Daniel Carneiro Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9165581618508205
  • Última atualização do currículo em 20/08/2018


Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Amazonas (2009), graduação em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas (2016) e mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2014). Atualmente é técnico administrativo em educação da ufam - Bolsista/Pesquisador Sem Vínculo. , atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, gestão ambiental, populações tradicionais, epistemologia dominante, conhecimento tradicional,, amazônia, racionalidade alternativa, e etnoconhecimento, território, amazônia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel Carneiro Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, D. C.;Daniel Carneiro Costa;COSTA, DANIEL CARNEIRO;C. COSTA, DANIEL


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: A consistência do monitoramento da biodiversidade amazônica: desafios para consolidar a gestão de unidades de conservação estaduais do Amazonas,
Orientador: Henrique dos Santos Pereira.
Coorientador: Guillaume Antoine Louis Marchand.
Palavras-chave: monitoramento da biodiversidade, gestão adaptativa; áreas protegidas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
2012 - 2014
Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Limitações e potencialidades do Programa de monitoramento da biodiversidade e do uso de recursos naturais - ProBUC - para a gestão ambiental de unidades de conservação do Amazonas,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Guiilaume Antoine Emile Louis Marchand.
Coorientador: Henrique Pereira dos Santos.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2010 - 2011
Especialização em Pedagogia e Organização do Mundo do Trabalho. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Contribuições da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Orientador: Alderi.
2007 - 2016
Graduação em Direito.
Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
Título: Adoção internacional: a excepcionalidade da medida e seus aspectos jurídicos e socioculturais..
Orientador: Claudia de Moraes Martins Pereira.
1997 - 2009
Graduação em Economia.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: A Importância do Programa Zona Franca Verde para o desenvolvimento sustentável do município de Parintins.




Formação Complementar


2011 - 2011
Inglês Básico. (Carga horária: 140h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - AM, SENAC/AM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Bolsista/Pesquisador Sem Vínculo, SEM VINCULO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico administrativo em educação da UFAM, Carga horária: 40
Outras informações
Técnico administrativo em educação da Universidade Federal do Amazonas


Instituto Terras do Amazonas, ITEAM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Assessor técnico, Enquadramento Funcional: Cargo comissionado, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalhou no processo de regularização fundiária no Estado do Amazonas durante o período em que foi assessor do ITEAM.



Projetos de pesquisa


2013 - 2015
SSAProBUC Sustentabilidade socioeconômica e ambiental do programa de monitoramento da biodiversidade e do uso de recursos naturais em unidades de conservação estaduais no Amazonas - PROBUC
Descrição: Avaliar o PROBUC enquanto instrumento para a governança ambiental a partir da análise de sua efetividade e eficiência enquanto sistema participativo e adaptativo de monitoramento da conservação da biodiversidade em unidades de conservação estaduais no Amazonas. Para alcançar tal objetivo, a equipe determinou os seguintes objetivos específicos: (1) Analisar a efetividade do sistema através de uma avaliação da qualidade dos indicadores estabelecidos; (2) Avaliar a eficiência do sistema através de uma avaliação dos custos dos levantamentos em comparação com outras metodologias de monitoramento; 3) Analisar as estratégias participativas e adaptativas do sistema como componentes de sua governança interna; 4) Avaliar os impactos que o sistema causou sobre a conscientização, a gestão local e as práticas de uso e manejo da biodiversidade pelas populações residentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Daniel Carneiro Costa - Integrante / MARCHAND, Guillaume Antonie Louis Emile - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
C. COSTA, DANIEL2018C. COSTA, DANIEL; S. PEREIRA, HENRIQUE ; A. E. L. MARCHAND, GUILLAUME ; C. P. SILVA, SUZY . Challenges of Participatory Community Monitoring of Biodiversity in Protected Areas in Brazilian Amazon. DIVERSITY, v. 10, p. 61, 2018.

2.
COSTA, D. C.2016COSTA, D. C.; LIRA, S. H. . A construção do Território da Cidadania ?Manaus e Entorno?: desafios e oportunidades político-econômicas na Amazônia. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 1, p. 1, 2016.

3.
COSTA, D. C.2014COSTA, D. C.; MARCHAND, Guillaume . Potencialidades e limites da aplicação do monitoramento comunitário nas unidades de conservação: uma reflexão a partir do ProBUC.. Revista Monografias Ambientais, v. 13, p. 3383-3391, 2014.

4.
COSTA, DANIEL CARNEIRO2014COSTA, DANIEL CARNEIRO; MARCHAND, GUILLAUME ANTOINE . O PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA BIODIVERSIDADE E DO USO SUSTENTÁVEL DE RECURSOS NATURAIS -PROBUC - COMO ALTERNATIVA DE MONITORAMENTO COMUNITÁRIO AMAZÔNICO.. Revista Monografias Ambientais, v. 13, p. 3383-3391, 2014.

5.
COSTA, D. C.2013COSTA, D. C.; LIRA, S. H. ; LEAO, A. A. M. P. . A discussão do desenvolvimento sustentável e o exemplo das sociedades amazônicas na construção de alternativas de desenvolvimento social e econômico. Educação Ambiental em Ação, v. 44, p. 1, 2013.

6.
LIRA, S. H.2013 LIRA, S. H. ; COSTA, D. C. ; FRAXE, T. J. P. . Racionalidade capitalista e a crise da razão: reflexões sobre a sustentabilidade e a questão socioambiental mundial contemporânea. Revista Monografias Ambientais, v. 12, p. 10, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
LIRA, S. H. ; COSTA, D. C. ; FRAXE, T. J. P. ; WITKOSKI, A. C. . Sustentabilidade e territorialidade: dilemas, desafios e possibilidades de vida para as populações rurais amazônicas. In: Antonio Carlos Witkoski; Therezinha de Jesus Pinto Fraxe; Kátia Viana Cavalcante. (Org.). Território e territorialidade na Amazônia: formas de sociabilidades e participação política. 22ed.Manaus: Valer, 2014, v. 1, p. 55-86.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIRA, S. H. ; COSTA, D. C. ; FRAXE, T. J. P. ; FRAXE, J. M. P. . O Direito Agrário - Territorial e as Implicações Sobre a Sustentabilidade dos Povos e Comunidad es Tradicionais Amazônicos : breves considerações à luz das Leis Federais 9985/2000 e do Decreto Federal 6040/2007. In: Conferencia da Terra 2012, 2012, João Pessoa. Conferencia da Terra 2012. João Pessoa: editora universitária UFPB, 2012. v. 4. p. 545-556.

2.
COSTA, D. C.; LIRA, S. H. ; FRAXE, T. J. P. ; FRAXE, J. M. P. . O sistema nacional de unidades de conservação e a política nacional de desenvolvimentos dos povos e das comunidades tradicionais: desafios para a sustentabilidade. In: Conferência da Terra 2012, 2012, João Pessoa. Terra: qualidade de vida, mobilidade e segurança nas cidades. João Pessoa: editora universitária UFPB, 2012. v. 2. p. 179-190.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, DANIEL CARNEIRO; S. PEREIRA, HENRIQUE . Construindo a gestão participativa amazônica mediante programas de monitoramento participativo da biodiversidade. In: V Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, 2018, MANAUS. Anais do Seminário Internacional em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. MANAUS: Universidade Federal do Amazonas, 2018. v. 1. p. 1-12.

2.
COSTA, D. C.; MARCHAND, Guillaume . O programa de monitoramento da biodiversidade e do uso de recursos naturais em unidades de conservação estaduais do Amazonas PROBUC como ferramenta para gestão: Elementos para reflexão.. In: III Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia e XVI Encontro da Rede de estudos ambientais de países de língua portuguesa, 2014, Manaus. III Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia e XVI Encontro da Rede de estudos ambientais de países de língua portuguesa. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2014. v. 3. p. 479-479.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, D. C.; MARCHAND, Guillaume . O programa de monitoramento da biodiversidade e do uso de recursos naturais em unidades de conservação estaduais do Amazonas-ProBUC-como ferramenta para a gestão: elementos para reflexão.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIRA, S. H. ; COSTA, D. C. . Sustentabilidade e territorialidade humana: desafios, tendências e possibilidades para as populações rurais amazônicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
LIRA, S. H. ; COSTA, D. C. ; WITKOSKI, A. C. ; FRAXE, T. J. P. . EPISTEMOLOGIA E DIVERSIDADE EPISTEMOLÓGICA DO MUNDO: propsoecções para a produção de uma racionalidade alternativa para o desenvolvimento na Amazônia.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II SICASA. 2012. (Seminário).

2.
I Seminário de Experiências Agoecológocas no Contexto Amazônico. 2012. (Seminário).

3.
I Seminário Internacional de Questões Socioambientais e Sustentabilidade na Amazônia.EPISTEMOLOGIA E DIVERSIDADE EPISTEMOLÓGICA DO MUNDO: propsecções para a produção de uma racionalidade alternativa para o desenvolvimento na Amazônia. 2012. (Seminário).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
LIRA, S. H.2013 LIRA, S. H. ; COSTA, D. C. ; FRAXE, T. J. P. . Racionalidade capitalista e a crise da razão: reflexões sobre a sustentabilidade e a questão socioambiental mundial contemporânea. Revista Monografias Ambientais, v. 12, p. 10, 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
LIRA, S. H. ; COSTA, D. C. . Sustentabilidade e territorialidade humana: desafios, tendências e possibilidades para as populações rurais amazônicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LIRA, S. H. ; COSTA, D. C. ; WITKOSKI, A. C. ; FRAXE, T. J. P. . EPISTEMOLOGIA E DIVERSIDADE EPISTEMOLÓGICA DO MUNDO: propsoecções para a produção de uma racionalidade alternativa para o desenvolvimento na Amazônia.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Outras informações relevantes


Curso de Língua Portuguesa - módulo I, promovido pela Divisão de Treinamento e Desenvolvimento do Departamento de Recursos Humanos da Universidade Federal do Amazonas, no período de 10/08 a 14/09/2009;
Curso semi-intensivo de língua espanhola, promovido pelo Centro de Língua Espanhola Alhambra, no período de 03/06/2006 a 30/06/2007.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 18:52:21