Sandra Beatriz Méndez Torres

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4135669436417962
  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


É doutoranda no Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul - Brasil. O objeto de pesquisa para a tese doutoral refere, na sua essência, à possibilidade de agregar valor na vida do aluno, através da ressignificação do currículo escolar de língua estrangeira, em contexto de fronteira. Tem a ver com inovação no campo da Educação Lingüística, em contato com a cientificidade da Lingüística Aplicada Crítica e com a utilização de pressupostos e metodologias de outras disciplinas, que dialogam para a construção colaborativa no processo de ensino, na rede pública municipal. O trabalho específico da tese procura, principalmente, vincular o estudo da língua com a linguagem das práticas pedagógicas de desenvolvimento de competências e de resolução de problemas de suas comunidades escolares. Para além do estudo da língua em uso, busca despertar talentos na Ser humano que o aluno é, em benefício de seu autoconhecimento e da conexão consciente com o mundo. Mestre em Letras - Área de pesquisa: Lingüística Aplicada - Aquisição e Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Católica de Pelotas. Graduada em Letras: Licenciatura Plena Espanhol, Português e Inglês na UCPEL. Bacharelado Diversificado em Ciências Humanísticas, Dpto Rocha - Uruguai. Formação Básica - Uruguai. É trilingüe, com Certificado de Proficiência CELPEBRAS em Língua Portuguesa para Estrangeiros da SESU, Ministério da Educação e Certificado de Competency in English as a Second Language pela The University of Michigan, no Brasil. É facilitadora e Thinker em Design Thinking para Educadores e associada à rede de facilitadores do Instituto Educadigital, São Paulo. Líder Coach pela Coaching Express - Condor Blanco, Chile/Brasil e certificada no curso de Desenvolvimento e Liderança pelo Instituto Nacional de Excelência Humana - RS, Brasil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sandra Beatriz Méndez Torres
Nome em citações bibliográficas
MENDEZ TORRES, Sandra Beatriz;TORRES, SBM


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Design thinking para educadores e o processo de ressignificação do Currículo de Inglês no extremo sul do Brasil.,
Orientador: ADAIL SOBRAL.
Palavras-chave: Design thinking - Ensino de Inglês - Currículo.
2000 - 2003
Mestrado em Letras.
UCPel - Mestrado em Letras - AC: Lingüística Aplicada, UCPEL, Brasil.
Título: LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA COMÉRCIO EXTERIOR: aspectos pragmático-cognitivos do processo de compreensão discursiva.,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Vilson José Leffa.
Palavras-chave: ensino línguas estrangeiras; processo cognitivo aprendizagem LE; Português - Inglês - Espanhol; Tradução Português-Espanhol.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística / Especialidade: Aspectos pragmático-cognitivos de processo de compreensao discursiva..
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional.
1996 - 1999
Graduação em Licentciatura Plena - Ensino de Portugues - Ingles.
UCPel - Licenciatura Portugues - Ingles, UCPEL, Brasil.
1996 - 1999
Graduação em Licenciatura Plena Portugues - Espanhol.
UCPel - Licenciatura Portugues - Espanhol, UCPEL, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Desenvolvimento e Liderança. (Carga horária: 24h).
Instituto Nacional de Excelência Humana, INEX, Brasil.
2017 - 2017
Liderança e Coaching. (Carga horária: 24h).
Coaching Express Condor Blanco, CECB, Chile.
2012 - 2013
Formação Continuada - PEIF. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2007 - 2008
LE em Área Comercial - Aux. Adm. Contábil.
Centro Latinoamericano I E - Língua Estrangeira em Área Comercial, CLIE, Uruguai.
2005 - 2005
Extensão universitária em Curso Preparatório Exame CELPRE-BRAS.
Instituto Cultural Uruguaio Brasileiro, ICUB, Uruguai.


Atuação Profissional



Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Instrutor, Enquadramento Funcional: Professora Inglês - Cursos Turismo


Secretaria Educação - Prefeitura Municipal CHUÍ, SMED CHUÍ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Membro Escolar, Enquadramento Funcional: Direção Pedagógica, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Chui - Secretaria da Educação, PREF. M. DO CHUI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora Pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Membro Escolar, Enquadramento Funcional: Professor Nivel 2, Carga horária: 20


Escola Municipal de Ensino Fundamental General Artigas, EMEF ARTIGAS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 20


Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul - Memorial do Judiciário, TJRS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Prestação de Serviços Tradução, Enquadramento Funcional: Tradutora Espanhol - Português


Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA*, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Instrutor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

4/2001 - 12/2001
Ensino, Espanhol e Inglês, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Espanhol
Inglês

Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1999
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

6/1996 - 6/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas e da Educação, Departamento de Letras.



Linhas de pesquisa


1.
Lingüística Aplicada
2.
Projeto de Pesquisa "Gerenciador automático de verbetes e regras gramaticais - A resolucao da anáfora.


Outros Projetos


Gerenciador de verbetes automático - A resolucao da Anáfora
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Formação Continuada - Design Thinking para Educadores.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2000
Diploma Dom Antonio Zattera - Classificada em 1° lugar no curso de Letras., Universidade Católica de Pelotas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TORRES, SBM2018TORRES, SBM. Um terceiro professor para o terceiro espaço. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 21, p. 63, 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MENDEZ TORRES, Sandra Beatriz. DESIGN THINKING PARA EDUCADORES: pontos de contato com o ensino de Inglês. In: VIII SENALE, 2016, PELOTAS. LINGUAGEM, IDENTIDADE E PRÁTICAS SOCIAIS. Pelotas: EDUCAT, 2016. v. 20.

Apresentações de Trabalho
1.
MENDEZ TORRES, Sandra Beatriz. Design Thinking para Educadores: pontos de contato com a LA e o Ensino de Inglês. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MENDEZ TORRES, Sandra Beatriz. Um terceiro professor para um terceiro espaço: ensino de Inglês no Chui, RS.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
MENDEZ TORRES, Sandra Beatriz; Hax Duro, Sabrina. . Professor de Língua Estrangeira em Formacao: Interculturalidade.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
WILSON., L. ; MENDEZ TORRES, Sandra Beatriz ; ANGELICA., M. . Resolucao da Anáfora como um um problema computacional. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
MENDEZ TORRES, Sandra Beatriz. LINGUA ESTRANGEIRA PARA COMERCIO EXTERIOR: aspectos pragmático-cognitivos do processo de compreensao discursiva. 2003 (Dissertacao Mestrado).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
MENDEZ TORRES, Sandra Beatriz. Design Thinking para educadores: Cómo podemos vincular o ensino de Inglês às demandas da comunidade escolar ? Chuí RS. 2018; Tema: Design Thinking para educadores: como podemos vincular o ensino de Inglês às demandas da comunidade escolar do Chuí?. (Rede social).

2.
MENDEZ TORRES, Sandra Beatriz. Design Thinking para educadores - versão língua estrangeira Esp. 2018. (Blog).

3.
MENDEZ TORRES, Sandra Beatriz. Design Thinking para educadores - Na graduação de Educação Física - IUACJ Ui. 2017; Tema: Design Thinking para educadores: utilização na graduação de Educação Física- IUACJ - Ui. (Blog).

4.
MENDEZ TORRES, Sandra Beatriz. Design thinking para educadores: otimização de serviços - rede municipal Pelotas. 2016; Tema: Design Thinking para educadores: otimização de reunião pedagógica na comunidade escolar de Pelotas.. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
MENDEZ TORRES, Sandra Beatriz. Design thinking para educadores em Espanhol. 2017. .

2.
MENDEZ TORRES, Sandra Beatriz. Design Thinking para educadores - comunidade escolar de Pelotas, RS.. 2016. .

3.
MENDEZ TORRES, Sandra Beatriz; WILSON., L. ; ANGELICA., M. . Projeto GEVER. 1999. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simposio Internacional Lenguajes, Identidades, Identidades, Corpo(reidades) y Culturas Fronterizas.Um "terceiro professor" para o terceiro-espaço: ensino de LE na fronteira Brasil/Uruguai. 2016. (Simpósio).

2.
V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REGIAO SUL. 2004. (Seminário).

3.
III SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE LINGUAGEM E ENSINO - SENALE. 2001. (Seminário).

4.
II ENCONTRO NACIONAL DE POLÍTICA DE ENSINO DE LINGUAS ESTRANGEIRAS. 2000. (Encontro).

5.
FÓRUM DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL. 1999. (Seminário).

6.
I ENCONTRO NACIONAL SOBRE POLÍTICA DE ENSINO DE LINGUAS ESTRANGEIRAS - ENPLE. 1998. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENDEZ TORRES, Sandra Beatriz. Workshop - Design Thinking para educadores e o ensino de línguas estrangeiras. 2018. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MENDEZ TORRES, Sandra Beatriz; Hax Duro, Sabrina. . Professor de Língua Estrangeira em Formacao: Interculturalidade.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


PRIMEIRO LUGAR CONCURSO PUBLICO MUNICIPAL CHUÍ - RS 2012


ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
MUNICÍPIO DE CHUÍ
CONCURSO N° 042/2012 
?
29/06/2012
REALIZAÇÃO OBJETIVA CONCURSOS LTDA.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 16:52:58