Maria Carmem Freire Diogenes Rego

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  • Última atualização do currículo em 11/10/2018


Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Atualmente é docente do ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores,educação continuada e educação a distância. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Carmem Freire Diogenes Rego
Nome em citações bibliográficas
REGO, M. C. F. D.;REGO, MARIA C. F. D.;Rêgo, Maria C. F. D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Secretaria de Educação a Distância.
Campus Universitário, BR-101, s/n
Lagoa Nova
59072140 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (084) 32153644
Fax: (084) 32153644
URL da Homepage: www.sedis.ufrn.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: A FORMAÇÃO DOCENTE NO FAZER E REFAZER DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: MARTA MARIA CASTANHO ALMEIDA PERNAMBUCO.
Palavras-chave: PAULO FREIRE; formação de professores; EDUCAÇÃO CONTINUADA.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1993 - 1995
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Recortes e Relatos: a criança de 2 e 3 anos no espaço escolar,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Neide Varela Santiago.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

1981 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Prof. do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2010 - Atual
Direção e administração, Secretaria de Educação a Distância, .

Cargo ou função
Secretária de Educação a Distância da UFRN.
08/2010 - Atual
Direção e administração, Secretaria de Educação a Distância, .

Cargo ou função
COORDENADORA INSTITUCIONAL DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB.
01/2013 - 01/2013
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DIDÁTICA E ENSINO DE GEOGRAFIA
12/2006 - 09/2010
Direção e administração, Secretaria de Educação a Distância, .

Cargo ou função
Secretário Adjunto da SEDIS.
10/2006 - 09/2010
Direção e administração, Secretaria de Educação a Distância, .

Cargo ou função
Coordenador Geral de Polo SEDIS.
6/1998 - 12/2002
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Núcleo de Educação Infantil.

Cargo ou função
Direção.
03/1998 - 03/2002
Direção e administração, Núcleo de Educação Infantil, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
03/1995 - 08/1998
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Educação Infantil, .

09/1986 - 03/1990
Direção e administração, Núcleo de Educação Infantil, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.


Linhas de pesquisa


1.
Aprendizagem e desenvolvimento
2.
Educação Infantil
3.
Formação de Professores

Objetivo: Investigar os processos de formação tendo como foco o trabalho pedagógico.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO CONTINUADA; formação de professores; Educação Infantil; PAULO FREIRE.


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM GEOGRAFIA ATRAVÉS DO USO DA PLATAFORMA MOODLE
Descrição: A avaliação do processo de aprendizagem na educação a distância em Geografia através do uso da plataforma moodle, permitirá identificar os principais usos e dificuldades da plataforma moodle pelos discentes; como ocorre o processo de interação entre professor e aluno; entre professor, tutor e monitor e como ocorre os usos do material didático disponibilizado para o discente. Como forma de reflexão e valorização da Educação a Distância em geral e em específico do Ensino de Geografia, serão construídos instrumentos de pesquisa disponibilizados na página do curso de Geografia e nas páginas das disciplinas de Ead que ministrarei em 2012 para que os alunos respondam. Após, será feita uma tabulação e análise das respostas, chegando-se a obtenção de resultados que serão fundamentais para identificar alguns problemas, assim como, buscar alternativas para a melhoria da qualidade de ensino. A partir desses resultados serão desenvolvidas ações que possam auxiliar na resolução das dificuldades encontradas.ido projeto faz parte das ações encaminhadas pelos acadêmicos, técnicos e gestores da SEDIS, em direção ao aperfeiçoamento e maior qualidade de suas ações educativas, com ênfase no processo de EaD, bem como o desenvolvimento de pesquisa científica sobre aspectos da modalidade a distância ligados ao ensino-aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Auto-Avaliação Institucional dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação a Distância-EaD na UFRN
Descrição: Este projeto destina-se à investigação teórica e prática sobre auto-avaliação institucional, de caráter quali-quantitativo, acerca dos componentes envolvidos no processo ensino-aprendizagem em cinco licenciaturas e um bacharelado em Educação a Distância-EaD oferecidos pela SEDIS/UFRN. Serão contemplados os seguintes cursos de licenciatura: biologia, física, química, matemática, geografia, assim como o bacharelado em Administração Pública. O referido projeto faz parte das ações encaminhadas pelos acadêmicos, técnicos e gestores da SEDIS, em direção ao aperfeiçoamento e maior qualidade de suas ações educativas, com ênfase no processo de EaD, bem como o desenvolvimento de pesquisa científica sobre aspectos da modalidade a distância ligados ao ensino-aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
As contribuições e as lacunas teórico-práticas dos cursos de Pedagogia a Distância na formação do Pedagogo Educador Infantil
Descrição: O Projeto de Pesquisa, ora submetido à PROPESQ/UFRN, dá continuidade ao estudo iniciado no projeto PIM 4256-2010 ?As contribuições e das lacunas teórico-práticas dos cursos de Pedagogia a Distância na formação do Pedagogo Educador Infantil?, dando também continuidade à pesquisa A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR EM CURSOS DE PEDAGOGIA: CONTRIBUIÇÕES E LACUNAS TEÓRICO-PRÁTICAS desenvolvida em nível de doutorado. Nesse trabalho, defendemos a tese de que o curso de Pedagogia é o lócus, por excelência, para essa formação, a despeito de possíveis limitações estruturais e curriculares do referido curso. Apesar das inúmeras contribuições do curso de pedagogia para a formação do professor alfabetizador, os nossos dados apontam para a necessidade de uma revisão das propostas curriculares desse curso, chamando a atenção para a importância de uma proposta curricular de formação mais voltada para o processo de alfabetização/ letramento e para a inclusão social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2009
Estudo dignóstico das condições sócio-ambientais de 33 áreas de assentamento do RN
Descrição: A partir da década de 1980, no Brasil, a implementação do projeto de reforma agrária tem sido intensificado em consequência das iniciativas dos trabalhadores e seus movimentos sociais e sindicais, reivindicando o direito à terra (garantido pela constituição de 1988), aumentando assim, a demanda por projetos de assentamentos (PAs) de reforma agrária e de gestão desses PÁS. A pesquisa pretende elaborar um estudo da situação social-ambiental 33 Projetos de Assentamento da reforma Agrária, em diferentes regiões do RN. A orientação metodológica utilizada nessa pesquisa será a contextualização regional e local dos 33 projetos de assentamento selecionados, com um levantamento das informações disponíveis em meio digital por assentamento, convertendo-as para uma base única. O estudo prevê um diagnóstico do contexto sócio-ambiental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Educação do Campo: consolidação como temática de pesquisa.
Descrição: As pesquisas na temática são considerados prioritárias pela urgência da definição de ações de políticas públicas, fundamentadas nas particularidades da área, bem como na necessidade de formar educadores, construir propostas didáticas e materiais de apoio a ação docente, que levem em conta as especificidades das comunidades, sua cultura e seu modo de vida. - Produção de dissertações de Mestrado e Teses cujo objeto de análise serão as experiências e os resultados obtidos pelos cursos de educação superior ofertados aos grupos sociais rurais, - Análise dos impactos desencadeados nas comunidades rurais a partir das ações desenvolvidas pelos grupos e redes sociais rurais pesquisados - Consolidação de subsídios para proposição de políticas públicas de educação superior indutoras da promoção do desenvolvimento rural sustentável - Criação de um Banco de Dados com a íntegra dos projetos destes cursos superiores, e com os relatórios e avaliações produzidos sobre eles. - Solidificação dos Programas, Núcleos e Linhas de Pesquisa em Educação do Campo - Fortalecimento da rede de pesquisadores em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2011
A Educação Superior no Brasil (2000-2006): uma análise interdisciplinar das políticas para o desenvolvimento do campo brasileiro. Obseratório da Educação/CAPES.
Descrição: Parceria entre a UFRN, a UFS e a UNB sistematizando estudos e pesquisas sobre Programa de Formação em Educação Superior desenvolvidos por universidades públicas direcionados aos grupos sociais rurais, na perspectiva de consolidar a pesquisa em Educação do Campo, a partir da base de dados do INEP e dos Programas de Pós Graduação em Educação das três universidades proponentes, contribuindo para a formulação de políticas públicas voltadas para a promoção do desenvolvimento sustentável do campo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Estudo da situação social, econômica, educativa, cultural das áreas de assentamento do RN
Descrição: A partir da década de 1980, no Brasil, a implementação do projeto de reforma agrária tem sido intensificado em consequência das iniciativas dos trabalhadores e seus movimentos sociais e sindicais, reivindicando o direito à terra (garantido pela constituição de 1988), aumentando assim, a demanda por projetos de assentamentos (PAs) de reforma agrária e de gestão desses PÁS. A pesquisa pretende elaborar um estudo da situação social, econômica, educativa, cultural e de condições básicas de moradia e saúde em 33 Projetos de Assentamento da reforma Agrária, em diferentes regiões do RN. A orientação metodológica utilizada nessa pesquisa será a contextualização regional e local dos 33 projetos de assentamento selecionados, com um levantamento das informações disponíveis em meio digital por assentamento, convertendo-as para uma base única. O estudo prevê um diagnóstico do contexto sócio-econômico-cultural..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2008
Práticas sociais e processos educativos na Educação do Campo
Descrição: O projeto pretende analisar as ações desenvolvidas pelas universidades públicas (UFRN, UFPB e UFS), em parceria com os movimentos sociais no campo da educação e da organização das áreas dos assentamentos da reforma agrária. O foco central são as atividades realizadas pelo Programa Nacional de Reforma Agrária - PRONERA com o intuito de compreender o papel da educação escolar no processo de consolidação destas áreas. Como projeto integrado a metodologia e as ações propostas têm como intenção o fortalecimento dos grupos das três universidade, integrando as Pós-Graduações em Educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2004
Conteúdos e Metodologias na Escola Infantil, como se relacionam no cotidiano escolar
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de comitê de assessoramento


2012 - Atual
Agência de fomento: (UFRN)Universidade Federal do Rio Grande do Norte


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
REGO, M. C. F. D.1999 REGO, M. C. F. D.. Os Primeiros passos na Escola. Caderno Faça e Conte, Natal-RN, v. 01, p. 43-60, 1999.

2.
REGO, M. C. F. D.1999 REGO, M. C. F. D.. O Currículo em Movimento. Caderno Faça e Conte, Natal-RN, v. 01, p. 61-86, 1999.

3.
REGO, M. C. F. D.1999REGO, M. C. F. D.; CARVALHO . Veredas do Vivido: Núcleo de Educação Infantil. Caderno Faça e Cconte, Natal, v. 01, p. 15-42, 1999.

4.
REGO, M. C. F. D.1998 REGO, M. C. F. D.. Dos primeiros passos às primeiras descobertas: a oralidade da criança de 2 e 3 anos. Caderno Faça e Conte, Natal, v. 01, n.01, p. 77-94, 1998.

5.
REGO, M. C. F. D.1996REGO, M. C. F. D.. O Ensino de Ciências na Pré-Escola. Série Documentos, Florianópolis, 1996.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Rêgo, Maria C. F. D.. Preceptoria: programa de formação pedagógica para preceptoria. 1. ed. Natal: EDUFRN-SEDIS, 2017. 32p .

2.
Rêgo, Maria C. F. D.. Preceptoria: programa de formação pedagógica para preceptoria. 1. ed. Natal: EDUFRN-SEDIS, 2017. 30p .

3.
Rêgo, Maria C. F. D.. Programa de educação permanente em saúde da família - PEPSUS. 1. ed. Natal: EDUFRN-SEDIS, 2017. 122p .

4.
Rêgo, Maria C. F. D.. Programa de educação permanente em saúde da família - PEPSUS. 1. ed. Natal: EDUFRN-SEDIS, 2017. 120p .

5.
HEKIS, H. R. (Org.) ; OLIVERIA, I. D. (Org.) ; MORAIS, . R. D. (Org.) ; TORRES NETO, . C. (Org.) ; REGO, M. C. F. D. (Org.) ; VALENTIM, R. A. M. (Org.) ; ALVES, R. L. S. (Org.) . Inovação Tecnológica em Educação a Distância: uma abordagem convergente. 1. ed. Natal: EDUFRN, 2013. v. 1. 400p .

Capítulos de livros publicados
1.
Caetano, Fernando J. P. ; Oliveira, Carla M. B. P. ; Araújo, Magnólia F. F. ; Rêgo, Maria C. F. D. . Towards Climate Change Awareness Through Distance Learning Are Young Portuguese and Brazilian University Students Vigilant?. Climate Change Management. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 261-273.

2.
PERNAMBUCO, . M. C. A. ; PAIVA, Irene Alves ; REGO, M. C. F. D. . O DIÁLOGO E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR. In: Marta Maria Pernambuco; Irene Alves de Paiva. (Org.). PRÁTICAS COLETIVAS NA ESCOLA. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2013, v. , p. 155-185.

3.
REGO, M. C. F. D. ; DANTAS, E. M. ; REGO, M. C. F. D. . Educação a Distância na UFRN: recortes sobre caminhos percorridos. In: José Correia Torres Neto; Maria Cristina Leandro de Paiva. (Org.). A Prática da Educação a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 1ed.Natal: EDUFRN - Editora da UFRN, 2011, v. , p. 109-139.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
REGO, M. C. F. D.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) NA ESCOLA. In: III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES, 2007, JOÃO PESSOA. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). JOÃO PESSOA: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, 2007.

2.
REGO, M. C. F. D.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . A ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE. In: IV COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE - SECÇÃO BRASILEIRA, 2007, NATAL/RN. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom), 2007.

3.
REGO, M. C. F. D.; JALLES, Antonia Fernanda . FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS DO CAMPO. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 2007, NATAL/RN. INFÂNCIA E CIDADANIA: vivências, saberes evalores, 2007.

4.
REGO, M. C. F. D.. FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS DO CAMPO. In: XII SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CCSA, 2006, NATAL. UNIVERSIDADE, DIREITOS E DIVERSIDADE. NATAL, 2006.

5.
REGO, M. C. F. D.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . FORMAÇÃO DO EDUCADOR INFANTIL: IDENTIFICANDO DIFICULDADES E DESAFIOS. In: 27ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2004, CAXAMBU/MG. SOCIEDADE, DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: QUAL UNIVERSIDADE?. MANAUS: MICROSERVICE TECNOLOGIA DIGITAL DA AMAZONIA LTDA, 2004.

6.
REGO, M. C. F. D.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . FORMAÇÃO DO EDUCADOR INFANTIL: dificuldades e desafios. In: SOCIEDADE, DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: QUAL UNIVERSIDADE?, 2004, CAXAMBU. SOCIEDADE, DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: QUAL UNIVERSIDADE?. PETRÓPOLIS RJ: EDITORA VOZES LTDA, 2004. v. 01. p. 189-190.

7.
REGO, M. C. F. D.. PERFIL ACADÊMICO DAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM DEBATE. In: XI ENCONTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 2004, NATAL. TENDÊNCIAS CURRICULARES EM EDUCAÇÃO INFANTIL. NATAL, 2004.

8.
REGO, M. C. F. D.. O PERFIL DE PESQUISA E EXTENSÃO DO NEI: CONQUISTAS E DESAFIOS. In: IV ENCONTRO NACIONAL DAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 2004, NATAL/RN. IV ENCONTRO NACIONAL DAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 2004.

9.
REGO, M. C. F. D.. A METODOLOGIA DIALÓGICA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR INFANTIL. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS CURRICULARES, 2003, JOÃO PESSOA. CURRÍCULO E CONTEMPORANEIDADE QUESTÕES EMERGENTES. JOÃO PESSOA, 2003.

10.
REGO, M. C. F. D.. O EDUCADOR INFANTIL: SUPERANDO DESAFIOS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO. In: IX SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CCSA, 2003, NATAL. UNIVERSIDADE E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO SOCIAL. NATAL, 2003.

11.
REGO, M. C. F. D.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . A METODOLOGIA DIALÓGICA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR INFANTIL. In: I COLÓQUIO INTERNACIOANL DE POLÍTICAS CURRICULARES, 2003, JOÃO PESSOA. I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS CURRICULARES, 2003.

12.
REGO, M. C. F. D.. UMA ESCOLA INFANTIL NA UNIVERSIDADE: ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS. In: II ENCONTRO NACIONAL DAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 2002, FLORIANÓPOLIS. EDUCAÇÃO INFANTIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS. FLORIANÓPOLIS: EDITORA UNIVERSITÁRIA - UFSC, 2002. p. 64-70.

13.
REGO, M. C. F. D.; CARVALHO . EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO ATUAL: PARADOXOS E DESAFIOS. In: VII SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CCSA, 2002, NATAL. UNIVERSIDADE, ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL, 2002.

14.
REGO, M. C. F. D.. A formação de professores no NEI. In: III ENCONTRO NACIONAL DOS COLÉGIOS DE APLICAÇÃO E DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICAS DAS IFES, 2001, RECIFE. III Encontro dos Colégios de Aplicação e das Escolas de Educação Básica das IFES, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
REGO, M. C. F. D.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . A ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE. In: IV COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE - SECÇÃO BRASILEIRA, 2007, NATAL/RN. EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. NATAL/RN: EDUFERN, 2007. v. 1. p. 112-112.

2.
ANDRADE, Maria da Conceição de Oliveira Andrade ; REGO, M. C. F. D. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL: inserção na escola infantil. In: 13º Colóquio Internacional e 3º Colóquio Nacional da AFIRSE, 2005, Manaus. Educação e Desenvolvimento Sustentável: diversidade, diferenciação e inclusão. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2005. p. 32-32.

3.
REGO, M. C. F. D.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) NA ESCOLA. In: II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS E, 2005, JOÃO PESSOA. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). JOÃO PESSOA: EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, 2005. p. 176-177.

4.
ANDRADE, Maria da Conceição de Oliveira Andrade ; REGO, M. C. F. D. . TEORIA E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DA ESCOLA INFANTIL. In: II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES, 2005, JOÃO PESSOA. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). JOÃO PESSOA: editora da universidade federal da paraíba, 2005. p. 170-170.

5.
REGO, M. C. F. D.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . FORMAÇÃO DO EDUCADOR INFANTIL: IDENTIFICANDO DIFICULDADES E DESAFIOS. In: 27ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2004, CAZAMBU - MG. SOCIEDADE, DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: QUAL UNIVERSIDADE?. PETRÓPOLIS/RJ: VOZES, 2004. v. 01. p. 189-190.

6.
REGO, M. C. F. D.. Alternativas para o ensino de dança na escola infantil. In: VII SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CCSA, 2001, NATAL. A Universidade Face às Desigualdades Sociais: o desafio do milênio, 2001.

7.
REGO, M. C. F. D.. Um olhar sobre as concepções das professoras no ensino de arte. In: X COLLOQUE INTERNATIONAL DE LÄFIRSE, 2001, Natal. Heterogeneidade, Cultura e Educação, 2001.

8.
REGO, M. C. F. D.. Metodologia na Escola Infantil: critérios e parâmetros de escolha. In: X COLLOQUE INTERNATIONAL DE LAFIRSE, 2001, Natal. Heterogeneidade, Cultura e Educação, 2001.

9.
REGO, M. C. F. D.. Conteúdos e Metodologias no Ensino de Ciências para Crianças. In: IX ENCONTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 2000, Natal. Educação Infantil na Contemporaneidade:dimensões e desafios da prática pedagógica, 2000.

10.
REGO, M. C. F. D.. Conteúdos e Metodologias na Escola Infantil. In: IX ENCONTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 2000, Natal. Educação Infantil e Contemporaneidade: dimensões e desafios da prática pedagógica, 2000.

11.
REGO, M. C. F. D.. NEI: 20 anos construindo uma prática pedagógica. In: II Encontro de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Nordeste, 1999, Natal. Educação Infantil e Ensino Fundamental. Natal: DEPED/NEI/UFRN, 1999.

12.
REGO, M. C. F. D.. Uma Escola Infantil na Universidade. In: II Encontro de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Nordeste, 1999, Natal. Educação Infantil e Ensino Fundamental. Natal: DEPED/NEI/UFRN, 1999.

13.
REGO, M. C. F. D.. As políticas públicas e o professor. In: I Encontro de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Nordeste, 1998, Natal. Encontro de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Nordeste. Natal: UFRN, 1998.

14.
REGO, M. C. F. D.. As novas políticas educacionais e o professor na sala de aula. In: I Encontro de Educação Infantil e Ensino fundamental do Nordeste, 1998, Natal. Encontro de educação Infantil e Ensino Fundamental. Natal: DEPED/NEI/UFRN, 1998.

15.
REGO, M. C. F. D.. A Construção de Coceitos no Ensino de Ciências na Educação Infantil. In: VI Semana de Humanidades e no VII Seminário de Pesquisa do CCHLA, 1997, Natal. Semana de Humanidades. Natal: CCHLA/UFRN, 1997.

16.
REGO, M. C. F. D.. Recortes e Relatos: a criança de 2 e 3 anos no espaço escolar. In: XIII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, 1997, Natal. Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste. Natal: UFRN, 1997.

17.
REGO, M. C. F. D.. A construção de Conceitos no Ensino de Ciências na Educação Infantil. In: Congresso Iniciação Científica, 1996, Natal. Congresso de Iniciação Científica. Natal: EDUFRN, 1996. v. 01. p. 211-211.

18.
REGO, M. C. F. D.. Conteúdos e Metodologias para o Ensino de Ciências na Educação Infantil. In: Congresso de Iniciação Científica, 1996, Natal. Anais Congresso de Iniciação Científica. Natal: EDUFRN, 1996. v. 01. p. 154-154.

19.
REGO, M. C. F. D.. Um conhecimento a partir da prática. In: 19ª Reunião Anual ANPEd, 1996, Caxambu. ANPEd. Caxambu: ANPEd, 1996.

20.
REGO, M. C. F. D.. A leitura e a escrita no ensino de ciências. In: Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física, 1996, Água de Lindóia. Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física. Águas de Lindóias: EPEF, 1996.

21.
REGO, M. C. F. D.. O ensino de Ciências na Pré-Escola. In: VII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1996, Florianópolis. VII ENDIPE. Florianópolis: ENDIPE, 1996.

22.
REGO, M. C. F. D.. Representações visuais e elaboração de materiais de apoio em ciências para professores, da pré-escola ao 1º Grau Menor. In: VI Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 1995, Natal. Congresso de Iniciação científica da UFRN. Natal: UFRN, 1995.

Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, I. C. ; REGO, M. C. F. D. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A SUSTENTABILIDADE DE ASSENTAMENTOS RURAIS DO RN. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
REGO, M. C. F. D.. Formação de educadores e educadoras do campo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
REGO, M. C. F. D.. O Diálogo e a Formação do Educador. Campinas: Mercado de Letras, 2013 (Capítulo de Livro).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
VALENTIM, R. A. M. ; MORAIS, . R. D. ; OLIVERIA, I. D. ; SA, S. R. ; ARAUJO, G. F. ; SILVA, R. D. ; REGO, M. C. F. D. . SEDIS INTEGRADOR. 2013.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512013001067-5, data de registro: 09/09/2013, título: "SEDIS INTEGRADOR" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2.
MORAIS, . R. D. ; REGO, M. C. F. D. ; VALENTIM, R. A. M. ; SA, S. R. ; ARAUJO, G. F. ; OLIVERIA, I. D. ; SILVA, R. D. . SEDIS EAD. 2013.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512013000790-9, data de registro: 09/09/2013, título: "SEDIS EAD" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

3.
MORAIS, . R. D. ; VALENTIM, R. A. M. ; SA, S. R. ; ARAUJO, G. F. ; SILVA, R. D. ; OLIVERIA, I. D. ; REGO, M. C. F. D. . SEDIS VIAGEM. 2013.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512013000791-7, data de registro: 09/09/2013, título: "SEDIS VIAGEM" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

4.
REGO, M. C. F. D.; VALENTIM, R. A. M. ; SA, S. R. ; ARAUJO, G. F. ; OLIVERIA, I. D. ; SILVA, R. D. . SEDIS MATERIAIS. 2013.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512013000793-3, data de registro: 09/09/2013, título: "SEDIS MATERIAIS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

5.
REGO, M. C. F. D.; VALENTIM, R. A. M. ; SA, S. R. ; ARAUJO, G. F. ; OLIVERIA, I. D. ; SILVA, R. D. . SEDIS SOLICITAÇÃO. 2013.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512013000792-5, data de registro: 09/09/2013, título: "SEDIS SOLICITAÇÃO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

6.
DIAS, . P. ; REGO, A. H. G. ; MENDES NETO, F. M. ; MORAIS, I. R. D. ; BARBOSA, J. G. ; FONTES, L. M. O. ; Rêgo, Maria C. F. D. ; SOUZA, R. C. ; VALENTIM, R. A. M. . MONITUM. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512018000206-4, data de registro: 10/03/2017, título: "MONITUM" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Rêgo, Maria C. F. D.; NASCIMENTO, Hostina M. F. do; MARQUES, Antonia Batista. Participação em banca de Eliana da Silva Filgueira. Eu, Professora Militante: formação da identidade docente. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
REGO, M. C. F. D.. Participação em banca de GILKA SILVA PIMENTEL. ESCUTA DE PROFESSORAS: uma experiência dialógica na educação infantil. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
REGO, M. C. F. D.. Participação em banca de ALINE CLEIDE BATISTA. A MEDIAÇÃO DO DIÁLOGO E DA REFLEXÃO DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO NO MUNICÍPIO DE JARDIM DE PIRANHAS/RN. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
REGO, M. C. F. D.; ARAUJO, C. M.. Participação em banca de EDINEUZA NOBRE DE SOUSA. Literatura de cordel: ressignificando aprendizagens, contextualizando saberes. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
REGO, M. C. F. D.; ARAUJO, C. M.. Participação em banca de EUDESIA MARIA CARVALHO DE FREITAS. Imagem e ação: a técnica do stop motion no ensino-aprendizagem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
REGO, M. C. F. D.; ARAUJO, C. M.. Participação em banca de JACICLEIDE LOURENÇO BEZERRA DE MEDEIROS. Audiovisual na escola: (re) descobrindo o olhar do educador sobre violência na escola. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
REGO, M. C. F. D.; ARAUJO, C. M.. Participação em banca de MARIA CARLA DE OLIVEIRA MEDEIROS. Resgatando e vivenciando o folclore através do jornal mural. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
REGO, M. C. F. D.; ARAUJO, C. M.. Participação em banca de MARIA DAS VITORIAS DE LIMA SILVA. Cinema de animação: uma alternativa de interação e motivação. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
REGO, M. C. F. D.; ARAUJO, C. M.. Participação em banca de MARIA DE FÁTIMA DA SILVA. Reencantando a leitura através da literatura de cordel. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

7.
REGO, M. C. F. D.; ARAUJO, C. M.. Participação em banca de MARIA ELIZABETE DOS SANTOS SILVA. Essência da nossa cultura: a literatura de cordel em sala de aula. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

8.
REGO, M. C. F. D.; ARAUJO, C. M.. Participação em banca de MARIA LUCIANA ALMEIDA DE SOUZA. Contos de fadas - uma alternativa para o desenvolvimento da leitura e da escrita. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

9.
REGO, M. C. F. D.; ARAUJO, C. M.. Participação em banca de MARIA LUZIMAR DA SILVA. As múltiplas linguagens da literatura de cordel no processo de ensino aprendizagem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

10.
REGO, M. C. F. D.; ARAUJO, C. M.. Participação em banca de PATRÍCIA MATOS DE SOUZA SILVA. Catálogo "memória virtual" - acervo fotográfico do Núcleo de Memória da Secretaria Municipal de Educação de Natal. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

11.
CAPISTRANO NAIRE JANE; REGO, M. C. F. D.. Participação em banca de MICHELLE MAÍRA BEZERRA SILVA. LEMBRANÇAS DE UM BREVE PASSADO QUE O TEMPO NÃO APAGA: o lugar do corpo em minha trajetoria. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educacao Pelo Movimento) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

12.
PAIVA, Irene Alves; REGO, M. C. F. D.. Participação em banca de IRENE VALÉRIO DA SILVA. LAGOA DE EXREMOZ: um desafio à educação ambiental. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

13.
REGO, M. C. F. D.. Participação em banca de JOANA D1ARC OLIVEIRA DE FREITAS. SALA DE AULA: um ambiente de múltiplas dimensões. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

14.
REGO, M. C. F. D.. Participação em banca de MARIA DA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA ANDRADE. ESCOLA INFANTIL: saberes e fazeres da educação ambiental. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

15.
REGO, M. C. F. D.. Participação em banca de Maria Reilta Dantas Cirino. A Formação do Professor de Educação Infantil em Escolas Públicas do Município de Caicó: ações desenvolvidas e concepções de professores. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

16.
REGO, M. C. F. D.. Participação em banca de Raimunda Oliveira de Araújo. Um olhar sobre a prática pedagógica em matemática. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

17.
LOPES, Maria Denise de Carvalho Lopes; REGO, M. C. F. D.. Participação em banca de LINAIR QUEIROZ VALE. O PERFIL DO PROFESOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CAICÓ: habilidades práticas e execução pedagógica. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

18.
REGO, M. C. F. D.. Participação em banca de Eliana Araújo Dantas. Metodologia de Projetos: como os professores articulam no cotidiano escolar. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

19.
CARVALHO; REGO, M. C. F. D.; CARTAXO, M. A. C.. Participação em banca de LÍGIA MARIA SANTOS DE SOUZA. REFLEXÃO DA PRÁTICA DE ORIENTAÇÃO JUNTO ÀS PROFESSORAS EM ATUAÇÃO COM CRIANÇAS DE 2 E 3 ANOS. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

20.
LOPES, Maria Denise de Carvalho Lopes; REGO, M. C. F. D.. Participação em banca de LUZINEIDE CRUZ ARAÚJO. A BRINCADEIRA INFANTIL E A ALFABETIZAÇÃO. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

21.
REGO, M. C. F. D.; CARVALHO; LOPES, Maria Denise de Carvalho Lopes. Participação em banca de ELBA ROSA CAVALCANTE VASCONCELOS. UM OLHAR SOBRE AS CONCEPÇÕES DAS PROFESSORAS NO ENSINO DE ARTE. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

22.
CARVALHO; REGO, M. C. F. D.. Participação em banca de JUDITE BORGES DOS SANTOS. DISCIPLINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: convergências e divergências entre pais e professores. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
REGO, M. C. F. D.. Participação em banca de LEXSANDRA SILVA CAMPOS.DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: rflexões sobre uma. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
REGO, M. C. F. D.. Participação em banca de MARIA LUZAETE PEREIRA GOMES.ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: crianças, pais e professoras, o lugar de cada um nesse processo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
REGO, M. C. F. D.. Participação em banca de ÂLINE CONSTÂNCIA DE FIGUEIREDO E SOUZA.AMBIENTE SOCIOCULTURAL EXTRA ESCOLAR E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO:um estudo diagnóstico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
REGO, M. C. F. D.. Participação em banca de ADELE GUIMARÃES UBARANA SANTOS.ADAPTAÇÃO: O OLHAR DO PROFESSOR SOBRE AS MÚLTIPLAS FACETAS DESSE PROCESSO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
REGO, M. C. F. D.. Participação em banca de ELIS REJANE SILVA BEZERRA.A BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E O PROFESSOR NA BRINCADEIRA DA CRIANÇA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
REGO, M. C. F. D.. Participação em banca de MARIA DOS PRAZERES DE ARAÚJO.(IN)DISCIPLINA E AUTORIDADE NA SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

7.
REGO, M. C. F. D.. Participação em banca de FRANCISCA GILDENE DA SILVA.A INCLUSÃO DO SURDO EM SALA DE AULA REGULAR. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

8.
CARVALHO; REGO, M. C. F. D.. Participação em banca de SIMONE RODRIGUES DE LIMA COSTA.ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: estratégias de envolvimento dos pais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

9.
REGO, M. C. F. D.. Participação em banca de JULIANA SANTOS PANDOLPHI.CONCEPÇÕES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

10.
CARVALHO; REGO, M. C. F. D.. Participação em banca de GILVÂNIA LIMA DE SOUZA.O DESENHO COMO LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

11.
LOPES, Maria Denise de Carvalho Lopes; REGO, M. C. F. D.; CARVALHO. Participação em banca de ALINE DE MENDONÇA GUIMARÃES.DISCIPLINA E INDISCIPLINA NA ESCOLA: o papel do professor. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

12.
REGO, M. C. F. D.; CARTAXO, M. A. C.. Participação em banca de FÁTIMA REGINA VIEIRA CRISTINO DOS SANTOS.CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA: a visão do profissional de educação infantil. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CCSA.FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS DO CAMPO. 2006. (Seminário).

2.
13º Colóquio Internacional e 3º Colóquio Nacional da AFIRSE.EDUCAÇÃO AMBIENTAL: inserção na escola infantil. 2005. (Simpósio).

3.
II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES. TEORIA E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DA ESCOLA INFANTIL. 2005. (Congresso).

4.
II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS E. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) NA ESCOLA. 2005. (Congresso).

5.
IV ENCONTRO NACIONAL DAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL.IV ENCONTRO NACIONAL DAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2004. (Encontro).

6.
SOCIEDADE, DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: QUAL UNIVERSIDADE?. 27ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED. 2004. (Congresso).

7.
XI ENCONTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL.PERFIL ACADÊMICO DAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM DEBATE. 2004. (Encontro).

8.
I COLÓQUIO INTERNACIOANL DE POLÍTICAS CURRICULARES.I COLÓQUIO INTERNACIOANL DE POLÍTICAS CURRICULARES. 2003. (Outra).

9.
UNIVERSIDADE E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO SOCIAL.IX SEMMINÁRIO DE PESQUISA DO CCSA. 2003. (Seminário).

10.
54ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC - CIÊNCIA E UNIVERSIDADE ROMPENDO FRONTEIRAS. 54ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC. 2002. (Congresso).

11.
VII SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CCSA.EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO ATUAL: PARADOXOS E DESAFIOS. 2002. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARIA DA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA ANDRADE. ESCOLA INFANTIL: saberes e fazeres da educação ambiental. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Carmem Freire Diogenes Rego.

2.
JOANA D'ARC OLIVEIRA DE FREITAS. SALA DE AULA: um ambiente de múltiplas dimensões. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Carmem Freire Diogenes Rego.

3.
JOANA D'ARC OLIVEIRA DE FREITAS. SALA DE AULA: um ambiente de múltiplas dimensões. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Carmem Freire Diogenes Rego.

4.
ELIANA ARAÚJO DANTAS. METODOLOGIA DE PROJETOS: como os professores articulam no cotidiano escolar. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Carmem Freire Diogenes Rego.

5.
Elba Rosa de Vasconcelos Cavalcante. A Concepção das Professoras sobre o Ensino de Arte. 2001. Monografia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Carmem Freire Diogenes Rego.

6.
Ana Lúcia Xavier Vieira. A Dança na Escola Infantil: algumas alternativas. 2001. 46 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Carmem Freire Diogenes Rego.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
RITA MARIA PEREIRA. Escola Margarida Alves: espaço de socialização e identidade com o MST. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Carmem Freire Diogenes Rego.

2.
JOSÉ RODRIGO DA SILVA. CIRANDA INFANTIL:reflexões de um processo pedagógico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Carmem Freire Diogenes Rego.

3.
ANA KARLA DO ROSÁRIO CÂMARA. O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: alternativas para creches de mães trabalhadoras. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Carmem Freire Diogenes Rego.

4.
ALINE CONSTÂNCIA DE FIGUEIREDO E SOUZA. O AMBIENTE SOCIOCULTURAL EXTRA ESCOLAR E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: um estudo diagnóstico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Carmem Freire Diogenes Rego.

5.
ADELE GUIMARÃES UBARANA SANTOS. ADAPTAÇÃO: O OLHAR DO PROFESSOR SOBRE AS MÚLTIPLAS FACETAS DESSE PROCESSO. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Carmem Freire Diogenes Rego.

6.
Fátima Regina Vieira Cristino dos Santos. Concepção de Infância: a visão do profissional de educação infantil. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Carmem Freire Diogenes Rego.



Inovação



Programa de computador registrado
1.
VALENTIM, R. A. M. ; MORAIS, . R. D. ; OLIVERIA, I. D. ; SA, S. R. ; ARAUJO, G. F. ; SILVA, R. D. ; REGO, M. C. F. D. . SEDIS INTEGRADOR. 2013.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512013001067-5, data de registro: 09/09/2013, título: "SEDIS INTEGRADOR" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2.
MORAIS, . R. D. ; REGO, M. C. F. D. ; VALENTIM, R. A. M. ; SA, S. R. ; ARAUJO, G. F. ; OLIVERIA, I. D. ; SILVA, R. D. . SEDIS EAD. 2013.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512013000790-9, data de registro: 09/09/2013, título: "SEDIS EAD" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

3.
MORAIS, . R. D. ; VALENTIM, R. A. M. ; SA, S. R. ; ARAUJO, G. F. ; SILVA, R. D. ; OLIVERIA, I. D. ; REGO, M. C. F. D. . SEDIS VIAGEM. 2013.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512013000791-7, data de registro: 09/09/2013, título: "SEDIS VIAGEM" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

4.
REGO, M. C. F. D.; VALENTIM, R. A. M. ; SA, S. R. ; ARAUJO, G. F. ; OLIVERIA, I. D. ; SILVA, R. D. . SEDIS MATERIAIS. 2013.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512013000793-3, data de registro: 09/09/2013, título: "SEDIS MATERIAIS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

5.
DIAS, . P. ; REGO, A. H. G. ; MENDES NETO, F. M. ; MORAIS, I. R. D. ; BARBOSA, J. G. ; FONTES, L. M. O. ; Rêgo, Maria C. F. D. ; SOUZA, R. C. ; VALENTIM, R. A. M. . MONITUM. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512018000206-4, data de registro: 10/03/2017, título: "MONITUM" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

6.
REGO, M. C. F. D.; VALENTIM, R. A. M. ; SA, S. R. ; ARAUJO, G. F. ; OLIVERIA, I. D. ; SILVA, R. D. . SEDIS SOLICITAÇÃO. 2013.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512013000792-5, data de registro: 09/09/2013, título: "SEDIS SOLICITAÇÃO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Rêgo, Maria C. F. D.. Preceptoria: programa de formação pedagógica para preceptoria. 1. ed. Natal: EDUFRN-SEDIS, 2017. 32p .

2.
Rêgo, Maria C. F. D.. Preceptoria: programa de formação pedagógica para preceptoria. 1. ed. Natal: EDUFRN-SEDIS, 2017. 30p .

3.
Rêgo, Maria C. F. D.. Programa de educação permanente em saúde da família - PEPSUS. 1. ed. Natal: EDUFRN-SEDIS, 2017. 122p .

4.
Rêgo, Maria C. F. D.. Programa de educação permanente em saúde da família - PEPSUS. 1. ed. Natal: EDUFRN-SEDIS, 2017. 120p .




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