Virginia Aparecida Pigozzi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8113353098217775
  • Última atualização do currículo em 11/07/2018


Possui mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professor titular da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Nelson Gabaldi, professor da Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de Matemática, geografia e Ciências Naturais, interação social, problemas de aprendizagem, gestão e formação docente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Virginia Aparecida Pigozzi
Nome em citações bibliográficas
PIGOZZI, V. A.


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2002
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Universidade e Conhecimento: Saber Produzir ou Produzir Sabendo?,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Profª Drª Marilene Nunes.
2013 - 2015
Especialização em Psicopedagogia Clínico- Institucional. (Carga Horária: 480h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
Título: O Ensino de Leitura: algumas concepções acerca desse processo de alfabetização.
Orientador: Profª. Drª. Anna Cristina Viana Omati.
1993 - 1997
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Òrteses e Próteses: A Produção o Meio Auxiliar e o Processo de Adaptação do Deficiente Físico ao seu uso.
Orientador: Hugo Pires- Jr.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Geometria: do que se trata?. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Formação de Professores do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. (Carga horária: 100h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2016
Extensão universitária em Formação de Professores do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. (Carga horária: 100h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2016
Capacitação em Atendimento Ed Esp para alunos com Deficiência Aud e Surdez. (Carga horária: 390h).
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Cultura e Literatura Surda. (Carga horária: 120h).
ENLACE Cursos e Treinamentos, ENLACE, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Língua Brasileira de Sinais ( Libras). (Carga horária: 150h).
ENLACE Cursos e Treinamentos, ENLACE, Brasil.
2015 - 2015
Neurociência e Educação - Introdução aos estudos do cérebro. (Carga horária: 40h).
Uníntese, UNÍNTESE, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Formação de Professores do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. (Carga horária: 220h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Aperfeiçoamento Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Pub. (Carga horária: 180h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em Formação de Professores do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. (Carga horária: 180h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Pedagogia Empresarial. (Carga horária: 40h).
Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2013 - 2013
Educação para a Sustentabilidade: Teoria e Prática (2ª Edição). (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Letra e Vida. (Carga horária: 180h).
Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, CENP, Brasil.
1998 - 1998
Pedagogia. (Carga horária: 615h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1994 - 1995
Pedagogia. (Carga horária: 1200h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Municipal de Ensino Fundamental de Marilia, EMEF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Nelson Gabaldi, EMEF, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 27

Atividades

02/1999 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
disciplinas das séries iniciais

Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã, FACCAT, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

10/2003 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Geografia
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Matemática

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz, FAFIL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 11

Atividades

08/2004 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Metodologia de Matemática
Gestão e Construção do Projeto Político Pedagógico

Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, FAIP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 2


Associação Cultural e Educacional de Garça, ACEG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 9



Projetos de pesquisa


2017 - 2017
Resolução de Situações-Problema e a Construção do Conhecimento Lógico-Matemático
Descrição: O objetivo do presente trabalho consistiu em investigar a aplicabilidade dos conhecimentos matemáticos, nas turmas de quartos e quintos anos em uma escola pública do município de Marília, envolvendo a participação de 127 alunos regularmente matriculados. Para o presente trabalho, o interessante era verificar a resolução de situações-problema, o que aparentemente acontecia por meio da mediação realizada pelo professor, mas que, em situações, em que essa mediação era retirada, nada se mostrava mais frustrante. Os resultados mostram a superação das expectativas iniciais do projeto com ampliações, novos direcionamentos, mostrando que as condutas dos sujeitos que descobrem meios, fixam objetivos, optam, preveem e avaliam situações é que consolida o aprendizado. Um universo de possibilidades de um lado, os dados e o contexto do outro e os processos inventados pelo sujeito para resolvê-los possibilitam os desequilíbrios e, consequentemente, o processo de regulação pelo sujeito..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
O ensino-aprendizagem de Matemática nas séries iniciais da Educação Fundamental
Descrição: Processos cognitivos decisórios no ensino e aprendizagem Matemática.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (70) .
Integrantes: Virginia Aparecida Pigozzi - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PIGOZZI, V. A.2000 PIGOZZI, V. A.. O papel do professor-coordenador: limites e possibilidades de ação. Revista de Iniciação Científica da FFC, Marília, v. 3, n.1, p. 131-140, 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PIGOZZI, V. A.. Evoluindo: relato de experiência realizada na EMEF Profª. Reny Pereira Cordeiro. In: III Encontro de Educação do Oeste Paulista, 2001, Marília. Políticas Públicas: diretrizes e necessidades da Educação Básica. Marília: UNESP Márilia Publicações, 2001. v. I. p. 176-176.

2.
PIGOZZI, V. A.. O trabalho e o adolescente: entre a legitimidade e a legalidade. In: Seminário Internacional sobre a criança e o jovem na América latina, 2001, Marília. Seminário Internacional sobre a criança e o jovem na América latina. Marília: Unesp Marília Publicações, 2001. v. I. p. 234-235.

3.
PIGOZZI, V. A.. Dispositivos ortopédicos (órteses e próteses) para pessoas com deficiência física. In: 49ª Reunião Anual da SBPC, 1997, Belo Horizonte. Ciência hoje, Brasil amanhã. Belo Horizonte: Imprensa Universitária da UFMG, 1997. v. II. p. 924-925.

4.
PIGOZZI, V. A.. Órteses e próteses: a produção do meio auxiliar e o processo de adaptação do deficiente físico. In: VIII Congresso de Iniciação Científica, 1996, Guaratinguetá. VIII Congresso de Iniciação Científica. São Paulo: IMESP, 1996. v. I. p. 431-431.

Apresentações de Trabalho
1.
PIGOZZI, V. A.. O ensino de numerais racionais na terceira série do Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
PIGOZZI, V. A.. Jogos teatrais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
PIGOZZI, V. A.. Literatura e inclusão. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
PIGOZZI, V. A.. Modelagem, resolução de problemas e o papel do professor na apropriação do conhecimento pela criança. 2005. .

4.
PIGOZZI, V. A.; SILVA, M. R. L. (coord.) . Pedagogia no desenvolvimento organizacional. 2005. .

Demais trabalhos
1.
PIGOZZI, V. A.. Matemática alternativa para crianças. 2004 (Oficinas pedagógicas) .

2.
PIGOZZI, V. A.. A Arte e a Geometria. 2004 (oficina pedagógica) .

3.
PIGOZZI, V. A.. Matemática alternativa para crianças. 2004 (Mini-curso) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PIGOZZI, V. A.. Participação em banca de Maisa Rodrigues Ribeiro.A criança como sujeito da sua própria história baseado no método Paulo Freire. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

2.
PIGOZZI, V. A.; Ademar Simões da Motta Junior. Participação em banca de Viviane dos Santos Oliveira.Diversidade Cultural no Processo Eduacional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

3.
PIGOZZI, V. A.; Ademar Simões da Motta Junior. Participação em banca de Adriano Alves Ferreira.A Importância da Filosofia na Educação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

4.
PIGOZZI, V. A.; Ademar Simões da Motta Junior. Participação em banca de Fanela Crissi Herrero.A Importância da Participação da Família no Processo Educacional da Criança. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

5.
PIGOZZI, V. A.; Ademar Simões da Motta Junior. Participação em banca de Angela Maria Candido do Nascimento.A Música como Recurso Pedagógico na Educação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

6.
FURTADO, E. L. M.Érica Luísa Matos Furtado; Joice Ribeiro Machado da Silva; PIGOZZI, V. A.. Participação em banca de Vânia Aparecida Inácio Koga.A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associação Cultural e Educacional de Garça.

7.
Priscila dos Santos Bagaggi; Neuci Leme de Camargo; PIGOZZI, V. A.. Participação em banca de Amanda Moreira de Camargo.Aspectos históricos da educação especial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associação Cultural e Educacional de Garça.

8.
Priscila dos Santos Bagaggi; Neuci Leme de Camargo; PIGOZZI, V. A.. Participação em banca de Cristiane Aparecida Salvador Motroni.A realidade da inclusão no processo educacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associação Cultural e Educacional de Garça.

9.
Neuci Leme de Camargo; Priscila dos Santos Bagaggi; PIGOZZI, V. A.. Participação em banca de Elenice Rocha.Família e escola como contextos de formação do indivíduo: uma parceria importante. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associação Cultural e Educacional de Garça.

10.
PIGOZZI, V. A.; Maria Cristina Rodrigues; Antonio Carlos Ferraz de Andrade. Participação em banca de Josiane A. Araújo ; Joira de Oliveira Sônego.A importância da leitura numa classe de segunda série do Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz.

11.
PIGOZZI, V. A.; Maria Cristina Rodrigues; Antonio Carlos Ferraz de Andrade. Participação em banca de Josiane de Cássia M. de Souza ; Maria Lúcia T. Canassa.O processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz.

12.
Antonio Carlos Ferraz de Andrade; Maria Cristina Rodrigues; PIGOZZI, V. A.. Participação em banca de Janaina N. da Silva; Patrícia Leme da Silva.Os jogos e brincadeiras estimulando o aprendizado do quinto ano do Ensino Fundamental em uma escola rural. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz.

13.
PIGOZZI, V. A.; Antonio Carlos Ferraz de Andrade. Participação em banca de Joyce Elisa Barreto.Motivação no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz.

14.
PIGOZZI, V. A.; Antonio Carlos Ferraz de Andrade. Participação em banca de Karina de Rossi Leocádio; Rosilene de Fátima Oliveira.A inclusão escolar das crianças com deficiência auditiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz.

15.
PIGOZZI, V. A.; Antonio Carlos Ferraz de Andrade; Maria Cristina Rodrigues. Participação em banca de Simone Alzira Mariano; Carla Carrer Ferreira.Indisciplina escolar: como enfrentar?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz.

16.
PIGOZZI, V. A.; Maria Cristina Rodrigues; Antonio Carlos Ferraz de Andrade. Participação em banca de Letícia de Fátima Ferreira; Nádia Aparecida de Oliveira.A importância dos jogos, das brincadeiras e do brinquedo no processo de aprendizagem das crianças de 7 a 8 anos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz.

17.
PIGOZZI, V. A.; Maria Cristina Rodrigues. Participação em banca de Daniela Melo camargo e Maria Iraci leal.A literatura infantil estimulando o aprendizado das crianças de três anos do Maternal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz.

18.
PIGOZZI, V. A.; Ademar Simões da Motta Junior. Participação em banca de Alcides Pinto de Miranda Junior.A atuação do professor frente a psicomotricidade no ensino fundamental. 2007.

19.
PIGOZZI, V. A.; Ademar Simões da Motta Junior. Participação em banca de Alessandra Marins Gomes e Elaine Nicolau.As contribuições didáticas dos jogos matemáticos no Ensino Fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz.

20.
PIGOZZI, V. A.; Maria Cristina Rodrigues; Maria Beatriz S.C. Cortela. Participação em banca de Aline A. trovo; Levina A.G.Bugeli; Rosiney A.S.Lopes.A importância do desenho na aprendizagem da criança na Educação Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz.

21.
SILVA, M. R. L. (coord.); PIGOZZI, V. A.. Participação em banca de Simone Barbosa Cavalcante.Contar histórias: uma necessidade para professores do Ensino Fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã.

22.
PIGOZZI, V. A.; Maria Cristina Rodrigues. Participação em banca de Criciam Chaves de Giácomo e Viviani Regina Simão Dias.A valorização da afetividade em sala de aula e sua importância na aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz.

23.
SILVA, M. R. L. (coord.); SILVA, M. R.; PIGOZZI, V. A.. Participação em banca de Tatiane Cristina Rodrigues Rufino.Como o ECA vê e responde à violência infantil no Brasil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã.

24.
SILVA, M. R. L. (coord.); PIGOZZI, V. A.. Participação em banca de Angélica Moreno Sanches.A inclusão de crianças portadoras de defici~encias físicas nas escolas de Ensino Fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5ª Jornada de Educação do Interior Paulista. 5ª Jornada de Educação do Interior Paulista. 2004. (Congresso).

2.
CONIC-SEMESP. O ensino de Ciências Naturais nas séries iniciais do ensino fundamental: limites e possibilidades. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fabiana Pimentel Pilati ; Yara Goes Monteiro ; PIGOZZI, V. A. . II Desafio FAFIL. 2010. (Outro).

2.
Fabiana Pimentel Pilati ; Yara Goes Monteiro ; PIGOZZI, V. A. . I Desafio FAFIL. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Juliana Andrade da Silva. A importância do brincar na Educacção Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Associação Cultural e Educacional de Garça. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

2.
Ana Carla da Silva Pereira. O processo de Alfabetização nas Séries Iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Associação Cultural e Educacional de Garça. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

3.
Carolina Bonfim de Souza e Daniela de Fátima lopes. Qual a importância do professor coordenador pedagógico dentro da escola?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

4.
Moara Hethiany de Almeida. Possibilidades e desafios do projeto político Pedagógico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

5.
Miriam de Fátima Fortunato e Lilian Tank. A concepção de pais e professores com relação a como tratar a sexualidade na infância. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

6.
Daniela Giacon. O Projeto político pedagógico e a gestão escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

7.
Tailise da Silva. A importância dos jogos nas aulas de matemática no Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

8.
Jaqueline Cavallini e Maria fernanda Coutinho Belei. A importância dos jogos na aprendizagem da Matemática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

9.
Mariangela Buzolin Pegorer e Rita de Cássia de Souza. Atividade prazerosa no ensino e aprendizagem de Matemática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

10.
Aline Cristina de Freitas. História da matemática como recurso no ensino de matemática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

11.
Kamila Teixeira e Daniele Maria Pinhalbe. Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

12.
Denise Cristina dos Santos e Marcela Fernandes. O professor e o aluno com necessidades especiais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

13.
Fabiana Lima Tavares, Pamela Tais Pereira Flauzino e Rafaely. Aprendendo e brincando com jogos na alfabetização do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

14.
Fernanda de Fátima Azanha e Silvana Cristina Araújo Tosta. O papel do professor coordenador: restringindo-se ou indo além de suas atribuições?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

15.
Gilliard Botelho e Newton Roberto de Matos. Gestão democrática e participativa na escola: a participação da equipe escolar na elaboração do projeto político pedagógico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

16.
Claudiane Ferreira Bueno de Souza e Claudilene Ferreira Buen. Analisando o PPP na prática: da elaboração à execução. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

17.
Ana kelly Campidelli e Mariana Macedo de Oliveira. Educação inclusiva: a construção do conhecimento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

18.
Maria fabiana de Lacerda. A importância da adaptação do aluno especial em sala comum. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

19.
Nelson Sergio Kasbar Filho. A memorização como elemento auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

20.
Renata Vasconcelos Sanches. Dislexia e o trabalho docente no Ensino Fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

21.
Mariângela Serilha Passi. O método Teacchi como comunicação alternativa dos autistas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

22.
Ieda Marquette Cuzim. O lúdico como instrumento de aprendizagem no ensino de Matemática nas séries iniciais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

23.
Josy Aparecida de Moraes Martins e Marcela Arantes. Método Teacchi de Ensino. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

24.
Vandréia de França Castilho e vera Lúcia Mendonça. A importância da construção do Projeto político pedagógico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

25.
Cleonice Gomes de Souza Pereira e Polyana Regina Raimundo. Um novo olhar sobre o cuidar e o educar na creche. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

26.
Elizete de Fátima sacoman e Juliana Maria dos Santos. A importância da comunidade na elaboração do Projeto político pedagógico no ciclo I do Ensino Fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

27.
Silvana Galvão Honório. A inclusão tecnológica ao alcance educacional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

28.
Nathalia Marinho de Moura. Deficiência auditiva na comunidade escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

29.
Lilian Lopes da Silva Frizanco. Inclusão educacional: a escola que temos e a escola que precisamos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

30.
Edson da Silva. Avaliação: processo difícil de realizar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

31.
Mariana Scucuglia Magnani Carvalho. O processo de apropriação da linguagem escrita em crianças na fase inicial de alfabetização no Ensino Fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

32.
Abrahão Américo de Campos Sousa. A influência da História em Quadrinhos no processo de alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

33.
Silvia Priscila Yunomae. A indisciplina dos alunos nas séries iniciais do Ensino Fundamental na escola pública. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

34.
Lélia Liemi Takeda. Violência e drogas nas escolas: PROERD. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

35.
Roseli Aparecida Baptistão Betelli. A importância dos jogos matemáticos na primeira série do Ensino Fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

36.
Rita de Cássia Fatarelli Lopes de Araújo. Gravidez na adolescência e suas implicações na educação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

37.
Maria José Vieira da Silva Filha. A influência dos desenhos animados no comportamento da criança. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

38.
Alessandra de Fátima Siveri. Vida escolar e vida afetiva. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

39.
Angela Aparecida da Silva Nunes. A influência do ambiente escolar na dissolução dos preconceitos em relação às diferenças. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

40.
Silvana Sanches Nunes. Dislexia: transtornos de aprendizagem no Ensino Fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

41.
Andréia dos Santos leite Coltrim. Estudo da geometria no cotidiano escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

42.
Andressa Aparecida da Silva Soares. Inclusão de portadores de deficiência mental nas escolas de ensino regular. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

43.
Monize pizza Belo. Autistas, portadores de defici~encia, portadores de direitos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

44.
Ana Lúcia Fernandes Rodrigues. O conceito de número como fundamento de aprendizagem: segunda série do Ensino Fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

45.
Sonia beatriz Ignovesky Hanamoto. Refletindo sobre a sexualidade e a formação do professor das séries iniciais do Ensino Fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

46.
Valdenice Cardoso Soares Vaiti. Água: como desenvolver projetos nas séries iniciais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

47.
Célia Aparecida França Assis. Ética na Educação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

48.
Maria Aparecida Barbosa. Hiperatividade e indisciplina: consequências na aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

49.
Rosemeire Bertolucci. Formação de professores de Educação Ambiental nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

50.
Vanessa Vanzella Gomes. Reflexão sobre a prática de produção de textos como instrumento de formação de escritores competentes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

51.
Aparecida Norberta de Andrade e Solange Conceição Estevam Ap. A importância da literatura na Educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

52.
Eliana da Silva Sabino Domingues e Marly de mello Vieira. O ensino da leitura de quinta à oitava série: pressupostos e possibilidades. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

53.
Eliane Gomes Pinho Ferreira e Flávia Eliza Rosseto. Educação de jovens e adultos: um processo de inclusão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

54.
Daniele Beguetto e Juliana Renófio. Competências para trabalhar a leitura em sala de aula. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

55.
Isabela Tossi Rodrigues. Como enriquecer o aprendizado contando histórias na Educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

56.
Rosa Aoki. O ensino de Ciências Naturais nas séries iniciais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

57.
Sonia Beatriz Ignovski Hanomoto. Refletindo sobre a sexualidade e a formação do educador. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

58.
Ana Lúcia Fernandes Rodrigues. O conceito de número como fundamento de aprendizagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

59.
Rita de Cássia Fatarelli Lopes de Araújo. Gravidez na adolescência. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

Iniciação científica
1.
Daiane Cristina de Souza Ozan. AS DIFICULDADES DA ALFABETIZAÇÃO DE DEFICIENTES VISUAIS NOS ANOS INICIAIS. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

2.
Giane Ribeiro de Souza. Inclusão Escolar: sob o ponto de vista dos deficientes auditivos. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

3.
Rosa Aoki. O ensino de Ciências Naturais na quarta série do Ensino Fundamental. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.

4.
Marcia Idinéia beraldi da Silva. Escola e família: uma relação a ser construída. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã. Orientador: Virginia Aparecida Pigozzi.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 9:04:36