Celia Maria Doria Frasca Scorvo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0051269730799217
  • Última atualização do currículo em 30/07/2018


Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1978) e mestrado em Aquicultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é pesquisadora cientifica V da APTA Regional. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Piscicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: matrinxã, manejo alimentar, boas praticas de manejo, produção de tilápias em tanques- rede. Foi assistente de Direção do Departamento de Descentralização do Desenvolvimento da APTA, atuando no Departamento de Gestão Estrategica da APTA. Foi Diretora do Nucleo de Pesquisa da APTA REGIONAL Polo Leste Paulista(2009 a 2018). É presidente da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática-AQUABIO, 2016-2018. Foi membro do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca-CONAPE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Celia Maria Doria Frasca Scorvo
Nome em citações bibliográficas
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria

Endereço


Endereço Profissional
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Departamento de Descentralização e Desenvolvimento Polo Leste Paulista, Polo Leste Paulista Monte Alegre do Sul.
Estrada Vic. Nelson taufic Nacif km 3
Lambebor
13910-000 - Monte Alegre do Sul, SP - Brasil - Caixa-postal: 01
Telefone: (19) 38991286
Fax: (19) 38991286
URL da Homepage: http://www.apta.sp.gov.br/Polos


Formação acadêmica/titulação


1997 - 1999
Mestrado em Aqüicultura.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Comportamento Alimentar do Matrinxã,Brycon cephalus,(GUNTER,1869) em tanques de cultivo,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Dalton Jose Carneiro.
Palavras-chave: Matrinxã; frequencia e horário de alimentação; temperatura da água e alimentação.
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros de Águas Interiores / Especialidade: Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros de Águas Interiores.
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Aqüicultura / Especialidade: Piscicultura.
Setores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura.
1974 - 1978
Graduação em Zootecnia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Metabolismo respiratorio de Tilapia rendalli e Tilapia nilotica. Influencia da Temperatura.
Orientador: Sonia Maria Fontes Zuim.




Formação Complementar


2009 - 2009
Extenção Rural.
Faculdade de Engenharia Agricola -UNICAMP, FEAGRI, Brasil.
2008 - 2008
Sistemas Naturais de Tratamento Resíduos Líquidos. (Carga horária: 135h).
Faculdade de Engenharia Agricola -UNICAMP, FEAGRI, Brasil.
2007 - 2007
Resíduos da Aquicultura. (Carga horária: 75h).
Centro de Aquicultura da Unesp Jaboticabal, CAUNESP, Brasil.


Atuação Profissional



APTA- DDD-Pólo Regional do Leste Paulista, APTA-DDD-PRLP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Pesquisadora cientifica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, APTA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Cientifico 3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenaddora de projetos de pesquisa Criação de Tilapia em Tanque rede em pequenas propriedades. Membro da Equepe do Projeto de pesquisa da Embrapa Auabrasil-e Projeto Componente (PC-5) trata do Manejo e da Gestão Ambiental da Aqüicultura. Diretora do Nucleo de Pesquisa do pólo Regional do Leste Paulista

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador cientifico, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Científico, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Cientifico, Carga horária: 0

Atividades

6/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Descentralização e Desenvolvimento, Polo Regional Leste Paulista.

Linhas de pesquisa
Aquicultura
Produção Animal


Linhas de pesquisa


1.
Aquicultura
2.
Produção Animal


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Implantação de um sistema de criação de tilápias, em três densidades de estocagem, utilizando tanques-rede de grande volume articulados com dispensador de ração automatizado
Descrição: O objetivo deste projeto será avaliar três densidades de estocagem (60.000; 80.000 e 100.000 juvenis de tilápia por TRGV), em dois ciclos de produção (verão e inverno) utilizando-se os TRGV com 450 m3, contendo novos componentes como o dispersador de ração automático, um equipamento inovador..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Desempenho zootécnico da tilápia Ghift, em tanques rede de pequeno volume, em represa rural, alimentadas com diferentes rações comerciais
Descrição: Avaliar o desempenho zootécnico de tilápias GIFT alimentadas com ração comercial da Guabi Nutrição Animal, tipo Pirá Ideal Tilápia e Pirá 32 e dois manejos alimentares, um manejo onde os peixes são alimentados duas vezes ao dia, todos os dias da semana, e outro não sendo alimentados nos finais de semana (sábados e domingos)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
DESEMPENHO DE TRÊS LINHAGENS DE TILÁPIA SUBMETIDAS A DOIS MANEJOS ALIMENTARES EM TANQUES-REDE EM REPRESA RURAL
Descrição: Este projeto visa analisar o desempenho de três linhagens de tilápia (GIFT, Supreme e Tailandesa com aclimatação local) que hoje são encontradas no mercado da piscicultura e estudar a melhor frequência de alimentação para a criação em tanques-rede em uma represa rural. Para a comparação do desempenho zootécnico, o delineamento experimental a ser utilizado será o inteiramente casualizado, em esquema fatorial, constituído de seis tratamentos e quatro repetições. Será analisado o desempenho zootécnico por meio dos seguintes parâmetros: ganho de peso, conversão alimentar aparente, taxa de eficiência protéica e taxa de crescimento específico. Os dados zootécnicos obtidos serão submetidos à análise de variância preliminar onde serão estudados os efeitos principais dos fatores e os efeitos das interações. Será realizado o acompanhamento dos parâmetros limnológicos e ictiossanitários da criação. Serão realizadas analises da composição centesimal das rações e da carne dos peixes, em todas as fases de crescimento e no final serão analisados diferentes métodos de abate e o rendimento de carcaça nos diferentes tratamentos. Será estimado o custo operacional de produção dos diferentes tratamentos testados com a finalidade de verificar a viabilidade econômica dos tratamentos O projeto recebeu os peixes da Piscicultura Aquabel, PR, parceira do projeto. Além de aporte de Recursos do Projeto Aquabrasil-EMBRAPA.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Diagnóstico das atividades de piscicultura da Associação de Piscicultores de Itapira, SP e Região (ASPI).
Descrição: O projeto tem como objetivo realizar diagnóstico da situação atual e as limitações das unidades de produção de piscicultura da região de Mogi - Mirim e Itapira, no Leste Estado de São Paulo, visando à construção de conhecimentos que permitam a tomada de decisão sobre o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Influência do manejo alimentar e da densidade de estocagem no desempenho da tilápia em tanques-rede em represa rural
Descrição: : avaliação dos efeitos da densidade de estocagem da tilápia em tanques-rede, alimentadas com ração isoprotéica e isoenergética com(32% PB). Avaliação do impacto ambiental na qualidade da água da criação. Análise econômica. Análise do rendimento de carcaça e composição química da carne.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Celia Maria Doria Frasca Scorvo - Coordenador / Joao Donato Scorvo Filho - Integrante / Patricia Helena Nogueira Turco - Integrante / Alceu Donadelli - Integrante / Maria Aparecida Guimarães Ribeiro - Integrante / João Manoel Cordeiro Alves - Integrante / Julio Ferraz de Queiroz - Integrante / Marcos Elizeu Losekann - Integrante / Roberto Cesnik - Integrante.
2007 - 2008
Desempenho da tilápia criada em tanques-rede de pequeno volume, alimentadas com rações de diferentes níveis de proteína bruta, na região do Leste Paulista.
Descrição: avaliar o desempenho da tilápia criada em tanques-rede de pequeno volume, alimentadas com diferentes níveis de proteína bruta, com as rações elaboradas pela Guabi. O projeto permitirá a obtenção de índices zootécnicos para a Região Leste do Estado de São Paulo, a realização da análise dos coeficientes técnicos, a estimativa do custo de operacional de produção, análise do rendimento de carcaça esta última com ênfase na porcentagem de gordura visceral..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
A cadeia produtiva da piscicultura na região do Circuito da Águas, Estado de São Paulo.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2001
Criação da Tilápia Vermelha em tanques rede, no ambiente marinho
Descrição: Trabalho 1 TOLERÂNCIA DE ALEVINOS DA TILÁPIA VERMELHA (Oreochromis sp.) À TRANSFERÊNCIA DIRETA E GRADUAL PARA ÁGUA DO MAR. [Tolerance of red tilapia fingerlings (Orechromis sp.) to direct and gradual transfer to seawater] Sergio Ostini Newton Castagnolli Celia Maria Dória Frascá-Scorvo Este trabalho teve por objetivo avaliar a tolerância de alevinos de tilápia vermelha da Flórida, em diferentes tamanhos, para transferência direta e gradual à água do mar. Trabalho 2 SOBREVIVÊNCIA E DESEMPENHO DE ALEVINOS DE TILÁPIA VERMELHA (Oreochromis sp) E "CHITRALADA" (Oreochromis niloticus) ACLIMADOS GRADATIVAMENTE EM ÁGUA DO MAR RECIRCULADA. [Survival and performance of red tilapia (Oreochromis sp) and chitralada (Orechromis niloticus) fingerlings to gradual aclimacion in a seawater recirculed.] Sergio Ostini Newton Castagnolli Célia Maria Dória Frascá Scorvo Marcelo Carrão Castagnolli O objetivo deste estudo foi investigar a sobrevivência e o desempenho de duas linhagens de tilápias (vermelha e "chitralada"), já introduzidas no Brasil, quando aclimadas e mantidas em sistema de recirculação de água do mar. Efeito da Densidade de Estocagem na Criação da Tilápia Vermelha (Oreochomis sp) em Sistema de Recirculação de Água do mar. [Effects of density on the growth of red tilapia (Oreochromis sp) stocked in a seawater recirculation system] Sergio Ostini Newton Castagnolli Célia Maria Dória Frascá-Scorvo Marcelo Carrão Castagnolli.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Celia Maria Doria Frasca Scorvo - Integrante / Sergio Ostini - Coordenador / Newton Castagnolli - Integrante / Marcelo Carrão Castagnolli - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
1999 - 2000
Desempenho da tilapia do Nilo, Oreochromis niloticus, em tanques-rede, em represa rural
Descrição: Avaliação do desempenho da tilápia nilótica em tanques rede, em represa rural, na Região de Assis..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Celia Maria Doria Frasca Scorvo - Integrante / Elisabeth Romagosa - Integrante / João Donato Scorvo Filho - Integrante / Luiz Marques da Silva Ayroza - Coordenador.
1997 - 1999
Desempenho de dois lotes de tilapia do nilo, na região do Vale do Ribeira
Descrição: Avaliação do desempenho de dois lotes de tilápia nilotica , em Pariquera Açu, Vale do Riberia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Celia Maria Doria Frasca Scorvo - Integrante / Elisabeth Romagosa - Coordenador / João Donato Scorvo Filho - Integrante / Luiz Marques da Silva Ayrosa - Integrante / Agar Costa Alexandrino - Integrante.


Membro de corpo editorial


2008 - 2009
Periódico: Tecnologia & Inovação Agropecuaria-ISSN - 1982-9906


Revisor de periódico


2009 - 2009
Periódico: Boletim do Instituto de Pesca (Online)
2008 - 2008
Periódico: Ciência Rural (UFSM. Impresso)
2008 - 2009
Periódico: Revista Tecnologia&Inovação Agropecuária
2011 - 2011
Periódico: Serie Circular Tecnica da Embrapa
2007 - 2008
Periódico: Serie Circular Tecnica da Embrapa
2013 - Atual
Periódico: Informações Econômicas (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Aqüicultura/Especialidade: Piscicultura.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Aqüicultura/Especialidade: Maricultura.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
LAQUA 2016 Award. - Latin American And Caribebean Capter-WAS, Latin American And Caribebean Capter-WAS.
2012
Melhor trabalho da sessão Aquicultura e Meio Ambiente, com o trabalho" Indicadores socioambientais para gestão da aquicultura em multiplas escalas", AQUABIO- AQUACIENCIA2012.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SCORVO, C. M. D. F.2017SCORVO, C. M. D. F.; QUEIROZ,J.F. ; Losekann,M.E ; SCORVO FILHO, João Donato ; TURCO,P.H.N ; LUZ, A. J. B. . Efeito da frequência alimentar no desempenho produtivo de diferentes linhagens de tilápia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, v. 76, p. 1-18, 2017.

2.
SCORVO, C. M. D. F.2017SCORVO, C. M. D. F.; Losekann,M.E ; QUEIROZ,J.F. ; SCORVO FILHO, João Donato ; TURCO,P.H.N . Avaliação da frequência alimentar no desempenho de tilápia em uma represa rural. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, v. 76, p. 1-17, 2017.

3.
PESSOA, M. C. P. Y.2016PESSOA, M. C. P. Y. ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; Losekann,M.E ; SILVA,M.S.M e ; Silva, C.A ; HISANO, H. ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; Inoue, L.A K. A . Método para promover a inclusão digital de Produtores de Tilápia pelo uso do Aquisysv.1.3. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, v. 1, p. 1, 2016.

4.
TURCO,P.H.N2014TURCO,P.H.N ; DONADELLI, A. ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; TARSITANO, M. A. A. . ? Análise Econômica da produção de tilápia, em tanques-rede de pequeno volume: manejo de ração com diferentes teores de proteína bruta.. Informações Econômicas (Impresso), v. 44, p. 5-10, 2014.

5.
Samapio,F.G.2013Samapio,F.G. ; Losekann,M.E ; NEVES, M. C. ; LUZ, A. J. B. ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; RODRIGUES, G. S. . Monitoramento e gestão ambiental da piscicultura em tanques-rede em reservatórios. Informe Agropecuário (Belo Horizonte), v. 34, p. 19-29, 2013.

6.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria2011FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; QUEIROZ,J.F. ; Losekann,M.E . Boas Praticas de manejo(BPM) aplicadas 'a qualidade da agua em aquicultura em viveiros e tanque-rede instalados em reservatorios. Manual Tecnico da CATI, v. 79, p. 161-173, 2011.

7.
AYROZA, D. M. M. R.2011AYROZA, D. M. M. R. ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria . A qualidade da agua para fins de piscicultura. Boletim Tecnico da CATI, v. 79, p. 51-76, 2011.

8.
SCORVO FILHO, João Donato2011SCORVO FILHO, João Donato ; MARTINS, Maria Inez Espagnoli Geraldo ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria . Instrumentos para Analise Competitividade na Piscicultura. Boletim Tecnico da CATI, v. 79, p. 175-204, 2011.

9.
JORDAN,R.A2011JORDAN,R.A ; CORTEZ, L.A.B ; BALDASSIN JUNIOR, R. ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; Rigolino, M.G ; TABAT,Y.A . SISTEMA INTENSIVO DE CRIAÇÃO DE PEIXE COM RECIRCULAÇÃO DE ÁGUA E CONTROLE DE TEMPERATURA VIA BOMBA DE CALOR DE DUPLO EFEITO TÉRMICO. REVISTA BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS (UNICAMP), v. 5,1, p. 12, 2011.

10.
SCORVO FILHO, Joao Donato2010SCORVO FILHO, Joao Donato ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; ALVES,J.M.C ; SOUZA, F. R. A. . A Tilapicultura e seus insumos, relações economicas. Revista brasileira de zootecnia (Online), v. 39, p. 112-2010, 2010.

11.
SCORVO FILHO, Joao Donato2008SCORVO FILHO, Joao Donato ; ROMAGOSA, Elisabeth ; AYROSA, Luiz Marques da Silva ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria . Desempenho produtivo do pintado, Pseudoplatystoma corruscans (SPIX&AGASSIZ, 1829), submetidos a diferentes densidades de estocagem em dois sistemas de criação: intensivo e semi-intensivo.. Boletim do Instituto de Pesca (Online), v. 34, p. 181-188, 2008.

12.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria2008FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; LEONARDO, Ana Eliza Baccarin ; VIDOTTI, Rose Meire ; ROMAGOSA, Elisabeth ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; AYROZA, Luiz Marques da Silva . Influência da densidade de estocagem e dos sistemas de criação intensivo e semi-intensivo no rendimento de carcaça, na qualidade nutricional do filé e nas características organolépticas do pintado, Pseudoplatystoma corruscans. Boletim do Instituto de Pesca (Online), v. 34, p. 511-518, 2008.

13.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria2007 FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; CARNEIRO, D. J. ; BRAGA, E. M. . Efeito do Manejo Alimentar no desempenho do Matrinxã Brycon amazonicus em tanques de cultivo. Acta Amazonica (Impresso), v. 37, p. 612-628, 2007.

14.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria2001FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; CARNEIRO, D. J. ; BRAGA, E. M. . Comportamento alimentar do matrinxã Brycon cephalus (GÜnter, 1869) no período de temperaturas mais baixas. Boletim do Instituto de Pesca (Online), São Paulo, v. 27, n.1, p. 1-5, 2001.

15.
BACARIN, A.E.2000BACARIN, A.E. ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; NOVATO,P.F.C. . Níveis de Nitrogênio e Fósforo na Água de Tanques de Cultivo de Tilápia Vermelha Submetidas a Diferentes Tipos de Manejos Alimentares. Acta Scientiarum (UEM), Maringa, v. 22, n.3, p. 485-489, 2000.

16.
VEIGAS, e M Macedo2000VEIGAS, e M Macedo ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; VIDOTTI, Rose Meire ; SECCO, e . Efeito das classes de peso sobre a composição corporal e rendimento de processamento de matrinxã (Brycon cephalus). Acta Scientiarum (UEM), Maringa, v. 22, n.3, p. 725-728, 2000.

17.
TAVARES-DIAS, Marcos2000TAVARES-DIAS, Marcos ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; CAMPOS-FILHO,E.E. ; MORAES, Flavio Ruas de . Hematological characteristics of hybrid red tilápia, Oreocrbromis urolepis bornorun X oreocrbromis mossambicus under intensive rearing. Proccedings From The Fifth Internacional Symposium On Tilápia Aquaculture, Rio de Janeiro, v. 2, p. 533-541, 2000.

18.
ROMAGOSA, Elisabeth2000ROMAGOSA, Elisabeth ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; AYROSA, Luiz Marques da Silva ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; NOVATO,P.F.C. . Processamento de tilápia do nilo, Oreochromis niloticus, de dois lotes em três classes de peso. Simpósio Brasileiro de Aquicultura, Florianopolis, v. 1, p. 1, 2000.

19.
AYROSA, Luiz Marques da Silva2000AYROSA, Luiz Marques da Silva ; ROMAGOSA, Elisabeth ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria . Desempenho da tilápia do nilo, Oreocbromis niloticus, em tanques-redes, em represa rural. Simpósio Brasileiro de Aquicultura, Florianópolis, v. 1, p. 1, 2000.

20.
TAVARES-DIAS, Marcos1999TAVARES-DIAS, Marcos ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; NOVATO,P.F.C. ; MORAES, Flavio Ruas de . Características Hematológicas de Teleósteos Brasileiros IV Parâmetros Eritroleucométricos, Trombométricos e Glicemia do Matrinxã Brycon cephalus Günter, 1869 (osteichthyes: characidae). ARS Veterinária (Impresso), Jaboticabal, v. 15, n.3, p. 149-153, 1999.

21.
ROMAGOSA, Elisabeth1998 ROMAGOSA, Elisabeth ; SCORVO FILHO, João Donato ; AYROSA, Luiz Marques da Silva ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria . Influência da aeração no crescimento e engorda do matinxà, Brycon cephalus em viveiros. Boletim Técnico do Cepta, Pirassununga, v. 01, n.1, p. 49-58, 1998.

Capítulos de livros publicados
1.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; MACEDOVIEGAS, Elisabeth Maria . Pescado. In: Maria Gabriela bello Koblitz. (Org.). Matérias-primas Alimentícias-Composição e Controle de Qualidade. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011, v. 1, p. 1-301.

2.
SCORVO FILHO, Joao Donato ; MARTINS, Maria Inez Espagnoli Geraldo ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria . Tópicos Especiais em Piscicultura Tropical Intensiva. In: Célia Maria Dória Frascá Scorvo; João Donato Scorvo Filho; Maria Inês Espagnoli Geraldo Martins. (Org.). Tópicos Especiais em Piscicultura de Água Doce Tropical Intensiva. 1ed.São Paulo: Jose Eurico P. Cyrino, Elisabeth Criscuolo Urbinati,Debora M Fracalossi e Newton Castagnolli, 2004, v. 1, p. 1-533.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SCORVO, C. M. D. F.. Eles Fazem a Diferença. Aquaculture Brasil, Laguna, p. 80 - 81, 30 abr. 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, G. S. ; QUEIROZ,J.F. ; Friqueto, R.S. ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; COUTO, K. R. . Indicadores socioambientais para gestão da aquicultura em múltiplas escalas. In: IV 4th International Workshop - Advances in Cleaner Production, 2013, Sao Paulo Paulo. : Anais do IV 4th International Workshop - Advances in Cleaner Production, 2013. v. 1. p. 1-9.

2.
OSTINI, Sergio ; CASTAGNOLLI, Newton ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; CASTAGNOLLO, M. C. . dENSIDADE DE ESTOCAGEM NA CRIAÇÃO DE TILÁPIA VERMELHA( Oreochromis ap) EM SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO EM ÁGUA MARINHA. In: IV Congresso Ibero Americano Virtual de Acuicultura 2006, 2006, virtual. IV Congresso Iberoamericano Virtual de ACUICULTRA-CIVA2006. Zaragosza: CIVA, 2006. v. 1. p. 415-422.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; VIDOTTI, Rose Meire ; AYROSA, Luiz Marques da Silva ; ROMAGOSA, Elisabeth ; HASHIMOTO,J.M . Influencia da densidade de estocagem e do nível de proteína bruta da ração na composição centesimal de carcaça de tilápias criadas em tanques-rede no Reservatório UHE de Chavantes.. In: 45 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia., 2008, Lavras. Biotecnologia e Sustentabilidade, 2008. v. 37.

2.
VIDOTTI, Rose Meire ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; AYROSA, Luiz Marques da Silva ; ROMAGOSA, Elisabeth ; HASHIMOTO,J.M . Avaliação da densidade de estocagem e do nível de proteína bruta da ração no rendimento de carcaça de tilápias criadas em tanques-rede no Reservatório UHE de Chavantes. In: 44a reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2007, Jaboticabal. Sustentabiidade, 2007. v. 36.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SCORVO, C. M. D. F.; SCORVO FILHO, Joao Doanto ; Castellani, D . ; ABIMORAD, E. G. ; GONCALVES, G. S. ; PULINO, A. M. . AVALIAÇÃO DE TANQUE-REDE DE GRANDE VOLUME (TRGV) PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA.. In: XII Reunião Cientifica do Instituto de Pesca, 2017, São Paulo. XII RECEIP, 2017. v. 1. p. 1-1.

2.
SCHALCH, S. H. C. ; SCORVO, C. M. D. F. ; SALGUEIRO, F. M. F. ; MARCANTONIO, A. S. ; SCORVO FILHO, Joao Donato . Policultivo de tilápia do Nilo em tanque-rede consorciada com pacu em tanque escavado. In: AQUACIENCIA 2016, 2016, Belo Horizonte. ANAIS AQUACIENCIA@)!, 2016. v. ¨1. p. 1-1.

3.
DONADELLI, A. ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; Losekann,M.E ; TURCO,P.H.N ; QUEIROZ,J.F. ; SCORVO FILHO, Joao Donato . Resultados Econômicos da Produção de Tilápia Gift, Supreme e Chitralada, utilizando duas frequências alimentares. In: AQUACIENCIA2012, 2012, Palmas,TO. Anais Aquaciencia 2012. Palmas: Aquabio, 2012. v. 1. p. 1-1.

4.
ONAKA,E.M. ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; SCORVO FILHO, Joao Donato . Avaliação de parasitos da classe Monogenea em três linhagens de tilápias criadas em tanques-rede sob dois regimes de alimentação em represa rural. In: Aquaciencia 2012, 2012, Palmas,TO. Aquaciencia 2012. Palmas: Aquabio, 2012. v. 1. p. 1-1.

5.
QUEIROZ,J.F. ; Samapio,F.G. ; Frighetto,R.T.S. ; Losekann,M.E ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; RODRIGUES, G. S. . Indicadores socioambientais para gestão da aquicultura em múltiplas escalas. In: Aquaciencia 2012, 2012, Palmas,TO. Aquaciencia 2012. Palmas: Aquabio, 2012. v. 1. p. 1-1.

6.
ONAKA,E.M. ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; SCORVO FILHO, Joao Donato . Ocorrência de Anodontites trapezalis em tilápia de três linhagens de criadas em tanque-rede em represa rural sob dois regimes alimentares. In: AQUACIENCIA2012, 2012, Palmas,TO. Aquaciencia 2012. Palmas: Aquabio, 2012. v. 1. p. 1-1.

7.
QUEIROZ,J.F. ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; Losekann,M.E ; DONADELLI, A. . BEST MANAGEMENT PRACTICES FOR TILÁPIA CAGE CULTURE IN SMALL RURAL RESEVOIRS. In: WAS2011 - Aquaculture for changing world, 2011, Natal. WAS2011 - Aquaculture for changing world. EUA: WAS, 2011. v. 1. p. 415-415.

8.
Almeida, E. de ; Frighetto,R.T.S. ; Bitencourt,F. ; CURIOLETTI, F. ; Losekann,M.E ; LUIZ,A.J.B. ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; QUEIROZ,J.F. . Enzyme activies as biomarkers in nile tilápia Oreochromis niloticus exposed to natural hormone 17B-estradiol. In: was2011- Aquaculture for a Changing World, 2011, Natal. WAS2011. EUA: WAS, 2011. v. 1. p. 330-330.

9.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; Losekann,M.E ; SCORVO FILHO, Joao Doanto ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; QUEIROZ,J.F. ; DONADELLI, A. ; TURCO,P.H.N ; RIBEIRO,M.A.G. . EVALUATION ON THREE DIFFERENT STRAINS OF CAGE CULTURE OF TILÁPIA ON RURAL RESERVOIR. In: WAS2011, 2011, Natal. WAS2011. EUA: WAS, 2011. v. 1. p. 436-436.

10.
RIBEIRO, F.A.L. ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; DONADELLI, A. ; Frighetto,R.T.S. ; QUEIROZ,J.F. . Parafac: a powerful statistical tool for water quality evaluation. In: was2011, 2011, Natl. WAS2011. EUA: WAS, 2011. v. 1. p. 37-37.

11.
Losekann,M.E ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; QUEIROZ,J.F. ; DONADELLI, A. . Feeding frequency for tilápia cage production in rural reservoirs. In: WAS2011-Aquaculture for a Changing World, 2011, natal. WAS 2011. EUA: WAS, 2011. v. 1. p. 666-666.

12.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; Losekann,M.E ; SCORVO FILHO, João Donato ; QUEIROZ,J.F. ; LUIZ,A.J.B. ; DONADELLI, A. ; TURCO,P.H.N ; Samapio,F.G. . Effects of feeding frequency on the productive performance of different tilapia strains. In: 4 Congresso Internacional de Nutrição e Sáúde de Peixes, 2011. Anais do 4 Congresso Internacional de Nutrição e Sáúde de Peixes. Botucatu: UNESP Botucatu, 2011. v. 1. p. 1-1.

13.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; Losekann,M.E ; SCORVO FILHO, João Donato ; QUEIROZ,J.F. ; TURCO,P.H.N ; RIBEIRO,M.A.G. . Evaluation of stocking densities effects on the zootechnical performance of tilápia cage culture in rural reservoirs. In: Aquaculture 2010, 2010, San Diego. Aquaculture 2010- Sustainable-Profitable. San Diego: World Aquaculture Society, 2010. v. 1.

14.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; Losekann,M.E ; SCORVO FILHO, João Donato ; QUEIROZ,J.F. ; DONADELLI, A. ; CESNIK,R. . Frequencia Alimentar de Tilápia em Tanques-rede em Represa Rural. In: Aquaciencia 2010, 2010, Recife. Aquaciencia 2010. Recife, 2010. v. 1.

15.
SILVA, M.S.G.M e ; QUEIROZ,J.F. ; Losekann,M.E ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; SCORVO FILHO, João Donato ; DONETTI, L.A.R . Uso de coletores de substrato artificial para biomonitoramento na aquicultura. In: Aquaciencia 2010, 2010, Recife. Aquaciencia 2010. Recife, 2010. v. 1.

16.
DONADELLI, A. ; TURCO,P.H.N ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; SCORVO FILHO, João Donato ; RIBEIRO,M.A.G. . Viabilidade econômica da produção de tilápia em tanques-rde, alimentadas com diferentes teores de proteína bruta. In: Aquaciência 2010, 2010, Recife. Aquaciencia 2010. Recife: Aquabio, 2010. v. 1.

17.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; DONADELLI, A. ; Cerqueira, M.A. ; SCORVO FILHO, Joao Doanto . CARACTERIZAÇÃO DE PISCICULTURAS NA REGIÃO DE MOGI-MIRIM E ITAPIRA,sp. In: IX Receip - Instituto de Pesca,SAA, 2009, São Paulo. Anais da IX Reunião Cientifica do Instituto de Pesca, 2009. p. 8-8.

18.
DONADELLI, A. ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; Cerqueira, M.A. ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; Losekann,M.E . CUSTO DE PRODUCAO E INDICES DE LUCRATIVIDADE DA CRIACAO DA TILAPIA EM TANQUES-REDE EM REPRESA RURAL. In: RAIP2009-REUNIÃO CIENTIFICA DO INSTITUTO DE PESCA, 2009, São Paulo. Reunião Cientifica do Instrituto de Pesca-40 anos. São Paulo: Instituto de Pesca, 2009. v. 1. p. 1.

19.
JORDAN,R.A ; CORTEZ, L.A.B ; Baldassim Junior, R ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; Rigolino, M.G ; TABAT,Y.A . PILOTO DE UM SISTEMA INTEGRADO DE CRIAÇÃO DE PEIXES TROPICAIS E DE ÁGUA FRIAS COM CONTROLE DE TEMPERATURA E RECIRCULAÇÃO DE ÁGUA. In: RAIP2009-REUNIÃO CIENTIFICA DO INSTITUTO DE PESCA, 2009, São Paulo. RECEIP- IX Reunião Cientifoca do Instituto de Pesca. São Paulo: Instituto de Pesca, 2009. v. 1. p. 1-1.

20.
SILVA, M.S. G e ; QUEIROZ,J.F. ; Losekann,M.E ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; MARIGO, A. L. S. ; Nascimento, M. . Coletores de substrato artifi cial para monitoramento de qualidade de água para Aquicultura. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 2009, Gramado. XII CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 2009. v. 1. p. 775-775.

21.
SCORVO FILHO, Joao Donato ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; RIBREIO, M.A.G ; TURCO,P.H.N ; DONADELLI, A. . Desempenho da tilápia criada em tanques-rede de pequeno volume, alimentadas com rações de diferentes níveis de proteína bruta, na região do Leste Paulista. In: Desempenho da tilápia criada em tanques-rede de pequeno volume, alimentadas com rações de diferentes níveis de proteína bruta, na região do Leste Paulista, 2008, Maringa. Anais da Aquaciência 2008 Maringá, PR. Piracicaba: Aquabio, 2008.

22.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; Losekann,M.E ; SCORVO FILHO, Joao Doanto ; CESNIK,R. ; QUEIROZ,J.F. ; RIBREIO, M.A.G . Avaliação do cultivo de tilápias em tanques-rede em uma represa rural: efeito da densidade no desempenho zootécnico. In: Aquaciencia 2008, 2008, Maringa. Anais da Aquaciencia 2008, 2008.

23.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; SILVA, M.S.G.M e ; Beyruth,Z ; QUEIROZ,J.F. ; Losekann,M.E ; SCORVO FILHO, Joao Doanto ; TEIXEIRA,L.S. . Desenvolvimento de amostradores de substrato artificial para o biomonitoramento da aqüicultura. In: Aquaciencia 2008, 2008, Maringa. Anais da Aquaciencia 2008, 2008.

24.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; LEONARDO, Ana Eliza Baccarin ; VIDOTTI, Rose Meire ; ROMAGOSA, Elisabeth ; SCORVO FILHO, Joao Doanto ; AYROSA, Luiz Marques da Silva . Influencia do sistema de criacao no rendimento de carcaca, sabor e odor e na composicao centesimal do pintado Pseudoplatistoma corruscans. In: I Congresso da Sociedade Brasileria de Aquicultura e Biologia Aquatica, 2004, Vitoria -ES. Anais dao I Congresso da Sociedade Brasileria de Aquicultura e Biologia Aquatica, 2004.

25.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; BACARIN, A.E. ; MACEDOVIEGAS, Elisabeth Maria ; NOVATO,P.F.C. . Centesimal and sensorial analyses of taste, odorous, appearance and carcass performance of red tilápia, oreochromis sp, bred in fresh and salt water. In: World Aquaculture 2003, 2003, Salvador. World Aquqculture 2003, 2003.

26.
OSTINI, Sergio ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; CASTAGNOLLI, Newton ; CASTAGNOLLI, Marcelo Carrão . Tolerância de alevinos da tilápia vermelha (Oreobromis sp.) a transferência direta e gradual para água do mar. In: XII Simpósio Brasileiro de Aqüicultura - Aqüicultura Brasil 2002, 2002, Goiânia. XII Simpósio Brasileira de Aquicultura - Aqüicultura Brasil 2002, 2002.

27.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; OSTINI, Sergio ; CASTAGNOLLI, Newton ; CASTAGNOLLI, Marcelo Carrão . Efeito da densidade de estocagem na criação da tilápia vermelha (Oreochromis sp.) em sistema de recirculação de água do mar. In: XII Simpósio Brasileiro de Aqüicultura - Aqüicultura Brasil 2002, 2002, Goiânia. XII Simpósio Brasileiro de Aqüicultura Brasil 2002, 2002.

28.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; OSTINI, Sergio ; CASTAGNOLLI, Newton ; CASTAGNOLLI, Marcelo Carrão . Sobrevivência e desempenho de alevinos de tilápia vermelha (Oreochromis sp.) e chitralada (Oreochromis niloticus) aclimados gradativamente em água do mar recirculada. In: XII Simpósio Brasileiro de Aqüicultura - Aqüicultura Brasil 2002, 2002, Goiânia. XII Simpósio Brasileiro de Aqüicultura Brasil 2002, 2002.

29.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria. Hematological characteristics of hybrid red tilápia, Oreocrbromis urolepis hornorum x Oreacrbromis mossambicus under intensive rearing. In: Fifth internacional symposium on tilápia aquaculture, 2000, Rio de Janeiro. Fifth Internacional Simposium on Tilápia Aquaculture, 2000.

30.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria. Variáveis hematólogicas da tilápia vermelha da flórida (Oreocrbromis urolepis honorun x Oreocrbromis mossambicus) em cultivo. In: X Encontro de biólogos do CRB-1, 1999, São Carlos. X Encontro de biólogos do CBR-1, 1999.

31.
TAVARES-DIAS, Marcos ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; MORAES, Flavio Ruas de . Caracteristicas hematológicas de teleósteos brasileiros IV parâmetros do matrinxã Brycon cephalus Günter, 1869 (osteichthlus: charadidae) em condições de cultivo. In: 7 Reunião Anual do Instituto de Pesca, 1998, São Paulo. 7 RAIP, 1998.

32.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria. Contagem diferencial de leucócitos em macchos e fêmeas de tilápia do nilo Oreocbromis niloticus Trewavas, 1983 (osteichthyes: cichlidae) mantidas em monocultivo extensivo. In: 7a. Reunião Anual do Instituto de Pesca-RAIP, 1998, São Paulo. 7a RAIP, 1998.

33.
VIDOTTI, Rose Meire ; MACEDOVIEGAS, Elisabeth Maria ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; SECCO, e . Effect of weigth classes on body composition and processing yield of cultivated matrinxã (Brycon cephalus). In: I Comgresso Sul-Americano de Aquicultura X Simpósio Brasileiro de Aquicutura, 1998, Recife. Aquicultura Brasil 98, 1998.

34.
ROMAGOSA, Elisabeth ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; AYROSA, Luiz Marques da Silva ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria . Influência da aeração no crescimento e engorda do matrinxã, Brycon cephalus (Günther, 1869) em viveiros. In: I Comgresso Sul-Americano de Aquicultura X Simpósio Brasileiro de Aquicutura, 1998, Recife. Aquicultura Brasil 98, 1998.

Apresentações de Trabalho
1.
SCORVO, C. M. D. F.; SCORVO FILHO, Joao Doanto ; Castellani, D . ; ABIMORAD, E. ; GONCALVES, G. S. ; PULINO, A. M. . Avaliação de Taque-rede de Grande Volume(TRGV) para Produção de Tilápias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SCORVO, C. M. D. F.. Qualidade da Água na Piscicultura- boas praticas de manejo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; SCORVO FILHO, Joao Donato ; TURCO,P.H.N . A Piscicultura e as Boas Práticas de Manejo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SCHALCH, S. H. C. ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; SALGUEIRO, F. M. F. ; MARCANTONIO, A. S. ; SCORVO FILHO, Joao Donato . Policultivo de tilápia do Nilo em tanque-rede consorciada com pacu em tanque escavado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; Losekann,M.E ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; QUEIROZ,J.F. ; TURCO,P.H.N ; DONADELLI, A. . EVALUATION OF TILAPIA PRODUCTION IN CAGES FED WITH DIETS BASED ON IDEAL PROTEIN CONCEPT. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PESSOA, M. C. P. Y. ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; Losekann,M.E ; HISANO, H. ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; SILVA, C. A. ; SILVA, M.S.G.M e ; Samapio,F.G. ; INOE, L. A. ; BERGAMIM, G. T. ; QUEIROZ,J.F. ; PAZZIANOTTO, C. B. . AQUISYS 1.3 - VALIDATED VERSION OF THE COMPUTER SYSTEM TO SUPPORT BEST MANAGEMENT PRACTICES (BMP) AND ENVIRONMENTAL MANAGEMENT FOR AQUACULTURE IN BRAZIL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
PESSOA, M. C. P. Y. ; Losekann,M.E ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; HISANO, H.( Hamilton Hisano) ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; SILVA, C. A. ; BERGAMIM, G. T. ; Samapio,F.G. ; QUEIROZ,J.F. ; SILVA,M.S.M e ; INOE, L. A. . AQUISYS 1.2 ? SISTEMA INFORMATIZADO DE APOIO ÀS BOAS PRÁTICAS DE MANEJO (BPM) E GESTÃO AMBIENTAL DA AQUICULTURA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SILVA, M.S. G e ; Losekann,M.E ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; SCORVO FILHO, Joao Doanto ; PESSOA, M. C. P. Y. ; HISANO, H. . Métricas de estrutura da comunidade de macroinvertebrados bentônicos em diferentes coletores na produção de tilápia em tanques-rede em reservatório rural. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; Losekann,M.E ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; QUEIROZ,J.F. ; DONADELLI, A. ; TURCO,P.H.N ; RIBEIRO,M.A.G. . Evaluation of three different strains of cage culture of tilápia on rural reservoir. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
QUEIROZ,J.F. ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; DONADELLI, A. . BEST MANAGEMENT PRACTICES FOR TILÁPIA CAGE CULTURE IN SMALL RURAL RESERVOIRS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Almeida, E. de ; Frighetto,R.T.S. ; CURIOLETTI, F. ; Losekann,M.E ; LUIZ,A.J.B. ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; QUEIROZ,J.F. . Enzyme activies as biomarkers in nile tilápia Oreochromis niloticus exposed to natural hormone 17B-estradiol. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; Losekann,M.E ; SCORVO FILHO, João Donato ; QUEIROZ,J.F. ; LUIZ,A.J.B. ; DONADELLI, A. ; TURCO,P.H.N ; Samapio,F.G. . Effects of feeding frequency on the productive performance of different tilapia strains. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
Losekann,M.E ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; QUEIROZ,J.F. ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; DONADELLI, A. . Feeding frequency for tilápia cage production in rural reservoirs. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; DONADELLI, A. ; Cerqueira, M.A. ; SCORVO FILHO, Joao Donato . CARACTERIZAÇÃO DE PISCICULTURAS NA REGIÃO DE MOGI-MIRIM E ITAPIRA, S.P.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; SILVA,M.S.M e ; Losekann,M.E ; QUEIROZ,J.F. ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; TEIXEIRA,L.S. ; Beyruth,Z . Desenvolvimento de amostradores de substrato artificial para biomonitoramento da aquicultura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
SCORVO FILHO, Joao Donato ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; RIBREIO, M.A.G ; ALVES,J.M.C ; TURCO,P.H.N ; DONADELLI, A. . Desempenho da tilápia criada em tanques-rede em represa rural, alimentada com rações de diferentes concentrações de proteína bruta. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; Losekann,M.E ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; QUEIROZ,J.F. ; RIBREIO, M.A.G ; TURCO,P.H.N ; CESNIK,R. ; DONADELLI, A. . Avaliação do cultivo de tilápias em tanques-rede em uma represa rural: efeito da densidade de estocagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; VIDOTTI, Rose Meire ; AYROSA, Luiz Marques da Silva ; ROMAGOSA, Elisabeth ; HASHIMOTO,J.M . Influência da densidade de estocagem e do nível de proteína bruta da ração na composição de carcaça de tilápias criadas em tanques-rede no reservatório de Chavantes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
VIDOTTI, Rose Meire ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; AYROZA, Luiz Marques da Silva ; ROMAGOSA, Elisabeth ; HASHIMOTO,J.M . Avaliação da densidade de estocagem e do nível de proteína bruta da ração no rendimento de carcaça de tilápias criadas em tanques-rede no Reservatório UHE de Chavantes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria. Manual de Orientação para Elaboração de Trabalho Cientifico. 2003.

2.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria. Introdução à piscicultura: economia e manejo alimentar. 2001.

3.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria. Estrátegias de Alimentação em Piscicultura. 1999.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SCORVO, C. M. D. F.; ROUTLEDGE, E. ; MACIEL, L. F. . Round Table Discussion on Brasilian Industry Demands. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
PESSOA, M. C. P. Y. ; Losekann,M.E ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; SILVA, M.S. G e ; SCORVO FILHO, Joao Doanto ; INOE, L. A. ; SILVA, C. A. . Prosa Rural -Aquisys. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria. Redação Científica. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria. Aquisys v.1.3 -Sistema informatizado de apoio às Boas Praticas de Manejo e Gestão Ambiental da Aquicultura. 2016.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 01060100304-05, data de registro: 12/09/2016, título: "Aquisys v.1.3 -Sistema informatizado de apoio às Boas Praticas de Manejo e Gestão Ambiental da Aquicultura" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SCORVO, C. M. D. F.; TURCO,P.H.N; CARMO, C. F.. Comissão de Avaliação das Carreira de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica e de Assistente Técnico de Pesquisa Científica e Tecnológica.. 2017. Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios.

2.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; QUEIROZ,J.F.. comissão de avaliação de trabalhos cientificos no Aquaciencia 2012. 2012. Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Reunião Cientifica do Instituto de Pesca.AVALIAÇÃO DE TANQUE-REDE DE GRANDE VOLUME (TRGV) PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA.. 2017. (Simpósio).

2.
AQUACIENCIA 2016. Policultivo de tilápia do Nilo em tanque-rede consorciada com pacu em tanque escavado. 2016. (Congresso).

3.
LAQUA16. Convidada para receber premio. 2016. (Congresso).

4.
AQUACIENCIA 2014. AQUISYS 1.2 ? SISTEMA INFORMATIZADO DE APOIO ÀS BOAS PRÁTICAS DE MANEJO (BPM) E GESTÃO AMBIENTAL DA AQUICULTURA. 2014. (Congresso).

5.
AQUACIENCIA 2014. Métricas de estrutura da comunidade de macroinvertebradosbentonicos em diferentes coletores na produção de tilápia em tanques rede em reservatorio rural.. 2014. (Congresso).

6.
4th International Workshop - Advances in Cleaner Production.Best Management Practices and Environmental Management in. 2013. (Outra).

7.
Aquaciencia2012. Ocorrência de Anodontites trapezalis em tilápia de três linhagens de criadas em tanque-rede em represa rural sob dois regimes alimentares. 2012. (Congresso).

8.
Aquaciencia2012. Avaliadora de trabalhos e coordenadora da sessão Aquicultura e meio Ambiente. 2012. (Congresso).

9.
Aquaciencia2012. Resultados Econômicos da Produção de Tilápia Gift, Supreme e Chitralada, utilizando duas frequências alimentares. 2012. (Congresso).

10.
AQUACIENCIA2012. Avaliação de parasitos Monogenea em três linhagens de tilápia criadas em tanque-rede sob dois regimes alimentares em represa rural. 2012. (Congresso).

11.
Aquaciencia 2012. Indicadores socioambientais para gestão da aquicultura em múltiplas escalas. 2012. (Congresso).

12.
WAS2011 Aquaculture for Changing World. EVALUATION ON THREE DIFFERENT STRAINS OF CAGE CULTURE OF TILÁPIA ON RURAL RESERVOIR. 2011. (Congresso).

13.
Aquaciencia 2010. Frequencia Alimentar de Tilápia em Tanques-rede em Represa Rural. 2010. (Congresso).

14.
WAS2010 San Diego, CA,USA. EVALUATION OF STOKING DENSITIES EFFECTS ON THE ZOOTECHNICAL PERFORMANCE OF TILAPIA CAGE CULTURE IN RURAL RESERVOIRS .. 2010. (Congresso).

15.
RAIP2009-REUNIÃO CIENTIFICA DO INSTITUTO DE PESCA.CARACTERIZAÇÃO DE PISCICULTURAS NA REGIÃO DE MOGI-MIRIM E ITAPIRA, S.P.. 2009. (Encontro).

16.
45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Influência da densidade de estocagem e do nível de proteína bruta da ração na composição de carcaça de tilápias criadas em tanques-rede no reservatório de Chavantes. 2008. (Congresso).

17.
Aquaciencia 2008. Desempenho da tilápia criada em tanques-rede em represa rural, alimentada com rações de diferentes concentrações de proteína bruta. 2008. (Congresso).

18.
Aquaciencia 2008. Desenvolvimento de amostradores de substrato artificial para biomonitoramento da aquicultura. 2008. (Congresso).

19.
AQUACIENCIA 2008. Avaliação do cultivo de tilápias em tanques-rede em uma represa rural: efeito da densidade de estocagem. 2008. (Congresso).

20.
44A. REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. Avaliação da densidade de estocagem e do nível de proteína bruta da ração no rendimento de carcaça de tilápias criadas em tanques-rede no Reservatório UHE de Chavantes. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCORVO, C. M. D. F.; MEDEIROS, F. ; IMAI, R. ; MACIEL, L. F. ; BONDEVIK, S. G. ; ROUTLEDGE, E. . Norwewgian-Brasilia Business and Science Week. 2017. (Outro).

2.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; VIDOTTI, Rose Meire . Tratamento de Resíduos Sólidos da Piscicultura - Tecnologias Viáveis.. 2014. (Outro).

3.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria. II Conferencia Estadual de Aquicultura e Pesca-SEAP/PR. 2006. (Outro).

4.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria. I Seminario sobre Pesque Pague: uma alternativa comercial. 1994. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Chynthia Alves de Sena. Qualidade da água e gestão ambiental em piscicultura. 2010. Orientação de outra natureza. (Gestão Ambiental) - Centro de educação Tecnologica-Inconfidentes,MG. Orientador: Celia Maria Doria Frasca Scorvo.

2.
Daniel F. Ricci. Acompanhamento da criação de tilápia em tanques-rede. 2009. Orientação de outra natureza. (Medicina Veterinaria) - Fundação Educacional de Andradina. Orientador: Celia Maria Doria Frasca Scorvo.

3.
Isabela Zicardi. Acompanhamento da criação de tilapia em tanques-rede em represa Rural. 2008. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Julio de Mesquista Filho-Ilha Solteira. Orientador: Celia Maria Doria Frasca Scorvo.

4.
Rodrigo Oliveira e Silva. treinamento em Piscicultura. 1997. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro de Aquicultura da Unesp Jaboticabal. Orientador: Celia Maria Doria Frasca Scorvo.



Inovação



Programa de computador registrado
1.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria. Aquisys v.1.3 -Sistema informatizado de apoio às Boas Praticas de Manejo e Gestão Ambiental da Aquicultura. 2016.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 01060100304-05, data de registro: 12/09/2016, título: "Aquisys v.1.3 -Sistema informatizado de apoio às Boas Praticas de Manejo e Gestão Ambiental da Aquicultura" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
VEIGAS, e M Macedo2000VEIGAS, e M Macedo ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; VIDOTTI, Rose Meire ; SECCO, e . Efeito das classes de peso sobre a composição corporal e rendimento de processamento de matrinxã (Brycon cephalus). Acta Scientiarum (UEM), Maringa, v. 22, n.3, p. 725-728, 2000.

2.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria2007 FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; CARNEIRO, D. J. ; BRAGA, E. M. . Efeito do Manejo Alimentar no desempenho do Matrinxã Brycon amazonicus em tanques de cultivo. Acta Amazonica (Impresso), v. 37, p. 612-628, 2007.

3.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria2011FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; QUEIROZ,J.F. ; Losekann,M.E . Boas Praticas de manejo(BPM) aplicadas 'a qualidade da agua em aquicultura em viveiros e tanque-rede instalados em reservatorios. Manual Tecnico da CATI, v. 79, p. 161-173, 2011.

4.
Samapio,F.G.2013Samapio,F.G. ; Losekann,M.E ; NEVES, M. C. ; LUZ, A. J. B. ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; RODRIGUES, G. S. . Monitoramento e gestão ambiental da piscicultura em tanques-rede em reservatórios. Informe Agropecuário (Belo Horizonte), v. 34, p. 19-29, 2013.

5.
JORDAN,R.A2011JORDAN,R.A ; CORTEZ, L.A.B ; BALDASSIN JUNIOR, R. ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; Rigolino, M.G ; TABAT,Y.A . SISTEMA INTENSIVO DE CRIAÇÃO DE PEIXE COM RECIRCULAÇÃO DE ÁGUA E CONTROLE DE TEMPERATURA VIA BOMBA DE CALOR DE DUPLO EFEITO TÉRMICO. REVISTA BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS (UNICAMP), v. 5,1, p. 12, 2011.

6.
PESSOA, M. C. P. Y.2016PESSOA, M. C. P. Y. ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; Losekann,M.E ; SILVA,M.S.M e ; Silva, C.A ; HISANO, H. ; SCORVO FILHO, Joao Donato ; Inoue, L.A K. A . Método para promover a inclusão digital de Produtores de Tilápia pelo uso do Aquisysv.1.3. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, v. 1, p. 1, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; SCORVO FILHO, Joao Donato ; TURCO,P.H.N . A Piscicultura e as Boas Práticas de Manejo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SCHALCH, S. H. C. ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; SALGUEIRO, F. M. F. ; MARCANTONIO, A. S. ; SCORVO FILHO, Joao Donato . Policultivo de tilápia do Nilo em tanque-rede consorciada com pacu em tanque escavado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SCORVO, C. M. D. F.; SCORVO FILHO, Joao Doanto ; Castellani, D . ; ABIMORAD, E. ; GONCALVES, G. S. ; PULINO, A. M. . Avaliação de Taque-rede de Grande Volume(TRGV) para Produção de Tilápias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SCORVO, C. M. D. F.. Qualidade da Água na Piscicultura- boas praticas de manejo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PESSOA, M. C. P. Y. ; Losekann,M.E ; FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria ; SILVA, M.S. G e ; SCORVO FILHO, Joao Doanto ; INOE, L. A. ; SILVA, C. A. . Prosa Rural -Aquisys. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SCORVO, C. M. D. F.; ROUTLEDGE, E. ; MACIEL, L. F. . Round Table Discussion on Brasilian Industry Demands. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Programa de Computador registrado
1.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria. Aquisys v.1.3 -Sistema informatizado de apoio às Boas Praticas de Manejo e Gestão Ambiental da Aquicultura. 2016.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 01060100304-05, data de registro: 12/09/2016, título: "Aquisys v.1.3 -Sistema informatizado de apoio às Boas Praticas de Manejo e Gestão Ambiental da Aquicultura" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FRASCA-SCORVO, Celia Maria Doria; VIDOTTI, Rose Meire . Tratamento de Resíduos Sólidos da Piscicultura - Tecnologias Viáveis.. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


- Membro do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca - CONAPE orgão do Ministério da Aquicultura e Pesca;
- Presidente da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática - gestão 2016 a 2018.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 9:01:07