Amaranta Emília Cesar dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8728297682318515
  • Última atualização do currículo em 13/09/2018


Professora adjunto de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Possui graduação em Comunicação com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia(1998), mestrado em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2002), doutorado em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Paris III - Sorbonne-Nouvelle (2008) e Pós-doutorado na New York University. Foi curadora e organizadora da Mostra 50 Anos de Cinema da África Francófona (Ano da França no Brasil, 2009). Idealizou e coordena o Cachoeiradoc - Festival de Documentários de Cachoeira (BA). Coordena o Grupo de Estudos e Práticas em Documentário. Tem apresentado trabalhos e publicado artigos com enfoque em cinema e diferença, documentário, cinema africano e da diáspora, cinema brasileiro, análise filmica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Amaranta Emília Cesar dos Santos
Nome em citações bibliográficas
CESAR, Amaranta.;CESAR, AMARANTA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Artes, Humanidades e Letras.
Rua Ariston Mascarenhas
Centro
44300000 - Cachoeira, BA - Brasil
Telefone: (75) 34252729


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Cinema et Audiovisuel.
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
Título: La fabulation et la figuration de l'altérité dans le cinéma brésilien contemporain: Cidade de Deus, du livre au film, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Michel Marie.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cinema; alteridade; cinema brasileiro; crítica; diferença cultural; identidade cultural.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2000 - 2002
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: A Rosa Azul: estudo poético do cinema de David Lynch,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Wilson da Silva Gomes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cinema; Narrativa; Poética; David Lynch.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
1994 - 1998
Graduação em Comunicação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Esse estranho mundo: um estudo poético de David Lynch.
Orientador: Wilson da Silva Gomes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2013 - 2014
Pós-Doutorado.
New York University, NYU, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.


Formação Complementar


1997 - 1997
Arte e Desaparição - Jean Baudrillard.
Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ECO - UFRJ, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Curso de Fotografia. (Carga horária: 18h).
Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, FACOM - UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Tecnologia e Ciência, FTC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

03/2003 - 08/2003
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Câmera e Vídeo

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gestor de Pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ensino Gradução de Cinema Disciplinas ministradas: Cinema I (mundo) Documentário I Documentärio II Intergrante do Nucleo Docente Estruturante do Curso de Cinema e Audiovisual Novas tendências do documentário

Atividades

01/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes, Humanidades e Letras, .


Faculdades Jorge Amado, FJA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Nível Superior, Carga horária: 40

Atividades

05/2003 - 10/2004
Extensão universitária , Curso de Comunicação, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Núcleo de Formação Profissionalizante 'Mídia e Cidadania.
02/2003 - 10/2004
Ensino, Comunicação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História e Teoria do Cinema e Vídeo
Teorias da Comunicação
Ética
07/2004 - 08/2004
Ensino, Roteiros para Tevê e Vídeo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Seriados (Análise de narrativas seriadas)

Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Nível Superior, Carga horária: 10

Atividades

03/2003 - 10/2004
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Rádio, Televisão e Cinema
03/2003 - 10/2004
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Design, Curso de Design.

Atividade realizada
Orientação de Projetos Específicos de Conclusão de Curso de Graduação em Desenho Artístico com ênfase em Computação Gráfica.

Teatro Vila Velha, TVV, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação, diretora e editora, Carga horária: 20


Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu, CEASB, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Coordenação -Projeto Roda Pião, Carga horária: 20


Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, LICEU, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Educador da Oficina de Vídeo para Jovens, Carga horária: 20


Centro de Referência Integral de Adolescentes, CRIA, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assitente de direção e criação, Carga horária: 20


Cipó Comunicação Interativa, CIPÓ, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educador da Oficina de Vídeo para Jovens, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Grupo de estudos e práticas em documentário


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Corpo e subjetividade no documentário contemporâneo: pesquisa e práxis
Descrição: O objetivo fundamental deste projeto é produzir reflexão sobre o corpo e os processos de subjetivação no documentário contemporâneo, inventariando, refinando e elaborando conceitos e operadores analíticos que possam contribuir para o campo dos estudos do documentário no Brasil. A pesquisa tem como finalidade, ainda, construir elos entre o conhecimento acadêmico sobre documentários e a prática documental, através da experimentação de procedimentos práticos, elaborados a partir da reflexão teórica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Amaranta Emília Cesar dos Santos - Coordenador / Ulisses Bomfim - Integrante.
2010 - 2013
As relações de alteridade, a ética e os dispositivos documentais : pesquisa e práxis do documentário no Recôncavo da Bahia.
Descrição: Pesquisa teórico-prática sobre as relações de alteridade que atravessam a prática documental e as questões éticas que decorrem do embate entre sujeito filmado e sujeito que filma..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Amaranta Emília Cesar dos Santos - Coordenador.
2009 - 2013
« Autorrepresentação no cinema africano
Descrição: A pesquisa tem por objetivo investigar como as questões da autorrepresentação atravessam os cinquenta anos de cinema africano, através de uma abordagem dos filmes pelo viés dos estudos pós-coloniais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - 2012
III CachoeiraDoc - Festival de Documentários de Cachoeira
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Amaranta Emília Cesar dos Santos - Coordenador / Ana Rosa Marques - Integrante.
2011 - 2011
II Festival de Documentários de Cachoeira - CachoeiraDoc
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Amaranta Emília Cesar dos Santos - Coordenador / Ana Rosa Marques - Integrante.Financiador(es): Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
Registros da história e da memória familiar das comunidades tradicionais do Recôncavo da Bahia
Descrição: Projeto de Extensão, premiado pelo edital PROEXT do MEC, que tem por objetivo documentar o patrimônio cultural das comunidades negras tradicionais do Vale do Iguape, fomentando a produção de autorrepresentações, através do cinema e audiovisual..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Amaranta Emília Cesar dos Santos - Coordenador / Ana Rosa Marques - Integrante / Isabel Cristina REIS - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2010 - 2010
I Festival de Documentários de Cachoeira
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Amaranta Emília Cesar dos Santos - Coordenador / Ana Rosa Marques - Integrante.Financiador(es): Secretaria de Cultura da Bahia - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Devires (UFMG)
2009 - Atual
Periódico: Crítica & Debates


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Prêmio Olhar de Cinema de Melhor Curta-Metragem Brasileiro, Festival Interncional de Curitiba - Olhar de Cinema.
2014
Prêmio no edital do Fundo de Cultura, setorial de Audiovisual para realização do curta-metragem "Parto", SECULT-Bahia.
2014
Bolsa de pós-doutorado, CAPES.
2010
Prêmio no Edital de Desenvolvimento de Longa-Metragem de Ficção, Irdeb - Secult.
2006
Prêmio de Melhor Crônica no I Concurso Literário da Apeb-Fr, Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na França.
2004
Bolsa de Doutorado Pleno no Exterior, CAPES.
2003
Prêmio Intercom de Comunicação de Melhor Disertação de Mestrado, Intercom.
1999
Prêmio Quanta - Melhor Produção Baiana, Jornada Internacional de Cinema da Bahia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CESAR, Amaranta.;CESAR, AMARANTA2017CESAR, Amaranta.. Que lugar para a militância no cinema brasileiro contemporâneo? Interpelação, visibilidade e reconhecimento. REVISTA ECO-PÓS (ONLINE), v. 20, n.2, p. 101-121, 2017.

2.
CESAR, Amaranta.;CESAR, AMARANTA2017CESAR, Amaranta.; Brasil, André ; MESQUITA, C. ; LEANDRO, A. . Nomear o genocídio: uma conversa sobre Martírio, com Vincent Carelli. REVISTA ECO-PÓS (ONLINE), v. 20, n.2, p. 232-257, 2017.

3.
CESAR, AMARANTA2017CESAR, AMARANTA; MONTEIRO, LÚCIA RAMOS . As africanidades e suas asperezas. Rebeca, v. 5, p. 1-15, 2017.

4.
CESAR, Amaranta.;CESAR, AMARANTA2017CESAR, Amaranta.. Cinema como ato de engajamento: documentário, militância e contextos de urgência.. CIBERLEGENDA (UFF. ONLINE), v. 35, p. 11-25, 2017.

5.
CESAR, Amaranta.;CESAR, AMARANTA2015CESAR, Amaranta.. Pierre Perrault et la trilogie de 'Île-aux-Coudres: le documentaire como 'prise de parole' et la (re)invention d'une identité. Théorème (Paris), v. 25, p. 115-122, 2015.

6.
CESAR, Amaranta.;CESAR, AMARANTA2013CESAR, Amaranta.. CINEMA AFRICANO, UTOPIA E POLÍTICA: A TOMADA DE PALAVRA EM BAMAKO, DE ABDERRAHMANE SISSAKO // AFRICAN CINEMA, UTOPIA AND POLITICS: THE CAPTURE OF SPEECH IN BAMAKO, A FILM BY ABDERRAHMANE SISSAKO. Contemporanea (UFBA. Online), v. 11, p. 581-590, 2013.

7.
CESAR, Amaranta.;CESAR, AMARANTA2013CESAR, Amaranta.. Sobreviver com as imagens: o documentário, a vida e os modos de vida em risco. Devires (UFMG), v. 10, p. 12-23, 2013.

8.
CESAR, Amaranta.;CESAR, AMARANTA2012CESAR, Amaranta.. Tradição (re) encenada: o documentário e o chamado da diferença. Devires: cinema e humanidades, v. 9, p. 88-97, 2012.

9.
CESAR, Amaranta.;CESAR, AMARANTA2007CESAR, Amaranta.. Fabulação e figuração da alteridade em Cidade de Deus. RUA. Revista de Arquitetura e Urbanismo, v. 2, p. 72-84, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
CESAR, Amaranta.. PODE A IMAGEM SALVAR? CINEMA E AUDIOVISUAL INDÍGENAS, FILMES DE RETOMADA E RESISTÊNCIA CULTURAL. In: Alessandra Brandão, Ramayana Lira. (Org.). Sobrevivência das imagens. 1ed.Campinas: Papirus, 2015, v. 1, p. 51-64.

2.
CESAR, Amaranta.. O DOCUMENTÁRIO COMO TOMADA DE PALAVRA: reflexões sobre a mise-en-scène da fala e os dispositivos documentais. In: Francisco Serafim, Guilherme Maia. (Org.). Ouvir o documentário: vozes, música, ruídos. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2015, v. 1, p. 83-95.

3.
CESAR, Amaranta.. Cinema africano e autorrepresentação: da reconfiguração do passado colonial para a reinvenção do presente global. In: Anelise Courseil, Ramayana Lira. (Org.). Cinema, Globalização, Transculturalidade. 160ed.Blumenau: Nova Letra, 2013, v. 1, p. 139-160.

4.
CESAR, Amaranta.. Filmes de regresso: o cinema africano e os desafios das fronteias. In: Mahomed Bama e Alessandra Meleiros. (Org.). Filmes da África e da diáspora: objetos de discurso. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2012, v. , p. 300-323.

5.
CESAR, Amaranta.. O encontro da tirania ilusionista com a desgastada imagem hiper-real.. In: FABRIS, Mariarosaria et al.. (Org.). Estudos Socine de Cinema, Ano III.. Porto Alegre: Sulina, 2003, v. , p. 414-423.

6.
CESAR, Amaranta.. Esse estranho mundo: um estudo poético do cinema de David Lynch. In: Fernão Pessoa Ramos; Maria Doura Mourão; Afrânio Catani; José Gatti. (Org.). Estdos de Cinema 2000 - SOCINE. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2001, v. 1, p. 40-47.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CESAR, Amaranta.. Cultura no plural. Jornal A Tarde, Salvador, 19 out. 2007.

2.
CESAR, Amaranta.. Du cinema novo au cinéma nouveau. Gazeta da Bahia, Salvador, 20 jul. 1999.

3.
CESAR, Amaranta.. Cordeiros: um documentário na fronteira. Cordeiros: crônica de um documentário, Brasília, p. 26 - 27.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CESAR, Amaranta.. Que lugar para a militância no cinema brasileiro contemporâneo? Interpelação, visibilidade e reconhecimento. In: 26o Encontro Anual da Compós, 2017, São Paulo. 26o Encontro Anual da Compós, 2017. v. 1.

2.
CESAR, Amaranta.. O documentário e a mise-en-scène da diferença: tradição e encenação nos filmes do projeto Vídeo nas Aldeias. In: Avanca Cinema Intertional Conference 2014, 2014, Avanca. Avanca Cinema Intertional Conference 2014. AVANCA: AVANCA, 2014. v. 1. p. 816-821.

3.
CESAR, Amaranta.. Cinema africano, autorrepresentação e identidade cultural. In: VII ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 2011, Salvador. VII ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CESAR, Amaranta.. Curadoria da perspectiva das mulheres: posicionamento de gênero como práxis crítica. In: XXI Encontro da Socine, 2017, João Pessoa. XXI Encontro da Socine, 2017.

2.
CESAR, Amaranta.. Corpo e subjetividade: o ator entre documentário e ficção. In: XIX Encontro da Socine, 2015, Campinas. XIX Encontro da Socine, 2015.

3.
CESAR, Amaranta.. Filmes de regresso: o desafio das fronteiras e o olhar nômade. In: Socine, 2012, Rio de Janeiro. XV Encontro da Socine, 2012.

4.
CESAR, Amaranta.. Filmes de regresso: o desafio das fronteiras e o olhar nômade.. In: XV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), 2011, Rio de Janeiro. XV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), 2011.

5.
CESAR, Amaranta.. Auto-representação no cinema Africano: de Ousmane Sembene a Abderrahmane Sissako. In: XIII Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), 2009, São Paulo. XIII Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
CESAR, Amaranta.. Sobreviver com as imagens: o documentário e a vida em risco. DEVIRES (UFMG), 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
CESAR, AMARANTA. Diante do desejo de liberdade da outra: imagens de emancipação, experiência histórica e racialização da crítica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CESAR, AMARANTA. Curadoria da perspectiva das mulheres. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CESAR, AMARANTA. Podem as imagens matar/salvar?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CESAR, Amaranta.. Engajamento e invenção de formas Que lugar para a militância no cinema brasileiro contemporâneo?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CESAR, Amaranta.. Cinema africano e autorrepresentação: descolonização, identidade e reinvenção. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CESAR, Amaranta.. Conviver com as imagens: curadoria, reconhecimento e sinais de vida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CESAR, Amaranta.. Índios Zoró, antes, hoje e depois. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CESAR, Amaranta.. Sobreviver com as imagens:cinema, resistência e retomadas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CESAR, Amaranta.. Cinema como ato de engajamento: o documentário brasileiro contemporâneo em contextos de urgência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CESAR, Amaranta.; URBAN, R. ; FIGUEIREDO, L. . Ficção documentarizante, documentário ficcionalizante: formas e processos híbridos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CESAR, Amaranta.. Existir e resistir: formas e atos do documentário brasileiro contemporâneo (master class). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CESAR, Amaranta.. Le cinéma des Amérindiens: images de résistance. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
CESAR, Amaranta.. A sobrevivência das imagens: Experiência, comunicação e historicidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
CESAR, Amaranta.. (Re) Staging tradition: documentary in the Brazilian indigenous villages. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CESAR, Amaranta.. Re-enactments of tradition: the documentary in the indigenous village. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
CESAR, Amaranta.. A mise-en-scène da diferença: tradição e encenação nos filmes do projeto Vídeo nas Aldeias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CESAR, Amaranta.. Re-enactments of tradition: the documentary in the indigenous village. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
CESAR, Amaranta.. 'Anotações sobre cinema e cultura: o documentário como prática cultural e instrumento de demarcação da diferença em aldeias indígenas do Brasil'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
CESAR, Amaranta.. Le cinéma comme dispositif utopique: la prise de la parole et l?invention d?un lieu de parole en Bamako, d?Abderrahmane Sissako. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
CESAR, Amaranta.. Sobreviver com as imagens: o documentário e a vida em risco. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CESAR, Amaranta.. Pierre Perrault: o documentário como tomada de palavra e a invenção de uma identidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
CESAR, Amaranta.. Pierre Perrault, a trilogia da Île-aux-Coudres e o documentário como tomada de palavra. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
CESAR, Amaranta.. Cidade dos Sonhos: a construção do estranhamento em David Lynch e o lugar do sujeito. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
CESAR, Amaranta.. Tradição (re)encenada: o documentário e o apelo da diferença. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CESAR, Amaranta.. Trilha sonora e documentários: reflexões sobre concepção e realização. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
CESAR, Amaranta.. O Documentário Contemporâneo e o Chamado da Diferença Cultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
CESAR, Amaranta.. A diáspora africana no cinema: os filmes de regresso e os desafios das fronteiras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
CESAR, Amaranta.. Documentário, performance e diferença cultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
CESAR, Amaranta.. Cinema Africano, autorrepresentaçao e identidade cultural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
CESAR, Amaranta.. Filmes de regresso: o desafio das fronteiras e o olhar nômade.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
CESAR, Amaranta.. Documentário como argumentação audiovisual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
CESAR, Amaranta.. Autorepresentação no cinema africano: de Abderrahmane Sissako a Ousmane Sembene. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
CESAR, Amaranta.. Cordeiros: um documentário na fronteira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
CESAR, Amaranta.. A construção da alteridade nos filmes de Glauber Rocha. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
CESAR, Amaranta.. Madame Satã: diferença para além da alteridade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
CESAR, Amaranta.. Le cinéma comme articulation de différences culturelles: une approche postcoloniale du cinéma brésilien. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
CESAR, Amaranta.. Réalité et fiction dans le cinéma brésilien contemporain et les discours de la critique. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
CESAR, Amaranta.. O papel do personagem principal: uma análise comparativa entre Cidade de Deus e Madame Satã. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
CESAR, Amaranta.. Off, Câmeras, Legislação: Ética na Imprensa Brasileira. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

40.
CESAR, Amaranta.. Entre o visto e não-visto: os caminhos ocultos da Cidade dos Sonhos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
CESAR, Amaranta.. Quem tem medo de David Lynch?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
CESAR, Amaranta.. Dançando no escuro: o encontro da tirania ilusionista com a desgastada imagem hiper-real. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
CESAR, Amaranta.. A noite do mundo: um estudo poético do cinema de David Lynch. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
CESAR, Amaranta.. Vídeo: linguagem, prdução e distribuição. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

45.
CESAR, Amaranta.. O cinema de Pedro Almodóvar. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
CESAR, Amaranta.. A poética de David Lynch. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
CESAR, Amaranta.. Hiper-realismo, sátira e paródia em Pedro Almodóvar. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
CESAR, Amaranta.. Para uma poéticadas narrativas audiovisuais. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

49.
CESAR, Amaranta.. A construção do drama em Almodóvar. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
CESAR, Amaranta.; RODRIGUES FILHO, F. . Pode o cinema abrir uma passagem?. Belo Horizonte: Forumdoc.bh, 2017 (Catálogo de festival de cinema).

2.
CESAR, Amaranta.; MONTEIRO, L. R. . Africanidades. Rebeca / Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2016 (Organização de Dossiê em periódico).

3.
CESAR, Amaranta.. One plus one (Um mais um). São Paulo: Heco Produções, 2015 (Texto para catálogo Mostra Godard inteiro ou o mundo em pedaços).

4.
CESAR, Amaranta.. Mire na forma, atire no conteúdo. Rio de Janeiro: Amarillo, Caixa Cultural, 2015 (Texto para catálogo Mostra O Cinema de Trinh T Minh-Ha).

5.
CESAR, Amaranta.. Ocupar, resistir, ressurgir, sobre Ressurgentes, de Dácia Ibiapina. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2015 (Texto para catálogo do Forumdoc.bh 2015).

6.
CESAR, Amaranta.. Ver e Saber. Cachoeira: Ritos, UFRB, 2015 (Texto para catálogo do VI CachoeiraDoc).

7.
CESAR, Amaranta.. Na carne do mundo: os filmes do SEL, perspectivas do espaço e imersões sensoriais. Cachoeira: Ritos Produções, UFRB, 2015 (Texto para catálogo do VI CachoeiraDoc).

8.
CESAR, Amaranta.. Resistência: modos de usar. Rio de Janeiro: Fagulhas Filmes / Caixa Cultural, 2014 (Texto para catálogo Mostra Jia Zhagke, a cidade em quadro).

9.
CESAR, Amaranta.. Existir e resistir. Cachoeira: Ritos Produções, UFRB, 2014 (Texto para catálogo do V CachoeiraDoco).

10.
CESAR, Amaranta.. Resistência: os filmes e os vaga-lumes. Cachoeira: Ritos Produções, UFRB, 2014 (texto para catálogo do V CachoeiraDoc).

11.
CESAR, Amaranta.. La Blessure, 2003. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CESAR, Amaranta.. Parecer Científico da resenha ?Cláudio Assis e seu Nordeste bestial? para a Revista Crítica e Debates. 2010.

2.
CESAR, Amaranta.. Parecer para o programa PIBEX - Formação em boas práticas para empreendimentos solidários no Recôncavo da Bahia. 2010.

3.
CESAR, Amaranta.. Parecer para o programa PIBEX - Promoção da saúde, educação sexual e atividades sócioeducativos.. 2010.

4.
CESAR, Amaranta.. Parecer para o programa PIBEX - Horta escolar: agroecologia educa. 2010.

5.
CESAR, Amaranta.. Parecer para o programa PIBEX - Oficinas de Paleontologia: uma estratégia mediadora do aprendizado de Ciências e Biologia.. 2010.

6.
CESAR, Amaranta.. Parecer para o programa PIBEX - Promoção do Uso Racional de Medicamentos em Gestantes. 2010.

7.
CESAR, Amaranta.. Parecer para o programa PIBEX -PROJETO UTILIXO: Uma experiência de Educação Ambiental nas Escolas Públicas Municipais de Cruz das Almas -BA. 2010.

8.
CESAR, Amaranta.. Parecer para o programa PIBEX - Prevenção da violência contra o idoso: intervenção psicossocial na comunidade. 2010.

9.
CESAR, Amaranta.. Parecer para o PIBEX - Nutrição e Atividade Física. 2010.

10.
CESAR, Amaranta.. Parecer para o programa PIBEX - Ações ergonômicas e de reestruturação produtiva para a promoção de saúde e desenvolvimento de trabalhadores vinculados a empreendimentos solidários da Bahia.. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
CESAR, Amaranta.. Oficina de Introdução a Linguagem Audiovisual para crianças do Projeto Linha do Abraço. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CESAR, Amaranta.. Oficina de documentário experimental. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CESAR, Amaranta.. Carlos Marighella: ética em tempos de guerrilha. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CESAR, Amaranta.. Oficina de Vídeo - Projeto Vila Verão. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CESAR, Amaranta.. Ateliê de Coreográfos Brasileiros - Ano 3. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

6.
CESAR, Amaranta.. Brincando e aprendendo no verão. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

7.
CESAR, Amaranta.. A telepedagogia na sala de aula. 2000. .

8.
CESAR, Amaranta.. Oficina de Linguagem Jornalística para professores indígenas da Bahia. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
CESAR, Amaranta.. Flecha - jornal do curso de Magistério Indígena da Bahia. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jornal).

10.
CESAR, Amaranta.. Fórum Comunitário de Combate à Violência. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

11.
CESAR, Amaranta.. Making of do VI Festival Nacional de Vídeo - A imagem em 5 minutos. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

12.
CESAR, Amaranta.. ACREDITE. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

13.
CESAR, Amaranta.; SCALDAFERRI, D. . Roda Pião. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

14.
CESAR, Amaranta.. Lagoas - uma experiência de educação ambiental em Maceió. 1997. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

15.
CESAR, Amaranta.. Para uma poética das narrativas audiovisuais de Pedro Almodóvar. 1997. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
CESAR, AMARANTA. Maré. 2018. Filme.

2.
CESAR, Amaranta.; SCALDAFERRI, D. . Muvuca. 2012. Vídeo.

3.
CESAR, Amaranta.. Mostra de Cinema Negro. 2012. Outra.

4.
CESAR, AMARANTA; FRANCA, M. S. ; MARQUES, A. R. . CachoeiraDoc - Mostra Competitiva. 2010. Filme.

5.
CESAR, Amaranta.. Rotas da Liberdade - Roteiro e direção. 2009. Vídeo.

6.
CESAR, Amaranta.; MARQUES, A. R. . Cordeiros - Roteiro, direção, montagem e produção. 2008. Vídeo.

7.
CESAR, Amaranta.; WYLLYS, J. ; TEIXEIRA, I. . Luto, ou três formas de morrer - Roteiro, direção e montagem. 2004. Vídeo.

8.
CESAR, Amaranta.. Carlos Marighella: é preciso ter a coragem de dizer - Roteiro, direção e montagem. 2004. Vídeo.

9.
CESAR, Amaranta.; OLIVEIRA, C. ; OLIVEIRA, M. . Meus, seus, nossos - Coordenação de direção e montagem. 2004. Vídeo.

10.
CESAR, Amaranta.; MARQUES, A. R. . Antígona - Direção. 2003. Vídeo.

11.
CESAR, Amaranta.; MARINIELO, G. . Branca Retina - Direção, imagens e montagem. 2003. Vídeo.

12.
CESAR, Amaranta.; Diogo Kalil . José Ulisses da Silva - Direção, imagens e montagem. 2002. Vídeo.

13.
CESAR, Amaranta.. DVD digital - vídeo-dança - Direção, imagens e edição. 2002. Vídeo.

14.
MEIRELLES, M. ; CESAR, Amaranta. . Nossa mãe do porto da Vitória - Direção, imagens e montagem. 2002. Vídeo.

15.
CESAR, Amaranta.; FRANCA, M. S. . Há um pouco de mim em você - Direção e roteiro. 1999. Vídeo.

16.
CESAR, Amaranta.; MACHADO, J. . Stultiferas Navis - Direção e roteiro. 1999. Vídeo.

17.
CESAR, Amaranta.. A rua: o bicho da cara preta - Direção e roteiro. 1998. Vídeo.

18.
CESAR, Amaranta.. Romeu e Julieta - Direção e roteiro. 1998. Vídeo.

19.
CESAR, Amaranta.; SCALDAFERRI, D. . A lenda - Direção e roteiro. 1997. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
CESAR, Amaranta.. Mar Aberto - roteiro de longa metragem de ficção. 2011 (Roteiro de Longa-metragem).

2.
CESAR, Amaranta.. Rede de lideranças sociais e culturais: Quem faz Salvador? - Edição de Texto. 2001 (CD Rom).

Demais trabalhos
1.
CESAR, AMARANTA; OLIVEIRA, J. ; LIMEIRA, T. ; Bonfim, L . Festival de Brasília do Cinema Brasileiro _Mostra Competitiva de Curtas-Metragem. 2018 (Curadoria) .

2.
CESAR, AMARANTA; FREITAS, E. ; MARQUES, A. R. ; BRAGA, F. ; TAL, L. F. ; SAMPAIO, L. . CachoeiraDoc - Mostra Competitiva. 2017 (Curadoria) .

3.
CESAR, AMARANTA; BRENEZ, N ; Guimarães, V . Mostra Cinema de Lutas. 2017 (Curadoria) .

4.
CESAR, AMARANTA; MERLO, M. ; QUEIROZ, D. ; LIMEIRA, T. . Festival de Brasília do Cinema Brasileiro _Mostra Competitiva de Curtas-Metragens. 2017 (Curadoria) .

5.
CESAR, Amaranta.; MARQUES, A. R. ; FREITAS, F. ; BRAGA, F. ; Lima, Lais ; ARTHUR, U. . CachoeiraDoc - Mostra Competitiva. 2016 (Curadoria) .

6.
CESAR, Amaranta.; Maia, C ; OLIVEIRA, J. ; Cardozo, M ; PORTO, M. ; THAINA, Y. ; KOGAN, L. . Mostra Com Mulheres. 2016 (Curadoria) .

7.
CESAR, AMARANTA; MARQUES, A. R. ; FREITAS, E. ; LOGASA, T. ; DURPOIX, C. ; BOMFIM, U. . CachoeiraDoc - Mostra Competitiva. 2015 (Curadoria) .

8.
CESAR, Amaranta.. Mostra Perspectivas do espaço e imersões sensoriais:os filmes do Sensory Etnography Lab. 2015 (Curadoria) .

9.
CESAR, Amaranta.; MARQUES, A. R. ; De, Luara ; FREITAS, E. ; LOGASA, T. . CachoeiraDoc - Mostra Competitiva. 2014 (Curadoria) .

10.
CESAR, AMARANTA. Mostra Resistência. 2014 (Curadoria) .

11.
CESAR, AMARANTA. Mostra Jia ZangKe. 2014 (Curadoria) .

12.
CESAR, Amaranta.; MARQUES, A. R. ; Machado, Bruno ; Oliveira, Larissa ; RODRIGUES, L. . CachoeiraDoc - Mostra Competitiva. 2013 (Curadoria) .

13.
CESAR, Amaranta.. Mostra Áfricas: filmes de regresso e questões à terra natal. 2013 (Curadoria) .

14.
CESAR, AMARANTA; Campolina, Clarissa ; Proença, Daniela . Mostra Competitiva de Curtas-Metragens do Festival de Brasília de Cinema Brasileiro. 2013 (Curadoria) .

15.
CESAR, AMARANTA; MARQUES, A. R. ; Yalouz, C. ; Linth, Elen ; Patrício, J. . CachoeiraDoc - Mostra Competitiva. 2012 (Curadoria) .

16.
CESAR, AMARANTA; MARQUES, A. R. . Mostra Caros Diários. 2012 (Curadoria) .

17.
CESAR, Amaranta.. Retrospectiva Vídeo nas Aldeias. 2012 (Curadoria) .

18.
CESAR, Amaranta.. Curadoria Mostra Retrospectiva Agnes Varda. 2011 (Curadoria) .

19.
CESAR, Amaranta.; MARQUES, A. R. . Curadoria II Festival de Documentários de Cachoeira. 2011 (Curadoria) .

20.
CESAR, Amaranta.; Linth, Elen ; Jesus, Diego ; Aleixo, João ; MARQUES, A. R. . Curadoria Mostra Competitiva Nacional do II CachoeiraDoc. 2011 (Curadoria) .

21.
CESAR, Amaranta.. Curadoria Mostra Cinema Kirimurê: A Baía de Todos os Santos em Imagens e Sons. 2011 (Curadoria) .

22.
CESAR, Amaranta.. Curadoria Mostra Cinema Sem Fronteiras. 2010 (Curadoria) .

23.
CESAR, Amaranta.; FRANCA, M. S. ; MARQUES, A. R. . Curadoria Mostra Competitiva Nacional do CachoeiraDoc. 2010 (Curadoria) .

24.
CESAR, Amaranta.; MARQUES, A. R. . Curadoria I Festival de Documentários de Cachoeira. 2010 (Curadoria) .

25.
CESAR, Amaranta.. Curadoria Mostra Clássicos do Real - Homenagem a Geraldo Sarno. 2010 (Curadoria) .

26.
CESAR, Amaranta.. Curadoria da Mostra 50 Anos de Cinema da África Francófona. 2009 (Curadoria) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CESAR, Amaranta.; SILVA, E. D. G.; SILVA JUNIOR, J. A.. Participação em banca de Pedro Severien. CINEMA DE OCUPAÇÃO: uma cartografia da produção audiovisual engajada na luta pelo direito à cidade no Recife. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
CESAR, Amaranta.; Brasil, André; VEIGA, Roberta. Participação em banca de Paula de Souza Kimo. Modulações das imagens insurgentes: a variação do antecipo nos atos de disputa política. 2017.

3.
CESAR, Amaranta.; MONZANI, J.; CONSTANTINO, A.. Participação em banca de Laís Lima Pinho. O segredo do filme: a construção da voz do filme através da montagem dos documentários Santiago e Pacific. 2017. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
CESAR, Amaranta.; LIRA, Ramayana; Juliano, DIlma. Participação em banca de Fabiana Paula Bubniak. Cinema Surdo:uma poética pós-fonocêntrica. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

5.
CESAR, Amaranta.; FURTADO, B.; GORCZEVSKI, D.. Participação em banca de Janaina de Paula. Pequenos gestos de afeto As implicações de si no documentário contemporâneo produzido no Ceará. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

6.
CESAR, Amaranta.; SERAFIM, Francisco; Bamba, Mohamed. Participação em banca de Maria Isabel Lemos Miguez Couñago. O estudo da encenação em Eduardo Coutinho: a análise de Boca de lixo, santo forte e jogo de cena. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâ) - UFBA.

7.
CESAR, Amaranta.; SERAFIM, Francisco; Jacob, Maria Carmem. Participação em banca de Nanna Possa Bones. Refletir o real: uma análise da obra dos irmãos Dardenne. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâ) - UFBA.

8.
Jacob, Maria Carmem; Marfuz, Luiz; CESAR, Amaranta.. Participação em banca de Danilo Marques Scaldaferri. A Cidade dos Homens na televisão brasileira: uma análise da trajetória e da estrutura narrativa da série. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

9.
GOMES, Itânia; SERAFIM, Francisco; CESAR, Amaranta.. Participação em banca de Marília Hughes Guerreiro da Costa. O modo de endereçamento do Globo Repórter: uma análise a partir de três períodos historicamente distintos. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
CESAR, Amaranta.; MESQUITA, C.; Vidigal, Leonardo. Participação em banca de Douglas Resende. O espaço comum na prática do filme documentário: memórias de uma comunidade de cinema. 2016. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
CESAR, Amaranta.; MESQUITA, C.; Migliorin, Cezar; Xavier, Ismail; VEIGA, Roberta. Participação em banca de Mariana Souto. Infiltrados e invasores: uma perspectiva comparada sobre as relações de classe no cinema brasileiro contemporâneo. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
CESAR, Amaranta.; Brasil, André; GOMES, A.; BRANDAO, A.; MESQUITA, C.. Participação em banca de Carla Ludmila Maia Martins. Sob o risco do gênero Clausuras, rasuras e afetos de um cinema com mulheres. 2015. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
Beltrão, Licia Maria Freire; ARAPIRACA., M. A.; CESAR, Amaranta.; SERAFIM, Francisco; PRETTO, Nelson De Luca; SOUZA, Elizeu Clementino de. Participação em banca de Ana Paula Trindade de Albuquerque.. "...GRAVANDO!!!!" O CINEMA DOCUMENTÁRIO NO CENÁRIO EDUCATIVO: PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

5.
Jacob, Maria Carmem; CESAR, Amaranta.; MAIA, G.; Kornis, Mônica; Torres, Décio. Participação em banca de Fernando Jesus Carrasco Mery. Giuseppe Garibaldi, personaje histórico, mítico y sentimental en la miniserie. 2010. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

6.
CESAR, Amaranta.; Jacob, Maria Carmem; SERAFIM, Francisco; GOMES, W.; Kornis, Mônica. Participação em banca de Daniela Zanetti. O cinema da periferia: narrativas do cotidiano, visibilidade e reconhecimento social. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
CESAR, Amaranta.; SERAFIM, Francisco; Bamba, Mohamed. Participação em banca de Angelita Bogado. Narrativas de si na obra documental contemporânea: poéticas da escritura memorialística. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

2.
Bamba, Mohamed; CESAR, Amaranta.; SERAFIM, Francisco. Participação em banca de Ana Rosa Marques. Fazendo e desfazendo a cena: a montagem e seu processo criativo no documentário brasileiro contemporâneo. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

3.
CESAR, Amaranta.; ARAPIRACA., M. A.; Beltrão, Licia Maria Freire. Participação em banca de Liane de Castro Araújo. Clic! E era uma vez...: marcas de narrativas visuais na escrita de crianças em contexto escolar. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
CESAR, Amaranta.; MONZANI, J.; CONSTANTINO, A.. Participação em banca de Laís Lima Pinho. O segredo do filme: a construção da voz do filme através da montagem dos documentários Santiago e Pacific. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
CESAR, Amaranta.; FURTADO, B.. Participação em banca de Janaina Braga de Paula. A INTIMIDADE NO DOCUMENTÁRIO CONTEMPORÂNEO. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

3.
CESAR, Amaranta.; Pimentel, L.; Bittencourt, Adriana. Participação em banca de Dorotéa Souza Bastos. Luzes, câmera, dança! Screendance e as dramaturgias das imagens em movimento. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Dança) - UFBA.

4.
CESAR, Amaranta.; Pimentel, L.; Brito, Fabiana. Participação em banca de Bruna Spoladore. Película, pele, pixel: Transformações no processo coreográfico em ambientes digitais contemporâneos.. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Dança) - UFBA.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CESAR, Amaranta.; Matos, Marcelo; SANTOS, D. S.. Participação em banca de Lucas Santana Barbosa e Maiana Brito.Oficina de cinema: leitura crítica e criativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

2.
CESAR, Amaranta.; SCALDAFERRI, D.; SAPHIRA, B.. Participação em banca de Camila Camila.ANA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

3.
CESAR, Amaranta.; Nogueira, Leila; Hagles, Sean. Participação em banca de Daiane Dória dos Santos.A câmera oculta e a quebra da ética no telejornalismo: uma análise de reportagens do Fantástico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

4.
CESAR, Amaranta.; Gutmann, Juliana. Participação em banca de Camila Vieira.A construção do perfil nos documentários de João Moreira Salles. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Social da Bahia.

5.
CESAR, Amaranta.. Participação em banca de DÓREA, Mirela Maria Coelho de Araújo.A propaganda política e as identidades nacionais : a propaganda nazista e a identidade germânica.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Salvador.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CESAR, Amaranta.; Migliorin, Cezar; RENA, A.. Banca Examinadora do concurso para docente de magistério superior da Universidade Federal do Sul da Bahia, da área de Cinema e Criação Audiovisual com ênfase em Comunidades e/ou em Artes negro-brasileiras e indígenas. 2017. Universidade Federal do Sul da Bahia.

2.
CESAR, Amaranta.; Migliorin, Cezar; RENA, A.. Banca Examinadora das provas de segunda e terceira fases do concurso docente de magistério superior da Universidade Federal do Sul da Bahia, da área de Práticas artísticas / Campo das Artes. 2017. Universidade Federal do Sul da Bahia.

3.
CESAR, Amaranta.; LIRA, Ramayana; MARA, I.. Professor Adjunto de Teoria da Imagem e Direção de Arte. 2015. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

4.
Brasil, André; DE PAULA, Silas; CESAR, Amaranta.. Concurso Público para Professor Auxiliar do ICA/UFC, setor de estudo: Realização e direção de cinema e audiovisual, 40 horas/DE. 2010. Universidade Federal do Ceará.

5.
LUCAS, M.; IVO, Eliane; CESAR, Amaranta.. Concurso Público para Professor Assistente do ICA/UFC, setor de estudo: Realização e direção de cinema e audiovisual, 40 horas/DE. 2009. Universidade Federal do Ceará.

Outras participações
1.
CESAR, Amaranta.. Júri Oficial do Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental. 2018.

2.
CESAR, Amaranta.; MERLO, M.; MORIS, F.. Júri Oficial do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. 2017.

3.
CESAR, Amaranta.; MERLO, M.; VALENTE, E.; LIMEIRA, T.; QUEIROZ, D.. Comissão de Curadoria do Festival de Brasilia do Cinema Brasileiro. 2017.

4.
CESAR, Amaranta.; REBOUCAS, J.; CAPELA, A.. Júri Oficial da Semana de Realizadores. 2016.

5.
CESAR, Amaranta.; FUGINAGA, T.; PIMENTEL, M.. Comissão de seleção de projetos de produção de longa-metragem. 2016.

6.
CESAR, Amaranta.; RAMOS, G.; BELICO, E.; LYRA, B.; SOUZA, E.. Júri da Crítica da 18a Mostra de Cinema de Tiradentes. 2015.

7.
CESAR, Amaranta.; MIKKELSEN, M.; LEEUW, I.. Júri da Mostra Novos Olhares no Festival Internacional Olhar de Cinema. 2015. Olhar de Cinema: Festival Internacional de Cinema de Curitiba.

8.
CESAR, Amaranta.. Comissão Científica do X Enecult. 2014. Universidade Federal da Bahia.

9.
CESAR, Amaranta.; ESCOREL, E.; LIMA, C.. Júri da Competitiva Nacional do 18o Forumdoc.bh - Festival do filme documentário e etnográfico. 2014.

10.
CESAR, Amaranta.; Normande, Nara; Gomes, Adolfo. Juri da Mostra Competitiva Internacional de Curtas do Panorama Internacional Coisa de Cinema. 2013.

11.
CESAR, Amaranta.. Comissão Científica do RECONCITEC. 2012.

12.
CESAR, Amaranta.; LIMA, R.; PRATES, M.; MATOS, M.; CARVALHO, M. S.; Abelha, M.; AZEREDO, G.; MORAIS, O.; DUARTE, C.; AMARAL, S.. Comissao avaliadora em Narrativas Audiovisuais do VII ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA. 2011. Universidade Federal da Bahia.

13.
CESAR, Amaranta.; SCALDAFERRI, D.. Júri na Mostra Social de Documentário. 2011. Faculdade Social da Bahia.

14.
CESAR, Amaranta.. Comissão de Avaliação do Programa de Bolsas de Extensão Universitária - PIBEX 2010. 2010. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

15.
CESAR, Amaranta.; Faria, L.. Júri da ABCV (Associação Baiana de Cinema e Vídeo) da Mostra Competitiva Nacional do Panorama Internacional Coisa de Cinema. 2010.

16.
CESAR, Amaranta.; GONÇALVES, M. A.; DUMANS, J.. Júri da Mostra Competitiva do Forumdoc.Bh.2009: 13 Festival de filme documentário e etnográfico. 2009.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Colóquio Cinema, estética e política.Cinema como ato de engajamento: o documentário brasileiro contemporâneo em contextos de urgência. 2015. (Outra).

2.
AVANCA | CINEMA Conferência Internacional Cinema - Arte,Tecnologia,Comunicação. O documentário e a mise-en-scène da diferença: tradição e encenação nos filmes do projeto Vídeo nas Aldeias. 2014. (Congresso).

3.
International Conference What is documentary: yesterday, today and tomorrow.Re-staginf tradition: documentary in the Brazilians indigenous villages. 2014. (Simpósio).

4.
XXI Visible Evidence - the international conference on documentary film and media. (Re)Enactments of tradition: the documentary in Brazilian indigenous villages. 2014. (Congresso).

5.
17 Encontro da SOCINE. Sobreviver com as imagens: o documentário e a vida em risco. 2013. (Congresso).

6.
Colloque International Archeology of the Future: African Cinema and Imaginary
.Utopias and genres. 2013. (Seminário).

7.
Internation Conference Archeology of the future: africain cinemas and utopias.Le cinéma comme dispositif d?actualisation de l?utopie: la prise de parole et l?invention d?un lieu d?énonciation dans Bamako, d?Abderrahmane Sissako. 2013. (Seminário).

8.
16 Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema.Tradição (re)encenada: o documentário e o apelo da diferença. 2012. (Encontro).

9.
Cinema, Irrealidade e Subjetividade.Cidade dos Sonhos: a construção do estranhamento em David Lynch e o lugar do sujeito. 2012. (Outra).

10.
Colóquio internacional Pierre Perrault: o cinema da palavra.Pierre Perrault: o documentário como tomada de palavra e a invenção de uma identidade. 2012. (Seminário).

11.
Ii Seminário Corpo e Cultura.Documentário, performance e diferença cultural. 2012. (Seminário).

12.
I Seminário Internacional Ouvir o Documentário: música, vozes e ruídos.Trilha sonora e documentários: reflexões sobre concepção e realização. 2012. (Seminário).

13.
VIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. A diáspora africana no cinema: os filmes de regresso e os desafios das fronteiras. 2012. (Congresso).

14.
15 Encontro da Socine. Filmes de regresso: o desafio das fronteiras e o olhar nômade.. 2011. (Congresso).

15.
I Semana de Pesquisa de Cinema de Cinema e Audiovisual.Fabulação e figuração da alteridade: cinema e identidade cultural.. 2011. (Seminário).

16.
VII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Cinema Africano, autorrepresentaçao e identidade cultural. 2011. (Congresso).

17.
13 Encontro da Socine.« Autorrepresentação no cinema africano: de Ousmane Sembene a Abderrahmane Sissako». 2009. (Encontro).

18.
Corpo, poder e identidade.Cordeiros: um documentário na fronteira. 2009. (Seminário).

19.
Forumdoc.Bh.2009: 13 Festival de filme documentário e etnográfico.O cinema de Abderrahmane Sissako. 2009. (Outra).

20.
I Encontro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do Recôncavo da Bahia.Madame Satã: diferença para além da alteridade. 2009. (Encontro).

21.
Mostra 50 Anos de Cinema da África Francófona.50 de cinema das Áfricas. 2009. (Outra).

22.
O cinema novo e o novo cinema na Bahia.A construção da alteridade nos filmes de Glauber Rocha. 2009. (Seminário).

23.
V Panorama Internacional Coisa de Cinema.Direito de autor e direito de imagem: a relação entre quem filma e quem é filmado. 2009. (Encontro).

24.
Colloque International de l'Association Française des Enseignants et des Chercheurs en Cinéma et Audiovisuel. Le cinéma comme articulation de différences culturelles: une approche postcoloniale du cinéma brésilien. 2008. (Congresso).

25.
VI Festival Tres Continentes del Documental.O documentário brasileiro. 2007. (Oficina).

26.
VI Congresso Latino Americano de Sexologia e Educação Sexual. METODOLOGIA PARTICIPATIVA DE CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO COM ADOLESCENTES. 1992. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Brasil, André ; GUIMARAES, C. ; CESAR, Amaranta. . VI Colóquio Cinema, Estética e Política. 2017. (Outro).

2.
CESAR, Amaranta.; MARQUES, A. R. ; PIMENTA, F. ; COSTA, L. . VI Cachoeiradoc - Festival de Documentários da Bahia. 2015. (Festival).

3.
CESAR, Amaranta.. Mostra Perspectivas do Espaço e Imersão sensorial: os filmes do Laboratório de Etnografia Sensorial de Harvard. 2015. (Festival).

4.
CESAR, Amaranta.. VI Ciclo de conferência: o cinema e os desafios do real. 2015. (Outro).

5.
CESAR, Amaranta.. Mostra Cinema na Real. 2015. (Festival).

6.
CESAR, Amaranta.. Mostra Outros Percursos. 2015. (Outro).

7.
CESAR, Amaranta.. V CachoeiraDoc - Festival de Documentários de Cachoeira. 2014. (Festival).

8.
CESAR, Amaranta.. Mostra Resistência. 2014. (Outro).

9.
CESAR, Amaranta.. Mostra Jia Zhang Ke. 2014. (Outro).

10.
CESAR, Amaranta.. V Ciclo de Conferências: o cinema e os desafios do real. 2014. (Outro).

11.
CESAR, Amaranta.. IV CachoeiraDoc - Festival de Documentários de Cachoeira. 2013. (Festival).

12.
CESAR, Amaranta.; MARQUES, A. R. ; Machado, Bruno ; Oliveira, Larissa ; RODRIGUES, L. ; Lima, Lais . Mostra Competitiva Nacional do IV CachoeiraDoc. 2013. (Festival).

13.
CESAR, Amaranta.. Mostra Áfricas: filmes de regresso e questões à terra natal. 2013. (Festival).

14.
CESAR, Amaranta.; Campolina, Clarissa ; Proença, Daniela . Mostra Competitiva de Documentários de Curta-metrgaem do 46o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. 2013. (Festival).

15.
CESAR, Amaranta.. Mostra Clássicos do Real: homenagem a Alexandre Robatto. 2013. (Festival).

16.
CESAR, Amaranta.. IV Ciclo de Conferências: o cinema e o desafio do real. 2013. (Outro).

17.
CESAR, Amaranta.; MARQUES, A. R. . III CachoeiraDoc - Festival de Documentários de Cachoeira. 2012. (Festival).

18.
CESAR, Amaranta.; MARQUES, A. R. . III Ciclo de Conferências: o cinema e o desafio do real. 2012. (Outro).

19.
CESAR, Amaranta.; MARQUES, A. R. . Mostra Caros Diários. 2012. (Festival).

20.
CESAR, Amaranta.. Mostra Homenagem aos 25 anos do Vídeo nas Aldeias. 2012. (Festival).

21.
CESAR, Amaranta.; MARQUES, A. R. ; Linth, Elen ; Yalouz, C. ; Patrício, J. . Mostra Competitiva Nacional - III CachoeiraDoc. 2012. (Festival).

22.
CESAR, Amaranta.. II Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia - II Reconcitec. 2012. (Congresso).

23.
CESAR, Amaranta.; MARQUES, A. R. . II Ciclo de Conferências: o cinema e os desafios do real. 2011. (Festival).

24.
CESAR, Amaranta.; MARQUES, A. R. . II CachoeiraDoc - Festival de Documentários de Cachoeira. 2011. (Festival).

25.
CESAR, Amaranta.. Mostra Agnès Varda. 2011. (Festival).

26.
CESAR, Amaranta.; MARQUES, A. R. ; Aleixo, João ; Jesus, Diego ; Linth, Elen . Mostra Competitiva Nacional - II CachoeiraDoc. 2011. (Festival).

27.
CESAR, Amaranta.. Mostra Cinema Kirimurê: A Baía de Todos os Santos em Imagens e Sons. 2011. (Outro).

28.
CESAR, Amaranta.. CachoeiraDoc - I Festival de Documentários de Cachoeira. 2010. (Festival).

29.
CESAR, Amaranta.; MARQUES, A. R. . I Ciclo de Conferências: o cinema e os desafios do real. 2010. (Outro).

30.
Brito, Fabiana ; CESAR, Amaranta. . Mostra Cinema Sem Fronteiras. 2010. (Festival).

31.
CESAR, Amaranta.; MARQUES, A. R. . Mostra Competitiva Nacional - II CachoeiraDoc. 2010. (Festival).

32.
CESAR, Amaranta.. Mostra 50 anos de cinema da África francófona. 2009. (Festival).

33.
CESAR, Amaranta.. VII Encontro Anual da SOCINE. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Amalia Coelho. O CORPO EM CAMPO: A ESCRITURA DO CORPO NO CINEMA NEGRO A PARTIR DOS FILMES: ALMA NO OLHO, KBELA E ELEKO.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. (Orientador).

2.
Evandro de Freitas. O CORPO EM RUPTURA: UMA ANÁLISE DA OBRA DE EDGARD NAVARRO. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. (Orientador).

3.
Clécia Junqueira. CARMEN MIRANDA: CONSTRUÇÕES E DESCONSTRUÇÕES IMAGÉTICAS NO FILME UMA NOITE NO RIO. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cássio Duarte. Testemunhos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

2.
Léo Costa. A profecia diaba. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

3.
João Marciano Neto. Em branco. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

4.
Flora Braga Gomide. Se a tia deixasse. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

5.
Érica Cristina Santos da Silva. Esperando o sábado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

6.
Raí Gandra Moreira. Mostra de curtas LGBT. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

7.
Larissa Santos Andrade. Cinzas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

8.
Jessé Patrício Souza dos Santos. ?A representação da classe média no documentário brasileiro moderno e contemporâneo, através da análise dos documentários A Opinião Pública e Pacific?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

9.
Evandro Silva de Freitas. O corpo e a mise-en-scène em A Vizinhança do Tigre. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

10.
Evelyn Sacramento. Filmes-carta: das aldeias vividas às aldeias imaginadas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

11.
Diego de Jesus. CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: LEGISLAÇÃO DO AUDIOVISUAL E POLÍTICAS DE INSERÇÃO NO CIRCUITO INTERNACIONAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

12.
André Lima Santana. Temos isso em comum. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

13.
Vanhise da Silva Ribeiro Hise. Vestes vibrantes, mulheres fascinantes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

14.
Germano Marinielo de Carvalho. "O surto" : vídeo-arte. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística com ênfase em Computação Gráfic) - Universidade Salvador. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

15.
Marcos Pessanha Avallan. Videoclipe. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística com ênfase em Computação Gráfic) - Universidade Salvador. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

16.
Júlia Gutmann, Fábio Chacara da Silva e Leonardo Carvalho. O Jogo da carona - vídeo animação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística com ênfase em Computação Gráfic) - Universidade Salvador. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

17.
Antônio Mota. Vídeoclipe da Banda Tiazuka. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística com ênfase em Computação Gráfic) - Universidade Salvador. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

18.
Mariana Blinder e Juliana Andrade. Da lama ao barro - vídeo documentário sobre as Olarias de Maragojipinho. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística com ênfase em Computação Gráfic) - Universidade Salvador. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

Iniciação científica
1.
ulisses Arthur Macedo. Corpo e performatividade no documentário. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

2.
Leandro Rodrigues. As relações de alteridade, a ética e os dispositivos documentais: a voz como dispositivo de articulação de diferenças culturais. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

3.
Diego de Jesus Santos. As relações de alteridade, a ética e os dispositivos documentais: pesquisa e práxis do documentário no Recôncavo da Bahia.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

Orientações de outra natureza
1.
José Carlos Ferreira dos Santos Filho. Registros da história e da memória familiar das comunidades tradicionais do Recôncavo da Bahia. 2011. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Ministério de Educação e Cultura. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

2.
Diogo Nunes. Registros da história e da memória familiar das comunidades tradicionais do Recôncavo da Bahia. 2011. Orientação de outra natureza. (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Ministério de Educação e Cultura. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

3.
Leandro Santos Rodrigues. Registros da história e da memória familiar das comunidades tradicionais do Recôncavo da Bahia. 2011. Orientação de outra natureza. (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

4.
Laís Lima. Registros da história e da memória familiar das comunidades negras tradicionais do Vale do Iguape. 2011. Orientação de outra natureza. (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

5.
Ana Cláudia Lopes. Registros da história e da memória familiar das comunidades negras tradicionais do Vale do Iguape. 2011. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Ministério de Educação e Cultura. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

6.
Elen Linth Marques Dantas. Documentação da história e da memória familiar das comunidades negras tradicionais do Vale do Iguape. 2011. Orientação de outra natureza. (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal da Bahia. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

7.
Diego de Jesus dos Santos. Monitoria - Documentáio I (mundo). 2010. Orientação de outra natureza. (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

8.
Diogo Nunes. Monitoria - Documentáio I (mundo). 2010. Orientação de outra natureza. (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CESAR, Amaranta.;CESAR, AMARANTA2012CESAR, Amaranta.. Tradição (re) encenada: o documentário e o chamado da diferença. Devires: cinema e humanidades, v. 9, p. 88-97, 2012.

2.
CESAR, Amaranta.;CESAR, AMARANTA2013CESAR, Amaranta.. CINEMA AFRICANO, UTOPIA E POLÍTICA: A TOMADA DE PALAVRA EM BAMAKO, DE ABDERRAHMANE SISSAKO // AFRICAN CINEMA, UTOPIA AND POLITICS: THE CAPTURE OF SPEECH IN BAMAKO, A FILM BY ABDERRAHMANE SISSAKO. Contemporanea (UFBA. Online), v. 11, p. 581-590, 2013.

3.
CESAR, Amaranta.;CESAR, AMARANTA2013CESAR, Amaranta.. Sobreviver com as imagens: o documentário, a vida e os modos de vida em risco. Devires (UFMG), v. 10, p. 12-23, 2013.

4.
CESAR, Amaranta.;CESAR, AMARANTA2017CESAR, Amaranta.. Que lugar para a militância no cinema brasileiro contemporâneo? Interpelação, visibilidade e reconhecimento. REVISTA ECO-PÓS (ONLINE), v. 20, n.2, p. 101-121, 2017.

5.
CESAR, Amaranta.;CESAR, AMARANTA2017CESAR, Amaranta.; Brasil, André ; MESQUITA, C. ; LEANDRO, A. . Nomear o genocídio: uma conversa sobre Martírio, com Vincent Carelli. REVISTA ECO-PÓS (ONLINE), v. 20, n.2, p. 232-257, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
CESAR, Amaranta.. (Re) Staging tradition: documentary in the Brazilian indigenous villages. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CESAR, Amaranta.. Re-enactments of tradition: the documentary in the indigenous village. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CESAR, Amaranta.. A mise-en-scène da diferença: tradição e encenação nos filmes do projeto Vídeo nas Aldeias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CESAR, Amaranta.. Sobreviver com as imagens:cinema, resistência e retomadas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CESAR, Amaranta.. II Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia - II Reconcitec. 2012. (Congresso).

2.
CESAR, Amaranta.. Mostra Jia Zhang Ke. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 18:52:32