Fabiana de Gois Aquino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6715937519108538
  • Última atualização do currículo em 17/09/2018


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2004). Desde 2001 é pesquisadora da Embrapa Cerrados, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ecologia de populações e comunidades vegetais no Cerrado, restauração ecológica e serviços ecossistêmicos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabiana de Gois Aquino
Nome em citações bibliográficas
AQUINO, F. G.;Aquino, Fabiana de Gois;AQUINO, FABIANA G.;F.G., AQUINO;DE GOIS AQUINO, FABIANA;DE GÓIS AQUINO, FABIANA

Endereço


Endereço Profissional
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados.
Rodovia Brasília/Fortaleza, BR 020, Km18, Cx. P. 08223
Planaltina
73310-970 - BRASILIA, DF - Brasil - Caixa-postal: 08223
Telefone: (061) 33889815
Ramal: 9815
Fax: (061) 33889879
URL da Homepage: www.cpac.embrapa.br


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Ecologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Dinâmica da vegetação lenhosa em fragmentos de cerrado sentido restrito em Gerais de Balsas, Maranhão., Ano de obtenção: 2004.
Orientador: José Felipe Ribeiro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Cerrado; Conservação; Flora lenhosa; Diversidade.
Grande área: Ciências Biológicas
1998 - 2000
Mestrado em Ecologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Estrutura e dinâmica populacional de três espécies arbóreas em fisionomias florestais na Estação Ecológica do Panga (Uberlândia, MG),Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: José Felipe Ribeiro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
1993 - 1997
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Estrutura e dinâmica da população de Acacia glomerosa Benth. (Mimosaceae) em mata mesófila semidecídua no Triângulo Mineiro..
Orientador: Ivan Schiavini.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.




Formação Complementar


2002 - 2002
Ecologia Tropical e Conservação.
Organização para Estudos Tropicais, OET, Costa Rica.
2002 - 2002
Abordagem de Meios de Vida Sustentáveis. (Carga horária: 16h).
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
2001 - 2001
Princípio de Ecologia e Biogegrafia. (Carga horária: 29h).
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cenargen, EMBRAPA, Brasil.


Atuação Profissional



Embrapa Cerrados, CPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


ONG Pequi - Pesquisa e Conservação do Cerrado, PEQUI, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Bióloga/Pesquisadora, Carga horária: 10

Atividades

07/2002 - 07/2003
Direção e administração, Pequi, .

Cargo ou função
Diretoria.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador A, Carga horária: 40

Atividades

04/2006 - 04/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados, .

Cargo ou função
Representante da Embrapa na Comissão Nacional do Programa Cerrado Sustentável - CONACER.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Aquariparia II: Monitoramento, desenvolvimento e validação de técnicas para Restauração ecológica de matas ripárias degradadas do bioma Cerrado

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lidiamar Barbosa de Albuquerque em 23/06/2015.
Descrição: A proposta de projeto AQUARIPARIA II tem o objetivo geral de monitorar, adaptar e validar técnicas de restauração ecológica de matas ripárias do Cerrado. Esta proposta pretende validar as técnicas mais viáveis ecológica e economicamente, que possibilitem a melhoria da saúde dos ecossistemas aquáticos e terrestres e de sua biodiversidade. As ações iniciais foram desencadeadas pelo projeto AQUARIPARIA* (Edital MCT/CNPq/CT-Agronegócio Nº 26/2010), que implantou, em 2011, vários experimentos de restauração ecológica de matas ripárias, em três áreas, nas cabeceiras das Bacias Hidrográficas do São Francisco e Paraná no Distrito Federal, que estão entre as mais importantes do país. Os tratamentos de restauração ecológica implantados combinaram técnicas de nucleação (método de Anderson e Poleiro), plantios em linhas de Recobrimento e Diversidade, assim como semeadura direta..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Valoração de serviços ecossistêmicos de zonas ripárias do bioma Cerrado: identificação, caracterização, avaliação e monitoramento (ECOVALORAÇÃO)
Descrição: As áreas de preservação permanente, amparadas pela legislação brasileira, são representadas nessa proposta pelas matas de galeria e ciliares (matas ripárias). As matas ripárias são ecossistemas de preservação permanente devido à reconhecida importância na qualidade de vida humana e na segurança pública. Grande parte das matas ripárias está incluída em propriedades rurais, sendo assim, fazem parte do agroecossistema visto de forma mais ampla. Apesar da sua importância no fornecimento de serviços ambientais tanto para o ecossistema quanto para o agroecossistema, a vegetação ripária tem sido historicamente degradada devido, sobretudo às suas condições favoráveis de solo para a agricultura. Diante disso, fica evidente a necessidade de estudos sobre os processos/funções/serviços ecológicos desempenhados pelas zonas ripárias, e a quantificação e a valoração desses serviços. Essas funções podem ser reconceitualizadas como serviços ecossistêmicos na medida em que determinada função desencadeia uma série de benefícios ao ser humano. Dessa forma, a zona ripária fornece serviços ecossistêmicos como: manutenção do equilíbrio térmico dos ecossistemas aquáticos, conservação do solo e da biodiversidade, provimento de inimigos naturais para o controle de pragas, fornecimento de polinizadores, dentre outros. A qualidade de vida e a produção agrícola são profundamente dependentes dos serviços gerados pelos ecossistemas, dentre eles os inerentes às zonas ripárias. De fato, compreender empiricamente o relevante papel das zonas ripárias no fornecimento de serviços ecossistêmicos não é suficiente, sendo necessário, além disso, a quantificação e a valoração desses serviços. Dessa forma, os objetivos do projeto são: caracterizar, monitorar e valorar os serviços ecossistêmicos de zonas ripárias do bioma Cerrado, visando subsidiar a formulação de políticas voltadas à remuneração desses serviços e ao estabelecimento da agricultura sustentável..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Fabiana de Gois Aquino - Coordenador / José Felipe Ribeiro - Integrante / Marina de Fátima Vilela - Integrante / Éder de Souza Martins - Integrante / Amabílio José Aires Camargo - Integrante / Ferreira, Joice Nunes - Integrante / Simone Rodrigues Sousa - Integrante / Eloisa Aparecida Belleza Ferreira - Integrante / Lidiamar Barbosa de Albuquerque - Integrante / Carlos Henke de Oliveira - Integrante / Carlos Hiroo Saito - Integrante / José Francisco Gonçalves Júnior - Integrante / Cicero Donizete Pereira - Integrante / Adriana Reatto - Integrante / Araci Molnar Alonso - Integrante / Jorge Enoch Furquim Werneck Lima - Integrante / Aline Cristina da Silva Alves de Sousa - Integrante / Bárbara Silva Pachêco - Integrante / Luiz Fernando Duarte de Moraes - Integrante / Helenice Moura Gonçalves - Integrante.Financiador(es): Embrapa - Auxílio financeiro.
2011 - 2013
Aquariparia: Restauração ecológica de ambientes ripários sob influência de atividades agrícolas e urbanas em mananciais de três bacias hidrográficas
Descrição: O projeto AQUARIPARIA tem o objetivo geral de iniciar um processo de restauração ecológica das Matas Ripárias ao longo das Bacias hidrográficas Brasileiras. As ações iniciais ocorrerão nas cabeceiras das Bacias Hidrográficas do São Francisco, Paraná e Tocantins. Este projeto pretende propor métodos mais viáveis economicamente e que possibilitem a melhoria da saúde dos ecossistemas aquáticos e terrestres e de sua biodiversidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Diversidade vegetal, disponibilidade de metais e organismos do solo: ferramentas para a recuperação de áreas sob mineração de niquel nos complexos ultramáficos de Barro Alto (GO)
Descrição: O projeto visa propor estratégias e fornecer metodologias e instrumentos para melhorar a gestão dos locais de exploração mineral. Esta proposta aborda mais especificamente a exploração das minas de Ni nos maciços ultramáficos de Goiás realizada pela companhia Anglo Americana Brasil. No entanto, alguns dos resultados obtidos poderão ser utilizados em larga escala, em outras minas ou quando houver poluições industriais pelos metais. Nestas condições, as atividades técnicas a serem desenvolvidas no âmbito desta Proposta visam gerar tecnologias e subsídios para compatibilizar o desenvolvimento da atividade mineradora com a conservação da biodiversidade nos maciços explorados. Isto será possível através de estratégias que empreguem o potencial desta biodiversidade na revitalização dos locais de exploração. A evolução desta biodiversidade (vegetal e microbiológica), com o passar dos tempos, conduziu ao desenvolvimento de espécies vegetais adaptadas a estes meios, principalmente aos teores excessivos de metais e a baixa disponibilidade de elementos essenciais nos solos. Estas espécies são por conseqüência, um recurso importante que deve ser aplicado na restauração dos ecossistemas originais.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Diagnóstico, monitoramento e recuperação de áreas impactadas pela mineração de níquel na bacia do Alto Tocantins
Descrição: Os municípios de Niquelândia e Barro Alto, Goiás, possuem uma das maiores reservas mundiais de Ni, metal altamente demandado na produção de aço inoxidável. Embora a atividade mineradora tenha elevada importância socioeconômica, os impactos ambientais decorrentes da exploração são intensos e se revelam na supressão da vegetação da área explorada, na forma de diversos rejeitos e na contaminação de solos e corpos d?água adjacentes. Uma forma de minimizar estes problemas seria utilizar técnicas inovadoras de recuperação de ecossistemas considerados raros, como é o caso dos maciços ultramáficos de Goiás, bem como técnicas de controle dos processos de degradação e técnicas de mitigação do impacto de contaminantes ambientais. Os experimentos de restauração devem apoiar-se nos trabalhos de botânica e de ecologia vegetal, assim como nos conhecimentos ligados a biodisponibilidade dos metais e a adaptação dos seres vivos. O sucesso das tentativas de revegetação dependerá da disponibilidade dos elementos metálicos no solo e da escolha adequada ou relevante das espécies vegetais para recolonizar o meio. Nesse contexto, o objetivo da presente proposta é diagnosticar, monitorar e recuperar áreas impactadas pela mineração de níquel na Bacia do Alto Tocantins. Os conhecimentos gerados por esse projeto poderão trazer subsídios para definir estratégias públicas e privadas, envolvendo principalmente as empresas mineradoras, para a conservação da diversidade vegetal dos complexos ultramáficos e para uso da flora nativa em técnicas de recuperação de áreas degradadas, bem como, futuramente, técnicas de fitorremediação/fitoextração, levando ao equilíbrio entre os processos de exploração mineral e a preservação de parte da biota remanescente nesses ambientes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Relações entre os metais do solo e a biodiversidade no Cerrado: ferramentas para a conservação ambiental e a recuperação de áreas degradadas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Caracterização e recuperação dos recursos naturais em remanescentes de Cerrado na área de proteção de manancial Mestre d'Armas, DF
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2011
Impactos da bovinocultura de corte sobre a biodiversidade nos biomas da Amazônia, Cerrado e Pantanal
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Avaliação Ambiental em Área de Mineração de Níquel no Brasil: Perspectivas para Remediação e Sustentabilidade
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Avaliação do comportamento de frutíferas nativas do cerrado cultivadas com três níveis de adubação e dois níveis de água
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
Módulos demonstrativos de recuperação do Cerrado
Descrição: A degradação ambiental é um grande problema atual, sendo responsável pela diminuição da qualidade dos ecossistemas, redução da biodiversidade, entre outros. A demanda por estudos voltados à recuperação de áreas degradadas e restauração ecológica é crescente. Nesse sentido, o projeto 'Módulos demonstrativos de recuperação do Cerrado' vem contribuir avaliando o desenvolvimento de espécies nativas em plantio. Este projeto integra três instituições parceiras: Embrapa Cerrados, Universidade de Brasília (ECL) e Ministério do Meio Ambiente (SBF). Foram implantandos, sob responsabilidade da Embrapa Cerrados, três módulos localizados na Escola Agrotécnica Federal de Ceres, GO; no Instituto Nacional de Meteorologia, DF e na Agrovila Mambái, GO..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fabiana de Gois Aquino - Integrante / Maria Cristina de Oliveira - Integrante / José Felipe Ribeiro - Integrante / Jeanine Maria Felfili - Coordenador / José Roberto Rodrigues Pinto - Integrante / Júlio César Sampaio - Integrante / Fabíola Ferreira Oliveira - Integrante / Christopher William Fagg - Integrante.Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro / Universidade de Brasília - Auxílio financeiro / Embrapa Cerrados - Auxílio financeiro.
2002 - 2006
Conservação e Manejo da Biodiversidade do Bioma Cerrado
Descrição: Desde 1997 a Embrapa Cerrados coordena o projeto Conservação e Manejo da Biodiversidade do Bioma Cerrado (CMBBC), em parceria com a Universidade de Brasília, IBAMA e com apoio financeiro do DFID - Reino Unido. A Fase I do projeto foi realizada entre 1997 e 1999. O objetivo do projeto CMBBC é promover a conservação e o manejo sustentável dos recursos naturais do Cerrado. Para saber mais sobre o projeto CMBBC, consulte o portal: http://cmbbc.cpac.embrapa.br/.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2006 - Atual
Periódico: Boletim do Herbário Ezechias Paulo Heringer
2007 - Atual
Periódico: Acta Botanica Brasilica
2008 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Botânica (Impresso)
2008 - Atual
Periódico: Revista Árvore (Impresso)
2012 - Atual
Periódico: Ambiente & Sociedade (Online)
2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Biociências (Impresso)
2011 - Atual
Periódico: Publicações Acadêmicas
2013 - Atual
Periódico: Scientia Plena
2012 - Atual
Periódico: Bioscience Journal (UFU. Impresso)
2012 - Atual
Periódico: Caminhos de Geografia (UFU)
2014 - Atual
Periódico: Neotropical Biology and Conservation
2014 - Atual
Periódico: Revista de Biologia Neotropical


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Vegetal/Especialidade: Ecologia de Populações Vegetais.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fitogeografia/Especialidade: Cerrado.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Vegetal/Especialidade: Fitossociologia.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Biologia da Conservação.
5.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza/Especialidade: Recuperação de Areas Degradadas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
Premiação Nacional de Equipes - Categoria: Qualidade Técnica, Embrapa.
2009
Premiação Nacional de Equipes - Categoria: Captação de Recursos, Embrapa.
2009
Premiação Nacional de Equipes - Categoria: Parceria, Embrapa.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MORANDI, PAULO S.2018MORANDI, PAULO S. MARIMON, BEATRIZ SCHWANTES MARIMON-JUNIOR, BEN HUR RATTER, JAMES A. FELDPAUSCH, TED R. COLLI, GUARINO RINALDI MUNHOZ, CÁSSIA BEATRIZ RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR, MANOEL CLÁUDIO DE SOUZA LIMA, EDSON HAIDAR, RICARDO FLORES ARROYO, LUZMILA MURAKAMI, ALEJANDRO ARAUJO DE GÓIS AQUINO, FABIANA WALTER, BRUNO MACHADO TELES RIBEIRO, JOSÉ FELIPE FRANÇOSO, RENATA ELIAS, FERNANDO DE OLIVEIRA, EDMAR ALMEIDA REIS, SIMONE MATIAS DE OLIVEIRA, BIANCA DAS NEVES, EDER CARVALHO NOGUEIRA, DENIS SILVA LIMA, HERSON SOUZA DE CARVALHO, TATIANE PIRES RODRIGUES, SILVO ALVES , et al.VILLARROEL, DANIEL FELFILI, JEANINE M. PHILLIPS, OLIVER L. ; Tree diversity and above-ground biomass in the South America Cerrado biome and their conservation implications. BIODIVERSITY AND CONSERVATION, v. 1, p. 1-18, 2018.

2.
VIEIRA, C. H. N.2018VIEIRA, C. H. N. ; MATTOS, L. M. ; MALAQUIAS, J. V. ; AQUINO, F. G. ; MARTINS, P. T. A. . Análise multitemporal do uso e cobertura da terra da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Jardim, Planaltina-DF. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA, v. 11, p. 85-98, 2018.

3.
LIMA, JORGE ENOCH FURQUIM WERNECK2017 LIMA, JORGE ENOCH FURQUIM WERNECK ; DE GOIS AQUINO, FABIANA ; CHAVES, THIAGO AVELAR ; LORZ, CARSTEN . Development of a spatially explicit approach for mapping ecosystem services in the Brazilian Savanna - MapES. ECOLOGICAL INDICATORS, v. 82, p. 513-525, 2017.

4.
LIMA, P. A. F.2016LIMA, P. A. F. ; ALBUQUERQUE, L. B. ; MALAQUIAS, J. V. ; GATTO, A. ; AQUINO, F. G. . Eficiência de regenerantes como indicador de restauração ecológica no Cerrado, Brasil. Revista de Ciências Agrárias (Lisboa), v. 39, p. 455-472, 2016.

5.
LIMA, P. A. F.2016LIMA, P. A. F. ; GATTO, A. ; ALBUQUERQUE, L. B. ; MALAQUIAS, J. V. ; AQUINO, F. G. . Crescimento de mudas de espécies nativas na restauração ecológica de matas ripárias. Neotropical Biology and Conservation, v. 11, p. 72-79, 2016.

6.
OLIVEIRA, M. C.2015OLIVEIRA, M. C. ; RIBEIRO, J. F. ; PASSOS, F. B. ; AQUINO, F. G. ; OLIVEIRA, F. F. ; SOUSA, S. R. . Crescimento de espécies nativas em um plantio de recuperação de Cerrado sentido restrito no Distrito Federal, Brasil. Revista Brasileira de Biociências (Impresso), v. 13, p. 25-32, 2015.

7.
SOUSA, S. R.2015SOUSA, S. R. ; ALBUQUERQUE, L. B. ; SOUSA, A. C. S. A. ; PACHECO, B. S. ; MALAQUIAS, J. V. ; AQUINO, F. G. . Rooting of cuttings of Miconia (Melastomataceae): Alternative to produce seedlings for ecological restoration. Neotropical Biology and Conservation, v. 10, p. 152-158, 2015.

8.
AQUINO, F. G.2014AQUINO, F. G.; PEREIRA, C. S. ; PASSOS, F. B. ; OLIVEIRA, M. C. . Composição florística e estrutural de um cerrado sentido restrito na área de proteção de manancial Mestre D?Armas, Distrito Federal. Bioscience Journal (UFU. Impresso), v. 30, p. 565-575, 2014.

9.
SOUSA, A. C. S. A.2014SOUSA, A. C. S. A. ; ALBUQUERQUE, L. B. ; AQUINO, F. G. . Tococa formicaria Mart. and Tibouchina stenocarpa (DC) Cogn. Melastomataceae Juss: morphometric characterization of the fruits and analysis of seed germination. Brazilian Journal of Ecology (Impresso), v. 1-2, p. 132-141, 2014.

10.
PASSOS, FÁBIO BARBOSA2014PASSOS, FÁBIO BARBOSA ; DE MESQUITA LOPES, CAMILA ; DE GOIS AQUINO, FABIANA ; RIBEIRO, JOSÉ FELIPE . Nurse plant effect of Solanum lycocarpum A. St.-Hil. in area of Brazilian Savanna undergoing a process of restoration. Revista Brasileira de Botânica (Impresso), v. 1, p. 1, 2014.

11.
ALBUQUERQUE, L. B.2013ALBUQUERQUE, L. B. ; AQUINO, F. G. ; COSTA, L. C. ; MIRANDA, Z. J. G. ; SOUSA, S. R. . Espécies de Melastomataceae Juss. com potencial para restauração ecológica em área em regeneração natural para uso potencial na restauração ecológica de mata ripária no bioma Cerrado. Polibotánica, v. 35, p. 15-33, 2013.

12.
E.C, OLIVEIRA-FILHO2013E.C, OLIVEIRA-FILHO ; D.H.F., MUNIZ ; I.S, FREIRE ; F.G., AQUINO ; L.R.M., ANDRADE . Comparative Susceptibility of Freshwater Fish Species to Metals from Ultramafic Soils. Journal of the Brazilian Society of Ecotoxicology, v. 8, p. 119-123, 2013.

13.
LIMA, JORGE ENOCH FURQUIM WERNECK2013LIMA, JORGE ENOCH FURQUIM WERNECK ; LOPES, WALSZON TERLLIZZIE ARAÚJO ; Aquino, Fabiana de Gois ; OLIVEIRA-FILHO, EDUARDO CYRINO ; SANO, EDSON EYJI ; SILVA, FELIPPE DAMIÃO MELLO . Assessing the use of erosion modeling to support payment for environmental services programs. Journal of Soils and Sediments (Print), v. 1, p. 1, 2013.

14.
Lenza, Eddie2008Lenza, Eddie ; Ferreira, Joice Nunes ; Consolaro, Hélder ; AQUINO, F. G. . Biologia reprodutiva de Rourea induta Planch. (Connaraceae), uma espécie heterostílica de cerrado do Brasil Central. Revista Brasileira de Botânica, v. 31, p. 389-398, 2008.

15.
AQUINO, F. G.;Aquino, Fabiana de Gois;AQUINO, FABIANA G.;F.G., AQUINO;DE GOIS AQUINO, FABIANA;DE GÓIS AQUINO, FABIANA2007 AQUINO, F. G.; WALTER, B. M. T. ; RIBEIRO, J. F. . Woody community dynamics in two fragments of Cerrado stricto sensu over a seven-year period (1995-2002), MA, Brazil. Revista Brasileira de Botânica, v. 30, p. 111-119, 2007.

16.
AQUINO, F. G.;Aquino, Fabiana de Gois;AQUINO, FABIANA G.;F.G., AQUINO;DE GOIS AQUINO, FABIANA;DE GÓIS AQUINO, FABIANA2007 AQUINO, F. G.; WALTER, B. M. T. ; RIBEIRO, J. F. . Dinâmica de populações de espécies lenhosas de Cerrado, Balsas, Maranhão. Revista Árvore, v. 31, p. 793-803, 2007.

17.
AQUINO, F. G.;Aquino, Fabiana de Gois;AQUINO, FABIANA G.;F.G., AQUINO;DE GOIS AQUINO, FABIANA;DE GÓIS AQUINO, FABIANA2007AQUINO, F. G.; WALTER, B. M. T. ; RIBEIRO, J. F. . Espécies vegetais de uso múltiplo em reservas legais de Cerrado, Balsas, MA. Revista Brasileira de Biociências, v. 5, p. 147-149, 2007.

18.
WALTER, B. M. T.2004WALTER, B. M. T. ; AQUINO, F. G. . Flórula arbórea do Cerrado sentido restrito na porção ocidental do território indígena Krahô, TO. Boletim do Herbário Ezechias Paulo Heringer, Brasília, DF, v. 13, p. 5-19, 2004.

19.
AQUINO, F. G.;Aquino, Fabiana de Gois;AQUINO, FABIANA G.;F.G., AQUINO;DE GOIS AQUINO, FABIANA;DE GÓIS AQUINO, FABIANA2003AQUINO, F. G.. Efeito das presença das palmeiras sobre a densidade de espécies dicotiledôneas no sub-bosque de uma floresta tropical úmida na Costa Rica. Boletim do Herbário Ezechias Paulo Heringer, Brasília, v. 11, p. 31-37, 2003.

20.
VIEIRA, DANIEL L.M.2002VIEIRA, DANIEL L.M. ; AQUINO, FABIANA G. ; BRITO, MÁRCIA A. ; FERNANDES-BULHÃO, CLARISSA ; HENRIQUES, RAIMUNDO P. B. . Síndromes de dispersão de espécies arbustivo-arbóreas em cerrado sensu stricto do Brasil Central e savanas amazônicas. Revista Brasileira de Botânica, São Paulo, v. 25, n.2, p. 215-220, 2002.

21.
AQUINO, F. G.;Aquino, Fabiana de Gois;AQUINO, FABIANA G.;F.G., AQUINO;DE GOIS AQUINO, FABIANA;DE GÓIS AQUINO, FABIANA2000AQUINO, F. G.; OLIVEIRA, M. C. ; SCHIAVINI, I. ; RIBEIRO, J. F. . Dinâmica de população de Anadenanthera macrocarpa e Acacia glomerosa em Mata Seca Semidecídua na Estação Ecológica do Panga (Uberlândia, MG). Boletim do Herbário Ezechias Paulo Heringer (Cessou em 2006. Cont. ISSN 1983-6996 Heringeriana), Brasília, DF, v. 4, p. 90-102, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SAMPAIO, A. B. ; Vieira, D. M. ; CORDEIRO, A. O. O. ; AQUINO, F. G. ; SOUSA, A. P. ; ALBUQUERQUE, L. B. ; SCHMIDT, I. B. ; RIBEIRO, J. F. ; PELLIZARO, K. F. ; SOUSA, F. S. ; MOREIRA, A. G. ; SANTOS, A. B. P. ; REZENDE, G. M. ; SILVA, R. R. P. ; ALVES, M. ; MOTTA, C. P. ; OLIVEIRA, M. C. ; CORTES, C. A. ; OGATA, R. . Guia de restauração do Cerrado: semeadura direta. 1. ed. Brasília: Rede de Sementes do Cerrado, 2015. v. 1. 40p .

2.
AQUINO, F. G.; ALBUQUERQUE, L. B. ; ALONSO, A. M. ; LIMA, J. E. F. W. ; SOUSA, E. S. . Cerrado: restauração de matas de galeria e ciliares. 1. ed. Brasília: Embrapa, 2012. v. 1. 40p .

3.
PARRON, L. M. (Org.) ; DUBOC, E. (Org.) ; AGUIAR, L. M. S. (Org.) ; CAMARGO, A. J. A. (Org.) ; OLIVEIRA-FILHO, E. C. (Org.) ; AQUINO, F. G. (Org.) . Cerrado: desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável. Embrapa Cerrados: Planaltina, DF, 2008. 464p .

4.
MACHADO, R. B. ; AGUIAR, L. M. S. ; RAMOS-NETO, M. B. ; RODRIGUES, F. H. G. ; HASS, A. ; AQUINO, F. G. . Atlas de Conservação da Natureza Brasileira: Unidades Federais. São Paulo: Metalivros, 2005. v. 1. 335p .

Capítulos de livros publicados
1.
HAYES, K. M. ; AQUINO, F. G. ; GULIAS, A. P. S. M. ; RIBEIRO, J. F. ; OLIVEIRA, M. C. ; SILVA, M. R. . Importância da conservação do Cerrado em pé: caso do extrativismo dos pequizeiros (Caryocar brasiliense Cambess.) em Goiás. In: DUBOC, E.; FRANÇA, L. V. ; JUNQUEIRA, N. T. V.. (Org.). Pequi: descrição, usos e cultivo. 1ed.: Embrapa, 2012, v. 1, p. 104-120.

2.
LIMA, J. E. F. W. ; LOPES, W. T. A. ; AQUINO, F. G. ; OLIVEIRA-FILHO, E. C. ; SANO, E. E. ; SILVA, F. D. M. . Modelagem do potencial de erosão como suporte a programas de pagamento por serviços ambientais: o caso da bacia experimental do Córrego Sarandi - DF. In: Cristiano Poleto; Adelmo Lowe Pletsch; Eloy Lemos Mello; Newton de Oliveira Carvalho. (Org.). X ENES - Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos: artigos selecionados. 1a.ed.Porto Alegre: ABRH, 2012, v. 1, p. 396-410.

3.
RIBEIRO, J. F. ; OLIVEIRA, M. C. ; AQUINO, F. G. . Desafios de uso e conservação nas áreas de reserva legal e de preservação permanente no bioma Cerrado. In: FAGG, C. W.; MUNHOZ, C. B. R.; SOUSA-SILVA, J. C.. (Org.). Conservação de áreas de preservação permanente do Cerrado: caracterização, educação ambiental e manejo. 1ed.Brasília: CRAD, 2011, v. 1, p. 309-321.

4.
RIBEIRO, J. F. ; OLIVEIRA, M. C. ; AQUINO, F. G. . Desafios de uso e conservação nas áreas de reserva legal e de preservação permanente no bioma Cerrado. In: FAGG, C. W.; MUNHOZ, C. B. R.; SOUZA-SILVA, J. C.. (Org.). Conservação de áreas de preservação permanente do Cerrado: caracterização, educação ambiental e manejo. 1ed.Brasília: CRAD, 2011, v. 1, p. 227-239.

5.
RIBEIRO, J. F. ; OLIVEIRA, M. C. ; GULIAS, A. P. S. M. ; FELFILI, J. M. ; AQUINO, F. G. . Usos múltiplos da biodiversidade no bioma Cerrado: estratégia sustentável para a sociedade, agronegócio e recursos naturais. In: Fábio Gelape Faleiro; Austeclínio Lopes de Farias Neto. (Org.). Savanas: desafios e estratégias para o equilíbrio entre sociedade, agronegócio e recursos naturais. Brasília, DF: Embrapa, 2008, v. , p. 337-360.

6.
AQUINO, F. G.; AGUIAR, L. M. S. ; CAMARGO, A. J. A. ; DUBOC, E. ; OLIVEIRA-FILHO, E. C. ; PARRON, L. M. . Sustentabilidade no bioma Cerrado: visão geral e desafios. In: Parron, L. M.; Aguiar, L. M. S.; Duboc, E.; Oliveira-Filho, E. C.; Camargo, A. J. A. e Aquino, F. G. (Org.). Cerrado: desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável. 1ed.Brasília, DF: Embrapa, 2008, v. , p. 23-32.

7.
AQUINO, F. G.; RIBEIRO, J. F. ; GULIAS, A. P. S. M. ; OLIVEIRA, M. C. ; BARROS, C. J. S. ; HAYES, K. M. ; SILVA, M. R. . Uso sustentável das plantas nativas do Cerrado: oportunidades e desafios. In: Parron, L. M.; Aguiar, L. M. S.; Duboc, E.; Oliveira-Filho, E. C.; Camargo, A. J. A. e Aquino, F. G. (Org.). Cerrado: desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável. 1ed.Brasília, DF: Embrapa, 2008, v. , p. 95-123.

8.
PARRON, L. M. ; COSER, T. R. ; AQUINO, F. G. . Restauração ecológica da vegetação no bioma Cerrado. In: Parron, L. M.; Aguiar, L. M. S.; Duboc, E.; Oliveira-Filho, E. C.; Camargo, A. J. A. e Aquino, F. GParron, L. M.; Aguiar, L. M. S.; Duboc, E.; Oliveira-Filho, E. C.; Camargo, A. J. A. e Aquino, F. G. (Org.). Cerrado: desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável. 1ed.Brasília, DF: Embrapa, 2008, v. , p. 345-378.

9.
AQUINO, F. G.; CAMARGO, A. J. A. . Conservação da biodiversidade: demandas para a pesquisa. In: Fábio Gelape Faleiro e Austeclinio Lopes de Farias Neto. (Org.). Savanas: demandas para pesquisa. Planaltina: Embrapa Cerrados, 2008, v. 1, p. 19-30.

10.
AQUINO, F. G.; MIRANDA, G. H. B. . Consequências ambientais da fragmentação de hábitats no Cerrado. In: Sueli Sano; Semíramis Pedrosa de Almeida. (Org.). Cerrado: ecologia e flora. Planaltina: Embrapa Cerrados, 2007, v. , p. -.

11.
J N, Ferreira ; AQUINO, F. G. ; CARVALHO-OKANO, R. ; PROENCA, C. E. B. . Celastraceae. In: Taciana B. Cavalcanti; Alba E. Ramos. (Org.). Flora do Distrito Federal, Brasil. 1ed.Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2003, v. 3, p. 140-149.

12.
SCHIAVINI, I. ; RESENDE, J. C. F. ; AQUINO, F. G. . Dinâmica de populações de espécies arbóreas em Mata de Galeria e Mata Mesófila na margem do Ribeirão Panga, MG. In: J. F. Ribeiro; C. E. L. Fonseca e J. C. Sousa-Silva. (Org.). Cerrado: caracterização e recuperação de Matas de Galeria.. 1ed.Brasília: Embrapa Cerrados, 2001, v. 1, p. 267-299.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
AQUINO, F. G.; PINTO, J. R. R. ; RIBEIRO, J. F. . Evolução histórica do conceito de savana e a sua relação com o Cerrado brasileiro. ComCiência (UNICAMP), SBPC/Labjor, 12 fev. 2009.

2.
VILELA, M. F. ; AQUINO, F. G. . Relações, percepções e interferências humanas no bioma Cerrado. Agrosoft Brasil, 20 out. 2008.

3.
AQUINO, F. G.. Extrativismo no bioma Cerrado. EcoTerra Brasil, 22 nov. 2007.

4.
AQUINO, F. G.. Cerrado: beleza ameaçada. Agrosoft Brasil, 20 nov. 2007.

5.
AQUINO, F. G.; AGUIAR, L. M. S. . Conhecendo o Pequi. Agrosoft, 22 maio 2006.

6.
AQUINO, F. G.; AGUIAR, L. M. S. . Porque preservar as matas ao longo dos rios?. Zoonews, 06 dez. 2004.

7.
AQUINO, F. G.. Mata Ciliar e Mata de Galeria: importância e preservação. Jornal do Meio Ambiente, jornaldomeioambiente.com.br, 16 jun. 2003.

8.
AQUINO, F. G.. Reserva Legal: os benefícios de sua conservação. Clube do Fazendeiro, 15 maio 2003.

9.
AQUINO, F. G.. Utilização de espécies do cerrado e sua preservação. Boletim Pecuário.

10.
AQUINO, F. G.. Estabelecimento da reserva legal: legislação, finalidade e importância para a conservação da natureza. Maxpressnet.

11.
AQUINO, F. G.. Nosso Cerrado vai virar um grande vazio. Boletim Pecuário.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MATTOS, L. M. ; BRAGA, L. M. ; MALAQUIAS, J. V. ; LIMA, J. E. F. W. ; AQUINO, F. G. . Relações entre categorias produtivas, tipologias de produção e ativos de capital em bacia agrícola do Distrito Federal. In: 52o. Congresso da SOBER, 2014, Goiânia. 52o. Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2014. p. 1-20.

2.
VILELA, M. F. ; AQUINO, F. G. ; JUNQUEIRA, N. T. V. ; CONCEICAO, L. D. H. C. S. . Maciços naturais de macaúba (Acrocomia aculeata): mapeamento e análise do potencial para produção de biodiesel. In: 9o. Congresso Internacional de Bioenergia, 2014, São Paulo. 9o. Congresso Internacional de Bioenergia, 2014.

3.
LIMA, J. E. F. W. ; LOPES, W. T. A. ; AQUINO, F. G. ; OLIVEIRA-FILHO, E. C. ; SANO, E. E. ; SILVA, F. D. M. . Modelagem do potencial de erosão como suporte a programas de pagamento por serviços ambientais: o caso da bacia experimental do Córrego Sarandi - DF. In: X Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos, 2012, Foz do Iguaçu. Anais do X Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos. Porto Alegre: Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRH, 2012.

4.
VILELA, M. F. ; AQUINO, FABIANA G. ; PASSOS, F. B. ; BHERING, L. L. ; JUNQUEIRA, N. T. V. ; CARGNIN, A. . Mapamento dos maciços de macaúba (Acrocomia aculeata) visando a prospecção bioenergética. In: VI Congreso Internacional de Ingeniería Agrícola, 2010, Chilán, Chile. CIIACN. Chilán: Universidad de Concepción, 2010.

5.
BHERING, L. L. ; VILELA, M. F. ; AQUINO, F. G. ; LAVIOLA, B. G. ; JUNQUEIRA, N. T. V. ; CARGNIN, A. . Mapeamento de maciços naturais de ocorrência de macaúba (Acrocomia aculeata) visando à exploração sustentável. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE OLEAGINOSAS ENERGÉTICAS, 2010, João Pessoa. Inclusão social e energia, 2010.

6.
PASSOS, F. B. ; AQUINO, F. G. ; PEREIRA, C. S. . Mapa de uso e cobertura do solo na área da Embrapa Cerrados, DF. In: IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional das Savanas Tropicais, 2008, Brasília, DF. Anais do IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional das Savanas Tropicais. Brasília, DF: Embrapa, 2008.

7.
AQUINO, F. G.; SILVA, M. R. ; RATTER, J. A. ; RIBEIRO, J. F. ; VILELA, M. F. ; OLIVEIRA, M. C. . Distribuição geográfica das espécies Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd. ex Mart. e Caryocar brasiliense Cambess. no bioma Cerrado. In: IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional das Savanas Tropicais, 2008, Brasília, DF. Anais do IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional das Savanas Tropicais. Brasília, DF: Embrapa, 2008.

8.
GULIAS, A. P. S. M. ; RIBEIRO, J. F. ; OLIVEIRA, M. C. ; AQUINO, F. G. ; SILVA, M. R. . Produtividade dos pequizeiros (Caryocar brasiliense Cambess.) no município de Damianópolis, GO. In: IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional das Savanas Tropicais, 2008, Brasília, DF. Anais do IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional das Savanas Tropicais. Brasília, DF: Embrapa, 2008.

9.
CORDEIRO, M. C. R. ; SILVA, M. S. ; OLIVEIRA-FILHO, E. C. ; MIRANDA, Z. J. G. ; AQUINO, F. G. ; FRAGOSO, R. R. ; ALMEIDA, J. ; ANDRADE, L. R. M. . Optimization of a method of total RNA extraction from Brazilian native plants rich in polyphenols and polysaccharides. In: IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional das Savanas Tropicais, 2008, Brasília, DF. Anais do IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional das Savanas Tropicais. Brasília, DF: Embrapa, 2008.

10.
ANDRADE, L. R. M. ; AQUINO, F. G. ; MIRANDA, Z. J. G. ; BECQUER, T. ; ECHEVARRIA, G. ; MARTINS, E. S. ; VIANA, R. M. . Relação entre a disponibilidade do Ni nos solos ultramáficos de Goiás e plantas nativas: levantamento exploratório. In: IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional das Savanas Tropicais, 2008, Brasília, DF. Anais do IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional das Savanas Tropicais. Brasília, DF: Embrapa, 2008.

11.
GULIAS, A. P. S. M. ; RIBEIRO, J. F. ; OLIVEIRA, M. C. ; AQUINO, F. G. ; SILVA, M. R. . Cadeia produtiva do pequi (Caryocar brasiliense Cambess.) no município de Damianópolis, GO. In: IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional das Savanas Tropicais, 2008, Brasília, DF. Anais do IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional das Savanas Tropicais. Brasília, DF: Embrapa, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GONCALVES, H. M. ; REATTO, A. ; SOUSA, S. R. ; ALBUQUERQUE, L. B. ; AQUINO, F. G. ; MALAQUIAS, J. V. . Avaliação da fertilidade do solo em área de mata de galeria em processo de restauração ecológica. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015, Natal. XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015.

2.
MELO, A. C. A. ; NASCIMENTO, C. T. C. ; ANDRADE, L. R. M. ; AQUINO, F. G. ; PACHECO, B. S. . Correlação entre dados topográficos e de sensoriamento remoto para caracterização de solos ultramáficos na região de Barro Alto, Goiás. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015, Natal. XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015.

3.
ANDRADE, L. R. M. ; AQUINO, F. G. ; REIS JUNIOR, F. B. ; PACHECO, B. S. ; ECHEVARRIA, G. . Potencial de uso de espécies vegetais nativas dos Complexos Ultramáficos de Barro Alto (GO) nos processos de recuperação de áreas alteradas pela extração de Ni, de fitoextração e fitomineração de metais. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015, Natal. XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015.

4.
GOMES, W. B. ; SILVA, J. L. A. ; LUZARDO, J. R. ; BARBOSA, J. B. M. ; SOUSA, S. R. ; PACHECO, B. S. ; OLIVEIRA, M. C. ; ALBUQUERQUE, L. B. ; AQUINO, F. G. . Serapilheira como indicador ambiental de restauração ecológica em mata ripária do Distrito Federal. In: XII Congresso de Ecologia do Brasil, 2015, São Lourenço, MG. XII CEB - Sociedade de Ecologia do Brasil, 2015.

5.
LIMA, P. A. F. ; SOUSA, S. R. ; PACHECO, B. S. ; MIRANDA, L. G. O. ; BORGES, L. A. ; CARDONA, B. N. ; SOUSA, A. C. S. A. ; SILVA-JUNIOR, Y. G. V. ; SILVA, J. L. ; LEMOS, R. L. ; BEZERRA, G. S. ; SILVA, M. R. ; SOUZA, A. M. B. ; GOMES, W. B. ; RUELA, D. M. ; AQUINO, F. G. ; ALBUQUERQUE, L. B. . Viabilidade dos regenerantes como indicador de restauração ecológica em matas ripárias, Cerrado, DF. In: XI Congresso de Ecologia e I Congresso Internacional de Ecologia, 2013, Porto Seguro, BA. XI Congresso de Ecologia e I Congresso Internacional de Ecologia, 2013.

6.
ATAIDE, M. V. R. ; HERTEL JUNIOR, C. R. ; OLIVEIRA, C. E. B. ; PACHECO, B. S. ; MALAQUIAS, J. V. ; BEAL, J. ; ANDRADE, L. R. M. ; PEREIRA, C. D. ; AQUINO, F. G. . Estratégias para a recuperação de áreas degradadas pela mineração de níquel: influência do período de armazenamento na germinação de espécies nativas de ambientes ultramáficos. In: XI Congresso de Ecologia e I Congresso Internacional de Ecologia, 2013, Porto Seguro, BA. XI Congresso de Ecologia e I Congresso Internacional de Ecologia, 2013.

7.
BEAL, J. ; OLIVEIRA, C. E. B. ; PACHECO, B. S. ; ATAIDE, M. V. R. ; HERTEL JUNIOR, C. R. ; PEREIRA, C. D. ; MACHADO, C. T. T. ; ANDRADE, L. R. M. ; AQUINO, F. G. . Efeito da inoculação de fungos micorrízicos na colonização de raízes de duas espécies de plantas (Mimosa claussenii e Vernonia bardanoides) nativas de solos ultramáficos de Goiás. In: XI Congresso de Ecologia e I Congresso Internacional de Ecologia, 2013, Porto Seguro. XI Congresso de Ecologia e I Congresso Internacional de Ecologia, 2013.

8.
ATAIDE, M. V. R. ; HERTEL JUNIOR, C. R. ; OLIVEIRA, C. E. B. ; PACHECO, B. S. ; MALAQUIAS, J. V. ; BEAL, J. ; ANDRADE, L. R. M. ; PEREIRA, C. D. ; AQUINO, F. G. . Influência do período de armazenamento na germinação de espécies nativas de ambientes ultramáficos. In: XI Congresso de Ecologia e I Congresso Internacional de Ecologia, 2013, Porto Seguro. XI Congresso de Ecologia e I Congresso Internacional de Ecologia, 2013.

9.
AQUINO, F. G.; ANDRADE, L. R. M. ; MIRANDA, Z. J. G. ; BECQUER, T. ; ECHEVARRIA, G. ; MARTINS, E. S. ; VIANA, R. M. ; OLIVEIRA-FILHO, E. C. . Seleção de áreas para o levantamento da diversidade vegetal em solos com alta concentração de níquel. In: 2o. Workshop sobre o Projeto Relações entre os metais do solo e a biodiversidade no Cerrado: ferramentas para a conservação ambiental e a recuperação de áreas degradada, 2011, Brasília. Relações entre os metais do solo e a biodiversidade no Cerrado: ferramentas para a conservação ambiental e a recuperação de áreas degradada. Brasília: Embrapa Cerrados, 2011. p. 29-34.

10.
AQUINO, F. G.; MIRANDA, Z. J. G. ; VIANA, R. M. ; ANDRADE, L. R. M. . Levantamento fitossociológico em áreas sobre solos com alta concentração de níquel. In: 2o. Workshop sobre o Projeto Relações entre os metais do solo e a biodiversidade no Cerrado: ferramentas para a conservação ambiental e a recuperação de áreas degradada, 2011, Brasília. Relações entre os metais do solo e a biodiversidade no Cerrado: ferramentas para a conservação ambiental e a recuperação de áreas degradada. Brasília: Embrapa Cerrados, 2011. p. 45-50.

11.
RAOUS, S. ; ECHEVARRIA, G. ; BECQUER, T. ; AQUINO, F. G. ; ANDRADE, L. R. M. ; MIRANDA, Z. J. G. ; VIANA, R. M. . Identificação qualitativa de espécies hiperacmuladoras de Ni no maciço ultramáfico da região de Niquelândia/Barro Alto. In: 2o. Workshop sobre o Projeto Relações entre os metais do solo e a biodiversidade no Cerrado: ferramentas para a conservação ambiental e a recuperação de áreas degradada, 2011, Brasília. Relações entre os metais do solo e a biodiversidade no Cerrado: ferramentas para a conservação ambiental e a recuperação de áreas degradada. Brasília: Embrapa Cerrados, 2011. p. 58-60.

12.
AQUINO, F. G.; MIRANDA, Z. J. G. ; VIANA, R. M. ; ANDRADE, L. R. M. . Caracterização de espécies com potencial para uso na atividade de recuperação de áreas degradadas. In: 2o. Workshop sobre o Projeto Relações entre os metais do solo e a biodiversidade no Cerrado: ferramentas para a conservação ambiental e a recuperação de áreas degradada, 2011, Brasília. Relações entre os metais do solo e a biodiversidade no Cerrado: ferramentas para a conservação ambiental e a recuperação de áreas degradada. Brasília: Embrapa Cerrados, 2011. p. 69-71.

13.
ANDRADE, L. R. M. ; AQUINO, F. G. ; MIRANDA, Z. J. G. ; MUNIZ, D. H. F. . Caracterização química e física de solos e dos teores de nutrientes em plantas nativas do maciço ultramáfico da região de Niquelândia/Barro Alto. In: 2o. Workshop sobre o Projeto Relações entre os metais do solo e a biodiversidade no Cerrado: ferramentas para a conservação ambiental e a recuperação de áreas degradada, 2011, Brasília. Relações entre os metais do solo e a biodiversidade no Cerrado: ferramentas para a conservação ambiental e a recuperação de áreas degradada. Brasília: Embrapa Cerrados, 2011. p. 51-57.

14.
ANDRADE, L. R. M. ; ECHEVARRIA, G. ; AQUINO, F. G. ; MIRANDA, Z. J. G. ; BECQUER, T. ; MARTINS, E. S. . Uptake and hyperaccumulation of Ni by ultramafic flora as a function of soil type and Ni availability (Barro Alto, GO, Brazil). In: 10th International Conference on the Biogeochemistry of Trace Elements, 2009, Chihuahua, México. FRONTIERS IN TRACE ELEMENTS RESEARCH AND EDUCATION. Chihuahua, 2009.

15.
ROMANCINI, R. M. ; AQUINO, F. G. . Aspectos da biologia reprodutiva do pequizeiro-anão (Caryocar brasiliense subsp. intermedium Camb., Caryocaraceae) em plantio experimental na Embrapa Cerrados, Planaltina, DF. In: VIII Congresso de Ecologia, 2007, Caxambu, MG. Anais do VIII Congresso de Ecologia, 2007.

16.
OLIVEIRA, M. C. ; RIBEIRO, J. F. ; SANTOS, J. C. G. ; SILVA, M. R. ; HAYES, K. M. ; BARROS, C. J. S. ; MARTINS, R. C. ; ALMEIDA, S. P. ; AQUINO, F. G. ; ROCHA, F. E. C. . Educação Ambiental e a Conservação do Bioma Cerrado: Valoração e Uso Sustentável. In: V Congresso Ibero Americano de Educação Ambiental, 2006, Joinville. V Congresso Ibero Americano de Educação Ambiental, 2006.

17.
AQUINO, F. G.; RIBEIRO, J. F. ; WALTER, B. M. T. . Regeneraçãode espécies lenhosas em dois fragmentos de Cerrado sentido restrito (Balsas, MA - Brasil).. In: Forest 2004 - 7o. Congresso e Exposição Internacional sobre Florestas (Redescobrimento o Cerrado)., 2004, Brasília. Anais Forest2004, 2004.

18.
LENZA, E. ; J N, Ferreira ; AQUINO, F. G. . A heterostilia reduz a autopolinização em Rourea induta, uma espécie arbustiva em cerrado no Brasil Central?. In: VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza. VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003.

19.
AGUIAR, L. M. S. ; AQUINO, F. G. . Importância dos morcegos na dispersão de plantas do Bioma Cerrado. In: VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza. VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, W. B. ; SILVA, J. L. A. ; LUZARDO, J. R. ; BARROS, B. K. ; BARBOSA, J. B. M. ; MORAIS, I. T. ; PAIS, N. O. ; FALEIRO, F. G. ; AQUINO, F. G. ; ALBUQUERQUE, L. B. . Taxa de sobrevivência e desenvolvimento de três espécies com potencial de atração da fauna em experimentos de restauração ecológica em matas ripárias do Cerrado. In: 2º. Simpósio sobre Processos Ecológicos, Restauração e Ecovaloração de Zonas Ripárias, 2015, Brasília. 2º. Simpósio sobre Processos Ecológicos, Restauração e Ecovaloração de Zonas Ripárias, 2015.

2.
BARROS, B. K. ; GOMES, W. B. ; LUZARDO, J. R. ; SILVA, J. L. A. ; BARBOSA, J. B. M. ; MORAIS, I. T. ; PAIS, N. O. ; PACHECO, B. S. ; ALONSO, A. M. ; FALEIRO, F. G. ; Aquino, Fabiana de Gois ; ALBUQUERQUE, L. B. . Taxa de sobrevivência de espécies de maracujá e ora-pro-nobis em experimento de restauração ecológica de mata ripária do Distrito Federal. In: 2º. Simpósio sobre Processos Ecológicos, Restauração e Ecovaloração de Zonas Ripárias, 2015, Brasília. 2º. Simpósio sobre Processos Ecológicos, Restauração e Ecovaloração de Zonas Ripárias, 2015.

3.
LIMA, P. A. F. ; GATTO, A. ; AQUINO, F. G. ; ALBUQUERQUE, L. B. . Eficiência de regenerantes como indicador de restauração ecológica no Cerrado. In: 2º. Simpósio sobre Processos Ecológicos, Restauração e Ecovaloração de Zonas Ripárias, 2015, Brasília. 2º. Simpósio sobre Processos Ecológicos, Restauração e Ecovaloração de Zonas Ripárias, 2015.

4.
SILVA, J. L. A. ; GOMES, W. B. ; LUZARDO, J. R. ; BARROS, B. K. ; SOUSA, S. R. ; PACHECO, B. S. ; SOUSA, A. C. S. A. ; AQUINO, F. G. ; ALBUQUERQUE, L. B. . Impacto do fogo em experimentos de restauração ecológica de matas ripárias no Cerrado. In: 2º. Simpósio sobre Processos Ecológicos, Restauração e Ecovaloração de Zonas Ripárias, 2015, Brasília. 2º. Simpósio sobre Processos Ecológicos, Restauração e Ecovaloração de Zonas Ripárias, 2015.

5.
LEMOS, R. L. ; ALBUQUERQUE, L. B. ; SOUSA, A. C. S. A. ; AQUINO, F. G. ; SOUSA, S. R. ; CARDONA, B. N. ; RUELA, D. M. ; SILVA-JUNIOR, Y. G. V. . Custo de implantação de técnicas de restauração ecológica em matas ripárias no Cerrado, DF, Brasil. In: SIACRE, 2015, Buenos Aires, Argentina. IV Congreso Iberoamericano y del Caribe de Restauración Ecológica, 2015. p. 120-120.

6.
PACHECO, B. S. ; SOUSA, A. C. S. A. ; SOUSA, S. R. ; AQUINO, F. G. ; ALBUQUERQUE, L. B. . Estaquia de Tococa formicaria Mart. e Miconia chamissois Naud. em área de restauração ecológica. In: SIACRE, 2015, Buenos Aires, Argentina. IV Congreso Iberoamericano y del Caribe de Restauración Ecológica, 2015. p. 152-152.

7.
SOUSA, S. R. ; SOUSA, A. C. S. A. ; PACHECO, B. S. ; MALAQUIAS, J. V. ; AQUINO, F. G. ; ALBUQUERQUE, L. B. . Crescimento de espécies nativas em experimento de restauração ecológica de matas ripárias, DF, Brasil. In: SIACRE, 2015, Buenos Aires, Argentina. IV Congreso Iberoamericano y del Caribe de Restauración Ecológica, 2015. p. 157-157.

8.
SOUSA, S. R. ; SOUSA, A. C. S. A. ; PACHECO, B. S. ; MALAQUIAS, J. V. ; AQUINO, F. G. ; ALBUQUERQUE, L. B. . Desempenho de espécies nativas em experimento de restauração ecológica de mata ripária no Cerrado. In: SIACRE, 2015, Buenos Aires, Argentina. IV Congreso Iberoamericano y del Caribe de Restauración Ecológica, 2015. p. 158-158.

9.
SILVA, J. L. A. ; PACHECO, B. S. ; GOMES, W. B. ; BARBOSA, J. B. M. ; SOUSA, A. C. S. A. ; LUZARDO, J. R. ; BEZERRA, G. S. ; SOUSA, S. R. ; AQUINO, F. G. ; ALBUQUERQUE, L. B. . Caracterização da chuva de sementes em experimento de restauração ecológica no Cerrado, Brazlândia, DF. In: VI Simpósio de Restauração Ecológica, 2015, São Paulo. VI Simpósio de Restauração Ecológica, 2015.

10.
SILVA-JUNIOR, Y. G. V. ; SOUSA, S. R. ; BORGES, L. A. ; PACHECO, B. S. ; SOUSA, A. C. S. A. ; RIBEIRO, T. ; LIMA, P. A. F. ; MIRANDA, L. G. O. ; CARDONA, B. N. ; SILVA, M. R. ; GOMES, W. B. ; SOUZA, A. M. B. ; LEMOS, R. L. ; SILVA, J. L. ; BEZERRA, G. S. ; ARAUJO, R. S. ; AQUINO, F. G. ; ALBUQUERQUE, L. B. . Avaliação da cobertura regenerantes como indicador na restauração ecológica de mata ripária, DF, Brasil. In: III Congreso Iberoamericano y del Caribe de Restauración Ecológica, 2013, Bogotá. III Congreso Iberoamericano y del Caribe de Restauración Ecológica, 2013. p. 129-130.

11.
SOUSA, S. R. ; PACHECO, B. S. ; BORGES, L. A. ; SOUSA, A. C. S. A. ; SILVA-JUNIOR, Y. G. V. ; MIRANDA, L. G. O. ; CARDONA, B. N. ; SILVA, J. L. ; LEMOS, R. L. ; SOUZA, A. M. B. ; AQUINO, F. G. ; ALBUQUERQUE, L. B. . Regenerantes como indicador na restauração ecológica de mata ripária, Distrito Federal Brasil. In: III Congreso Iberoamericano y del Caribe de Restauración Ecológica, 2013, Bogotá. III Congreso Iberoamericano y del Caribe de Restauración Ecológica, 2013. p. 187-188.

12.
SOUSA, S. R. ; SOUSA, A. C. S. A. ; RUELA, D. M. ; AQUINO, F. G. ; ALBUQUERQUE, L. B. . Sobrevivência de mudas pós-fogo em experimentos de restauração ecológica de matas ripárias no Cerrado. In: V Simpósio de Restauração Ecológica, 2013, São Paulo. V Simpósio de Restauração Ecológica. São Paulo: Instituto de Botânica, 2013. p. 358-359.

13.
PASSOS, F. B. ; OLIVEIRA, M. C. ; RIBEIRO, J. F. ; AQUINO, F. G. ; OLIVEIRA, F. F. ; SOUSA, S. R. . Crescimento de espécies nativas em um plantio de recuperação de Cerrado sentido restrito no Distrito Federal. In: V Simpósio de Restauração Ecológica, 2013, São Paulo. V Simpósio de Restauração Ecológica, 2013. p. 328-329.

14.
PACHECO, B. S. ; SOUSA, A. C. S. A. ; BEZERRA, G. S. ; SOUSA, S. R. ; AQUINO, F. G. ; ALBUQUERQUE, L. B. . Chuva de sementes: avaliação inicial em duas áreas de matas ripárias (Brasil). In: V Simpósio de Restauração Ecológica, 2013, São Paulo. V Simpósio de Restauração Ecológica. São Paulo: Instituto de Botânica, 2013. p. 353-353.

15.
BARBOSA, J. B. M. ; BORGES, L. A. ; RUELA, D. M. ; LIMA, P. A. F. ; SILVA-JUNIOR, Y. G. V. ; MALAQUIAS, J. V. ; AQUINO, FABIANA G. ; ALBUQUERQUE, L. B. . Restauração ecológica: técnicas de cobertura do solo para controle de braquiária. In: V Simpósio de Restauração Ecológica, 2013, São Paulo. V Simpósio de Restauração Ecológica. São Paulo: Instituto de Botânica, 2013. p. 316-317.

16.
OLIVEIRA, C. E. B. ; ZART, S. C. ; ATAIDE, M. V. R. ; HERTEL JUNIOR, C. R. ; NOGUEIRA, A. C. ; CARVALHO, M. A. ; NASCIMENTO, C. T. C. ; ANDRADE, L. R. M. ; AQUINO, F. G. . Estratégias para a recuperação de áreas degradadas pela mineração de níquel: avaliação do desenvolvimento de espécies vegetais condicionadoras de solo em substratos ultramáficos. In: XI Congresso de Ecologia e I Congresso Internacional de Ecologia, 2013, Porto Seguro, BA. XI Congresso de Ecologia e I Congresso Internacional de Ecologia, 2013.

17.
BEAL, J. ; OLIVEIRA, C. E. B. ; PACHECO, B. S. ; ATAIDE, M. V. R. ; HERTEL JUNIOR, C. R. ; PEREIRA, C. D. ; AQUINO, F. G. ; ANDRADE, L. R. M. . Estratégias para a recuperação de áreas degradadas pela mineração de níquel: inoculação de fungos micorrízicos isolados de solos ultramáficos em espécies de plantas nativas dessas áreas. In: XI Congresso de Ecologia e I Congresso Internacional de Ecologia, 2013, Porto Seguro, BA. XI Congresso de Ecologia e I Congresso Internacional de Ecologia, 2013.

18.
PEREIRA, C. D. ; FLORIANO, P. R. C. ; MACHADO, C. T. T. ; ALBUQUERQUE, L. B. ; AQUINO, F. G. . Teor de glomalina e número de esporos de fungos micorrízicos arbusculares em áreas de matas ripárias degradadas do Distrito Federal. In: FERTBIO 2012, 2012, Maceió. FERTBIO 2012, 2012. v. 1.

19.
PACHECO, B. S. ; SOUSA, A. C. S. A. ; MIRANDA, L. G. O. ; SOUSA, S. R. ; ALBUQUERQUE, L. B. ; AQUINO, F. G. . Avaliação inicial de chuva de sementes em mata ripária. In: AquaRipária, 2012, Brasília. Simpósio Processos Ecológicos, Restauração e Ecovaloração em Zonas Ripárias, 2012.

20.
PACHECO, B. S. ; SOUSA, A. C. S. A. ; SOUSA, S. R. ; AQUINO, F. G. ; ALBUQUERQUE, L. B. . Estaquia de Tibouchina stenocarpa (DC) Cong (Melastomataceae). In: IX ENBOC, 2012, Brasília. Encontro Regional de Botânicos do Centro-Oeste: perspectivas sobre as mudanças climáticas e adaptações no bioma Cerrado, 2012.

21.
ALBUQUERQUE, L. B. ; AQUINO, F. G. ; SOUSA, A. C. S. A. ; SOUSA, S. R. ; PACHECO, B. S. ; LIMA, P. A. F. . Restauração ecológica em matas ripárias: sobrevivência de espécies arbustivas e arbóreas nativas do cerrado. In: IX SINRAD, 2012, Rio de Janeiro. Simpósio Nacional sobre Recuperação de Áreas Degradadas: recriando ambientes sustentáveis, 2012.

22.
SOUSA, A. C. S. A. ; SOUSA, S. R. ; PACHECO, B. S. ; LIMA, P. A. F. ; ALBUQUERQUE, L. B. ; AQUINO, F. G. . Sobrevivência inicial de mudas de espécies nativas de matas ripária em processo de restauração ecológica. In: AquaRipária, 2012, Brasília. Simpósio Processos Ecológicos, Restauração e Ecovaloração em Zonas Ripárias, 2012.

23.
SOUSA, A. C. S. A. ; SOUSA, S. R. ; PACHECO, B. S. ; AQUINO, F. G. ; ALBUQUERQUE, L. B. . Enraizamento de estacas de Tococa formicaria (Melastomataceae Juss): uma alternativa para acelerar o processo de restauração em matas ripárias. In: IX ENBOC, 2012, Brasília. Encontro Regional de Botânicos do Centro-Oeste: perspectivas sobre as mudanças climáticas e adaptações no bioma Cerrado, 2012.

24.
SOUSA, S. R. ; SOUSA, A. C. S. A. ; PACHECO, B. S. ; LIMA, P. A. F. ; ALBUQUERQUE, L. B. ; AQUINO, F. G. . Sobrevivência de espécies nativas do cerrado em experimento de restauração ecológica de mata ripária, DF. In: AquaRipária, 2012, Brasília. Simpósio Processos Ecológicos, Restauração e Ecovaloração em Zonas Ripárias, 2012.

25.
SOUSA, S. R. ; SOUSA, A. C. S. A. ; PACHECO, B. S. ; AQUINO, F. G. ; ALBUQUERQUE, L. B. . Enraizamento de estacas de Miconia ibaguensis (Bonpl) triana e Trembleya parviflora (Don). Cong. (Melastomataceae). In: IX ENBOC, 2012, Brasília. Encontro Regional de Botânicos do Centro-Oeste: perspectivas sobre as mudanças climáticas e adaptações no bioma Cerrado, 2012.

26.
SOUSA, A. C. S. A. ; SOUSA, S. R. ; PACHECO, B. S. ; AQUINO, F. G. ; ALBUQUERQUE, L. B. . Fenologia de Tococa formicaria Mart. (Melastomataceae) em mata ripária do Distrito Federal. In: 63º Congresso Nacional de Botânica, 2012, Joinville. 63º Congresso Nacional de Botânica, 2012.

27.
PACHECO, B. S. ; SOUSA, A. C. S. A. ; SOUSA, S. R. ; ALBUQUERQUE, L. B. ; AQUINO, F. G. . Aspectos fenológicos de Miconia chamissois Naudin (Melastomataceae) em área de mata de galeria no Distrito Federal. In: 63º Congresso Nacional de Botânica, 2012, Joinville. 63º Congresso Nacional de Botânica, 2012.

28.
SOUSA, S. R. ; SOUSA, A. C. S. A. ; PACHECO, B. S. ; AQUINO, F. G. ; ALBUQUERQUE, L. B. . Fenologia da espécie Miconia ibaguensis (Bonpl) Triana (Melastomataceae) em mata ripária do Distrito Federal. In: 63º Congresso Nacional de Botânica, 2012, Joinville. 63º Congresso Nacional de Botânica, 2012.

29.
LIMA, J. E. F. W. ; MATTOS, L. M. ; AQUINO, F. G. ; ALBUQUERQUE, L. B. ; RIBEIRO, J. F. ; OLIVEIRA-FILHO, E. C. . Payment for Ecosystem Services in Brazil: situation and challenges. In: IUFRO Landscape Ecology Working Group International Conference, 2012, Concepción, Chile. Sustaining humans and forests in changing landscapes: Conference book. Concepción, Chile, 2012. v. 1. p. 19-19.

30.
PACHECO, B. S. ; LAVAGNINI, G. V. ; VASQUEZ, N.P.S. ; AQUINO, F. G. ; ANDRADE, L. R. M. . Germinação de espécies nativas e sua importância na recuperação de áreas degradadas pela mineração de níquel em Barro Alto,GO.. In: IV Simpósio de Restauração Ecológica, 2011, São Paulo. IV Simpósio de Restauração Ecológica. São Paulo: Instituto de Botânica de São Paulo, 2011.

31.
VIANA, R. M. ; AQUINO, F. G. . Reconocimiento exploratorio de la fenología de especies en una comunidad de Campo Sujo con minería de níquel, Barro Alto, Goiás, Brasil.. In: 4th World Conference on Ecological Restoration, 2011, Mérida. Society for Ecological Restoration - 4th World Conference on Ecological Restoration. Mérida, 2011.

32.
AQUINO, F. G.; VIANA, R. M. ; MIRANDA, Z. J. G. ; ANDRADE, L. R. M. ; BECQUER, T. . Plantas nativas de la sabana brasileña tolerantes a los metales pesados ​​prometedores para la recuperación de áreas degradadas por la minería de níquel, Barro Alto, GO, Brasil.. In: 4th World Conference on Ecological Restoration, 2011, Mérida. Society for Ecological Restoration - 4th World Conference on Ecological Restoration. Mérida, 2011.

33.
VILELA, M. F. ; AQUINO, F. G. ; ALBUQUERQUE, L. B. ; BARIONI, L. G. . Desenvolvimento de índice de qualidade da paisagem para áreas de bovinocultura de corte no bioma Cerrado: resultados preliminares.. In: X Congresso de Ecologia do Brasil, 2011, São Lourenço. X Congresso de Ecologia do Brasil: Ecologia e Gestão Ambiental. São Lourenço: Sociedade de Ecologia do Brasil, 2011.

34.
ANDRADE, L. R. M. ; AQUINO, F. G. ; MIRANDA, Z. J. G. ; ECHEVARRIA, G. ; BECQUER, T. ; NASCIMENTO, C. T. ; VIANA, R. M. . Assessment of Ni levels and plant species diversity in ultramafic soils under Ni mining in Barro Alto (GO) - Brazil. In: 7th International Conference on Serpentine Ecology, 2011, Coimbra. Promoting awareness of Serpentine Biodiversity. Coimbra, 2011. p. 89.

35.
AQUINO, F. G.; VIANA, R. M. ; MIRANDA, Z. J. G. ; ANDRADE, L. R. M. . Floristic composition in the ultramafic soils in Central Brazil. In: 7th International Conference on Serpentine Ecology, 2011, Coimbra. Promoting awareness of Serpentine Biodiversity. Coimbra, 2011. p. 90.

36.
AQUINO, F. G.; VIANA, R. M. ; MIRANDA, Z. J. G. ; ANDRADE, L. R. M. . Richness, abundance and species composition in different areas of the ultramafic soils in Central Brazil. In: 7th International Conference on Serpentine Ecology, 2011, Coimbra. Promoting awareness of Serpentine Biodiversity. Coimbra, 2011. p. 91.

37.
ALBUQUERQUE, L. B. ; SOUSA, A. C. S. A. ; SOUSA, S. R. ; AQUINO, F. G. . Germinación de especies clave de Melastomataceae Juss. para fines de restauración del ecosistema ripario de la Sabana Brasileña. In: SER 2011: World Conference on Ecological Restoration, 2011, Mérida. Books of abstracts -SER 2011: World Conference on Ecological Restoration. Mérida, México, 2011. p. 221-221.

38.
PAES-LEME, V.B. ; OLIVEIRA-FILHO, E. C. ; CORDEIRO, M. C. R. ; AQUINO, F. G. ; MIRANDA, Z. J. G. ; FRAGOSO, R. R. ; SILVA, M. S. ; BARROS, L.M.G. ; ANDRADE, L. R. M. . Estudo do mecanismo de hiperacumulação de níquel em plantas nativas do Cerrado. In: VIII Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão & Encontro de Iniciação Científica do UniCEUB, 2010, Brasília. Pensar Brasília: Cenários e Perspectivas da Educação Superior. Brasília: UniCEUB, 2010.

39.
MUNIZ, D. H. F. ; ANDRADE, L. R. M. ; Noleto, L.G. ; BECQUER, T. ; AQUINO, F. G. . Extraction of available Cr(VI): comparison between DTPA and KH2PO4 extractants. In: Coloquio Internacional sobre Contaminación por Metales, 2010, Oruro. Contaminación por metales: Impacto sobre el ambiente, la salud y la sociedad. Oruro, 2010.

40.
PASSOS, F. B. ; VILELA, M. F. ; AQUINO, F. G. . Mapeamento de macrorregiões de ocorrência natural de Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd Ex Mart. (Macaúba). In: 4º Encontro de Jovens Talentos da Embrapa Cerrados, 2009, Brasília. Anais do 4º Encontro de Jovens Talentos da Embrapa Cerrados. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2009.

41.
PASSOS, F. B. ; AQUINO, F. G. ; MATSUI, K. ; SOUSA, S. R. ; OLIVEIRA, F. F. ; OLIVEIRA, M. C. ; RIBEIRO, J. F. . Sobrevivência e crescimento de 19 espécies nativas em plantio de restauração ecológica em área perturbada de Cerrado sentido restrito, Distrito Federal. In: 4º Encontro de Jovens Talentos da Embrapa Cerrados, 2009, Brasília. Anais do 4º Encontro de Jovens Talentos da Embrapa Cerrados. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2009.

42.
CORDEIRO, M. C. R. ; PAES-LEME, V.B. ; NAGATA, T. ; FRAGOSO, R. R. ; SILVA, M.S. ; BARROS, L.M.G. ; ALMEIDA, J. ; OLIVEIRA-FILHO, E. C. ; AQUINO, F. G. ; MIRANDA, Z. J. G. ; ANDRADE, L. R. M. . Identificação de transcritos relacionados a processo de hiperacumulação de níquel em plantas nativas do bioma cerrado. In: 55° Congresso Brasileiro de Genética, 2009, Águas de Lindóia. Charles Darwin - A Origem das Espécies : o livro que transformou a Humanidade. São Paulo: Sociedade Brasileira de Genética, 2009. v. 1.

43.
PAES-LEME, V.B. ; CORDEIRO, M. C. R. ; NAGATA, T. ; FRAGOSO, R. R. ; SILVA, M. S. ; BARROS, L.M.G. ; ALMEIDA, J. ; OLIVEIRA-FILHO, E. C. ; AQUINO, F. G. ; MIRANDA, Z. J. G. ; ANDRADE, L. R. M. . Identificação de um transcrito para a enzima serina acetil transferase (SAT) em planta hiperacumuladora de níquel presente nos solos ultramáficos de Niquelândia e Barro Alto, GO. In: 55° Congresso Brasileiro de Genética, 2009, Águas de Lindóia. Charles Darwin - A Origem das Espécies : o livro que transformou a Humanidade. São Paulo: Sociedade Brasileira de Genética, 2009. v. 1.

44.
PEREIRA, C. S. ; PASSOS, F. B. ; AQUINO, F. G. . Levantamento fitossociológico em Cerrado sentido restrito, Planaltina, DF. In: 60º Congresso Nacional de Botânica32ª Reunião Nordestina de Botânica e o 29º Encontro Regional de Botânicos, 2009, Feira de Santana. Anais do 60º Congresso Nacional de Botânica. Feira de Santana, BA: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2009.

45.
SOUSA, S. R. ; AQUINO, F. G. ; OLIVEIRA-FILHO, E. C. ; MUNIZ, D. H. F. ; CRUZ, C. J. D. ; PARRON, L. M. . Caracterização da qualidade da água na área de proteção de manancial Mestre D?armas, Distrito Federal. In: 4º Encontro de Jovens Talentos da Embrapa Cerrados, 2009, Brasília. Anais 4º Encontro de Jovens Talentos da Embrapa Cerrados. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2009.

46.
FREIRE, I. S. ; AGEADO, J. C. ; MORAES, A. S. ; ARAGAO, T. P. ; MUNIZ, D. H. F. ; MALAQUIAS, J. V. ; SOUSA-SILVA, J. C. ; ANDRADE, L. R. M. ; OLIVEIRA-FILHO, E. C. ; AQUINO, F. G. . Efeito do rejeito de mineração de níquel na germinação e crescimento de Stylosanthes guianensis (Aubl.) Sw. (Leguminosae). In: 4º Encontro de Jovens Talentos da Embrapa Cerrados, 2009, Brasília. Anais 4º Encontro de Jovens Talentos da Embrapa Cerrados. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2009.

47.
PAES-LEME, V.B. ; CORDEIRO, M. C. R. ; NAGATA, T. ; OLIVEIRA-FILHO, E. C. ; AQUINO, F. G. ; MIRANDA, Z. J. G. ; FRAGOSO, R. R. ; SILVA, M. S. ; BARROS, L.M.G. ; ALMEIDA, J. ; ANDRADE, L. R. M. . Estudo do mecanismo de hiperacumulação de níquel em plantas nativas do Cerrado. In: 4º Encontro de Jovens Talentos da Embrapa Cerrados, 2009, Brasília. Anais 4º Encontro de Jovens Talentos da Embrapa Cerrados. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2009.

48.
VIANA, R. M. ; AQUINO, F. G. ; MIRANDA, Z. J. G. ; ANDRADE, L. R. M. ; PINTO, J. R. R. ; OLIVEIRA-FILHO, E. C. . Composição florística de campo sujo no complexo ultramáfico Barro Alto, Goiás. In: 4º Encontro de Jovens Talentos da Embrapa Cerrados, 2009, Brasília. Anais do 4º Encontro de Jovens Talentos da Embrapa Cerrados. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2009.

49.
LOPES, C. M. ; RIBEIRO, J. F. ; PASSOS, F. B. ; AQUINO, F. G. . Solanum lycocarpum (Solanaceae) e fatores abióticos na restauração ecológica de área perturbada de Cerrado sentido restrito no Distrito Federal. In: 4º Encontro de Jovens Talentos da Embrapa Cerrados, 2009, Brasília. Anais 4º Encontro de Jovens Talentos da Embrapa Cerrados. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2009.

50.
MUNIZ, D. H. F. ; AQUINO, F. G. ; OLIVEIRA-FILHO, E. C. ; VIANA, R. M. . Determinação de metais em solo como subsidio para identificação de plantas hiperacumuladoras. In: IV Encontro Nacional de Química Ambiental, 2008, Aracaju, SE. Anais do IV Encontro Nacional de Química Ambiental, 2008.

51.
PASSOS, F. B. ; AQUINO, F. G. ; PEREIRA, C. S. . Uso de geoprocessamento no mapeamento da vegetação na área de Proteção de Mananciais (APM) Mestre D?armas, Distrito Federal. In: 59o. Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal. Anais do 59o. Congresso Nacional de Botânica, 2008.

52.
CORDEIRO, M. C. R. ; OLIVEIRA-FILHO, E. C. ; MIRANDA, Z. J. G. ; AQUINO, F. G. ; SILVA, M. S. ; FRAGOSO, R. R. ; ANDRADE, L. R. M. . Estabelecimento de protocolo para extração de RNA de plantas nativas do Brasil. In: 54º. Congresso Nacional de Genética, 2008, Salvador. Anais do 54º. Congresso Nacional de Genética, 2008.

53.
BHERING, L. L. ; LAVIOLA, B. G. ; MOLINARI, H. B. ; DURÃES, F. O. M. ; SUNDFELD, E. ; MACHADO, C. M. M. ; GONÇALVES, S. B. ; MENDONÇA, S. ; ROCHA, J. D. ; QUIRINO, B. ; VILELA, M. F. ; AQUINO, F. G. ; JUNQUEIRA, N. T. V. ; CARGNIN, A. . Recursos genéticos de macaúba para a produção de óleos e produtos da bioenergia no Brasil. In: II Simpósio Brasileiro de Recursos Genéticos, 2008, Brasília. Anais do II Simpósio Brasileiro de Recursos Genéticos, 2008.

54.
PAES-LEME, V.B. ; CORDEIRO, M. C. R. ; FRAGOSO, R. R. ; MIRANDA, Z. J. G. ; AQUINO, F. G. ; OLIVEIRA-FILHO, E. C. ; SILVA, M. S. ; BARROS, L.M.G. ; ALMEIDA, J. ; ANDRADE, L. R. M. . Expressão do Gene SAT em Plantas Hiperacumuladoras de Níquel da Região de Barro Alto, GO. In: I Congresso de Genética do Centro-Oeste, 2008, Brasília. Anais do I Congresso de Genética do Centro-Oeste. Brasília, DF: UnB, 2008. v. 1.

55.
AQUINO, F. G.. Edge effects in brazilian savanna fragments. In: The Association for Tropical Biology and Conservation Meeting Frontiers in Tropical Biology and Conservation, 2005, Uberlândia. The Association for Tropical Biology and Conservation Meeting Frontiers in Tropical Biology and Conservation, 2005. p. 135-135.

56.
WALTER, B. M. T. ; AQUINO, F. G. ; PEREIRA, J. B. . Flórula arbórea do cerrado sentido restrito no território indígena Krahô, TO. In: 54o. Congresso Nacional de Botânica, 2003, Belém. 54o. Congresso Nacional de Botânica, 2003.

57.
AQUINO, F. G.; WALTER, B. M. T. ; RIBEIRO, J. F. . Cerrado vegetation dynamics in a preserved area adjacent to agriculture in the state of Maranhão, Brazil (1995-2002). In: Tropical Savannas & Seasonally Dry Forests Conference, 2003, Edimburgo. Tropical Savannas & Seasonally Dry Forests Conference, 2003.

58.
AQUINO, F. G.. Efeito das palmeiras sobre a densidade de espécies dicotiledôneas no sub-bosque de uma floresta tropical úmida. In: 53o. Congresso Nacional de Botânica, 2002, Recife-PE. 53o. Congresso Nacional de Botânica, 2002.

59.
J N, Ferreira ; LENZA, E. ; AQUINO, F. G. . Efeito do fogo na estrutura populacional e na floração de Rourea induta Planch. (Connaraceae) em um cerrado do Distrito Federal. In: Simpósio Ecologia e Biodiversidade do Cerrado, 2002, Brasília. Simpósio Ecologia e Biodiversidade do Cerrado: perspectivas e desafios para o século XXI, 2002.

60.
AQUINO, F. G.; J N, Ferreira ; LENZA, E. . Biologia reprodutiva de Rourea induta Planch. (Connaraceae) em um cerrado do Brasil Central. In: VIII Congresso Latinoamericano de Botânica e II Congresso Colombiano de Botânica, 2002, Cartagena de Índias. Anais do VIII Congresso Latinoamericano de Botânica e II Congresso Colombiano de Botânica, 2002.

61.
AQUINO, F. G.; LENZA, E. ; J N, Ferreira . Fenologia e sistema reprodutivo de Rourea induta Planch. (Connaraceae) em um Cerrado do Brasil Central. In: 52o. Congresso Nacional de Botânica, 2001, João Pessoa, PB. 52o. Congresso Nacional de Botânica. João Pessoa, PB, 2001.

62.
AQUINO, F. G.; J N, Ferreira . A família Celastraceae no Distrito Federal. In: 52o. Congresso Nacional de Botânica, 2001, João Pessoa, PB. 52o. Congresso Nacional de Botânica, 2001.

63.
AQUINO, F. G.. Mesofauna da serrapilheira em uma Mata de Galeria da Reserva Ecológica do IBGE. In: XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2000, Cuiabá, MT. XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2000.

64.
MESQUITA, D. O. ; WIDEHEKER, H. C. ; AQUINO, F. G. . Influência da massa corporal e da temperatura no deslocamento e na vocalização de três espécies de anuros. In: XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2000, Cuiabá, MT. XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2000.

65.
AQUINO, F. G.; RIBEIRO, J. F. . Estrutura populacional de três espécies arbóreas em fisionomias florestais na Estação Ecológica do Panga (Uberlândia-MG). In: 51o. Congresso Nacional de Botânica, 2000, Brasília, DF. 51o. Congresso Nacional de Botânica, 2000.

66.
Vieira, D. M. ; AQUINO, F. G. ; Fernandes-Bulhão, C. ; BRITO, M. . Estudo comparativo das síndromes de dispersão das espécies dos cerrados do Brasil central e áreas de savanas amazônicas. In: XIII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2000, São Paulo. XIII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2000.

67.
AQUINO, F. G.; RESENDE, J. C. F. ; SCHIAVINI, I. . Estrutura da população de Tapirira guianensis Aubl. em mata de galeria. In: 50o Congresso Nacional de Botânica, 1999, Blumenau, SC. 50o Congresso Nacional de Botânica, 1999.

68.
AQUINO, F. G.; RESENDE, J. C. F. . Estrutura populacional, sobrevivência e recrutamento de uma população de Copaifera langsdorffii Desf. (Caesalpinaceae) em mata mesófila da Estação Ecológica do Panga Uberlândia, MG. In: 4o Congresso de Ecologia do Brasil, 1998, Belém, PA. 4o Congresso de Ecologia do Brasil, 1998.

69.
AQUINO, F. G.; RESENDE, P. . Associações entre formigas e Byrsonima crassa (Malpighiaceae) na vegetação do cerrado. In: 4o Congresso de Ecologia do Brasil, 1998, Belém, PA. 4o Congresso de Ecologia do Brasil, 1998.

70.
AQUINO, F. G.; SCHIAVINI, I. . Aspectos da estrutura da população de Inga affinis DC. (Mimosaceae) em Mata de Galeria na Estação Ecológica do Panga Uberlândia, MG. In: 4o Congresso de Ecologia do Brasil, 1998, Belém, PA. 4o Congresso de Ecologia do Brasil, 1998.

71.
SCHIAVINI, I. ; PAULA, F. R. ; LENZA, E. ; RESSEL, K. ; AQUINO, F. G. ; OLIVEIRA, M. C. ; RESENDE, J. C. F. . Promata: Projeto integrado de estudos ecológicos em florestas do Brasil Central: 1. Estudos florísticos e fitossociológicos. In: 19o Encontro Regional de Botânicos, 1997, Belo Horizonte, MG. 19o Encontro Regional de Botânicos, 1997.

72.
AQUINO, F. G.; SCHIAVINI, I. . Estrutura e dinâmica da população de Acacia glomerosa Benth. (Mimosaceae) em Mata Mesófila Semidecídua (Uberlândia, MG). In: 19o Encontro Regional de Botânicos, 1997, Belo Horizonte, MG. 19o Encontro Regional de Botânicos, 1997.

73.
AQUINO, F. G.; SCHIAVINI, I. . Estudo da estrutura da população de Acacia glomerosa Benth. (Mimosaceae) em Mata Mesófila Semidecídua do Triângulo Mineiro. In: XLVII Congresso Nacional de Botânica, 1996, Nova Friburgo, RJ. XLVII Congresso Nacional de Botânica, 1996.

Outras produções bibliográficas
1.
CAMARGO, A. J. A. ; AQUINO, F. G. ; ABREU, F. B. . Caracterização quali-quantitativa da entomofauna de polinizadores em matas ripárias preservadas e em processo de restauração ecológica no Distrito Federal. Planaltina: Embrapa Cerrados, 2016 (Boletim de Pesquisa).

2.
LIMA, P. A. F. ; PACHECO, B. S. ; SOUSA, S. R. ; GATTO, A. ; AQUINO, F. G. ; ALBUQUERQUE, L. B. . Indicadores ecológicos: ferramentas para o monitoramento do processo de restauração ecológica. Brasília, DF: Embrapa Cerrados, 2015 (Série de Documentos).

3.
CHAVES, T. A. ; LIMA, J. E. F. W. ; AQUINO, F. G. ; VILELA, M. F. ; GOMES, R. A. T. ; CARVALHO JUNIOR, O. A. ; GUIMARAES, R. F. . Mapeamento do uso e cobertura da terra na bacia experimental do córrego Sarandi (Distrito Federal) em escala detalhada. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2014 (Boletim de Pesquisa).

4.
ALBUQUERQUE, L. B. ; ALONSO, A. M. ; AQUINO, F. G. ; REATTO, A. ; SOUSA-SILVA, J. C. ; LIMA, J. E. F. W. ; SOUSA, E. S. . Restauração Ecológica de Matas Ripárias: uma questão de sustentabilidade. Brasília, DF: Embrapa Cerrados, 2010 (Série de Documentos).

5.
AQUINO, F. G.; VILELA, M. F. ; CAMARGO, W. R. F. ; CAMARGO, A. J. A. ; OLIVEIRA-FILHO, E. C. ; PASSOS, F. B. ; SOUSA, S. R. . Uso e cobertura do solo, caracterização biótica e de qualidade da água como subsídios para elaboração do plano de manejo da área da Embrapa Cerrados. Planaltina: Embrapa Cerrados, 2009 (Boletim de Pesquisa).

6.
AQUINO, F. G.; OLIVEIRA, M. C. ; RIBEIRO, J. F. ; PASSOS, F. B. . Módulos para recuperação de Cerrado com espécies nativas de uso múltiplo. Planaltina: Embrapa Cerrados, 2009 (Série de Documentos).

7.
RIBEIRO, J. F. ; DE GOIS AQUINO, FABIANA . Conservação e manejo da biodiversidade do bioma Cerrado (CMBBC). In: II Mostra de Resultados de Pesquisa dos Projetos Finalizados em 2006 e 2007. Planaltina: Embrapa Cerrados, 2009 (Série de Documentos).

8.
MELO, J. T. ; JUNQUEIRA, N. T. V. ; F.G., AQUINO . Avaliação do comportamento de frutíferas nativas do Cerrado cultivadas com três níveis de adubação. In: II Mostra de Resultados de Pesquisa dos Projetos Finalizados em 2006 e 2007. Planaltina: Embrapa Cerrados, 2009 (Série de Documentos).

9.
AQUINO, F. G.; AGUIAR, L. M. S. . Caracterização e conservação da biodiversidade do bioma Cerrado. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2008 (Série de Documentos - Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para o Cerrado).

10.
FERREIRA, E. A. B. ; MIRANDA, Z. J. G. ; SOUSA-SILVA, J. C. ; SOUSA, E. S. ; OLIVEIRA-FILHO, E. C. ; AQUINO, F. G. ; TUPINAMBÁ, D. D. . Educação ambiental como instrumento no processo de gestão ambiental na Embrapa Cerrados: um diagnóstico. Planaltina: Embrapa Cerrados, 2008 (Boletim de Pesquisa).

11.
RAOUS, S. ; ECHEVARRIA, G. ; BECQUER, T. ; REEVES, R. ; AQUINO, F. G. ; WEINMANN, A. L. M. ; MIRANDA, Z. J. G. . Levantamento preliminar de espécies vegetais tolerantes ao níquel, Niquelândia, GO. Planaltina: Embrapa Cerrados, 2007 (Série de Documentos).

12.
AQUINO, F. G.; OLIVEIRA, M. C. . Reserva legal no bioma Cerrado: uso e preservação. Planaltina: Embrapa Cerrados, 2006 (Série de Documentos).

13.
OLIVEIRA, M. C. ; RIBEIRO, J. F. ; AQUINO, F. G. . Recupere nosso cerrado, plante árvores nativas!. Planaltina: Embrapa Cerrados, 2006 (Série de Documentos).

14.
AQUINO, F. G.; OLIVEIRA, M. C. ; RIBEIRO, J. F. ; SCHIAVINI, I. . Ecologia populacional de espécies arbóreas na Estação Ecológica do Panga (Uberlândia, MG). Brasília: Embrapa Cerrados, 2002 (Boletim de Pesquisa).

15.
AQUINO, F. G.; RIBEIRO, J. F. ; SCHIAVINI, I. . Estrutura e dinâmica populacional de três espécies arbóreas em fisionomias florestais na Estação Ecológica do Panga (Uberlândia-MG). Brasília: Embrapa Cerrados, 1999 (Pesquisa em Andamento).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
AQUINO, F. G.. Consultor Ad Hoc Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). 2006.

2.
AQUINO, F. G.. Consultor Ad Hoc Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). 2005.

Trabalhos técnicos
1.
AQUINO, F. G.; SAMPAIO, A. B. ; Vieira, D. M. . Plano de Manejo do Parque Estadual do Jalapão. 2003.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
AQUINO, F. G.; SOUSA-SILVA, J. C. . Importância do bioma Cerrado. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
AQUINO, F. G.. Importância da recuperação de áreas degradadas. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
AQUINO, F. G.. Recuperação de áreas degradadas no bioma Cerrado. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
AQUINO, F. G.. Curso prático em manejo de espécies arbóreas: perenes e semiperenes. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
REZENDE, A. V. ; PINTO, J. R. R. ; AQUINO, F. G. . 2º Curso de Capacitação da Rede de Parcelas Permanentes dos Biomas Cerrado e Pantanal. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PARRON, L. M. ; DUBOC, E. ; AGUIAR, L. M. S. ; CAMARGO, A. J. A. ; OLIVEIRA-FILHO, E. C. ; AQUINO, F. G. . Cerrado: desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável. 2008. (Editoração/Livro).

4.
AQUINO, F. G.. Curso de formação de extensionistas como educadores agroflorestais do Cerrado. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
AQUINO, F. G.; ALBUQUERQUE, L. B. ; ALONSO, A. M. ; SOUSA, E. S. ; LIMA, J. E. F. W. ; FONSECA, R. B. . Cerrado: Restauração ecológica de matas de galeria e ciliares. 2012. Vídeo.

Demais trabalhos
1.
AQUINO, F. G.. Aroma do Cerrado. 2006 (Entrevista para a revista: O Sulco) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GASPAR, R. O.; NAPPO, M.; PEREIRA, R. S.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Alexandre Leandro Santos de Abreu. Caracterização e potencial manejo de fragmento de floresta estacional semidecidual. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília.

2.
GASPAR, R. O.; CASTRO, R. V. O.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Ilvan Medeiros Lustosa Junior. Competição e modelagem florestal em fragmento de floresta estacional semidecidual submontana, MG. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília.

3.
MIGUEL, E. P.; MENEZZI, C. H. S.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Irving Martins Silveira. Comunidades arbóreas e sua relação com variáveis ambientais em duas matas de galeria no Distrito Federal. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília.

4.
ALBUQUERQUE, L. B.; OLIVEIRA, M. C.; GASPAR, R. O.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Simone Rodrigues de Sousa. Análise da eficiência de indicadores da restauração ecológica em mata ripária no Cerrado, Planaltina-DF. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília.

5.
REZENDE, A. V.; GASPAR, R. O.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Lorena Vaz da Silva. Comparação de métodos de análise do padrão de distribuição espacial de espécies arbóreas em uma floresta estacional no Centro-Oeste do Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília.

6.
RIBEIRO, J. F.; OLIVEIRA, M. C.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Malu Dutra de Melo. Distribuição de espécies vegetais ao longo de um gradiente de umidade do solo em três tipos fisionômicos do Bioma Cerrado, Brasil, Distrito Federal.. 2013. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade de Brasília.

7.
PINTO, J. R. R.; AQUINO, F. G.; MACHADO, E. L. M.. Participação em banca de Thiago Ayres Lazarrotti Abreu. Dinâmica da vegetação arbustivo-arbórea no período de 14 anos em uma floresta de vale, Mato Grosso, Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília.

8.
PINTO, J. R. R.; AQUINO, F. G.; GATTO, A.. Participação em banca de Amanda Cladas Porto. Concentração e estoque de nutrientes em seis espécies nativas do Cerrado utilizadas em plantios de recuperação de áreas degradadas, Paracatu - MG. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília.

9.
PINTO, J. R. R.; FAGG, C. W.; AQUINO, F. G.; MACHADO, E. L. M.. Participação em banca de Mariana Martins Medeiros. Identidade florística e estrutura da comunidade arbórea de um trecho de mata ciliar em Paracatu-MG. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília.

10.
RIBEIRO, J. F.; CORRÊA, R. S.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Fabio Barbosa Passos. Solanun lycocapum e poleiros artificiais na reestruturação de uma área perturbada de cerrado sentido restrito. 2009. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade de Brasília.

11.
PINTO, J. R. R.; NOGUEIRA, G. S.; AQUINO, F. G.; REZENDE, A. V.. Participação em banca de Lívia Marques Borges. Amostragem aleatória de ramos como técnica para quantificar a produção de frutos de Caryocar brasiliense Camb. (Caryocaraceae). 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília.

12.
AQUINO, F. G.; PINTO, J. R. R.; NAPPO, M.. Participação em banca de Fernanda Monteiro de Morais. Análise de atributos da vegetação e do solo em Cerrado sensu stricto, 20 anos após distúrbios antrópicos. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília.

13.
AQUINO, F. G.; FELFILI, J. M.; PINTO, J. R. R.. Participação em banca de Mariana de Queiroz Matos. Matas de Galeria no Parque Nacional de Sete Cidades (PNSC), Piauí, Brasil: fitossociologia, diversidade, regeneração natural e relação com variáveis ambientais. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília.

14.
AQUINO, F. G.; PINTO, J. R. R.; WALTER, B. M. T.; SOUSA-SILVA, J. C.. Participação em banca de Fabíola Latino Antezana. Crescimento inicial de 15 espécies nativas do bioma Cerrado sob diferentes condições de adubação e roçagem, em Planaltina - DF. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília.

15.
PINTO, J. R. R.; FELFILI, J. M.; RODRIGUES, R. R.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Júlio Cesar Sampaio da Silva. Desenvolvimento inicial de espécies lenhosas, nativas e de uso múltiplo na recuperação de áreas degradadas de Cerrado Sentido Restrito no Distrito Federal. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília.

16.
SILVA-JUNIOR, M. C.; MIRANDA, H. S.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Maria Luiza Spinelli Parca. Sobrevivência de árvores na Mata de Galeria do Pitoco na Reserva Ecológica do IBGE. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília.

17.
RIBEIRO, J. F.; SOUSA-SILVA, J. C.; ROCHA, D. M. S.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Denise Barbosa Silva. Distribuição de espécie de Melastomataceae Juss. ao longo de um gradiente em três fitofisionomias do bioma Cerrado na Estação Ecológica de Águas Emendadas (Planaltina - DF). 2007. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade de Brasília.

18.
RIBEIRO, J. F.; ROCHA, D. M. S.; ARAUJO, G. M.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Adnilton Fonseca da Costa. Zonação no gradiente vegetacional: Cerrado típico - Campo sujo - Vereda na Estação Ecológica de Águas Emendadas - Brasília, DF.. 2007. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade de Brasília.

19.
AQUINO, F. G.; SCHIAVINI, I.; ARAUJO, G. M.. Participação em banca de Adenilza Borges do Carmo. Efeito da fragmentação de habitat sobre a riqueza de espécies arbustivo-arbóreas do cerrado sensu stricto no município de Uberlândia, Minas Gerais. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade de Brasília.

20.
RIBEIRO, J. F.; AQUINO, F. G.; REZENDE, A. V.. Participação em banca de Fabíola Ferreira Oliveira. Plantio de espécies nativas e uso de poleiros artificiais na restauração de áreas perturbadas de cerrado sentido restrito em ambiente urbano no Distrito Federal, Brasil. 2006. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade de Brasília.

21.
REZENDE, A. V.; AQUINO, F. G.; RIBEIRO, J. F.. Participação em banca de Flávio Marcelo Silveira Braga. Estrutura e dinâmica da vegetação de um trecho da mata de galeria na nascente do Ribeirão do Gama, DF. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade de Brasília.

22.
REZENDE, A. V.; PINTO, J. R. R.; VAN DEN BERG, E.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Laura Dietzsch. Aspectos florísticos, características estruturais e análise de gradiente de uma mata de galeria com entorno urbano situada no Parque Canjerana, DF. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília.

23.
FELFILI, J. M.; HENRIQUES, R. P. B.; AQUINO, F. G.; RAMOS, A. E.. Participação em banca de Anna Paula Rodrigues. Diversidade e estrutura da vegetação arbórea de cerrado sensu stricto em um fragmento urbano na APA Gama e Cabeça de Veado - Distrito Federal. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
REZENDE, A. V.; TONINI, H.; CASTRO, R. V. O.; GASPAR, R. O.; MATRICARDI, E. A. T.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Josiane Silva Bruzinga. Amostragem e predição da produção de frutos de pequi (Caryocar brasiliense Camb.). 2017. Tese (Doutorado em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília.

2.
REZENDE, A. V.; PEREIRA, R. S.; MAZZEI, L.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Gileno Brito de Azevedo. Volume e biomassa lenhosa de um Cerrado sensu stricto monitorado por 27 anos após técnicas silviculturais. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília.

3.
GASPAR, R. O.; CASTRO, R. V. O.; NAPPO, M.; PEREIRA, R. S.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Flavia Richelli Pirani. Dinâmica e modelagem do estoque de carbono no fuste da vegetação arbórea de duas fisionomias do bioma Cerrado. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília.

4.
PEREIRA, M. C. F.; FRANCO, A. C.; NARDOTO, G. B.; GONÇALVES-JUNIOR, J. F.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Paulino Bambi. Caracterização da matéria orgânica nas zonas ripárias em diferentes condições de preservação no Cerrado do Planalto Central do Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade de Brasília.

5.
NAPPO, M.; MIGUEL, E. P.; GATTO, A.; GASPAR, R. O.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Pierre Farias de Souza. Diagnóstico florístico estrutural de Caatinga em gradientes altitudinais no estado da Paraíba. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília.

6.
WALTER, B. M. T.; SILVA-JUNIOR, M. C.; FAGG, C.; AQUINO, F. G.; RIBEIRO, J. F.. Participação em banca de Aldení Silva de LIma. Caracterização florística, estrutural e chuva de sementes em área de Cerrado sentido restrito em Brasília, DF: subsídios para conservação e recuperação. 2015. Tese (Doutorado em Botânica) - Universidade de Brasília.

7.
REZENDE, A. V.; PEREIRA, R. S.; GASPAR, R. O.; MIGUEL, E. P.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Lamartine Soares Cardoso de Oliveira. Sucessão secundária em área de Cerrado sensu stricto durante um período de 23 anos após intervenções silviculturais. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília.

8.
WALTER, B. M. T.; MARIMON, B. S.; SILVA-JUNIOR, M. C.; MEWS, H. A.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Daniel Franzak. Dinâmica da mata de galeria do Parque do Bacaba, 1999 a 2011, Nova Xavantina, MT. 2014. Tese (Doutorado em Botânica) - Universidade de Brasília.

9.
ROCHA, Y. T.; MARANGONI, A. M. M. C.; CONTI, J. B.; PINTO, J. R. R.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Thereza Christina Costa Medeiros. Padrões de campo sujo seco na paisagem da bacia hidrográfica do ribeirão Taquaruçu Grande no município de Palmas, TO. 2013. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo.

10.
AQUINO, F. G.; WALTER, B. M. T.; PINTO, J. R. R.; SILVA-JUNIOR, M. C.; MATOS, D. M. S.. Participação em banca de Maria Cristina de Oliveira. Vinte e quatro anos de sucessão vegetal na mata de galeria do córrego Capetinga, na Fazenda Água Limpa, Brasília, Brasil: 1983-2007. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília.

11.
MIRANDA, H. S.; HARIDASAN, M.; HENRIQUES, R. P. B.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Beatriz Moreira de Castro Neves. Efeito de queimadas em áreas de cerrado e na biomassa de raízes finas superficiais. 2007. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade de Brasília.

12.
HARIDASAN, M.; AQUINO, F. G.; HAY, J. V.; SCHIAVINI, I.; ARAUJO, G. M.. Participação em banca de Edivane Cardoso da Silva. Dinâmica de nutrientes em fitofisionomias do domínio dos cerrados na Estação Ecológica do Panga, Região do Triângulo Mineiro. 2006. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
REZENDE, A. V.; GASPAR, R. O.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Josiane Silva Bruzinga. Modelagem e amostragem de produto florestal não madeireiro. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília.

2.
GONÇALVES-JUNIOR, J. F.; AQUINO, F. G.; NARDOTO, G. B.; BUSTAMANTE, M. M. C.. Participação em banca de Paulino Bambi. Avaliação da dinâmica de matéria orgânica em zonas ripárias em diferentes condições de preservação. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia) - Universidade de Brasília.

3.
PINTO, J. R. R.; MACHADO, E. L. M.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Tangrienne Carvalho Nemer. Dinâmica de floresta tropical de terra firme, influenciada por clareiras, sob regime de manejo florestal, Mojú, Pará, Brasil. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília.

4.
ARAUJO, G. M.; HAY, J. V.; AQUINO, F. G.; FELFILI, J. M.. Participação em banca de Alexandro Solórzano. Florística e estrutura de cerradões e sua relação com variáveis fisiográficas no Bioma Cerrado. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
PINTO, J. R. R.; MUNHOZ, C. B. R.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Lilian Gomes da Silva Rocha. Mudanças florísticas e estruturais da vegetação arbustivo-arbórea em cerrado rupestre em 12 anos: 2004 ? 2016. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Botânica) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALBUQUERQUE, L. B.; ROCHA, D. M. S.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Jéssica Lohane Araújo da Silva.Efeito do fogo na chuva de sementes em experimento de restauração ecológica no Cerrado, DF. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de Brasília.

2.
OLIVEIRA, M. C.; ROCHA, D. M. S.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Daiane Rodrigues Gonçalves.Dinâmica da população de Tachigalli rubiginosa (Mart. e Tul.). Oliveira-Filho (Fabaceae) no ecótono mata de galeria/campo sujo na fazenda Água Limpa, Distrito Federal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de Brasília.

3.
WALTER, B. M. T.; PINTO, J. R. R.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Matheus Santos Martins.Dinâmica do componente arbóreo em um trecho de mata de galeria inundável na Fazenda Sucupira, Brasília, DF, no período de 15 anos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade de Brasília.

4.
ALBUQUERQUE, L. B.; OLIVEIRA, I. A. A.; AQUINO, F. G.. Participação em banca de Gabriella Silva Bezerra.Germinação de espécies arbóreas Dalbergia nigra (Vell.) Alemão ex Benth. e Sclerolobium paniculatum Vogel, nativas do bioma Cerrado com potencial para recuperação de áreas degradadas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) - Instituto Federal de Brasília.

5.
AQUINO, F. G.. Participação em banca de Marco Aurélio de Carvalho Vieira e Silva.Relato sobre a importância dos serviços ecossistêmicos prestados pelas áreas de preservação permanente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Agronegócios) - Universidade de Brasília.

6.
AQUINO, F. G.; HAY, J. V.; PINTO, J. R. R.. Participação em banca de Livia Helena Carrera Silveira.Estrutura e dinâmica de uma população de Sclerolobium paniculatum na Fazenda Água Limpa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade de Brasília.

7.
AQUINO, F. G.; PINTO, J. R. R.; REZENDE, A. V.. Participação em banca de Vicente Arcela.Levantamento fitossociológico da vegetação arbustivo-arbórea em uma área de cerrado rupestre no Parque Estadual da Serra dos Pireneus.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade de Brasília.

8.
REZENDE, A. V.; AQUINO, F. G.; MIRANDA, S. C.. Participação em banca de Nathália Lima de Araújo.Estrutura e composição florística da vegetação de duas áreas de Cerrado sensu stricto localizadas na Estação Ecológica de Águas Emendadas, DF. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade de Brasília.

9.
REZENDE, A. V.; AQUINO, F. G.; VALE, A. T.. Participação em banca de Clarine Corrêa da Costa Rocha.Avaliação do estoque e sequestro de carbono em área de Cerradão na Fazenda Água Limpa, Brasília, DF. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
AQUINO, F. G.; ZOBY, J. L. F.. Processo de Recrutamento e Avaliação de Candidatos ao Cargo de Chefe-Geral de Unidade Descentralizada da Embrapa. 2003. Embrapa Cerrados.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso: Legislação, coleta e manejo de sementes e produção de mudas de espécies florestais - Bioma Cerrado.Restauração ecológica: módulos demonstrativos de recuperação do Cerrado. 2015. (Outra).

2.
VII Ciclo de Palestras da Organização para Proteção Ambiental.Conservação e recuperação do Cerrado. 2009. (Encontro).

3.
XI Semana da Biologia da Universidade Católica de Brasília.Caracterização e uso da flora do Cerrado. 2007. (Simpósio).

4.
Seminário: Agronegócio no Sul do Maranhão.Reserva Legal: importância e conservação.. 2003. (Seminário).

5.
Conservação do Cerrado: Levantamentos de Curta Duração..Vegetação: Levantamentos de Curta Duração.. 2002. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GONÇALVES-JUNIOR, J. F. ; ALBUQUERQUE, L. B. ; AQUINO, F. G. . Simpósio Processos ecológicos, restauração e ecovaloração em zonas ripárias. 2015. (Congresso).

2.
GONÇALVES-JUNIOR, J. F. ; ALBUQUERQUE, L. B. ; AQUINO, F. G. . Simpósio Processos ecológicos, restauração e ecovaloração em zonas ripárias. 2012. (Congresso).

3.
ALBUQUERQUE, L. B. ; AQUINO, F. G. ; ANDRADE, G. . Curso de Restauração ecológica de matas ripárias. 2011. (Outro).

4.
AQUINO, FABIANA G.. Encontro de Produtores de Mudas Nativas do Cerrado. 2009. (Outro).

5.
FALEIRO, F. G. ; NETO, A. L. F. ; AQUINO, F. G. . IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional de Savanas Tropicais. 2008. (Congresso).

6.
Claro, K. D. ; AQUINO, F. G. . XIV Encontro Anual de Etologia. 1996. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Bárbara Silva Pachêco. Chuva de sementes como indicador de restauração ecológica em zonas ripárias do Distrito Federal. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Montes Claros, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Fabiana de Gois Aquino.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Willian Barros Gomes. Serapilheira como indicador ambiental do processo de restauração ecológica em matas ripárias do Distrito Federal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de Brasília. Orientador: Fabiana de Gois Aquino.

2.
Marcos Vinicius Rezende de Ataíde. Recuperação de área impactada pela mineração de níquel com uso de espécies vegetais nativas do Cerrado, Barro Alto, GO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de Brasília. Orientador: Fabiana de Gois Aquino.

3.
Raiane Melo Viana. Florística e estrutura do estrato herbáceo-arbustivo de uma comunidade de campo sujo, no complexo ultramáfico de Barro Alto, Goiás. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade de Brasília. Orientador: Fabiana de Gois Aquino.

4.
Caroline Soares Pereira. Levantamento fitossociológico em cerrado sentido restrito na reserva ecológica da Embrapa Cerrados ? Planaltina, DF. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Fabiana de Gois Aquino.

Orientações de outra natureza
1.
Duilles Monteiro Ruela. Instalação de experimentos de restauração ecológica. 2013. Orientação de outra natureza - Embrapa Cerrados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabiana de Gois Aquino.

2.
Ana Maria Braga de Souza. Instalação de experimentos de restauração ecológica. 2013. Orientação de outra natureza - Embrapa Cerrados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabiana de Gois Aquino.

3.
Luan Alves Borges. Coleta de sementes de espécies nativas do Cerrado e produção de mudas em viveiro. 2013. Orientação de outra natureza - Embrapa Cerrados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabiana de Gois Aquino.

4.
Fernando Daminelli Araújo Mello. germinação de sementes e desenvolvimento de propágulos de espécies nativas tolerantes à níquel, Barro Alto, GO. 2009. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - União Pioneira de Integração Social, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabiana de Gois Aquino.

5.
Regina Messere Romancini. Biologia reprodutiva do pequizeiro-anão (Caryocar brasiliense subsp. intermedium Camb., Caryocaraceae) em plantio experimental na Embrapa Cerrados, Planaltina, DF. 2006. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Fabiana de Gois Aquino.

6.
Carlos de Sousa Marinho. Treinamento em coleta de sementes e preparação de mudas. 2004. Orientação de outra natureza - Escola Agrotécnica de Brasília. Orientador: Fabiana de Gois Aquino.

7.
Ismael Martins Pereira. Processamento de frutos e sementes de Dipterix alata (baru). 2003. Orientação de outra natureza - Embrapa Cerrados. Orientador: Fabiana de Gois Aquino.

8.
Rafael Serejo de Jesus. Ecologia com ênfase em processamento de sementes e produção de mudas. 2002. Orientação de outra natureza - Embrapa Cerrados. Orientador: Fabiana de Gois Aquino.



Educação e Popularização de C & T



Artes Visuais
1.
AQUINO, F. G.; ALBUQUERQUE, L. B. ; ALONSO, A. M. ; SOUSA, E. S. ; LIMA, J. E. F. W. ; FONSECA, R. B. . Cerrado: Restauração ecológica de matas de galeria e ciliares. 2012. Vídeo.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 16:14:16