Gabriel de Medeiros Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6950104039626922
  • Última atualização do currículo em 20/06/2018


Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba(1998), graduação em Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba(1998) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba(2004). Atualmente é Professor de ensino superior da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Filosofia. Atuando principalmente nos seguintes temas:DIREITO, MORAL. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Gabriel de Medeiros Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, G. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias - Campus III - PB.
Campus III - PB
Centro
58220-000 - Bananeiras, PB - Brasil
Telefone: (83) 33671200


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Mestrado em Filosofia.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: A RELAÇÃO ENTRE A MORAL E O DIREITO NA FILOSOFIA PRÁTICA DE KANT,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: GIUSEPPE TOSI.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: DIREITO; MORAL.
1993 - 1998
Graduação em Licenciatura em Filosofia.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: O Problema da Constituição da Boa Vontade no Sujeito Transcendental.
Orientador: Marconi Pimentel Pequeno.
1993 - 1998
Graduação em Bacharelado em Filosofia.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: O Problema da Constituição da Boa Vontade no Sujeito Transcendental.
Orientador: Marconi Pimentel Pequeno.




Formação Complementar


2012 - 2012
Fundamentos da Integração Regional - O Mercosul. (Carga horária: 20h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2012 - 2012
Doutrinas Políticas - Social Democracia. (Carga horária: 20h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2012 - 2012
Doutrinas Políticas - Socialismo. (Carga horária: 20h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2012 - 2012
Doutrinas Políticas - Novas Esquerdas. (Carga horária: 20h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2012 - 2012
Doutrinas Políticas - Liberalismo. (Carga horária: 20h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2001 - 2001
Dialética e Hermenêutica entre Filosofia Clássica.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2000 - 2000
História e Teoria do Estado de Direito.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2000 - 2000
Formação de Educadores em Direitos Humanos.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor de ensino superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Superior 1) Filosofia da Educação I 2) Sociologia da Educação II 3) Seminário Temático I 4) Ética Profissional Ensino Médio 1) ANO 2011 FILOSOFIA - 4 turmas do primeiro ano e uma tuma do segundo do ensino médio do Camnpus III. 2) ANO 2012 FILOSOFIA - 4 Turmas do primeiro ano do Campus III.

Atividades

11/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias - Campus III - PB, .

02/2017 - 06/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação I
Filosofia da Educação II
Política Educacional da Educação Básica
02/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação I
Filosofia da Educação II
Sociologia da Educação II
Política Educacional da Educação Básica
02/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação I
Filosofia da Educação II
Filosofia e Ética Profissional
Sociologia da Educação II
Tópicos Especiais VI
Seminário Temático em Educação II
Política Educacional da Educação Básica
02/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação I
Filosofia da Educação II
Filosofia e Ética Profissional
Sociologia da Educação II
Tópicos Especiais VI
02/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação I
Filosofia da Educação II
Filosofia e Ética Profissional
Sociologia da Educação II
Tópicos Especiais VI
02/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação I
Sociologia da Educação II
Educação e Trabalho
Seminário Temático em Educação I
Seminário Temático em Educação VIII
Tópicos Especiais VI
03/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação I
Seminário Temático em Educação I
Ética Profissional
2000 - 2001
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Filosófica

Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor-pesquisador em ensino a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Exerceu a atividade de Tutor no curso de Administração nas seguintes disciplinas: 1) Antropologia 2) Administração Pública 3) Administração Financeira 4) Responsabilidade Social e Terceiro Setor 5) Economia (Micro e Macro) 6) Planejamento 7) Estágio I 8) Gestão de Pessoas 9) Gestão Ambiental 10) Marketing 11) Comércio Exterior 12) Direito Comercial 13) Estágio II 14) Pesquisa Operacional 15) Finanças Públicas 16) Operações e Logística 17) Tecnologia e Inovação 18) Teoria dos Jogos 19) Elaboração e Administração de Projetos 20) Tópicos Emergentes 21) Empreendedorismo 22) Metodologia da Pesquisa 23) TCC

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrou aulas nas disciplina 1) Introdução à Filosofia 2) Introdução à Sociologia 3) Metodologia do trabalho acadêmico 4) Filosofia da Ciência 5) História do Pensamento Filosófico-Científico

Atividades

08/2010 - 12/2010
Ensino, Administração a Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elaboração e Administração de Projetos
Empreendedorismo
Metodologia da Pesquisa
TCC
Teoria dos Jogos
Tópicos Emergentes
02/2010 - 06/2010
Ensino, Administração a Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Finanças Públicas
Operações e Logística
Tecnologia e Inovação
08/2009 - 12/2009
Ensino, Administração a Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comércio Exterior
Direito Comercial
Estágio II
Pesquisa Operacional
02/2009 - 07/2009
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Pensamento Filosófico e Científico
02/2009 - 07/2009
Ensino, CIências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia das Ciências
03/2007 - 07/2009
Ensino, Bacharelado em Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico
Introdução à Sociologia
Intrdodução à Filosofia
02/2009 - 06/2009
Ensino, Administração a Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Ambiental
Gestão de Pessoas
Marketing
08/2008 - 12/2008
Ensino, Administração a Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Financeira
Economia (Micro e Macro)
Estágio I
Planejamento
Responsabilidade Social e Terceiro Setor
02/2008 - 06/2008
Ensino, Administração a Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Pública
Antropologia

Universidade Aberta Vida, UNAVIDA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 12
Outras informações
Ministrou aulas nas diciplinas da Universidade Aberta Vida 1) Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação 2) Política Educacional e Social 3) Sociologia da Educação

Atividades

2001 - 2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação
Poítica Educacional e Social
Fundamentos Históficos e Filosóficos da Educação

Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição, SAPIC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 8
Outras informações
Ministra aulas nas disciplinas pelo Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição 1) Filosofia Medieval II 2) Metodologia do Trabalho Científico 3) Filosofia da Religião 4) Filosofia dos Valores 5) Filosofia Medieval I 6) Filosofia Moderna

Atividades

02/2010 - 12/2010
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Moderna
Filosofia da Religião
Filosofia Medieval I
Filosofia Medieval II
02/2009 - 12/2009
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Moderna
Filosofia da Religião
Filosofia Medieval I
Filosofia Medieval II
02/2008 - 12/2008
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Religião
Filosofia Medieval I
Filosofia Medieval II
Filosofia Moderna
02/2007 - 12/2007
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Religião
Filosofia Medieval I
Filosofia Medieval II
Filosofia Moderna
02/2006 - 12/2006
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Medieval I
Filosofia Moderna
Filosofia da Religião
Filosofia dos Valores
Filosofia Medieval II
Metodologia do Trabalho Científico

Consultoria Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão, CBPEX, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 12
Outras informações
Ministrou aula nos Cursos de Especialização

Atividades

01/2008 - 01/2008
Ensino, Ensino e Aprendizagem, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico 2
11/2007 - 11/2007
Ensino, Programa da Saúde da Família, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico 2
10/2007 - 10/2007
Ensino, Saúde Pública, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico 2
10/2007 - 10/2007
Ensino, Auditoria em Serviços de Saúde, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico 2
09/2007 - 09/2007
Ensino, Ensino e Aprendizagem, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico 2
02/2007 - 02/2007
Ensino, Programa da Saúde da Família, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico 2

Faculdades Integradas de Patos, FIP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 10
Outras informações
Ministrou aula no curso de Especialização em História e Ensino de Filosofia pela Faculdades Integradas de patos. 1) Filosofia da Educação

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 10
Outras informações
Ministrou aulas no curso de Especialização em História e Ensino de Filosofia pela Faculades Integradas de Patos. 1) Filosofia Antiga

Atividades

01/2010 - 03/2010
Ensino, História e Ensino de Filosofia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação
08/2009 - 08/2009
Ensino, História e Ensino de Filosofia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Filosofia Antiga

Faculdade Paraibana, FAP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I
Outras informações
Ministrou aulas nas seguintes disciplinas: 1) Filosofia 2) Filosofia da Ciência 3) Filosofia I 4) Metodologia do Trabalho Acadêmico 5) Competência e Liderança

Atividades

01/2005 - 10/2009
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Ciência
Competência de Liderança
Filosofia I
Metodologia do Trabalho Científico


Linhas de pesquisa


1.
Currículo e Práticas Educativas


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Currículo e Práticas Educativas
Descrição: Este Grupo de Pesquisa tem a expectativa de contribuir na área de currículo e práticas educativas com a formação de discentes e docentes do campo e da cidade visando a integração dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Agroecologia e Ciencias Agrárias. Seus objetivos são: a) Investigar processos educativos de ensino e aprendizagem dos sujeitos do campo e da cidade; b)Discutir alternativas para a educação e para a produção do conhecimento pedagógico dos sujeitos do campo e da cidade; c) Analisar práticas educativas considerando diferentes dimensões sócio-culturais dos sujeitos do campo e da cidade; d) Desenvolver metodologias para o ensino multisseriado das escolas do campo; e)Investigar as práticas didático-pedagógicas dos docentes das escolas do campo; f) Construir alternativas curriculares para a formação dos sujeitos do campo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Gabriel de Medeiros Lima - Integrante / Jalmira Linhares Damasceno Ferreira - Integrante / Nilvânia dos Santos Silva - Integrante / Ana Cláudia da Silva Rodrigues - Coordenador / Cícero Gabriel dos Santos - Integrante / Efigênia Maria Dias Costa - Integrante / Fabrícia Sousa Montenegro - Integrante / Jaqueline Poliane Costa de Sousa - Integrante.
2010 - Atual
Hipertexto Arquivos Eletrônicos e Tecnologia Educacional
Descrição: Os estudos realizados por este projeto têm contribuido em nível local, regional, como também em nível nacional e internacional para a ampliação das discussões que envolvem os aspectos da Linguística Aplicada (Linguística Computacional), Letramento Digital e Midiático, Hipertexto e Tecnologia Educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Gabriel de Medeiros Lima - Coordenador.
2002 - 2004
Teoria e História dos Direitos Humanos
Descrição: O projeto exmina a história conceitual da noção de direito humano e sua fundamentação metafísica e epistemológica na filosofia contemporânea..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gabriel de Medeiros Lima - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - Atual
PROBEX 2016 - Os Filósofos e o Céu
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gabriel de Medeiros Lima - Coordenador / CRISTIANO BONNEAU - Integrante.
2016 - Atual
PROBEX 2016 - OS JOGOS COMO INSTRUMENTOS EDUCATIVOS AUXILIARES À FORMAÇÃO MORAL DOS DISCENTES DE ESCOLAS NO CAMPO
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Gabriel de Medeiros Lima - Coordenador / Nilvânia dos Santos Silva - Integrante / Ana Cláudia da Silva Rodrigues - Integrante / Eduardo Jorge Lopes da Silva - Integrante.
2016 - Atual
PROBEX 2016 - A formação Continuada de professores para o Campo: currículo escolar e fortalecimento da identidade campesina.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Gabriel de Medeiros Lima - Coordenador / Jalmira Linhares Damasceno Ferreira - Integrante / Nilvânia dos Santos Silva - Integrante / Ana Cláudia da Silva Rodrigues - Integrante.
2016 - Atual
PROBEX 2016 - A BRINQUEDOTECA E A CULTURA LÚDICA DA INFÂNCIA
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Gabriel de Medeiros Lima - Coordenador / Jalmira Linhares Damasceno Ferreira - Integrante / Nilvânia dos Santos Silva - Integrante / Ana Cláudia da Silva Rodrigues - Integrante.
2015 - 2015
PROBEX 2015 - NÚCLEO DE EXTENSÃO NEMDR: FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA MICRORREGIÃO DE GUARABIRA
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Gabriel de Medeiros Lima - Coordenador / Jalmira Linhares Damasceno Ferreira - Integrante / Nilvânia dos Santos Silva - Integrante / Eduardo Jorge Lopes da Silva - Integrante.
2015 - 2015
PROBEX 2015 - A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO CAMPO: O PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR COMO DOCUMENTO NORTEADOR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Gabriel de Medeiros Lima - Coordenador / Jalmira Linhares Damasceno Ferreira - Integrante / Nilvânia dos Santos Silva - Integrante / Ana Cláudia da Silva Rodrigues - Integrante.
2015 - 2015
PRONATEC 2015 - PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
PROBEX 2014 - (RE)SIGNIFICAÇÃO DO CURRÍCULO DAS ESCOLAS DO BREJO PARAIBANO: CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O RECONHECIMENTO E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOS SUJEITOS CAMPESINOS.
Descrição: Iniciamos nossas atividades de extensão no municipio de Solânea e Bananeiras desde 2010 com a avaliação do currículo ofertados para as escolas do campo, a partir da formação continuada com professores. No entanto, tendo em vista o grande número de docentes e a falta de pais de alunos e representantes das comunidades escolares nas reuniões tivemos dificuldade de organizar coletivamente o projeto pedagógico curricular. Por isso, neste projeto escolhemos trabalhar com 3 escolas para contribuir com as discussões curriculares e a contextualização a partir da realidade dos sujeitos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
PROBEX 2014 - NÚCLEO DE EXTENSÃO NEMDR: FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO/DO BREJO PARAIBANO
Descrição: Este projeto tem como objetivo possibilitar ações voltadas a formação de profissionais da educação que atuam em escolas situadas no Campo. Com isso, buscamos oferecer subsídios para que os mesmos possam desenvolver propostas pedagógicas calcadas na Educação do Campo. Construindo, com isso, conhecimentos essenciais à mudança de comportamentos voltados para a melhoria da qualidade do ensino, considerando o público para o qual este se volta e, consequentemente, o mundo social, econômico e político do qual é parte. Salientamos que este projeto é parte das ações desenvolvidas pelos integrantes do ?Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural?, o (NEMDR), criado em 2011 e que, em 2012, vem desenvolvendo ações deste tipo com base em Projeto financiado pelo PROEXT/2011..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
PRONATEC 2014 - PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
PROEXT 2014 - Programa: Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural: contribuições para a (re)construção das propostas pedagógicas das escolas no/do campo situadas no brejo paraibano
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Gabriel de Medeiros Lima - Integrante / Jalmira Linhares Damasceno Ferreira - Integrante / Nilvânia dos Santos Silva - Coordenador / Ana Cláudia da Silva Rodrigues - Integrante / Eduardo Jorge Lopes da Silva - Integrante.
2013 - 2014
PORBEX 2013 - Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural: contribuições para a (re)construção das Propostas Pedagógica das escolas no/do Campo situadas no Brejo Paraibano
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Gabriel de Medeiros Lima - Coordenador / Nilvânia dos Santos Silva - Integrante / Ana Cláudia da Silva Rodrigues - Integrante / Eduardo Jorge Lopes da Silva - Integrante.
2013 - 2014
PROBEX 2013 - A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO CURRÍCULO NAS ESCOLAS DO CAMPO: CAMINHOS PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Gabriel de Medeiros Lima - Coordenador / Jalmira Linhares Damasceno Ferreira - Integrante / Nilvânia dos Santos Silva - Integrante / Ana Cláudia da Silva Rodrigues - Integrante / Eduardo Jorge Lopes da Silva - Integrante.
2013 - 2013
PROBEX 2013 - Educação de Jovens e Adultos do Campo e Direitos Humanos: Contribuições para a Formação do Homem e do Cidadão
Descrição: As políticas educacionais da atualidade são explícitas: faz-se necessário, frente à crise que se nos apresenta, pensar, a partir das condições concretas, um novo ethos para o homem, especificamente para o homem do campo . A realidade presente está repleta de situações em que a vida humana é desrespeitada contínua e repetidamente. Entre as gerações mais antigas e as mais novas, os impasses, as incompreensões e os conflitos são patentes. A sociedade atual sente aumentar as tensões e os problemas da juventude serem protelados para um futuro incerto bem como a do resgate da dignidade do homem, cuja maturidade, no mundo contemporâneo, não se constitui mais na segurança de uma vida melhor. Se essa situação é patente quando nos referimos ao homem da metrópole, o que não pensar da realidade campesina particularmente? Se os jovens do campo, apesar das melhorias sentidas no contexto da sociedade brasileira, ainda passam por realidades de extremo abandono e descaso dos poderes públicos, a realidade dos adultos dessas localidades, cujas oportunidades no passado foram intensamente diminuídas, não está distante dessa configuração social de desprezo e abandono. Nesse sentido, a nossa proposta consiste em buscar compreender a partir da situação concreta, a real condição educacional dos alunos da EJA dos municípios do semiárido, mais precisamente das cidades de Solânea e Bananeiras-PB, procurando destacar como o alcance da escolaridade contribui para sua real aquisição de direitos, logo, por conseguinte da conquista de sua cidadania..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Gabriel de Medeiros Lima - Coordenador / Jalmira Linhares Damasceno Ferreira - Integrante / Nilvânia dos Santos Silva - Integrante / Ana Cláudia da Silva Rodrigues - Integrante / DA SILVA, Eduardo Jorge Lopes - Integrante / Angelica Lima dos Santos - Integrante / Barbara Elen Gomes Lira - Integrante / Caroline Rosseline Sales dos Santos - Integrante / Claudia Barbosa de Lima - Integrante / Estobias Anselmo de Souza - Integrante / Janiely da Costa Cunha - Integrante / Josefa Clediane Dantas dos Santos - Integrante / Maria Raquel Avelino da Silva - Integrante / Sandra Maria Pereira da Costa - Integrante / Viviane Batista de Andrade - Integrante / Wellyson Lima Lacet - Integrante.
2013 - 2013
PROEXT 2013 - Formação de Profissionais da Educação no/do Campo da Região do Brejo Paraibano: contribuições do núcleo multidisciplinar para o desenvolvimento rural
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Gabriel de Medeiros Lima - Coordenador / Jalmira Linhares Damasceno Ferreira - Integrante / Nilvânia dos Santos Silva - Integrante / Ana Cláudia da Silva Rodrigues - Integrante / Eduardo Jorge Lopes da Silva - Integrante.
2012 - 2012
PROBEX 2012 - Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural (NEMDR): contribuições para a Educação do Campo
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Gabriel de Medeiros Lima - Coordenador / Nilvânia dos Santos Silva - Integrante / Ana Cláudia da Silva Rodrigues - Integrante / Eduardo Jorge Lopes da Silva - Integrante.
2011 - Atual
PROBEX 2011 - Construção do ?Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural?: construindo subsídios para a Educação do Campo
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - Atual
PROEXT 2011 - Construção do ?Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural?: construindo subsídios para a Educação do Campo
Descrição: O NEMDR (Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural) foi criado em outubro de 2011, com a aprovação do seu regimento nas instâncias superiores da UFPB (Resoluções n. 99/2011 do CONSUNI e n. 49/2011 do CONSEPE, em anexo). Assim, em 2014 continuamos as ações de extensão através do primeiro ano do Programa ?Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural: contribuições para a (re)construção das Propostas Pedagógica das escolas no/do Campo situadas no Brejo Paraibano? aprovado com recursos através do Edital PROEXT 2013, com o qual buscamos o alcance dos objetivos permanentes do NEMDR, os quais são: a) desenvolver extensão voltada ao Desenvolvimento Rural, buscando com isso contribuir com desenvolvimento sustentável do Campo mediante o processo de formação, inicial e continuada para profissionais da educação das escolas situadas no Campo; b) promover e/ou participar de eventos que visem a socialização de conhecimentos produzidos e a atualização científica, envolvendo a comunidade universitária e a sociedade em geral; c) realizar Seminário(s) Temático(s) voltado à formação dos discentes dos cursos universitários e aos professores das escolas do Campo; d) oferecer aos alunos, assim como aos seus familiares das escolas do campo, informações voltadas ao processo de implementação de sistemas agroecológicos de produção, bem como; publicar e; e) divulgar os trabalhos produzidos por seus pesquisadores..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Gabriel de Medeiros Lima - Coordenador / Jalmira Linhares Damasceno Ferreira - Integrante / Nilvânia dos Santos Silva - Integrante / Ana Cláudia da Silva Rodrigues - Integrante / DA SILVA, Eduardo Jorge Lopes - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2


Outros Projetos


2014 - Atual
A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO CURRÍCULO DAS ESCOLAS DO BREJO PARAIBANO: CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O RECONHECIMENTO E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOS SUJEITOS CAMPESINOS.
Descrição: As escolas do campo, atualmente, passam por grandes dificuldades, uma vez que faz parte das políticas governamentais o transporte dos alunos da zona rural para a zona urbana, alegando a não viabilidade da manutenção de escolas localizadas distantes da cidade. No entanto, tal política, proporciona o fechamento de muitas escolas e as que resistem sofre com salas multisseriadas, falta de professores e alunos, que muitas vezes preferem estudar na cidade por acreditar encontrar uma escola com condições de oferecer um ensino de melhor qualidade. Porém, a escola da cidade não está adequada para compreender a realidade dos povos do campo, oportunizando ao aluno situação de negação de sua cultura e de sua identidade campesina. Nosso objetivo consiste em organizar, coletivamente, projetos pedagógicos curriculares (PPC) que (re)signifique a realidade dos povos campesinos a partir da perspectiva contextualização. Os sujeitos envolvidos serão docentes e discentes da UFPB e docentes, discentes, equipe pedagógica, gestores, representação de pais e líderes comunitários. Os docentes e discentes da UFPB fazem parte do grupo de estudo e pesquisa Currículo e Práticas Educativas. A metodologia utilizada partirá da seleção junto aos gestores escolares dos municípios de Bananeiras, Borborema e Solânea de 9 escolas, sendo 3 para cada município, para realização do projeto. Em seguida realizaremos formações continuadas para a equipe para construirmos juntos um Projeto Pedagógico Curricular (PPC). Com isso, esperamos que as escolas envolvidas possam ministrar uma educação contextualiza a partir da realidade campesina contribuindo para a formação de novas identidades e o reconhecimento dos sujeitos..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Gabriel de Medeiros Lima - Integrante / Jalmira Linhares Damasceno Ferreira - Integrante / Nilvânia dos Santos Silva - Integrante / Ana Cláudia da Silva Rodrigues - Coordenador / Eduardo Jorge Lopes da Silva - Integrante / Vivian Galdino de Andrade - Integrante.
2013 - 2013
II Seminário do NEMDR: o trabalho pedagógico curricular do campo numa perspectiva democrática; I Colóquio do Curso de Especialização em Educação para Convivência com o Semiárido Brasileiro: experiência, realidade e propostas.
Descrição: Com este seminário esperamos oferecer subsídios aos profissionais da educação que atuam em escolas situadas no Campo, em particular nos municípios de Bananeiras e Solânea. As atividades estarão voltadas à adoção de um projeto pedagógico calcado na Educação do Campo, fundamentada na educação contextualizada, numa região semiárida. A equipe responsável pela execução do projeto será composta de docente e discentes do CCHSA, responsáveis por desenvolver oportunidades de formação mediantes cursos de extensão e seminários. Poderão participar: discentes e docentes do CCHSA; profissionais da educação e discentes das escolas situadas nas áreas municipais; discentes e docentes do Curso de Especialização em Educação para Convivência com o semiárido paraibano. O evento ocorrerá no Campus III da UFPB, o CCHSA, em Bananeiras durante os dias 24, 45 e 26 de abril de 2013, incluindo mesa-redonda, minicursos, oficinas e painel. As inscrições tanto para participar serão, inclusive coordenando uma destas atividades, devem ser feitas pelo link http://nemdrufpb.blogspot.com.br/p/ii-seminario.html..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (27) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Gabriel de Medeiros Lima - Integrante / Nilvânia dos Santos Silva - Coordenador / Ana Cláudia da Silva Rodrigues - Integrante / Eduardo Jorge Lopes da Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
LIMA, G. M.; SILVA, N. S. (Org.) ; DA SILVA, Eduardo Jorge Lopes (Org.) ; RODRIGUES, A. C. S. (Org.) ; ARAUJO, A. E. (Org.) ; FERREIRA, J. L. D. (Org.) . Anais do 1º Seminário Nacional do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvi- mento Rural (NEMDR), 4º Seminário de Agroecologia, Resistência e Educação do Campo e 1º Seminário do Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas. 1. ed. João Pessoa-PB: UFPB, 2014. 601p .

2.
DA SILVA, Eduardo Jorge Lopes (Org.) ; SILVA, N. S. (Org.) ; RODRIGUES, A. C. S. (Org.) ; LIMA, G. M. (Org.) . Educação do Campo: Relatos de Experiências. 1. ed. João Pessoa: UFPB, 2013. 278p .

Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, G. M.; GIRAO, T. A. ; VITAL, P. . POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E OS MOVIMENTOS DE EDUCAÇÃO POPULAR. Anais do 1º Seminário Nacional do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvi- mento Rural (NEMDR), 4º Seminário de Agroecologia, Resistência e Educação do Campo e 1º Seminário do Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas. 1ed.João Pessoa-PB: UFPB, 2014, v. 1, p. 24-28.

2.
LIMA, G. M.; SANTOS, C. R. S. ; SILVA, G. S. ; SOUTO, D. B. . DIREITOS HUMANOS E EJA DO CAMPO: CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA. Anais do 1º Seminário Nacional do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvi- mento Rural (NEMDR), 4º Seminário de Agroecologia, Resistência e Educação do Campo e 1º Seminário do Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas. 1ed.João Pessoa-PB: UFPB, 2014, v. 1, p. 19-23.

3.
DA SILVA, Eduardo Jorge Lopes ; SILVA, N. S. ; RODRIGUES, A. C. S. ; LIMA, G. M. . DO NÚCLEO DE EXTENSÃO MULTIDISCIPLINAR PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL (NEMDR): CONTRIBUIÇÕES PARA O FORTALECIMENTO DA DÍADE COMUNIDADE-UNIVERSIDADE. In: Eduardo Jorge Lopes da Silva; Nilvânia dos Santos Silva; Ana Cláudia da Silva Rodrigues; Gabriel de Medeiros Lima. (Org.). Educação do Campo: Relatos de Experiências. 1ed.João Pessoa: UFPB, 2013, v. , p. 13-38.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, G. M.. DIREITOS HUMANOS E EJA DO CAMPO: CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFRB, 2013, Amargosa-BA. A educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação. Amargosa-BA, 2013.

2.
LIMA, G. M.. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPO SOB A PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS E SUA APLICAÇÃO. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFRB, 2013, Amargosa-BA. A educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação. Amargosa-BA, 2013.

3.
LIMA, G. M.. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO E DIREITOS HUMANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO HOMEM E DO CIDADÃO. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFRB, 2013, Amargosa-BA. A educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação. Amargosa-BA, 2013.

4.
LIMA, G. M.. EDUCAÇÃO INFANTIL E CLASSES MULTISSERIADAS NO CAMPO SOB UM OLHAR IDENTITÁRIO E DE CONQUISTA. In: ENEX - XIV Encontro de Extensão, 2013, Areia-PB. A CONSTRUÇÃO DOCONHECIMENTO NO COTIDIANO ACADÊMICO: PRÁTICAS E REFLEXÕES, 2013.

5.
LIMA, G. M.. DIREITOS HUMANOS E EJA DO CAMPO: CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA. In: ENEX - XIV Encontro de Extensão, 2013, Areia-PB. A CONSTRUÇÃO DOCONHECIMENTO NO COTIDIANO ACADÊMICO: PRÁTICAS E REFLEXÕES, 2013.

6.
LIMA, G. M.. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPO, DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS. In: ENEX - XIV Encontro de Extensão, 2013, Areia-PB. A CONSTRUÇÃO DOCONHECIMENTO NO COTIDIANO ACADÊMICO: PRÁTICAS E REFLEXÕES, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, G. M.. Kant, os Sofistas e a Irredutibilidade do Ser ao Pensar. In: VI CCHLA - Conhecimento em Debate, 2002, João Pessoa. CCHLA - Conhecimento em Debate. João Pessoa: UFPB, 2002. p. 45-45.

2.
LIMA, G. M.. O Papel da Retórica na Política segundo Aristóteles. In: V CCHLA - Conhecimento em Debate, 2000, João Pessoa. V CCHLA - Conhecimento em Debate. João Pessoa: UFPB, 2000. p. 96-96.

3.
LIMA, G. M.. O Problema da Constituição da Boa Vontade no Sujeito Transcendental. In: V Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 1997, João Pessoa. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (V Encontro de Iniciação Científica da UFPB). João Pessoa: UFPB, 1997. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, G. M.. DIREITOS HUMANOS E EJA DO CAMPO: CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, G. M.. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPO SOB A PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS E SUA APLICAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIMA, G. M.. DIREITOS HUMANOS E EJA DO CAMPO: CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
LIMA, G. M.. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPO, DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
LIMA, G. M.. EDUCAÇÃO INFANTIL E CLASSES MULTISSERIADAS NO CAMPO SOB UM OLHAR IDENTITÁRIO E DE CONQUISTA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
LIMA, G. M.. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO E DIREITOS HUMANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO HOMEM E DO CIDADÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LIMA, G. M.. Kant, os Sofistas e a Irredutibilidade do Ser ao Pensar. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIMA, G. M.. O Problema da Constituição da Boa Vontade no Sujeito Transcendental. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
LIMA, G. M.. O Papel da Retórica na Política segundo Aristóteles. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LIMA, G. M.. Kant e o Problema da Constituição da Boa Vontade no Sujeito Transcendental. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, G. M.; HURTADO, Jordi Carmona ; FERREIRA, A. D. ; DUARTE, A. F. . O Homem da Sociedade e sua Máscara. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, N. S. ; LIMA, G. M. ; RODRIGUES, A. C. S. ; FERREIRA, J. L. D. ; DA SILVA, Eduardo Jorge Lopes . I Seminário Internacional do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural (NEMDR); I Seminário Nacional do Grupo de Pesquisa Currículo e Praticas Educativas. 2015. .

2.
SILVA, N. S. ; LIMA, G. M. ; RODRIGUES, A. C. S. ; DA SILVA, Eduardo Jorge Lopes ; FERREIRA, J. L. D. ; ARAUJO, A. M. R. B. ; ARAUJO, A. E. . I Seminário Nacional do NEMDR (Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural)/ IV Seminário de Agroecologia, Resistência e Educação do Campo/ I Seminário do Grupo de Pesquisa Currículo e Praticas Educativas. 2014. .

3.
SILVA, N. S. ; LIMA, G. M. ; RODRIGUES, A. C. S. ; DA SILVA, Eduardo Jorge Lopes . II Seminário do NEMDR: o trabalho pedagógico curricular do campo numa perspectiva democrática; I Colóquio do Curso de Especialização em Educação para Convivência com o Semiárido Brasileiro: experiência, realidade e propostas.. 2013. .

4.
LIMA, G. M.; SILVA, N. S. ; RODRIGUES, A. C. S. ; LIMA, F. A. . I Seminário do NEMDR - ?Diretrizes Curriculares da Educação do Campo: Trabalhando a Proposta Pedagógica?. 2012. .

5.
LIMA, G. M.; SILVA, N. S. ; RODRIGUES, A. C. S. . Educação do Campo: relexões iniciais. 2011. .

Demais trabalhos
1.
LIMA, G. M.. História da Filosofia Moderna. 2010 (Disciplina) .

2.
LIMA, G. M.. História da Filosofia Medieval I. 2010 (Disciplina) .

3.
LIMA, G. M.. História da Filosofia Antiga. 2010 (Disciplina) .

4.
LIMA, G. M.. Filosofia da Educação. 2010 (Disciplina) .

5.
LIMA, G. M.. História da Filosofia Medieval I. 2009 (Disciplina) .

6.
LIMA, G. M.. História da Filosofia Moderna. 2009 (Disciplina) .

7.
LIMA, G. M.. História da Filosofia Medieval II. 2009 (Disciplina) .

8.
LIMA, G. M.. Filosofia da Religião. 2009 (Disciplina) .

9.
LIMA, G. M.. Introdução à Filosofia. 2009 (Disciplina) .

10.
LIMA, G. M.. Introdução à Sociologia. 2009 (Disciplina) .

11.
LIMA, G. M.. Filosofia das Ciências. 2009 (Disciplina) .

12.
LIMA, G. M.. História do Pensamento Filosófico Científico. 2009 (Disciplina) .

13.
LIMA, G. M.. História da Filosofia Medieval I. 2008 (Disciplina) .

14.
LIMA, G. M.. História da Filosofia Moderna. 2008 (Disciplina) .

15.
LIMA, G. M.. Filosofia da Religião. 2008 (Disciplina) .

16.
LIMA, G. M.. História da Filosofia Medieval II. 2008 (Disciplina) .

17.
LIMA, G. M.. Instrodução à Filosofia. 2008 (Disciplina) .

18.
LIMA, G. M.. Metodologia do Trabalho Científico II. 2008 (Disicplina) .

19.
LIMA, G. M.. História da Filosofia Moderna. 2007 (Disciplina) .

20.
LIMA, G. M.. História da Filosofia Medieval I. 2007 (Disciplina) .

21.
LIMA, G. M.. Filosofia da Religião. 2007 (Disciplina) .

22.
LIMA, G. M.. História da Filosofia Medieval II. 2007 (Disciplina) .

23.
LIMA, G. M.. Introdução à Filosofia. 2007 (Disciplina) .

24.
LIMA, G. M.. Competência e Liderança. 2007 (Disciplina) .

25.
LIMA, G. M.. Metodologia do Trabalho Científico II. 2007 (Disciplina) .

26.
LIMA, G. M.. Filosofia da Religião. 2006 (Disciplina) .

27.
LIMA, G. M.. Metodologia do Trabalho Científico. 2006 (Disciplina) .

28.
LIMA, G. M.. História da Filosofia Medieval II. 2006 (Disciplina) .

29.
LIMA, G. M.. Metodologia do Trabalho Acadêmico. 2006 (Disciplina) .

30.
LIMA, G. M.. Filosofia. 2006 (Disciplina) .

31.
LIMA, G. M.. Filosofia dos Valores. 2006 (Disciplina) .

32.
LIMA, G. M.. Filosofia. 2005 (Disciplina) .

33.
LIMA, G. M.. Filosofia da Ciência. 2005 (Disciplina) .

34.
LIMA, G. M.. Fundamentos Históficos e Filosóficos da Educação. 2005 (Disciplina) .

35.
LIMA, G. M.. Fundamentos Históficos e Filosóficos da Educação. 2004 (Disciplina) .

36.
LIMA, G. M.. Fundamentos Históficos e Filosóficos da Educação. 2003 (Disciplina) .

37.
LIMA, G. M.. Política Educacional e Social. 2003 (Disciplina) .

38.
LIMA, G. M.. Sociologia da Educação. 2003 (Disciplina) .

39.
LIMA, G. M.. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. 2002 (Disciplina) .

40.
LIMA, G. M.. Sociologia da Educação. 2002 (Disciplina) .

41.
LIMA, G. M.. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. 2001 (Disciplina) .

42.
LIMA, G. M.. Antropologia Filosófica. 2001 (Disciplina) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LIMA, G. M.; SILVA, N. S.; FERREIRA, J. L. D.. Participação em banca de MARIA DAS DORES SILVA DOS SANTOS. COMO OS PROFESSORES INCENTIVAM OS ASPECTOS AFETIVOS E MOTIVACIONAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EJA?. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
LIMA, G. M.; SILVA, N. S.. Participação em banca de Maria José da Silva. Como desenvolver/inserir as políticas públicas de convivência com o semiárido. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para Convivência com o Semiárido Brasil) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
ARAUJO, L. F.; LIMA, G. M.; LIMA, F. A.. Participação em banca de José Jeremias Cavalcanti. Evasão Escolar nas 8a Séries da Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual de Ensino Fundamental John Kennedy, Guarabira-PB no Período 2006-2010. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização na Modalidade de Jovens e Adultos) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
LIMA, G. M.; LIMA, F. A.; ARAUJO, L. F.. Participação em banca de Maria do Socorro Medeiros de Araújo. Prática de Leitura como Condição de Sociabilização dos Alunos da EJA na Cidade de Juazeirinho-. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização na Modalidade de Jovens e Adultos) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
LIMA, G. M.. Participação em banca de Marineide de Jesus Nobre Silva. A Importância do Brinquedo e da Brincadeira para o Desenvolvimento da Linguagem. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Aberta Vida.

6.
LIMA, G. M.. Participação em banca de Célia Maria da Silva Costa. A Importância da Avaliação e o Papel do Psicopedagogo no Processo Ensino-Aprendizagem. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Aberta Vida.

7.
LIMA, G. M.. Participação em banca de Nadja Bezerra dos Santos. Família e Psicopedagogia: Uma Parceria em Prol da Aprendizagem. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Aberta Vida.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, G. M.; SILVA, N. S.; RODRIGUES, A. C. S.. Participação em banca de ANA CALINE ALEXANDRE DA SILVA.A RELEVÂNCIA DAS AÇÕES DE PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE UMA PEDAGOGA, VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
LIMA, G. M.; SILVA, N. S.; RODRIGUES, A. C. S.. Participação em banca de ANA CARLA DA SILVA COSTA.OS JOGOS NO APRENDIZADO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
SUAREZ, P. R.; LIMA, G. M.; COSTA, L. M. G.. Participação em banca de Mônica Raimundo Gonçalves.Atendimento ao Público nas Organizações: Qualidade Estratégica dos Serviços e Produtos nas Empresas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

4.
SUAREZ, P. R.; LIMA, G. M.; COSTA, L. M. G.. Participação em banca de Robson Antão de Medeiros.Administração de Sistema de Informação: o Caso de ONG AIDS em Campina Grande-PB. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

5.
ALMEIDA, M. L.; LIMA, G. M.; MESQUITA, M. S. A.. Participação em banca de Francisco Felipe Barreto Oliveira.Comunicação Organizacional Interna: um Estudo de Caso em uma Instituição Financeira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

6.
ALMEIDA, M. L.; LIMA, G. M.; MESQUITA, M. S. A.. Participação em banca de Marcos Ribeiro das Chagas.Administração de Pessoas: Fundamentação e Conceitos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

7.
PIRES, E. C. M. G.; LIMA, G. M.; COSTA, L. M. G.. Participação em banca de Márcio André de Souza Ferreira.Administração Financeira: Importância da Gestão de Pessoas no Desenvolvimento Financeiro Organizacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

8.
PIRES, E. C. M. G.; LIMA, G. M.; CAVALCANTI, M. C. M.. Participação em banca de Hijonete Leal Gomes.Gestão de Marketing de Relacionamento: um Estudo sobre sua Abordagem em Hotéis da Cidade de João Pessoa-PB. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

9.
MIRANDA, R. S. S.; LIMA, G. M.; CAVALCANTI, M. C. M.. Participação em banca de João Batista Ferreira.Avaliação do Nível de Motivação dos Colaboradores do Núcleo de Zeladoria e Vigilância da SEDS (PMPB/PC). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

10.
CAVALCANTI, M. C. M.; LIMA, G. M.; MESQUITA, M. S. A.. Participação em banca de Marcos Alves Pontes de Queiroz.A Importância do Controle de Movimentação de Materiais numa Empresa Pública. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

11.
PIRES, E. C. M. G.; LIMA, G. M.; CAVALCANTI, M. C. M.. Participação em banca de Lorena Matias Advincula Falcão.Influência da Universidade Corporativa Banco do Brasil na Prática dos seus Colaboradores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

12.
CAVALCANTI, M. C. M.; LIMA, G. M.; MESQUITA, M. S. A.. Participação em banca de João Artur de Queiroz Júnior.Abordagem Logística: um Enfoque numa Distribuidora de Água Mineral na Grande João Pessoa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

13.
CAVALCANTI, M. C. M.; LIMA, G. M.; MESQUITA, M. S. A.. Participação em banca de Wellington Barbosa Mendonça.Estudo de Caso: Análise das Atividades do Departamento de Recursos Humanos da Empresa Eletroluz LTDA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

14.
CAVALCANTI, M. C. M.; LIMA, G. M.; MESQUITA, M. S. A.. Participação em banca de Maria Dayse Adiarles da Silva Santos.Atualização do Sistema Shop Control 8 na Empresa Rommanel. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

15.
SUAREZ, P. R.; LIMA, G. M.; COSTA, L. M. G.. Participação em banca de Caio Múcio Alves Alexandre.Análise sobre a Motivação na ONG Telecom. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

16.
ALMEIDA, M. L.; LIMA, G. M.; ALCOFORADO, E. S.. Participação em banca de Cléber Adiel Menezes de Melo.Desenvolvimento Regional Sustentável: a Experiência do Banco do Brasil na Comunidade Três Rios. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

17.
GALDINO, K. E.; LIMA, G. M.; COSTA, L. M. G.. Participação em banca de Luís Antônio Vasconcelos.Análise da Viabilidade Financeira e Econômica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

18.
SUAREZ, P. R.; LIMA, G. M.; COSTA, L. M. G.. Participação em banca de Marília Michelli Costa Oliveira.Tecnologias da Informação e Comunicação no Setor Público: um Estudo de Como o Uso das TIS Influência no Desempenho de Funções no Setor Administrativo Financeiro da Administração. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

19.
SUAREZ, P. R.; LIMA, G. M.; COSTA, L. M. G.. Participação em banca de Monalisa Vasconcelos Ernesto.Ponto Eletrônico: Impacto e Implicações da Inovação Tecnológica: um Estudo de Caso no Âmbito Jurídico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

20.
SUAREZ, P. R.; LIMA, G. M.; COSTA, L. M. G.. Participação em banca de Einstein Alencar Melo.Avaliação e Busca de Informações que Possam Maximizar os Lucros da Einstein Networks & Pro Stuidos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

21.
QUEIROZ, C. T. A. P.; LIMA, G. M.; MESQUITA, M. S. A.. Participação em banca de Francisco Otávio de Lima Valverde.Análise Organizacional como Ferramenta de Gestão em uma Pequena Empresa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

22.
SUAREZ, P. R.; LIMA, G. M.; COSTA, L. M. G.. Participação em banca de Ilka Lacet Vaz Gondim.Rotatividade de Pessoal: Influência e Impacto na Gestão das Organizações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

23.
SUAREZ, P. R.; LIMA, G. M.; COSTA, L. M. G.. Participação em banca de Janayna Gouveia Meira.Gestão da Informação para a Qualidade da Gestão Escolar: um Estudo Realizado na Escola Felix Daltro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

24.
SUAREZ, P. R.; LIMA, G. M.; COSTA, L. M. G.. Participação em banca de Jean Ronnie de Azevedo.A Importância da Tecnologia de Informação na Organização Pública em Picuí - PB. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

25.
ALMEIDA, M. L.; LIMA, G. M.; MESQUITA, M. S. A.. Participação em banca de Jeanne Cristina Paes Barreto de Dier.Gestão por Competência: um Estudo de Caso em uma Agência do Banco do Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

26.
SUAREZ, P. R.; LIMA, G. M.; COSTA, L. M. G.. Participação em banca de João Antônio Nogueira.Mudanças e Estresse no Ambiente de Trabalho da Pelágio Oliveira S/A - Filial Paraíba. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

27.
CAVALCANTI, M. C. M.; LIMA, G. M.; MESQUITA, M. S. A.. Participação em banca de Aderbal Alves Pontes de Queiroz.A Importância do SIG - Sistema de Informações Gerenciais para uma Seguradora de Veículos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

28.
MIRANDA, R. S. S.; LIMA, G. M.; COSTA, L. M. G.. Participação em banca de Ruiter Lima Verde.Perspectivas da Qualidade de Vida no Trabalho: Análise dos Mecanismos Diferenciais Assegurados da QVT no Banco do Brsil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

29.
COSTA, L. M. G.; LIMA, G. M.; VALVERDE, L. P. M.. Participação em banca de Leoberto Gomes Barreto.Gestão de Pessoas por Cometência no Banco do Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

30.
COSTA, L. M. G.; LIMA, G. M.; VALVERDE, L. P. M.. Participação em banca de Marconi Campelo Pereira.Qualidade nos Serviços de Atendimento ao Cliente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

31.
COSTA, L. M. G.; LIMA, G. M.; NOGUEIRA, V. B. M.. Participação em banca de Ronaldo Bezerra de Sousa Lima.Qualidade de Vida no Trabalho: a Visão dos Funcionários da Superintendência de Negócios Varejo e Governo da Paraíba do Banco do Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

32.
PIRES, E. C. M. G.; LIMA, G. M.; COSTA, L. M. G.. Participação em banca de Rosiany Maia Espíndola Rodrigues.Empreendedorismo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

33.
COSTA, L. M. G.; LIMA, G. M.. Participação em banca de Luiz Alberto Barros Godinho.Marketing de Relacionamento e Fidelização: Diferencial Competitivo na Prestação de Serviços da MGM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba.

34.
SUAREZ, P. R.; LIMA, G. M.; COSTA, L. M. G.. Participação em banca de Alexandra Araújo Fernandes.Análise da Qualidade dos Serviços Realizados pelo Serviço Notorial e Registral de Taperoá-PB. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba.

35.
LIMA, G. M.. Participação em banca de Augusto Manoel de Lira.A Felicidade na Brevidade da Vida na Perspectiva de Sêneca. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição.

36.
LIMA, G. M.. Participação em banca de José Roberto Gomes.A Angústia da Morte na Filosofia de Heidegger. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição.

37.
LIMA, G. M.. Participação em banca de Carlos Roberto Donato da Silva.O Sentido Originário do Tempo em Santo Agostinho. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição da Paraíba.

38.
LIMA, G. M.. Participação em banca de Adriano Félix da Silva.Niilismo como Caminho para o Super-Homem em Friedrich Nietzsche. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição da Paraíba.

39.
LIMA, G. M.. Participação em banca de José Roberto Gomes.O Conceito de Angústia da Morte em Heidegger em Oposição à Contemporaneidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição da Paraíba.

40.
LIMA, G. M.. Participação em banca de Ismael Carlos Cunha.Uma Abordagem Rousseauniana sobre os Fundamentos da Desigualdade Polítca entre os Homens. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição da Paraíba.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ENCONTRO - ENEX - CAMPUS IV.OS FILÓSOFOS E O CÉU- UM ESTUDO SOBRE A COSMOLOGIA DE ARISTÓTELES.. 2016. (Encontro).

2.
EXPOTEC 2016: CIÊNCIA NA ALIMENTAÇÃO DO BRASIL. NEMDR E A EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2016. (Exposição).

3.
II ENCONTRO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA DOS CAMPI DO INTERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA.A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA CRÍTICA DE MUNDO E O PROEJTO DE LEI (NO 867/15), ESCOLA SEM PARTIDO. 2016. (Encontro).

4.
V SECAMPO - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS.DA SUBJETIVIDADE: ESPECIFICIDADES ENTRE VALORES MODERNOS E PÓS-MODERNOS. 2016. (Seminário).

5.
V SECAMPO - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS. 2016. (Seminário).

6.
V SEMANA PARAIBANA DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS.O ENSINO DE FILOSOFIA E A EXPERIÊNCIA DE UMA CULTURA CRÍTICA DE MUNDO. 2016. (Encontro).

7.
V SEMANA PARAIBANA DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS.O ENSINO DE FILOSOFIA. 2016. (Encontro).

8.
I Seminário Nacional do NEMDR. 2014. (Seminário).

9.
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2013. (Seminário).

10.
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO.Das implicações da implantação e execução do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural. 2013. (Seminário).

11.
II Semana de Ciência, Tecnologia, Esporte, Arte e Cultura.REFLEXÕES ACERCA DAS ATIVIDADES INICIAIS DO NÚCLEO DE EXTENSÃO MULTIDISCIPLINAR PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL. 2012. (Encontro).

12.
II Semana de Ciência, Tecnologia, Esporte, Arte e Cultura.O NEMDR (NÚCLEO DE EXTENSÃO MULTIDISCIPLINAR PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL): AÇÕES VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2012. (Encontro).

13.
I Seminário do NEMDR - ?Diretrizes Curriculares da Educação do Campo: Trabalhando a Proposta Pedagógica?. 2012. (Seminário).

14.
I Colóquio Transdisciplinar de Educação do Campo. 2011. (Outra).

15.
IV Encontro de Pedagogia - Práticas Educativas, Culturas e Diversidades ss. 2011. (Encontro).

16.
VI CCHLA - Conhecimento em Debate.Kant, os Sofistas e a Irredutibilidade do Ser ao Pensar. 2002. (Seminário).

17.
Curso de Formação de Educadores em Direito Humanos. 2001. (Outra).

18.
Curso de História e Teoria do Estado de Direito e a Doutrina dos Direitos do Homem. 2000. (Outra).

19.
I Seminário Interno da Pós-Graduação em Filosofia da UFPB.Kant e o Problema da Constituição da Boa Vontade no Sujeito Transcendental. 2000. (Seminário).

20.
V CCHLA - Conhecimento em Debate.O Papel da Retórica na Política Segundo Aristóteles. 2000. (Seminário).

21.
V Encontro de Iniciação Cinetífica da UFPB.O Problema da Constituição da Boa Vontade no Sujeito Transcendental. 1997. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, G. M.; BONNEAU, C. . COLÓQUIO INTERNACIONAL LEIBNIZ NO NORDESTE. 2017. (Outro).

2.
BONNEAU, C. ; LIMA, G. M. ; DA SILVA, R. M. ; MACAÍBA, B. ; FERREIRA, A. D. . V Semana Paraibana de Filosofia e Ciências Sociais. 2016. (Outro).

3.
LIMA, G. M.. ENCONTRO - ENEX - CAMPUS II E III. 2016. (Outro).

4.
LIMA, G. M.; SILVA, N. S. ; RODRIGUES, A. C. S. ; FERREIRA, J. L. D. ; DA SILVA, Eduardo Jorge Lopes . I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO NÚCLEO DE EXTENSÃO MULTIDISCIPLINAR PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL (NEMDR). 2015. (Outro).

5.
LIMA, G. M.; RODRIGUES, A. C. S. ; SILVA, N. S. ; FERREIRA, J. L. D. ; DA SILVA, Eduardo Jorge Lopes . I SEMINÁRIO NACIONAL DO GRUPO DE PESQUISA CURRÍCULO E PRÁTICAS EDUCATIVAS. 2015. (Outro).

6.
LIMA, G. M.; SILVA, N. S. . I Seminário Nacional do NEMDR (Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural)/ IV Seminário de Agroecologia, Resistência e Educação do Campo/ I Seminário do Grupo de Pesquisa Currículo e Praticas Educativas. 2014. (Outro).

7.
LIMA, G. M.; SILVA, N. S. ; RODRIGUES, A. C. S. . II Seminário O Trabalho Pedagógico Curricular do Campo numa Perspectiva Democrática. 2013. (Outro).

8.
LIMA, G. M.; SILVA, N. S. ; RODRIGUES, A. C. S. . I Seminário do NEMDR - Diretrizes Curriculares da Educação do Campo: Trabalhando a Proposta Pedagógica. 2012. (Outro).

9.
Maria Aparecida Valentim Afonso ; LIMA, F. A. ; REBOUCAS, A. F. ; FERREIRA, J. L. D. ; BARBOSA, R. C. ; LIMA, G. M. . I Colóquio Interdisciplinar do Curso de Pedagogia. 2011. (Outro).

10.
LIMA, G. M.; MACEDO, G. ; SILVA, J. B. . (GT) - Práticas Educativas, Culturais e Diversidades em Alfabetização, Leitura e Escrita. 2011. (Exposição).

11.
LIMA, G. M.; LIMA, F. A. ; BARBOSA, R. C. ; FERREIRA, J. L. D. ; REBOUCAS, A. F. ; SILVA, N. S. ; Maria Aparecida Valentim Afonso ; ARAUJO, L. F. ; RODRIGUES, A. C. S. . IV Encontro de Pedagogia - Práticas Educativas, Culturais e Diversidades. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
JOSÉ BRUNO ALVES DA CRUZ. FILOSOFIA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: DIÁLOGOS E AÇÕES EM PROL DA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARIA DAS DORES SILVA DOS SANTOS. COMO OS PROFESSORES INCENTIVAM OS ASPECTOS AFETIVOS E MOTIVACIONAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EJA?. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Gabriel de Medeiros Lima.

2.
Maria do Socorro Medeiros de Araújo. Prática de Leitura como Condição de Sociabilização dos Alunos da EJA na Cidade de Juazeirinho-PB. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização na Modalidade de Jovens e Adultos) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Gabriel de Medeiros Lima.

3.
Maria Rodrigues da Silva. O Lúdico na Educação Infantil e as Propostas Pedagógicas. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Gestão do Ensino-Aprendizagem) - Centro Universitário de João Pessoa. Orientador: Gabriel de Medeiros Lima.

4.
Mercês dos Santos Silva. O Lúdico como Forma de Aprendizagem na Educação Infantil. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Gestão do Ensino-Aprendizagem) - Centro Universitário de João Pessoa. Orientador: Gabriel de Medeiros Lima.

5.
Ailêda Viana de A. Maia Melo. Doação de Órgãos e Anencéfalos: Considerações Éticas. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Saúde da Família) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Gabriel de Medeiros Lima.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
RÔMULO DA SILVA LIMA. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Gabriel de Medeiros Lima.

2.
Paulo Roberto Mota dos Santos. DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICO-METODOLÓGICA NECESSÁRIA AO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS E ADULTOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Gabriel de Medeiros Lima.

3.
Ronaldo Bezerra de Sousa Lima. Qulidade de Vida no Trabalho: a Visão dos Funcionários da Superintendência de Negócios Varejo e Governo da Paraíba do Banco do Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Gabriel de Medeiros Lima.

4.
Leoberto Gomes Barreto. Gestão de Pessoas por Competência no Banco do Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Gabriel de Medeiros Lima.

5.
Marconi Campelo Pereira. Qualidade nos Serviços de Atendimento ao Cliente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração a Distância) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Gabriel de Medeiros Lima.

6.
Felipe Almeida Dantas. Levinas e a Ética da Alteridade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição. Orientador: Gabriel de Medeiros Lima.

7.
Adriano Félix da Silva. Niilismo como Caminho para o Super-Homem em Friedrich Nietzsche. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Filosofia) - Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição da Paraíba. Orientador: Gabriel de Medeiros Lima.

8.
José Roberto Gomes. O Conceito de Angústia da Morte em Heidegger em Oposição à Contemporaneidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Gabriel de Medeiros Lima.

9.
Ismael Carlos Cunha. Uma Abordagem Rousseauniana sobre os Fundamentos da Desigualdade Polítca entre os Homens. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição da Paraíba. Orientador: Gabriel de Medeiros Lima.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, G. M.; LIMA, F. A. ; BARBOSA, R. C. ; FERREIRA, J. L. D. ; REBOUCAS, A. F. ; SILVA, N. S. ; Maria Aparecida Valentim Afonso ; ARAUJO, L. F. ; RODRIGUES, A. C. S. . IV Encontro de Pedagogia - Práticas Educativas, Culturais e Diversidades. 2011. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 6:42:42