Cleber Santos Vieira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6363945865784406
  • Última atualização do currículo em 21/09/2018


Possui Graduação (1997) e Mestrado (2001) em História pela UNESP/Franca; Doutorado em Educação (2008) pela USP. Professor Adjunto do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da UNIFESP e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História. Coordenador do do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unifesp. Atualmente atua nas seguintes áreas: história do livro e dos manuais didáticos; ensino de história e cultura afro-brasileira e africana; educação das relações étnico-raciais; intelectuais negros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cleber Santos Vieira
Nome em citações bibliográficas
VIEIRA, Cleber Santos.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos.
Estrada do Caminho Velho, 333
Pimentas
07252-312 - Guarulhos, SP - Brasil
Telefone: (11) 33812000
Fax: (11) 24989768
URL da Homepage: www.humanas.unifesp.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Entre as coisas do mundo e o mundo dos livros: prefácios cívicos e os impressos escolares no Brasil Republicano, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Nelson Schapochnik.
1999 - 2001
Mestrado em História.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Ensino Superior e regime Militar no Brasil: a trajetória da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Franca (1963-1976),Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Teresa Maria Malatian.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Regime Militar; Reforma Universitária de 1968; Institutos Isolados de Ensino Superior- São Paulo; Repressão.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação no Brasil / Especialidade: Ensino Superior.
Setores de atividade: Educação Superior.
1994 - 1997
Graduação em História.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Movimento Estudantil na Faculdade de Filosofia Ciêcias e Letras de Franca: Sinais de Uma Formação Social.
Orientador: Teresa Maria Malatian.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2004
Educação, Memória e História da Cultura. (Carga horária: 8h).
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Bourdieu Para Historiadores. (Carga horária: 6h).
Associação Nacional de História Núcleo Regional São Paulo, ANPUH, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Economia dos Conflitos sociais. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2011 - Atual
Ensino, Educação e Saúde na Infância e Adolescência, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Direitos Humanos, Educação e Cultura Impressa
02/2011 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direitos Humanos, Educação e Cultura Impressa
Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de História

Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2010 - 06/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Metodologia do Ensino de História e Geografia
08/2009 - 02/2010
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Liivros Didáticos e Educação
08/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
08/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Não-Escolar, Práticas Sociais e Diversidade Cultural
08/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Educação e Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
03/2009 - 08/2009
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Os Intelectuais e a Educação
02/2009 - 06/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação

Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, CEFET/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Contrato de Subsitituição de P, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

02/2007 - 04/2008
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia
4/2006 - 04/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
HIstória
Sociologia
07/2007 - 12/2007
Ensino, Curso de Especialização Educação de Jovens Adultos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico

Fundação Para o Desenvolvimento da Universidade Estadual Paulista ", FUNDUNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

Atividades

10/2003 - 6/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
Ensino de HIstória
10/2003 - 6/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação

Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 25

Atividades

2/2000 - 3/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - CAPES, Carga horária: 4

Atividades

7/1999 - 12/1999
Estágios , Faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca, Departamento de Estudos Históricos Básicos.

Estágio realizado
Estágio Docente em Historiografia no Curso de Graduação em História.

Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

2/2002 - 2/2003
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil República

Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Clóvis Moura, das Rebeliões da Senzala ao Dicionário da Escravidão Negra: história, sociabilidades e militância (1959-2004)
Descrição: Neste trabalho pretende-se unir o estudo da vida à análise da obra de Clóvis Moura tendo como diretriz sua interpretação da História do Brasil e da inserção dos escravos nessa perspectiva. Estudar sua trajetória pessoal e intelectual significa desvendar também articulações tecidas com correntes , partidos e organizações. Pretende-se abordar o percurso intelectual e político de Clóvis Moura e sua inserção na Historiografia brasileira. Perseguir tal objetivo significa verificar de que maneira as obras de Clóvis Moura foram influenciadas por seus compromissos e vinculações políticas e por outro lado, como se deu o diálogo com intelectuais e ativistas no que se refere à chamada questão negra no Brasil. Na abordagem serão privilegiados os diálogos que estabeleceu com a produção histórica, sociológica e antropológica bem como com intelectuais do Brasil e do exterior para coletar documentação e material para seus estudos, discutir suas interpretações, desenvolver estratégias editoriais. A análise terá como fios condutores a construção de sua identidade associada à negritude e os posicionamentos em relação à interpretação marxista da História., que tem como eixo sua inserção na cultura política de esquerda no século XX..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Direitos Humanos, História e Educação
Descrição: A pesquisa investiga as relações entre direitos humanos, história e educação na perspectiva da reflexão sobre o passado e sua relação com o presente. Parte-se do pressuposto de que o conhecimento da história pela desconstrução de esquecimentos é uma forma de fortalecer a democracia. Nesse sentido, a estratégia consiste em investigar alguns caminhos pelos quais três diferentes culturas pertencentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) converteram reflexões sobre o passado em instrumentos de educação para a cidadania. Mais precisamente, prioriza a investigação ?do como? a história das ditaduras, lutas de libertação nacional e/ou por liberdades democráticas foram ? e têm sido - ensinadas às crianças de Angola, Brasil e Portugal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Cleber Santos Vieira - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 5
2010 - 2012
A Coleção de Educação Cívica da Divisão de Educação Extra-Escolar: concepções e história
Descrição: O propósito desta pesquisa é investigar a história da Coleção de Educação Cívica publicada em 1966 pela Divisão de Educação Extra Escolar (DEE), órgão subordinado ao Departamento Nacional de Educação. Busca-se demonstrar que a concepção de educação cívica veiculada pelos títulos que compuseram esta coletânea relaciona-se mais estreitamente aos discursos cívicos, experiências escolares, práticas educacionais ou projetos políticos delineados em períodos históricos anteriores ao Golpe Militar de 1964. Analisa ainda as formulações de educação cívica inscritas no período de transição política no país, ou seja, de 1959 e 1966, desde a criação da DEE pelo Decreto 43.170 de 04 de fevereiro de 1959, até o Decreto Nº 58.23, de 21 de março de 1966, responsável por instituir o Setor de Educação Cívica e por estabelecer a publicação de monografias cívicas como meta da DEE..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cleber Santos Vieira - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
LIvros Didáticos, Educação e Cultura Política no Brasil (1978-1988)
Descrição: O projeto investiga os vínculos entre livro didático e cultura política tendo por fio condutor as representações do processo de redemocratização fixadas nos livros de história. Busca-se compreender como protagonistas e grupos sociais de alguns acontecimentos que contribuíram na formação desta nova cultura política foram representados nos livros didáticos de história de ensino médio. Parte do pressuposto de que os protagonistas da abertura política atuaram em terreno movediço, onde as incertezas em relação aos rumos do país eram evidentes. Foi assim, por exemplo, em episódios como o Colégio Eleitoral de 1985, que marcou a transmissão do poder aos civis. Os discursos didáticos que representaram episódios como estes caminharam em terreno semelhante, não se configurando, por isso, de maneira uniforme. Supomos que, escritos no calor da hora, as versões foram marcadas pela ação autoral que fizeram da inserção e esboços interpretativos dos fatos vivenciados um capítulo a mais das batalhas em torno da memória histórica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cleber Santos Vieira - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Universidade, Cultura e Periferia
Descrição: O diálogo entre o saberes acadêmico e popular (sobretudo a cultura urbana, mas também a indígena, a afro-brasileiro e as tradicionais) em cursos universitários regulares configura-se hoje como um mecanismo de inclusão de saberes na universidade. Nesse sentido, o projeto apresenta e debate o tema " encontro de saberes" como um paradigma no qual a produção de conhecimento nas atividades de ensino, pesquisa e extensão assumem por fio condutor o intercâmbio de saberes entre universidade e sociedade. Tem por finalidade conhecer e discutir experiências praticadas em diferentes instituições de ensino superior na diversidade de suas metodologias e conceitos, bem como conhecer experiências praticadas em diferentes lugares interagindo com ativistas e grupos culturais, escolas e CEUs no sentido de atrair jovens para um processo de formação continuada mediada pela cultura e educação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unifesp
Descrição: O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros na Universidade Federal de São Paulo (NEAB-Unifesp) insere-se no contexto das políticas públicas de promoção da igualdade racial planejadas em âmbito nacional nos últimos anos. Neste processo, a educação foi abordada de forma especial tendo como marco maior a Lei 10.639/2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos educacionais. A resolução CNE 01/2004 Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro?Brasileira e Africana instituiu a Uniafro- Ações Afirmativas para a População Negra no Ensino Superior, a qual passou a apoiar os grupos já existentes e a estimular a criação de outros comprometidos com a produção e difusão de conhecimento pertinente a temática étnico-racial. Esses grupos foram denominados Núcleos de Estudos Afro-Brassileiros (NEABs) e/ou correlatos, que têm a missão de articular atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da estrutura organizacional das instituições públicas de ensino superior. De acordo com o catálogo de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros elaborado pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros existem 94 NEAB?s ou órgãos correlatos, criados antes ou depois da lei 10.639/2003. Além de colocar a instituição em sintonia com os marcos legais que regulamentam o tema para as atividades meios e fim no âmbito do ensino superior, a criação do NEAB/Unifesp coloca a instituição na rota das políticas de ações afirmativas, igualdade racial e combate ao racismo já trilhada por outras instituições de ensino superior..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Escola de Cidadania de Mogi das Cruzes
Descrição: Escola da Cidadania é um curso destinado À formação de líderes comunitários, conselheiros municipais, representantes de entidades da sociedade civil, dirigentes de associações de moradores, gestores públicos, parlamentares, assessores, entre outros. O objetivo é oferecer aos participantes princípios da educação popular, cidadania, participação e cultura política, proporcionando conhecimentos específicos que capacitem aos participantes elaborar, acompanhar e fiscalizar políticas públicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - Atual
OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E CENTRO DE MEMÓRIA DA ZONA LESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO
Descrição: O Observatório de Políticas Públicas e Centro de Memória da Zona Leste tem como missão reunir dados da Zona Leste da cidade de São Paulo e da Região Metropolitana na qual se encontra inserida e sem a qual não pode ser compreendida, promover estudos de problemas sociais, urbanísticos e ambientais (oferta de empregos, precariedade das moradias, insuficiência dos transportes, oferta precária de serviços públicos de saúde e educação e cultura, grau de desmatamento, degradação dos rios, etc, ), elaborar propostas de políticas públicas, preservar a memória e o patrimônio da Zona Leste, promover ações que garantam o aprimoramento educacional e profissional dos moradores da região..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - 2013
Akoni: História e Memória: A lei 10639/03 e seus desdobramentos - acompanhando o trabalho de gestores e educadores da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos
Descrição: O projeto focaliza o Prêmio Akoni de Promoção da Igualdade Racial promovido pelo Grupo de Trabalho pela Promoção da Igualdade Racial (GTPIR) da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos-SP. Lançado em 2008 o Prêmio Akoni é destinado a todas as modalidades e níveis de ensino da Rede Municipal de (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos) e tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar as práticas dos(as) educadores(as) e produções dos(as) educandos(as) com enfoque nas atividades de promoção da igualdade racial desenvolvidas durante o ano.Acompanhar e atuar em processos institucionais que perpassam a promoção da igualdade racial e ações afirmativas desenvolvidas no âmbito da Prefeitura Municipal de Guarulhos, sobretudo no que se refere a temas relacionados ao antes e depois da Lei 10.639/03 que trata da inclusão da história e cultura da África e dos afro-brasileiros no currículo escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Cleber Santos Vieira - Coordenador / João do Prado Ferraz de Carvalho - Integrante / Edna Martins - Integrante.


Membro de corpo editorial


2010 - 2010
Periódico: Horizontes (EDUSF)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação no Brasil.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VIEIRA, Cleber Santos.2018VIEIRA, Cleber Santos.. IMPRENSA E RESISTÊNCIA NEGRA EM CLÓVIS MOURA: de documento histórico a grupo específico de autodefesa (1959-1983). PATRIMÔNIO E MEMÓRIA (UNESP), v. 14, p. 365-386, 2018.

2.
VIEIRA, Cleber Santos.2017VIEIRA, Cleber Santos.. Letrados e plebeus. SER Social (Online), v. 19, p. 537-542, 2017.

3.
VIEIRA, Cleber Santos.2017VIEIRA, Cleber Santos.. A introdução dos Estudos Sobre as Relações Étnico-raciais e Cultura Afro-Brasileira no ICT UNIFESP. Revista ABPN, v. 09, p. 29-48, 2017.

4.
VIEIRA, Cleber Santos.2017VIEIRA, Cleber Santos.. Clóvis Moura e a fundação do IBEA - Instituto Brasileiro de Estudos Africanistas. Revista ABPN, v. 9, p. 349-368, 2017.

5.
VIEIRA, Cleber Santos.2016VIEIRA, Cleber Santos.. A escolarização do civismo. Revista da Biblioteca Mário de Andrade, v. 70, p. 56-67, 2016.

6.
VIEIRA, Cleber Santos.2016VIEIRA, Cleber Santos.. A criança e o direito à memória. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, v. 04, p. 83-96, 2016.

7.
VIEIRA, Cleber Santos.2012VIEIRA, Cleber Santos.. Civismo, República e Manuais Escolares. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA (ONLINE), v. 32, p. 325-340, 2012.

8.
VIEIRA, Cleber Santos.2012VIEIRA, Cleber Santos.. "cotas nas universidades": um grande debate público. ComCiência (UNICAMP), v. 135, p. 1-3, 2012.

9.
VIEIRA, Cleber Santos.2011VIEIRA, Cleber Santos.. Livros Didáticos e Cultura Política: OSPB em Tempos de Nova República. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (UFU. IMPRESSO), v. 10, p. 71-82, 2011.

10.
VIEIRA, Cleber Santos.2010VIEIRA, Cleber Santos.. Transfigurações Cívicas: A Terra Fluminense, Contos Pátrios e A Pátria Brasileira. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, v. 50, p. 79-102, 2010.

11.
VIEIRA, Cleber Santos.2010VIEIRA, Cleber Santos.. A ausência do Congresso do Mundo Português no ensaio História do Brasil,. História (UNESP. Impresso) (Cessou em 2004), v. 29, p. 289-307, 2010.

12.
VIEIRA, Cleber Santos.2009VIEIRA, Cleber Santos.. A tradução como ato político: dr. Domingos Jaguaribe e o Manual de Instrução Cívica, de Numa Droz. Revista de História (USP), v. 161, p. 165-189, 2009.

13.
VIEIRA, Cleber Santos.2006VIEIRA, Cleber Santos.. Símbolos nacionais: representações em conflito. Sinergia (CEFETSP), v. 07, p. 70-78, 2006.

14.
VIEIRA, Cleber Santos.2002VIEIRA, Cleber Santos.. O olhar vigilante do DEOPS/SP. Histórica (São Paulo), São Paulo, v. 7, p. 26-31, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VIEIRA, Cleber Santos.; CARVALHO, J. P. F. ; SILVA, J. L. B. . História e Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. 1. ed. Recife: Pipa comunicação, 2013. v. 07. 150p .

2.
VIEIRA, Cleber Santos.; VIEIRA, Cleber Santos Colaborador ; MACHADO, Ronilde Rocha ; GRANGEIRO, Cândido Domingues . História: Ensino Médio, 3ª Série. 1ª. ed. Brasília: CIB-Cisbrasil, 2006. v. 1. 336p .

Capítulos de livros publicados
1.
VIEIRA, Cleber Santos.. A Proclamação da República e o 29 de abril em Itatiba-SP: lembranças e esquecimentos. In: Mariana Galvão. (Org.). Brotas: um quilombo em Itatiba-SP. 1ªed.Itatiba, SP: Berto Editora, 2010, v. , p. 34-41.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, Cleber Santos.. Histórias de ditaduras e lutas de resistências contadas para crianças. In: XXVIII Simpósio Nacional de História: lugares dos historiadores: velhos e novos desafios, 2015, Florianópolis, SC. Anais Eletrônicos do XXVIII Simpósio Nacional de História: lugares dos historiadores: velhos e novos desafios. São Paulo: Anpuh, 2015. p. 01-07.

2.
VIEIRA, Cleber Santos.. A (Des)Construção dos Símbolos Nacionais. In: 2ª Conferência do Desenvolvimento, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2ªCODE/IPEA), 2011, Brasília. Anais do I Circuito de Debates Acadêmicos - IPEA e Associações de Pós-Graduação em Ciências Humanas / 2ª CODe/IPEA. Brasília, DF: IPEA, 2011. p. 1-16.

3.
VIEIRA, Cleber Santos.. Da História Nova do Brasil à Coleção de Educação Cívica: Histórias da Divisão de Educação Extra-Escolar do MEC (1963-1966). In: XXVI Simpósio Nacional da ANPUH: ANPUH 50 Anos, 2011, São Paulo. Anais Eletrônico do XXVI Simpósio Nacional da ANPUH: ANPUH 50 Anos. São Paulo: ANPPUH, 2011. p. 1-16.

4.
VIEIRA, Cleber Santos.. A imaginação histórica de Joel Rufino dos Santos. In: IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica: Espaço (auto)biográfico: artes de viver, conhecer e formar, 2010, São Paulo. IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica: Espaço (auto)biográfico: artes de viver, conhecer e formar. São Paulo: Adaltech Produções de eventos, 2010.

5.
VIEIRA, Cleber Santos.. História, Literatura e a Imaginação Histórica de Joel Rufino dos Santos. In: XX Encontro Regional de Histórica - ANPUH/SP, 2010, Franca. Anais do XX Encontro Regional de História. Franca: Departamento de História da FHDSS/UNESP, 2010.

6.
VIEIRA, Cleber Santos.. Repensar o Decreto-Lei 869/69: livros didáticos de OSPB e a formação do cidadão. In: II Semi´nário Brasileiro Livro e História Editorial, 2009, Rio de Janeiro. Anais do II Seminário Brasileiro Livro e História Editorial. Rio de Janeiro: Clone Carioca, 2009. p. 01-11.

7.
VIEIRA, Cleber Santos.; RACY, S. C. . Pelos prelos da civilização: propaganda republicana e educação em Campinas-SP (1870-1889). In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos - SP. IX Encontro de PEsquisa em Educação da Região Sudeste. Pesquisa e Educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI. São Carlos, SP: Cubo Multimidia Ltda., 2009. p. 01-08.

8.
VIEIRA, Cleber Santos.. Das biografias dos grandes heróis às biografias dos republicanos paulistas. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americana, 2009, Rio de Janeiro. Anais do IX CIHELA - Congresso Iberoamericano de HIstória da Educação Latino-Americana. Rio de Janeiro: Quartet, 2009.

9.
VIEIRA, Cleber Santos.. Educação e cultura política no contexto de redemocratização: considerações sobre o livro OSPB: introdução à política brasileira, de Frei Betto. In: Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas, SP. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas, SP: FAEPEX /UNICAMP, 2009. p. 01-08.

10.
VIEIRA, Cleber Santos.. Através dos Prefácios: História da Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo (1967-1978). In: Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória - ES. Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Vitória - ES: UFES, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007.

11.
VIEIRA, Cleber Santos.. Transfigurações Cívicas: Terra Fluminense, Contos Pátrios e Pátria Brasileira. In: Simpósio Internacional, 2007, São Paulo. Simpósio Internacional, 2007. p. 2069-2080.

12.
VIEIRA, Cleber Santos.. História, cidadania e livros escolares de OSPB (1962-1964). In: XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz, 2005, Londrina-PR. Anais Suplementar do XIII Simposio Nacional de História: Guerra e PAz. Londrina-PR: Londrina Editorial Midia, 2005. p. 01-09.

13.
VIEIRA, Cleber Santos.. Paratextos Cívicos: livros escolares e a formação do cidadão no Brasil (1889-1930). In: 15º Congresso de Leitura do Brasil: pensem nas crianças mudas telepáticas, 2005, Campinas. Anais do 15º Cole. Campinas, SP: Grafica Fé; ALB, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, Cleber Santos.. História de ditaduras para crianças. In: VI Coloquio Latinoamericano de Educación en Derechos Humanos: 'Educación en Derechos Humanos en la América Latina. Construyendo perspectivas y trajectorias, 2015, Lanús, Buenos Aires, Argentina. Anais do VI Coloquio Latinoamericano de Educación em Derechos Humanos. Lanús, Buenos Aires, Argentina: Red Latinoamricana de Educación em Derechos Humanos, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, Cleber Santos.. A Divisão de Educação Extra-Escolar e o Ensino de História (1963-1966). In: III Colóquio de Humanas, 2011, Guarulhos. III Colóquio de Humanas da UNIFESP / Guarulhos - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2011. p. 15-15.

2.
VIEIRA, Cleber Santos.. A COLEÇÃO DE EDUCAÇÃO CÍVICA DA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO EXTRA-ESCOLAR (1966). In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011, Vitória - ES. Anais Livro de Resumos - VI Congresso Brasileiro de História da Educação: Invenção, Tradi~]ao e Escritas da História da Educação no Brasil. Vitória - ES: UFES, 2011. p. 1168-1168.

3.
VIEIRA, Cleber Santos.; RACY, S. C. . Pelos prelos da civilização: propaganda republicana e educação, Campinas-SP (1870-1889). In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste. Pesquisa em educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI, 2009, São Carlos. X Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste. Pesquisa em educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI. São Carlos-SP: Cubo Multimídia, 2009. p. 411-411.

4.
VIEIRA, Cleber Santos.. Através dos Prefácios: História da Pquena Enciclopédia de Moral e Civismo (1967-1978). In: Encontro de Pesquisa em Pós Graduação em Educação, 2007, Vitória -ES. Encontro de Pesquisa em Pós Graduação em Educação. Vitória - ES: UFES - Programa de Pós Graduação em Educação, 2007. p. 272-272.

5.
VIEIRA, Cleber Santos.. História e cidadania nos livros escolares de Organização Social e Política do Brasil. In: XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz, 2005, Londrina - PR. Simpósio Nacional de História (23: 2005: Londrina, PR) Programas & Resumos do XXIII Simpósio Nacional de História: história: guerra e paz / Associação Nacional de História - ANPUH. Londrina - PR: Editorial Mídia, 2005. p. 170-170.

6.
VIEIRA, Cleber Santos.. Paratextos cívicos: livros escolares e a formação do cidadão no Brasil (1889-1930). In: 15º Congresso de Leitura do Brasil: pensem nas crianças mudas telepáticas, 2005, Campinas, SP. Cadernos de resumos 15º Congresso de Leiitura do Brasil. Campinas, SP: Associação de Leitura do Brasil ; faculdade de Educação da UNICAMP, 2005. p. 142-142.

7.
VIEIRA, Cleber Santos.. Repressão e Violência Simbólica na FFCL de Franca (1968-1978). In: XV Encontro Regional de História. História no ano 2000: Perspectivas, 2000, São Paulo. XV Encontro Regional de História: História no ano 2000: Perspectivas. Bauru: EDUSC - Editora da Universidade Sagrado Coração, 2000. p. 292-292.

Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA, Cleber Santos.; ASSIS, M. ; ANDRADE, J. C. . Educação, Racismo e Antirracismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VIEIRA, Cleber Santos.. Racismo no mundo do trabalho. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VIEIRA, Cleber Santos.. Da História Nova do Brasil à Coleção de Educação Cívica: Histórias da Divisão de Educação Extra-Escolar do MEC (1963-1966). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VIEIRA, Cleber Santos.. A Divisão de Educação Extra-Escolar e o Ensino de História. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
VIEIRA, Cleber Santos.. Repensar o Decreto-Lei 869/69: livros didáticos de OSPB e a formação do cidadão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VIEIRA, Cleber Santos.. Educação e Cultura Política no contexto de redemocratização: considerações sobre o livro "OSPB: introdução à política brasileira", de Frei Betto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VIEIRA, Cleber Santos.. Assessor "ad hoc" da Comissão de Pesquisa da UNIFESP, responsável pela emissão de pareceres em Pedidos de Bolsa PIBIC-CNPq. 2011/2012. 2011.

2.
VIEIRA, Cleber Santos.. Membro da comissão julgadora do 3º Prêmio Akoni de Promoção da Igualdade Racial promovido pela Secretaria de Educação de Guarulhos. 2011.

3.
VIEIRA, Cleber Santos.. Membro da Comissão Científica do IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
VIEIRA, Cleber Santos.. Parecerista ad hoc Revista da ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. 2018.

2.
VIEIRA, Cleber Santos.. Parecerista ad hoc Revista Cadernos de Pesquisa. 2018.

3.
VIEIRA, Cleber Santos.. Parecerista ad hoc Revista Cadernos de Pesquisa. 2017.

4.
VIEIRA, Cleber Santos.. Parecerista ad hoc Revista Latino-Americana de História. 2017.

5.
VIEIRA, Cleber Santos.. Parecerista ad hoc Revista Cadernos de Pesquisa. 2017.

6.
VIEIRA, Cleber Santos.. Parecerista ad hoc Revista da ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. 2017.

7.
VIEIRA, Cleber Santos.. Parecerista ad hoc Revista Olh@res. 2016.

8.
VIEIRA, Cleber Santos.. Parecerista ad hoc Revista Cadernos de Pesquisa. 2016.

9.
VIEIRA, Cleber Santos.. Parecerista ad hoc Revista Latino-Americana de História. 2016.

10.
VIEIRA, Cleber Santos.. Parecerista ad hoc Revista Cadernos de Pesquisa. 2015.

11.
VIEIRA, Cleber Santos.. Parecerista ad hoc Revista Olh@res. 2015.

12.
VIEIRA, Cleber Santos.. Parecerista ad hoc PIBIC/CNPq - Unifesp. 2015.

13.
VIEIRA, Cleber Santos.. O legado da ditadura na educação brasileira. 2014.

14.
VIEIRA, Cleber Santos.. Membro da Comissão Científica do IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica (CIPA). 2010.

15.
VIEIRA, Cleber Santos.. Membro do Comitê Institucional no XVI Encontro de Iniciação Científica, IX Encontro de Pós-Graduação, V Encontro de Extensão Universitária, Seminários de Estudos do Homem Contemporâneo da Universidade São Francisco. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VIEIRA, Cleber Santos.. Educação Democrática. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
VIEIRA, Cleber Santos.; MALATIAN, T. M. ; MOURA, S. . Clóvis Moura e a Imprensa Negra no Brasil: jornalismo de resistência. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
VIEIRA, Cleber Santos.; BITTENCOURT, C. M. F. ; TEIXEIRA, W. S. ; SOUZA, S. A. ; SEPULVEDA, J. A. ; CUNHA, L. A. . Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
VIEIRA, Cleber Santos.; ALCANTARA, A. A. ; SILVA, A. S. ; FERREIRA, H. C. S. ; BELTRAME, R. R. . Educar, contar e brincar para resistir: a Ditadura Militar e o direito da criança à Memória e à Verdade. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
VIEIRA, Cleber Santos.; CARRIL, L. F. B. . Educação Quilombola e a Educação para as Relações Étnico-Raciais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
VIEIRA, Cleber Santos.. A Coleção de Educação Cívica da Divisão de Educação Extra-Escolar: concepções e história. 2012. (Relatório de pesquisa).

4.
VIEIRA, Cleber Santos.. História das leis 10.639/03 e 11.645/08 no ensino e nos livros didáticos de história. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
GALLEGO, Rita de Cássia ; SOUZA, E. C. ; VIEIRA, Cleber Santos. . Espaços, tempos e gerações: perpspectivas (auto)biográficas. 2010. (Editoração/Livro).

6.
MACHADO, Ronilde Rocha ; VIEIRA, Cleber Santos. . Coleção Paradidáticos História e Meio Ambiente. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livros Paradidáticos).

7.
Gislane Campos Azevedo ; Reinaldo Seriacopi ; VIEIRA, Cleber Santos. . História / Ensino Médio / Volume Único. 2008. (Editoração/Livro).

8.
MELLO, Leonel Itaussu ; COSTA, Luís César Amad ; VIEIRA, Cleber Santos. . Coleção Construindo Consciências: História ? Ensino Fundamental. 2008. (Editoração/Livro).

9.
VIEIRA, Cleber Santos.. Manual Pedagógico / Coleção Aroeira / Ensino Fundamental 1. 2008. (Editoração/Livro).

10.
VIEIRA, Cleber Santos.. Projeto Memória de São Paulo. 2008. (Consultoria).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BITTENCOURT, C. M. F.; MUNAKATA, K.; VIEIRA, Cleber Santos.. Participação em banca de Ritchie Soares Barbosa Martins. O ensino de História na Escola Normal de São Paulo (1880-1890). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
VIEIRA, Cleber Santos.; Vivian Batista da Silva; SILVA, J. C. G.; REVAH, D.. Participação em banca de Diego Sávio da Costa Fernandes. Representações do Hip Hop em Livros Didáticos. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo.

3.
FREITAS, M. C.; Vivian Batista da Silva; MARINHO, M. G. S. M. C.; VIEIRA, Cleber Santos.. Participação em banca de Susana Iris Bezerra. Entre o Governo Paulista e a Escola Pública: o periódico Educação Democrática. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo.

4.
BRITES, Olga; KUHLMANN JUNIOR, M.; VIEIRA, Cleber Santos.. Participação em banca de Darci Therezinha de Luca Scavone. Marcas da história da creche na cidade de São Paulo. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco.

5.
VIEIRA, Cleber Santos.; KUHLMANN JUNIOR, M.; GUIMARÃES, Maria de Fátima; Vivian Batista da Silva. Participação em banca de Anderson Wilker Sanfins. Ensino Técnico e Industrialização em Itatiba: a História da Escola Técnica Estadual Rosa Perrone Scavone (1948-1994). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco.

6.
VIEIRA, Cleber Santos.; GALLEGO, Rita de Cássia; Vivian Batista da Silva. Participação em banca de Cássia Aparecida Sales Magalhães Kirchner. Lembranças dos tempos de escola guardadas em um Baú: a constituição da escola em Ibiaí. Minas Gerais (décadas de 1910-1940). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco.

7.
KUHLMANN JUNIOR, M.; VIEIRA, Cleber Santos.; PAVAN, D. O.. Participação em banca de Elisabeth da Silva Galastri Vinagre. Instituições para a educação da infância em Jundiaí (1880-1984). 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco.

8.
KUHLMANN JUNIOR, M.; OSINSKI, Dulce Regina Baggio; VIEIRA, Cleber Santos.. Participação em banca de Ceres Luehring Medeiros. O Centro Juvenil de Artes Plásticas e suas Relações com o Ensino da Arte no Brasil da década de 1950. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco.

Teses de doutorado
1.
Vivian Batista da Silva; CASTELAR, S. M. V.; PONTUSCHKA, N. N.; URBAN, A. C.; VIEIRA, Cleber Santos.. Participação em banca de Janete Regina de Oliveira. A ordem do bem ensinar: a prática de ensino em livros para professores de Geografia em formação. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

2.
VIEIRA, Cleber Santos.; Vivian Batista da Silva; CASTELAR, S. M. V.; BONTEMPI JUNIOR, B.; LUGLI, R. S. G.. Participação em banca de Francisco das Chagas Rodrigues da Silva. Organização do currículo e construção do conhecimento. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

3.
VIEIRA, Cleber Santos.; GUIMARÃES, Maria de Fátima; KUHLMANN JUNIOR, M.; SOUZA, Rosa Fátima; BUENO, Luzia. Participação em banca de Pérsida da Silva Ribeiro Miki. Aspectos da Educação Infantil no Estado do Amazonas: o curso infantil Froebel no Instituto Benjamin Constant e outros jardins de infância (1897-1933). 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade São Francisco.

4.
SCHAPOCHNIK, N.; BOTO, C. R.; VIEIRA, Cleber Santos.; DEAECTO, M. M.; TOLEDO, M. R. A.. Participação em banca de Juliana Ricarte Ferraro. Entre textos e imagens: o Compêndio de História do Brasil de Borges Hermida (1962-1975). 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

5.
SCHAPOCHNIK, N.; MUNAKATA, K.; BRAGANCA, A.; VIDAL, D. G.; VIEIRA, Cleber Santos.. Participação em banca de Odaleia Alves da Costa. O 'Livro do Povo' na expansão do ensino primário no Maranhão (1861-1881). 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
FREITAS, M. C.; SOUZA NETO, J. C.; VIEIRA, Cleber Santos.. Participação em banca de Mariana Parro Lima. A criança em abrigos: a proteção e o cuidado de bebês institucionalizados. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo.

2.
KUHLMANN JUNIOR, M.; GUIMARÃES, Maria de Fátima; VIEIRA, Cleber Santos.; LEONARDI, Paula; SOUZA, Rosa Fátima. Participação em banca de Pérsida da Silva Ribeiro Miki. Trajetórias da educação infantil no Estado do Amazonas: jardins de infância. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade São Francisco.

3.
VIEIRA, Cleber Santos.; SCHAPOCHNIK, N.; BOTO, C. R.. Participação em banca de Juliana Ricarte Ferraro. O Compêndio de História do Brasil de Borges Hermida: entre textos e imagens (1962-1975). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
GINZBURG, J.; MARTIN, V. L. R.; VIEIRA, Cleber Santos.. Participação em banca de Juliana de Oliveira Santos. Um estudo sobre a violência no ensino de literatura brasileira. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

2.
MARTINS, E.; SILVA, M. A. B.; VIEIRA, Cleber Santos.. Participação em banca de Julia Antas dos Santos. Sentidos e significados da condição do negro nos livros didáticos de história: um estudo com estudantes do ensino médio. 2017.

3.
Martins, Edna; ASBAHR, F. S. F.; VIEIRA, Cleber Santos.. Participação em banca de Edmundo Fernandes Souza Filho. Significados e sentidos do acesso e permanência no ensino superior. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

4.
CARVALHO, J. P. F.; MASCULO, J. C.; VIEIRA, Cleber Santos.. Participação em banca de Cibele de Camargo Lima. Educação popular e ensino de história no contexto dos cursinhos populares. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de São Paulo.

5.
BITTENCOURT, C. M. F.; MUNAKATA, K.; VIEIRA, Cleber Santos.. Participação em banca de Ritchie Soares Barbosa Martins. O ensino de História na Escola Normal de São Paulo (1880-1890). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
VIEIRA, Cleber Santos.; Vivian Batista da Silva; SILVA, J. C. G.. Participação em banca de Diego Sávio da Costa Fernandes. Representações do Hip Hop em Livros Didáticos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VIEIRA, Cleber Santos.; RIBEIRO, F. B.; LOURENÇO, E.. Participação em banca de Tiago Souza de Jesus.Abdias Nascimento: aspectos da militância de um negro revoltado em "O Quilombismo". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de São Paulo.

2.
CARVALHO, João do Prado Ferraz de; VIEIRA, Cleber Santos.; SILVA, J. L. B.. Participação em banca de Silmara Cardoso de Lima Silva.Negros e indígenas nos livros didáticos de história dos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo.

3.
VIEIRA, Cleber Santos.; CARVALHO, J. P. F.; SILVA, J. L. B.. Participação em banca de Nathalie de Freitas Alvaide.O Ensino de História no Colégio Militar de Belo Horizonte: combate pela memória. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo.

4.
VIEIRA, Cleber Santos.; SILVA, J. L. B.; CARVALHO, J. P. F.. Participação em banca de Viviane Fermoselle Previde.Concepção do estudo do meio pelo professores da rede municipal de Guarulhos e Estadula de São Paulo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo.

5.
CARVALHO, João do Prado Ferraz de; VIEIRA, Cleber Santos.; GOMES, Marineide de Oliveira. Participação em banca de Eliane Satie Sendo.Educação e identidade de imigrantes japoneses. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo.

6.
ABREU, Claudia Barcelos de Moura; VIEIRA, Cleber Santos.; CARVALHO, João do Prado Ferraz de. Participação em banca de Ana Claudia de Amorim Maciel.Preconceito racial contra alunos negros: uma análise sobre as práticas da professora mediadora em uma escola da rede estadual de São Paulo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo.

7.
Martins, Edna; VIEIRA, Cleber Santos.; GERALDO, Aparecida das Graças. Participação em banca de Cirlane Rodrigues de Oliveira.A literatura infantil e a temática étnico-racial: o que pensam e como trabalham professores de educação infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VOVIO, C. L.; ABREU, Claudia Barcelos de Moura; VIEIRA, Cleber Santos.; SOARES, L. J. G.; TOLEDO, M. R. A.; JEFFREY, D. C.. Concurso de Professor Adjunto A, Subárea Movimentos Sociais, Educação de Jovens e Adultos, Trabalho e Residência Pedagógica. 2013. Universidade Federal de São Paulo.

2.
KUHLMANN JUNIOR, M.; GRANDO, Regina C.; BITTENCOURT, C. M. F.; VIEIRA, Cleber Santos.. Participação como Membro Titular da Banca Examinadora do Concurso do Edital GR Nº 01/2010 Mestrado em Educação, realizado em abril de 2010. Universidade São Francisco Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. 2010. Universidade São Francisco.. 2010. Universidade São Francisco.

3.
VIEIRA, Cleber Santos.; FRANCA, M. A. N.; SANFINS, Anderson Wilker. Participação como Membro Titular Especialista da Banca Examinadora do Concurso Público para Docentes do Edital Nº 100/02/2009 - Processo 0007666/2009 Componente Curricular História, realizado em janeiro de 2010. ETEC Rosa Perrone Scavone (Centro Paula Souza). 2010. Escola Técnica Estadual Rosa Perrone Scavone - Centro Paula Souza.

4.
VIEIRA, Cleber Santos.; DANTAS, S. M.; SILVERIO, L. D.. Concurso Público para o cargo de Professor de 3º Grau - Assistente, da disciplina : EDP/Prática de Ensino; Atividades Acadêmico-Científico-Culturais; Formação Sócio-HIstórica do Brasil; Ensino de História; Unidades Temáticas que envolvem teoria e metodologia da pesquisa em história, Edital nº 22/2010. 2010. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ambiente universitário, pesquisa e negritude. Coaching e estratégias.Saúde mental nos espaços sociais de disputa ? universidade. 2017. (Outra).

2.
II Seminário Omo Erê.Discutindo as relações étnico-raciais na educação. 2017. (Seminário).

3.
Pontes para o infinito: Diálogos dos encontros.Pontes para o infinito: Diálogos dos encontros. 2017. (Outra).

4.
Debate - CEDEM (Centro de Documentação e Memória da UNESP).Clóvis Moura e a Imprensa Negra no Brasil: jornalismo de resistência. 2016. (Seminário).

5.
II Congresso Acadêmico da Unifesp. A diversidade e a construção do conhecimento. 2016. (Congresso).

6.
Seminário: Educação em Memória e Verdade: conhecer para não repetir.Histórias de ditaduras e lutas de resistências - contadas para crianças. 2016. (Seminário).

7.
Seminário Programa mais Cultura nas Escolas.Integração Universidade-Escola: de qual projeto de educação estamos falando?. 2016. (Seminário).

8.
Vi Semana da Consciência Negra.Universidade, Negritude e Sofrimento. 2016. (Seminário).

9.
1º Seminário do NNUG : Negros e Negros na Universidade.Mesa de Abertura:. 2015. (Seminário).

10.
1º Seminário do Núcleo de Direitos Humanos da FESPSP.Direitos Humanos e Educação. 2015. (Seminário).

11.
IV Encontro Paulista de Psicologia Política - As cores da cidade: consciência política, direitos e terrterritórios.Universidade Pública na Periferia?. 2015. (Encontro).

12.
Relatórios das Comissões da Verdade: os impactos da ditadura civil militar sobre os camponeses, na educação e nas relações de gênero.Impactos da ditadura na educação. 2015. (Seminário).

13.
VI Coloquio Latinoamericano de Educacion en Derechos Humanos. Histórias de ditaduras para crianças. 2015. (Congresso).

14.
XXVIII Simpósio Nacional de História.História de ditaduras e lutas de resistências - contadas para crianças. 2015. (Simpósio).

15.
2ª Conferência do Desenvolvimento (2ª CODE/IPEA). A (Des)Construção dos Símbolos Nacionais. 2011. (Congresso).

16.
III Colóqio de Humanas.A Divisão de Educação Extra-Escolar e o Ensino de História. 2011. (Outra).

17.
XXVI Simpósio Nacional de História.Da HIstória Nova do Brasil à Coleção de Educação Cívica: Histórias da Divisão de Educação Extra-Escolar do MEC (1963-1966). 2011. (Simpósio).

18.
História da criança problema: estudos comparados Portugal - Brasil nos séculos XIX e XX. 2010. (Seminário).

19.
Congresso de Leitura do Brasil. Educação e Cultura Ppolítica no contexto de redemocratização: considerações sobre o livro "OSPB: introdução à política brasileira", de Frei Betto. 2009. (Congresso).

20.
II Seminário Brasileiro Livro e História Editorial.Repensar o Decreto-Lei 869/69:livros didáticos de OSPB e a formação do cidadão. 2009. (Seminário).

21.
IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Pelos prelos da civilização: propaganda republicana e educação, Campinas-SP (1870-1889). 2009. (Congresso).

22.
Semináro Cultura Visual e Educação: debates em torno da pedagogia das imagens. 2009. (Seminário).

23.
VI Jrnada de Educação da Universidade São Francisco.A Proclamação da República n ensino e nos livros didáticos de história. 2009. (Oficina).

24.
Abertura do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos do CEFET-SP.O Ensino Superior e políticas educacionais no Brasil (1964-1985). 2007. (Outra).

25.
Simpósio Internacional "Livro Didático: Educação e HIstória".Transfigurações Cívicas: Tera Fluminense, Contos Pátrios e Pátria Brasileira. 2007. (Simpósio).

26.
15º Congresso de leitura do Brasil : Pensem nas ciranças mudas, telepáticas. Paratextos cívicos e a formação do cidadão no Brasil República (1889-1930). 2005. (Congresso).

27.
Elementos para um estudo comparativo entre ditadura de Franco (Espanha) e de Vargas (Brasil) de 1937 a 1945 nos livros didáticos.Elementos para um estudo comparativo entre a ditadura de Franco (Espanha) e de AVrgas (Brasil) de 1937 a 1945 nos livros didáticos. 2005. (Seminário).

28.
Encontro: Para uma escrita científica pessoal: problemas teóricos metodológicos, proferido pelo professor Doutor Jorge Ramos do Ó Universidade de Lisboa). 2005. (Encontro).

29.
Encontro de Pesquisa, proferido pelo Prfessor Doutor Jorge Ramos do Ó (Universidade de Lisboa). 2005. (Encontro).

30.
Encontros de Pesquisa - Pós Graduação FEUSP : 1º Encontro - Área temática História da Educação e Historiografia.Encontros de Pesquisa - Pós-Graduação FEUSP. 2005. (Encontro).

31.
Fórum de Debates "Cidadania".Cidadania. 2005. (Encontro).

32.
Palestra: A gramática da escola moderna e a construção do currículo no século XX", proferida pelo professor Doutor Jorge Ramos do Ó (UL). 2005. (Encontro).

33.
Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: Apresentação e Proposição de Ações. 2005. (Encontro).

34.
Seminário: Das palavras às coisas. 2005. (Seminário).

35.
Seminário: O Setor de documentação e meória do CEALE e as pesquisas sobre livros didáticos. 2005. (Seminário).

36.
Seminário de C´pacitação/Formação de Professores - Projeto Pedagogia Ciadã UNESP (Módulos Gestão Curricular e Avaliação / Gestaão da Informação). 2005. (Seminário).

37.
XXIII Simpósio Nacional de História - História: guerra e paz.XXIII Simpósio Nacional de História Anpuh. 2005. (Simpósio).

38.
18ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. 2004. (Outra).

39.
Diálogos sobre pesquisas em políticas educacionais com António Nóvoa (vice-reitor da Universidade de Lisboa). 2004. (Encontro).

40.
Fórum Mundial de Educação São Paulo: Educação Cidadã para uma Cidade Educadora. 2004. (Congresso).

41.
Reunião Geral de Pólo.Reunião Geral de Pólo Educacional - Coordenadoria de Educação de Vila Prudente/Sapopemba- Secretria de Educação de São Paulo. 2004. (Encontro).

42.
Seminário de Capacitação/Formação de Professores, Projeto Pedagogia Cidadã - Módulo História. 2004. (Seminário).

43.
Seminário de Capacitação/Formação de Professores Projeto Pedagogia Cidadã UNESP (Módulos Ensino de História e Ciências da Saúde). 2004. (Seminário).

44.
Seminário de Capacitação/Formação do Projeto PEdagogia Cidaã da UNESP (Módulo Educação Matemática e Ensino de História). 2004. (Seminário).

45.
Seminário de Capacitação/Formação do Projeto Pedagogia Cidadã -UNESP (Módulo Alfabetização e Língua Portuguesa). 2004. (Seminário).

46.
XV Semana de História: "História: Cidadnia e Educação".História, Cidadani e Cultura no Município de Guarulhos. 2004. (Encontro).

47.
II Semana de História da UNIPA - Campus II Ubá.Segurança Nacional e Regime Militar no Brasil. 2002. (Encontro).

48.
IV Seminário de Educação Comparada. 2001. (Seminário).

49.
História no ano 2000: Perspectivas.Repressão e violência simbólica na FFCL de Franca. 2000. (Encontro).

50.
XIII Semana de História. A FFCL de Franca sob a égide do AI-5 e do 477. 2000. (Congresso).

51.
Ciclo de Estudos Sobre a História de Franca.II Ciclo de Estudos Sobre a História de Franca. 1999. (Oficina).

52.
IV Jornada de Iniciação Científica.IV Jornada de Iniciação Científica. 1999. (Outra).

53.
Colóquio - Gramsci a vitalidade de um pensamento. 1997. (Congresso).

54.
Colóquio Internacional Ernesto. Colóquio Internacional Ernesto Che Guevara - Presença e permanência. 1997. (Congresso).

55.
I Encontro de Bolsistas do Programa de Assistência ao Estudante.I Encontro de Bolsistas do Programa de Assistência ao Estudante. 1996. (Encontro).

56.
II Seminário Nacional Sobre História da África. 1995. (Seminário).

57.
Semana.300 anos de Zumbi. 1995. (Outra).

58.
Simpósio Internacional:. 1994. (Simpósio).

59.
X Semana de HIstória da UNESP - Campus de Franca. 1994. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIEIRA, Cleber Santos.; BENITE, A. M. C. ; SANTOS, I. A. A. ; OLIVEIRA, R. ; AMAURO, N. Q. ; UNBEHAUM, S. ; CARVALHO, J. P. F. . Seminário Raça Negra e Educação 30 anos depois: e agora, do que mais precisamos falar?. 2017. (Outro).

2.
VIEIRA, Cleber Santos.; ALCANTARA, A. A. . Encontro com Educadores: Por que a Educação em Direitos Humanos: Temas transversais, Memorial da Resistência e suas práticas educativas. 2016. (Outro).

3.
VIEIRA, Cleber Santos.; SOARES, S. J. ; CARVALHO, J. J. ; BARROS, J. M. ; PIO, L. M. . II Seminário "Universidade, Cultura e Periferia". 2016. (Outro).

4.
VIEIRA, Cleber Santos.; CUNHA, L. A. ; PALMA FILHO, J. C. ; ARELARO, L. ; MONTELEONE, J. . Audiência Pública "Escola com Partido: a repressão à edducação na ditadura. 2016. (Outro).

5.
VIEIRA, Cleber Santos.; CARVALHO, J. P. F. ; MARTINS, E. ; SILVA, J. C. G. ; NARANJO, J. M. . I Jornada do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UNIFESP. 2016. (Outro).

6.
VIEIRA, Cleber Santos.; BORGES, C. J. P. ; GOULART, M. M. B. . Seminário de Educação em Direito à Memória e Verdade. 2016. (Outro).

7.
VIEIRA, Cleber Santos.; CARVALHO, J. P. F. ; BITTENCOURT, C. M. F. ; ALMEIDA NETO, A. S. . 3ª Jornada de Ensino de História: "Ensino, História e Direitos Humanos". 2015. (Outro).

8.
VIEIRA, Cleber Santos.; BITTENCOURT, C. M. F. ; CUNHA, L. A. ; TEIXEIRA, W. S. ; SEPULVEDA, J. A. ; SOUZA, S. A. . Os danos causados pela ditadura militar na educação nacional. 2014. (Outro).

9.
VIEIRA, Cleber Santos.; CESPEDES, J. G. . 1º Fórum de Empreendedorismo da Unifesp. 2012. (Outro).

10.
KUHLMANN JUNIOR, M. ; VIEIRA, Cleber Santos. ; Vivian Batista da Silva . I Encontro do Grupo de Pesquisa "Infância, História e Educação". 2009. (Outro).

11.
VIEIRA, Cleber Santos.. I Encontro de Bolsistas do Programa de Assistência ao Estudante da UNESP Campus de Franca. 1996. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Suzane Jardim Malanga. Muito além do currículo prescritivo: as práticas de combate ao racismo no contexto da rede estadual de ensino paulista. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de São Paulo. (Orientador).

2.
Grazielly Alves Pereira. Faces da morte do ensino de História: a sala de aula e as letras de Rap. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de São Paulo. (Orientador).

3.
Guilherme Bispo. Cultura Afro-Brasileira, Educação Física e Socioeducação no Centro de Referência em Assistência Social de Itapevi-SP (2004-2016). Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo. (Orientador).

4.
Marcelo Barreto da Fonseca. A Presença do medo em estudantes afrodescendentes em busca do ensino superior. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Ana Raquel da Silva. Escravizadas, Quilombolas e Abolicionistas: mulheres negras no Dicionário da Escravidão, de Clóvis Moura. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Mariana Castro Teixeira. Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação de Jovens e Adultos: a trajetória do livro Para entender o Negro no Brasil de Hoje, de Nilma Lino Gomes e Kabengele Munanga. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cleber Santos Vieira.

2.
Marcos Roberto dos Santos. Circulação das ideias educacionais de Tsunessaburo Makiguti no Brasil: a educação Soka Gakkai e as publicações da editora Brasil Seikyo. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cleber Santos Vieira.

3.
Diego Sávio da Costa Fernandes. Representações do Hip Hop em Livros Didáticos. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cleber Santos Vieira.

4.
Anderson Wilker Sanfins. Ensino Técnico e Industrialização em Itatiba: a História da Escola Técnica Estadual Rosa Perrone Scavone (1948-1994). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco, . Coorientador: Cleber Santos Vieira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Dulce Maria Clemente. Identidade, Racismo e Antirracismo na Educação. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Uniafro - Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Cleber Santos Vieira.

2.
Ronaldo da Silva Rodrigues. Comunidade e Povos de Matriz Africana e Educação. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Uniafro - Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Cleber Santos Vieira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luiz Paulo Ferreira Santiago. O Prêmio Akoni para a Igualdade Racial: histórias em quadrinhos e antirracismo na educação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Cleber Santos Vieira.

2.
Ana Carolina de Paula Moura. A questão da lei 10.639/03 em materiais didáticos do ensino profissionalizante. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Cleber Santos Vieira.

3.
Ariane Pires. O Potencial Educativo do Sarau Portas Abertas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Cleber Santos Vieira.

4.
Diego Caldas Chaves. História da Não-Violência Ativa em São Paulo: o aprendizado de uma nova postura política. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Cleber Santos Vieira.

5.
Mauricéia da Conceição Oliveira. A Ausência dos Kaingang na expansão cafeeira em São Paulo : história e livros didáticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Cleber Santos Vieira.

6.
Bruna Soares Braz. ENTRE SOMBRA E LUZ: OS PARADIDÁTICOS BRASILEIROS E AS NARRATIVAS ACERCA DO HOLOCAUSTO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Cleber Santos Vieira.

7.
Fernando Ribeiro de Souza. Rap é educação: a história contada através do Rap. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Cleber Santos Vieira.

8.
Sthefane Nascimento dos Santos. Educafro, um cursinho popular no município de Santa Isabel-SP. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Cleber Santos Vieira.

9.
Talita Oliveira dos Anjos Silva. Cultura impressa e Afro-brasileira: aspectos das religiões afrodescendentes nos livros didáticos e infanto-juvenis de Joel Rufino dos Santos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Cleber Santos Vieira.

Iniciação científica
1.
Tiago Souza de Jesus. As contribuições do Programa Mais Cultura nas Escolas para implementação da Lei 10.639/03: O caso da Escola Municipal Monsenhor Mateus Rufino, Teresina/PI. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cleber Santos Vieira.

2.
Thabita Aline B. Lopes. HISTÓRIA DOS LIVROS DIDÁTICOS E A QUESTÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL (1978-1988). 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cleber Santos Vieira.

3.
Thabita Aline Biazon Lopes. Educação Cívica como fator dos Direitos Humanos nos livros de OSPB (1962-1969). 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Cleber Santos Vieira.

4.
Camila Cristina Soares. Representações do negro na produção didática de Joel Rufino dos Santos. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade São Francisco, Universidade São Francisco. Orientador: Cleber Santos Vieira.

Orientações de outra natureza
1.
Anna Raquel da Silva. Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unifesp. 2016. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal de São Paulo, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Unifesp. Orientador: Cleber Santos Vieira.

2.
Debora Regina Marques de Barros. Akoni: História e Memória. 2013. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Cleber Santos Vieira.

3.
Rafael Teodoro do Nascimento. Akoni: História e Memória. 2013. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Cleber Santos Vieira.

4.
Luiz Santiago. Akoni: História e Memória. 2013. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Cleber Santos Vieira.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VIEIRA, Cleber Santos.. Educação Democrática. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 24:17:23