Vitória Kachar Hernandes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5950564311339989
  • Última atualização do currículo em 12/12/2018


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Santos (1981), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1984), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é sem do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, - do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, coordenadora da unidade de ead em saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz , coordenadora pedagógica da etes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz , coordenadora pedagógica da fecs do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e coordenador acadêmico pedagógico da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação à Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, tecnologias da informação e comunicação, formação de professores, terceira idade e tecnologia educacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vitória Kachar Hernandes
Nome em citações bibliográficas
KACHAR, V.;HERNANDES, Vitória K.


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2001
Doutorado em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A terceira idade e o computador: interação e produção no ambiente educacional interdisciplinar, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: José Armando Valente.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Educação; Informática na Educação; Terceira Idade; Interdisciplinar; Computador.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO E INFORMÁTICA.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Gerontologia.
Setores de atividade: Educação.
1994 - 1996
Mestrado em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O computador com a Escola: desafios interdisciplinares,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Ivani Catarina Arantes Fazenda.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação; Computador; Escola; Interdisciplinar; Informática; Adulto.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: mídias.
Setores de atividade: Educação.
1983 - 1984
Graduação em Pedagogia.
Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.
1977 - 1981
Graduação em Psicologia.
Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Desenho Artístico. (Carga horária: 72h).
Escola Panamericana de Arte Sociedade Simples, PANAMERICANA, Brasil.
2011 - 2011
Fotografia. (Carga horária: 8h).
Instituto carrefour, IC, Brasil.
2011 - 2011
Foco em Pensamento. (Carga horária: 10h).
Centro de Educação Permanente do SESC, SESC, Brasil.
2010 - 2010
Formação de Tutoria em EaD. (Carga horária: 16h).
Fundação Padre Anchieta, FDA, Brasil.
2009 - 2009
Worksohop em Educação a Distância. (Carga horária: 6h).
Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, Brasil.
2008 - 2008
Treinamento do Ambiente de Ensino e Aprendizagem. (Carga horária: 8h).
Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, Brasil.
2008 - 2008
Escrevendo um artigo acadêmico. (Carga horária: 4h).
Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, Brasil.
2008 - 2008
Aplicando estatística básica utilizando o SPS. (Carga horária: 4h).
Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação do Banco de Avaliadores do SINAES. (Carga horária: 24h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2006 - 2006
Memória Autobiográfica: teoria e Prática. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1993 - 1993
Jogos e Simulações em treinamento. (Carga horária: 24h).
SENAC- Centro de Tecnologia e Gestão Educacional, SENAC- CTGE, Brasil.
1993 - 1993
Forma e Conteúdo do Texto Dissertativo. (Carga horária: 12h).
SENAC- Centro de Tecnologia e Gestão Educacional, SENAC- CTGE, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em Aprendizagem e Informática. (Carga horária: 70h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1992 - 1992
Aplicações Multimídia. (Carga horária: 20h).
Fundação para o Desenvolvimento da Educação, FDE, Brasil.
1992 - 1992
Inglês. (Carga horária: 40h).
The Berlitz Language Centers, TBLC, Brasil.
1992 - 1992
Simulações no computador. (Carga horária: 24h).
Fundação para o Desenvolvimento da Educação, FDE, Brasil.
1983 - 1985
Extensão universitária em Supervisão de Atendimento Terapêutico. (Carga horária: 100h).
Clínica Psicológia - VIVER, CP - VIVER, Brasil.
1982 - 1982
Treinamento de monitores de pré-escola. (Carga horária: 100h).
MOBRAL, MOBRAL, Brasil.
1981 - 1981
Atuação e Prática de Psicologia em Indústria. (Carga horária: 15h).
Instituto de Desenvolvimento e Pesquisa Hospitalare, IDPH, Brasil.
1979 - 1979
Bases Biológicas do Comportamento. (Carga horária: 20h).
Centro de Estudos em Psiquiatria e Psicologia, ARETÊ, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Educação em Ciências da Saúde, FECS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: coordenador acadêmico pedagógico, Carga horária: 20


Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HAOC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Unidade de EaD em Saúde, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica da ETES, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica da FECS, Carga horária: 40


Universidade do Grande ABC, UNIABC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Professora pesquisadora do pós-graduação stricto sensu na organização do mestrado acadêmico em Envelhecimento e Reestruturação Urbana e no mestrado profissional Gestão de Processos Educativos: Redes de Aprendizagem Social.

Atividades

10/2010 - 12/2011
Pesquisa e desenvolvimento , UNIABC, .

04/2011 - 11/2011
Outras atividades técnico-científicas , UNIABC, UNIABC.

Atividade realizada
Projeto de Inclusão Digital (pesquisa e extensão).

Universidade Ibirapuera, UNIB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
Professora pesquisadora com atuação na elaboração do projeto do Mestrado em Educação.

Atividades

03/2009 - 09/2009
Outras atividades técnico-científicas , Associação Princesa Isabel de Educação e Cultura, Associação Princesa Isabel de Educação e Cultura.

Atividade realizada
Elaboração do Projeto do Mestrado em Educação.

Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do Pós-Graduação lato sensu; Disciplina: Didática

Atividades

02/2007 - 12/2010
Ensino, Pós-graduação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino Superior

Fac. de Tec. em Hotelaria, Gastronomia e Turismo de São Paulo, HOTEC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Professor de pós-graduação, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 8
Outras informações
Pós-graduação Docência em Gastronomia na Disciplina: Educação e Tecnologias: novos saberes em sala de aula

Atividades

02/2006 - 12/2009
Ensino, Docência em Gastronomia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Tecnologia: novos saberes em sala de aula

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2012
Vínculo: convidada, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 6
Outras informações
Professora de Introdução à Informática Professora de Introdução à Internet Coordenadora do Jornal da Universidade Aberta à Maturidade da PUC/SP Participação em diversos projetos de ensino e aperfeiçoamento Coordenadora e docente no curso de extensão:Educação e Envelhecimento I e II

Atividades

8/1998 - Atual
Ensino, Universidade Aberta à Maturidade da PUC/SP, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Introdução a Informática
Introdução a Internet
03/1998 - Atual
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, .

Serviço realizado
Criadora e Coordenadora do Jornal Maturidades da Universidade Aberta à Maturidade da PUC/SP. www.pucsp.br/maturidades.
03/2002 - 12/2005
Extensão universitária , COGEAE, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão Educação e Envelhecimento I e II.
08/2004 - 12/2004
Ensino, Prrojeto Gestão Escolar e Tecnologias, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Curso Semi -presencial: Gestão Escolar e Tecnologias
08/2000 - 10/2000
Ensino, Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos com o uso, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Realização de projetos baseados em texto
07/1997 - 01/1999
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Vice-coordenadora do Subprojeto de Informática na Educação.
08/1997 - 12/1998
Ensino, Programa de Educação Continuada, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Informática na Educação Módulo I, II e III
06/1998 - 11/1998
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação.

Serviço realizado
Organização do II Seminário Informática na Educação, PUC/SP e rede Estadual.
12/1997 - 01/1998
Ensino, Programa de Educação Continuada, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Informática na Educação - Multiplicadores do NTREs
04/1997 - 05/1997
Ensino, Introdução à Informática em Educação, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Introdução à Informática na Educação

Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 16
Outras informações
Professora do curso de Pedagogia Disciplina: Linguagem e Novas tecnologias; Educação de Jovens e Adultos Projeto Educação, Arte e Comunicação LEMTEC- Laboratório Educacionla de Mídias e Tecnologias

Atividades

02/2010 - 03/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação, Artes e Comunicação
Projeto Educação e Comunicação
Educação de Jovens e Adultos
Linguagens e Novas Tecnologias
10/2007 - 02/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .


Centro Universitário Fieo, UNIFIEO, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 14

Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica de EaD, Carga horária: 8
Outras informações
Estruturação metodológica e coordenação pedagógica do NED- Núcleo de Ensino à Distância

Atividades

08/2005 - 12/2005
Ensino, Secretariado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática I
08/2005 - 12/2005
Serviços técnicos especializados , Curso de Pedagogia - UNIFIEO, .

Serviço realizado
Orientação de monitoria em Informática na Educação.
03/2005 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Ensino a Distância - UNIFIEO, .

Cargo ou função
Comissão de EaD.
08/2004 - 12/2005
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral I e II
2/2000 - 12/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática e Educação
Multimeios na Educação
Psicologia
Tecnologias da Informação e Comunicação
09/2004 - 12/2004
Outras atividades técnico-científicas , Programas de Pós-Graduação Lato Senso em Computação do UNIFIEO, Programas de Pós-Graduação Lato Senso em Computação do UNIFIEO.

Atividade realizada
Organização acadêmica do Lato Sensu em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação.
09/2004 - 11/2004
Ensino, Faculdade da Maior Idade, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Psicologia da Gestalt
8/2002 - 1/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral
02/2003 - 04/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Pedagogia - UNIFIEO, .

Cargo ou função
Comissão da V Semana de Pedagogia.
02/2002 - 05/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Pedagogia - UNIFIEO, .

Cargo ou função
Comissão da IV Semana de Pedagogia.

Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: consultora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 15
Outras informações
Consultora em Mídias e Tecnologias na Educação. Elaboração do Projeto Político Pedagógico de Educação a DIstância.

Atividades

02/2010 - 02/2011
Serviços técnicos especializados , FUNDAP, .

Serviço realizado
Consultoria em Educação a Distância.

Conselho Estadual de Educação de São Paulo, CEESP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: avaliadora, Enquadramento Funcional: -

Atividades

09/2006 - Atual
Serviços técnicos especializados , Conselho Estadual de São paulo, .

Serviço realizado
Avaliação de curso do ensino superior.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: consultora, Enquadramento Funcional: sem, Carga horária: 0
Outras informações
Avaliadora de Curso da Educação Superior do INEP/MEC

Atividades

03/2007 - Atual
Serviços técnicos especializados , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - DF - BRA, .

Serviço realizado
Avaliação de curso de Ensino Superior.

Ministério da educação e cultura, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Consultor em EaD, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações
Projeto de produção do curso Educação a Distância do PRADIME: Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação

Atividades

06/2006 - 02/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, PRADIME: Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação, .

Cargo ou função
Consultor em Educação a Distância.

Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 4

Atividades

08/2003 - 06/2004
Ensino, Tecnologias Aplicadas à Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Software na Educação I e II

Colégio Friburgo, CF, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: assesssora informática na educação, Carga horária: 8
Outras informações
Assessora Pedagógica de Informática na Educação Professora da 3ª e 5 ª série do ensino fundamental de Informática

Atividades

2/1994 - 9/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Assessora Pedagógica de Informática na Educação.
2/1994 - 2/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática

Instituto C&A de Desenvolvimento Social, C&A, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: consultora, Carga horária: 6

Atividades

09/1998 - 02/2001
Serviços técnicos especializados , Instituto C&A de Desenvolvimento Social, .

Serviço realizado
Consultoria e Oficinas de Formação em Informática na Educação.

SENAC- Centro de Tecnologia e Gestão Educacional, SENAC- CTGE, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1993
Vínculo: consultoria, Enquadramento Funcional: consultora e docente, Carga horária: 8
Outras informações
Consultora de Informática na Educação, participação na Análise/avaliação de Software Educacional e Docente em oficinas de Informática na Educação

Atividades

07/1991 - 12/1994
Ensino, Oficina em Informática na educação, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Software Educacional Sherlock
O texto no computador como ferramenta de ensino
O texto no computador e suas possibildiades Interdisciplinares
9/1990 - 12/1994
Serviços técnicos especializados , SENAC- CTGE, .

Serviço realizado
Análise e avalição de software educacional.
9/1990 - 12/1994
Conselhos, Comissões e Consultoria, SENAC- CTGE, .

Cargo ou função
Consultoria em Informática na Educação.

Fundação para o Desenvolvimento da Educação, FDE, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora nas Oficinas em Informática na Educação

Atividades

06/1992 - 12/1994
Ensino, Oficina em Informática na educação, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Aplicações do computador no Ensino de Português
Aplicação Educacional do computador na formação de monitores em Informática Educacional
Recursos Tecnológicos no ensino da Língua Portuguesa
O software Sherlock dentro da Abordagem Interdisciplinar
Testando hipóteses na construção de uma cidade - SimCity

Escola do Futuro - USP, EF, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: professor pesquisador, Enquadramento Funcional: professor pesquisador, Carga horária: 6

Atividades

03/1994 - 04/1996
Ensino, Informática na educação, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Cri(ar)atividades com software de desenho
O editor gráfico como instrumento educacional
Os jogos no computador e suas aplicações pedagógicas
04/1994 - 03/1996
Pesquisa e desenvolvimento , Escola do Futuro - USP, .

Escola Pequeno Príncipe, EPP, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 1979
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 6

Atividades

07/1979 - 12/1979
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Colégio São José, CSJ, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1986
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 14
Outras informações
Professora do Ensino Médio

Atividades

10/1984 - 1/1986
Ensino,

Disciplinas ministradas
Psicologia Aplicada à Educação
Psicologia Geral

Itá Liceu Educacional, ILE, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1983
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

2/1983 - 8/1983
Ensino, Pedagogia, Nível: Ensino Médio

Disciplinas ministradas
Didática da Educação Pré-Escolar
Didática e Prática de Ensino
Filosofia e História da Educação

Consultório Psicológico, CP, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1985
Vínculo: autônoma, Enquadramento Funcional: Psícologa, Carga horária: 12

Atividades

12/1985 - 12/1987
Serviços técnicos especializados , Consutório Psicológico, .

Serviço realizado
Seleção de candidatos a Bancos.
12/1983 - 12/1985
Serviços técnicos especializados , Consutório Psicológico, .

Serviço realizado
Psicoterapia de crianças, adolescentes e adultos.

Berçário e Minimaternal Magma, BMM, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1984
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: psicóloga, Carga horária: 8

Atividades

04/1984 - 11/1984
Direção e administração, Núcleo de Convivência Infantil Magma S/C, .

Cargo ou função
Psicóloga.


Linhas de pesquisa


1.
Formação de profissionais da educação e práticas educativas

Objetivo: Investigar o processo de formação de educadores e a construção da identidade docente; a contribuição das relações interdisciplinares na formação e prática educativa e a reflexão sobre a mídia e as tecnologias na formação e prática educacional..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
Setores de atividade: Educação; Educação Superior.
Palavras-chave: Formação de professores; Tecnologias da Informação e Comunicação; Educação a Distância; midias.
2.
.Arte, linguagens e cultura como eixo de processos educativos.

Objetivo: Esta linha envolve projetos de investigação empírica e teórica com ênfase interdisciplinar em que a vivencia das artes nos espaços formais e não formais é o eixo em torno do qual os participantes se conhecem, se respeitam e compartilham suas descobertas, visando desenvolver práticas educativas, emancipatórias, includentes e criativas, com o objetivo de formar indivíduos sensíveis e atuantes na comunidade e nas organizações..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação; Artes, cultura, esporte e recreação.
Palavras-chave: Arte; Educação; midias; Cultura; Tecnologias da Informação e Comunicação.


Projetos de pesquisa


2011 - 2011
Mídias e Tecnologias no contexto educacional: usos pelos educadores, jovens e crianças
Descrição: Em todos os âmbitos da sociedade observam-se modificações contínuas provocadas pelas evoluções tecnológicas que transformam as relações e os comportamentos dos indivíduos, propagando-se na rede de conexões do mundo globalizado. A Educação necessita acompanhar as transformações que possibilitam instaurar diversas situações de ensino e aprendizagem por meio das mídias e tecnologias. A pesquisa tem o objetivo de constituir um mapeamento do acesso e usos com relação às mídias e tecnologias pelos educadores, jovens e crianças no Grande ABC. A metodologia de pesquisa será interdisciplinar e contará com o referencial teórico e interlocução de três áreas: Educação, Comunicação e Psicologia. A coleta de dados na pesquisa de campo será por meio de um questionário híbrido aplicado junto aos educadores, jovens e crianças. O questionário será composto por uma série de perguntas, algumas abertas, que permitirão ao participante expressar-se espontaneamente acerca da temática, e outras fechadas, na qual escolherá a resposta a partir de um arrolamento de alternativas estabelecidas. Serão organizados, tabulados e analisados os dados quantitativos e, categorizados os dados qualitativos, caracterizando um tratamento específico a cada um dos tipos. Após a análise dos dados, será feita a interpretação destes, refletindo sobre os fundamentos teóricos que embasam o trabalho. O mapeamento do acesso e usos tanto pelo educador como pelos jovens e pelas crianças fornecerá indicadores sobre as perspectivas educacionais e culturais, assim como, abordagens pedagógicas na promoção da aprendizagem. Além disso, os resultados possibilitarão identificar a demanda de formação da continuada e os subsídios para elaboração de cursos extensão, aperfeiçoamento e especialização a serem oferecidos aos educadores da região do Grande ABC..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Idosos e Informática: aprendizagem, interação e produção de blog de memórias
Descrição: O projeto de pesquisa investiga a interação da pessoa idosa na produção digital e publicação virtual de memórias relacionadas à cidade. Para tanto, será desenvolvido um curso de inclusão digital para o domínio básico de ferramentas computacionais e virtuais para participantes com 60 anos e mais. Serão três cursos de extensão com duração de 100 horas cada um, para turmas de 10 alunos. O curso abordará introdução à informática, produção de textos e postagem na internet. A abordagem pedagógica trabalhará com a criação de textos reflexivos de rememoração sobre as vivências nas cidades a partir de fotografias. Nesse contexto, a pesquisa de campo, será feita no acompanhamento dos participantes e na coleta de dados das três turmas. A metodologia de pesquisa será qualitativa, contando com anotações de campo, observação dirigida, entrevista semidirigida e as produções de rememoração dos participantes postadas no blog. Espera-se que os achados da pesquisa forneçam indicadores sobre o impacto da aprendizagem de informática pelos indivíduos com 60 anos ou mais; as dificuldades de aprendizagem; os benefícios da aprendizagem da informática nos espaços urbanos; e, as demandas de acessibilidade com as tecnologias da informação e comunicação. Todas essas questões colaborarão para o melhor desempenho com os recursos da informação e comunicação, presentes no cotidiano de vida nas cidades, no sentido da maior autonomia e bem estar no envelhecimento..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Uso do jornal em sala de aula e compreensão de leitura no lócus de São Caetano do Sul
Descrição: O que se pretende discutir é que papel o jornal pode ter na educação e como, efetivamente, pode-se levar adiante essa interface entre Comunicação e Educação com saldo positivo para as duas áreas do conhecimento e os sujeitos envolvidos em tais projetos. O objetivo principal da pesquisa é, portanto, verificar os níveis de compreensão de leitura de notícias de jornal por parte de estudantes do ensino fundamental II das escolas municipais de São Caetano do Sul. Pretende-se acompanhar alunos que estejam nas quintas séries em 2008 até o transcorrer da oitava série e sua evolução em relação aos níveis de compreensão de leitura de notícias de jornais. Serão obtidos dados de análise mediante testes periódicos de compreensão de leitura e, para a eficácia da pesquisa, o projeto também incluirá capacitação de professores para o uso do jornal em sala de aula, bem como acompanhamento das atividades semanais a serem realizadas em classe. A médio prazo, como desdobramento do projeto, pode-se inserir nas classes a produção e orientação de veículos de comunicação, especialmente o jornal mural, de simples confecção e alta eficácia comunicacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Vitória Kachar Hernandes - Integrante / Mônica Pegurer Caprino - Coordenador / Ana Sílvia Moço Aparício - Integrante.Financiador(es): Universidade Municipal de São Caetano do Sul - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2007 - 2009
Formação dos professores de Educação Básica: domínio das novas tecnologias no contexto educacional
Descrição: Formação do educador na utilização pedagógica das novas tecnologias e das mídias na Educação Básica. São diversas mídias e tecnologias estudadas nas suas características e na utilização didática pelo professor, dentre elas: fotografia, televisão, filme, jornal, computador, sites e softwares educacionais, inclusive a Educação a Distância..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Vitória Kachar Hernandes - Coordenador.Financiador(es): Universidade Municipal de São Caetano do Sul - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 1
2006 - 2009
Tecnologias, Ambiente Virtual e Aprendizagem com Pessoas Idosas na Perspectiva da Qualidade de Vida e Sentido da Vida.
Descrição: Desenvolver tecnologias de ensino em ambiente virtual (on-line) adequadas às pessoas idosas considerando suas condições físicas e psicológicas, que promovam através da ação educativa uma maior autonomia, projeção de ocupação e produtividade, na perspectiva da melhoria da qualidade de vida, da convivência social e (re)descoberta do sentido da vida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
Internet e Terceira Idade: dificuldades e interesses
Descrição: Investiga quais as dificuldades encontradas pela terceira idade na interação com a internet, assim como, quais os interesses na navegação e na comunicação por e-mail..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Revista de Informática Aplicada
2009 - Atual
Periódico: Em Extensão (UFU)
2007 - Atual
Periódico: REVISTA Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação à Distância.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: mídias.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Envelhecimento.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.
Árabe
Compreende Bem, Fala Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KACHAR, V.2010KACHAR, V.. Envelhecimento e perspectivas de inclusão digital. Revista Kairós, v. 13, p. 131-147, 2010.

2.
KACHAR, V.2010 KACHAR, V.. A fotografia na rememoração da época escolar em abordagem pedagógica na formação inicial do professor. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 6, p. 1-13, 2010.

3.
KACHAR, V.;HERNANDES, Vitória K.2008KACHAR, V.. Formação Inicial do Professor: a mudança do "Olhar" com relação às Tecnologias da Informação e Comunicação. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 4, p. 1-20, 2008.

4.
KACHAR, V.;HERNANDES, Vitória K.2002KACHAR, V.. A Terceira Idade e a inclusão digital. O Mundo da Saúde (CUSC. Impresso), São Paulo, v. 26, n.3, p. 376-381, 2002.

5.
HERNANDES, Vitória K.2000HERNANDES, Vitória K.. A Terceira Idade e o Computador: interação e transformações significativas. A Terceira Idade, São Paulo, v. 19, p. 5-20, 2000.

6.
HERNANDES, Vitória K.1997HERNANDES, Vitória K.. Formação do professor: confluências externas e internas. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso), v. 17, p. 44-52, 1997.

7.
HERNANDES, Vitória K.1992HERNANDES, Vitória K.. Software Educacional: Sherlock - Investigações com textos. Acesso (São Paulo), São Paulo, v. 8, p. 17-25, 1992.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
KACHAR, V.. Terceira Idade e Informática: Aprender revelando potencialidades. São Paulo: Cortez, 2003. v. 1.

2.
KACHAR, V.. Longevidade: um novo desafio para a Educação. São Paulo: Cortez, 2001. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
KACHAR, Vitória ; HERNANDES, Vitória K. . Da Inclusão Digital à Inclusão Social: um percurso de aprendizagens da terceira idade. In: Tereza Etsuko da Costa Rosa. (Org.). Velhices: experiências e desafios nas políticas do envelhecimento ativo. 1a.ed.São Paulo: Instituto de Saúde, 2013, v. 1, p. 223-234.

2.
KACHAR, V.. Longevidade e tecnologias: internet como espaço de inclusão digital para a terceira idade. In: GUEVARA, Arnoldo J., ROSINI, Alessandtro M., SILVA, José U., CALADO, Luiz R., RODRIGUES, Mônica C.. (Org.). Educação para era da sustentabilidade: abrindo caminhos, promovendo valores por um mundo melhor. 1ed.São Paulo: Saint Paul, 2011, v. , p. 99-112.

3.
KACHAR, V.. O retrato fotográfico na autobiografia escolar. In: SEVERINO, Francisca Eleodora Santos e LIMA, Sonia Regina Albano. (Org.). Mosaicos: Arte, Cultura e Educação. São Paulo: Todas as Musas, 2011, v. 1, p. 183-196.

4.
KACHAR, V.. Inclusão Digital e Terceira Idade.. In: BARROSO, Áurea E. S.. (Org.). Novas necessidades de aprendizagem.. São Paulo: Secretaria Estadual de Assitência e Desenvolvimento Social/Fundação Padre Anchieta, 2009, v. , p. 11-28.

5.
KACHAR, V.. A terceira idade e a exploração do espaço virtual da internet. In: Côrte, Beltrina; Mercadante, Elisabeth e Gaeta, Irene Arcuri. (Org.). Envelhecimento e Velhice: um guia para a vida. : Editora Vetor, 2006, v. , p. 287-306.

6.
HERNANDES, Vitória K.. Realização de projetos baseados em texto. In: VALENTE, José A; PRADO, Maria Elisabette; ALMEIDA, Maria Elisabeth B.. (Org.). Educação a Distância via Internet. São Paulo: Avercamp, 2003, v. , p. 86-110.

7.
KACHAR, V.. Jornal Compuctador: um projeto de construção de cidadania para e pela terceira idade. Longevidade: um novo desafio para a Educação. São Paulo: Cortez, 2001, v. 1, p. -.

8.
KACHAR, V.. Ponte. In: Ivani Fazenda. (Org.). Dicionário em construção: Interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001, v. , p. 75-78.

9.
KACHAR, V.. Movimento. In: Ivani Fazenda. (Org.). Dicionário em Construção: Interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001, v. , p. -.

10.
KACHAR, V.. Produção Bibliográfica. In: Ivani Fazenda. (Org.). Dicionário em Construção: Interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001, v. , p. -.

11.
KACHAR, V.. Harmonia. In: Ivani Fazenda. (Org.). Dicionário em Construção: Interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001, v. , p. -.

12.
KACHAR, V.. A transformação no trajeto do professor/pesquisador: uma reflexão singular. In: Ivani Fazenda. (Org.). A virtude da força nas práticas interdisciplinares. Campinas: Papirus, 1999, v. , p. 89-100.

13.
KACHAR, V.. O uso do computador numa abordagem Interdisciplinar. In: Ivani Fazenda. (Org.). A Academia vai a Escola. Campinas: Papirus, 1995, v. , p. 179-188.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
KACHAR, V.. Aprender é descobrir desvelando-se. Jornal ComPUCtador, São Paulo, p. 3 - 3, 02 jun. 2004.

2.
KACHAR, V.. Computador: proibido para maiores de 60 anos?. Ao mestre com Carinho, revista, , v. 26, 02 jun. 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KACHAR, V.. Como avaliar um curso de EaD em saúde? Uma experiência do Hospital Alemão Oswaldo Cruz na área de avaliação de tecnologias em saúde. In: 21º CIED - Congresso Internacional de Educação a Distância, 2015, Bento Gonçalves. 21º CIED - Congresso Internacional de Educação a Distância, 2015.

2.
SALUN, Alfredo Oscar ; SEVERINO, Francisca Eleodora ; KACHAR, V. . Contribuições da Historia Oral na Educação Básica. In: Seminário Internacional NEHO 20 anos, 2011, São Paulo. Contribuições da Historia Oral na Educação Básica., 2011.

3.
KACHAR, V.. Formação de professores: contribuições do resgate da memória escolar com a fotografia. In: IX Congresso Nacional De Educação ? Educere e do III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, 2009, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: champagnat, 2009. v. 1.

4.
CAPRINO, M. P. ; APARICIO, A. S. M. ; HERNANDES, Vitória K. . Jornal na sala de aula e habilidades de leitura na era da informação. In: XXX II Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Curutiba, 2009.

5.
APARICIO, A. S. M. ; CAPRINO, M. P. ; KACHAR, V. . Jornal na sala de aula e habilidades de leitura. In: 17º. COLE ? Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: Unicap/FE, 2009.

6.
KACHAR, V.. A formação Incial de professores na Aplicação Educacional das Tecnologias da Informação e Comunicação. In: XiV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. Trajetórias e processores de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. v. 1.

7.
KACHAR, V.. As tecnologias da Informação e Comunicação: uma experiência na formação Inicial no curso de Pedagogia. In: VIII Congresso Nacional de Educação da PUC/PR- EDUCERE, 2008, Curitiba. VIII Congresso Nacional de Educação da PUC/PR- EDUCERE. Curitiba: champagnat, 2008.

8.
KACHAR, V.. Internet e Terceira Idade: Dificuldades, Interesses E Benefícios. In: World Congress on Computer Scienci, Engineering and Technology education, 2006, São Vicente. WCCSETE'2006 - World congress on Computer Science, Engineering and Technology Education. Santos São Paulo: Organization COPEC Concil of Researches in Education and Sciences, 2006. p. 1184-1188.

9.
ALMEIDA, M. E. ; HERNANDES, Vitória K. ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; MORELATTI, M. R. M. ; SCHLUNZEN JUNIOR, K. . A Informática em escolas da rede estadual de São Paulo: expectativas e realidade. In: RIBIE, 1998. Ambientes de aprendizagem computacionais: promessas e realidade, 1998.

10.
HERNANDES, Vitória K.. O papel dos jogos e simuladores como instrumento educacional. In: Educação em Bytes' 96, 1996, Rio de Janeiro. Educação em Bytes' 96. Rio de Janeiro: Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia - UFRG, 1996.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HERNANDES, Vitória K.. The elderly and their relationship with the city: an analysis of literary texts published in an open university newsletter.. In: Second International Conference of Young Urban Researchers, 2011, Lisboa. Second International Conference of Young Urban Researchers. Lisboa, 2011.

2.
KACHAR, V.. Old age and information technology: learning and discovering new potentialities. In: XVIII World Congress of Gerontology, 2005, Rio de Janeiro. Simpósio Elderly Social Inclusion, no XVIII World Congress of Gerontology, 2005.

3.
KACHAR, V.. A terceira idade e o computador. In: 3º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2003, Santos. GERP' 2003. São Paulo: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Seção São Paulo, 2003.

4.
KACHAR, V.. A terceira idade e o computador: interação e produção em um ambiente educacional interdisciplinar. In: I Encontro Ibero-Americano - A Intervenção Educativa na Velhice desde a Perspectiva de uma Pedagogia Social, 2002, Caxias do Sul. I Encontro Ibero-Americano - A Intervenção Educativa na Velhice desde a Perspectiva de uma Pedagogia Social. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
KACHAR, V.. como avaliar um curso de eaD em saúde? Uma experieência do Hospital Alemão Oswaldo Cruz na área de avaliação de tecnologias em saúde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, T. B. ; KACHAR, V. ; SCHUSKEL, D. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO UM INSTRUMENTO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DO HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, F. S. C. E. ; SCHUSKEL, D. ; MENES, A. P. ; HERNANDES, Vitória K. . Building interaction scenario situation for e-learning training, stepped by decision tree: a simple training game. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
KACHAR, V.; KACHAR, V ; APARICIO, A. S. M. . Interação com as Tecnologias Digitais: desafios e contribuições. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
KACHAR, V.; KACHAR, V . Inclusão em jogo: as diferentes fases e condições de vida. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
KACHAR, V.; KACHAR, V . Como criar um endereço eletrônico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
KACHAR, V.. Mosaicos: Arte Cultura e educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SALUN, Alfredo Oscar ; SEVERINO, Francisca Eleodora ; KACHAR, V. . Contribuições da Historia Oral na Educação Básica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
APARICIO, A. S. M. ; CAPRINO, M. P. ; KACHAR, V. . Jornal na sala de aula e habilidades de leitura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
KACHAR, V.. Formação de professores: contribuições do resgate da memória escolar com a fotografia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
KACHAR, V.. A formação inicial de professores na aplicação educacional das tecnologias da informação e comunicação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
KACHAR, V.. As tecnologias da Informação e Comunicação: uma experiência na formação Inicial no curso de Pedagogia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
KACHAR, V.. Old age and information technology: learning and discovering new potentialities. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
KACHAR, V.. Ensino a Distância. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
KACHAR, V.. Informática para terceira idade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
KACHAR, V.. A terceira idade e o computador. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
KACHAR, V.. Educação e Novas Tecnologias de Comunicação e Informática. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
KACHAR, V.. A terceira Idade e o computador. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
KACHAR, V.. A terceira idade e o computador: interação e produção em um ambiente educacional interdisciplinar. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
KACHAR, V.. Relato de Experiência CLICK: Ação Educacional com Informática. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
KACHAR, V.. O computador como instrumento na promoção Educacional. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
KACHAR, V.. Educação como proposta de transformação social. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
KACHAR, V.. A informática na Educação: a prática e a formação do professor. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
KACHAR, V.. O computador na Terceira Idade. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
KACHAR, V.. Pensando a Escola Pública com o computador: a transformação a partir da prática do professor. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
KACHAR, V.. Escola para quem. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
KACHAR, V.. O papel dos jogos e simuladores como instrumento educacional. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
KACHAR, V.. O uso de jogos no processo pedagógico. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
KACHAR, V.. O computador e a Interdisciplinaridade. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
KACHAR, V.. O usos do computador no ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
KACHAR, V.. O Computador propiciando uma abordagem Interdisciplinar. 1994. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

32.
KACHAR, V.. Onde está o software educativo brasileiro?. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
KACHAR, V.. Educação, Currículo e Terceira Idade. São Paulo: portal do envelhecimento, 2006 (artigo).

2.
KACHAR, V.. O tempero da vida 2005 (artigo).

3.
KACHAR, V.. Arte de Viver 2005 (artigo).

4.
KACHAR, V.. Internet um território sem fronteiras para a terceira idade. São Paulo: PUC/SP, 2005 (artigo).

5.
KACHAR, V.. Compuctador: projeto de Jornal na Universidade Aberta a Maturidade. São Paulo: PUCSP, 2005 (artigo).

6.
KACHAR, V.. Escolas Públicas: A informática como instrumento pedagógico: relato de uma experiência. São Paulo, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

7.
KACHAR, V.. Relação de filmes que possibilitam a discussão sobre o envelhecimento. São Paulo: PUC/SP, 2004 (artigo).

8.
KACHAR, V.. A terceira idade e a inclusão digital. Rio de Janeiro 2002 (artigo).

9.
HERNANDES, Vitória K.. Pensar a formação é agir na transformação. USP, 1999 (artigo).

10.
KACHAR, V.. Analisando e avaliando os softwares educacionais. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 1998 (artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
KACHAR, V.. Material Didático em Educação e Tecnologia -acessa escola. 2010.

2.
KACHAR, V.. Consultoria Informática na Educação. 2001.

3.
KACHAR, V.. Assessoria na Redação e produção do livro: ALMEIDA, J. F. (org) Educação à Distância: formação de professores em ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem. 2001.

Trabalhos técnicos
1.
KACHAR, V.; BARRELLA, Francisco Eugenio . Relatóriao Circunstanciado -Avaliação: Reconhecimento de Curso de Pedagogia. 2011.

2.
KACHAR, V.. Parecer artigo inclusão digital na adultez. 2011.

3.
KACHAR, V.. oficinas de inclusão digital para idosos: aprendizado de novos conceitos de envelhecimento. 2011.

4.
KACHAR, V.. Artigo Velhice e contemporaneidade: reflexões psicossociais sobre o aprendizado de informática em um grupo de idosos. 2011.

5.
KACHAR, V.. Projeto de Inclusão Digital. 2011.

6.
KACHAR, V.. Parecer artigo Revista kairós- As expectativas profissionais dos alunos universitários na maturidade. 2010.

7.
KACHAR, V.. Parecer de artigo da Revista Geriatria e Gerontologia. 2010.

8.
KACHAR, V.. Oficina para os supervisores de educação - Programa Acessa escola. 2010.

9.
KACHAR, V.. Elaboração do Projeto Político Pedagógico de EaD da Fundap. 2010.

10.
KACHAR, V.; Huet, A. B. S. . Relatório circunstanciado - Avaliação: Credenciamento da Instituição e de Autorização para funcionamento do curso de Educação de Jovens e Adultos em Nível médio na modalidade a distância.. 2008.

11.
KACHAR, V.. Relatória circunstanciado - Avaliação: Credenciamento da instituição de curso em EaD. 2008.

12.
KACHAR, V.. Parecer artigo Revista Educação e Realidade. 2008.

13.
KACHAR, V.; SILVA, M. L. R. . Relatório Circunstanciado- Avaliação: Normal Superior. 2006.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
HERNANDES, Vitória K.. Terceira Idade e Informática. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
KACHAR, V.. Informática e Terceira Idade. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
KACHAR, V.. Interesse da Terceira Idade pela Informática. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
KACHAR, V.. Terceira idade na era digital. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
KACHAR, V.. Terceira Idade e Informática. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
KACHAR, V.. Tecnologia e Inclusão da série Tecnologia e Educação: Novos tempos, novos rumos. 2002. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
KACHAR, V.. Jornal Compuctador. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
KACHAR, V.. Jornal Compuctador. 2000. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
KACHAR, V.. Informática para Terceira Idade. 1999. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
KACHAR, V.. A Escola de Cara Nova na era da Informática. 1998. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
KACHAR, V.. Para que serve um computador na escola. 1997. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
KACHAR, V.. Softwares Educacionais. 1997. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
KACHAR, V.. O computador na sala de aula. 1995. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
KACHAR, V.. Curso Módulo 1 em EaD - Concurso Público PEB II. 2011. .

2.
KACHAR, V.; ANGARE, Márcia . Programa Acessa Escola. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
KACHAR, V.. Curso Módulo 1 em EaD - Concurso Público PEB II. 2010. .

4.
KACHAR, V.. Programa Acessa Escola. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila pedagógica).

5.
KACHAR, V.. Guia de orientação de elaboração de conteúdo para EaD. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila pedagógica).

6.
KACHAR, V.. Jornal Maturidades. 2010. (Criação e Coordenação).

7.
KACHAR, V.. Mídias e Tecnologias na Educação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
KACHAR, V.. Mídias e Tecnologias na educação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
KACHAR, V.. Educação e Tecnologia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
KACHAR, V.. Didática do Ensino Superior. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
KACHAR, V.. Didática do Ensino Superior. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
KACHAR, V.. Educação e tecnologias: novos saberes em sala de aula. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
HERNANDES, Vitória K.. Software na Educação II. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
KACHAR, V.. Oficina de Ensino à Distância. 2003. .

15.
KACHAR, V.. Software na Educação I. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
KACHAR, V.; BANCOVSKY, Renata . Introdução a Informática e a Internet. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila pedagógica).

17.
KACHAR, V.. Oficina Mista (virtual e presencial). 2001. .

18.
KACHAR, V.. Realização de projetos baseados em texto (on-line, em ambiente virtual). 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

19.
KACHAR, V.. Introdução a Internet. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila pedagógica).

20.
KACHAR, V.; KACHAR, V . Jornal Compuctador. 1999. (Editoração/Periódico).

21.
HERNANDES, Vitória K.; SCHLUNZEN, E. T. M. ; ALMEIDA, M. E. ; PELLEGRINO, C. ; MORELATTI, M. R. M. ; SILVA, Aparecida Pereira da Nely . Introdução à Informática para Educadores. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila pedagógica).

22.
HERNANDES, Vitória K.. Introdução a Informática. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila pedagógica).

23.
KACHAR, V.; KACHAR, V . Jornal Compuctador. 1998. (Editoração/Outra).

24.
KACHAR, V.. Jornal Compuctador Maturidades. 1998. (Criação e Coordenação).

25.
KACHAR, V.. Introdução à Informática. 1997. .

26.
KACHAR, V.; SCHLUNZEN, E. T. M. ; ALMEIDA, M. E. ; MORELATTI, M. R. M. ; PELLEGRINO, C. . Informática na Educação. 1997. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila pedagógica).

27.
KACHAR, V.. Cri(ar)atividades com software de desenho. 1996. .

28.
KACHAR, V.. Jogos com o computador. 1996. .

29.
KACHAR, V.. Jogos no computador. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

30.
KACHAR, V.. Os Jogos no Computador e suas aplicações Pedagógicas. 1994. .

31.
KACHAR, V.. Cri(ar)atividades com software de desenho. 1994. .

32.
KACHAR, V.. O software Sherlock dentro de uma abordagem Interdisciplinar. 1994. .

33.
KACHAR, V.. Testando hipóteses na construção de uma cidade - Simcity. 1994. .

34.
KACHAR, V.. Texto no computador e suas possibilidades Interdisciplinares. 1994. .

35.
KACHAR, V.. O software Sherlock dentro de uma abordagem Interdisciplinar. 1993. .

36.
KACHAR, V.. O texto no computador como ferramenta de ensino. 1993. .

37.
KACHAR, V.. Recursos Tecnológicos no ensino de Língua Portuguesa. 1992. .

38.
KACHAR, V.. Aplicação Educacional do Computador na formação de Monitores em Informática. 1992. .

39.
KACHAR, V.. O texto no computador como ferramenta de ensino. 1992. .

40.
KACHAR, V.. Aplicações do Computador no Ensino de Português. 1992. .


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
KACHAR, V.; KACHAR, V . sem título. 2006. Desenho.

Outras produções artísticas/culturais
1.
KACHAR, V.. Universidade Aberta para Arte e Livre Expressão VI. 2006 (Organizaçãode um Sarau Cultural).

2.
KACHAR, V.; KACHAR, V . Universidade Aberta para a Livre Expressão VII. 2006 (Organizaçãode um Sarau Cultural).

3.
KACHAR, V.. Universidade Aberta para a Arte e Livre Expressão V. 2005 (Organizaçãode um Sarau Cultural).

4.
KACHAR, V.; KACHAR, V . Universidade Aberta para a Livre Expressão IV. 2003 (Organizaçãode um Sarau Cultural).

5.
KACHAR, V.; KACHAR, V . Universidade Aberta para a Livre Expressão III. 2002 (Organizaçãode um Sarau Cultural).

6.
KACHAR, V.; KACHAR, V . Universidade Aberta para a Livre Expressão. 2001 (Organizaçãode um Sarau Cultural).

7.
KACHAR, V.; KACHAR, V . Universidade Aberta para a Livre Expressão II. 2001 (Organizaçãode um Sarau Cultural).

Demais trabalhos
1.
KACHAR, V.. Jornal Maturidades. 2011 (Jornal da Universdiade Aberta a Maturidade da PUC/SP) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALVES, V. P.; KACHAR, V.. Participação em banca de Mauro Trevisan. O sentido da vida para os idosos: uma leitura existencial à luz da teoria de Viktor Frankl. 2012. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) - Universidade Católica de Brasília.

2.
ALVES, V. P.; KACHAR, V.. Participação em banca de Iglair Regis de Oliveira. A religiosidade e o idoso: fator de proteção no tratamento de câncer. 2012. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) - Universidade Católica de Brasília.

3.
PEREIRA, Beltrina; SILVEIRA, Nádia; ALVES, V. P.; LODOVICI, Flaminia; KACHAR, V.. Participação em banca de Gisnelli Bataglia Mincache. Ambiente Virtual de aprendizagem-AVA: uma experiência virtual de acesso ao exercício de cidadania e melhor qualidadede vida. 2011. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
KACHAR, V.. Participação em banca de Lúcia Helena Schuchter. Biblioteca Escolar e laboratório de Informática: espaços para diferentes letramentos. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

5.
KACHAR, V; KACHAR, V.. Participação em banca de Maria Aparecida Santana Ferreira. O idoso e a internet: uma relação possível. 2010. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) - Universidade Católica de Brasília.

6.
KACHAR, Vitória; KACHAR, V.; BEIGUELMAN, g.; LEÃO, Lucia I. C.. Participação em banca de Gláucio Henrique Matsushita Moro. Uma nova interface para a inclusão digital na terceira idade. 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
KACHAR, V; KACHAR, V.. Participação em banca de Karen Alonso Horn. Mediação pedagógica em ambientes de aprendizagem presenciais e a distância: um estudo a partir dos discursos de docentes do ensino superior. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

8.
KACHAR, V.. Participação em banca de Kely Cristina Pereira Vieira. O impacto do computador na vida dos universitários da terceira idade. 2009. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
Abramowicz, M.; KACHAR, V.. Participação em banca de Monica Ferreira de Araújo. Lazer Concepções de alunos e professores de um curso de enxtensão sobre educação e Envelhecimento. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

10.
KACHAR, V.. Participação em banca de Patrícia Claudia da Costa. Sem medo de ser falante; conquistas da oralidade por educandas idosas no MOVA-Guarulhos. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação emEducação) - Faculdade de Educação da USP.

11.
KACHAR, V.. Participação em banca de Cláuido Norio Minei. Indice de autonomia de uso da Web e sua utilização para usuários idosos. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

12.
KACHAR, V.. Participação em banca de Maria Patrocinio Gonçalves. A capacidade de criação envelhece? Questões que nos fazem pensar se tudo tem tempo e hora para acabar. 2006. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

13.
KACHAR, V.. Participação em banca de Roberto Ueno. Ambiente de simulação para a melhoria do processo de ensino de física. 2005. Dissertação (Mestrado em Informática) - Centro Universitário Fieo.

14.
KACHAR, V.. Participação em banca de Cristiane Neli de Carvalho. A biblioteca Universitária como espaço de aprendizagem e de formação do aluno pesquisador. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

15.
KACHAR, V.. Participação em banca de Antonio Carlos Bento. Sistemas Tutoriais Inteligentes. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Sistemas de Computação) - Centro Universitário FIEO.

Teses de doutorado
1.
KACHAR, V.. Participação em banca de Adriana Rocha Bruno. A Aprendizagem do educador: estratégias para a construção de uma didática on line. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação e Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
KACHAR, V.. Participação em banca de Áurea Eleoterio Soares Barroso. Trajetória dos fóruns regionais de cidadãos idosos e do interfórum do cidadão idosos: um sujeito coletivo e político em movimento. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social PUC/SP) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
KACHAR, V.. Participação em banca de Elane Cortez Santos. Fundação CESP e aposentados: os caminhos para a inclusão digital. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Departamento de Comunicação e Artes da ECA/USP) - Escola de Comunicações e Artes da USP.

2.
KACHAR, V.. Participação em banca de Simone Laraia Figueira de Mello. O computador como instrumento na construção do conhecimento com crianças entre 6 e 8 anos. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias Aplicadas à Educação) - Faculdade São Luiz.

3.
KACHAR, V.. Participação em banca de Vansleig Oliveira França. O idoso e o aprendizado digital. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias Aplicadas à Educação) - Faculdade de Educação São Luís.

4.
KACHAR, V.. Participação em banca de Edison da Silva. Educação à Distância: características estruturais técnicas necessárias para atingir os propósitos pedagógicos. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias Aplicadas à Educação) - Faculdade de Educação São Luís.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
KACHAR, V.. Participação em banca de Marcelo Fonseca Ferreira e Maurício Alexandre de S. Campos.Google muito mais que um mecanismo de Busca: protótipo do Website 3a Idade. net. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Multimeios) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
KACHAR, V.. Participação em banca de Alexandra A. Campos.A inclusão digital e o idoso derrubando barreiras da comunicação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Multimeios) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
KACHAR, V.. Participação em banca de Marcos Tavares de Souza.Educação Sexual de adolescentes: quando a gravidez interfere nos planos de vida. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Fieo.

4.
KACHAR, V.. Participação em banca de Augusta Percilia Ortega Romanini.Inclusão educaional de indivíduos com Síndrome de Down na região de Itapevi. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias biológicas) - Centro Universitário FIEO.

5.
KACHAR, V.. Participação em banca de Ângela Hotz Moret.A utilização de bactérias no sistema de tratamento de efluentes em tanques de aeração em uma indústria de tinta na região de Butantã. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias biológicas) - Centro Universitário FIEO.

6.
KACHAR, V.. Participação em banca de Alessandra Cristina Guetti.A Gravidez na adolescência. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias biológicas) - Centro Universitário FIEO.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SHILLING, Flávia; PICONEZ, Stela; SERRANO, Henrique; MARTIN, V. L. R.; SILVA, D. M.; MRECH, L. M.; KACHAR, V.. Concurso Público de Títulos e Provas. 2008. Faculdade de Educação de São paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio de Educaçãoe em Saúde: Desafios e Perspectivas. 2016. (Simpósio).

2.
21o. CIED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Como avaliar um curso de Ead em Saúde? Uma experiência em do Hospital Alemão Oswaldo Cruz na área de avaliação de tecnologias em saúde. 2015. (Congresso).

3.
IV Jornada Interdisciplinar de geriatria e gerontologia Gerenciamento da Saúde do Idosos.Interação com as tecnologias digitais: desafios e contribuições. 2012. (Simpósio).

4.
3o. Congresso Internacional de Jornalismo Cultural. 2011. (Congresso).

5.
Dia da Responsabilidade Social.Como criar um endereço eletrônico e conectar-se no mundo. 2011. (Encontro).

6.
Games for Change Latin America.Inclusão em Jogo: as diferentes fases e condições de vida. 2011. (Simpósio).

7.
Semana da História e Letras 2011.Mosaicos: Arte, Cultura e Educação. 2011. (Simpósio).

8.
Seminário Encontro de Gerações. 2010. (Seminário).

9.
17o COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Jornal na sala de aula e habilidades de leitura. 2009. (Congresso).

10.
Encontro de Pesquisa.A importância da pesquisa na formação profissional. 2009. (Encontro).

11.
III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia. Informática e Terceira idade. 2009. (Congresso).

12.
IV Universidade Aberta - Leituras de Darwin.Produção de Mídia com os princípios Carta da Terra. 2009. (Oficina).

13.
IX Congresso Nacional de educação - Educere. Formação de professores: contribuições do resgate da memória escolar com a fotografia. 2009. (Congresso).

14.
IX Congresso Nacional de Educação - Educere. 2009. (Congresso).

15.
Seminário Internacional Artes Visuais na educação contemporânea. 2009. (Seminário).

16.
VII Congresso Internacional da Sociedade de História da Educação latino americana. Relato de experiência na formação do professor: a construção de uma revista infantil com aspectos educativos. 2009. (Congresso).

17.
II Jornada de Pedagogia - Formação de Professores: Práticas Pedagógicas na Educação Básica.Reflexão sobre o filme Vermelho como o céu. 2008. (Encontro).

18.
VIII Congresso Nacional de Educação da PUC/PR- EDUCERE. 2008. (Congresso).

19.
VIII Congresso Nacional de educação da PUCPR - EDUCERE. As tecnologias da Informação e comunicação: uma experiência na formação inicial no curso de Pedagogia. 2008. (Congresso).

20.
XiV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A Formação Inicial de Professores na Aplicação Educacional das Tecnologias da Informação e Comunicação. 2008. (Encontro).

21.
A terceira idade no mundo das novas tecnologias: uma alternativa de inclusão.A terceira idade no mundo das novas tecnologias: uma alternativa de inclusão. 2007. (Seminário).

22.
I Jornada de Pedagogia, ?A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: articulação entre a reflexão teórica e a prática educativa. 2007. (Seminário).

23.
I Jornada de Pedagogia, ?A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: articulação entre a reflexão teórica e a prática educativa.Educação, Mídia e Tecnologias: do olhar sobre o passado às projeções futuras. 2007. (Seminário).

24.
II Seminário de Pós-graduação.Multimídia na Docência em Gastronomia. 2006. (Seminário).

25.
Projeto Café Metodológico. 2006. (Outra).

26.
Seminário Violência contra a pessoa idosa: vamos romper o pacto do silêncio. 2006. (Seminário).

27.
XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Inclusão Digital. 2006. (Congresso).

28.
XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, II Jornada Goiânia de Geriatria e Gerontologia. ?Encontro com o Professor?: Inclusão Digital. 2006. (Congresso).

29.
I Encontro de Informática Educacional.Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores. 2005. (Encontro).

30.
I Seminário de capacitação de Dirigentes Profissionais e voluntários da Terceira idade.Jornal de Informática - Terceira Idade. 2005. (Seminário).

31.
XVIII Congress of the Internacional Association of Gerontology. Old age and information technology: learning and discovering new potentialities no Simpósio Elderly Social Inclusion. 2005. (Congresso).

32.
Seminário sobre Interdisciplinaridade. 2004. (Seminário).

33.
3º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia - GERP´2003. A terceira idade e o computador. 2003. (Congresso).

34.
II Simpósio Internacional de Interdisciplinaridade. 2001. (Simpósio).

35.
Legislação em Educação a Distância. 2001. (Outra).

36.
Perspectivas da Educação a Distância. 2001. (Seminário).

37.
Terceira Semana de Gerontologia. 2000. (Simpósio).

38.
Holistic Learning Conference Breaking New Ground. 1997. (Congresso).

39.
Hipnologia e Hipnoterapia. 1980. (Outra).

40.
V Semana de Psicologia. 1979. (Simpósio).

41.
I Jornada de Toxicologia. 1978. (Outra).

42.
IV Semana de Psicologia. 1978. (Simpósio).

43.
Jornada de Treinamento e Liderança. 1978. (Outra).

44.
Problemática do Excepcional. 1978. (Outra).

45.
Seminário do Excepcional. 1978. (Seminário).

46.
1º Encontro Interdisciplinar para o Estudo da Família. 1977. (Encontro).

47.
III Semana de Psicologia, Estudos da Ciência do Comportamento de Santos. 1977. (Simpósio).

48.
Problemática do Excepcional. 1977. (Seminário).

49.
Seminário do Excepcional. 1977. (Seminário).

50.
VII Reunião anual Psicologia, Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto. 1977. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KACHAR, V.. II Jornada de Pedagogia. 2008. (Congresso).

2.
KACHAR, V.. I Jornada de Pedagogia, ?A formação do professor: articulação entre a reflexão teórica e a prática educativa. 2007. (Congresso).

3.
KACHAR, V.. Universidade Aberta para Arte e Livre Expressão VI. 2006. (Outro).

4.
KACHAR, V.. Universidade Aberta para Arte e Livre Expressão V. 2005. (Outro).

5.
KACHAR, V.. Arte, Tecnologia e Jogos. 2004. (Exposição).

6.
KACHAR, V.. Universidade Aberta para a Arte e Livre Expressão IV. 2004. (Outro).

7.
KACHAR, V.. Universidade Aberta para a Arte e Livre Expressão III. 2003. (Outro).

8.
KACHAR, V.. Universidade Aberta para a Arte e Livre Expressão II. 2002. (Outro).

9.
KACHAR, V.. Universidade Aberta para a Arte e Livre Expressão I. 2001. (Outro).

10.
KACHAR, V.. Encontro Intergeracional entre a equipe do jornal compuctador da universidade aberta e os adolescentes do CLICK. 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Débora Cordeiro, Ana Paula A. de Almeida, Idália M. T. Souto. Inclusão Gastronômica: dos livros de receitas às video-aulas. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Docência em Gastronomia) - Fac. de Tec. em Hotelaria, Gastronomia e Turismo de São Paulo. Orientador: Vitória Kachar Hernandes.

2.
Daniela Picolo. Capacitação profissional em Gastronomia: Perfil do jovem em busca de Inclusão no mercado de trabalho. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Docência em Gastronomia) - Fac. de Tec. em Hotelaria, Gastronomia e Turismo de São Paulo. Orientador: Vitória Kachar Hernandes.

3.
Aldo Alves e Graziela Milanese. Na boca do povo: a cultura da comida de rua no Brasil. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Docência em Gastronomia) - Fac. de Tec. em Hotelaria, Gastronomia e Turismo de São Paulo. Orientador: Vitória Kachar Hernandes.

4.
Camila de Meireles Landi, Ronald Mason, Sílvia Regina de L. Os dilemas da relação teoria e prática na faculdade de Gastronomia. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Docência em Gastronomia) - Fac. de Tec. em Hotelaria, Gastronomia e Turismo de São Paulo. Orientador: Vitória Kachar Hernandes.

5.
Luciana do carmo de faria e Marcos Orestes Borlina. Conscientização para a Doação de alimentos na cidade de São Paulo. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Docência em Gastronomia) - Fac. de Tec. em Hotelaria, Gastronomia e Turismo de São Paulo. Orientador: Vitória Kachar Hernandes.

6.
Marise Lima Lobo. Internet na Educação: Concepção Pedagógica de Vygotsky e o novo Paradigma Educacional. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias Aplicadas à Educação) - Faculdade de Educação São Luís. Orientador: Vitória Kachar Hernandes.

Iniciação científica
1.
Jacqueline Fliquel Szmuszkawicz. Uso do jornal na sala de aula: análise do ponto de vista do aluno do. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Vitória Kachar Hernandes.

2.
Elisabete Simões Coronel. A formação do professor para o uso do jornal na sala de aula no ensino fundamental. 2009. Iniciação Científica - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Vitória Kachar Hernandes.

3.
Karla Colameo Soares. Site de Pedagogia USCS: um espaço de memória, produções e relações acadêmicas. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Vitória Kachar Hernandes.

Orientações de outra natureza
1.
Viviane Lei. Monitoria de Informática para os alunos do 1o e 3o semestre de Pedagogia. 2005. Orientação de outra natureza - Centro Universitário Fieo, Centro Universitário Fieo. Orientador: Vitória Kachar Hernandes.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 18:48:02