Jose Damiro de Moraes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2578168378059034
  • Última atualização do currículo em 24/03/2014


Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação UNICAMP (1995), mestrado em Educação (Conceito CAPES 5) pela Faculdade de Educação UNICAMP (1999) e doutorado em Educação (Conceito CAPES 5) pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Anarquismo, Educação, História da Educação, Escola Nova, Educação Libertária e Primeira República e Era Vargas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jose Damiro de Moraes
Nome em citações bibliográficas
MORAES, J.D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Humanas e Sociais/Depto de Fundamentos da Educação..
Av. Pasteur, nº 458, s/415
Urca
22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25422281
URL da Homepage: www.unirio.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2007
Doutorado em Educação (Conceito CAPES 5).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Signatárias do Manifesto de 1932: trajetórias e dilemas, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: SÉRGIO EDUARDO MONTES CASTANHO.
Bolsista do(a): UNICAMP, UNICAMP-PPBIG, Brasil.
Palavras-chave: ARMANDA ÁLVARO ALBERTO; CECÍLIA MEIRELES; NOEMI SILVEIRA RUDOLFER; MANIFESTO DOS PIONEIROS; HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
1997 - 1999
Mestrado em Educação (Conceito CAPES 5).
Faculdade de Educação UNICAMP.
Título: A Trajetória Educacional Anarquista na Primeira República: das Escolas aos Centros de Cultura Social,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Olinda Maria Noronha.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: anarquismo; Educação; EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA; ESCOLA; CENTROS DE CULTURA; Primeira República.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
1992 - 1995
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Educação UNICAMP.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e Educação: Teorias Antiautoritárias e Libertárias
Dinâmica da Organização Escolar
02/2014 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pensamento Educacional no Brasil
11/2013 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Sociais/Depto de Fundamentos da Educação., .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Fundamentos da Educação.
11/2013 - 01/2014
Ensino, Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Espe, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Os processos de integração e inclusão dos alunos com deficiência: políticas e sistemas.
09/2013 - 01/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dinâmica da Organização Escolar
Educação e Filosofia
04/2013 - 08/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dinâmica da Organização Escolar
Educação e Filosofia
Pensamento Educacional Brasileiro
01/2013 - 04/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dinâmica e Organização Escolar
DinIamica e Organização Escolar

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Bolsista recém-doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2011 - 01/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, .

Cargo ou função
Membro Conselho Curador.
02/2012 - 11/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação Brasileira
02/2012 - 11/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pensamento Educacional MOderno e Contemporâneo
02/2012 - 11/2012
Ensino, Interdisciplinar em Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Universidade e Ciência
02/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, .

Cargo ou função
Membro Comissão encarregada da Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia.
02/2011 - 06/2011
Ensino, Bacharelado em Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Universidade e Ciencias
02/2011 - 06/2011
Ensino, Bacharelado em Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação I
08/2010 - 12/2010
Ensino, Bacharelado em Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Anarquismo
08/2010 - 12/2010
Ensino, Bacharelado em Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Universidade e Ciência
03/2010 - 07/2010
Ensino, Bacharelado em Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
BHU 163 - Educação do Campo
03/2010 - 07/2010
Ensino, Bacharelado em Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
BHU - 150 Universidade e Ciência
7/2009 - 06/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, .

Cargo ou função
Comissão que revisará as normas para o Processo de Transferência para cursos da UFVJM. Portaria nº 885 de 03/07/2009..
06/2009 - 06/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, .

Cargo ou função
Comissão que avaliará as disciplinas com retenção com acima de 30%. Portaria nº 772 de 02/06/2009.
06/2009 - 06/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, Pró Reitoria de Graduação - PROGRAD.

Cargo ou função
Comissão que criará Proposta de Avaliação Docente. Circular Prograd nº 15 de 24/06/2009..
11/2009 - 04/2010
Direção e administração, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, Bacharelado em Humanidades - BHU.

Cargo ou função
Vice Coordenador de Curso.
7/2009 - 04/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, .

Cargo ou função
Comissão que revisará as normas para elaboração e redação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Portaria nº 866 de 01/07/2009..
8/2009 - 12/2009
Ensino, Bacharelado em Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
BHU 150 Universidade e Ciência
4/2009 - 11/2009
Direção e administração, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, Bacharelado em Humanidades - BHU.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
3/2009 - 7/2009
Ensino, Bacharelado em Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
BHU 110 Atualidades: Seminários

Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: LIVRE, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas lecionadas: Didática fundamental, Projetos individualizados da Prática Docentes (Projeto IV), Orientação de Monografia ( Projeto V)

Atividades

03/2008 - 07/2008
Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Fundamental
03/2008 - 07/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto IV - Projetos individualizados da Prática Docentes - Estágio
Projeto V - Orientação de Monografia

UNICAMP, UNICAMP-PPBIG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista do Programa Piloto de, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do Programa Piloto de Bolsas de Instrutores Graduados - 08 horas de atividades didáticas em cursos de graduação

Atividades

8/2006 - 12/2006
Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EL 180 Fundamentos Filosóficos e Históricos da Educação
EL - 485 Filosofia e História da Educação
3/2006 - 7/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EL - 485 Filosofia e História da Educação
EP 531 Tópico Especial em Filosofia Educação e Anarquismo
8/2005 - 12/2005
Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EL 485 Filosofia e História da Educação
EL 180 Fundamentos Filosóficos e Históricos da Educação
1/2005 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Prpg.

Cargo ou função
Membro da Comissão do Conselho Universitário da UNICAMP.
3/2005 - 7/2005
Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EP 331 Antropologia Filosófica
EL 180 Fundamentos Filosóficos e Históricos da Educação
8/2004 - 10/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Prpg.

Cargo ou função
Membro do Grupo de Trabalho para elaboração de plano institucional de qualidade de vida e segurança na UNICAMP.

Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO I, Carga horária: 9

Atividades

06/2003 - 02/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DIDÁTICA
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA I
02/2002 - 02/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I, II e III
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I, II e III

Faculdade de Educação UNICAMP, FE/UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Outro - doutorando, Enquadramento Funcional: estudante doutorado, Carga horária: 40


FACULDADES INTEGRADAS MIRASSOL, FAIMI, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO, Carga horária: 12

Atividades

06/1999 - 02/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Faculdade de Educação, Ciências e Letras Don Domênico, FECLE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO, Carga horária: 27
Outras informações
A CARGA HORÁRIA VARIOU ENTRE 24 A 27 HORAS SEMANAIS.

Atividades

06/2000 - 02/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSELHO EDITORIAL DE REVISTA, .

Cargo ou função
MEMBRO DO CONSELHO EDITORIAL.
02/2000 - 02/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO MÉDIO
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DIDÁTICA
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I, II, III e IV
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I, II, III e IV
06/2000 - 06/2001
Direção e administração, DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, .

Cargo ou função
CHEFE DE DEPARTAMENTO.
06/2000 - 06/2001
Direção e administração, .

Cargo ou função
VICE COORDENADOR DO CURSO DE PEDAGOGIA.
02/2000 - 02/2001
Ensino, ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR - ESPECIALIZAÇÃO, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
DIDÁTICA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO MÉDIA
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

Escola Estadual Padre José dos Santos, EEPJR, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor III, Carga horária: 22
Outras informações
Professor III - Ensino Médio

Atividades

8/1996 - 2/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Coord de proj interinstintituc, Enquadramento Funcional: COLABORADOR, Carga horária: 2



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Educação Integral: recuperação histórica do conceito e experiências escolares no século XIX.

Descrição: Estudar o conceito de educação integral em autores do século XIX situados no campo socialista que almejavam o desenvolvimento dos indivíduos em todas as dimensões. Para concretização deste projeto de pesquisa, tecemos algumas considerações orientadoras do olhar para a produção teórica dos intelectuais envolvidos com a educação integral no século XIX e as experiências decorridas. A compreensão das origens, desdobramentos, concepções e práticas de educação integral carece de um garimpo que irá ter no século XIX, reavendo, em especial, o bojo do debate no movimento social por meio das obras de autores como: Robert Owen (1771 - 1858), Etienne Cabet (1788-1856), Charles Fourier (1772-1837), Victor Considerant (1808-1893). Além das obras de Pierre-Joseph Proudhon (1809-1865), Mikhail Bakunin (1814-1876), Paul Robin (1837-1912) e Francisco Ferrer y Guardia (1859-1909). Consideramos que a recuperação histórica dos conceitos de educação integral presentes nos autores do século XIX e as experiências desenvolvidas sejam fundamentais. A partir delas, poderemos compreender mais profundamente uma proposta pedagógica que esteja associada a uma perspectiva de emancipação social e intelectual e apontar para uma escola democrática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jose Damiro de Moraes - Coordenador.
2012 - 2013
Educação anarquista Brasil e Argentina: Escolas, Material didático e Circulação de ideias

Descrição: O projeto de pesquisa consiste em uma investigação histórico-comparativa sobre as experiências educacionais libertárias no Brasil e na Argentina no período de 1890-1930. As principais finalidades são: a) Perceber a constituição das escolas anarquistas no âmbito da circulação de modelos educacionais; b) Discutir os materiais didáticos e sua circulação no contexto brasileiro e argentino; c) Analisar as diferenças, similitudes e compromissos na formação individual e coletiva desejada pelo projeto libertário da construção de uma nova sociedade; d) Discutir como as escolas aproximavam alunos, famílias com festas e conferências que visavam uma compreensão mais ampla de escola e educação; e) Entender a repressão e fechamento das escolas anarquistas com o aumento do controle do Estado no campo educacional. Assim fica indicado que iremos realizar uma aproximação para entender a amplitude da educação libertária entre estes dois países procurando ampliar as trocas internacionais e estabelecer convênios sobre o tema..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jose Damiro de Moraes - Coordenador.
2011 - 2012
Tradições Libertárias - Interinstitucional - certificado pela UFF

Descrição: O mundo em que vivemos caracteriza-se por extraordinários avanços científicos e tecnológicos que, apropriados por alguns, não tornam a vida de todos melhor. Aparentemente de maneira paradoxal, a robótica não diminuiu a jornada de trabalho e ainda aumentou o desemprego. Bilhões de dólares são gastos com eventos esportivos em todo o mundo, enquanto falta o básico (saúde, educação, moradia, saneamento) à população despossuída dos meios de produção e de subsistência. Atualmente, menos da metade da população mundial tem um emprego formal, menos ainda tem estabilidade. Isto significa que mais da metade dos habitantes da terra sobrevivem com um trabalho precário ou de favor, pois está acometido pelo desemprego. Para piorar, a perspectiva de futuro é triste, pois estas pessoas não têm qualquer garantia de uma velhice independente e digna. Muitas teorias e intelectuais ficam presos à camisa de força institucional e não conseguem pensar para além da conformação social atual. Na maior parte das vezes discutem temas efêmeros que não apontam para a melhoria das condições de vida e de liberdade de todas as pessoas. O NIS (Núcleo de Investigação Social) congrega estudantes e pesquisadores tanto de universidades brasileiras quanto fora delas. Todos interessados em desvendar os meandros da vida social e de suas relações de poder. Sob uma perspectiva libertária, portanto, crítica da desigualdade econômica, social e política e do modus operandi autoritário estabelecido por uma sociedade hierarquizada, pretendemos levar a cabo pesquisas, que estimulem a compreensão de alguns aspectos das complexas organizações societais contemporâneas sem estar presos a dogmas que limitem nossas reflexões. Estes estudos buscarão ajudar a instrumentalizar a construção de uma sociedade livre das hierarquias e das desigualdades. O NIS tem duas linhas de pesquisas: 1) Tradições libertárias; 2) Observatório do Trabalho na América Latina (OTAL)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .

Integrantes: Jose Damiro de Moraes - Integrante / Wallace dos Santos de Moraes - Coordenador / Alexandre Ribeiro Samis - Integrante / João Correia de Andrade Neto - Integrante / Miguel Ángel Suárez Escobio - Integrante / Rogério Cunha de Castro - Integrante.
2004 - 2007
História da Educação e Institucionalização escolar

Descrição: Estudo e pesquisa do processo de institucionalização escolar no Brasil desde os colégios Jesuíticos até a escola na sua forma contemporânea, passando pelas aulas régias pombalinas, pelas aulas de humanidades no Império, pelas aulas profissionais superiores e outras formas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .

Integrantes: Jose Damiro de Moraes - Integrante / SERGIO EDUARDO MONTES CASTANHO - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 4
2000 - 2003
História Cultural e História da Educação: Singularidades, relações e perspectivas

Descrição: Delimitações dos campos teóricos da História Cultural e da História da Educação e seu relacionamento no Brasil a partir da publicação de "A Cultura Brasileira" (1943) de Fernando de Azevedo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Jose Damiro de Moraes - Integrante / SERGIO EDUARDO MONTES CASTANHO - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2014 - Atual
Capoeira Angola: Cultura Popular na Escola Pública

Descrição: Aulas de Capoeira Angola: movimentação básica (ginga, principais golpes, esquivas), toque de instrumentos (Berimbaus - Gunga, Médio e Viola, Pandeiro, Agogô, Reco-reco, Atabaque), Cantos (Ladainha, Corridos), História (período Colônia, Império, República)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Jose Damiro de Moraes - Coordenador.


Outros Projetos


2013 - 2013
Capoeira Angola, Subjetividade e Educação

Descrição: Projeto que tem como objetivo estudar os movimentos corporais, os aspectos teóricos, históricos e a musicalidade da Capoeira Angola..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Jose Damiro de Moraes - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2001 - 2001
Periódico: Revista de Ciências, Educação e Artes Don Domênico
2006 - Atual
Periódico: Educação Libertária
2008 - Atual
Periódico: Revista HISTEDBR On-line
2009 - Atual
Periódico: Educere et Educare (versão eletrônica)
2013 - 2013
Periódico: Idéias - Revista do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP
2012 - 2012
Periódico: Revista de Educação Popular (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende RazoavelmenteLê Bem.


Prêmios e títulos


2005
Professor Homenageado - Primeira turma de Pedagogia, UNIP - JUNDIAÍ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MORAES, J.D.2013MORAES, J.D. . 'Leitura que recomendamos - o que todos devem ler': impressos didáticos e ensino de História nas escolas anarquistas. Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso), v. 12, p. 45-58, 2013.

2.
MORAES, J.D.2013MORAES, J.D. . ARMANDA ÁLVARO ALBERTO: ESCOLA NOVA E REPRESSÃO POLÍTICA NOS ANOS 1930. Revista HISTEDBR On-line, v. 13, p. 183-195, 2013.

3.
MORAES, J.D.2012 MORAES, J.D. . Noemy Rudolfer e a organização da escola e do mundo do trabalho nos anos 1920 e 1930. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 38, p. 485-497, 2012.

4.
MORAES, J.D.2002MORAES, J.D. . A EDUCAÇÃO EM A RIQUEZA DAS NAÇÕES. Revista HISTEDBR On-line, http://www.histedbr.fae.unicam, v. 1, p. 1, 2002.

5.
MORAES, J.D.2001MORAES, J.D. . A PRESENÇA ANARQUISTA NA EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA REPÚBLICA NO BRASIL. Revista de Ciências, Educação e Artes Don Domênico, GUARUJÁ - SP, p. 65-76, 2001.

6.
MORAES, J.D.2000MORAES, J.D. . A EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA NA BAGAGEM DOS IMIGRANTES: UMA TRAJETÓRIA NO BRASIL. REVISTA DE EDUCAÇÃO DA PUCCAMP, CAMPINAS - SP, p. 28-39, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
MORAES, J.D. . EDUCAÇÃO INTEGRAL: UMA RECUPERAÇÃO DO CONCEITO LIBERTÁRIO. In: Lígia Martha C. da Costa Coelho. (Org.). Educação Integral: texto de um seminário. 1ed.Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009, v. , p. 21-39.

2.
MORAES, J.D. . Educação e trabalho: reflexões anarquistas na Primeira República no Brasil. In: Angela Maria Souza Martins; Nailda Marinho da Costa Bonato. (Org.). Trajetórias Históricas da Educação. 1ed.Rio de Janeiro: ROVELLE, 2009, v. , p. 233-245.

3.
MORAES, J.D. . Orixás: presença da natureza. In: Guimes Rodrigues Filho. (Org.). A Capoeira Angola. Uma pequena enciclopédia da cultura afro-brasileira na escola. 1ed.Belo Horizonte - MG: Nandyala Livros, 2007, v. , p. 51-54.

4.
MORAES, J.D. ; GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira . A anarquismo e educação - a educação literária na Primeira República. In: Maria Stephanou; Maria Bastos; Maria Helena Câmara. (Org.). Histórias e Memórias da Educação no Brasil. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2005, v. III, p. 87-99.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MORAES, J.D. . À Escola, Anarquistas.. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, p. 82 - 85, 01 ago. 2009.

2.
MORAES, J.D. . Os anos Lula: um governo democrático e popular. Letralivre, Rio de Janeiro, p. 09 - 12.

3.
MORAES, J.D. . Há política além do voto. Faísca Publicações Libertárias, São Paulo.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MORAES, J.D. . 'Leitura que Recomendamos - O que Todos Devem Ler': Impressos Didáticos e Ensino de História nas Escolas Anarquistas. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011, Vitória - ES. VI Congresso Brasileiro de História da Educação: invenção, tradição e escrita da história da educação no Brasil. Vitória - ES: SBHE, 2011.

2.
MORAES, J.D. . Educação Integral e Anarquismo: conceitos e práticas no século XIX. In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luis. VIII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Infância, juventude e relações de gênero na história da educação. São Luis: UFMA, 2010. v. 1.

3.
MORAES, J.D. . Cecília Meireles na Revolução de 1930: esperança educacional e desilusão governamental. In: II Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro - EHEd-RJ, 2010, Rio de Janeiro. Anais do II Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro - EHEd-RJ. Rio de Janeiro: Clone Carioca serv. mult., 2010. p. 112-113.

4.
MORAES, JOSÉ DAMIRO DE ; MORAES, J.D. . Trajetória das Signatárias do Manifesto dos Pioneiros: visões do escolanovismo nos anos 1930.. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracaju. V Congresso Brasileiro de História da Educação. Aracaju, 2008. v. 1.

5.
MORAES, J.D. ; CASTANHO, S. E. M. . Noemi Rudolfer nos anos 1920/1930: organizando o mundo do trabalho e a escola. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória - ES. Desafios da Educação básica. a pesquisa em educação. Vitória - ES: UFES; Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007.

6.
MORAES, J.D. . Noemi Rudolfer e a organização da escola e do mundo do trabalho nos anos 1920/1930. In: Encontro de Estudos e Pesquisas em História, trabalho e Educação, 2007, Campinas. ENCONTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO. Campinas - SP: Graf. FE/UNICAMP, 2007.

7.
MORAES, J.D. . A cultura liberta, o catolicismo escraviza: Cecília Meireles e o ensino religioso nos anos 1930. In: 30ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2007, Caxambu. 30ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2007.

8.
MORAES, J.D. . Ação educacional anarquista na Primeira República no Brasil. In: Seminário Nacional de Pedagogia Libertária X Neoliberalismo, 2006, Salvador. Seminário Nacional de Pedagogia Libertária X Neoliberalismo. Salvador, 2006.

9.
MORAES, J.D. . Reflexões históricas sobre anarquismo e educação no Brasil da Primeira República. In: I Seminário Educação e Anarquismo, 2006, Rio de Janeiro. I Seminário Educação e Anarquismo. Rio de Janeiro: UNIRIO e Cooperativa FAísca, 2006. v. CdRom.

10.
MORAES, J.D. . Armanda Álvaro Alberto: pensamento e ação nos anos 1930. In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006, Goiânia. A educação e seus sujeitos na História, 2006.

11.
MORAES, J.D. . Armanda Álvaro Alberto: uma intelectual em ação nos anos 1930. In: VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas história, Sociedade e Educação no Brasil, 2006, Campinas. 20 anos de HISTEDBR: Navegando pela História da Educação Brasileira. Csmpinas-SP: FE-UNICAMP, 2006.

12.
MORAES, J.D. . Escola Nova e Bolchevismo: episódios exemplares de um Embate. In: V Jornada do HISTEDBR, História, Sociedade e Educação no Brasil, 2005, Sorocaba. Anais e Resumos da V Jornada do HISTEDBR, História, Sociedade e Educação no Brasil. Campinas: HISTEDBR/FE/UNICAMP, 2005. v. 1. p. 9-11.

13.
MORAES, J.D. ; CASTANHO, S. E. M. . Cecília Meireles, Escola Nova e bolchevismo: episódio de um embate no Conselho Nacional de educação. In: ANPED Sudeste : VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2005, Belo Horizonte. VII encontro d Pequisa em Educação da Região Sudeste. BELO HORIZONTE: PUC MINAS, 2005.

14.
MORAES, J.D. . Liberalismo e Educação: uma Leitura dos Clássicos da Economia Política - Adam Smith.. In: Comunicações em História da Educação, 2002, CAMPINAS. PUBLICADO NA REVISTAON LINE DO HISTEDBR, 2002.

15.
MORAES, J.D. . Uma Trajetória Anarquista: Escolas e Centros de Cultura no Brasil.. In: V Seminário Nacional de Estudos e Pesquisa 'História, Sociedade e Educação no Brasil, 2001, CAMPINAS. V Seminário Nacional de Estudos e Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil .. CAMPINAS: FE/UNICAMP, 2001. v. ÚNICO.

16.
MORAES, J.D. . A EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA NO BRASIL: UMA TRAJETÓRIA. In: I Congresso Brasileiro de História da Educação, 2000, Rio de Janeiro. Anais do I Congresso Brasileiro de História da Educação. RIO DE JANEIRO: UFRJ, 2000. v. ÚNICO. p. 265-266.

17.
MORAES, J.D. . Os anarquistas e a educação nos Centros de Cultura. In: IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil, 1999, Campinas. Anais do IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil. Campinas: HISTEDBR/FE/UNICAMP, 1999. v. 1. p. 22-25.

18.
MORAES, J.D. . A Perspectiva da educação anarquistano Brasil. In: PALESTRA, 1999, CAMPINAS. SEM PUBLICAÇÃO, 1999.

19.
MORAES, J.D. . A Perspectiva da Educação Anarquista no Brasil. In: Semana de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas, 1999, CAMPINAS. PUBLICADO NO REVISTA DE EDUCAÇÃO DA PUCCAMP. CAMPINAS: PUC-CAMPINAS, 1999. p. 28-39.

20.
MORAES, J.D. . Os Anarquistas e a Educação nos Centros de Cultura.. In: IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisa 'História, Sociedade e Educação no Brasil, 1997, CAMPINAS. IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil. CAMPINAS: HISTEDBR/FE/UNICAMP; AUTORES ASSOCIADOS, 1997. v. ÚNICO. p. 452-456.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MORAES, J.D. . Francisco Ferrer e o racionalismo como ação educacional anarquista no Brasil da Primeira República. In: XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética, 2009, Fortaleza. Caderno de Resumos do XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética. Fortaleza, 2009. p. 245-245.

2.
MORAES, J.D. . Noemi Rudolfer e a organização da escola e do mundo do trabalho nos anos 1920/1930. In: Encontro de Estudos e Pesquisas em História, Trabalho e Educação, 2007, Campinas. ENCONTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO. Campinas: Graf. FE/Unicamp, 2007. p. 38-38.

3.
MORAES, J.D. ; CASTANHO, S. E. M. . Noemi Rudolfer nos anos 1920/1930: organizando o mundo do trabalho e a escola. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória - ES. Desafios da Educação básica. a pesquisa em educação. Vitória - ES: UFES; Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007. p. 268-269.

4.
MORAES, J.D. . A cultura liberta, o catolicismo escraviza: Cecília Meireles e o ensino religioso nos anos 1930. In: 30ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2007, Caxambu. ANPED: 30 anos de pesquisa e compromisso social, 2007. p. 56-57.

5.
MORAES, J.D. . Armanda Álvaro Alberto: pensamento e ação nos anos 1930. In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006, Goiânia. A educação e seus sujeitos na História. Goiânia: Editora Vieira e Editora da UCG, 2006. v. 1. p. 338-339.

6.
MORAES, J.D. . Armanda Álvaro Alberto: uma intelectual em ação nos anos 1930. In: VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas história, Sociedade e Educação no Brasil, 2006, Campinas - SP. 20 anos de HISTEDBR: Navegando pela História da Educação Brasileira. Campinas: Gráfica faculdade de Educação - UNICAMP, 2006. p. 240-241.

7.
MORAES, J.D. ; CASTANHO, S. E. M. . Cecília Meireles, Escola Nova e Bolchevismo: episódio de um embate no Conselho Nacional de Educação. In: ANPED Sudeste: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2005, Belo Horizonte. Anais - Anped Sudeste. BELO HORIZONTE: PUC-MINAS, 2005. v. 1. p. 12-15.

8.
MORAES, J.D. . Escola Nova e Bolchevismo: episódios exemplares de um Embate. In: V Jornada do HISTEDBR, História, Sociedade e Educação no Brasil, 2005, Sorocaba. Caderno de Resumos da V Jornada do HISTEDBR, História, Sociedade e Educação no Brasil. Campinas: HISTEDBR/FE/UNICAMP, 2005. v. 1. p. 171-171.

9.
MORAES, J.D. . O Fechamento da Biblioteca Infantil de Cecília Meireles: Reflexos no Conselho Nacional de Educação. In: IV Seminário de Teses e Dissertações em andamento: Universidade e Democracia no Brasil, 2005, CAMPINAS. IV Seminário de Teses e Dissertações em Andamento: Universidade e Democracia no Brasil. CAMPINAS: FE/UNICAMP, 2005. v. único.

10.
MORAES, J.D. . As mulheres e o Manifesto pela Reconstrução Educacional no Brasil: um estudo a partir das signatárias. In: III Seminário de Teses e Dissertações em andamento: Refoema Universitária, 2004, Campinas. Caderno de Resumos do III Seminário de Teses e Dissertações em andamento: Refoema Universitária. Campinas: Grafica da UNICAMP, 2004. v. 1. p. 74-74.

11.
MORAES, J.D. . As Mulheres e o Manifesto Pela Reconstrução Educacional no Brasil: um estudo a partir das signatárias. In: III Seminário de Teses e Dissertações em andamento: Universidade e Democracia no Brasil, 2004, CAMPINAS. III Seminário de Teses e Dissertações em Andamento: Reforma Universitária.. CAMPINAS: FE/UNICAMP, 2004. v. ÚNICO.

12.
MORAES, J.D. . As Signatárias do Manifesto pela Reconstrução Educacional no Brasil. In: II Seminário de Teses e Dissertações em andamento: Política e Financiamento da Pós-Graduação, 2003, CAMPINAS. II Seminário de Teses e Dissertações em Andamento: Política e Financiamento da Pós-Graduação.. CAMPINAS: FE/UNICAMP, 2003. v. ÚNICO. p. 122-123.

13.
MORAES, J.D. . Liberalismo e Educação. In: Encontro de Educação Social e Educação para o Pensar, 2002, CAMPINAS. sem publicação, 2002.

14.
MORAES, J.D. . UMA TRAJETÓRIA ANARQUISTA: ESCOLAS E CENTROS DE CULTURA NO BRASIL. In: V SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA, 2001, CAMPINAS - SP. ANAIS DO V SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA. CAMPINAS - SP: Gráfica FE-UNICAMP, 2001. v. 1. p. 102-103.

15.
MORAES, J.D. . EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS E CENTROS DE CULTURA ANARQUISTA NA PRIMEIRA REPÚBLICA. In: Encontro Internacional de Cultura Libertária, 2000, FLORIANÓPOLIS. ANAIS DO ENCONTRO INTERNACIONAL DE CULTURA LIBERTÁRIA. FLORIANÓPOLIS: UFSC, 2000.

16.
MORAES, J.D. . Na Perspectiva da Ginga de Corpo: Anarquistas e Capoeiras do Brasil.. In: Semana Cultural do Curso de História, 2000, GUARULHOS. sem publicação, 2000.

17.
MORAES, J.D. . As Leis da Educação Brasileira. In: Ciclo de Palestras da UNIRP, 1999, SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. SEM PUBLICAÇÃO, 1999.

18.
MORAES, J.D. . O anarquismo, os Centros de Culturas e Escolas na Primeira República. In: XXX Semana de Pedagogia - Construindo novos saberes, 1998, São José do Rio Preto. Caderno de Resumos XXX Semana de Pedagogia - Construindo novos saberes. São José do Rio Preto: Editora da UNORP, 1998. v. 1. p. 90-90.

19.
MORAES, J.D. . A Educação Libertária nos Centros de Cultura. In: IV Congresso Iberoamericano de Historia de la Educacion Latinoamericana, 1998, SATIAGO. IV Congresso Iberoamericano de Historia de la Educacion Latinoamericana. SANTIAGO: PONTIFICIA UNIVERSIDAD CATÓLICA DE CHILE, 1998. v. ÚNICO. p. 52-53.

20.
MORAES, J.D. . Uma Alternativa à Educação: a Contribuição Libertária. In: 1º Workshop Científico dos Pós-Graduandos da UNICAMP, 1998, CAMPINAS. NÃO PUBLICADO, 1998.

Apresentações de Trabalho
1.
MORAES, J.D. . Educação Integral. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ANDRADE NETO, J. C. ; MORAES, J.D. . Educação Anarquista: o cotidiano como revolução. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MORAES, J.D. . Educação Integral e anarquismo: apontamentos históricos e reflexões. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MORAES, J.D. . 'Leitura que recomendamos - o que todos devem ler': Livros didáticos utilizados nas escolas anarquistas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MORAES, J.D. . Educação Integral e Anarquismo: conceitos e práticas no século XIX. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MORAES, J.D. . Cecília Meireles na Revolução de 1930: esperança educacional e desilusão governamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MORAES, J.D. . Francisco Ferrer e o racionalismo como ação educacional anarquista no Brasil da Primeira República. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MORAES, J.D. . Experiências no Campo da Educação Emancipatória. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MORAES, J.D. . Francisco Ferrer e o Racionalismo no Brasil da Primeira República: prática educacionais anarquistas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MORAES, JOSÉ DAMIRO DE ; MORAES, J.D. . Projeto político pedagógico: histórico e perspectivas atuais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MORAES, JOSÉ DAMIRO DE ; MORAES, J.D. . Signatárias do Manifesto de 1932: trajetórias e dilemas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MORAES, JOSÉ DAMIRO DE ; MORAES, J.D. . Trajetória das Signatárias do Manifesto dos Pioneiros: visões do escolanovismo nos anos 1930.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MORAES, J.D. . A cultura liberta, o catolicismo escraviza: Cecília Meireles e o Ensino Religioso nos anos 1930. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MORAES, J.D. . Educação em tempo integral: uma concepção de educação para a modernidade?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MORAES, J.D. . A trajetória educacional anarquista na Primeira República. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MORAES, J.D. . Armanda Álvaro Alberto: uma intelectual em ação nos anos 1930. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MORAES, J.D. . Anarquismo e educação - ação anarquista na Primeira República. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
MORAES, J.D. . Reflexões históricas sobre anarquismo e educação no Brasil da Primeira República. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
MORAES, J.D. . Armanda Álvaro Alberto: pensamento e ação nos anos 1930. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MORAES, J.D. . O fechamento da Biblioteca Infantil de Cecília Meireles: Reflexos no Conselho Nacional de Educação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MORAES, J.D. . Cecília meireles, Escola Nova e Bolchevismo: episódio de um embate no Conselho Nacional de Educação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
MORAES, J.D. . Escola Nova e Bolchevismo: episódios exemplares de um embate. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
MORAES, J.D. . As mulheres e o manifesto pela reconstrução educacional no Brasil: um estudo a partir das signatárias. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MORAES, J.D. . Uma visão anarquista da educação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
MORAES, J.D. . Capoeira Angola. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
MORAES, J.D. . As Signatárias do manifesto pela reconstrução educacional no Brasil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MORAES, J.D. . Liberalismo e Educação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
MORAES, J.D. . Capoeira na Escola: Algumas Considerações. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
MORAES, J.D. . Uma trajetória anarquista: escolas e centros de cultura no Brasil. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
MORAES, J.D. . A Educação Literária no Brasil: uma trajetória. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
MORAES, J.D. . A perspectiva da Ginga de Corpo: Anarquistas e Capoeiras do Brasil. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
MORAES, J.D. . Liberalismo e Educação: uma Leitura dos Clássicos da Economia Política Adam Smith. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
MORAES, J.D. . A perspectiva da Educação Anarquista no Brasil. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
MORAES, J.D. . As Leis da Educação Brasileira. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
MORAES, J.D. . A Educação Literária nos Centros de Cultura. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
MORAES, J.D. . Uma alternativa à educação: a contribuição literária. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
MORAES, J.D. . As anarquistas e a educação nos Centros de Cultura. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
MORAES, J.D. . OS MICROCOSMOS EXPERIÊNCIAS UTÓPICAS LIBERTÁRIAS SOBRETUDO PEDAGÓGICAS: UTOPEDAGOGIAS . São Paulo: Imaginário e Expressão e Arte Editora, 2011 (Orelha de Livro de Michel Antony).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MORAES, J.D. . Revista de Educação Popular UFU Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis. 2011.

2.
MORAES, J.D. . Revista Histedbr. 2010.

3.
MORAES, J.D. . Revista HISTEDBR On-Line. 2009.

4.
MORAES, JOSÉ DAMIRO DE ; MORAES, J.D. ; Silveira, C.E. ; MUCIDA, D. P. ; FERREIRA JR, F. A. ; MORAIS, M. S. ; MAGNANI, M. C. A. O. ; FERREIRA, M. L. S. . Projeto Pedagógico do Bacharelado em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. 2008.

5.
MORAES, JOSÉ DAMIRO DE ; MORAES, J.D. . Revista Educere et Educare. 2008.

6.
MORAES, J.D. . Membro do Conselho Editorial da Revista de Ciências, Educação e Artes Don Domenico. 2001.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MORAES, J.D. ; SOARES, J. L. . Painel Livre: Greve dosProfessores das Universidades Federais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MORAES, J.D. . Oficina de Capoeira de Angola. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MORAES, J.D. . Oficina de Capoeira de Angola. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MORAES, J.D. . A Trajetória Educacional Anarquista: alguns apontamentos e reflexões. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MORAES, JOSÉ DAMIRO DE ; MORAES, J.D. . A TRAJETÓRIA EDUCACIONAL ANARQUISTA E O CONCEITO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MORAES, J.D. . Oficina de Criação de Bonecos - A juventude conta História da cultura afro-brasileira através do teatro de mamulengo. A Capoeira Angola. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MORAES, J.D. ; Et Alli . Angola Capoeira Mãe. 2006. (Músicas de Capoeira, ritmo e estilo: Capoeira Angola).

7.
MORAES, J.D. . CAPOEIRA ANGOLA: MESTRE PÉ DE CHUMBO E CONVIDADOS. 2003. (Músicas de Capoeira, ritmo e estilo: Capoeira Angola).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ABRAMOWICZ, A.; RISCAL, S. A.; MORAES, J.D.. Participação em banca de Jonas Nogueira Figueiroa. Educação, Subjetividade e Singularidade em Max Stirner. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
SIQUEIRA, R. M.; SILVA, Doris Accioly; MORAES, J.D.. Participação em banca de Lúcia Silva Parra. Leituras libertárias: cultura anarquista na São Paulo dos anos 1930.. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos Culturais) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - USP.

3.
MARTINS, A. M. S.; HORA, D. M.; MAGALHAES, L. M. S.; MORAES, J.D.. Participação em banca de Robledo Mendes da Silva. A influência de Élisée Reclus na educação operária no Brasil: das ciências naturais à educação integral. 2010.

4.
MARTINS, A. M. S.; Bonato, N. C. B.; MORAES, JOSÉ DAMIRO DE; MORAES, J.D.. Participação em banca de Andréa Villela Mafra da Silva. Autonomia como princípio educativo: reflexões a partir das teorias pedagógicas no contexto educacional brasileiro entre os séculos XIX e XX.. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
DICK, S. M.; GOMES, C.B.; ARAGÃO, J.W.M.; MORAES, J.D.. Participação em banca de João Correia de Andrade Neto. Educação anarquista e pedagogia libertária: calendoscópio de uma história. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

6.
MARTINS, A. M. S.; COELHO, L.M.C.C.; MORAES, JOSÉ DAMIRO DE; MORAES, J.D.. Participação em banca de Silvério Augusto Moura Soares de Souza. Concepção libertária e concepção liberal: confronto de posições e mentalidades na educação do século XIX. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
BRUNO, L.E.N.B.; MORAES, J.D.; SILVA, D.A.; SOLA, P.; SOCHACZEWSKI, S.. Participação em banca de Rodrigo Rosa da Silva. Anarquismo, Ciência e Educação: Francisco Ferrer y Guardia e a rede de militantes e cientistas em torno do ensino racionalista (1890-1920). 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - USP.

2.
BRUNO, L.E.N.B.; SILVA, D.A.; WHITAKER, D.C.A.; ALVES, F.J.C.; MORAES, JOSÉ DAMIRO DE; MORAES, J.D.. Participação em banca de Fernando Bomfim Mariana. Educação e Ecologia: práticas de autonomia social ou renovados discursos do poder do capital transnacional?. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
BRUNO, Lúcia Emília Nuevo Barreto; SILVA, Doris Accioly; MORAES, J.D.. Participação em banca de Rodrigo Rosa da Silva. A Educação contra o Estado: Anarquismo, Ciência e o Racionalismo Pedagógico. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação - USP.

Qualificações de Mestrado
1.
SOUZA, M. E. V.; FETZNER, A. R.; MORAES, J.D.; SILVA, M. A. C.. Participação em banca de Daniel da Silva San Gil. Capoeira Angola não se aprende na escola: conteúdos africanos e afro-descendentes nas aulas de Educação Física. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Pos Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SIQUEIRA, R. M.; SILVA, Doris Accioly; MORAES, J.D.. Participação em banca de Lucia Silva Parra. Leituras Libertárias: Cultura Anarquista na São Paulo dos Anos 30. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOPES, S. F.; TORRES, J. C.; MORAES, J.D.. Participação em banca de Andréa Ussem Wehbi.A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio PReto (1955-1964). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista - São José do Rio Preto.

2.
LOPES, S. F.; NONO, M. A.; MORAES, J.D.. Participação em banca de Fabiana Morais.A História da Educação de Deficientes do Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista - São José do Rio Preto.

3.
Bezerra, Luiz; MORAES, J.D.. Participação em banca de Juliana Guedes dos Santos Marconi.Educação anarquista - um paradigma da educação libertária em São Paulo na década de 1920. 2007 - Universidade Federal de São Carlos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MORAES, J.D.; MACIEL, W. D.; OLIVEIRA, A. M.. Concurso Professor Adjunto área Educação. 2011. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

2.
MORAES, J.D.; SILVA, Luciano Campos; SOARES, A. S.. Concurso para Professor Adjunto para a área de Educação. 2010. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

3.
MORAES, J.D.; CUNHA, M. A. A.; OLIVEIRA, W.. Concurso para Professor Adjunto para a área de Sociologia/História da Educação. 2010. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

4.
MORAES, JOSÉ DAMIRO DE; MORAES, J.D.; CAMPOS, E. N.; FERNANDES, N. A.. Concurso público para Professor Adjunto I - Disciplina Leitura e Produção de Texto. 2009. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

5.
MORAES, JOSÉ DAMIRO DE; MORAES, J.D.; ALMEIDA, S. H. V.; SILVA, D. N. H.. Concurso público para Professor Adjunto I - Disciplina Psicologia. 2009. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

6.
MORAES, JOSÉ DAMIRO DE; MORAES, J.D.; SILVA, F. G.; SILVA, D. N. H.. Concurso público para Professor Assistente - Disciplina Psicologia / Pedagogia. 2009. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

7.
MORAES, JOSÉ DAMIRO DE; MORAES, J.D.. Concurso público para Professor Adjunto I - disciplina Treinamento Esportivo, Esteagio Supervisionado I e Basquetebol. 2008. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Outras participações
1.
Bonato, N. C. B.; SILVA, T. M. T.; MORAES, J.D.. Comissão Examinadora do Concurso Público para o cargo de Professor Substituto de Educação e Sociologia. 2013. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
MORAES, J.D.. Comissão de Seleção de Professores de Capoeira. 2004. Prefeitura Municipal de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Congresso Brasileiro de História da Educação. "LEITURA QUE RECOMENDAMOS - O QUE TODOS DEVEM LER": LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NAS ESCOLAS ANARQUISTAS. 2011. (Congresso).

2.
VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Educação Integral e Anarquismo: conceitos e práticas no século XIX. 2010. (Congresso).

3.
II Encontro de História da Educação do estado do Rio de Janeiro.Cecília Meireles na Revolução de 1930: esperança educacional e desilusão governamental. 2010. (Encontro).

4.
IX Congresso Ibero Americano de História da Educação Latino Americana.. Francisco Ferrer e o Racionalismo no Brasil da Primeira República: prática educacionais anarquistas.. 2009. (Congresso).

5.
XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética.Francisco Ferrer e o racionalismo como ação educacional anarquista no Brasil da Primeira República. 2009. (Simpósio).

6.
V CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. TRAJETÓRIA DAS SIGNATÁRIAS DO MANIFESTO DOS PIONEIROS: VISÕES DO ESCOLANOVISMO NOS ANOS 1930. 2008. (Congresso).

7.
O Plano de desenvolvimento da Educação: PDE - Desafios. 2007. (Seminário).

8.
I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA.Os Anarquistas e a Educação no Brasil. 2007. (Simpósio).

9.
I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA.Autogestão e Educação Permanente. 2007. (Simpósio).

10.
I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA.Sindicalismo e Educação: Autogestão na Escola. 2007. (Simpósio).

11.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Noemi Rudolfer nos anos 1920 ∕ 1930: organiando o mundo do trabalho e da escola. 2007. (Encontro).

12.
Encontro de Estudos e Pesquisas em História, trabalho e Educação.Noemi Rudolfer e a organização da escola e do mundo do trabalho nos anos 1920/1930. 2007. (Encontro).

13.
ENCONTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO. 2007. (Encontro).

14.
30ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.A cultura liberta, o catolicismo escraviza: Cecília Meireles e o ensino religioso nos anos 1930. 2007. (Encontro).

15.
COMUNICAÇÕES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2007. (Outra).

16.
IV Congresso Brasileiro de História da Educação. Armanda Álvaro Alberto: pensamento e ação nos anos 1930. 2006. (Congresso).

17.
Seminário Nacional de Pedagogia Libertária X Neoliberalismo.Princípios, métodos e objetivos: as experiências pedagógicas libertárias no Brasil. 2006. (Seminário).

18.
I Seminário Educação e Anarquismo.Reflexões históricas sobre anarquismo e educação no Brasil da Primeira República. 2006. (Seminário).

19.
VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas história, Sociedade e Educação no Brasil.Armanda Álvaro Alberto: uma intelectual em ação nos anos 1930. 2006. (Seminário).

20.
Comunicações em História da Educação: Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas. 2006. (Outra).

21.
IV Seminário de Teses e Dissertações em andamento: Universidade e Democracia no Brasil. O Fechamento da Biblioteca Infantil de Cecília Meireles: Reflexos no Conselho Nacional de Educação. 2005. (Congresso).

22.
Comunicações em História da Educação: Concepções Pedagógicas. 2005. (Outra).

23.
Comunicações em História da Educação: Mesa Redonda: Brasil 1ª República (1890-1930): estado da arte em História da Educação. 2005. (Outra).

24.
Comunicações em História da Educação: Mesa Redonda: Brasil Império: estado da arte em História da Educação. 2005. (Outra).

25.
Comunicações em História da Educação: Mesa Redonda: Brasil Colônia; estado arte em História da Educação. 2005. (Outra).

26.
Colóquio de Filosofia e História da Educação: Acervo de Fontes Documentais. 2005. (Outra).

27.
Colóquio de Filosofia e História da Educação: Mesa Redonda: Brasil da Ditadura Militar (1964-1984). 2005. (Outra).

28.
Colóquio de Filosofia e História da Educação: Mesa Redonda: Brasil Era Vargas (1930-1945). 2005. (Outra).

29.
do Colóquio de Filosofia e História da Educação: Mesa Redonda: Brasil Colônia; estado da Arte em História da Educação. 2005. (Outra).

30.
Palestra: Metodologia de Pesquisa: algumas categorias de Max Weber. 2005. (Outra).

31.
ANPED Sudeste : VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Apresentou trabalho na ANPED Sudeste : VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2005. (Outra).

32.
V Jornada do HISTEDBR - História, Sociedade e Educação no Brasil.Apresentou trabalho na V Jornada do HISTEDBR - História, Sociedade e Educação no Brasil. 2005. (Outra).

33.
III Seminário de Teses e Dissertações em andamento: Universidade e Democracia no Brasil.As Mulheres e o Manifesto Pela Reconstrução Educacional no Brasil: um estudo a partir das signatárias. 2004. (Seminário).

34.
Colóquio Internacional Literário: História do Movimento Operário Revolucionário. 2004. (Encontro).

35.
Mesa Redonda: Relações de gênero, sexualidades e educação. 2004. (Outra).

36.
Semana do Magistério da E. E. Carlos Gomes.Uma visão Anarquista da Educação. 2004. (Outra).

37.
Semana do Magistério da E. E. Carlos Gomes.Capoeira Angola. 2004. (Outra).

38.
II Seminário de Teses e Dissertações em andamento: Política e Financiamento da Pós-Graduação.Apresentou trabalho no II Seminário de Teses e Dissertações em andamento: Política e Financiamento da Pós-Graduação. 2003. (Seminário).

39.
Comunicações em História da Educação: Conferência: Temas de Pesquisas em Educação. 2003. (Outra).

40.
Colóquio de Filosofia e História da Educação: Conferência: Religiosidade e Cultura: Brasil, século XVI. 2003. (Outra).

41.
Escola Viva do Município de Campinas... Presente!.CAPOEIRA NAESCOLA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. 2002. (Encontro).

42.
Encontro de Educação Social e Educação para o Pensar.Liberalismo e Educação. 2002. (Encontro).

43.
Comunicações em História da Educação.Liberalismo e Educação: uma Leitura dos Clássicos da Economia Política - Adam Smith.. 2002. (Outra).

44.
V Seminário Nacional de Estudos e Pesquisa 'História, Sociedade e Educação no Brasil. Uma Trajetória Anarquista: Escolas e Centros de Cultura no Brasil. 2001. (Congresso).

45.
I Congresso Brasileiro de História da Educação. A Educação Libertária no Brasil: uma Trajetória. 2000. (Congresso).

46.
Encontro Internacional de Cultura Libertária.Educação nas Escolas e Centros de Cultura Anarquistas na Primeira República. 2000. (Encontro).

47.
Semana Cultural do Curso de História.Na Perspectiva da Ginga de Corpo: Anarquistas e Capoeiras do Brasil.. 2000. (Encontro).

48.
IV Semana Cultural da Faculdade Don Domênico. 2000. (Outra).

49.
Semana de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas.A Perspectiva da Educação Anarquista no Brasil. 1999. (Encontro).

50.
Ciclo de Palestras da UNIRP.As Leis da Educação Brasileira. 1999. (Outra).

51.
IV Congresso Iberoamericano de Historia de la Educacion Latinoamericana. A Educação Libertária nos Centros de Cultura. 1998. (Congresso).

52.
1º Workshop Científico dos Pós-Graduandos da UNICAMP.Uma Alternativa à Educação: a Contribuição Libertária. 1998. (Outra).

53.
IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisa 'História, Sociedade e Educação no Brasil. Os Anarquistas e a Educação nos Centros de Cultura. 1997. (Congresso).

54.
Seminário Experiência de Orientação de Pesquisa em Programas de Pós-Graduação. 1997. (Seminário).

55.
I Simpósio Ciência e Sociedade: globalização e exclusão social. 1997. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Coelho, Plínio ; MORAES, J.D. ; GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira . I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA. 2007. (Outro).

2.
MARTINS, A. M. S. ; COELHO, L.M.C.C. ; Bonato, N. C. B. ; Hora, D. M. ; GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira ; MORAES, J.D. . I Seminário Educação e Anarquismo. 2006. (Congresso).

3.
LOMBARDI, JOSÉ CLAUDINEI ; SAVIANI, DERMEVAL ; SANFELICE, JOSÉ LUÍS ; MORAES, J.D. ; OUTROS . IV SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS "HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL". 1997. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gabriel Otoni Calhau Martins. Educação e Cultura Libertária nos Primórdios do século XX. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Pos Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Tiago Araujo Campos Araujo. Educação integral nas escolas de Diamantina.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Universidade Federal dos Vales do Jetinhonha e Mucuri. Orientador: Jose Damiro de Moraes.

2.
Tiago Araujo Campos. Educação Integral no Vale do Jequitinhonha. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Pró Reitoria de Pesquisa e Pos-Graduação - UFVJM. Orientador: Jose Damiro de Moraes.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MORAES, J.D.2012 MORAES, J.D. . Noemy Rudolfer e a organização da escola e do mundo do trabalho nos anos 1920 e 1930. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 38, p. 485-497, 2012.


Livros e capítulos
1.
MORAES, J.D. . EDUCAÇÃO INTEGRAL: UMA RECUPERAÇÃO DO CONCEITO LIBERTÁRIO. In: Lígia Martha C. da Costa Coelho. (Org.). Educação Integral: texto de um seminário. 1ed.Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009, v. , p. 21-39.

2.
MORAES, J.D. . Educação e trabalho: reflexões anarquistas na Primeira República no Brasil. In: Angela Maria Souza Martins; Nailda Marinho da Costa Bonato. (Org.). Trajetórias Históricas da Educação. 1ed.Rio de Janeiro: ROVELLE, 2009, v. , p. 233-245.


Apresentações de Trabalho
1.
MORAES, J.D. . Educação Integral. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ANDRADE NETO, J. C. ; MORAES, J.D. . Educação Anarquista: o cotidiano como revolução. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MORAES, J.D. . Oficina de Capoeira de Angola. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MORAES, J.D. . Oficina de Capoeira de Angola. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MORAES, J.D. . A Trajetória Educacional Anarquista: alguns apontamentos e reflexões. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Na UFVJM participei como bolsista recém doutor do grupo de professores que escreveram o Projeto Pedagógico do curso "Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades".



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/04/2014 às 6:02:16