2012. (Encontro).

5.
Encontro de História e Filosofia da Biologia 2009.Thomas Browne: Enquiries into Vulgar and Common Errors a respeito dos animais no século XVII. 2009. (Encontro).

6.
11 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia."Thomas Browne e o 'conhecimento das coisas' no século XVII: sobre as causas dos erros". 2008. (Seminário).

7.
III CIPA: (auto)biografia: formação, territórios e saberes. "Atitudes versus relatos de suas atitudes: o caso do astrólogo William Lilly, no século XVII". 2008. (Congresso).

8.
XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física -XI EPEF."O que fazer diante de resultados não esperados no laboratório? A contribuição de um episódio interessante da História da Ciência para o Enisno de Física". 2008. (Encontro).

9.
V Encontro de Filosofia e Historia da Ciência do Cone Sul.O caso das ?reformas? e reformas da astrologia no século XVII. 2006. (Encontro).

10.
XVII Jornadas de Epistemologia e História da Ciência. Astrologia, propaganda e crítica social na Guerra Civil inglesa. 2006. (Congresso).

11.
Eighth International History, Philosophy & Science Teaching Conference. Teaching multidimensional spaces and non-Euclidean geometry by analogies: limits in conceiving and explaining ideas. 2005. (Congresso).

12.
The Bristish Society for the History of Science. The astrological response to the ?new astronomy? in 17th century England. 2005. (Congresso).

13.
XVI Jornadas de Epistemologia e História da Ciência. Um precedente do critério de falsificação de Popper: críticas à astrologia na Inglaterra, no século XVII. 2005. (Congresso).

14.
IV Encuentro de Filosofia e Historia de la ciencia del cono sur.A astrologia inglesa do século XVII e a então recém-fundada Royal Society. 2004. (Encontro).

15.
XV Jornadas de Epistemologia e História da Ciência. A hermenêutica de Santo Agostinho e as discussões sobre a legitimidade da astrologia no século XVII. 2004. (Congresso).

16.
III Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul.O radiômetro e as investigações de William Crookes sobre os fenômenos espiritualistas. 2002. (Encontro).

17.
8o. Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia.A quarta dimensão e as investigações sobre fenômenos espiritualistas em fins do século XIX. 2001. (Seminário).

18.
XI Jornadas de Epistemología e Historia de la Ciencia. As investigações de William Crookes sobre os fenômenos espiritualistas com o médium Daniel Dunglas Home na década de 1870. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMARGO, S. ; QUEIROZ, G. ; FERREIRA, J. M. H. ; GENOVESE, L. G. R. ; NICOT, Y. E. . XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. 2012. (Congresso).

2.
PIERSON, A. H. C. ; TERRAZZAN, E. A. ; FERREIRA, J. M. H. ; BARBOSA-LIMA, M. C. ; CAMARGO, S. . XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. 2010. (Congresso).

3.
FERREIRA, J. M. H.; ZATERKA, L. . Simpósio Temático ?Refletindo sobre a ciência do século XVII e seu complexo cenário de construção? no 11º. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
DANIEL DE MEDEIROS QUEIROZ. Uma biografia histórica-didática de Blaise Pascal: contribuições à formação docente. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em PPG em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
Mykaell Martins da Silva. Sobre a confluência entre História e Filosofia da Ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: uma estudo de caso na formação docente.. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em PPG em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
FÁBIO DE ABREU SOUZA. História da Física e Natureza da Ciência na formação docente. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Na) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, . Orientador: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.

2.
JARDES MARTINS ALVES. Física e História: Experimento de Torricelli. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, . Orientador: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.

3.
Deyzianne dos Santos Fonseca. ENSINANDO CIÊNCIA E SOBRE CIÊNCIA COM A UTILIZAÇÃO DE FONTES PRIMÁRIAS DA HISTÓRIA DO VÁCUO E DA PRESSÃO ATMOSFÉRICA. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Na) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, . Orientador: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.

4.
José Diogo dos Santos Nicácio. FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INSERÇÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO: TEXTOS HISTÓRICO-PEDAGÓGICOS EM DISCUSSÃO. 2015. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.

5.
Giovanninni Leite de Freitas Batista. Fontes Primárias da História do Vácuo e da Pressão Atmosférica na sala de aula: cartas e jornais históricos em articulação com o livro-didático do Ensino MédioEXTO DO ENSINO MÉDIO CARTAS E JORNAIS HISTÓRICOS EM ARTICULAÇÃO COM O LIVRO-TEXTO DO ENSINO MÉDIO. 2014. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, . Orientador: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.

6.
Wesley Costa de Oliveira. Ensinando sobre a Natureza da Ciência: uma abordagem explícita e contextualizada a partir da História do Vácuo. 2013. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, . Orientador: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.

7.
Fernando Costa Fernandes Gomes. A desistência na licenciatura em Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN): causas e sugestões para o combate.. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Na) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.

Iniciação científica
1.
Guilherme Weber Sampaio de Melo. Elaborando subsídios para discutir a Natureza da Ciência através do estudo de episódios relacionados à História do Vácuo e da Pressão. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.

2.
Jane Cláudia da Silva. A Natureza da Ciência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: construindo e aplicando instrumentos de avaliação adequados a esse particular universo. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.

3.
Eric Pereira Moreira. Contribuindo com a construção e validação de um instrumento para avaliar aspectos da Natureza da Ciência na UFRN. 2009. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FERREIRA, J. M. H.2013FERREIRA, J. M. H.. Alberto Magno e suas questões sobre os animais. Filosofia e História da Biologia (Online), v. 8, p. 549-568, 2013.

2.
DRUMMOND, J. M. HIDALGO F.2015DRUMMOND, J. M. HIDALGO F.; NICÁCIO, José Diogo dos Santos ; SKEETE JUNIOR, A. W. ; SILVA, M. M.da ; CAMARA, A. T. A. ; BEZERRA, F. V. . Narrativas históricas: gravidade, sistemas de mundo e natureza da ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online), v. 32, p. 99-141, 2015.


Livros e capítulos
1.
PEDUZZI, L. O. Q. (Org.) ; MARTINS, A. F. P. (Org.) ; FERREIRA, J. M. H. (Org.) . Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EDUFRN, 2012. v. 1. 372p .

1.
FERREIRA, J. M. H.; MARTINS, A. F. P. . Avaliando a inserção da temática natureza da ciência na disciplina de História e Filosofia da Ciência para Graduandos em Física na UFRN. In: PEDUZZI, L.O.Q.; MARTINS, A.F. P; FERREIRA, J. M. H.. (Org.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EDUFRN, 2012, v. 1, p. 155-182.


Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, J. M. H.; BATISTA, G. L. F. . A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso dos escritos de Blaise Pascal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FERREIRA, J. M. H.; NICÁCIO, José Diogo dos Santos ; MARTINS, M. ; CAMARA, A. T. A. ; BEZERRA, F. V. . Uma proposta do PIBID-FÍSICA da UFRN: abordagem histórico-filosófica para a temática gravidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
HIDALGO, J. M.; QUEIROZ, D. M. . Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ALVES, J. M. ; HIDALGO, J. M. ; QUEIROZ, D. M. . Física e História: Experimento de Torricelli. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
HIDALGO, J. M.; SOUZA, F. A. . História da Física e Natureza da Ciência na Formação Docente. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
QUEIROZ, D. M. ; HIDALGO, J. M. . Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ProdutoEducacionalparaaFormaçãoDocente-MestradoProfissional).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMARGO, S. ; QUEIROZ, G. ; FERREIRA, J. M. H. ; GENOVESE, L. G. R. ; NICOT, Y. E. . XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. 2012. (Congresso).




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