Elaine Cristina Dias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8651231758923233
  • Última atualização do currículo em 04/11/2018


Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Especializou-se em Histoire de l'Art no Institut National d'Histoire de l'art, em Paris, como bolsista Getty (2002-2003). É mestre em História da Arte e da Cultura (2001) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Concluiu pós-doutorado na Université de Paris IV - Centre André Chastel (Fapesp) e é pós-doutora pela FAU-USP (Fapesp). É atualmente docente nos cursos de graduação e pós-graduação em História da Arte da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: academia de belas artes, Félix-Émile Taunay, família Taunay, Missão Artística Francesa, ensino artístico, pintura de paisagem, pintura de historia, recepção da tradição clássica, relações artísticas entre Europa e Brasil no século XIX, pintura de retrato; paisagem e cidade; arte francesa no Brasil, circulação de modelos e idéias européia na arte brasileira; teoria artística nos séculos XVIII e XIX; neoclassicismo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elaine Cristina Dias
Nome em citações bibliográficas
DIAS, Elaine

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos.
Estrada do Caminho Velho, 3333
Pimentas
07252312 - Guarulhos, SP - Brasil
Telefone: (11) 55764848


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Félix-Émile Taunay: Cidade e Natureza no Brasil, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Luiz César Marques Filho.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Academia de Belas Artes; Pintura de Paisagem; Grandjean de Montigny; Félix-Émile Taunay.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Crítica da Arte.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Teoria da Arte.
Setores de atividade: Educação Superior.
1999 - 2001
Mestrado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Debret, a Pintura de História e as Ilustrações de corte da,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Luciano Migliaccio.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Jean-Baptiste Debret; Missão Artística Francesa; Pintura de História; Primeiro Império Brasileiro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Crítica da Arte.
Setores de atividade: Educação Superior.
2011 - 2011
Especialização em História da Arte.
Universidad Rey Juan Carlos, URJC, Espanha.
Título: Os Retratos das Princesas da Casa de Bragança ? Maria Francisca de Asis, Maria Teresa e Maria Isabel - nos Museus Espanhóis.
Orientador: Isabel del Rio de la Hoz.
Bolsista do(a): Fundación Carolina, FC, Espanha.
2002 - 2003
Especialização em Histoire de l'Histoire de l'Art.
Institut National d'Histoire de l'Art, INHA, França.
Título: Félix-Émile Taunay - Le Panorama de 1824 et l'Academia Imperial de Belas Artes de Rio de Janeiro.
Orientador: Philippe Sénéchal.
Bolsista do(a): Paul Getty Foundation, GETTY, Estados Unidos.
1994 - 1998
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Pós-doutorado


2005 - 2009
Pós-Doutorado.
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - USP, FAU -USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2006 - 2007
Pós-Doutorado.
Université de Paris IV - Paris Sorbonne Centre André Chastel, PARIS IV, França.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: Teoria da Arquitetura.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.


Formação Complementar


2007 - 2007
Culto, Conservação e Destruição das Imagens. (Carga horária: 24h).
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, FAU-USP, Brasil.
1997 - 1997
A Escultura Monumental Italiana do Século XX. (Carga horária: 10h).
IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, IFCH, Brasil.
1997 - 1997
As Instituições de Arte no Século XIX. (Carga horária: 10h).
IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, IFCH - UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


UNAM- Instituto de Investigaciones Estéticas, UNAM, México.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 12
Outras informações
Curso Arte y Academia en el siglo XIX


Universidad de Chile, UC, Chile.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 9
Outras informações
Seminario de Postgrado "La imagen de la naturaleza en la Academia: el caso brasileño", en la Facultad de Artes, Depto. de Teoría de las Artes, Universidad de Chile


Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

8/2014 - Atual
Ensino, História da Arte, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
TEHA - Estudos da Tradição Clássica
08/2014 - Atual
Ensino, História da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Pesquisa e Práticas de História da Arte I
05/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de História da Arte, .

02/2013 - Atual
Extensão universitária , Departamento de História da Arte, .

Atividade de extensão realizada
Responsável pelo curso "Acervos e Museus de São Paulo".
2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de História da Arte, .

11/2011 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Medicina, .

Atividade de extensão realizada
Integrante do grupo de professores da Universidade Aberta da Terceira Idade - coordenado pela profa. Dra. Guiomar Lopes.
04/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Guarulhos, .

Cargo ou função
Membro da Câmara de Licenciatura e Formação de Educadores da Unifesp-Guarulhos.
04/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Guarulhos, .

Cargo ou função
Coordenadora da Câmara de Extensão e Estágio do Curso de História da Arte.
04/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Guarulhos, .

Cargo ou função
Membro da Câmara de Extensão da Unifesp-Guarulhos.
3/2014 - 7/2014
Ensino, História da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte e Educação
3/2013 - 12/2013
Ensino, História da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte e Educação
Arte no Brasil: Temas e Abordagens
Uma breve história do retrato: do mundo antigo ao século XX
08/2011 - 06/2013
Extensão universitária , Departamento de História da Arte, .

Atividade de extensão realizada
Responsável pelo projeto de extensão "História da Arte e Educação - Programa de Formação de Professores da região de Pimentas e seu entorno".
3/2012 - 12/2012
Ensino, História da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte e Educação
História da Arte no Brasil
Laboratório de Pesquisa e Práticas em História da Arte I
Arquitetura e Transformação Urbana no Brasil: Tópicos de Estudos Arquitetura e Transformação
3/2011 - 12/2011
Ensino, História da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte e Educação
Laboratório de Pesquisa e Práticas em História da Arte I

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Istituto Europeo di Design, IED, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços, Carga horária: 4

Atividades

08/2005 - 09/2010
Ensino, Design, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História da Arquitetura e do Design
História da Arte Moderna e Contemporânea

Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços, Carga horária: 2

Atividades

10/2005 - 09/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Pós-graduação em Artes Visuais, .


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Programa de Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente - PED, Carga horária: 2

Atividades

03/2002 - 07/2002
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Evolução das Artes Visuais no Brasil I

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1999
Vínculo: Bolsista de IC/AP, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

03/1996 - 02/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Monitoramento Ambiental de Recursos Naturais por Satélite, CNPMA - Centro Nacional de Pesquisa e Monitoramento Ambiental.

Linhas de pesquisa
Núcleo de Sócio-Economia

Universidad Adolfo Ibàñez, UAI, Chile.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 6
Outras informações
Curso sobre Arte Brasileira no Século XIX realizado em duas aulas de 3 horas.

Atividades

10/2016 - 10/2016
Ensino, Magister en Historia del Arte, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Arte Brasileño en el Siglo XIX


Linhas de pesquisa


1.
Núcleo de Sócio-Economia
2.
Pós-graduação em História da Arte
3.
Arte, Circulações e Transferências

Objetivo: Reúne temas de pesquisa que envolvam discussões sobre circulações e transferências artísticas: as circulações de artistas, de modelos artísticos, estilísticos e iconográficos. Enfocam-se diferentes formas de mobilidade: circulação e transferências de conceitos, ideias e teorias, assim como circulação e transferências de técnicas, saberes e preceitos artísticos...
4.
Grupo de Pesquisa - CNPq - Grupo de Estudos da Tradição e Recepção Clássicas


Projetos de pesquisa


2017 - 2018
Artistas Franceses no Rio de Janeiro: Formação na França e circulação de Modelos Artísticos no Brasil entre 1840 e 1884. « Artistes français à Rio de Janeiro : Formation en France et circulation des modèles artistiques au Brésil entre 1840 et 1884?.
Descrição: Um grande número de artistas franceses residiram no Rio de Janeiro durante o século XIX. As Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas Artes realizadas entre 1840 e 1884 (respectivamente, data de início e da última mostra do período imperial) nos revelam sua inserção no sistema artístico brasileiro e as obras produzidas, levando-nos a compreender sua atuação na corte de d. Pedro II para além do universo acadêmico. Estes artistas, em torno de quarenta, abriram ateliês, atendiam encomendas públicas e privadas, participavam de exposições particulares, abriram escolas de arte, colecionavam e mantinham uma estreita relação com a política imperial. Pouco sabemos, no entanto, sobre sua vida artística anterior à chegada ao Brasil. Pretende-se, neste projeto a ser desenvolvido na EHESS, sob supervisão do Sr. Jacques Leenhardt, pesquisar suas formações nos arquivos e bibliotecas da França, assim como entender sua atuação no sistema francês e os modelos artísticos trazidos por ele ao Rio de Janeiro, para compreender como se deu sua circulação, além de seus métodos e das obras que produziram no âmbito da arte e da cultura do Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Artistas Franceses nas Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas Artes: Circulação e Produção Artística entre 1840 e 1884
Descrição: A presença de artistas estrangeiros no Brasil constituiu uma das características mais contundentes da história da arte brasileira no século XIX. Neste panorama, podemos citar a vinda de viajantes ao Brasil - especialmente, ao Rio de Janeiro -, a chegada da Missão Artística Francesa em 1816 e a vinda de artistas que por aqui estabeleceram residência durante o século XIX. Ao mesmo tempo, muitos outros participaram as Exposições Gerais de Belas Artes da Academia brasileira entre 1840 e 1884, respectivamente ano de sua abertura para todos os artistas, e última mostra realizada no período de d. Pedro II. Estes artistas, em torno de 40 franceses, passaram temporariamente e/ou que fixaram seus ateliês no Rio de Janeiro, recebendo encomendas e participando da produção artística nacional e privada do período. Em seu conjunto de obras, contemplamos alguns gêneros específicos das belas artes, sendo, em sua maioria, paisagens e retratos. Em menor número, há também pinturas de história e outros suportes apresentados pelos franceses nestas mostras, como a fotografia e a gravura, os quais também integram o escopo desta pesquisa. Por estas razões, e também por constituírem gêneros de grande importância na formação iconográfica nacional, especialmente no Império de d. Pedro II, estes projeto visa estudar o conjunto específico de artistas franceses exteriores à Academia, e sua inserção na sociedade brasileira. Busca-se entender como se deu a recepção de seus trabalhos na Academia Imperial de Belas Artes e a circulação de seus modelos artísticos dentro da instituição, sua inserção no processo de encomendas públicas e privadas no Rio de Janeiro, a formação de seus ateliês na cidade e sua participação no mercado de artes em desenvolvimento no Rio de Janeiro, contribuindo para a modernização do sistema artístico nacional.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Academia, retratística e os pintores estrangeiros nas Exposições Gerais de Belas Artes (1840-1884)
Descrição: Este projeto de pesquisa visa um estudo sobre o ensino artístico, o gênero do retrato e a participação artistas estrangeiros nas Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas artes entre 1840 e 1884, período compreendido entre o início do programa de exposições públicas até a última mostra ocorrida durante o Império de d. Pedro II. Objetivos. Esta proposta abordará vários elementos, entre os quais a circulação de teorias e métodos de ensino na Academia brasileira, o gênero do retrato nas exposições gerias, seja na esfera pública com a representação de grandes líderes e exploração do retrato de Estado, seja na esfera privada com a representação dos personagens pertencentes à nobreza carioca; a inserção do artista estrangeiro no Brasil e na Academia, e as encomendas públicas e privadas; a divulgação do trabalho destes artistas e o impulso às encomendas das variadas esferas; as questões destacadas pela crítica no que concerne ao gênero do retrato; as cópias de retratos expostas e suas fontes; as premiações para retratos específicos e o incentivo à produção dentro e fora da Academia brasileira; a origem e formação destes artistas antes de se apresentarem no Rio de Janeiro, além de sua inserção nesta sociedade de corte; as questões específicas entre a produção e divulgação do retrato de Estado e o retrato privado, a circulação de teorias e métodos relativos ao próprio gênero e ao desenvolvimento da Academia brasileira. Metodologia: O projeto de pesquisa se dividirá nas etapas seguintes: levantamento de todos os artistas e telas nomeadas nas exposições gerais, isto é, designadas com títulos específicos; a pesquisa sobre os artistas específicos e suas relações com a sociedade e o ambiente artístico carioca; análise dos retratos e suas composições, além da compreensão, circulação e ressignificação dos modelos utilizados, além de sua aplicação no ensino acadêmico; busca da crítica relativa a estas produções e documentos relativos a estas encomendas. As pesquisas serão realizadas nos arquivos e museus do Rio de Janeiro, assim como os arquivos e coleções dos países de origem e formação destes artistas neste período. O projeto de pesquisa pretende também inserir em sua equipe alunos de iniciação científica e mestrado, que igualmente contribuirão com suas pesquisas para a compreensão deste objeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Retratos do Museu Paulista da USP
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como proposta o estudo da produção e aquisição de retratos a óleo em São Paulo no séc. XIX e início do XX, mediante pesquisa sistemática da coleção de retratos conservados no Museu Paulista da Universidade de São Paulo, realizados por pintores nacionais e estrangeiros. A partir do estudo direto da obra de arte, discutimos a existência da prática retratística no Estado de São Paulo, as relações deste ambiente com o acadêmico carioca, o desenvolvimento do gosto público e privado, o mercado artístico, a prática e o desejo de retratar pessoas ilustres ligadas à sociedade e ao Estado e, finalmente, a passagem do retrato enquanto objeto familiar para a instituição museológica. O projeto visa não só ampliar os estudos, hoje incipientes, sobre a tipologia em São Paulo, incluindo a pouco pesquisada coleção de retratos deste Museu, como promover a interinstitucionalidade entre o curso de História da Arte da Unifesp e o Museu Paulista da Universidade de São Paulo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
Plus-ultra A Recepção e a Transferência da Tradição Artística Clássica entre a Europa Mediterrânea e a América Latina
Descrição: ?PLUS ULTRA? é um projeto de pesquisa que articula instituições de ensino superior do Estado de São Paulo, nacionais e internacionais, mais instituições de conservação e tutela do patrimônio artístico brasileiro, visando prosseguir, consolidar e ampliar as ações do Projeto Temático Biblioteca Cicognara ? A Constituição da Tradição Clássica financiado pela FAPESP no período 2001-2005, e imprimir ulterior impulso quantitativo e qualitativo aos estudos de história da arte no Brasil, dotando a universidade brasileira de instrumentos, recursos e métodos, que permitam a sua inserção a um nível cada vez mais alto na cooperação internacional no setor. Seus objetivos podem ser assim resumidos: A ? Adquirir e disponibilizar ao público brasileiro, por meio de estudos e traduções, editados por via eletrônica ou impressos, textos da literatura artística fundamentais para a transmissão e a recepção da Tradição Clássica; B ? Desenvolver ulteriormente o banco de dados eletrônicos em rede Urânia, sobre a iconografia da Tradição Clássica, realizado durante o Projeto Temático Biblioteca Cicognara como instrumento básico da pesquisa histórico-artística no país.; C ? Realizar atividades de pesquisa, individual e coletiva, mensuradas e avaliadas por encontros regulares e intercâmbios nas seguintes áreas: I) História da Arte e Historiografia Artística dos séc. XIV a XX; II) História da Retórica e das Poéticas (Séculos XIV-XVIII); III) Iconografia; IV) Recepção e Transferência Cultural da Tradição Clássica na Europa e na América Contemporânea, e no Brasil em particular (séculos XVIII - XX); D ? Contribuir para tornar disponíveis em rede ao público dos estudiosos instrumentos para a pesquisa sobre o patrimônio iconográfico e bibliográfico vinculado à transmissão da Tradição Clássica existente nos acervos das instituições públicas brasileiras; E ? Participar da criação de uma rede internacional de centros de pesquisa, para permitir a formação de pesquisadores brasileiros ao mais alto nível..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Curso de Extensão Formação de Educadores da Fundação Ema Gordon Klabin
Descrição: O curso visa aprofundar a formação dos educadores da Fundação Cultural Ema Gordon Klabin, a partir de aulas ministradas pelos alunos com pesquisas de Iniciação Científica concluídas e do Programa de Mestrado do Departamento de História da Arte da Unifesp. O programa tem como objetivo levar a conhecimento dos educadores o conteúdo destas pesquisas, abordando sua temática, o desenvolvimento da investigação, suas etapas e seus impasses, questões metodológicas de análise da imagem e de fontes documentais e bibliográficas, assim como a comparação com objetos presentes na coleção da Fundação. Tem-se como propósito ainda que os educadores da Fundação possam aprofundar seu conhecimento para ampliação das pesquisas em seu acervo e o caráter didático das visitas realizadas com o público, assim como a possibilidade de oferecer ao aluno do Departamento de História da Arte da Unifesp a experiência da docência e da divulgação de suas pesquisas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Elaine Cristina Dias - Coordenador / Fabriccio Miguel Novelli Duro - Integrante / Mariana Lacerda - Integrante / Karina Ayumi Ekami Takiguti - Integrante / Ana Paula dos Santos Salvat - Integrante / Mayara Amaral Fernandes - Integrante / Michele Borges Pedroso - Integrante / Robson Figueiredo da Silva - Integrante / Vanessa Oliveira dos Santos - Integrante / Luciara Ribeiro - Integrante.
2015 - Atual
Curso de Extensão Acervos e Museus de São Paulo III
Descrição: O curso Acervos e Museus de São Paulo parte III integra-se ao Projeto História da Arte e Educação ? Programa de formação de professores da região de Pimentas e seu entorno, visando promover o contato direto e o conhecimento das obras de arte dos diferentes acervos de São Paulo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elaine Cristina Dias - Coordenador / Ana Maria Hoffmann - Integrante / Manoela Rufinoni - Integrante / André Luiz Tavares Pereira - Integrante / Fabriccio Miguel Novelli Duro - Integrante / Ilana Goldstein - Integrante.
2014 - 2014
Curso de Extensão História da Arte e Educação: Acervos e Museus de São Paulo II
Descrição: O curso Acervos e Museus de São Paulo parte II integra-se ao Projeto História da Arte e Educação ? Programa de formação de professores da região de Pimentas e seu entorno, visando promover o contato direto e o conhecimento das obras de arte dos diferentes acervos de São Paulo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Elaine Cristina Dias - Coordenador / Letícia Squeff - Integrante / Ana Maria Hoffmann - Integrante / Manoela Rufinoni - Integrante / Michiko Okano - Integrante / André Luiz Tavares Pereira - Integrante.
2013 - 2013
Curso de extensão História da Arte e Educação: Acervos e Museus de São Paulo
Descrição: O curso Acervos e Museus de São Paulo integra-se ao Projeto História da Arte e Educação ? Programa de formação de professores da região de Pimentas e seu entorno, visando promover o contato direto e o conhecimento das obras de arte dos diferentes acervos de São Paulo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Elaine Cristina Dias - Coordenador / Letícia Squeff - Integrante / Angela Brandão - Integrante / Ana Maria Hoffmann - Integrante / Marina Soler - Integrante / Michiko Okano - Integrante / Virginia Gil Araújo - Integrante / André Luiz Tavares Pereira - Integrante / José Geraldo Costa Grillo - Integrante / Flávia Galli - Integrante / Cássio Fernandes - Integrante / Marta Jardim - Integrante.
2011 - 2012
Curso de Extensão História da Arte e Educação - Programa de Formação dos Professores da Região de Pimentas e seu entorno
Descrição: Este curso visa o desenvolvimento do campo da extensão universitária em estreita associação com as áreas do ensino e da pesquisa em História da Arte, promovendo a ampliação da formação de professores da rede pública da região de Pimentas e seu entorno em Guarulhos, com a atuação de seu quadro docente e a participação de discentes. Este curso direciona-se à qualificação do professor e do uso da imagem em sala de aula, levando o conhecimento sobre a disciplina e seus métodos de abordagem. Permitirá a criação de novas propostas aplicadas diretamente ao âmbito do ensino e da extensão, levando ainda a possibilidade de pesquisas futuras no campo da aplicação e uso da imagem pelos professores dos ensinos fundamental e médio. Além disso, possibilitará também o desenvolvimento da pesquisa nesta área, dentro da Linha de Pesquisa Conexões em História da Arte, gerando ainda publicações no campo da História da Arte e da Educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Elaine Cristina Dias - Coordenador / Andre Tavares - Integrante / Letícia Squeff - Integrante / Angela Brandão - Integrante / Ana Maria Hoffmann - Integrante / Manoela Rufinoni - Integrante / Marina Soler - Integrante / Michiko Okano - Integrante / Osvaldo Fontes Filho - Integrante / Pedro Arantes - Integrante / Virginia Gil Araújo - Integrante / Youssef Cherem - Integrante.


Outros Projetos


2014 - 2015
Mais Cultura nas Escolas: promoção do diálogo entre iniciativas culturais e a educação formal
Descrição: ermo de Cooperação realizado entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação com a EFLCH-Guarulhos, para assessoria ao programa de recursos culturais aplicado nas escolas públicas do território nacional, tendo como objetivo a parceria em sua coordenação e na realização de estudos de indicadores e pesquisas acadêmicas futuras acerca desta temática. O programa Mais Cultura nas Escolas apresenta como objetivo geral o desenvolvimento de estudos, pesquisas, produção e divulgação de informações, conhecimentos tecnológicos e científicos e metodologias sobre iniciativas que promovam o encontro entre experiências culturais e artísticas em curso na comunidade local e o projeto pedagógico de escolas públicas de Educação Integral participantes do Programa Mais Educação. Possui como objetivo geral a formulação de instrumentos de análise técnica que proporcionem a avaliação de projetos que estejam coadunados com os objetivos do Programa Mais Cultura nas Escolas e o acompanhamento do desenvolvimento das iniciativas culturais desenvolvidas em escolas públicas. Pretende, também, contribuir com a elaboração de indicadores, quantitativos e qualitativos, que possam subsidiar políticas públicas de cultura e educação na implementação da educação em tempo integral no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Elaine Cristina Dias - Integrante / Manoela Rufinoni - Integrante / André Luiz Tavares Pereira - Coordenador / Fernando Atique - Integrante / Fernanda Cruz - Integrante.


Revisor de projeto de fomento


2015 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo.
7.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
8.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
9.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
10.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.
11.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
12.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:2
Total de citações:2
Dias, Elaine  Data: 23/01/2008

Artigos completos publicados em periódicos

1.
DIAS, Elaine2016DIAS, Elaine. Alegórico Debret. Revista de História da Biblioteca Nacional, v. 11, p. 34-40, 2016.

2.
DIAS, Elaine2016DIAS, Elaine. D?abord peindre le prince: les conflits de Jean-Baptiste Debret et Nicolas-Antoine Taunay à la cour de Rio de Janeiro. BRÉSIL(S) - SCIENCES HUMAINES ET SOCIALES, v. 10, p. 1-16, 2016.

3.
DIAS, Elaine2014DIAS, Elaine. La difficile reception de la tradition académique française au Brésil. Figura. Studi sull`Immagine nella Tradizione Classica, v. 1, p. 1-25, 2014.

4.
DIAS, Elaine2013DIAS, Elaine. Un paysage en construction: les revues et l'histoire de l'art au Brésil. Perspective, v. 2, p. 402-408, 2013.

5.
DIAS, Elaine2013DIAS, Elaine. Félix-Émile Taunay entre a tradição clássica de ensino e a paisagem contemporânea no século XIX. CAIANA, v. 3, p. 1-2, 2013.

6.
DIAS, Elaine2012DIAS, Elaine. A Fotografia como Modelo. Boletim (USP. Grupo de Estudos do Centro de Pesquisas em Arte & Fotografia do Departamento de Artes Plásticas), v. 5, p. 21-25, 2012.

7.
DIAS, Elaine2011DIAS, Elaine. Resenha do livro Brasil em Imagens - Um estudo da Revista Ilustração Brasileira (1876-1878). Patrimônio e Memória (UNESP), v. 7, p. 317-321, 2011.

8.
DIAS, Elaine2011DIAS, Elaine. Os Retratos de Maria Isabel e Maria Francisca de Bragança, de Nicolas Antoine Taunay. Anais do Museu Paulista (Impresso), v. 19, p. 11-43, 2011.

9.
DIAS, Elaine2010DIAS, Elaine. Charles Baudelaire e Constantin Guys - Arte e Moda no Século XIX. 19&20 (Rio de Janeiro), v. V, p. 4, 2010.

10.
DIAS, Elaine2008DIAS, Elaine. Félix-Émile Taunay e a prática do discurso acadêmico no Brasil (1834-1851). Revista de História da Arte e Arqueologia, v. no.9, p. 81-100, 2008.

11.
DIAS, Elaine2007DIAS, Elaine. Um breve percurso pela história do modelo vivo no século XIX - princípios do método, a importância de Viollet le Duc e o uso da fotografia. 19&20 (Online), v. II, p. 1-15, 2007.

12.
DIAS, Elaine2006DIAS, Elaine. Uma carta de Jean-Baptiste Debret ao ?Camarade De La Fontaine? na Bibliothèque de l?INHA (França): novos relatos para a história da Missão Artística Francesa no Brasil. Revista de História da Arte e Arqueologia, Campinas, v. 5, p. 95-105, 2006.

13.
DIAS, Elaine2006DIAS, Elaine. Félix-Émile Taunay e a recepção da tradição clássica na AIBA (1834-1851). Rotunda (UNICAMP), Campinas, p. 43-58, 2006.

14.
DIAS, Elaine2006 DIAS, Elaine. A representação da Realeza no Brasil: uma análise dos retratos de D. João VI e D. Pedro I, de Jean-Baptiste Debret. Anais do Museu Paulista (Impresso), São Paulo, v. 14, n.1, p. 243-261, 2006.

15.
DIAS, Elaine2006 DIAS, Elaine. Correspondências entre Joachim Le Breton e a Corte Portuguesa na Europa. O nascimento da Missão artística de 1816. Anais do Museu Paulista (Impresso), v. 14, p. 301-316, 2006.

16.
DIAS, Elaine2006DIAS, Elaine. O Epítome de Anatomia de Félix-Émile Taunay, 1837. Revista de História da Arte e Arqueologia, v. 1, p. 83-96, 2006.

17.
DIAS, Elaine2003DIAS, Elaine. A Pintura de Paisagem de Félix-Émile Taunay. Revista Rotunda, v. 1, n.1, p. 5-18, 2003.

18.
DIAS, Elaine1999DIAS, Elaine; QUIRINO,T. R. ; LUIZ, Alfredo J. B. . Tecnologias Agropecuárias e impacto ambiental: uma agenda para a pesquisa. Cadernos de Ciência e Tecnologia (EMBRAPA), Brasília, v. 16, n.maio/junho, p. 69-96, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DIAS, Elaine; Simioni, Ana Paula C. . Mulheres Artistas. As Pioneiras. 1884-1930.. 1. ed. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2015. v. 1. 183p .

2.
DIAS, Elaine. Almeida Júnior. Coleção Folha Grandes Pintores Brasileiros. 1. ed. São Paulo: Folha de São Paulo/Itaú Cultural, 2013. v. 1. 93p .

3.
DIAS, Elaine; Eleutério, M. L. . Heitor dos Prazeres. Coleção Folha Grandes Pintores Brasileiros. 1. ed. São Paulo: Folha de São Paulo/Itaú Cultural, 2013. v. 1. 93p .

4.
DIAS, Elaine. Pedro Américo. Coleção Folha Grandes Pintores Brasileiros. 1. ed. São Paulo: Folha de São Paulo/Itaú Cultural, 2013. v. 1. 93p .

5.
DIAS, Elaine. Paisagem e Academia - Félix-Émile Taunay e o Brasil (1824-1851). Campinas: Unicamp, 2009. v. 1. 400p .

6.
Schwarcz, Lília ; DIAS, Elaine . Nicolas-Antoine Taunay no Brasil: uma leitura dos trópicos. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. v. 1. 270p .

7.
DIAS, Elaine; QUIRINO,T. R. (Org.) ; LUIZ, Alfredo J. B. (Org.) ; Irias, Luiz J. M. (Org.) ; Wright, James T. C. (Org.) ; Rodrigues, Gerado S. (Org.) ; Rodrigues, Isis (Org.) ; Corrales, Francisco M. (Org.) ; Cavalcanti, Isabela P. (Org.) . Impacto Agroambiental Perspectivas Problemas Prioridades. 1. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 1999. v. 1. 184p .

Capítulos de livros publicados
1.
DIAS, Elaine. ?Mon Atelier de Catumbi? e ?Debret em seu ateliê?. Interpretações e invenções acerca da vida do artista do Brasil. In: DAZZI, Camila; VALLE, Arthur; PORTELLA, I., SILVA, Rosangela. (Org.). Oitocentos tomo IV: O ateliê do artista. 1ed.Rio de Janeiro: CEFET, 2017, v. 1, p. 79-86.

2.
DIAS, Elaine. Arte holandesa, flamenga e francesa na Fundação Klabin. In: COSTA, Paulo de Freitas. (Org.). A Coleção Ema Klabin. 1ed.São Paulo: Fundação Cultural Ema Gordon Klabin, 2017, v. 1, p. 101-115.

3.
DIAS, Elaine. Fundação Klabin e a Unifesp: uma parceria incontornável para História da Arte. In: COSTA, Paulo de Freitas. (Org.). A Coleção Ema Klabin. 1ed.São Paulo: Fundação Cultural Ema Gordon Klabin, 2017, v. 1, p. 14-15.

4.
DIAS, Elaine. Félix-Émile Taunay e o Prêmio de Viagem à Europa: circulação de métodos e formação na Academia Imperial de Belas Artes brasileira (1845-1851). In: Neto, Maria João; Malta, Marize. (Org.). Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos Séculos XIX e XX - As Academias de Belas Artes - Rio de Janeiro - Lisboa - Porto - Ensino, Artistas, Mecenas, Colecções.. 1ed.Lisboa: Caleidoscópio, 2016, v. 1, p. 200-210.

5.
DIAS, Elaine. Joachim Le Breton, Henrique José da Silva e Félix-Émile Taunay: projetos, modelos e estratégias na direção do ensino artístico brasileiro (1816-1851). In: CAVALCANTI, Ana; MALTA, Marize; PEREIRA, Sonia Gomes. (Org.). Modelos na arte: ensino, prática e crítica. 200 anos da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro.. 1ed.Rio de Janeiro: Nau Editora, 2016, v. 1, p. 121-135.

6.
DIAS, Elaine. 1829-1830. Jean Baptiste Debret e os conflitos das primeiras exposições do Brasil.. In: CAVALCANTI, Ana; OLIVEIRA, Emerson Dionisio de; COUTO, Maria de Fátima Morethy; MALTA, Marize (orgs.). (Org.). Histórias da arte em exposições: modos de ver e exibir no Brasil.. 1ed.Rio de Janeiro: Rio Books, 2016, v. 1, p. 29-36.

7.
DIAS, Elaine. Arte, historia y literatura en las exposiciones generales de la Academia 31 Imperial de Bellas Artes: los franceses Moreaux y Sisson en la construcción de la memoria
nacional brasileña. In: ABELLA, Raquel; BRANDÃO, Angela; GUZMÁN, Fernando. (Org.). Historia del Arte en diálogo con otras disciplinas. 1ed.Santiago: Andros, 2016, v. 1, p. 31-38.

8.
DIAS, Elaine. Apontamentos sobre o Gênero do Retrato, o Colecionismo e a Presença de Artistas Estrangeiros nas Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas Artes Brasileira. In: BRANDÃO, Angela; HOFFMANN, Ana; et. all.. (Org.). História da Arte: Coleções, Arquivos e Narrativas. 1ed.Bragança Paulista: Urutau, 2015, v. 1, p. 231-238.

9.
DIAS, Elaine. Artistas em Formação: Métodos, Desafios e Legitimação. In: DIAS, Elaine; SIMIONI, Ana Paula.. (Org.). Mulheres Artistas. As Pioneiras. 1884-1930.. 1ed.São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2015, v. 1, p. 20-30.

10.
DIAS, Elaine. A questão da Igualdade na Paisagem de Nicolas-Antoine Taunay. In: KUHL, Paulo; GAMBINI, Célia. (Org.). Rousseau e as Artes. 1ed.Cotia: Ateliê Editorial, 2015, v. 1, p. 121-132.

11.
DIAS, Elaine. Arte e Academia entre Política e Natureza. In: BARCINSKI, Fabiana. (Org.). Sobre a Arte Brasileira: da Pré-História aos anos 60. 1ed.São Paulo: Editora WMF Martins Fontes; Edições SESC São Paulo, 2014, v. 1, p. 136-173.

12.
DIAS, Elaine. Os Retratos de D. Pedro I e de D. João VI no acervo do Museu Paulista. In: VALLE, Arthur; DAZZI, Camila; PORTELLA, Isabel. (Org.). Oitocentos: intercâmbios culturais entre Brasil e Portugal ? tomo 3 /. 3ed.Seropédica: UFRRJ, 2013, v. 3, p. 177-188.

13.
DIAS, Elaine. JEAN-BAPTISTE DEBRET E A FAMÍLIA TAUNAY: Arte e Política entre a França e o Brasil do Século XIX -. In: Alberto Gawryszewski. (Org.). Olhares sobre narrativas visuais. Niterói: EDUFF, 2012, v. , p. 123-134.

14.
DIAS, Elaine. O Arquivo do Museu d. João VI e algumas polêmicas da gestão de Félix- Émile Taunay (1831-1851). In: MALTA, Marize; PEREIRA, Sonia Gomes; CAVALCANTI, Ana. (Org.). Novas perspectivas para o estudo da arte no Brasil de entresséculos (XIX/XX) - 195 anos de Escola de Belas Artes. 1ed.Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2012, v. 1, p. 117-122.

15.
DIAS, Elaine. Félix-Émile Taunay e a produção de uma pintura de paisagem nacional. In: Maria Bernardete Ramos Flores; Maria de Fátima Fontes Piazza. (Org.). História e Arte - movimentos artísticos e correntes intelectuais. Campinas: Mercado de Letras, 2011, v. , p. 143-156.

16.
DIAS, Elaine. Paisagem e Academia: Félix-Émile Taunay e o Brasil. In: Valle, Arthur; Dazzi, Camila. (Org.). Oitocentos - Arte Brasileira do Império a República. Rio de Janeiro: EDUR, UFRRJ; DezenoveVinte, 2010, v. 2, p. 208-217.

17.
DIAS, Elaine. A Herança de Nicolas-Antoine Taunay ao filho Félix-Émile. In: Schwarcz, Lília; Dias, Elaine. (Org.). Nicolas-Antoine Taunay no Brasil: uma leitura dos trópicos. Rio de Janeiro: Sextante, 2008, v. , p. 242-249.

18.
DIAS, Elaine. Félix-Émile Taunay e a importância do monumento público na Academia Imperial de Belas Artes. In: Cavalcanti, Ana Maria; Dazzi, Camilla; Valle, Arthur. (Org.). Oitocentos. Arte Brasileira do Império à Primeira República. 1ed.Rio de Janeiro: EBA-UFRJ/DezenoveVinte, 2008, v. 1, p. 199-206.

19.
DIAS, Elaine. Les artistes français au Brésil au XIXe siecle: l'Académie des Beaux-Arts et la formation de la collection nationale de peinture de Rio de Janeiro. In: Roberta Panzanelli; Monica Preti-Hamard. (Org.). La Circulation des Oeuvres d'Art. The Circulation of Works of Art in the Revolutionary Era 1789-1848. Rennes: PUR Presses Universitaires de Rennes, 2007, v. , p. 267-281.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DIAS, Elaine. A imagem da Capa - D. Pedro I. Revista de História (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, p. 4 - 4, 01 nov. 2010.

2.
DIAS, Elaine. A Imagem da Capa - Cabinda, Quiloa - Rebolla, de Johann Moritz Rugendas. Revista de História (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, , v. 54, p. 4 - 4, 01 mar. 2010.

3.
DIAS, Elaine. Taunay: um iluminista no Brasil. História Viva, São Paulo, 20 maio 2008.

4.
DIAS, Elaine. O Pano de Boca para a Coroação de D. Pedro I, de Jean-Baptiste Debret. Revista Nossa História, Nacional, 01 set. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DIAS, Elaine. El Panorama de Rio de Janeiro de 1824: Entre la Exaltación de la Nación y la verdad historica.. In: AHILA - XVII Congreso Internacional de AHILA - Entre Espacios. La História Latino-americana en el contexto global., 2016, Berlin. AHILA - Actas del XVII Congreso Internacional de AHILA. Berlin: Freie Universität, 2014. v. 1. p. 2373-2380.

2.
DIAS, Elaine. A Retratística na Academia Brasileira ? A Recepção da Tradição e a Glória Nacional. In: XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Territórios da História da Arte., 2014, Uberlândia. Anais do XXXIV Anais do XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Territórios da História da Arte.. Uberlândia: UFU, 2014. v. 1. p. 439-446.

3.
DIAS, Elaine. Nicolas-Antoine Taunay entre as paisagens europeia e brasileira: os dilemas iluministas do pintor da ?Missão Artística Francesa?. In: VI Congreso Internacional CAIA - Centro Argentino de Investigadores de Arte. Las Redes del Arte, 2013, Buenos Aires. Anais del VI Congreso Internacional CAIA - Centro Argentino de Investigadores de Arte. Las Redes del Arte. Buenos Aires: CAIA, 2013. p. 381-392.

4.
DIAS, Elaine. Le Breton entre Humboldt e Bachelier: referências para o ensino artístico brasileiro. In: XXXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Arte e suas Instituições, 2013, Rio de Janeiro. Anais do Colóquio CBHA 2013 Arte e suas Instituições, 2013. v. 1. p. 415-428.

5.
DIAS, Elaine. As princesas de Bragança - dos retratos de Taunay a tradição retratística espanhola. In: XXXI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - [Com/Con] tradições na História da Arte, 2012, Campinas. Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Campinas: CBHA, 2012. p. 111-123.

6.
DIAS, Elaine; PEREIRA, A. L. T. . Usos da Imagem nos cursos de extensão e formação de professores promovidos pela História da Arte da Unifesp. In: ANPUH-SP XXI Encontro Estadual de História, 2012, Campinas. Anais do XXI Encontro Estadual de História: trabalho, cultura e memória - ANPUH-SP. São Paulo: ANPUH-SP, 2012. v. 1. p. 1-8.

7.
DIAS, Elaine. Os retratos de D. Pedro II no Acervo do Museu Paulista. In: XXXII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - Direções e Sentidos da História da Arte, 2012, Brasilia. Anais do XXXII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - Direções e Sentidos da História da Arte. Rio de Janeiro: CBHA, 2012. v. 1. p. 1605-1620.

8.
DIAS, Elaine. Grandjean de Montigny e Zucchi: arquitetos de tradição clássica na América Latina. In: XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte CBHA, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro: MNBA, 2010. v. 1. p. 313-318.

9.
DIAS, Elaine. Arte e "indústria" no Rio de Janeiro: uma análise dos escritos de Joachim Le Breton e Félix-Émile Taunay. In: XVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de HIstória da Arte CBHA, 2008, Rio de Janeiro. Anais do XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de HIstória da Arte. Rio de Janeiro, 2008. p. 490-496.

10.
DIAS, Elaine. Félix-Émile Taunay e Grandjean de Montigny: a Arquitetura como instrumento de consolidação da Academia Imperial de Belas Artes (1834-1851). In: XXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2007, São Paulo. Anais do XXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Belo Horizonte: C/Arte, 2007. v. 1. p. 331-339.

11.
DIAS, Elaine. Jean-Baptiste Debret e Félix-Émile Taunay: a importância dos franceses no nascimento da escola artística brasileira no século XIX. In: Seminário de Pesquisa de História da Arte - FAAP, 2007, São Paulo. Anais do Seminário de Pesquisa de História da Arte - FAAP. São Paulo, 2007.

12.
DIAS, Elaine. Félix-Émile Taunay: Cidade e Natureza no Brasil.. In: II EHA ? Encontro de História da Arte da UNICAMP, 2006, Campinas. Anais do II EHA ? Encontro de História da Arte da UNICAMP, 2006. v. 1.

13.
DIAS, Elaine; Palumbo Dória, Renato . Cópia e Aprendizagem: Apropriação e circulação de modelos do desenho no Brasil do século XIX. In: III Congreso Internacional de Teoria y História del Arte ? XI Jornadas del CAIA, 2005, Buenos Aires. Anales del III Congreso Internacional de Teoria y História del Arte ? XI Jornadas del CAIA. Buenos Aires, 2005.

14.
DIAS, Elaine. Joachim Lebreton e a Estruturação do ensino artístico no Institut de France (1803-1815). In: XXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2004, Rio de Janeiro. Anais do XXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro: CBHA, UERJ, UFRJ, 2004.

15.
DIAS, Elaine. La Academia de Bellas Artes Brasileña en la primera mitad del siglo XIX: Rivalidades artísticas e institucionales entre franceses, portugueses y brasileños. In: II Jornadas del História del Arte. Arte y Crisis en Iberoamérica, 2004, Valparaíso. Actas de las II Jornadas del História del Arte. Arte y Crisis en Iberoamérica.. Santiago: URL, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
DIAS, Elaine. Ateliê de Artista no Século XIX. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DIAS, Elaine. As instituições de Arte no Brasil do Século XIX. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DIAS, Elaine. Pesquisas sobre o Século XIX no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
DIAS, Elaine. Arte e Academia entre Política e Natureza. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
DIAS, Elaine. Jean-Baptiste Debret e a representação da corte no Brasil.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
DIAS, Elaine. A Educação Através das Belas ARtes: De Chardin a David. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
DIAS, Elaine. A pintura de paisagem dos Taunay no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
DIAS, Elaine. Joachim Le Breton. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
DIAS, Elaine. Félix-Émile Taunay. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
DIAS, Elaine. A retratística Real no Brasil do Século XIX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
DIAS, Elaine. Os artistas franceses e a Retratística no século XIX brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
DIAS, Elaine. Entre Reis, Imperadores e Princesas: os retratos e seus modelos no Brasil do século XIX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
DIAS, Elaine. Arte e Representação no Brasil durante o 1o Reinado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
DIAS, Elaine. Arte e Moda no Século XIX. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
DIAS, Elaine. Os Discursos de Félix-Émile Taunay na Academia Imperial de Belas Artes - A Questão da Arquitetura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
DIAS, Elaine. Félix-Émile Taunay e os Discursos da Academia Imperial de Belas Artes - 1834-1851. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
DIAS, Elaine. Félix-Émile Taunay: Cidade e Natureza no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
DIAS, Elaine. História da Arte e da Arquitetura no século XIX brasileiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
DIAS, Elaine. A Missão Artística Francesa : Origem, Desenvolvimento, Aplicação ? Uma História do Ensino Artístico no Brasil 1816 ? 1851. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
DIAS, Elaine. Félix-Émile Taunay e a Academia Imperial de Belas Artes. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
DIAS, Elaine. Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil ? A Concepção do Álbum Iconográfico de Jean-Baptiste Debret. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
DIAS, Elaine. Félix-Émile Taunay: Cidade e Natureza no Brasil. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
DIAS, Elaine. A ?Primeira Missa no Brasil? de Vitor Meirelles. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
DIAS, Elaine. Félix-Émile Taunay. View of a Native Forest Being Reduce to Coal. in Picturing the Americas. Landscape Painting from Tierra del Fuego to the Artic.. Toronto: Yale University Press; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Terra Foundation for American Art, 2015 (Texto para Catálogo de Exposição).

2.
DIAS, Elaine. Félix-Émile Taunay. Vista de un bosque virgen que se está reduciendo a carbón. in PICCOLI, Valeria; UHLYARIK, Georgina; BROWNLEE, Peter John. Paisaje en las Américas: Pinturas desde la Tierra del Fuego al Ártico.. Toronto: Yale University Press; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Terra Foundation for American Art, 2015 (Texto para Catálogo de Exposição).

3.
DIAS, Elaine. As vistas e o século XIX: Artistas alemães na coleção Ruth e Pascoal Griecco 2013 (Texto para Catálogo de Exposição).

4.
DIAS, Elaine. Dictionnaire des Historiens de l´Art actifs en France de la Révolution à la Première Guerre Mondiale (1789-1920). Paris: INHA, 2009 (VERBETE DE DICIONARIO - Joachim LE BRETON).

5.
DIAS, Elaine; BONDONE, T. E. . El estudio del desnudo en el siglo XIX: la academia francesa y sus modelos. Córdoba: Escuela de Bellas Artes Figueroa Alcorta, 2006 (Texto para Catálogo de Exposição).

6.
DIAS, Elaine; Spacca . Debret nos Trópicos. São Paulo, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
DIAS, Elaine. Parecer Brésil(s) Sciences Humaines et Sociales. 2018.

2.
DIAS, Elaine. Parecer Revista PROA. 2018.

3.
DIAS, Elaine. Parecer Revista IEB. 2018.

4.
DIAS, Elaine. Parecer Revista Anuario TAREA. 2018.

5.
DIAS, Elaine. Parecer Revista Cantareira. 2018.

6.
DIAS, Elaine. Assessoria para Projetos Fapesp. 2017.

7.
DIAS, Elaine. Parecer para Revista CAIANA. 2017.

8.
DIAS, Elaine. Parecer Anais do Museu Paulista. 2017.

9.
DIAS, Elaine. Parecer Revista HART Revista de Historia, Teoria y Critica del Arte. 2017.

10.
DIAS, Elaine. Parecer Revista Ciencias do Estado. 2017.

11.
DIAS, Elaine. Parecer para Anais do Museu Paulista - USP. 2016.

12.
DIAS, Elaine. Assessoria para Projetos Fapesp. 2016.

13.
DIAS, Elaine. Parecer para Revista Nierika. Revista de Estudios de Arte. Universidad Ibero-Americana. Ciudad de Mexico. 2015.

14.
DIAS, Elaine. Assessoria para projetos Fapesp. 2015.

15.
DIAS, Elaine. Parecer para Revista Caiana. Revista Virtual de Historia del Arte y Cultura Visual. 2014.

16.
DIAS, Elaine. Parecer para Revista Olh@res - Unifesp. 2012.

17.
DIAS, Elaine. Parecer para Revista Antíteses - UEL. 2012.

18.
DIAS, Elaine. Membro do Conselho Consultivo dos Anais do Museu Mariano Procópio. 2012.

19.
DIAS, Elaine. Parecer para Revista PROA - Revista de Antropologia e Arte. 2012.

20.
DIAS, Elaine. Membro do Conselho Consultivo da Revista 19&20. 2010.

21.
DIAS, Elaine. Parecer para Anais do Museu Paulista - USP. 2009.

22.
DIAS, Elaine. Parecer para Anais do Museu Paulista - USP. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
DIAS, Elaine. Arte y Género en America Latina - Siglo XIX. 2014.

2.
DIAS, Elaine. Integrante do Grupo de Autores do. 2002.

3.
DIAS, Elaine. Integrante da Comissão de Redação da Revista de História da Arte e Arqueologia. 2000.


Demais tipos de produção técnica
1.
DIAS, Elaine. Retratos do Museu Paulista da USP. 2012. (Relatório de pesquisa).

2.
DIAS, Elaine. Learning with Portraits ? Aprendendo com Retratos. 2012. (Relatório de pesquisa).

3.
DIAS, Elaine. Os Retratos das Princesas da Casa de Bragança ? Maria Francisca de Asis, Maria Teresa e Maria Isabel - nos Museus Espanhóis.. 2011. (Relatório de pesquisa).

4.
DIAS, Elaine. A Recepção da Tradição Clássica no Brasil: A Questão da Arquitetura nos Discursos de Félix-Émile Taunay na Academia Imperial de Belas Artes.. 2009. (Relatório de pesquisa).

5.
DIAS, Elaine. Revista Comfil - PUC. 2009. (Membro do Conselho Consultivo da Revista Comfil - PUC).

6.
DIAS, Elaine. Coleção Grandes Museus do Mundo Folha de São Paulo. 2009. (Revisão Editorial da Coleção Grandes Museus do Mundo).

7.
DIAS, Elaine. Revisto do 19 & 20. 2008. (Membro do Conselho Consultivo da Revista do 19 & 20).

8.
DIAS, Elaine. Teoria da Tradição Clássica e Arquitetura nos Discursos de Félix-Émile Taunay na Academia Imperial de Belas Artes.. 2007. (Relatório de pesquisa).

9.
DIAS, Elaine. A Recepção da Tradição Clássica no Brasil: A Questão da Arquitetura nos Discursos de Félix-Émile Taunay na Academia Imperial de Belas Artes.. 2007. (Relatório de pesquisa).

10.
DIAS, Elaine. Anais do Museu Paulista. 2007. (Parecer para artigo de revista).

11.
DIAS, Elaine. A Recepção da Tradição Clássica no Brasil: A Questão da Arquitetura nos Discursos de Félix-Émile Taunay na Academia Imperial de Belas Artes - 1o. Relatório. 2006. (Relatório de pesquisa).

12.
DIAS, Elaine. Félix-Émile Taunay: Cidade e Natureza no Brasil - Relatório Final. 2005. (Relatório de pesquisa).

13.
DIAS, Elaine. Félix-Émile Taunay: Cidade e Natureza no Brasil - 3o. Relatório. 2004. (Relatório de pesquisa).

14.
DIAS, Elaine. 1er. Rapport de Recherche: Félix-Émile Taunay : Le Panorama de 1824 et l?Academia Imperial de Belas Artes à Rio de Janeiro. 2003. (Relatório de pesquisa).

15.
DIAS, Elaine. 2eme. Rapport de Recherche: Félix-Émile Taunay : Le Panorama de 1824 et l?Academia Imperial de Belas Artes à Rio de Janeiro. 2003. (Relatório de pesquisa).

16.
DIAS, Elaine. 3eme. Rapport de Recherche: Félix-Émile Taunay : Le Panorama de 1824 et l?Academia Imperial de Belas Artes à Rio de Janeiro. 2003. (Relatório de pesquisa).

17.
DIAS, Elaine. Félix-Émile Taunay: Cidade e Natureza no Brasil (1o. Relatório). 2002. (Relatório de pesquisa).

18.
DIAS, Elaine. Félix-Émile Taunay: Cidade e Natureza no Brasil (2o. Relatório -- Parcial). 2002. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
DIAS, Elaine; Simioni, Ana Paula C. . Mulheres Artistas. As Pioneiras. 1884-1930.. 2015 (Curadoria da Exposição Mulheres Artistas com Ana Paula Simioni).

2.
Iglesias, Cristiane ; DIAS, Elaine . Entrevista para o Documentário Desenho do Corpo, produzido por Cristiane Iglesias. 2008 (Entrevista para Documentário).

3.
Schwarcz, Lília ; DIAS, Elaine . Curadora Assistente da exposição Nicolas-Antoine Taunay no Brasil: uma leitura dos trópicos. 2008 (Curadoria Assistente).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DIAS, Elaine; Squeff, Letícia; LIMA, V.. Participação em banca de Marcela Dantas Camargo. Jean-Baptiste Debret e o pano de boca de 1822: o Lugar da Pintura de História no Teatro da Corte. 2017. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

2.
CHRISTO, M.; DIAS, Elaine; BARATA, A.. Participação em banca de Julliana Garcia Neves. O Retrato de Pedro II entre a Memória da Monarquia e a Consolidação da República. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
DIAS, Elaine; Hoffmann, Ana Maria; Myoshi, A.. Participação em banca de Carlos Alexandre das Neves. O graffiti de Mundano e a paisagem urbana: um debate social e artístico na circulação do objeto. 2016. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

4.
TAVARES, A.; DIAS, Elaine; Migliaccio, L.. Participação em banca de Klency Kakasu de Brito Yang. A pintura Beuronense na Basílica do Mosteiro Beneditino de São Paulo: 1914-1922.. 2016. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

5.
Simioni, Ana Paula C.; OLIVEIRA, C. H. S.; DIAS, Elaine. Participação em banca de Carlos Rogério Lima Júnior. Um artista às Margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu Paulista e a Reelaboração do Passado Nacional. 2015. Dissertação (Mestrado em Cultura e Identidades Brasileiras) - Instituto de Estudos Brasileiros - USP.

6.
MATTOS, C. V.; DIAS, Elaine; Migliaccio, L.. Participação em banca de Ana Flora Guimarães Murano. D. Pedro I : uma análise iconográfica. 2013. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
DIAS, Elaine; Diener, Pablo; COSTA, M. F.. Participação em banca de Thiago Rafael da Costa Santos. O Brasil Pitoresco de Debret. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

8.
DIAS, Elaine; Szabo, Ladislao. Participação em banca de Roberta Daniela de Marchis Cosulich. Lina Bo Bardi. Do Pré-Artesanato ao Design. 2007. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Teses de doutorado
1.
BERBARA, M.; CARDOSO, R.; DIAS, Elaine; KNAUSS, P.; SIQUEIRA, V. B.. Participação em banca de Alberto Martin Chillon. A escultura e seu ofício no Brasil do Segundo Reinado. 2017. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
Marques, Luiz; Migliaccio, L.; SCHIAVINATTO, I. L. F.; Squeff, Letícia; DIAS, Elaine. Participação em banca de Claudio José Alves. Natureza e Cultura nas Ilustrações da Comissão Científica de Exploração (1859-1861). 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
DIAS, Elaine; Munanga, Kabengelê; Meneses, Ulpiano; Araújo, Emmanuel. Participação em banca de Heloisa Pires Lima. Negros Debretianos: representações culturais presentes na obra Voyage Pittoresque et Historique au Brésil (1816 a 1839). 2006. Tese (Doutorado em Ciência Social (Antropologia Social)) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
DIAS, Elaine; MATTOS, C. V.; Migliaccio, L.. Participação em banca de Helder Manuel da Silva de Oliveira. Sobre as águas. Um estudo sobre a representação do mar no Brasil. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em História da Arte) - IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

2.
DIAS, Elaine; MATTOS, C. V.; Marques, Luiz. Participação em banca de José Roberto Nociti Filho. Tradução crítica do Segundo Commentario de Lorenzo Ghiberti. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em História da Arte) - IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Qualificações de Mestrado
1.
DIAS, Elaine; PITTA, F.; FERNANDES, C.. Participação em banca de Natalia Cristina de Aquino Gomes. Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

2.
DIAS, Elaine; Squeff, Letícia; Migliaccio, L.. Participação em banca de Fabriccio Miguel Novelli Duro. Pedro Américo e a Exposição Geral de 1884: Pintura Histórica Religiosa e Orientalismo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

3.
DIAS, Elaine; Okano, Michiko; CORDARO, M. N. H.. Participação em banca de Keiko Nishie. De Edo à Belle Époque: A arte japonesa e sua inserção no Ocidente. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras Orientais) - Universidade de São Paulo.

4.
TAVARES, A.; DIAS, Elaine; Amaro, Danielle. Participação em banca de Fernanda Carneiro da Silva. A Historia da Arte nos Educativos de Museus de São Paulo.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

5.
Squeff, Letícia; DIAS, Elaine; Figueiredo, Aldrin. Participação em banca de Danise Avelino Correia. Alegoria da Republica. O pano de boca de Espetáculos do Theatro da Paz (1890) e a representação da nação brasileira republicana. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

6.
DIAS, Elaine; Squeff, Letícia; LIMA, V.. Participação em banca de Marcela Dantas Camargo. Jean-Baptiste Debret e o Pano de Boca de 1822: o Lugar da Pintura de História no Teatro da Corte. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

7.
DIAS, Elaine; CHRISTO, M.; BARATA, A.. Participação em banca de Juliana Garcia Neves. Entre a memória da monarquia e a construção da república: a trajetória do Retrato de Pedro II do Museu Mariano Procópio.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

8.
DIAS, Elaine; BAUMGARTEN, J.; Myoshi, A.. Participação em banca de Carlos Alexandre das Neves. O graffiti de Mundano e a paisagem urbana: um debate social e artístico na circulação do objeto. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

9.
DIAS, Elaine; OLIVEIRA, C. H. S.; Simioni, Ana Paula C.. Participação em banca de Carlos Rogério Lima Júnior. Um artista às margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu Paulista e a reelaboração do passado nacional. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Identidade Brasileiras) - Instituto de Estudos Brasileiros - USP.

10.
MATTOS, C. V.; Migliaccio, L.; DIAS, Elaine. Participação em banca de Ana Flora Guimarães Murano. D. Pedro I e IV de Portugal. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade Estadual de Campinas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Araújo, Virginia Gil; DIAS, Elaine; Galvão, Edilamar. Participação em banca de Paula Ficher. O Teatro das Aparências: o Papel de Cindy Sherman na Arte Fotogrática. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em História da Arte) - Fundação Armando Álvares Penteado.

2.
DIAS, Elaine; RUGGERI, M. C. D.; MORAES, M.. Participação em banca de Walter Augusto Pereira Júnior. Simultaneidade Poética nas Práticas Artísticas Atuais. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em História da Arte) - Fundação Armando Álvares Penteado.

3.
RUGGERI, M. C. D.; DIAS, Elaine. Participação em banca de Maria Sylvia dos Santos Cordeiro Tassin. Burne-Jones, seu Mundo de Sonhos e Influência. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em História da Arte) - Fundação Armando Álvares Penteado.

4.
PEREIRA, A. L. T.; DIAS, Elaine. Participação em banca de Gabriela Virgínia Cherubim Camargo. Miguelzinho Dutra: Um artista Artesão no Século XIX Paulista. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em História da Arte) - Fundação Armando Álvares Penteado.

5.
DIAS, Elaine; Duprat, Maria Carolina Ruggeri. Participação em banca de Tatiana Sotero Ângelo de Almeida.. Art Nouveau e a influência do Designer Eliseu Visconti. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em História da Arte) - Fundação Armando Álvares Penteado.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DIAS, Elaine; Okano, Michiko; FUKUE, S.. Participação em banca de Marina Gomes Hidalgo Zerbeto.Shôjo e Shônem Mangá: análise de expressões de sentimentos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

2.
DIAS, Elaine; Rufinoni, Manoela; GALLI, F.. Participação em banca de Luiz Gregório Gutierrez de Camargo.O Embelezamento dos Parques Públicos: O Caso do Jardim da Luz e as Esculturas do Lago da Cruz de Malta. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

3.
DIAS, Elaine; BRANDAO, A.; LIBANIO, B.. Participação em banca de Juliana da Silva Moreira.A obra de arte como instrumento de educação escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

4.
Araújo, Virginia Gil; BARBOSA, A.; DIAS, Elaine. Participação em banca de Rafael Rudolf Chiarelli.O Retrato Hard Core e o Corpo Irredutível de Mathias Hermann. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

5.
DIAS, Elaine; Squeff, Letícia; PITTA, F.. Participação em banca de Natália Cristina de Aquino Gomes.Cena de Família de Adolfo Augusto Pinto, de José Ferraz de Almeida Júnior. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

6.
Squeff, Letícia; DIAS, Elaine; LIBANIO, B.. Participação em banca de Simone de Oliveira Souza.Arthur Thimoteo da Costa (1882-1922): Ensaio de Catálogo de um Artista Afrobrasileiro dos Oitocentos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

7.
Squeff, Letícia; Rufinoni, Manoela; DIAS, Elaine. Participação em banca de José Carlos Marques Aleixo.História(s) e Arte(s) no Morro: Relato de um Percurso Socioeducativo na Periferia de Santos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

8.
DIAS, Elaine; Rodriges, Joana; Araújo, Virginia Gil. Participação em banca de Diego César da Silva.Reflexões sobre Imagem Fotográfica na Cultura de Massas e nas Artes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

9.
DIAS, Elaine; PEREIRA, A. L. T.; Squeff, Letícia. Participação em banca de Fabriccio Miguel Novelli Duro.A Educação Faz Tudo: Uma Pintura de Jean-Honoré Fragonard no MASP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

10.
BAUMGARTEN, J.; DIAS, Elaine; MATOS, Y. A. V. F.. Participação em banca de Renan de Andrade Varolli.Faíscas e brilhos na escuridão: o neobarroco no cinema berlinense dos anos 1920. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

11.
DIAS, Elaine; PEREIRA, A. L. T.; AIDAR, G.. Participação em banca de Fernanda da Silva Carneiro.Museu como espaço de mudança social: o caso do Programa de Inclusão Sociocultural da Pinacoteca do Estado de São Paulo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

12.
ATIQUE, F.; DIAS, Elaine; BOTELHO, Denilson. Participação em banca de Paola da Silva Pascoal.."Além da Ilha": Theodoro Braga e a Cultura Marajoara nas Artes Visuais e na Arquitetura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de São Paulo.

13.
Rufinoni, Manoela; DIAS, Elaine; ATIQUE, F.. Participação em banca de Itacira Tainá de Aragão Fernandes.A Vila Ferroviária de Paranapiacaba e a Gestão do Patrimônio Urbano Tombado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

14.
DIAS, Elaine; Rufinoni, Manoela; Araújo, Virginia Gil. Participação em banca de Alcita Graciano de Carvalho.Thomas Farkas: Desconstrução e Construção na Imagem Fotográfica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
DIAS, Elaine. Avaliador de trabalhos apresentados no I Congresso Acadêmico - Unifesp. 2015. Universidade Federal de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Circulaciones, coleccionismo, apropiaciones, temas y motivos en el siglo XIX.Artistas franceses y la circulación de modelos en Brasil: talleres, escuelas de artes y exposiciones en el siglo XIX (1840-1884). 2017. (Outra).

2.
IX Congreso Internacional de Teoría e Historia de las Artes. XVII Jornadas del CAIA. Los tiempos de las artes en el siglo XIX americano: medios, géneros, artistas e instituciones. 2017. (Congresso).

3.
Lancement de Brésil(s): Sciences Humaines et Sociales.Lancement de Brésil(s): Sciences Humaines et Sociales. 2017. (Simpósio).

4.
Workshop Creando Historia/Making History in the Americas - PAFA.History Painting and portraiture in the representation of national identity in Brazil. 2017. (Outra).

5.
200 Anos da Descoberta do Brasil por Jean-Baptiste Debret.Modelos Artísticos, Conflitos e Ideologias na Representação da Corte por Debret. 2016. (Seminário).

6.
Coloquio en Historia del Arte del Siglo XIX.Arte en el Siglo XIX. 2016. (Outra).

7.
Grandjean de Montigny e a Missão Artística de 1816: Diáspora- Cultura - Formação.A Mission Artistique Française no Rio. 2016. (Seminário).

8.
I Colóquio de Estudos da Tradição Clássica.A recepção da Antiguidade na Academia Imperial de Belas Artes. 2016. (Outra).

9.
III Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos Séculos XIX e XX.Felix-Émile Taunay e o Prêmio de Viagem à Europa: circulação de métodos e formação na Academia Imperial de Belas Arte brasileira (1845-1851).. 2016. (Outra).

10.
III Encuentro de Jóvenes Investigadores en Arte.Desafios y metodologías en la investigación del arte brasileño del siglo XIX. 2016. (Encontro).

11.
IX Jornadas de Historia del Arte.Arte, história e literatura nas exposições gerais da academia imperial de belas artes: os franceses Moreaux e Sisson na construção da memória nacional brasileira.. 2016. (Outra).

12.
Mesa Redonda - Lançamento de.Debret e a Representação da Corte no Brasil.. 2016. (Encontro).

13.
Modelos na Arte - 200 anos da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro. Joachim Le Breton, Henrique José da Silva e Félix-Émile Taunay: Projetos, Modelos e Estratégias na Direção do Ensino Artístico Brasileiro (1816-1851). 2016. (Congresso).

14.
Simpósio Paisagem nas Américas - Pinturas da Terra do Fogo ao Ártico.Sobre a Mata Reduzida a Carvão, de Félix-Émile Taunay. 2016. (Simpósio).

15.
IV Colóquio de Estudos sobre a Arte Brasileira do Século XIX - O Atelie do Artista.'Mon Atelier de Catumbi' e "Debret em seu ateliê': interpretações e invenções acerca da história do artista no Brasil. 2015. (Outra).

16.
VIII Jornadas de História da Arte: Coleções, Arquivos e Narrativas.Apontamentos sobre o Gênero do Retrato, o Colecionismo e a Presença de Artistas Estrangeiros nas Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas Artes Brasileira. 2015. (Outra).

17.
XXXV Colóquio do Comitê Brasileiro de HIstória da Arte.O retrato e os pintores estrangeiros nas Exposições Gerais de Belas Artes (1840-1884).. 2015. (Outra).

18.
AHILA. XVII Congreso Internacional de AHILA. El panorama de Rio de Janeiro de 1824: entre la exaltación de la nación y la verdad histórica. 2014. (Congresso).

19.
Histórias da Arte em Exposições. 1829-1830. Jean-Baptiste Debret e os conflitos das primeiras exposições do Brasil. 2014. (Congresso).

20.
III Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura.Apontamentos sobre a Retratística Oficial no Brasil do Século XIX. 2014. (Outra).

21.
Jornadas de Estudos "Ícone, Tipo, Retrato. Transferência cultural e representação do indivíduo na arte da América Latina"..A retratística oficial no Brasil do século XIX.. 2014. (Outra).

22.
Novas Perspectivas sobre a Arte Brasileira do Século XIX.Félix-Émile Taunay e Manoel de Araújo Porto Alegre: discípulos da Missão Artística de 1816. 2014. (Encontro).

23.
XXXIV Colóquio do CBHA - Comitê Brasileiro de História da Arte. Territórios da História da Arte.A Retratística na Academia Brasileira ? A Recepção da Tradição e a Glória Nacional. 2014. (Outra).

24.
Calourada Unificada 2013 UNIFESP.Arte, Educação e Sociedade. 2013. (Outra).

25.
Conferencia na Universidad de Chile.La Representación de la Realeza en Brasil. 2013. (Outra).

26.
Encontro de História da Crítica de Arte: temas e arquivos.Jornal do Commercio, 1841: a crítica de arte e ?o primeiro quadro histórico de um brasileiro?. 2013. (Encontro).

27.
Fórum Integrador de Pesquisadores da Unifesp.Retratos nas Coleções Brasileiras: um Gênero em Pesquisa. 2013. (Outra).

28.
Seminário Cultura e Universidade. 2013. (Seminário).

29.
VI Congreso Internacional CAIA - Centro Argentino de Investigadores de Arte - Las Redes del Art. Nicolas-Antoine Taunay entre as paisagens europeia e brasileira: os dilemas iluministas do pintor da ?Missão Artística Francesa?. 2013. (Congresso).

30.
VI Encuentro de Historiadores del Arte.Academias, Cópias y Envíos. 2013. (Encontro).

31.
XXXIII Colóquio do CBHA - Comitê Brasileiro de História da Arte.Le Breton entre Humboldt e Bachelier: referências para o ensino artístico brasileiro. 2013. (Outra).

32.
54 ICA International Congress of Americanists. A Representação do Império Brasileiro: transferência e adaptação de modelos na criação de uma iconografia nacional. 2012. (Congresso).

33.
COPEX - II Congresso Paulista de Extensão / I Congresso de Extensão Universitária da UNIFESP. A História da Arte na Formação de Professores da Rede Pública - A experiência da EFLCH - Unifesp. 2012. (Congresso).

34.
Formatura da Universidade Aberta da Terceira Idade - UNIFESP - Campus Santo Amaro.História da Arte para toda a vida - Uma homenagem a Oscar Niemeyer. 2012. (Outra).

35.
III Colóquio de Estudos sobre a Arte Brasileira do Século XIX. Intercâmbios Culturais entre Brasil e Portugal..Os Retratos de D. Pedro I e D. João VI no acervo do Museu Paulista. 2012. (Outra).

36.
Rousseau e as Artes.A Questão da Igualdade na Paisagem de Nicolas-Antoine Taunay. 2012. (Outra).

37.
XXI Encontro Estadual de História - ANPUH SP.Usos da Imagem nos cursos de extensão e formação de professores da História da Arte da Unifesp. 2012. (Encontro).

38.
XXXII Colóquio do CBHA - Comitê Brasileiro de História da Arte.Os Retratos de D. Pedro II no acervo do Museu Paulista. 2012. (Outra).

39.
Arte, Ciência e construção de uma iconografia nacional na América Latina.Félix-Émile Taunay e o ensino do desenho e anatomia na Academia Imperial de Belas Artes. 2011. (Seminário).

40.
Ciclo de Conferências da SOCIARTE.A Família Taunay. 2011. (Outra).

41.
Grupo de Estudos Arte no Brasil e na América Latina Século XIX - Curso de HIstória da Arte.Nicolas-Antoine Taunay no Brasil e a retratística da realeza. 2011. (Seminário).

42.
I Colóquio de História da Arte: Seminário de Pesquisa, Extensão e Museu.Extensão e Estágio do Curso de História da Arte da Unifesp. 2011. (Outra).

43.
III Colóquio de Humanas.Nicolas-Antoine Taunay e a retratística ibérica. 2011. (Outra).

44.
III Encontro Nacional de Estudos da Imagem - III ENEIMAGEM.Jean-Baptiste Debret e a Família Taunay - Arte e Política no Brasil do Século XIX. 2011. (Encontro).

45.
II Seminários do Museu D. João VI.O Arquivo do Museu D. João VI e algumas polêmicas da gestão de Félix-Émile Taunay (1831-1851). 2011. (Seminário).

46.
Imagem e Modelo. Constituição e Recepção da Tradição Impressa nas Artes e na Arquitetura.Os discursos de Félix-Émile Taunay no ?Jornal do Comércio?. A questão da arquitetura no Rio de Janeiro. 2011. (Seminário).

47.
Palestras Departamento História Unifesp.Os Retratos das Princesas de Bragança entre Brasil, França e Espanha". 2011. (Outra).

48.
XXXI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.As princesas de Bragança - dos retratos de Taunay à tradição retratística espanhola. 2011. (Outra).

49.
II Colóquio de Estudos sobre Arte Brasileira no Século XIX.Paisagem e Academia - Félix-Émile Taunay e o Brasil. 2010. (Outra).

50.
III Colóquio História e Arte - Movimentos Artísticos e Correntes Intelectuais.A Pintura de Paisagem de Félix-Émile Taunay. 2010. (Outra).

51.
Palestra sobre o livro.Paisagem e Academia - Félix-Émile Taunay e o Brasil. 2010. (Outra).

52.
V Seminário de Arte, Cultura e Fotografia: espaços e correspondências.A Fotografia como Modelo. 2010. (Seminário).

53.
XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte CBHA.Grandjean de Montigny e Carlo Zucchi: um diálogo neoclássico na América Latina. 2010. (Outra).

54.
1o. Simpósio de Pós-Doutorado da USP - SiPDusp.A Recepção da Tradição Clássica no Brasil: A Questão da Arquitetura nos Discursos de Félix-Émile Taunay na Academia Imperial de Belas Artes.. 2008. (Simpósio).

55.
Ciclo de conferências Nicolas-Antoine Taunay no Brasil: uma leitura dos trópicos - Museu Nacional de Belas Artes.Nicolas-Antoine Taunay e o iluminismo. 2008. (Seminário).

56.
Ciclo de Palestras Nicolas-Antoine Taunay - Pinacoteca do Estado de SP.Taunay e seus descendentes: A Herança de Nicolas ao filho Félix-Émile. 2008. (Encontro).

57.
I Colóquio Nacional de Estudos sobre Arte Brasileira do Século XIX - UFRJ e Casa de Rui Barbosa.Félix-Émile Taunay e a Importância do Monumento Público na Academia Imperial de Belas Artes. 2008. (Outra).

58.
IV EHA - Encontro de História da Arte da Unicamp.Os escritos de Quatremère de Quincy, Percier e Fontaine nos discursos de Félix-Émile Taunay. 2008. (Encontro).

59.
XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - CBHA.Arte e "indústria" no Rio de Janeiro: uma análise dos escritos de Joachim Le Breton e Félix-Émile Taunay. 2008. (Outra).

60.
I Encuentro Internacional de Posgrados en Estudios de Arte - Universidad Iberoamericana.La enseñanza artística en Brasil en el siglo XIX: cuestiones de método, modelos y teorías de historia del arte.. 2007. (Encontro).

61.
III EHA Encontro de História da Arte da Unicamp.Discursos de Félix-Émile Taunay na Academia Imperial de Belas Artes (1834-1851). 2007. (Encontro).

62.
Imagens do Soberano - Acervo do Palácio de Versalhes - Pinacoteca do Estado de São Paulo.Jean-Baptiste Debret e a Representação da Realeza no Brasil. 2007. (Outra).

63.
Seminário de Pesquisa de História da Arte - FAAP.Jean-Baptiste Debret e Félix-Émile Taunay: a importância dos franceses no nascimento da escola artística brasileira no século XIX. 2007. (Seminário).

64.
Simpósio Internacional Paisagem e Iconografia na arte da América Latina.Félix-Émile Taunay e o panorama do Rio de Janeiro de 1824: natureza e arquitetura. 2007. (Simpósio).

65.
El Desnudo en la Academia - Escuela de Bellas Artes José Figueroa Alcorta.El estudio del desnudo en el siglo XIX : la academia francesa y sus modelos. 2006. (Encontro).

66.
II EHA - Encontro de História da Arte da Unicamp.Félix-Émile Taunay: Cidade e Natureza no Brasil. 2006. (Encontro).

67.
XXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, CBHA. Félix-Émile Taunay e Grandjean de Montigny: A Arquitetura como instrumento de consolidação da Academia Imperial de Belas Artes (1834 ? 1851). 2006. (Congresso).

68.
III Congreso Internacional de Teoria y História del Arte ? XI Jornadas del CAIA. Cópia e Aprendizagem: Apropriação e circulação de modelos do desenho no Brasil do século XIX. 2005. (Congresso).

69.
II Jornadas del História del Arte. Arte y Crisis en Iberoamérica - Universidad Adolfo Ibañez. La Academia de Bellas Artes brasileña en la Primera Mitad del Siglo XIX: Rivalidades artísticas e institucionales entre franceses, portugueses y brasileños. 2004. (Congresso).

70.
Revolution, Politics, War and the Movement of Art 1789-1848 - INHA/Getty. Les Artistes Français au Brésil au XIXeme Siècle : L´Académie des Beaux-Arts et la formation de la collection nationale de peinture à Rio de Janeiro. 2004. (Congresso).

71.
Accademia e Accademismo 1770-1870 - Académie de France Villa Medicis.Les origines de l´Académie des Beaux-Arts au Brésil. 2003. (Encontro).

72.
XXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, CBHA. Joachim Lebreton e a estruturação do ensino artístico no Institut de France (1803-1815). 2003. (Congresso).

73.
Jean-Baptiste Debret e a criação da Iconografia Política no Brasil.Jean-Baptiste Debret e a criação da Iconografia Política no Brasil. 2002. (Outra).

74.
XXII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, CBHA. A Tradição Clássica e a Instituição do Ensino Artístico no Brasil. 2002. (Congresso).

75.
IV Encontro de Estudantes de História da Unicamp.José de Alencar e a arte brasileira : um ensaio sobre a construção da paisagem e a pintura de história no século XIX. 2001. (Encontro).

76.
Questões do Século XIX.Félix-Émile Taunay e a Paisagem Brasileira. 2001. (Seminário).

77.
XXV Encontro Anual de Associação Nacional de Pós-Graduandos em Ciências Sociais, ANPOCS,.A Representação Iconográfica da Realeza no Brasil: uma análise dos retratos de D. João VI e D. Pedro I, de Jean-Baptiste Debret. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DIAS, Elaine; PESSOA, A. ; SANTOS, A. L. ; SILVA, M. P. . Comissão Científica do Seminário Gosto Neoclássico. 2017. (Outro).

2.
DIAS, Elaine; Hoffmann, Ana Maria ; BRANDAO, A. ; Perales, Isabel Margarita ; Abella, Raquel ; Carrozza, Macarena ; Drien, Marcela . VIII Jornadas de História da Arte: Coleções, Arquivos e Narrativas. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Michele Flores dos Santos. O uso publicitário da imagem no século XIX: catalogação de imagens e estudo de caso sobre a representação feminina nas publicações impressas de 1855 a 1900. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo. (Orientador).

2.
Natália Cristina de Aquino Gomes. Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919).. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Maria de Fátima Medeiros de Souza. As intercessões entre arte e ciência na obra da artista e naturalista Maria Graham: um estudo das referências imagéticas na documentação científica do século XIX. Início: 2017. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Carlos Alexandre das Neves. O graffiti de Mundano e a paisagem urbana: um debate social e artístico na circulação do objeto. 2016. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Elaine Cristina Dias.

2.
Fabriccio Miguel Novelli Duro. Pedro Américo e a Exposição Geral de 1884: Pintura Histórica Religiosa e Orientalismo. 2016. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Elaine Cristina Dias.

3.
Marcela Dantas Camargo. Jean-Baptiste Debret e o pano de boca de 1822 : o lugar da pintura de história no teatro da corte.. 2015. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo, . Orientador: Elaine Cristina Dias.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Fabiola Cristina Alves. 2018. Universidade Federal de São Paulo, . Elaine Cristina Dias.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fernanda Costa Cabral. Aspectos Surrealistas na obra de Maria Martins. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em História da Arte) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Elaine Cristina Dias.

2.
Naiana Leite da Cruz. Ticiano, Delacroix e Manet em Branco, Preto, Azul, Amarelo, Vermelho.., Considerações sobre a Cor. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em História da Arte) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Elaine Cristina Dias.

3.
Andréia de Lima Costa Kusaba. Estudo de Mulher - Rodolfo Amoedo na arte do século XIX. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em História da Arte) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Elaine Cristina Dias.

4.
Paulo Ricardo Monteiro. Grandjean de Montigny - Arquitetura e Planejamento Urbano para uma Nova Ordem na cidade do Rio de Janeiro. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em História da Arte) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Elaine Cristina Dias.

5.
Jeyse Mary Tino. O Japonismo nas obras de Toulouse-Lautrec no MASP. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em História da Arte) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Elaine Cristina Dias.

6.
Ana Flora Murano. Uma análise das "Coroações" de Jacques-Louis David e Jean-Baptiste Debret: o modelo neoclássico e sua re-significação no Brasil. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em História da Arte) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Elaine Cristina Dias.

7.
Karin Philippov. Saudade, de Almeida Júnior. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em História da Arte) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Elaine Cristina Dias.

8.
Mariana Catunda Garcia de Abreu. A Pintura de Paisagem e a Academia de Belas Arte no Século XIX: Félix Taunay e Porto Alegre. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em História da Arte) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Elaine Cristina Dias.

Iniciação científica
1.
Elizabete Maria da Silva. ?O naufrágio? (1805) de J.M.W Turner: a paisagem em movimento e suas cores entre a terra e o mar. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elaine Cristina Dias.

2.
Barbara Rodrigues Ariola. Mulher, autorrepresentação e educação: No Ateliê, de Berthe Worms. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elaine Cristina Dias.

3.
Natalia Cristina de Aquino Gomes. Cena de Familia de Adolfo Augusto Pinto: um estudo sobre o retrato coletivo de Almeida Júnior. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Elaine Cristina Dias.

4.
Fabriccio Miguel Novelli Duro. Do Rococó ao Fin-de-Siècle francês: Um Estudo sobre a Fortuna crítica de Jean-Honoré Fragonard. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Elaine Cristina Dias.

5.
Fernanda da Silva Carneiro. Museu como espaço de mudança social: o caso do Programa de Inclusão Sociocultural da Pinacoteca do Estado de São Paulo. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Elaine Cristina Dias.

6.
Fabriccio Miguel Novelli Duro. A Educação Faz Tudo: Uma Pintura de Jean-Honoré Fragonard no MASP. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Elaine Cristina Dias.



Inovação



Outros projetos



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 23:25:38