Núbia Saraiva Ferreira

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  • Última atualização do currículo em 27/11/2018


Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Mestre em Teoria e Análise Linguística pela mesma instituição (2005). Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina. Participa do grupo de pesquisa ?Teoria da Gramática e o Português Brasileiro?, vinculada à linha de pesquisa ?Modalidade nas línguas naturais: estudos de interface sintaxe-semântica?. Atua na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, investigando principalmente os seguintes temas: núcleos funcionais indicadores de modo, modalidade, tempo e aspecto. Atualmente, tem pesquisado marcas de modalidade em línguas indígenas da família Aruak: Paresi e Wapichana, no português brasileiro e no Lung?le ?língua crioula de origem portuguesa falada na Ilha de Príncipe. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Núbia Saraiva Ferreira
Nome em citações bibliográficas
RECH, Núbia.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Trindade
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 20493111
URL da Homepage: http://ufsc.br/


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Auxiliares: uma subclasse dos verbos de Reestruturação, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Carlos Mioto.
2003 - 2005
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Estruturas monoargumentais do português brasileiro à luz da hipótese inacusativa,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Mathias Schaf Filho.
Palavras-chave: Generalização de Burzio; inacusatividade; inergatividade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
1999 - 1999
Especialização em Ensino de Língua e Literatura ( Abordagem Textual). (Carga Horária: 390h).
Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras, FAPA, Brasil.
Título: Ensino de Língua e Literatura (abordagem textual).
1994 - 1997
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2018 - 2018
A área do Português Língua Estrangeira na Lisboa: aspectos da investigação. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2018 - 2018
Aspects of Haitian Grammar (from a typological viewpoint). (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2018 - 2018
Cartography and explanation. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2017 - 2017
Letras. (Carga horária: 3h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2017 - 2017
Modality and Conditionals. (Carga horária: 3h).
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
2017 - 2017
Simpler Syntax: correspondência e autonomia dos componentes gramaticais. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
An Overview of Syntactic Theory. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2015 - 2015
Métodos em Sintaxe Experimental. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2015 - 2015
Estrutura Argumental do Verbo: interface morfologi. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
A cartografia das estruturas sintáticas: uma intro. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Métodos em semântica formal com questões do Yudja. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Introdução ao Programa Minimalista. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Modais no PB sob a perspectiva semântica. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
A gramática da língua Parisi. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
Classificação dos verbos segundo suas propriedades. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2014 - 2014
Reference to kinds and substances in the 3rd Mille. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2014 - 2014
The semantics of bare NPs: a crosslinguistics pers. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2014 - 2014
Introdução à Linguística Experimental. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2014 - 2014
The roots of verb meaning. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2013 - 2013
Aspects of Theoretical and Developmental Syntax. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2012 - 2012
Aspectos semânticos do português brasileiro. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.
2012 - 2012
Linguística Experimental. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.
2012 - 2012
Estrutura argumental e inacusatividade. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.
1999 - 1999
Metas da análise quantitativa em linguística. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1997 - 1997
Tópicos Especiais em Linguística Histórica.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Norma Padrão Escrita II
08/2018 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sintaxe do Português
02/2018 - 07/2018
Ensino, Abi - Letras Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Gramaticais
02/2018 - 07/2018
Ensino, Abi - Letras Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Sintaxe do Português
08/2017 - 12/2017
Ensino, Abi - Letras Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sintaxe do Português
08/2017 - 12/2017
Ensino, Abi - Letras Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Sintaxe
03/2017 - 07/2017
Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sintaxe
03/2017 - 07/2017
Ensino, Abi - Letras Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sintaxe do Português
03/2017 - 07/2017
Ensino, Abi - Letras Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfologia do Português
08/2016 - 12/2016
Ensino, Abi - Letras Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sintaxe do Português
03/2016 - 07/2016
Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Sintaxe
03/2016 - 07/2016
Ensino, Abi - Letras Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Semântica
08/2015 - 12/2015
Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sintaxe
08/2015 - 12/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Semântica I
08/2015 - 12/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sintaxe do Português
08/2015 - 12/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Gramaticais
03/2015 - 07/2015
Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Morfologia
03/2015 - 07/2015
Ensino, Abi - Letras Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfologia do Português
03/2015 - 07/2015
Ensino, Abi - Letras Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Gramaticais
02/2015 - 03/2015
Ensino, Letras-Português (Modalidade EaD), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sintaxe do Português (repercurso)
08/2014 - 12/2014
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sintaxe do Português
02/2012 - 07/2012
Ensino, Letras-Português (Modalidade EaD), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sintaxe do Português

Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2014 - 07/2014
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos da Língua Portuguesa II: morfossintaxe
03/2014 - 07/2014
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos da Língua Portuguesa IV: morfossintaxe
03/2014 - 07/2014
Ensino, Estudos Linguísticos, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sintaxe do Português
03/2014 - 07/2014
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos da Língua Portuguesa IV: morfossintaxe
09/2013 - 02/2014
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos da Língua Portuguesa III - Morfossintaxe
09/2013 - 02/2014
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina II - Oficina de Análise Sintática
09/2013 - 02/2014
Ensino, Estudos Linguísticos, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Pesquisa em Linguística
03/2013 - 08/2013
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos da Língua Portuguesa IV: Morfossintaxe
03/2013 - 08/2013
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual II
03/2013 - 08/2013
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual I
03/2013 - 08/2013
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual I
08/2012 - 03/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual I
08/2012 - 03/2013
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário Temático I: gramáticas do português brasileiro
08/2012 - 02/2013
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe II
09/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul, .

Cargo ou função
Comissão do Processo Seletivo para admissão de estudantes no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Estudos Linguísticos.
08/2012 - 11/2012
Ensino, Estudos Linguísticos, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sintaxe do Português
03/2012 - 08/2012
Extensão universitária , Universidade Federal de Santa Catarina, .

Atividade de extensão realizada
Produção de material escrito sobre Sintaxe do Português para o curso Letras-Português a Distância.
02/2012 - 07/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe I
02/2012 - 07/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual I
07/2011 - 12/2011
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual I
07/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual I
07/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia
03/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Universidade Federal da Fronteira Sul, .

Atividade de extensão realizada
O ensino de leitura e produção escrita para estudantes surdos: uma proposta de trabalho com oficinas.
03/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Universidade Federal da Fronteira Sul, .

Atividade de extensão realizada
Professora Colaboradora no I Programa de Formação Complementar em Letras: Linguística.
06/2011 - 06/2011
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul.

Atividade realizada
Parecerista ad hoc de 01 (um) projeto de pesquisa e 02 (dois) projetos de Iniciação Científica UFFS..
03/2011 - 06/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual I
03/2011 - 06/2011
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual I
07/2010 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual II
07/2010 - 12/2010
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual II
05/2010 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul, .

Cargo ou função
Membro da comissão de elaboração e coordenação de programa de arte e cultura para a UFFS - Campus Erechim..
03/2010 - 06/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual I
03/2010 - 06/2010
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual I

Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Colégio Farroupilha, ABE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 38

Atividades

8/2001 - 3/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Colégio Leonardo da Vinci, LEO, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 25

Atividades

8/1998 - 2/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Instituto de Pós-Graduação, IES, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

05/2005 - 06/2005
Ensino, Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sintaxe do Português

Instituto Porto Alegre, IPA*, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 25

Atividades

3/2000 - 6/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Secretaria Estadual de Educação, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliadora das redações da Rede Pública



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Modais, um estudo sobre a interface sintaxe-semântica. O Português Brasileiro e o Wapichana.
Descrição: Este projeto visa a contribuir para uma melhor compreensão sobre a interface sintaxe e semântica dos modais nas línguas naturais. Há evidências de que a estrutura sintática desempenha um papel na interpretação do modal ? ver Cinque (1999, 2006), entre outros ?; do ponto de vista semântico, assume-se, desde Kratzer (1981), que os modais são monossêmicos, contrariamente ao que propõe Cinque. Nosso objetivo é, na esteira da proposta de Hacquard (2006, 2010), unificar a sintaxe e a semântica, tendo em vista a contribuição do predicado da sentença prejacente/encaixada, da base modal e da fonte de ordenação. Fundamental para esse projeto é compreender o papel do tempo e do aspecto, tanto do modal quanto da sentença prejacente, para a definição da modalidade. Esse estudo tem como objeto de pesquisa duas línguas sem parentesco: o Wapichana (Aruak) e o Português Brasileiro (PB). Dentre os resultados, está prevista uma descrição mais detalhada dessas línguas. Já há alguma literatura sobre os modais no PB, mas nada sobre o Wapichana. Ao longo do projeto iremos coletar, de maneira controlada, dados sobre os modais e realizar experimentos que possam dar suporte para as hipóteses que serão aventadas. A hipótese central é que a definição da modalidade está atrelada ao predicado da encaixada, ao tempo/aspecto e à base modal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Núbia Saraiva Ferreira - Coordenador / Maria José Foltran - Integrante / Roberta Pires de Oliveira - Integrante / Simone Lúcia Guesser - Integrante / Elder José Lanes - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 4
2017 - Atual
Estudos comparativo dos auxiliares modais: Lung'le e português brasileiro
Descrição: Este projeto de pesquisa investiga os núcleos auxiliares modais no lung´Ie, língua crioula de base portuguesa falada em São Tomé e Príncipe, em comparação com o português brasileiro (PB). Nosso principal objetivo é contribuir para a descrição dessa língua, que se encontra em ameaça de extinção: tem atualmente cerca de 200 falantes (AGOSTINHO 2014). O nosso foco de investigação é também depreender possíveis influências do componente sintático na interpretação dos auxiliares modais. Temos por hipótese que modais de raiz ? em que a orientação do modal recai sobre o sujeito da sentença ? têm sua leitura determinada em parte pelas propriedades do predicado sob o escopo do modal: sabe-se que no PB modais deônticos orientados para o sujeito formam sequência apenas com predicados de natureza agentiva (cf. PIRES DE OLIVEIRA & RECH, 2016; RECH & VARASCHIN, 2017); já um modal epistêmico, que é orientado apenas para o falante, não sofreria restrições do predicado no domínio encaixado. Estudos do PB apontam uma influência das propriedades do predicado encaixado na interpretação de um deôntico; com base nesse dado, objetivamos, com esta pesquisa, verificar se essas restrições se estendem a outras línguas, através da comparação do PB com crioulos e com as variedades de português de São Tomé e Príncipe. Nossa pesquisa é de caráter experimental, uma vez que visamos coletar dados dessas línguas a partir de entrevistas livres e de contação de histórias com auxílio de imagens cronologicamente ordenadas. Este estudo consiste, primeiramente, em identificar nesse corpora núcleos auxiliares modais. Na sequência, objetivamos analisar o contexto sintático de emprego desses núcleos com o fim de depreender possíveis restrições impostas pelo predicado encaixado na interpretação do modal. Por fim, intentamos comparar nossos resultados com os estudos de modais no PB com abordagem sintático-semântica. Equipe: Tainá Monique Schaffer (Iniciação Científica) Núbia Ferreira Rech (Orientadora) Ana Lívia Agostinho (Co-orientadora).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Núbia Saraiva Ferreira - Coordenador / Ana Lívia AGOSTINHO - Integrante.
2012 - 2014
Complemento dos núcleos funcionais aspectuais (Edital Nº160/UFFS/2012/PIBIC)
Descrição: Os verbos aspectuais que constituem núcleos funcionais selecionam um complemento regido de preposição. A escolha desta parece estar, de alguma forma, ligada à noção aspectual que o verbo expressa, permitindo a organização desses verbos em dois grupos: (i) os que subcategorizam um [a InfP]; e (ii) os que subcategorizam um [de InfP]. Alguns exemplos de aspectuais que selecionam a preposição a são começar, continuar, tornar, voltar. Estes marcam, respectivamente, o início, o desenvolvimento e a repetição do evento. Já exemplos de aspectuais que selecionam a preposição de são acabar, terminar, parar, que marcam a retrospecção (acabar), o término (acabar/terminar) e a interrupção do evento (parar). Os verbos do primeiro grupo supõem o avanço ou a continuidade do evento a partir de um determinado ponto. Assim, a preposição a parece estar associada a aspecto durativo. Além disso, é possível, muitas vezes, parafrasear um complemento encabeçado pela preposição a por um complemento gerúndio. Gonçalves (1999, p. 478) sugere que as paráfrases indicam que a preposição tem valor de núcleo aspectual, equivalendo ao gerúndio. Esta hipótese precisa, entretanto, ser detidamente examinada. Os verbos que selecionam a preposição de, por sua vez, supõem a interrupção do evento em um determinado ponto, não sendo compatível com aspecto durativo. Essa sistematicidade no emprego da preposição permite supor que sua escolha não é arbitrária, mas determinada pelo aspecto contido no verbo. Paralelamente à análise desses aspectos, pretende-se responder às seguintes questões: (i) por que certos auxiliares aspectuais subcategorizam um infinitivo sem preposição (talvez um VP) e outros com preposição (talvez um InfP)?; e (ii) Qual a função da preposição nestas estruturas? É importante considerar que, se forem preposições funcionais, atribuem caso; se InfP precisa de caso, então as preposições aparecem em contextos em que se tem infinitivos de fato para serem marcados com caso, e não VPs. A metodologi.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Núbia Saraiva Ferreira - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal da Fronteira Sul - Bolsa.
2012 - 2013
Verbos aspectuais com complemento infinitivo antecedido pela preposição 'a' (Edital Nº115/UFFS/2012/PIBIC)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
A aprendizagem da leitura e da produção escrita em Língua Portuguesa por estudantes surdos das séries finais do Ensino Fundamental (Edital Nº001/FAPERGS/UFFS/2010)
Descrição: Neste projeto, pretende-se investigar como ocorre a aprendizagem da leitura e da produção escrita em Língua Portuguesa por estudantes surdos das séries finais do Ensino Fundamental do município de Erechim. A opção por desenvolver este projeto justifica-se por esses estudantes terem como língua materna a LIBRAS, que se processa em modalidade visual, diferentemente dos ouvintes, que adquirem o português como primeira língua. Em vista disso, temos por hipótese que surdos e ouvintes apresentam domínios diferentes da Língua Portuguesa nos planos morfológico, sintático, semântico e pragmático. Os estudantes surdos têm contato restrito com a Língua Portuguesa antes do período escolar, havendo casos, inclusive, de estudantes que ingressam na escola sem um conhecimento mínimo dessa língua. Por consequência, a proposta de educação inclusiva para o ensino de Língua Portuguesa constitui um grande desafio à escola. Para os surdos, a proposta da educação bilíngue constitui a mais adequada, pois respeita sua diferença linguística e lhe possibilita interação social. É necessário, entretanto, descobrir estratégias que garantam esse domínio sem impedir o desenvolvimento linguístico dos ouvintes com quem dividem o espaço escolar. O objetivo maior deste projeto é gerar um banco de dados constituído, inicialmente, de dez informantes surdos. A partir da constituição desse banco, será possível investigar a compreensão da leitura e da produção escrita desses estudantes assim como realizar pesquisas que visem ao aprimoramento do ensino de leitura e escrita da língua portuguesa para alunos surdos e ouvintes no regime de inclusão a fim de qualificar esse processo para ambos os usuários..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Núbia Saraiva Ferreira - Coordenador.
2011 - 2011
Registrando a memória regional: a História social e a constituição de um laboratório de Linguística e História Oral
Descrição: O presente projeto tem como objetivo inserir-se em um plano maior, qual seja, a constituição de um Laboratório de Linguística e História Oral na região do Alto Uruguai. A constituição deste laboratório, que já foi contemplado dentro do programa de bolsas de Iniciação Acadêmica da UFFS no ano de 2010, e ao qual pretendemos agora dar continuidade, visa atender as demandas apontadas pela sociedade, através da I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (I COEPE), especialmente no que se refere a projetos sobre o multiculturalismo e diversidade linguística; à criação de centros de memória regional para a preservação do patrimônio material e imaterial, bem como ao desenvolvimento de projetos que fomentem a escrita de si (História e memória) por parte de grupos culturais e movimentos sociais urbanos e rurais. Visando atender tais demandas, pretende-se fomentar a constituição do Laboratório de Linguística e História Oral no campus de Erechim através de um trabalho interdisciplinar. Para tanto, pretende-se realizar entrevistas com informantes previamente selecionados, desenvolvendo junto aos alunos bolsistas pesquisas no âmbito da memória e da linguagem regionais, constituindo ainda um centro de documentação e estudos capaz de se apresentar futuramente como referência na região. Um ponto importante a ser salientado é a necessidade de se promover uma seleção de nossos primeiros entrevistados, visando consolidar um acervo que tenha consistência temática. É pensando neste ponto, e também nas demandas apontadas pela COEPE, que prentendemos abordar, no ponto inicial deste trabalho, a História dos movimentos sociais na região do Alto Uruguai, selecionando entrevistados que, ao mesmo tempo em que partilham de suas experiências pessoais (lideranças ou militantes de tais movimentos), produzam entrevistas que se constituam em objeto de estudos sociais e linguísticos. Esta proposta se alicerça teoricamente em duas vias: inicialmente, há o desenvolvimento dos estudos sociolinguísticos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Núbia Saraiva Ferreira - Integrante / Gerson Wasen Fraga - Coordenador.
2010 - 2012
Periferia Nominal em Português Brasileiro: paralelismo CP-IP-DP
Descrição: O projeto trata de questões relativas ao domínio nominal no Português Brasileiro. Contempla fenômenos que ocorrem na periferia DP e que são de interface semântica-sintaxe-pragmática, além de perpassar pela área da aquisição da linguagem, visto que durante a pesquisa serão analisados dados de aquisição das crianças em fases iniciais. O objetivo principal é estudar detalhadamente a sintaxe da periferia DP, levando em conta os aspectos semânticos, morfológicos e pragmáticos dos elementos que aparecem dentro do domínio nominal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Núbia Saraiva Ferreira - Integrante / Sandra Quarezemin - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Seminários de Estudos Gramaticais (SEG) - Primeira Edição
Descrição: Este projeto corresponde a Primeira Edição dos Seminários de Estudos Gramaticais (SEG), promovidos pelo Núcleo de Estudos Gramaticais (NEG), o qual visa a congregar pesquisadores interessados em usar teorias formais para estudar as línguas naturais em seus diversos aspectos. Através da realização de Seminários, objetivamos promover a socialização e discussões acerca dos projetos em andamento dos alunos de iniciação científica, de mestrado, de doutorado e de pós-doutorado, assim como dos docentes vinculados ao nosso Núcleo (NEG). O objetivo deste projeto é também convidar membros externos à instituição para apresentarem suas pesquisas ao Núcleo e constituírem debatedores das pesquisas dos nossos estudantes e professores. A Primeira Edição do projeto Seminários de Estudos Gramaticais (SEG) será constituída de três eventos: I Encontro do SEG; II Encontro do SEG e III Encontro do SEG, os quais serão realizados ao longo do período de agosto a dezembro de 2016..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Núbia Saraiva Ferreira - Coordenador / Ana Lívia AGOSTINHO - Integrante.
2013 - 2013
Estudos em Tópicos da Gramática
Descrição: O projeto Estudos em tópicos da gramática objetiva inserir os estudantes da pós-graduação em Estudos Linguísticos e da graduação em Letras da UFFS e de outras IES nos estudos concernertes à área da gramática formal. A proposta do projeto é ministrar cursos sobre os seguintes tópicos: (i) Estrutura argumental do verbo; (ii) Verbos monoargumentais e a hipótese inacusativa; (iii) Focalização e Clivagem; (iv) Setenças relativas do português brasileiro; (v) Sentenças interrogativas no português brasileiro; (vi) Da teoria de Princípios e Parâmetros ao Programa Minimalista: principais inovações; (vii) Semântica formal; e (viii) Introdução à fonologia. O objetivo do projeto é apresentar aos estudantes diferentes fenômenos linguísticos sob o enfoque dos estudos formalistas. Os minicursos serão ministrados pelo Professor Visitante Sênior Prof. Dr. Carlos Mioto em parceira com professoras da instituição: Profª Me. Alina Peixoto Gravina (UFFS ? campus Laranjeiras do Sul); Profª Drª Morgana Cambrussi (UFFS - campus Chapecó); Profª Drª Núbia Ferreira Rech (UFFS - campus Chapecó) e Profª Drª Sabrina Casagrande (UFFS ? Campus Realeza). Com isso, o projeto promove a integração entre os professores dos diferentes campi da UFFS com formação na área dos estudos formais em gramática..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
O ensino da leitura e da produção escrita para estudantes surdos: uma proposta de trabalho com oficinas
Descrição: Neste projeto, pretende-se ministrar oficinas de literatura a estudantes surdos das séries finais do Ensino Fundamental do município de Erechim no turno inverso ao da aula, no qual estão na Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada). A opção por desenvolver este projeto em parceria com a Apada justifica-se por as oficinas ministradas nesse ambiente serem adequadas às particularidades linguísticas do surdo, obtendo, por consequência, resultados mais produtivos que os obtidos na escola. Com a realização dessas oficinas, pretende-se, dentre outros aspectos, desenvolver a consciência linguística dos alunos surdos de forma que utilizem a língua não como seres passivos, mas como sujeitos que constroem o sentido dos textos nos processos de leitura e escrita. Esses são instrumentos fundamentais e habilidades necessárias para a aquisição dos diferentes saberes. Nessa perspectiva, devem constituir a base do ensino desses estudantes. As oficinas terão a duração de três horas, periodicidade quinzenal durante quatro meses. Pretende-se também produzir material que auxilie no (re)pensar o trabalho com a leitura e escrita em Língua Portuguesa, assim como promover mini-cursos aos professores da rede estadual e municipal e às famílias de estudantes surdos sobre temas como aquisição e desenvolvimento linguístico, desenvolvimento cognitivo e políticas de inclusão e legislação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Núbia Saraiva Ferreira - Coordenador / Carmen Elisabete de Oliveira - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Caderno de Squibs: Temas em Estudos Formais da Linguagem
2016 - Atual
Periódico: WORKING PAPERS EM LINGUÍSTICA (ONLINE)
2014 - Atual
Periódico: Fórum Linguistico (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.


Idiomas


Espanhol
Lê Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.


Prêmios e títulos


2014
Primeiro Lugar no Concurso Público para o Magistério Superior na Área de Teoria e Análise Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina.
2012
Segundo Lugar no Concurso Público para o Magistério Superior na Área Sintaxe e Semântica da Língua Portuguesa (Edital RF nº 25, de 13 de abril de 2012)., Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
2010
Primeiro Lugar no Concurso Público para Magistério Superior - Língua Portuguesa e Linguística, Universidade Federal Fronteria Sul - Campus Erechim.
1997
Destaque - IX Salão de Iniciação Científica, UFRGS.
1995
Menção Honrosa, UFRGS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RECH, Núbia.2018RECH, Núbia.; BRANDÃO, A. P. . A marcação da modalidade deôntica em Paresi. Fórum Linguístico, v. 15, p. 2816-2827, 2018.

2.
RECH, Núbia.2018RECH, Núbia.; VARESCHIN, G. . Predicados estativos e os tipos de deônticos: ought-to-do e ought-to-be. CADERNOS DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS (UNICAMP), v. 60, p. 159-177, 2018.

3.
RECH, Núbia.2018RECH, Núbia.; AGOSTINHO, A. L. . Entrevista com W. Leo Wetzels. WORKING PAPERS EM LINGUÍSTICA (ONLINE), v. 19, p. 6-17, 2018.

4.
RECH, Núbia.2018RECH, Núbia.; VARESCHIN, G. . Propriedades do modal deôntico ought-to-be. ALFA: REVISTA DE LINGUÍSTICA (UNESP. ONLINE), v. 62, p. 361-380, 2018.

5.
RECH, Núbia.2017RECH, Núbia.; VARESCHIN, G. . Predicados inacusativos e a modalidade deôntica. REVISTA LETRAS (CURITIBA), v. 96, p. 219-238, 2017.

6.
Pires de Oliveira2016 Pires de Oliveira ; RECH, Núbia. . Flavors of obligation: the syntax/semantics of deontic deve in Brazilian Portuguese. Letras de Hoje (Online), v. 51, p. 349-357, 2016.

7.
RECH, Núbia.2015RECH, Núbia.; NASCIMENTO, F. S. . A natureza do complemento dos verbos aspectuais. Domínios de Lingu@Gem, v. 9, p. 202-221, 2015.

8.
RECH, Núbia.2015RECH, Núbia.; NASCIMENTO, F. S. . Restrições dos aspectuais do português brasileiro a predicados de achievement. Fórum Linguistico (Online), v. 11, p. 429-433, 2015.

9.
RECH, Núbia.2014 RECH, Núbia.; Giachin, Amanda e Sá . As interpretações disponíveis para os modais 'pode' e 'deve' em construções com predicados adjetivais. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 12, p. 21-49, 2014.

10.
RECH, Núbia.2013RECH, Núbia.. Auxiliaridade verbal: uma análise dos núcleos funcionais 'ir' e 'ter' no português brasileiro. Cadernos do IL (UFRGS), v. 46, p. 65-89, 2013.

11.
RECH, Núbia.2012 RECH, Núbia.. O Processo de auxiliaridade verbal no português brasileiro: uma análise dos aspectuais. Revista Letras (Curitiba), v. 84, p. 111-136, 2012.

12.
RECH, Núbia.2011 RECH, Núbia.. Verbos de Reestruturação no Português Brasileiro. Revista do GEL (Araraquara), v. 8, p. 172-189, 2011.

13.
RECH, Núbia.2011RECH, Núbia.. O processo de auxiliaridade verbal no português brasileiro: uma análise dos modais poder, dever e ter de/que. Working Papers em Linguística (Online), v. 11, p. 37-51, 2011.

14.
RECH, Núbia.2011 RECH, Núbia.. Hierarquia dos núcleos funcionais no português brasileiro. Revista da ANPOLL (Online), v. 1, p. 207-225, 2011.

15.
RECH, Núbia.2007RECH, Núbia.. A formação de construções resultativas no português brasileiro. Cadernos de Estudos Linguísticos (UNICAMP), v. 49, p. 79-100, 2007.

16.
RECH, Núbia.1996RECH, Núbia.. Florbela e o carregar do mundo nos divinos braços de mulher. Caderno de Letras da Ufrgs, UFRGS, p. 113-121, 1996.

17.
RECH, Núbia.1995RECH, Núbia.. O Ensino da língua: privilégio ou sacrilégio?. Caderno de Letras da Ufrgs, UFRGS, p. 109-114, 1995.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RECH, Núbia.; JEREMIAS, D. A. (Org.) ; NASCIMENTO, F. S. (Org.) . I Seminário de Pesquisa em Linguística: língua e cognição - Caderno de Resumos. 1. ed. Frederico Westphalen: URI, 2013. v. 1. 34p .

2.
RECH, Núbia.; STÜBE, A. D. (Org.) ; SILVA SOBRINHO, J. S. (Org.) ; HORST, C. (Org.) ; NASCIMENTO, F. S. (Org.) ; HAMMES, L. (Org.) . II Seminário Internacional de Língua e Literatura da Fronteira Sul/I Instituto de Estudos Linguísticos - Caderno de Resumo. 1. ed. Chapecó: Universidade Federal da Fronteira Sul, 2013. v. 1. 292p .

3.
RECH, Núbia.; NASCIMENTO, F. S. (Org.) . I Seminário de Pesquisas em Linguística: língua e cognição. 1. ed. Chapecó: Universidade Federal da Fronteira Sul, 2013. v. 1. 65p .

Capítulos de livros publicados
1.
RECH, Núbia.; LAZZAROTTO-VOLCAO, C. ; Marchesan, A. C. ; Mota, M. B. ; BRITO, D. J ; DAMATO, C. V. ; FELÍCIO, A. R. . Fenômenos Linguísticos do Português Brasileiro sob uma perspectiva formal. In: Butturi Junior, A; Fritzen, C; Moritz, M. E; Guimarães, N. S; Pedralli, R.. (Org.). Estudos Interdisciplinares de língua, literatura e tradução. Ied.Curitiba: CRV, 2017, v. , p. 299-313.

2.
RECH, Núbia.; NASCIMENTO, F. S. . Uma análise unificada para os verbos aspectuais. In: Simone Guesser. (Org.). LInguística: pesquisa e ensino. 1ed.Boa Vista: Editora da UFRR, 2016, v. 1, p. 55-78.

3.
RECH, Núbia.; Quarezemin, S. ; SILVEIRA, D. ; VARESCHIN, G. ; MILIORINI, R. . Gramática em Foco. In: Atilio Butturi Junior; Donesca Cristina Puntel Xhafaj; Leandra Cristina De Oliveira; Noêmia Soares Guimarães; Rosângela Pedralli. (Org.). (Org.). Estruturalismos, Pós Estruturalismos e Outras Discussões: a X Semana Acadêmica de Letras da UFSC. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 105-112.

4.
RECH, Núbia.; NASCIMENTO, F. S. . A natureza do complemento dos aspectuais: diferentes perspectivas de análise em debate. In: Aragão Neto, Magdiel Medeiros; Cambrussi, Morgana Fabíola.. (Org.). A natureza do complemento dos aspectuais: diferentes perspectivas de análise em debate. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. 1, p. 227-249.

5.
RECH, Núbia.. Auxiliares:uma subclasse dos inacusativos. In: Ronald Taveira. (Org.). As interfaces da gramática. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, v. I, p. 20-42.

6.
RECH, Núbia.; Vinhas . Linguagem e sociedade: a fronteira sul e os desafios para os estudos da linguagem. In: Jovilles Vitório Trevisol; Maria Helena Cordeiro; Monica Hass. (Org.). Construindo agendas e definindo rumos: I conferência de ensino, pesquisa e extensão da UFFS. Chapecó: UFFS, 2011, v. v.1, p. 239-248.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RECH, Núbia.; Oliveira, C. E. . VIII Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras. IV Seminário de Ensino de Língua Materna.. In: VIII Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras. IV Seminário de Ensino de Língua Materna., 2012, Passo Fundo. VIII Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras. IV Seminário de Ensino de Língua Materna.. Passo Fundo: UPF, 2012. p. 1-15.

2.
RECH, Núbia.. Estruturas mono-argumentais do português e a inacusatividade. In: IV Congresso Internacional da ABRALIN, 2005, Brasília. Anais do IV Congresso Internacional da Abralin, 2005.

3.
RECH, Núbia.. Estruturas monoargumentais do português à luz da hipótese inacusativa. In: Celsul, 2004, Florianópolis. Celsul - VI Encontro, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RECH, Núbia.. Construções infinitivas preposicionadas complemento dos verbos aspectuais. In: I Seminário de Pesquisa Linguística: língua e cognição, 2013, Chapecó. I Seminário de Pesquisa em Linguística: língua e cognição. Frederico Westphalen: URI, 2013. v. 1. p. 32-32.

2.
RECH, Núbia.. Infinitivos preposicionados complemento de verbos raising no português brasileiro. In: VIII Congresso Internacional - XXI Instituto, 2013, Natal-RN. VIII Congresso Internacional - XXI Instituto - Caderno de Programação e Resumos. Natal/RN: Ideia Editora, 2013.

3.
RECH, Núbia.. Auxiliares: uma subclasse dos verbos de reestruturação. In: Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2010, Palhoça. 9º Encontro do CELSUL - Caderno de Programação e Resumos. Palhoça/SC: Editora Unisul, 2010. p. 229-229.

4.
RECH, Núbia.. A influência da variável sexo no uso de nós e a gente. In: Sessão de Comunicações de Variação Lingüística na IV Semana de Letras, 1997, Porto Alegre, 1997.

5.
RECH, Núbia.. O uso de nós e a gente na fala de Porto Alegre e de São Borja. In: Sessão de Comunicações do 3° Seminário do Grupo de Trabalho de Sociolingüística da Associação Nacional dos Cursos de Pós-Graduação em Letras e Lingüística - ANPOLL, 1997, Porto Alegre. Sessão de Comunicações do 3° Seminário do Grupo de Trabalho de Sociolingüística da Associação Nacional dos Cursos de Pós-Graduação em Letras e Lingüística - ANPOLL, 1997.

6.
RECH, Núbia.. O uso de nós e a gente na fala de Porto Alegre. In: II Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CelSul -, 1997, Florianópolis. II Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CelSul -, 1997.

7.
RECH, Núbia.. Reanálise do uso de nós e a gente na fala de Porto Alegre. In: Encontro de Variação Lingüística do Cone Sul, 1996, Porto Alegre, 1996.

8.
RECH, Núbia.. Nós e a gente na fala de Porto Alegre - variação ou mudança?. In: VII Salão de Iniciação Científica, 1995, Porto Alegre, 1995.

Artigos aceitos para publicação
1.
RECH, Núbia.; Quarezemin, S. ; AGOSTINHO, A. L. ; VARESCHIN, G. . Resenha do livro The Handbook of Portuguese Linguistics. REVISTA LINGUÍSTICA, 2018.

2.
RECH, Núbia.; BRANDÃO, A. P. . The relationship between irrealis mood and deontic modality in Paresi (Arawak). LIAMES, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
RECH, Núbia.; Tescari, Aquiles . O Programa Cartográfico e a sintaxe do português brasileiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
RECH, Núbia.. Infinitivos Preposicionados Complemento de Verbos Raising no Português Brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RECH, Núbia.. Construções infinitivas preposicionadas complemento dos verbos aspectuais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Pires de Oliveira ; RECH, Núbia. . A modalidade na interface sintaxe e semântica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
RECH, Núbia.. A sintaxe dos verbos auxiliares no português brasileiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
RECH, Núbia.. O Processo de auxiliaridade verbal no português brasileiro: uma análise dos aspectuais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
RECH, Núbia.; Oliveira, C. E. . A aprendizagem da leitura e da produção escrita em língua portuguesa por estudantes surdos das séries finais do ensino fundamental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
RECH, Núbia.. Estudo do núcleo funcional indicador de tempo futuro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
RECH, Núbia.. Auxiliaridade verbal: uma análise dos núcleos funcionais temporais 'ter' e 'ir' no português brasileiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
RECH, Núbia.. O processo de auxiliaridade verbal no português brasileiro: uma análise dos aspectuais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
RECH, Núbia.; Quarezemin, S. . O processo de auxiliaridade verbal no português brasileiro: uma análise dos núcleos funcionais temporais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
RECH, Núbia.. The hierarchy of functional categories in Brazilian Portuguese and the phenomenon of verbal auxiliarity. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
RECH, Núbia.; Oliveira, C. E. ; DARIVA, D. . O ensino de leitura e produção escrita para estudantes surdos: uma proposta de trabalho com oficinas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
RECH, Núbia.; PIZZATTO, F. M. . O ensino de leitura e produção escrita para estudantes surdos: uma proposta de trabalho com oficinas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
RECH, Núbia.; PIZZATTO, F. M. . Oficinas de literatura: uma proposta de ensino de Língua Portuguesa para surdos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
RECH, Núbia.; PIZZATTO, F. M. . Oficinas de literatura: uma proposta de ensino da Língua Portuguesa para surdos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
RECH, Núbia.; MARTINS, P. V. ; Oliveira, C. E. . O ensino de leitura e produção escrita para estudantes surdos: uma proposta de trabalho com oficinas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
RECH, Núbia.. O Processo de Auxiliaridade Verbal no Português Brasileiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
RECH, Núbia.. Auxiliares: uma subclasse dos verbos de reestruturação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
RECH, Núbia.. Ética na formação pessoal e na atuação profissional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
RECH, Núbia.. Ética e cidadania. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
RECH, Núbia.. Projeto de pesquisa na escola versus tempo e espaço: desafio logístico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
RECH, Núbia.. Projeto de pesquisa na escola versus tempo e espaço: desafio logístico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
RECH, Núbia.. Cinema: ciência e arte em movimento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
RECH, Núbia.. Apresentadora de relato de experiência. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
RECH, Núbia.. Construção do significado por analogias. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
RECH, Núbia.. O uso de nós e a gente na fala de Porto Alegre. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
RECH, Núbia.. O uso de nós e a gente na fala de Porto Alegre e São Borja. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
RECH, Núbia.. A influência da variável sexo no uso de nós e a gente. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
RECH, Núbia.. O uso de nós e a gente na fala de Porto Alegre e São Borja. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
RECH, Núbia.. Reanálise do uso de nós e a gente na fala de Porto Alegre. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
RECH, Núbia.. Reanálise do uso de nós e a gente na fala de Porto Alegre. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
RECH, Núbia.; AGOSTINHO, A. L. . Estudos Gramaticais e suas interfaces. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGLg, 2018 (Organização do volume 19 do periódico Working Papers em Linguística).

2.
RECH, Núbia.; Quarezemin, S. . Sintaxe Formal. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2016 (Organização do v. 17, n. 1 da Revista Working Papers em Linguística).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
RECH, Núbia.. Membro do comitê científico do VII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN).. 2013.

2.
RECH, Núbia.. Membro do comitê científico do II Seminário Internacional de Língua e Literatura na Fronteira Sul. 2013.

3.
RECH, Núbia.. Consultor ad hoc de agência de fomento (FAPESC). 2012.

4.
RECH, Núbia.. Membro do comitê científico do I Seminário Internacional de Língua e Literatura na Fronteira Sul. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
RECH, Núbia.. Parecerista ad hoc para a Revista Fórum Linguístico. 2015.

2.
RECH, Núbia.. Parecerista ad hoc para a Revista Fórum Linguístico. 2015.

3.
RECH, Núbia.. Parecerista ad hoc de projeto de pesquisa submetido ao Edital 281/UFFS/2015. 2015.

4.
RECH, Núbia.. Parecerista ad hoc de projeto de pesquisa submetido ao Edital 281/UFFS/2015. 2015.

5.
RECH, Núbia.. Parecerista ad hoc para a Revista Fórum Linguístico. 2013.

6.
RECH, Núbia.. Parecerista ad hoc de projeto de extensão para Pró-Reitoria de Extensão (UFFS). 2013.

7.
RECH, Núbia.. Parecerista ad hoc de projetos de pesquisa submetidos ao Edital 002/PROPEPG/2010. 2010.

8.
RECH, Núbia.. Parecerista ad hoc de projetos de pesquisa submetidos ao Edital 003/PROPEPG/2010 - Iniciação Científica. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RECH, Núbia.; Quarezemin, S. . Professor no Curso de Letras-Português e no Mestrado em Estudos da Linguagem. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
RECH, Núbia.; Cambrussi, M . Estudos do léxico e da gramática. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
RECH, Núbia.. O Ensino de Gramática na Educação Básica: reflexões e perspectivas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
RECH, Núbia.; Quarezemin, S. . Critérios para a classificação verbal: uma análise perpassando as gramáticas. 2015. .

3.
RECH, Núbia.; Mioto, C. . Verbos monoargumentais e a hipótese inacusativa. 2013. .

4.
RECH, Núbia.. Ambiguidade Estrutural. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
RECH, Núbia.; Quarezemin, S. ; PIRES, L. C. . Encaixe sentencial: o caso da subordinação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
RECH, Núbia.; Mioto, C. . Estrutura argumental do verbo. 2013. .

7.
RECH, Núbia.. O português falado no Brasil: uma investigação sintática. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
RECH, Núbia.; Quarezemin, S. . Fenômenos linguísticos do português brasileiro sob a ótica das gramáticas tradicionais (sintaxe). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
RECH, Núbia.. Aspectos Sintáticos do Português Brasileiro: conceitos de gramática em debate. 2012. .

10.
RECH, Núbia.. Sintaxe. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
RECH, Núbia.; Oliveira, C. E. ; DARIVA, D. . Acrófilos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
RECH, Núbia.. Sintaxe. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
RECH, Núbia.. Problemas Sintáticos do Português Brasileiro. 2011. .

14.
RECH, Núbia.; Oliveira, C. E. ; MARTINS, P. V. . Brincando no tempo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
RECH, Núbia.; Oliveira, C. E. . Chapeuzinho Amarelo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
RECH, Núbia.; Oliveira, C. E. ; PIZZATTO, F. M. . Criando História Quadro a Quadro. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
RECH, Núbia.; Oliveira, C. E. ; DARIVA, D. . Branquindeiro. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
RECH, Núbia.; Quarezemin, S. . O português falado no Brasil: uma investigação sintática. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
RECH, Núbia.; Oliveira, C. E. ; MARTINS, P. V. . O encontro marcado. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
RECH, Núbia.; Oliveira, C. E. . Os sapatinhos vermelhos: um adaptação do conto de Andersen. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RECH, Núbia.; Pires de Oliveira; AGOSTINHO, A. L.; Tescari, Aquiles. Participação em banca de Carla Verônica Damato de Souza. A orientação dos modais deônticos ought-to-do no português brasileiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
RECH, Núbia.; Guesser, S. L.; AGOSTINHO, A. L.; ZENDRON, K.. Participação em banca de Lívia de Mello Reis. A sintaxe dos sujeitos locativos no Português Brasileiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
RECH, Núbia.; AGOSTINHO, A. L.; Guesser, S. L.. Participação em banca de Dina Omar. Estudo contrastivo da expressão de futuro simples e perifrástico no francês e no português brasileiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
RECH, Núbia.; Quarezemin, S.; Guesser, S. L.; Tescari, Aquiles. Participação em banca de Luciano de Oliveira. Estudo dos clíticos e das construções com Clitic Dislocation em línguas neolatinas. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
RECH, Núbia.; Quarezemin, S.; MARTINS, M.A.; FREIRE, G.. Participação em banca de Suelen Neide Vicente. Clivadas em contextos interrogativos: assimetria sujeito-objeto. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
RECH, Núbia.; Quarezemin, S.; MATZENAUER, C. L. B.; FREITAS, M. J.. Participação em banca de Tayse Feliciano Marques. Aquisição fonológica do português brasileiro em gêmeos dizigóticos. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
RECH, Núbia.; Quarezemin, S.; Coelho, I. L.; Tescari, Aquiles. Participação em banca de Júlia Orie Yamamoto. Tópico, foco e construções de clivagem no Japonês. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
Cambrussi, M; RECH, Núbia.; Marchesan, A. C.; Basso, R.. Participação em banca de Franciele do Nascimento. Natureza categorial do complemento dos verbos aspectuais do português brasileiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

9.
Cambrussi, M; Marchesan, A. C.; Basso, R.; RECH, Núbia.. Participação em banca de Lucimar Hammes. Os verbos parar e deixar com complementos de natureza verbal e de natureza nominal. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

10.
Cambrussi, M; ARAGAO NETO, M. M.; CERQUEIRA, M. S.; RECH, Núbia.. Participação em banca de Daiana do Amaral Jeremias. A polisssemia e a representação espacial das preposições 'de' e 'para' do português brasileiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Teses de doutorado
1.
Seara, I. C.; Moraes, J. A.; Couto, L. R.; Dias, E. C. O.; RECH, Núbia.. Participação em banca de Karina Zendron da Cunha. Sentenças exclamativas em português brasileiro: um estudo experimental de interface. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
Pires de Oliveira; Mota, M. B.; Lunguinho, M. V.; Lima, S.; Mortari, C.; RECH, Núbia.. Participação em banca de Ana Lúcia Pessotto dos Santos. Força e evidência: uma análise teórico/experimental da semântica de 'pode', 'deve' e 'tem que'. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
RECH, Núbia.; Mioto, C.; Quarezemin, S.; Marchesan, A. C.; Guesser, S. L.; Cruz, A.. Participação em banca de Mateus Coimbra de Oliveira. Sentenças wh em Nheengatu: interrogativas e relativas. 2014. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
Mioto, C.; Foltran, M. J.; Nascimento, S. H. L do.; RECH, Núbia.; Coelho, I.; Quarezemin, S.. Participação em banca de Ani Carla Marchesan. As relativas livres no português brasileiro. 2012. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
RECH, Núbia.; Othero, G.; Lunguinho, M. V.. Participação em banca de Rafaela Miliorini Alves de Brito. Investigando o papel explanatório da distinção complemento/adjunto. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
RECH, Núbia.; Quarezemin, S.; GALVES, Charlote. Participação em banca de Damaris Matias Silveira. Relação de concordância em estruturas clivadas do português brasileiro. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
RECH, Núbia.; FIGUEIREDO SILVA, M. C; RILLIARD, A.. Participação em banca de Daise Fabiana Ribeiro Pereira Carpes. Estudo prosódico sobre foco no português brasileiro. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
RECH, Núbia.; Quarezemin, S.; AGOSTINHO, A. L.; Monawar, M.. Participação em banca de Nicole Mikaele Cruz Trentini. Predicados individual-level com interpretação stage-level: o argumento espaço-temporal como modificador. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
RECH, Núbia.; Quarezemin, S.; Tescari, Aquiles; Pires de Oliveira. Participação em banca de Eduardo Roberto Probst. Considerações sobre os tipos de sujeito: do clássico à cartografia. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
RECH, Núbia.; Quarezemin, S.; AGOSTINHO, A. L.. Participação em banca de Juliana Regina da Silva. Clíticos em Foco: um estudo comparativo do português e do crioulo de Cabo Verde. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
RECH, Núbia.; MARTINS, M.A.; BISPO, E. B.. Participação em banca de Rimylles Fabricio Alves da Silva. As orações relativas oblíquas: uma proposta de trabalho com a variação linguística. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
RECH, Núbia.; Pires de Oliveira; Tescari, Aquiles; Lunguinho, M. V.. Participação em banca de Carla Verônica D'amato de Souza. A orientação do modal deôntico poder no PB em interpretações ought-to-do e ought-to-be. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
LAZZAROTTO-VOLCAO, C.; RECH, Núbia.; Seara, I. C.; HEIDERMANN, W. L.. Participação em banca de Stephanie Elisabeth Jungklaus Speckhann. Aprendizagem formal e natural do alemão: a produção da fricativa palatal surda [ç] por brasileiros. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
RECH, Núbia.; LIMA, R.; AGOSTINHO, A. L.. Participação em banca de Dina Omar. Estudo contrastivo da expressão do futuro simples e perifrástico do francês e do português brasileiro numa perspectiva tradutológica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
Quarezemin, S.; Guesser, S. L.; RECH, Núbia.. Participação em banca de Lívia de Mello Reis. A sintaxe do sujeito nas sentenças com alternância sintática do português brasileiro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
LAZZAROTTO-VOLCAO, C.; MATZENAUER, C. L. B.; RECH, Núbia.. Participação em banca de Tayse Feliciano Marques. Aquisição fonológica típica à luz do modelo padrão de aquisição de contrastes. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
RECH, Núbia.; Guesser, S. L.; Quarezemin, S.. Participação em banca de Suelen Neide Vicente. Clivadas em contextos interrogativos: assimetria sujeito-objeto. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
RECH, Núbia.; Quarezemin, S.; Guesser, S. L.; Tescari, Aquiles. Participação em banca de Luciano de Oliveira. Estudo de construções com clitic dislocation em línguas neolatinas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
Rost-Snichelotto, C.; Görski, E. M.; RECH, Núbia.. Participação em banca de Kelly Trapp. Os marcadores discursivos 'sabe?' e 'entende?' na fala de informantes do município de Chapecó/SC. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

13.
RECH, Núbia.; Mioto, C.; Quarezemin, S.; Cambrussi, M. Participação em banca de Lucimar Hammes. 'Parar' e 'deixar' com complementos de natureza verbal [InfP] e nominal [DP]. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

14.
RECH, Núbia.; Quarezemin, S.; Mioto, C.; Cambrussi, M. Participação em banca de Franciele da Silva do Nascimento. Natureza categorial do complemento dos aspectuais no português brasileiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

15.
Cambrussi, M; CERQUEIRA, M. S.; ARAGAO NETO, M. M.; RECH, Núbia.. Participação em banca de Daiana do Amaral Jeremias. A polissemia e a representação espacial das preposições 'de' e 'para' do português brasileiro. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RECH, Núbia.; Guesser, S. L.. Participação em banca de Flore Kédochim.Um estudo cartográfico sobre pourquoi e pour quoi em interrogativas do francês. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Roraima.

2.
RECH, Núbia.; Guesser, S. L.. Participação em banca de Raquel Santos de Souza.Como assim mirativo em PB: uma investigação cartográfica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Roraima.

3.
RECH, Núbia.; Quarezemin, S.; CRISTOFOLINI, C.. Participação em banca de Maria Eduarda da Silva.Desvios Fonológicos: uma visão linguística. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
Quarezemin, S.; RECH, Núbia.; PEREIRA, A. L. D.. Participação em banca de Juliana Regina da Silva.Próclise em foco: um estudo sintático dos clíticos no português brasileiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
Quarezemin, S.; RECH, Núbia.; Pires de Oliveira. Participação em banca de Lívia de Mello Reis.Sentenças Pseudoclivadas e Foco. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
RECH, Núbia.; Cambrussi, M; Gravina, A.. Participação em banca de Denise Heisler.O estudo da modalidade epistêmica e Deôntica dos verbos auxiliares 'poder' e 'dever' com complemento infinitivo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

7.
RECH, Núbia.; Quarezemin, S.; Pires de Oliveira. Participação em banca de Maurício Sartori Resende.Os modais epistêmicos no Português Brasileiro: uma interface sintaxe-semântica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RECH, Núbia.; AGOSTINHO, A. L.; BALTAR, Marcos. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto na área de Linguística. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
RECH, Núbia.; ANDERSEN, E. M. L.; MARTINS, M.A.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto de Linguística/Teoria e Análise Linguística. 2015. Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
RECH, Núbia.. Participação como Membro Titular da Banca Examinadora da Área de Conhecimento de Libras. 2010. Universidade Federal da Fronteira Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
12th Workshop on Formal Linguistics.The irrealis mode in Lung'le: ka. 2018. (Outra).

2.
3rd Eissi Syntax, Semantics, Interfaces & Cognition.Marking of deontic modality in Paresi: maika and wahena. 2018. (Encontro).

3.
Encontro Nacional do Grupo de Trabalho de Teoria da Gramática - Anpoll.Notas sobre o sufixo -vel do português: uma abordagem sintática para a formação de palavras. 2018. (Encontro).

4.
Encontro Nacional do Grupo de Trabalho Teoria da Gramática - Anpoll.O Programa Cartográfico e a Estrutura da Sentença. 2018. (Encontro).

5.
XII Semana Acadêmica de Letras da UFSC - Língua, Literatura , Tradução: pluralidades.Coordenação do Simpósio Temático Sintaxe, Sintaxes no Universo das Letras. 2018. (Outra).

6.
Grupo de Estudos de Línguas em Contato - Gelic.O emprego de 'ka' em Lung'Ie: marcação de tempo ou modalidade. 2017. (Outra).

7.
I Seminário de Novas Abordagens em Gramática.Tendências contemporâneas em sintaxe gerativa: Cartografia e Minimalismo. 2017. (Seminário).

8.
Seminário de Estudos Gramaticais 2ª Ed.Predicados estativos e inacusativos sob o escopo de auxiliares modais deônticos. 2017. (Seminário).

9.
Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística - IX SINPEL.Interface na Linguística. 2017. (Seminário).

10.
Travessias em Língua Portuguesa: pesquisa e ensino.Predicados inacusativos e a modalidade deôntica. 2017. (Encontro).

11.
VI Congresso Internacional de Estudos Linguísticos. A marcação de modalidade deôntica em Paresi. 2017. (Congresso).

12.
X Congresso Internacional da Abralin. Predicados estativos e os tipos de deônticos: ought-to-do e ought-to-be. 2017. (Congresso).

13.
XI Semana de Letras UFSC.Coordenador de Simpósio Temático. 2017. (Simpósio).

14.
XII Encontro do CELSUL - 100 anos do Curso de Linguística Geral: descobramamentos e perspectivas.Mesa 2 do Eixo Descrição Linguística e Gramatical: desdobramento e perspectivas. 2016. (Simpósio).

15.
XII Encontro do CELSUL - 100 anos do Curso de Linguística Geral: desdobramentos e perspectivas.Mesa 7 do Eixo Descrição Linguística e Gramatical: desdobramentos e perspectivas. 2016. (Simpósio).

16.
XI Workshop on Formal Linguistics.Deontic interpretations and the syntax-semantics interface. 2016. (Outra).

17.
X Semana Acadêmica de Letras: Cem Anos do Curso.Simpósio Temático: Gramática em Foco. 2016. (Simpósio).

18.
IX Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Estudo das restrições dos predicados estativos à modalidade de raiz. 2015. (Congresso).

19.
Ninth Principia International Symposium.O complemento dos modais de raiz no português brasileiro: um estudo das restrições a predicados [-controle]. 2015. (Simpósio).

20.
I Encontro de Linguística Formal: debates sobre pesquisa e ensino de de a.Um estudo das restrições à modalidade de raiz em construções estativas. 2014. (Encontro).

21.
Roda de Conversa.Gramática na Escola. 2014. (Encontro).

22.
XI Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL.Aspectuais combinados com predicados estativos de natureza verbal e nominal. 2014. (Encontro).

23.
XI Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL.As interpretações disponíveis para os modais pode e deve em construções com predicados adjetivos. 2014. (Encontro).

24.
II Seminário Internacional de Língua e Literatura/I Instituto de Estudos Linguísticos.A língua como objeto da ciência linguística. 2013. (Seminário).

25.
II Seminário Internacional de Língua e Literatura/I Instituto de Estudos Linguísticos.Um estudo dos verbos modais no português brasileiro e de suas relações com núcleos de tempo e aspecto. 2013. (Simpósio).

26.
II Seminário Internacional de Língua e Literatura/I Instituto de Estudos Linguísticos.Predicados Achievements como complemento dos verbos aspectuais do português brasileiro. 2013. (Simpósio).

27.
I Seminário de Pesquisa em Linguística: língua e cognição.Construções infinitivas preposicionadas complemento dos verbos aspectuais. 2013. (Seminário).

28.
VIII Congresso Internacional da ABRALIN. Infinitivos Preposicionados Complemento de Verbos Raising no Português Brasileiro. 2013. (Congresso).

29.
60º Seminário do GEL.O Processo de auxiliaridade verbal no português brasileiro: uma análise dos aspectuais. 2012. (Seminário).

30.
Jornadas de Estudos Linguísticos da UFRR.A sintaxe dos verbos auxiliares. 2012. (Outra).

31.
VIII Seminário de ensino de línguas estrangeiras (SELES) & IV Seminário de ensino de língua materna (SELM).A aprendizagem da leitura e da produção escrita em língua portuguesa por estudantes surdos das séries finais do ensino fundamental. 2012. (Seminário).

32.
XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste.Auxiliaridade verbal: uma análise dos núcleos funcionais temporais ter e ir no português brasileiro. 2012. (Outra).

33.
29 SEURS - Economia Ecológica, Políticas Sociais e Integração Latino-Americana.O ensino de leitura e produção escrita para estudantes surdos: uma proposta de trabalho com oficinas. 2011. (Seminário).

34.
5 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU). O ensino de leitura e produção escrita para estudantes surdos: uma proposta de trabalho com oficinas. 2011. (Congresso).

35.
Brazilian-Italian Comparative Syntax, Semantics and Acquisition Workshop. The hierarchy of functional categories in Brazilian Portuguese and the phenomenon of verbal auxiliarity. 2011. (Congresso).

36.
I Ciclo de Debates - Escola e Sociedade Contemporâne.Educação, alteridade e políticas da diferença. 2011. (Encontro).

37.
I Ciclo de Debates - Escola e Sociedade Contemporânea.O ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos. 2011. (Outra).

38.
I Encontro Internacional de Sintaxe e Semântica e suas Interfaces.O processo de auxiliaridade verbal no português brasileiro: uma análise dos núcleos funcionais temporais. 2011. (Encontro).

39.
I Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão.A aprendizagem da leitura e da produção escrita em língua portuguesa por estudantes surdos das séries finais do ensino fundamental. 2011. (Seminário).

40.
I Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão.O ensino de língua portuguesa para estudantes surdos: uma proposta de trabalho com oficinas. 2011. (Seminário).

41.
I Seminário Internacional de Língua e Literatura na Fronteira Sul.Sessão de Comunicação em Estudos Gramaticais. 2011. (Seminário).

42.
VII Congresso Internacional da Abralin. O Processo de Auxiliaridade Verbal no Português Brasileiro: uma análise dos aspectuais.. 2011. (Congresso).

43.
VI Salão de Iniciação Científica e Extensão.Oficinas de literatura: uma prosposta de ensino da Língua Portuguesa para surdos. 2011. (Outra).

44.
XIV Feira do Livro de Erechim, II Feira Cultural e II Mostra de Turismo.Oficina de Contos: uma proposta de ensino de História para surdos. 2011. (Encontro).

45.
I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão - COEPE.Linguagem e comunicação: interfaces. 2010. (Outra).

46.
IV Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística (IVSinpel).O Processo de Auxiliaridade Verbal no Português Brasileiro. 2010. (Seminário).

47.
IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL. Auxiliares: uma subclasse dos verbos de Reestruturação. 2010. (Congresso).

48.
III Salão UFRGS Jovem.Projeto de pesquisa na escola versus tempo e espaço: desafio logístico. 2008. (Encontro).

49.
VI Workshop on Formal Linguistics. 2006. (Outra).

50.
IV Congresso Internacional da ABRALIN. IV Congresso Internacional da ABRALIN. 2005. (Congresso).

51.
VIII Congresso da Escola Particular Gaúcha. VIII Congresso da Escola Particular Gaúcha. 2005. (Congresso).

52.
VI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL.VI Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL. 2004. (Encontro).

53.
Uma educação para este milênio - o IPA como Espaço de Aprendizagem e Produção do conhecimento. 2001. (Seminário).

54.
Ensino Fundamental e Cidadania. 2000. (Seminário).

55.
3° SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE TEXTO E DISCURSO. 1999. (Seminário).

56.
Núcleo de Pesquisa e Extensão em Lingüística e Literatura - NUPELL.2° Seminário nacional sobre linguagem e ensino. 1999. (Seminário).

57.
3º Seminário do GT de Sociolinguística: os avanços nas pesquisas sobre a variação no português do Brasil.O uso de nós e a gente na fala de Porto Alegre e São Borja. 1997. (Seminário).

58.
CelSul.II Encontro do círculo de estudos lingüísticos do sul do país - CelSul. 1997. (Seminário).

59.
III Cirandando Letras. 1997. (Seminário).

60.
IV Semana de Letras.A influência da variável sexo no uso de nós e a gente. 1997. (Encontro).

61.
Oficina de pesquisa bibliográfica. 1997. (Oficina).

62.
I Encontro de variação lingüística do ConeSul.I Encontro de variação lingüística do ConeSul. 1996. (Seminário).

63.
O conto como narrativa: criação e crítica literária. 1994. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RECH, Núbia.; Guesser, S. L. ; AGOSTINHO, A. L. ; Quarezemin, S. ; VICENTE, H. G. . Seminário de Estudos Gramaticais 2ª Ed.. 2017. (Outro).

2.
RECH, Núbia.; AGOSTINHO, A. L. . I Encontro de Seminários de Estudos Gramaticais (SEG) - Primeira Edição. 2016. (Outro).

3.
RECH, Núbia.; AGOSTINHO, A. L. . II Encontro dos Seminários de Estudos Gramaticais. 2016. (Outro).

4.
RECH, Núbia.; Quarezemin, S. ; Pires de Oliveira . I Encontro de Linguística Formal: debates sobre pesquisa e ensino de gramática. 2014. (Outro).

5.
Cambrussi, M ; RECH, Núbia. ; Finger, C. . I Seminário de Pesquisa em Linguística: língua e cognição. 2013. (Outro).

6.
RECH, Núbia.; Simão, J. . II Seminário Internacional de Língua e Literatura na Fronteira Sul - I Instituto de Estudos Linguísticos. 2013. (Outro).

7.
RECH, Núbia.. I Seminário Internacional de Língua e Literatura na Fronteira Sul. 2011. (Outro).

8.
RECH, Núbia.. I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão - COEPE. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Nicole Trentini. Estudo dos modais em construções com predicados adjetivos. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Caroline Ferrari. Modais, um estudo sobre a interface sintaxe-semântica: o português brasileiro e o Wapichana. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Tainá Monique Schaffer. Modais, um estudo sobre a interface sintaxe-semântica: o português brasileiro e o Wapichana. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Marina Wanderley Van Parys de Wit. O estudo do modo irrealis no Paresi: morfema 'iya'. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Franciele do Nascimento. Natureza categorial do complemento dos verbos aspectuais do português brasileiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Núbia Saraiva Ferreira.

2.
Lucimar Hammes. Os verbos parar e deixar com complementos de natureza verbal e de natureza nominal. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal da Fronteira Sul, . Coorientador: Núbia Saraiva Ferreira.

3.
Carla Verônica D'amato de Souza. A orientação dos modais deônticos ought-to-do no português brasileiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.

4.
Dina Omar. A expressão do futuro em francês e português.. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.

Iniciação científica
1.
Tainá Monique Schaffer. Estudos comparativo dos auxiliares modais: Lung'le e português brasileiro. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.

2.
Leonardo Carvalho dos Santos. Leonardo Carvalho dos Santos. 2017. Iniciação Científica - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.

3.
Letícia Emília Krieck. Análise do sufixo -vel como marcador de modalidade. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.

4.
Caroline Ferrari. Modais, um estudo sobre a interface sintaxe-semântica: o português brasileiro e o Wapichana. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.

5.
Tainá Monique Schaffer. Modais: um estudo sobre a interface sintaxe-semântica. O Português Brasileiro e o Wapichana. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.

6.
Penélope Mas. Predicados modais em construções idiomáticas não passíveis de controle. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.

7.
Diego Lopes. Deônticos em construções idiomáticas passíveis de controle. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.

8.
Caroline Ferrari. Propriedades sintáticas das expressões 'puta' e 'baita' no PB. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.

9.
Denise Heisler. Complemento dos núcleos funcionais aspectuais. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.

10.
Malcon Rodrigues. Verbos aspectuais com complemento infinitivo antecedido da preposição 'a'.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.

11.
Tanurio Alex Schons Mayer. O processo de reestruturação no espanhol: uma análise dos aspectuais de início de evento. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.

12.
Indiara Kasperovski. A aprendizagem da leitura e da produção escrita em Língua Portuguesa por estudantes surdos das séries finais do Ensino Fundamental. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.

13.
Deivane Dariva. A aprendizagem da leitura e da produção escrita em Língua Portuguesa por estudantes surdos das séries finais do Ensino Fundamental. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.

14.
Carla Barros. A aprendizagem da leitura e da produção escrita em Língua Portuguesa por estudantes surdos das séries finais do Ensino Fundamental. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.

Orientações de outra natureza
1.
Marilei Bilibio. Monitoria em Sintaxe do Português. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.

2.
Atelli Gulliti Alesi da Rocha. Monitoria em Sintaxe do Português. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.

3.
Marilei Bilibio. Monitoria em Sintaxe do Português. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.

4.
Fabiana Pizzato. O ensino de leitura e produção escrita para estudantes surdos: uma proposta de trabalho com oficinas. 2011. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.

5.
Paola Vichianoski Martins. O ensino de leitura e produção escrita para estudantes surdos: uma proposta de trabalho com oficinas. 2011. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.

6.
Chaiane Busnello. A importância do trabalho com oficinas na qualificação do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa por crianças surdas. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.

7.
Roseli Krebs. O ensino de leitura em Língua Portuguesa para estudantes surdos em ensino regular. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.

8.
Diana Dambros. A importância do trabalho com oficinas na qualificação do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa por crianças surdas. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.

9.
Angélica Prychua. O ensino de leitura em Língua Portuguesa para estudantes surdos em ensino regular. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.

10.
Deivane Dariva. A importância do trabalho com oficinas na qualificação do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa por crianças surdas. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.

11.
Gabriel Ramos Scheider. Os recursos linguísticos empregados no internetês e sua influência na aprendizagem do português culto. 2006. Orientação de outra natureza - Colégio Farroupilha. Orientador: Núbia Saraiva Ferreira.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RECH, Núbia.; Quarezemin, S. . Professor no Curso de Letras-Português e no Mestrado em Estudos da Linguagem. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




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