Ana Cláudia Gomes de Souza

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  • Última atualização do currículo em 07/08/2018


Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1998), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2001) e doutorado em Antropologia pelo PPGA/UFBA (2016). No mestrado e no doutorado estudou questões relacionadas à educação e povos indígenas. Atualmente é pesquisadora do Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro (PINEB/UFBA) e professora adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em etnologia indígena e antropologia da educação, desenvolvendo pesquisas principalmente sobre os seguintes temas: índios, ensino diferenciado, escola indígena, juventude, migração estudantil juvenil, políticas públicas e ações afirmativas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Cláudia Gomes de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, A. C. G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus Malês.
Av. Juvenal Eugênio Queiroz, s/n ? Centro
Centro
43900000 - São Francisco do Conde, BA - Brasil
Telefone: (71) 36518250
URL da Homepage: http://www.unilab.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2016
Doutorado em Doutorado em Antropologia.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: ?PASSOU? AGORA É LUTA!? Um estudo sobre ações afirmativas e a presença de jovens estudantes indígenas na Universidade Federal da Bahia, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Maria Rosário Gonçalves de Carvalho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ações afirmativas; Estudantes indígenas; UFBA; Diversidade.
1999 - 2001
Mestrado em Ciências Sociais.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Escola e Reafirmação Étnica: o caso dos Patxó de Barra Velha, Bahia,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Pedro Manuel Agostinho da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Índios; Educação; Etnicidade.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1994 - 1998
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1992 interrompida
Graduação interrompida em 1994 em Letras.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Ano de interrupção: 1994




Formação Complementar


2012 - 2012
? Oficina sobre Metodologias de Formação em Audiov. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2011 - 2011
XIV Fábrica de Ideais - Seminário Internacional Avançado em Relações Étnic. (Carga horária: 40h).
Centro de Estudos Afro Orientais, CEAO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de Alicante, UA, Espanha.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante
Outras informações
http://web.ua.es/es/dsoc1/personal-docente-e-investigador/profesores-visitantes-experiencia-en-ua/ana-claudia-gomes-de-souza.html


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Outro (especifique)Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora


Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2018
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 30

Atividades

08/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Comunicação Social, .

02/2014 - 02/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Sócio-Antropológicos e Relações Étnico-Raciais
Projeto de Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso
08/2014 - 01/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comunicação Social, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE).
01/2008 - 01/2018
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia
Antropologia Jurídica
Estudos Sócio-antropológicos
Metodologia da Pesquisa Científica
08/2003 - 01/2018
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia
Metodologia da Pesquisa
Pesquisa I
Pesquisa II
Pesquisa Mercadológica
02/2016 - 02/2017
Extensão universitária , Comunicação Social, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Navegando na Cidadania.
01/2009 - 10/2011
Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia
Projeto de Pesquisa (Projeto Experimental)
06/2008 - 06/2009
Ensino, Curso de Especilização Cinema Exressão e Análise, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 0

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professora do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Atividades

1/2001 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Antropologia.

3/2001 - 3/2003
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia I
Antropologia das Sociedades Indígenas
Etnologia Brasileira

Faculdade Integrada da Bahia, FIB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Professor Assistente IV, Enquadramento Funcional: Professor Assistente IV, Carga horária: 24

Atividades

2/2003 - 02/2008
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia
Ciência Política
Cultura Brasileira
Metodologia da Pesquisa
Produção de Texto
Sociologia

Faculdade de Ciências Gerenciais da Bahia, CENID, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

9/2002 - 1/2003
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Científica

Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Médio - Sociologia, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Sociologia no Colégio Estadual Luiz Tarquínio


Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2018 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Saberes
Metodologia de Ensino de Ciências Sociais
Antropologia e Colonização


Linhas de pesquisa


1.
Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro
2.
Núcleo de Estudos em Comunicação - NEC - Linha Comunicação, cultura e representações étnico-raciais


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Modos indígenas de apropriação da escola: Análise do estado da arte da produção acadêmica do Nordeste do Brasil nos programas de Pós-Graduação
Descrição: As conquistas legais obtidas pelos povos indígenas na luta pelo direito a uma educação escolar diferenciada são muito recentes (COHN, 2005; GRUPIONI, 2013; PALADINO e ALMEIDA, 2012). A partir da Constituição Federal de 1988, resultou um detalhamento de leis que anunciam e encaminham possibilidades para uma escola indígena específica, diferenciada, intercultural e bilíngue, reconhecendo o direito dos povos indígenas manterem suas identidades étnicas, fazendo uso de suas línguas maternas e processos próprios de ensino e aprendizagem. Para além do que o Estado passou a denominar de ?escola indígena?, na perspectiva apresentada acima, distintas pesquisas, na área das ciências humanas, produzidas nos últimos anos, têm apresentado uma diversidade de situações (casos etnográficos) em que coletivos indígenas acionam a escola a partir de intencionalidades as mais diversas, informadas por suas epistemologias, regimes próprios de conhecimento e sociocosmologias, além de tantas demandas que se colocam contemporaneamente para esses coletivos, que, no limite, acabam, por diferentes meios, ?indigenizando-a? ou, como tem sido apresentado por muitos pesquisadores, domesticando-a. Desta forma, os modos como os indígenas se apropriam da escola produzem aproximações e afastamentos em relação às políticas que o Estado elabora para os povos indígenas, trazem consequências, tensões, desafios tanto para o Estado como para os coletivos indígenas. Refletir em que medida e de que forma tem se dado a construção do diálogo intercultural parece ser extremamente produtivo e necessário porque nos leva a pensar sobre os modos e as formas como a escola tem sido pensada e incorporada em cada contexto, o que é valorizado como conhecimento escolar, quais as tensões que envolvem a produção desse conhecimento, como a cultura é tornada conhecimento e como é produzido o currículo, quem define o que deve ser ensinado e como deve ser ensinado. Nessa pesquisa, portanto, o nosso investimento será, tendo como recorte os povos indígenas do Nordeste do Brasil e a produção acadêmica dos programas de Pós-Graduação nesta região, especificamente nas área de Ciências Sociais, História e Educação, fazer um levantamento e análise desta produção, tendo como eixos norteadores para esta análise: os processos de formação de professores indígenas; a relação entre escola indígena território, cultura e identidade; currículo e concepção de currículo que atravessam a escola indígena; concepções de interculturalidade, de especificidade e diferença; gestão da educação escolar. A pesquisa, portanto, será de caráter documental e nos utilizaremos da técnica de análise de conteúdo. Constituem objetivos desta pesquisa: Identificar e analisar como cada povo indígena do Nordeste tem se apropriado da escola. Refletir sobre concepções de interculturalidade e de diferença que tem orientado a construção dos projetos de educação escolar. Avaliar como tem se dado a construção do currículo escolar e quais conhecimentos têm sido acionados neste processo. Analisar em que medida a escola tem se constituído como espaço de construção cultural e de valorização das identidades étnicas. Compreender de que forma a escola indígena atua na produção do parentesco e na defesa dos territórios indígenas. Identificar o perfil dos professore que atuam nas escolas indígenas e, do mesmo modo, analisar que tipo de professor os indígenas buscam produzir. Construir aproximações entre a produção acadêmica do nordeste do Brasil com as demais regiões, em torno da educação escolar indígena, através do exercício comparativo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
DO PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS: EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA/BA
Descrição: As pesquisas sobre relações raciais que abordam a questão da criança negra no contexto escolar em sua grande maioria apresentam-na com problemas de relacionamento com seus colegas e professores ocasionados pela cor, gerando uma relação conflituosa e muitas vezes nociva para os que acabam sendo rejeitados por seus atributos físicos (FINCO e OLIVEIRA, 2011, p. 63). Por outro lado, pesquisas mais recentes, como as de Passos (2012), de Abramowicz (2010, 2012,) Finco (2011), Filho (2011), inspiradas pela sociologia da infância e antropologia da criança trazem novas questões para o debate acerca das relações raciais, criança e infância. Nessa pesquisa, utilizaremos os referenciais da Sociologia da Infância (2011) e Antropologia da Criança (COHN, 2000, 2001, 2002, 2005; TASSINARI, 2007, 2011,) e do potencial analítico que essas áreas do conhecimento podem trazer em nossos estudos com e sobre crianças, a partir dos mais variados recortes. A Sociologia da Infância e a Antropologia da Criança advogam que crianças e infâncias são produzidas socialmente e que não são dados universais nem naturais. Nisso, crianças possuem agência, são portadoras e construtoras de cultura e, nesse sentido, têm muito a nos dizer sobre diversos aspectos da vida social, inclusive sobre as relações raciais vivenciadas no contexto escolar. Constituem objetivos desta pesquisa: Analisar como as crianças agem, acionam e vivenciam essas noções (racismo, discriminação racial) em suas relações com outras crianças e adultos. Compreender o ponto de vista das crianças sobre o que significa pertencer a uma categoria racial (branco e não branco) e como as crianças lidam com essas categorias. Identificar como se expressam o racismo e as práticas racistas no dia-a-dia das rotinas escolares. Identificar e analisar pesquisas que privilegiam o ponto de vista das crianças sobre as relações raciais no cotidiano escolar. Analisar o potencial teórico/analítico trazido pela Antropologia da Criança e Sociologia da Infância e seus desdobramentos para a compreensão das questões relacionadas à educação para as relações étnico raciais. Refletir acerca de uma educação antirracista e que se constitua como prática e valorização das diferenças..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (9) .
Integrantes: Ana Cláudia Gomes de Souza - Integrante / José Valdir Jesus de Santana - Coordenador / Luciano LIma Souza - Integrante / Soraya Mendes Rodrigues Adorno - Integrante / Maria Eunice Rosa de Jesus - Integrante / Edmacy Quirina Souza - Integrante / Débora Almeida Guimarães - Integrante / Vânia Moreira Santos - Integrante / Átila Silva Ramos - Integrante / Rainan Sena Santos Menezes - Integrante / Glaziane Santos da Paixão Brito - Integrante / Raelma Santos de Carvalho Pereira - Integrante / Nakson Willian Silva Oliveira - Integrante / Benedito Gonçalves Eugênio - Integrante / Maria Etiele Novais Mota - Integrante / Vanessa Santos do Carmo - Integrante / Poliana Almeida Santos - Integrante / SANDRA MEIRA SANTOS - Integrante / TALES CARDOSO PITA - Integrante / PATRÍCIA DE JESUS SANTOS - Integrante / LAYANE FARIAS DE OLIVEIRA - Integrante / LEONARDO LACERDA CAMPOS - Integrante / JUCIARA PERMINIO DE QUEIROZ SOUZA - Integrante / ANTONIO EDUARDO FISCINA O. JUNIOR - Integrante.
2011 - 2012
Índios da Reserva Caramuru-Paraguassu na Contemporaneidade (1926-presente): parentesco, território, identidade e memória mediante o uso de tecnologias sociais
Descrição: Pesquisadora do Projeto ?Índios da Reserva Caramuru-Paraguassu na Contemporaneidade (1926-presente): parentesco, território, identidade e memória mediante o uso de tecnologias sociais? (realização de viagem de campo, visita aos arquivos ISA ? SP, Museu do Índio, Fundação Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional ? RJ, elaboração de relatório de pesquisa, organização livro). Março 2011 - agosto 2012.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ana Cláudia Gomes de Souza - Integrante / Jurema Machado de Andrade Souza - Integrante / Maria Rosário Gonçalves de Carvalho - Coordenador / Hugo Prudente - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de extensão


2018 - Atual
Danças africanas e afro-brasileiras
Descrição: O projeto promove aulas de danças africanas e afro-brasileiras, desenvolvendo a interação entre estudantes estrangeiros africanos e estudantes brasileiros, como também moradores das comunidades próximas ao campus..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Ana Cláudia Gomes de Souza - Coordenador / Márcio André de Oliveira Santos - Integrante.
2011 - Atual
OS ÍNDIOS DA RESERVA PARAGUASSU-CARAMURU NA CONTEMPORANEIDADE (1926-PRESENTE): PARENTESCO, TERRITÓRIO, IDENTIDADE E MEMÓRIA MEDIANTE O USO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS
Descrição: O objetivo do projeto é reunir a bibliografia (etnológica, histórico-documental e jornalística) produzida, no período compreendido entre 1926 até o presente, sobre os Índios estabelecidos na Reserva Paraguassu-Caramuru, porção sul do estado da Bahia, assim como atualizar dados que vimos produzindo sobre a configuração territorial, as relações de parentesco e identitárias do sistema interétnico ali formado.Trata-se de um projeto que articula pesquisa e extensão, e cujos objetivos prevêem o treinamento de agentes indígenas de cada grupo étnico para a atualização das genealogias pertinentes e a produção de cartografias sociais, visando, em última instância, o desenvolvimento de um trabalho, no âmbito da Reserva, de sensibilização para o conhecimento das histórias dos grupos étnicos ali estabelecidos, através do apelo à memória do contato..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ana Cláudia Gomes de Souza - Integrante / Jurema Machado de Andrade Souza - Integrante / Maria Rosário Gonçalves de Carvalho - Coordenador / Franklin Plesman de Carvalho - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
2008 - 2008
A alimentação escolar no contexto de populações tradicionais: atividades extencionistas com escolares do grupo indígena Kiriri, do sertão da Bahia
Descrição: Teve o objetivo de realizar o levantamento dos alimentos presentes na região que pudessem ser utilizados na merenda escolar, das práticas didáticas sobre o valor nutricional dos alimentos regionais e a elaboração de uma proposta de cardápio para a merenda escolar onde os alimentos locais se constituíssem na base desse cardápio..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ana Cláudia Gomes de Souza - Coordenador / Sandra Simone Morais Pacheco - Integrante / Carlos Alcides Teixeira Reis - Integrante / Loiane Gomes Leite Costa - Integrante.Financiador(es): Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Horizontes Pedagógicos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Histórica.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Prêmio de terceiro lugar do Pôster intitulado ?Ações afirmativas e ensino superior indígena: notas sobre políticas públicas e etnicidade", na categoria pós-graduação, 1ª Edição do Prêmio Carlos Estevão, no V Seminário do Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, A. C. G.2018SOUZA, A. C. G.. E] QUANDO A UNIVERSIDADE É O CAMPO [?]: NOTAS DE PESQUISA SOBRE INGRESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE. Revista Binacional Brasil Argentina: Diálogo entre às Ciências, v. 6, p. 324-339, 2018.

2.
SOUZA, A. C. G.2016 SOUZA, A. C. G.. Estudantes indígenas no contexto universitário da Universidade Federal da Bahia. Revista del Cisen Tramas/Maepova, v. 4, p. 115-136, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOUZA, A. C. G.; SOUZA, Jurema Machado de Andrade (Org.) ; CARVALHO, Maria Rosário Gonçalves de (Org.) ; PRUDENTE, H. (Org.) . Mapeando Parentes: identidade, memória, território e parentesco na Terra Indígena Caramuru-Paraguaçu. 1ª. ed. Salvador: Edufba, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, A. C. G.. Estudantes indígenas nas universidades brasileiras: o caso UFBA. In: Ana Elisa de Castro Freitas. (Org.). Intelectuais indígenas e a construção da universidade pluriétnica no Brasil. 1ªed.Rio de Janeiro: E-Papers, 2015, v. , p. 157-170.

2.
SOUZA, A. C. G.. Ações afirmativas e ensino superior indígena: notas sobre políticas públicas e etnicidade. In: Carlos Peláez-Paz; María Isabel Jociles. (Org.). Estudios etnográficos de las políticas públicas en contextos educativos. 1ed.Madri: Editorial Traficantes de Sueños, 2014, v. , p. 25-31.

3.
SOUZA, A. C. G.. Revisitando a história da escola indígena: da escola para índios à escola indígena. In: América Lúcia Silva César; Suzane Lima Costa. (Org.). Pesquisa e escola: experiências em educação indígena na Bahia. 1ªed.Salvdor: Quarteto, 2013, v. , p. 93-108.

4.
SOUZA, A. C. G.. Estar lá: Olhando e Ouvindo os Pataxó de Barra Velha. In: Bernhard Franz Bierbaum; Maria Rosário de Carvalho. (Org.). Olhares Próximos Encontro entre Antropólogos e Índios Pataxó. 1ªed.Sã Paulo: Books on Demand, 2009, v. , p. 86-89.

5.
SOUZA, A. C. G.. Escuela y reafirmación étnica: el caso de los Pataxó de Barra Velha, Bahia. In: Stella Maris García; Mariana Paladino. (Org.). Educación escolar indígena Investigaciones antropológicas en Brasil y Argentina. 1ªed.Buenos Aires: Antropofagia, 2007, v. , p. 163-188.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUZA, A. C. G.; SOUZA, Jurema Machado de Andrade . 45 anos do Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste ? PINEB. Boletim Informativo do Museu de Arqueologia e Etnologia, Salvador, p. 6 - 6, 01 jul. 2016.

2.
SOUZA, A. C. G.. Índios, escola e reafirmação étnica. Jornal Mundo Jovem, Porto Alegre, , v. 435, p. 8 - 9, 01 abr. 2013.

3.
SOUZA, A. C. G.. As feiras livres e seus sentidos. Revista Plano B, Salvador, , v. 6, p. 30, 01 jan. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, A. C. G.. A Antropologia e sua contribuição à ciência do Direito. In: XIII Semana de Mobilização Científica - SEMOC, 2010, Salvador. Anais da XIII Semana de Mobilização Científica ? SEMOC, 2010.

2.
SOUZA, A. C. G.; Medeiro, Débora Góes ; Garci, Rafael Oliveir Freaza . Cultura hedonística: um estudo sobre a segmentação GLS. In: XXIX - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006, Brasília. XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Anais. Brasília, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, A. C. G.. ?LUTA PELO DIPLOMA E O DIPLOMA PARA A LUTA?: DEZ ANOS DE PRESENÇA INDÍGENA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. In: XII Colóquio Nacional e V Colóquio Internacional do Museu Pedagógico, 2017, Vitória da Conquista. Anais do XII Colóquio Nacional e V Colóquio Internacional do Museu Pedagógico, 2017. p. 134-138.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, A. C. G.. Ações Afirmativas e educação superior indígena: o caso da UFBA. In: III Encontro de São Lázaro, 2012, Salvador. Anais III Encontro de São Lázaro, 2012.

2.
SOUZA, A. C. G.. Ações afirmativas e ensino superior indígena: uma abordagem sobre a experiência da UFBA. In: IX Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM), 2011, Curitiba. IX RAM Culturas, Encontros e Desigualdades, 2011.

3.
SOUZA, A. C. G.. Jovens Indígenas no aparelho escolar universitário: o caso UFBA. In: 27ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2010, Belém. 27ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2010.

4.
SOUZA, A. C. G.; SOUZA, Jurema Machado de Andrade ; CARVALHO, Maria Rosário Gonçalves de . DST e AIDS entre mulheres indígenas do norte e sul da Bahia. In: 23ª Reunião Nacional de Antropologia/Associação Brasileira de Antropologia-ABA, 2002, Gramado, 2002.

5.
SOUZA, A. C. G.; ROSA, U. S. S. ; MASCARENHAS, M. F. M. . Fundo de Documentação Histórica Manuscrita sobre Índios da Bahia. In: I Seminário de Pesquisa da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 1998, Salvador. Resumo das Comunicações do I Seminário de Pesquisa da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Salvador: FFCH, 1998. v. 01. p. 08.

6.
MASCARENHAS, M. F. M. ; ROSA, U. S. S. ; Costa, Aurélio Magno ; SOUZA, A. C. G. . Índios na Bahia do século XIX: uma pesquisa de longo alcance. In: XVII Seminário Estudantil de Pesquisa, 1998, Salvador. XVII Seminário Estudantil de Pesquisa - resumos, 1998.

7.
SOUZA, A. C. G.; OLIVEIRA, T. P. T. ; SOUZA, Jurema Machado de Andrade ; ROSA, U. S. S. . As rebeliões dos Kariri-Sapuyá na aldeia da Pedra Branca na Bahia do século XIX. In: XVI Seminério Estudantil de Pesquisa, 1997, Salvador. XVI Seminário Estudantil de Pesquisa - Resumos. Salvador: UFBA, 1997. v. 01. p. 166.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, A. C. G.. Políticas de ações afirmativas e migração indígena estudantil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUZA, A. C. G.. 'Passou? Agora é luta!' Um estudo sobre o programa de ações afirmativas e a permanência de jovens estudantes indígenas na UFBA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SOUZA, A. C. G.. Passou? Agora é luta! Notas etnográficas sobre o ingresso e a permanência de jovens estudantes indígenas na Universidade Federal da Bahia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUZA, A. C. G.. Seminário 'Memórias Pataxó'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SOUZA, A. C. G.. Invisibilidade Étnica na Publicidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SOUZA, A. C. G.. Estudantes Indígenas no contexto universitário: relatos de experiências e desafios. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA, A. C. G.. Acesso e permanência de jovens estudantes indígenas no contexto universitário. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUZA, A. C. G.. La acción afirmativa y la educación superior indígena: notas sobre política pública y etnia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOUZA, A. C. G.. Revisitando a história da escola indígena: da escola para índios à escola indígena. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SOUZA, A. C. G.. Ações Afirmativas e educação superior indígena: o caso da UFBA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOUZA, A. C. G.. Educação Indígena na Contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SOUZA, A. C. G.. Apresentação do Pôster ?Ações afirmativas e ensino superior indígena: notas sobre políticas públicas e etnicidade?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SOUZA, A. C. G.. Ações Afirmativas e Ensino Superior Indígena: uma abordagem sobre a experiência da UFBA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SOUZA, A. C. G.. Jovens Indígenas no aparelho escolar universitário: o caso UFBA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SOUZA, A. C. G.. Memórias do trabalho de Campo em Barra Velha. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
SOUZA, A. C. G.; SOUZA, Jurema Machado de Andrade . Práticas representações de DST/AIDS entre índias do Norte e Sul da Bahia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
SOUZA, A. C. G.. Jovens em situações de risco. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
SOUZA, A. C. G.. Questões em torno da questão indígena. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SOUZA, A. C. G.. Educação indígena na aldeia Pataxó de Barra Velha: reconhecimento das diferenças. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SOUZA, A. C. G.; MASCARENHAS, M. F. M. ; ROSA, U. S. S. . Fundo de Documentação Histórica Manuscrita sobre os Índios da Bahia. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SOUZA, A. C. G.; SOUZA, Jurema Machado de Andrade ; OLIVEIRA, T. P. T. ; ROSA, U. S. S. . As rebeliões dos Kariri-Sapuyá na aldeia da Pedra Branca na Bahia do século XIX. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOUZA, A. C. G.. Mapeamento Diagnóstico Sócio-ambiental das Ilhas dos Frades, Maré e Bom Jesus dos Passos. 2008.

2.
SOUZA, A. C. G.. Consultoria antropológica na elaboração do livro ?Uma História de Resistência Pataxó?. 2007.

3.
SOUZA, A. C. G.. Consultoria antropológica na elaboração do livro ?Mãgute e Goyá Pataxó?. 2007.

4.
SOUZA, A. C. G.. DST e AIDS entre adolescentes. Projeto e execução de oficinas para o Programa - O Ministério Público vai às ruas.. 2003.

5.
SOUZA, A. C. G.. DST e AIDS entre mulheres indígenas do norte e sul da Bahia. 2002.

6.
SOUZA, A. C. G.. Oficina de Elaboração de Histórias Pataxó. 2001.

Trabalhos técnicos
1.
SOUZA, A. C. G.. Parecerista Ad hoc do o XII Colóquio Nacional e V Colóquio Internacional do Museu Pedagógico ?Estado, política e sociedade: está o mundo de ponta cabeça??. 2017.

2.
SOUZA, A. C. G.. V ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES INDÍGENAS - Espaço de Afirmação, protagonismo e diálogos interculturais: descolonizado o pensamento. 2017.

3.
SOUZA, A. C. G.. Compilação e formatação dos materiais produzidos nas oficinas de trabalho no Programa de Apoio ao Ensino Superior e Licenciaturas Indígenas - PROLIND. 2007.

4.
SOUZA, A. C. G.. Jovens Indígenas no aparelho escolar universitário: o caso UFBA. 2005.

5.
SOUZA, A. C. G.. Diagnóstico Sócio-Ambiental e Subprojeto de Educação Ambiental dos municípios do entorno da Baía de Todos os Santos e Salvador. 2004.

6.
SOUZA, A. C. G.. Fazendo a diferença. Elaboração de uma base conceitual para as escolas indígenas Pataxó do extremo-sul da Bahia. 2001.

7.
SOUZA, A. C. G.. Bahia. O Brasil nasceu aqui? Passando em revista os 500 anos. 2000.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOUZA, A. C. G.; BRITO, D. ; LANGA, E. . Ações afirmativas para negros/as e indígenas: gênero, raça e migração. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SOUZA, A. C. G.; TORRES, P. R. ; SANTOS, M. P. ; M. FILHA, J. F. A. ; RODRIGUES, A. S. ; FLEXOR, M. H. . V Encontro de Respeito aos Saberes: respeito aos saberes disciplinares no diálogo interdisciplinar entre o rural e o urbano. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SOUZA, A. C. G.; MARTINS, O. R. ; SANTOS, J. R. ; COSTA, D. T. E. A. . QUESTÕES EM TORNO DO DIREITO, GÊNERO E LINGUAGEM: RECONHECIMENTO DA ALTERIDADE E GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
SOUZA, A. C. G.; CARVALHO, Maria Rosário Gonçalves de ; PINHO, O. ; LUCIANO, G. J. S. ; ALMEIDA, F. V. . Mesa-Redonda Interculturalidade na Universidade brasileira: tensões, conflitos e desafios. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
SOUZA, A. C. G.; SAMPAIO, ; ARAUJO, Z. ; VIEIRA, M. G. . Educação para Relações Étnico-Raciais: experiências curriculares e desafios para a UFBA. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
SOUZA, A. C. G.; CALDAS, Sônia Regina ; SARNO, Silvana . Mesa de Pesquisa ? Relações entre as Produções Midiáticas e a Cultura. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
SOUZA, A. C. G.; COUTO, P. N. A. . As políticas afirmativas e a realidade do índio nas universidades públicas no Brasil. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

8.
SOUZA, A. C. G.; NEIVA, G. . A Cultura na formação do operador de Direito: o caso Barsil. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

9.
SOUZA, A. C. G.. Universidade-Cidades: espaços de aprendizagem e intercâmbio. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

10.
SOUZA, A. C. G.. Universidade-Cidades: espaços de aprendizagem e intercâmbio. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

11.
SOUZA, A. C. G.; SOUZA, Jurema Machado de Andrade ; CARVALHO, Maria Rosário Gonçalves de ; PRUDENTE, H. . Mesa Redonda Mapeando parentes: Parentesco e identidade entre os Índios Pataxó Hãhãhãi, sul da Bahia. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

12.
SOUZA, A. C. G.. Mesa Redonda ?A pesquisa ?de dentro?: questões para formação de pesquisadores?. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

13.
SOUZA, A. C. G.; SOUZA, Jurema Machado de Andrade . Mesa Redonda ?I Conversa Afiada ? Universidade e Povos Indígenas?. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, A. C. G.; SAMPAIO , T. L. M. . Mini Curso A QUESTÃO INDÍGENA SOB A ÓTICA JURÍDICA-ANTROPOLÓGICA - 18ª SEMOC. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SOUZA, A. C. G.. Antropologia e Consumo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SOUZA, A. C. G.; SAMPAIO, . Módulo de Antropologia (Curso de Licenciatura Intercultural Indígena). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SOUZA, A. C. G.; SOUZA, Jurema Machado de Andrade . Diversidade na Universidade: Questões Indígenas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SOUZA, A. C. G.. Antropologia Cultural, Ética e Educação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
SOUZA, A. C. G.. Módulo de Antropologia (Curso de Licenciatura Intercultural Indígena). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SOUZA, A. C. G.. Etnomarketing, Antropologia, Cultura e Consumo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
SOUZA, A. C. G.. Técnicas de coleta de dados na pesquisa qualitativa: etnografia, histórias de vida e grupo focal. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SOUZA, A. C. G.. Metodologia da Pesquisa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
Reis, Carlos Alcides Teixeira ; Costa, Loiane Gomes Leite ; Sandra Simone Morais Pacheco ; SOUZA, A. C. G. . Cartilha Alimentação Saudável nas Escolas da Comunidade Indígena Kiriri. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha Alimentação Saudável).

11.
SOUZA, A. C. G.. Uma História Pataxó. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático).

12.
SOUZA, A. C. G.. Mãgute e Goyá Pataxó. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático).

13.
SOUZA, A. C. G.. Diversidade cultural e comunicação: experiências etnográficas. VIII SEMOC. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
SOUZA, A. C. G.. Antropologia das Sociedades Indígenas. 'Bahia. O Brasil nasceu aqui? Passando em revista os 500 anos. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SOUZA, A. C. G.; ROSA, L. A. C.; MARQUES, Francisca; TAVEIRA, M. K. M.. Participação em banca de Francimária Ribeiro Gomes. Trânsitos musicais e comunicação popular: experiências de protagonismo de mulheres negras em Cachoeira. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminism) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
ROSA, L. A. C.; MARQUES, Francisca; SOUZA, A. C. G.; BARBOSA, L.; CONRADO, M.. Participação em banca de Jorgete Maria Portal Lago. Mestras da Cultura Popular em Belém-PA: Narrativas de vida, ativismos culturais e protagonismos musicais. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
CARVALHO, Maria Rosário Gonçalves de; CESAR, A. L.; SOUZA, A. C. G.. Participação em banca de Paula Odilon dos Santos. ?Estuciando? o Barulho do Quilombo e a Construção Identitária nas Comunidades Quilombolas sertanejas de Cariacá e Lajedo. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Étnicos e Africanos) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
SOUZA, A. C. G.; IRIART, M. F. S.; BARROS, C. C.. Participação em banca de Crislanda de Oliveira Santos Mendes. Self dialógico e formação identitária: narrativas de jovens estudantes sobre ser negro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

2.
SOUZA, A. C. G.; SILVA, J. S. L. A.; CUNHA JUNIOR, D.. Participação em banca de Leila Cristina Rêgo Andrade. As cotas raciais na efetivação da educação como um direito social. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Sociais e Cidadania) - Universidade Católica do Salvador.

3.
SOUZA, A. C. G.; SILVA, R. C. M.; TEIXEIRA, M. G. S.. Participação em banca de Manuela de Oliveira Santos Ribeiro. Monumentos em Cena: do espetáculo da festa do Dois de Julho à Roda de Teatro de Rua no Chafariz da Cabocla. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Museologia) - Universidade Federal da Bahia.

4.
BARROS, Z.; SANTOS, E. O.; SOUZA, A. C. G.. Participação em banca de Allana Oliveira Santos. O ciberespaço e a ressignificação do uso da maconha: uma autoetnografia sobre o uso de maconha no Facebook. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUZA, Jurema Machado de Andrade; MIRANDA, V. S. N.; SOUZA, A. C. G.. Participação em banca de Fabiane Stolze da Silva. Política de Educação Escolar Indígena na Bahia: TI Caramuru-Catarina Paraguaçu, Pau Brasil - BA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão Políticas Públicas GPP-GER) - Universidade Federal da Bahia.

2.
SOUZA, Jurema Machado de Andrade; SOUZA, A. C. G.; SOUSA, L. S.. Participação em banca de Valusa Saraiva Martins. Formação de professores e professoras indígenas: reflexos no cotiadiano escolar. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão Políticas Públicas GPP-GER) - Universidade Federal da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, A. C. G.; RAMOS, D. P.; CARDEL, L. M. P. S.. Participação em banca de Fernanda Marques Corrêa.A "Mística" da Teia Agroecológica dos povos: etnografia de um ritual política. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

2.
Torres, Paulo; Rocha, Júlio; SOUZA, A. C. G.. Participação em banca de Ana Amélia Ribeiro Sousa.Quando a tradicionalidade da ocupação indígena esbarra no conceito de posse civil: um estudo à luz do caso dos Pataxó Hãhãhãe. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal da Bahia.

3.
SOUZA, A. C. G.; SOUZA, Jurema Machado de Andrade; PENTEADO, W.. Participação em banca de Maira Carolina Carbonieri.Entre deslocamentos e retomadas: reflexões sobre identidade e territorialidade entre os Pataxó Hãhãhãe da Aldeia Nova Vida, Camamu, baixo-sul da Bahia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

4.
SOUZA, A. C. G.; CALDAS, Sônia Regina; AMADO, Roseli. Participação em banca de Alcicléa de Sá Marques.Pano da Costa: um símbolo da ancestralidade africana. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Católica do Salvador.

5.
SOUZA, A. C. G.; AMADO, Roseli; CALDAS, Sônia Regina. Participação em banca de Alexandra Silva dos Santos.BANDODIPAPEL: instrumentos percussivos construídos na técnica de papietagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Católica do Salvador.

6.
CARVALHO, Maria Rosário Gonçalves de; Marcos Luciano Messeder; SOUZA, A. C. G.. Participação em banca de Ivan Dutra Belo.Escolarização, cidadania e antropologia: elementos para compreender a educação indígena no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

7.
SOUZA, A. C. G.. Participação em banca de Cristiane Reis Lobo.A longevidade do cacicado de Lázaro Gonzaga de Souza entre os Kiriri do sertão baiano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

8.
SOUZA, A. C. G.; MISI, Mácia; MARRUL, Indira. Participação em banca de Joel Juvêncio Melo Souza.O Direito Internaciona Humanitário na Guerra Civil Angoana. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Faculdade Integrada da Bahia.

9.
SOUZA, A. C. G.; SILVA, Bárbara Vírginia; AMADO, Roseli. Participação em banca de Mário Victor Santos Salles.Design como estratégia de competitividade para exportação: um estudo explanatório sobre o design brasileiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Faculdade Integrada da Bahia.

10.
SOUZA, A. C. G.; GATTAZ, André; AMADO, Roseli. Participação em banca de Ana Paula Souza Chagas.O Islã como um ator nas Relações Internacionais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Faculdade Integrada da Bahia.

11.
SOUZA, A. C. G.; SANTOS, Corina Rosa; PEREIRA, Ana Beatriz. Participação em banca de Bruno Vandystadt de Souza.O Programa Abrindo Espaços: Educação para a paz, UNESCO, Salvador - BA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Faculdade Integrada da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOUZA, A. C. G.; DEOCLECIANO, Vicente; SENA, Eduarda Maria. Concurso para Professor Substituto. 2004. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Outras participações
1.
SOUZA, A. C. G.; TEIXEIRA, A. N.. Concurso Minibiblioteca Livres Livros. 2016. Universidade Católica do Salvador.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
30ª Reunião Brasileira de Antropologia.Políticas da antropologia ? ética, diversidade e conflitos. Mesa-Redonda Interculturalidade na Universidade brasileira: tensões, conflitos e desafios. 2016. (Congresso).

2.
XII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - XII ENECULT.DESCOLONIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E DIVERSIDADE. 2016. (Simpósio).

3.
III Encontro Nacional de Estudantes Indígenas. 2015. (Encontro).

4.
3º CIMIE. 2014. (Congresso).

5.
XVII Semana de Mobilização Científica - SEMOC.Direitos, Justiça Social e Cidadania. 2014. (Simpósio).

6.
28ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2012. (Congresso).

7.
XIV Fábrica de Idéias - Seminário Internacional Avançado em Relações Étnicas e Raciais. 2011. (Seminário).

8.
Minicurso "Amostragem". 2010. (Outra).

9.
XI SEMOC/UCSAL. Mesa Redonda. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, A. C. G.; SILVA, J. S. L. A. . Festival das Juventudes. 2018. (Festival).

2.
SOUZA, A. C. G.; ARGOLO, D. ; PEREZ, L. . Cosmologia Indígena e Questões Atuais sobre os Povos Indígenas - Palestra Daniel Munduruku. 2016. (Outro).

3.
SOUZA, A. C. G.; CARVALHO, Luciana . Coordenação da Sessão de Comunicação Coordenada. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Alex Chaves Gomes. SKOLORS: A DESCONSTRUÇÃO DOS ESTEREÓTIPOS SOCIAIS E O POLITICAMENTE CORRETO NA MÍDIA BRASILEIRA. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica do Salvador. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Khalil Augusto Botelho Nogueira. Cinema e educação: as práticas educacionais com a utilização de material fílmico com alunos do EJA na escola Rotary de Itabuna/BA. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cinema, expressão e análise) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Adriele Nascimento da Cruz. O QUE QUEREMOS? Um estudo à luz da criminologia feminista interseccional sobre os casos de violência doméstica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

2.
Jamile da Silva Oliveira. GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

3.
Raquel Pinheiro de Melo. Vik Muniz: construindo retratos através do lixo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

4.
Danilo de Teive e Argolo Costa. A natureza jurídica dos direitos linguísticos: uma abordagem a partir das línguas indígenas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

5.
Daniela Miguez Palma. AS PECULIARIDADES DO TRÁFICO DE MULHERES NO CENÁRIO BRASILEIRO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

6.
Lindsei dos Santos Souza Perez. DIREITO À SAÚDE: UMA BORDAGEM SOBRE A QUESTÃO DO DIREITO À SAÚDE NAS COMUNIDADES INDÍGENAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

7.
Elvira Mejia Herrejón. Direitos Humanos no México a partir de Ayotzinapa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

8.
ISMAEL JOSÉ MARQUES DA SILVA. O SISTEMA PENITENCIÁRIO E A RESSOCIALIZAÇÃO PELA VALORIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HUMANA ATRAVÉS DA AYAHUASCA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

9.
Carolina Melissa Pendiuk Mendes Sampaio. CAPACIDADE LEGAL INDÍGENA NO BRASIL: Aspectos da formação histórica do Direito Indigenista. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

10.
PAULA TEREZA FONSECA MUNIZ. A HORA E A VEZ DOS MEIOS ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: DEFENSORIA PÚBLICA COMO INSTRUMENTO DE ACESSO À GRATUIDADE DA JUSTIÇA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

11.
Marcos Calahari Borges de Souza. Direito X Práticas religiosas de grupos tradicionais: o caso Ayahuasca. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

12.
Juarez Lopes de Oliveira. O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA COMO PROPOSTA ALTERNATIVA DE JUSTIÇA SOCIAL NO MUNICÍPIO DE CAPIM GROSSO NO PERÍODO DE 2010/2013. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

13.
Fernando da Cruz Souza. ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A JUSTIÇA RESTAURATIVA NO BRASIL: UMA ANÁLISE SOBRE OS IDEAIS DE VINGANÇA SUSCITADOS PELAS REDES SOCIAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

14.
Ricardo Silva da Paz. A REGIÃO DO NORDESTE DE AMARALINA E A POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA NA BAHIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

15.
Rosana Moura Pinho. Direito à reprodução assistida por casais homoafetivos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

16.
Felipe Bezerra, Lorena Carvalhal, Larissa Gomes. Martagão Gesteira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

17.
Nadja Nether, Irlen Magalhães, Gabriela Cerqueira. APADA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

18.
Jacqueline Bochin; Thales Vasconcelos, Marília Moura. Pampulha Engenharia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

19.
Gabriel Brandão, Tarsila Bronze. CVV. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

20.
Emanuele Silva, Fernanda Duarte, Tatiana Fraga. Pierre Verger. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

21.
Laila Santana, Lucas Ravazzano, Luciana Souza. Sorveteria da Ribeira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

22.
Xede Lu Ganem, Camila Liz, Maíra Katz. Um novo conceitto. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

23.
Luila Neves, Thiara Moreira. Bar Ponte Aerea. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

24.
Cátia Rejane de Sousa. O papel do Secretário Executivo na Instituição Afro-descendente Ilê Axé Opô Afonjá. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado) - Faculdade Integrada da Bahia. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

25.
Mara Manoela Fraga da Silva. Xamanismo Siberiano na ótica das Relações Internacionais. 2005. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Faculdade Integrada da Bahia. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

26.
Mariana de Mendonça Andrade. Turismo Sexual: um estudo de caso sobre a dinâmica do comércio sexual em Salvador. 2005. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Faculdade Integrada da Bahia. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

Iniciação científica
1.
Fernando da Cruz Souza. A importância do patronato de presos e egressos enquanto órgão da execução penal. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

2.
André Ribeiro Leite. A importância do patronato de presos e egressos enquanto órgão da execução penal. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.

3.
Lorena Moreira Seal Carvalho. A importância do patronato de presos e egressos enquanto órgão da execução penal. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Ana Cláudia Gomes de Souza.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SOUZA, A. C. G.2016 SOUZA, A. C. G.. Estudantes indígenas no contexto universitário da Universidade Federal da Bahia. Revista del Cisen Tramas/Maepova, v. 4, p. 115-136, 2016.

2.
SOUZA, A. C. G.2018SOUZA, A. C. G.. E] QUANDO A UNIVERSIDADE É O CAMPO [?]: NOTAS DE PESQUISA SOBRE INGRESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE. Revista Binacional Brasil Argentina: Diálogo entre às Ciências, v. 6, p. 324-339, 2018.


Livros e capítulos
1.
SOUZA, A. C. G.. Revisitando a história da escola indígena: da escola para índios à escola indígena. In: América Lúcia Silva César; Suzane Lima Costa. (Org.). Pesquisa e escola: experiências em educação indígena na Bahia. 1ªed.Salvdor: Quarteto, 2013, v. , p. 93-108.

2.
SOUZA, A. C. G.. Ações afirmativas e ensino superior indígena: notas sobre políticas públicas e etnicidade. In: Carlos Peláez-Paz; María Isabel Jociles. (Org.). Estudios etnográficos de las políticas públicas en contextos educativos. 1ed.Madri: Editorial Traficantes de Sueños, 2014, v. , p. 25-31.

3.
SOUZA, A. C. G.. Estudantes indígenas nas universidades brasileiras: o caso UFBA. In: Ana Elisa de Castro Freitas. (Org.). Intelectuais indígenas e a construção da universidade pluriétnica no Brasil. 1ªed.Rio de Janeiro: E-Papers, 2015, v. , p. 157-170.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUZA, A. C. G.. Índios, escola e reafirmação étnica. Jornal Mundo Jovem, Porto Alegre, , v. 435, p. 8 - 9, 01 abr. 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, A. C. G.. La acción afirmativa y la educación superior indígena: notas sobre política pública y etnia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOUZA, A. C. G.; CARVALHO, Maria Rosário Gonçalves de ; PINHO, O. ; LUCIANO, G. J. S. ; ALMEIDA, F. V. . Mesa-Redonda Interculturalidade na Universidade brasileira: tensões, conflitos e desafios. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
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SOUZA, A. C. G.. Universidade-Cidades: espaços de aprendizagem e intercâmbio. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




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