Luciene Souza da Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8011258984096461
  • Última atualização do currículo em 18/06/2018


Mestra em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia- Universidade Federal do Amazonas. Possui graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS pela Universidade Federal do Amazonas, LICIENCIATURA EM SOCIOLOGIA e ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO pela mesma Universidade. È colaboradora da ESAF (Escola Superior de Adiministração Fazendária) na área de EDUCAÇÃO FISCAL, onde orienta projetos na área de cidadania e é tutora de turmas do Curso On Line de Educação Fiscal. Trabalha na Secretaria Municipal de Educação como professora do ensino fundamental e é professora-pesquisadora da rede Etec, que desenvolve capacitação para profissionais no interior do Amazonas, através do IFAM (Instituto Federal do Amazonas). Tem experiência na área de Sociologia Urbana, Cidadania e Meio Ambiente. Atualmente coordena projetos relacionados a comunidades urbanas, educação fiscal e Sustentabilidade Ambiental além de fazer parte da equipe do projeto Curupira (educação ambiental) da Universidade Federal do Amazonas . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciene Souza da Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, L. S.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de Manaus, SECETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO- ESCOLA MUN JORN SABÁ RAPOSO.
RUA SANTA MÔNICA
FLORESTAL
69093-469 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (92) 35813093


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: A RELAÇAO ENTRE CONSUMO E SUSTENTABILIDADE NO COMPORTAMENTO DE JOVENS MANAUARAS,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Dra Maria Olivia de Albuquerque Ribeiro Simão.
Palavras-chave: juventude; consumo; sustentabilidade.
Grande área: Outros
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
2013 - 2015
Especialização em Metodologia do Ensino de História. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
Título: A Resistência da Cultura em um Mundo de imposição cultural.
Orientador: MsC Arcângelo Ferreira.
2008 - 2010
Especialização em Mídias na Educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: O desenho animado como ferramenta pedagógica na rotina da sala de aula de crianças de 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental.
Orientador: Rosemara Stauub.
2000 - 2001
Aperfeiçoamento em LICENCIATURA.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: SEM MONOGRAFIA. Ano de finalização: 2001.
1996 - 2000
Graduação em BACHAREL EM CIÊNCIAS SOCIAIS.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
TUTORIA EM CURSOS ONLINE-EDUCAÇÃO FISCAL.
Escola Superior de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
2006 - 2006
ARTICULADORES EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS.
Prefeitura Municipal de Manaus, P/MANAUS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Centro Educacional Lato Sensu, LS- AM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR PESQUISADOR, Carga horária: 15


Bolsista/Pesquisador Sem Vínculo, SEM VINCULO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pesquisa, Carga horária: 10
Outras informações
Projeto: PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE FLORESTAL:O PAPEL DA PROPRIEDADE PRIVADA NA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL Realizado em Manaus- AM Programa Ciência na Escola Financiado pela FAPEAM com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Prefeitura de Manaus


Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desporto, SECD, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16


Escola Superior de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora


Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manaus, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora A1

Atividades

02/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
TRABALHO COM PROJETOS E RECURSOS TECNOLÓGICOS
02/2005 - 02/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
ENSINO RELIGIOSO
GEOGRAFIA


Projetos de pesquisa


2018 - 2018
Projeto Meio Ambiente
Descrição: Projeto desenvolvido com estudantes do 7o e 8o ano sobre a Questão das Águas no Brasil.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luciene Souza da Costa - Coordenador / Alex Marques - Integrante / karolina barbosa - Integrante / Raul Queiroz - Integrante.
2018 - Atual
Latosim
Descrição: Projeto de pesquisa realizado por alunos do 9o ano do ensino fundamental com o tema os tratados ambientais no contexto da ONU.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luciene Souza da Costa - Coordenador / Alex Marques - Integrante / karolina barbosa - Integrante.
2017 - 2017
Projeto Meio Ambiente
Descrição: Projeto de pesquisa realizado com alunos do 7o e 8o ano sobre os impactos da agricultura no ambiente.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2017 - 2017
Lato sim
Descrição: Projeto de pesquisa realizado com estudantes do 9o ano do ensino fundamental sobre o uso de armas de destruição em massa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
Projeto Meio Ambiente
Descrição: Projeto ambiental desenvolvido com alunos dos 7os e 8os anos sobre os impactos do extrativismo no Brasil.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
Latosim
Descrição: Projeto de Pesquisa realizado com os alunos do 9o ano do ensino fundamental sobre a questão da imigração entre países no contexto da ONU.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2015
Projeto Meio Ambiente
Descrição: Projeto desenvolvido com estudantes dos 7os e 8os anos com o objetivo de discutir os impactos ambientais da produção de alimentos no Brasil.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
A Relação entre Consumo e Sustentabilidade no comportamento dos Jovens Manauaras
Descrição: Projeto de Pesquisa de Mestrado realizado através da Universidade Federal do Amazonas-.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luciene Souza da Costa - Coordenador / Maria Olivia Ribeiro de Albuquerque Simão - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Outra.
2014 - 2014
Projeto Meio Ambiente
Descrição: Desenvolvido com crianças do 5o ano a respeito das mudanças no impacto ambiental causado pela produção agrícloa do Brasil entre 1889 e 2014..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luciene Souza da Costa - Coordenador / Vivian Alencar - Integrante / Ubiratan Nogueira - Integrante / Alex Marques - Integrante.Financiador(es): Centro Educacional Lato Sensu - Cooperação.
2013 - 2013
Projeto Meio Ambiente
Descrição: Projeto realizado com crianças do 5o ao 7o ano a respeito dos Impactos Ambientais da exploração inapropriada do solo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
PROJETO INTERDISCIPLINAR Eleições 2014
Descrição: Projeto realizado com os alunos do 9o ano, visando: - Compreender como uma sociedade de regime democrático se organiza politicamente. - conhecer as instituições governamentais que organizam e administram o estado. - Associar a divisão político territorial de um país com a sua representatividade nos Poder Executivo; Legislativo e Judiciário..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE FLORESTAL E ATITUDES AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEIS
Descrição: O TRABALHO É A CONTINUAÇÃO DO PROJETO DE 2009, DENTRO DO PCE (PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA). A PESQUISA DE CAMPO FOI REALIZADA COM APLICAÇÃO DE 32 QUESTIONÁRIOS NA COMUNIDADE FLORESTAL BUSCANDO COMPREENDER O QUE SIGNIFICA PARA AS PESSOAS O TERMO MEIO AMBIENTE. A PARTIR DAS PESQUISAS, E DO RESULTADO DESTAS, NO ANO DE 2010 REALIZARAM-SE OFICINAS COM A COMUNIDADE NA QUAL SE TRABALHOU OS PONTOS RELEVANTES IDENTIFICADOS NA PESQUISA DE 2009..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2009
PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE FLORESTAL:O PAPEL DA PROPRIEDADE PRIVADA NA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
Descrição: Trata-se de um trabalho relacionado à percepção ambiental em um bairro de periferia de Manaus- Am. O trabalho tem como objetivo perceber a relação que os moradores da localidade tem com o ambiente que lhes cabe, os seus quintais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2014 - 2014
Prevenção da gravidez na adolescência e DSTs
Descrição: Projeto desenvolvido com os alunos de 5o a 9o ano da EMEF Jornalista Sabá Raposo em parcerias com a UBS da comunidade e a Fundação Alfredo da Mata. Foram realizadas reuniões com os alunos, exibição do filme Confiança, palestras com os parceiros e distribuição de material didático a respeito do tema..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2014
Prevenção ao uso de drogas
Descrição: Projeto realizado com os alunos do 8o e 9o ano sobre a Prevenção ao uso de entorpecentes. O projeto teve pesquisa e discussão do tema além de trabalho com o filme Diário de um adolescente. A forma de avaliação foi produção textual e peça teatral..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2013 - Atual
Elevação do índice de Aprendizagem no Município de Manaus
Descrição: Com o objetivo de preparar os alunos para as provas seletivas realizadas em nível local, regional e nacional, a escola realizou um projeto de aplicação de simulados bimestrais com seiscentos alunos da escola..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luciene Souza da Costa - Coordenador / Lucélia Perin - Integrante / Osenildo Maciel - Integrante.Financiador(es): Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo - Auxílio financeiro.
2007 - 2008
EDUCAÇÃO FISCAL: A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Descrição: Projeto realizado com estudantes do ensino fundamental, visando o despertar do exercício da cidadania. O trabalho incluiu a construção de um game e parcerias/apresentações em renomadas instituições como SEFAZ, Receita Federal, SEMED e Ação Global/ Rede Globo..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: MÍDIAS E EDUCAÇÃO.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BALDOINO, M. ; COSTA, L. S. ; SIMAO, M. O. A. R. . Práticas de consumo entre jovens: caminhos para o consumo consciente. In: Associação Latino Americana de Sociologia, 2017, Montevideo. Anais do Alas 2017. Montevideo, 2017. p. 1948.

2.
COSTA, L. S.; Maria Olivia Simão ; ALENCAR, R. N. B. . CONSUMO RESPONSÁVEL E PRODUTOS VERDES: UMA REFLEXÃO PROCESSUAL. In: Conferência Internacional de Pesquisa em Economia Social e Solidária, 2017, Manaus. Ciriec Amazônia- Anais, 2017.

3.
COSTA, L. S.; Maria Olivia Simão ; SILVA, Cris Guimarães . Os jovens e o Consumo responsável. In: Conferência Internacional de Pesquisa em Economia Social e Solidária, 2017, Manaus. Ciriec Amazônia- Anais, 2017.

4.
COSTA, L. S.; BALDOINO, M. . Cultura, meio ambiente e consumismo: caminhos para o consumo consciente.. In: IV Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, 2016, Manaus. Anais do SICASA e ANPPAS Amazônia, 2016. v. 4.

5.
COSTA, L. S.; BALDOINO, M. . Cultura, meio ambiente e consumismo: caminhos para o consumo consciente.. In: IV SICASA e 1º ANPPAS AMAZÔNIA, 2016, Manaus. IV Sicasa e Anppas Amazônia, 2016. v. 4.

6.
Maria Olivia Simão ; COSTA, L. S. . Valores ambientais e estilos de vida: possibilidades para o consumo consciente. In: Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, 2016, Manaus. Anais do SICASA e Anppas Amazônia, 2016. v. 4.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, L. S.; SILVA, E. C. . Percepão Ambiental na Comunidade Florestal. In: Workshop: Ocas do Conhecimento Ambiental, 2014, Manaus. 1º Workshop Ocas do Conhecimento: socializando saberes na construção de espaços ambientais sustentáveis, 2014. v. 1. p. 48-53.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, L. S.. DA DOR DO CORPO A SUBMISSÃO DA ALMA. In: REUNIÃO REGIONAL DA SBPC, 2000, MANAUS. ANAIS DA REUNIÃO REGIONAL DA SBPC. MANAUS: EDITORA DA UNIVERSIDADE DA UFAM, 2001. v. 01. p. 12-12.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
COSTA, L. S.2001 COSTA, L. S.. DA DOR DO CORPO A SUBMISSÃO DA ALMA: A QUESTÃO DISCIPLINAR EM MICHEL FOUCAULT. REVISTA FOLHAS SOLTAS, MANAUS, v. 2, p. 17-18, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, L. S.; BALDOINO, M. . Cultura, meio ambiente e consumismo: caminhos para o consumo consciente.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ALENCAR, R. N. B. ; TERAN, A. F. ; COSTA, L. S. . O Processo de Aprendizagem na Educação Infantil usando os Quelônios da Amazônia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
COSTA, L. S.. PERCEPÇÃO AMBIENTAL: O PAPEL DA PROPRIEDADE PRIVADA NA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
Rosangela Gomes ; COSTA, L. S. . A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. 2008.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COSTA, L. S.; SILVA, Cris Guimarães . O professor sabe preparar o aluno para processos seletivos?. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, L. S.. Gestão democrático nos Sistemas e na Escola. 2013. .

2.
COSTA, L. S.. Educação Fiscal. 2013. .

3.
COSTA, L. S.. Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica.. 2012. .

4.
COSTA, L. S.. MAPA DA COMUNIDADE DO FLORESTAL. 2010. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

Demais trabalhos
1.
COSTA, L. S.. SEXUALIDADE. 2006 (TRABALHO PEDAGÓGICO) .

2.
COSTA, L. S.. AMBIENTE ESCOLAR: CONHECER PARA PRESERVAR. 2005 (ORIENTAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS) .

3.
COSTA, L. S.. ACAMPAMENTO. 2004 (PROJETO EDUCACIONAL) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV SICASA e 1º ANPPAS AMAZÔNIA.Cultura, meio ambiente e consumismo: caminhos para o consumo consciente.. 2016. (Seminário).

2.
Socialização de Práticas Educacionais.Jovens e Consumo. 2016. (Encontro).

3.
12º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia.O processo de aprendizagem na Educação Infantil usando os Quelônios da Amazônia. 2015. (Simpósio).

4.
4o SAPECA. POSSIBILIDADES DO CONSUMO SUSTENTÁVEL:UMA INVESTIGAÇÃO PARA UMA TRANSFORMAÇÃO. 2015. (Congresso).

5.
Semana de Meio Ambiente- UFAM. 2015. (Encontro).

6.
Workshop: Ocas do Conhecimento Ambiental. Percepão Ambiental na Comunidade Florestal. 2014. (Exposição).

7.
SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO AMAZONAS.PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE FLORESTAL:OFICINA DO SABÃO ECOLÓGICO.. 2011. (Oficina).

8.
MOSTRA PÚBLICA DO PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA PCE/FAPEAM.PERCEÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE FLORESTAL E ATITUDES AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEIS. 2010. (Encontro).

9.
MOSTRA DE PROJETOS DO PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA.PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE FLORESTAL: O PAPEL DA PROPRIEDADE PRIVADA NA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL. 2009. (Encontro).

10.
SEMANA DE CIÈNCIA E TECNOLOGIA.PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE FLORESTAL- O PAPEL DO QUINTAL NA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL.. 2009. (Encontro).

11.
SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.O DESENHO ANIMADO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA.. 2009. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, L. S.. Semana de Meio Ambiente. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
MARIA DO PERPETUO SOCORRO BARROSO. EDUCAÇÃO FISCAL. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Escola Superior de Administração Fazendária. (Orientador).

2.
ANA LUIZA OLIVEIRA. EDUCAÇÃO FISCAL. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Escola Superior de Administração Fazendária. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
MICHELE CAVALCANTE ET ALL.. EDUCAÇÃO FISCAL. 2010. Orientação de outra natureza. (CURSO ONLINE DE EDUCAÇÃO FISCAL) - Escola Superior de Administração Fazendária. Orientador: Luciene Souza da Costa.

2.
MARILDA GALVÃO ET ALL. EDUCAÇÃO FISCAL. 2010. Orientação de outra natureza. (CURSO ONLINE DE EDUCAÇÃO FISCAL) - Escola Superior de Administração Fazendária. Orientador: Luciene Souza da Costa.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COSTA, L. S.; SILVA, Cris Guimarães . O professor sabe preparar o aluno para processos seletivos?. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 18:51:55