Fábio Dal Molin

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  • Última atualização do currículo em 31/10/2018


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) Pós-Doutorado em Educação pela UFRGS Atualmente é professor adjunto iv da Universidade Federal do Rio Grande do Curso de Licenciatura Ciências Exatas. (Santo Antonio da Patrulha) Educação para o Campo (São Loureço do Sul) e Psicologia (Rio Grande). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise e Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, Psicanálise, Cinema, Psicologia da Educação, psicologia social e Antropologia simétrica.Coordenador do LEXPARTE-Laboratório de Extensão e Pesquisa em Psicanálise e Arte. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fábio Dal Molin
Nome em citações bibliográficas
DAL MOLIN, F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Ciências Humanas e da Informação.
Av Italia, km 08 Campus Carreiros
Carreiros
96201-900 - Rio Grande, RS - Brasil
URL da Homepage: http://www.furg.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Sociologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Redes Sociais e Micropolíticas da Juventude, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: José Vicente Tavares dos Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Juventude, Vulnerabilidade, Violência, Controle So; Educação; Extensão; Politicas publicas; Protagonismo; redes.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Outros; Administração Pública, Defesa e Seguridade Social; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
2000 - 2002
Mestrado em Psicologia Social e Institucional.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Autopoiese e Sociedade: A Rede Integrada de Serviços do Bairro Restinga na Teoria dos Sistemas Vivos,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Tania Mara Galli Fonseca.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: autopoiese; democracia participativa; Redes Sociais; instituições; redes; Restinga.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Setores de atividade: Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde; Serviços Coletivos Prestados Pela Administração Pública Na Esfera da Seguridade Social.
1994 - 1999
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Pós-doutorado


2008 - 2009
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2007 - 2008
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Adjunto III das disciplinas de psicologia da Educação, Psicologia Escolar, Psicologia da Educação Especial, Políticas Públicas, Estágio Básico II, Estágio Profissionalizante em Psicologia Educacional, Estagio Porfissionalizante em Processos Clinicos, Estagio Profissionalizante em Psicologia Institucional, Historia da Psicologia, Seminario sobre Interpretação,Tópicos em Aprendizagem e Desenvolvimento, Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Rio Grande-FURG


Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 10
Outras informações
Professor horista da URI- Campus Erechim Disciplinas Ministradas: Psicologia Social Comunitária e Estágio em Psicologia Social Comunitária, Intervenções em Psicologia Social Comunitária Supervisor de estagiários que trabalham em creches, associações comunitárias e no CAPES (Centro de Atenção Psicossocial) do Município de Erechim

Atividades

02/2008 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio em Psicologia Social Comunitária
Psicologia Social Comunitária

Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul, FMP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 6
Outras informações
Professor do Programa Estadual de Apoio aos Conselheiros tutelares-RS Tutelar, da discipçlina"Adolescência e o Adolescente na contemporaneidade: medidas de prteção e medias sócio-educativas. no ano de 2009 foram ministradas 08 edições de turmas de 45 conselheiros tutelares do RS, em um total de 45 horas aula


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
Professor da disciplina "Trabalho na Contemporaneidade" do curso de Especialização em Psicologia Social e Institucional "Instituições em Análise" Carga horária total :30 horas

Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 0

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Extensionista, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 20
Outras informações
Organização, planejamento e execução do projeto de extesão"Juventude e Vulnerabilidade Social: Ofiicinando com adolescentes", vinculado ao Departamento de Psicologia Social e Institucional. O prjeto foi realizado no bairro Restinga-POA e configurou 387 horas de Prestaçãod e serviços comunitários e atividades pedagógicas

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Bolsista CNPQ, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: Bolsista de iniciação científi, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de iniciação científica

Atividades

09/2003 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Psicologia, Programa de Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional.

Atividade de extensão realizada
Juventude e Vulnerabilidade Social: Oficinando com Adolescentes.
7/2003 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Psicologia, Programa de Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional.

Atividade de extensão realizada
Grupo de Extensão Juventude e Contemporaneidade.
03/1999 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, Programa de Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional.
08/2008 - 12/2008
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
As Cidades Invisíveis no Contexto das Redes Cobertas
02/2008 - 12/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
INtervenções em Psicologia Social Comunitária
Estágio em Psicologia comunitária
Psicologia comunitária
4/2003 - 04/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Sociais.

11/2006 - 11/2006
Ensino, Psicologia Social e Intitucional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Problematizações do Contemporâneo
8/2004 - 12/2004
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Violência e da Conflitualidade
8/2000 - 12/2002
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
psicologia da Comunicação
Psicologia Social 2
Psicologia Social 1
5/1995 - 1/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade.
11/1998 - 12/1998
Extensão universitária , Instituto de Psicologia, Programa de Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional.

Atividade de extensão realizada
Organização do curso de extensão:Cartografias do Social, Arte, Psicologia e Filosofia em questão.

Escola de Serviços Penitenciários, ESEP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 30
Outras informações
Professor do curso de capacitação de agentes de segurança pública da secretaria de estado da justiça e segurança, ministrando as disciplinas de Abordagem Sociopsicológica da vilência´, saúde mental e trabalho e relações humanas

Atividades

06/2002 - 07/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Relações Humanas
03/2002 - 06/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Saúde mental e trabalho
Abordagem sócio-psicológica da Violência
12/2000 - 03/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Saúde Mental e Trabalho
Abordagem Sócio-Psicológica da Violência

Escola Estadual José do Patrocínio, EEJP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio Integrado em psicologia social e institucional, realizado na Escola Estadual José do Patrocínio, no Bairro Restinga, Porto Alegre


Faculdades Integradas do Instituto Ritter dos Reis, FIIRR, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: visitante, Carga horária: 0

Atividades

05/2003 - 05/2003
Extensão universitária , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Porto Alegre, .

Atividade de extensão realizada
Relações interpessoais.

Hospital Psiquiátrico São Pedro, HPSP/RS, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio de Psicopatologia realizado na Oficina de Criatividade do HPSP

Atividades

07/1996 - 12/1996
Estágios , Oficina de Criatividade, .

Estágio realizado
Estágio de Psicopatologia.

Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio de psicologia clínica na Unidade Básica de Saúde da Restinga Velha, Participação na Rede Integrada de Serviços da Restinga Velha e da Equipe de Saúde mental

Atividades

02/1998 - 12/1998
Estágios , Secretaria Municipal de Saúde e Serviço Social de Porto Alegre, .

Estágio realizado
Estágio de Psicologia Clínica na Unidade de Saúde da Restinga Velha.


Linhas de pesquisa


1.
Cinema, Violência, Pornografia

Objetivo: Pesquisa sobre violência e pornografia no cinema e os estudos do virtual na obra de Lacan e Zizek.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Serviços Coletivos Prestados Pela Administração Pública Na Esfera da Segurança e Ordem Pública, Inclusive Defesa Civil; Saúde e Serviços Sociais; Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais.
Palavras-chave: Direitos Humanos; Sociologia; instituições; Cinema; Violência; psicanálise, história.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Performances e redes sociotécnicas: a produção do social e a posição da ciência em um laboratório de resíduos contaminantes
Descrição: Objetivo Analisar como emergem as redes de atores, actantes e redes sociotécnicas nas controvérsias científicas e políticas no campo dos ?resíduos contaminantes? no processo de coleta de dados, análises laboratoriais e produção e divulgação científicas tendo como base o Laboratório de Residuos Contaminantes da FURG.Fundar um laboratório de Antropologia da Ciência para estudar a Teoria do Ator-Rede para futuramente estender as pesquisas a outros laboratórios da FURG e outras universidades. Parcerias: Programa de Pós Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) UFRGS, EQA (FURG) IMEF (FURG) O projeto apresentado é o início de uma linha de pesquisa transdisciplinar entre química, sociologia, filosofia e psicologia social transversalizado pela Teoria do Ator Rede.Ao integrar conteúdos de filosofia da ciência, sociologia, antropologia, química estudo trata diretamente de uma linha de investigação transdisciplinar, além de produzir uma análise da inserção social e política das atividades de pesquisa da FURG-SAP em um contexto maior. Metodologia Latour e Woolgar (1997), em sua pioneira exploração de um laboratório de neuroendocrinologia nos EUA nos anos 70 criaram a base metodológica da antropologia simétrica na qual a única maneira de compreender a realidade dos estudos científicos é acompanhar os cientistas em ação, já que a ciência está fundada sobre uma prática. Para isso, é preciso prestar atenção aos detalhes da prática científica no lugar privilegiado de observação que é o laboratório e a prática científica, descrevendo essa prática tal como os antropólogos descrevem tribos selvagens. Anos mais tarde, Latour (2004, p. 397) afirma que a Teoria Ator- Rede consiste em ?seguir as coisas através das redes em que elas se transportam, descrevê-las em seus enredos? Análise da literatura produzida pelo laboratório e monitoramento das controvérsias publicadas na internet, em mídia impressa e televisiva. 2. Resultados Criação de uma linha de pesquisa e de um laboratório de Análises Sociotácnicas no Campus da FURG de Santo Antônio da Patrulha, produção de livros e artigos científicos, pretendemos divulgar e colocar em discussão os achados da pesquisa em disciplinas eletivas e projetos de extensão.A pesquisa inicial no LARCO também será cadastrada como projeto de Pós-Doutorado no Programa de Pós Graduação em Psicologia Social e Instituccional (PPGPSI-UFRGS) como cuprimento do Plano de Qualificação docente dos professores de Psicologia do ICHI-FURG..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Cinema,ultraviolência, pornografia e psicanálise o cinema e o virtual na filosofia de Lacan/Zizek.
Descrição: O objetivo deste projeto é realizar uma ampla pesquisa cinematográfica e estética sobre a temática da pornografa e da ultraviolência no cinema contemporâneo e expor os participantes a uma experiência cinematográfica e disparar o pensamento e o debate. Não há nada exibido nos filmes que não seja escutado no consultório, nos serviços de assistência a vítimas de violência, nos hospitais, presídios, enfim na esfera da vida nua ou da vida política (no sentido dado pelo filósofo Giorgio Agamben, 2012). A violência cinematográfica propõe um olhar estético, virtual, que possibilita a análise filosófica de uma realidade social e sistêmica. Serão feitas pesquisas de campo em busca de filmes, através da internet e da participação em festivais. Tais filmes serão assistidos, debatidos, catalogados, classificados, selecionados pela equipe extensora e exibidos em um festival quinzenal, aberto ao público e com debates. Ao final das exibições, será feita uma produção escrita gerada dos debates e das ideias trazidas nos filmes, e de suas potencias produções filosóficas. O projeto tem como meta a integração entre pesquisa e extensão. A metodologia de análise dos dados ainda está sendo estudada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Fábio Dal Molin - Coordenador.
2011 - 2013
Mapeamento de serviços e demandas de Psicologia na rede escolar do município de Rio Grande
Descrição: O presente trabalho pretende realizar um mapeamento dos serviços de Psicologia existentes nas Escolas do Município de Rio Grande, tanto de psicólogos alocados em escolas quanto no acesso a encaminhamentos pela rede municipal de serviços. Tencionamos também realizar um estudo das práticas psicológicas, das demandas existentes em locais onde não há acesso ou este é precário e das expectativas com relação ao trabalho que a psicologia pode oferecer. O trabalho tem como objetivo visualizar o campo de atuação da psicologia em Rio Grande e abrir para a Universidade novas frentes de estágios, pesquisas e atividades de extensão. A metodologia consiste em visitar todas as 125 escolas do município e aplicar questionários em orientadores educacionais, diretores e professores. A tabulação destes dados irá gerar um Mapa da Psicologia nas Escolas de Rio Grande, que poderá servir de referência para convênios de estágio, pesquisas e atividades de extensão..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fábio Dal Molin - Coordenador / Thaís Amaral Berrutti - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Bolsa.
2008 - 2010
Civitas em rede 2
Descrição: Continuidade do projeto Civitas em Rede, através do mapeamento redes sociais em ciadades do Interior do Estado, e participação no edital PROAFRICA. O objetivo é prosseguir com a cartografia esquizoanalítica de redes sociais, para produção de conceitos-máquina, universos de referência. O projeto também inclui a produção audiovisual da pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Projeto Civitas em Rede: Mapeamento de Redes Sociais em uma escola de periferia
Descrição: O projeto Civitas partiu de um núcleo inicial de programação de um editor de cidades online para Alunos do Ensino Fundamental - Séries Iniciais (em especial, a 3.ª série), que tinha como uma questão relevante, as seguintes perguntas: é possível construir cidades virtuais online, de modo compartilhado, enquanto ponto de partida para pensar a cidade em todas as suas potencialidades, em todas as suas especificidades? A proposta é transversalizar os conhecimentos do doutorado em Sociologia com uma proposta de pesquisa e intervenção no campo da Educação. Esta transversaidade acontecerá na possibilidade de aproveitar as experiências etnográficas e as estratégias de mapeamento de redes desenvolvidas na tese e explorá-las em um outro contexto social na mesma cidade, a Vila Pinto, em Porto Alegre, tendo como referência uma escola Municipal que integrará o plano piloto do projeto Civitas. Para realizar esse mapeamento, serão feitas observações de campo, pesquisa bibliográfica, levantamento fotográfico e filmográfico sobre a história urbana da Vila Pinto; também será aproveitado o material das intervenções do projeto Civitas, através de relatos de oficinas com alunos, professores e lideranças comunitárias do bairro.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Psicanálise, Palavra e Poética
Descrição: Freud fundou a psicanáise a partir daquilo que uma de suas pacientes chamou de Talking Cure, a cura pela fala, sendo este o principal instrumento de acesso a história de vida e ao material do inconsciente. Da fala para a linguagem, da linguagem para a arte, a literatura, o teatro e a poesia, o criador da psicanálise constituiu um campo do saber que tem na cultura o suporte fundamental para sua teoria do aparelho psíquico. Anos mais tarde a Psicanálise sofrerá sua principal reviolução com a obra do Psiquiatra francês Jaques Lacan, que renovará a disciplina naquilo que chamou de \\\"retorno a Freud\\\": o saber psicanalítico funda-se no inconsciente como aquilo que está estruturado na linguagem . É na filosofia de Hegel, na leitura radical de Shakespeare e Sófocles bem como na linguistica estrutural de Saussure, Roland Barthes e e Jackobson, bem como em estudos antroplógicos e na língua chinesa que Lacan formulará uma teoria do sujeito como um significante, como efeito discursivo da linguagem e que produz sua singularidade nesta, algo que também trouxe de James Joyce. O objetivo deste projeto é revisitar os fundamentos da Psicanális de Freud e Lacan a partir de suas interlocuções com a linguistica, a literatura e a poesia..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Especialização: (2) .
Integrantes: Fábio Dal Molin - Coordenador.
2018 - Atual
Cinema desejo e olhar com Stanley Kubrick
Descrição: O projeto pretende abordar questões transversais entre psicologia, psicanálise e cinema a partir dos conceitos de olhar e desejo. Propomos um convite a exploração do cinema como potência teórica e analítica que criam condições de possibilidade de pensar o Olhar e a imagem em uma sociedade do transbordamento ideológico e significante da experiência protagonizado pela internet, pelo cinema e pela televisão. Para tanto direcionamos nosso escopo investigativo a temas cinematográficos relacionados a teoria psicanalítica .Usamos como objeto de análise a obra do diretor Stanley Kubrick. Como caminho metodológico e teórico utilizamos os conceitos de real, imaginário e simbólico de Lacan adaptados a análise cinematografica por Slavoj Zizek e também a análise significante de Christian Metz. Nossa pergunta é: o que o cinema (ou a televisão, a imprensa, a internet) produz que constrói uma realidade radical, sendo ficção?Os achados de pesquisa discutem a experiência cinematográfica e a análise como fílmica como importantes desveladores de um sintoma social que é vivenciado como real na impossibilidade de simbolização pelo espectador..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Fábio Dal Molin - Coordenador.
2017 - Atual
Laboratório de Extensão e Pesquisa em Psicanálise e Arte
Descrição: O Laboratório de Pesquisa e Extensão sobre Psicanálise e Arte ? LEXPARTE - é um laboratório que integra atividades de ensino, pesquisa e extensão, e vincula-se ao curso de Psicologia e ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande. Tem por finalidade o estudo das diferentes formas de expressão artísticas (literatura, cinema, pintura, escultura, teatro, música) e suas interfaces teóricas e estéticas com a psicanálise..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Fábio Dal Molin - Coordenador / Fernando Hartmann - Integrante / Daniela Delias - Integrante.


Projetos de ensino


2018 - Atual
Psicanálise, Palavra e Poética
Descrição: A proposta do projeto é apresentar a linguagem como elemento fundamental da psicanálise partindo dos escritos freudianos sobre arte e literatura, os chistes e atos falhos até a suas interfaces com a linguística, a semiótica e a cibernética desenvolvidas pelo psiquiatra e psicanalista Jacques Lacan, que radicalizou a teoria freudiana pelo postulado de que inconsciente é estruturado como linguagem.Propõe-se o estudo das interfaces entre a psicanálise, a linguagem e a poesia a partir da leitura de textos psicanalíticos e suas referências na poesia, na prosa, no cinema e nos estudos da língua chinesa.
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Projetos de curso, Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Abordar as relações entre a psicanálise, a poesia e a literatura Estabelecer as relações entre psicanálise, palavra e poética Abordar as relações da psicanálise com a linguistica Propor um espaço de leitura e expressão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Fábio Dal Molin - Coordenador.
2018 - Atual
Cinema desejo e olhar com Stanley Kubrick
Descrição: O projeto pretende abordar questões transversais entre psicologia, psicanálise e cinema a partir dos conceitos de olhar e desej. Propomos um convite a exploração do cinema como potência teórica e analítica que criam condições de possibilidade de pensar o Olhar e a imagem em uma sociedade do transbordamento ideológico e significante da experiência protagonizado pela internet, pelo cinema e pela televisão. Para tanto direcionamos nosso escopo investigativo a temas cinematográficos relacionados a teoria psicanalítica .Usamos como objeto de análise a obra do diretor Stanley Kubrick. Como caminho metodológico e teórico utilizamos os conceitos de real, imaginário e simbólico de Lacan adaptados a análise cinematografica por Slavoj Zizek e também a análise significante de Christian Metz. Nossa pergunta é: o que o cinema (ou a televisão, a imprensa, a internet) produz que constrói uma realidade radical, sendo ficção?Os achados de pesquisa discutem a experiência cinematográfica e a análise como fílmica como importantes desveladores de um sintoma social que é vivenciado como real na impossibilidade de simbolização pelo espectador..
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Objetivo Geral Propor um espaço de debate sobre a experiência cinematográfica a partir do referencial da psicanálise e os conceitos de olhar e desejo. Objetivo(s) Específico(s) Propor a discussão sobre olhar e desejo na experiência cinematográfica Debater a obra de Stanley Kubrick Exercitar a interpretação.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Fábio Dal Molin - Coordenador.
2017 - 2017
Grupo de estudos sobre arte e psicanálise
Descrição: O Grupo de Estudos sobre Arte e Psicanálise integra-se ao Laboratório de Pesquisa e Extensão sobre Psicanálise e Arte - LEXPARTE/FURG. Trata-se de uma proposta de ensino vinculada ao curso de Psicologia e ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande, que tem por finalidade o estudo das diferentes formas de expressão artísticas (literatura, cinema, pintura, escultura, teatro, música) e suas interfaces teóricas e estéticas com a psicanálise. Serão realizados oito encontros, cada um com duas horas de duração, nos quais serão discutidos textos previamente definidos acerca das intersecções entre arte e psicanálise..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: 3.2 Objetivo Geral: Estudo das diferentes formas de expressão artísticas (literatura, cinema, pintura, escultura, teatro, música) e suas interfaces teóricas e estéticas com a psicanálise. Psicanálise, Arte 3.2.1. Objetivos específicos - Estudar a teoria e a técnica psicanalítica e os processos clínicos e psicopatológicos, bem como a semiótica e a linguística. - Incluir as distintas formas de expressão artística na pesquisa clínica e psicanalítica. - Elaborar projetos de extensão cuja proposta seja o debate e a análise teórica de obras de arte, buscando parceria com outros cursos da FURG, de outras universidades e entidades artísticas. - Difundir os estudos e pesquisas do laboratório através de produção escrita: livros, capítulos de livros, artigos, poesias, contos, crônicas, fotografias e demais produções multi e transmídia. 3.3 Justificativa: O Grupo de Estudos em Arte e Psicanálise, vinculado ao Programa Permanente LEXPARTE - Laboratório de Pesquisa e Extensão em Arte e Psicanálise - justifica-se pela responsabilidade da promoção, junto à comunidade, de um espaço para a reflexão acerca de questões referentes à arte e à psicanálise e a importância destas na formação de psicólogos e profissões afins. Neste sentido, propõe a realização de grupos de estudo sobre as temáticas do Laboratório, o desenvolvimento de projetos de pesquisa acerca dos fenômenos associados ao inconsciente na obra de arte, e a realização de projetos de extensão na forma de oficinas, ciclos de cinema, saraus poéticos, exposições que incluirão mesas de debate entre professores, discentes, artistas e a comunidade..
Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Fábio Dal Molin - Coordenador / Regis Garcia - Integrante / Anita Maruri Luvielmo - Integrante / Mauricio Garcia dos Santos - Integrante / Fernando Hartmann - Integrante / Daniela Delias - Integrante / Benjamin Pacce - Integrante / Janderson Rodrigues - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2009 - Atual
Compartilhamento de experiências e tecnologias na formação de professores em serviço: o Civitas na interface Brasil-Moçambique
Descrição: Este projeto é a inserção do LELIC e do Projeto Civitas no Edital PROAFRICA. e representa as cartografias da fromação docente na ponte Porto Alegre-Maputo O objetivo do projeto é Estudar, através do projeto civitas, e na relação de cooperação Brasil-Moçambique i os efeitos dos micro-entrelaçamentos entre políticas-práticas-tecnologias-linguagens-pensamentos de formação de professores em serviço cuja metodologia envolve crianças, professores, pesquisadores, famílias, escolas, universidade; ii) os efeitos de contágio dessas experimentações inventivas na sustentabilidade de uma rede caracterizada por variações de expressões culturais. Neste contexto de variações de expressões culturais entre Brasil e Moçambique, o projeto tem, então, como objetivo específicos, nos vários níveis e instâncias em que atua, despertar tomadas de posição quanto à possibilidade e a viabilidade de: submeter os processos de ensino-aprendizagem à idéia de que o conhecimento sempre está em movimento, possuindo fronteiras difusas; à de que um conhecimento sempre está em construção, de que possui um caráter coletivo-cooperativo, não-estático e não-estanque; à de que é possível simular, em sala de aula (e guardadas as diferenças de escala), os modos de avanço do conhecimento e das reflexões téoricas nas áreas de ponta da pesquisa interdisciplinar; submeter programas, cronogramas e currículos às instâncias desejantes como dispositivos instanciadores dos processos de ensinar-aprender, à aventura do conhecimento numa dimensão autoral e ao mesmo tempo cooperativa (recusando-se à submissão, à tirania burocrática dos mesmos). submeter o uso das tecnologias na Escola à intenção maior do ato educativo ? o de produzir espaços ?lisos?, favoráveis à construção-criação do conhecimento e à constituição de autorias coletivas, numa dupla dimensão: a dimensão ética, de cuidado e respeito com a vida; e a dimensão estética, de uma ecologia de preservação das relações e de modos existenciais de convivência..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Fábio Dal Molin - Integrante / Margarete Axt - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2018 - 2018
As origens da Psicanálise nas tragédias "Édipo " de Sófocles e "Hamlet" de William Shakespeare
Descrição: Pesquisa, ensino e extensão articulam-se no projeto do Grupo de Estudos sobre Arte e Psicanálise a partir da promoção, junto à comunidade acadêmica, de um espaço para a reflexão acerca de questões referentes à arte e à psicanálise e a importância destas na formação de psicólogos e profissões afins, da realização de leituras e discussão de projetos de pesquisa acerca dos fenômenos associados ao inconsciente na obra de arte e da realização de projetos de extensão na forma de oficinas, ciclos de cinema, saraus poéticos, exposições que incluirão mesas de debate entre professores, discentes, artistas e a comunidade.Neste primeiro semestre de 2018 o LEXPARTE abordará as relações entre a psicanálise e as tragédias ?Hamlet? de William Shakespeare e ?Édipo? de Sófocles..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (23) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Fábio Dal Molin - Coordenador / Regis Garcia - Integrante / Fernando Hartmann - Integrante / Daniela Delias - Integrante / Janderson Rodrigues - Integrante.
2018 - Atual
Cinema desejo e olhar com Stanley Kubrick
Descrição: O projeto pretende abordar questões transversais entre psicologia, psicanálise e cinema a partir dos conceitos de olhar e desejo. Propomos um convite a exploração do cinema como potência teórica e analítica que criam condições de possibilidade de pensar o Olhar e a imagem em uma sociedade do transbordamento ideológico e significante da experiência protagonizado pela internet, pelo cinema e pela televisão. Para tanto direcionamos nosso escopo investigativo a temas cinematográficos relacionados a teoria psicanalítica .Usamos como objeto de análise a obra do diretor Stanley Kubrick. Como caminho metodológico e teórico utilizamos os conceitos de real, imaginário e simbólico de Lacan adaptados a análise cinematografica por Slavoj Zizek e também a análise significante de Christian Metz. Nossa pergunta é: o que o cinema (ou a televisão, a imprensa, a internet) produz que constrói uma realidade radical, sendo ficção?Os achados de pesquisa discutem a experiência cinematográfica e a análise como fílmica como importantes desveladores de um sintoma social que é vivenciado como real na impossibilidade de simbolização pelo espectador..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Fábio Dal Molin - Coordenador.
2018 - Atual
Psicanálise, Palavra e Poética
Descrição: Freud fundou a psicanáise a partir daquilo que uma de suas pacientes chamou de Talking Cure, a cura pela fala, sendo este o principal instrumento de acesso a história de vida e ao material do inconsciente. Da fala para a linguagem, da linguagem para a arte, a literatura, o teatro e a poesia, o criador da psicanálise constituiu um campo do saber que tem na cultura o suporte fundamental para sua teoria do aparelho psíquico. Anos mais tarde a Psicanálise sofrerá sua principal reviolução com a obra do Psiquiatra francês Jaques Lacan, que renovará a disciplina naquilo que chamou de \"retorno a Freud\": o saber psicanalítico funda-se no inconsciente como aquilo que está estruturado na linguagem . É na filosofia de Hegel, na leitura radical de Shakespeare e Sófocles bem como na linguistica estrutural de Saussure, Roland Barthes e e Jackobson, bem como em estudos antroplógicos e na língua chinesa que Lacan formulará uma teoria do sujeito como um significante, como efeito discursivo da linguagem e que produz sua singularidade nesta, algo que também trouxe de James Joyce. O objetivo deste projeto é revisitar os fundamentos da Psicanálise de Freud e Lacan a partir de suas interlocuções com a linguistica, a literatura e a poesia..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Fábio Dal Molin - Coordenador / Regis Garcia - Integrante / Anita Maruri Luvielmo - Integrante / Daniela Delias - Integrante / Erik Rosa Paulino - Integrante / Janderson Rodrigues - Integrante.
2017 - Atual
Grupo de Estudos sobre Arte e Psicanálise
Descrição: O Grupo de Estudos sobre Arte e Psicanálise integra-se ao Laboratório de Pesquisa e Extensão sobre Psicanálise e Arte ? LEXPARTE/FURG. Trata-se de uma proposta de ensino vinculada ao curso de Psicologia e ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande, que tem por finalidade o estudo das diferentes formas de expressão artísticas (literatura, cinema, pintura, escultura, teatro, música) e suas interfaces teóricas e estéticas com a psicanálise. Serão realizados oito encontros, cada um com duas horas de duração, nos quais serão discutidos textos previamente definidos acerca das intersecções entre arte e psicanálise..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Fábio Dal Molin - Coordenador / Anita Maruri Luvielmo - Integrante / Mauricio Garcia dos Santos - Integrante / Rodrigo Fernandes - Integrante / Daniela Delias - Integrante.


Revisor de periódico


2006 - Atual
Periódico: Psicologia e Sociedade
2008 - Atual
Periódico: Informática na Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Políticas Sociais.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Violência e da Conflitualidade.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Interpretação Cinematográfica.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DAL MOLIN, F.2011 DAL MOLIN, F.. Rizomas e fluxos molares e moleculares da máquina escola: confissões de um cartógrafo. Psicologia & Sociedade, v. 23, p. 303-311, 2011.

2.
DAL MOLIN, F.2010DAL MOLIN, F.. Natália e o universo em uma casca cor-de-abóbora. Panorama Crítico, v. 06, p. ensaios07, 2010.

3.
Della PASQUA, L.2009Della PASQUA, L. ; DAL MOLIN, F. . Algumas considerações sobre as conseqüências sociais e psicológicas do processo migratório. REMHU (Brasília), v. 17, p. 101-116, 2009.

4.
DAL MOLIN, F.2008 DAL MOLIN, F.; FONSECA, T. M. G. . Autopoiese e sociedade: a posição estratégica do desejo na gestão de uma rede social. Psico (PUCRS), v. 39, p. 100-105, 2008.

5.
ZANIOL, Elisângela2007 ZANIOL, Elisângela ; DAL MOLIN, F. ; ANDREOLI, Giovai . Um projeto de multiplicidade entre Pesquisa, Extensão, Universidade e Comunidade: VIVENCIANDO A CULTURA NO BAIRRO RESTINGA?. Revista do Departamento de Psicologia (UFF), v. 19, p. 227-240, 2007.

6.
DAL MOLIN, F.2006 DAL MOLIN, F.. Ganchos, Tachos e Biscates: Os Desenrascanços Epistemológicos e Metodológicos de uma jovem sociologia da juventude.. Sociologias (UFRGS), Porto Alegre, v. 15, p. 384-397, 2006.

7.
DAL MOLIN, F.1997DAL MOLIN, F.; GAUER, Gustavo ; SOUZA, M. L. ; GOMES, W. B. . Terapias Alternativas, uma Questão Contemporânea em Psicologia. Psicologia Ciência e Profissão, v. 2, p. 21-32, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Santos, José Carlos (Org.) ; Pacheco, Alex (Org.) ; Goulart, Marcos V. Da Silva (Org.) ; Rosa, Maria das dores Abreu da (Org.) ; DAL MOLIN, F. (Org.) ; ZANIOL, Elisângela (Org.) . Vivenciando a Cultura na Restinga. 01. ed. porto alegre: Grafica da UFRGS, 2007. v. 01. 57p .

Capítulos de livros publicados
1.
DAL MOLIN, F.. Redes Sociais e Micropolíticas da Juventude. In: José Vicente Tavares dos Santos, Maurício Russo e Alex Niche Teixeira. (Org.). Violência e Cidadania: Práticas Sociológicas e Compromisso Social. Porto Alegre: Sulina, 2011, v. 01, p. -.

2.
DAL MOLIN, F.; KREUTZ, J. R. ; DORNELLES, J. L. . Corpolumentempoiesis: O Vivo a Ser Pesquisado. In: Tania Mara Galli Fonseca; Patrícia gomes Kirst. (Org.). Cartografias e Devires. 01ed.Porto Alegre: Editora da Universidade, 2003, v. 01, p. 63-84.

3.
DAL MOLIN, F.; RIBEIRO, C. J. S. . Fluidos in Fluxo ou como escapar da solidez. In: Tania Mara Galli Fonseca; Deisi Juliana Francisco. (Org.). Formas de Ser e Habitar a Contemporaneidade. 01ed.Porto Alegre: editora da univeridade, 2000, v. 01, p. 87-99.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DAL MOLIN, F.. Crônicas Invisíveis. Jornal Agora.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DAL MOLIN, F.. Citas em rede mapeamento e construção de redes sociais urbanas em escolas. In: SImpósio Nacional de Educação, 2008, Erechim. Anais do Simpósio Nacional de Educação. Erechim: EDIFAPES, 2008, 2008. v. CDROM.

2.
DAL MOLIN, F.; MARASCHIN, Cleci ; LAZZAROTTO, Gislei ; GORKZEVSKI, Deismer ; SILVEIRA, Raquel ; GUARANHA, Camila ; CHASSOT, Carolina ; ZANIOL, Elisângela ; ANDREOLI, Giovai ; HÜNING, Simone . Juventude e Vulnerabilidade Social: Oficinando com adolescentes. In: I Simpósio Internacional sobre a juventude brasileira: perspectivas e ações em saúde, educação e cidadania, 2004, Rio de Janeiro. I Simpósio Internacional sobre a juventude brasileira: perspectivas e ações em saúde, educação e cidadania. Petrópolis: Vozes, 2004. v. 01. p. 291-292.

3.
DAL MOLIN, F.. Psicoterapias alternativas : uma questao controversial em psicologia. In: Reuniao Anual de Psicologia (26. : 1996 : Ribeirao Preto). [anais]. Ribeirao Preto : Sociedade Brasileira de Psicologia, 1996. p. 79. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1996, Ribeirão Preto. Psicoterapias Alternativas: uma questão controversial em psicologia. Ribeirão preto: SBS, 1996. v. 01. p. 79-79.

4.
DAL MOLIN, F.; GAUER, Gustavo . Psicoterapias alternativas : uma questao controversial em psicologia. In: Salao de Iniciacao Cientifica (8. : 1996 : Porto Alegre). Livro de resumos. Porto Alegre : UFRGS/Propesp, 1996. p. 229. In: VII Salão de Iniciação Científica,, 1996, Porto Alegre. Psicoterapias alternativas : uma questao controversial em psicologia.. Porto Alegre: UFRGS, 1996. v. 08. p. 229-229.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DAL MOLIN, F.. ?Não é pornografia, é a própria vida?: real, imaginário e simbólico na violência e na pornografia na experiência cinematográfica?. In: II ENCONTRO internacionnal do GT da ANPEPP, 2017. Anais do II encontro do gt da anppepp.

2.
Delias, D. ; DAL MOLIN, F. ; SANTOS, F. R. ; PAULINO, E. R. ; PACCE, B. ; OLIVEIRA, G. . A DANÇA MACABRA: SARTRE E BERGMAN SOBRE A MORTE. In: Mostra da Produção Universitária, 2017, Rio Grande. Anais da MPU, 2017.

3.
LUVIELMO, A. M. ; Delias, D. ; DAL MOLIN, F. . ESCRITURA NO CORPO: palavras inconscientes em um livro-corpo. In: Mostra da Produção Universitaria, 2017, Rio Grande. Anais do MPU, 2017.

4.
Fernandes, R. ; Delias, D. ; DAL MOLIN, F. . Análise do filme ?Solaris?: O traumático e a experiência cinematográfica. In: Mostra da produção universitária, 2017, Rio Grande. Anais do MPU. Rio graande: FURG, 2017.

5.
DAL MOLIN, F.; LUVIELMO, A. M. . Laranja Mecânica e a juventude nas políticas públicas ambivalentes de um Estado Moderno de Exceção. In: Fabio Dal Molin, 2016, Porto Alegre. Anais do I Simpósio Internacional de Justiça Juvenil da Contemporaneidade, 2016.

6.
DAL MOLIN, F.; Fernandes, R. . Funny Games: a juventude, violência e a ideologia da maldade dos ?bons meninos?. Palavras-chave: violência, psicanálise, juventude, ideologia GT1 O que tentei com Funny Games [Violência gratuita] foi dar um tapa na cara dos cineastas que nos forçam a consumir violência, mas sem se preocupar com isso. Eu queria sacudir os espectadores. O espectador muitas vezes aceita ser violentado por filmes que. In: Simpósio internaccional sobre juventude e jutsiça na contemporaneidade, 2016, Porto Alegre. Anais do I Simpósio Internacional de Justiça Juvenil da Contemporaneidade, 2016.

7.
DAL MOLIN, F.. 'Um filme sérvio': o real, a realidade e a multiplicidade de olhares e sentidos da violência no cinema: uma análise semiótica, fenomenológica e psicanalítica'. In: XVIII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2015, Fortaleza. http://www.encontro2015.abrapso.org.br/download/download?ID_DOWNLOAD=462. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2015. p. 601-601.

8.
SANTOS, M. G. ; DAL MOLIN, F. . Entre o Simbólico e o Real: Cenas de Manifestações da Violência. In: XVIII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2015, Fortaleza. Anais do XVIII Encontro da Associação Brasileira de Psicologia Social. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2015.

9.
DAL MOLIN, F.. 'FUNNY GAMES':A VIOLÊNCIA DOS HOMENS BONS. In: IV Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão, 2014, São Paulo. IV Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e profissão, 2014.

10.
DAL MOLIN, F.. 'FUNNY GAMES':A VIOLÊNCIA DOS HOMENS BONS. In: IV Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão, 2014, São Paulo. IV Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e profissão, 2014.

11.
COSTA, L. A. ; SILVA, E. R. ; DAL MOLIN, F. . VIOLÊNCIA E BIOPOLÍTICA NA CULTURA E NA SOCIEDADE: HOMO SACER E O ESTADO DE EXCEÇÃO. In: IV Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão, 2014, São Paulo. IV Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e profissão, 2014.

12.
LUVIELMO, A. M. ; SANTOS, M. G. ; DAL MOLIN, F. . CINEMA, ULTRAVIOLÊNCIA, PORNOGRAFIA E PSICANÁLISE O CINEMA E O VIRTUAL NA FILOSOFIA DE AGAMBEN/ZIZEK.. In: IV Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão, 2014, São Paulo. IV Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e profissão, 2014.

13.
DAL MOLIN, F.. Psicologia Social: Estratégias de Intefvenção e Interação. In: VI Salão de Extensão, 2005, Porto Alegre. Anais do VI Salão de Extensão. Porto Alegre: Editora da Universidade.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DAL MOLIN, F.; SANTOS, M. G. ; LUVIELMO, A. M. ; OLIVEIRA, C. C. ; Rossi, G K . CINEMA, VIOLÊNCIA, PORNOGRAFIA E PSICANÁLISE: UMA ANÁLISE FENOMENOLÓGICA, SEMIÓTICA E FILOSÓFICA DE TRÊS FILMES POLÊMICOS. In: I seminário educação, direitos humanos e justiça social, 2014, Rio Grande. I Seminário educação, justiça e direitos humanos, 2014.

2.
DAL MOLIN, F.. Teorias da Violência de da Criminalidade. In: VII Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. Anais do VII Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2011.

3.
DAL MOLIN, F.. Cartografias da Violência Escolar. In: VII Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. Anais do VII Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2011.

4.
DAL MOLIN, F.. Redes Sociais e Micropolíticas da Juventude. In: II Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, 2006, Porto Alegre. Redes Sociais e Micropolíticas da juventude, 2006.

5.
DAL MOLIN, F.. Juventude, Controle e Educação: Conflitos e Paradoxos nas Lutas Sociais Contra a Violência no Bairro Restinga, Porto Alegre. In: XXV Congresso da Associação Latino-Amricana de Sociologia, 2005, Porto Alegre. XXv Congresso da ALAS, 2005. v. 1. p. 335-336.

6.
DAL MOLIN, F.; GUARANHA, Camila ; CHASSOT, Carolina ; MARASCHIN, Cleci ; GORKZEVSKI, Deismer ; ZANIOL, Elisângela ; TRINDADE, F. ; SILVEIRA, Raquel ; HÜNING, Simone ; ANDREOLI, Giovai . Oficinas da restinga. In: X encontro da ABRAPSO Reginal Sul, 2004, Curitiba. Anais dio X Encontro da ABRAPSO Regional Sul, 2004.

7.
DAL MOLIN, F.. Tecnologias Sociais de Prevenção da Violência: Ativistas POlíticos ou Artistas: Estudo sobre o trabalho dos oficineiros do bairro Restinga, Porto Alegre. In: I Simpósio Internacional sobre a juventude brasileira: perspectivas e ações em saúde, educação e cidadania, 2004, Rio de Janeiro. Simpósio Internacional sobre a juventude brasileira: perspectivas em saúde, educação e cidadania. Petrópolis: Vozes, 2004. v. 01. p. 227-228.

8.
DAL MOLIN, F.. Violência e Juventude na Contemporaneidade: Proposta de uma Análise Sociopsicológica. In: XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003, Porto Alegre. XII Encontri Ncional da ABRAPSO, 2003.

9.
DAL MOLIN, F.; ANDREOLI, Giovai ; ZANIOL, Elisângela . Os Conceitos de Maturana e Varela na Pesquisa em Psicologia Social. In: XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003, Porto Alegre. XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003.

10.
DAL MOLIN, F.. Autopoiese e Sociedade: a Rede Integrada de Serviços do Bairro Restinga na Teoria dos Sistemas Vivos. In: I Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2002, São Paulo. Anais I congresso Brasileiro psicologia Ciência e Profissão, 2002.

11.
DAL MOLIN, F.. As Redes como modos de funcionar em comunidade: Cartografando uma rede integrada de serviço social. In: II Encontro paranaense de psicologia social, 2001, Maringá. Subjetividade e Ação: Compromisso Social da Psicologia, 2001.

12.
DAL MOLIN, F.. Estudo de Uma Rede Interorganizacional como fenômeno Complexo. In: I mostra nacional de Práticas em Psicologia, 2000, São Paulo. Psicologia e Compromisso Social, 2000.

13.
DAL MOLIN, F.. Estudo de uma Rede Interorganizacioal como Fenômeno Complexo. In: II Fórum de Investigação Qualitativa, 2000, Juiz de Fora. II Fórum Nacional de Investigação Qualitativa. Juiz de Fora: Edições Feme, 2000. v. 01. p. 185-187.

14.
DAL MOLIN, F.; GAUER, Gustavo ; SOUZA, M. L. ; GOMES, W. B. ; WEST, R. E. . Análise Fenomenológica e semiótica de duas igrejas eletrônicas. In: X Salão de Iniciação Científica, 1998, Porto Alegre. Anais do X Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1998. p. 434-434.

15.
DAL MOLIN, F.; RIBEIRO, C. J. S. ; VIEIRA, F. B. ; FONSECA, T. M. G. ; SORDI, R. O. . Estágio Integrado em Psicologia Social e Institucional. In: I Encontro Nacional de Estágios, 1997, Curitiba. Anais do I Encontro Nacional de Estágios, 1997. p. 210-213.

16.
DAL MOLIN, F.; GAUER, Gustavo ; SOUZA, M. L. ; GOMES, W. B. . Terapias Alternativas, A experiência de ser um terapeuta e de estar em Terapia. In: VII Salão de Iniciação Científica,, 1995, Porto Alegre. Anais do VII Salão de Iniciação Científica, p 226., 1995. p. 226-226.

Apresentações de Trabalho
1.
DAL MOLIN, F.. O Cotidiano Universitário: como anda sua relação com o conhecimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PEIXOTO, C. ; CANTOS, J. ; DAL MOLIN, F. . Morphonautas: do sonho a palavra. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PAULINO, E. R. ; FARIAS, J. ; ULTRAMARI, L. R. ; DAL MOLIN, F. . A BATALHA DO VERMELHO: PRECISAMOS FALAR SOBRE MATERNIDADE COMPULSÓRIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MONTEIRO, E. S. ; DAL MOLIN, F. . Introdução a Lacan. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ALVES, A. M. ; PEREIRA, G. V. ; DAL MOLIN, F. . BLACK BLOCS, EXPOSIÇÃO MIDIÁTICA E IMPLICAÇÕES DISCURSIVAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DAL MOLIN, F.. Rompendo com o ensino tradicional: como estimular o aprendizado critico e criativo'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
DAL MOLIN, F.. 'Criando problemas: o que podemos pensar sobre violência e adolescência no contemporaneo'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Souza, Tamara S ; Neves, Gabriela ; GARCIA, R. ; DAL MOLIN, F. . ACOLHIMENTO EM SALA DE ESPERA NA CLINICA ESCOLA DA FURG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ALBUQUERQUE, A. S. ; DAL MOLIN, F. . Da produção de subjetividade nas redes sociais na internet: entre singularidades e bits. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BERRUTTI, T. A. ; DAL MOLIN, F. . MAPEAMENTO DE SERVIÇOS E DEMANDAS DE PSICOLOGIA NA REDE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
DAL MOLIN, F.. Cartografias da Violência Escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BERRUTTI, T. A. ; DAL MOLIN, F. . MAPEAMENTO DE SERVIÇOS E DEMANDAS DE PSICOLOGIA NA REDE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
DAL MOLIN, F.. A Escola e Seus Fluxos: Cartografias da Pesquisa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
DAL MOLIN, F.. Praticas e Saberes Populares. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
DAL MOLIN, F.. Midia e Violência. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
DAL MOLIN, F.. Juventude e Políticas Públicas na Modernidade Tardia: Da Ambivalência do Estado à Persistência e Resistência das Redes Sociais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
DAL MOLIN, F.. Violência. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
DAL MOLIN, F.. A Posição Estratégica do Desejo na Gestão de uma Rede Social. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
DAL MOLIN, F.. Crônicas Invisiveis 2012 (Coluna em Jornal).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
DAL MOLIN, F.. O Anarquista Ingenuo. 2016; Tema: Filosofia, Psicologia, Psicanálise, Política. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
DAL MOLIN, F.. Teorias da Violência de da Criminalidade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
DAL MOLIN, F.. Trapias Cognitivas no Tratamento da Dependência quimica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
DAL MOLIN, F.. A atuação do profissional na comunidade: relações de vinculação e segurança. 2009. .

4.
DAL MOLIN, F.. Programa RS Tutelar. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
DAL MOLIN, F.. Capacitação do Programa Liberdade Cidadã. 2008. .


Produção artística/cultural
Música
1.
DAL MOLIN, F.. A Escola e seus Fluxos Molares e Moleculares. 2009. Composição (estréia).

Artes Visuais
1.
DAL MOLIN, F.. A Escola e Seus Fluxos Molares e Moleculares. 2009. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Lima Jr. Arnaud Soares de lima; Hertkowski, Tania Maria; DAL MOLIN, F.. Participação em banca de Welber Lima Santos. Midias e escola: abordagem comunicativga da pratica pedagógica. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
DAL MOLIN, F.; Fachel, Ondina; Silva, Marcelo Kunrath; Rosenfeld, Cinara L. Participação em banca de Dardo Lorenzo Bórnia Jr. telecentros comunitários e ciberespaço:redes de interações sociais na encruzilhada entre o local e o global. 2009. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
DAL MOLIN, F.; CUNHA, R.; SOUZA, R.; SANTOS, E.; CAIMI, C.. Participação em banca de Regis Azevedo Garcia. Violando identidades: um estudo das representações da violência em relação ao indígena no romance contemporâneo do Brasil e do Canadá,. 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
DAL MOLIN, F.. Participação em banca de Karla Marques da Rocha. Estudo sobre a constituição de um sistema social em ambiente virtual de aprendizagem,. 2008. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
CUNHA, R.; SANTOS, E.; DAL MOLIN, F.. Participação em banca de Regis Azevedo Garcia. Violando identidades: um estudo das representações da violência em relação ao indígena no romance contemporâneo do Brasil e do Canadá,. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
MARASCHIN, Cleci; FONSECA, T. M. G.; NEVES, R.; Assman, Selvino; DAL MOLIN, F.. Participação em banca de Edio Raniera. Profanações Socioeducativas. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
Achutti, Luis Eduardo Robinson; Lima, José Valdeni; DAL MOLIN, F.; BIAZUS, Maria Cristina Villanova; REATEGUI, Eliseo Berni. Participação em banca de Julio Caetano Costa. VJEdu: Video, Performance e Intermidialidade. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Saraiva, Eduardo; Cardoso, J.C,; DAL MOLIN, F.. Psicologia, Educação e Saúde. 2014. Universidade de Santa Cruz do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Mental Tche. 2011. (Encontro).

2.
II Simpósio Internacional sobre a Juventude brasileira.Redes Sociais e Micropolíticas da Juventude. 2006. (Simpósio).

3.
Seminário Regional Conexões de Saberes.Apresentação oral em grupode trabalho sobre Politicas Publicas da Juventude. 2006. (Seminário).

4.
III Seminário Patronato Lima Drumond-SUSEPE.Palestra: As Faces da Violência na Contemporaneidade. 2005. (Seminário).

5.
Pequena pausa- Violência Escolar.Oficina sobre violência na escola. 2005. (Oficina).

6.
Pequena pausa- Violência na Escola.oficina sobre a violência nas escolas. 2005. (Oficina).

7.
Projeto Convivências.Extensão Universitária. 2005. (Outra).

8.
Psicologia e Direitos Humanos.Psicologia e Direitos Humanos. 2005. (Simpósio).

9.
XV Ecnontro regional de Estudantes de Psicologia.Redes e Movimentos Sociais. 2005. (Oficina).

10.
XXV Congresso da ALAS. Associação latino Americana de Sociologia. 2005. (Congresso).

11.
I Conferência Internacional de Gestão Social.I Conferência Internacional de Gestão Social. 2004. (Outra).

12.
X Encontro da ABRAPSO- Regional Sul. X Encontro da ABRAPSO Regional Sul. 2004. (Congresso).

13.
XI Congresso Brasilairo de Sociologia. XI Congresso Brasileiro de Sociologia. 2003. (Congresso).

14.
XII Encontro Nacional da ABRAPSO. XII Encontro Nacional da ABRAPSO. 2003. (Congresso).

15.
I Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. I Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. 2002. (Congresso).

16.
I Congresso do Mercosul de Saúde Mental e lei. 1o Congresso do Mercosul de Saúde Mental e Lei. 2002. (Congresso).

17.
I Jornada Estadual de Estudantes de Psicologia.I jornada Estadual de estudantes de psicologia. 2000. (Outra).

18.
I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia- Psicologia e Compormisso Social. I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. 2000. (Congresso).

19.
Instituição e Diferença. Curso de Extensão. 2000. (Congresso).

20.
VIII Encontro Regional Sul da Associação brasileira de Psicologia Social.VIII Encontro Rgional Sul da Associação Brasileira de Psicologia Social. 2000. (Encontro).

21.
XIII EREP_SUL.XIII Encontro Regional de Estudantes da Psicologia da Região Sul. 2000. (Encontro).

22.
Cartografias do Social II Novos Caminhos. Curso de extensão. 1999. (Congresso).

23.
Conversando com Deleuze.Conversando Com Deleuze. 1999. (Seminário).

24.
Formas de Ser e habitar na Contemporaneidade. Curso de Extensão. 1999. (Congresso).

25.
IX Congresso Brasileiro de Sociologia. IX Congresso Brasileiro de Sociologia. 1999. (Congresso).

26.
tempo e subjetivação.Tempo e Subjetivação. 1999. (Seminário).

27.
Cartografias do Social: Arte, Psicologia e Filosofia em Questão. Curso de extensão. 1998. (Congresso).

28.
III encuentro temático de psicólogos del mercosur.III Encuentro temático de Psicólogos del Mercosur. 1998. (Encontro).

29.
XI EREP SUL. XI Encontro Rregional de Estuantes e Psicologia-EREP SUL. 1998. (Congresso).

30.
I Ecnontro Nacional de Estágios. I Encontro Nacional de Estágios. 1997. (Congresso).

31.
VII EREP Sudeste.VII Encontro regional de Estudantes e Psicologia região Sudeste. 1997. (Encontro).

32.
X Encontro regional de Estudantes de Psicologia.X Encontro Regional de Estudantes de Psicologia. 1996. (Encontro).

33.
História, Clínica pesrpectiva dos cem anos da Psicanálise.História, Clínica e perspectiva dos Cem anos da Psicanálise. 1995. (Simpósio).

34.
VII EREP. VIII Econtro Regional de Estudantes de Psicologia. 1995. (Congresso).

35.
VII EREP.VII Encontro Regional de Estudantes de Psicologia. 1994. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ian Maurente Lehmann. Produção Social da Psicopatia: A construção da doença mental na sociedade contemporânea. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Mauricio Santos. Grupo de pesquisa e extensão LAPOT: Cinema,ultraviolência, pornografia e psicanálise o cinema e o virtual na filosofia de Lacan/Zizek.. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).

2.
Grazielle Kessler Rossi. Grupo de pesquisa e extensão LAPOT: Cinema,ultraviolência, pornografia e psicanálise o cinema e o virtual na filosofia de Lacan/Zizek.. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marcus Vinicius Jacques Chagas. fatores emocionais do paciente com Diabetes Mellitus tipo 2 está relacionado à adesão ao tratamento, a resposta do nível glicêmico e o risco de complicações crônicas da doença.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Cardiometabó) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Fábio Dal Molin.

2.
Alcino Leffa Cardoso. ?Bem cuidado tio? Uma cartografia do cotidiano entre motoristas de automóveis e guardadores de carros nas ruas de Porto Alegre.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Social e Intitucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Fábio Dal Molin.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ederson Silva Medeiros. O psicólogo no Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade do Rio Grande ? RS: Como ele é percebido pelos demais profissionais que atuam na rede de saúde do município.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Fábio Dal Molin.

2.
Jaqueline Machado Madruga. A PERCEPÇÃO DOS TRABALHADORES DO NASF RG, A RESPEITO DE SUA IMPLANTAÇÃO E SEU PRIMEIRO ANO DE ATIVIDADES.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Fábio Dal Molin.

3.
Ramiro S Duarte. Angústia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Fábio Dal Molin.

Iniciação científica
1.
Thaís Amaral Berrutti. Mapeamento de serviços e demandas de Psicologia na rede escolar do município de Rio Grande. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Fábio Dal Molin.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BERRUTTI, T. A. ; DAL MOLIN, F. . MAPEAMENTO DE SERVIÇOS E DEMANDAS DE PSICOLOGIA NA REDE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Souza, Tamara S ; Neves, Gabriela ; GARCIA, R. ; DAL MOLIN, F. . ACOLHIMENTO EM SALA DE ESPERA NA CLINICA ESCOLA DA FURG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALBUQUERQUE, A. S. ; DAL MOLIN, F. . Da produção de subjetividade nas redes sociais na internet: entre singularidades e bits. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BERRUTTI, T. A. ; DAL MOLIN, F. . MAPEAMENTO DE SERVIÇOS E DEMANDAS DE PSICOLOGIA NA REDE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
DAL MOLIN, F.. 'Criando problemas: o que podemos pensar sobre violência e adolescência no contemporaneo'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PEIXOTO, C. ; CANTOS, J. ; DAL MOLIN, F. . Morphonautas: do sonho a palavra. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Redes sociais, websites e blogs
1.
DAL MOLIN, F.. O Anarquista Ingenuo. 2016; Tema: Filosofia, Psicologia, Psicanálise, Política. (Blog).



Outras informações relevantes


Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Redes Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Escolar psicologia social, saúde Coletiva, movimentos sociais, políticas públicas e direitos humanos, educação e políticas públicas, esquizoanálise e análise institucional, bem como etnografia de ambientes urbanos, estudos das cidades e redes migratórias. Foi pesquisador bolsista CNPQ na modalidade Pòs doutorado Jr vinculado ao Laboratório de Estudos em Interação, Linguagem e Cognição, pesquisador vinculado e professor Colaborador do PPG em Esducação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e participante dos Projetos CIVITAS e CIVITAS BRASIL- MOÇAMBIQUE-Edital CNPq PROAFRICA.Foi professor da Escola Superior do Ministério Público e pesquisador do Grupo Corpo Arte e Clinica nos Modos de Trabalhar, Modos de Subjetivar. È filiado a Associação Brasileir a de Psicologia Social ABRAPSO e Voluntário da Cruz vermelha Brasileira.
Atualmente coordena um projeto de mapeamento de acesso e serviços de psicologia na cidade de Rio Grande.



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