Elizabeth Larkin Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8370377545334993
  • Última atualização do currículo em 24/05/2017


Elisa Larkin Nascimento cursou dois anos na Universidade Princeton (1971-74) e completou sua graduação em ciências sociais, com honras, na Universidade do Estado de Nova York (EUA), recebendo o Bacharel em Artes, Summa Cum Laude, em 1976. Realizou o mestrado em ciências sociais (1978), bem como o Juris Doctor, Cum Laude (mestrado em direito com honras, 1981) na Universidade do Estado de Nova York. Completou o doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo em 2000. Atualmente dirige o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO). Tem experiência nas áreas de Educação e Antropologia, com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: atitudes étnicas e raciais, sistemas africanos de conhecimento, negros (Brasil), diáspora africana e movimentos sociais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elizabeth Larkin Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, Elisa Larkin;NASCIMENTO, E.L.;LARKIN NASCIMENTO, E.L.;LARKIN-NASCIMENTO, Elisa.;NASCIMENTO, Elizabeth Larkin;NASCIMENTO, Elisa L.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros.
Rua Benjamin Constant, 55/1101
Glória
20241150 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil - Caixa-postal: 14201
Telefone: (21) 25092176
Fax: (21) 32174166
URL da Homepage: www.ipeafro.org.br


Formação acadêmica/titulação


1996 - 2000
Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O Sortilégio da Cor: Identidade Afro-Descendente no Brasil, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: Ronilda Iyakemi Ribeiro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: negros (Brasil); Identidade étnica; atitudes étnicas e raciais; Relacões étnicas e raciais; Relações de gênero.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia / Especialidade: Teoria Sociológica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Setores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.
1976 - 1978
Mestrado em American Studies/ Puerto Rican Studies.
State University of New York, SUNY, Estados Unidos.
Título: The Process of Pan-Africanism the the Emergence of Afro-Latin America, 228 p.,Ano de Obtenção: 1978.
Orientador: Francisco Pabón.
Bolsista do(a): Federal Student Loan Washington Dc, FEDERAL STUDENT, Estados Unidos.
Palavras-chave: relações raciais; negros (Brasil); Negros (Mundo); Racismo e discriminação; Política de resistência negra e africana.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.
Setores de atividade: Educação Superior.
1978 - 1981
Mestrado profissional em Direito.
State University of New York, SUNY, Estados Unidos.
Título: Sex Discrimination in the Labor Market: International Law Interventions, Ano de Obtenção: 1981.
Orientador: Marjorie Girth.
Bolsista do(a): Federal Student Loan Washington Dc, FEDERAL STUDENT, Estados Unidos.
Palavras-chave: direitos humanos; Direitos de minorias; Discriminação; Legislação anti-discriminatória; Direito Público Internacional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público / Especialidade: Direito Constitucional.
Setores de atividade: Educação Superior.
1974 - 1976
Graduação em American Studies Puerto Rican Studies.
State University of New York, SUNY, Estados Unidos.
Título: Prisons: an Historical Raison d'Etre.
Orientador: Larry Chisolm.
1971 interrompida
Graduação interrompida em 1974 em Latin American Studies.
Princeton University, PRINCETON, Estados Unidos.
Ano de interrupção: 1974




Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1995
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 40
Outras informações
A convite do professor José Flávio Pessoa de Barros, então diretor do Centro de Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Elisa Larkin Nascimento coordenou Setor de Ensino do Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-Americanos (PROAFRO), vinculado diretamente ao Centro de Ciências Sociais da UERJ. Ministrou a disciplina "Matrizes Africanas da Cultura Brasileira" na Faculdade de Educação da UERJ. Concebeu e coordenou o segundo Fórum Estadual sobre o Ensino da História Africana e Afro-Brasileira em conjunto com as Secretarias de Cultura e de Educação dos Governos do Municipio e do Estado do Rio de Janeiro e com a Secretaria Extraordinária de Defesa e Promoção das Populações Negras e Afro-Brasileiras do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Vínculo institucional

1985 - 1992
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 20
Outras informações
Concebeu e coordenou o curso de extensão universitária "Conscientização da Cultura Afro-Brasileira", em colaboração a UERJ, com as Secretarias de Cultura e de Educação dos Governos do Município e do Estado do Rio de Janeiro, e no período de 1991-1992 com a Secretaria Extraordinária de Defesa e Promoção das Populações Negras e Afro-Brasileiras do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Concebeu e coordenou o primeiro Fórum Estadual sobre o Ensino da História Africana e Afro-Brasileira na Escola Pública e organizou os respectivos anais no livro A África na Escola Brasileira.

Atividades

2/1993 - 12/1995
Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais, Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro Americanos.

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão Universitária Conscientização da Cultura Afro-Brasileira.
2/1993 - 12/1994
Ensino, Programa de Estudos e Debates dos Povos Afro Ameri, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matrizes Africanas da Cultura Brasileira
Educação e Cultura Negra

Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros, IPEAFRO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora e Diretora Presidente, Carga horária: 40
Outras informações
Como Diretora Presidente do Ipeafro, realiza a administração executiva do Ipeafro. Concebeu, obteve financiamento, coordena e realiza a curadoria do projeto de organização arquivística e museológica do Acervo Abdias Nascimento / Ipeafro. Este projeto inclui a microfilmagem e dos itens do acervo documental e sua digitalização para apresentação no site www.ipeafro.org.br na rede mundial de computadores. Além disso, inclui a digitalização em alta qualidade dos itens do acervo museológico (mais de 600 obras de arte) para apresentação no site e para preservação dos originais mediante exposição do representante digital. Concebeu, obteve financiamento e realizou a curadoria da circulação da mega-exposição "Abdias Nascimento Memória Viva" (Brasília e Salvador, 2006), como parte da II Conferência dos Intelectuais Africanos e da Diáspora. Concebeu, obteve financiamento e executou uma primeira versão da Linha do Tempo dos Povos Africanos, peça que está disponível para consulta no site www.ipeafro.org.br, bem como o projeto gráfico do respectivo Suplemento Didático, ainda não publicado. Concebeu, obteve financiamento e realizou a coordenação do Fórum Memória Viva e Ação Cultural na Escola, do Fórum Ipeafro Sankofa 2010 e da Oficina Matriz Africana e Ação Educativa (Arquivo Nacional, 2007 e 2010), eventos que reuniram educadores e pesquisadores para discutir e aprofundar propostas e perspectivas para a inclusão da matriz africana no ensino e para a implantação da Lei 10.639 que torna obrigatório o ensino da história e da cultura africanas e afro-brasileiras em todo o Brasil. Para esses projetos, obteve o patrocínio da Petrobras e o apoio financeiro da Fundação Ford, da Fundação Kellogg, da Seppir, da Fundação Cultural Palmares e do Centro para Bibliotecas de Referência através da representação da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América no Consulado do Rio de Janeiro. Obteve, ainda, o apoio institucional da Biblioteca Nacional e do Arquivo Nacional.

Vínculo institucional

1985 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora e Diretora Executiva, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora de ensino e diretora administrativa do Ipeafro, coordenou a publicação da revista Afrodiáspora em sete números; concebeu, coordenou e ministrou aulas no curso de extensão universitária "Sankofa, Conscientização da Cultura Afro-Brasileira" na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e ministrado em convênio com as Secretarias de Cultura e de Educação dos Governos do Estado e do Município do Rio de Janeiro. Concebeu, obteve financiamento e coordenou a execução do projeto "Tradição, Identidade e Resistência", de organização arquivística e museológica do Acervo Abdias Nascimento / Ipeafro; concebeu, obteve financiamento e realizou a curadoria da exposição "Abdias Nascimento, uma Mini-Mostra" realizada no Solar Grandjean de Montigny em convênio com a PUC-Rio e a Associação para Estudos do Brasil (BRASA); concebeu, obteve financiamento e realizou a curadoria da mega-exposição "Abdias Nascimento Memória Viva" realizada no Arquivo Nacional; concebeu, articulou a parceria da PUC-Rio e coordenou o Colóquio Internacional Ancestralidade Africana e Cidadania realizada no Arquivo Nacional em novembro de 2004.

Vínculo institucional

1982 - 1984
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora de pesquisa e de ensino, concebeu e organizou o curso de extensão universitária "Conscientização da Cultura Afro-Brasileira" na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou como coordenadora geral do 3 Congresso de Cultura Negra das Américas. Coordenou e executou, com os professores Abdias Nascimento e Joel Rufino dos Santos, a pesquisa "Quilombos Contemporâneos" financiada pela FINEP.

Atividades

1/2005 - Atual
Direção e administração, Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
6/2010 - 6/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Fórum Ipeafro Sankofa
1/2007 - 02/2007
Extensão universitária , Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), .

Atividade de extensão realizada
Fórum Memória Viva e Ação Cultural na Escola.
3/1984 - 12/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros, .

3/1984 - 12/2004
Ensino, História e Cultura Afro Brasileira, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sankofa: Matrizes Africanas da Cultura Brasileira
3/1982 - 12/2004
Direção e administração, Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), .

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
9/1991 - 12/1995
Extensão universitária , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, .

Atividade de extensão realizada
Matrizes Africanas da Cultura Brasileira.

Centro de Estudos Afro-Asiáticos, CEAA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Pesquisadora associada, Enquadramento Funcional: Pesquisadora associada

Atividades

01/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , iuperj, .


Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-Americanos, PROAFRO/UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1995
Vínculo: Contrato técnico, Enquadramento Funcional: Coordenadora de ensino


Instituto Carioca de Criminologia, ICC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Pesquisadora associada, Enquadramento Funcional: Pesquisadora associada


Fundação Rio, RIO ARTES, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Quilombos Contemporâneos

Objetivo: Aprofundar o conhecimento da realidade cotidiana das comunidades quilombos nos seus aspectos culturais, sócio-econômicos e de desenvolvimento humano..
2.
História e Cultura Afro-Brasileira

Objetivo: Aprofundar a reflexão, o debate e a criação de áreas de atuação educativa envolvendo as matrizes africanas no Brasil..
3.
Arte e Literatura Afro-Brasileira

Objetivo: Aprofundar a reflexão e o debate sobre as concepções epistemológicas de origem africana contidas e expressas na arte negra no Brasil..
4.
Políticas Públicas de Igualdade Racial

Objetivo: Aprofundar o conhecimento, o debate e a reflexão sobre a construção de políticas públicas de igualdade racial no Brasil..
5.
Psicologia e Relações Raciais

Objetivo: Aprofundar o conhecimento, a reflexão e o debate sobre a psicologia e sobre as implicações psicológicas da questão racial e dos direitos humanos na teoria e na experiência cotidiana dessas questões no desenvolvimento da personalidade humana e nos aspectos psicológicos da educação..
6.
Sociedade civil organizada, movimentos sociais, terceiro setor


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Dez anos de implementação da Lei 10639/2003: Análises dos avanços e dos entraves das ações dos gestores da educação básica e dos cursos de graduação no Brasil (2003-1013)
Descrição: Com base nos dados reunidos em respostas de instituições e órgãos públicos de ensino às ações do Ministério Público sobre a implantação da política de ensino que a Lei 10639/2003 tornou obrigatória, e à luz das proposições da sociedade civil que embasaram a promulgação dessa política, bem como das experiências relatadas por gestores das políticas em questão, analisar os avanços e os entraves no sentido da obtenção dos resultados buscados na intenção da lei na educação básica e nos cursos de graduação no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2012 - 2012
Matriz Africana e Ação Educativa, Campos dos Goytacazes
Descrição: Oficina de trabalho com educadores, no contexto do Fórum Educação Afirmativa Sankofa, realizada no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) com financiamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR) e com participação da UNEF, da Secretarias Estadual de Educação do Rio de Janeiro, e das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura da Prefeitura de Campos dos Goytacazes. Duração: 2 dias, 14 e 15 de março..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Elizabeth Larkin Nascimento - Coordenador / Clicea Maria Augusto de Miranda - Integrante / Thiago de Souza Junior - Integrante / Carla Lopes - Integrante / Joice Silviano - Integrante / Azoilda Loretto Trindade - Integrante.
2011 - 2012
Educação Afirmativa Sankofa, Campos dos Goytacazes
Descrição: Fórum de educadores e estudiosos da matriz africana de cultura e história e das relações étnico-raciais, visando aprofundar o conhecimento dessas matérias e visando a capacitação de educadores e gestores para a implantação da política de ensino previsto na Lei 10639/2003 e dispositivos afins. Realizado no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), com financiamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR) e com participação da UENF, da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura da Prefeitura de Campos dos Goytacazes. Duração: 4 dias, de 12 a 15 de março..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Elizabeth Larkin Nascimento - Coordenador / Clicea Maria Augusto de Miranda - Integrante / Thiago de Souza Junior - Integrante / Carla Lopes - Integrante / Joice Silviano - Integrante / Azoilda Loretto Trindade - Integrante.
2011 - 2011
Matriz Africana e Ação Educativa, Duque de Caxias
Descrição: Oficina de trabalho com educadores, com duração de dois dias, no contexto do Fórum Educação Afirmativa Sankofa, realizada na Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola com financiamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR) e com participação da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura e Turismo da Prefeitura de Duque de Caxias. Duração: dois dias, 26 e 27 de outubro..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Elizabeth Larkin Nascimento - Coordenador / Clicea Maria Augusto de Miranda - Integrante / Thiago de Souza Junior - Integrante / Carla Lopes - Integrante / Joice Silviano - Integrante / Azoilda Loretto Trindade - Integrante.
2011 - 2011
Educação Afirmativa Sankofa, Duque de Caxias
Descrição: Fórum de educadores e estudiosos da matriz africana de cultura e história e das relações étnico-raciais, visando aprofundar o conhecimento dessas matérias e a capacitação de educadores e gestores para a implantação da política de ensino previsto na Lei 10639/2003 e dispositivos afins. Realizado na Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola de Duque de Caxias, RJ, com financiamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR) e com participação da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense; da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro; e das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura e Turismo da Prefeitura de Duque de Caxias. Duração: quatro dias, de 24 a 27 de outubro..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Elizabeth Larkin Nascimento - Coordenador / Clicea Maria Augusto de Miranda - Integrante / Thiago de Souza Junior - Integrante / Carla Lopes - Integrante / Joice Silviano - Integrante / Azoilda Loretto Trindade - Integrante.
2009 - 2010
Educação Afirmativa Sankofa, Rio de Janeiro
Descrição: Fórum de educadores e estudiosos da matriz africana de cultura e história e das relações étnico-raciais, visando aprofundar o conhecimento dessas matérias, visando a capacitação de educadores e gestores para a implantação da política de ensino previsto na Lei 10639/2003 e dispositivos afins. Realizado na sede do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, com financiamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR) e com participação das Secretarias Municipal e Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Duração: 5 dias, de 7 a 10 de junho..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2009 - 2010
Matriz Africana e Ação Educativa, Rio de Janeiro
Descrição: Oficina de trabalho com educadores, com duração de dois dias, no contexto do Fórum Educação Afirmativa Sankofa, realizada na sede do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro com financiamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR) e com participação das Secretarias Municipal e Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Duração: 2 dias, 9-10 de junho..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Elizabeth Larkin Nascimento - Coordenador / Clicea Maria Augusto de Miranda - Integrante / Thiago de Souza Junior - Integrante / Carla Lopes - Integrante / Joice Silviano - Integrante / Azoilda Loretto Trindade - Integrante.
2006 - 2007
Memória Viva e Ação Cultural na Escola
Descrição: Fórum de educadores e estudiosos da açã afirmativa, da matriz africana de cultura e história e das relações étnico-raciais, visando aprofundar o conhecimento dessas matérias e visando a capacitação de educadores e gestores para a implantação da política de ensino previsto na Lei 10639/2003 e dispositivos afins. Realizado na sede do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, com financiamento da Fundação Cultural Palmares, Ministério da Cultura, e com participação das Secretarias Municipal e Estadual de Educação do Rio de Janeiro..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Elizabeth Larkin Nascimento - Coordenador / Luiz Carlos Gá - Integrante / Carla Lopes - Integrante / Lea Regina da Silva - Integrante.


Membro de corpo editorial


2007 - Atual
Periódico: Sankofa (São Paulo)
1996 - 1998
Periódico: Thoth: Pensamento do mundo africano


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras/Especialidade: Racismo e Anti Racismo.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas/Especialidade: Sociologia das Relações Raciais.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2011
Certificado de Destaque Negro, Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Promoção da Igualdade e Direito da Mulher.
1999
Mulher Especial do Ano, Associação de Mulheres Brasileiras.
1999
Prêmio COMDEDINE de Pesquisa Escolar, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro.
1996
Prêmio de Cidadania na Educação, Fórum de Mulheres Negras do Estado do Rio de Janeiro.
1981
Diploma conferido com prêmo Cum Laude para excelência acadêmica, State University of New York.
1976
Diploma conferido com prêmio Summa Cum Laude para excelência acadêmica, State Unitverity of New York.
1971
Certificado de Mérito e excelência Acadêmica do Conselho de Educação do Estado de Nova York, Governo do Estado de Nova York.
1971
Prêmio por Excelência em Espanhol, Sociedade Nacinoal de Espanhol.
1971
Prêmio de Cidadania, Legião Americana.
1971
Prêmio de Excelência Acadêmica, Amherst Central Senior High School.
1970
Prêmio All-Around Female Student, Elmira University.
1970
Bolsa de Estudos em Intercâmbio Internacional, American Field Service.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NASCIMENTO, Elisa Larkin;NASCIMENTO, E.L.;LARKIN NASCIMENTO, E.L.;LARKIN-NASCIMENTO, Elisa.;NASCIMENTO, Elizabeth Larkin;NASCIMENTO, Elisa L.2005NASCIMENTO, Elisa Larkin. A Questão de Gênero na Peça Sortilégio (Mistério Negro) de Abdias Nascimento. Africanas10, Rio de Janeiro, p. 1-10, 2005.

2.
NASCIMENTO, Elisa L.2004NASCIMENTO, Elisa L.. Kilombismo, Virtual Whiteness, and the Sorcery of Color. Revista do IEEE América Latina, v. 34, p. 861-880, 2004.

3.
DA SILVA MARTINS, SÉRGIO2004DA SILVA MARTINS, SÉRGIO ; MEDEIROS, CARLOS A. ; NASCIMENTO, Elisa Larkin . Paving Paradise: The Road From Â-Racial DemocracyÂ- to Affirmative Action in Brazil. Revista do IEEE América Latina, v. 34, p. 787-816, 2004.

4.
NASCIMENTO, Elisa Larkin;NASCIMENTO, E.L.;LARKIN NASCIMENTO, E.L.;LARKIN-NASCIMENTO, Elisa.;NASCIMENTO, Elizabeth Larkin;NASCIMENTO, Elisa L.2001NASCIMENTO, Elisa Larkin. It's in the blood. Notes on race attitudes in Brazil. Racism Race And Inequality In Brazil South Africa And The United States, Londres: Lynne Rienner, p. 509-524, 2001.

5.
NASCIMENTO, E. L.1998NASCIMENTO, E. L. . Dunia Ossaim: Reflexões sobre afro-americanos, meio-ambiente e desenvolvimento. Revista Thoth Escriba dos Deuses, Brasília - Senado Federal, v. 5, n.1, p. 267-274, 1998.

6.
NASCIMENTO, E. L.1998NASCIMENTO, E. L. . O legado de Osíris. Revista Thoth Escriba dos Deuses, Brasília, v. 5, p. 161-175, 1998.

7.
NASCIMENTO, E. L.1997NASCIMENTO, E. L. . Estudos Contemporâneos da Temática Racial Afro-Brasileira. Revista Thoth Escriba dos Deuses, Brasília, v. 3, p. 205-219, 1997.

8.
NASCIMENTO, E. L.1997NASCIMENTO, E. L. . As Civilizações Africanas no Mundo Antigo. Revista Thoth Escriba dos Deuses, Brasília, v. 3, p. 223-248, 1997.

9.
NASCIMENTO, Elisa Larkin;NASCIMENTO, E.L.;LARKIN NASCIMENTO, E.L.;LARKIN-NASCIMENTO, Elisa.;NASCIMENTO, Elizabeth Larkin;NASCIMENTO, Elisa L.1997NASCIMENTO, Elisa Larkin. Introdução às Antigas Civilizações Africanas. Revista Thoth Escriba dos Deuses, Brasília, v. 2, p. 237-250, 1997.

10.
NASCIMENTO, Elisa Larkin;NASCIMENTO, E.L.;LARKIN NASCIMENTO, E.L.;LARKIN-NASCIMENTO, Elisa.;NASCIMENTO, Elizabeth Larkin;NASCIMENTO, Elisa L.1997NASCIMENTO, Elisa Larkin. Sankofa: Resgatando a Cultura Afro-Brasileira. Revista Thoth Escriba dos Deuses, Brasília, v. 1, p. 197-224, 1997.

11.
NASCIMENTO, E. L.1994NASCIMENTO, E. L. . A visão ecológica de nossos ancestrais. Cadernos do Terceiro Mundo, Rio de Janeiro, v. 155, p. 17-19, 1994.

12.
NASCIMENTO, E. L.1994NASCIMENTO, E. L. . La visión ecológica de nuestros ancestrales. Cuadernos Del Tercer Mundo, Rio de Janeiro, v. 157, 1994.

13.
NASCIMENTO, E. L.1994NASCIMENTO, E. L. . La influencia de las mujeres, África del Sur. Cuadernos Del Tercer Mundo, Rio de Janeiro, v. 160, p. 14-17, 1994.

14.
NASCIMENTO, E. L.1992NASCIMENTO, E. L. . Cultura Afro-Brasileira, Meio-Ambiente e Desenvolvimento. Revista Rio Artes, Rio de Janeiro, 1992.

15.
NASCIMENTO, E. L.1992NASCIMENTO, E. L. . Earth Summit 1992: an Afro-Brazilian Perspective. The Metro World, Toronto, p. 1-5, 1992.

16.
NASCIMENTO, E. L.1990NASCIMENTO, E. L. . A negritude polêmica. Revista Letras e Artes, Rio de Janeiro, v. 4, n.10, 1990.

17.
NASCIMENTO, E. L.1989NASCIMENTO, E. L. . As inconfidências invisíveis. Revista Letras e Artes, Rio de Janeiro, v. 3, n.2, 1989.

18.
NASCIMENTO, E. L.1987NASCIMENTO, E. L. . Fazer um Blues. Revista Letras e Artes, Rio de Janeiro, v. 1, n.7, 1987.

19.
NASCIMENTO, E. L.1985NASCIMENTO, E. L. . Racismo e revolução: a dialética da luta negra. Afrodiáspora, Rio de Janeiro, v. 6-7, p. 51-74, 1985.

20.
NASCIMENTO, E. L.1984NASCIMENTO, E. L. . Solidarity Links between the Black and Indigenous Peoples'Struggles in Brazil. Afrodiáspora, Rio de Janeiro, v. 4, p. 63-69, 1984.

21.
NASCIMENTO, E. L.1980NASCIMENTO, E. L. . Aspects of Afro-Brazilian Experience. Journal Of Black Studies, Thousand Oaks, CA, USA, v. 11, n.2, p. 195-216, 1980.

22.
NASCIMENTO, E. L.1980NASCIMENTO, E. L. . Brazil: Key Country in the African World. Umoja A Scholarly Journal Of Black Studies, Boulder, CO, USA, v. 4, n.2, p. 98-113, 1980.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Abdias Nascimento. 1. ed. Brasília: Senado Federal Coordenação de Edições Técnicas, 2014. 347p .

2.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Abdias and His Orixas: Paintings and Poetry. 1. ed. Lagos: Lagos Black Heritage Festival 2013, 2013. v. 1. 11p .

3.
NASCIMENTO, Elisa L.. Caderno de Estudos do Fórum Educação Afirmativa Sankofa. 1. ed. Rio de Janeiro: IPEAFRO, 2011. v. 1. 115p .

4.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Anais do Fórum Memória Viva e Ação Cultural na Escola. 1. ed. Rio de Janeiro: IPEAFRO, 2011. v. 1. 116p .

5.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. África-Brasil, Ancestralidade e Expressões Contemporâneas. 1. ed. Rio de Janeiro: IPEAFRO, 2011. v. 1. 111p .

6.
NASCIMENTO, E. L. (Org.) ; Gá, Luiz Carlos (Org.) . Adinkra, Sabedoria em Símbolos Africanos. 1. ed. Rio de Janeiro: Pallas Editora, 2009. v. 1. 213p .

7.
NASCIMENTO, E. L. (Org.) . Guerreiras de natureza. Mulher negra, religiosidade e ambiente.. 1. ed. São Paulo: Selo Negro Edições, 2009. v. 3. 268p .

8.
NASCIMENTO, E. L. (Org.) . Afrocentriicidade, uma abordagem epistemológica inovadora. 1. ed. São Paulo: Selo Negro Edições, 2009. v. 4. 398p .

9.
NASCIMENTO, E. L. (Org.) . A Matriz Africana no Mundo. 1. ed. São Paulo: Selo Negro Edições, 2008. v. 1. 267p .

10.
NASCIMENTO, E. L. (Org.) . Cultura em movimento. Matrizes africanas e ativismo negro no Brasil. 1. ed. São Paulo: Selo Negro Edições, 2008. v. 2. 307p .

11.
NASCIMENTO, E. L. . The Sorcery of Color. Identity, Race, and Gender in Brazil.. 1. ed. Filadelfia: Temple University Press, 2007. v. 1. 324p .

12.
NASCIMENTO, E. L. (Org.) . Abdias Nascimento Memória Viva. 1. ed. Rio de Janeiro: Ipeafro, 2006. v. 1.

13.
NASCIMENTO, E. L. (Org.) . Abdias Nascimento 90 Anos - Memória Viva. 3. ed. Rio de Janeiro: IPEAFRO, 2004. v. 1.

14.
NASCIMENTO, E. L. (Org.) . Ancestralidade Africana e Cidadania. O legado vivo de Abdias Nascimento.. Rio de Janeiro: IPEAFRO/ PUC-Rio, 2004. v. 1. 106p .

15.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. African Descendants in Brazil. 1. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2004. v. 1. 142p .

16.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. O Sortilégio da Cor. Identidade, raça e gênero no Brasil. 1. ed. São Paulo: Summus/ Selo Negro, 2003. v. 1. 413p .

17.
NASCIMENTO, E. L. (Org.) . Sankofa: Matrizes Africanas da Cultura Brasileira. Rio de Janeiro: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1997. v. 1. 152p .

18.
NASCIMENTO, E. L. ; MEDEIROS, C. A. ; NASCIMENTO, A. ; TEIXEIRA, T. M. S. . Thoth: Pensamento dos Povos Africanos e Afrodescendentes. Brasília: Senado Federal, 1997. v. 6.

19.
NASCIMENTO, E. L. (Org.) ; NASCIMENTO, A. (Org.) . Orixás: os Deuses Vivos da África/ Orishas: the Living Gods of Africa in Brazil. Rio de Janeiro: IPEAFRO, 1995. v. 1. 170p .

20.
NASCIMENTO, E. L. (Org.) . Sankofa: Resgate da Cultura Afro-Brasileira. Rio de Janeiro: Governo do Rio de Janeiro, Secretaria Ext. de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras, 1994. v. 2. 399p .

21.
NASCIMENTO, E. L. (Org.) . Dunia Ossaim: os Afro-Americanos e o Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras, 1994. v. 1. 46p .

22.
NASCIMENTO, E. L. (Org.) . A África na Escola Brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras, 1993. v. 1. 82p .

23.
NASCIMENTO, E. L. ; NASCIMENTO, A. . Africans in Brazil: a Pan-African Perspective. Trenton: Africa World Press, 1992. v. 1. 218p .

24.
NASCIMENTO, E. L. (Org.) . A África na Escola Brasileira. 1. ed. Brasília: Senado Federal, 1991. v. 1. 82p .

25.
NASCIMENTO, E. L. (Org.) . Dois Negros Libertários. Rio de Janeiro: IPEAFRO, 1985. v. 1. 66p .

26.
NASCIMENTO, E. L. (Org.) ; NASCIMENTO, A. (Org.) . Afrodiáspora. São Paulo e Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros - IPEAFRO, 1982. v. 6. 831p .

27.
NASCIMENTO, E. L. . Pan-Africanismo na América do Sul. Petrópolis: Vozes, 1981. v. 1. 282p .

28.
NASCIMENTO, E. L. . Pan-Africanism and South America: Emergence of a Black Rebellion. Buffalo: Afrodiaspora, 1980. v. 1. 179p .

29.
NASCIMENTO, E. L. (Org.) ; NASCIMENTO, A. (Org.) . Journal of Black Studies. 11. ed. Beverley Hills: Sage Publications, 1980. v. 1. 264p .

Capítulos de livros publicados
1.
NASCIMENTO, Elisa L.. El teatro negro de Brasil, un legado del T.E.N.. In: CORDONES-COOK, J.; JARAMILLO, M.. (Org.). El teatro negro de Brasil, un legado del T.E.N.. 1ed.Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2012, v. , p. 95-98.

2.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Herança africana, fluxo em dobro. In: Nascimento, Elisa Larkin. (Org.). África-Brasil, Ancestralidade e Expressões Contemporâneas. 1ed.Rio de Janeiro: IPEAFRO, 2011, v. 1, p. 16-21.

3.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Kilombismo: an African Brazilian Orientation to Africology. In: Asante, Molefi Kete; Karenga, Maulana. (Org.). Handbook of Black Studies. 1ed.Londres/ Nova Delhi: Sage Publications, 2006, v. , p. 301-303.

4.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Abdias do Nascimento e sua Luta pelos Direitos Humanos. In: Silva, Marcus Vinícius de Oliveira. (Org.). Psicologia e Direitos Humanos: Subjetividade e Exclusão. São Paulo/ Brasília: Casa do Psicólogo/ Conselho Federal de Psicologia, 2004, v. , p. 21-28.

5.
NASCIMENTO, E. L. . Sortilege: Building an Afro-Brazilian Identity on Stage. In: Afolabi, Niyi. (Org.). Marvels of the African World. African Cultural Patrimony, New Woeld Connections, and Identites. Trenton: Africa World Press, 2003, v. , p. 277-300.

6.
NASCIMENTO, E. L. . It's in the blood. Notes on race attitudes in Brazil. In: Lynn Walker Huntley; Antonio Sérgio Alfredo Guimarães; Neville Alexander; Charles Hamilton; Wilmot James. (Org.). Beyond Racism: Race and Inequality in Brazil, South Africa, and the United States. Boulder/ London: Lynne Rienner, 2001, v. , p. 509-524.

7.
NASCIMENTO, E. L. . Sankofa: educação e identidade afrodescendente. In: Eliane Cavalleiro. (Org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Summus/ Selo Negro, 2001, v. , p. 115-140.

8.
NASCIMENTO, E. L. . O espaço remarcado. In: LIMA, Ivan Costa; SILVEIRA, Sônia Maria. (Org.). Negros, territórios e educação. Florianópolis: Núcleo de Estudos Negros, 2000, v. 7, p. 13-28.

9.
NASCIMENTO, E. L. ; NASCIMENTO, A. . Reflexões sobre o movimento negro no Brasil, 1938-1997. In: Antonio Sérgio Alfredo Guimarães; Lynn Walker Huntley. (Org.). Tirando a Máscara. Ensaios sobre o racismo no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2000, v. , p. -.

10.
NASCIMENTO, Elisa Larkin; NASCIMENTO, A. . Dance of Deception. A Reading of Race Relations in Brazil. In: Lynn Walker Huntley; et. al.. (Org.). Beyond racism: Embracing an interdependent future. Atlanta: Southern Education Foundation, 2000, v. 2, p. 7-32.

11.
NASCIMENTO, E. L. ; NASCIMENTO, A. . Reflections on the Afro-Brazilian movement, 1938-1997. In: Lynn Walker Huntley; et. al.. (Org.). Beyond racism: Embracing an interdependent future. Atlanta: Southern Education Foundation, 2000, v. 4, p. 104-117.

12.
NASCIMENTO, E. L. ; NASCIMENTO, A. . Dança da decepção. Uma leitura das relações raciais no Brasil. In: Lynn Walker Huntley; et. al.. (Org.). Beyond racism: Embracing an interdependent future. Atlanta: Southern Education Foundation, 2000, v. 4, p. -.

13.
NASCIMENTO, E. L. . Dunia Ossaim: Afro-americanos, meio-ambiente e desenvolvimento. In: Medeiros, Carlos Alberto; Sá, Maria Thereza. (Org.). Thoth: Escriba dos Deuses. Brasília: Senado Federal, 1998, v. 5, p. 267-274.

14.
NASCIMENTO, E. L. ; NASCIMENTO, A. . Comentário ao Artigo 4o. In: Comissão Nacional de Direitos Humanos, OAB. (Org.). 50 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948-1998: Conquistas e Desafios. Brasília: Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, 1998, v. , p. 55-59.

15.
NASCIMENTO, E. L. . Sankofa: Pensando uma Educação Democrática. In: Narcimária do Patrocínio Luz. (Org.). Pluralidade Cultural e Educação. Salvador: Sociedade de Cultura Negra do Brasil e Secretaria Estadual de Educação, 1996, v. , p. -.

16.
NASCIMENTO, E. L. . Dunia Ossaim: Reflexões sobre Afro-Americanos, Desenvolvimento e Meio Ambiente. In: Elisa Larkin Nascimento. (Org.). Dunia Ossaim: os Afro-Americanos e o Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras, 1994, v. , p. 13-20.

17.
NASCIMENTO, E. L. . Os Africanos nas Américas antes de Colombo. In: Elisa Larkin Nascimento. (Org.). Dunia Ossaim: os Afro-Americanos e o Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras, 1994, v. , p. 21-27.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NASCIMENTO, E. L. . Afro-Brazilians Honor Their First Free State. Emerge, Washington, p. 6 - 9, 09 dez. 2002.

2.
NASCIMENTO, E. L. . A visão ecológica de nossos ancestrais. Cadernos do Terceiro Mundo, Rio de Janeiro, , v. 155.

3.
NASCIMENTO, E. L. . La visión ecológica de nuestros ancestrales. Cuadernos del Tercer Mundo, Rio de Janeiro, , v. 157.

4.
NASCIMENTO, E. L. . La influencia de las mujeres, África del Sur. Cuadernos del Tercer Mundo n. 160.

5.
NASCIMENTO, E. L. . Cultura Afro-Brasileira, Meio-Ambiente e Desenvolvimento. Rio Artes, Rio de Janeiro, p. 32.

6.
NASCIMENTO, E. L. . Earth Summit 1992: an Afro-Brazilian Perspective. Metro World, Toronto, p. 3 - 4.

7.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Abdias Nascimento 90 Anos - Memória Viva. Revista Palmares. Cultura Afro-Brasileira, p. 93 - 96.

8.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Kilombismo, Virtual Whiteness and the Sorcery of Color. Journal of Black Studies n.6, , v. 34, p. 861 - 880.

9.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Mãe Preta, Mãe África e Civilização. Eparrei n.3, Santos, , v. 2.

10.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Guest Editor's Note. Journal of Black Studies, Estados Unidos, , v. 34, p. 739 - 741.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. SANKOFA E AS MATRIZES AFRICANAS CULTURA BRASILEIRA: Bases para uma Pedagogia Eficaz. In: V Congresso Afro-Brasileiro, 1997, Salvador. Anais do V Congresso Afro-Brasileiro. Salvador: EdUFBA/ CEAO, 1997.

2.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Sankofa: Matrizes Africanas da Civilização Brasileira na Educação. In: XX Congresso da Associação Brasileira de Antropologia, 1996, Salvador BA. Anais do XX Congresso da Associação Brasileira de Antropologia. Salvador: Associação Brasileira de Antropologia, 1996. v. 1.

3.
NASCIMENTO, E. L. . Afro-Brazilians Honor Their First Free State. In: Primeiro Seminário de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, 1996, Rio de Janeiro. Anais do Primeiro Seminário de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 1996. v. 1.

4.
NASCIMENTO, E. L. . Cultura Africana: o Timbre de uma Voz Silenciada. In: Congresso América '92: Memória e Modernidade, 1993, Rio de Janeiro. Anais do Congresso América '92: Memória e Modernidade. Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho, 1993. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. O Sortilégio da Cor: Raça, gênero e movimentos negros no Brasil. In: Congresso Nacional de Pesquisadores Negros, 2000, Recife. Anais do Congresso Nacional de Pesquisadores Negros. Recife: CBPN, 2000. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, E. L. . Abdias Nascimento e o Pan-africanismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
NASCIMENTO, E. L. ; NASCIMENTO, A. . O Legado de Abdias do Nascimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
NASCIMENTO, E. L. . Grandes Vultos: Abdias Nascimento e seu legado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. III Seminário Municipal de Equidade em Saúde da População Negra. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
NASCIMENTO, E. L. . A Criação da Afro-brasilidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Sankofa: matrizes africanas na escola brasileira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Ensinando a História da África e da Diáspora Africana no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. O Teatro Experimental do Negro. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Ancestralidade e Autoria: a África na Educação Afirmativa. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Continuidade e Coerência: Movimentos Negros e Cidadania Afro-Brasileira, 1914-1950.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Movimento Negro - Histórias e Memórias. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Mídia, Imaginário Social e Racismo. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
NASCIMENTO, E. L. . Novos Paradigmas para Educação e a Questão Afro-Brasileira. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. 1o Seminário Diversidade Cultural, Perspectivas, Ações e Propostas Metodológicas para o Terceiro Milênio.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. A participação do Negro na construção da democracia no Brasil. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Existe uma Estética Negra na Cultura Brasileira?. 1995. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. A introdução da Cultura Afro-Brasileira no Currículo Escolar na Região dos Lagos. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Cultura AFro-Brasileira e Resistência. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Sistema Educacional e Racismo. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
NASCIMENTO, E. L. . Mulher e Política: valorizando a diversidade. 1994. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
NASCIMENTO, A. ; NASCIMENTO, Elisa Larkin . O Genocídio no Terceiro Milênio. São Paulo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

2.
NASCIMENTO, Elisa L.; GUIMARAES, R. S. . A política da boa-fé. Rio de Janeiro, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
NASCIMENTO, Elisa Larkin; NASCIMENTO, A. . My Painting and the Candomble. Lagos, Nigéria: Lagos Black Heritage Festival 2013, 2013. (Tradução/Artigo).

4.
NASCIMENTO, Elisa Larkin; NASCIMENTO, A. ; SANTOS, J. R. ; GONZALEZ, L. ; BÓ, E. T. ; RODRIGUES, N. ; ALBIM, R. C. ; ASANTE, M. K. . Africa-Brasil, Ancestry and Contemporary Expressions. Rio de Janeiro: IPEAFRO, 2011. (Tradução/Livro).

5.
ALENCAR, M. G. ; FERREIRA, A. C. ; ANDRE, A. P. B. ; LANZA, F. ; TOKITA, M. F. ; SOUZA, N. R. ; NASCIMENTO, Elisa Larkin . Rompendo as Amarras. Londrina, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

6.
NASCIMENTO, Elisa Larkin; Gá, Luiz Carlos ; Lopes, Nei ; DZIDZIENYO, A. . Adinkra: African Wisdom Symbols. Rio de Janeiro: Pallas, 2009. (Tradução/Livro).

7.
NASCIMENTO, E. L. . Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

8.
NASCIMENTO, E. L. . O Quilombismo: Introdução. Brasília, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

9.
NASCIMENTO, E. L. . O Genocídio no Terceiro Milênio. Salvador, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

10.
NASCIMENTO, E. L. . Industrious, but redundant: Gender differentials in patterns of mobility in industrial labor in Brazil in the 1990s. Londres: Congresso de Pesquisadores na Sociologia, 2000. (Tradução/Artigo).

11.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Orishas: the Living Gods of Africa in Brazil. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros - IPEAFRO, 1995. (Tradução/Livro).

12.
NASCIMENTO, E. L. . Sortilege II: Zumbi Returns, in: Crosswinds: an Anthology of Black Dramatists in the Diaspora. Bloomington/ Indianapolis, 1993. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

13.
NASCIMENTO, E. L. . Sortilege II: Zumbi Returns, in: Crosswinds: an Anthology of Black Dramatists in the Diaspora. Bloomington/ Indianapolis: Indiana University Press, 1993. (Tradução/Outra).

14.
NASCIMENTO, E. L. . Brazil: Mixture or Massacre?. Dover: The Majority Press, 1989. (Tradução/Livro).

15.
NASCIMENTO, E. L. . Racial Democracy in Brazil: Myth or Reality?. Ibadan: Sketch Publishers, 1977. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Diretos Humanos Internacionais de Combate ao Racismo. 2001.

2.
NASCIMENTO, E. L. . Atlas Histórico, Cultural e Político do Afrodescendente Brasileiro. 1999.

3.
NASCIMENTO, E. L. . Iniciativa Comparativa de Relações Humanas: Brasil, África do Sul e Estados Unidos. 1999.

4.
NASCIMENTO, E. L. . O Brasiil Afrodescendente. 1999.

Trabalhos técnicos
1.
NASCIMENTO, E. L. . Report on Trip to Santiago: Citizens'Conference and Preparatory Conference for the Americas, UN Conference against Racism, Racial Discrimination, Xenophobia and Related Forms of Intolerance, December 3-7, 2000. 2000.

2.
NASCIMENTO, E. L. . Exposição O Século da Mulher. Parecer sobre possibilidades de iconografia para registrar experiência da mulher negra.. 2000.


Demais tipos de produção técnica
1.
NASCIMENTO, Elisa Larkin; NASCIMENTO, Elisa Larkin MACEDO, J. R. MAESTRI, M. GOMES, A. S. CAMPOS, D. M. C. PEREIRA, L. R. B. SANTOS, J. A. BITTENCOURT JR, I. C. FROES, R. A. E. J. MOREIRA, P. R. S. MULLER, L. S. SANTOS, I. S. RUBERT, R. A. AGUILAR, M. C. SILVA, P. S. LONER, B. A. SILVA, F. O. ESCOBAR, G. V. GOMES, F. R. MAGALHAES, M. L. ORO, A. P. ASSUMPCAO, E. SILVA, S. B. XAVIER, R. C. L. ROSA, M. V. T. , et al.SANTOS, T. N. POSSAMAI, Z. GUIMARAES, A. S. A. WEBER, R. ; Lideranças Negras e Identidade Étnica no Rio Grande do Sul: séculos XIX-XX. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Presença do Negro no Brasil: histórias e reflexões para a educação das relações interétnicas. 2013. (Relatório de pesquisa).

3.
NASCIMENTO, E. L. . Universidade das Quebradas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Civilizações Africanas na Antiguidade. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. As Civilizações Africana, Curso de Capacitação de Professores em História e Cultura Afro-Brasileiras. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Africa, Berço da Humanidade. 1994 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Participação em banca de Wilson Prudente. Igualdade jurídica e pensamento racial.. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal Fluminense.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro sobre Relações Raciais na Socioeducação do NEAB-ND. 2016. (Encontro).

2.
África Real, o Brasil dos Afrodescendentes: caia na real.Atualidade do Pan-africanismo no Brasil. 2015. (Encontro).

3.
Exposição Sementes África. A Influência do Negro na Cultura Carioca e no Mundo. 2015. (Exposição).

4.
III Seminário de Formação Continuada Vozes da Escola.Pedagogia das Relações: contribuições para a implementação das leis 10.639/2003 e 11645/2008. 2015. (Seminário).

5.
Imó: o despertar da consciência.Lei 10.639 que institui o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. 2015. (Simpósio).

6.
VI Artefatos da Cultura Negra. Educação Afropensada: repensar o currículo e construir alternativas de combate ao racismo.O Movimento Pan-africanista e as Repercussões na América do Sul. 2015. (Simpósio).

7.
Encontro sobre Cultura, Religião e Saúde.Encontro sobre Cultura, Religião e Saúde. 2014. (Encontro).

8.
I Seminário Arte, Educação e Relações Etnicorraciais.Estética, Identidade e Ensino da Matriz Africana. 2014. (Seminário).

9.
IV Seminário Regional Étnico Racial: direitos humanos e as transformações sociais.Direitos humanos e as transformações sociais. 2014. (Seminário).

10.
Panorama Afro.Kilombismo e Territórios: identidade e legitimidade, homenagem aos 100 anos de Abdias Nascimento. 2014. (Seminário).

11.
VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as): Ações Afirmativas: cidadania, relações étnico-raciais. Pan-africanismo nas Américas e Africanidades na América do Sul. 2014. (Congresso).

12.
Fórum Raízes: conquistas e desafios.Fórum Raízes: conquistas e desafios. 2013. (Seminário).

13.
II Seminário Regional Diversidade e Superação do Racismo: ações, críticas e perspectivas da educação das relações étnico-raciais na Baixada Fluminense.As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação para as Relações Étnico-Raciais. 2013. (Seminário).

14.
Jornada Educação e Relações Étnico-Raciais.A Importância da Escola na Conscientização da Cultura Afro-brasileira. 2013. (Outra).

15.
II Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação.Educação, Justiça Ambiental e Racial: desafios contemporâneos. 2012. (Seminário).

16.
I Seminário Regional Diversidade e Superação do Racismo: ações, críticas e perspectivas da educação das relações étnico-raciais na Baixada Fluminense.Experiências Não-governamentais para a Consolidação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2012. (Seminário).

17.
Nei Lopes: uma pequena homenagem ao grande poeta.Negras Biografias: lutas e olhares - Abdias Nascimento. 2012. (Encontro).

18.
Seminário 10 Anos de Ações Afirmativas: conquistas e desafios.Seminário 10 Anos de Ações Afirmativas: conquistas e desafios. 2012. (Seminário).

19.
Seminário Internacional sobre Ação Afirmativa: processos, conquistas e desafios.Acompanhamento das Políticas de Ação Afirmativa nas Universidades Públicas Brasileiras. 2012. (Seminário).

20.
Seminário Internacional sobre Políticas de Ação Afirmativa: processos, conquistas e desafios.Seminário Internacional sobre Políticas de Ação Afirmativa: processos, conquistas e desafios. 2012. (Seminário).

21.
VII Congresso Nacional de Pesquisadores(as) Negros(as). Pan-africanismo nas américas. 2012. (Congresso).

22.
VIII International Meeting of the Paulo Freire Forum. The Role of the Public Intellectual with Regard to Education - Education and African Ancestry: the Legacy of Abdias Nascimento. 2012. (Congresso).

23.
XI Congresso Internacional da Associação de Estudos Brasileiros - Brazilian Studies Association (BRASA). Abdias Nascimento: a living legacy. 2012. (Congresso).

24.
I Seminário do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado do Rio de Janeiro.Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Reeducação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. 2011. (Seminário).

25.
Lançamento da Coleção História Geral da África e Homenagem a Abdias Nascimento.Afrocentricidade e a História do Negro no Brasil. 2011. (Outra).

26.
Semana da Consciência Negra em Londrina.Educação e Saberes Plurais: o papel da escola e do professor. 2011. (Seminário).

27.
Seminário Nacional - A Cultura Como Veículo de Erradicação da Miséria.A Cultura Como Veículo de Erradicação da Miséria. 2011. (Seminário).

28.
122 Anos de Abolição: para onde vamos?.Direitos Básicos da População Negra: saúde, educação e cultura, segurança, trabalho e moradia. 2010. (Seminário).

29.
Semana da Consciência Negra.Afrocentricidade. 2010. (Simpósio).

30.
I Coloquio Internacional Saberes da Diáspora Africana no Brasil.Mesa redonda: Territórios Sagrados Negros no Brasil. 2009. (Simpósio).

31.
III Encontro do Fórum de Estudantes de Origem Popular.Cotas Estigmatiza! Mito ou Realidade?. 2009. (Encontro).

32.
Reflexões sobre a Cultura Afro: história, consumo, identidade e tendências.tema livre. 2009. (Encontro).

33.
Semana Teixeira e Souza de Literatura 2008.III Painel sobre História e Cultura Afro-brasileira na Política Educacional do Município. 2008. (Seminário).

34.
Afrobrasilidade: recomendações e desafios para implantação da lei 10.639/03.Mesa: História da Àfrica e Diáspora Negra. 2007. (Seminário).

35.
I Colóquio Pensamento Negro em Educação no Brasil.Pensamento Negro sobre as Relações Raciais. 2007. (Simpósio).

36.
Mesa Redonda Diálogos Religiosos da Diáspora Africana.Diálogos Religiosos da Diáspora Africana. 2007. (Encontro).

37.
II Congresso Internacional Ecologia do Parto e Nascimento "Uma Celebração da Vida". Gênero, Raça e Procriação. 2004. (Congresso).

38.
49o Feira do Livro de Porto Alegre.Tradição, Identidade e Resistência. 2003. (Simpósio).

39.
II Jornada Saúde da População AfroBrasileira.64a Semana Brasileira de Enfermagem. 2003. (Simpósio).

40.
Inclusão Social na Universidade - Igualdade e Diversidade.Inclusão Social na Universidade - Igualdade e Diversidade. 2003. (Seminário).

41.
I Simpósio Municipal da Consciência Negra.Gênero, Raça e Educação: Repensando o Espaço Escolar. 2003. (Simpósio).

42.
IV Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos.Fórum Estadual de Combate à Discriminação no Mercado de Trabalho. 2003. (Seminário).

43.
Sesquicentenário de José do Patrocínio - Mesa Redonda.O Papel da Cultura Negra na Construção da Cultura Brasileira. 2003. (Simpósio).

44.
IV Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos.Subjetividade e Exclusão. 2002. (Seminário).

45.
Por uma Educação sem Discriminação.Educação e Racismo no Brasil: Avaliação e Desafios no Pós Durban. 2002. (Seminário).

46.
Por uma Educação sem Discriminação.Por uma Educação sem Discriminação. 2002. (Seminário).

47.
2o Fórum Iniciativas Negras - Trocando Experiências.Continuidade e Coerência: Movimentos Negros e Cidadania Afro-Brasileira, 1914-1950.. 2001. (Simpósio).

48.
Fórum das ONGs, 3a Conferência Mundial Contra o Racismo, a Xenofobia e Intolerâncias Correlatas..Tendências globais e as ações de combate ao racismo no Brasil. Forum: Combatendo o Racismo na Era Global - Lições do Brasil, da África do Sul e dos Estados Unidos.. 2001. (Simpósio).

49.
Seminário Globalização, Raça e Pobreza.Seminário Globalização, Raça e Pobreza. 2001. (Seminário).

50.
Fórum Iniciativas Negras - Trocando Experiências.Movimento Negro - Histórias e Memórias. 2000. (Simpósio).

51.
Mecanismos de Promoção da Igualdade - Um desafio para o desenvolvimento do Brasil.Mecanismos de Prmoção da Igualdade - Um desafio para o desenvolvimento do Brasil. 2000. (Seminário).

52.
Objetivos, Metodologia e Processo de Construção do Atlas Histórico, Cultural, Político e Social dos Afro-descendentes Brasileiros.Objetivos, Metodologia e Processo de Construção do Atlas Histórico, Cultural, Político e Social dos Afro-descendentes Brasileiros. 2000. (Seminário).

53.
Projeto Brasil - 500 Anos de Esclusão.Discutindo a Luta pela Abolição. 2000. (Seminário).

54.
VII Semana da Consciência Negra: O Negro e a Questão Racial.A Contribuição do Negro na Formação da Identidade Brasileira. 2000. (Simpósio).

55.
Diversidade Cultural e Educação - Perspectivas, Ações e Propostas Metodológicas para o Terceiro Milênio..Diversidade Cultural e Globalização. 1999. (Seminário).

56.
Fórum da Cidadania.Discutindo a Abolição. 1999. (Simpósio).

57.
QUILOLO: III Colóquio transdisciplinar sobre Temas de Gênero e Etnia,.Mídia, Imaginário Social e Racismo. 1999. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NASCIMENTO, E. L. . Fórum Ipeafro Sankofa. 2010. (Outro).

2.
NASCIMENTO, E. L. ; NASCIMENTO, A. . Um Rio Chamado Atlântico. 2007. (Exposição).

3.
NASCIMENTO, E. L. . Fórum Memória Viva e Ação Cultural na Escola. 2007. (Outro).

4.
NASCIMENTO, A. ; NASCIMENTO, E. L. . Abdias Nascimento Memória Viva. 2006. (Exposição).

5.
NASCIMENTO, A. ; NASCIMENTO, E. L. . Abdias Nascimento Memória Viva. 2006. (Exposição).

6.
NASCIMENTO, A. ; NASCIMENTO, E. L. . Abdias Nascimento Memória Viva. 2004. (Exposição).

7.
NASCIMENTO, A. ; NASCIMENTO, E. L. . Abdias Nascimento, uma Mini-Mostra. 2004. (Exposição).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, E. L. ; NASCIMENTO, A. . O Legado de Abdias do Nascimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
NASCIMENTO, Elisa Larkin; NASCIMENTO, Elisa Larkin MACEDO, J. R. MAESTRI, M. GOMES, A. S. CAMPOS, D. M. C. PEREIRA, L. R. B. SANTOS, J. A. BITTENCOURT JR, I. C. FROES, R. A. E. J. MOREIRA, P. R. S. MULLER, L. S. SANTOS, I. S. RUBERT, R. A. AGUILAR, M. C. SILVA, P. S. LONER, B. A. SILVA, F. O. ESCOBAR, G. V. GOMES, F. R. MAGALHAES, M. L. ORO, A. P. ASSUMPCAO, E. SILVA, S. B. XAVIER, R. C. L. ROSA, M. V. T. , et al.SANTOS, T. N. POSSAMAI, Z. GUIMARAES, A. S. A. WEBER, R. ; Lideranças Negras e Identidade Étnica no Rio Grande do Sul: séculos XIX-XX. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Como diretora do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), ela idealizou e organizou os Foruns Sankofa de 1991, 1993, 2007, 2010, 2011 e 2012, bem como o curso ?Sankofa: Conscientização da Cultura Afro-Brasileira? realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro no período de 1984 a 1995. Realizou a curadoria da mega-exposição Abdias Nascimento Memória Viva (Rio de Janeiro; Brasília; Salvador, 2004-2006) e da exposição "África-Brasil, Ancestralidade e expressões contemporâneas" (Maricá, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, 2011; Campos dos Goytacazes, 2012). Desde 2003, realiza a curadoria e coordena a organização e o tratamento técnico do acervo Abdias Nascimento /Ipeafro) para exposição, conservação e preservação mediante microfilmagem e digitalização. O objetivo é colocar o conteúdo à disposição do público e para consulta digital na re através do site www.ipeafro.org.br. Para esses projetos, obteve patrocínio da Petrobras e apoio da FINEP, Fundação Ford, Fundação Kellogg, Center for Research Libraries, Biblioteca do Congresso dos EUA, SEPPIR/PR, Fundação Cultural Palmares, Fundo Nacional de Cultura UNESCO, SECAD/MEC.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 11:25:34