Lúcio Campos Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3093166585234177
  • Última atualização do currículo em 07/03/2018


possui Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), mestrado pelo Instituto de Física Teórica - Universidade Estadual Paulista (2000) e doutorado pelo Instituto de Física Teórica - Universidade Estadual Paulista (2004). Tem experiência na área de Teoria de Campos com ênfase no estudo de correções radiativas e processos de renormalização. Atualmente, tem atuado também na área de Física da Matéria Condensada, em particular no estudo de propriedades de sistemas fortemente correlacionados com baixa dimensionalidade, e na área de Ensino de Física, com os temas: políticas educacionais, formação de professores e história e epistemologia da física. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lúcio Campos Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, Lúcio Campos;Costa, L.;Costa, Lucio;COSTA, L. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas.
Rua Santa Adélia, 166, Bloco A, sala 643-3
Bangú
09210-170 - Santo Andre, SP - Brasil
Telefone: (11) 49968391
URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Fisica.
Instituto de Física Teórica - Universidade Estadual Paulista, IFT-UNESP, Brasil.
com período sanduíche em Université de Paris VII (Jussieu) - LPTHE (Orientador: Guy Bonneau).
Título: Estudo da Violação das Simetrias de Lorentz e CPT na Eletrodinâmica Quântica, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Jeferson de Lima Tomazelli.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: teoria de campos; teoria da renormalização.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física das Partículas Elementares e Campos / Especialidade: Teoria Geral de Partículas e Campos.
2005 interrompida
Mestrado interrompido em 2008 em Filosofia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Dinâmica da Produção de Conhecimento e as Novas Relações entre a Ciência, Estado e Sociedade,Orientador: Pablo Rubén Mariconda.
Ano de interrupção: 2008
Palavras-chave: filosofia das ciências; sociologia das ciências.
Grande área: Ciências Humanas
1998 - 2000
Mestrado em Física.
Instituto de Física Teórica - Universidade Estadual Paulista, IFT-UNESP, Brasil.
Título: Aplicações do Formalismo de Dalibard, Dupont-Roc e Cohen-Tannoudji ao Estudo da Interação da Radiação com a Matéria a Baixas Energias,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Jeferson de Lima Tomazelli.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: correções radiativas; Thermo Field Dynamics.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1993 - 1997
Graduação em Bacharelado em Física.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Pós-doutorado


2009 - 2010
Pós-Doutorado.
Johann-Wolfgang Goethe Universität Frankfurt/Main, Uni-Frankfurt, Alemanha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2005 - 2006
Pós-Doutorado.
Centro Internacional de Física da Matéria Condensada, CIFMC, Brasil.
Bolsista do(a): Instituto Brasileiro de Energia e Materias, IBEM, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra


Formação Complementar


2007 - 2007
Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 56h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2003 - 2003
Estágio/Residência - Departamento de Radioterapia. (Carga horária: 240h).
Hospital do Cancer - SP, HC-SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2018 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Licenciatura em Física.
01/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

05/2013 - Atual
Ensino, Mestrado Nacional em Ensino de Física, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marcos do Desenvolvimento da Física (2013_2, 2014_2)
09/2011 - Atual
Ensino, Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Docência no Ensino Superior (2014.3)
Tópicos em Ensino de Ciência e Matemática (2011.3)
Tópicos em História das Ciências e Matemática (2014.2)
Ensino e História das Ciências e Matemática (2016.3, 2017.3)
04/2009 - Atual
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Térmica (2013.2)
História das Ciências e Ensino (2014/2)
Mecânica Geral (2014/3)
Políticas Educacionais (2009/2, 2011/3, 2012/3, 2013/3)
Práticas de Ensino de Física I (2011/2)
Práticas de Ensino de Física II (2012/2)
Princípios de Mecânica Quântica (2010/3, 2011/3)
11/2008 - Atual
Ensino, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna (2011/1)
Bases Experimentais das Ciências Naturais (2011/2)
Fenômenos Eletromagnéticos (2013/2)
Física do Contínuo (2009/1)
Introdução às Equações Diferencias Ordinárias (2008/3)
01/2016 - 12/2017
Direção e administração, Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

Cargo ou função
Vice-coordenador do curso de Licenciatura em Física.
01/2017 - 06/2017
Extensão universitária , Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do Projeto de Extensão: IV International UFABC-CERN Masterclass in Particle Physic.
02/2012 - 04/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Avaliação de Estágio Probatório - Filosofia (Bacharelado e Licenciatura)).
12/2014 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Universidade Federal do ABC, .

Cargo ou função
Membro Titular do Colegiado do Curso de Pós Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática.
10/2012 - 10/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

01/2016 - 06/2016
Extensão universitária , Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do Projeto de Extensão: III International UFABC-CERN Masterclass in Particle Physics.
11/2008 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

Cargo ou função
Membro Titular - Coordenação do Curso de Licenciatura em Física.
08/2013 - 08/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

Cargo ou função
Membro Suplente eleito do Conselho do CCNH.
03/2012 - 03/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

Cargo ou função
Membro das Comissões de Revisão do Projeto Pedagógico das Licenciaturas da UFABC.
08/2011 - 08/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

Cargo ou função
Membro Titular (eleito) - Conselho CCNH.
10/2011 - 10/2011
Extensão universitária , Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Avaliador da exposição: Ciência com Humor - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos.
09/2011 - 09/2011
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Naturais e Humanas, Centro de Ciências Naturais e Humanas.

Atividade realizada
Avaliador do IV Simpósio de Iniciação Científica da UFABC.
02/2009 - 05/2009
Extensão universitária , Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Curso: Educação Científica, Sociedade e Cultura (2009/1).

Goethe Universität Frankfurt am Main, UNI-FRANKFURT, Alemanha.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2009 - 08/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Institut für Theoretische Physik, .


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2006 - 10/2008
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos Matemáticos para a Física (2008-1)
Evolução da Fisica I (2007-1 e 2007-2)
Fisica II (2007-1)
Fundamentos Filosóficos e Sócio-Históricos da Educação (2006-2)
Prática de Ensino de Físca I (2008/2)
Prática de Ensino de Física III (2008/2)
08/2006 - 06/2008
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Experimental 1 (2007 e 2008/1)
09/2006 - 09/2006
Extensão universitária , Campus de Catalão, .

Atividade de extensão realizada
Mini-Curso - Simpósio do Curso de Matemática do Campus de Catalão - Título: A Aquisição do Conhecimento Científico.

Universidade de Paris, U.P., França.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Colaboração Científica. Suporte financeiro parcial: Centre Nacional de la Recherche Scientifique - CNRS, França.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Estudante de Doutorado, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Doutorado Sanduiche, Bolsista Fapesp.

Atividades

09/2005 - 09/2005
Estágios , Laboratoire de Physique Theorique des Hautes Energies - LPTHE, .

Estágio realizado
Colaboração Científica.
11/2003 - 04/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratoire de Physique Theorique des Hautes Energies - LPTHE, .

11/2003 - 04/2004
Estágios , Laboratoire de Physique Theorique des Hautes Energies - LPTHE, .

Estágio realizado
Doutorado Sanduiche.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Curso ministrado aos orientadores pedagógicos da Estação Ciência.

Atividades

12/2004 - 12/2004
Treinamentos ministrados , Estação Ciência, .

Treinamentos ministrados
Curso: "Eduacação: A Nova Geração de Reformas".

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

03/2005 - 12/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Física.

03/2005 - 12/2005
Ensino, Fisica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física IV
Física II
Física I
Física Experimental A

Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor do Programa do Governo do Estado de São Paulo - Teia do Saber - de Capacitação de Professores do Ensino Médio da rede pública da Capital Paulista.

Atividades

10/2004 - 12/2004
Treinamentos ministrados , Departamento de Educação, .

Treinamentos ministrados
Disciplina ministrada - Física, Química e Biologia num contexto interdisciplinar.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA GETÚLIO VARGAS, E. E. B. G.V., Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor ACT, Carga horária: 20

Atividades

04/1994 - 06/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física


Linhas de pesquisa


1.
Propriedades de Sistemas de Spins com Desordem

Objetivo: Estudar a violação da simetria de réplicas no Modelo Esférico através da abordagem de Blandin. Efeitos relacionados à coordenação finita de rede também constituem um tema de interesse..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Palavras-chave: vidros-de-spin.
2.
Estudo da Violação das Simetrias de Lorentz e CPT na Eletrodinâmica Quântica

Objetivo: Estudar a renormalização completa da QED estendida e implementar efeitos de temperatura usando o formalismo conhecido como Thermo Field Dynamics. Aspectos relacionados a dimensionalidade também constituem temas de interesse..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física das Partículas Elementares e Campos / Especialidade: Teoria Geral de Partículas e Campos.
Palavras-chave: teoria de campos; física de partículas elementares.
3.
Estudo da Renormalização da Superfície de Fermi em Sistemas Fortemente Correlacionados com Baixa Dimensionalidade

Objetivo: Nesta linha busca-se utilizar os métodos da Teoria Quântica de Campos para tratar sistemas fortemente correlacionados com baixa dimensionalidade. Em particular, pretende-se analisar o papel das simetrias no processo de renormalização da superfície de Fermi e suas consequências para a física de tais sistemas..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral / Especialidade: Métodos Matemáticos da Física.
Palavras-chave: sistemas fortemente correlacionados; teoria da renormalização; violação de simetrias.
4.
Formação de Professores e Políticas Educacionais

Objetivo: Nesta linha são abordados: 1) aspectos da formação de professores de física, em particular no âmbito das atividades desenvolvidas no projeto PIBID-UFABC e no MNPEF; 2) estudos sobre políticas educacionais e sobre currículo, voltadas tanto para o Ensino Básico como para o Ensino Superior..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Política Educacional.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Formação de Professores; Políticas Educacionais; Ensino de Física; Currículo.
5.
História e Epistemologia da Física

Objetivo: Os objetivos desta linha são: 1) desenvolver pesquisas de caráter historiográfico sobre episódios, personagens e temas associados à Física. 2) desenvolver e avaliar propostas de ensino a partir de uma perspectiva historiográfica..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História e Filosofia das Ciências.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Historia da Fisica; Ensino de Física; Epistemologia.
6.
Estudo da Renormalização da Superfície de Fermi a partir da teoria do Grupo de Renormalização Funcional

Objetivo: Considerar a renormalização do modelo de duas cadeias de Tomonaga-Luttinger a partir de um tratamento via Grupo de Renormalização Funcional..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: sistemas fortemente correlacionados; Functional Renormalization Group.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A Mecânica revisitada: subsídios historiográficos para uma revisão de seu estatuto pedagógico
Descrição: A Mecânica, enquanto um corpo de conhecimentos teóricos e práticos relacionados a natureza, constitui uma componente fundamental para a formação básica e cidadã dos indivíduos nas sociedades contemporâneas. No caso da formação em nível superior, a importância de tal componente para as carreiras da área de exatas transcende a dimensão da cidadania e assume um papel fundador de uma visão mais aprofundada sobre o funcionamento e o controle da natureza. Refletir sobre o atual processo de ensino-aprendizagem de temas relevantes para a formação básica e profissional constitui um tema atual, de grande relevância sócio-cultural e cujas implicações podem se refletir nas dimensões econômica, política e até mesmo religiosa de uma sociedade. À luz de tais considerações, o presente projeto pretende, em linhas gerais, investigar aspectos do desenvolvimento histórico da Mecânica a fim de subsidiar reflexões epistemológicas e pedagógicas que possam contribuir para a cultura e ensino do tema. Devido a esta grande amplitude a que o projeto se propõe, recortes temáticos e espaço-temporais específicos, configurando sub-projetos quase independentes, irão se constituir. Neste processo, o critério de priorização temática se fará de forma a permitir evidenciar o estado da arte dos debates historiográficos que tratam da gênese e do desenvolvimento da Mecânica. O levantamento de fontes primárias e secundárias, de natureza tanto escrita e material como iconográfica, será realizado através de buscas em acervos e bases de dados bibliográficos virtuais bem como através de pesquisas de campo (em museus, bibliotecas, sítios arqueológicos etc). A análise dos dados obtidos será realizada valendo-se de diferentes referenciais teórico-metodológicos, definidos conforme as exigências de cada temática e da natureza das fontes a ela associadas. Espera-se com isso ser possível resgatar e identificar aspectos associados ao desenvolvimento da Mecânica que, ou ainda são desconhecidos, ou são pouco discutidos e inacessíveis aos contextos formativos tanto em nível básico como superior. Ademais, acredita-se que através deste tipo de pesquisa possa-se recolocar e aprofundar o debate sobre o ensino da Mecânica de uma perspectiva mais ampla e rigorosa, reverberando, inclusive, no fomento à elaboração de novas e inovadoras estratégias de ensino da Mecânica no nível básico e superior..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Lúcio Campos Costa - Coordenador / Alexandre Santana Emygdio - Integrante / Victor alex Temoteo Galante - Integrante.
2015 - Atual
História da Física e Ensino: o caso da lei da radiação de Kirchhoff
Descrição: Este projeto visa resgatar o tema da radiação de corpo negro de uma perspectiva historiográfica, e discutir a potencialidade de sua utilização para o ensino de física em nível médio e superior..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lúcio Campos Costa - Coordenador / Maria Beatriz Fagundes - Integrante / Breno Arsioli Moura - Integrante / Patrícia da Silva Santos - Integrante / Valdeci Pereira Mariano de Souza - Integrante.Número de orientações: 1
2014 - Atual
A formação inicial de professores através do PIBID: reflexões e propostas a partir do subprojeto de Física da UFABC
Descrição: Neste projeto pretende-se investigar as diferentes dimensões que vêm sendo trabalhadas no âmbito do Pibid-Física da UFABC, em particular, as reflexões produzidas por estudantes e professores a partir dos relatos de acompanhamento nas escolas, as propostas de regências elaboradas no sub-projeto, bem como as dificuldades enfrentadas por alunos e professores na rotina escolar. Espera-se com isso poder contribuir para um melhor entendimento do processo de formação inicial de professores e seu impacto na educação escolar através de projetos como o PIBID..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) .
Integrantes: Lúcio Campos Costa - Coordenador / Maria Inês Ribas - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2012 - 2016
Estudo da Renormalização da Superfície de Fermi em Sistemas Fortemente Correlacionados com Baixa Dimensionalidade
Descrição: Nesta linha busca-se utilizar os métodos da Teoria Quântica de Campos para tratar sistemas fortemente correlacionados com baixa dimensionalidade. Em particular, pretende-se analisar o papel das simetrias no processo de renormalização da superfície de Fermi e suas consequências para a física de tais sistemas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Estudos em Teoria de Campos
Descrição: Estudar a renormalização completa da QED estendida e implementar efeitos de temperatura usando o formalismo conhecido como Thermo Field Dynamics. Aspectos relacionados a dimensionalidade também constituem temas de interesse..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2005
Propriedades de Sistemas de Spins com Desordem
Descrição: Estudar a violação da simetria de réplicas no Modelo Esférico através da abordagem de Blandin. Efeitos relacionados à coordenação finita de rede também constituem um tema de interesse..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
IV International Masterclasses Cern-UFABC - Hands on particle Physics
Descrição: A proposta refere-se à ação de divulgação científica do European Organization for Nuclear Research (CERN) e Large Hadron Collider (LHC) em parceria com universidades e centros de pesquisas de diversos países. O III Interncional Masterclasses UFABC - Hands on in Particle Physics será um evento com duração de 2 dias no qual alunos e professores do Ensino Médio (EM) e licenciandos e professores do Ensino Superior (ES) tem a oportunidade de conhecer trabalhos científicos e discutir conceitos da Física de Partículas Elementares com pesquisadores da área de física de altas energias e da área de Ensino de Ciências. Durante o evento, os participantes têm a oportunidade de analisar, através de um software disponibilizado pela equipe do CERN, um conjunto de dados reais produzidos no LHC. Os resultados obtidos pelos grupos em diferentes países serão apresentados e discutidos simultaneamente em vídeo conferência, conduzida pelos pesquisadores que estarão no LHC. No dia que antecede a videoconferência, serão realizadas: palestras sobre física de partículas e as pequisas no LHC , a preparação dos participantes para uso do software, visitas às dependências da UFABC e a apresentação de atividades culturais que envolvem os conteúdos de Física assim como diferentes estratégias que podem contribuir com a formação continuada de professores (Arte e Ciência no palco, atividades experimentais para a escola)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Lúcio Campos Costa - Coordenador / Pedro Galli Mercadante - Integrante / Eduardo de Moraes Gregores - Integrante / Giselle Watanabe - Integrante / André Lessa - Integrante.
2016 - 2016
III International Masterclasses CERN/UFABC - Hands on Particle Physics
Descrição: A proposta refere-se à ação de divulgação científica do European Organization for Nuclear Research (CERN) e Large Hadron Collider (LHC) em parceria com universidades e centros de pesquisas de diversos países. O III Interncional Masterclasses UFABC - Hands on in Particle Physics será um evento com duração de 2 dias no qual alunos e professores do Ensino Médio (EM) e licenciandos e professores do Ensino Superior (ES) tem a oportunidade de conhecer trabalhos científicos e discutir conceitos da Física de Partículas Elementares com pesquisadores da área de física de altas energias e da área de Ensino de Ciências. Durante o evento, os participantes têm a oportunidade de analisar, através de um software disponibilizado pela equipe do CERN, um conjunto de dados reais produzidos no LHC. Os resultados obtidos pelos grupos em diferentes países serão apresentados e discutidos simultaneamente em vídeo conferência, conduzida pelos pesquisadores que estarão no LHC. No dia que antecede a videoconferência, serão realizadas: palestras sobre física de partículas e as pequisas no LHC , a preparação dos participantes para uso do software, visitas às dependências da UFABC e a apresentação de atividades culturais que envolvem os conteúdos de Física assim como diferentes estratégias que podem contribuir com a formação continuada de professores (Arte e Ciência no palco, atividades experimentais para a escola)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Lúcio Campos Costa - Coordenador / Eduardo de Moraes Gregores - Integrante / Giselle Watanabe - Integrante / André Lessa - Integrante / Mauro Cosentino - Integrante / Gabriel Landi - Integrante / Pedro Mercadante - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Bolsa.


Outros Projetos


2014 - Atual
Projeto PIBID-UFABC
Descrição: O Pibid/UFABC tem como objetivos: 1) contribuir para um aperfeiçoamento da formação docente, formando professores que vivenciem o cotidiano escolar desde o início de sua prática educadora; 2) proporcionar uma formação docente através da relação prática e teoria, buscando alternativas transformadoras dos processos de formação inicial e continuada e do ensino-aprendizagem; 3) fomentar a parceria entre Universidade e Escolas públicas; 4) propor a reflexão e produção do conhecimento sobre a formação inicial e formação continuada, através de espaços de aprendizagem e reflexão para todos os integrantes do projeto, ou seja, coordenadores, professores supervisores e licenciandos e 5) contribuir para a valorização do magistério e a excelência da formação docente..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) .
Integrantes: Lúcio Campos Costa - Coordenador / Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda - Integrante / Maria Inês Ribas - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Revisor de periódico


2004 - Atual
Periódico: Physics Letters A


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física das Partículas Elementares e Campos/Especialidade: Teoria Geral de Partículas e Campos.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino e História da Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
WATANABE, G.2016WATANABE, G. ; WATANABE, G. ; COSTA, Lúcio Campos ; GURGEL, I. ; GREGORES, E. M. ; MERCADANTE, P. G. ; MUNHOZ, M. . O evento CERN Masterclasses: Hands on Particle Physics: contribuições sobre seu papel na comunicação científica a partir de percepções de seus participantes. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online), v. 38, p. e3401, 2016.

2.
MIRANDA, M. A. G. C.2016MIRANDA, M. A. G. C. ; ALVIM, M. H. ; ALBRECHT, M. P. S. ; COSTA, Lúcio Campos . A produção acadêmica do PIBID da Universidade Federal do ABC no período entre 2011 e 2015. Educação & Linguagem, v. 19, p. 41-58-58, 2016.

3.
CILLA, K. C. D. F.2016CILLA, K. C. D. F. ; COSTA, Lúcio Campos . A Tipificação como dimensão metodológica em Análise de Discurso: Reversibilidade e a Polissemia no discurso do Currículo Paulista. Contemporâneos. Revista de Artes e Humanidades, v. 13, p. 1-15, 2016.

4.
CILLA, K. C. D. F.2015CILLA, K. C. D. F. ; COSTA, L. C. . A análise de discurso como metodologia para o estudo de políticas educacionais: o caso da proposta curricular do estado de São Paulo. Interaccoes, v. 11, p. 233-242, 2015.

5.
COSTA, L. C.2013 COSTA, L. C.; FERRAZ, A. ; MASTROPIETRO, VIERI . Ward identities and chiral anomalies for coupled fermionic chains. Journal of Mathematical Physics, v. 54, p. 121901, 2013.

6.
Kopietz, Peter2010Kopietz, Peter ; Bartosch, Lorenz ; Costa, Lucio ; Isidori, Aldo ; Ferraz, Alvaro . Ward identities for the Anderson impurity model: derivation via functional methods and the exact renormalization group. Journal of Physics. A, Mathematical and Theoretical (Print), v. 43, p. 385004, 2010.

7.
Bonneau, G.2008 Bonneau, G. ; COSTA, Lúcio Campos ; Tomazelli, J. L. . Vacuum Polarisation Effects in the Lorentz Violating Electrodynamics. International Journal of Theoretical Physics, v. 47, p. 1764-1775, 2008.

8.
Tomazelli, J. L.2006 Tomazelli, J. L. ; COSTA, Lúcio Campos . Vacuum Effects on Massive Spinor Fields: S 1× R 3 Topology. International Journal of Theoretical Physics, v. 45, p. 499-508, 2006.

9.
Tomazelli, J. L.2003Tomazelli, J. L. ; COSTA, Lúcio Campos . Operator ordering in quantum radiative processes. Physica. A (Print), v. 323, p. 435-444, 2003.

10.
Tomazelli, J. L.2003 Tomazelli, J. L. ; COSTA, Lúcio Campos . On the asymptotic behavior of effective QED at finite temperature. European Physical Journal C, v. 31, p. 239-243, 2003.

11.
J. L. Tomazelli2003J. L. Tomazelli ; COSTA, Lúcio Campos . Atomic radiative transitions in thermo field dynamics. International Journal of Modern Physics A, v. 18, p. 1079-1089, 2003.

12.
Baptista, R.2000 Baptista, R. ; Catalán, M. S. ; COSTA, Lúcio Campos . Eclipse studies of the dwarf nova EX Draconis. Monthly Notices of the Royal Astronomical Society (Print), v. 316, p. 529-539, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, M. P. ; ALVIM, M. H. ; COSTA, L. C. . A Formação Docente em Contexto Colaborativo no PIBID/UFABC. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. v. 1. 232p .

Capítulos de livros publicados
1.
RODRIGUES, M. I. R. ; COSTA, Lúcio Campos . Uma reflexão preliminar sobre algumas propostas pedagógicas produzidas pelos pibidianos de Física da UFABC. In: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda & Márcia Helena Alvim. (Org.). Integrando pesquisa e formação de profes s ores: contribuições do Pibid/UFABC. 1ed.Campinas: Edições Leitura Crítica, 2017, v. 1, p. 189-197.

2.
SILVA, T. A. ; VASCO, J. H. C. ; MENDES, G. M. ; COSTA, Lúcio Campos ; RODRIGUES, M. I. R. ; DEPIZZOL, F. ; ROCHA, L. . Jogo de tabuleiro como estratégia para o ensino de Física: um relato de experiência no âmbito do Pibid-Física da UFABC. In: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda & Márcia Helena Alvim. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática: relatos de experiência das ações do Pibid/UFABC. 1ed.Campinas: Edições Leitura Crítica, 2017, v. 1, p. 53-64.

3.
BRAGA, A. ; ROSADO, J. P. ; CORTIZ, T. ; DEPIZZOL, F. ; RODRIGUES, M. I. R. ; COSTA, Lúcio Campos . Curtas intervenções temáticas em contexto de ensino formal: relato de uma experiência pedagógica envolvendo conteúdos de Física. In: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda & Márcia Helena Alvi. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática: relatos de experiência das ações do Pibid/UFABC. 1ed.Campinas: Edições Leitura Crítica, 2017, v. 1, p. 99-110.

4.
MORAES, F. ; RODRIGUES, M. I. R. ; COSTA, Lúcio Campos . Ondas gravitacionais, buracos negros e supernovas: relato de uma experiência pedagógica envolvendo Física Moderna no Ensino Médio. In: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda & Márcia Helena Alvim. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática: relatos de experiência das ações do Pibid/UFABC. 1ed.Campinas: Edições Leitura Crítica, 2017, v. 1, p. 135-141.

5.
KAMIYA, F. G. K. ; OLIVEIRA, C. R. R. ; DEPIZZOL, F. ; COSTA, Lúcio Campos . CIRCUITOS ELÉTRICOS NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA UTILIZANDO UM KIT DE BAIXO CUSTO. In: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda e Márcia Helena Alvim. (Org.). Caderno de Práticas do Pibid/UFABC. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2016, v. 1, p. 94-100.

6.
DIAS, M. C. F. V. ; VASCO, J. H. C. ; KANASHIRO, A. ; COSTA, Lúcio Campos . ESTUDANDO A FORMAÇÃO DE CRATERAS: UMA EXPERIÊNCIA MECÂNICA DE IMPACTO. In: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda e Márcia Helena Alvim. (Org.). Caderno de Práticas do Pibid/UFABC. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2016, v. 1, p. 108-114.

7.
RODRIGUES, M. I. R. ; COSTA, Lúcio Campos . Reflexões sobre as ações do Pibid-Física da UFABC: contribuições à valorização do magistério e aprimoramento da formação de professores para a Educação Básica. In: Meiri A. G. C. Miranda & Marcia H. Alvim. (Org.). Reflexões sobre as ações do Pibid/UFABC: contribuições à valorização do magistério e aprimoramento da formação de professores para a Educação Básica. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2016, v. 1, p. 45-55.

8.
MENDES, G. M. ; OLIVEIRA, K. T. ; ROCHA, L. ; COSTA, Lúcio Campos . O EXPERIMENTO DAS TRÊS CUBAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE TERMOMETRIA. In: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda e Márcia Helena Alvim. (Org.). Caderno de Práticas do Pibid/UFABC. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2016, v. 1, p. 117-121.

9.
Altarugno, M. ; R. L. Ferreira ; COSTA, Lúcio Campos ; Táboas, P. Z. . Formação de professores na UFABC: um currículo para o século XXI. In: Natal, C, B.; Dalpian, G.M.; Capelle, K.W. e Silva, S. J.. (Org.). UFABC 5 anos: um novo projeto universitário para o Brasil. : , 2012, v. , p. 37-45.

10.
OLIVER, G. S. ; ALTARUGNO, M. H. ; COSTA, Lúcio Campos ; PANSARELLI, D. ; SILVA, R. L. F. . Desafio Wall-E. In: A. C. V. Gomes; B. G. Figueiredo; C. C. Trueba. (Org.). História da Ciência no Cinema 4. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, v. 4, p. 53-68.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
WATANABE, G. ; WATANABE, G. ; COSTA, Lúcio Campos ; GURGEL, I. ; MERCADANTE, P. G. ; GREGORES, E. M. ; MUNHOZ, M. . A aproximação entre cientistas e público escolar: os sentidos construídos pelos estudantes. In: X Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Lindoia. Anais do X Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015. v. 1.

2.
WATANABE, G. ; COSTA, L. C. ; WATANABE, G. ; MERCADANTE, P. G. ; GREGORES, E. M. . I Masterclasses UFABC: um olhar a partir da percepção de seus participantes. In: XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2015, Lisboa. Anais do XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2015. v. 1. p. 115-119.

3.
CILLA, K. C. D. F. ; COSTA, L. C. . O Discurso da Proposta Curricular do Estado de São Paulo: um estudo de suas condições de produção. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência, 2013, Águas de Lindóia. Atas do IX ENPEC, 2013.

4.
COSTA, Lúcio Campos; TOMAZELLI, J L . Efeitos Não-Lineares na Eletrodinâmica de Maxwell. In: Congresso Paulo Leal Ferreira, 2002, São Paulo. XXV Congresso Paulo Leal Ferreira de Física Teórica. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2002. v. 1.

5.
COSTA, Lúcio Campos; TOMAZELLI, J L . A Lagrangiana de Euler-Kockel-Heisenberg a Temperatura Finita. In: XXIII Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos, 2002, Águas de Lindóia. Anais do XXIII Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos, 2002.

6.
COSTA, Lúcio Campos. O Problema do Ordenamento de Operadores na Aproximação de Dipolo. In: XXI Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos, 2000, São Lourenço. Anais do XXI Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos, 2000.

7.
COSTA, Lúcio Campos; TOMAZELLI, J L . Estudo de Transições Atômicas à Temperatura Finita. In: XXI Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos, 2000, São Lourenço. Anais do XXI Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
CILLA, K. C. D. F. ; COSTA, Lúcio Campos . O Discurso da Proposta Curricular do Estado de São Paulo: um estudo de suas condições de produção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LEME, C. S. ; COSTA, L. C. . O Projeto Pedagógico do BC&T-UFABC nas representações de alunos e professores: um estudo exploratório. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
COSTA, Lúcio Campos; FERRAZ, A. . Quantum Anomalies in the Two-Coupled Chain Problem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
COSTA, Lúcio Campos. Capítulo 6 - A Matéria Subatômica: No Núcleo Atômico. Ideias e Letras, 2008. (Tradução/Livro).

2.
COSTA, Lúcio Campos. Capítulo 7 - A Matéria Subatômica: Os Campos Fundamentais e suas Fontes. Ideias e Letras, 2008. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
R. L. Ferreira ; Altarugno, M. ; Táboas, P. Z. ; COSTA, Lúcio Campos ; Zanotello, M. ; Milazzotto, M. P. ; Ribeiro, A. O. . Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciatura da UFABC (Biologia, Física, Química e Matemática). 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COSTA, Lúcio Campos. Luz como ferramenta para a Ciência, tecnologia e inovação. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
COSTA, Lúcio Campos; MEGID NETO, J. . Contribuições do MNPEF para o ensino de Física no Brasíl. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COSTA, Lúcio Campos; Cruz, F. F. S.; Figueiredo, W.; J. L. Tomazelli. Participação em banca de Renan Cunha de oliveira. Equação Mestra à Temperatura Finita. 2011. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
COSTA, Lúcio Campos; J. L. Tomazelli; Brunelli, J. C.; Cruz, F. F. S.. Participação em banca de Luis Cesar Nunes dos Santos. Método de Operadores em Mecânica Quântica. 2010. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
COSTA, Lúcio Campos; J. L. Tomazelli; Rego, L. G. C.. Participação em banca de Thyago Souza Mendes. Renormalização de Teorias Clássicas do Elétron Pontual. 2009. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
Branco, N. S.; Figueiredo, W.; Gomes, J. F.; Tomazelli, J. L.; COSTA, Lúcio Campos. Participação em banca de Gerson Gregório Gomes. Sistema de Osciladores Acoplados em Thermofield Dynamics. 2013. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Física - UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
Zanotello, M.; LEITE, C.; COSTA, L. C.. Participação em banca de Djanilson Pereira Vanderlei. A utilização de analogias no ensino de física. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

2.
MOURA, B. A.; GUERRA, A.; COSTA, L. C.. Participação em banca de Aennder Ferreira de Souza. Natureza da ciência no cinema: construindo subsídios para a formação inicial de professores. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

3.
VERDADE, V. K.; COSTA, Lúcio Campos. Participação em banca de Bruna Klassa Cardoso Sant´Anna. Sobre arvores e moscas: um perfil biográfico de Nelson Papavero e sua contribuição para a biologia comparada brasileira. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BEVILACQUA, L.; COSTA, J.; COSTA, L. C.. Professor - Contexto Interdisciplinar das Ciências e Tecnologia. 2014. Universidade federal do Sul da Bahia.

2.
Rezende Jr., M. F.; Teixeira, O. P. B.; COSTA, Lúcio Campos. Professor - Ensino de Física. 2013. Universidade Federal do ABC.

3.
LANCIOTTI JUNIOR, F.; BORTOLETTO, A. E.; COSTA, Lúcio Campos. Professor - Física. 2012. Universidade Federal da Bahia.

4.
LANCIOTTI JUNIOR, F.; ALVES, A. S.; COSTA, Lúcio Campos. Professor - Física. 2012.

5.
COSTA, Lúcio Campos; Roberto Eugenio Lagos Monaco; PEREIRA, A. R.. Professor - Física. 2008. Universidade Federal de Goiás.

Outras participações
1.
COSTA, Lúcio Campos. Avaliador - IV Simpósio de Iniciação Científica da UFABC. 2012.

2.
COSTA, Lúcio Campos. Avaliador - Semana Nacional de C&T. 2012.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Escola de Física Roberto A. Salmeron.O Problema da Anomalia no Modelo de Duas Cadeias de Tomonaga-Luttinger. 2013. (Outra).

2.
I Encontro de Licenciatura em Física - Ensino, Pesquisa e Extensão: desafios e possibilidades.As Novas Formas de Produção do Conhecimento. 2012. (Encontro).

3.
XXXII Semana de Estudos da Física.O debate sobre a produção de conhecimento nas sociedades contemporâneas e seu impacto na políticas educacionais. 2012. (Seminário).

4.
Second ReisensbuRG Workshop. 2010. (Encontro).

5.
Workshop on the Heisenberg Model: Past, Present and Future. 2009. (Simpósio).

6.
"Workshop de Pesquisa: "Avanços na Física e Aplicações em Sistemas de Baixa Dimensão".Confinement in two coupled Tomonaga-Luttinger Liquids. 2007. (Encontro).

7.
XXX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada. Fermi Surface Renormalization of two coupled Tomonaga-Luttinger Liquids using Ward Identities. 2007. (Congresso).

8.
ECT* School: Renormalization Group and Effective Field Approaches to Many-Body Systems.School - Renormalization Group and Effective Field Theory Approaches to Many-Body Systems. 2006. (Outra).

9.
Escola : Computação de Alto Desempenho para Sistemas Complexos.Escola : Computação de Alto Desempenho para Sistemas Complexos. 2004. (Outra).

10.
Summer School on Particle Physics.Summer School on Particle Physics. 2003. (Outra).

11.
XXIII Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos.Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos. 2002. (Encontro).

12.
XXV Congresso Paulo Leal Ferreira. Efeitos Não-Lineares na Eletrodinâmica de Maxwell. 2002. (Congresso).

13.
XXIV Congresso Paulo Leal Ferreira. Congresso Paulo Leal Ferreira de Física Teórica. 2001. (Congresso).

14.
XXI Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos.Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, L. C.; GREGORES, E. M. ; WATANABE, G. ; MERCADANTE, P. G. ; LESSA, A. ; COSENTINO, M. ; LANDI, G. . III International Masterclasses CERN/UFABC - Hands on Particle Physics. 2016. (Outro).

2.
COSTA, L. C.; MIRANDA, M. A. G. C. ; ALVIM, M. H. . IV Simpósio PIBID-UFABC. 2015. (Outro).

3.
WATANABE, G. ; MERCADANTE, P. G. ; COSTA, L. C. ; GREGORES, E. M. ; LANDI, G. . II International Masterclasses CERN/UFABC - Hands on Particle Physics. 2015. (Outro).

4.
Giselle Watanabe ; MERCADANTE, P. G. ; COSTA, L. C. ; GREGORES, E. M. . I International Masterclasses - Hands on in particle physics. 2014. (Outro).

5.
COSTA, Lúcio Campos; ALVIN, M. ; MIRANDA, M. A. G. C. . IX Encontro PIBID/UFABC. 2014. (Outro).

6.
FERRARI, A. F. ; COSTA, Lúcio Campos . VII Escola de Física da UFABC. 2014. (Outro).

7.
FERRARI, A. F. ; COSTA, Lúcio Campos . VI Escola de Física da UFABC. 2013. (Outro).

8.
COSTA, Lúcio Campos; Pacheco, M. ; ALVIN, M. . III Simpósio do PIBID-UFABC. 2013. (Outro).

9.
FERRARI, A. F. ; FAGUNDES, M. B. ; AVILA, M. ; COSTA, Lúcio Campos ; SOUZA, J. A. ; RIBEIRO, R. A. . V Escola de Física da UFABC. 2012. (Outro).

10.
COSTA, Lúcio Campos . 1º Encontro Regional das Águas do Cerrado. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Luan Guedes de Souza. O papel da autonomia do aluno no processo de construção de seu conhecimento. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).

2.
Alexandre Santana Emygdio. ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I : Formação dos primeiros conceitos. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Nacional em Ensino de Física) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
José Alberto Fazano. Uma proposta de sequência didática para o ensino de termometria e calorimetria na perspectiva da Alfabetização Científica. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional em Ensino de Física) - Universidade Federal do ABC, . Orientador: Lúcio Campos Costa.

2.
Cristiane Sommer Leme. Um estudo sobre o papel do curso BC&T na formação dos licenciandos em Física da UFABC. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lúcio Campos Costa.

3.
Karen Christina Dias da Fonseca Cilla. A Proposta Curricular do Estado de São Paulo: um discurso pedagógico autoritário?. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lúcio Campos Costa.

Iniciação científica
1.
Patrícia da Silva Santos. Estudo das Propriedades Termomecânicas de Sólidos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lúcio Campos Costa.

2.
Arthur Roza Augusto. Fundamentos de Física para o Estudo da Supercondutividade. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Lúcio Campos Costa.

3.
Hélio Takeshi Nagano. Possibilidades de ensino de física através do cinema. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Lúcio Campos Costa.

4.
Benjamin Graciano. Aspectos da História da Física nos Séculos XVII e XVIII. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Goiás - Campus de Catalão. Orientador: Lúcio Campos Costa.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CILLA, K. C. D. F.2015CILLA, K. C. D. F. ; COSTA, L. C. . A análise de discurso como metodologia para o estudo de políticas educacionais: o caso da proposta curricular do estado de São Paulo. Interaccoes, v. 11, p. 233-242, 2015.

2.
WATANABE, G.2016WATANABE, G. ; WATANABE, G. ; COSTA, Lúcio Campos ; GURGEL, I. ; GREGORES, E. M. ; MERCADANTE, P. G. ; MUNHOZ, M. . O evento CERN Masterclasses: Hands on Particle Physics: contribuições sobre seu papel na comunicação científica a partir de percepções de seus participantes. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online), v. 38, p. e3401, 2016.

3.
CILLA, K. C. D. F.2016CILLA, K. C. D. F. ; COSTA, Lúcio Campos . A Tipificação como dimensão metodológica em Análise de Discurso: Reversibilidade e a Polissemia no discurso do Currículo Paulista. Contemporâneos. Revista de Artes e Humanidades, v. 13, p. 1-15, 2016.


Livros e capítulos
1.
SILVA, M. P. ; ALVIM, M. H. ; COSTA, L. C. . A Formação Docente em Contexto Colaborativo no PIBID/UFABC. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. v. 1. 232p .

1.
OLIVER, G. S. ; ALTARUGNO, M. H. ; COSTA, Lúcio Campos ; PANSARELLI, D. ; SILVA, R. L. F. . Desafio Wall-E. In: A. C. V. Gomes; B. G. Figueiredo; C. C. Trueba. (Org.). História da Ciência no Cinema 4. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, v. 4, p. 53-68.

2.
KAMIYA, F. G. K. ; OLIVEIRA, C. R. R. ; DEPIZZOL, F. ; COSTA, Lúcio Campos . CIRCUITOS ELÉTRICOS NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA UTILIZANDO UM KIT DE BAIXO CUSTO. In: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda e Márcia Helena Alvim. (Org.). Caderno de Práticas do Pibid/UFABC. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2016, v. 1, p. 94-100.

3.
DIAS, M. C. F. V. ; VASCO, J. H. C. ; KANASHIRO, A. ; COSTA, Lúcio Campos . ESTUDANDO A FORMAÇÃO DE CRATERAS: UMA EXPERIÊNCIA MECÂNICA DE IMPACTO. In: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda e Márcia Helena Alvim. (Org.). Caderno de Práticas do Pibid/UFABC. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2016, v. 1, p. 108-114.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COSTA, Lúcio Campos; MEGID NETO, J. . Contribuições do MNPEF para o ensino de Física no Brasíl. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Giselle Watanabe ; MERCADANTE, P. G. ; COSTA, L. C. ; GREGORES, E. M. . I International Masterclasses - Hands on in particle physics. 2014. (Outro).

2.
COSTA, Lúcio Campos; ALVIN, M. ; MIRANDA, M. A. G. C. . IX Encontro PIBID/UFABC. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 5:35:32