Caroline Rodrigues Cardoso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0457703841785795
  • Última atualização do currículo em 17/07/2014


Professora Adjunta na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) - Campus dos Malês em São Francisco do Conde - BA. Doutora e mestra em Linguística pelo PPGL/UnB. Especialista em Língua Portuguesa pela Universo e em Educação Continuada e a Distância pela Universidade de Brasília. Bacharela e Licenciada em Letras Português pela Universidade de Brasília. Estuda Comunicação Social - Jornalismo. Atua no magistério há 18 anos, com experiência do ensino básico ao superior, inclusive em pós-graduação, tanto em instituições públicas, como em particulares. Há mais de 12 anos atua como redatora, copidesque e revisora de textos. Desenvolve trabalhos nas áreas de Linguística e Educação, com ênfase em Sociolinguística, Ensino de língua portuguesa, Letramentos e Educação a Distância. Foi Gerente de Ensino Médio, Programas e Projetos Especiais da Coordenação de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Coordenadora do Programa Ensino Médio Inovador (ProEmi) do Ministério da Educação no Distrito Federal entre outubro de 2013 e março de 2014. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Caroline Rodrigues Cardoso
Nome em citações bibliográficas
CARDOSO, Caroline R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Instituto de Humanidades e Letras.
Campus dos Malês - Av. Juvenal Eugênio Queiroz, s/n
Centro
43900000 - São Francisco do Conde, BA - Brasil
Telefone: (71) 36518250
URL da Homepage: http://www.unilab.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Lingüística.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Título: Letramentos escolares no ensino médio, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Stella Maris Bortoni-Ricardo.
Palavras-chave: Letramentos escolares; Ensino Médio; Interação; Agência.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2005
Mestrado em Lingüística.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Título: Variação da concordância verbal no indivíduo: um confronto entre o lingüístico e o estilístico,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Maria Marta Pereira Scherre.
2010 - 2011
Especialização em Educação Continuada e a Distância. (Carga Horária: 420h).
Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasília.
Título: A formação de professores de português pelo Sistema UAB/UnB: descrição e análise de três disciplinas obrigatórias do curso de Letras.
Orientador: Lúcio Teles.
2001 - 2002
Especialização em Língua Portuguesa.
Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Título: Investigação genética do latim.
2013
Graduação em andamento em Jornalismo.
Faculdade Unicesp.
1998 - 2000
Graduação em Letras/Bacharelado.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
1994 - 1998
Graduação em Letras/Licenciatura.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
1990 - 1992
Ensino Médio (2º grau).
Centro Educacional Católica de Brasília.
1982 - 1989
Ensino Fundamental (1º grau).
Centro Educacional Jesus Maria José.


Formação Complementar


2013 - 2013
Currículo em movimento. (Carga horária: 12h).
Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação.
2012 - 2012
Extensão universitária em Letramento, discurso e ensino. (Carga horária: 60h).
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
2011 - 2011
Oficina de Interpretação da Escala do ENEM. (Carga horária: 40h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
2011 - 2011
Formação de Tutores a distância: módulo avançado.
Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasília.
2010 - 2010
Extensão universitária em III GEAS. (Carga horária: 24h).
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
2010 - 2010
Formação de Tutores a Distância 2010.
Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasília.
2010 - 2010
Laboratório para Tutores a Distância.
Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasília.
2009 - 2009
Extensão universitária em Gênero e Diversidade na Escola. (Carga horária: 200h).
MEC/SEPPIR/SPM/SECAD/SEDH/UAB/UnB.
2009 - 2009
Extensão universitária em Variação Linguística no Brasil. (Carga horária: 6h).
PPGL/Interfoco/UnB/.
2009 - 2009
Extensão universitária em Gestar II - LP: conhecer, refletir e agir. (Carga horária: 30h).
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
2009 - 2009
Psicologia para quem educa. (Carga horária: 180h).
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
2009 - 2009
Orientações Curriculares do EM teoria e prática. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado de Educação do DF.
2009 - 2009
CONSTRUÇÃO DE REDES DE APRENDIZAGENS COLABORATIVAS.
Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasília.
2009 - 2009
CONSTRUÇÃO DE REDES DE APRENDIZAGENS COLABORATIVAS.
Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasília.


Atuação Profissional



Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, UNILAB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Exercer atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Língua Portuguesa nos Cursos de Licenciatura em Letras e Bacharelado em Humanidades.


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Comissão Científica de evento, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 1
Outras informações
Membro de comissão científica do IV Simpósio Mundial de Língua Portuguesa (SIMELP) organizado pela Universidade Federal de Goiás.


Revista Pensar Verde, RPV, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Revisora


Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrou a disciplina Seminários Integrados na Pós-graduação em Leitura e Produção de Textos do curso de Letras. Carga horária de 12h.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 8
Outras informações
Coordenadora do Curso de Letras da Católica Virtual.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24
Outras informações
Professora de Leitura e Produção de Textos no Curso de Tecnologia em Segurança Pública com Ênfase em Defesa Civil.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: Professora Conteudista
Outras informações
Produção de material didático para o curso de Letras da Católica Virtual.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professora Conteudista
Outras informações
Produz material didático para o curso de Letras da Católica Virtual.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do curso de Pós-Graduação lato sensu - Leitura e Produção de Textos, ministrando a disciplina Linguagem midiática e gêneros digitais - carga horária 58h/a.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do curso de Pós-Graduação lato sensu - Leitura e Produção de Textos, ministrando a disciplina Linguagem midiática e gêneros digitais - carga horária 60h/a.


AUTOTRAC COMÉRCIO E TELECOMUNICAÇÕES, AUTOTRAC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Revisora de texto
Outras informações
Revisão do manual de instalação da empresa.


Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Esporádico, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Foram ministradas duas webconferências para o curso de Administração, nos turnos matutino e noturno. As webconferências estão disponíveis em http://breeze.iesb.br/p63259079/ e em http://breeze.iesb.br/p49947748/.


Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, CESPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Consultora Pedagógica Vestibular/PAS/UnB

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Consultora Pedagógica ENEM

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora Pedagógica ENEM


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaboradora eventual, Enquadramento Funcional: Revisora de língua portuguesa BNI
Outras informações
O revisor de língua portuguesa deve revisar texto; adequar as referências e fontes de acordo com a ABNT; implementar modificações de adequação à norma padrão da língua portuguesa e implementar as adequações linguísticas de acordo com a nova ortografia da Língua Portuguesa.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora voluntária, Carga horária: 40
Outras informações
Participação em oficina de interpretação de escala do Exame Nacional do Ensino Médio.


Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasília, UAB/UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora das disciplinas Variação linguística, Semântica, Introdução à Análise do Discurso e Atividades diversificadas 2, Pragmática, Introdução à Linguística e Atividades Diversificadas 6 no curso de Letras - Educação a distância da UAB/UnB.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora da disciplina Leitura e Produção de textos do curso de Letras Educação a distância da UAB/UnB.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora da disciplina Leitura e Produção de textos do curso de Letras Educação a distância da UAB/UnB.


Gn1 Comunicação Ltda, GN1, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Freelance, Enquadramento Funcional: Redatora, Revisora de textos e Copidesque
Outras informações
Atua como redatora de textos para projetos publicitários, sites, publicações periódicas (científicas e/ou comerciais) e afins; exerce o trabalho de primeira leitura - copidesque - e de adaptação de textos editoriais, literários, científicos, publicitários, empresariais, acadêmicos para torná-los aptos à leitura; também faz correção gramatical e ortográfica de textos em geral, além da análise do trabalho gráfico.


Centro de Estudos em Educação Linguagem e Literatura, CEELL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professora Titular de Pós-graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplinas ministradas no curso de Pós-graduação lato sensu em Gramática Avançada, Produção e Revisão de Textos: - Redação oficial; - Sintaxe 1; - Técnicas de revisão de textos; - Oficina de revisão de textos.


GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS DE SOCIOLINGUÍSTICA, GEAS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora colaboradora - voluntária
Outras informações
O Grupo de Estudos Avançados de Sociolinguística (GEAS), com sede na Universidade de Brasília - DF, congrega pesquisadores da área de Sociolinguística, liderados pela Profa. Dra. Maria Marta Pereira Scherre, que se reúnem mensalmente para estudo de obras clássicas e anualmente para troca de ideias e experiências de resultados de pesquisas sociolinguísticas realizadas ou em andamento, com participação da comunidade acadêmica de várias regiões do país.


Centro Educacional Leonardo da Vinci, CELV, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações
Professora de língua portuguesa no ensino médio.


Centro Educacional Santa Terezinha, CEST, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações
Professora de língua portuguesa no ensino fundamental e médio.


Colégio CEDECAP, CEDECAP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações
Professora de língua portuguesa no ensino fundamental e médio.


Centro Educacional Brasil Central, CEBC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos.


Colégio Objetivo Brasília, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20
Outras informações
Monitora de redação do ensino médio.


Colégio São Carlos, SÃO CARLOS, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de língua portuguesa no ensino fundamental.


Colégio Juscelino Kubitschek, JK, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações
Professora de língua portuguesa no ensino fundamental e no ensino médio.


Colégio Rui Barbosa, CRB, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos.


Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, SEEDF, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou como professora de ensino médio de 1996 a 1998 como contrato temporário. Efetivou-se em 2001 e atuou como professora de ensino médio na Regional de Ceilândia-DF até 2008. De 2008 a 2009, atuou como Coordenadora Intermediária de Ensino Médio no Núcleo de Monitoramento Pedagógico da Diretoria Regional de Ceilândia-DF. De 2009 a 2011 ficou afastada para terminar o doutorado em Linguística na UnB. De 2011 a nov/2012 atuou como Coordenadora Pedagógica na Coordenação de Ensino Médio. De nov/2012 a out/2013 atuou como Coordenadora Intermediária de Ensino Médio na Gerência de Educação Básica da Coordenação Regional de Ensino do Recanto das Emas. Entre out/2013 e mar/2014 atuou como Gerente de Ensino Médio, Programas e Projetos Especiais da Coordenação de Ensino Médio e Coordenadora do Programa Ensino Médio Inovador (ProEmi) no DF.

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de ensino médio.

Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de ensino médio.

Atividades

03/2001 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

MEC/UnB/Interfoco, MEC/UNB/INTERFOC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora formadora, Carga horária: 2
Outras informações
O Gestar II Programa Gestão da Aprendizagem Escolar é um programa de formação continuada, destinado aos professores da 5ª à 8ª série (do 6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática. O programa é um conjunto de ações pedagógicas, que incluem discussões sobre questões prático-teóricas. Objetivos: Colaborar para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos nas áreas temáticas de Língua Portuguesa e Matemática. Contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica. Permitir ao professor o desenvolvimento de um trabalho com base em habilidades e competências. O Gestar II possui carga horária de 300 horas, sendo 120 horas presenciais e 180 horas a distância (estudos individuais) para cada área temática. Podem participar do programa os Professores de Língua Portuguesa e Matemática da 5ª à 8ª série (do 6º ao 9º ano) das escolas públicas do Ensino Fundamental. Fonte: MEC


Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta de Graduação, Carga horária: 40
Outras informações
A professora ministrou aulas de Introdução à Lingüística; Leitura e produção de textos e Lexicologia, Semântica e Pragmática contrastivas - disciplinas de 4 créditos - e de Laboratório de gramática - disciplina de 6 créditos.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estágio docente, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4
Outras informações
Esta foi uma participação não obrigatória no estágio docente para ministrar a disciplina Sociolingüística do Português do Brasil na graduação no período de um semestre letivo, sob orientação da professora Marta Scherre e em conjunto com a colega Nivia Naves Garcia Lucca.

Atividades

03/2004 - 07/2004
Estágios , Departamento de Lingüística, Línguas Clássicas e Vernácula - UnB, .

Estágio realizado
Disciplina Sociolingüística do Português do Brasil.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Professora Titular de Graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Projeto de Formação de Professores do Governo do Estado de Goiás intitulado Licenciatura Plena Parcelada com aulas nos finais de semana e nas férias.

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Professora Titular de Graduação, Carga horária: 16
Outras informações
Projeto de Formação de Professores do Governo do Estado de Goiás intitulado Licenciatura Plena Parcelada com aulas nos finais de semana e nas férias.

Atividades

07/2006 - 08/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Lingüística I
07/2003 - 01/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Lingüística I
Fundamentos de Lingüística II
07/2003 - 09/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Língua Portuguesa

Faculdade Jesus Maria José, FAJESU, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professora Titular de Pós-graduação, Carga horária: 8

Atividades

09/2007 - 02/2009
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise sintática: coordenação
Análise sintática: morfossintaxe
Análise sintática: subordinação
Análise sintática: transitividade, regência e concordância
Orientação de trabalho de final de curso

Faculdade Michelangelo, FAMICHE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Titular de Graduação, Carga horária: 6

Atividades

05/2006 - 02/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de trabalho de final de curso
Fundamentos da Lingüística
Semântica, Pragmática e Análise do Discurso
Sintaxe da Língua Portuguesa

Centro Universitário Unieuro, UNIEURO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Titular de Graduação, Carga horária: 16

Atividades

02/2006 - 01/2007
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Faculdade Integrada JK, SBCEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 6
Outras informações
Professora de Português Instrumental no curso de Graduação - curso de Direito.

Atividades

08/2008 - 01/2009
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português instrumental

Faculdade Projeção, PROJEÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Titular de Graduação, Carga horária: 10

Atividades

08/2007 - 12/2007
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial I e II

ASAP Staffing, ASAP, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2005 - 12/2005
Estágios , ASAP Staffing, .

Estágio realizado
Assistente Executiva.


Projetos de pesquisa


2009 - 2011
Leitura e mediação pedagógica

Descrição: Análise de protocolos de leitura visando à descrição e à interpretação de estratégias de compreensão leitora dos alunos e de mediação dos docentes pesquisadores. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (14) .

Integrantes: Caroline Rodrigues Cardoso - Integrante / Stella Maris Bortoni-Ricardo - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 1
2008 - Atual
Projeto Variação Linguística no Centro-Oeste

Descrição: O VALCO consiste na reunião e socialização do conhecimento e da pesquisa linguística que vem sendo desenvolvida na região Centro-Oeste, disponibilizando o material já existente para todos os profissionais da educação, sejam eles professores ou pesquisadores, que atuem no ensino da língua portuguesa, quer em nível fundamental, médio ou superior, uma vez que, em geral, este conhecimento permanece restrito ao ambiente acadêmico das universidades federais. A organização e a socialização do material disponível constituem a ação inicial necessária para possibilitar o desenvolvimento de novas pesquisas sobre a diversidade linguística do Centro-Oeste e, em especial, do Distrito Federal, propiciando a ampliação do conhecimento dos profissionais da área de educação em relação às questões de identidade linguística e sociocultural, o que, no caso do Brasil, ainda carece de políticas públicas que deem suporte ao ensino da língua materna sem ferir o respeito à diversidade e à identidade sociocultural do falante..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) .

Integrantes: Caroline Rodrigues Cardoso - Integrante / Maria Marta Pereira Scherre - Integrante / DETTONI, Rachel do Vale - Coordenador / ANDRADE, Carolina Queiroz - Integrante / PACHECO, Cíntia da Silva - Integrante / Patrícia Tavares de Almeida Santos - Integrante / Ulisdete Rodrigues de Souza Rodrigues - Integrante.
Financiador(es): FAPDF/UnB - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 2
1996 - 2010
Variação e Mudança Linguística

Descrição: Os destaques do grupo "Variação e Mudança Lingüística" nos últimos dois dizem respeito, em especial, à criação do GEAS (Grupo de Estudos Avançados em Sociolinguística) e do VALCO (Variação Linguística na Região Centro-Oeste). O GEAS nasceu do desejo de congregar ex-alunos e professores do PPGL/LIP/IL/UnB em torno de estudos de linguagem e sociedade. No seu III encontro, em setembro de 2010, o GEAS amplia seus horizontes e fomenta a troca de experiência entre representantes de diversas sociolingüísticas que operam na UnB e entre pesquisadores de diversas regiões e de diversas instituições (http://www.geasunb.blogspot.com/). O VALCO, por sua vez, tem como uma das metas centrais a organização de corpora da Região Centro-Oeste, à semelhança de iniciativas de sucesso nas regiões Sudeste (PEUL-RJ; PORTVIX-ES), Sul (VARSUL) e Nordeste (VALPB; PORCUFOR). Destacamos também a participação de componentes do grupo na tradução do clássico de William Labov, Sociolinguistic Patterns, publicado pela Editora Parábola; em publicações no livro O Falar Candango; no livro sobre a fala de Fortaleza, entre outras publicações. A situação linguística de Região Centro-Oeste é hoje um dos focos centrais do grupo. Neste sentido, destacamos publicações em relação à História do Português do Centro-Oeste; dissertações de mestrado já defendidas sobre a entrada e fixação do pronome tu na variedade brasiliense, em estágio de focalização dialetal; uma tese de doutorado em andamento, no coração do Centro-Oeste, focalizando processos identitários em fenômenos de concordância verbal variável, estigmatizados em grandes centros urbanos (nós fala/nós gosta vs. nós falamos/nós gostamos). Em interação com outros estudiosos brasileiros, o grupo avança também na idéia do mapeamento dos pronomes de segunda pessoa do português brasileiro, um dos tópicos do III GEAS. O grupo segue a sua trajetória, com diversos ex-alunos hoje transformados em pesquisadores, um estímulo à pesquisa sociolingüística..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Caroline Rodrigues Cardoso - Integrante / Maria Marta Pereira Scherre - Coordenador / SALLES, Heloisa Maria Moreira Lima de Almeida - Integrante / DETTONI, Rachel do Vale - Integrante / FREITAS, Vera Aparecida de Lucas - Integrante / CARDOSO, Daisy Bárbara Borges - Integrante / ANDRADE, Carolina Queiroz - Integrante / PACHECO, Cíntia da Silva - Integrante / Étel Teixeira de Jesus - Integrante / Edilene Patrícia Dias - Integrante / Nivia Naves Garcia Lucca - Integrante / Geruza de Souza Graebin - Integrante / Patrícia Tavares de Almeida Santos - Integrante / Shirley Eliany Rocha Mattos - Integrante.

Número de produções C, T & A: 33


Outros Projetos


2004 - 2004
Preconceito Lingüístico

Descrição: Projeto com vistas à introdução do graduando de Letras no processo de investigação científica na área de Lingüística, mais especificamente no tocante às variedades lingüísticas existentes no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (46) .

Integrantes: Caroline Rodrigues Cardoso - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2013 - 2013
Periódico: Anais IV SIMELP


Revisor de periódico


2011 - 2011
Periódico: Revista do TRE-DF
2012 - Atual
Periódico: Revista Pensar Verde
2013 - 2013
Periódico: Revista Em Casa


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolinguística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolinguística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino de Língua Portuguesa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Letramentos.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Continuada e a Distância.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARDOSO, Caroline R.2013CARDOSO, Caroline R. . Pesquisa quantitativa e qualitativa em Sociolinguística: dadaísmo metodológico?. Cadernos de Letras da UFF, v. 46, p. 143-156, 2013.

2.
MATTOS, Shirley Eliany Rocha2011MATTOS, Shirley Eliany Rocha ; CARDOSO, Caroline R. . Resenha do livro Analysing sociolinguistic variation, de Sali Tagliamonte.. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Impresso), v. 27, p. 163-168, 2011.

3.
SILVA, L. G.2009SILVA, L. G. ; CARDOSO, Caroline R. . O uso do pronome lexical como complemento relativo. Marginahlia, v. 05, p. 29-41, 2009.

4.
OLIVEIRA, L. A. de2009OLIVEIRA, L. A. de ; CARDOSO, Caroline R. . Por uma análise além dos limites da frase. Marginahlia, v. 05, p. 06-28, 2009.

5.
MORAES, E. C.2009MORAES, E. C. ; CARDOSO, Caroline R. . Sobre as relações de interdependência no período composto. Marginahlia, v. 06, p. 18-36, 2009.

6.
OLIVEIRA, S. Ma. de Sousa2009OLIVEIRA, S. Ma. de Sousa ; CARDOSO, Caroline R. . Teste de percepção da concordância de número com dados da escrita formal em séries do ensino fundamental. Marginahlia, v. 05, p. 42-55, 2009.

7.
SCHERRE, M. M. P.2008 SCHERRE, M. M. P. ; NARO, A. J. ; CARDOSO, Caroline R. . O papel do tipo de verbo na concordância verbal no português brasileiro. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 23, p. 283-317, 2008.

8.
MENESES, C. L. de2008MENESES, C. L. de ; CARDOSO, Caroline R. . Teste de percepção: o estigma da variação de concordância de número no português brasileiro. Marginahlia, v. 04, p. 20-39, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARDOSO, Caroline R. (Org.) ; SCHERRE, M. M. P. (Org.) ; SALLES, Heloisa Maria Moreira Lima de Almeida (Org.) ; PACHECO, Cíntia da Silva (Org.) ; e outros (Org.) . Variação Linguística, Contato de Línguas e Educação. 1. ed. Campinas: Pontes, 2013. v. 1. 314p .

2.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris (Org.) ; CARDOSO, Caroline R. (Org.) ; SCHMEISKE, Cláudia Heloisa Silva (Org.) ; LOPES, Iveuta de Abreu (Org.) ; DIAS, Paula Maria Cobucci Ribeiro (Org.) ; MACHADO, Veruska Ribeiro (Org.) . Leitura e Mediação Pedagógica. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2012. 221p .

Capítulos de livros publicados
1.
CARDOSO, Caroline R. ; SCHERRE, M. M. P. ; SALLES, Heloisa Maria Moreira Lima de Almeida ; PACHECO, Cíntia da Silva . Letramentos, variação linguística e mobilidade social. In: CARDOSO, Caroline R.; SCHERRE, M. M. P.; SALLES, H.; PACHECO, C. S.. (Org.). Variação Linguística, Contato de Línguas e Educação. 1ed.Campinas: Pontes, 2013, v. 5, p. 241-255.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CARDOSO, Caroline R. . Um pé lá, outro cá: a rotina daqueles que vivem entre Brasília e Goiânia. Revista Em Casa, Brasília, p. 16 - 17, 12 nov. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, Carolina Queiroz ; CARDOSO, Caroline R. ; PACHECO, Cíntia da Silva . O uso das tecnologias nas pesquisas sociolinguísticas. In: 11 Encontro de Letras da Universidade Católica de Brasília, 2013, Brasília. Anais do 11 Encontro de Letras da Universidade Católica de Brasília. Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2013. v. 1. p. 38-62.

2.
CARDOSO, Caroline R. . Estilo em foco: uma dimensão da variação linguística. In: IV Congresso Internacional da ABRALIN, 2005, Brasília. Anais do IV Congresso Internacional da ABRALIN. Brasília: ABRALIN/UnB, 2005. p. 211-222.

3.
CARDOSO, Caroline R. . O princípio da saliência na concordância verbal em três contextos interacionais distintos. In: XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, 2004, João Pessoa. Anais da XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos do GELNE. João Pessoa: Idéia. p. 403-414.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NEVES, Angélica Magalhães ; CARDOSO, Caroline R. . Os desafios do uso do tablet pelos professores do Ensino Médio das escolas públicas do Distrito Federal. In: 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2013, Recife. Aprendizagem móvel dentro e fora da escola: livro de resumos. Recife: Pipa Comunicação, 2013. v. 1. p. 69-70.

2.
CARDOSO, Caroline R. . O papel do professor de ensino médio na construção de letramentos. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIALETOLOGIA E SOCIOLINGUÍSTICA, 2010, São Luís. I Congresso Internacioanl de Dialetologia e Sociolinguística - homenagem a Socorro Silva de Aragão. São Luís: EDUFMA, 2010. p. 35-35.

3.
CARDOSO, Caroline R. . Variação de número no português brasileiro e mobilidade social. In: II SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2009, Évora. Panorâmica de Linguística, Literatura e Cultura do II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Évora: Universidade de Évora_Departamento de linguística e literaturas, 2009. v. I. p. 57-58.

4.
CARDOSO, Caroline R. . Duas realidades sociolinguísticas distintas a variação da concordância verbal no Sul e no Nordeste do Brasil. In: VII Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul, 2008, Porto Alegre. 8o Encontro do CELSUL - Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul. Pelotas: EDUCAT, 2008. p. 287-287.

5.
CARDOSO, Caroline R. . Variação no indivíduo e na comunidade: o caso da concordância verbal no português brasileiro. In: V Congresso Internacional da ABRALIN, 2007, Belo Horizonte. V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. Belo Horizonte: ABRALIN, 2007. p. 786-787.

6.
SCHERRE, M. M. P. ; NARO, A. J. ; CARDOSO, Caroline R. . Evaluating the role of verb type in subject/verb agreement in Brazilian Portuguese. In: NWAV 34, 2005, New York. NWAV 34 NYU 2005 LECTS AND THE CITY. New York: NYU. p. 126-127.

Apresentações de Trabalho
1.
CARDOSO, Caroline R. . A constituição de sujeitos letrados no ambiente escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
CARDOSO, Caroline R. . A perspectiva da pedagogia dos multiletramentos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CARDOSO, Caroline R. ; PACHECO, Cíntia da Silva ; ANDRADE, Carolina Queiroz . O uso das tecnologias nas pesquisas sociolinguísticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CARDOSO, Caroline R. . Letramentos escolares no Ensino Médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CARDOSO, Caroline R. . Letramentos escolares: esse nome dá uma pista da dança. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CARDOSO, Caroline R. . Letramentos, variação linguística e mobilidade social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
CARDOSO, Caroline R. . Práticas de letramento de professores de uma escola pública de ensino médio do DF. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CARDOSO, Caroline R. . O papel do professor de ensino médio na construção de letramentos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CARDOSO, Caroline R. . Reflexões sobre práticas de letramento no ensino médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
CARDOSO, Caroline R. . Pesquisa quantitativa e qualitativa em Sociolinguística: dadaísmo metodológico?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
CARDOSO, Caroline R. . Variação de número no português brasileiro e mobilidade social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
CARDOSO, Caroline R. . Duas realidades sociolingüísticas distintas a variação da concordância verbal no Sul e no Nordeste do Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
CARDOSO, Caroline R. . Prolegômenos de uma tese. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SCHERRE, M. M. P. ; CARDOSO, Caroline R. ; NARO, A. J. . Inacusatividade, ordem e concordância verbal. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CARDOSO, Caroline R. . Variação no indivíduo e na comunidade: o caso da concordância verbal no Português Brasileiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SCHERRE, M. M. P. ; NARO, A. J. ; CARDOSO, Caroline R. . Tipo de verbo, ordem e concordância verbal em português. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
CARDOSO, Caroline R. ; LUNGUINHO, Marcus Vinicius . Sintaxe, variação e ensino de língua portuguesa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
CARDOSO, Caroline R. . Confronto entre fatores lingüísticos internos e externos: um caso de variação da concordância verbal intrafalante. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SCHERRE, M. M. P. ; NARO, A. J. ; CARDOSO, Caroline R. . Tipo de verbo e concordância verbal no português brasileiro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
CARDOSO, Caroline R. . Perspectiva sociolinguística para o ensino de língua portuguesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
CARDOSO, Caroline R. . Estilo em foco: uma dimensão da variação lingüística. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
SCHERRE, M. M. P. ; NARO, A. J. ; CARDOSO, Caroline R. . Evaluating the role of verb type in subject/verb agreement in Brazilian Portuguese. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
CARDOSO, Caroline R. ; SCHERRE, M. M. P. . A relevância do contexto interacional na concordância verbal. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
CARDOSO, Caroline R. . O princípio da saliência na concordância verbal em três contextos interacionais distintos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
CARDOSO, Caroline R. . O comportamento lingüístico e o jogo das coerções sociais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
CARDOSO, Caroline R. . A relevância do contexto interacional na variação da concordância verbal. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
CARDOSO, Caroline R. . Variação linguística, contato de línguas e educação. Campinas, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
BAGNO, Marcos ; SCHERRE, M. M. P. ; CARDOSO, Caroline R. . Padrões Sociolingüísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CARDOSO, Caroline R. . Projeto de pesquisa Edital 061/13. 2013.

2.
CARDOSO, Caroline R. . Revisão línguística de livro. 2013.

3.
CARDOSO, Caroline R. . Revista Universitas Humanas. 2012.

4.
CARDOSO, Caroline R. . Revista LinguíStica. 2012.

5.
CARDOSO, Caroline R. . Publicação Especial III GEAS. 2012.

6.
CARDOSO, Caroline R. . Publicação especial III GEAS. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARDOSO, Caroline R. . TVU 49a Edição. 2013.

2.
CARDOSO, Caroline R. ; LIMA, E. S. ; LARA, R. S. ; BRAGA, A. R. ; SALMAZO, R. I. T. . Conversas Pedagógicas - Cultura da paz: compromisso de todos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
NEVES, Angélica Magalhães ; CARDOSO, Caroline R. ; RIBEIRO, Leila . Tablets na SEDF. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
CARDOSO, Caroline R. . Blog Washington Dourado - [fala visitante] Crítica aos críticos da semestralidade. 2013; Tema: Diversos. (Blog).

2.
CARDOSO, Caroline R. . Educação no Distrito Federal. 2012; Tema: Educação. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARDOSO, Caroline R. . Sociolinguística e Ensino. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional).

2.
CARDOSO, Caroline R. . Contexto cultural e linguagem. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional).

3.
CARDOSO, Caroline R. . A explosão do conhecimento na atualidade e as redes textuais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CARDOSO, Caroline R. . A explosão do conhecimento na atualidade e as redes textuais. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional).

5.
SCHERRE, M. M. P. ; CARDOSO, Caroline R. . Usando o GoldVarb X. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SCHERRE, M. M. P. ; CARDOSO, Caroline R. . Introdução ao uso do GoldVarb X: programas Varbrul para o ambiente Windows. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SCHERRE, M. M. P. ; CARDOSO, Caroline R. . Usando o GoldVarb X. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

8.
SCHERRE, M. M. P. ; CARDOSO, Caroline R. . Introdução ao GoldVarb X: programas Varbrul para o ambiente Windows. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

9.
SCHERRE, M. M. P. ; CARDOSO, Caroline R. ; LUCCA, Nivia Garcia Naves . GoldVarb 2001 - uma ferramenta de análise variacionista para ambiente Windows. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
SCHERRE, M. M. P. ; CARDOSO, Caroline R. ; LUCCA, Nivia Garcia Naves . Goldvarb 2001 uma ferramenta de análise variacionista para ambiente Windows. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

11.
CARDOSO, Caroline R. . Em busca da natureza da concordância de número em português. 1998. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
CARDOSO, Caroline R. . Um olhar do paraíso. 2010. Fotografia.

Demais trabalhos
1.
Fabiano Possebon ; CARDOSO, Caroline R. . O que é lingüística. 2007 (Entrevista) .

2.
CARDOSO, Caroline R. . Yes, nós temos cultura!. 2004 (Artigo de jornal) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
SCHERRE, M. M. P.; CARVALHO, Ana Maria; COUTO, H. H.; CARDOSO, Caroline R.; RAMOS, Ana Adelina Lopo. Participação em banca de Cíntia da Silva Pacheco. O português brasileiro e o português uruguaio da fronteira Brasil-Uruguai (Aceguá). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

2.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro; SOUSA, R. M.; CARDOSO, Caroline R.. Participação em banca de José João de Carvalho. Letramento e retextualização: uma análise no ensino médio. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CARDOSO, Caroline R.; OLIVEIRA, Deborah Christina de Mendonça; CARVALHO, Christine Maria Soares de. Participação em banca de Angélica Magalhães Neves. A leitura nas avaliações da Prova Brasil e SAEB do DF. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Leitura e Produção de Textos) - Universidade Católica de Brasília.

2.
CARDOSO, Caroline R.; MARTINI, Renato da Silveira; BISERRA, William Alves. Participação em banca de Edmar da Silva Araújo. Criptografia, uma linguagem especializada. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Leitura e Produção de Textos) - Universidade Católica de Brasília.

3.
CARVALHO, Tiago Samuel; IZOLAN, Maurício Lemos; CARDOSO, Caroline R.. Participação em banca de Tiago Samuel Carvalho. Gênero e dialogismo na construção do sentido da parábola do bom samaritano. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Leitura e Produção de Textos) - Universidade Católica de Brasília.

4.
BRAGA, Alessandro Eloy; CARDOSO, Caroline R.. Participação em banca de Aline Rosendo da Fonseca. Neologismo, estrangeirismo e empréstimo linguístico oriundos da língua inglesa no portugu}es do Brasil. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José.

5.
BRAGA, Alessandro Eloy; CARDOSO, Caroline R.. Participação em banca de Conceição de Maria Bonfim Lourenço. Estrangeirismo na língua portuguesa: o empréstimo que se faz necessário. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José.

6.
BRAGA, Alessandro Eloy; CARDOSO, Caroline R.. Participação em banca de Tatiane Cristina Santos Portella. O neologismo na língua portuguesa decorrente da derivação prefixal. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José.

7.
BRAGA, Alessandro Eloy; CARDOSO, Caroline R.. Participação em banca de Cristina Pereira da Silva. Flexão e derivação no processo de formação de palavras. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José.

8.
BRAGA, Alessandro Eloy; CARDOSO, Caroline R.. Participação em banca de Simone Leão Passos. A língua e sua importância social. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José.

9.
BRAGA, Alessandro Eloy; CARDOSO, Caroline R.. Participação em banca de Júlio César Machado de França. O novo acordo ortográfico e as tentativas de unificação da língua portuguesa. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José.

10.
BRAGA, Alessandro Eloy; CARDOSO, Caroline R.. Participação em banca de Fabiana Lima Rodrigues. Neologismo na obra Primeiras Estórias de Guimarães Rosa. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José.

11.
DIAS, Paula Maria Cobucci Ribeiro; CARDOSO, Caroline R.. Participação em banca de Ana Paula Gonçalves Silva. O ensino de língua inglesa como língua estrangeira nas escolas de ensino médio no Brasil. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Gradução em Língua Inglesa) - Universidade Católica de Brasília.

12.
DIAS, Paula Maria Cobucci Ribeiro; CARDOSO, Caroline R.. Participação em banca de Viviane Espíndula Ataíde. Fraseologismos - importante contribuição para o ensino de língua inglesa. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Gradução em Língua Inglesa) - Universidade Católica de Brasília.

13.
CARDOSO, Caroline R.; PEREIRA, Rodrigo Albuquerque. Participação em banca de Adriene Maria Costa Rodrigues. A outra face da reforma ortográfica. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José.

14.
CARDOSO, Caroline R.; PEREIRA, Rodrigo Albuquerque. Participação em banca de Kislla Nunes de Andrade. A interação entre partes e conciliador em audiência de conciliação a partir de pistas não-verbais e extralinguísticas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José.

15.
CARDOSO, Caroline R.; PEREIRA, Rodrigo Albuquerque. Participação em banca de Renata Correia G. Rodrigues. Os processos de formação de palavras pejorativas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José.

16.
CARDOSO, Caroline R.; PEREIRA, Rodrigo Albuquerque. Participação em banca de Ludmila de Almeida Silva. Metalinguagem ou função: qual é a cara da gramática?. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José.

17.
CARDOSO, Caroline R.; PEREIRA, Rodrigo Albuquerque. Participação em banca de Fernanda Tozetti Gomes. A coerência nas produções textuais. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José.

18.
CARDOSO, Caroline R.; PEREIRA, Rodrigo Albuquerque. Participação em banca de Andrezza Lopes Nogueira Faria. A diferença do discurso entre revistas de grande circulação sobre a questão da incriminação. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José.

19.
CARDOSO, Caroline R.; PEREIRA, Rodrigo Albuquerque. Participação em banca de Mary Anne Simão dos Santos de Andrade. Pistas paralinguísticas e não-verbais no ensino de língua francesa. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José.

20.
CARDOSO, Caroline R.; PEREIRA, Rodrigo Albuquerque. Participação em banca de Sandra Gomes da Silva Veras. O ensino de gramática na escola. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José.

21.
CARDOSO, Caroline R.; MOREIRA, Janaína Thaines. Participação em banca de Débora Maria Souza de Lima. Narrativa: criatividade e originalidade nas produções textuais da EJA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para professores do GDF) - CEAD UnB.

22.
CARDOSO, Caroline R.; MOREIRA, Janaína Thaines. Participação em banca de Francisco Assis Costa Vieira. A ação do professor diante do preconceito linguístico. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para professores do GDF) - CEAD UnB.

23.
CARDOSO, Caroline R.; MOREIRA, Janaína Thaines. Participação em banca de Luciana Maria de Souza. Convergências e divergências da prática de leitura. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para professores do GDF) - CEAD UnB.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA, Rogério da Silva Sales; CARDOSO, Caroline R.; ALMEIDA, Virgílio Pereira de. Participação em banca de Diogo Francelino Sirqueira.O léxico futebolístico nacional: um estudo comparativo entre o Sul-Americano de 1919 e a Copa do Mundo de 1950. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Católica de Brasília.

2.
REIS, Luiz Carlos Menezes dos; CARDOSO, Caroline R.; RENAULT, Dácio. Participação em banca de Pâmela Luciene Guimarães de Paiva.Abrindo caminhos: a imagem da mulher na revisa Veja durante o segundo semestre de 2012. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Unicesp.

3.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris; CARDOSO, Caroline R.. Participação em banca de Anne Caroline dos Santos Braga.Práticas de letramento na educação infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

4.
CARDOSO, Caroline R.; BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Participação em banca de Áurea Letícia Macedo Tavares.Cantando também se aprende: a música como recurso pedagógico para a aquisição do letramento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

5.
CARDOSO, Caroline R.; ANDRADE, Sinara Bertholdo de. Participação em banca de Maria Aparecida do Couto Teles.Folia da roça: um estudo sociolinguístico e etnográfico da festa do Divino Espírito Santo em Formosa-GO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

6.
CARDOSO, Caroline R.; CARVALHO, T.. Participação em banca de Eliza de Souza Rodrigues.O erotismo dentro da literatura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José.

7.
CARDOSO, Caroline R.; CARVALHO, T.. Participação em banca de Marcilene Vieira dos Santos.Aspectos românticos em Lucíola de José de Alencar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José.

8.
CARDOSO, Caroline R.; CARVALHO, T.. Participação em banca de Marli da Silva Souza.Uma visão de alienação na obra O país do carnaval de Jorge Amado no que concerne à natureza política na personagem Paulo Rigger. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José.

9.
CARDOSO, Caroline R.; OLIVEIRA, Deborah Christina de Mendonça; SILVA, Francisca Cordélia Oliveira da. Participação em banca de Caroline Araújo da Silva.A deficiência de aprendizagem no ensino de língua inglesa nas escolas públicas do DF. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Michelangelo.

10.
CARDOSO, Caroline R.; OLIVEIRA, Deborah Christina de Mendonça; SILVA, Francisca Cordélia Oliveira da. Participação em banca de Silvana de Souza Lemos.O uso do EAD no curso de Letras da Faculdade Michelangelo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Michelangelo.

11.
CARDOSO, Caroline R.; OLIVEIRA, Deborah Christina de Mendonça; SILVA, Francisca Cordélia Oliveira da. Participação em banca de Ana Luiza da Conceição Batista.O ensino da língua portuguesa centrado na gramática e os danos acarretados por esse ensino. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Michelangelo.

12.
CARDOSO, Caroline R.; OLIVEIRA, Deborah Christina de Mendonça; SILVA, Francisca Cordélia Oliveira da. Participação em banca de Maria Jaziete Silva de Aguilar Lemos.Cordel: um pretexto lúdico para inserir o aluno no contexto da gramática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Michelangelo.

13.
CARDOSO, Caroline R.; OLIVEIRA, Deborah Christina de Mendonça; SILVA, Francisca Cordélia Oliveira da. Participação em banca de Ivamar Pinheiro da Silva.A intertextualidade existente entre o final das obras: A cartomante e A hora da estrela. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Michelangelo.

14.
CARDOSO, Caroline R.; OLIVEIRA, Deborah Christina de Mendonça; SILVA, Francisca Cordélia Oliveira da. Participação em banca de Nivaldo Soares de Freitas.Dialeto caipira na música de raiz. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Michelangelo.

15.
CARDOSO, Caroline R.; OLIVEIRA, Deborah Christina de Mendonça; SILVA, Francisca Cordélia Oliveira da. Participação em banca de Christiane Cristina da Silva dos Santos.O incentivo da leitura na Educação Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Michelangelo.

16.
CARDOSO, Caroline R.; OLIVEIRA, Deborah Christina de Mendonça; SILVA, Francisca Cordélia Oliveira da. Participação em banca de Suely Costa.O papel da família e da escola na superação da dislexia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Michelangelo.

17.
CARDOSO, Caroline R.; OLIVEIRA, Deborah Christina de Mendonça; SILVA, Francisca Cordélia Oliveira da. Participação em banca de Elinaldo Silva dos Santos.O preconceito lingüístico gerado pelo ensino de gramática tradicional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Michelangelo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CARDOSO, Caroline R.; MARTINS, Berlane da Silva; CHAVES, Ana Cristina da Silveira; SANT'ANA, Juscelino da Silva; DUQUEVIZ, Bárbara Cristina; CARVALHO, Erivelto da Rocha. Líderes Internacionais em Educação. 2012. Embaixada dos Estados Unidos.

2.
CARDOSO, Caroline R.; e outros. II Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal etapa regional. 2012. Secretaria de Estado de Educação do DF.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Aula Inaugural do Curso de Letras do IFB CSS.Perfil do professor de língua portuguesa na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. 2014. (Outra).

2.
Currículo em movimento: reorganização do trabalho pedagógico nos ciclos e na semestralidade. 2013. (Seminário).

3.
I Seminário Internacional de Educação, Jornalismo e Comunicação. 2013. (Seminário).

4.
IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.A constituição de sujeitos letrados no ambiente escolar. 2013. (Simpósio).

5.
5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.Os desafios do uso do tablet pelos professores do Ensino Médio das escolas públicas do Distrito Federal. 2013. (Simpósio).

6.
11º Encontro de Letras da UCB: Tecnologias no Ensino de Línguas.O uso das tecnologias nas pesquisas sociolinguísticas. 2013. (Encontro).

7.
1a Conferência do Fórum do Ensino Médio. 2013. (Outra).

8.
Redução da Maioridade Penal - Ciclo de Palestras do Projeto Integralizador - Curso de Jornalismo. 2013. (Outra).

9.
Seminário Nacional de Ensino Médio Integral: Construindo a Política de Ensino Médio para todos no Brasil. 2012. (Seminário).

10.
Seminário do Livro e da Leitura. 2012. (Seminário).

11.
4 Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. 2012. (Simpósio).

12.
Palestra Ciência e Tecnologia no Ensino Médio. 2012. (Outra).

13.
Palestra Ciência-Tecnologia-Sociedade e Projeto Político-Pedagógico na escola. 2012. (Outra).

14.
III Semana de Letras das Faculdades Integradas Promove de Brasília.Letramentos escolares: esse nome dá uma pista da dança. 2012. (Outra).

15.
Ciclo de Palestras do curso de Letras da UNIP.Letramentos escolares no Ensino Médio. 2012. (Outra).

16.
9 Simpósio Universo Literário e 5 Simpósio de Língua e Linguística da Fajesu.A fala de Brasília - 50 anos depois. 2011. (Simpósio).

17.
IV Encontro do Grupo de Estudos Avançados de Sociolinguística. 2011. (Encontro).

18.
9 ENCONTRO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA.Investigações sociolinguísticas sobre estilo. 2011. (Encontro).

19.
III Congresso Latino-Americano de Compreensão Leitora. Reflexões sobre práticas de letramento no ensino médio. 2010. (Congresso).

20.
I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. O papel do professor de ensino médio na construção de letramentos. 2010. (Congresso).

21.
III Encontro do Grupo de Estudos Avançados de Sociolinguística.Letramentos, variação linguística e mobilidade social. 2010. (Encontro).

22.
Seminário de Orientandos de PG de Stella Maris Bortoni-Ricardo.Práticas de letramento de professores do ensino médio. 2010. (Outra).

23.
Exame de Qualificação de Doutorado.Prática de Letramento de Professores do Ensino Médio. 2010. (Outra).

24.
Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB.Práticas de letramento de professores de uma escola pública de ensino médio do DF. 2010. (Outra).

25.
I Congresso Internacional de Linguística Histórica ROSAE. 2009. (Congresso).

26.
II SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA.VARIAÇÃO DE NÚMERO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E MOBILIDADE SOCIAL. 2009. (Simpósio).

27.
II Encontro do Grupo de Estudos Avançados em Sociolinguística.Pesquisa quantitativa e qualitativa em Sociolinguística: dadaísmo metodológico?. 2009. (Encontro).

28.
Letramento e diversidade na perspectiva da matemática e áreas afins. 2009. (Outra).

29.
I Encontro do Grupo de Estudos Avançados de Sociolingüística.Prolegômenos de uma tese. 2008. (Encontro).

30.
VIII Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul.Duas realidades sociolingüísticas distintas a variação da concordância verbal no Sul e no Nordeste do Brasil. 2008. (Encontro).

31.
2o Ciclo de Palestras do PPGL/LIP/UnB - Temas em Teoria Gerativa. 2008. (Outra).

32.
SEMANA DE LETRAS DA FACULDADE ÁGUAS EMENDADAS.Dúvidas mais freqüentes sobre variação lingüística e ensino de gramática. 2008. (Outra).

33.
Gestar II - língua portuguesa: conhecer, refletir e agir. 2008. (Outra).

34.
V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. Variação no indivíduo e na comunidade: o caso da concordância verbal no Português Brasileiro. 2007. (Congresso).

35.
V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. Inacusatividade, ordem e concordância verbal. 2007. (Congresso).

36.
1a Semana de Letras do Instituto Superior de Educação de Brasília.Sintaxe, variação e ensino de língua portuguesa. 2007. (Outra).

37.
1o Ciclo de Palestras do CEELL - Centro de Estudos em Educação, Linguagem e Literatura.Nordestino é pessoas que fala errado demais. Será?!. 2007. (Outra).

38.
Palestra de Marta Scherre.Tipo de verbo, ordem e concordância verbal em português. 2007. (Outra).

39.
III Encontro Nacional do GELCO.Confronto entre fatores lingüísticos internos e externos: um caso de variação da concordância verbal intrafalante. 2006. (Encontro).

40.
IV EBREL.Perspectiva sociolinguística para o ensino de língua portuguesa. 2006. (Encontro).

41.
IV CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. IV CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. 2005. (Congresso).

42.
NWAV 34. NWAV 34 - NEW WAYS OF ANALYZING VARIATION. 2005. (Congresso).

43.
XVII INSTITUTO BRASILEIRO DE LINGÜÍSTICA.XVII INSTITUTO BRASILEIRO DE LINGÜÍSTICA. 2005. (Outra).

44.
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA.I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA. 2004. (Simpósio).

45.
VII ENCONTRO NACIONAL DE INTERAÇÃO EM LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL.VII ENCONTRO NACIONAL DE INTERAÇÃO EM LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL. 2004. (Encontro).

46.
56ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC.56ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC. 2004. (Outra).

47.
XX JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO GELNE.XX JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO GELNE. 2004. (Outra).

48.
II ENCONTRO NACIONAL DO GELCO.II ENCONTRO NACIONAL DO GELCO. 2003. (Encontro).

49.
ROMANTISMO E IDEOLOGIA: O FORJAMENTO DA IDENTIDADE BRASILEIRA.ROMANTISMO E IDEOLOGIA: O FORJAMENTO DA IDENTIDADE brasileira. 2000. (Outra).

50.
3o CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UnB. 3º CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UnB. 1997. (Congresso).

51.
1a SEMANA DE LETRAS DA UnB.1ª SEMANA DE LETRAS DA UnB. 1997. (Outra).

52.
A importância da gramática no dia a dia do gerente. 1997. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCHERRE, M. M. P. ; CARDOSO, Caroline R. ; PACHECO, Cíntia da Silva ; ANDRADE, Carolina Queiroz . V Encontro do Grupo de Estudos Avançados de Sociolinguística. 2013. (Outro).

2.
CARDOSO, Caroline R. ; FERREIRA, Cristhian Spindola ; FREITAS, Francisco Celso Leitão ; NASCIMENTO, Gisele Rocha do . O Sistema de Cotas na Perspectiva da Pedagogia dos Multiletramentos - 1º Encontro da Comunidade de Aprendizagem do Ensino Médio - CRE Recanto das Emas. 2013. (Outro).

3.
CARDOSO, Caroline R. ; SILVA, Kleber A. . IV SIMELP - A (trans)formação sociolinguística dos professores da educação básica: novas perspectivas. 2013. (Outro).

4.
CARDOSO, Caroline R. ; FERREIRA, Cristhian Spindola ; e outros . III Circuito de Ciências da Coordenação Regional de Ensino do Recanto das Emas - Distrito Federal. 2013. .

5.
Vasconcellos, K. F. ; Bertolino, R. D. ; CARDOSO, Caroline R. ; e outros . II Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal. 2012. .

6.
CARDOSO, Caroline R. ; SCHERRE, M. M. P. ; SALLES, Heloisa Maria Moreira Lima de Almeida . III Encontro do Grupo de Estudos Avançados de Sociolinguística. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Adriana Oliveira Dias Cury. Letramento Digital: novos desafios no ensino e aprendizagem da leitura e escrita. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Leitura e Produção de Textos) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

2.
Amanda Aline Carolinne de Oliveira Marques Rocha. Microconto: um novo gênero textual?. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Leitura e Produção de Textos) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

3.
Hyara Damacena. O uso das novas tecnologias nas aulas de língua portuguesa em uma escola privada do Distrito Federal. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Leitura e Produção de Textos) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

4.
Ernane Gonçalves Santana. Letramento e ensino de gramática normativa. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

5.
Lilian Alves de Oliveira. Texto e gramática: por uma análise além dos limites da frase. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

6.
Silvia Maria de Sousa Oliveira. Teste de percepção da concordância de número com dados da escrita formal em séries do ensino fundamental. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

7.
Edissônias Cordeiro Moraes. Sobre as relações de interdependência no período composto. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

8.
Liliam Gontijo Silva. O uso do pronome lexical como complemento relativo. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

9.
Elizabete Xavier de Oliveira. Os elementos coesivos na construção do texto argumentativo. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

10.
Vivianne Costa Bulhões. A mediação do professor no processo de produção de texto escrito de alunos do 4o ano de uma escola pública do Distrito Federal. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

11.
Ada Rúbia Davi de Souza. O papel do professor mediador na atividade de produção de texto. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

12.
Flávia Rodrigues de Souza. O ensino das conjunções coordenativas. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

13.
Tatiana Aparecida de Oliveira Alves. Gramática na escola: mudança de discurso ou de prática?. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

14.
André Levino Furtado. Análise de conteúdo de reportagem da Revista Veja sobre o novo acordo ortográfico. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

15.
Cleonice Lima de Meneses. Testes de percepção: o estigma da variação da concordância de número no português brasileiro. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

16.
Ilda Cristini Gomes de Araújo. Estratégias de indeterminação do sujeito com a primeira pessoa do plural nós em letras de músicas brasileiras. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

17.
Maria Aparecida O. Neres. Variação da concordância verbal em dissertações de alunos de graduação. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

18.
Raquel Rabelo de Castro. A importância do conhecimento da língua portuguesa para o processo de comunicação do profissional secretário. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

19.
Roberto Borges de Lima. A realização do pronome lexical de terceira pessoa como objeto direto. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

20.
Sabrina Mirella Gomes Ribeiro. Estudo comparativo do pronome SE como fator de indeterminação em textos literários dos séculos XVIII e XXI no português brasileiro. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos aprofundados de LP) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Christiane Cristina da Silva dos Santos. O incentivo da leitura na Educação Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

2.
Ivamar Pinheiro da Silva. A intertextualidade existente entre o final das obras: A cartomante e A hora da estrela. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

3.
Elinaldo Silva dos Santos. O ensino de gramática gera preconceito?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

4.
Caroline Araújo da Silva. A deficiência de aprendizagem no ensino de língua inglesa nas escolas públicas do DF. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

5.
Ana Luiza da Conceição Batista. O ensino da língua portuguesa centrado na gramática e os danos acarretados por esse ensino. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

6.
Maria Jaziete Silva de Aguilar Lemos. Cordel: um pretexto lúdico para inserir o aluno no contexto da gramática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

7.
Nivaldo Soares de Freitas. Dialeto caipira na música de raiz. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

8.
Silvana de Souza Lemos. O uso do EAD no curso de Letras da Faculdade Michelangelo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.

9.
Suely Costa. O papel da família e da escola na superação da dislexia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Caroline Rodrigues Cardoso.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARDOSO, Caroline R. ; LIMA, E. S. ; LARA, R. S. ; BRAGA, A. R. ; SALMAZO, R. I. T. . Conversas Pedagógicas - Cultura da paz: compromisso de todos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Vasconcellos, K. F. ; Bertolino, R. D. ; CARDOSO, Caroline R. ; e outros . II Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal. 2012. .

2.
CARDOSO, Caroline R. ; FERREIRA, Cristhian Spindola ; e outros . III Circuito de Ciências da Coordenação Regional de Ensino do Recanto das Emas - Distrito Federal. 2013. .


Redes sociais, websites e blogs
1.
CARDOSO, Caroline R. . Educação no Distrito Federal. 2012; Tema: Educação. (Rede social).



Outras informações relevantes


Professora homenageada pela turma de formandos em Letras da Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasília em 23 de setembro de 2013. 
**
Aprovada em primeiro lugar em processo seletivo simplificado para revisor linguístico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, sob o Edital n  062/RIFB, de 20 de abril de 2012.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 31/07/2014 às 22:41:46