José Gabriel Silveira Corrêa

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  • Última atualização do currículo em 24/10/2018


Possui graduação em Bachaelado Em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande. Tem atuando principalmente nos seguintes temas: Política Indigenista, Antropologia da Educação, Antropologia do Estado, Antropologia da Administração Pública, Tutela e Projetos de Desenvolvimento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Gabriel Silveira Corrêa
Nome em citações bibliográficas
CORRÊA, J. G. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades.
Rua Aprígio Veloso, 882
Universitário
58429-140 - Campina Grande, PB - Brasil
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2008
Doutorado em Antropologia Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Tutela & Desenvolvimento/Tutelando o desenvolvimento: questões quanto à administração do trabalho indígena pela Fundação Nacional do Índio, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Antonio Carlos de Souza Lima.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: TUTELA; POLÍTICA INDIGENISTA; FUNAI; DESENVOLVIMENTO.
Grande área: Ciências Humanas
1997 - 2000
Mestrado em Antropologia Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A ORDEM A SE PRESERVAR: A GESTÃO DOS ÍNDIOS NO REFORMATÓRIO AGRÍCOLA INDÍGENA KRENAK,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Antonio Carlos de Souza Lima.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: POLÍTICA INDIGENISTA; KRENAK; REFORMATÓRIO AGRÍCOLA INDÍGENA KRENAK; TUTELA.
Grande área: Ciências Humanas
1992 - 1996
Graduação em Bachaelado Em Ciências Sociais.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.




Formação Complementar


2002 - 2002
Mudança e representação social no Campesinato. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
1995 - 1995
O discurso científico: lógica e epistemologia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1995 - 1995
Antropologia política.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1992 - 1992
O leste europeu.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto de Antropologia, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Adjunto de Antropologia. Coordenador de 03/2010 a 05/2015 da Área de Antropologia e Vice-Coordenador do PROLIND/UFCG.

Atividades

05/2017 - 09/2017
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Brasileira
05/2017 - 09/2017
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas de Representação
05/2017 - 09/2017
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
SCCS - Antropologia dos Rituais
05/2017 - 09/2017
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Pesquisa Antropológica I
09/2016 - 12/2016
Direção e administração, Centro de Humanidades, .

Cargo ou função
Membro titular da Comissão encarregada do Processo Seletivo do Mestrado do PPGCS.
10/2014 - 03/2015
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos e Técnicas de Pesquisa II
Teoria Antropológica II
08/2014 - 12/2014
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários Avançados em Ciências Sociais II
05/2014 - 09/2014
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Social I
Etnologia Brasileira
Sistemas de Representação
Estágio Supervisionado em Pesquisa Antropológica I
Estágio Supervisionado em Pesquisa Antropológica II
10/2013 - 04/2014
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Social I
Etnologia Brasileira
Estágio Supervisionado em Pesquisa Antropológica I
Estágio Supervisionado em Pesquisa Antropológica II
02/2011 - 06/2011
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas de Representação
Métodos e Técnicas de Pesquisa II
Estágio Supervisionado em Pesquisa Antropológica I
09/2010 - 12/2010
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Social II
Métodos e Técnicas de Pesquisa II
SCCS - Antropologia e História
03/2010 - 07/2010
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Social II
Sistemas de Representação
09/2009 - 12/2009
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Brasileira
Antropologia Social II
Sistemas de Representação
SCCS - Raça, Natureza e Cultura (Introdução à Antropologia)

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador
Outras informações
Atuação como professor colaborador no curso "IH 1545 Tópicos Especiais em Movimentos Sociais - Representação social e relações de hierarquia: Gênero, geração, classe - caminhos analíticos", sob responsabilidade da professora Elisa Guaraná de Castro, no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/ UFRRJ)

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como professor substituto nas disciplinas "Antropologia I" ?Introdução a Ciência Política?, ?Introdução a Sociologia? e ?História indígena e do indigenismo no Brasil?, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRRJ.

Atividades

08/2008 - 11/2008
Ensino, Programa de Pós Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento Agricultur, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
IH 1545 Tópico Especial em Movimentos Sociais - Representação Social e Relações de Hierarquia: Gênero, geração, classe - caminhos analíticos

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2009
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador do LACED/MN/UFRJ
Outras informações
Pesquisador no Laboratório de Pesquisas em Etinicidade, Cultura e Desenvolviemnto (LACED)/ Setor de Etnologia/ Departamento de Antropologia/ Museu Nacional/ UFRJ

Vínculo institucional

2000 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário
Outras informações
Estágio no setor de Etnologia do Departamento de Antropologia do Museu Nacional, sob coordenação do professor Antonio Carlos de Souza Lima.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador
Outras informações
Aulas ministradas no curso "Povos indígenas e indigenismo no Brasil" dentro das atividades de pesquisa e formação intelectual de alunos de graduação e pós-graduação do Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (LACED), vinculado ao Departamento de Antropologia/ Museu Nacional/ UFRJ.

Vínculo institucional

1997 - 2007
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E CRIAÇÃO DE COMUNIDADES POLÍTICAS. Formas de poder e saberes de Estado: uma proposta de análise antropológica

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador
Outras informações
Atuação como professor do curso "Povos indígenas e Estado no Brasil: perspectivas históricas e contemporâneas", num total de 60 hs/aulas nos quadros do seminário de formação acadêmica dos alunos de graduação e pós-graduação vinculadas ao Laboratório de Pesquisas em Etinicidade, Cultura e Desenvolvimento (LACED)/ Setor de Etnologia/ Departamento de Antropologia/ Museu NAcional/ UFRJ.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações
Colaborador no Curso de extensão universitária Povos Indígenas no Brasil: diversidade social e problemas atuais para a pesquisa antropológica, coordenado pelo professor Antonio Carlos de Souza Lima, no Fórum de Ciência e Cultura/ FCC/ UFRJ.

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Participação na equipe de pesquisadores do Workshop de pesquisa na zona canavieira de Pernambuco, realizado em setembro de 1997, no município de Rio Formoso - PE.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Bolsa iniciação científica, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Sub-projeto "Carreiras afetivas femininas: um estudo comparativo entre classes sociais" coordenado pela professora Maria Luiza Heilbor, integrado ao projeto "Culturas Sexuais Brasileiras", sob coordenação do professor Jurandir Freire Costa.

Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Bolsa de extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Projeto História Viva, coordenado pela professora Nanci Vieira de Oliveira

Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Estágio interno, Enquadramento Funcional: Estagiário
Outras informações
Pesquisador e desenhista do projeto Nanci Vieira de Oliveira


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2008
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Participação como pesquisador no projeto ?Administração pública e criação de comunidades políticas. Formas de poder e saberes de Estado: uma proposta de análise antropológica?, liderado pelos pesquisadores Antonio Carlos de Souza Lima e Adriana de Resende Barreto Vianna.

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Atua com pesquisador no projeto "LACED - Laboratório de pesquisas em etinicidade, cultura e desenvolvimento", liderado pelos pesquisadores Antonio Carlos de Souza Lima e João Pacheco de Oliveira Filho



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Sentidos e práticas da ação estatal ? mapeamento de projetos para a Educação Indígena através da produção bibliográfica nos últimos 30 anos e as avaliações mais recentes.
Descrição: O presente projeto tem como objetivo mapear, refletir e construir instrumentos analíticos para trabalhar percepções e interpretações a cerca da produção bibliográfica sobre educação indígena produzida no período posterior a Constituição Federal de 1988, particularmente os esforços e instabilidades produzidos nos últimos cinco anos (2012-20167. Através do exame das produções bibliográficas sobre esta temática ? descrições de experiências, projetos de intervenção, relatórios de pesquisa, ensaios sobre o tema, trabalhos monográficos e possivelmente, mapeamentos parciais ? busca-se reunir sistematicamente dados, produzindo uma análise a partir dos materiais obtidos. Objetiva-se situar a produção bibliográfica sobre educação indígena e as políticas públicas referentes, e estabelecendo nexos com aquilo que se produziu anteriormente sobre o rótulo geral e genérico de Educação Indígena ou para Indígenas, avaliando continuidades e descontinuidades entre novas e velhas formas de se denominar e classificar esforços ?pedagógicos?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: José Gabriel Silveira Corrêa - Coordenador.
2016 - 2017
Análise do campo da Educação Indígena nos últimos 30 anos ? desdobramentos nas políticas estatais através de propostas de atuação, constituição de conhecimento e buscas de consenso através da produção bibliográfica
Descrição: O presente projeto tem como objetivo desdobrar, mapear, refletir e construir instrumentos analíticos para trabalhar percepções e interpretações a cerca da produção bibliográfica sobre educação indígena produzida no período posterior a Constituição Federal de 1988, particularmente os esforços realizados nos últimos cinco anos (2011-2016). Através do exame das produções bibliográficas sobre esta temática ? descrições de experiências, projetos de intervenção, relatórios de pesquisa, ensaios sobre o tema, trabalhos monográficos e possivelmente, mapeamentos parciais sobre a temática ? busca-se reunir sistematicamente dados, produzindo uma análise a partir dos materiais obtidos. Objetiva-se situar a produção bibliográfica sobre educação indígena e as políticas públicas referentes, e estabelecendo nexos com aquilo que se produziu anteriormente sobre o rótulo geral e genérico de Educação Indígena ou para Indígenas, avaliando continuidades e descontinuidades entre novas e velhas formas de se denominar e classificar esforços ?pedagógicos?..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: José Gabriel Silveira Corrêa - Coordenador / Arthur Ramalho Freire - Integrante.
2015 - Atual
Educação Indígena, produção bibliográfica e construção de consensos ? desdobrando pesquisa e pensando Antropologia, Formação de Estados Nacionais e a construção de atores e intervenções pedagógicas
Descrição: O presente projeto tem como objetivo mapear, refletir e construir instrumentos analíticos para trabalhar a produção bibliográfica sobre educação indígena produzida no período posterior a Constituição Federal de 1988, particularmente os esforços realizados nos últimos cinco anos (2011-2015). Através da recuperação de produções bibliográficas sobre esta temática que envolvem: descrições de experiências, projetos de intervenção, relatórios de pesquisa, ensaios sobre o tema, trabalhos monográficos e possivelmente, mapeamentos parciais sobre a temática, busca-se reunir sistematicamente dados, produzindo uma análise a partir dos materiais obtidos, situando a produção bibliográfica sobre educação indígena e as políticas públicas referentes, e estabelecendo nexos com aquilo que se produziu anteriormente sobre o rótulo geral e genérico de Educação Indígena ou para Indígenas, avaliando continuidades e descontinuidades entre novas e velhas formas de se denominar e classificar esforços ?pedagógicos?..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: José Gabriel Silveira Corrêa - Coordenador / Arthur Ramalho Freire - Integrante.
2014 - 2015
Continuidades e descontinuidades no campo da Educação Indígena: Antropologia, Formação de Estados Nacionais e a construção de atores e intervenções pedagógicas ? análise da produção bibliográfica da segunda década do século XXI
Descrição: O presente projeto tem como objetivo continuar o mapeamento e reflexão acerca da produção bibliográfica sobre educação indígena produzida nos primeiros anos da segunda década do século XXI. Procura-se recuperar produções bibliográficas sobre esta temática que envolvem: descrições de experiências, projetos de intervenção, relatórios de pesquisa, ensaios sobre o tema, trabalhos monográficos e possivelmente, mapeamentos parciais sobre a temática. Intenta-se reunir dados, produzindo uma análise a partir dos materiais obtidos, situando a produção bibliográfica sobre educação indígena e as políticas públicas referentes, procurando estabelecer os nexos com aquilo que se produziu anteriormente ? tendo como marco de corte a criação da Fundação Nacional do Índio no final da década 60 do século passado ? já que apesar de muitas vezes se reivindicarem rompimentos com ações anteriormente executadas, a própria constituição de ?novas? ações implica em avaliações, mesmo que parciais, sobre as ?antigas? ações que devem ser substituídas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: José Gabriel Silveira Corrêa - Coordenador / Arthur Ramalho Freire - Integrante.
2013 - 2014
Entendendo o campo da Educação Indígena: Antropologia, Formação de Estados Nacionais e a construção de atores e intervenções pedagógicas.
Descrição: O presente projeto tem como objetivo mapear e refletir acerca da produção bibliográfica sobre educação indígena produzida no período posterior a Constituição Federal de 1988. Procura-se recuperar produções bibliográficas sobre esta temática que envolvem: descrições de experiências, projetos de intervenção, relatórios de pesquisa, ensaios sobre o tema, trabalhos monográficos e possivelmente, mapeamentos parciais sobre a temática. Intenta-se reunir dados, produzindo uma análise a partir dos materiais obtidos, situando a produção bibliográfica sobre educação indígena e as políticas públicas referentes, procurando estabelecer os nexos com aquilo que se produziu anteriormente ? tendo como marco de corte a criação da Fundação Nacional do Índio no final da década 60 do século passado ? já que apesar de muitas vezes se reivindicarem rompimentos com ações anteriormente executadas, a própria constituição de ?novas? ações implica em avaliações, mesmo que parciais, sobre as ?antigas? ações que devem ser substituídas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: José Gabriel Silveira Corrêa - Coordenador / Ana Carolyne Brasileiro Torres - Integrante.
2011 - 2012
Mapeando o campo da Educação Indígena: Antropologia, Formação de Estados Nacionais e a construção de atores e intervenções pedagógicas
Descrição: O presente projeto tem como objetivo mapear e refletir acerca da produção bibliográfica sobre educação indígena produzida no período posterior a Constituição Federal de 1988. Objetiva-se aqui recuperar uma ampla gama de produções bibliográficas sobre esta temática que envolve: descrições de experiências, projetos de intervenção, relatórios de pesquisa, ensaios sobre o tema, trabalhos monográficos e possivelmente, mapeamentos parciais sobre a temática. Intenta-se reunir tais dados e produzir uma análise a partir dos materiais obtidos, situando a produção bibliográfica sobre educação indígena e as políticas públicas referentes, procurando estabelecer os nexos com aquilo que se produziu anteriormente ? tendo como marco de corte a criação da Fundação Nacional do Índio no final da década 60 do século passado ? já que apesar de muitas vezes se reivindicarem rompimentos com ações anteriormente executadas, a própria constituição de ?novas? ações implica em avaliações, mesmo que parciais, sobre as ?antigas? ações que devem ser substituídas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: José Gabriel Silveira Corrêa - Coordenador / Lígia de França Carvalho Fonseca - Integrante.
2009 - Atual
Juventude e Práticas Políticas na América Latina - ánálise da construção e reordenação da categoria
Descrição: Projeto de pesquisa de cooperação internacional. Instituições parceiras: UFRRJ/ UBA - Universidade de Buenos Aires/ UM - Universidade de Manizales. Financiamento CNPq/ PROSUL.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: José Gabriel Silveira Corrêa - Integrante / João Paulo Macedo e Castro - Integrante / Elisa Guaraná de Castro - Coordenador / Salomé Lima Ferreira - Integrante / Alícia Itatí Palermo - Integrante / Maíra Martins - Integrante / Maria Emília Barrios Rodrigues - Integrante / Sara Victoria Alvarado Salgado - Integrante / Joyce Gomes de Carvalho - Integrante / Beatriz Maria de Figueredo Ribeiro - Integrante / Caroline Araújo Bordalo - Integrante / Pablo Ariel Vommaro - Integrante / Paulo Rogério Adamatti Mansan - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2005 - 2006
Estudo antropológico da administração pública no Brasil: das formas de incapacitação civil e social e da idéia de
Descrição: Pesquisa, debate e divulgação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: José Gabriel Silveira Corrêa - Integrante / Antonio Carlos de Souza Lima - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
2000 - 2001
Política Indigenista e Políticas indígenas no Brasil: Um mapeamento prospectivo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: José Gabriel Silveira Corrêa - Integrante / João Pacheco de Oliveira - Integrante / Antonio Carlos de Souza Lima - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Ford - Auxílio financeiro.
1999 - 2000
Antropologia Social
Descrição: Atuação como assistente de pesquisa no sub-projeto "Administração pública e formação de comunidades políticas: formas de poder e saberes de Estado - uma proposta de análise antropológica" sob coordenação do professor Antônio Carlos Souza Lima.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: José Gabriel Silveira Corrêa - Integrante / Antôno Carlos de Souza Lima - Coordenador.
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação Universitária José Bonifácio - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena/Especialidade: Antropologia da Administração.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORRÊA, J. G. S.2003CORRÊA, J. G. S.. Política Indigenista, tutela e deslocamento de populações: a trajetória histórica dos Krenak sob a gestão do Serviço de Proteção aos Índios. Arquivos do Museu Nacional, v. 61, p. 89-105, 2003.

2.
CORRÊA, J. G. S.2003CORRÊA, J. G. S.. A proteção que faltava: o Reformatório Agrícola Indígena Krenak e a administração estatal dos índios. Arquivos do Museu Nacional, v. 61, p. 129-146, 2003.

3.
Correia, J. C.2002Correia, J. C. ; CORRÊA, J. G. S. . China?s peasants: the anthropology of a revolution (Resenha). Antropolítica (UFF), v. 12/13, p. 207-214, 2002.

4.
CASTRO, J. P. M. E.2001 CASTRO, J. P. M. E. ; CORRÊA, J. G. S. . Aider le peuple:La mairie et les inondations de la Rua da Lama. Cahiers du Brésil Contemporain, França, v. 43/44, n.43/44, p. 147-164, 2001.

5.
CORRÊA, J. G. S.2001CORRÊA, J. G. S.. Segredos da Mata: quatro fábulas sobre monstros (Resenha). Cadernos de Antropologia e Imagem (UERJ), v. 12, p. 179-181, 2001.

Capítulos de livros publicados
1.
CORRÊA, J. G. S.. O Reformatório Agrícola Indígena Krenak e a administração estatal: a proteção que faltava. In: Lima, Antonio Carlos de Souza. (Org.). Tutela: formação de Estado e tradições de gestão no Brasil. 1aed.Rio de Janeiro: E-Papers, 2014, v. , p. 161-185.

2.
Castro, E. G. ; CORRÊA, J. G. S. ; Martins, M. ; Ferreira, S. L. . "A categoria juventude rural no Brasil: o processo de construção de um ator político. Contribuições para um estado da arte.. In: Sara Victoria Alvarado; Pablo A. Vommaro. (Org.). Jóvens, Cultura y Política en América Latina: Algunos trayectos de sus relaciones, experiencias y lecturas (1960-2000). Rosario: CLACSO/Homo Sapiens, 2010, v. , p. -.

3.
CASTRO, J. P. M. E. ; CORRÊA, J. G. S. . "Ajudar o povo em dificuldade": a Prefeitura e as inundações da Rua da Lama. In: Benoît de L'Estoile; Lygia Sigaud. (Org.). Ocupações de Terra e transformações sociais. 1ed.Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, v. , p. 121-136.

4.
CORRÊA, J. G. S.. A administração dos índios: as diretrizes para funcionamento dos postos indígenas do SPI. In: Antônio Carlos de Souza Lima. (Org.). Gestar e Gerir: Estudos para uma antropologia da administração pública no Brasil. 1ªed.Rio de Janeiro: Relume Dumará: Núcleo de Antropologia da Política, UFRJ, 2002, v. , p. 125-146.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALBUQUERQUE, C. B. ; CORRÊA, J. G. S. . Entrando e Compreendendo Diferenças: da atribuição de deficiência a percepções locais dos moradores da Serra de Inácio Pereira. In: 29a Reunião Brasileira de Antropologia, 2014, Natal. Anais 29ª RBA, 2014.

2.
SILVA, J. A. A. E. ; CORRÊA, J. G. S. . De que antropologia falam os missionários: imagens e enquadramentos dentro de um campo de atuação. In: 29a Reunião Brasileira de Antropologia, 2014, Natal. Anais da 29a Reunião Brasileira de Antropologia, 2014.

3.
CORRÊA, J. G. S.. A proteção que faltava: o Reformatório Agrícola Indígena Krenak e a administração estatal dos índios. In: 22ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2000, Brasília, 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CORRÊA, J. G. S.; SILVA, J. A. A. E. ; ALBUQUERQUE, C. B. . Reflexões sobre as imagens e retóricas da identidade indígena nos textos dos historiadores da Paraíba. In: Reunião Equatorial de Antropologia, 2013, Fortaleza. IV REA/XIII ABANNE, 2013, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
CORRÊA, J. G. S.. Projetos, programas e planos: Os diferentes aspectos da atuação indigenista na Funai e seus entrecruzamentos com projetos de desenvolvimento no Brasil nas décadas de 70 e 80.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CORRÊA, J. G. S.. Desafios para a antropologia: Reflexões a partir da pesquisa no arquivo da FUNAI. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CORRÊA, J. G. S.. Formas de gestão de populações indígenas. O caso Krenak.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CORRÊA, J. G. S.. Pensando assistência e desenvolvimento: os projetos de desenvolviemnto e a política indigenista da FUNAI nas décadas de 70 e 80.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CORRÊA, J. G. S.. A proteção que faltava: O reformatório Agrícola Indígena Krenak e a administração estatal dos índios. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CORRÊA, J. G. S.. Indigenismo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CORRÊA, J. G. S.. A proteção que faltava: O reformatório Agrícola Indígena Krenak e a administração estatal dos índios. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Batista, M. R. R. ; Seabra, H. F. ; CORRÊA, J. G. S. ; Florentino, M. ; Batista, H. M. . Estudo para revisão dos limites da Terra Indígena Truká. 2008.

2.
Batista, M. R. R. ; CORRÊA, J. G. S. ; Batista, H. M. . Estudo para identificação e delimitação da Terra Indígena Ilha de Tapera/ São Félix. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
Castro, E. G. ; Moreira, V. M. L ; Souza, A. B. ; Medeiros, L. S. ; CORRÊA, J. G. S. ; Mota, L. de M. ; Martins, A. L. L. ; Gomez, H. E. ; Mazur, E. M. . Comissão de criação e implantação do curso de graduação e licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais. 2008. (Comissão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CORRÊA, J. G. S.; Reesink, E. B.; Souza, V. R. F. de P. e. Participação em banca de Carolina Barbosa de Albuquerque. Faz tempo que caboclos é lugar de doido: uma etnografia sobre os processos de estigmatização. 2016.

2.
CORRÊA, J. G. S.; Silva, E.; Apolinário, J. R.. Participação em banca de Daniel Max dos Santos Lima. A agroindústria do tomate e as mudanças sócio ambientais vivenciadas pelos índios Xukuru e pequenos agricultores em Pesqueira (1950-1970). 2015.

3.
CORRÊA, J. G. S.; Pereira, E. M. M.; Vieira, J. G.; Neves, R. de C. M.. Participação em banca de Maria Gorete Nunes Pereira. Os Potiguara de Sagi. Da invisibilidade ao reconhecimento étnico. 2015.

4.
CORRÊA, J. G. S.; Pereira, E. M. M.; Valle, C. G. O. do; Lopes Junior, E.; Sprandel, M. A.. Participação em banca de Lígia de França Carvalho Fonseca. Etnografando repertórios políticos no Congresso Nacional. 2015.

5.
CORRÊA, J. G. S.; Mura, F.; Silva, A. B. da; Pereira, E. M. M.. Participação em banca de Érika Catarina de Melo Alves. "Saber bem pisar o chão!": dinâmicas territoriais e tradição de conhecimento entre as cambindas. 2015.

6.
CORRÊA, J. G. S.; Silva, A. B. da; Mura, F.. Participação em banca de Jobson Paulo da Silva. A carne estigmatizada: criação de suínos no Curimataú paraibano. 2013.

7.
CORRÊA, J. G. S.; Menezes, M. A. de; Oliveira, I. F. de; Sales Júnior, R. L. de. Participação em banca de Marco Antonio Ferreira Andrade. Diante do 'Bagaço' do Homem, onde está o 'Guardião" do interesse público? O Ministério Público e a defesa dos direitos trabalhistas no agronegócio canavieiro. 2013.

8.
CORRÊA, J. G. S.; Gomes, R. Al; Batista, M. R. R.. Participação em banca de Vanessa Belmiro dos Santos. "O Selo Terra Negra Brasil do Programa Nacional de Crédito Fundiário: do sonho à realidade da dívida". 2013.

9.
CORRÊA, J. G. S.; Batista, M. R. R.; Silva, M. G. C. da. Participação em banca de William Soares dos Santos. Olhando o campo da Economia de Comunhão - EdC. Uma análise da Dalla Strada: um empreendimento considerado da EdC.. 2012.

10.
CORRÊA, J. G. S.; Batista, M. R. R.; Menezes, M. A. de. Participação em banca de Vanessa Emanuelle de Souza. Honra, Migração e Memória em Matão (PB). 2012.

11.
CORRÊA, J. G. S.; Cunha, L. H. H.; Batista, M. R. R.. Participação em banca de Rosângela da Silva. Estabelecidos ou Outsiders: Análise das relações entre diferentes grupos sociais no município de Diamante D'Oeste no Paraná. 2011.

12.
Batista, M. R. R.; Pereira, E. M. M.; CORRÊA, J. G. S.; LIMA, E. C. de A.. Participação em banca de Jordânia de Araújo Souza. Etnografando a Pitombeira (Várzea-PB): disputas e divergências entre origens e direitos a (uma) identidade quilombola. 2011.

13.
CORRÊA, J. G. S.; Cunha, L. H. H.. Participação em banca de Rosângela da Silva. O Processo de territorialização em Diamante do Oeste-Pr. 2010. Dissertação (Mestrado em Sociologia Rural) - Universidade Federal de Campina Grande.

Teses de doutorado
1.
CORRÊA, J. G. S.; Cunha, L. H. H.; Batista, M. R. R.; Miranda, R. de S.; Sampaio, Y. de S. B.; Christillino, C. L.. Participação em banca de Aldo Manoel Branquinho Nunes. Dinâmicas de fronteiras e conformação das estruturas social e fundiária nos. 2016.

Qualificações de Doutorado
1.
CORRÊA, J. G. S.; Cunha, L. H. H.; Batista, M. R. R.. Participação em banca de Valesca Marques Cavalcanti. Trajetórias familiares e reconversões das elites no Curimataú Paraibano. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

2.
CORRÊA, J. G. S.; Gomes, R. Al; Batista, M. R. R.. Participação em banca de Márcia de Lourdes Bezerra dos Santos Lima. A classificação da pessoa com deficiência e os mecanismos de inclusão / exclusão social em relação ao mercado de trabalho. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

3.
CORRÊA, J. G. S.; Batista, M. R. R.; Guerra S., L. D.. Participação em banca de Maria Henrique Cândido. Dinâmicas mediadoras da construção das identidades dos Makonde de Moçambique. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

4.
CORRÊA, J. G. S.; Gomes, R. Al; Cunha, L. H. H.. Participação em banca de Xavier Jean Charles Faure. Políticas Públicas Alternativas e Mediadores Locais do Mundo Rural de Miranda, Sertão de Pernambuco P. 2016.

5.
CORRÊA, J. G. S.; Gomes, R. Al; Batista, M. R. R.. Participação em banca de Nadja da Nóbrega Rodriques. Made in Paraíba: relatos de pesquisa empírica sobre um modelo multilateral e multissetorial para construção e análise de políticas públicas de inclusão digital. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

6.
CORRÊA, J. G. S.; Gomes, R. Al; Batista, M. R. R.. Participação em banca de Márcia de Lourdes Bezerra dos Santos Lima. A classificação da pessoa com deficiência e os mecanismos de inclusão / exclusão social em relação ao mercado de trabalho. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

7.
CORRÊA, J. G. S.; Cunha, L. H. H.; Christillino, C. L.. Participação em banca de Aldo Manoel Branquinho Nunes. Dinâmicas de Fronteiras e Conformação das Estruturas Social e Fundiária nos "Sertões da Borborema" entre finais do século XVIII e início do século XX. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

8.
CORRÊA, J. G. S.; Cunha, L. H. H.; Batista, M. R. R.. Participação em banca de Aldo Manoel Branquinho Nunes. Interdependências nas Fronteiras: contribuições elisianas para o estudo de processos sociais no interior do Brasil. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Qualificações de Mestrado
1.
CORRÊA, J. G. S.; Silva, A. B. da; Mura, F.; Barroso, M. M.. Participação em banca de Jhéssika Angell Alves da Silva. Daqueles que estão presentes, mas não são olhados: O desafio de se pesquisar os missionários no contexto contemporâneo. 2015.

2.
CORRÊA, J. G. S.; Pereira, E. M. M.; Mura, F.; Silva, A. B. da. Participação em banca de Érika Catarina de Melo e Alves. "Sabe bem pisar o chão!": Dinâmicas territoriais e tradição de conhecimento entre as Cambindas. 2014.

3.
CORRÊA, J. G. S.; Batista, M. R. R.; Gomes, R. Al. Participação em banca de Vanessa Belmiro dos Santos. O Selo "Terra Negra Brasil": analisando uma política de acesso à terra para a população rural negra. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

4.
CORRÊA, J. G. S.; Menezes, M. A. de. Participação em banca de Marcos Antônio Ferreira Almeida. A atuação do Ministério Público nos Conflitos Trabalhistas do Agronegócio Canavieiro. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

5.
CORRÊA, J. G. S.; Batista, M. R. R.. Participação em banca de Vanessa Emanuelle de Souza. Ser do lugar, Permanecer no lugar: família, migração e identidade no quilombo do Matão (PB). 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Batista, M. R. R.; CORRÊA, J. G. S.; Nascimento, R. H. Z.. Participação em banca de Maria Josiene Gomes Teixeira. Clubes de Mães: um lugar de luta ou de lazer? Estudo de um clube de mães na cidade de Campina Grande ao longo das últimas três décadas. 2010.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CORRÊA, J. G. S.; Batista, M. R. R.; LIMA, E. C. de A.. Participação em banca de Pedro Vitor Cerqueira Pacheco.Etnografando quem faz o software: jovens do 'vale do silício' paraibano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

2.
Batista, M. R. R.; Gusmão, E. H. A. de; CORRÊA, J. G. S.. Participação em banca de Izabelle Aline Donato Braz.Entre o silêncio e o enunciado: o desafio em se pesquisar os ciganos em Campina Grande. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

3.
CORRÊA, J. G. S.; Batista, M. R. R.; LIMA, E. C. de A.. Participação em banca de Ana Paula Guedes do Nascimento Costa."A destruidora de lares": Estigmas e Estereótipos nas Eleições Municipais de Campina Grande - PB / 2012. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

4.
CORRÊA, J. G. S.; Batista, M. R. R.; Chianca, L. de O.. Participação em banca de Carolina Barbosa de Albuquerque."Onde estão e quem são Caboclos, Doidos, Índios e Mudos: Investigando Classificações, Identidades e Estigmas". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

5.
CORRÊA, J. G. S.; Rojas, G. A.; Carvalho, S. de. Participação em banca de Renata Kelly Muniz Alves.O processo político na Venezuela bolivariana: uma análise do governo de Hugo Chávez. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

6.
CORRÊA, J. G. S.; Batista, M. R. R.; OOSTERHOUT, M. C. M. C. V.. Participação em banca de Lígia de França Carvalho Fonseca.Investigando significados nos discursos políticos: um exercício a partir dos pronunciamentos de uma Senadora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

7.
CORRÊA, J. G. S.; Batista, M. R. R.; Goldfarb, M. P. L.. Participação em banca de Carolina Leal Dantas do Nascimento.Ciganos em Patos-PB: o desafio atravessado por geração e gênero. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

8.
CORRÊA, J. G. S.; Batista, M. R. R.. Participação em banca de Vanessa Emanuelle de Souza.Ser do lugar, Permanecer no Lugar: questões sobre reprodução social na comunidade quilombola do Matão-PB. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia Rural) - Universidade Federal de Campina Grande.

9.
CORRÊA, J. G. S.; LIMA, E. C. de A.; Santana, M. M.. Participação em banca de José Enilson Fernandes.Quando a emoção pede passagem: um estudo sobre o uso dos Sentimentos em Campanhas Eleitorais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CORRÊA, J. G. S.; Silva, I. B. P. da; Mura, C.. Comissão Julgadora do Concurso Público Professor Adjunto. 2016. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Outras participações
1.
Teixeira, L. de M.; Leal, F. de L. A.; CORRÊA, J. G. S.; Souza, X. S. de S. de; Aguiar, Ed. C.; Rodrigues, M. C.; Ferreira, J. L.. Comissão para elaborar Minuta de Resolução do Comitê de Ética das Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas. 2017. Universidade Federal de Campina Grande.

2.
Sales Júnior, R. L. de; LADOSKY, M. H. G.; CORRÊA, J. G. S.. Comissão Progressão Funcional. 2016. Universidade Federal de Campina Grande.

3.
CORRÊA, J. G. S.; Nascimento, R. H. Z.; SILVA, E. E. D. da. Comissão de Avaliação de Progressão (CAP). 2015. Universidade Federal de Campina Grande.

4.
CORRÊA, J. G. S.; Paulo, M. de A. L. de; Sales Júnior, R. L. de. Comissão de Estágio Probatório. 2015. Universidade Federal de Campina Grande.

5.
CORRÊA, J. G. S.; LIMA, E. C. de A.; Silva, A. G. da. Comissão de Avaliação do Bolsista PNPD/ CAPES / PPGCS. 2013.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PAMIN - Seminário Veredas do Patrimônio 2016: Os desafios do Patrimônio.Narrativas de arquivos e economias etnológicas: refletindo a partir do SPI e da IR4. 2016. (Seminário).

2.
XII Congresso de Iniciação Científica da UFCG. Educação indígena, produção bibliográfica e construção de consensos - desdobrando pesquisa e pensando antropologia, formação de estados nacionais e a construção de atores e intervenções pedagógicas. 2016. (Congresso).

3.
Encontro de Ciências Sociais UFCG Os desafios do cientista social na na sociedade brasileira atal.Coordenador da Mesa Redonda. 2015. (Encontro).

4.
Narrativas, Memórias e Incorporação Cotidiana da Diversidade.Narrativas, Memórias e Incorporação Cotidiana da Diversidade. 2015. (Outra).

5.
XII Congresso de Iniciação Científica da UFCG. Continuidades e Descontinuidades no campo da Educação Indígena: Antropologia, Formação de Estados Nacionais e a construção de atores e intervenções pedagógicas - análise da produção bibliográfica da segunda década do século XXI. 2015. (Congresso).

6.
XI Congresso de Iniciação Científica da UFCG. Entendendo o campo da educação indígena: antropologia, formação de estados nacionais e a construção de atores e intervenções pedagógicas. 2014. (Congresso).

7.
IV REA / XIII ABANNE Saberes Locais e Experiências Transnacionais Interfaces do Fazer Antropológico. Coordenou o Grupo de Trabalho Dinâmicas territoriais, processos políticos e lógicas identitárias. 2013. (Congresso).

8.
IX Encontro de História Oral do Nordeste - Memória, Identidade e Territorialidade.Coordenador do GT Memória, Identidade e Territorialidade. 2013. (Encontro).

9.
X RAM Reunión de Antropología del Mercosul. La investigación de los processos de educación indígena: desafios teórico-metodológicos y ético-políticos. 2013. (Congresso).

10.
Ciclo de Palestras Semiárido em Foco.Antropologia e o Semiárido: cenários e atores. 2012. (Seminário).

11.
IX Congresso de Iniciação Científica da UFCG. Mapeando o campo da Educação Indígena: Antropologia, Formação de Estados Nacionais e a construção de atores e intervenções pedagógicas. 2012. (Congresso).

12.
Semiárido em Foco - INSA.Antropologia e o Semiárido: cenários e atores. 2012. (Encontro).

13.
Sessão Prolind Potiguara IV Seminário do Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos IV MOstra Leme de Fotografias e Filme Etnográfico.Sessão Prolind Potiguara IV Seminário do LEME. 2011. (Encontro).

14.
Ciclo de Palestras promovido pelo PET Antropologia - PET de A a Z (UFCG).Pesquisando instituições e práticas estatais: refletindo sobre ação tutelar entre populações indígenas. 2010. (Outra).

15.
Diversidade na Escola: Educação, Direitos Humanos e Multiculturalismo.Educação do Campo e Novas Ruralidades. 2010. (Seminário).

16.
III Seminário do Laboratório de Movimentos Étnicos.Licenciaturas Indígenas no nordeste: relatos de experiências. 2010. (Seminário).

17.
X Congresso Internacional da Brazilian Studies Association (BRASAS). Estratégias e expectativas - estados pós-coloniais, imaginação e administração de populações nativas, Brasil e Índia. 2010. (Congresso).

18.
I Congresso Brasileiro de Acadêmicos, Pesquisadores e Profissionais Indígenas. Perfil dos Jovens dos Movimentos Sociais Rurais. 2009. (Congresso).

19.
I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica.Etno-história no Brasil: fontes documentais e diálogos interdisciplinares. 2009. (Seminário).

20.
Laboratório de Leituras e Conexões Sul-Sul.Periferias Acadêmicas & Dependência Intelectual: desafios epistemológicos para o pensamento autônomo (Leituras sobre a Sociologia de Cingapura). 2009. (Encontro).

21.
Laboratório de Leituras e Conexões Sul-Sul.Estudos Subalternos: Rolling Stones da Historiografia Internacional. 2009. (Encontro).

22.
Laboratório de Leituras e Conexões Sul-Sul.Sociologia Vintage? Leituras brasileiras sobre desenvolvimento e teoria de dependência. 2009. (Encontro).

23.
I Colóquio Internacional de História: Sociedade, Natureza e Cultura.História e Mito: O lugar dos documentos e dos relatos para os Truká. 2008. (Outra).

24.
VII Reunião de Antropologia do Mercosul.GT Violência Estatal, Indigenismo e Povos indígenas. 2007. (Outra).

25.
25ª Reunião Brasileira de Antropologia.A administração da memória: Arquivo estatal, controle e memória. 2006. (Outra).

26.
VI Reunión de Antropología del Mercosur: Identidad, Fragmentación y Diversidad.GT Antropologia do Estado. 2005. (Outra).

27.
Seminário "Quando o campo é o arquivo: Etnografias, histórias e outras memórias guardadas".Desafios para a antropologia: reflexões a partir da pesquisa no arquivo da FUNAI. 2004. (Seminário).

28.
XXIV Reunião Brasileira de Antropologia. Fórum de pesquisa Antropologia e Desenvolvimento/ Sessão Povos Indígenas e desenvolvimento.Projetos, programas e planos: Os diferentes aspectos da atuação indigenista na Funai e seus entrecruzamentos com projetos de desenvolvimento no Brasil nas décadas de 70 e 80.. 2004. (Outra).

29.
Reunião de Antropogia do Norte e Nordeste. Grupo de Trabalho.Pensando assistência e desenvolvimento: os projetos de desenvolvimento e a política indigenista da FUNAI nas décadas de 70 e 80. 2003. (Encontro).

30.
XXIII Reunião Brasileira de Antropologia. Fórum Organizações indígenas, práticas e legislações indigenistas.A proteção que faltava: O Reformatório Agrícola Indígena Krenak e a administração estatal dos índios. 2002. (Outra).

31.
XXII Reunião Brasileira de Antropologia. Fórum Organizações indígenas, práticas e legislações indigenistas..A proteção que faltava: O Reformatório Agrícola Indígena Krenak e a administração estatal dos índios. 2000. (Outra).

32.
Seminário "Bases para uma nova política indigenista". 1999. (Seminário).

33.
Seminário "Ciências Sociais, Estado e Sociedade". 1997. (Seminário).

34.
XXI Encontro Anual da ANPOCS. 1997. (Encontro).

35.
3ª Mostra do Filme Etnográfico. 1996. (Outra).

36.
XX Encontro Anual da ANPOCS. 1996. (Encontro).

37.
XIX Encontro Anual da ANPOCS. 1995. (Encontro).

38.
2ª Mostra do Filme Etnográfico. 1994. (Outra).

39.
XIX Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. 1994. (Outra).

40.
1ª Mostra do Filme Etnográfico. 1993. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORRÊA, J. G. S.. Seminário Bases para uma nova política indigenista. 2002. (Outro).

2.
CORRÊA, J. G. S.. Seminário Bases para uma nova política indigenista. 1999. (Outro).

3.
CORRÊA, J. G. S.. 3ª Mostra do Filme Etnográfico. 1996. (Outro).

4.
CORRÊA, J. G. S.. 2ª Mostra do Filme Etnográfico. 1994. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Carolyne Brasileiro Torres. Circos: um exercício investigativo. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, MEC-SESu. (Orientador).

2.
Renan Jacinto Monteiro. Ciganos: um exercício de pesquisa. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, MEC-SESu. (Orientador).

3.
Pedro Victor Cerqueira Pacheco. Investigando os grupos que trabalham com programações. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande. (Orientador).

4.
Jhéssika Angell Alves e Silva. O trabalho missionário junto aos povos indígenas: uma investigação antropológica. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande. (Orientador).

5.
Carolina Barbosa de Albuquerque. Estudando uma comunidade. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, MEC-SESu. (Orientador).

6.
Érika Catarina de Melo Alves. Cabindas de Taperoá: um exercício analítico. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, MEC-SESu. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pedro Vitor Cerqueira Pacheco. Etnografando quem faz o software: jovens do 'vale do silício' paraibano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: José Gabriel Silveira Corrêa.

2.
Lígia de França Carvalho Fonseca. Investigando significados nos discursos políticos: um exercício a partir dos pronunciamentos de uma Senadora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, MEC-SESu. Orientador: José Gabriel Silveira Corrêa.

Orientações de outra natureza
1.
Carolina Barbosa de Albuquerque. Onde estão e quem são Caboclos, Doidos, Índios e Mudos: Investigando Classificações, Identidades e Estigmas. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, MEC-SESu. Orientador: José Gabriel Silveira Corrêa.



Outras informações relevantes


Membro da Comissão de Criação e Implantação do Curso de Graduação de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais, designado pelo Reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Portaria nº 739/GR, de 25 de agosto de 2008.



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