Victor Travassos Sarinho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9862344168483523
  • Última atualização do currículo em 25/10/2018


Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutor pela Universidade Federal da Bahia (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Software, Jogos Digitais e Sistemas de Informação em Saúde. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Victor Travassos Sarinho
Nome em citações bibliográficas
SARINHO, V. T.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Ciências Exatas, Colegiado de Engenharia da Computação.
Av. Universitária, s/n - Km 03 da BR 116
Campus Universitário
44031-460 - Feira de Santana, BA - Brasil
URL da Homepage: http://www.uefs.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2013
Doutorado em Ciência da Computação - Ufba - Unifacs.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: OOFM - Uma Técnica de Modelagem de Features Orientada à Objetos, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Antônio Lopes Apolinário Júnior.
Palavras-chave: Modelagem de Features; Linha de Produto de Software; Aspectos de Variabilidade; Modelagem de Features Orientada à Objetos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Variabilidade de Software.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Modelagem de Features.
2000 - 2003
Mestrado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Uma Biblioteca de Componentes Semânticos para Especificação de Linguagens de Programação,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Hermano Perrelli.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software).
1995 - 1999
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: AcadeInfo - Sistema Gerenciador de Academias de Ginástica.
Orientador: Raimundo G Nóbrega.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro (Professor Assistente), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

1/2013 - 6/2013
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EXA809 - Engenharia de Software
1/2013 - 6/2013
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EXA840 ? Análise e Projeto de Sistemas II
1/2013 - 6/2013
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EXA857 - MI - Engenharia de Software
6/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EXA809 ? Engenharia de Software
6/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EXA856 - Análise de Sistemas
6/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EXA857 - MI - Engenharia de Software
1/2012 - 6/2012
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EXA630 ? Informática Aplicada
1/2012 - 6/2012
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EXA801 ? Algoritmos e Programação I
1/2012 - 6/2012
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EXA856 - Análise de Sistemas
10/2007 - 03/2008
Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Engenharia de Software
Projeto Anual - Micareta Virtual
11/2007 - 12/2007
Ensino, Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Programação OO Avançada
02/2007 - 10/2007
Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Anual - Micareta Virtual
Tutorial de Sistemas Digitais
08/2006 - 08/2007
Direção e administração, DEXA, .

Cargo ou função
Coordenador da Área de Informática.
08/2006 - 12/2006
Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EXA 808 - EI5 Engenharia de Software
EXA 815 - EI9 Linguagens de Programação
EXA 891 - Empreendimentos em Informática e Tecnologia
06/2006 - 12/2006
Outras atividades técnico-científicas , DEXA, DEXA.

Atividade realizada
Coordenação do Curso de Empreendedorismo do Programa Bahia Inovação.
02/2006 - 07/2006
Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Ciências da Computação - Eng. Civil e de Alimentos
08/2005 - 12/2005
Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projetos I - Desenvolvimento de um Sistema de Controle Acadêmico
EXA 808 - EI5 - Engenharia de Software
03/2005 - 07/2005
Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EXA 808 - EI5 - Engenharia de Software
Projetos I - Desenvolvimento de um Sistema de Controle Acadêmico
10/2004 - 12/2004
Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Ciência da Computação - Eng. Civil
EXA 801 - Algoritmos e Programação I

Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, CESAR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Software Pleno, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pelo desenvolvimento e manutenção dos softwares de gerenciamento dos aparelhos celulares TDMA da Motorola. Projeto de CMM nível 3, com desenvolvimento baseado na linguagem C/C++, controle de versões usando ClearCase, modelagem de projetos usando Rational Rose, etc.


Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

08/2003 - 8/2005
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem de Programação II (Java)
Engenharia de Software
Análise e Projeto de Sistemas I
Informática Aplicada a Saúde

Unicred Norte/Nordeste, UNICRED N/NE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Júnior, Carga horária: 40
Outras informações
responsável pela análise, desenvolvimento e manutenção de um sistema gerenciador de cooperativas de crédito, o software de controle da Unicred (banco da cooperativa de médicos Unimed), baseado na arquitetura Cliente/Servidor, usando as ferramentas Delphi/Oracle. Análise e desenvolvimento de componentes para comunicação com os periféricos do terminal financeiro (mini-impressoras, leitora de documentos, leitora de cartões magnéticos, teclado pin, etc.) do sistema Infocred. Análise e desenvolvimento do sistema de caixa automático para o Terminal Dispensador de Cédulas CDC da SID Informática, baseado na API XFS_LITE 32 bits.


Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia, CETEB/BA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenador do curso técnico de Informática desta instituição, atuando na criação, implantação e condução das demais atividades do curso.

Atividades

7/2004 - 2/2006
Direção e administração, Coordenação de Cursos, Feira de Santana.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

In Forma Sofware Ltda, IFS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Software, Carga horária: 40
Outras informações
- responsável pelo projeto e desenvolvimento de um middleware para troca de mensagens em XML utilizando Java, JMS, CORBA, JDBC (Interbase, MySQL e SapDB) e conceitos de internacionalização e CVS. Projeto em parceria com a Modular Minning Systems, uma empresa de nível mundial, para transmissão de informações gerenciais de recursos de minas em geral.


Faculdade de Ensino Superior de Feira de Santana, FAESF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 7

Atividades

08/2006 - 12/2006
Ensino, Administração com Ênfase em Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e Desenvolvimento de Sistemas II
Engenharia de Software

Faculdade Anysio Teixeira, FAT/BA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20

Atividades

2/2005 - 08/2006
Ensino, Webdesign, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Software Livre
Programação p/ Web I
Engenharia de Software II
Engenharia de Software
Ferramentas p/ Webdesign
Projeto Final
Proposta de Projeto Final

Include Software, IS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Software, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pelas melhorias no processo de desenvolvimento de software desta empresa. Implantação de atividades como: levantamento de riscos, especificação de requisitos, desenvolvimento de testes, gerência de configuração e manutenção, etc.

Atividades

11/2003 - 2/2004
Treinamentos ministrados , Include Software, .

Treinamentos ministrados
Engenharia de Software

Solutions Consultoria em Software, N/A, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável direto pela elaboração dos projetos e sistemas da empresa, como por exemplo: o AcadeInfo (sistema de informação para o controle administrativo, financeiro e médico de academias de ginástica em geral), o InfoPETI (sistema de informação para o gerenciamento do projeto bolsa-escola do governo do estado da Paraíba) e o AutoControl (sistema de informação para o controle administrativo e financeiro de oficinas mecânicas em geral).

Atividades

12/1998 - 12/1999
Direção e administração, .

Cargo ou função
Gerente de Projetos.

Visão Colégio e Cursos, VCC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor da disciplina Linguagem de Programação, tendo como objetivo ensinar os princípios básicos de Pascal e Object Pascal usando a ferramenta Delphi 3.0.

Atividades

03/1998 - 03/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Linguagens de Programação

Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1999
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20

Atividades

03/1997 - 03/1999
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Exatas e da Natureza - Campus I, Centro de Ciências Exatas e da Natureza - Campus I.

Atividade realizada
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/UFPB.
04/1996 - 01/1997
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Exatas e da Natureza - Campus I, Centro de Ciências Exatas e da Natureza - Campus I.

Atividade realizada
Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral I.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Variabilidade de Software Aplicada - Rumo ao Desenvolvimento de Softwares para Domínios Específicos
Descrição: O papel principal da Variabilidade de Software [Gurp, Svahnberg e Bosch, 2001] é estudar a habilidade de um sistema ou artefato de software ser mudado, customizado ou configurado para uso em um contexto particular. Isto requer metodologias estabelecidas e ferramentas de suporte capazes de viabilizar a gestão e configuração dos vários pontos de variação que caracterizam as funcionalidades de um software em si, os quais existem desde sua concepção até a configuração final do produto desejado. Todo esse ciclo de vida deve ser amparado por técnicas de engenharia de software bem conhecidas [Sommerville, 2002], [Pressman, 2003], [PMBOK, 2003] e outras novas que precisam ser adaptadas e especializadas para esse tipo de desenvolvimento. Este trabalho propõe a aplicação de conceitos e técnicas de variabilidade de software na produção de softwares para domínios específicos. A definição de novas técnicas de construção de SPLs baseadas em features também serão desenvolvidas, de modo a apoiar a produção final de software de domínios específicos. Como resultado final, espera-se obter não só a produção de novas SPLs para domínios de software específicos, como também a definição de novas técnicas e ferramental de apoio para a representação da variabilidade de software em termos de features. Em outras palavras, espera-se obter estratégias completas de gerenciamento da variabilidade de software, capazes de definir SPLs de domínios específicos bem como configurar novos sistemas a partir da seleção de features modeladas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
Fábrica de Componentes de Software ? Uma Abordagem Prática
Descrição: Desenvolvimento e pesquisa de novos artefatos de software em geral..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Victor Travassos Sarinho - Integrante / João Batista da Rocha Junior - Coordenador / Roberto Almeida Bittencourt - Integrante.
2007 - 2008
Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Educativos para Ensino e Aprendizagem em Evolução e Ecologia
Descrição: Desenvolvimento de um jogo digital para simular a interação de populações de lagartos em um vale do rio São Francisco..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Victor Travassos Sarinho - Coordenador.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos / FINEP - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2006 - 2006
Curso Empreendedor Nota 10
Descrição: Coordenação do Curso Empreendedor Nota 10 financiado pelo programa Bahia Inovação para a implantação de cursos de empreendorismo em instituições de ensino técnico e superior no estado da Bahia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Victor Travassos Sarinho - Coordenador / João Batista da Rocha Junior - Integrante.Financiador(es): Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia - Auxílio financeiro.


Projetos de ensino


2017 - Atual
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
O projeto possui ações inovadoras no(a): Ensino Médio(2o grau), Graduação, Ensino Fundamental(1o grau).
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem, Inserção de tecnologias no ensino.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Objetivo: Proporcionar um espaço para integração e discussão de projetos e temas relacionados ao ensino de ciências que possam contribuir para a formação inicial e continuada de estudantes e atualização de profissionais envolvidos e interessados na docência. Metas: ? Promover discussões acerca dos fundamentos da Ciência e da Biologia e problemáticas do ensino em espaços formais e não formais; ? Proporcionar a professores e estudantes de Escola Básica, graduação e pós- graduação um ambiente de reflexão e ação do Ensino de Ciências e Biologia; ? Desenvolver materiais didáticos e modelos experimentais que possam inovar e da suporte ao o Ensino de Ciências e Biologia; ? Divulgar novas formas de comunicação da Ciência (texto e hipertexto), e tecnologias contribuindo para a popularização da ciência; ? Contribuir com Ensino de Ciências e Biologia para promoção da saúde..


Projetos de desenvolvimento


2007 - 2008
Micareta 2007 - Simulando um Folião Virtual na Micareta de Feira de Santana
Descrição: Trata-se do projeto anual oferecido aos alunos do curso de Engenharia de Computação que pretende consolidar o conhecimento dos mesmos no uso de engines de produção de jogos. Neste projeto os alunos deverão projetar um jogo para simular a busca de um folião pela sua namorada num bloco de Micareta (tradicional carnaval fora de época da cidade de Feira de Santana)..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Victor Travassos Sarinho - Coordenador.
2007 - 2008
SAFETI - Sistema de Apoio e Fortalecimento de Empresas de TI
Descrição: Adaptação do ITIL para o desenvolvimento de um sistema para o controle da prestação de serviços de TI das empresas do APL de TI de Feira de Santana.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) .
Integrantes: Victor Travassos Sarinho - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
2006 - 2008
WISE (Web Information System Engine)
Descrição: Trata-se de uma arquitetura de subsistemas que oferecem e integram serviços para a implementação de sistemas de informação web..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Victor Travassos Sarinho - Coordenador.Financiador(es): Total Informática - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2006 - 2007
Rede de Pesquisa em Engenharia de Software
Descrição: Projeto que busca fortalecer a interação dos pesquisadores de engenharia de software do estado da Bahia..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Victor Travassos Sarinho - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Professor Homenageado - Turma 2016.1, UEFS.
2007
Professor Homenageado - Turma 2005.2, FAT - Faculdade Anysio Teixeira.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SARINHO, V. T.2018SARINHO, V. T.; MOTA, A. O. ; SILVA, E. P. . Towards an e-Health Cloud Solution for Remote Regions at Bahia-Brazil. JOURNAL OF MEDICAL SYSTEMS, v. 42, p. 23, 2018.

2.
SARINHO, V. T.2017SARINHO, V. T.. LibrasZap - Um Jogo Baseado em Mensagens Instantâneas para Avaliação de Conhecimentos na Língua Brasileira de Sinais. REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, v. 25, p. 44-59, 2017.

3.
BOAVENTURA, F. M. B.2017BOAVENTURA, F. M. B. ; SARINHO, V. T. . MEnDiGa - A Minimal Engine for Digital Games. International Journal of Computer Games Technology, v. 2017, p. 1-13, 2017.

4.
SARINHO, V. T.2017SARINHO, V. T.. SPLIMBo ? Developing and Evaluating a Software Product Line for Cross-Platform IM Bots. JOURNAL ON ADVANCES IN THEORETICAL AND APPLIED INFORMATICS, v. 3, p. 18-23, 2017.

5.
SILVA, C. S.2016SILVA, C. S. ; SARINHO, V. T. . OpenSerum ? Um Sistema Aberto de Monitoramento de Soro Hospitalar. Journal of Health Informatics, v. 8, p. 66-72, 2016.

6.
SARINHO, V. T.2014SARINHO, V. T.; CAMPOS, L. R. . SAMob - Sistema Móvel de Geolocalização e Geoprocessamento para Locais de Atendimento em Saúde. Journal of Health Informatics, v. 6, p. 96, 2014.

7.
SARINHO, V. T.1999 SARINHO, V. T.; Germano Véras ; ARAUJO, M. C. U. ; HONORATO, R. S. . A single solution for non-linear calibration in flow injection spectrophotometry kinetic determination of total protein in blood serum. Analytica Chimica Acta, p. 215-221, 1999.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SARINHO, V. T.; FILHO, H. . Re-Color: Aplicando o Reuso de Temáticas e Enredos na Produção de Jogos Digitais. In: XVIII ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA - ALAGOAS - SERGIPE, 2018, Aracaju. Anais da XVIII ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA - ALAGOAS - SERGIPE, 2018.

2.
SARINHO, V. T.; SANTOS, M. T. ; MUNDURUCA, V. . Universo Universitário: Jogo Mobile de Simulação da Vida Estudantil. In: XVIII ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA - ALAGOAS - SERGIPE, 2018, Aracaju. Anais da XVIII ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA - ALAGOAS - SERGIPE, 2018.

3.
SARINHO, V. T.; SANTANNA, H. V. S. ; ARAUJO, T. W. R. . Projeto VidaVit: Saúde para Vencer. In: XVIII ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA - ALAGOAS - SERGIPE, 2018, Aracaju. Anais da XVIII ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA - ALAGOAS - SERGIPE, 2018.

4.
SARINHO, V. T.; AZEVEDO, R. R. . FonoReality: Aplicando a Realidade Aumentada na Geração de Álbuns Fonéticos. In: XVIII ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA - ALAGOAS - SERGIPE, 2018, Aracaju. Anais da XVIII ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA - ALAGOAS - SERGIPE, 2018.

5.
SARINHO, V. T.; SILVA, J. C. A. ; CASTRO, A. V. . Resgate Animal: Um Jogo Educativo para Preservação da Fauna Brasileira. In: XVIII ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA - ALAGOAS - SERGIPE, 2018, Aracaju. Anais da XVIII ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA - ALAGOAS - SERGIPE, 2018.

6.
SARINHO, V. T.; GOMES, W. D. S. ; TANAN, M. S. . Desenvolvimento de um Jogo Voltado para o Ensino de Matemática nas Séries Iniciais. In: XVIII ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA - ALAGOAS - SERGIPE, 2018, Aracaju. Anais da XVIII ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA - ALAGOAS - SERGIPE, 2018.

7.
SARINHO, V. T.; AZEVEDO, G. S. . Uma Proposta de Produção de Jogos Estilo Quiz na Plataforma Arduino. In: XVIII ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA - ALAGOAS - SERGIPE, 2018, Aracaju. Anais da XVIII ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA - ALAGOAS - SERGIPE, 2018.

8.
SARINHO, V. T.; ALVES, G. . Umistick: Um Joystick de Sopro Baseado em um Sensor de Umidade. In: XVIII ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA - ALAGOAS - SERGIPE, 2018, Aracaju. Anais da XVIII ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA - ALAGOAS - SERGIPE, 2018.

9.
SARINHO, V. T.; BISPO, G. P. ; CARNEIRO, N. . Firstaid: Um Jogo para Auxiliar no Processo de Construção das Noções Básicas de Primeiros Socorros. In: XVIII ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA - ALAGOAS - SERGIPE, 2018, Aracaju. Anais da XVIII ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA - ALAGOAS - SERGIPE, 2018.

10.
SARINHO, V. T.; ALVES, G. ; DIAS, A. M. . Umistick: Developing a Blow-Based Joystick Using Arduino Sensors and a Printed Circuit Board. In: XVII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do XVII SBGames, 2018.

11.
SARINHO, V. T.; AZEVEDO, G. S. ; BOAVENTURA, F. M. B. . AsKME: A Feature-Based Approach to Develop Multiplatform Quiz Games. In: XVII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do XVII SBGames, 2018.

12.
SARINHO, V. T.; BOAVENTURA, F. M. B. ; AZEVEDO, G. S. . Providing an IM Cross-Platform Game Engine for Text-Messaging Games. In: XVII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do XVII SBGames, 2018.

13.
SARINHO, V. T.; BATISTA, W. P. ; RIOS, L. C. . ForcaBRAS-CV: Integrando Tecnologias de Reconhecimento Visual no Ensino do Alfabeto em LIBRAS. In: XVII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do XVII SBGames, 2018.

14.
SARINHO, V. T.; AGUIAR, E. C. ; GOMES, V. O. ; SAMPAIO, D. G. F. . Um Processo Simplificado de Game Design para a Computação Criativa. In: XVII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do XVII SBGames, 2018.

15.
SARINHO, V. T.; BATISTA, W. P. ; RIOS, L. C. ; SILVA, I. S. . Geometria em Jogo: Uma Ferramenta de Apoio ao Tratamento de Disléxicos. In: XVII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do XVII SBGames, 2018.

16.
SARINHO, V. T.; AMORIM NETO, A. C. ; SILVA, J. M. . bitHERO: Um Jogo para Auxílio no Aprendizado de Circuitos Digitais. In: CBIE 2018 - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2018, Fortaleza. Anais do CBIE 2018, 2018.

17.
SARINHO, V. T.; AGUIAR, E. C. ; GOMES, V. O. ; PEDREIRA, L. O. . Avaliando Jogos Digitais Educativos para Indivíduos Portadores do Transtorno do Espectro Autista. In: CBIE 2018 - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2018, Fortaleza. Anais do CBIE 2018, 2018.

18.
SARINHO, V. T.; BORGES, G. A. ; CERQUEIRA, C. O. ; GRANJEIRO, E. M. . Desenvolvendo e Aplicando Dinâmicas do Jogo Digital Body no Ensino de Fisiologia Humana para Estudantes de uma Escola Pública. In: CBIE 2018 - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2018, Fortaleza. Anais do CBIE 2018, 2018.

19.
SARINHO, V. T.; BATISTA, W. P. ; RIOS, L. C. ; PEREIRA, C. P. . ForcaBRAS - Um Jogo Educativo para o Aprendizado Básico de LIBRAS. In: CBIE 2018 - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2018, Fortaleza. Anais do CBIE 2018, 2018.

20.
BATISTA, W. P. ; RIOS, L. C. ; SARINHO, V. T. . ForcaBRAS - Aplicando a Computação Visual no Aprendizado do Alfabeto de LIBRAS. In: Workshop de eXperimentos em Tecnologia Bahia-Alagoas-Sergipe, 2017, Cruz das Almas. ERBASE - Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe, 2017.

21.
MOURA, J. V. C. ; SARINHO, V. T. . Aedes na Mira - Aplicando Realidade Virtual no Combate a Focos de Mosquitos. In: Workshop de eXperimentos em Tecnologia Bahia-Alagoas-Sergipe, 2017, Cruz das Almas. ERBASE - Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe, 2017.

22.
MOTA, M. F. ; RAMOS, M. ; SARINHO, V. T. . O Químico - Jogo Multiplataforma para o Ensino de Elementos e Substâncias Químicas. In: Workshop de eXperimentos em Tecnologia Bahia-Alagoas-Sergipe, 2017, Cruz das Almas. ERBASE - Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe, 2017.

23.
MORAES, J. G. L. ; GONCALVES FILHO, J. B. ; SARINHO, V. T. . Agreste Game Engine - Produzindo um Motor de Jogo OpenGL Dedicado. In: Workshop de eXperimentos em Tecnologia Bahia-Alagoas-Sergipe, 2017, Cruz das Almas. ERBASE - Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe, 2017.

24.
SARINHO, V. T.. Uma Proposta de Game Design Canvas Unificado. In: SBGames 2017, 2017, Curitiba. Anais do SBGames 2017, 2017.

25.
SANTOS, N. H. ; SARINHO, V. T. . Dominó Químico: Jogo Educativo para o Ensino-Aprendizagem das Funções Químicas Inorgânicas. In: SBGames 2017, 2017, Curitiba. Anais do SBGames 2017, 2017.

26.
SARINHO, V. T.. Cornestick: Um Joystick de Sopro para Jogos Digitais. In: SBGames 2017, 2017, Curitiba. Anais do SBGames 2017, 2017.

27.
BORGES, G. A. ; CERQUEIRA, C. O. ; GRANJEIRO, E. M. ; SARINHO, V. T. ; BITTENCOURT, R. A. . Body: Um Jogo Digital Educacional de Tabuleiro na Área de Fisiologia Humana. In: SBGames 2016 - XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016, São Paulo - SP. SBGames 2016 - XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016.

28.
MORAES, J. G. ; GONCALVES FILHO, J. ; SARINHO, V. T. . Harvest of Shadows: A surival horror RPG game with storytelling elements. In: SBGames 2016 - Workshop G2 : Games na Graduação, 2016, São Paulo - SP. SBGames 2016 - XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016.

29.
SARINHO, V. T.; BOAVENTURA, F. M. B. . Uma Proposta de Motor de Jogos Baseado em um Conjunto Simplificado de Features de Jogos Digitais. In: Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe 2014, 2014, Feira de Santana. Anais da ERBASE - Escola de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe, 2014. p. 1-10.

30.
SARINHO, V. T.; APOLINÁRIO, A. . Detailing the UML Profile of the OOFM Technique. In: WB-DSDM, 2012, 2012, Natal. Proceedings of 3rd Brazilian Workshop on Model Driven Development (WB-DSDM 2012), 2012. p. 25-32.

31.
SARINHO, V. T.; APOLINÁRIO, A. ; Santana, E. A. . A Feature-based Environment for Digital Games. In: 1st Workshop on Game Development and Model-Driven Software Development, 2011, Vancouver. 10th International Conference on Entertainment Computing (ICEC), 2011.

32.
SARINHO, V. T.; APOLINÁRIO, A. . Combining feature modeling and Object Oriented concepts to manage the software variability. In: IEEE International Conference on Information Reuse and Integration (IRI), 2010, Las Vegas. 2010 IEEE International Conference on Information Reuse Integration, 2010. p. 344-349.

33.
SARINHO, V. T.; APOLINÁRIO, A. . A Generative Programming Approach for Game Development. In: VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment (SBGAMES), 2009, Rio de Janeiro. Proceedings of the VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment (SBGAMES), 2009. p. 9-18.

34.
SARINHO, V. T.; APOLINÁRIO, A. . A Feature Model Proposal For Computer Games Design. In: VII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2008, Belo Horizonte. VII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, PROCEEDINGS Computing Track ? Full Papers, 2008. v. 1. p. 54-63.

35.
SANTOS, D. ; SARINHO, V. T. ; ROCHA JUNIOR, J. B. ; SABA, H. . Integrando as Disciplinas de Engenharia de Software, Análise e Projeto de Sistemas e Banco de Dados utilizando PBL. In: WEI - Workshop de Educação em Informática, 2007, Rio de Janeiro. ANAIS DO XXVII CONGRESSO DA SBC, 2007. v. 1. p. 66-77.

36.
SANTOS, D. ; ROCHA JUNIOR, J. B. ; SABA, H. ; SARINHO, V. T. . Aplicando Project-Based Learning no Estudo Integrado de Engenharia de Software, Análise e Projeto de Sistemas e Banco de Dados.. In: XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2007, Curitiba. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2007. v. Único. p. 441-455.

37.
SARINHO, V. T.. Using JPOX to Develop a Persistence API for Generic Objects. In: CONFENIS, 2007, Beijing. Research and Practical Issues of Enterprise Information Systems II. Boston: Springer, 2007. v. 255. p. 933-941.

38.
SARINHO, V. T.. Uso de Atividades Práticas e Avaliação Contínua no Ensino de Engenharia de Software. In: III WEIBASE - III Workshop de Educação em Informática Bahia-Sergipe, 2005, Salvador - BA, 2005.

39.
SARINHO, V. T.. Usando Atividades Práticas e Avaliação Contínua no Ensino de Engenharia de Software. In: WEI - XIII Workshop sobre Educação em Computação, 2005, São Leopoldo - RS. A Universalidade da Computação: Um Agente de Inovação e Desenvolvimento, 2005. p. 2345-2351.

40.
SARINHO, V. T.; BARROS, R. S. M. . Um XML para Audiometria. In: VIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2002, Natal. CBIS'2002 A Realidade Brasileira e os Caminhos para o Futuro, 2002. p. 87-91.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SARINHO, V. T.; BRITO, K. O. ; SANTANA, B. B. ; PEREIRA, C. P. . Projeto Vida Especial: Um Jogo Digital para Vivência de Situações do Transtorno do Espectro Autista. In: Workshop de Jogos e Saúde, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do XVII SBGames, 2018.

2.
SARINHO, V. T.; ARAUJO, T. W. R. ; SANTANNA, H. V. S. . VidaVit: Um Jogo Digital Sobre Doenças e Vacinas para Educação em Saúde. In: Workshop de Jogos e Saúde, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do XVII SBGames, 2018.

3.
SARINHO, V. T.; PEREIRA, C. P. ; OLIVEIRA, G. . Projeto Autasy: Desenvolvendo a Linearidade de Acontecimentos em Crianças Portadoras do Transtorno do Espectro Autista. In: Workshop de Jogos e Saúde, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do XVII SBGames, 2018.

4.
SARINHO, V. T.; BISPO, G. P. ; CARNEIRO, N. . Desenvolvendo um Jogo Digital para a Construção de Noções Básicas de Primeiros Socorros. In: Workshop de Jogos e Saúde, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do XVII SBGames, 2018.

5.
SARINHO, V. T.. Projeto Tales of Health: Trabalhando a Conscientização da Saúde Através de Histórias de Vida de Pacientes com Câncer de Boca. In: Workshop de Jogos e Saúde, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do XVII SBGames, 2018.

6.
SARINHO, V. T.; AGUIAR, E. C. ; GOMES, V. O. . Projeto Tales of Health: Uma Proposta de Jogo Digital para Conscientização do Transtorno do Espectro do Autismo. In: Workshop de Jogos e Saúde, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do XVII SBGames, 2018.

7.
SARINHO, V. T.; AGUIAR, E. C. ; GOMES, V. O. . QuizTEA - Uma Proposta de Desenvolvimento de Quiz Digitais para Indivíduos Portadores do Transtorno do Espectro Autista. In: Workshop de Jogos e Saúde, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do XVII SBGames, 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GRANJEIRO, E. M. ; CERQUEIRA, C. O. ; SARINHO, V. T. . BodyZap: Um Jogo de IM para o Ensino de Fisiologia Humana. In: SBGames 2017 - II Workshop de Jogos e Saúde, 2017, Curitiba. SBGames 2017, 2017.

2.
SARINHO, V. T.. As Aventuras de Adailza no Bairro da Degue - Desenvolvendo Jogos Digitais de Saúde no Ensino Médio. In: SBGames 2017 - II Workshop de Jogos e Saúde, 2017, Curitiba. SBGames 2017, 2017.

3.
SARINHO, V. T.; NASCIMENTO, E. H. . Uma Proposta de Monitoramento da Saúde em Dispositivos Móveis Usando Pets Digitais. In: SBGames 2017 - II Workshop de Jogos e Saúde, 2017, Curitiba. SBGames 2017, 2017.

4.
SARINHO, V. T.; APOLINÁRIO, A. ; Santana, E. A. . OOFM - A Feature Modeling Approach to Implement MPLs and DSPLs.. In: IEEE 13th International Conference on Information Reuse and Integration (IRI), 2012, Las Vegas. Proceedings of the 13th International Conference on Information Reuse and Integration (IRI), 2012. p. 740-742.

5.
SARINHO, V. T.; ARAUJO, M. C. U. ; CAVALCANTI, R. A. ; HONORATO, R. S. . Desenvolvimento de um Sistema Híbrido Fluxo-Batelada para Titulações Baseadas na Técnica de Fibonacci. In: VI Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 1998, João Pessoa. VI Encontro de Iniciação Científica da UFPB. João Pessoa: Editora Universitária, 1998. v. 1. p. 101-101.

6.
SARINHO, V. T.; ARAUJO, M. C. U. ; HONORATO, R. S. ; CAVALCANTI, R. A. . Desenvolvimento de um Sistema de Controle, Aquisição e Tratamento de Dados Via Microcomputador para um Titulador Automatizado em um Sistema Híbrido Fluxo-Batelada Baseado na Técnica de Fibonacci. In: VI Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 1998, João Pessoa. VI Encontro de Iniciação Científica da UFPB. João Pessoa: Editora Universitária, 1998. v. 1. p. 102-102.

7.
SARINHO, V. T.; HONORATO, R. S. ; Germano Véras ; ARAUJO, M. C. U. . Desenvolvimento de um Sistema de Controle, Aquisição e Tratamento de Dados Via Microcomputador para um Sistema de Análises Clínicas por Injeção em Fluxo. In: V Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 1997, João Pessoa. V Encontro de Iniciação Científica da UFPB. João Pessoa: Editora Universitária, 1997. v. 1. p. 112-112.

Apresentações de Trabalho
1.
SARINHO, V. T.. Gerenciando a Variabilidade dos Jogos Digitais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SARINHO, V. T.. Tecnologias de Persistência de Objetos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SARINHO, V. T.. Java em Sistemas Embarcados. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SARINHO, V. T.. Prestação de serviços de consultoria em Engenharia de Software. 2003.

Programas de computador sem registro
1.
SARINHO, V. T.. InfoPeti. 1999.

2.
SARINHO, V. T.. AutoControl. 1999.

3.
SARINHO, V. T.. Sistema de Controle, Aquisição e Tratamento de Dados Via Microcomputador para uma Nova Metodologia de Adições Padrão Automatizada para Análise Simultânea Utilizando a Exploração de Gradientes de Concentração Gerados em Sistema FIA. 1999.

4.
SARINHO, V. T.. Sistema de Controle, Aquisição e Tratamento de Dados Via Microcomputador para um Sistema Automático em Fluxo Batelada Para Determinação Espectrométrica Simultânea de Metais em Polivitamínicos Usando Calibração Multivariada. 1999.

5.
SARINHO, V. T.. AcadeInfo. 1999.

6.
SARINHO, V. T.. Sistema de Controle, Aquisição e Tratamento de Dados Via Microcomputador para um Titulador Automatizado em um Sistema Híbrido Fluxo-Batelada Baseado na Técnica de Fibonacci. 1998.

7.
SARINHO, V. T.. Sistema de Controle, Aquisição e Tratamento de Dados Via Microcomputador para um Sistema de Análises Clínicas por Injeção em Fluxo. 1997.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
SARINHO, V. T.. Minicurso - Variabilidade de Software na XIII ERBASE. 2013. .

2.
SARINHO, V. T.. Laboratório - J2EE na VIII ERBASE. 2008. .

3.
SARINHO, V. T.. Laboratório ? Java Avançado na IV ERBASE. 2004. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SARINHO, V. T.. Participação em banca de Aécio Pereira Santiago Júnior. Cidades Digitais: Inovação e Desenvolvimento Local. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Inovação Tecnológica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

2.
SARINHO, V. T.; ROCHA JUNIOR, J. B.; BITTENCOURT, R. A.. Participação em banca de José Gonçalves Portella Neto. Utilizando a Engenharia Reversa e Reengenharia de Software na Transformação de um Sistema com Modelo Procedimental para o de Orientação a Objetos.. 2006 - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEIXOTO, J. P. J.; BITTENCOURT, R. A.; SARINHO, V. T.. Participação em banca de Ciro Marques Silva.Uma Proposta de um Sistema de Gerenciamento e Combinação de Componentes de Hardware utilizando o Método Simplex. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

2.
PINTO, G. R. P. R.; SARINHO, V. T.; PAIXAO, M. F. M.. Participação em banca de Oto Antonio Lopes Cunha Filho.Quimi-Crush: Aprendendo Química Inorgânica com um Jogo Digital. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

3.
SARINHO, V. T.; BITTENCOURT, R. A.; SANTOS, J. A. M.. Participação em banca de DOUGLAS DA CRUZ CERQUEIRA.FERRAMENTA DE EXTRAÇÃO DE EXPERTISE EM APIS A PARTIR DE REPOSITÓRIOS SOCIAIS DE SOFTWARE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

4.
PEIXOTO, J. P. J.; SARINHO, V. T.; COSTA, D. G.. Participação em banca de JOÃO VICTOR MOTA DO NASCIMENTO.ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DE REDES DE SENSORES VISUAIS SEM FIO UTILIZANDO O RASPBERRY PI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

5.
GRANJEIRO, E. M.; SARINHO, V. T.; BITTENCOURT, R. A.; PINTO, G. R. P. R.; SANTOS, D.. Participação em banca de Gutemberg de Almeida Borges.Desenvolvimento de um Jogo Digital Educacional na Área de Fisiologia Humana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

6.
SARINHO, V. T.; BITTENCOURT, R. A.; PEIXOTO, J. P. J.. Participação em banca de Natan Hespanhol dos Santos.Dominó Químico: Jogo Educativo para o Ensino-Aprendizagem das Funções Químicas Inorgânicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

7.
SANTOS, D.; SARINHO, V. T.; PINTO, G. R. P. R.; CARNEIRO, Z. O. N.. Participação em banca de Igor Leal Souza.E-Corp - Uma Ferramenta de Busca de Dados para Fins Linguísticos: Aplicação em Base de Dados de Corpus Eletrônico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

8.
PEREIRA, C. P.; CARVALHO, R. S.; SARINHO, V. T.; FONSECA, J. S.; SANTOS, L. M.. Participação em banca de Rafael da Silva Macêdo.SAE-INFO: UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA AUXÍLIO NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

9.
SARINHO, V. T.. Participação em banca de Marcus Vinícius Santos de Assis.Sistemas de Informação Geográfica (Estruturação). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

10.
SARINHO, V. T.. Participação em banca de Fabrício Caixeta Andriani.Robot Killer Arena, um Jogo de Tabuleiro Digital. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

11.
SARINHO, V. T.. Participação em banca de Douglas Eder Uno Silva.Avaliação da Recuperação Arquitetural de Visões Modulares a partir de Técnicas de Agrupamento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

12.
SARINHO, V. T.. Participação em banca de Romário Pereira Rodrigues.Uma Ontologia de Engine de Jogos Educativos Direcionados a Crianças com Necessidades Visuais: Fase de Preparação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

13.
SARINHO, V. T.. Participação em banca de Heron Sampaio da Crus.PhysicsXML: Um Esquema XML para Descrição de Cenas em Motores de Física 2D. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Católica do Salvador.

14.
SARINHO, V. T.. Participação em banca de Igor Edington Anselmo Santos.PhysicsXML: Um Esquema XML para Descrição de Cenas em Motores de Física 2D. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Católica do Salvador.

15.
SARINHO, V. T.. Participação em banca de André Freitas Lopes.Entregando Software em Locais com pouca Infra-Estrutura Computacional: Implementando um Sistema ERP como Software como serviço. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SARINHO, V. T.. Concurso Público para Prof. Assistente da Matéria ?Compiladores e Linguagens de Programação?. 2011. Universidade Estadual de Feira de Santana.

2.
SARINHO, V. T.. Concurso Público para Prof. da Disciplina ?Pesquisa Operacional/Teoria da Computação?. 2009. Universidade do Estado da Bahia.

3.
SARINHO, V. T.; BIGONHA, R.. Concurso Público para Prof. Assistente em Linguagem de Programação da UEFS. 2007. Universidade Estadual de Feira de Santana.

4.
SARINHO, V. T.. Concurso Público para Provimento de Cargo de Professor de 1° e 2° Graus da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês - BA. 2006. Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês.

5.
SARINHO, V. T.. Concurso Público para Provimento de Cargo de Professor de 1° e 2° Graus da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês - BA. 2005. Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ERBASE 2016. WEIBASE. 2016. (Congresso).

2.
INOVABASE. INOVABASE 2015. 2015. (Congresso).

3.
VII Simpósio Científico e Tecnológico - SIMCIT.VII Simpósio Científico e Tecnológico - SIMCIT. 2014. (Simpósio).

4.
XIII ERBASE.Mini-Curso Variabilidade de Software. 2013. (Outra).

5.
CBSoft 2012. Detailing the UML Profile of the OOFM Technique. 2012. (Congresso).

6.
IEEE 13th International Conference on Information Reuse and Integration (IRI). OOFM - A Feature Modeling Approach to Implement MPLs and DSPLs. 2012. (Congresso).

7.
3rd RiSS 2010 ? RiSE Summer School. 2010. (Outra).

8.
IV Fórum de Tecnologia.Gerenciando a Variabilidade dos Jogos Digitais. 2010. (Outra).

9.
VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. A Generative Programming Approach for Game Development. 2009. (Congresso).

10.
VIII ERBASE - Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe.Laboratório J2EE. 2008. (Encontro).

11.
VII SBGames.A Feature Model Proposal For Computer Games Design. 2008. (Simpósio).

12.
III Workshop Latino Americano de APL de TIC. 2007. (Congresso).

13.
SBES - Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 2007. (Congresso).

14.
VII ERBASE - Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe. Tecnologias de Persistência de Objetos. 2007. (Congresso).

15.
IV ERBASE. Laboratório - Java Avançado. 2004. (Congresso).

16.
VIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. Um XML para Audiometria. 2002. (Congresso).

17.
XIV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SARINHO, V. T.. Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe (ERBASE). 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
João Gabriel Lima Moraes. Desenvolvimento de um jogo de plataforma 3D com motor OpenGL dedicado. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana. (Orientador).

2.
Filipe Macêdo Borges Boaventura. Uma Abordagem Baseada em Features Para o Desenvolvimento de Jogos de Tabuleiro Multiplataforma. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Victória Oliveira Gomes. QuizTEA - Uma Estratégia de Desenvolvimento de Quiz Digitais para Indivíduos Portadores do Transtorno do Espectro Autista. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana. (Orientador).

2.
Ellen Chalegre Aguiar. Tales of Health: Aplicando o Storytelling na Conscientização do Transtorno do Espectro do Autismo - TEA. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Celianio da Silva Silva. OpenSerum ? Um Sistema Aberto de Monitoramento de Soro Hospitalar. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Sistemas Computacionais) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Victor Travassos Sarinho.

2.
Aécio Pereira Santiago Jr.. Cidades Digitais: Inovação e Desenvolvimento Local. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Inovação Tecnológica) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Victor Travassos Sarinho.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Oto Antonio Lopes Cunha Filho. Quimi-Crush: Aprendendo Química Inorgânica com um Jogo Digital. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Victor Travassos Sarinho.

2.
Ciro Marques Silva. Uma Proposta de um Sistema de Gerenciamento e Combinação de Componentes de Hardware utilizando o Método Simplex. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Victor Travassos Sarinho.

3.
Natan Hespanhol dos Santos,. Desenvolvimento de um Jogo Educativo para o Ensino-Aprendizagem das Funções Químicas Inorgânicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Victor Travassos Sarinho.

4.
Gutemberg de Almeida Borges. Body: Um Jogo Digital Educacional de Tabuleiro na Área de Fisiologia Humana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Victor Travassos Sarinho.

5.
Fabrício Caixeta Andriani. Robot Killer Arena, um Jogo de Tabuleiro Digital. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Victor Travassos Sarinho.

6.
Romário Pereira Rodrigues. Uma Ontologia de Engine de Jogos Educativos Direcionados a Crianças com Necessidades Visuais: Fase de Preparação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Victor Travassos Sarinho.

7.
Heron Sampaio da Crus. PhysicsXML: Um Esquema XML para Descrição de Cenas em Motores de Física 2D. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Victor Travassos Sarinho.

8.
Igor Edington Anselmo Santos. PhysicsXML: Um Esquema XML para Descrição de Cenas em Motores de Física 2D. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Victor Travassos Sarinho.

Iniciação científica
1.
Victória Oliveira Gomes. Desenvolvendo jogos e questionários para validação de programas, ambos voltados para pessoas portadoras do TEA e de TDAH. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Victor Travassos Sarinho.

2.
Joimar Brito Gonçalves Filho. Desenvolvimento de Um Motor Físico 3D de Apóio a Ambientes Lúdicos Educacionais Para Uso em Hardwares Limitados. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Victor Travassos Sarinho.

3.
João Gabriel Lima Moraes. Desenvolvimento de um Motor Gráfico de Apoio a Ambientes Lúdicos Educacionais. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Victor Travassos Sarinho.

4.
Lenington do Carmo Rios. Desenvolvendo Serious Games e Tecnologias Haptics de Apoio à Terapias Fonoaudiológicas. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Victor Travassos Sarinho.

5.
Gutemberg de Almeida Borges. Body: Um Jogo Digital Educacional de Tabuleiro na Área de Fisiologia Humana. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Victor Travassos Sarinho.

6.
Filipe Macêdo Borges Boaventura. Desenvolvendo Componentes de Software para uma Linha de Produto de Software de Jogos Digitais na Plataforma Web. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Victor Travassos Sarinho.

7.
Filipe Macêdo Borges Boaventura. Desenvolvendo Componentes de Software para uma Linha de Produto de Software de Jogos Digitais na Plataforma Web. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Victor Travassos Sarinho.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SARINHO, V. T.. Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe (ERBASE). 2014. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 13:24:11