Sandra Straccialano Coelho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3270013522367931
  • Última atualização do currículo em 29/10/2018


Professora permanente do Programa de pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, onde atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado (PNPD/CAPES). Membro do Laboratório de Análise Fílmica (LAF/Póscom) e do comitê editorial da Contemporanea - Revista de Comunicação e Cultura. É investigadora associada ao Centro de Estudos das migrações e das relações interculturais da Universidade Aberta de Lisboa (CEMRI/UAB), onde iniciou pesquisa sobre a interface entre cinema documentário autobiográfico e migrações, assim como colaboradora no GRUDES (Universidade Tuiuti do Paraná). Possui bacharelado (Letras) e mestrado (Multimeios) pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom/UFBa).Tem experiência nas áreas de Cinema e Literatura, com ênfase em Cinema documentário, Antropologia fílmica, narrativas autobiográficas, interface entre Cinema e migrações, Autoria e Análise fílmica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sandra Straccialano Coelho
Nome em citações bibliográficas
COELHO, SANDRA;COELHO, SANDRA STRACCIALANO


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
com período sanduíche em Université Paris-Ouest Nanterre la Défense (Orientador: Annie Comolli).
Título: Vozes da etnoficção: autoria e alteridade no cinema de Jean Rouch, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: José Francisco Serafim.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: cinema documentário; Jean Rouch; narrativa.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Cinema documentário.
1997 - 1999
Mestrado em Multimeios.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A adaptação em Vale Abraão"- do romance de Agustina Bessa-Luís ao filme de Manoel de Oliveira,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Lúcia Nagib.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Literatura; Cinema português; Adaptação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária / Especialidade: Literatura Portuguesa.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1990 - 1994
Graduação em Letras.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Pós-doutorado


2016
Pós-Doutorado.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Cinema documentário.
2015 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Aberta de Lisboa, UAb, Portugal.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Análise Fílmica.


Formação Complementar


2018 - 2018
Teorias do cinema documentário da América Latina. (Carga horária: 6h).
Poscom/UFBA, POSOCM/UFBA, Brasil.
2016 - 2016
Treinamento Portal SEER. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2016 - 2016
Perspectivas Pós-coloniais no Cinema Latino-americano. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2014 - 2014
Fabrique d'identités et memoire culturelle. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutoranda programa PNPD, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor permanente Póscom-UFBA
Outras informações
Atividades de ensino Disciplina ministrada: semestre 2016.2 COMA65 - Práticas de análise de produtos e linguagens da cultura mediática

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Membro do corpo editorial, Enquadramento Funcional: Editora da Revista Contemporanea, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador do Laboratório de Análise fílmica
Outras informações
Pesquisadora associada ao Laboratório de análise fílmica (LAF)

Atividades

03/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de pós-graduação em comunicação e cultura contemporâneas, .


Centro de Estudos das Migrações e das Relações Int, CEMRI, Portugal.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: investigadora associada, Enquadramento Funcional: colaboradora


Universidade Aberta de Lisboa, UAb, Portugal.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: investigadora associada


Dartmouth College, DARTMOUTH, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Professor LSA Salvador, Carga horária: 3
Outras informações
Professora de Introdução à cultura e sociedade brasileiras no programa Language Study Abroad (LSA) Salvador 2013


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: corretora vestibular
Outras informações
Corretora da prova de Literatura e Língua Portuguesa na 2a. fase do vestibular UNICAMP


Faculdades de Campinas, FACAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 12


Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista, FESB, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor contratado, Carga horária: 8
Outras informações
professora de literatura portuguesa para o primeiro e segundo anos de Letras.

Atividades

3/2001 - 7/2001
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Portuguesa 1
Literatura portuguesa 2

COC São João da Boa Vista, COC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de redação, Carga horária: 12



Linhas de pesquisa


1.
Análise de produtos e linguagens da cultura mediática
2.
Culturas da Imagem e do Som


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Documentários autobiográficos e migrações: desenvolvimento de uma cartografia analítica da produção realizada a partir dos anos de 1980.
Descrição: Este projeto de pós-doutorado tem como objetivo principal a inclusão da produção documental latino-americana no cenário dos documentários autobiográficos produzidos a partir dos anos de 1980 que tematizam memórias familiares de migrações e deslocamentos, com vistas ao desenvolvimento de uma cartografia analítica dessa tendência contemporânea no campo do cinema documentário. Essa proposta de pesquisa pretende, assim, dar continuidade ao levantamento da produção documentária pertinente a essa interface que foi realizada junto ao Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta de Lisboa (CEMRI/UAb) durante seis meses do ano de 2015, ampliando esse panorama com a inclusão da produção latino-americana pertinente ao tema. Para tanto, prevê como principais etapas do seu desenvolvimento a articulação entre: (1) ampliação do corpus fílmico por meio da pesquisa de títulos em bases de dados latino-americanas; (2) pesquisa bibliográfica, com vistas à identificação de referenciais teóricos pertinentes para a análise dessa produção, tendo em vista suas especificidades culturais, históricas e políticas; (3) refinamento da metodologia de análise a partir da articulação entre os referenciais pesquisados e a perspectiva de análise etnobiográfica inicialmente proposta para a abordagem do tema; (4) análise de filmes escolhidos no interior do corpus levantado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2015
Documentários autobiográficos e migrações: por uma abordagem etnobiográfica
Descrição: Este projeto de pós-doutorado teve como objetivo o desenvolvimento de uma abordagem etnobiográfica (GONÇALVES, 2008; 2012) para a análise de documentários autobiográficos pautados pela temática da migração realizados, sobretudo, a partir dos anos de 1980 ? período a partir do qual a produção de documentários ?de si? passa a ganhar maior visibilidade no campo do cinema. Para tanto, previu como principais etapas do seu desenvolvimento a articulação entre: delimitação de um corpus fílmico a ser posteriormente cartografado; problematização teórica-metodológica da abordagem etnobiográfica para a análise específica do objeto eleito (a ser realizada a partir da conjunção entre o corpus delimitado e referenciais pesquisados tanto no campo dos estudos do documentário como no dos estudos em ciências sociais e humanas sobre as migrações); proposição de procedimentos de análise fílmica que permitam a execução da abordagem proposta e que deverão ser operacionalizados em ao menos um exercício de análise ao final da execução do projeto, com vistas a publicação. Da realização dessas diferentes etapas, esperou-se contribuir seja para a pesquisa sobre a autobiografia no campo do cinema documentário, seja para o estudo dos fênomenos migratórios e suas representações..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
O cinema musical na América Latina: ficção, documentário e novos
Descrição: Percebendo, por meio de pesquisas preliminares, por um lado a baixa oferta de produção de conhecimento acerca do cinema musical na América Latina e, por outro, flagrando a importância estratégica desse gênero cinematográfico em um momento histórico do cinema latino-americano, e a sua permanência como peça estratégica no contexto hollywoodiano desde o início do cinema sonoro até os nosso dias, este projeto almeja construir uma rede de pesquisa interdisciplinar, interinstitucional e internacional, gestada e gerida no Estado da Bahia, para estudar as manifestações do cinema musical no continente americano não anglófono, visando a uma sistematização de saberes sobre o fenômeno..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
Narrativas de um real improvisado: uma análise das estratégias de representação em três filmes de Jean Rouch
Descrição: O projeto de doutorado ?Narrativas de um real improvisado: uma análise das estratégias de representação em três filmes de Jean Rouch? parte do interesse mais geral sobre a discussão e análise das estratégias de representação no filme documentário sob uma perspectiva narrativa.Com o intuito de perceber de que modo são orquestradas narrativamente tais estratégias de representação, propôs-se, então, uma análise de viés autoral de algumas das etnoficções realizadas pelo cineasta e etnógrafo francês Jean Rouch, tomando como corpus de análise os filmes Jaguar (1954-1967), Eu, um negro (1958) e Petit à petit (1970).Para além do interesse teórico mais geral, a respeito das particularidades da abordagem narrativa no cinema documentário, acredita-se que o desenvolvimento dessa pesquisa permitirá lançar luz a aspectos fundamentais da cine-etnografia desenvolvida por Jean Rouch, autor que deliberadamente assumiu a narrativa como método central do fazer documentário..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Contemporanea (UFBA. Online)


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Contemporanea (UFBA. Online)
2017 - Atual
Periódico: RUA (UNICAMP)
2017 - Atual
Periódico: SESSÕES DO IMAGINÁRIO (ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Análise Fílmica.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Cinema documentário.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria cinematográfica.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: antropologia visual.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua e Literatura brasileiras.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CASTELLANOS, M. E. P.2018CASTELLANOS, M. E. P. ; BARROS, N. F. ; COELHO, SANDRA STRACCIALANO . Rupturas e continuidades biográficas nas experiências e trajetórias familiares de crianças com fibrose cística. Ciencia & Saude Coletiva, v. 23, p. 357-367, 2018.

2.
COELHO, SANDRA2017COELHO, SANDRA; RAMOS, M. N. . Migrações no documentário contemporâneo em primeira pessoa: uma análise etnobiográfica de Mare Mater. Interin (UTP), v. 22, p. 41, 2017.

3.
BOUHABEN, M. A.2017BOUHABEN, M. A. ; COELHO, SANDRA ; MAIA, G. . Vozes da guerra, cantos de amor: um documentário-balada sobre meninos soldados. DOC ON-LINE: REVISTA DIGITAL DE CINEMA DOCUMENTARIO, v. 22, p. 61-84, 2017.

4.
COELHO, SANDRA STRACCIALANO2017COELHO, SANDRA STRACCIALANO. Música e biografia no documentário brasileiro: uma análise semiopragmática de A música segundo Tom Jobim. SESSÕES DO IMAGINÁRIO (IMPRESSO), v. 22, p. 190-198, 2017.

5.
COELHO, SANDRA2016COELHO, SANDRA. Petit à petit ou das aventuras de Rouch através do espelho. O Olho da HIstória, v. 23, p. sn, 2016.

6.
COELHO, SANDRA;COELHO, SANDRA STRACCIALANO2015 COELHO, SANDRA. Da etnoficção segundo Jean Rouch: contribuições do processo criativo do cineasta para o pensamento e a prática do documentário. Revista Científica/FAP (Curitiba. Impresso), v. 12, p. 74, 2015.

7.
MAIA, G.2015MAIA, G. ; COELHO, SANDRA . Em busca do tesouro: rock e juventude em dois momentos do cinema musical brasileiro. Extraprensa (USP), v. 9, p. 124-138, 2015.

8.
COELHO, SANDRA;COELHO, SANDRA STRACCIALANO2012COELHO, SANDRA. A questão da autoria no filme documentário e o caso Jean Rouch: uma perspectiva de análise. Rumores (USP), v. 12, p. 233-252, 2012.

9.
COELHO, SANDRA;COELHO, SANDRA STRACCIALANO2011 COELHO, SANDRA. Perspectivas da análise narrativa no cinema: por uma abordagem da narrativa no filme documentário. Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, v. 11, p. 25-55, 2011.

10.
COELHO, SANDRA;COELHO, SANDRA STRACCIALANO2010COELHO, SANDRA; ESTEVES, A. C. . A narrativa autobiográfica no filme documentário: uma análise de Tarnation (2003), de Jonathan Caouette. Doc On-Line: revista digital de cinema documentario, v. 09, p. 19-42, 2010.

11.
COELHO, SANDRA;COELHO, SANDRA STRACCIALANO2002COELHO, SANDRA. O destino de ser Portugal. CINEMAIS, Rio de Janeiro, v. 22, n.33, p. 99, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LIMA, Rachel (Org.) ; SERAFIM, José Francisco (Org.) ; AGUIAR, Anna Lígia (Org.) ; COELHO, SANDRA (Org.) . Anais eletrônicos do Seminário de Estudos sobre o Espaço Biográfico. 1. ed. Salvador: Edufba, 2018. v. 1. 513p .

2.
AGUIAR, Anna Lígia (Org.) ; SERAFIM, J. F. (Org.) ; LIMA, Rachel (Org.) ; COELHO, SANDRA (Org.) . O espaço biográfico: perspectivas interdisciplinares. 1a.. ed. Salvador: EDUFBA, 2016. v. 1. 202p .

Capítulos de livros publicados
1.
COELHO, SANDRA. Deslocamentos e reinvenção do passado no documentário autobiográfico argentino: uma análise de Los Rubios (2003), Fotografías (2007) e Família tipo (2009). In: António Costa Valente; Rita Capucho. (Org.). Avanca/Cinema 2016. 1ed.Avanca: Edições Cine-clube de Avanca, 2016, v. , p. 511-518.

2.
COELHO, SANDRA. A INVENÇÃO DA ETNOFICÇÃO EM JAGUAR, DE JEAN ROUCH: uma análise da mise-en-scène do comentário. In: José Francisco Serafim; Guilherme Maia. (Org.). Ouvir o documentário: vozes, música, ruídos. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2015, v. , p. 59-82.

3.
COELHO, SANDRA. Jean Rouch, ou das particularidades de uma posição autoral construída no espaço "entre campos". In: SOUZA, M.C.J.; BARRETO, R.R. (Org.). Bordieu e os estudos de mídia: campo, trajetória e autoria. 1ed.Salvador: Edufba, 2013, v. , p. 128-147.

4.
COELHO, SANDRA. DAS ESTRATÉGIAS AUDIOVISUAIS UTILIZADAS PARA A ADESÃO AO DEBATE SOBRE A MUDANÇA CLIMÁTICA: uma análise de Receitas para o Desastre (2008) de John Webster. In: SERAFIM, José Francisco; LIMA DE SANTANA, Sergio Ricardo.. (Org.). Representações do Clima, Cultura, Cinema. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2012, v. , p. 1-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COELHO, SANDRA. Etnobiografia e migração no documentário autobiográfico:uma análise de Mare Mater (2013) de Patrick Zachmann. In: 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa 2015, 2015, Lisboa. Livro de Atas do 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa 2015, 2015. p. 3003-3014.

2.
COELHO, SANDRA. Uma análise da mise en scène do autocomentário em Jaguar de Jean Rouch. In: XVII Estudos de Cinema e Audiovisual Socine, 2014, Florianopolis. XVII Estudos de Cinema e Audiovisual Socine ? Anais de Textos completos. São Paulo: Socine, 2013.

3.
COELHO, SANDRA. A presença do cinema documentário no discurso acadêmico: Uma revisão da produção nacional nos últimos anos (2005-2009). In: VII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2011, Salvador. Anais do VII Enecult, 2011.

4.
GUEDES, F. S. ; CASTELLANOS, M. E. P. ; COELHO, SANDRA ; CATAPANI, W. R. . Ensinando a minha arte. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. Revista Ciência e Saúde Coletiva - Anais do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009.

5.
GUEDES, F. S. ; CASTELLANOS, M. E. P. ; COELHO, SANDRA ; CATAPANI, W. R. . Doenças e doentes. In: III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família e do IV Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Família, 2008, Brasília. III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família e do IV Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Família, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RAMOS, M. N. ; SILVA, A. I. ; REIS, L. ; COELHO, SANDRA . DOCUMENTÁRIOS EM PRIMEIRA PESSOA NO CONTEXTO DE UM CINEMA MIGRANTE E DIASPÓRICO: UMA ANÁLISE DE LES 12 ENFANTS DU RABBIN.. In: Congresso Internacional Migrações e Relações Interculturais na Contemporaneidade, 2017, Lisboa. Congresso Internacional Migrações e Relações Interculturais na Contemporaneidade. Lisboa: CEMRI - livros/books, 2017. p. 38-39.

2.
CASTELLANOS, M. E. P. ; SANTOS,L. ; COELHO, SANDRA . SAÚDE E LITERATURA: A IMPORTÂNCIA DA COMPETÊNCIA NARRATIVA PARA A PESQUISA. In: IV Congresso Ibero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde, 2010, Fortaleza. número suplementar da Revista Ciência e Saúde Coletiva, setembro/2010, 2010.

3.
COELHO, SANDRA. A autoria no documentário e o caso Rouch: uma perspectiva teórica. In: XIV Encontro da Socine, 2010, Recife. Anais do XIV encontro da Socine, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
COELHO, SANDRA. Reencenações de um projeto de cinema nacional nos documentários de Eryk Rocha: um olhar analítico sobre a montagem em Rocha que voa e Cinema Novo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
COELHO, SANDRA. DOCUMENTÁRIOS EM PRIMEIRA PESSOA NO CONTEXTO DE UM CINEMA MIGRANTE E DIASPÓRICO: UMA ANÁLISE DE LES 12 ENFANTS DU RABBIN. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
COELHO, SANDRA. El tema migratorio en el documental en primera persona latinoamericano: un análisis de los espejos de memoria en Fotografías (Di Tella, 2007). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
COELHO, SANDRA. Los Rubios e a construção audiovisual da memória no documentário em primeira pessoa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
COELHO, SANDRA. Epistolaridade audiovisual em I for India: uma análise etnobiográfica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
COELHO, SANDRA. Etnobiografia e migração no documentário autobiográfico: uma análise de Mare Mater (2013) de Patrick Zachmann. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
COELHO, SANDRA; RAMOS, M. N. . MÃES (DE) MIGRANTES: SILÊNCIOS E DISTÂNCIAS DA EXPERIÊNCIA MIGRATÓRIA FEMININA NO DOCUMENTÁRIO MARE MATER. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
COELHO, SANDRA. Da etnoficção segundo Jean Rouch: contribuições para o pensamento e a prática do documentário. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MAIA, G. ; COELHO, SANDRA . Em busca do tesouro: rock e juventude no cinema musical brasileiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
COELHO, SANDRA. Vozes da etnoficção: autoria e alteridade no cinema de Jean Rouch. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
COELHO, SANDRA. Uma análise da mise en scène do autocomentário em 'Jaguar' de Jean Rouch. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
COELHO, SANDRA. A voz autobiográfica na etnoficção: uma análise da mise en scène do comentário em 'Eu, um negro' de Jean Rouch. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
COELHO, SANDRA. Das estratégias audiovisuais utilizadas para a adesão ao debate sobre a mudança climática: uma análise de Receitas para o Desastre (2008) de John Webster. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
COELHO, SANDRA. A presença do cinema documentário no discurso acadêmico: Uma revisão da produção nacional nos últimos anos (2005-2009). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
COELHO, SANDRA. A autoria no documentário e o caso Rouch: uma perspectiva teórica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CASTELLANOS, M. E. P. ; SANTOS,L. ; COELHO, SANDRA . Saúde e Literatura: a importância da competência narrativa para a pesquisa qualitativa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
COELHO, SANDRA. Autobiografia e documentário. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
GUEDES, F. S. ; COELHO, SANDRA ; CASTELLANOS, M. E. P. . Narrativa como exercício pedagógico da integralidade em saúde na graduação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
GUEDES, F. S. ; CASTELLANOS, M. E. P. ; COELHO, SANDRA ; CATAPANI, W. R. . Ensinando a minha arte. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
GUEDES, F. S. ; CASTELLANOS, M. E. P. ; COELHO, SANDRA ; CATAPANI, W. R. . O modelo biopsicossocial e a medicina narrativa: análise da experiência discente em um estágio do Pró-Saúde da Faculdade de Medicina do ABC. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
GUEDES, F. S. ; COELHO, SANDRA ; CASTELLANOS, M. E. P. ; CATAPANI, W. R. . Humanização do ensino médico no Brasil: relato de algumas iniciativas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
COELHO, SANDRA. Glauber Rocha e o cinema novo: uma análise de 'Deus e o diabo na Terra do Sol'. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
COELHO, SANDRA. Música e biografia no documentário brasileiro: uma análise semiopragmática de A música segundo Tom Jobim. Salvador: EDUFBA, 2017 (capítulo de livro (no prelo)).

2.
COELHO, SANDRA; RAMOS, M. N. . MÃES (DE) MIGRANTES: SILÊNCIOS E DISTÂNCIAS DA EXPERIÊNCIA MIGRATÓRIA FEMININA NO DOCUMENTÁRIO MARE MATER 2017 (capítulo de livro (no prelo)).

3.
COELHO, SANDRA. A identidade transfronteiriça dos curdos: Um tempo para cavalos bêbados. Salvador: EDUFBA, 2016. (Tradução/Outra).

4.
COELHO, SANDRA; CASTELLANOS, M. E. P. . Estatuto epistemológico do conceito de ?itinerário? e vulnerabilidade. Rio de Janeiro: CEPESC/ABRASCO, 2015. (Tradução/Artigo).

5.
COELHO, SANDRA. Para onde vai Godard... na companhia de Orfeu, de Virgílio, e do anjo da história, um olhar para o passado. Salvador: EDUFBA, 2011. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
COELHO, SANDRA. Revisão da versão traduzida do Manual sobre Planejamento e avaliação efetivos em projetos de pesquisa biomédica. 2009.

2.
COELHO, SANDRA. Revisão do número 8 da coleção Temas Interdisciplinares. 2008.

Redes sociais, websites e blogs
1.
COELHO, SANDRA. Bauhaus ou os paradoxos de um modelo moderno. 2013. (Blog).

2.
COELHO, SANDRA. Guerra e produção de imagens no cinema de Harun Farocki. 2012. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
Demais trabalhos
1.
COELHO, SANDRA. debate de encerramento da Mostra de Cinema Português - A saudade à deriva. 2002 (Mesa redonda) .

2.
COELHO, SANDRA. Glauber Rocha e o Cinema Novo - uma breve análise de Deus e o diabo na terra do sol. 2001 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SERAFIM, J. F.; COELHO, SANDRA STRACCIALANO; NOVOA, J. L. B.. Participação em banca de Leon Orlanno Lôbo Sampaio. A casa grande no cinema de Kleber Mendonça Filho. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

2.
CARVALHO, L. M. M.; VALENTE, E. M. C.; COELHO, SANDRA. Participação em banca de Bárbara Camirim Almeida Lopes. A construção narrativa da diversidade nas personagens da série Orange is the new black. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

3.
CARVALHO, L. M. M.; COELHO, SANDRA; BARRETO, R. R.. Participação em banca de DÉBORA CRISTINA FERNANDES SANTOS. WELCOME TO HOMICIDES: UM OLHAR SOBRE AS MARCAS DE GÊNERO E O UNIVERSO FICCIONAL NO TELEVISION CRIME DRAMA THE KILLING. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

4.
GOMES, R.; COELHO, SANDRA; SOUZA, M. B.. Participação em banca de Katarina Kelly Brito Castro. Espectatorialidade e as representações LGBT: uma análise das críticas online dos filmes O segredo de Brokeback Mountain (2003) e Azul é a cor mais quente (2013). 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

5.
BARRETO, J. R. F.; COELHO, SANDRA STRACCIALANO; SILVA, G. C.. Participação em banca de Thaynara Henrique Vieira Lourenço. Ressonâncias da loucura, as vozes à margem do rio: entre literatura, cinema e música, com Maupassant e Godard. 2017. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
SERAFIM, J. F.; COELHO, SANDRA STRACCIALANO; MESQUITA, C. C.; SANTOS, A. E. C.; CARVALHO, M. O.. Participação em banca de Ana Rosa Marques Araújo Teixeira. A montagem entre o escudo e o espelho. Montagem e processo criativo no documentário adversativo de Marcelo Pedroso. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

2.
MAIA, G.; COELHO, SANDRA STRACCIALANO; PUCCI JUNIOR, R. L.; CARREIRO, R. O. D.; COSTA, M. M.. Participação em banca de Lucas Ravazzano de Matos Batista. Enigmático, meu caro Watson: poéticas do indeterminado nas narrativas policiais hollywoodianas contemporâneas. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

3.
SERAFIM, José Francisco; AGUIAR, Anna Lígia; COELHO, SANDRA; SILVA, G. S.; CARDOSO FILHO, J. L. C.. Participação em banca de ANGELITA MARIA BOGADO. CINEMA DO ENTRELUGAR: IMAGINÁRIOS DE UM PASSADO EM FLUXO NA OBRA DOCUMENTAL CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

4.
GOMES, R.; SILVA, G. S.; COELHO, SANDRA; MACHADO JR, R. L. R.; CARVALHO, L. M. M.. Participação em banca de RAFAEL OLIVEIRA CARVALHO. CONTORNANDO CRISES E REAFIRMANDO A AUTORIDADE NA WEB: OS DESAFIOS DA CRÍTICA DE CINEMA ONLINE NO BRASIL. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

5.
SERAFIM, J. F.; RAMOS, M. N.; LIMA, Rachel; COELHO, SANDRA; CARVALHO, L. M. M.. Participação em banca de FRANCISCO ALVES DOS SANTOS JUNIOR. TUDO SOBRE MEU PAI: A BUSCA DE SI NA BUSCA DO OUTRO EM DOCUMENTÁRIOS BRASILEIROS. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

6.
SILVA, G. S.; CARDOSO FILHO, J. L. C.; COELHO, SANDRA STRACCIALANO; SERAFIM, José Francisco; FREITAS, R. O.. Participação em banca de Scheilla Franca de Souza. As ficções de nós na Filmes de Plástico: reflexividade, intimidade e partilha no cinema brasileiro contemporâneo. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

7.
LIMA, Rachel; CARDOSO, M. R.; COELHO, SANDRA; VIEIRA, N. R. F.; SANTOS, A. A.. Participação em banca de Jamille Maria Nascimento de Assis. Quem critica amigo é? Imagens do crítico na autoficção brasileira contemporânea. 2016. Tese (Doutorado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
DALMONTE, E. F.; SOUZA, M. C. J.; COELHO, SANDRA. Participação em banca de Fabrício Barbosa Cassiano. O jogo dos tronos: videogames como suporte para narrativas transmidiáticas na contemporaneidade. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

2.
CAMARA, A. S.; SILVA, J. B.; COELHO, SANDRA; PEIXOTO, S. E.. Participação em banca de Bruno Vilas Boas Bispo. Representações utópicas no Novo Cinema Latino-americano. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

3.
LIMA, Rachel; COELHO, SANDRA; AZEVEDO, L. A.. Participação em banca de Túlio D'El-Rey Almeida. As oficinas literárias e a profissionalização do escritor no Brasil: estratégias de financiamento e legitimação. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SERAFIM, J. F.; COELHO, SANDRA; SEVERINO, J. R.. Participação em banca de Hilza Natália Cordeiro.JACUS DOC: MEMÓRIAS E DESENVOLVIMENTO LOCAL NAS HISTÓRIAS DE VIDA DE PESSOAS DE RIACHÃO DO JACUÍPE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.

2.
COELHO, SANDRA; GOMES, R.; SERAFIM, J. F.. Participação em banca de Luana Silva Amaral.A falta que ama. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal da Bahia.

3.
GOMES, R.; SADAO, F.; COELHO, SANDRA. Participação em banca de Adrielle Magly Santos Freire e Ana Paula Lima Santos.A beleza do (im)perfeito: um documentário sobre a beleza do atleta deficiente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.

4.
COELHO, SANDRA; MARQUES, A. R.; BOGADO, A. M.. Participação em banca de Laís Lima Pinho.A construção da voz no filme documentário através da montagem: um estudo de caso dos filmes Santiago e Pacific. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Internacional Migrações e Relações Interculturais na Contemporaneidade. DOCUMENTÁRIOS EM PRIMEIRA PESSOA NO CONTEXTO DE UM CINEMA MIGRANTE E DIASPÓRICO: UMA ANÁLISE DE LES 12 ENFANTS DU RABBIN. 2017. (Congresso).

2.
Visible Evidence - International Conference on Documentary film and media. El tema migratorio en el documental en primera persona latinoamericano: un análisis de los espejos de memoria en Fotografías (Di Tella, 2007). 2017. (Congresso).

3.
I Seminário do Laboratório de Análise Fílmica.Los rubios e a construção audiovisual das ficções da memória no documentário em primeira pessoa.. 2016. (Seminário).

4.
Semana Mahomed Bamba de Comunicação.Los rubios e a construção audiovisual das ficções da memória no documentário em primeira pessoa.. 2016. (Outra).

5.
XX Encontro da Socine.Epistolaridade audiovisual em I for India: uma análise etnobiográfica. 2016. (Oficina).

6.
V Encontro anual da AIM.Da etnoficção segundo Jean Rouch: contribuições para o pensamento e a prática do documentário. 2015. (Encontro).

7.
VII Congresso Internacional A vez e a voz das mulheres migrantes em Portugal e na diáspora. MÃES (DE) MIGRANTES: SILÊNCIOS E DISTÂNCIAS DA EXPERIÊNCIA MIGRATÓRIA FEMININA NO DOCUMENTÁRIO MARE MATER. 2015. (Congresso).

8.
XII Conlab - 1o. congresso da associação internacional de Ciências Sociais e Humanas em língua portuguesaa. Etnobiografia e migração no documentário autobiográfico: uma análise de Mare Mater (2013) de Patrick Zachmann. 2015. (Congresso).

9.
XIX Encontro da Socine.Em busca do tesouro: rock e juventude no cinema musical brasileiro. 2015. (Encontro).

10.
Seminário de Estudos sobre o Espaço Biográfico: Desafios da Bioficção.A voz autobiográfica na etnoficção: uma análise da mise en scène do comentário em "Eu, um negro" de Jean Rouch. 2013. (Seminário).

11.
Seminário de Estudos sobre o Espaço Biográfico: Desafios da Bioficção.Sessão Plenária I. 2013. (Seminário).

12.
Seminário Internacional - perspectivas sobre o Espaço Urbano.Mesa redonda. 2013. (Seminário).

13.
Seminário Internacional - perspectivas sobre o Espaço Urbano.mediação de mesa. 2013. (Seminário).

14.
Seminário Internacional Perspectivas sobre o espaço urbano: O iImaginário, o concreto e seus saberes.Arquiteturas e culturas do espaço urbano. 2013. (Seminário).

15.
XVII Encontro Socine.Uma análise da mise en scène do autocomentário em "Jaguar" de Jean Rouch. 2013. (Encontro).

16.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL CLIMA, CULTURA, MEIO-AMBIENTE.Das estratégias audiovisuais utilizadas para a adesão ao debate sobre a mudança climática: uma análise de Receitas para o Desastre (2008) de John Webster. 2011. (Seminário).

17.
VII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.A presença do cinema documentário no discurso acadêmico: Uma revisão da produção nacional nos últimos anos (2005-2009). 2011. (Encontro).

18.
VII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.Cinema. 2011. (Encontro).

19.
IV Congresso Ibero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. SAÚDE E LITERATURA: A IMPORTÂNCIA DA COMPETÊNCIA NARRATIVA PARA A PESQUISA. 2010. (Congresso).

20.
Seminário Biografia, Narrativa e Autoetnografia: contribuições da pesquisa qualitativa.Autobiografia e Documentário. 2010. (Seminário).

21.
XIV Encontro da SOCINE.A autoria no documentário e o caso Rouch: uma perspectiva teórica. 2010. (Encontro).

22.
8o. Congresso Nacional da Rede Unida. Narrativa como exercício pedagógico da integralidade em saúde na graduação. 2009. (Congresso).

23.
IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Ensinando a minha arte. 2009. (Congresso).

24.
46o. COBEM. O modelo biopsicossocial e a medicina narrativa: análise da experiência discente em um estágio do pró-saúde da Faculdade de Medicina do ABC. 2008. (Congresso).

25.
46º. COBEM. Humanização do Ensino Médico no Brasil: Relato de algumas iniciativas. 2008. (Congresso).

26.
I Mostra de Cinema Português - a saudade à deriva.A história, a palavra e a saudade no cinema de Manuel de Oliveira. 2002. (Seminário).

27.
Mostra temática de cinema.Deus e o Diabo na terra do sol- uma análise. 2001. (Outra).

28.
I Encontro interno de pesquisa em Artes e Multimeios.Cinema I: diálogo entre linguagens. 1997. (Encontro).

29.
Seminário Filme amador, filme de família e Ego productions: Vanguarda, Documentário,TV. 1997. (Seminário).

30.
Seminário O narrador oral africano e sua herança nas Américas. 1997. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMPO, J. ; COELHO, SANDRA ; SERAFIM, José Francisco ; MAIA, GUILHERME . Minicurso Teorias do cinema documentário da América Latina: encruzilhada com o político, o etnográfico e o artístico. 2018. (Outro).

2.
Laboratório de Análise Fílmica ; MAIA, GUILHERME ; COELHO, SANDRA ; SERAFIM, J. F. ; ESTEVES, A. C. ; GAMA, M. . I Seminário do Laboratório de Análise Fílmica. 2016. (Outro).

3.
ESTEVES, A. C. ; SADAO, F. ; MAIA, G. ; SERAFIM, J. F. ; COELHO, SANDRA ; GAMA, M. ; GOMES, I. ; GOMES, R. ; GUTMANN, J. . Semana Mahomed Bamba de Comunicação. 2016. (Outro).

4.
MAIA, G. ; BATISTA, L. R. M. ; AZEVEDO JR, E. P. ; COELHO, SANDRA ; NOLASCO, H. ; ROSAS, I. . Palestra Cheating Muchachitas (Peter Schulze). 2016. (Outro).

5.
MAIA, G. ; BATISTA, L. R. M. ; AZEVEDO JR, E. P. ; COELHO, SANDRA ; NOLASCO, H. ; ROSAS, I. . Minicurso Perspectivas Pós-coloniais no Cinema Latino-americano (Peter Schulze). 2016. (Outro).

6.
LIMA, Rachel ; SERAFIM, José Francisco ; AGUIAR, Anna Lígia ; COELHO, SANDRA . Seminário de Estudos sobre o Espaço Biográfico. 2013. (Congresso).

7.
SERAFIM, J. F. ; LIMA, Sérgio ; COELHO, SANDRA ; BATISTA, L. R. M. ; LEVIN, T. . Seminário Perspectivas sobre o Espaço Urbano: o imaginário, o concreto e seus saberes. 2013. (Outro).

8.
MAIA, G. ; SERAFIM, J. F. ; GUIMARAES, C. ; AZEVEDO JR, E. P. ; SALDANHA, H. ; BATISTA, L. R. M. ; COELHO, SANDRA ; CANARIO, T. . I Seminário Internacional Ouvir o documentário. 2013. (Congresso).

9.
LIMA, Rachel ; SERAFIM, J. F. ; AGUIAR, Anna Lígia ; COELHO, SANDRA . I Seminário de Estudos sobre o Espaço Biográfico: desafios da bioficção. 2013. (Congresso).

10.
MAIA, G. ; SERAFIM, José Francisco ; BATISTA, L. R. M. ; AZEVEDO JR, E. P. ; COELHO, SANDRA ; GUIMARAES, C. ; CANARIO, T. . 1o. Seminário Internacional Ouvir o documentário: música, vozes e ruídos. 2012. (Congresso).

11.
SERAFIM, J. F. ; LIMA, S. ; COELHO, SANDRA ; BATISTA, L. R. M. . Seminário Internacional Cultura e Conflito. 2012. (Outro).

12.
SERAFIM, J. F. ; LIMA, Sérgio ; COELHO, SANDRA ; BATISTA, L. R. M. . Seminário Internacional Clima, Cultura e Meio-Ambiente. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Inajara Diz Santos. A performance na construção da autorrepresentação no documentário brasileiro contemporâneo. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Vilma Carla Martins Silva. Biografando o Inimigo Controvérsias, querelas e congruências em torno dos documentários Général Idi Amin Dada: Autoportrait (1974) e L'Avocat de la terreur (2007) do diretor Barbet Schroeder. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Gisélia Bárbara Silva. A montagem na construção da subjetividade no documentário brasileiro contemporâneo. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

4.
Rany Dias de Souza. O HIBRIDISMO EM VIAJO PORQUE PRECISO E VOLTO PORQUE TE AMO: DA ÉTICA A POÉTICA. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
COELHO, SANDRA. Glauber Rocha e o cinema novo: uma análise de 'Deus e o diabo na Terra do Sol'. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
COELHO, SANDRA. Vozes da etnoficção: autoria e alteridade no cinema de Jean Rouch. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SERAFIM, J. F. ; LIMA, S. ; COELHO, SANDRA ; BATISTA, L. R. M. . Seminário Internacional Cultura e Conflito. 2012. (Outro).

2.
SERAFIM, J. F. ; LIMA, Sérgio ; COELHO, SANDRA ; BATISTA, L. R. M. ; LEVIN, T. . Seminário Perspectivas sobre o Espaço Urbano: o imaginário, o concreto e seus saberes. 2013. (Outro).

3.
SERAFIM, J. F. ; LIMA, Sérgio ; COELHO, SANDRA ; BATISTA, L. R. M. . Seminário Internacional Clima, Cultura e Meio-Ambiente. 2011. (Outro).

4.
MAIA, G. ; SERAFIM, J. F. ; GUIMARAES, C. ; AZEVEDO JR, E. P. ; SALDANHA, H. ; BATISTA, L. R. M. ; COELHO, SANDRA ; CANARIO, T. . I Seminário Internacional Ouvir o documentário. 2013. (Congresso).

5.
LIMA, Rachel ; SERAFIM, J. F. ; AGUIAR, Anna Lígia ; COELHO, SANDRA . I Seminário de Estudos sobre o Espaço Biográfico: desafios da bioficção. 2013. (Congresso).



Outras informações relevantes


Membro do Grupo de pesquisa "Laboratório de análise fílmica" (Núcleo de análise do cinema documentário) e investigadora associada ao Centro de estudos das migrações e das relações interculturais (CEMRI) da Universidade Aberta de Lisboa (UAb).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 12:08:54