Iara Suzana Tiggemann

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6841362841637021
  • Última atualização do currículo em 07/01/2019


Docente do IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo no Câmpus Catanduva, no cargo Educação/Pedagogia. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( 2001). Doutoranda da linha de pesquisa Educação: políticas, gestão e o sujeito contemporâneo no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP - Rio Claro. Integrante do grupo de pesquisa Tecnologias e processos de subjetivação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Iara Suzana Tiggemann
Nome em citações bibliográficas
TIGGEMANN, Iara Suzana;DAHLKE, Iara Suzana

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, Campus Catanduva.
Av. Pastor José Dutra de Moraes
Dist. Ind. Antônio Zácaro
15808-305 - Catanduva, SP - Brasil
Telefone: (17) 35249728
URL da Homepage: http://ctd.ifsp.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educacao.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A evasão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: possibilidades de formação para estudantes de baixa renda,
Orientador: Romualdo Dias.
1999 - 2001
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Produzindo tempos, espaços, sujeitos: seriação escolar e governo dos corpos,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Alfredo José da Veiga-Neto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: seriação escolar; organização do tempo; organização do espaço; produção de subjetividades; governo dos corpos; análise de discursos oficiais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1994 - 1998
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2012
Administração Pública. (Carga horária: 185h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2007 - 2007
Formação em tutoria virtual. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1992 - 1992
Qualificação Para Educação Pré Escolar. (Carga horária: 142h).
Organização Mundial Para Educação Pré Escolar, OMEP*, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40
Outras informações
Membro do Colegiado do Curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial

Atividades

06/2017 - 02/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de subcomissão de Permanência e êxito do IFSP - Câmpus Catanduva.
10/2016 - 02/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra Núcleo Docente Estruturante (NDE) Licenciatura em Química.
08/2016 - 02/2018
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral
Filosofia da Educação
História da Educação Brasileira
Orientações Curriculares Oficiais
Psicologia da Educação
08/2016 - 02/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Presidente de Comissão de Elaboração do PPC de Especialização (Formação de Professores).
05/2017 - 09/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de comissão de planejamento do IF Show 2017.
07/2016 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de comissão de acompanhamento de estágio Licenciatura em Química.
02/2017 - 06/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de comissão de planejamento da I Semana de Educação IFSP - Catanduva.
06/2016 - 05/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de Comissão Núcleo de Estudos Institucionais.
05/2016 - 03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de Equipe de Formação Continuada do IFSP Câmpus Catanduva.
03/2016 - 03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra da equipe de elaboração e implantação do PPC PROEJA de Auxiliar de Laboratório Químico.
03/2016 - 02/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de comissão de Sustentabilidade.
08/2015 - 05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de comissão de acompanhamento e atualização do curso técnico em Fabricação Mecânica.
06/2015 - 05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de colegiado do curso de Mecatronica Industrial.
04/2015 - 04/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de comissão de sustentabilidade IFSP - Câmpus Catanduva.
01/2016 - 02/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de comissão de processo seletivo.
05/2015 - 02/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de comissão de elaboração e implantação PPC Técnico em Quimica Integrado ao Ensino Médio.
05/2015 - 02/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de comissão de elaboração e implantação do PPC Técnico em Redes de Computadores Integrado ao Ensino Médio.
05/2015 - 02/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de comissão de elaboração e implantação do PPC Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio.
11/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de comissão de extensão do IFSP-Câmpus Catanduva.
01/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de comissão de planejamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015.
01/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de comissão de planejamento do Encontro de Inovação e Empreendorismo 2015.
09/2015 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membro de Comissão de Evasão.
09/2013 - 09/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra suplente do Colegiado do curso de Licenciatura em Química.
05/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Comissão de organização de formaturas.
05/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de comissão de planejamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014.
05/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de comissão de organização do evento Casa Aberta 2014.
03/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de comissão de planejamento do I Encontro de Inovação e Empreendorismo.
03/2014 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de comissão de análise e seleção bolsa-formação PRONATEC.
04/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de comissão de organização do evento Casa Aberta 2013.
04/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de comissão organizadora do evento IF Show 2013.
11/2012 - 03/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de comissão de regulamentação de critérios para participação de eventos dos servidores do IFSP - Catanduva.
12/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de comissão de formatura 2012.
09/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de comissão de planejamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012.
07/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de comissão de Projeto Luxo do Lixo.
06/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de Comissão Avaliadora do edital 0001/2012 PRONATEC/MEC IFSP-Catanduva.
06/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Catanduva, .

Cargo ou função
Membra de Comissão de planejamento e organização do IFShow 2012.

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Bolsista FNDE, Enquadramento Funcional: tutor virtual, Carga horária: 20

Atividades

04/2008 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação a distância: instrumentos e tecnologias
O exercício da profissão de professor: questões da cultura profissional e sua profissionalização
Práticas de ensino III: a escola como espaço de análise e pesquisa
Práticas de ensino IV: a escola como espaço de análise, pesquisa e intervenção
Trabalho de Conclusão de Curso I e II

Centro Universitário de Votuporanga, UNIFEV, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

2/2002 - 12/2014
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Psicologia da Educação
Prática de Ensino
10/2009 - 12/2009
Ensino, Docência em saúde, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Avaliação educacional aplicada à Saúde
05/2009 - 05/2009
Ensino, Docência no Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Avaliação Educacional
2/2002 - 12/2008
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização Educacional
Didática
05/2008 - 06/2008
Ensino, Metodologias para Ensino de Linguas e Literatura, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
O ensino de línguas no Brasil: aspectos históricos, culturais, políticos e suas implicações teórico-metodológicas
08/2005 - 08/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Química, .

Cargo ou função
Membra do Colegiado do Curso de Química.
2/2005 - 12/2006
Extensão universitária , Centro Universitário de Votuporanga, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Línguas para Comunidade.
5/2002 - 12/2006
Extensão universitária , Curso de Letras, Campus Centro.

Atividade de extensão realizada
Biblioteca Divertida.
2/2002 - 12/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Psicologia da Educação
08/2005 - 08/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Química, .

Cargo ou função
Membro de Colegiado do Curso de Licenciatura em Química.
10/2004 - 10/2004
Extensão universitária , Curso de Letras, Campus Centro.

Atividade de extensão realizada
Teia do Saber - Temática Desenvolvida "Avaliação da Aprendizagem" Convênio UNIFEV /SEE - SP.
6/2003 - 12/2003
Extensão universitária , Curso de Letras, Campus Centro.

Atividade de extensão realizada
Teia do Saber. Temáticas desenvolvidas: "A avaliação da aprendizagem"; "A relação professor-aluno" ; "Aspectos didático-pedagógicos em sala de aula" Convênio UNIFEV - SEE - SP.
2/2002 - 12/2002
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática aplicada à Fisioterapia

Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva, IMES*, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

10/2009 - 07/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Interna de Avaliação, .

Cargo ou função
colaboradora.
02/2001 - 07/2011
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio/Organização da Educação Brasileira
Didática
02/2001 - 07/2011
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio/Organização da Educação Brasileira
Didática
02/2001 - 07/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio/Organização da Educação Brasileira
Didática
02/2001 - 07/2011
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio/Organização da Educação Brasileira
Prática de Ensino
02/2001 - 07/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Escolar
Políticas Públicas e Educação
Teoria e Pratica da Alfabetização
Didática
02/2001 - 07/2011
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio/Organização da Educação Brasileira
Didática
Psicologia da Educação
12/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Instituição de Ensino Superior, Catanduva.

Atividade de extensão realizada
Curso.
6/2006 - 12/2006
Extensão universitária , Instituição de Ensino Superior, .

Atividade de extensão realizada
Aulas no curso "Metodologias de ensino de disciplinas da área de Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias do ensino médio: Matemática Programa de Formação Continuada Teia do Saber - SEESP /IMES FAFICA.
5/2005 - 12/2005
Outras atividades técnico-científicas , Instituição de Ensino Superior, Instituição de Ensino Superior.

Atividade realizada
Projeto de pesquisa - "Geoplanos: 100 ou 200 ou ... atividades educacionais".
7/2005 - 7/2005
Extensão universitária , Instituição de Ensino Superior, Catanduva.

Atividade de extensão realizada
Curso "Avaliação da Aprendizagem Escolar" - Teia do Saber - Convênio IMES/FAFICA e SEE-SP.
7/2005 - 7/2005
Extensão universitária , Instituição de Ensino Superior, Catanduva.

Atividade de extensão realizada
Curso "Ser Professor: Reflexões sobre o ofício de mestre" - Teia do Saber - Convênio IMES/FAFICA e SEE-SP.
11/2004 - 11/2004
Extensão universitária , Instituição de Ensino Superior, Catanduva.

Atividade de extensão realizada
Curso "Avaliação da aprendizagem escolar" - Teia do Saber - Convênio IMES/FAFICA/Depto. de Matemática - SEE - SP.
7/2003 - 7/2003
Extensão universitária , Instituição de Ensino Superior, Catanduva.

Atividade de extensão realizada
Oficina pedagógica "Brincar e aprender matemática: os jogos como mediadores na Educação Infantil" integrante do curso "Múltiplas abordagens, infinitas possibilidades na Educação Infantil" Convênio FAFICA/SME-Olímpia - SP.
3/2003 - 7/2003
Extensão universitária , Instituição de Ensino Superior, Catanduva.

Atividade de extensão realizada
Organização do curso "Múltiplas abordagens, infinitas possibilidades na Educação Infantil" Convênio FAFICA/SME - Olímpia - SP.
4/2002 - 11/2002
Extensão universitária , Instituição de Ensino Superior, Catanduva.

Atividade de extensão realizada
Oficina pedagógica: "Jogos e educação Matemática: a possibilidade de aprender brincando" integrante do curso "Ensino de Matemática nas séries iniciais: revendo conceitos, reformulando práticas" Convênio FAFICA/SME- Olímpia - SP.

Conselho Municipal de Educação de Catanduva-SP, CME, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membra titular representante IMES Catanduva


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor

Atividades

03/1996 - 09/1998
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação, Centro de Educação.

Atividade realizada
História da Arte: da formação de professores ao desenvolvimento do pensamento da criança de séries inciais do Ensino Fundamental.
07/1996 - 06/1998
Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Atividade realizada
O ensino de música nas séries iniciais: um estudo recortado pela análise de currículo de formação de professores.
10/1997 - 03/1998
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Monitoria da disc. Métodos e Processos da Alfabetização.
03/1997 - 07/1997
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Prática pedagógica de Educação Física nas séries iniciais para formação inicial de professores.
03/1996 - 12/1996
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Renascer.
03/1996 - 07/1996
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Projeto LAMEN/Escola.
07/1995 - 12/1995
Outras atividades técnico-científicas , PROLICEN, PROLICEN.

Atividade realizada
Integração entre ensino, pesquisa e extensão: novas possibilidades para a formação do educador.

Escola Municipal Alfredo Schneider, E.M.PROF.ALFREDO, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

3/1991 - 12/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Classes de alfabetização 1a série do 1o Grau
Currículo por Atividades

Escola Estadual Poço das Antas, E.E. POÇO DAS AN, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

3/1990 - 12/1990
Ensino,

Disciplinas ministradas
classe de alfabetização - 1a série do 1o Grau
currículo por atividades

Escola Municipal de 1o Grau Incompleto Getúlio Vargas, EMGV, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - 2017
(Des)orientações oficiais: um estudo sobre imprecisões da legilslação educacional
Descrição: O presente estudo trata de imprecisões da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ao se referir aquilo que usualmente denominamos disciplinas curriculares. O estudo foi realizado no âmbito do componente curricular Orientações Curriculares Oficiais, oferecida no terceiro semestre do curso de Licenciatura em Química do IFSP ? Câmpus Catanduva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Iara Suzana Tiggemann - Coordenador / Víctor Eduardo Barbosa - Integrante.
2016 - 2016
"Aplicação da Ritalina® em indivíduos em idade escolar: a insuficiência da análise pré-diagnóstica"
Descrição: Projeto de iniciação científica desenvolvido no âmbito do curso de Licenciatura em Prática como Componente Curricular. Pesquisa bibliográfica de caráter interdisciplinar, abarcando três áreas do conhecimento: Psicologia da Educação, Física e Química Orgânica, tendo como objetivo conhecer a composição do medicamento metilfenidato, comercialmente denominado Ritalina®, e seus efeitos em indivíduos em idade escolar, questionando a real necessidade do uso desta medicação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Iara Suzana Tiggemann - Coordenador / Víctor Eduardo Barbosa - Integrante / Joanita Granato - Integrante / Caroline Martins da Costa - Integrante.
2011 - 2012
Novas formas de ensinar e aprender Química
Descrição: A falta de vivência em estratégias de ensino mais dinâmicas e inovadoras faz com que os novos professores reproduzam o ensino que tiveram enquanto alunos, ensino esse que na grande maioria das vezes se configura como tradicional. Para romper esse círculo vicioso, os alunos licenciandos do curso de química da Unifev realizaram durante o segundo semestre de 2011 o estudo, o planejamento e a execução de aulas pautadas em metodologias de ensino inovadoras. Com isso, buscou-se discutir alternativas para o ensino de química e o estímulo para seguir a carreira docente. Ao término do ciclo de aulas, buscou-se avaliar o processo junto aos licenciandos, verificando a possibilidade de implantação destas metodologias no ensino médio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Iara Suzana Tiggemann - Coordenador / Adonis Coelho - Integrante / Camila Dias de Oliveira - Integrante.
2009 - 2011
Análise de provas de Química do Ensino Médio
Descrição: O tema ?avaliação? é conteúdo privilegiado na disciplina de Didática nos cursos de formação de professores. Todavia, a forma de abordá-lo e o tempo destinado para a discussão são insuficientes para que os licenciandos se apropriem de uma prática avaliativa que rompa com os preceitos da educação tradicional, da qual muitos alunos são herdeiros. Muitas vezes, os futuros professores conseguem compreender os novos sentidos atribuídos ao ato de avaliar, todavia, o saber da experiência escolar é mais forte e a formação universitária não consegue transformá-lo. O resultado é que os professores continuam avaliando da forma como os mesmos foram avaliados na condição discente, utilizando os mesmos instrumentos, critérios e rituais. Com o intuito de promover uma formação inicial capaz de instrumentalizar futuras professoras para uma prática avaliativa construtivista, desenvolvemos a pesquisa de iniciação científica que tem como objetivo analisar provas de Química do Ensino Médio. Utilizamos os critérios propostos por Moretto para avaliar um universo de 165 questões oriundas de 26 provas selecionadas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, tem conseguido sensibilizar as licenciandas de Química envolvidas no projeto para a necessidade de adotar outros instrumentos de avaliação e, no caso de uso da prova escrita, para a adoção das orientações do autor estudado (parametrização, contextualização, exploração da capacidade leitura e escrita, proposição de questões operatórias)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Iara Suzana Tiggemann - Coordenador / Sara Ferreira da Costa - Integrante.
2008 - 2009
Projeções continuadas: imagens da Progressão Continuada na mídia local
Descrição: Desde a implantação da Progressão Continuada no sistema de ensino estadual de SP em 1998, profissionais da educação, pais e a população em geral apresentam postura de resistência em relação à proposta. Enfatiza-se que ela é uma política pública geradora de fracasso escolar. Para a construção dessa representação, entram em cena os meios de comunicação de massa enquanto veículos de informação e (re)produção de significados. Compreendemos que há várias maneiras de representar a Progressão Continuada. Todavia, algumas representações prevalecem e transformam-se em discursos hegemônicos em função do silenciamento e desprezo de outras representações. A presente pesquisa de iniciação científica parte destas considerações e se propõe a realizar uma análise discursiva, buscando conhecer e compreender as representações da Progressão Continuada veiculadas no Jornal ?O Regional? de Catanduva-SP. Com base nos estudos realizados, podemos afirmar que esta política pública tem reunido críticas que nem sempre são pertinentes ou, pelo menos, que não são restritas e exclusivas a ela. Desconsideram-se outros elementos que têm produzido situações de fracasso escolar eximindo governantes, professores, pais e os próprios alunos de suas responsabilidades para com a educação. Pesquisa não conta com financiamento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Iara Suzana Tiggemann - Coordenador / Thiago Baccanelli - Integrante.
2005 - 2007
Sentidos da aprendizagem escolar face à Progressão Continuada
Descrição: A pesquisa de iniciação científica pretende contribuir para as reflexões educacionais em torno da organização da escolaridade em ciclos. Com a desseriação, medida implantada na rede estadual paulista sem o consenso da comunidade escolar, os professores sentem-se ?desarmados? diante da inexistência da possibilidade de reprovação (exceto por faltas) ao final de cada ano letivo. Prevalece a idéia que os alunos sentem-se desmotivados a estudar diante da falta de pressão anteriormente produzida pela perspectiva da retenção/promoção escolar. Assim, a pesquisa tem como objetivo central conhecer as representações de alunos sobre a aprendizagem escolar, buscando ampliar a discussão em torno da questão da falta de interesse dos alunos. Iniciamos o estudo com pesquisa bibliográfica para aprofundamento de conhecimentos acerca desta política pública. Munidos de conhecimentos teóricos, realizamos pesquisa de campo em escola estadual de Ensino Fundamental (ciclo II). Elegemos a entrevista e o questionário como instrumentos de coleta de dados que foram aplicados, respectivamente, à coordenadora pedagógica e a 10% dos alunos matriculados. Analisamos documentos sobre desempenho escolar no SARESP. Concluímos que os alunos e suas famílias escolhem a instituição considerando a tradição de ?boa escola?. A maioria dos respondentes diz sentir-se motivada a freqüentar a escola pelo desejo de aprender, valorizando atitudes como responsabilidade, inteligência, dedicação aos estudos. Estes dados nos remetem à idéia que estaríamos diante de uma escola em que a não-reprovação em pouco teria mudado a relação dos alunos com aprendizagem. Porém, há muito por se fazer nesta escola para que o desejo de aprender seja mais que uma resposta padronizada dos alunos às expectativas de pais e professores. Todavia, o que parece certo é que os alunos reproduzem e produzem aspectos da cultura escolar e esta pode ser transformada em prol dos alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2004
Práticas Investigativas em Educação Química
Descrição: Com o objetivo de suscitar interesse pela Educação, desenvolvemos o programa ?Práticas Investigativas em Educação Química? junto à disciplina de Didática no Curso de Química da UNIFEV. Por meio de interação entre pesquisa e ensino buscamos aguçar o pensamento reflexivo dos alunos, no tocante às questões relacionadas à educação e ao ensino de Química. Entendemos que pesquisar sobre o ensino pode contribuir para desmistificar a visão muito simplista em torno da atividade docente. Tivemos como objetivos *despertar os acadêmicos para as questões educacionais, suscitando o interesse pela prática de pesquisa e docência na área de Educação Química; *propiciar o conhecimento da realidade educacional, no que diz respeito ao ensino de Química de um modo particular, e ao Ensino Médio de um modo geral, por meio de contato direto com essas instâncias e por intermédio de bibliografia específica; *proporcionar o aprendizado de construção de projeto de pesquisa, bem como, promover o conhecimento de métodos de pesquisa empregados na área das Ciências Humanas; *desenvolver capacidades de planejamento, desenvolvimento e avaliação de atividades de pesquisa; *promover o trabalho em equipe entre os acadêmicos e a interação com os sujeitos de pesquisa (alunos e professores de Ensino Médio, acadêmicos de Licenciatura em Química, etc);* desenvolver uma postura crítica, responsável e ética no desenvolvimento da pesquisa e em relação aos resultados obtidos. Assim, no ano de 2004 os alunos do segundo ano desenvolveram práticas investigativas de abordagem qualitativa, tendo como foco a Educação Química. Em pequenos grupos, a classe desenvolveu sete trabalhos: ?Ensino de Química e reciclagem de lixo?; ?O conhecimento de normas de segurança em laboratórios por parte dos alunos de Licenciatura em Química?; ?Falta de profissionais licenciados em Química nas Escolas de Ensino Médio?; ?Conhecimentos Básicos de Química e suas aplicações no cotidiano?; ?Concepção dos cidadãos sobre ensino da Química";.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Iara Suzana Tiggemann - Coordenador.
1996 - 1998
O ensino de música nas séries iniciais: um estudo recortado pela análise de currículo de formação de professores
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Iara Suzana Tiggemann - Integrante / Claudia Ribeiro Bellochio - Coordenador / Elisângela Gorete Fantinel - Integrante.
1996 - 1998
História da Arte: da formação de professores ao desenvolvimento do pensamento da criança de séries inciais do Ensino Fundamental
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1995 - 1995
Integração entre ensino, pesquisa e extensão: novas possibilidades para a formação de professores
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Iara Suzana Tiggemann - Integrante / Angelita Ceretta - Integrante / Luciana Turchielo - Integrante / Claiton Grabauska - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - 2017
III Feira do Escambo
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Iara Suzana Tiggemann - Coordenador.
2017 - Atual
Cursinho Popular
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Iara Suzana Tiggemann - Coordenador / Diógenes Sgarbi - Integrante.
2013 - 2013
Capacitação e transferência tecnológica para cooperativa de reciclagem de resíduos sólidos de Catanduva-SP
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Iara Suzana Tiggemann - Integrante / Izabela Salvador - Integrante / Paulo Frihgetto - Coordenador.Financiador(es): Instituto Federal de São Paulo - Bolsa.
2005 - 2006
Línguas para a comunidade
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2002 - 2006
Biblioteca Divertida
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
1997 - 1997
Projeto Renascer
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
1996 - 1996
Projeto LAMEN/Escola
Descrição: Projeto vinculado ao Programa de Extensão: LAMEN: um espaço para se fazer e pensar Educação GAP/CE sob 3241.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Revista Educação e Linguagens


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Inglês
Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
Primeiro Lugar na Categoria Pôster, FIPA- Fundação Padre Albino.
1998
Destaque ao trabalho de pesquisa "História da Arte: um olhar para o desenvolvimento do pensamento da criança de séries iniciais", Salão de Iniciação Científica - UFRGS.
1997
Destaque ao trabalho de pesquisa "O ensino de Música nas séries iniciais: um estudo recortado pela análise de currículo e formação de professores da Habilitação Magistério", Salão de Iniciação Científica - UFRGS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TIGGEMANN, Iara Suzana2013TIGGEMANN, Iara Suzana; COSTA, Marcos S. . Currículo e escola: perspectivas para repensar a prática docente. Revista Educação e Linguagens, v. 2, p. 147, 2013.

2.
TANCREDI, Regina M. S. Puccinelli2013 TANCREDI, Regina M. S. Puccinelli ; BERTOLUCI, Evandro Antônio ; TIGGEMANN, Iara Suzana . Aproximações do/no Ensino a Distância: interação e construção de conhecimentos. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), v. 13, p. 267, 2013.

3.
TIGGEMANN, Iara Suzana2010 TIGGEMANN, Iara Suzana. Do regime seriado para a organização em ciclos: mais do mesmo. Educação Unisinos, v. 14, p. 27-34, 2010.

4.
TIGGEMANN, Iara Suzana2010TIGGEMANN, Iara Suzana. Pontos de encontro entre os sistemas notacionais alfabético e numérico. Psicopedagogia (São Paulo), v. 1, p. 288-297, 2010.

5.
TIGGEMANN, Iara Suzana;DAHLKE, Iara Suzana2006TIGGEMANN, Iara Suzana. Brincar, aprender, ensinar: experiência lúdica e educação escolar. Plures. Humanidades (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto-SP, v. ano 7, n.7, p. 55-69, 2006.

6.
TIGGEMANN, Iara Suzana;DAHLKE, Iara Suzana2006TIGGEMANN, Iara Suzana. Práticas investigativas em Educação Química: relato de uma experiência na disciplina de Didática. Mosaico UNIFEV, v. 1, p. 35-41, 2006.

7.
TIGGEMANN, Iara Suzana;DAHLKE, Iara Suzana2004TIGGEMANN, Iara Suzana. A construção do número pela criança: algumas considerações. Interciência (Catanduva), Catanduva - SP, n.N 1, p. 65-72, 2004.

8.
DAHLKE, Iara Suzana2001DAHLKE, Iara Suzana. Tempos e espaços da aprendizagem (a escola ensinando a ser sujeito). Interciência (Catanduva), Catanduva-SP, v. 1, n.1, p. 55-63, 2001.

9.
NUNES, Ana Luiza Ruschel1999NUNES, Ana Luiza Ruschel ; DAHLKE, Iara Suzana ; SANTOS, Renete Schleder dos . O papel da História da Arte na formação do professor e no desenvolvimento da criança. Vidya (Santa Maria. Impresso), Santa Maria-RS, v. 31, p. 87-95, 1999.

10.
DAHLKE, Iara Suzana1999DAHLKE, Iara Suzana; ANTUNES, Helenise Sangoi . A Prática de Ensino em classe de alfabetização frente à exigencia de um novo pensar e fazer pedagógico: um relato de experiência no contexto da escola pública. Cadernos de Ensino Pesquisa e Extensão, Santa Maria -RS, v. 1, n.15, p. 3-26, 1999.

11.
BELLOCHIO, Claudia Ribeiro1998BELLOCHIO, Claudia Ribeiro ; FANTINEL, Elisângela Gorete ; DAHLKE, Iara Suzana . A Educação Musical na Escola Normal e na Habilitação Magistério: recorte de uma reconstrução histórica da década de 60 à década de 90.. Caderno Pedagógico, Frederico Westphalen-RS, v. 15-16, n.15-16, p. 51-66, 1998.

12.
DAHLKE, Iara Suzana1998 DAHLKE, Iara Suzana; FANTINEL, Elisangela Gorete ; BELLOCHIO, Claudia Ribeiro . A Educação Musical na formação de educadores: uma história contada por professoras formadoras. Educação (UFSM), Santa Maria - RS, v. 23, n.2, p. 19-30, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TIGGEMANN, Iara Suzana; BOBADILHA, Karine ; MARQUES, Maria Christina Bitencourt de ; BARBOSA, Ruy Madsen. ; CABRERA, Sirlei Tauber de Almeida . Geoplanos e redes de pontos: conexões e Educação Matemática. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. v. 1. 203p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TIGGEMANN, Iara Suzana; BRASIL, Roseli Z. ; DIAS, Romualdo . A educação e os interesses: a nomeação do setor público e do setor privado em seus tênues limites. In: Jornada Internacional de Educação: Arte-Ética- Subjetividades, 2018, Poços de Caldas-MG. Anais da Jornada Internacional de Educação: Arte-Ética- Subjetividades, 2018. v. 1. p. 5-226.

2.
BARBOSA, Víctor E. ; TIGGEMANN, Iara Suzana . A Ritalina como eixo temático em estudo interdisciplinar: um relato de Prática como Componente Curricular. In: IX Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2017, Sertãozinho-SP. Anais do IX EPPEQ - IFSP campus Sertãozinho - 2017, 2017.

3.
TIGGEMANN, Iara Suzana; PEDROSO, Ronaldo Revejes ; VICENTE, Thaisa Garcia ; BITTO, Ana Carla . Cultura Escolar e Progressão Continuada: um estudo sobre representações da aprendizagem. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre - RS. Anais do XIV ENDIPE. Porto Alegre - RS: Edipucrs, 2008. v. CD1.

4.
CABRERA, Sirlei Tauber de Almeida ; BOBADILHA, Karine ; TIGGEMANN, Iara Suzana ; MARQUES, Maria Chrsitina Bitencourt de ; BARBOSA, Ruy Madsen . Caminhos de recobrimento que não se cruzam em uma rede quadrangular 3 x 3 e 4 x 4. In: Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2006, Caxias do Sul-RS, 2006.

5.
MARQUES, Maria Christina Bittencourt de ; TIGGEMANN, Iara Suzana ; CABRERA, Sirlei Tauber de Almeida ; BOBADILHA, Karine ; BARBOSA, Ruy Madsen . Traçando cordas: atividades propostas para Geoplano Circular ou para redes circulares de pontos impressos em papel.. In: ENContro Gaúcho de Educação Matemática, 2006, Caxias do Sul-RS, 2006.

6.
TIGGEMANN, Iara Suzana; BOBADILHA, Karine ; MARQUES, Maria Christina Bitencourt de ; CABRERA, Sirlei Tauber de Almeida ; BARBOSA, Ruy Madsen. . Jogos com uso do Geoplano: uma discussão sobre a possibilidade e conveniência de adaptações. In: Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2006, Caxias do Sul, 2006.

7.
TIGGEMANN, Iara Suzana; PIGNATARI, Nínive Daniela ; CALDEIRA, Juliana ; SANCHES, Silmaira . Livros para além da estante: a experiência do projeto "Biblioteca Divertida". In: XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, Curitiba-PR. XII ENDIPE, 2004.

8.
DAHLKE, Iara Suzana. Problematizando o ensino seriado: mecanismos de governo e subjetivação em foco.. In: III Seminário de pesquisa em Educação - Região Sul., 2000, Porto Alegre -RS. Anais, 2000.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TIGGEMANN, Iara Suzana; DIAS, Romualdo . A evasão nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: o que dizem as dissertações e teses produzidas entre 2008 a 2018. In: CONEPT, 2018, Araraquara. Anais CONEPT.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TIGGEMANN, Iara Suzana; DIAS, Romualdo . Evasão nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia discutida em dissertações e teses.. In: II Encontro de Educação, 2018, Catanduva-SP. Anais II Encontro de Educação, 2018.

2.
TIGGEMANN, Iara Suzana. O uso de fontes históricas no curso de Licenciatura em Química: relato de uma experiência na disciplina de História da Educação Brasileira. In: IX Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2017, Sertãozinho-SP. Anais do IX EPPEQ - IFSP campus Sertãozinho - 2017, 2017.

3.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Feira do Escambo no IFSP ? Câmpus Catanduva: um espaço para trocas materiais, simbólicas e afetivas. In: IX Encontro Paulista em Ensino de Química, 2017, Sertãozinho-SP. Anais do IX EPPEQ - IFSP campus Sertãozinho - 2017, 2017.

4.
TIGGEMANN, Iara Suzana; COELHO, Adonis . Estratégias de ensino inovadoras na formação de professores de Química: um estudo exploratório. In: Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa da Universidfade de Ribeirão Preto, 2012, Ribeirão Preto-SP. Anais do Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa da Universidfade de Ribeirão Preto, 2012. p. 409-410.

5.
CORSATTO, Mariane ; TIGGEMANN, Iara Suzana ; PEDROSO, Ronaldo Revejes ; BACCANELLI, Thiago ; FIGUEIREDO, Fábio ; ERRERIAS, Cláudio A. C. . A Cobertura do tema "Progressão Continuada" na mídia impressa de Catanduva-SP. In: XVIII Congresso de iniciação científica, 2010, São Carlos. Anais de eventos da UFSCar. São Carlos: UFSCar, 2010. v. 6.

6.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Ambiente virtual de aprendizagem e a gestão do tempo pelo aluno de graduação em curso a distância. In: IV Encontro Iberoamericano de Educação, 2009, Araraquara-SP. Anais, 2009.

7.
TIGGEMANN, Iara Suzana; BACCANELLI, Thiago . Progressão Continuada na mídia local. In: I Simpósio Nacional sobre política, ética e educação, 2008, Campinas. Anais do I Poiethos. Campinas-SP: FE/UNICAMP, 2008. v. 1. p. 83-83.

8.
TANCREDI, Regina M. S. Puccinelli ; TIGGEMANN, Iara Suzana ; BERTOLUCI, Evandro Antônio . Interações entre tutores virtuais e alunos num curso de Pedagogia a distância: análise de mensagens trocadas via e-mail. In: Linguagem, educação e virtualidade, 2008, Araraquara. Caderno de programação e resumos. Araraquara-SP: Claraluz, Contexto, UNESP, Mercado das Letras ..., 2008. p. 17-18.

9.
TIGGEMANN, Iara Suzana; PEDROSO, Ronaldo Revejes ; VICENTE, Thaisa Garcia ; BITTO, Ana Carla . Cultura escolar e Progressão Continuada: (re) construção de sentidos para aprendizagem. In: VII Simpósio de Produção Científica, 2007, Ribeirão Preto. Anais do VII Simpósio de Produção Científica. Ribeirão Preto SP: Centro Universitário Moura Lacerda, 2007.

10.
PEDROSO, Ronaldo Revejes ; TIGGEMANN, Iara Suzana . Avaliação escolar: algumas representações. In: VII Simpósio de Produção Científica, 2007, Ribeirão Preto - SP. Anais do VII Simpósio de Produção Científica. Ribeirão Preto - SP: Centro Universitário Moura Lacerda, 2007.

11.
TIGGEMANN, Iara Suzana; MORAES, Agnaldo de . Projeções continuadas: imagens da Progressão Continuada na mídia local. In: VI Simpósio de Iniciação Científica do Centro universitário Moura Lacerda, 2006, Ribeirão Preto-SP. Anais do VI Simpósio de Produção Científica, 2006.

12.
TIGGEMANN, Iara Suzana; CASTRO, Everaldo Ferreira de . A formação docente mediada pela prática investigativa em Educação Química. In: VI SIMPósio de Iniciação Científica do Centro Universitário Moura Lacerda, 2006, Ribeirão Preto-SP. Anais do VI Simpósio de Produção Científica, 2006. v. 1.

13.
PEDROSO, Ronaldo Revejes ; BITTO, Ana Carla ; VICENTE, Thaisa Garcia ; TIGGEMANN, Iara Suzana . A Progressão Continuada em foco: um estudo sobre representações da aprendizagem escolar. In: Trabalho apresentado no I Seminário de Educação - Teorias e Práticas de pesquisa sobre formação de professores., 2006, São José do Rio Preto-SP, 2006.

14.
PEDROSO, Ronaldo Revejes ; BITTO, Ana Carla ; VICENTE, Thaisa Garcia ; TIGGEMANN, Iara Suzana . Não-reprovação e aprendizagem escolar: a construção de sentidos face à Progressão Continuada. In: 6 Congresso Nacional de Iniciação Científica/4 Congresso Internacional de Iniciação Científica, 2006, Guarulhos-SP. Anais, 2006.

15.
TIGGEMANN, Iara Suzana; VEIGA NETO, Alfredo . Tempos e espaços da educação: um estudo sobre seriação escolar.. In: 55 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2003, Recife-PE. Anais/resumos, 2003.

16.
BELLOCHIO, Claudia Ribeiro ; DAHLKE, Iara Suzana ; FANTINEL, Elisângela Gorete . A Educação Musical na formação de professores: revisitando políticas educacionais. In: V Seminário internacional de alfabetização e educação. II Colóquio de educação no MERCOSUL, 1998, Frederico Westphalen-RS. Anais - 1998. Frederico Westphalen: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, 1998. v. 1. p. 126-127.

17.
DAHLKE, Iara Suzana; SANTOS, Renete Schleder dos ; NUNES, Ana Luiza Ruschel . História da arte para crianças:um olhar para o desenvolvimento do pensamento da criança de séries iniciais. In: X Salão de Iniciação Científica, 1998, Porto Alegre-RS. Livro de resumos. Porto Alegre-RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998. p. 416.

18.
FANTINEL, Elisângela Gorete ; DAHLKE, Iara Suzana ; BELLOCHIO, Claudia Ribeiro . Os arquivos como fontes no processo de pesquisa: uma reconstrução histórica da Educação Musical na formação de professores. In: Salão de Iniciação Científica, 1998, Porto Alegre-RS. Livro de resumos. Porto Alegre-RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998. v. 1. p. 368-368.

19.
DAHLKE, Iara Suzana; NUNES, Ana Luiza Ruschel ; SANTOS, Renete Schleder dos . O desenvolvimento do pensamento da criança de séries iniciais do Ensino Fundamental através da História da Arte. In: Primeira Oficina de Pesquisa e extensão do Centro de Educação, 1998, Santa Maria-RS. Anais. Santa Maria-RS: Imprensa Universitária, 1998. v. 1. p. 4-5.

20.
ANTUNES, Helenise ; FORTES, Valeska de Oliveira ; SANTOS, Luciane Rosa dos ; DAHLKE, Iara Suzana ; SILVA, Carla ; PADILHA, Ivanez ; KNEBEL, Carine ; COSTA, Cristiane ; ROLIM, Diva ; SANTOS, Ivania ; GOULART, Maria de Fátimna ; VASCONCELOS, Janaína ; RODRIGUES, Maria Isabel ; BECKMANN, Sandra ; TREVISAN, Sílvia . Prática de Ensino: refletindo a formação de professores.. In: Primeira Oficina de Pesquisa e extensão do Centro de Educação, 1998, Santa Maria-RS. Anais. Santa Maria -RS: Imprensa Universitária, 1998. v. 1. p. 20-21.

21.
BELLOCHIO, Claudia Ribeiro ; DAHLKE, Iara Suzana ; FANTINEL, Elisângela Gorete . Recortes históricos da Educação Musical na formação de professores na escola Normal e na Habilitação Magistério. In: IX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1998, Águas de Lindóia-SP. Anais I, 1998. v. 1/2. p. 547-548.

22.
DAHLKE, Iara Suzana; NUNES, Ana Luiza Ruschel ; SANTOS, Renete Schleder dos . História da arte para crianças: redimensionando o ensino das artes plásticas nas séries iniciais do Ensino Fundamental. In: IX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1998, Águas de Lindóia-SP. Anais I, 1998. v. 1/2. p. 430.

23.
NUNES, Ana Luiza Ruschel ; DAHLKE, Iara Suzana . Políticas educacionais em arte, formação de professores de séries iniciais e a experiência do curso de Pedagogia. In: XI Congresso Nacional da Federação dos Arte-educadores do Brasil, 1998, Brasília-DF. Arte políticas educacionais e culturais no limiar do século XXI. Brasília-DF: Universidade de Brasília - UnB, 1998.

24.
BARASUOL, Cristiane ; TREVISAN, Sílvia ; DAHLKE, Iara Suzana ; FREITAS, Francisco . Evolução histórica do Rio Grande do Sul: principais condicionantes. In: IV Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino., 1997, Santa Maria-RS. Anais, 1997. p. 1051.

25.
TIGGEMANN, Iara Suzana; ROSISKI, Elza Catarina . Estreitando vínculos entre educação e trabalho.. In: IV Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino., 1997, Santa Maria-RS. Anais, 1997. p. 1072.

26.
DAHLKE, Iara Suzana; FREITAS, Francisco ; BARASUOL, Cristiane ; TREVISAN, Sílvia . Orgulho de ser gaúcho: desmistificando uma realidade em crise. In: IV Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino., 1997, Santa Maria-RS. Anais, 1997. p. 1074.

27.
SANTOS, Luciane Rosa dos ; TIGGEMANN, Iara Suzana . Análise do livro Vivendo e Aprendendo - Estudos Sociais. In: IV Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino., 1997, Santa Maria-RS. Anais, 1997. p. 1143.

28.
DAHLKE, Iara Suzana; LEMOS, Getúlio . Prática pedagógica de Educação Física nas séries iniciais para formação inicial de professores. In: IV Joranada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino., 1997, Santa Maria-RS. Anais, 1997. p. 1075.

29.
TREVISAN, Sílvia ; NUNES, Ana Luiza Ruschel ; TIGGEMANN, Iara Suzana . História da arte para crianças. In: IV Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino., 1997, Santa Maria-RS. Anais, 1997. p. 1159.

30.
TIGGEMANN, Iara Suzana; FANTINEL, Elisângela Gorete ; BELLOCHIO, Claudia Ribeiro . O ensino de música nas séries iniciais: um estudo recortado pela análise de currículo de formação de professoresno Curso Nomal e na Habilitação Magistério. In: IV Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino., 1997, Sanrta Maria-RS. Anais, 1997. p. 1073.

31.
DAHLKE, Iara Suzana; FANTINEL, Elisângela Gorete ; BELLOCHIO, Claudia Ribeiro . O ensino de música nas séries iniciais: um estudo recortado pela análise de currículo na formação de professores na Habilitação Magistério. In: IX Salão de Iniciação Científica, 1997, Porto Alegre-RS. Livro de resumos, 1997. p. 370.

32.
DAHLKE, Iara Suzana; FANTINEL, Elisângela Gorete ; BELLOCHIO, Claudia Ribeiro . O ensino de Música nas séries iniciais: um olhar para a formação do educador. In: III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 1997, Santa Cruz do Sul -RS. Documentos n. 10 III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 1997.

33.
FANTINEL, Elisângela Gorete ; BELLOCHIO, Claudia Ribeiro ; DAHLKE, Iara Suzana . Arquivos como mediadores do processo de pesquisa: uma experiência em educação na reconstrução da história da educação musical. In: II Congresso de Arquivologia do Mercosul, 1997, Santa Maria-RS. Caderno de resumos. Santa Maria-RS: Editora da UFSM, 1997. v. 1. p. 39-39.

34.
TIGGEMANN, Iara Suzana; FRAGA, Ana Paula ; NUNES, Ana Luiza Ruschel . História da arte para crianças. In: III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1996, Santa Maria-RS. Anais, 1996.

35.
TIGGEMANN, Iara Suzana; COMARÚ, Patrícia ; COSTAS, Fabiane Tonelo ; BELLOCHIO, Claudia Ribeiro . Programa LAMEN/Escola. In: III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1996, Santa Maria-RS. Anais, 1996. p. 1078.

36.
SCHLICKMANN, Victor ; TIGGEMANN, Iara Suzana ; FRAGA, Ana Paula ; DEPRÁ, Nara ; TOMAZZETTI, Cleonice . Projeto Renascer. In: III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1996, Santa Maria-RS. Anais, 1996. p. 1070.

37.
CERETTA, Angelita ; TIGGEMANN, Iara Suzana ; TURCHIELO, Luciana ; VARGAS, Darlene ; TOMAZZETTI, Cleonice ; FREITAS, Francisco ; ESCALCON, Suze ; GRABAUSKA, Claiton . Integração entre ensino, pesquisa, extensão: novas possibilidades para a formação do educador. In: I Encontro de Licenciaturas, 1995, Santa Maria-RS. Anais PROLICEN, 1995. p. 31.

Apresentações de Trabalho
1.
TIGGEMANN, Iara Suzana; BRASIL, Roseli Z. ; DIAS, Romualdo . A educação e os interesses: a nomeação do setor público e do setor privado em seus tênues limites. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Evasão nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia discutida em dissertações e teses. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BRASIL, Roseli Z. ; TIGGEMANN, Iara Suzana . Escolas privadas assistidas com recursos públicos e escolas públicas servindo aos interesses do capital: uma reflexão dos impactos do neoliberalismo no campo educacional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TIGGEMANN, Iara Suzana; DIAS, Romualdo . A evasão nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: o que dizem as dissertações e teses produzidas entre 2008 a 2018. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
TIGGEMANN, Iara Suzana; BARBOSA, Víctor E. . Disciplina, componente curricular, estudos e práticas: imprecisões na legislação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
BARBOSA, Víctor E. ; TIGGEMANN, Iara Suzana . A medicalização na educação: um estudo sobre Ritalina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
TIGGEMANN, Iara Suzana; BARBOSA, Víctor E. . (Des)orientações oficiais: um estudo sobre imprecisões da legilslação educacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
BARBOSA, Víctor E. ; TIGGEMANN, Iara Suzana . A Ritalina como eixo temático em estudo interdisciplinar: um relato da de Prática como Componente Curricular. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Uso de fontes históricas no curso de Licenciatura em Química: relato de uma experiência na disciplina de História da Educação Brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Feira do Escambo no IFSP ? Câmpus Catanduva: um espaço para trocas materiais, simbólicas e afetivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Diagnóstico quanti-qualitativo da evasão nos cursos superiores do IFSP Câmpus Catanduva: acesso versus permanência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
OLIVEIRA, Camila ; COELHO, Adonis ; TIGGEMANN, Iara Suzana . Estratégias de ensino inovadoras em Química: uma caminho para a reflexão e a prática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SALVADOR, Izabela ; TIGGEMANN, Iara Suzana ; OLIVEIRA, Camila . Diagnóstico da aplicação de estratégia de ensino estudo do meio no IFSP - Campus Catanduva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
TIGGEMANN, Iara Suzana; COELHO, Adonis . Novas formas de ensinar e aprender Química: aulas inovadoras na visão de alunos-docentes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
TIGGEMANN, Iara Suzana; COELHO, Adonis . Vivenciando novas formas de ensinar e aprender Química: aulas alternativas na formação de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Análise de provas de Química do Ensino Médio: avaliando a avaliação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Utilização da música como recurso no processo de ensino e aprendizagem de contéudos químicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Rompendo paradigmas do ensino tradicional: a visão dos alunos-docentes sobre aulas inovadoras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
COSTA, Sara F. da ; TIGGEMANN, Iara Suzana . Um estudo sobre a avaliação : análise de provas de Química do Ensino Médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
TIGGEMANN, Iara Suzana; PEDROSO, Ronaldo Revejes ; BACCANELLI, Thiago ; ERRERIAS, Cláudio A. C. ; FIGUEIREDO, Fábio . Jornal de papel e Progressão Continuada: recorte de um silêncio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
SANTOS, R. ; TIGGEMANN, Iara Suzana . A relação escola-família na Educação Infantil: um estudo realizado em escola pública municipal de Monte Alto-SP. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
Silva, Amanda Alves da ; SILVA, Vanessa A. ; TIGGEMANN, Iara Suzana . Conhecimentos prévios e conteúdos escolares: reflexões sobre os processos de ensinar e aprender. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Plano Municipal de Educação: construindo caminhos para a Educação Básica de qualidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Ambiente virtual de aprendizagem e a gestão do tempo pelo aluno de graduação em curso a distância. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
TIGGEMANN, Iara Suzana; BOBADILHA, Karine ; MARQUES, Maria Christina Bitencourt de ; CABRERA, Sirlei Tauber de Almeida ; BARBOSA, Ruy Madsen . Mini curso "Atividades em redes de pontos: um instrumento simples para o ensino de Matemática". 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
TIGGEMANN, Iara Suzana; PEDROSO, Ronaldo Revejes ; BITTO, Ana Carla ; VICENTE, Thaisa Garcia . Cultura Escolar e Progressão Continuada: um estudo sobre representações da aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
TANCREDI, Regina M. S. Puccinelli ; TIGGEMANN, Iara Suzana ; BERTOLUCI, Evandro Antônio . Interações entre tutores virtuais e alunos num curso de Pedagogia a distância: análise de mensagens trocadas via e-mail. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
PEDROSO, Ronaldo Revejes ; TIGGEMANN, Iara Suzana . Avaliação escolar: algumas representações. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
PEDROSO, Ronaldo Revejes ; BITTO, Ana Carla ; VICENTE, Thaisa Garcia ; TIGGEMANN, Iara Suzana . Cultura escolar e Progressão Continuada: (re)construção de sentidos para aprendizagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
TIGGEMANN, Iara Suzana; BOBADILHA, Karine ; MARQUES, Maria Christina Bitencourt de ; CABRERA, Sirlei Tauber de Almeida ; BARBOSA, Ruy Madsen . Jogos com uso do Geoplano: uma discussão sobre a possibilidade e conveniência de adaptações. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
PEDROSO, Ronaldo Revejes ; BITTO, Ana Carla ; VICENTE, Thaisa Garcia ; TIGGEMANN, Iara Suzana . A Progressão Continuada em foco: um estudo sobre representações da aprendizagem escolar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
TIGGEMANN, Iara Suzana; MORAES, Agnaldo de . Projeções continuadas: imagens da Progressão Continuada na mídia local. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
BITTO, Ana Carla ; BOLDRINI, Ana Paula ; PADILHA, Ivanez ; PEDROSO, Ronaldo Revejes ; VICENTE, Thaisa Garcia ; TIGGEMANN, Iara Suzana . Progressão Continuada e aprendizagem escolar: algumas reflexões. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
TIGGEMANN, Iara Suzana; BOBADILHA, Karine ; MARQUES, Maria Christina Bittencourt de ; ALMEIDA, Sirlei T. ; BARBOSA, Ruy Madsen. . Geoplano: atividades educacionais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
TIGGEMANN, Iara Suzana; BOBADILHA, Karine ; MARQUES, Maria Christina Bittencourt de ; ALMEIDA, Sirlei T. ; BARBOSA, Ruy Madsen. . Traçando cordas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
TIGGEMANN, Iara Suzana; PIGNATARI, Nínive Daniela ; CALDEIRA, Juliana ; SANCHES, Silmaira . Livros para além da estante: a experiência do projeto Biblioteca Divertida. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Práticas investigativas em Educação Química. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
TIGGEMANN, Iara Suzana; VEIGA NETO, Alfredo . Tempos e espaços da educação: um estudo sobre seriação escolar. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
DAHLKE, Iara Suzana. A experiência no estágio docente na FACED/PPGEDU/UFRGS. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
DAHLKE, Iara Suzana. Problematizando o ensino seriado: mecanismos de governo e subjetivação em foco. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
DAHLKE, Iara Suzana; SANTOS, Renete Schleder dos ; NUNES, Ana Luiza Ruschel . História da arte para crianças:um olhar para o desenvolvimento do pensamento da criança de séries iniciais. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
DAHLKE, Iara Suzana; NUNES, Ana Luiza Ruschel . Políticas educacionais em arte, formação de professores de séries iniciais e a experi~encia do curso de Pedagogia. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
NUNES, Ana Luiza Ruschel ; DAHLKE, Iara Suzana ; SANTOS, Renete Schleder dos . História da arte para crianças: redimensionando o ensino das artes plásticas nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

44.
BELLOCHIO, Claudia Ribeiro ; DAHLKE, Iara Suzana ; FANTINEL, Elisângela Gorete . Recortes históricos da Educação Musical na formação de professores na Escola Normal e na Habilitação Magistério. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

45.
DAHLKE, Iara Suzana; BELLOCHIO, Claudia Ribeiro . O curso Normal e a Habilitação Magistério do Instituto de Educação: uma aproximação histórica dos fazeres musicais dos professorandos. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
DAHLKE, Iara Suzana; FANTINEL, Elisangela Gorete ; BELLOCHIO, Claudia Ribeiro . O ensino de Música nas séries iniciais: um olhar para a formação do educador. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

47.
DAHLKE, Iara Suzana; BELLOCHIO, Claudia Ribeiro ; FANTINEL, Elisângela Gorete . O ensino de Música nas séries iniciais: um estudo recortado pela análise de currículo de formação de professores no curso Normal e na habilitação Magistério. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
DAHLKE, Iara Suzana; LEMOS, Getúlio . Prática pedagógica da Educação Física nas séries iniciais para formação inicial de professores. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
DAHLKE, Iara Suzana; ROSISKI, Elza Catarina . Estreitando vínculos entre educação e trabalho. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
DAHLKE, Iara Suzana; FREITAS, Francisco ; BARASUOL, Cristiane ; TREVISAN, Sílvia . Orgulho de ser gaúcho: desmistificando uma realidade em crise. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
TIGGEMANN, Iara Suzana; COMARÚ, Patrícia ; BELLOCHIO, Claudia Ribeiro . Programa LAMEN/Escola. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
TIGGEMANN, Iara Suzana; FRAGA, Ana Paula ; NUNES, Ana Luiza Ruschel . História da Artte para crianças. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Avaliadora de traballhos científicos no CIET:EnPED:2018 -Congresso Internacional de Educação e Tecnologia e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2018.

2.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Avaliadora de trabalhos científicos do CONEPT - Congresso de Educação Profissional e Tecnológica. 2018.

3.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Avaliadora de trabalhos científicos SIED:EnPED:2016 (Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). 2016.

4.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Avaliadora de trabalhos científicos SIED:EnPED:2014 (Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). 2014.

5.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Consultora ad hoc Revista Educação e Linguagens (ISSN 22386084 on line) da FECILCAM. 2013.

6.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Consultora ad hoc da Revista Educação e Linguagens (ISSN 22386084 on line) da FECILCAM. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Parecerista no processo de seleção do Programa de Iniciação Científica NUPEM - UEPR 2014 na área de Ciências Humanas. 2014.

2.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Parecerista no processo de seleção do Programa de Iniciação Científica NUPEM - UEPR Biênio 2012-213 na área de Ciências Humanas. 2012.

3.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Comitê Científico do 1o Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista - 'Formação de professores: ética e práticas na educação'. 2012.

4.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Parecerista do VI Encontro de Produção Científica e Tecnológica do Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar - NUPEM - FECILCAM. 2011.

5.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Parecerista no processo de seleção do Programa de Iniciação Científica NUPEM - UEPR Biênio 2011-2012 na área de Ciências Humanas. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
TIGGEMANN, Iara Suzana. ?Trocas de Práticas em Educação Especial e Inclusiva? no II Encontro de Educação IFSP. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
TIGGEMANN, Iara Suzana; MARQUES, Maria Christina Bittencourt de ; BOBADILHA, Karine ; CABRERA, Sirlei Tauber de Almeida ; BARBOSA, Ruy Madsen . Atividades em redes de pontos: um instrumento para o ensino de Matemática (Mini-curso). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
TIGGEMANN, Iara Suzana; PEDROSO, Ronaldo Revejes ; VICENTE, Thaisa Garcia ; BITTO, Ana Carla . Sentidos da aprendizagem face à Progressão Continuada. 2007. (Relatório de pesquisa).

4.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Metodologias de ensino de disciplinas da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias no Ensino Médio. 2006. .

5.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Brincar e aprender Matemática: os jogos como mediadores na Educação Infantil. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Múltiplas abordagens, infinitas possibilidades na Educação Infantil. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
DAHLKE, Iara Suzana. Jogos e educação matemática: possibilidade de aprender brincando. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
DAHLKE, Iara Suzana. A experiência no estágio docente na FACED/PPGEdu/UFRGS". 2000. (Palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Participação em banca de Camila Dias Oliveira; Marianne Bittencourt Henriques.Realidade aumentada aplicada ao ensino de Geometria Espacial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia.

2.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Participação em banca de Thaís Benetti Ferreira.A identidade do brasileiro nas malhas da míidia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - IMES Catanduva.

3.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Participação em banca de Amanda Martins.Conhecimentos prévios e conteúdos escolares: reflexões sobre os processos de ensinar e aprender. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - IMES Catanduva.

4.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Participação em banca de José Antônio Fernandes Ferreira.Os problemas da educação no Brasil e a municipalização escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - IMES Catanduva.

5.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Participação em banca de Fátima P.Cajuella; Maria A dos S. Arruda; Juliane C. Grossi.A influência do negro na sociedade brasileira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva.

6.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Participação em banca de Etiéne Serafim Rodrigues.Educação, mercado de trabalho e o cotidiano da escola: algumas inferências. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva.

7.
TIGGEMANN, Iara Suzana; MACEDO, Déborah Souza. Participação em banca de Elizélia Gomes Bianchi.Jogo no ensino de língua portuguesa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Votuporanga.

8.
TIGGEMANN, Iara Suzana; MACEDO, Déborah Souza. Participação em banca de Ana Paula Nogueira; Olinda Socorro Moreira.Aquisição da linguagem: o desenvolvimento do discurso narrativo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Votuporanga.

9.
TIGGEMANN, Iara Suzana; BLANCO, Marcela S.. Participação em banca de Edlaine Rodante Barreta.Uma análise da concepção de ensino de Língua Portuguesa no livro didático.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Votuporanga.

10.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Participação em banca de Delza Costa da Silva; Rosani Ferreira de Castro Maurício.O computador para fins educacionais: uma repetição das metodologias tradicionais ou a criação de novos ambientes de ensino e aprendizagem?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Votuporanga.

11.
TIGGEMANN, Iara Suzana; LOPES, Antônio. Participação em banca de Patrícia Arantes Vieira de Souza.Dificuldades em leitura e produção escrita de alunos de 8a série do E.F. da rede pública estadual do município de Votuporanga. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Votuporanga.

12.
TIGGEMANN, Iara Suzana; LOPES, Antônio. Participação em banca de Luana Paula Jatobá Brianezi.Educação Inclusiva e dislexia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Votuporanga.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONEPT - Congresso de Educação Profssional e Tecnológica do do IFSP. A EVASÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: O que dizem as dissertações e teses produzidas de 2008 a 2018. 2018. (Congresso).

2.
II Encontro de Educação.Evasão nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia discutida em dissertações e teses. 2018. (Outra).

3.
Jornada Internacional de Educação e suas múltiplas leituras.A educação e os interesses:a nomeação do setor público e privado em seus tênues limites. 2018. (Outra).

4.
VII Seminário Integrado de Pesquisa em Ciências Sociais.Escolas privadas assistidas com recursos públicos e escolas públicas servindo aos interesses do capital: uma reflexão dos impactos do neoliberalismo no campo educacional. 2018. (Seminário).

5.
Ensino Médio 2017 - um ano doloroso. 2017. (Seminário).

6.
Extensão e mundo do trabalho: a conexão com o mundo produtivo e Projetos de de Pesquisa e Inovação com apoio de fundações: modelos e trâmites. 2017. (Outra).

7.
I Encontro de Educação do IFSP Catanduva. 2017. (Encontro).

8.
IX Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.Uso de fontes históricas no curso de Licenciatura em Química: relato de uma experiência na disciplina de História da Educação Brasileira. 2017. (Encontro).

9.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Disciplina, componente curricular, estudos e práticas: imprecisões na legislação. 2017. (Outra).

10.
II Congresso de Educação Profissional e Tecnólogica do IFSP. Diagnóstico quanti-qualitativo da evasão nos cursos superiores do IFSP Câmpus Catanduva: acesso versus permanência. 2016. (Congresso).

11.
"Mulheres, lutas e histórias: primeiras conversas". 2015. (Oficina).

12.
2 Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista. Diagnóstico de aplicação de estratégia de ensino "estudo do meio" no IFSP Campus Catanduva. 2013. (Congresso).

13.
2o Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista. Diagnóstico da aplicação de estratégia de ensino estudo do meio no IFSP - Campus Catanduva. 2013. (Congresso).

14.
Comprometimento e trabalho em equipe. 2013. (Outra).

15.
II Conferência Intermunicipal de Educação de São José do Rio Preto. 2013. (Outra).

16.
32o Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Novas formas de ensinar e aprender Química: aulas inovadoras na visão de alunos docentes. 2012. (Encontro).

17.
3o Congresso de Inovação Científica e Tecnológica do IFSP. Vivenciando novas formas de ensinar e aprender Química: aulas alternativas na formação de professores. 2012. (Congresso).

18.
Inclusão social: a história da pessoa com deficiência ontem, hoje e amnhã. 2012. (Outra).

19.
17 a Semana de Estudos Pedagógicos. 2011. (Outra).

20.
1a Integração Ambiental. 2011. (Outra).

21.
1a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2011. (Outra).

22.
1o Fórum de Licenciaturas: A universidade e a formação de professores (PIBID/PARFOR). 2011. (Outra).

23.
III Seminário de Estudos Críticos sobre Educação..Análise de provas de química do Ensino Médio : Avaliando a avaliação. 2011. (Seminário).

24.
III Seminário Programas Especiais de Formação de professores, Educação a Distância e Escolarização Dis. 2011. (Seminário).

25.
VII UNIC - Congresso de Iniciação Científica. Utilização da música como recurso no processo de nesino e aprendizagem de contéudos químicos. 2011. (Congresso).

26.
18a Semana da Educação e 1a Semana Integrada do ISE. 2010. (Outra).

27.
I Conferência Intermunicipal de Educação de São José do Rio Preto. 2010. (Outra).

28.
10a Semana de Letras. 2009. (Outra).

29.
17a Semana da Educação - Curso de Extensão Universitária - Ensino-aprendizagem novas tedências. 2009. (Outra).

30.
Conferência Intermunicipal de Educação - Polo São José do Rio Preto. 2009. (Outra).

31.
III Fórum UNIFEV de novas tecnologias educacionais. 2009. (Outra).

32.
IV Encontro Iberoamericano de Educação.Ambiente virtual de aprendizagem e a gestão do tempo pelo aluno de graduação em curso a distância. 2009. (Encontro).

33.
X Semana de estudos geo-históricos.. 2009. (Outra).

34.
15a Semana de Estudos Pedagógicos "O cotidiano da escola: dificuldades comportamentais e de aprendizagem". 2008. (Outra).

35.
2o Encontro de Educadores de Catanduva-SP. 2008. (Encontro).

36.
I Fórum UNIFEV de novas tecnologias educacionais. 2008. (Outra).

37.
II Encontro CAPES - MECD/DGU: Linguagem, Educação e Virtualidade.Interações entrte tutores virtuais e alunos num curso de Pedagogia a distância: análise de mensagens trocadas via -email. 2008. (Encontro).

38.
IX Encontro Paulista de Educação Matemática.m redes de pontos: um instrumento simples para o ensino de Matemática. 2008. (Encontro).

39.
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Cultura escolar e Progressão Continuada: um estudo sobre representações da aprendizagem. 2008. (Encontro).

40.
Semana de estudos históricos e geográficos. 2007. (Outra).

41.
VII Simpósio de Produção Científica.Avaliação da aprendizagem escolar: algumas representações. 2007. (Simpósio).

42.
Encontro Gaúcho de Educação Matemática.Jogos com uso do geoplano: uma discussão sobre a possibilidade e conveniência de adaptações. 2006. (Encontro).

43.
2 Fórum Adolescência e políticas públicas. 2005. (Outra).

44.
VI Semana de Letras IMES-Catanduva. 2005. (Outra).

45.
XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2004. (Encontro).

46.
55a Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.55a Reunião Anual da SBPC. 2003. (Outra).

47.
IV Simpósio de Letras. 2003. (Simpósio).

48.
IV Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores. 2001. (Congresso).

49.
24a Reunião Anual da da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e pESQUISA EM eDUCAÇÃO. 2000. (Outra).

50.
III Seminário de Pesquisa em Educação - Região Sul.III Seminário de Pesquisa em Educação - Região Sul. 2000. (Seminário).

51.
23a Reunião Anual da ANPEd. 1999. (Outra).

52.
As categorias fundantes da história da educação. 1999. (Outra).

53.
Curso de Extensão Universitária Matemática no Ensino Fundamental. 1998. (Outra).

54.
IX CONFAEB - Congresso Nacional da Federação de Arte-Educadores do Brasil. Políticas educacionais em arte, formação de professores de séries iniciais e a experiência do curso de Pedagogia. 1998. (Congresso).

55.
IX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.IX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 1998. (Encontro).

56.
X Salão de Iniciação Científica.X Salão de Iniciação Científica. 1998. (Outra).

57.
II Encontro de Licenciaturas.Integração entre ensino, pesquisa e extensão: novas possibilidades para a formação do educador. 1997. (Encontro).

58.
III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão.O ensino de Música nas séries iniciais: um olhar para a formação do educador. 1997. (Seminário).

59.
IV Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino.O ensino de música nas séries iniciais: um estudo recortado pela análise de currículo de formação de professores no curso Normal e na Habilitação Magistério. 1997. (Outra).

60.
IX Salão de Iniciação Científica.O ensino de Música nas séries iniciais: um estudo recortado pelo análise de currículos de formação de professores na habilitação Magistério 2o Grau. 1997. (Outra).

61.
Seminário sobre preconceito. 1997. (Seminário).

62.
2o Encontro Internacional para estudos da criança.. 1996. (Encontro).

63.
III Jornada de Pesquisa, Extensão e Ensino.Programa LAMEN/Escola. 1996. (Outra).

64.
Primeira Semana Acadêmica do Centro de Educação. 1996. (Outra).

65.
1o Encontro de Licenciaturas. 1995. (Encontro).

66.
II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino. 1995. (Outra).

67.
VII Semana da Educação. 1995. (Outra).

68.
1o Fórum de Fundamentos da Educação. 1994. (Outra).

69.
I Jornada de Pesquisa, Extensão e Ensino. 1994. (Outra).

70.
V Encontro Regional sobre Alfabetização. 1992. (Encontro).

71.
V Encontro Regional sobre Alfabetização. 1992. (Encontro).

72.
Curso de Extensão Universitária Construção da leitura/escrita. 1991. (Outra).

73.
Encontro de professores para atuação em classes multisseriadas. 1991. (Encontro).

74.
XXXVI Semana da Criatividade. 1991. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TIGGEMANN, Iara Suzana. I Encontro de Educação do IFSP Catanduva. 2017. (Outro).

2.
TIGGEMANN, Iara Suzana. IF Show 2017. 2017. (Festival).

3.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015. 2015. (Outro).

4.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Encontro de Inovação e Empreendorismo 2015. 2015. (Outro).

5.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Encontro de Inovação e Empreendedorismo 2014. 2014. (Outro).

6.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Casa Aberta 2014. 2014. (Outro).

7.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Semana do Meio Ambiente. 2014. (Outro).

8.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Semanas Integradas de Meio Ambiente. 2013. (Outro).

9.
TIGGEMANN, Iara Suzana. I Casa Aberta IFSP 2013. 2013. (Outro).

10.
TIGGEMANN, Iara Suzana. IF Show 2013. 2013. (Festival).

11.
TIGGEMANN, Iara Suzana. 2o Congresso Internacional de Educação do Noroeste paulista - Alfabetizar e Educar para Avançar: o desafio da aquisição do conhecimento no momento certo. 2013. (Congresso).

12.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012. 2012. (Outro).

13.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Inclusão Social: a história da pessoa com deficiência ontem, hoje e amanhã.. 2012. (Outro).

14.
TIGGEMANN, Iara Suzana. Formaturas do IFSP - Campus Catanduva. 2012. (Outro).

15.
TIGGEMANN, Iara Suzana. IF Show 2012. 2012. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Raiane Priscila dos Santos. A relação escola-família na Educação Infantil: um estudo realizado em escola pública municipal de Monte Alto-SP. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - IMES Catanduva. Orientador: Iara Suzana Tiggemann.

2.
Amanda Martins. Conhecimentos prévios e conteúdos escolares: reflexões sobre os processos de ensinar e aprender. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva. Orientador: Iara Suzana Tiggemann.

3.
José Antônio Fernandes Ferreira. Os problemas da educação no Brasil e a municipalização escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - IMES Catanduva. Orientador: Iara Suzana Tiggemann.

4.
Etiéne Serafim Rodrigues. Educação, mercado de trabalho e o cotidiano da escola: algumas inferências. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva. Orientador: Iara Suzana Tiggemann.

5.
Ronaldo Revejes Pedroso. Um estudo sobre as representações da aprendizagem escolar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - IMES Catanduva. Orientador: Iara Suzana Tiggemann.

6.
Elizélia Gomes Bianchi. Jogos no ensino de Língua Portuguesa. 2006. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Iara Suzana Tiggemann.

7.
Delza Costa da Silva e Rosani Ferreira de Castro Maurício. O computador para fins educacionais: uma repetição das metodologias tradicionais de ensino ou a criação de novos ambientes de ensino e aprendizagem?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Iara Suzana Tiggemann.

8.
Patrícia Arantes Vieira de Souza. Dificuldades em leitura e produção escrita de alunos da 8a série do Ensino Fundamental da rede pública estadual do município de Votuporanga-SP. 2005. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Iara Suzana Tiggemann.

9.
Luana Paula Jatobá Brianezi. Educação Inclusiva e dislexia. 2005. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Iara Suzana Tiggemann.

Iniciação científica
1.
Ronaldo Revejes Pedroso. Sentidos da aprendizagem escolar face à Progressão Continuada. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva. Orientador: Iara Suzana Tiggemann.

Orientações de outra natureza
1.
Jesus Leonardo Cestari. A falta de profissionais licenciados em Química nas escolas de Ensino Médio. 2004. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Iara Suzana Tiggemann.

2.
Everaldo Ferreira de Castro. O conhecimento de normas de segurança em laboratórios por parte dos alunos de licencaitura em Química. 2004. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Iara Suzana Tiggemann.

3.
Alcides de Oliveira Junior. Conhecimentos Básicos de Química e suas aplicações no cotidiano. 2004. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Iara Suzana Tiggemann.

4.
Rafael Ramires Costa. Concepções dos cidadãos sobre o ensino da Química. 2004. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Iara Suzana Tiggemann.

5.
Rodrigo da Silva Maffei. O ensino de Química e a reciclagem de lixo. 2004. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Iara Suzana Tiggemann.

6.
Vanessa Gomes. Jogo: um mecanismo para aprender Química. 2004. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Iara Suzana Tiggemann.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 24:22:33