Alexandre Mendes Nicolini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0344124233231329
  • Última atualização do currículo em 20/08/2018


Alexandre Nicolini é Doutor em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA), tendo realizado seu estágio de doutoramento na Université Paris Dauphine (Paris IX). É também Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAP/FGV) e Administrador de Empresas pela Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FAF/UERJ). Trabalha atualmente como consultor universitário em Aprendizagem, Docência e Gestão Universitária, sendo especializado em Design Curricular e Projetos Pedagógicos, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e Treinamento Docente para Aprendizagem e Avaliação por Competências. Sua atuação profissional e orientação de pesquisa estão intimamente ligadas às inter-relações da aprendizagem individual e social, teórica e prática, bem como metodologias, instrumentos e protocolos de ensino e avaliação da aprendizagem, e decorrem da sua experiência como pesquisador em programa stricto sensu, orientador de doutorado e mestrado, professor universitário de graduação e pós-graduação, gestor do ensino superior (inclusive como Reitor), avaliador ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e Líder do Tema de Formação do Professor e do Pesquisador na Associação Nacional dos Cursos de Pós-Graduação (ANPAD). Entre os seus trabalhos científicos, destacam-se os artigos que discutem a formação em Administração no Brasil e o seu papel como avaliador de trabalhos científicos nas mais importantes revistas e congressos científicos da área. Seu artigo intitulado "Qual será o futuro das fábricas de administradores" é o 26º paper mais citado na área de Administração no país. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Mendes Nicolini
Nome em citações bibliográficas
NICOLINI, Alexandre Mendes;NICOLINI, ALEXANDRE MENDES;NICOLINI, ALEXANDRE


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Administração.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
com período sanduíche em Université Paris-Dauphine - Paris IX (Orientador: Jean-François Chanlat).
Título: Aprender a governar: a aprendizagem dos dirigentes públicos para as carreiras de Estado, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Tania Maria Diederichs Fischer.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Administração; Escolas de governo; aprendizagem social; Comunidades de prática.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
Setores de atividade: Administração Pública, Defesa e Seguridade Social.
1996 - 1999
Mestrado em Administração.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: O ensino de graduação em administração: uma análise das Políticas Públicas Propostas,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Paulo Emílio Matos Martins.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1991 - 1995
Graduação em Administração de Empresas.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.




Atuação Profissional



Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas, CIESA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Reitor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Presidente do Conselho Universitário Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Formulador do Plano de Desenvolvimento Institucional de 2009-2013

Atividades

01/2009 - 12/2009
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Reitor.

Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2017
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
Formulador do Plano de Alta Comunalidade de Temas (PACT) para a área de gestão (2013-2017) Formulador das Políticas de Treinamento de Docentes (2014-2017) Coach dos Coordenadores da Área de Gestão (2015-2017) Coordenador do INTEGRA - Laboratório de Aprendizagem, Docência e Gestão Universitária (2015-2017)

Atividades

02/2016 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégia Organizacional
Pedagogia Universitária e Formação de Docentes
Aprendizagem Organizacionail
03/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Mestrado em Administração, .

08/2013 - 07/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing
Organização e Métodos
Plano de Negócios
Contexto em Organizações

Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Acadêmico do Curso de Administraç, Carga horária: 40
Outras informações
Membro do Conselho de Gestão, policy maker dos cursos de gestão da UCAM Autor do Projeto Pedagógico Institucional do curso de Administração Presidente do G7, grupo que instituía as diretrizes de preparação para o Exame Nacional de Cursos

Atividades

07/2000 - 07/2004
Direção e administração, Instituto Candido Mendes - Campos do Goytacaze, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
03/1999 - 03/2003
Ensino, Administração Geral, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Estratégica

Faculdade Ruy Barbosa, FRB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador Acadêmico do Curso de Administraç, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Formulador do Programa de Treinamento dos Docentes Formulador do Projeto Interdisciplinar Formulador da Feira de Negócios da Ruy


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Avaliador, Enquadramento Funcional: Ad Hoc



Linhas de pesquisa


1.
Estratégia, Governança e Conhecimento

Objetivo: Estuda a dialética nas relações entre o principal, agentes e demais steakholders no tocante às formulações sobre posicionamento, alinhamento, desenvolvimento de competências e capacidades, desempenho e geração de valor nos diversos setores econômicos, indústrias verticais de negócio, grupos estratégicos e firmas. Inclui os temas: governança corporativa, estratégia, controle gerencial, inteligência competitiva e gestão do conhecimento aprendizagem e organizações que aprendem, gestão do capital intelectual, análise de valor, inovação e novas tecnologia..


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Observatório do Ensino Superior do Rio de Janeiro
Descrição: Este projeto se propõe a compor extenso painel de acompanhamento do desempenho dos cursos superiores oferecidos no Estado, a fim de verificar onde estão as vocações profissionais com maior potencial de atração de investimentos e onde estão os cursos e profissões que podem estrangular as necessidades de desenvolvimento profissional no Estado. Também pretende desenvolver uma metodologia para orientá-los sobre como incrementar o desempenho destes cursos a partir da Teoria de Competências e da Taxionomia dos Objetivos Educacionais. Pretende-se, assim, oferecer ao Estado do Rio de Janeiro uma ferramenta útil que permita acompanhar e desenvolver processos de ensino-aprendizagem mais eficientes e alinhados com as políticas públicas definidas pelo país na área educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Alexandre Mendes Nicolini - Coordenador / Rui Otávio Bernardes de Andrade - Integrante / Angilberto Sabino de Freitas - Integrante / José Francisco de Carvalho Rezende - Integrante.Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Laboratório de Aprendizagem, Docência e Gestão Universitária
Descrição: O Laboratório de Aprendizagem, Docência e Gestão Universitária tem como objetivo de pesquisa a integração entre as boas práticas educacionais, pedagógicas e didáticas e as necessárias demandas por eficiência na gestão de Instituições de Ensino Superior, sejam públicas ou privadas, mediada pela eficácia da aprendizagem e apropriação de competências pela comunidade acadêmica. O Laboratório tem como alvo a pesquisa de métodos de ensino, formas de aprendizagem e análise de políticas públicas para tanto. Dedica-se também à extensão universitária, por meio de treinamento de professores e coordenadores em metodologias de concepção, implementação e avaliação de cursos superiores, bem como ao ensino do conhecimento adquirido pelo laboratório em nível de pós-graduação stricto sensu em disciplinas como Pedagogia Universitária e Formação de Docentes e Aprendizagem Organizacional. Espera-se, desta forma, fortalecer a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão tanto na produção como na assimilação destes saberes. O Laboratório tem captado fomentos junto à FAPERJ em editais como o Prioridade Rio, que viabilizará o Observatório do Ensino Superior do Rio de Janeiro, peça estratégica para se compreender as oportunidades e lacunas de formação necessárias para o desenvolvimento científico, tecnológico e profissional do Estado do Rio de Janeiro. O Laboratório dispõe de espaço de pesquisa com sete estações de trabalho que abrigam dois professores pesquisadores e quatro bolsistas de iniciação científica e tecnológica, além de dois doutorandos e três mestrandos vinculados aos projetos de pesquisa dos professores pesquisadores. Ao total, colaboram associados ao Laboratório, além da equipe mencionada, mais oito mestres com produção vinculada ao projeto de pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Alexandre Mendes Nicolini - Coordenador / Rui Otávio Bernardes de Andrade - Integrante / Angilberto Sabino de Freitas - Integrante / José Francisco de Carvalho Rezende - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 11
2010 - Atual
Aprendizagem organizacional e comunidades de prática: a formação do administrador segundo a lógica experiencial
Descrição: Este projeto se propõe a rastrear o caminho de aprendizagem das pessoas envolvidas com a área de gestão, do momento em que começam a receber a qualificação necessária para o exercício profissional até o instante em que se consideram profissionais plenos naquela carreira. Investigar-se-ão todas as fases identificadas nesse processo: a formação acadêmica recebida em cursos superiores, a capacitação em cursos específicos, quando necessário, a inserção no ambiente de trabalho e na função designada, as primeiras responsabilidades a eles delegadas, o reconhecimento por seus pares das habilidades que desenvolveram e, eventualmente, o crescimento nos planos pessoal e profissional como símbolo da sua aptidão e da confiança dos seus pares. Procurar-se-á, também, compreender as condicionantes dessa aprendizagem: a estruturação e evolução do ensino universitário no Brasil, bem como os espaços de formação ensejados por programas de capacitação e pelas comunidades sociais que receberão os gestores novatos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Alexandre Mendes Nicolini - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 5


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2017
INTEGRA - Laboratório de Aprendizagem, Docência e Gestão Universitária
Descrição: O INTEGRA se propôs a ser um espaço de aprendizagem, pesquisa, aplicação e orientação para futuros professores com embasamento científico nas áreas de administração e educação. Seu público de interesse é constituído por professores e futuros professores em estágio de titulação. Entre seus objetvos estavam: 1) Pesquisar sobre aprendizagem, docência e gestão no ensino superior, a partir da ótica dos seus atores; 2) Gerar metodologias de aprendizagem docente e discente integradas às gestões de curso e universitária..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Alexandre Mendes Nicolini - Coordenador / adriana amadeu garcia torres - Integrante / Patrícia Louzada Calderón - Integrante / Paulo Cesar Albuquerque Macedo - Integrante / Evandro de Campos Câmara - Integrante / ANDRADE, RUI OTAVIO BERNARDES DE - Integrante / claudio marcos maciel da silva - Integrante / Josué José da Silva - Integrante / Jennifer Cristiny Martins - Integrante / Emiliane Torres Silva - Integrante / Danielle Almeida Oliveira - Integrante / Gilcimar Ferreira de Carvalho Caetano - Integrante / Guilherme Quintanilha Corrêa da Silva - Integrante / Letícia Zveiter de Albuquerque - Integrante / Rafael Deolindo Pereira - Integrante / Mariane Ribeiro Vieira Garcia - Integrante.Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC)
2008 - 2008
Periódico: O&S. Organizações & Sociedade
2011 - Atual
Periódico: BAR. Brazilian Administration Review
2013 - Atual
Periódico: GVcasos - Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração
2015 - Atual
Periódico: RAC. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA (ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2001
Menção Honrosa, Associação Nacional dos Cursos de Pós-Graduação em Administração.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GARCIA, A. A.2016GARCIA, A. A. ; MACEDO, P. C. A. ; NICOLINI, Alexandre Mendes ; ANDRADE, RUI OTAVIO BERNARDES DE ; CAMARA, E. C. . Universidades privadas e o Enade: qual categoria administrativa tem melhor desempenho no curso de Administração. Revista Gestão Universitária da América Latina, v. 9, p. 01, 2016.

2.
TORRES, A. A. G.2016TORRES, A. A. G. ; MACEDO, P. C. A. ; NICOLINI, Alexandre Mendes ; MARTINS, J. C. . Desempenho acadêmico dos estudantes e titulação de docentes no curso de bacharelado em administração: as organizações acadêmicas e/ou categorias administrativas apresentam correlação distinta?. Revista Gestão Universitária da América Latina, v. 9, p. 129-145, 2016.

3.
SILVA, G. Q. C2016SILVA, G. Q. C ; NICOLINI, ALEXANDRE MENDES . O ensino de administração visto dos Enanpads (2001-2014). InterSaberes Revista Científica, v. 9, p. 408-426, 2016.

4.
GUEDES, KARINE DE LIMA2015GUEDES, KARINE DE LIMA ; ANDRADE, RUI OTAVIO BERNARDES DE ; NICOLINI, ALEXANDRE MENDES . A AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA COM A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), v. 16, p. 71, 2015.

5.
MAIO, E. C.2015MAIO, E. C. ; NICOLINI, Alexandre Mendes . O impacto do uso da metodologia ativa de aprendizagem para estudantes e professores em um curso de graduação em Administração. Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa, v. 1, p. 142, 2015.

6.
SILVEIRA, F. A.2014SILVEIRA, F. A. ; LOUREIRO, J. C. S. ; NICOLINI, Alexandre Mendes . Corpos docentes empreendem conjuntamente ou 'o corpo ainda é pouco' para tanto?. Revista de Administração da UFSM, v. 7, p. 214-229, 2014.

7.
COELHO, F. S.2014NICOLINI, Alexandre Mendes; COELHO, F. S. ; Revisitando as origens do ensino de graduação em administração pública no Brasil (1854-1952). Revista de Administração Pública (Impresso), v. 48, p. 367-388, 2014.

8.
PELEIAS, I. R.2014PELEIAS, I. R. ; NICOLINI, Alexandre Mendes . Educação em Administração e Contabilidade no Brasil. RACE : REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA, v. 12, p. 5-8, 2014.

9.
TORRES, A. A. G.2014TORRES, A. A. G. ; NICOLINI, Alexandre Mendes ; ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de . Valor agregado aos estudantes nos cursos de administração: uma comparação entre instituições de ensino superior públicas e privadas. Revista Gestao Universitaria na America Latina - GUAL, v. 7, p. 24-46, 2014.

10.
CHRISTIANO, C. A.2014CHRISTIANO, C. A. ; NICOLINI, Alexandre Mendes . Competências Docentes no processo de ensino-aprendizagem em Administração. Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa, v. 1, p. 58, 2014.

11.
SILVA, G. Q. C2014SILVA, G. Q. C ; NICOLINI, ALEXANDRE MENDES . O ensino de administração e contabilidade visto dos Enanpads (2001-2014). Intersaberes (Facinter), v. 9, p. 408-425, 2014.

12.
NICOLINI, Alexandre Mendes;NICOLINI, ALEXANDRE MENDES;NICOLINI, ALEXANDRE2013NICOLINI, Alexandre Mendes; ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de ; GARCIA, A. A. . Comparando os resultados do Enade 2009 por número de instituições e número de estudantes: como anda o desempenho acadêmico dos cursos de administração?. Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), v. 14, p. 161-196, 2013.

13.
NICOLINI, Alexandre Mendes;NICOLINI, ALEXANDRE MENDES;NICOLINI, ALEXANDRE2013NICOLINI, Alexandre Mendes. Podem Indivíduos e Suas Práticas Promover Aprendizagem Organizacional?. Teoria e Pratica em Administracao, v. 3, p. 19-38, 2013.

14.
COELHO, F. S.2013NICOLINI, Alexandre Mendes; COELHO, F. S. ; Do auge à retração: análise de um dos estágios de construção do ensino de Administração pública no Brasil (1966-1982). Organizações & Sociedade (Online), v. 20, p. 403-422, 2013.

15.
COELHO, F. S.2011COELHO, F. S. ; NICOLINI, Alexandre Mendes . Como tudo começou? Apontamentos Históricos sobre a Implantação do Ensino de Graduação em Administração Pública no Brasil (1952-1965). Temas de administração pública (UNESP. Araraquara), v. 2, p. 1, 2011.

16.
Fischer, Tania2005Fischer, Tania ; NICOLINI, Alexandre Mendes ; Ramos, Manuela . Aos mestres de administração. O&S. Organizações & Sociedade, v. 12, p. 109-112, 2005.

17.
NICOLINI, Alexandre Mendes;NICOLINI, ALEXANDRE MENDES;NICOLINI, ALEXANDRE2004NICOLINI, Alexandre Mendes. Educação: os novos desafios da universidade. RAE. Revista de Administração de Empresas, v. 44, p. 130, 2004.

18.
NICOLINI, Alexandre Mendes;NICOLINI, ALEXANDRE MENDES;NICOLINI, ALEXANDRE2003 NICOLINI, Alexandre Mendes. Qual será o futuro das fábricas de administradores?. RAE. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 43, p. 44-54, 2003.

19.
NICOLINI, Alexandre Mendes;NICOLINI, ALEXANDRE MENDES;NICOLINI, ALEXANDRE2003NICOLINI, Alexandre Mendes. Fatores condicionantes do desenvolvimento do ensino de administração no Brasil. Revista ANGRAD, v. 4, p. 3-17, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NICOLINI, Alexandre Mendes; ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de (Org.) ; TORRES, A. A. G. (Org.) ; SILVA, C. M. M. (Org.) ; SILVA, J. J. (Org.) ; PINHO, M. G. (Org.) ; MACEDO, P. C. A. (Org.) ; CAVALCANTI NETO, S. (Org.) . PADRÃO ENADE - Análise, Reflexões e Proposições À Luz da Taxonomia de Bloom. 1. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2015. v. 1. 136p .

2.
ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de ; NICOLINI, Alexandre Mendes ; MACEDO, P. C. A. ; MARTINS, J. C. . Panorama do Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro. 1. ed. Rio de Janeiro: SEMERJ, 2015. v. 1. 64p .

Capítulos de livros publicados
1.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Podem indivíduos e suas práticas promoverem aprendizagem social?. In: José Francisco de Carvalho Rezende. (Org.). Gestão do conhecimento, capital intelectual e ativos intangíveis. 1ªed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2014, v. I, p. 89-111.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E. T. ; TORRES, A. A. G. ; NICOLINI, Alexandre Mendes . Competências para os gestores de IES: quais as contempladas pelos cursos de pós-graduação lato sensu?. In: XIX SemeAd - Seminário em Administração, 2016, São Paulo. XIX SemeAd, 2016.

2.
TORRES, A. A. G. ; NICOLINI, Alexandre Mendes . Modelos de avaliação da educação superior: a influência do discurso adotado. In: XVI Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 2016, Arequipa. XVI COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA - CIGU, 2016.

3.
SILVA, E. T. ; TORRES, A. A. G. ; NICOLINI, Alexandre Mendes . Competências contempladas pelos cursos de pós-graduação lato e stricto sensu para gestores de IES: similaridades e divergências.. In: XVI Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 2016, Arequipa. XVI Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 2016.

4.
OLIVEIRA, D. A. ; NICOLINI, ALEXANDRE . O Desenvolvimento de Competências através da Prática a partir da Ótica de Docentes de Graduação em Administração de IESs Privadas. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), 2016, Costa do Sauípe. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), 2016.

5.
SILVA, J. J. ; NICOLINI, ALEXANDRE MENDES . A Avaliação da Aprendizagem pela Ótica da Taxonomia de Bloom: Quais são as Dimensões Privilegiadas pelos Professores de Administração?. In: V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa de Administração e Contabilidade, 2015, Salvador. Anais do V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa de Administração e Contabilidade, 2015.

6.
NICOLINI, Alexandre Mendes; REZENDE, J. F. C. ; TORRES, A. A. G. . O desenvolvimento do docente do ensino superior enquanto capital humano: integrando contextos capacitantes e aprendizagem ambidestra para criação de competências. In: XXXIX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2015, Belo Horizonte. XXXIX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2015.

7.
SILVA, E. T. ; TORRES, A. A. G. ; NICOLINI, Alexandre Mendes . Pressupostos para um Modelo de Governança Corporativa para Instituições de Ensino Superior (IES) Privadas. In: VI Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont 2015, 2015, Rio de Janeiro. VI Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont 2015, 2015.

8.
TORRES, A. A. G. ; MACEDO, P. C. A. ; MARTINS, J. C. ; NICOLINI, Alexandre Mendes . Seria a Correlação Fraca entre Titulação Docente e Desempenho dos Estudantes no Enade Peculiaridade do Curso de Administração?. In: XVIII Seminário em Administração FEA-USP, 2015, São Pauo. XVIII Seminário em Administração FEA-USP, 2015.

9.
TORRES, A. A. G. ; MACEDO, P. C. A. ; NICOLINI, Alexandre Mendes ; MARTINS, J. C. . Desempenho acadêmico dos estudantes e titulação de docentes no curso de bacharelado em administração: as organizações acadêmicas e/ou categorias administrativas apresentam correlação distinta?. In: XV Coloquio Internacional de Gestión Universitaria, 2015, Mar Del Plata. XV Coloquio Internacional de Gestión Universitaria, 2015.

10.
CALDERON, P. L. ; TORRES, A. A. G. ; ANDRADE, RUI OTAVIO BERNARDES DE ; NICOLINI, Alexandre Mendes . Perfi requerido para profissionais atuarem em contextos multiculturais: as propostas da literatura acadêmica e a visão dos Gestores da Área de Pessoas. In: 9th Iberoamerican Academy of Management Conference, 2015, Chile. 9th Iberoamerican Academy of Management Conference, 2015.

11.
TORRES, A. A. G. ; CAETANO, G. F. C. ; MARTINS, J. C. ; NICOLINI, ALEXANDRE MENDES . Metodologias Ativas de Ensino: são as Experiências Compartilhadas?. In: V Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2015, Volta Redonda. V Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2015.

12.
SILVA, E. T. ; TORRES, A. A. G. ; NICOLINI, ALEXANDRE MENDES . Pressupostos para um Modelo de Governança Corporativa para Instituições de Ensino Superior (IES) Privadas. In: VI Congresso Nacional de Administração e Contabilidade, 2015, Rio de Janeiro. Anais do VI Congresso Nacional de Administração e Contabilidade, 2015.

13.
GARCIA, A. A. ; NICOLINI, ALEXANDRE ; CAETANO, G. F. C. ; MARTINS, J. C. . Metodologias Ativas de Ensino: são as Experiências Compartilhadas?. In: V Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2015. V Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2015.

14.
CALDERON, P. L. ; GARCIA, A. A. ; ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de ; NICOLINI, ALEXANDRE . Perfil Requerido para Profissionais atuarem em Contextos Multiculturais: As Propostas da Literatura Acadêmica e a Visão dos Gestores da Área de Pessoas. In: IAM, 2015. IAM, 2015.

15.
TORRES, A. A. G. ; NICOLINI, Alexandre Mendes ; OLIVEIRA, D. A. ; ANDRADE, RUI OTAVIO BERNARDES DE . Qual o engajamento dos docentes e das instituições de ensino superior (IES) na prática do projeto pedagógico do curso (PPC)?. In: XV Coloquio Internacional de Gestión Universitaria, 2015, Mar Del Plata. XV Coloquio Internacional de Gestión Universitaria, 2015.

16.
NICOLINI, Alexandre Mendes; ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de ; TORRES, A. A. G. ; CALDERON, P. L. . Los Cursos de Administración hacen prueba en el Brasil: cuales fueron los resultados en 2009 y 2012. In: CLADEA, 2014, Barcelona. XLXIX Asamblea Anual - CLADEA 2014, 2014.

17.
GUEDES, K. L. ; ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de ; NICOLINI, Alexandre Mendes . A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) na percepção dos estudantes e professores do curso de Administração. In: Seminários de Administração da FEA-USP, 2014, São Paulo. Anais do SEMEAD 2014, 2014.

18.
NICOLINI, Alexandre Mendes; TORRES, A. A. G. ; MACEDO, P. C. A. ; CAMARA, E. C. . Universidades privadas e o Enade: qual categoria administrativa tem melhor desempenho no curso de Administração?. In: Congresso de Administração Sociedade e Inovação, 2014, Volta Redonda, RJ. Anais do Congresso de Administração Sociedade e Inovação, 2014.

19.
NICOLINI, Alexandre Mendes; GARCIA, A. A. ; MACEDO, P. C. A. ; CAMARA, E. C. . A correlação entre a quantidade de docentes mestres e doutores e o desempenho dos estudantes no enade: a realidade do curso de Administração. In: Congresso Internacional de Gestão Universitária, 2014, Florianópolis. Anais do Congresso Internacional de Gestão Universitária, 2014.

20.
NICOLINI, Alexandre Mendes; ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de ; TORRES, A. A. G. ; CALDERON, P. L. . Desempenho dos cursos de bacharelado em Administração no Brasil: uma análise dos resultados no Exame Nacional de Desempenho (Enade) em 2006, 2009 e 2012. In: Congresso Internacional de Gestão Universitária, 2014, Florianópolis. Anais do Congresso Internacional de Gestão Universitária, 2014.

21.
CHRISTIANO, C. A. ; NICOLINI, Alexandre Mendes . Competência docentes no processo ensino-aprendizagem em um projeto interdisciplinar por temas gerenciais em curso de Administração. In: Congresso Internacional de Gestão Universitária, 2014, Florianópolis. Anais do Congresso Internacional de Gestão Universitária, 2014.

22.
NICOLINI, Alexandre Mendes; ANDRADE, RUI OTAVIO BERNARDES DE ; TORRES, A. A. G. ; CALDERON, P. L. . Los Cursos de Administración hacen prueba en el Brasil: cuales fueron los resultados en 2009 y 2012. In: XLIX Asamblea Anual de CLADEA, 2014, Barcelona. XLIX Asamblea Anual de CLADEA, 2014.

23.
NICOLINI, Alexandre Mendes; TORRES, A. A. G. ; MACEDO, P. C. A. ; CAMARA, E. C. . QUAL CATEGORIA ADMINISTRATIVA TEM MELHOR DESEMPENHO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. In: CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO, SOCIEDADE E INOVAÇÃO - CASI 2014, 2014, Volta Redonda. CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO, SOCIEDADE E INOVAÇÃO - CASI, 2014.

24.
GARCIA, A. A. ; NICOLINI, ALEXANDRE ; ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de ; CALDERON, P. L. . Desempeño de los Cursos de Administración en Brasil. In: CLADEA, 2014. CLADEA, 2014.

25.
PEREIRA, L. S. ; NICOLINI, Alexandre Mendes . A estratégia emergente como elemento de mudança e aprendizagem organizacional. In: Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2013, Niterói, RJ. Anais do IX Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2013.

26.
NICOLINI, Alexandre Mendes; XAVIER, Sérgio de Souza ; AYRES, Ana Beatriz Nascimento . Curso Superior, corpo docente e qualidade da formação: o papel do engajamento mútuo. In: ENANPAD, 2011, Rio de Janeiro. Anais do XXXV Enanpad, 2011.

27.
COELHO, F. S. ; NICOLINI, Alexandre Mendes . Uma Contribuição à História do Ensino de Graduação em Administração Pública no Brasil (1952 1994): proposta de periodização e análise de um dos estágios de construção.. In: ENANPAD, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XXXIX ENANPAD, 2010.

28.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Teoria, prática, indivíduos e organizações: uma visão caleidoscópica da aprendizagem em administração. In: Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 2009, Curitiba, PR.. . Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 2009.

29.
NICOLINI, Alexandre Mendes. A aprendizagem para as carreiras de Estado: o caso dos auditores fiscais do Estado da Bahia. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração, 2009, São Paulo. Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração, 2009.

30.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Os novos aprendizes organizacionais: aprendendo na prática e em comunidade. In: XI Colóquio Internacional sobre Poder Local, 2009, Salvador. Anais do XI Colóquio Internacional sobre Poder Local, 2009.

31.
NICOLINI, Alexandre Mendes. A Aprendizagem para as Carreiras de Estado: o Caso dos Gestores Públicos do Governo Federal. In: Encontro Nacional de Administração Pública e Governança, 2008, São Paulo. Encontro Nacional de Administração Pública e Governança, 2008.

32.
NICOLINI, Alexandre Mendes. A Escola Nacional de Administração Pública: uma universidade corporativa do Estado brasileiro?. In: Congreso Internacional del CLAD, 2008, Buenos Aires. Congreso Internacional del CLAD, 2008.

33.
NICOLINI, Alexandre Mendes; SCHOMMER, P. C. . Ensino e aprendizagem na formação em gestão pública e gestão social: em busca de novas concepções e desenhos curriculares. In: Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 2007, Recife. Resumo dos Trabalho do Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Rio de Janeiro: Anpad, 2007. v. 1. p. 133-133.

34.
NICOLINI, Alexandre Mendes; FISCHER, T. M. D. . Trajetória e tendências do ensino de administração pública no Brasil: a hora e a vez do dirigente público. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração, 2007, Rio de Janeiro. Resumo dos Trabalhos do Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração. Rio de Janeiro: Anpad, 2007.

35.
NICOLINI, Alexandre Mendes. A trajetória do Ensino de administração analisada por um binóculo institucional: lições para um novo caminho. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração, 2004, Curitiba. Resumo dos Trabalhos do Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração. Rio de Janeiro: Anpad, 2004.

36.
NICOLINI, Alexandre Mendes. O futuro administrador pela lente das novas Diretrizes Curriculares: cabeças bem-feitas ou bem cheias?. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração, 2002, Salvador. Resumo dos Trabalhos do Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração. Rio de Janeiro: Anpad, 2002.

37.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Qual será o futuro das fábricas de administradores?. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração, 2001, Campinas. Resumo dos Trabalhos do Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração. Rio de Janeiro: Anpad, 2001.

Artigos aceitos para publicação
1.
GUEDES, K. L. ; ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de ; NICOLINI, Alexandre Mendes . A avaliação de estudantes e professores de Administração sobre a experiência com a Aprendizagem Baseada em Problemas. Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
NICOLINI, Alexandre Mendes; ANDRADE, RUI OTAVIO BERNARDES DE ; TORRES, A. A. G. . Los Cursos de Administración hacen prueba en el Brasil: cuales fueron los resultados en 2009 y 2012. 2014. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
NICOLINI, ALEXANDRE. Projeto de Aprimoramento Pedagógico dos Cursos da Unileao. 2018.

2.
NICOLINI, ALEXANDRE. Projeto de Aprimoramento Pedagógico dos Cursos da Unilfeso. 2018.

3.
NICOLINI, ALEXANDRE. Projeto de Aprimoramento Pedagógico dos Cursos do IESC/FAG. 2018.

4.
NICOLINI, ALEXANDRE. Projeto do Programa Nacional de Formação de Gestores de Curso da ANGRAD. 2018.

5.
NICOLINI, ALEXANDRE. Projeto do Programa Nacional de Formação de Coordenadores e Professores da Kroton. 2017.

6.
NICOLINI, ALEXANDRE. Projeto de Reorganização Pedagógica dos Cursos de Gestão da Uninter. 2015.

7.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Projeto de Coaching dos Coordenadores Acadêmicos de Cursos de Ciências Sociais da Unigranrio. 2010.

8.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Projeto Pedagógico do Curso de Administração da Faculdade da Amazônia Ocidental. 2008.

9.
FISCHER, T. M. D. ; NICOLINI, Alexandre Mendes ; Ramos, Manuela . Programa de Capacitação Docente em Administração. 2007.

10.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Projeto Pedagógico do Curso de Administração de Empresas da Universidade de Cuiabá. 2001.

Processos ou técnicas
1.
NICOLINI, ALEXANDRE. Processo de Análise dos Resultados no Exame Nacional de Desempenho (ENADE). 2015.

Trabalhos técnicos
1.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Projeto Pedagógico do Curso de Administração de Empresas da Universidade Candido Mendes. 2003.

2.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Projeto Pedagógico do Curso de Administração de Empresas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Sobral Pinto. 2002.

3.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Projeto Pedagógico do Curso de Administração de Empresas da Universidade Severino Sombra. 1999.


Demais tipos de produção técnica
1.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Programa de Formação Docente. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Formação em nível de especialização).

2.
COUTINHO, G. F. ; NICOLINI, Alexandre Mendes . Relatório de avaliação da Faculdade de Iporá. 2013. (Pareceres).

3.
LAVARDA, R. A. B. ; NICOLINI, Alexandre Mendes . Relatório de avaliação da Faculdade do Centro Educacional Mineiro - FACEM. 2013. (Pareceres).

4.
MAIA, M. G. S. F. ; NICOLINI, Alexandre Mendes . Relatório de avaliação da Faculdade De Tecnologia Inesul Do Maranhão - FIMAR. 2013. (Pareceres).

5.
OLIVEIRA, A. R. ; NICOLINI, Alexandre Mendes . Relatório de avaliação da Faculdade Anhanguera de Campinas. 2013. (Pareceres).

6.
SILVA JUNIOR, A. ; NICOLINI, Alexandre Mendes . Relatório de avaliação da Faculdade de Jaboticabal. 2013. (Pareceres).

7.
SOLINO, A. S. ; NICOLINI, Alexandre Mendes . Relatório de avaliação da Faculdade Maurício de Nassau de João Pessoa. 2013. (Pareceres).

8.
GARLIPP, J. R. D. ; NICOLINI, Alexandre Mendes . Relatório de avaliação do Centro Universitário do Distrito Federal. 2012. (Pareceres).

9.
NICOLINI, Alexandre Mendes; COUTINHO, G. F. . Relatório de avaliação do Centro Universitário UNA. 2012. (Pareceres).

10.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Líder do tema "Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade". 2012. (Pareceres).

11.
SILVA, J. L. C. E. ; NICOLINI, Alexandre Mendes . Relatório de avaliação do Curso de Administração da Universidade Guarulhos. 2012. (Pareceres).

12.
NICOLINI, Alexandre Mendes; ROCHA, J. S. . Relatório de avaliação do Curso de Administração do Centro Universitário Izabela Hendrix. 2012. (Pareceres).

13.
NICOLINI, Alexandre Mendes; MENDONCA, J. R. C. . Relatório de avaliação do curso de administração da Universidade Bandeirante de São Paulo. 2012. (Pareceres).

14.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Líder do tema "Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade". 2011. (Pareceres).

15.
TAVARES, F. P. ; NICOLINI, Alexandre Mendes . Relatório de avaliação da Faculdade Palotina. 2011. (Pareceres).

16.
CARLUCCI, M. ; NICOLINI, Alexandre Mendes . Relatório de avaliação do Instituto Blumenauense de Ensino Superior. 2011. (Pareceres).

17.
NICOLINI, Alexandre Mendes; REIS, A. R. . Relatório de avaliação do Centro Universitário Assunção. 2011. (Pareceres).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FREITAS, A. S.; NASCIMENTO, Rejane Prevot; NICOLINI, Alexandre Mendes. Participação em banca de Thais Vieira de Lima. O uso do Mobile Learning como apoio ao processo de ensino-aprendizagem em Administração. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico) - Universidade do Grande Rio.

2.
NICOLINI, Alexandre Mendes; FREITAS, A. S.; CARVALHO, J. L. F. S.. Participação em banca de Edith Cristiane dos Santos. O impacto do uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem: a percepção dos docentes e discentes em curso de graduação em administração. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

3.
NICOLINI, Alexandre Mendes; REZENDE, J. F. C.; CARVALHO, M. S.. Participação em banca de Cristina Alves Christiano. Competências docentes e interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem em administração. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

4.
ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; NICOLINI, Alexandre Mendes; OLIVEIRA, F. B.. Participação em banca de Ana Vicentina Marçal Lourenço. O fenômeno da evasão no ensino superior no curso de administração no Estado do Rio de Janeiro nos anos de 2006 a 2012 - Um estudo de caso na Unigranrio. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

5.
BOULLOSA, R. F.; WAIANDT, C.; NICOLINI, Alexandre Mendes. Participação em banca de Isabel Cristina Sampaio Angelim. A construção do público pelo público no universo das políticas públicas de assistência estudantil: o caso da Câmara de Assistência Estudantil (CAE) na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

6.
ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; NICOLINI, Alexandre Mendes; FREITAS, J. A. S. B. E.. Participação em banca de Karine Lima Guedes. A Aprendizagem Baseada em Problemas na Percepção dos Estudantes e Professores no Curso de Administração. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

7.
GOMES, J. S.; NICOLINI, Alexandre Mendes; REZENDE, J. F. C.. Participação em banca de Sandra Regina Salgueiro Vaz. Características das Redes de Franquia de Fast Food em Relação ao Controle Gerencial. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico) - Universidade do Grande Rio.

8.
SILVA, A. B.; HELAL, D. H.; NICOLINI, Alexandre Mendes. Participação em banca de Jandmara de Oliveira Lima. Aprendizagem e Desenvolvimento de Competências Coletivas na Secretaria de Recursos Humanos (SRH) da Universidade Federal de Campina Grande. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraíba.

9.
SILVA, A. B.; HELAL, D. H.; NICOLINI, Alexandre Mendes. Participação em banca de Gabriela Tavares dos Santos. Aprendizagem Experiencial: Um Estudo com Acadêmicos dos Cursos de Administração do Estado da Paraíba. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraíba.

10.
MOURA, G. L.; DOURADO, D. C. P.; NICOLINI, Alexandre Mendes. Participação em banca de Thaysa Danyella Lira da Silva. Que profissão é essa? A construção de significados para a profissão do administrador em sites acessados por futuros graduandos. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.

11.
NICOLINI, Alexandre Mendes; BARRETO, A. A.; SOUZA-SILVA, J. C.. Participação em banca de Luciano dos Santos Pereira. Lições aprendidas e estratégias emergentes: a aprendizagem organizacional de gestores de projetos. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

12.
REZENDE, J. F. C.; NICOLINI, Alexandre Mendes; MACHADO NETO, M. M.. Participação em banca de Ricardo Antonio da Cunha Otsuka. Desempenho e papéis gerenciais: estudo de caso em uma organização industrial multinacional com descentralização geográfica no Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

13.
FERREIRA, L. F. F.; NICOLINI, Alexandre Mendes; PINHANEZ, M. M. S. F.. Participação em banca de Ana Beatriz Nascimento Ayres. Investigação sobre a Utilização do Programa GESPUBLICA em Instituição voltada para Ciência, Tecnologia e Saúde. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico) - Universidade do Grande Rio.

14.
NICOLINI, Alexandre Mendes; BARRETO, A. A.; SOUZA-SILVA, J. C.. Participação em banca de Luciano Santos Pereira. Aprendizagem Social de Gestores de Projetos. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico) - Universidade do Grande Rio.

15.
FERREIRA, L. F. F.; NICOLINI, Alexandre Mendes; OLIVEIRA, L. B.. Participação em banca de Neusa Maria Lopes Pinto. Coaching empreendedor: estudo sobre sua influência no incremento das competências e no desempenho de empreendedores. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

16.
ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; AMBONI, N.; NICOLINI, Alexandre Mendes. Participação em banca de Igor de Magalhães Cunha. Competências e mercado de trabalho: a ótica dos egressos do curso de administração. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

17.
IRIGARAY, H. A. R.; ZANINI, M. T. F.; NICOLINI, Alexandre Mendes. Participação em banca de Ana Cristina Fleiuss Tavares de Mendonça. A Construção da Identidade Gerencial de Gestores da Alta Administração de Empresas Norte-Americanas. 2011. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas.

18.
NICOLINI, Alexandre Mendes; FREITAS, A. S.; SCHOMMER, P. C.. Participação em banca de Cátia Regina França de Sousa Gaião e Silva. Professor Presencial versus Professor Tutor - Conhecimentos, Habilidades e Atitudes do Profissional na Área Educacional. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico) - Universidade do Grande Rio.

19.
ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; AMBONI, N.; NICOLINI, Alexandre Mendes. Participação em banca de Igor de Magalhães Cunha. Competências Requeridas para a Inserção no Mercado de Trabalho: A Ótica dos Egressos do Curso de Administração. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico) - Universidade do Grande Rio.

20.
IRIGARAY, H. A. R.; NICOLINI, Alexandre Mendes; FREITAS, M. E.. Participação em banca de Alvanei dos Santos Viana. A Inserção dos Surdos no Mercado de Trabalho: Políticas Públicas, Práticas Organizacionais e Realidades Subjetivas. 2010. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

21.
SILVA, E. F. N.; NICOLINI, Alexandre Mendes; CABRAL, S.. Participação em banca de Guido Sodré Martins Scardua. Critérios utilizados na escolha de instituições de ensino superior privadas de Salvador. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
BAIDYA, Tara Keshar Nanda; GOMES, J. S.; FILHO, J. R. F.; GOMES, R. C.; NICOLINI, Alexandre Mendes. Participação em banca de Michelle Muniz Bronstein. Governança no terceiro setor Brasileiro: uma explicação à luz da teoria dos stakeholders. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

2.
BAIDYA, Tara Keshar Nanda; FREITAS, A. S.; NICOLINI, Alexandre Mendes; MARTINS, Herbert G.; COSTA, Paulo H. S.. Participação em banca de Degson Ferreira. A relação entre Sistemas de Compensação, Mobilidade no Trabalho e Motivação: proposição de um modelo de avaliação. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

3.
DORNELAS, J. S.; GUEIROS, M. M. B.; TEDESCO, P. C. A. R.; NICOLINI, Alexandre Mendes; ABRANCHES, S. P.. Participação em banca de Jefferson David Araújo Sales. Uso da TI em comunidades de prática para configuração de coletivos inteligentes. 2012. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
DORNELAS, J. S.; GUEIROS, M. M. B.; TEDESCO, P. C. A. R.; ABRANCHES, S. P.; NICOLINI, Alexandre Mendes. Participação em banca de Jefferson David Araújo Sales. Ações Coletivas Suportadas pela Tecnologia da Informação em Comunidades de Prática: os efeitos indutores à configuração dos coletivos inteligentes. 2012. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Doutorado
1.
MARINHO, S. V.; ALBERTON, A.; ROSSETTO, C. R.; SILVA, A. B.; NICOLINI, Alexandre Mendes. Participação em banca de Jeter Lang. O uso da aprendizagem em ação no desenvolvimento de metacompetências do administrador e a relação com a aprendizagem gerencial. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade do Vale do Itajaí.

2.
VELLEN, H. M. V.; LIMONGI, B.; BORGES, M. K.; ALPERSTEDT, G. D.; NICOLINI, Alexandre Mendes. Participação em banca de Leandro Costa Schmitz. Abordagem experiencial no ensino de administração: a aplicação na disciplina de gerenciamento de projetos. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
FREITAS, A. S.; NICOLINI, Alexandre Mendes; ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de. Participação em banca de Ana Cristina de Oliveira Lott. Evasão e persistência na educação à distância: examinando fatores preditivos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico) - Universidade do Grande Rio.

2.
REZENDE, J. F. C.; NICOLINI, Alexandre Mendes; SINAY, M. C. F.. Participação em banca de Carlos Antonio Leite da Silva. Implicações da prática fiscal na educação básica brasileira:o caso do município de Belford Roxo -RJ. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade do Grande Rio.

3.
GUEDES, Ana Lúcia Malheiros; NICOLINI, Alexandre Mendes; BARROS, Denise Franca. Participação em banca de Izabel Cristina Dias de Souza. Internacionalização das Instituições de Ensino Superior: Impactos no Corpo Técnico-Administrativo de uma Universidade Federal no Rio de Janeiro.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade do Grande Rio.

4.
REZENDE, J. F. C.; NICOLINI, Alexandre Mendes; GOMES, J. S.. Participação em banca de Alexandre Assunção Correia. O Capital Intelectual e sua Relevância para Criação de Valor em Institutos de Pesquisa do Ministério da Ciência Tecnológica e Inovação. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade do Grande Rio.

5.
NICOLINI, Alexandre Mendes; FREITAS, A. S.; REZENDE, J. F. C.. Participação em banca de Josué José da Silva. Avaliação de Aprendizagem na Graduação de Administração Focando Recursos Humanos e Graduação Tecnológica de RH. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade do Grande Rio.

6.
FREITAS, A. S.; FERREIRA, F. V.; NICOLINI, Alexandre Mendes. Participação em banca de Carlos Henrique Aquino de Oliveira. O uso do mobile learning como experimento no ensino-aprendizagem. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade do Grande Rio.

7.
MOURA, G. L.; DOURADO, D. C. P.; NICOLINI, Alexandre Mendes. Participação em banca de Thaysa Danyella Lira da Silva. Que profissão é essa? A construção de significados para a profissão do administrador em sites acessados por futuros graduandos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
NICOLINI, Alexandre Mendes; SEGRE, L. M.; PINTO, C. L. B.. Participação em banca de Pedro Leão Bispo. Aprendizagem do estudante em MBAs: caixa de ferramentas ou roupa de griffe?. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade do Grande Rio.

9.
SILVA, A. B.; HELAL, D. H.; NICOLINI, Alexandre Mendes. Participação em banca de Gabriela Tavares dos Santos. Aprendizagem experiencial: um estudo com acadêmicos dos cursos de administração do Estado da Paraíba. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal da Paraíba.

10.
SILVA, A. B.; HELAL, D. H.; NICOLINI, Alexandre Mendes. Participação em banca de Jandmara de Oliveira Lima. Aprendizagem social e desenvolvimento de competências coletivas na Secretaria de Recursos Humanos da Universidade Federal de Campina Grande. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal da Paraíba.

11.
FERREIRA, L. F. F.; NICOLINI, Alexandre Mendes; SANCHEZ, C. R.. Participação em banca de Ana Beatriz Nascimento Ayres. Investigação sobre a Utilização do Programa GESPUBLICA em Instituição voltada para Ciência, Tecnologia e Saúde. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico) - Universidade do Grande Rio.

12.
FERREIRA, L. F. F.; NICOLINI, Alexandre Mendes; REZENDE, J. F. C.. Participação em banca de Neusa Maria Lopes Pinto. Coaching empreendedor: estudo sobre a influência no incremento das competências e no desempenho de empreendedores. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico) - Universidade do Grande Rio.

13.
NICOLINI, Alexandre Mendes; FERREIRA, L. F. F.; REZENDE, J. F. C.. Participação em banca de Luciano Santos Pereira. Aprendizagem Social de Gestores de Projetos. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico) - Universidade do Grande Rio.

14.
FERREIRA, L. F. F.; NICOLINI, Alexandre Mendes; REZENDE, J. F. C.. Participação em banca de Luciene Pinheiro Capra. ANS dez anos depois: percepção dos especialistas em saúde suplementar sobre o eixo de articulação e aprimoramento institucional. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico) - Universidade do Grande Rio.

15.
NICOLINI, Alexandre Mendes; IRIGARAY, H. A. R.; FREITAS, A. S.. Participação em banca de Cátia Regina França de Sousa Gaião e Silva. Professor Presencial versus Professor Tutor - Conhecimentos, Habilidades e Atitudes do Profissional na Área Educacional. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico) - Universidade do Grande Rio.

16.
FERREIRA, L. F. F.; NICOLINI, Alexandre Mendes; IRIGARAY, H. A. R.. Participação em banca de Fábio Braun Silva. Previsão de felência : a percepção do empreendedor sobre a influência dos fatores não-financeiros. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico) - Universidade do Grande Rio.

17.
IRIGARAY, H. A. R.; CARMO, M. S. F.; NICOLINI, Alexandre Mendes. Participação em banca de Ricardo Antônio de Cunha Otsuka. Desempenho e papeis gerenciais: estudo de caso em uma organização industrial multinacional com atuação regionalizada no Brasil. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico) - Universidade do Grande Rio.

18.
IRIGARAY, H. A. R.; CARMO, M. S. F.; NICOLINI, Alexandre Mendes. Participação em banca de Alvanei dos Santos Viana. A inserção dos surdos no mercado de trabalho : Politica públicas, práticas organizacionais e realidade subjetiva. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico) - Universidade do Grande Rio.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Membro Titular da Comissão Julgadora de Concurso Público na USP para provimento de cargo de professor doutor no Curso de Gestão de Políticas Públicas. 2008.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SINCTEC. Processos de Ensino e Aprendizagem Formal em Administração. 2015. (Congresso).

2.
SINCTEC. Comunalidade Temática nos Cursos de Bacharelado em Administração e Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão e Negócios - Modelagem Acadêmica. 2015. (Congresso).

3.
SINCTEC. Comunalidade Temática nos Cursos de Bacharelado Em Gestão E Negócios - Modelagem Gerencial. 2015. (Congresso).

4.
VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social.Mesa Redonda: Desafios para a Formação no Campo de Públicas. 2014. (Encontro).

5.
VII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SINCTEC).O Ensino de Administração e Contabilidade Visto dos Enanpads (2001-2012). 2013. (Seminário).

6.
I Colóquio Brasileiro de Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual e Ativos Intangíveis. Comunidades de Prática. 2012. (Congresso).

7.
Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Sessão Tradicional - O Processo de Ensino e a Modalidade Ensino à Distância. 2011. (Congresso).

8.
Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Sessão Interativa - Perspectivas de Ensino-Aprendizagem. 2009. (Congresso).

9.
Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Sessão Tradicional - Gestão de IES. 2009. (Congresso).

10.
Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Sessão Tradicional - Perfil dos Estudantes de Graduação. 2009. (Congresso).

11.
Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Sessão Tradicional - Currículo e Práticas Interdisciplinares. 2009. (Congresso).

12.
XI Colóquio Internacional sobre Poder Local. Novos Aprendizes Organizacionais. 2009. (Congresso).

13.
Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração. Menção Honrosa para o artigo "Qual será o futuro das fábricas de administradores". 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NICOLINI, Alexandre Mendes; TORRES, A. A. G. ; CAVALCANTI NETO, S. ; CALDERON, P. L. ; MACEDO, P. C. A. ; OLIVEIRA, D. A. ; CAMARA, E. C. ; SILVA, G. Q. C ; SILVA, J. J. ; ALBUQUERQUE, L. Z. ; PEREIRA, R. D. ; CAETANO, G. F. C. ; GARCIA, M. R. V. ; MARTINS, J. C. . Oficina de Capacitação Para Elaboração de Questões de Múltipla Escolha. 2015. (Outro).

2.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Avaliador do Enanpad na divisão de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EPQ. 2010.. 2011. (Congresso).

3.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Avaliador do Enanpad na divisão de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EPQ 2011. 2011. (Congresso).

4.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Avaliador do Enanpad na divisão de Administração Pública e Governança - APB. 2010. (Congresso).

5.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Avaliador do Enanpad na divisão de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EPQ. 2010. (Congresso).

6.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Coodenador da área de Educação e Pesquisa em Administração no Simpósio Internacional de Administração e Marketing. 2010. (Congresso).

7.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Avaliador do Enapg - Encontro Nacional de Administração Pública e Governança. 2010. (Congresso).

8.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Coodenador da área de Educação e Pesquisa em Administração no Simpósio Internacional de Administração e Marketing. 2009. (Congresso).

9.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Avaliador do Enanpad na divisão de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EPQ. 2009. (Congresso).

10.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Avaliador do Enepq - Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. 2009. (Congresso).

11.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Avaliador do Colóquio Internacional de Poder Local na divisão de Ensino e Pesquisa. 2009. (Congresso).

12.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Coodenador da área de Educação e Pesquisa em Administração no Simpósio Internacional de Administração e Marketing. 2008. (Congresso).

13.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Avaliador do Enanpad na divisão de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EPQ. 2008. (Congresso).

14.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Avaliador do Enanpad na divisão de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EPQ. 2007. (Congresso).

15.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Avaliador do Enepq - Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. 2007. (Congresso).

16.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Avaliador do Enanpad na divisão de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EPQ. 2006. (Congresso).

17.
NICOLINI, Alexandre Mendes. Avaliador do Enanpad na divisão de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EPQ. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Paulo Roberto Feitosa Alves. Aprendizagem Adaptativa e Ensino a Distância: em busca de um modelo. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Adriana Amadeu Garcia Torres. Diretrizes para a retenção de talentos. Início: 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Quezia Gonçalves Fernandes. Processos de Ensino e Aprendizagem Formal em Administração. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Administração) - Universidade do Grande Rio, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Igor Moises. Projeto de Alta Comunalidade de Temas para os cursos de Bacharelado em Administração e Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão e Negócios: construção do sistema de governança. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Administração) - Universidade do Grande Rio, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Particular. (Orientador).

3.
Caliana da Silva Bernardino. Projeto de Alta Comunalidade de Temas para os cursos de Bacharelado em Administração e Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão e Negócios: construção do sistema de aprendizagem. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Administração) - Universidade do Grande Rio, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Particular. (Orientador).

4.
Emiliane Torres da Silva. Projeto de Alta Comunalidade de Temas para os cursos de Bacharelado em Administração e Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão e Negócios: construção do sistema avaliativo do ensino superior. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Administração) - Universidade do Grande Rio, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Guilherme Quintanilha Correa da Silva. Processos de Ensino-Aprendizagem em Administração. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Mendes Nicolini.

2.
Leticia Zveiter de Albuquerque. Um Estudo sobre o Desenvolvimento de Competências para a Gestão com os Cursos Superiores de Graduação Presencial em Administração. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio, . Coorientador: Alexandre Mendes Nicolini.

3.
Cristina Alves Christiano. Competências docentes e interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem em administração. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio, . Orientador: Alexandre Mendes Nicolini.

4.
Edith Cristiane dos Santos. O impacto do uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem: a percepção dos docentes e discentes em curso de graduação em administração. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio, . Orientador: Alexandre Mendes Nicolini.

5.
Ana Vicentina Marçal Lourenço. O Fenômeno da Evasão no Ensino Superior no Curso de Administração no Estado do Rio de Janeiro nos anos de 2006 a 2012 ? Um Estudo de Caso na Unigranrio. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio, . Coorientador: Alexandre Mendes Nicolini.

6.
Rafael Deolindo Pereira. A influência das comunidades de prática na geração de diferenciais competitivos para as empresas. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio, . Orientador: Alexandre Mendes Nicolini.

7.
Josué José da Silva. Competências dos Gestores do Curso de Graduação de Nível Superior a sua Influencia nas Atividades de Docência dos Professores. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio, . Orientador: Alexandre Mendes Nicolini.

8.
Danielle Almeida Oliveira. A contribuição das empresa brasileiras na formação de capital humano para o país. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio, . Orientador: Alexandre Mendes Nicolini.

9.
Pedro Leão Bispo. O sentido da educação: o processo de ensino-aprendizagem na área de finanças. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio, . Orientador: Alexandre Mendes Nicolini.

10.
Luciano dos Santos Pereira. Lições aprendidas e estratégias emergentes: a aprendizagem sócio-prática entre gestores de projetos. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio, . Orientador: Alexandre Mendes Nicolini.

11.
Karine de Lima Guedes. As metodologias ativas no processo de aprendizagem na percepção dos estudantes do curso de Administração. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio, . Coorientador: Alexandre Mendes Nicolini.

12.
Cátia Regina França de Sousa Gaião e Silva. Professor presencial versus professor tutor: competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) do profissional na área educacional. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio, . Orientador: Alexandre Mendes Nicolini.

13.
Igor de Magalhães Cunha. Competências e mercado de trabalho: a ótica dos egressos do curso de administração. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio, . Coorientador: Alexandre Mendes Nicolini.

Tese de doutorado
1.
Sebastião Cavalcanti Neto. Comunidades de prática em instituições de ensino superior: um estudo multicaso sobre governança do curso de administração. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Coorientador: Alexandre Mendes Nicolini.

Iniciação científica
1.
Gilcimar Ferreira Carvalho Caetano. Projeto de Alta Comunalidade de Cursos - Modelagem Acadêmica. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Universidade do Grande Rio, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Mendes Nicolini.

2.
Jennifer Cristiny Martins. Projeto de Alta Comunalidade de Cursos - Modelagem Gerencial. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Universidade do Grande Rio, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Alexandre Mendes Nicolini.

3.
Sthefanie Andrade Prado. COMUNALIDADE TEMÁTICA NOS CURSOS DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO E CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM GESTÃO E NEGÓCIOS - MODELAGEM ACADÊMICA. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Universidade do Grande Rio, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Particular. Orientador: Alexandre Mendes Nicolini.

4.
Tatiana Faria. Comunalidade Temática nos cursos de bacharelado em Administração e Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão e Negócios - Modelagem Gerencial. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Universidade do Grande Rio, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Particular. Orientador: Alexandre Mendes Nicolini.

5.
Helena Maria de Barros Santos de Castro. Comunalidade Temática nos Cursos de Bacharelado em Administração e Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão e Negócios - Modelagem gerencial. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Universidade do Grande Rio, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Mendes Nicolini.

6.
Guilherme Quintanilha Corrêa da Silva. Processos de Ensino e Aprendizagem Formal em Administração. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Universidade do Grande Rio, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Mendes Nicolini.

7.
Evandro dos Campos Câmara. Comunalidade Temática nos Cursos de Bacharelado em Administração e Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão e Negócios - Modelagem pedagógica. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Universidade do Grande Rio, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Particular. Orientador: Alexandre Mendes Nicolini.

8.
Guilherme Quintanilha Correa da Silva. Processos de Ensino e Aprendizagem Formal em Administração. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Universidade do Grande Rio, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Mendes Nicolini.

9.
Brenda Silveira de Hollanda de Paula Marques. Processos de Ensino e Aprendizagem Formal em Administração. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Universidade do Grande Rio, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Mendes Nicolini.



Inovação



Processos ou técnicas
1.
NICOLINI, ALEXANDRE. Processo de Análise dos Resultados no Exame Nacional de Desempenho (ENADE). 2015.


Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 5:30:40