Andreza Fabro de Bem

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0383092486694460
  • Última atualização do currículo em 16/10/2018


Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC- 1999), mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFSC (2001) e doutora em Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria, RS (UFSM, 2007). Atualmente é professora associada vinculada ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB) nas áreas de Bioquímica e Fisiologia. Orienta alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado nos Programas de Pós-graduação em Bioquímica, em Neurociências e no PROFBIO (mestrado profissional em Biologia). É bolsista de produtividade do CNPq e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Tem experiência na área de bioenergética e biologia redox. Sua linha de pesquisa está dedicada: i) a bioquímica e farmacologia de compostos de selênio e; ii) ao estudo das inter-relações entre distúrbios metabólicos como a hipercolesterolemia e obesidade e o acometimento de doenças neurodegenerativas como a Doença de Alzheimer. Atua na Rede Nacional de Educação e Ciências (RNEC), onde participa de atividades relacionadas ao ensino de ciências por meio da interação entre cientistas e estudantes e professores do ensino médio e fundamental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andreza Fabro de Bem
Nome em citações bibliográficas
BEM, A.F.;De Bem, A.F.;DEBEM, A.F.;de Bem, Andreza Fabro;de Bem, Andreza F.;Bem, Andreza F.;Bem, A.F.de;de Bem, A.F.;BEM, ANDREZA FABRO;BEM, ANDREZA FABRO DE;DE BEM, ANDREZA FABIO;DE BEM, A. F.;DE BEM, A>;DE BEM, A.;Fabro de Bem, Andreza

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas.
Universidade de Brasília (UnB)
Asa Norte
70910900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (48) 37219589


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2007
Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Coimbra (Orientador: Leonor de Almeida).
Título: Disseleneto de Difenila: Um organocalcogênio com baixa toxicidade em não roedores e importantes propriedades anti-aterogenicas em modelos in vivo e in vitro., Ano de obtenção: 2007.
Orientador: João Batista Teixeira da Rocha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1999 - 2001
Mestrado em Programa de Pós graduação em Ciências Farmacêutica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Efeito do antichagásico benzonidazol nas defesas antioxidantes e na indução do citocromo P450,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Danilo Wilhelm Filho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1994 - 1999
Graduação em Farmácia e Bioquímica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Sub-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Bioquímica (2010-2012) Sub-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Neurociências (2014-2016)

Atividades

06/2012 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioquímica Básica
2008 - Atual
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Bioquímica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Acompanhamento de atividades de bolsistas REUNI
Metabolismo do colesterol e doenças Neurodegenerativas
05/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Bioquímica, .

05/2007 - Atual
Ensino, Farmácia e Bioquímica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioquímica Básica
Bioquímica Fisiológica
03/2014 - 02/2016
Direção e administração, Programa de Pós-graduação em Neurociências, .

Cargo ou função
Sub-coordenador.
02/2010 - 02/2012
Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Bioquímica.

Cargo ou função
Sub-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Bioquímica.

Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

01/2002 - 04/2007
Ensino, Farmácia Análises Clínicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioquímica Clínica
Urinálise


Linhas de pesquisa


1.
Farmacologia e Toxicologia de Organocalcogênios: Implicações na Aterosclerose

Objetivo: Esta linha de pesquisa tem a intenção de produzir conhecimentos sobre a utilização de organocalcogenios, como o disseleneto de difenila como agente antiaterosclerótico. Considerando que o consumo de antioxidantes está diretamente relacionado com a diminuição do processo aterosclerótico e que organocalcogênios demonstraram importantes efeitos antioxidantes frente a uma variedade de modelos experimentais associados à produção exacerbada de radicais livres, o objetivo central desta linha de pesquisa é avaliar os potenciais efeitos antiaterogênicos e toxicológicos dos organocalcogênios in vivo. Em relação aos dados de toxicidade destes compostos, recentes trabalhos de nosso grupo de pesquisa demonstram que o disseleneto de difenila apresenta baixa toxicidade em roedores e em não roedores (coelhos) após exposiçao crônica, desta forma torna-se importante a avaliação da toxicidade aguda em não roedores. Os dados produzidos neste estudo contribuirão para a possível utilização do disseleneto de difenila como agente farmacológico no tratamento e/ou prevenção das doenças cardiovasculares, bem como para a caracterização toxicológica deste fármaco em potencial..
Palavras-chave: diphenyl diselenide; aterosclerose; glutathione peroxidase-mimetic; toxicologia.
2.
Envolvimento da hipercolesterolemia na patogênese da Doença de Alzheimer

Objetivo: A Doença de Alzheimer (DA) - forma mais comum de demência em idosos - é a principal causa de prejuízos cognitivos em pessoas com mais de 65 anos. Recentemente foi demonstrado que o colesterol parece modular os processos metabólicos responsáveis pelos níveis cerebrais do peptídeo Aβ. Além disso, foi demonstrado que terapias farmacológicas que reduzem os níveis de colesterol também reduzem a produção e deposição amilóide cerebral. Estes achados indicam o possível envolvimento da hipercolesterolemia na patogênese e no desenvolvimento da DA, entretanto, até o presente momento, o mecanismo não está completamente esclarecido. Já foi demonstrado que o estresse oxidativo e a disfunção mitocondrial são mecanismos subjacentes a neurotoxicidade induzida pelo peptídeo Aβ, bem como estão relacionados com sua própria produção e agregação, enquanto que a hipercolesterolemia também desencadeia um quadro de estresse oxidativo e disfunção mitocondrial no sistema nervoso central (SNC). Nesse contexto, uma possível hipótese é que estes eventos oxidativos induzidos no SNC pela hipercolesterolemia - juntamente com a disfunção da barreira hematoencefálica (BHE) - medeiem a inter-relação entre hipercolesterolemia e a patofisiologia da DA..


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Bases moleculares do estresse nitro-oxidativo em fisiopatologia: Mecanismos bioquímicos e aplicações farmacológicas
Descrição: Diversas condições patológicas, que vão desde as desordens cardiovasculares às doenças neurodegenerativas, estão associadas com o aumento na produção de óxido nítrico (?NO) e/ou superóxido (O2?−) e alterações no sistema antioxidante, que levam ao estresse nitro-oxidativo. Importantes consequências, a nível bioquímico e celular, da ação destes intermediários reativos, é a nitração de proteínas e consequente modificação de funções biológicas, e o impacto funcional nas mitocôndrias. A hipótese geral que rege a proposta apresentada: ?Bases moleculares do estresse nitro-oxidativo em fisiopatologia?, propicia perguntas e desafios do ponto de vista conceitual e metodológico, que convergem para o objetivo geral de estabelecer com maior precisão, a participação e o impacto dos eventos nitro-oxidativos e antioxidantes em diferentes modelos de processos patológicos. Neste sentido, os esforços de toda a equipe estão direcionados a elucidar os mecanismos bioquímicos de formação, detoxificação e reação de espécies reativas produzidas em sistemas biológicos, estabelecer sua relevância no desenvolvimento de patologias e ainda prover bases para o desenvolvimento de farmacologia dirigida a inibir ou atenuar o estresse nitro-oxidativo. O Prof. Rafael Radi é um dos pesquisadores mais reconhecidos a nível internacional na área da biologia redox. Sua dedicação intensa ao estudo do estresse nitro-oxidativo e seu perfil de liderança, reflete a importância de seu trabalho e a excelência do ?Center for Free Radical and Biochemical Research? em Montevideo, Uruguai. A presença do Prof. Radi, impulsionará enfoques analíticos, bioquímicos e quantitativos na área da biologia redox e espécies reativas, elementos essenciais para a compreensão da participação do estresse nitro-oxidativo em patologias e para o desenho e avaliação de novas possibilidades terapêuticas através da modulação do processo redox. Além do componente científico, a oportunização de sua presença em nosso convívio, inclui um forte componente de formação de jovens pesquisadores. Salienta-se que sua vinda ainda permitirá a consolidação de uma colaboração científica promissora, a qual viabilizará a realização de estágios de alunos e professores brasileiros em Montevideo. Ainda, a presente proposta vinculada ao Edital PVE, viabilizará a visita do Prof. Radi a 4 Universidades brasileiras (UFSC, UNICAMP, UFRGS e UFMG), com as quais já existe colaboração prévia, mas merecedora de incentivos adicionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Andreza Fabro de Bem - Coordenador / Rafael Radi - Integrante / Marcos Raniel Straliotto - Integrante / Jade de Oliveira - Integrante / Daiane Engel - Integrante / Anibal Vercesi - Integrante / Leda Quercia Vieira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2013 - Atual
Convênio de Cooperação Internacional Capes/ FCT - Brasil Portugal - A Hipercolesterolemia como fator de risco na Doença de Alzheimer: impacto na biodisponibilidade e bioatividade do óxido nítrico.
Descrição: A Doença de Alzheimer (AD) é a principal causa de demência e caracteriza‐se por declínio de memória e da função cognitiva resultante da neurodegeneração seletiva. Neuropatologicamente é caracterizada pelo acúmulo de emaranhados neurofibrilares intracelulares e placas amilóides extracelulares em determinadas regiões cerebrais. Além da idade, a hipercolesterolemia é tido como um importante fator de risco para a AD. Recentemente foi demonstrado que o colesterol parece modular os processos metabólicos responsáveis pelos níveis cerebrais do peptídeo Aβ. Além disso, foi demonstrado que terapias farmacológicas que reduzem os níveis de colesterol também reduzem a produção e deposição amilóide cerebral. Estes achados indicam o possível envolvimento da hipercolesterolemia na patogênese e no desenvolvimento da DA, entretanto, até o presente momento, o mecanismo não está completamente esclarecido. A morte neuronal observada na AD envolve nomeadamente disfunção mitocondrial, dano oxidativo crônico e excitotoxicidade do glutamato. A desregulação da bioatividade do óxido nítrico no SNC pode ser um elemento integrador destas alterações. Neste sentido, alterações na biodisponibilidade e biatividade do óxido nítrico pode representar o elo de ligação entre os fatores de risco e a predisposição à DA. Dados prévios de nosso grupo nos incentivam a continuar investigando esta hipótese. Recentemente demonstramos intenso déficit cognitivo em camundongos hipercolesterolêmicos, o qual foi correlacionado como o comprometimento da função mitocondrial e a instalação do quadro de estresse oxidativo no cerebro destes animais. Para o sucesso no desenvolvimento deste projeto, propomos utilizar diversos marcadores da instalação da DA, que vão desde análises comportamentais, ensaios da dinâmica do óxido nítrico, avaliação detalhada da função mitocondrial e ainda avaliar como estes marcadores se modificam ao longo do envelhecimento. Vale ressaltar nossa experiência nas metodologias aqui apresentadas, disponibilidade da infra-estrutura adequada, bem como do apoio e participação constante de pesquisadores expertos nos temas deste trabalho. Acreditamos que o desenvolvimento deste projeto contribuirá para o entendimento das bases moleculares envolvidas nos fatores desencadeantes da DA proporcionando benefícios a toda sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Universal FAPESC/CNPq 2012-2015 - Disfunção mitocondrial na aterosclerose: Envolvimento do peroxinitrito e proteção por compostos orgânicos de selênio
Descrição: O estudo de novas estratégias farmacológicas para o tratamento e/ou prevenção das doenças cardiovasculares, bem como a compreensão dos mecanismos moleculares envolvidos na patofisiologia desta enfermidade trará benefícios para toda a sociedade, considerando que as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no mundo. A principal causa das doenças cardiovasculares é a aterosclerose, uma doença inflamatória acompanhada pela geração excessiva de espécies reativas de oxigênio (ERO) e nitrogênio (ERN) levando a oxidação de lipídios e proteínas na parede vascular contribuindo para a disfunção do endotélio. Neste cenário a mitocôndria tem destaque especial, pois estas organelas são ao mesmo tempo fontes e alvos biologicamente importantes de espécies reativas. O peroxinitrito (ONOO-), produzido principalmente na mitocôndria, reage rapidamente  Seção 02 Descrição do projeto 2 com biomoléculas desta organela levando a disfunção mitocondrial que resulta na perda da capacidade funcional da mitocôndria, induz dano ao DNA mitocondrial, compromete a capacidade oxidativa energética e pode levar a célula a apoptose. Neste sentido, acreditamos que disfunção mitocondrial e as ações nocivas do ONOO- são fatores desencadeantes da disfunção do endotélio e formam parte central na evolução do processo aterogênico. Estudos clínicos demonstram que o consumo de antioxidantes está relacionado com a diminuição do processo aterosclerótico. Nosso grupo de pesquisa estuda há mais de uma década as propriedades farmacológicas e toxicológicas do organocalcogênio, disseleneto de difenila ((PhSe)2). Neste trabalho hipotetizamos que o (PhSe)2 possa ser um importante alvo farmacológico na prevenção da disfunção mitocondrial e toxicidade do peroxinitrito relacionada à aterosclerose. Com o apoio da FAPESC, através da aprovação do Projeto Jovem Pesquisador 2009-2011, demonstramos e que o (PhSe)2 foi capaz reduzir as lesões ateroscleróticas em camundongos hipercolesterolêmicos (LDL -/- Ko). Ademais, a exposição de células endoteliais ao (PhSe)2, diminuiu significativamente a morte celular e a nitração de proteínas induzida pelo ONOO-. Tendo em vista a efetividade do (PhSe)2 em diversos modelos experimentais relacionados a processos patológicos, bem como sua capacidade em melhorar o estado redox celular, acreditamos que seu efeito não seja exclusivamente por sua capacidade antioxidante, mas também pela ativação de vias intracelulares responsivas ao estresse oxidativo. Assim a proposta apresentada pode responder dúvidas fundamentais relacionadas aos mecanismos moleculares que desencadeiam o processo aterogênico, bem como, esclarecer os mecanismos de ação farmacológica de compostos orgânicos de selênio. Por outro lado, o desenvolvimento deste projeto será um grande estímulo para esta pesquisadora que apesar de jovem já ocupa lugar como professora adjunta em universidade pública, possibilitando desta forma a nucleação e a solidificação de um novo grupo de pesquisa e a formação de recursos humanos altamente qualidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Andreza Fabro de Bem - Coordenador / Gianni Mancini - Integrante / Bianca Fiuza - Integrante / Marcos Raniel Straliotto - Integrante / Jade de Oliveira - Integrante / Marcelo Falchetti - Integrante / Jenniffer Carolina Silva - Integrante / Daiane Engel - Integrante / Lara Clemes Assis - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
FAPESC: Avaliação do potencial terapêutico de bioprodutos oriundos de plantas catarinenses em modelos de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas
Descrição: Considerando a experiência deste grupo de pesquisadores na avaliação de atividades biológicas de plantas e no conhecimento dos modelos experimentais de doenças neurodegenerativas e da depressão, bem como os dados preliminares oriundos do Projeto Biodiversidade, o presente projeto tem como objetivo geral avançar na investigação das propriedades farmacológicas das plantas do gênero Croton e Polygala, provenientes da biodiversidade catarinense no tratamento/prevenção das Doenças Alzheimer e cardiovasculares. Por outro lado, através da interação científica fomentada pela FAPESC, pretende-se estreitar e fortalecer a colaboração já existente entre os pesquisadores envolvidos visando o desenvolvimento de fitoterápicos através do uso sustentável da biodiversidade do Estado de Santa Catarina o que refletirá em impactos sócio-econômicos e ambientais positivos para a região e na melhoria substancial na qualidade dos recursos humanos formados em nosso estado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
PRONEX - FAPESC/CNPq : Produção de Matrizes Nanofibrosas Biologicamente Ativas para Regeneração de Tecido Neural e Epitelial
Descrição: A proposta pretende estabelecer condições científicas, técnicas e mercadológicas para o desenvolvimento de matrizes poliméricas nanofibrosas com propriedades regenerativas baseadas em poli-hidroxibutirato-co-hidroxivalerato (PHBV), associadas a princípios ativos de origem natural (babosa e a erva-mate). A matriz PHBV resulta de um projeto doutoral internacional financiado pela FCT de Portugal. Pretende-se como resultados desenvolver formulações básicas e híbridas de PHBV, quitosana e fibronectina, associadas aos extratos vegetais bioativos. Os scaffolds poliméricos resultantes deverão mimetizar a matriz extracelular, fornecendo sítios de ancoragem e diferenciação essenciais para a regeneração do tecido lesado, como aplicação terapêutica em lesões da pele e da medula espinhal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Andreza Fabro de Bem - Integrante / Regina Vasconcelos Antônio - Integrante / Rosa Maria Ribeiro-do-Valle - Coordenador / Lara Clemes Assis - Integrante / Marcelo Maraschin - Integrante / Maria Beatriz Veleirinho - Integrante / Janice Koepp - Integrante / Paulo Dias - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio a Pesquisa de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
2010 - 2013
Universal CNPq 2010-2012 e Cooperação Internacional Brasil/Uruguai - CAPES/UDELAR Disfunção mitocondrial na aterosclerose
Descrição: No que se refere ao convênio de cooperação internacional Brasil/Uruguai, este projeto tem por objetivo: criar mecanismos que levem à consolidação de grupos de pesquisa e formação de recursos humanos de alto nível acadêmico e científico, gerando associações que respondam às necessidades e interesses das instituições envolvidas com benefício para ambas as partes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Andreza Fabro de Bem - Coordenador / Gianni Mancini - Integrante / Jade de Oliveira - Integrante / FARINA, M - Integrante / Hort, M. A. - Integrante / Pablo Calcerrada - Integrante / Gonzalo Peluffo - Integrante / Rafael Radi - Integrante / Bianca Fiuza - Integrante / Sergio Melin Sgrott - Integrante / Latini, A. - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação / Universidade Federal de Santa Catarina - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2010 - Atual
Jovem Pesquisador FAPESC/CNPq 2009-2011: Estudo dos mecanismos moleculares que relacionam o colesterol com o risco de desenvolvimento da Doença de Alzheimer
Descrição: A Doença de Alzheimer (DA) é uma desordem neurodegenerativa progressiva e fatal caracterizada pela perda da função cognitiva. Sua incidência aumenta exponencialmente com a idade atingindo cerca de 25 a cada 1000 indivíduos acima de 85 anos. Evidências epidemiológicas e bioquímicas suportam a associação entre o aumento dos níveis de colesterol sanguíneo com a predisposição à DA. Os mecanismos pelos quais os fatores de risco gênero feminino, hipercolesterolemia e envelhecimento contribuem na patofisiologia da DA ainda são desconhecidos. A compreensão dos eventos moleculares que medeiam as inter-relações entre tais fatores de risco e como eles se estabelecem ao longo do tempo, contribuirão no entendimento dos mecanismos neuropatológicos da DA. Por outro lado, o desenvolvimento deste projeto será fundamental para a proposição de estratégias farmacológicas para o tratamento e/ou prevenção da DA. O estudo do eventual potencial neuroprotetor do composto orgânico de selênio disseleneto de difenila é de grande relevância, tendo em vista nossos trabalhos anteriores que comprovam sua propriedade antiinflamatória e antioxidante, ação hipocolesterolêmica e sua capacidade de diminuir a oxidação de LDL humana isolada e a lesão aterosclerótica em camundongos hipercolesterolêmicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Cooperação Internacional Brasil- França, Capes/Cofecub: Estudo da interação entre fatores ambientais e genéticos em modelos experimentais da doença de Parkinson
Descrição: A presente proposição visa avaliar a interação entre fatores ambientais e genéticos nas alterações comportamentais e bioquímicas verificadas em modelos experimentais da doença de Parkinson em camundongos, focando no envolvimento do óxido nítrico e da mitocôndria nestas alterações. Por outro lado, através da interação científica com os centros de pesquisas propostos pretende-se, no contexto de cooperação internacional fomentada pelo COFECUB/CAPES, estreitar e fortalecer a colaboração já existente entre os grupos envolvidos visando uma melhoria substancial na qualidade dos recursos humanos e na relevância dos resultados científicos obtidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Biodiversidade FAPESC/CNPq 2009-2011: Avaliação do potencial terapêutico de bioprodutos oriundos de plantas catarinenses dos gêneros Croton e Polygala em doenças neurodegenerativas
Descrição: Santa Catarina possui rica diversidade biológica, étnica e cultural, além de possuir valioso conhecimento tradicional relacionado ao uso de plantas medicinais. Assim, nosso estado apresenta elevado potencial para o desenvolvimento de fitoterápicos. Com isso, é crescente a importância da pesquisa sobre novos compostos de interesse terapêutico a partir de recursos da biodiversidade catarinense, impulsionando o desenvolvimento da indústria estadual e nacional, o crescimento da fitoterapia no país e principalmente trazendo benefícios para a população catarinense no que diz respeito à aquisição de medicamentos com comprovada eficácia e menores custos. Segundo projeções da Organização Mundial da Saúde, dentro de 50 anos um quinto da população mundial será formada por idosos. Embora estes números reflitam um claro avanço na qualidade de vida de parte da população, eles também alertam para a possibilidade de que num futuro próximo, cresça significativamente o número de pessoas acometidas pelos chamados ?males da idade?. Dentre tais patologias, destacam-se as doenças de Parkinson (DP) e de Alzheimer (DA), as quais representam os distúrbios neurodegenerativos relacionados à idade mais comuns em humanos. Neste sentido, a intenção fundamental deste projeto estará centrada no desenvolvimento de novos produtos terapêuticos a partir da biodiversidade catarinense, direcionados ao tratamento de desordens neurodegenerativas (DA e DP). O enfoque básico a ser abordado será interdisciplinar envolvendo pesquisadores (biólogos, farmacêuticos, químicos, bioquímicos e farmacologistas) que apresentam renomada experiência em diferentes aspectos essenciais ao desenvolvimento de novos fármacos fitoterápicos. Em termos gerais, os integrantes da equipe especializados em química e farmacologia de produtos naturais avaliarão a eficiência de extratos das plantas dos gêneros Croton e Polygala em modelos experimentais das doenças de Parkinson e de Alzheimer. Vale salientar que estes modelos já se encontram devidamente padronizados nos laboratórios de pesquisa que integram a presente proposição. Considerando as potenciais propriedades biológicas das plantas apresentadas nesta proposta, esperamos contribuir para a formulação de um possível medicamento fitoterápico para o tratamento das doenças de Parkinson e Alzheimer e desta forma, contribuir para o desenvolvimeto econômico do estado de Santa Catarina na área farmacêutica através da utilização sustentável da biodiversidade de nosso estado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Avaliação da Função Mitocondrial e do Estresse Oxidativo em camundongos hipercolesterolêmicos e em células endoteliais de aorta (BAECs): Papel de Organocalcogênios como agentes protetores
Descrição: A aterosclerose e o subsequente desenvolvimento das doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortes nos países desenvolvidos. A injúria vascular oxidativa, o aumento dos níveis plasmáticos da lipoproteína de baixa densidade (LDL) e a disfunção mitocondrial parecem ser os processos iniciais na patogênese da aterosclerose. O peroxinitrito (ONOO), potente inibidor da cadeia respiratória, tem sido implicado na evolução das doenças cardiovasculares. Considerando o envolvimento das espécies oxidantes como fatores promotores da aterosclerose, os antioxidantes têm atraído grande atenção da comunidade acadêmica e da indústria farmacêutica como agentes preventivos e terapêuticos no tratamento das doenças cardiovasculares. Dados preliminares recentes de nosso grupo estimulam a continuidade de estudos relacionados à capacidade antiaterogênica do organocalcogênio disseleneto de difenila, (PhSe)2. Este composto foi capaz de reduzir eficientemente lesões ateroscleróticas em camundongos susceptíveis à aterosclerose, bem como a oxidação de LDL humana isolada. Neste sentido, este projeto tem como objetivo estudar os mecanismos que contribuem para a disfunção mitocondrial, bem como para os efeitos patológicos relacionados a este processo em modelos experimentais in vivo e in vitro relacionados à aterosclerose. Concomitantemente, pretende-se complementar o entendimento do efeito anti-aterogênico do (PhSe)2 nestes modelos experimentais. Para este fim, serão utilizados camundongos knockout para o receptor de LDL (LDLr -/- KO), susceptíveis a aterosclerose e células endoteliais de aorta (BAECs) expostas ao peroxinitrito. Nestes modelos experimentais avaliaremos marcadores bioquímicos de metabolismo energético, respiração celular, estresse oxidativo, marcadores inflamatórios e de morte celular, bem como o efeito do tratamento com (PhSe)2 sobre estes parâmetros. A concretização deste projeto contribuirá para o melhor entendimento da participação da disfunção mitocon.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Hipercolesterolemia e gênero feminino como fatores de risco na Doença de Alzheimer
Descrição: A Doença de Alzheimer (DA) é uma desordem neurodegenerativa progressiva e fatal caracterizada pela perda da função cognitiva. Sua incidência aumenta exponencialmente com a idade atingindo cerca de 25 a cada 1000 indivíduos acima de 85 anos. Além do envelhecimento, o gênero é também um estabelecido fator de risco, sendo que as mulheres apresentam maior prevalência e risco para a DA. Por outro lado, evidências epidemiológicas e bioquímicas suportam a associação entre o aumento dos níveis de colesterol sanguíneo com a predisposição à DA. De fato, após a menopausa as mulheres apresentam maior tendência à hipercolesterolemia, sendo que este período pode coincidir com a instalação da DA. Os mecanismos pelos quais os fatores de risco gênero feminino, hipercolesterolemia e envelhecimento contribuem na patofisiologia da DA ainda são desconhecidos. A compreensão dos eventos moleculares que medeiam as inter-relações entre tais fatores de risco e como eles se estabelecem ao longo do tempo, contribuirão no entendimento dos mecanismos neuropatológicos da DA. Neste sentido, a disfunção mitocondrial, o estresse oxidativo e a inflamação, eventos decisivos e comuns na patogênese tanto da DA como da hipercolesterolemia, podem ser o elo de ligação entre os fatores de risco e a DA. Dados preliminares de nosso grupo nos incentivam a continuar investigando esta hipótese. Recentemente, demonstramos no cérebro de camundongos hipercolesterolêmicos, a instalação do quadro de estresse oxidativo e comprometimento da função mitocondrial. Por outro lado, o desenvolvimento deste projeto será fundamental para a proposição de estratégias farmacológicas para o tratamento e/ou prevenção da DA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Andreza Fabro de Bem - Coordenador / Gianni Mancini - Integrante / Jade de Oliveira - Integrante / Stralioto, M. R. - Integrante / Hort, M. A. - Integrante / Ribeiro-do-Valle, R.M. - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2007 - 2010
Jovem Pesquisador FAPESC 2007-2010: Organocalcogênios como novos agentes antiaterogênicos
Descrição: As doenças cardiovasculares, que tem como causa a aterosclerose, representam a principal causa de mortes nos países ocidentais. A aterosclerose é uma condição inflamatória crônica associada à produção de espécies oxidantes. Níveis plasmáticos elevados de colesterol, particularmente aquele na lipoproteína de baixa densidade (LDL), e a oxidação desta lipoproteína constituem o maior fator de risco para a doença. Considerando esta ?hipótese oxidativa da aterosclerose?, antioxidantes dietéticos têm atraído considerável atenção da comunidade acadêmica e da indústria farmacêutica como agentes preventivos e terapêuticos das doenças cardiovasculares. O interesse por estudos químicos e bioquímicos dos compostos orgânicos de selênio tem aumentado substancialmente nas últimas três décadas principalmente devido ao fato de que vários destes compostos apresentam importante atividade antioxidante, a qual possivelmente está relacionada à capacidade destes em mimetizar a atividade da enzima glutationa peroxidase (GPx). O primeiro exemplo desta classe de compostos foi o ebselen, cujas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias têm merecido destaque no campo da farmacologia. Dentre os mecanismos moleculares relacionados com os efeitos protetores do ebselen, destacam-se a capacidade de catalisar a redução do hidroperóxidos orgânicos e o importante papel na detoxificação peroxinitrito.O disseleneto de difenila (PhSe)2, assim como o ebselen, também um organocalcogênios mimético da enzima glutationa peroxidase. Extensivamente estudado por nosso grupo de pesquisa, este composto tem demonstrado diversas propriedades farmacológicas, incluindo atividades antioxidante, antiinflamatória, antinociceptiva, citoprotetora, neuroprotetora em diferentes modelos experimentais. Além disso, demonstramos recentemente sua capacidade em inibir a oxidação de LDL humana isolada in vitro. Tendo em vista, o envolvimento do estresse oxidativo no desenvolvimento da aterosclerose e o possível potencial farma.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Andreza Fabro de Bem - Coordenador / João Batista Teixeira Rocha - Integrante / Alexandra Latini - Integrante / Gianni Mancini - Integrante / Jade de Oliveira - Integrante / Marcelo Farina - Integrante / Marcos Raniel Straliotto - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
2006 - 2010
Avaliação dos efeitos toxicológicos e do potencial antiaterogênico do disseleneto de difenila
Descrição: Este projeto tem a intenção de produzir conhecimentos sobre a utilização do disseleneto de difenila como agente antiaterosclerótico. Considerando que o consumo de antioxidantes está diretamente relacionado com a diminuição do processo aterosclerótico e que o disseleneto de difenila demonstrou importantes efeitos antioxidantes frente a uma variedade de modelos experimentais associados à produção exacerbada de radicais livres, o objetivo geral deste projeto é avaliar os potenciais efeitos antiaterogênicos e toxicológicos do disseleneto de difenila in vivo. Em relação aos dados de toxicidade deste potencial agente farmacológico, recentes trabalhos de nosso grupo de pesquisa demonstram que o disseleneto de difenila apresenta baixa toxicidade em roedores e em não roedores (coelhos) após exposiçao crônica, desta forma torna-se importante a avaliação da toxicidade aguda em não roedores. Os dados produzidos neste estudo contribuirão para a possível utilização do disseleneto de difenila como agente farmacológico no tratamento e/ou prevenção das doenças cardiovasculares, bem como para a caracterização toxicológica deste fármaco em potencial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Andreza Fabro de Bem - Coordenador / Marcelo Farina - Integrante / João Batista Teixeira Rocha - Integrante / Alexandra Latini - Integrante / Gianni Mancini - Integrante / Jade de Oliveira - Integrante / Marcos Raniel - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 3


Projetos de extensão


2017 - Atual
Rede Nacional Leopoldo De Meis de Educação e Ciência - RNEC
Descrição: Objetivos Gerais: proporcionar a professores e estudantes de escolas públicas oportunidades de interação com pesquisadores, gerando ambiente propício à criação de experiências pedagógicas com tema do cotidiano e com aspecto inovador e lúdico, integrando conhecimento e diversão. Específicos: plantear às crianças e aos adolescentes conflitos cognitivos que lhes levem a reestruturar seus conhecimentos prévios e a desenvolver uma observação sistemática e espírito crítico que os permita interpretar fenômenos e fatos da vida cotidiana, sob a sistemática do método científico; e formar professores qualificados ao Ensino de Ciências da Natureza na Educação, a partir de uma visão multidisciplinar que busque desenvolver o ensino-aprendizagem dos processos e produtos do conhecimento científico, com abordagem de eixos temáticos, multidisciplinares das disciplinas de Química, Física e Biologia e suas tecnologias, assim como suas relações com a sociedade e o ambiente..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Andreza Fabro de Bem - Integrante / Claudia Figueiredo - Integrante / Eduardo Cargnin Ferreira - Coordenador.
2010 - 2014
Oficina de Ciências para alunos de escolas públicas
Descrição: Este tem por objetivo oferecer um curso intensivo de ciências para alunos do ensino médio de escolas públicas de Santa Catarina. O curso é ministrado por estudantes do Programa de Pós-graduação em Bioquímica da UFSC que possuem a modalidade de bolsa CAPES/REUNI. Os alunos trabalharão no laboratório sobre supervisão de monitores (professores, mestrandos e doutorandos do PPGBQA) com o seguinte tema: "O que comemos e o que bebemos". Os participantes do curso serão estimulados a utilizar o raciocínio e a criatividade e as atitudes e estratégias adotadas para resolver os problemas propostos serão similares as usadas na resolução de problemas originais em ciência. De forma geral a execução do curso enfatizará o processo de fazer ciência por meio de questionamentos e busca de respostas pela montagem de experiências simples..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2014
Ciclo de Seminários em Bioquímica
Descrição: Promover a atuação de bolsistas REUNI do PPG em Bioquímica na execução do ?Ciclo de Seminários em Bioquímica?. Estes seminários são direcionados aos alunos de graduação de todos os cursos da UFSC que apresentam a Bioquímica no seu plano curricular. Estes seminários estão incluídos no Projeto "Desmistificando a Bioquímica: uma abordagem didático-pedagógica para qualificar o ensino de Graduação em Bioquímica a partir da atuação de bolsistas REUNI"..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2012
FUNGRAD - UFSC: Desmistificando a Bioquímica: uma abordagem didático-pedagógica para qualificar o ensino de Graduação em Bioquímica a partir da atuação de bolsistas REUNI
Descrição: A disciplina de Bioquímica representa um grande obstáculo para muitos alunos dos cursos de Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os docentes do Departamento de Bioquímica da UFSC (22 docentes) ministram diferentes ?disciplinas de Bioquímica? (cerca de 25 turmas) para diversos cursos de Graduação desta Instituição, atingindo cerca de 630 alunos. As diferenças entre as ementas e focos destas disciplinas se devem às especificidades dos diferentes cursos, os quais estão vinculados a diferentes Unidades (CCS, CCB, CCA, CDS), mas possuem a Bioquímica como ?disciplina-chave? de suas grades curriculares. Embora as disciplinas de Bioquímica possuam características distintas, dependendo dos Cursos de Graduação aos quais se vinculam, um ponto em comum é compartilhado por muitas delas: representam um grande obstáculo para muitos alunos. De fato, alguns cursos específicos apresentam índices de reprovação acima de 50%. Este fenômeno foi evidenciado a partir de uma análise dos níveis de aproveitamento em todas as disciplinas de graduação oferecidas pelo Departamento de Bioquímica, ministradas durante os anos de 2005 a 2009 (dez semestres). Observou-se que os altos níveis de reprovação são muito constantes em determinados cursos/disciplinas, independentemente dos semestres onde são ministrados. Este fenômeno parece estar relacionado, ao menos em parte, às deficiências na formação básica dos alunos, os quais demonstram déficits em conhecimentos elementares de Química e Biologia. Por outro lado, vinculado ao Departamento de Bioquímica está o Programa de Pós-graduação em Bioquímica, o qual, objetiva formar recursos humanos altamente especializados no ensino de Bioquímica. Neste contexto, acreditamos que a atuação intensiva e direcionada de bolsistas REUNI (15 alunos) nas atividades acadêmicas e científicas vinculadas a graduação contribuirá na melhoria do aprendizado em Bioquímica por parte dos alunos dos cursos de Graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2008 - Atual
Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil/Argentina CAFP/BA
Descrição: Objetivos: O principal objetivo deste projeto é o Fortalecimento das Pós-Graduações com conceito da CAPES 4 e 5 da UFSC através da intensa interação na docência e na pesquisa com a Pós-Graduação em Ciências Químicas da Universidad Nacional de Córdoba (Argentina)..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (20) / Doutorado: (10) .
Integrantes: Andreza Fabro de Bem - Integrante / Alexandra Latini - Integrante / Gustavo Chiabrando - Integrante / Adair Roberto Soares dos Santos - Coordenador / Susana Rubiales - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Journal of Alzheimer´s Disease


Membro de comitê de assessoramento


2014 - Atual
Agência de fomento: Agencia Nacional de Investigación e Innovación de Uruguay
2012 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: Nutrition
2009 - Atual
Periódico: Amino Acids (Wien)
2010 - Atual
Periódico: Biochimie (Paris. Print)
2010 - Atual
Periódico: Journal of Medicinal Food
2011 - Atual
Periódico: Pharmaceutical Biology
2012 - Atual
Periódico: Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine (Online)
2012 - Atual
Periódico: Journal of Biomedicine and Biotechnology (Print)
2013 - Atual
Periódico: Journal of Cardiovascular Pharmacology
2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Farmacognosia (Impresso)
2013 - Atual
Periódico: Springerplus
2013 - Atual
Periódico: Physiology & Behavior
2014 - Atual
Periódico: Free Radical Research
2014 - Atual
Periódico: Neural Plasticity
2014 - Atual
Periódico: Oxidative Medicine and Cellular Longevity (Online)
2014 - Atual
Periódico: Cellular Physiology and Biochemistry
2015 - Atual
Periódico: Atherosclerosis (Amsterdam)
2015 - Atual
Periódico: Current Organic Chemistry
2017 - Atual
Periódico: BRITISH JOURNAL OF PHARMACOLOGY
2016 - Atual
Periódico: FREE RADICAL BIOLOGY AND MEDICINE


Revisor de projeto de fomento


2014 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2014 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Apoio a Pesquisa de Santa Catarina
2011 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Análises Clínicas e Toxicológicas/Especialidade: Bioquímica da Aterosclerose.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Metabolismo e Bioenergética.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Hipercolesterolemia e a Doença de Alzheimer.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Membro Afiliado Academia Brasileira de Ciências, Academia Brasileira de Ciências.
2010
Prêmio Jovem Pesquisador Título: Estudo dos mecanismos moleculares que relacionam o colesterol com o risco de desenvolvimento da Doença de Alzheimer, FAPESC/CNPq.
2009
Visita Laboratório Estrangeiro - CNPq - UDELAR, Montevideo Uruguai, CNPq.
2009
Premio "Leonardo Satz", Sociedad Argentina de Inmunologia.
2008
Prêmio Jovem Pesquisador, FAPESC.
2007
Prêmio para participar de "Free Radicals in Montevideo 2007", (U$ 250)., SFRBM.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DOS SANTOS, MATHEUS M.2018DOS SANTOS, MATHEUS M. ; PRESTES, ALESSANDRO S. ; DE MACEDO, GABRIEL T. ; ECKER, ASSIS ; BARCELOS, RÔMULO P. ; BOLIGON, ALINE A. ; SOUZA, DIEGO ; de Bem, Andreza F. ; DA ROCHA, JOÃO B.T. ; BARBOSA, NILDA V. . Syzygium cumini leaf extract inhibits LDL oxidation, but does not protect the liproprotein from glycation. JOURNAL OF ETHNOPHARMACOLOGY, v. 210, p. 69-79, 2018.

2.
QUISPE, RUTH LILIÁM2018QUISPE, RUTH LILIÁM ; CANTO, RÔMULO FARIA SANTOS ; JARAMILLO, MICHAEL LORENZ ; BARBOSA, FLAVIO AUGUSTO ROCHA ; BRAGA, ANTÔNIO LUIZ ; de Bem, Andreza Fabro ; FARINA, Marcelo . Design, Synthesis, and In Vitro Evaluation of a Novel Probucol Derivative: Protective Activity in Neuronal Cells Through GPx Upregulation. MOLECULAR NEUROBIOLOGY, v. 1, p. 1, 2018.

3.
ROSA, JULIA M.2018ROSA, JULIA M. ; PAZINI, FRANCIS L. ; CUNHA, MAURICIO P. ; COLLA, ANDRÉ R.S. ; MANOSSO, LUANA M. ; Mancini, Gianni ; SOUZA, ANA CRISTINA G. ; de Bem, Andreza F. ; PREDIGER, RUI DANIEL ; RODRIGUES, ANA LÚCIA S. . Antidepressant effects of creatine on amyloid β 1-40 -treated mice: The role of GSK-3β/Nrf 2 pathway. PROGRESS IN NEURO-PSYCHOPHARMACOLOGY & BIOLOGICAL PSYCHIATRY, v. 1, p. 1, 2018.

4.
MACHADO, ADRIANO E.2018MACHADO, ADRIANO E. ; DE SOUSA, GUILHERME ; Mancini, Gianni ; FARIA, MOACIR S. ; de Bem, Andreza F. ; MOREIRA, EDUARDO L.G. . Hypercholesterolemia impairs contextual fear conditioning memory formation in female mice. NEUROREPORT, v. 1, p. 1, 2018.

5.
MARQUES, NAIANI F.2018MARQUES, NAIANI F. ; CASTRO, ADALBERTO A. ; Mancini, Gianni ; ROCHA, FERNANDA L. ; SANTOS, ADAIR R. S. ; PREDIGER, RUI D. ; de Bem, Andreza Fabro ; Tasca, Carla I. . Atorvastatin Prevents Early Oxidative Events and Modulates Inflammatory Mediators in the Striatum Following Intranasal 1-Methyl-4-phenyl-1,2,3,6-tetrahydropyridine (MPTP) Administration in Rats. NEUROTOXICITY RESEARCH, v. 33, p. 549-559, 2018.

6.
ENGEL, DAIANE FÁTIMA2018ENGEL, DAIANE FÁTIMA ; de Oliveira, Jade ; LIEBERKNECHT, VICENTE ; RODRIGUES, ANA LUCIA SEVERO ; de Bem, Andreza Fabro ; GABILAN, NELSON HORÁCIO . Duloxetine Protects Human Neuroblastoma Cells from Oxidative Stress-Induced Cell Death Through Akt/Nrf-2/HO-1 Pathway. NEUROCHEMICAL RESEARCH, v. 43, p. 387-396, 2018.

7.
QUISPE, RUTH LILIÁM2018QUISPE, RUTH LILIÁM ; JARAMILLO, MICHAEL LORENZ ; GALANT, LETICIA SELINGER ; ENGEL, DAIANE ; Dafre, Alcir Luiz ; TEIXEIRA DA ROCHA, JOÃO BATISTA ; RADI, RAFAEL ; Farina, Marcelo ; Fabro de Bem, Andreza . Diphenyl diselenide protects neuronal cells against oxidative stress and mitochondrial dysfunction: Involvement of the glutathione-dependent antioxidant system. Redox Biology, v. 1, p. 1, 2018.

8.
DE PAULA NASCIMENTO-CASTRO, CRISTINE2018DE PAULA NASCIMENTO-CASTRO, CRISTINE ; WINK, ANA CLAUDIA ; DA FÔNSECA, VICTOR SILVA ; BIANCO, CLAUDIA DANIELE ; WINKELMANN-DUARTE, ELISA C. ; Farina, Marcelo ; RODRIGUES, ANA LÚCIA S. ; GIL-MOHAPEL, JOANA ; de Bem, Andreza Fabro ; BROCARDO, PATRICIA S. . Antidepressant Effects of Probucol on Early-Symptomatic YAC128 Transgenic Mice for Huntington?s Disease. NEURAL PLASTICITY, v. 2018, p. 1-17, 2018.

9.
DE SOUZA, LUIZ FELIPE2017DE SOUZA, LUIZ FELIPE ; SCHMITZ, ARIANA ERN ; DA SILVA, LUANA CAROLINE SCHÜLER ; DE OLIVEIRA, KAREN ANDRINÉIA ; NEDEL, CLÁUDIA BEATRIZ ; TASCA, CARLA INÊS ; de Bem, Andreza Fabro ; Farina, Marcelo ; Dafre, Alcir Luiz . Inhibition of reductase systems by 2-AAPA modulates peroxiredoxin oxidation and mitochondrial function in A172 glioblastoma cells. TOXICOLOGY IN VITRO, v. 42, p. 273-280, 2017.

10.
GHIZONI, HELOISA2017GHIZONI, HELOISA ; DE SOUZA, VIVIANE ; Straliotto, Marcos Raniel ; de Bem, Andreza Fabro ; Farina, Marcelo ; Hort, Mariana Appel . Superoxide anion generation and oxidative stress in methylmercury-induced endothelial toxicity in vitro. TOXICOLOGY IN VITRO, v. 38, p. 19-26, 2017.

11.
BARBOSA, NILDA V.2017BARBOSA, NILDA V. ; Nogueira, Cristina W. ; NOGARA, PABLO A. ; de Bem, Andreza F. ; Aschner, Michael ; Rocha, João B. T. . Organoselenium compounds as mimics of selenoproteins and thiol modifier agents. Metallomics, v. 1, p. 1, 2017.

12.
GALANT, LETICIA SELINGER2017GALANT, LETICIA SELINGER ; BRAGA, MARCOS MARTINS ; DE SOUZA, DIEGO ; de Bem, Andreza Fabro ; SANCINETO, LUCA ; SANTI, CLAUDIO ; DA ROCHA, JOAO BATISTA TEIXEIRA . Induction of reactive oxygen species by diphenyl diselenide is preceded by changes in cell morphology and permeability in Saccharomyces cerevisiae. FREE RADICAL RESEARCH, v. 1, p. 1-12, 2017.

13.
SZCZEPANIK, JOZIMAR C.2016SZCZEPANIK, JOZIMAR C. ; DE OLIVEIRA, PAULO A. ; de Oliveira, Jade ; MACK, JOSIEL M. ; ENGEL, DAIANE F. ; Rial, Daniel ; MOREIRA, EDUARDO L.G. ; de Bem, Andreza F. ; PREDIGER, RUI D. . Caffeine Mitigates the Locomotor Hyperactivity in Middle-aged Low-density Lipoprotein Receptor (LDLr)-Knockout Mice. CNS Neuroscience & Therapeutics (Print), v. 22, p. 420-422, 2016.

14.
de Oliveira, J2016de Oliveira, J ; STRALIOTTO, M. R. ; Mancini, Gianni ; FIGUEIREDO, C. ; BRAGA, ANTONIO L. ; ROCHA, J. B. T. ; BEM, ANDREZA FABRO DE . Atheroprotective action of a modified organoselenium compound: in vitro evidence. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Online), p. 1, 2016.

15.
Colle, Dirleise2016Colle, Dirleise ; SANTOS, DANÚBIA BONFANTI ; HARTWIG, JULIANA MONTAGNA ; GODOI, MARCELO ; ENGEL, DAIANE FÁTIMA ; de Bem, Andreza Fabro ; BRAGA, ANTONIO L. ; Farina, Marcelo . Succinobucol, a Lipid-Lowering Drug, Protects Against 3-Nitropropionic Acid-Induced Mitochondrial Dysfunction and Oxidative Stress in SH-SY5Y Cells via Upregulation of Glutathione Levels and Glutamate Cysteine Ligase Activity. Molecular Neurobiology, v. 53, p. 1280-1295, 2016.

16.
NEVES, FERNANDA S.2016NEVES, FERNANDA S. ; MARQUES, PATRÍCIA T. ; BARROS'ARAGÃO, FERNANDA ; NUNES, JOSÉ BRUNO ; VENANCIO, ALINE M. ; COZACHENCO, DANIELLE ; FROZZA, RUDIMAR L. ; PASSOS, GISELLE F. ; COSTA, ROBSON ; de Oliveira, Jade ; ENGEL, DAIANE F. ; de Bem, Andreza F. ; BENJAMIM, CLAUDIA F. ; DE FELICE, FERNANDA G. ; FERREIRA, SERGIO T. ; CLARKE, JULIA R. ; FIGUEIREDO, CLAUDIA P. . Brain-Defective Insulin Signaling Is Associated to Late Cognitive Impairment in Post-Septic Mice. MOLECULAR NEUROBIOLOGY, v. 1, p. 1-10, 2016.

17.
CUNHA, MAURICIO P.2016CUNHA, MAURICIO P. ; PAZINI, FRANCIS L. ; LIEBERKNECHT, VICENTE ; BUDNI, JOSIANE ; OLIVEIRA, ÁGATHA ; ROSA, JÚLIA M. ; Mancini, Gianni ; MAZZARDO, LEIDIANE ; COLLA, ANDRÉ R. ; LEITE, MARINA C. ; SANTOS, ADAIR R. S. ; MARTINS, DANIEL F. ; de Bem, Andreza F. ; GONÇALVES, CARLOS ALBERTO S. ; Farina, Marcelo ; RODRIGUES, ANA LÚCIA S. . MPP+-Lesioned Mice: an Experimental Model of Motor, Emotional, Memory/Learning, and Striatal Neurochemical Dysfunctions. MOLECULAR NEUROBIOLOGY, v. 1, p. 1-11, 2016.

18.
MARIANO, D.2016MARIANO, D. ; DE SOUZA, D. ; MEINERZ, D. ; ALLEBRANDT, J. ; DE BEM, A. ; HASSAN, W. ; RODRIGUES, O. ; DA ROCHA, J. . The potential toxicological insights about the anti-HIV drug azidothymidine-derived monoselenides in human leukocytes: Toxicological insights of new selenium-azidothymidine analogs. HUMAN & EXPERIMENTAL TOXICOLOGY, v. 1, p. 1, 2016.

19.
Dos Santos, Alessandra Antunes2016Dos Santos, Alessandra Antunes ; NAIME, ALINE AITA ; de Oliveira, Jade ; Colle, Dirleise ; Dos Santos, Danúbia Bonfanti ; Hort, Mariana Appel ; MOREIRA, EDUARDO LUIZ GASNHAR ; SUÑOL, CRISTINA ; de Bem, Andreza Fabro ; Farina, Marcelo . Long-term and low-dose malathion exposure causes cognitive impairment in adult mice: evidence of hippocampal mitochondrial dysfunction, astrogliosis and apoptotic events. ARCHIVES OF TOXICOLOGY, v. 90, p. 647-660, 2016.

20.
THOMAZ, DANIEL T.2016THOMAZ, DANIEL T. ; DAL-CIM, THARINE A. ; MARTINS, WAGNER C. ; CUNHA, MAURÍCIO PEÑA ; LANZNASTER, DÉBORA ; de Bem, Andreza F. ; Tasca, Carla I. . Guanosine prevents nitroxidative stress and recovers mitochondrial membrane potential disruption in hippocampal slices subjected to oxygen/glucose deprivation. Purinergic Signalling, v. 12, p. 707-718, 2016.

21.
ENGEL, DAIANE FÁTIMA2016ENGEL, DAIANE FÁTIMA ; de Oliveira, Jade ; LOPES, JADNA BOGADO ; SANTOS, DANÚBIA BONFANTI ; MOREIRA, EDUARDO LUIZ GASNHAR ; Farina, Marcelo ; RODRIGUES, ANA LÚCIA S. ; DE SOUZA BROCARDO, PATRICIA ; de Bem, Andreza Fabro . Is there an association between hypercholesterolemia and depression? Behavioral evidence from the LDLr−/− mouse experimental model. Behavioural Brain Research, v. 311, p. 31-38, 2016.

22.
Santos, D.B.2015Santos, D.B. ; COLLE, D. ; Moreira, E.L.G. ; PERES, K.C. ; RIBEIRO, R.P. ; DOS SANTOS, A.A. ; de Oliveira, J. ; Hort, M.A. ; De Bem, A.F. ; Farina, M. . Probucol mitigates streptozotocin-induced cognitive and biochemical changes in mice. Neuroscience, v. 284, p. 590-600, 2015.

23.
FIUZA, B.2015FIUZA, B. ; SUBELZÚ, N. ; CALCERRADA, P. ; STRALIOTTO, M. R. ; PIACENZA, L. ; CASSINA, A. ; ROCHA, J. B. T. ; RADI, R. ; DE BEM, A. F. ; PELUFFO, G. . Impact of SIN-1-derived peroxynitrite flux on endothelial cell redox homeostasis and bioenergetics: protective role of diphenyl diselenide via induction of peroxiredoxins. Free Radical Research, v. 49, p. 122-132, 2015.

24.
VANDRESEN-FILHO, SAMUEL2015VANDRESEN-FILHO, SAMUEL ; MARTINS, WAGNER CARBOLIN ; BERTOLDO, DANIELA BOHN ; Mancini, Gianni ; de Bem, Andreza Fabro ; TASCA, CARLA INÊS . Cerebral cortex, hippocampus, striatum and cerebellum show differential susceptibility to quinolinic acid-induced oxidative stress. Neurological Sciences (Testo stampato), v. 36, p. 1449-1456, 2015.

25.
LOPES, JADNA BOGADO2015LOPES, JADNA BOGADO ; de Oliveira, Jade ; ENGEL, DAIANE FÁTIMA ; DE PAULA, GABRIELA CRISTINA ; MOREIRA, EDUARDO LUIZ GASNHAR ; de Bem, Andreza Fabro . Efficacy of Donepezil for Cognitive Impairments in Familial Hypercholesterolemia: Preclinical Proof of Concept. CNS Neuroscience & Therapeutics, v. 21, p. 964-966, 2015.

26.
Glaser, Viviane2014Glaser, Viviane ; MARTINS, ROBERTA DE PAULA ; VIEIRA, ANA JULIA HOFFMANN ; OLIVEIRA, ELIANA DE MEDEIROS ; Straliotto, Marcos Raniel ; MUKDSI, JORGE HUMBERTO ; TORRES, ALICIA INÉS ; de Bem, Andreza Fabro ; Farina, Marcelo ; Da Rocha, João Batista Teixeira ; DE PAUL, ANA LUCIA ; Latini, Alexandra . Diphenyl diselenide administration enhances cortical mitochondrial number and activity by increasing hemeoxygenase type 1 content in a methylmercury-induced neurotoxicity mouse model. Molecular and Cellular Biochemistry, v. 390, p. 1-8, 2014.

27.
de Oliveira, J2014 de Oliveira, J ; Moreira, E.L. ; BONFANTI, D. ; Piermartiri, Tetsadê C.B. ; PINTON, S. ; TASCA, CARLA ; FARINA, M ; Prediger, R.D. ; de Bem, Andreza Fabro . Increased Susceptibility to Amyloid-β-Induced Neurotoxicity in Mice Lacking the Low-Density Lipoprotein Receptor.. Journal of Alzheimer's Disease, v. 40, p. 1, 2014.

28.
Moreira, E.L.2014Moreira, E.L. ; de Oliveira, J ; Engel, D ; Walz, R. ; de Bem, Andreza Fabro ; FARINA, M ; Prediger, R.D. . Hypercholesterolemia induces short-term spatial memory impairments in mice: up-regulation of acetylcholinesterase activity as an early and causal event?. Journal of Neural Transmission, v. 121, p. 415-426, 2014.

29.
Moreira, E.L.2014Moreira, E.L. ; de Bem, Andreza Fabro ; PREDIGER, R. D. . Hipercolesterolemia: vilã para o coração e também para a memória?. Ciência Hoje, v. 318, p. 30-33, 2014.

30.
ASSIS, L.C.2014ASSIS, L.C. ; STRALIOTTO, M.R. ; ENGEL, D. ; Hort, M.A. ; DUTRA, R.C. ; De Bem, A.F. . β-Caryophyllene protects the C6 glioma cells against glutamate-induced excitotoxicity through the Nrf2 pathway. Neuroscience, v. 279, p. 220-231, 2014.

31.
de Oliveira, Jade2014de Oliveira, Jade ; de Bem, Andreza Fabro ; MOREIRA, EDUARDO LUIZ GASNHAR . Low-density Lipoprotein Receptor: A Promising Therapeutic Target to Promote Cerebral Beta-amyloid Clearance?. CNS Neuroscience & Therapeutics (Print), v. 20, p. 877-878, 2014.

32.
Mancini, Gianni2014Mancini, Gianni ; de Oliveira, Jade ; Hort, Mariana Appel ; MOREIRA, EDUARDO LUIZ GASNHAR ; Ribeiro-do-Valle, Rosa Maria ; ROCHA, JOÃO BATISTA TEXEIRA ; de Bem, Andreza Fabro . Diphenyl diselenide differently modulates cardiovascular redox responses in young adult and middle-aged low-density lipoprotein receptor knockout hypercholesterolemic mice. Journal of Pharmacy and Pharmacology, v. 66, p. 387-397, 2014.

33.
Hort, Mariana Appel2014Hort, Mariana Appel ; Straliotto, Marcos Raniel ; de Oliveira, Jade ; AMOÊDO, NÍVEA DIAS ; Da Rocha, João Batista Teixeira ; GALINA, ANTÔNIO ; Ribeiro-do-Valle, Rosa Maria ; de Bem, Andreza Fabro . Diphenyl diselenide protects endothelial cells against oxidized low density lipoprotein-induced injury: Involvement of mitochondrial function. Biochimie (Paris. Print), v. 105, p. 172-181, 2014.

34.
ASSIS, LARA CLEMES2014ASSIS, LARA CLEMES ; Hort, Mariana Appel ; DE SOUZA, GISELE VOLPATO ; MARTINI, ALESSANDRA CADETE ; FORNER, STEFÂNIA ; MARTINS, DANIEL FERNANDES ; SILVA, JENNIFFER CAROLINA ; Horst, Heros ; DOS SANTOS, ADAIR ROBERTO SOARES ; Pizzolatti, Moacir Geraldo ; RAE, GILES ALEXANDER ; KOEPP, JANICE ; de Bem, Andreza Fabro ; DO VALLE, ROSA MARIA RIBEIRO . Neuroprotective effect of the proanthocyanidin-rich fraction in experimental model of spinal cord injury. Journal of Pharmacy and Pharmacology, v. 66, p. 694-704, 2014.

35.
BEM, ANDREZA FABRO DE2013 BEM, ANDREZA FABRO DE; FIUZA, BIANCA ; CALCERRADA, PABLO ; BRITO, PAULA M. ; PELUFFO, GONZALO ; DINIS, TERESA C.P. ; TRUJILLO, MADIA ; ROCHA, JOÃO B.T. ; RADI, RAFAEL ; ALMEIDA, LEONOR M. . Protective effect of diphenyl diselenide against peroxynitrite-mediated endothelial cell death: A comparison with ebselen. Nitric Oxide (Print), v. 31C, p. 20-30, 2013.

36.
MOREIRA, EDUARDO LUIZ GASNHAR2013MOREIRA, EDUARDO LUIZ GASNHAR ; Aguiar, Aderbal S. ; DE CARVALHO, CRISTIANE RIBEIRO ; SANTOS, DANÚBIA BONFANTI ; de Oliveira, Jade ; de Bem, Andreza Fabro ; XIKOTA, JOÃO CARLOS ; WALZ, ROGER ; Farina, Marcelo ; PREDIGER, RUI DANIEL . Effects of lifestyle modifications on cognitive impairments in a mouse model of hypercholesterolemia. Neuroscience Letters (Print), v. 541, p. 193-198, 2013.

37.
Straliotto, Marcos Raniel2013Straliotto, Marcos Raniel ; de Oliveira, Jade ; Mancini, Gianni ; BAINY, AFONSO C.D. ; Latini, Alexandra ; Deobald, Anna Maria ; ROCHA, J. B. T. ; Rocha, João B.T. ; BEM, A.F. . Disubstituted diaryl diselenides as potential atheroprotective compounds: Involvement of TrxR and GPx-like systems. European Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 48, p. 717, 2013.

38.
de Oliveira, Jade2013de Oliveira, Jade ; MOREIRA, EDUARDO LUIZ GASNHAR ; Mancini, Gianni ; Hort, Mariana Appel ; Latini, Alexandra ; Ribeiro-do-Valle, Rosa Maria ; Farina, Marcelo ; Da Rocha, João Batista Teixeira ; BEM, ANDREZA FABRO . Diphenyl Diselenide Prevents Cortico-cerebral Mitochondrial Dysfunction and Oxidative Stress Induced by Hypercholesterolemia in LDL Receptor Knockout Mice. Neurochemical Research, v. 38, p. 2028-2036, 2013.

39.
Glaser, Viviane2013Glaser, Viviane ; MORITZ, BETTINA ; SCHMITZ, ARIANA ; Dafré, Alcir Luiz ; Nazari, Evelise Maria ; RAUH MÜLLER, YARA MARIA ; Feksa, Luciane ; STRALIOTTOA, MARCOS RANIEL ; de Bem, Andreza Fabro ; Farina, Marcelo ; Da Rocha, João Batista Teixeira ; Latini, Alexandra . Protective effects of diphenyl diselenide in a mouse model of brain toxicity. Chemico-Biological Interactions (Print), v. 206, p. 18-26, 2013.

40.
VANDRESEN-FILHO, SAMUEL2013VANDRESEN-FILHO, SAMUEL ; MARTINS, WAGNER C. ; BERTOLDO, DANIELA B. ; Mancini, Gianni ; HERCULANO, BRUNO A. ; de Bem, Andreza F. ; Tasca, Carla I. . Atorvastatin prevents cell damage via modulation of oxidative stress, glutamate uptake and glutamine synthetase activity in hippocampal slices subjected to oxygen/glucose deprivation. Neurochemistry International, v. 62, p. 948-955, 2013.

41.
Straliotto, Marcos Raniel2013Straliotto, Marcos Raniel ; Hort, Mariana Appel ; FIUZA, BIANCA ; ROCHA, João Batista Teixeira ; Farina, Marcelo ; CHIABRANDO, GUSTAVO ; de Bem, Andreza Fabro . Diphenyl diselenide modulates oxLDL-induced cytotoxicity in macrophage by improving the redox signaling. Biochimie (Paris. Print), v. 95, p. 1544-1551, 2013.

42.
RIBEIRO, MARINEI CRISTINA PEREIRA2013RIBEIRO, MARINEI CRISTINA PEREIRA ; ÁVILA, DAIANA SILVA ; SCHIAR, VIVIANE PATRÍCIA PIRES ; SANTOS, DANÚBIA BONFANTI DOS ; MEINERZ, DAIANE F. ; DUARTE, MARTA MEDEIROS FRESCURA ; MONTEIRO, ROGER ; PUNTEL, ROBSON ; de Bem, Andreza Fabro ; HASSAN, WASEEM ; DE VARGAS BARBOSA, NILDA BERENICE ; ROCHA, João Batista Teixeira . Diphenyl diselenide supplementation reduces biochemical alterations associated with oxidative stress in rats fed with fructose and hydrochlorothiazide. Chemico-Biological Interactions (Print), v. 204, p. 191-199, 2013.

43.
RUPIL, L.2012RUPIL, L. ; Bem, Andreza Fabro de ; Roth, German A. . Diphenyl diselenide-modulation of macrophage activation: Down-regulation of classical and alternative activation markers. Innate Immunity (Print), v. 18, p. 627-637, 2012.

44.
Hort, Mariana Appel2012Hort, Mariana Appel ; Straliotto, Marcos Raniel ; Duz, Mariana Silveira ; Netto, Paula Moro ; Souza, Christiane Borges ; Schulz, Tamirys ; Horst, Heros ; BEM, A.F. ; Pizzolatti, Moacir Geraldo ; Ribeiro-do-Valle, Rosa Maria . Cardioprotective effects of a proanthocyanidin-rich fraction from Croton celtidifolius Baill: Focus on atherosclerosis. Food and Chemical Toxicology, v. 50, p. 3769-3775, 2012.

45.
MOREIRA, E. L.2012MOREIRA, E. L. ; OLIVEIRA, J. ; de Oliveira, J ; NUNES, J. C. ; SANTOS, D. B. ; NUNES, F. C. ; VIEIRA, D. S. C. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. ; BEM, A.F. ; PAMPLONA, F. A. ; FARINA, M. ; WALZ, R. ; PREDIGER, R. D. . Age-related cognitive decline in hypercholesterolemic LDL receptor knockout mice (LDLr-/-): evidence of antioxidant imbalance and increased acetylcholinesterase activity in the prefrontal cortex.. Journal of Alzheimer's Disease, v. 32, p. 495-511, 2012.

46.
de Bem, Andreza Fabro2012de Bem, Andreza Fabro; Oliveira, Jade ; LUIS MOREIRA, EDUARDO ; TASCA, CARLA ; RIBEIRO-DO-VALLE, ROSA ; PREDIGER, RUI ; Farina, Marcelo . Influence of Hypercholesterolemia on Cerebral Oxidative Stress and Cell Damage Induced by Beta Amyloid Peptide in the Low Density Lipoprotein Receptor Knockout Mice. Free Radical Biology & Medicine, v. 53, p. S63, 2012.

47.
MOREIRA, E. L.2012MOREIRA, E. L. ; de Oliveira, J. ; DUTRA, M. F. ; SANTOS, D. B. ; GONCALVES, C. A. ; GOLDFEDER, E. M. ; DE BEM, A. F. ; PREDIGER, R. D. ; ASCHNER, M. ; FARINA, M. . Does Methylmercury-Induced Hypercholesterolemia Play a Causal Role in Its Neurotoxicity and Cardiovascular Disease?. Toxicological Sciences (Print), v. 130, p. 373-382, 2012.

48.
Hort, Mariana Appel2011 Hort, Mariana Appel ; Straliotto, Marcos Raniel ; Netto, Paula Moro ; Da Rocha, João Batista Teixeira ; de Bem, Andreza Fabro ; Ribeiro-do-Valle, Rosa Maria . Diphenyl Diselenide Effectively Reduces Atherosclerotic Lesions in LDLr / Mice by Attenuation of Oxidative Stress and Inflammation. Journal of Cardiovascular Pharmacology, v. 58, p. 91-101, 2011.

49.
Chanaday, Natalí L.2011Chanaday, Natalí L. ; de Bem, Andreza F. ; Roth, German A. . Effect of diphenyl diselenide on the development of experimental autoimmune encephalomyelitis. Neurochemistry International, v. 59, p. 1155-1162, 2011.

50.
Remor, Aline Pertile2011Remor, Aline Pertile ; de Matos, Filipe José ; Ghisoni, Karina ; da Silva, Thiago Lenoir ; Eidt, Greici ; Búrigo, Marí ; de Bem, Andreza Fabro ; Silveira, Paulo César Lock ; de León, Andrés ; Sanchez, Maria Cecilia ; Hohl, Alexandre ; Glaser, Viviane ; Gonçalves, Carlos-Alberto ; Quincozes-Santos, André ; Borba Rosa, Rafael ; Latini, Alexandra . Differential effects of insulin on peripheral diabetes-related changes in mitochondrial bioenergetics: Involvement of advanced glycosylated end products. Biochimica et Biophysica Acta. Molecular Basis of Disease, v. 11, p. 1460-1471, 2011.

51.
de Oliveira, J.2011de Oliveira, J. ; Hort, M.A. ; Moreira, E.L.G. ; GLASER, V. ; Ribeiro-do-Valle, R.M. ; Prediger, R.D. ; Farina, M. ; Latini, A. ; de Bem, A.F. . Positive correlation between elevated plasma cholesterol levels and cognitive impairments in LDL receptor knockout mice: relevance of cortico-cerebral mitochondrial dysfunction and oxidative stress. Neuroscience, v. 197, p. 99-106, 2011.

52.
PREDIGER, R. D. S.2011PREDIGER, R. D. S. ; AGUIAR, A. ; Moreira, E. ; Moreira, E.L. ; Matheus, F.C. ; Castro, A.A. ; Walz, R. ; BEM, A.F. ; Latini, A.S. ; Tasca, C.I. ; Farina, M. ; Raisman-Vozari, R. . The Intranasal Administration of 1-Methyl-4-Phenyl-1,2,3,6-Tetrahydropyridine (MPTP): A New Rodent Model to Test Palliative and Neuroprotective Agents for Parkinson's disease. Current Pharmaceutical Design (Print), v. 17, p. 489-507, 2011.

53.
Dos Santos, Alessandra Antunes2011Dos Santos, Alessandra Antunes ; Dos Santos, Danúbia Bonfanti ; Ribeiro, Renata Pietsch ; Colle, Dirleise ; Peres, Kaite Cristiane ; Hermes, Júlia ; Barbosa, Anderson Machado ; Dafré, Alcir Luiz ; de Bem, Andreza Fabro ; Kuca, Kamil ; Farina, Marcelo . Effects of K074 and pralidoxime on antioxidant and acetylcholinesterase response in malathion-poisoned mice. Neurotoxicology (Park Forest South), v. 32, p. 888-895, 2011.

54.
Sigwalt, A.R.2011Sigwalt, A.R. ; Budde, H. ; Helmich, I. ; GLASER, V. ; Ghisoni, K. ; Lanza, S. ; Cadore, E.L. ; Lhullier, F.L.R. ; De Bem, A.F. ; Hohl, A. ; DE MATOS, F.J. ; de Oliveira, P.A. ; Prediger, R.D. ; GUGLIELMO, L.G.A. ; Latini, A. . Molecular aspects involved in swimming exercise training reducing anhedonia in a rat model of depression. Neuroscience, v. 192, p. 661-674, 2011.

55.
Dos Santos, Alessandra Antunes2010Dos Santos, Alessandra Antunes ; Dos Santos, Danúbia Bonfanti ; Dafre, Alcir Luiz ; de Bem, Andreza Fabro ; Souza, Diogo Onofre ; Da Rocha, João Batista Teixeira ; Kuca, Kamil ; FARINA, Marcelo . In vitro Reactivating Effects of Standard and Newly Developed Oximes on Malaoxon-Inhibited Mouse Brain Acetylcholinesterase. Basic & Clinical Pharmacology & Toxicology (Print), v. 107, p. 768-773, 2010.

56.
Nazari, Evelise Maria2010Nazari, Evelise Maria ; Ammar, Dib ; de Bem, Andreza Fabro ; Latini, Alexandra ; Müller, Yara Maria Rauh ; Allodi, Silvana . Effects of environmental and artificial UV-B radiation on freshwater prawn Macrobrachium olfersi embryos. Aquatic Toxicology, v. 98, p. 25-33, 2010.

57.
Aguiar Jr, A.S.2010Aguiar Jr, A.S. ; BOEMER, G. ; Rial, D. ; Cordova, F.M. ; MANCINI, G. ; WALZ, R. ; BEM, A.F. ; Latini, A. ; Leal, R.B. ; Pinho, R.A. ; Prediger, Rui D.S. . High-intensity physical exercise disrupts implicit memory in mice: involvement of the striatal glutathione antioxidant system and intracellular signaling. Neuroscience, v. 171, p. 1216-1227, 2010.

58.
Moreira, Eduardo L. G.2010Moreira, Eduardo L. G. ; Rial, Daniel ; Aguiar, Aderbal S. ; Figueiredo, Cláudia P. ; Siqueira, Jarbas M. ; DalBó, Silvia ; Horst, Heros ; Oliveira, Jade ; Mancini, Gianni ; dos Santos, Tiago S. ; Villarinho, Jardel G. ; Pinheiro, Francielle V. ; Marino-Neto, José ; Ferreira, Juliano ; Bem, Andreza F. ; Latini, Alexandra ; Pizzolatti, Moacir G. ; Ribeiro-do-Valle, Rosa M. ; Prediger, Rui D. S. . Proanthocyanidin-rich fraction from Croton celtidifolius Baill confers neuroprotection in the intranasal 1-methyl-4-phenyl-1,2,3,6-tetrahydropyridine rat model of Parkinson s disease. Journal of Neural Transmission, v. 117, p. 1337-1351, 2010.

59.
Straliotto, Marcos Raniel2010Straliotto, Marcos Raniel ; Mancini, Gianni ; de Oliveira, Jade ; Nazari, Evelise Maria ; Müller, Yara Maria Rauh ; Dafre, Alcir ; Ortiz, Susana ; Silva, Edson Luiz ; Farina, Marcelo ; Latini, Alexandra ; ROCHA, João Batista Teixeira ; de Bem, Andreza Fabro . Acute exposure of rabbits to diphenyl diselenide: a toxicological evaluation. JAT. Journal of Applied Toxicology, v. 30, p. 761-768, 2010.

60.
Piermartiri, Tetsadê C.B.2010Piermartiri, Tetsadê C.B. ; Figueiredo, Cláudia P. ; Rial, Daniel ; Duarte, Filipe S. ; Bezerra, Sarah C. ; Mancini, Gianni ; de Bem, Andreza F. ; Prediger, Rui D.S. ; Tasca, Carla I. . Atorvastatin prevents hippocampal cell death, neuroinflammation and oxidative stress following amyloid-β1-40 administration in mice: Evidence for dissociation between cognitive deficits and neuronal damage. Experimental Neurology, v. 226, p. 274-284, 2010.

61.
Glaser, Viviane2010Glaser, Viviane ; Nazari, Evelise Maria ; Müller, Yara Maria Rauh ; Feksa, Luciane ; WANNMACHER, Clóvis Milton Duval ; ROCHA, João Batista Teixeira ; BEM, ANDREZA FABRO DE ; Farina, Marcelo ; Latini, Alexandra . Effects of inorganic selenium administration in methylmercury-induced neurotoxicity in mouse cerebral cortex. International Journal of Developmental Neuroscience, v. 28, p. 631-637, 2010.

62.
Glaser, Viviane2010Glaser, Viviane ; LEIPNITZ, Guilhian ; Straliotto, Marcos Raniel ; Oliveira, Jade ; dos Santos, Vanessa Valgas ; WANNMACHER, Clóvis Milton Duval ; de Bem, Andreza Fabro ; ROCHA, João Batista Teixeira ; Farina, Marcelo ; Latini, Alexandra . Oxidative stress-mediated inhibition of brain creatine kinase activity by methylmercury. Neurotoxicology (Park Forest South), v. 31, p. 454-460, 2010.

63.
Martins, Roberta de P.2009Martins, Roberta de P. ; Braga, Hugo de C. ; da Silva, Aline P. ; Dalmarco, Juliana B. ; de Bem, Andreza F. ; dos Santos, Adair Roberto S. ; Dafre, Alcir L. ; Pizzolatti, Moacir G. ; Latini, Alexandra ; Aschner, Michael . Synergistic neurotoxicity induced by methylmercury and quercetin in mice. Food and Chemical Toxicology, v. 47, p. 645-649, 2009.

64.
Malagutti, Keller Samara2009Malagutti, Keller Samara ; da Silva, Aline Preve ; Braga, Hugo Campos ; Mitozo, Péricles Arruda ; Soares dos Santos, Adair Roberto ; Dafre, Alcir Luiz ; de Bem, Andreza Fabro ; FARINA, Marcelo . 17?-estradiol decreases methylmercury-induced neurotoxicity in male mice. Environmental Toxicology and Pharmacology, v. 27, p. 293-297, 2009.

65.
de Bem, Andreza Fabro2009de Bem, Andreza Fabro; de Lima Portella, Rafael ; COLPO, Elisângela ; Duarte, Marta Maria Medeiros Frescura ; Frediane, Andressa ; Taube, Paulo Sergio ; Nogueira, Cristina Wayne ; Farina, Marcelo ; da Silva, Edson Luiz ; Teixeira Rocha, João Batista . Diphenyl Diselenide Decreases Serum Levels of Total Cholesterol and Tissue Oxidative Stress in Cholesterol-fed Rabbits. Basic & Clinical Pharmacology & Toxicology (Print), v. 105, p. 17-23, 2009.

66.
BEM, A2008 BEM, A; FARINA, M ; PORTELLA, R ; NOGUEIRA, C ; DINIS, T ; LARANJINHA, J ; ALMEIDA, L ; ROCHA, J . Diphenyl diselenide, a simple glutathione peroxidase mimetic, inhibits human LDL oxidation in vitro. Atherosclerosis (Amsterdam), v. 201, p. 92-100, 2008.

67.
BOTTON, S. R.2008BOTTON, S. R. ; BECK, Sandra Trevisan ; BOTTON, B. R. ; NOAL, M. ; BEM, A.F. . Frequência de hipotireoidismo em pacientes com distúrbio bipolar tratados com carbonato de litio. Revista Brasileira de Análises Clínicas, v. 40, p. 225-227, 2008.

68.
DELIMAPORTELLA, R2008DELIMAPORTELLA, R ; BARCELOS, R ; de Bem, Andreza Fabro ; CARRATU, V ; BRESOLIN, L ; DAROCHA, J ; SOARES, F . Oximes as inhibitors of low density lipoprotein oxidation. Life Sciences (1973), v. 83, p. 878-885, 2008.

69.
DUARTE, M.2008DUARTE, M. ; Moresco R ; de Bem, Andreza Fabro . Metodologias para a determinação da LDL oxidada e sua aplicação como marcador de risco cardiovascular. Revista Brasileira de Análises Clínicas, v. 40, p. 101-106, 2008.

70.
COLPO, Elisângela2008COLPO, Elisângela ; de Bem, Andreza Fabro ; Pieniz, Simone ; SCHETTERT, Sally Danuta ; dos Santos, Rosane Maria Souza ; Gomes Farias, Iria Luiza ; Bertoncello, Iara ; Moreira, Cleci Menezes ; Barbosa, Nilda Vargas ; Moretto, Maria Beatriz ; Teixeira Rocha, Jo& . A Single High Dose of Ascorbic Acid and Iron Is Not Correlated with Oxidative Stress in Healthy Volunteers. Annals of Nutrition & Metabolism (Online), v. 53, p. 79-85, 2008.

71.
Souza dos Santos, Rosane M.2008Souza dos Santos, Rosane M. ; de Bem, Andreza F. ; COLPO, Elisângela ; Bertoncello, Iara ; Nogueira, Cristina W. ; Rocha, João B. T. . Plasmatic vitamin C in nontreated hepatitis C patients is negatively associated with aspartate aminotransferase. Liver International (Print), v. 28, p. 54-60, 2008.

72.
Bem, Andreza Fabro de2007Bem, Andreza Fabro de; Portella, Rafael de Lima ; FARINA, Marcelo ; Perottoni, Juliano ; Paixão, Márcio Weber ; Nogueira, Cristina Wayne ; ROCHA, João Batista Teixeira . Low Toxicity of Diphenyl Diselenide in Rabbits: A Long-Term Study. Basic & Clinical Pharmacology & Toxicology, v. 101, p. 47-55, 2007.

73.
Medeiros Frescura Duarte, Marta2007Medeiros Frescura Duarte, Marta; Loro, Vânia L. ; Rocha, João B. T. ; Leal, Daniela B. R. ; Bem, Andreza F. de ; Dorneles, Aracéli ; Morsch, Vera M. ; Schetinger, Maria R. C. . Enzymes that hydrolyze adenine nucleotides of patients with hypercholesterolemia and inflammatory processes. The FEBS Journal, v. 274, p. 2707-2714, 2007.

74.
MORESCO, R2007MORESCO, R ; DEBEM, A ; DASILVA, J . Circulating CD40 ligand in peripheral arterial disease. Thrombosis Research, v. 120, p. 781-782, 2007.

75.
CHIESA, Horácio2007CHIESA, Horácio ; Moresco R ; BEM, A.F. . Avaliação do risco cardíaco, conforme escores de risco de Framingham, em pacientes ambulatoriais de Salvador do Sul, São Pedro da Serra e Barão-RS. Revista do Centro de Ciências da Saúde (Santa Maria), v. 33, p. 4-10, 2007.

76.
THOMASI, D. I.2007THOMASI, D. I. ; BATISTELLA, F. ; BEM, A.F. . Proteína C Reativa ?Ultra Sensível (PCR-us ) e Aterosclerose: O papel inflamatório das doenças cardíacas. Revista do Centro de Ciências da Saúde (UFSM) (Cessou em 1982. Cont. 0103-4499 Saude (Santa Maria)), v. 34, p. 14-20, 2007.

77.
Bem, Andreza Fabro de2006Bem, Andreza Fabro de; KUNDE, Juliana . A importância da determinação da hemoglobina glicada no monitoramento das complicações crônicas do diabetes mellitus. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, v. 42, n.1, p. 185-191, 2006.

78.
PIVETTA, L2006PIVETTA, L ; PEREIRA, R ; FARINON, M ; DEBEM, A ; PEROTTONI, J ; SOARES, J ; DUARTE, M ; ZENI, G ; ROCHA, J ; FARINA, M . Ethanol inhibits ?-aminolevulinate dehydratase and glutathione peroxidase activities in mice liver: Protective effects of ebselen and N-acetylcysteine. Environmental Toxicology and Pharmacology, v. 21, n.in press, p. 338-343, 2006.

79.
DEBEM, A2006DEBEM, A; DELIMAPORTELLA, R ; PEROTTONI, J ; BECKER, E ; BOHRER, D ; PAIXAO, M ; NOGUEIRA, C ; ZENI, G ; ROCHA, J . Changes in biochemical parameters in rabbits blood after oral exposure to diphenyl diselenide for long periods. Chemico-Biological Interactions, v. 162, p. 1-10, 2006.

80.
Nagassaki, S2006Nagassaki, S ; SERTORIO, J ; METZGER, I ; BEM, A ; ROCHA, J ; TANUSSANTOS, J . eNOS gene T-786C polymorphism modulates atorvastatin-induced increase in blood nitrite. Free Radical Biology & Medicine, v. 41, p. 1044-1049, 2006.

81.
BEM, A.F.2005BEM, A.F.; CAPUTI, C. S. ; MEIRELES, Fabiane Bandeira ; VARGAS, Artur Pizolatto de ; CARLOTTO, M. S. ; HUBER, Izabel Cristina . Valor diagnóstico da determinação da atividade da adenosina deaminase no derrame pleural tuberculoso em indivíduos infectados e não infectados pelo HIV. Revista Brasileira de Análises Clínicas, v. 37, p. 23-26, 2005.

82.
LOCATELLI, C.2004LOCATELLI, C. ; PEDROSA, Rozangela Curi ; BEM, A.F. ; PEDROSA, Roberto Curi ; GEREMIAS, Reginaldo ; WILHELM FILHO, D. . A comparative study of albendazole and mebendazole-induced, time-dependent oxidative stress. Redox Report (Edinburgh), v. 9, n.04, p. 89-95, 2004.

83.
de Bem, A.F.2001de Bem, A.F. ; LOCATELLI, C. ; Geremias, R. ; Pedrosa, R.C. ; Filho, D.W. . Time-dependent oxidative stress caused by benznidazole. Redox Report (Edinburgh), Sydney, v. 6, p. 265-270, 2001.

Capítulos de livros publicados
1.
Bartolini, Desirée ; SANCINETO, LUCA ; Fabro de Bem, Andreza ; Tew, Kenneth D. ; SANTI, CLAUDIO ; RADI, RAFAEL ; Toquato, Pierangelo ; Galli, Francesco . Selenocompounds in Cancer Therapy: An Overview. Advances in Cancer Research. 1ed.: Elsevier, 2017, v. , p. 259-302.

2.
Moreira, E.L. ; PRA, M. A. A. ; CARDOSO1, F. R. ; BEM, ANDREZA FABRO DE ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. ; MARASCHIN, M. . Dietary Anthocyanins: Potential Neuroprotective Agents in Neurodegenerative Diseases?. Proanthocyanidins: Food Sources, Antioxidant Properties and Health Benefits (Food and Beverage Consumption and Health). 1 eed.: Nova Science Pub Inc;, 2015, v. , p. 00-.

3.
SUBELZU, N. ; BARTESAGHI, S. ; de Bem, Andreza Fabro ; RADI, RAFAEL . Oxidative Inactivation of Nitric Oxide and Peroxynitrite Formation in the Vasculature. Oxidative Stress: Diagnostics and Therapy Volume 2. 1ed.: American Chemical Society - ACS Books, 2015, v. , p. 1-.

4.
Moreira, E.L. ; de Oliveira, J ; PREDIGER, R. D. S. ; FARINA, Marcelo ; de Bem, Andreza Fabro . Diet and Nutrition in Dementia and Cognitive Decline. In: Victor Preedy. (Org.). Hypercholesterolemia as a risk factor for Alzheimer's disease: a review. 1ed.London: Academic Press/ Elsevier, 2014, v. , p. 11-.

5.
Latini A ; Bem, Andreza Fabro de ; Raisman-Vozari, R. ; Tasca C . Biochemical Mechanisms of Neurodegeneration in Parkinson´s Disease: Mitochondrial Dysfunction, Oxidative Stress and Glutamatergic Excitotoxicity. In: Prediger, R and Aguiar Jr, A.. (Org.). Frontiers in Parkinson Disease. Hauppauge, NY: Nova Science Publishers, 2011, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Moreira, E.L. ; de Bem, Andreza Fabro ; PREDIGER, R. D. . Colesterol alto: vilão para o coração e também para a memória?. Ciência Hoje, p. 30 - 33.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, L. A. ; de Oliveira, J ; Moreira, E.L. ; Engel, D ; LOPES, J. B. ; PAULA, G. C. ; SILVA, L. S. ; de Bem, A.F. . Expression of genes related to beta amyloid peptide metabolism and apoptotic process in a mouse model of FH. In: 23rd International Congress of IUBMB and 44th Annual Meeting SBBq, 2015, Foz do Iguaçu. Anais SBBq, 2015.

2.
de Oliveira, J ; SILVA, L. S. ; Moreira, E.L. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. ; MARASCHIN, M. ; de Bem, A.F. . Atheroprotective effect of Plinia Cauliflora (Jaboticaba) extract. In: 23rd International Congress of IUBMB and 44th Annual Meeting SBBqrd International Congress of IUBMB and 44th Annual Meeting SBBq, 2015, Foz do Iguaçu. Anais SBBq, 2015.

3.
de Oliveira, J ; Engel, D ; SANTOS, D. B. ; LOPES, J. B. ; PAULA, G. C. ; CAMPOS, L. A. ; FARINA, Marcelo ; Moreira, E.L. ; de Bem, A.F. . Blood brain barrier disruption in hypercholesterolemic mice. In: 23rd International Congress of IUBMB and 44th Annual Meeting SBBq3rd International Congress of IUBMB and 44th Annual Meeting SBBq, 2015, Foz do Iguaçu. Anais SBBq, 2015.

4.
SILVA, L. S. ; SOMACAL, S. ; de Oliveira, J ; BAUER, C. M. ; PAULA, G. C. ; MARASCHIN, M. ; de Bem, A.F. . In vitro atheroprotective effects of fucoxanthin. In: 23rd International Congress of IUBMB and 44th Annual Meeting SBBqrd International Congress of IUBMB and 44th Annual Meeting SBBq, 2015, Foz do Iguaçu. Anais SBBq, 2015.

5.
Bem, Andreza Fabro de; Engel, D ; de Oliveira, J ; Moreira, E.L. ; BONFANTI, D. ; FARINA, Marcelo ; BROCARDO, P. . ?Is there an association between hypercholesterolemia and depression? Behavioral evidences and cerebral oxidative stress in LDLr-/- mice?. In: 22nd Annual Meeting of the Society of Redox Biology and Medicine (SFRBM), 2015, Boston. Anais 22nd Annual Meeting of the Society of Redox Biology and Medicine (SFRBM), 2015.

6.
Engel, D ; de Oliveira, J ; BONFANTI, D. ; LOPES, J. B. ; MOREIRA, E. L. G. ; Farina, M. ; PAUL, A. L. ; de Bem, Andreza Fabro . Familial hypercholesterolemia is associated with depressive like behavior in mice. In: XXXVIII Reunião Anual da SBNeC, 2014, Buzos. Anais da da SBNeC, 2014.

7.
de Bem, A.F.; Engel, D ; OLIVEIRA, J. ; MOREIRA, E. L. G. ; Santos, D.B. ; LOPES, J. B. ; Rodrigues, A.L. ; BROCARDO, P. . Hypercholesterolemia as a risk factor for depressive disorders?. In: SFRR-Europe 2014 Meeting, 2014, Paris. Anais SFRR-EUrope 2014 Meeting, 2014.

8.
MANCINI, G. ; STRALIOTTO, M. R. ; ROCHA, João Batista Teixeira ; BEM, Andreza Fabro de . Diphenyl diselenide improves the antioxidant response via activation of the Nrf-2 pathway in macrophage cells. In: SFRR-Europe 2014 Meeting, 2014, Paris. Anais SFRR-EUrope 2014 Meeting.

9.
SZCZEPANIK, J. ; Moreira, E.L. ; de Oliveira, J ; Engel, D ; de Bem, A.F. ; PREDIGER, R. D. . Age-related effect of caffeine treatment on the locomotor activity of low-density lipoprotein receptor knockout mice. In: XXXVIII Reunião Anual da SBNeC, 2014, Armação de Buzios. Anais SBNeC, 2014.

10.
LOPES, J. B. ; de Oliveira, J ; Engel, D ; BONFANTI, D. ; FARINA, M. ; Moreira, E.L. ; BEM, A . Hypercholesterolemia induces memory impairments and blood brain barrier damage in mice. In: XXXVIII Reunião Anual da SBNeC, 2014, Armação de Búzios. Anais SBNeC, 2014.

11.
FALCHETTI, M ; FIUZA, B. ; de Oliveira, J ; STRALIOTTO, M. R. ; PELUFFO, G. ; de Bem, A.F. . Impacto de um fluxo de peroxinitrito sobre a função endotelial em BAEC: Papel protetor do disseleneto de definida. In: Seminário de Iniciação Científica - PIBIC UFSC, 2014, Florianopolis. Anais SIC 2013/2014, 2014.

12.
FALCHETTI, M ; FIUZA, B. ; de Oliveira, J ; STRALIOTTO, M. R. ; PELUFFO, G. ; de Bem, A.F. . Impacto de um fluxo de peroxinitrito sobre a função endotelial em BAEC: Papel protetor do disseleneto de definida. In: Seminário de Iniciação Científica - PIBIC UFSC, 2014, Florianopolis. Anais SIC 2013/2014, 2014.

13.
LOPES, JADNA BOGADO ; de Oliveira, J ; Engel, D ; BONFANTI, D. ; FARINA, Marcelo ; BEM, ANDREZA FABRO DE . Ahipercolesterolemia induz danos cognitivos e aumento na permeabilidade da barreira hematoencefálica em camundongos. In: Seminario de Iniciação Científica - PIBIC/ UFSC, 2014, Florianópolis. Anais SIC 2013/2014, 2014.

14.
CORREIA, P. C. ; Engel, D ; LOPES, J. B. ; BONFANTI, D. ; Moreira, E.L. ; FARINA, Marcelo ; Rodrigues, A.L. ; BROCARDO, P. ; BEM, A . A hipercolsterolemia familiar está associada com comportamento tipo-depressivo em camundongos. In: Seminario de Iniciação Científica - PIBIC/ UFSC, 2014, Florianópolis. Anais SIC 2013/2014, 2014.

15.
de Oliveira, Jade ; Moreira, Eduardo L. G. ; NUNES, J. C. ; SANTOS, DANÚBIA BONFANTI ; Ribeiro-do-Valle, R.M. ; FARINA, M ; WALZ, ROGER ; Prediger, Rui D. S. ; Bem, Andreza F. . AGE-RELATED COGNITIVE DECLINE IN HYPERCHOLESTEROLEMIC LDL RECEPTOR KNOCKOUT MICE (LDLR-/-): EVIDENCE OF ANTIOXIDANT IMBALANCE AND INCREASED ACETILCHOLENESTERASE. In: XXXVII REUNIÃO ANUAL DA SBNeC, 2013, Belo Horizonte - MG. XXXVII REUNIÃO ANUAL DA SBNeC, 2013.

16.
RIBEIRO, C. ; Cunha M. P. ; PAZINI, F. ; BUDNI, J. ; OLIVEIRA, A. ; Rosa J. M. ; Mancini, Gianni ; LEITE, M. ; Mazzardo L. ; dos Santos, Adair Roberto S. ; Bem, Andreza F. ; Gonçalves, C.A.S ; Rodrigues, A. L. S. . MOTOR IMPAIRMENT INDUCED BY THE DOPAMINERGIC TOXIN MPP+ IN MICE IS ASSOCIATED WITH ASTROCYTE DYSFUNCTION AND OXIDATIVE STRESS. In: XXXVII REUNIÃO ANUAL DA SBNeC, 2013, Belo Horizonte - MG. XXXVII REUNIÃO ANUAL DA SBNeC, 2013.

17.
ASSIS, L. C. ; SILVA, J. ; FORNER, S. ; MARTINI, A. ; Pizzolatti, Moacir G. ; SANTOS, A. R. S. ; Ribeiro-do-Valle, R.M. ; KOEPP, J. ; Bem, Andreza F. . Ação neuroprotetora da fração rica em proantocianidas em modelo lesão medular traumática. In: XI - CAEB, 2013, Campinas - SP. Décimo Primeiro Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia - XI - CAEB, 2013.

18.
MANCINI, G. ; de Oliveira, J. ; Moreira, Eduardo L. G. ; Hort, M. A. ; FARINA, M ; Latini, A. ; Ribeiro-do-Valle, R.M. ; Bem, Andreza F. . Diphenyl Diselenide Prevents Cortico-cerebral Mitochondrial Dysfunction and Oxidative Stress Induced by Hypercholesterolemia in LDL Receptor Knockout Mice. In: XXXVII REUNIÃO ANUAL DA SBNeC, 2013, Belo Horizonte - MG. XXXVII REUNIÃO ANUAL DA SBNeC, 2013.

19.
FIUZA, B. ; SUBELZU, N. ; CALCERRADA, P. ; RANIEL, M. ; PIACENZA, L. ; CASSINA, A. ; Rocha, João B. T. ; RADI, RAFAEL ; PELUFFO, G. ; de Bem, Andreza Fabro . Diphenyl diselenide prevents peroxynitrite-induced mitochondrial dysfunction in endothelial cells. In: VII Internacional Congress - SFRBM - South American Group, 2013, Buenos Aires. Anais SFRBM, 2013.

20.
SZCZEPANIK, J. ; Oliveira, Jade ; Moreira, Eduardo L. G. ; Engel, D ; de Bem, Andreza Fabro ; Prediger, R.D. . Caffeine mitigates the increased locomotor activity in hypercholesterolemic mice lacking the low density lipoprotein receptor (LDLR). In: XXXVII Reunião Anual da SBNeC, 2013, Belo Horizonte. Anais do XXXVII Reunião Anual da SBNeC, 2013.

21.
Bem, Andreza Fabro de; OLIVEIRA, J. ; Moreira, Eduardo L. G. ; Dos Santos, Danúbia Bonfanti ; Mancini, Gianni ; Hort, Mariana Appel ; SGROTT, S. M. ; Tasca, Carla I. ; Ribeiro-do-Valle, Rosa Maria ; Prediger, Rui D. S. ; FARINA, Marcelo . Increased susceptibility to beta-amyloid neurotoxicity in hipercholesterolemic LDL receptor knockout mice. In: free Radical in Brazil 2011, 2011, Sao Pedro. Anais do Free Radical in Brazil, 2011. v. PT269. p. 152-152.

22.
Mancini, Gianni ; Oliveira, Jade ; Moreira, Eduardo L. G. ; Hort, Mariana Appel ; SGROTT, S. M. ; FIUZA, B. ; Latini, Alexandra ; FARINA, Marcelo ; Bem, Andreza Fabro de . Diphenyl diselenide improves cardiovascular antioxidant system in LDL -/- mice. In: Free Radical in Brazil, 2011, Sao Pedro. anais Free Radical in Brazil 2011, 2011. v. PT083. p. 87-87.

23.
Hort, Mariana Appel ; Straliotto, Marcos Raniel ; SOUZA, C. B. ; Oliveira, Jade ; ROCHA, J. B. T. ; Ribeiro-do-Valle, Rosa Maria ; Bem, Andreza Fabro de . Diphenyl diselenide protect endothelial cells against oxidized low density lipoprotein-induced oxidative injury. In: Free Radical in Brazil 2011, 2011, São Pedro. anais Free Radical in Brazil 2011, 2011. v. PT042. p. 71-71.

24.
Mancini, Gianni ; Oliveira, Jade ; Moreira, Eduardo L. G. ; Hort, M. A. ; FIUZA, B. ; Latini, Alexandra ; Farina, M. ; Rocha, João B. T. ; BEM, Andreza Fabro de . Diphenyl Diselenide Improves the Antioxidant System in Cardiovascular Cells of LDLr -/- knockout Mice. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBQ, 2011, Foz do Iguaçu. Anais da Reunião Anual da SBBq, 2011.

25.
Moreira, Eduardo L. G. ; Oliveira, Jade ; Dos Santos, Danúbia Bonfanti ; Figueiredo, Cláudia P. ; Ribeiro-do-Valle, Rosa M. ; WALZ, R. ; ROCHA, J. B. T. ; BEM, A.F. ; Farina, M. . Age-related Cognitive Decline In Low-density Lipoprotein Receptor knockout Mice Is Associated With Oxidative Stress And Neuroinflammation In The Prefrontal Cortex. In: XL ANNUAL MEETING OF SBBQ, 2011, Foz do Igauçu. Anais do XL ANNUAL MEETING OF SBBQ, 2011.

26.
Oliveira, Jade ; Moreira, Eduardo L. G. ; Mancini, Gianni ; Hort, M.A. ; Dos Santos, Danúbia Bonfanti ; Stralioto, M. R. ; SGROTT, S. M. ; Farina, M. ; Ribeiro-do-Valle, Rosa Maria ; BEM, A.F. . Diphenyl Diselenide prevents oxidative stress in prefrontal cortex of aged LDLr -/- knockout mice.. In: XL ANNUAL MEETING OF SBBQ, 2011, Foz do Iguaçu. Anais do XL ANNUAL MEETING OF SBBQ, 2011.

27.
Oliveira, Jade ; Moreira, Eduardo L. G. ; Dos Santos, Danúbia Bonfanti ; Mancini, Gianni ; Hort, Mariana Appel ; SGROTT, S. M. ; Tasca, Carla I. ; Ribeiro-do-Valle, Rosa M. ; Prediger, Rui D. S. ; Farina, M. ; BEM, A.F. . INCREASED SUSCEPTIBILITY ON NEUROTOXICITY INDUCED BY BETAAMYLOID PEPTIDE IN LDL RECEPTOR KNOCKOUT MICE. BEHAVIORAL AND BICHEMICAL EVIDENCES.. In: II Simpósio Catarinense de Neurociências, 2011, Florianópolis. Home page do II Simpósio Catarinense de Neurociências, 2011.

28.
Bem, Andreza Fabro de; BRITO, P. ; CALCERRADA, P. ; PELUFFO, G. ; DINIS, T. ; TRUJILLO, M. ; Rocha, João B. T. ; RADI, R. ; ALMEIDA, L. . Protective effect of diphenyl diselenide against peroxinitrite-mediated endothelial cell toxicity: a comparative effect of ebselen. In: 78th European Atherosclerosis Society Congress, 2010, Hamburg. Annal of 78th European Atherosclerosis Society Congress, 2010. p. 121.

29.
Glaser, Viviane ; LEIPNITZ, Guilhian ; Stralioto, M. R. ; Oliveira, Jade ; de Bem, Andreza F. ; ROCHA, J. B. T. ; FARINA, M ; Latini, Alexandra . BRAIN CREATINE KINASE IS A SENSITIVE TARGET OF METHYLMERCURY. In: XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq, 2010, Foz do Iguaçu. Anais da XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq, 2010.

30.
Stralioto, M. R. ; Oliveira, Jade ; Mancini, Gianni ; Hort, M. A. ; Latini, Alexandra ; ROCHA, J. B. T. ; de Bem, Andreza F. . ORGANOSELENIUM COMPOUNDS INHIBIT HUMAN LOW DENSITY LIPOPROTEIN (LDL) AND SERUM OXIDATION. In: XXXIX ANNUAL MEETING OF SBBq, 2010, Foz do Iguaçu. Anais XXXIX ANNUAL MEETING OF SBBQ, 2010.

31.
Mancini, Gianni ; FIUZA, B. ; Straliotto, Marcos Raniel ; Oliveira, Jade ; Machado D. G. ; Pizzolatti, Moacir G. ; Rodrigues, A. L. S. ; ROCHA, J. B. T. ; de Bem, Andreza F. . ROSEMARY DECREASE THE LIPOPEROXIDATION AND THIOL CONSUMPTION INDUCED BY OXIDANTS AGENTS IN BRAIN HOMOGENATES. In: XXXIX ANNUAL MEETING OF SBBq, 2010, Foz do Iguaçu. Anais XXXIX ANNUAL MEETING OF SBBq, 2010.

32.
BOEMER, G. ; Aguiar-JR, A. S. ; Rial, D ; Cordova F ; Mancini, Gianni ; Bem, Andreza Fabro de ; Latini A ; Leal RB ; Prediger, Rui D.S. . O exercício físico de alta intensidade induz disfunção de memória implícita em camundongos: o papel da glutationa e da sinalização ERK1/2, CREB e DARPP-32 no estriado. In: III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2010, Londrina. Anais do evento, 2010.

33.
Straliotto, Marcos Raniel ; Hort, M. A. ; Oliveira, Jade ; Mancini, Gianni ; FIUZA, B. ; Rocha, João B. T. ; BEM, A . Efeito do composto orgânico de selênio, difenil disseleneto, sobre a toxicidade induzida pela LDLox em macrófagos J774. In: III ESeTe, 2010, Florianópolis. Anais do III ESeTe, 2010.

34.
Stralioto, M. R. ; Oliveira, Jade ; Mancini, Gianni ; FIUZA, B. ; Latini, Alexandra ; ROCHA, J. B. T. ; BEM, A.F. . Efeito de compostos orgânicos de selênio na inibição da oxidação de soro e LDL humana e formação de células espumosas in vitro. In: III ESeTe, 2010, Florianopolis. Anais do III ESeTe, 2010.

35.
Oliveira, Jade ; Hort, M. A. ; Glaser, Viviane ; Stralioto, M. R. ; Mancini, Gianni ; FIUZA, B. ; Ribeiro-do-Valle, R.M. ; Latini, Alexandra ; ROCHA, J. B. T. ; BEM, A.F. . Efeito da hipercolestrolemia sobre a função mitocondrial e estresse oxidativo em camundongos knockout (LDL-/-): Efeito protetor do (PhSe)2. In: Anais do III ESeTe, 2010, Florianópolis. Anias do III ESeTe, 2010.

36.
VANDRESEN-FILHO, S. ; MARTINS, W. C. ; Bohn D ; Mancini, Gianni ; BEM, A.F. ; Tasca C . Quinolinic acid-induced brain oxidative stress presents region and time dependence. In: XXXIX Annual Meeting of SBBq, 2010, Foz do Iguaçu. Anais do XXXIX Annual Meeting of SBBq, 2010.

37.
MARTINS, W. C. ; VANDRESEN-FILHO, S. ; HERCULANO, B. A. ; Bohn D ; MANCINI, G. ; BEM, A.F. ; Tasca C . Neuroprotective effects of atorvastatin in mice hippocampal slices submitted to oxygen-glucose deprivation. In: XXXIX Annual Meeting of SBBq, 2010, Foz do Iguaçu. Anais da XXXIX Annual Meeting of SBBq, 2010.

38.
Oliveira, Jade ; Straliotto, Marcos Raniel ; Mancini, Gianni ; FIUZA, B. ; SGROTT, S. M. ; Latini, Alexandra ; ROCHA, J. B. T. ; BEM, A.F. . Composto orgãnico de selênio inibe a oxidação de LDL humana isolada e formação de células espumosas in vitro. In: III ESeTe - Brasil, 2010, Florianópolis. Livro de resumos do III ESeTe - Brasil, 2010.

39.
Hort, M. A. ; SOUZA, C. B. ; Straliotto, Marcos Raniel ; OLIVEIRA, J. ; ROCHA, J. B. T. ; Ribeiro-do-Valle, Rosa M. ; BEM, A.F. . Papel do disseleneto de difenila sobre o dano induzido por LDL oxidada em células endoteliais isoladas de aorta bovina (BAECs). In: III ESeTe - Brasil, 2010, Florinópolis. Livro de Resumos do III ESeTe, 2010.

40.
Hort, M. A. ; Netto, P. M. ; ROCHA, J. B. T. ; BEM, A.F. ; Ribeiro-do-Valle, R.M. . Disseleneto de difenila reduz a aterosclerose através da modulação do estresse oxidativo e processo inflamatório. In: III ESeTe, 2010, Florianópolis. Livro de resumos do III ESeTe, 2010.

41.
Stralioto, M. R. ; MANCINI, G. ; OLIVEIRA, J. ; GLASER, V. ; Dafre A ; SANTOS, A. A. ; Santos, V. V. ; Matos, J. F. ; Latini A ; Rocha, João B. T. ; BEM, A.F. . Effects of acute exposure to rabbits of diphenyl diselenide: A toxicological study. In: XXXVIII Annual Meeting of the Brazilian Society for Biochemistry and Molecular Biology, 2009, àguas de Lindóia. Anais of Brazilian Society for Biochemistry and Molecular Biology, 2009.

42.
GLASER, V. ; Moritz B ; REMOR, A. P. ; OLIVEIRA, J. ; Martins, Roberta de P. ; MANCINI, G. ; Gonçalves, F. M. ; Nazari, E. M. ; DURVAL, C. M. ; BEM, A.F. ; Dafre A ; FARINA, Marcelo ; ROCHA, J. B. T. ; Latini, Alexandra . Neuroprotective effect of diphenyl diselenide in mice brain methylmercury toxicity. In: XXXVIII Annual Meeting of Brazilian Society for Biochesmistry and Molecular Biology, 2009, Àguas de Lindóia. Anais of Brazilian Society for Biochesmistry and Molecular Biology, 2009.

43.
Oliveira, Jade ; Hort, M. A. ; Straliotto, Marcos Raniel ; Glaser, Viviane ; Latini A ; Ribeiro-do-Valle, R.M. ; Bem, Andreza Fabro de . Oxidative stress and mitochondria dysfuntion in brain of hypercholesterolemic LDL-receptor knockout mice. In: Free Radical and Antioxidants in Chile, 2009, Santiago. Congress book - Free Radical and Antioxidants in Chile, 2009. p. 191.

44.
Latini, Alexandra ; REMOR, A. P. ; Matos, J. F. ; dos Santos, Vanessa Valgas ; Oliveira, Jade ; Straliotto, Marcos Raniel ; Glaser, Viviane ; Mancini, Gianni ; Gonçalves, F. M. ; Sigwalt, A. ; FARINA, Marcelo ; Bem, Andreza Fabro de . Biochemical impairments are induced in brain fromstreptozotocin-induced diabetic rats. In: Free Radical and Antioxidants in Chile, 2009, Santiago. Congress book: Free Radical and Antioxidants in Chile, 2009. p. 155.

45.
Stralioto, M. R. ; Mancini, Gianni ; Oliveira, Jade ; Nazari, Evelise Maria ; Dafre, Alcir L. ; Ortiz, Susana ; FARINA, M ; Latini A ; ROCHA, João Batista Teixeira ; de Bem, Andreza Fabro . Effects of acute expusure of diphenyl diselenide in rabbits. In: Free Radical and Antioxidants in Chile, 2009, Santiago. Congress book: Free Radical and Antioxidants in Chile, 2009. p. 162.

46.
Hort, M. A. ; Netto, P. M. ; Oliveira, Jade ; de Bem, Andreza F. ; Ribeiro-do-Valle, R.M. . Papel do organocalcogenio disseleneto de difenila como um novo agente antiaterogênico. In: 41 Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 2009, Ribeirão Preto. Anais do 41 Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 2009. v. 6007.

47.
CHANADAY, N. ; CID, M. P. ; Vilcaes A ; Stralioto, M. R. ; de Bem, Andreza F. ; ROTH, G. . Effect of diphenyl diselenide administrated by different via on the development of experimental autoimmune encaphalomyelitis (EAE). In: First Meeting of the Argentina Society for Neuroscience, 2009, Huera Grandet. Anais First Meeting of the Argentina Society for Neuroscience, 2009. p. 249.

48.
RUPIL, L. ; CHANADAY, N. ; ROTH, G. ; de Bem, Andreza F. . Capacidad antioxidant de difeldiseleniuro en cultivos de macrofagos y efecto en la inducion de la encefalomielitis autoinmune experimental. In: LIV Reunion Cientifica Anual da Sociedad Argentina de Investigación Clínica (SAIC) y Sociedad Argentina de Inmunología, 2009, Mar del Plata. Revista Medicina. Buenos Aires, 2009. v. 69. p. 55-Supl I.

49.
Aguiar-JR, A. S. ; BEM, Andreza Fabro de ; Latini A ; Prediger, Rui D.S. . The high-intensity physical treining induces spatial learning impairment in mice: The role of oxidative stress. In: Free Radical and Antioxidant in Chile, 2009, Santiago. Anais do VI Meeting of SFRBM South Amenrican Group, 2009. p. 58.

50.
Glaser, Viviane ; LEIPNITZ, Guilhian ; Valentini R ; Stralioto, M. R. ; Oliveira, Jade ; Martins, Roberta de P. ; de Bem, Andreza F. ; FARINA, Marcelo ; Latini, Alexandra . In vitro effect of methilmercury on neurocheical paramenters in mouse brain. In: 1st Ibero-American Meeting on Toxiccology and Environmental Health, 2009, Riberião Preto. Anais do 1st Ibero-American Meeting on Toxiccology and Environmental Health, 2009.

51.
SANTOS, A. A. ; Dafre, Alcir L. ; ROCHA, J. B. T. ; BEM, Andreza Fabro de ; FARINA, Marcelo . Newly developed oximes reverse malaoxon-induced mouse cerebral acetylcolinesterase inhibition in vitro. In: XXXVIII Annual Meeting of SBBq, 2009, Aguas de Lindóia. Anais XXXVIII Annual Meeting of SBBq, 2009.

52.
GLASER, V. ; Martins, Roberta de P. ; Valentini R ; TARNOVSKI, I. ; Stralioto, M. R. ; Straliotto, Marcos Raniel ; FARINA, M ; Nazari, E. M. ; MULLER, Y. M. R. ; ROCHA, J ; BEM, A ; Latini A . Effects of MeHg chronic exposition on markers of apoptosis. In: 1st Ibero-American Meeting on Toxicology and Environmental, 2009, Ribeirão Preto. Annals of 1st Ibero-American Meeting on Toxicology and Environmental, 2009.

53.
Latini A ; GLASER, V. ; Valentini R ; Sigwalt, A. ; Martins, Roberta de P. ; FARINA, M ; ROCHA, J. B. T. ; BEM, A.F. . In vivo effect of sodium selenide on brain inases activities in methylmercury poisoned mice. In: 1st Ibero-American Meeting on Toxiccology and Environmental Health, 2009, Ribeirão Preto. Annals of 1st Ibero-American Meeting on Toxiccology and Environmental Health, 2009.

54.
Aguiar-JR, A. S. ; BEM, A ; Latini, Alexandra ; Pinho R ; Prediger, Rui D.S. . The high-intensity physical treining induces spatial learning impairment in mice: The role of oxidative stress. In: XXIV Reunião Anual da FeSBE, 2009, Aguas de Lindoia. Anais da XXIV Reunião Anual da FeSBE, 2009.

55.
RUPIL, L. ; CHANADAY, N. ; BEM, A.F. ; ROTH, G. . Antioxidant capacity of diphenyldiselenide in macrophage culture and effects on the induction of experimental autoimmune encephalomyelitis. In: Immunochile 2009, 2009, Vina del Mar. Annais of Immunochile 2009, 2009.

56.
GLASER, V. ; Moritz B ; Schmitz A ; Valentini R ; BEM, A.F. ; Dafre A ; FARINA, Marcelo ; Latini A . Methylmercury chronic administration effect on electron transport chain in mice brain. In: XXXVII Annual Meeting of SBBq and XI Congress of the Pan-American Association for Biochemistry and molecular Biology (PABMB), 2008, Águas de Lindóia. Caderno de Resumos XXXVII Annual Meeting of SBBq, 2008.

57.
GLASER, V. ; Moritz B ; Schmitz A ; Valentini R ; BEM, A.F. ; Dafre A ; FARINA, M ; ROCHA, J. B. T. ; Latini A . Seleno compounds prevents the brain energy impairment induced by methylmercury poisoning in adult mice. In: I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica (Neurolatam), 2008, Búzios. anais do congresso:I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica, 2008.

58.
Cunha M. P. ; Machado D. G. ; Bettio L. E. ; Capra J. C. ; Rosa J. M. ; MANCINI, G. ; Mazzardo L. ; Martins D. F. ; Aguiar-JR, A. S. ; Dafre A ; SANTOS, A. R. S. ; BEM, A.F. ; Rodrigues, A. L. S. . Efeito antidepressivo da atividade física na roda de corrida voluntária. In: I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica (Neurolatam), 2008, Buzios. anais do congresso:I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica, 2008.

59.
GLASER, V. ; Santos, V. V. ; Moritz B ; Schmitz A ; Valentini R ; BEM, A.F. ; Dafre A ; FARINA, M ; Latini A . Methylmercury chronic administration effect on electron transport chain in mice brain. In: I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica (Neurolatam), 2008, Búzios. anais do congresso:I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica, 2008.

60.
OLIVEIRA, J. ; GLASER, V. ; MANCINI, G. ; Stralioto, M. R. ; Mazzardo L. ; Martins D. F. ; Marcon, R. ; SANTOS, A. R. S. ; Latini A ; BEM, A.F. . Swimming training modified oxidative stress parameters and mitochondrial function in brain mice. In: I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica (Neurolatam), 2008, Búzios. anais do congresso:I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica, 2008.

61.
OLIVEIRA, J. ; GLASER, V. ; Hort, M. A. ; GONCALVES, T. L. ; Netto, P. M. ; Ribeiro-do-Valle, R.M. ; Latini A ; BEM, A.F. . Impaired brain mitochondrial functioning in LDL receptor knockout female mice. In: I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica (Neurolatam), 2008, Búzios. anais do congresso:I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica, 2008.

62.
Latini A ; GLASER, V. ; Moritz B ; Schmitz A ; Nazari, E. M. ; Sigwalt, A. ; Feksa, L. R. ; Azambuja, G. A. ; Figuereido, V. C. ; Wannmacher, C. M. D. ; BEM, A.F. ; FARINA, M . Protective effect of seleno compounds on the methylmercury inhibitory effect on creatine kinase activity adult micce brain. In: I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica (Neurolatam), 2008, Búzios. anais do congresso:I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica, 2008.

63.
Matos, J. F. ; Santos, V. V. ; OLIVEIRA, J. ; Stralioto, M. R. ; GLASER, V. ; MANCINI, G. ; Gonçalves, F. M. ; Sigwalt, A. ; Souza, K. M. ; Guglielmo, L. G. ; FARINA, M ; BEM, A.F. ; Latini A . Oxidative stress and energy metabolism impairment is induced in brain from streptozotocin-induced diabetic rats. In: I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica (Neurolatam), 2008, Búzios. anais do congresso:I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica, 2008.

64.
Rech, V. C. ; Feksa, L. R. ; Matos, J. F. ; BEM, A.F. ; Rosa, R. B ; FARINA, M ; Wannmacher, C. M. D. ; Latini A . Increased creatine kinase activity in brain from streptozotocin-induced diabetic rats. In: I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica (Neurolatam), 2008, Búzios. anais do congresso:I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica, 2008.

65.
Gonçalves, F. M. ; Ferreira, G. ; Meirelles, G. ; Santos, V. V. ; von Poser, G. L. ; BEM, A.F. ; Bridi, R. ; Latini A . Searching for neuroprotective properties in plants of genus pteroculon. In: I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica (Neurolatam), 2008, Búzios. anais do congresso:I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica, 2008.

66.
MANCINI, G. ; Machado D. G. ; Cunha M. P. ; Bettio L. E. ; Matos, J. F. ; OLIVEIRA, J. ; GLASER, V. ; Latini A ; BEM, A.F. ; Rodrigues, A. L. S. . O modelo de bulbectomia olfatória induz estresse oxidativo no córtex cerebral de camundongos. In: I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica (Neurolatam), 2008, Búzios. anais do congresso:I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica, 2008.

67.
MANCINI, G. ; Cunha M. P. ; Machado D. G. ; OLIVEIRA, J. ; Stralioto, M. R. ; Capra J. C. ; Bettio L. E. ; Mazzardo L. ; Martins D. F. ; SANTOS, A. R. S. ; Latini A ; Rodrigues, A. L. S. ; BEM, A.F. . Efect of voluntary physical activity on oxidative stress parameters in mice brain. In: I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica (Neurolatam), 2008, Búzios. anais do congresso:I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica, 2008.

68.
Hort, M. A. ; Netto, P. M. ; OLIVEIRA, J. ; MANCINI, G. ; Latini, Alexandra ; BEM, A.F. ; Ribeiro-do-Valle, R.M. . Avaliação de parâmetros fisiológicos e marcadores de estresse oxidativo em camundongos knockout para o receptor de lipoproteínas de baixa densidade. In: 40 Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terpêutica Experimental, 2008, Águas de Lindóia. Anais do Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terpêutica Experimental, 2008.

69.
Hort, M. A. ; OLIVEIRA, J. ; Netto, P. M. ; BEM, A.F. ; Ribeiro-do-Valle, R.M. . Efeitos do disseleneto de difenila sobre parâmetros bioquímicos e marcadores de estresse oxidativo em camundongos knockout para receptor de LDL submetidos á uma dieta hipercolesterolêmica. In: 40 Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 2008, Águas de Lindóia. Anais Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 2008.

70.
BEM, A.F.; FARINA, Marcelo ; PORTELLA, R. ; NOGUEIRA, C. W. ; DINIS, T. ; ALMEIDA, L. ; ROCHA, J. B. T. . Diphenyl diselenide, a simple glutathione peroxidase mimetic, inhibits human LDL oxidation in vitro. In: Free Radicals in Montevideo 2007, V Meeting of SFRBM - South American Group and V International Conference on Peroxynitrite and Reactive Nitrogen Species, 2007, Montevideo. Caderno de Resumos, 2007.

71.
BEM, A.F.; BRITO, P. ; NOGUEIRA, C. W. ; Laranjinha J ; DINIS, T. ; ROCHA, J. B. T. ; ALMEIDA, L. . Protective effect of diphenyl diselenide against peroxynitrite-mediated endothelial cell death: a comparison with ebselen. In: Free Radicals in Montevideo 2007, V Meeting of SFRBM - South American Group and V International Conference on Peroxynitrite and Reactive Nitrogen Species, 2007, Montevideo. Caderno de Resumos, 2007.

72.
BEM, A.F.; BRITO, P. ; NOGUEIRA, C. W. ; DINIS, T. ; ROCHA, J. B. T. ; ALMEIDA, L. . A new role for diphenyl diselenide: Protection against peroxynitrite-mediated endothelial cell death. In: European Congress ? Society for Free Radical Research, 2007, Vilamoura. FREE RADICAL RESEARCH. OXON,: TAYLOR & FRANCIS LTD, 2007. v. 41. p. Suppl 1-S23.

73.
COLPO, Elisângela ; ROCHA, João Batista Teixeira ; BEM, A.F. ; SANTOS, Rosane Maria Souza dos ; SCHETTERT, Sally Danuta ; PAENIZ, Simone . Avaliação da peroxidação lipídica em crianças com anemia ferropriva. In: XX Jornada Acadêmica Integrada, 2006, Santa Maria. Anais da XX Jornada Acadêmica Integrada, 2006.

74.
SCHETTERT, Sally Danuta ; SANTOS, D. L. ; BEM, A.F. ; ROCHA, J. B. T. ; SANTOS, Rosane Maria Souza dos . Níveis de Ácido Ascórbico durante Exercício Físico Progressivo em Esteira Ergométrica. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2006, Santa Maria. aderno de Resumos XX JAI, 2006.

75.
SANTOS, Rosane Maria Souza dos ; SCHETTERT, Sally Danuta ; COLPO, Elisângela ; Bertoncello I ; NOGUEIRA, C. W. ; BEM, A.F. . Envolvimento do Estresse Oxidativo em Portadores do Vírus da Hepatite C.. In: 40º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica Medicina Laboratorial, 2006, Curitiba. Caderno de Resumos SBPC, 2006.

76.
COLPO, E. ; PAENIZ, Simone ; SANTOS, Rosane Maria Souza dos ; Bertoncello I ; BEM, A.F. ; MORETO, Maria Batriz ; ROCHA, J. B. T. . Vitamin C and iron intake is not associated with oxidative stress in healty volunteers.. In: XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2006, Aguas de Lindóia. Caderno de Resumos SBBq, 2006.

77.
COLPO, E. ; Farias I ; BEM, A.F. ; SANTOS, Rosane Maria Souza dos ; Dotto F ; ROCHA, J. B. T. . AVALIAÇÃO DO ESTRESSE OXIDATIVO E DAS DEFESAS ANTIOXIDANTES EM CRIANÇAS COM ANEMIA FERROPRIVA.. In: 40º CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA CLÍNICA MEDICINA LABORATORIAL, 2006, Curitiba. Caderno de Resumos SBPC, 2006.

78.
BEM, A.F.; FREITAS, A. S. ; PORTELLA, R. ; LONGHI, J. ; DUARTE, M. ; ROCHA, J. B. T. . Antioxidant potencial of diphenyl diselenide: Studies on the effect of long term diet supplementation in rabbits. In: 5º International Congress of Pharmaceutical Sciences, 2005, Ribeirão Preto. Brasilian Journal of Pharmaceutical Sciences, 2005. v. 41. p. 120-120.

79.
LONGHI, J. ; FREITAS, A. S. ; PORTELLA, R. ; SANTOS, R. M. ; BEM, A.F. ; ROCHA, J. B. T. . Role of organochalcogenides in inhibition of serum peroxidation and glutathione peroxidase-mimetic activity. In: XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq, 2005, Águas de Lindóia. Anais da XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq, 2005.

80.
COLPO, E. ; FREITAS, A. S. ; PORTELLA, R. ; PEROTTONI, J. ; LONGHI, J. ; BEM, A.F. ; ROCHA, J. B. T. . Antioxidant potential of diphenyl diselenide: Studies on the effect at long term diet supplementation in rabbits. In: XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq, 2005, Águas de Lindóia - SP - Brasil. Anais da XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq, 2005.

81.
PORTELLA, R. ; BEM, A.F. ; FREITAS, A. S. ; LONGHI, J. ; ROCHA, J. B. T. . The possible glutathione peroxidase-like activity of diphenil diselenide in vitro. In: XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq, 2005, Águas de Lindóia - SO - Brasil. Anais da XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq, 2005.

82.
SCHETTERT, Sally Danuta ; SILVA, A. T. ; SANTOS, D. L. ; BEM, A.F. ; NIEDERAUER, V. C. . Análise da correlação entre variáveis determinantes de estresse oxidativo durante teste de consumo máximo de oxigênio: um estudo de caso. In: V JONAF - Jornada Nacional de Atividades Físicas, 2005, Cachoeira do Sul - RS- Brasil. Manual de Resumos da V JONAF - Jornada Nacional de Atividades Físicas, 2005.

83.
BEM, A.F.; SCHAFFAZICK, G. . Avaliação do risco cardíaco em pacientes ambulatoriais de espumoso, RS, conforme escores de risco de Framingham. In: 39º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial, 2005, São Paulo - SP - Brasil. Anais do 39º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial, 2005.

84.
SANTOS, R. M. ; SCHETTERT, Sally Danuta ; ROCHA, J. B. T. ; BEM, A.F. . Avaliação dos marcadores do estresse oxidativo em pacientes com hepatite C. In: 39º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial, 2005, São Paulo - SP - Brasil. Anais do 39º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial, 2005. v. 114.

85.
BEM, A.F.; ANTONELLO, M. ; BOTTOM, S. ; BECK, Sandra Trevisan . Frequência de hipotireoidismo em pacientes com distúrbio bipolar tratados com carbonato de lítio. In: 38º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica, 2004, Florianópolis. CD do 38º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica, 2004.

86.
BEM, A.F.; BECK, Sandra Trevisan ; FAGUNDES, A. ; FREITAS, A. S. . Interrelação entre a atividade da adenosina deaminase, proteínas totais e celularidade no fluido pleural no diagnóstico da tuberculose. In: 38º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica, 2004, Florianópolis. CD do 38º Congresso Brasileiro de Patologia clínica, 2004.

87.
BEM, A.F.; FREITAS, A. S. ; CARLOTTO, M. S. . Atividade da adenosina deaminase no líquido peritonial como importante ferramenta no diagnóstico da ascite tuberculosa. In: XIX Jornada Acadêmica Integrada da Universidade federal de Santa Maria, 2004, Santa Maria. Anais da XIX Jornada Acadêmica Integrada da Universidade federal de Santa Maria, 2004.

88.
BEM, A.F.; CAPUTI, C. S. ; FREITAS, A. S. ; MEIRELES, Fabiane Bandeira ; BECK, Sandra Trevisan . Valor diagnóstico da determinação da atividade da adenosina deaminase no derrame pleural tuberculoso em pacientes infectados e não infectados pelo HIV. In: XII Jornada de Jovens Pesquisadores da Associação da Universidades do Grupo Montevidéo, 2004, Curitiba. Anais da XII Jornada de Jovens Pesquisadores da Associação da Universidades do Grupo Montevidéo, 2004.

89.
FREITAS, A. S. ; CARLOTTO, M. S. ; HUBER, Izabel Cristina ; BEM, A.F. . Atividade da adenosina deaminase no líquido peritonial como importante ferramenta no diagnóstico da ascite tuberculosa. In: XXXI Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 2004, Salvador. Revista Brasileira de Análises Clínicas, 2004. v. 35.

90.
BECK, Sandra Trevisan ; BOTTOM, S. ; BEM, A.F. . Importância do rastreamento pré-concepcional e pré-natal da infecção por T. gondii. Prevalência sorológica em Hospital Público. In: XXXI Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 2004, Salvador - BA. Revista Brasileira de Análises Clínicas, 2004. v. 35.

91.
BAUER, R. N. ; FIORIN, D. S. ; BEM, A.F. . Prevalência de parasitas intestinais em São Borja - RS no ano de 2002. In: XXXI Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 2004, salvador - BA. Revista Brasileira de Análises Clínicas, 2004. v. 35.

92.
BEM, A.F.; BAUER, R. N. ; MAAG, R. B. . Prevalência de anticorpos da Hepatite C em doadores de sangue do serviço de hemoterapia de São Borja/RS. In: XXXI Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 2004, Salvador - BA. Revista Brasileira de Análises Clínicas, 2004. v. 35.

93.
BEM, A.F.; PIZOLOTTO, Artur ; MEIRELLES, Fabiane Bandeira ; HUBER, Isabel Cristina . Análise físico-química de cálculos urinários do Hospital Universitário de Santa Maria. In: XXX Congresso Brasileiro de Análises Clínicas., 2003, Riode Janeiro. Revista Brasileira de Análises Clínicas., 2003.

94.
BEM, A.F.; MEIRELES, Fabiane Bandeira ; PIZOLOTO, Artur ; HUBER, Izabel Cristina . Avaliação do valor diagnóstico das análises de Adenosina Deaminase no líquor de indivíduos infectados e não infectados pelo HIV. In: XXX Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 2003, Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Análises Clínicas., 2003.

95.
BEM, A.F.; VARGAS, Artur Pizolotto de ; HUBER, Izabel Cristina ; MEIRELLES, Fabiane ; OBREGON, Adriana Carpes . Perfil Lipídico dos acadêmicos do curso de Farmácia e Bioquímica da Universidade Federal de Santa Maria. In: XXIX Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 2002, Fortaleza. Revista Brasileira de Análises Clínicas (Suplemento), 2002. v. 34. p. 11B.

96.
BEM, A.F.; VARGAS, Artur Pizolato de ; MEIRELES, Fabiane Bandeira ; OBREGON, Adriana ; HUBER, Isabel Cristina . A importância da determinação dos níveis de Adenosina Deaminase (ADA) no derrame pleural tuberculoso.. In: IX Congresso Catarinense de Farmacêuticos e Bioquícos e III Encontro de Farmacêuticos do Mercosul, 2002, Florianópolis. Caderno de Resumos dos Trabalhos Científicos, 2002.

97.
CURI PEDROSA, R ; BEM, A.F. ; LOCATELLI, C. ; CRECZSKIPASA, Tania ; Cordova C ; WILHELM FILHO, D. . EFFECT OF BENZNIDAZOLE ADMINISTRATION ON OXIDATIVE STRESS AND CYTOCHROME P4501A1 INDUCTION IN RATS. In: XI MEETING OF THE SOCIETY FOR FREE RADICAL RESEARCH INTERNATIONAL, 2002, Paris. SUPPLEMENT TO FREE RADICAL BIOLOGY AND MEDICINE. PALO ALTO: ELSEVIER SCIENCE INC.,, 2002. v. 33. p. S243-243.

98.
BEM, A.F.; LOCATELLI, C. ; WILHELM FILHO, D. ; PEDROSA, Rozangela Curi . Expression Cytochrome P4501A1 in the liver of rats treated with benznidazole. In: XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq, 2001, Caxambu. Programa e Resumos da XXX Reunião Anual, 2001.

99.
FENNER, Arnildo Preissler ; BONNA, Dilse Mara de ; BEM, A.F. ; RODRIGUES, Yarema Bedin . Formas de acometimento da da infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV) em homens. In: VIII Congresso Catarinense de Farmacêuticos e Bioquímicos e II Encontro de Farmacêuticos do Mercosul, 2001, Florianópolis. Caderno de Resumo dos Trabalhos Científicos, 2001.

100.
BONNA, Dilse Mara de ; FENNER, Arnildo Pressler ; BEM, A.F. ; MORETO, Maria Batriz . Hipocolesterolemias Primárias e Secundárias: Uma Revisão. In: VIII Congresso Catarinense de Farmacêuticos e Bioquímicos e II Encontro de Farmacêuticos do Mercosul, 2001, Florianópolis. Caderno de Resumos dos Trabalhos Científicos, 2001.

101.
BEM, A.F.; LOCATELLI, C. ; SPADA, C. ; CURI PEDROSA, R ; WILHELM FILHO, D. . Efeito do antichagásico benzonidazol na geração de radicais livres de oxigênio. In: XXVII Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 2000, Recife - PE. Revista Brasileira de Análises Clínicas, 2000. v. 32. p. 121-121.

102.
BEM, A.F.; LOCATELLI, C. ; SPADA, C. ; Curi Pedrosa, R ; WILHELM FILHO, D. . Efeito dos antihelmínticos (albendazol e mebendazol) sobre as defesas antioxidantes. In: XXVII Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 2000, Recife - PE. Revista Brasileira de Análises Clínicas, 2000. v. 32. p. 123-123.

103.
LOCATELLI, C. ; BEM, A.F. ; HESS, L ; WILHELM FILHO, D. ; CURI PEDROSA, R ; CRECZSKIPASA, Tania ; TORRES, Moacir . Effect of albendazole and mebendazole on antioxidants and glutathiona-S-transferase. In: XXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2000, Caxambu - MG. XXIX Reunião Anual Programa de Resumos, 2000.

104.
LOCATELLI, C. ; BEM, A.F. ; PEDROSA, Rozangela Curi ; WILHELM FILHO, D. . Efeito do Albendazol e Mebendazol na Geração de Radicais Livres de Oxigênio e nas Defesas Antioxidantes. In: XV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 2000, Caxambu, 2000.

105.
BEM, A.F.; LOCATELLI, C. ; PEDROSA, Rozangela Curi ; WILHELM FILHO, D. . Efeito do tratamento com o anti-chagásico benzonidazol nas defesas antioxidantes e na indução do citocromo P450. In: VII Congresso Catarinense de Farmacêuticos e Bioquímicos e I Encontro dos FarmaCeuticos do Mercosul, 2000, Florianópolis, 2000.

106.
BEM, A.F.; STAMBUK, B. J. C. U. . Análise do transporte e fermentação de alfa-glicosídeos (sacarose, maltose, trealose e maltotriose) por células de Saccharomyces cerevisiae. In: VIII Seminário de Iniciação Científica, 1998, Florianópolis - SC.

107.
MATOS, M. A. ; BEM, A.F. ; STAMBUK, B. J. C. U. . Fermantação de açúcares por leveduras da Indústria cervejeira. In: VIII Seminário de Iniciação Científica, 1998, Florianópolis - SC, 1998.

108.
BEM, A.F.; MARTINS, M. ; MATOS, M. A. ; SAMBUK, B. J. C. U. . Active transport of alfa-glicosides in baking and brewing strains of Saccharomyces cerevisiae. In: XXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 1998, Caxambu - MG.

109.
BEM, A.F.; MALUTA, E. ; ARAUJO, P. S. ; SILVA, M. A. ; STAMBUK, B. J. C. U. . Transporte e fermentação de alfa-glicosídeos por Saccharomyces cerevisiae. In: XIX Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1997, Rio de janeiro. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1997. p. 032.

110.
BEM, A.F.; ANTÔNIO, R. V. ; STAMBUK, B. J. C. U. . Produção de Polihidroxialcanoatos por microorganismos isolados. In: XII Seminário de Iniciação Científica, 1997, Florianópolis - SC, 1997. p. 242-242.

111.
BEM, A.F.; ANTÔNIO, R. V. ; PEDROSA, Rozangela Curi . Dedradation of poly-3-hydroxyalkanoates by microrganisms isolated from environment. In: XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 1997, Caxambu - MG, 1997. p. 62.

112.
BEM, A.F.; ANTONIO, R. V. . Degradação de poldroxialcanoatos por microrganismos. In: IV Semana da Pesquisa, 1996, Florianópolis - SC.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
BEM, A.F.;De Bem, A.F.;DEBEM, A.F.;de Bem, Andreza Fabro;de Bem, Andreza F.;Bem, Andreza F.;Bem, A.F.de;de Bem, A.F.;BEM, ANDREZA FABRO;BEM, ANDREZA FABRO DE;DE BEM, ANDREZA FABIO;DE BEM, A. F.;DE BEM, A>;DE BEM, A.;Fabro de Bem, Andreza2003BEM, A.F.; VARGAS, Artur Pizolatto de ; MEIRELES, Fabiane Bandeira ; HUBER, Izabel Cristina . Análises físico-química de cálculos urinários do Hospital Universitário de Santa Maria. Revista Brasileira de Análises Clínicas, Rio de Janeiro - RJ, v. 35, p. 9B, 2003.

2.
BEM, A.F.;De Bem, A.F.;DEBEM, A.F.;de Bem, Andreza Fabro;de Bem, Andreza F.;Bem, Andreza F.;Bem, A.F.de;de Bem, A.F.;BEM, ANDREZA FABRO;BEM, ANDREZA FABRO DE;DE BEM, ANDREZA FABIO;DE BEM, A. F.;DE BEM, A>;DE BEM, A.;Fabro de Bem, Andreza2003BEM, A.F.; MEIRELES, Fabiane Bandeira ; VARGAS, Artur Pizolotto de ; HUBER, Izabel Cristina . Avaliação do valor diagnóstico das análises de adenosina deaminase no líquor de indivíduos infectados e não infectados pelo HIV. Revista Brasileira de Análises Clínicas, Rio de Janeiro - RJ, v. 35, p. 8B, 2003.

3.
BEM, A.F.;De Bem, A.F.;DEBEM, A.F.;de Bem, Andreza Fabro;de Bem, Andreza F.;Bem, Andreza F.;Bem, A.F.de;de Bem, A.F.;BEM, ANDREZA FABRO;BEM, ANDREZA FABRO DE;DE BEM, ANDREZA FABIO;DE BEM, A. F.;DE BEM, A>;DE BEM, A.;Fabro de Bem, Andreza2002BEM, A.F.; VARGAS, Artur Pizolatto de ; HUBER, Izabel Cristina ; MEIRELES, Fabiane Bandeira ; OBREGON, Adriana Carpes . Prfil lipídico dos acadêmicos do curso de Farmácia e Bioquímica da Universidade Federal de Santa Maria. Revista Brasileira de Análises Clínicas, Rio de Janeiro - RJ, v. 34, p. 11B, 2002.

4.
BEM, A.F.;De Bem, A.F.;DEBEM, A.F.;de Bem, Andreza Fabro;de Bem, Andreza F.;Bem, Andreza F.;Bem, A.F.de;de Bem, A.F.;BEM, ANDREZA FABRO;BEM, ANDREZA FABRO DE;DE BEM, ANDREZA FABIO;DE BEM, A. F.;DE BEM, A>;DE BEM, A.;Fabro de Bem, Andreza2000BEM, A.F.; LOCATELLI, C. ; SPADA, C. ; PEDROSA, Rozangela Curi ; WILHELM FILHO, D. . Efeito do anichagásico benzonidazol na geração de radicais livres de oxigênio. Revista Brasileira de Análises Clínicas, Rio de Janeiro - RJ, v. 32, p. 121, 2000.

5.
LOCATELLI, C.2000LOCATELLI, C. ; BEM, A.F. ; SPADA, C. ; PEDROSA, Rozangela Curi ; TRIBESS, Tatiana ; WILHELM FILHO, D. . Efeito de Antihelmínticos (albendazol e mebendazol) sobre as defesas antioxidantes. Revista Brasileira de Análises Clínicas, Rio de Janeiro - RJ, v. 32, p. 123, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
BEM, ANDREZA FABRO DE. Compostos orgânicos de selênio como uma estratégia farmacológica dirigida à mitocôndria. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
de Bem, Andreza Fabro. Oxidative Stress as mechanism of toxicity - Impact of flow of peroxynitrite in bioenergetics and endothelial function: protective role of (PhSe)2. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
de Bem, A.F.. Oxidative stress as mechanism of toxicity: Impact of flow of peroxynitrite in bioenergetic and endothelial function. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
de Bem, Andreza F.. Diphenyl diselenide prevents peroxynitrite-induced mitochondria dysfunction in endothelial cells. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
de Bem, Andreza Fabro. Diphenyl diselenide prevents peroxynitrite-induced mitochondrial dysfunction in endothelial cells. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
de Bem, Andreza Fabro. Diphenyl diselenide prevents peroxynitrite-induced mitochondria dysfunction in endothelial cells. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
de Bem, Andreza F.. Biological properties of organoselenuim compounds. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
BEM, A.F.. Antiatherogenic properties of organoselinium compounds. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BEM, A.F.. Papel dos radicais livres no envelhecimento humano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BEM, A.F.; Latini A ; Chiabrando G ; Rubiales S . Propriedades antiaterogêncas do Disseleneto de Difenila. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
de Bem, Andreza F.. Radicais Livres: Uma abordagem geral. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BEM, ANDREZA FABRO DE; SOUZA, C. T.; Moreira, E.L.; PREDIGER, R. D.. Participação em banca de Gabriela Cristina de Paula. O consumo moderado de vinho tinto melhora o déficit cognitivo induzido pela hipercolesterolemia. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
Bem, Andreza F.; RUBBO, H.; ALVAREZ, B.; RADI, RAFAEL. Participação em banca de Natalia Subelzu. Formación de peroxinitrito en el entorilo vascular: Interacción con la eNOS y rol en la disfuncion endotelial. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa dePos-grado en Quimica) - Universidad de La Republica.

3.
BEM, ANDREZA FABRO DE; PREDIGER, R. D.; Rial, D; Leal RB. Participação em banca de Josimar Carlos Szczepanik. Investigação dos efeitos da cafeína sobre as alterações comportamentais e neuroquímicas apresentadas por camundongos nocautes para o receptor de lipoproteína de baixa densidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
BEM, ANDREZA FABRO DE; FRODE, T.. Participação em banca de Renata Rodrigues de Souza. Estudo do efeito anti-inflamatório da Senecio brasilienses utilizando-se do modelo murino de pleurisia por carregaria. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Clínica Médica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
ZAMONER, A.; BARRETO, F. R. M.; DALMARCO, E. M.; de Bem, Andreza Fabro. Participação em banca de Patrícia Acordi Cesconetto. Alterações neuroquímicas induzidas pela exposição materna ao etanol durante os períodos gestacional e lactacional sobre hipocampo da prole. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
SIMIONI, C.; MULLER, Y. M. R.; BEM, ANDREZA FABRO DE; Nazari, Evelise Maria. Participação em banca de Thaline de QUadros. Análise ultraestrutural e molecular das células de embriões de camarão de água doce expostas à radiação ultravioleta B. 2015. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e do Desenvolvimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
Tasca, Carla I.; VINADE, L. H. C.; BEM, ANDREZA FABRO DE; Leal RB. Participação em banca de Daniel Tonial Thomaz. O nucleosídeo guanosina promove neuroproteção contra estresse oxidativo e bioenergética em um modelo de isquemia cerebral in vitro. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
DUTRA, R. C.; BEM, ANDREZA FABRO DE; Farina, Marcelo; RAPOSO, N. R. B.. Participação em banca de Stella Célio Junqueira. Inosina previne a resposta inflamatória e nociceptiva induzida pelo modelo experimental de esclerose múltipla. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
MENDES, C. B. N.; de Bem, A.F.; CORDEIRO, M. M. R.; DAL-CIM, T. A.. Participação em banca de Lucas Felipe Fernandes Bittencourt. Avaliação in vitro do efeito citotóxico de chalconas sintéticas em glioblastoma multiforme humano. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de PG em Biologia Celular e do Desenvolvi) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
de Bem, Andreza Fabro; SILVA, M. C. S.; Assreuy, J; Dafre A. Participação em banca de Bianca Fiuza. Impacto de um fluxo de peroxinitrito sobre a bioenergética e a função endotelial em BAEC: papel protetor do disseleneto de difenila. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
de Bem, Andreza Fabro; Hort, Mariana Appel; RAFACHO, A.; LINDER, A. E.. Participação em banca de Gianni Mancini. A hipercolesterolemia e o envelhecimento como moduladores do estresse oxidativo em modelo de hipercolesterolemia familair. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
Dafre A; de Bem, Andreza Fabro; BARRETO, F. R. M.; LAPA, F. R.. Participação em banca de Ariana Ern Schmitz. Interação entre a administração crônica de curcumina e de manganês sobre parâmetros comportamentais e bioquímicos de camundongos. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

13.
SILVA, C. P.; de Bem, Andreza Fabro; Nazari, Evelise Maria; Leal RB. Participação em banca de Mychelle Carneiro Santana. Identificação de poligacturonases expressas no sistema digestório de Callosobruchus maculatus. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

14.
de Bem, Andreza Fabro; MARASCHIN, M.; TRAMONTE, V. L. C. G.; WAZLAWIK, E.. Participação em banca de Bianca Coelho. Caracterizaçao química de farinhas de mandioca e avaliação in vivo do metabolismo glicidico e glicemico em ratos. 2013. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

15.
Galina A; de Bem, A.F.. Participação em banca de Mariana Figueiredo Rodrigues. Estudo das alterações no metabolismo energético induzidas por butirato de sódio em linhagens de câncer de mama. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em QUímica Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
de Bem, Andreza Fabro; GARCEZ, R. C.; KRETZER, I. F.. Participação em banca de Mariana Franzoni Maioral. Investigação dos eventos apoptóticos induzidos por chalconas sintéticas derivadas de 1-naftaldeído e 2-naftaldeido sobre linhagens de células de leucemias agudas humanas. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

17.
de Bem, Andreza Fabro; Galina A. Participação em banca de Douglas Jardim Messeder de Alvarenga. Modulação da geração de espécies reativas de oxigênio em mitocôndrias de planta: função da reciclagem de nucleotideos por ATP-fosfotransferases. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em QUímica Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
de Bem, Andreza Fabro; KLAMT, F.; Leal RB. Participação em banca de Luiz Felipe de Souza. Efeito do zinco sobre os sostemas de degradação de peróxidos em células neurais. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

19.
de Bem, Andreza F.; FIGUEIREDO, C.; GARCEZ, R. C.; Gabilan N. Participação em banca de Jade de Oliveira. Efeito da hipercolesterolemia sobre a função cognitiva e a relação com a função mitocondrial e estresse oxidativo em cortex cerebral de camundongos deficientes para o receptor de LDL. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

20.
FIGUEIREDO, C.; de Bem, Andreza F.; ANDRADE, E. L.; GARCEZ, R. C.. Participação em banca de Ana Beatriz Sperb Wanderley Marcos. Avaliação da Expressão do receptor do peptídeo insulinotrópico dependente de glicose (GIPR) em modelo experimental de trauma medular. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

21.
de Bem, Andreza Fabro; Galina A; PASA, T. B. C.. Participação em banca de Marcos Raniel Straliotto. Estudo das propriedades toxicológicas e antiaterogênicas de compostos orgânicos de selênio. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

22.
Dafre A; REBELO, M. F.; DORRINGTON, T. S.; MULLER, I. C.; de Bem, Andreza F.. Participação em banca de Samira Flesch. Resposta do sistema de detoxificação e das defesas antioxidantes celulares em tilapias do nilo expostas a ambientes contaminados em joinville. 2011. Dissertação (Mestrado em Multicentrico de Pós-graduação em Ciências Fisioló) - Universidade Federal de Santa Catarina.

23.
Tasca C; BEM, A.F.; SEVERINO, P. C.; Leal RB. Participação em banca de Raimunda Suelu Batista Melo. Estudo de compostos nitrosil-rutênio como neuroprotetores em modelos de toxicidade neural. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

24.
PASA, T. B. C.; de Bem, Andreza F.; SIMOES, C. M. S. O.; BAZZO, M. L.. Participação em banca de EvelynWinter da Silva. Indução de apoptose e ativação de caspase por chalconas em linhagem celular de leucemia: relação entre estresse oxidativo e morte celular. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

25.
BEM, A.F.; Tasca C; PREDIGER, R. D. S.. Participação em banca de Tetsade Camboim Bizerra Piermartiri. Estudo bioquímico e comportamental em camundongos submetidos a infisão intracerebroventricular dos peptídeos beta-amilóide ab1-40 e ab 25-35 e o papel neuroprotetor da atorvastatina. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

26.
SANTOS, A. R. S.; FIGHERA, M. R.; BEM, A.F.; MELLO, C. F.. Participação em banca de Juliana deAbreu Werner Tavares. Atividade Antinociceptiva do extrato bruto, das frações e dos compostos de geissospermum vellosii. 2008. Dissertação (Mestrado em Farmacologia) - Universidade Federal de Santa Maria.

27.
BEM, A.F.; Wajner M; Latini A. Participação em banca de Giorgia Moura de Bortoli. Efeito dos principais metabólitos acumulados na acidemia isovalérica sobre parâmentros de estresse oxidativo em cérebros de ratos. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Diagnóstico Genético) - Universidade Luterana do Brasil.

28.
FARNA, Marcelo; Dafre A; BEM, A.F.; Latini A; Gabilan N. Participação em banca de Keller Samara Malagutti. Efeitos Neurotóxicos do metilmercúrio em modelos experimentais de camundongos: susceptibilidade sexo-dependente e potencial efeito protetor dos estrógenos. 2007. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

29.
FARINA, Marcelo; Latini A; Leal RB; BEM, A.F.. Participação em banca de Aline Prevê. Avanços sobre neurotoxicidade induzida pelo pesticida organofosforado malation em modelos experimentais em camundongos. 2007. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
Nazari, Evelise Maria; GARCEZ, R. C.; Bem, Andreza F.; MEDINA, L. S.; DalBó S; DIAS, P.. Participação em banca de Viviane Balvedi Polli. Ação dos extratos foliares aquoso e hidroalcoólico de Cissus verticullata L. na formação de vasos sanguíneos em modelos in vivo e in vitro. 2015. Tese (Doutorado em Programa de PG em Biologia Celular e do Desenvolvi) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
PUREUR, R. P.; FEOLI, A. M. P.; de Bem, Andreza Fabro. Participação em banca de Fernanda Hansen. Efeitos do metilglioxal em parâmetros comportamentais e neuroquímicos in vitro e ex vivo. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
SALOMAO, R.; FERNANDES, P. A. M.; de Bem, Andreza F.; TONISSI, C. R.; RAFACHO, A.; Assreuy, J. Participação em banca de Karin Scheschowitsch. Uma nova via de translocação nuclear de receptor de glicocorticóide independente do ligante. 2015. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
de Bem, A.F.; CARVALHO-PINTO, C. J.; PEDROSA, Rozangela Curi; JOAO, J. J.; SANTOS, T. G.. Participação em banca de Yona Garcia Simom. Avaliação do potencial larvicida e mecanismos de toxicidade do óleo essencial de Eucalyptus staigeriana contra o mosquito Aedes aegypti. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
NOGUEIRA, C. W.; BEM, ANDREZA FABRO DE; RIBEIRO, E. B.; RUBIN, M. A.; SCHNEIDER, M.; Soares F. Participação em banca de Cristiani Folharini Bortolatto. Avaliação da ação anorexígena do 4,4 dicloro difenil disseleneto em ratos. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica)) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
BEM, ANDREZA FABRO DE; VELLOSO, L. A.; PASSOS, G. F.; FIGUEIREDO, C.; Farina, Marcelo. Participação em banca de Jade de Oliveira. Mecanismos moleculares que relacionam a hipercolesterolemia familiar à doença de Alzheimer. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
PREDIGER, R. D. S.; Rodrigues, A.L.; de Bem, A.F.; Moreira, E.L.; FARINA, M.; ARIDA, R. M.. Participação em banca de Juliana Bem. Investigação de alterações no nível e na ativação de proteínas cinases no neocortex e no hipocampo de camundongos submetidos ao modelo de kindling por pentilenotetrazol. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
Latini, Alexandra; PAUL, A. L.; de Bem, A.F.; Nazari, Evelise Maria; RUBIALES, S.; PASA, T. B. C.. Participação em banca de Viviane Glaser. Efeitos da hiperglicemia crônica e seus metabólitos, metilglioxal e produtos de terminação avançada, na fisiologia e dinâmica mitocondrial no sistema nervoso central. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
MEDELLIN, A. J. R.; CHAVEZ, O. T.; DEMICHELI, C.; TERENZI, H. F.; de Bem, Andreza Fabro. Participação em banca de Jair Alexander Tellez Menezes. Analise funcional de genes associados ao transporte e ao estresse oxidativo em macrofagos humanos infectados com Leshmania brasiliensis e tratados com glucantime. 2014. Tese (Doutorado em BIOTECNOLOGIA UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
GRISARD, E. C.; FERNANDES, J. R. M.; PERALTA, J. M.; de Bem, Andreza Fabro; MANSUR, D. S.. Participação em banca de Ibeth Cristina Romero Calderon. Estudo do papel funcional da cisteína sintase e da cistationina b-sintase na resposta ao estresse oxidativo e nitrosativo em leishmania brasiliensis, trypanosoma rangeli e trypanosoma cruzi. 2014. Tese (Doutorado em BIOTECNOLOGIA UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
Rodrigues, A.L.; DALMAZ, C.; GHISLENI, G. C.; ZAMONER, A.; PREDIGER, R. D.; de Bem, A.F.. Participação em banca de Andiara Espíndola de Freitas. Agmatina, um candidato à adjuvante da farmacoterapia da depressão: Estudos in vitro e in vivo. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
Gonçalves C A; ROSEMBERG, D. B.; de Bem, Andreza Fabro. Participação em banca de Ricardo Fagundes da Rocha. Uso de ferramentas de bioinformatica na analise da expressão de genes antioxidantes e de genes dos fenótipos M1 e M2 de macrofagos em aterosclerose. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

13.
MULLER, Y. M. R.; PIATO, A. L. S.; FILIPAK NETO, F.; de Bem, Andreza Fabro; SCHMIDT, E. C.; Nazari, Evelise Maria. Participação em banca de Neide Armiliato. Toxicidade celular e bioquímica do glifosato sobre os ovários de peixe Danio rerio. 2014. Tese (Doutorado em Biologia Celular e do Desenvolvimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

14.
Rodrigues, A.L.; SANTOS, A. R. S.; de Bem, Andreza Fabro; ROYES, L. F. F.; KASTER, M. P.; PREDIGER, R. D. S.. Participação em banca de Mauricio Peña Cunha. Efeito antidepressivo e neuroprotetor da creatina. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

15.
FERREIRA, G. A. C.; SCHUCK, P. F.; Pinho R; AGUIAR, A.; de Bem, A.F.. Participação em banca de Paulo Cesar Lock Silveira. Investigação do efeito do laser de baixa potência na recuperação de lesões epidérmicas e musculares em roedores. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

16.
de Bem, Andreza Fabro; SILVA, M. A.; BRESSAN, C. M.; MOZZAQUATRO, F. D.; SOGAYAR, M. C.; MULLER, Y. M. R.. Participação em banca de Maristela Maria Martini. Diferenciação in vivo de células-tronco mesenquimais de placenta humana em fenótipo neural e seu potencial terapêutico para tratamento de Acidente Vascular Cerebral. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

17.
CRECZSKIPASA, Tania; SIQUEIRA, I. R.; SILVA, F. P.; BIAVATTI, M. W.; SA, M. C. M.; de Bem, A.F.. Participação em banca de Evelyn Winter da Silva. Mecanismos de citotoxidade de chalconas isoladas e encapsuladas em nanopartículas lipídicas sobre uma linhagem celular de leucemia linfoblástica aguda e identificação de novos inibidores da proteína de resistência ABCG2. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

18.
SOUZA, D. O. G.; ROCHA, J. B. T.; de Bem, A.F.; Galina A; Gonçalves C A. Participação em banca de Jean Paul Kamdem. Propriedades antioxidantes e neuroprotetoras da Trichilia catigua (Catiaba) contras isquemia-reperfusão e agentes pró-oxidantes em fatias de hipocampo. 2013. Tese (Doutorado em Programa de PG em Ciências Biológicas - Bioquimica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

19.
FARINA, M.; Rodrigues, A.L.; ÁVILA, DAIANA SILVA; Soares F; DUTRA, M.; de Bem, A.F.. Participação em banca de Renata Pietsch Ribeiro. Efeitos do probucol e succinobucol na neurotoxicidade induzida pela 6-hidroxidopamina. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

20.
SILVA, M. C. S.; ZAMONER, A.; de Bem, A.F.; SINCERO, T. M.; CECHINEL FILHO, V.; LEITE, D. F. P.. Participação em banca de Karina Elisa Machado. Estudo do efeito dos derivados imidas cíclicas sobre os mecanismos de resistência tumoral a apoptose em céulas de linhagens tumorais. 2013. Tese (Doutorado em Programa de PG em Farmácia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

21.
de Bem, Andreza Fabro. Participação em banca de Mariana Figueiredo Rodrigues. Estudo das alterações no metabolismo energético induzidas por butirato de sódio em linhagens de câncer de mama. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
DE BEM, A. F.; GARCEZ, R. C.; KRETZER, I. F.; BAZZO, M. L.. Participação em banca de Mariana Franzoni Maioral. Investigação dos eventos apoptoticos induzidos por chalconas sintéticas derivadas de 1 e 2 -naftaldeido sobre linhagens de leucemias agudas humanas. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

23.
Gabilan N; ZUGNO, A. I.; BEM, A.F.; KASTER, M. P.; FARINA, M; Leal, R.B.; ZAMONER, A.. Participação em banca de Andrea Dias Elpo Zomkowski. Estudo do mecanismo de ação antidepressivo e neuroprotetor dos compostos antidepressivos duloxetina e escitalopram. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

24.
TASCA, C. I.; de Bem, A.F.; CIRUELA, F.; Assreuy, J; PORCIUNCULA, L. O.; Leal RB. Participação em banca de Tharine Aparecida Dal-Cim. Mecanismos de neuroproteção da guanosina contra a neurotoxicidade induzida por isquemia e dano oxidativo mitocondrial in vitro. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

25.
WILHELM FILHO, D.; de Bem, A.F.; ZAMONER, A.; PIZZOL, F. D.. Participação em banca de Patricia Budni. Efeito do carvediol e monitoramento de terapias antioxidantes ao longo de 7 anos em pacientes cardiopatas cronicos. 2011. Tese (Doutorado em Programa de PG em Biologia Celular e do Desenvolvi) - Universidade Federal de Santa Catarina.

26.
ROCHA, João Batista Teixeira; de Bem, A.F.; WAGNER, C.; BELMONTE, L.; Farina, M.. Participação em banca de Romaiana Picada Pereira. Investigaçao da atividade antioxidante in vitro e da composiçao quimica de diferentes extratos de plantas medicinais. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica)) - Universidade Federal de Santa Maria.

27.
BEM, A.F.; NOGUEIRA, C. W.; MOREIRA, J. C. F.; EMANUELLE, T.. Participação em banca de Paula Rossini Augusti. Envolvimento do estresse oxidativo e hipercolesterolemia na aterosclerose e avaliação do efeito protetor do carotenóide astaxantina. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

28.
BEM, A.F.; Tasca, Carla I.; SALBEGO, C. G.; GOTTFRIED, C.. Participação em banca de Andre Quincozes dos Santos. Efeito do Resveratrol sobre parâmetros bioquímicos astrogliais. 2010. Tese (Doutorado em programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

29.
BEM, A.F.; STRECK, E. L.; EMANUELLE, T.; MOREIRA, J. C. F.. Participação em banca de Marcos Roberto de Oliveira. Investigação do mecanismo de indução de distúrbio comportamental em ratos Wistar adultos perante suplementação de Vitamina A. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

30.
ROCHA, J. B. T.; BEM, A.F.; Gonçalves, C.A.S; Leal RB; Tasca C. Participação em banca de Thaís Posser. Efeitos biológicos e moleculares de compostos orgânicos de selênio sobre o sistema nervoso central e neurotoxicidade do Manganês. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

31.
BEM, A.F.; SOUZA, D. O. G.; SMAILI, S. S.; PREDIGER, R. D. S.; Rodrigues, A. L. S.. Participação em banca de Simone Molz. Estudo dos efeitos neuroprotetores e neurotóxicos dos derivados da guanina em fatias de hipocapo de ratos. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

32.
ROCHA, J. B. T.; TANUS-SANTOS, J. E.; KLAMT, F.; BEM, A.F.; POSSER, T.. Participação em banca de Waseen Hassan. Influence of pH on the reactivity of organochalcogens with thiols of biological significance and antioxidant potential in rat's tissue and phospholipids extracts. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica)) - Universidade Federal de Santa Maria.

33.
ROCHA, J. B. T.; BEM, A.F.; ROYES, L. F. F.; Schetinger M. R. C.. Participação em banca de Marinei Cristina Pereira Ribeiro Camargo. Alterações metabólicas induzidas pelo consumo de dietas hiperlipídicas ou hiperglicídicas associadas à hidroclorotiazida: Possível efeito protetor do disseleneto de difenila. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

34.
BEM, A.F.; Gonçalves, C.A.S; Vieira L Q; Soares F; ROCHA, J. B. T.. Participação em banca de Ige Joseph Kade. Interaction of organodiselenides with sulphydryl groups at the active sites of some thiol containing proteins - in vitro and in vivo mechanistic studies in mammalian models of diabetes.. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica)) - Universidade Federal de Santa Maria.

Qualificações de Doutorado
1.
de Bem, A.F.; MALUF, S. W.; SILVA, I. T.. Participação em banca de Mariana Franzoni Maioral. Investigação de diferentes mecanismos apostólicos induzidos por compostos de origem natural e sintética em células de neoplasias hematológicas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de PG em Farmácia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
Rodrigues, A.L.; de Bem, A.F.; BROCARDO, P.. Participação em banca de Felipe Marques Gonçalves. Mecanismos neuroquímicos envolvidos no efeito tipo-antidepressivo da inosina. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
TASCA, C. I.; SOUZA, A. C. G.; BEM, A; CIMAROSTI, H.; PIERMARTIRI, T.. Participação em banca de Wagner Carbolin Martins. Estudo do efeito protetor da atorvastatina e dos eventos iniciais da toxicidade induzida pelo peptídeo beta amilóide em hipocampos de camundongos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
Latini A; TASCA, C. I.; Assreuy, J; REMOR, A. P.; de Bem, A.F.. Participação em banca de Marcos Raniel Stralioto. Estudo dos mecanismos moleculares envolvidos no efeito citoprotetor do disseleneto de definida em macrofagos e células endoteliais. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
RODRIGUEZ, M. M.; GARCEZ, R. C.; KUHNEN, S.; de Bem, Andreza Fabro. Participação em banca de Regina Celis Lopes Affonso. Caracterização química do extrato da pasta de chá verde e avaliação do potencial em regeneração celular com foco na pele. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de PG em Biologia Celular e do Desenvolvi) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
BEM, ANDREZA FABRO DE; PICH, C. T.; SALVADOR, S. R.. Participação em banca de Valdelucia Maria Alves de Souza Grinevicius. Estudo de atividade antitumoral in vitro e in vivo de extratos obtidos de Piper nigrum L. (Piperaceae). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
Rodrigues, A.L.; de Bem, Andreza Fabro; DALMARCO, E. M.. Participação em banca de Daiane Cattani. Estudo do mecanismo de neurotoxicidade induzida por glifosato-Roundup e seu metabólico AMPA emhipocampo de ratos imaturos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
BEM, ANDREZA FABRO DE; WILHELM FILHO, D.; KEVIECNSKI, M. R.. Participação em banca de Luiza Scheyla Evenni Porfírio Will Castro. Análise da potencial ação antitumoral do albendazol e da sua associação com ácido ascórbico. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
EMANUELLE, T.; de Bem, Andreza Fabro; CONTERATO, G. M.; Schetinger M. R. C.. Participação em banca de Sabrina Somacal. Potencial antiaterogênico da bixina e norbixina. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de PG em Farmacologia) - Universidade Federal de Santa Maria.

10.
SCHIAVON, L. L.; SILVA, R. M.; CORREA, E. B. D.; de Bem, Andreza Fabro. Participação em banca de Giovani Colombo. Estudo da influência da composição da dieta e da administração de tadalafil na intensidade da resistência à insulina e na fisiologia do tecido adiposo em ratos. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
BEM, ANDREZA FABRO DE; Tasca, Carla I.; SANTOS, A. R. S.. Participação em banca de Roberta de Paula MArtins. Caracterização do papel da neopterina na ativação do inflamaram no sistema nervoso. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
MARASCHIN, M.; de Bem, Andreza Fabro; KUHNEN, S.. Participação em banca de Aline Pereira. Estudo da atividade cicatrizante e caracterização do perfil químico de cascas de banana cultiva Prata Ana. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Biotecnologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

13.
BOUZON, Z. L.; MARQUES, M. R. F.; de Bem, A.F.. Participação em banca de Neide Armiliato. Estudo da toxicidade do herbicida glifosato sobre ovários de Dario rerio. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de PG em Biologia Celular e do Desenvolvi) - Universidade Federal de Santa Catarina.

14.
Leal RB; de Bem, A.F.; FARINA, M.; Gabilan N; Santos, D.B.. Participação em banca de Tanara Vieira Peres. Avalição dos efeitos da exposição ao Cádmio ou ao Manganês em diferentes modelos de desenvolvimento do sistema nervoso central. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

15.
Latini A; de Bem, A.F.; ZAMONER, A.; TASCA, C. I.. Participação em banca de Lucila Bortoli da Silva. Papel da tetrahidrobiopterina em processos cognitivos. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

16.
ZAMONER, A.; de Bem, Andreza Fabro; GARCEZ, R. C.. Participação em banca de Karina Elisa Machado. Estudo do efeito dos derivados imidas cíclicas sobre os mecanismos de resistência tumoral a apoptose em céulas de linhagens tumorais. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

17.
PREDIGER, R. D.; ISIDIO, G. S.; Gabilan N; DUTRA, R. C.; de Bem, Andreza Fabro. Participação em banca de Eduardo Luiz Gasnhar Moreira. Hipercolesterolemia e déficits cognitivos: evidências experimentais. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

18.
Tasca C; Latini A; Rodrigues, A. L. S.; PREDIGER, R. D. S.; BEM, A.F.. Participação em banca de Simone Molz. Estudo dos efeitos neuroprotetores e neurotóxicos da guanina em fatias de hipocampo de ratos. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

19.
BEM, A.F.; Tasca C; Dafre A; Leal RB. Participação em banca de Thaís Posser. Efeito neuroprotetor do composto difenil disselenetocontra o insulto com H2O2 e manganês. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
de Bem, A.F.; PREDIGER, R. D. S.; FARINA, M.. Participação em banca de Josimar Carlos Szczepanik. Investigação dos efeitos da cafeína sobre os prejuízos cognitivos apresentados por camundongos nocautes para o receptor de lipoproteínas de baixa densidade (LDLr-/-). 2013.

2.
PREDIGER, R. D. S.; de Bem, A.F.; FARINA, M.. Participação em banca de Michelle Hartwig Sanches Sauerbier. Os efeitos do exercício físico nos efeitos reforçadores de esteróides anabólicos androgênicos em camundongos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
de Bem, Andreza Fabro; SANTOS, A. R. S.. Participação em banca de Catharina Nucci. Avaliação do efeito antinociceptivo e antioxidante do extrato etanólico dos frutos da Pterodon pubescens Benth. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
Gabilan N; de Bem, Andreza Fabro. Participação em banca de Daiane Engel. Estudo do efeito europrotetor da duloxetina. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BEM, A.F.; BECK, Sandra Trevisan; GONCALVES, T. L.. Participação em banca de Eleonora Lang Vallandro. Genes BRCA1/BRCA2 na susceptibilidade do câncer de mama hereditário e importância prognóstica da detecção de mutações. 2005 - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
BEM, A.F.; SILVA, José Edson Paz da; BECK, Sandra Trevisan. Participação em banca de Mirian Maria Belmonte Caetano. Importância da detecção de anticorpos anti-HBc na prevenção da transmissão do vírus da hepatite B em bancos de sangue. 2005 - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
BEM, A.F.; SILVA, José Edson Paz da; BECK, Sandra Trevisan. Participação em banca de Daniel de Azevedo Ferrony. Ocorrência de Toxicoplasmose em gestantes: importância da correta interpretação dos testes sorológicos. 2005 - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
SILVA, José Edson Paz da; BECK, Sandra Trevisan; BEM, A.F.; ALVES, Sydney Hartz. Participação em banca de Josiane Saldanha Bastianello. Fator V de Leyden - Um estudo de caso. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Nível Especialização Em Laboratório) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
SILVA, José Edson Paz da; BECK, Sandra Trevisan; BEM, A.F.; ALVES, Sydney Hartz. Participação em banca de Josiane Rodrigues Aquino. Prevalência sorológica de hepatite B e C no hemocentro regional de Santa Rosa. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Nível Especialização Em Laboratório) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
ALVES, Sydney Hartz; BEM, A.F.; SILVA, José Edson Paz da; FUNCHAL, Claudia. Participação em banca de Patrícia Abelin Vargas. Ceratocomicose causada por Fusarium solani no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Nível Especialização Em Laboratório) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
SILVA, José Edson Paz da; CHIESA, Juarez; FARINA, Marcelo; BEM, A.F.. Participação em banca de Maria Aparecida Barrios Simionato. Tempo de tratamento da anemia ferropriva no Hospital Universitário de Santa Maria - RS. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Nível Especialização Em Laboratório) - Universidade Federal de Santa Maria.

8.
SILVA, José Edson Paz da; BEM, A.F.; FARINA, Marcelo; BECK, Sandra Trevisan. Participação em banca de Juliana Simoni Moraes Tondolo. Corantes utilizados em laboratórios clínicos e comprometimento ambiental. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Nível Especialização Em Laboratório) - Universidade Federal de Santa Maria.

9.
HUBER, Izabel Cristina; BEM, A.F.; FARINA, Marcelo; SILVA, José Edson Paz da. Participação em banca de Norma Rosa Sardi Sartori. Atualização da morfologia eritrocitária no sedimento urinário. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Nível Especialização Em Laboratório) - Universidade Federal de Santa Maria.

10.
ALVES, Sydney Hartz; SILVA, José Edson Paz da; BEM, A.F.; FARINA, Marcelo. Participação em banca de Lurdemar Peripolli Thomazi. Dermatose causada por Cheyletus sp: relato de caso. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Nível Especialização Em Laboratório) - Universidade Federal de Santa Maria.

11.
BEM, A.F.; HUBER, Izabel Cristina; FARINA, Marcelo; SILVA, José Edson Paz da. Participação em banca de Daniela de Freitas Rosa. Perfil hematológico e lipídico de pacientes idosos atendidos no Laboratório Ficher em Agudo - RS. 2003 - Universidade Federal de Santa Maria.

12.
BEM, A.F.; HUBER, Izabel Cristina; SILVA, José Edson Paz da. Participação em banca de Gabriele Idalgo Cortez. Perfil lipídico de militares da ativa da guarnição de Cruz Alta. 2003 - Universidade Federal de Santa Maria.

13.
BEM, A.F.; SILVA, José Edson Paz da; CHIESA, Juarez. Participação em banca de Valusia Scapin. Coleta de células tronco hematopóiéticas periféricas para transplante autólogo de medula ósse em pacientes com linfoma de Hodgkin. 2003 - Universidade Federal de Santa Maria.

14.
ZIMPEL, V.; BEM, A.F.; PEREZ, Willian; HUBER, Izabel Cristina. Participação em banca de Vilmar Zimpel. Avaliação do Perfil Lipídico em escolares no município de Sarnadi. 2002 - Universidade Federal de Santa Maria.

15.
PERES, William; CAVALCANTT, C.; BEM, A.F.; HUBER, Izabel Cristina. Participação em banca de Claudia Cavalcantt. Avaliação dos níveis séricos dos hormônios da tireóide (TSH e T4livre) em uma população de diabéticos do tipo II. 2002 - Universidade Federal de Santa Maria.

16.
BRANDÃO, N. M.; BEM, A.F.; HUBER, Izabel Cristina; FARINA, Marcelo. Participação em banca de Nara Marley Brandão. Diabetes Mellitus (DM) e sua abordagem metodológica na glicemia de jejum, enfatizando-se o monitor Glucotrend plus Glucose. 2002 - Universidade Federal de Santa Maria.

17.
PERES, William; BOSSARDI, A. F. F.; HUBER, Izabel Cristina; BEM, A.F.. Participação em banca de Andréia Fernandes de Fernandes Bossardi. Comportamento das lipoproteínas de alta densidade (HDL-colesterol) em mulheres na faixa etária de 25-45 anos na cidade de Carazinho - RS. 2002 - Universidade Federal de Santa Maria.

18.
BRANDÃO, Carlos Alberto; LORENZI, S. B. P.; BEM, A.F.; HUBER, Izabel Cristina. Participação em banca de Syrlei Beatriz P. Lorenzi. Perfil Lipídico em pacientes diabéticos em São Valentim. 2002 - Universidade Federal de Santa Maria.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BEM, ANDREZA FABRO DE; Moreira, E.L.; PREDIGER, R. D.. Participação em banca de Jadna Bogado Lopes.Donepezil reverte os déficits cognitivos em um modelo experimental de hipercolesterolemia familiar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
BEM, A; Dafre A; Leal RB; Tasca C. Participação em banca de Ellen Stroeh.Estudo do inibidor da 3-hidroxi-3-metilglutaril-Coenzima A redutase (Estatina) na transmissão e toxicidade glutamatérgica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BEM, A.F.. Concurso para professor da Universidade federal do Pampa, Campus São Gabriel. 2010.

2.
Dafre A; Sugai J; CHAGAS, G. M.; SILVA, C. P.; BEM, A.F.. Concurso para professor assistente para a Universidade Federal da Fronteria Sul, Campus Laranjeiras do Sul. 2009. Universidade Federal da Fronteira Sul.

3.
BEM, A.F.; SILVA, José Edson Paz da; BECK, Sandra Trevisan; GONCALVES, T. L.. Seleção pública para professor substituto na área de Bioquímica Clínica. 2005. Universidade Federal de Santa Maria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
23rd International Congress of the IUBMB and 44th Annual Meeting of SBBq. Symposium of Neurochemistry. 2015. (Congresso).

2.
V Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica.Compostos orgânicos de selênio como estratégia farmacológica dirigida à mitocondria. 2015. (Oficina).

3.
Internacional Symposium: Mitochondria and cell metabolism.Diphenyl diselenide as a powerful tool against mitochondrial oxidative stress in endothelium. 2014. (Simpósio).

4.
SFRR-Europe 2014 Meeting. Hypercholesterolemia as a risk factor for depressive disorders?. 2014. (Congresso).

5.
Toxi-Latin 2014 - 1st Latin American Congress of Clinical and Laboratorial Toxicology. Impacto de um fluxo de peroxinitrito sobre a bioenergética e a função endotelial em BAEC: papel protetor do disseleneto de difenilato de um fluxo de peroxinitrito sobre a bioenergética e a função endotelial em BAEC: papel protetor do disseleneto de difenila. 2014. (Congresso).

6.
VII Internacional Congress - SFRBM - South American Group. Diphenyl diselenide prevents peroxynitrite-induced mitochondrial dysfunction in endothelial cells. 2013. (Congresso).

7.
SFRBM Society 16th Annual Meeting. Influence of hypercholesterolemia on cerebral oxidative stress and cell damage induced by beta amyloid peptide in low density lipoprotein receptor mice. 2012. (Congresso).

8.
78th European Atherosclerosis Congress. ?PROTECTIVE EFFECT OF DIPHENYL DISELENIDE AGAINST PEROXYNITRITE-MEDIATED ENDOTHELIAL CELL TOXICITY: A COMPARISON WITH EBSELEN?. 2010. (Congresso).

9.
III ESeTe.Propriedades antiaterogênicas de compostos de selenio. 2010. (Encontro).

10.
Free Radicals and Antioxidants in Chile. Oxidative stress and mitochondria dysfunction in brain of hypercholesterolemic LDLreceptor knockout mice. 2009. (Congresso).

11.
I Congresso IBRO/LARC de Neurociências - Neurolatan. Symposium: Neurodegeneratión y sus mecanismos subyacentes: distintas vias para uns misma consecuencia?. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
de Bem, A.F.; FERREIRA, E. C. ; SELINGER, L. G. ; PAULA, G. C. . Curso de férias: Oficina de ciências para estudantes de ensino médio - O pão nosso de cada dia. 2017. (Outro).

2.
BEM, Andreza Fabro de; Barbosa, Nilda Vargas ; MULLER, Y. M. R. . Oficina de Ciências para estudantes de ensino fundamental - "Bioquímica do Pão: Princípios de Fermentação". 2015. (Outro).

3.
Latini A ; BEM, A.F. ; BRAVO, S. . SIMPÓSIO: Neurodegeneración y sus mecanismos subyacentes: distintas vías para una misma consecuencia?.. 2008. (Congresso).

4.
BEM, Andreza Fabro de; Latini A . I Simpósio Integrado do Laboratório de Bioenergética e Estresse Oxidativo - I SILABIOEX. 2008. (Outro).

5.
BEM, A.F.. IX Encontro Estadual de Farmacêuticos e Bioquímicos. VII Congresso Catarinense de Farmacêuticos e Bioquímicos e I Encontro dos Farmacêuticos do Mercosul. 2000. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Letícia Selinger Galant. BASES MOLECULARES DA MODULAÇÃO DO ESTRESSE NITRO-OXIDATIVO POR COMPOSTOS ORGANOSELENIOS EM CÉLULAS ENDOTELIAIS. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Gabriela Cristina de Paula. O consumo moderado de vinho é capaz de modular as alterações neurovasculares e neuroinflamatórias associadas à hipercolesterolemia familiar?. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
CRISTINE DE PAULA NASCIMENTO. O USO DO DE ANTIOXIDANTES COMO RECURSOS TERAPÊUTICOS NO CONTROLE DA PROGRESSÃO DA DOENÇA DE HUNTINGTON. Início: 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Tamiris Santos Bernardes. Compostos orgânicos de selênio: modulação farmacológica do estresse nitro-oxidativo e da disfunção mitocondrial. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Biotecnologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Nathasha Lopes. Compostos orgânicos de selênio: modulação farmacológica do estresse nitro-oxidativo e da disfunção mitocondrial. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Biotecnologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Luana Schüler. Avaliação do efeito Neuroprotetor da fucoxantina. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

2.
Gabriela Cristina de Paula. O consumo moderado de vinho tinto melhora o déficit cognitivo induzido pela hipercolesterolemia. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

3.
Bianca Fiuza. Disfunção mitocondrial na aterosclerose: Envolvimento do peroxinitrito e proteção por compostos orgânicos de selênio.. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

4.
Gianni Mancini. Disfunção mitocondrial na aterosclerose: Proteção por compostos orgânicos de selênio. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

5.
Jade de Oliveira. Estudo dos mecanismos moleculares que relacionam o colesterol com o risco de desenvolvimento da Doença de Alzheimer. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

6.
Marcos Raniel Straliotto. Organocalcogênios como novos agentes antiaterosclerótico. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Andreza Fabro de Bem.

7.
Alessandra Antunes dos Santos. Efeito reativador de oximas frente a inibição da acatilcolinesterasecerebral induzida por malation e malaoxon. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Andreza Fabro de Bem.

Tese de doutorado
1.
Ruth Liliam Quispe Gaspar. EFEITO CITOPROTETOR DE COMPOSTOS ORGÂNICOS DE SELÊNIO CONTRA O DANO OXIDATIVO INDUZIDO POR PERÓXIDO EM UMA LINHAGEM DE CÉLULA NEURONAL HT22: ENVOLVIMENTO DO SISTEMA ANTIOXIDANTE DEPENDENTE DE GLUTATIONA. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação de Apoio a Pesquisa de Santa Catarina. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

2.
Gianni Mancini. DIETA RICA EM COLESTEROL COMO FATOR DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE DISFUNÇÃO COGNITIVA E SINÁPTICA: RELAÇÃO COM A DOENÇA DE ALZHEIMER. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

3.
Marcos Straliotto. Avaliação dos efeitos tóxicos da LDL oxidada em macrófagos: enfoque na função mitocôndrial. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

4.
Daiane Engel. A relação entre a hipercolesterolemia e o desenvolvimento de depressão. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

5.
Jade de Oliveira. Mecanismos moleculares que relacionam a hipercolesterolemia familiar à doença de Alzheimer. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

6.
Mariana Appel Hort. Ação de compostos fenólicos sobre a aterosclerose em camundongos knockout para receptor de lipoproteínas de baixa densidade. 2011. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Andreza Fabro de Bem.

7.
Lucia Rupil. Capacidad antioxidante del difenildiseleniuro en cultivos de macrófagos y efecto en la inducción de la encefalomielitis autoinmune experimental. 2011. Tese (Doutorado em Pós graduação em Ciências Químicas) - Universidad Nacional de Córdoba - Argentina, Colégio Doutoral Brasil Argentina. Coorientador: Andreza Fabro de Bem.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Daiane Engel. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Andreza Fabro de Bem.

2.
Jade de Oliveira. 2016. Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Andreza Fabro de Bem.

3.
Daniel da Silva. 2016. Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Andreza Fabro de Bem.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Salimara Rampelotto Botton. Frequencia de hipotireoidismo em pacientes com distúrbio bipolar tratadso com carbonato de lítio. 2005. Monografia - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

2.
Juliana Kunde. Métodos utilizados na dosagem de hemoglobina glicada e sua importância na prevenção das complicações crônicas do Diabetes Mellitus. 2005. Monografia - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

3.
Gustavo Shaffazick. Avaliação do risco cardíaco em pacientes ambulatoriais de Espumoso, RS, conforme escore de risco de Framingham. 2005. Monografia - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

4.
Clarissa Lopes Boaz. Proteína C Reativa ?Ultra Sensível (PCR-us) e Aterogênese-O papel da inflamação em eventos cardíacos:. 2005. Monografia - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

5.
Michele Duarte. Metodologias para determinação da lipoproteína de baixa densidade oxidada (LDL-ox) como marcador de risco cardiovascular. 2005. Monografia - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

6.
Horácio Chiesa. Perfil lipídico de pacientes ambulatoriais da Salvador do Sul - RS. 2005. 20 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Nível Especialização Em Laboratório) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

7.
Camille Salvany Caputi. Valor diagnóstico da determinação da atividade da adenosina deaminase no derrame pleural tuberculoso em indivíduos infectados e não infectados pelo HIV. 2004. Monografia - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jadna Bogado Lopes. DONEPEZIL REVERTE DÉFICITS COGNITIVOS EM UM MODELO EXPERIMENTAL DE HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

Iniciação científica
1.
Marcus Vinicius Cipriani da Costa. A Hipercolesterolemia como fator de risco na Doença de Alzheimer: impacto na biodisponibilidade e bioatividade do óxido nítrico. 2016. Iniciação Científica - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

2.
Leysle Fernanda Henckel Alves. Estudo das consequências moleculares e bioquímicas da síndrome metabólica no sistema nervoso central (SNC). 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

3.
Gabriela Pinto Guimarães. Bases moleculares do estresse nitro-oxidativo em fisiopatologia: Mecanismos bioqui?micos e aplicações farmacológicas. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

4.
Luiza de Almeida Campos. A influência da hipercolesterolemia e do receptor de LDL na neurotoxicidade induzida pelo peptídeo beta amilóide. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

5.
Gabriela Fernanda Gonzaga Alanís. Estudo das consequências moleculares e bioquímicas da síndrome metabólica no sistema nervoso central (SNC). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

6.
Gabriela Fernanda Gonzaga Alanís. Estudo das consequências moleculares e bioquímicas da síndrome metabólica no sistema nervoso central (SNC).. 2015. Iniciação Científica - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

7.
Patricia Colombo. A influência da hipercolesterolemia e do receptor de LDL na neurotoxicidade induzida pelo peptídeo beta amiloide. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

8.
Jadna Bogado Lopes. A Hipercolesterolemia como fator de risco na Doença de Alzheimer: impacto na biodisponibilidade e bioatividade do óxido nítrico. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

9.
Jade de Oliveira. Avaliação da Função Mitocondrial e do Estresse Oxidativo em camundongos hipercolesterolêmicos e em células endoteliais de aorta (BAECs): Papel de Organocalcogênios como agentes protetores. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

10.
MARCELO LUIZ BRUNATTO FALCHETTI. Disfunção mitocondrial na aterosclerose: Envolvimento do peroxinitrito e proteção por compostos orgânicos de selênio. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

11.
Jenniffer Carolina Silva. Modelos in vitro e in vivo relacionado à lesão medular traumática: possível efeito protetor de compostos naturais e/ou sintéticos.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

12.
Bruna Sasso. Disfunção mitocondrial na aterosclerose: Envolvimento do peroxinitrito e proteção por compostos orgânicos de selênio.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

13.
Bianca Fiuzza. Estudo dos mecanismos moleculares que relacionam o colesterol com o risco de desenvolvimento da Doença de Alzheimer. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

14.
Gianni Macini. Avaliação da Função Mitocondrial e do Estresse Oxidativo em camundongos hipercolesterolêmicos e em células endoteliais de aorta (BAECs): Papel de Organocalcogênios como agentes protetores. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em farmácia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

15.
Sergio Mellim Sgrott. Efeito de organocalcogenios sobre a toxicidade mediada por LDL oxidada em células endoteliais. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação de Apoio a Pesquisa de Santa Catarina. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

16.
Jade de Oliveira. Disseleneto de difenila como um novo agente farmacológico na aterosclerose experimental em fêmeas (LDLr -/- KO mice). 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

17.
Livia Bringuenti. Avaliação Toxicológica de organocalcogênios. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação de Apoio a Pesquisa de Santa Catarina. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

18.
Gianni Mancini. Disseleneto de difenila como um novo agente farmacológico na aterosclerose experimental em fêmeas (LDLr -/- KO mice). 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

19.
Jade de Oliveira. Efeito do disseleneto de difenila sobre parâmetros de estresse oxidativo em camundongos knockout para lipoproteína de baixa densidade. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

20.
Rafael de Lima Portella. Avaliação toxicológica do disseleneto de difenila em não roedores. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia Análises Clínicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

21.
Taiane de freitas Medeiros. Avaliação das propriedades toxicológicas do disseleneto de difenila. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

22.
Gianni Mancini. Estudo da toxicologia do disseleneto de difenila em coelhos. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

23.
Andressa Frediane. Avaliação do potencial antioxidante do disseleneto de difenila em coelhos hipercolesterolêmicos. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia Análises Clínicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Andreza Fabro de Bem.

24.
Andressa Saussen de Freitas. Avaliação da atividade da adenosina deaminase em líquidos biológicos. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia Análises Clínicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Andreza Fabro de Bem.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Moreira, E.L.2014Moreira, E.L. ; de Bem, Andreza Fabro ; PREDIGER, R. D. . Hipercolesterolemia: vilã para o coração e também para a memória?. Ciência Hoje, v. 318, p. 30-33, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
de Bem, Andreza Fabro. Diphenyl diselenide prevents peroxynitrite-induced mitochondria dysfunction in endothelial cells. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
de Bem, A.F.. Oxidative stress as mechanism of toxicity: Impact of flow of peroxynitrite in bioenergetic and endothelial function. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
de Bem, Andreza F.. Diphenyl diselenide prevents peroxynitrite-induced mitochondria dysfunction in endothelial cells. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
de Bem, A.F.; FERREIRA, E. C. ; SELINGER, L. G. ; PAULA, G. C. . Curso de férias: Oficina de ciências para estudantes de ensino médio - O pão nosso de cada dia. 2017. (Outro).

2.
BEM, Andreza Fabro de; Barbosa, Nilda Vargas ; MULLER, Y. M. R. . Oficina de Ciências para estudantes de ensino fundamental - "Bioquímica do Pão: Princípios de Fermentação". 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 2:16:38