Margareth Cavalcante de Castro Lobato

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8702814179311495
  • Última atualização do currículo em 22/05/2018


Possui graduação em Letras Modernas - Português, Inglês e Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1986) e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1995). Atualmente é professora Adjunto 1 da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação com Tecnologias e de Ensino de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Português, Estágio, Leitura e Produção Textual Pedagogia de Projetos, Interdisciplinaridade, Uso de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem, Tecnologias na Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Margareth Cavalcante de Castro Lobato
Nome em citações bibliográficas
LOBATO, M. C.C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras.
Campus Samambaia, Rodovia Goiânia - Nerópolis
Itatiaia
74000-000 - Goiania, GO - Brasil - Caixa-postal: 131
Telefone: (62) 35211160


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em DOUTORADO EM LETRAS E LINGUÍSTICA DA FACULDADE DE LETRAS DA UFG.
Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, FL/UFG, Brasil.
Título: O contexto de Produção e veiculação de vídeoaula digital de Língua Portuguesa na Internet,
Orientador: Eliane M F Fernandez.
Palavras-chave: videoaula; produção; veiculação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia no ensino.
2010 interrompida
Doutorado interrompido em 2013 em Doutorado em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O contexto de Produção e veiculação na Internet de vídeo aula digital,
Orientador: Juvenal Zanchetta Junior.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Ano de interrupção: 2013
Palavras-chave: Ambientes Virtuais; Ensino de Português; produção textual.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
1993 - 1995
Mestrado em Educação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: O Perfil da Extensão na Unitins,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Dirce Mendes Fonseca.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Extensão; Universidade.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1992 - 1992
Especialização em Administração da Educação. (Carga Horária: 480h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: A relação entre a Universidade e o Ensino Médio.
Orientador: Bernardo Kipnis.
1982 - 1986
Graduação em Letras modernas - Português, inglês e Literaturas.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: Análise de foco narrativo em "O Triste Fim de Policarpo Quaresma".
Orientador: Profº Ms Heleno Godoy.




Formação Complementar


2017 - 2017
Curso de Edicção e animação de vídeo - Suite ADOBE - carga horária 80 horas. (Carga horária: 80h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - GO, SENAC/GO, Brasil.
2017 - 2017
Curso de designe Gráfico em Computador - carga horária 80 horas. (Carga horária: 80h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - GO, SENAC/GO, Brasil.
2017 - 2017
Curso Ilustração em computador com Illustrator - 36 horas. (Carga horária: 36h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - GO, SENAC/GO, Brasil.
2017 - 2017
Participação no Grupo de Estudos CRIARCONTEXTO, coordenado pela Profª Elian. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2006 - 2007
Formação em Educação a Distância para a UAB. (Carga horária: 210h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2006 - 2006
A prática de projetos de aprendizagem. (Carga horária: 30h).
UNESCO - Instituto Ayrton Senna - Cátedra em Educação e Desenvol. Humano., UNESCO - IAS, Brasil.
2005 - 2005
Educação para o desenv. humano e as 4 comp básicas. (Carga horária: 30h).
UNESCO - Instituto Ayrton Senna - Cátedra em Educação e Desenvol. Humano., UNESCO - IAS, Brasil.


Atuação Profissional



COLÉGIO ANGLO (Centro Educacional Rio Vermelho Ltda), ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de LÍNGUA PORTUGUESA, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Ensino Fundamental

Atividades

03/1990 - 02/1991
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iporá- atual UEG de Iporá, FECLIP, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1989
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa I e II, Carga horária: 8

Atividades

03/1988 - 12/1989
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professora de Língua Inglesa I - 3º grau - FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DE IPORÁ - 1988 E 1989 - Iporá-GO
03/1988 - 12/1989
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professora de LÍNGUA PORTUGUESA I e LÍNGUA PORTUGUESA II - 3º grau - FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DE IPORÁ - 1988 E 1989 - Iporá-GO

Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1988
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora AD5 - Língua Portugesa, Carga horária: 20
Outras informações
Colégio Estadual Elias Araújo Rocha - Iporá - Go

Atividades

03/1988 - 10/1988
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

SOCIEDADE EDUCACIONAL PRÉ-MÉDICO, PRÉ - MÉDICO, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1988
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Redação, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Ensino Médio e Pré-Vestibular

Atividades

08/1987 - 01/1988
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua portuguesa

Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .

05/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Membro do NDE Faculdade de Letras.
03/2015 - Atual
Ensino, Curso de Especialização em Linguagem, Transversalidade e Interdisciplinarid, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Pedagogia de Projetos em Ambiente Virtual
03/2013 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão Plataforma Moodle - coordenação.
03/1997 - Atual
Ensino, Curso de Letras - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Internet e Ensino
Didática e Prática de Ensino De Língua Portuguesa: Estágio Supervisionado
Estágio de Português 3
Estágio de Português 4
Produção de Material Didático para EaD
Projetos Interdisciplinares em Sala de Aula
08/2002 - 08/2006
Direção e administração, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Interação da Faculdade com a Comunidade - CIS, conforme Portaria FL-UFG nº 042/2002. Função: analisar os Projetos de Extensão da FL; orientar professores na elaboração do projetos de extensão; representar a FL junto à PROEC.
05/2006 - 05/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Análise e Docmentaão dos candidatos inscritos ao Concurso Público para Professor Adjunto em Língua Portuguesa e Lingüística. Portaria nº 03/2006 - DELL/FL, de 08 de maio de 2006.
05/2006 - 05/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Membro da Banca de Seleção de Bolsistas para a Sala de Leitura da Faculdade de Letras/UFG. Portaria nº 032/2006 - FL, de 12 de maio de 2006..
04/2006 - 04/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Seleção do Projeto Concorrente à Bolsa de Extensão, no âmbito daFaculdade de Letras. Portaria nº029/2006 - FL, de 25 de abril de 2006.
04/2004 - 02/2006
Direção e administração, Pró- Reitoria de Extensão e Cultura, .

Cargo ou função
Assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, FG-1, conforme Portaria nº 0754, de 19 de abril de 2004, publicada no DOU em 26-04-04, seção 2, pag 16..
03/2004 - 02/2006
Direção e administração, Pró- Reitoria de Extensão e Cultura, .

Cargo ou função
Coordenadora da Revista da UFG - Ensino , Pesquisa, Extensão e Cultura.
02/2003 - 02/2006
Direção e administração, Pró- Reitoria de Extensão e Cultura, .

Cargo ou função
Presidente do Conselho Editorial da Revista da UFG - Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, conforme Portaria PROEC-UFG nº 0102, de 03 de fevereiro de 2003, com cha. de 200 hs. Funções: convocar e presidir reuniões do conselho editorial; propor temas.
10/2002 - 10/2004
Direção e administração, Pró- Reitoria de Extensão e Cultura, .

Cargo ou função
Representante da Câmara de Extensão e Cultura (área de Lingüística, Letras e Artes) junto ao CEPEC/UFG - Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, conforme Portaria PROEC nº 1548, de 02 de outubro de 2002.
06/2004 - 06/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Análise de documentação dos canditados ao Concurso Público para Professor Assistente em Língua Portuguesa e Lngüística para o Campus avançado de Catalão. Portaria nº10/2004 - DELL, de 16 de junho de 2004..
02/2001 - 11/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Consultora Especialista em Língua Portuguesa - Reforma do Ensino Médio em Goiás.
08/2000 - 12/2001
Ensino, Especialização em Ensino de Literatura, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia de Ensino de Literatura
08/1998 - 12/1999
Ensino, Especialização em Leitura e Produção de Texto, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
03/1998 - 12/1999
Direção e administração, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
03/1997 - 12/1998
Ensino, Curso de Letras - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática e Prática de Ensino de Língua Portuguesa: Estágio Supervisionado
Leitura e Redação
06/1997 - 06/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Comissão de Reestruturação do Currículo do Curso de Letras FL/UFG, conforme Portaria nº 030/97 - FL, de 12 de junho de 1997.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS, UNITINS, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Lotação: Centro de Extensão de Guaraí - Professora de Língua Portuguesa Exerceu cargo de Diretora de Centro de 07 de junho de 1991 até janeiro de 1993

Atividades

11/1996 - 03/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Equipe Técnica do Programa Educaciona Brasil França - Projeto Pró - Leitura na Formação do Professor, atando como coordenadora do Comitê Assessor no Centro de Guaraí - nov. de 1996.
06/1996 - 12/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Extensão de Guaraí, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Elaboração da Proposta de Restruturação do Curso de Licenciatura em Letras do Centro de Guaraí. Portaria n. 001/96, de 28 de junho de 1996..
09/1994 - 12/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário de Miracema, .

Cargo ou função
Membro da comissão elaboradora dos projetos de criação de novos cursos no Centro Universitário de Miracema - Licenciatura em Letras e Licenciatura em Matemática - Portaria Cumca nº 007-94, de 21-09-1994.
10/1993 - 01/1994
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
DA COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DE PROVAS PARA CONCURSO VESTIBULAR 1992 DA UNITINS - Disciplina: Língua Portuguesa - 2º Sem/1992 - UNITINS/TO. (órgão vinculado à Reitoria - COPEV).
03/1991 - 03/1993
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professora de LÍNGUA PORTUGUESA - 3º grau - UNIVERSIDADE DO TOCANTINS - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GUARAÍ - (Campus Avançado) - conforme publicado no D.O.E. nº 65, ano II, de 15/03/1991 - pág. 15 - Guaraí-TO. 1991 - 1997
06/1991 - 02/1993
Direção e administração, Centro de Extensão de Guaraí, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
06/1992 - 06/1992
Direção e administração, Centro de Extensão de Guaraí, .

Cargo ou função
Coordenadora do Projeto de Avaliação e Elaboração da Grade Curricular e Conteúdos de Língua Portuguesa - Convênio UNITINS - SEECD - Secretaria de Educação do Estado do Tocantins.
10/1991 - 11/1991
Extensão universitária , Centro de Extensão de Guaraí, .

Atividade de extensão realizada
Elaborou, coordenou e executou o Projeto de Extensão "1ª Semana de integração Cultural - Guaraí - TO." Eventos: Palestras com convidados, filmes, apresentações culturais, etc..


Linhas de pesquisa


1.
LP 6 - Ensino e aprendizagem de línguas


Projetos de pesquisa


2008 - 2012
Constituição e Gerenciamento de Recursos Telemáticos e Midiatizados Para o Ambiente da Educação Superior Presencial
Descrição: Projeto de estudos sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem, visando ao desenvolvimento de estratégias e metodologias apropriadas para este meio..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Margareth Cavalcante de Castro Lobato - Coordenador / Alexandre Costa - Integrante / Sueli Maria de Regino - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2017 - 2017
II Seminário de Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso - Letras Português e Bacharelados
Descrição: Participante de projeto de extensão/cultura cadastrado na PROEC.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (54) .
Integrantes: Margareth Cavalcante de Castro Lobato - Coordenador / Eliane Marquez da Fonseca Fernandes - Integrante / Rubens Damasceno Morais - Integrante.
2017 - 2017
I Seminário de Leitura e Produção de Textos da UFG
Descrição: Participante de projeto de extensão/cultura cadastrado na PROEC.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .
Integrantes: Margareth Cavalcante de Castro Lobato - Coordenador / Rubens Damasceno Morais - Integrante.
2016 - 2017
Evento: I Roda de conversas em Linguística Aplicada: a sala de línguas estrangeiras em foco
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .
Integrantes: Margareth Cavalcante de Castro Lobato - Coordenador / Cleidimar Aparecida Mendonça e Silva - Integrante.
2016 - 2016
O Uso da Plataforma MOODLE na Educação Superiro Presencial
Descrição: Coordenador de projeto ou programa de extensão/cultura cadastrado na PROEC.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .
Integrantes: Margareth Cavalcante de Castro Lobato - Coordenador.
2016 - 2016
Evento: I Roda de conversas em Linguística Aplicada: a sala de línguas estrangeiras em foco
Descrição: Participante de projeto de extensão/cultura cadastrado na PROEC.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .
Integrantes: Margareth Cavalcante de Castro Lobato - Coordenador / Cleidimar Aparecida Mendonça e Silva - Integrante.
2015 - 2017
Ancoragens: ações de formação, assessoria e produção de material para a Educação
Descrição: Participante de projeto de extensão/cultura cadastrado na PROEC.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Ancoragens: ações de formação, assessoria e produção de material para a Educação
Descrição: Participante de projeto de extensão/cultura cadastrado na PROEC.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Plataforma Moodle no Ambiente da Educação Superior Presencial
Descrição: Coordenador de projeto ou programa de extensão/cultura cadastrado na PROEC.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .
Integrantes: Margareth Cavalcante de Castro Lobato - Coordenador.
2014 - 2014
CONSTITUIÇÃO E GERENCIAMENTO DE RECURSOS TELEMÁTICOS E MIDIATIZADOS PARA O AMBIENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESENCIAL
Descrição: Coordenação de projeto de extensão/cultura cadastrado na PROEC.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .
Integrantes: Margareth Cavalcante de Castro Lobato - Coordenador / Alexandre Costa - Integrante.
2013 - 2013
TECLE Â?? TRAJETÓRIAS: ENSINO, COMPUTADOR E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Descrição: PARTICIPANTE DE PROJETOS DE PESQUISA SEM FINANCIAMENTO.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Margareth Cavalcante de Castro Lobato - Coordenador / Eliane Carolina de Oliveira - Integrante.
2013 - 2013
CONSTITUIÇÃO E GERENCIAMENTO DE RECURSOS TELEMÁTICOS E MIDIATIZADOS PARA O AMBIENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESENCIAL
Descrição: COORDENADORA DE PROJETO DE EXTENSÃO/CULTURA CADASTRADO NA PROEC.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2003 - 2006
Periódico: Extensão e Cultura (UFG) (1677-9037)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia no ensino.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1LOBATO, M. C. C.2011LOBATO, M. C. C.; ALMEIDA, L. B. C. ; GAHAZIRI, S. M. ; LOBATO, M. C.C. . Anped e Intercom: panorama da produçao dos pesquisadores em Educação e Comunicação na última década. RESGATE - Revista Interdisciplinar de Cultura, v. xix, p. 32-43, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
LOBATO, M. C.C.; FERNANDES, E. M. F. . Ensino de língua portuguesa em ambientes virtuais: uma proposta baseada no interacionismo linguístico. In: Alexandre Ferreira da Costa. (Org.). DIÁLOGOS CONTINUADOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Conjunturas, objetos e vertentes teórico-metodológicas. 1ed.Goiânia: CEGRAF/UFG, 2017, v. 1, p. 1-313.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LOBATO, M. C.C.. Ensino superior: experiências e desafios. REVISTA DA UFG - Tema ENSINO SUPERIOR Órgão de divulgação da Universidade Federal de Goiás - Ano VII, No. 2, dezembro de 2005, Goiânia - GO, p. 3 - 3, 16 dez. 2005.

2.
LOBATO, M. C.C.. A força e a identidade de uma Nação. REVISTA DA UFG - Tema BRASIL RURAL - Órgão de divulgação da Universidade Federal de Goiás - Ano VII, No. 1, junho de 2005, Goiânia - Go, p. 3 - 3, 15 jun. 2005.

3.
LOBATO, M. C.C.. O Programa Saúde da Família. REVISTA DA UFG - Tema FAMÍLIA - Órgão de divulgação da Universidade Federal de Goiás - Ano VI, No. Especial, dezembro de 2004, Goiânia - GO, p. 3 - 3, 15 dez. 2004.

4.
LOBATO, M. C.C.. Um lugar no mundo para a criança. REVISTA DA UFG - Número especial INFÂNCIA -Órgão de divulgação da UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - Ano VI, No. 2, dezembro de 2004, Goiânia - Go, p. 4 - 4, 01 dez. 2004.

5.
LOBATO, M. C.C.. Múltiplos olhares sobre a juventude. REVISTA DA UFG - Número especial JUVENTUDE -Órgão de divulgação da UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - Ano VI, No. 1, junho de 2004, Goiânia -Go, p. 5 - 5, 16 jun. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOBATO, M. C.C.. PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM ? O IMPACTO DO USO DOS AVA´S SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO. In: XII Seminário de Pesquisa do Porgrama de Pós-Graduação em Educação, 2010, Marília. Anais do XII Seminário de Pesquisa do Porgrama de Pós-Graduação em Educação. Marília: UNESP, 2010.

2.
AQUINO, T.F.H ; LOBATO, M. C.C. . CONSTITUIÇÃO E GERENCIAMENTO DE RECURSOS TELEMÁTICOS E MIDIATIZADOS PARA O AMBIENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESENCIAL ? DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS PARA AMBIENTES VIRTUAIS. In: lSeminário internacional de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, 2009, Cascavel - PR. Anais do l lSeminário internacional de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. Cascavel PR: UNIOESTE, 2009. v. único. p. 01-09.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LOBATO, M. C.C.. O contexto de produção e de veiculação de videoaulas digitais na internet: análise do ensino de Gêneros em aulas de Português. In: VI SIMELP | Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, 2017, Santarém. Anais do VI SIMELP. Santarém, 2017. v. 1.

2.
LOBATO, M. C.C.. O contexto de produção de de Veiculaçãode Videoaulas digitais na internet e seu uso em aulas de português. In: SIMPEL - VI SIMPÓSIO DE PRÁTICA E ENSINO DE LÍNGUAS -, 2017, Inhumas- GO. Caderno de Resumos do SIMPEL - VI SIMPÓSIO DE PRÁTICA E ENSINO DE LÍNGUAS -. Inhumas: Editora UEG, 2017. v. 1.

3.
LOBATO, M. C.C.. Plataforma MOODLE na Faculdade de Letras da UFG resultados e reflexões. In: Colóqui de Letras da UFG, 2016, Goiânia. Caderno de Resumos do Colóquio de Letras da UFG 2016. Goiânia: UFG, 2016. v. 1.

4.
LOBATO, M. C.C.. Contexto de produção e veiculação de video-aulas digitais: ensino dos gêneros textuais.. In: Colóqui de Letras UFG 2015, 2015, Goiânia. Contexto de produção e veiculação de video-aulas digitais: ensino dos gêneros textuais.. Goiânia: UFG, 2015. v. 1.

5.
LOBATO, M. C.C.. Resumo de trabalho 'O contexto de Produção e de veiculação de Videoaulas digitais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem' publicado nos anais do Colóquio Nacional de Letras 2014.. In: Colóqui de Letras da UFG 2014, 2014, Goiânia. O contexto de Produção e de veiculação de Videoaulas digitais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Goiânia: UFG, 2014. v. 1.

6.
LOBATO, M. C.C.. resumo simples do trabalho: A Plataforma Moodle : Recursos e ferramentas para a interação on-line, publicado nos anais impresso e on-line do V CLAFPL. In: V CLAFPL, 2014, Goiânia. A Plataforma Moodle : Recursos e ferramentas para a interação on-line. Goiânia: UFG, 2014. v. 1.

7.
LOBATO, M. C.C.. E a Escola migrou para o Ciberespaço. In: I colóquio Nacional de Letras e XIV Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras, 2013, Goiânia. E a Escola Migrou para o ciberespaço. Goiânia, 2013. v. 1. p. 40-41.

8.
LOBATO, M. C.C.. APRESENTAÇÃO ORAL - E a Escola migrou para o cyberespaço. In: Colóqui de Letras da UFG 2014, 2013, Goiânia. E a Escola migrou para o cyberespaço. Goiânia: UFG, 2013. v. 1.

9.
LOBATO, M. C.C.. Projetos Interdisciplinares em Sala de Aula - relatos de experiências. In: IX Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras, 2008, Goiânia. Caderno de Programação e Resumos. Goiânia: Vieira, 2008. v. único. p. 90-91.

10.
LOBATO, M. C.C.; SOUSA, C. A. ; SOARES, F. V. ; PAIVA, G. S. . A Linguagem Musical como instrumento de ensino parendizagem de Língua Portuguesa. In: IX Colóqui de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras, 2008, Goiânia. Caderno de Programaçao e Resumos. Goiânia: Vieria, 2008. v. único. p. 91-91.

11.
LOBATO, M. C.C.; RUBINI, F. S. ; GONCALVES, V. . Pedagogia de Projetos no Espaço Escolar e Formação de Alunos. In: IX colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras da UFG, 2008, Goiânia. Caderno de Programação e Resumos. Goiânia: Vieira, 2008. v. único. p. 91-92.

12.
LOBATO, M. C.C.. Projetos interdisciplinares em sala de aula - relatos de experiências. In: Seminário Educação por Projetos Interdisciplinares, 2008, Goiânia. Caderno de programação e resumos do VI ENEEB -Seminário Educação por Projetos Interdisciplinares. Goiânia: CEPAE, 2008. p. 48-48.

13.
SOUSA, C. A. ; SOARES, F. V. ; PAIVA, G. S. ; LOBATO, M. C.C. . A Linguagem Musical como instrumento de Ensino aprendizagem de Língua Portuguesa. In: Seminário Educação or Projetos Interdisciplinares, 2008, Goiânia. Caderno de Programação e resumos, 2008. p. 48-48.

14.
LOBATO, M. C.C.. O Ensino de Língua Portuguesa através da Pedagogia de Projetos. In: VIII Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2007, Goiânia. Caderno de Programação e Resumos. Goiânia: CEGRAF, 2007. v. 7. p. 47-48.

15.
Maria Carolina Terra HEBERLEIN ; THOME, O. A. S. ; LUZ, R. M. ; LOBATO, M. C.C. . Estudos sobre Argumentação: A escolha profissional na Pedagogia de Projetos. In: VII Colóquio de pesquisa e Extensão, 2007, Goiânia. Anais do VII Colóquio de Pesquisa e Extensão. Goiânia: CEGRAF, 2007. v. 7. p. 48-48.

16.
SOUZA, A. J. G. ; FERNANDES, F. R. ; LOBATO, M. C.C. . Ações Afirmativas dentro da escola. In: VIII Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2007, Goiânia. Anais do VIII Colóquio de pesquisa e extensão. Goiânia: CEGRAF, 2007. v. 8. p. 48-48.

17.
OLIVEIRA, F. E. ; ARAUJO, J. J. ; CORTINES, P. O. ; LOBATO, M. C.C. . Propaganda e consumo na sala de aula de língua portuguesa do Ensino Médio. In: VIII Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2007, Goiânia. Anais do VIII Colóquio de Pesquisa e Extensão. Goiânia: CEGRAF, 2007. v. 8. p. 49-49.

18.
SOUZA, G. H. ; SANTOS, V. A. ; LOBATO, M. C.C. . Estudos sobre a transposição da oralidade para a escrita a partir do tema ?mercado de trabalho. In: VIII colóqui de PEsquisa e Extensão, 2007, Goiânia. Anais do VIII colóquio de PEsquisa e Extensão. Goiânia: CEGRAF, 2007. v. 8. p. 66-66.

19.
SILVA, L. C. F. E. ; SILVA, R. W. M. E. ; JAVERA, V. ; LOBATO, M. C.C. . Estudos sobre a linguagem fílmica na escola.. In: VIII Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2007, Goiânia. Anais do VIII Colóquio de Pesquisa e Extensão. Goiânia: CEGRAF, 2007. v. 8. p. 67-67.

20.
PINTO, J. S. ; LOBATO, M. C.C. . Produção de textos a partir do tema transversal ?preconceitos?. In: VIII Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2007, Goiânia. Anais do VIII Colóquio de Pesquisa e Extensão. Goiânia: CEGRAF, 2007. v. 8. p. 67-67.

21.
SILVA, A. C. ; MELO, T. N. ; LOBATO, M. C.C. . Por quê tanta diferença: A linguagem sexista na escola. In: VIII Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2007, Goiânia. Anais do VIII Colóquio de Pesquisa e Extensão. Goiânia: CEGRAF, 2007. v. 8. p. 67-67.

22.
LOBATO, M. C.C.; Teixeira, Ivonide . "O Português e a Língua Brasileira de Sinais". In: VII Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL/UFG, 2006, Goiânia -Go. Caderno de Resumos do VII Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL/UFG. Goiânia: CEGRAF, 2006. v. 7.

23.
LOBATO, M. C.C.; Roberta . "Projeto Chapeuzinho Vermelho: interpretação e produção textual a partir de contos de fadas". In: VII Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL/UFG, 2006. Caderno de Resumos do VII Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL/UFG. Goiânia - Go: Cegraf, 2006. v. 7.

24.
LOBATO, M. C.C.; BORGES, L. D. R. . "O Pop-rock nacional como motivador da discursividade". In: VII Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL/UFG, 2006, Goiânia. Caderno de Resumos do VII Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL/UFG. Goiânia: Cegraf, 2006. v. 7.

25.
LOBATO, M. C.C.; Maria Eva ; Lúcia Helena . "Busca além - fronteiras:uma abordagem que relaciona saída de pessoas do Brasil e a análise do discurso direto e indireto como componentes da narrativa. In: VII Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL/UFG, 2006, Goiânia. Caderno de Resumos do VII Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL/UFG. Goiânia -go: Cegraf, 2006. v. 7.

26.
LOBATO, M. C.C.; Paula ; Renatha . ?Brasil e Angola: dois mundos, uma língua - uma abordagem sobre a cultura africana no mundo lusófono". In: VII Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL/UFG, 2006, Goiânia. Caderno de Resumos do VII Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL/UFG. Goiânia: Cegraf, 2006. v. 7.

27.
LOBATO, M. C.C.; Lúcia Vania ; Jéssica Vincente . "Projeto de Pesquisa: a influência da mídia na formação do indivíduo - estudo do gênero argumentativo por meio da mídia". In: VII Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL/UFG, 2006. Caderno de Resumos do VII Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL/UFG. Goiânia: Cegraf, 2006. v. 7.

28.
LOBATO, M. C.C.. "A linguagem persuasiva existente nas inhas e entrelinhas da propaganda publicitária". In: VII Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL/UFG, 2006, Goiânia. Caderno de Resumos do VII Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL/UFG. Goiânia: Cegraf, 2006. v. 7.

29.
LOBATO, M. C.C.; MARCELA, ; NILVANIA, . Diagnosticando as diferenças e semelhanças existentes entre o português do Brasil e Português de Portugal: Rompendo as barreiras do preconceito lingüístico". In: VI Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL- UFG, 2005, Goiânia. Caderno de Resumos do VI Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL- UFG. Goiânia - Go: Cegraf, 2005. v. IV.

30.
LOBATO, M. C.C.; Costa, Herika . "Projeto Violência e suas nuances - estudo dos gêneros textuais na escola a partir do tema gerador violência". In: VI Colóquio de Pesquisa e Extensão da FL - UFG, 2005, Goiânia. Caderno de Resmos do VI Colóquio de Pesquisa e Extensão FL- UFG. Goiânia - Go: CEGRAF, 2005. v. VI.

31.
LOBATO, M. C.C.; SILVA, A. C. ; SANTOS, D. S. . Revista da UFG: Extensão e Cultura, Ensino e Pesquisa. In: II CONPEEX - Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFG, 2005, Goiânia. II CONPEEX - Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFG - "A vida diante de novas tecnologias" . Painel nº 066/ALE/EXT. Goiânia, 2005. v. 1.

32.
LOBATO, M. C.C.; Kons, Maria Lúcia . A Produção de Textos: um processo de aprendizagem. In: V Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2004, Goiânia. Cadernos de Resumo do V Colóquio de Pesquisa e Extensão da FL - UFG. Goiânia: Cegraf, 2004. v. V. p. 37-37.

33.
Costa, Alexandre ; Souza, Kátia ; CARVALHO, Maria Luíza L. ; LOBATO, M. C.C. ; Mendonça, Mary Fátima l. . Outras Vozes: seminários interdisciplinares de Lingagem e educação. In: III Colóquio de Pesquisa e Extensão da FL - UFG, 2002. Caderno de resumos do III Colóquio de Pesquisa e Extensão da FL - UFG. Goiânia: Cegraf - UFG, 2002. v. 3. p. 18-18.

34.
Costa, Alexandre ; Souza, Kátia ; Mendonça, Mary Fátima l. ; LOBATO, M. C.C. . Os gêneros do discurso nas práticas de produção de texto. In: I Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL/UFG, 2000. Caderno de Resumos do I Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL/UFG. Goiânia: Cegraf/UFG, 2000. v. 1. p. 02-02.

35.
LOBATO, M. C.C.. O Perfil da Extensão na Universidade do Tocantins - CH - 001. In: I Congresso Científico da Universidade do Tocantins - 21 a 25 de outubro -, 1996, Palmas - TO. Anais do 1º Congresso Científico da Universidade do Tocantins, 1996. v. 1. p. 108-108.

36.
LOBATO, M. C.C.; SOARES, Eliane P. . Ensinar ou Educar na Pré Escola - um estudo nas escolas da zona urbana de Guaraí. - CH-023. In: 1ºCongresso Científico da Universidade do Tocantins - um projeto científico e tecnológico para o Tocantins dentro de um novo paradigma. - 21 a 25 de outubro, 1996, Palmas - To. Caderno de resmos do 1º Congresso Científico da Universidade do Tocantins, 1996. v. 1. p. 132-132.

Apresentações de Trabalho
1.
LOBATO, M. C.C.. O contexto de produção de de Veiculaçãode Videoaulas digitais na internet e seu uso em aulas de português. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LOBATO, M. C.C.. Plataforma MOODLE na Faculdade de Letras da UFG resultados e reflexões. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LOBATO, M. C.C.. A Plataforma Moodle. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LOBATO, M. C.C.. Apresentação oral: Contexto de produção e veiculação de video-aulas digitais: ensino dos gêneros textuais.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LOBATO, M. C.C.. A Plataforma MOODLE: recursos e Ferramentas para interação online. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
LOBATO, M. C.C.. Apresentação Oral do trabalho: 'O contexto de Produção e de veiculação de Videoaulas digitais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem' no Colóquio Nacional de Letras 2014. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LOBATO, M. C.C.. A Plataforma Moodle : Recursos e ferramentas para a interação on-line no V CLAFPL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LOBATO, M. C.C.. Elaboração de material didático em PPT para apresentação da palestra ' O Uso de Vídeoaulas digitais na educação' no Projeto PACTO, promovidos pelo MEC/ PUC/UEG. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LOBATO, M. C.C.. Elaboração de material didático em PPT para apresentação da palestra : O contexto de Produção e de veiculação de Video-aulas digitais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LOBATO, M. C.C.. Material didático elaborado em PPT para apresentação do trabalho: A Plataforma Moodle: recursos e Ferramentas para interação -online,para uso no evento V CLAFPEL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LIMA, D. G. G. ; SOARES, H. O. ; CRUZ, K. P. ; LOBATO, M. C.C. ; REGINO, S. M. O. . Plataforma MOODLE: ambientes virtuais no ambiente da educação superior presencial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
LOBATO, M. C.C.. PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM ? o impacto do uso dos AVA´s sobre o desenvolvimento da produção textual do aluno.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
LOBATO, M. C.C.. Projetos Interdisciplinares de Letramento e Alfabetização. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
LOBATO, M. C.C.. 1) Ensino De Língua Portuguesa e a Pedagogia De Projetos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
LOBATO, M. C.C.. BLOG Internet e Ensino - FL/UFG. 2017; Tema: Ensino Online em Ambiente Virtual 2017. (Blog).

2.
LOBATO, M. C.C.. BLOG LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL FL-UFG-2017-. 2017; Tema: Leitura e Produção Textual. (Blog).

3.
LOBATO, M. C.C.. Módulo IX - Morfossintaxe e Ensino. 2016; Tema: Morfossintaxe e Ensino. (Site).

4.
LOBATO, M. C.C.. Módulo X: Fonologia e Ensino. 2016; Tema: Fonologia e Ensino. (Site).

5.
LOBATO, M. C.C.. Módulo XI : Literatura e Ensino. 2016; Tema: Literatura e Ensino. (Site).

6.
LOBATO, M. C.C.. Curso Interinstitucional de Especialização em Linguagem, Trasnversalidade e Interdisciplinaridade - FL-MEC. 2015; Tema: Curso Interinstitucional de Especialização em Linguagem, Trasnversalidade e Interdisciplinaridade - FL-MEC. (Site).

7.
LOBATO, M. C.C.. Interface Digital -Módulo VIII - Textualidade e Ensino. 2015; Tema: Módulo VIII - Textualidade e Ensino. (Site).

8.
LOBATO, M. C.C.. Interface digital - Módulo II: ORALIDADE, LETRAMENTO E SUBJETIVIDADE. 2015; Tema: Módulo II: ORALIDADE, LETRAMENTO E SUBJETIVIDADE. (Site).

9.
LOBATO, M. C.C.. Interface digital - Módulo III: Linguagem, Transversalidade e Interdisciplinaridade. 2015; Tema: Módulo III: Linguagem, Transversalidade e Interdisciplinaridade. (Site).

10.
LOBATO, M. C.C.. Interface digital - Módulo IV: Psicolinguística e Psicogênese da Língua Escrita. 2015; Tema: Módulo IV: Psicolinguística e Psicogênese da Língua Escrita. (Site).

11.
LOBATO, M. C.C.. Interface digital - Módulo VI - Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada Ao Ensino. 2015; Tema: Módulo VI - Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada Ao Ensino. (Site).

12.
LOBATO, M. C.C.. Interface digital - Módulo VII - Discursividade e ensino. 2015; Tema: Módulo VII - Discursividade e ensino. (Site).

13.
LOBATO, M. C.C.. Interface digital - Módulo V - Projetos Pedagógicos e Novas Tecnologias Educacionais. 2015; Tema: Módulo V - Projetos Pedagógicos e Novas Tecnologias Educacionais. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
LOBATO, M. C.C.. Material didático produzido para o minicurso ministrado no Projeto Agrinho: 'A Educação pela pesquisa: Desafios e Perspectivas do trabalho docente' - inclui textos, orientações didáticas, e exercícios. Impresso e em PPT e em formato digital.. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

2.
LOBATO, M. C.C.. Projetos Interdisciplinares de Letramento e Alfabetização - Projeto Menino Maluquinho. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LOBATO, M. C.C.. Projetos Interdisciplinares de Letramento e Alfabetização - Projeto Menino Maluquinho. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).

4.
LOBATO, M. C.C.. Redes sociais alteram relação entre professor e aluno Espaço virtual começa a funcionar como extensão da sala de aula. 2009. (Entrevista).

5.
LOBATO, M. C.C.. Os Temas Transversais e a Reorganização Curricular no Contexto da Reforma do Ensino. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).

6.
LOBATO, M. C.C.. "Pedagogia de Projetos: uma proposta interdisciplinar para o ensino básico". 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOBATO, M. C.C.. Participação em banca de ANA VICTÓRIA DA S. DOMINGOS CARLOS.Membro de banca de defesa de monografia, projeto final de curso e outros tipos de bancas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LOBATO, M. C.C.. Processo Seletivo simplifiicado para contratação de Professor Substituto. 2008. Universidade Federal de Goiás.

2.
LOBATO, M. C.C.. Processo Seletivo simplifiicado para contratação de Professor Substituto. 2008. Universidade Federal de Goiás.

3.
LOBATO, M. C.C.. Processo Seletivo simplifiicado para contratação de Professor Substituto. 2007. Universidade Federal de Goiás.

4.
LOBATO, M. C.C.. Processo Seletivo simplifiicado para contratação de Professor Substituto. 2007. Universidade Federal de Goiás.

5.
LOBATO, M. C.C.. Concurso Público para Professor Adjunto em Língua Portuguesa. 2006. Universidade Federal de Goiás.

6.
LOBATO, M. C.C.. Concrurso para Contratação de Professor Assistente - comissão de análise de documentos. 2004. Universidade Federal de Goiás.

7.
Mendonça, Mary Fátima l.; Souza, Kátia; LOBATO, M. C.C.. Concurso Público para Professor Substituto na área de Língua Portuguesa. Portaria nº 022/ 2002, de 06/05/2002.. 2002. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Colóquio de Letras.Plataforma MOODLE: ambientes virtuais no ambiente da educação superior presencial. 2011. (Outra).

2.
I SIHELE Seminário Internacional de História da Escrita e da Leitura. 2010. (Seminário).

3.
XII Seminário de Pesquisa do Porgrama de Pós-Graduação em Educação.PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM ? O IMPACTO DO USO DOS AVA´S SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO. 2010. (Seminário).

4.
Encontro de professores alfabetizadores do estado de Goiás.Projetos Interdisciplinares de Letramento e Alfabetização. 2009. (Encontro).

5.
X Colóquio de pesquisa e extensão da Faculdade de Letras.Projetos Interdisciplinares em Sala de Aula. 2009. (Outra).

6.
: IX Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras ? UFG de 5 a 7 de março de 2008 ? total 24 hs.Projetos Interdisciplinares em Sala de Aula ? relatos de experiências. 2008. (Seminário).

7.
1) Seminário Internacional Brasil- Canadá de Educação a Distância ? participante. 2008. (Seminário).

8.
1º Salão do Livro Infantil e Juvenil de Goiás. Projetos interdisciplinares em sala de aula. 2008. (Congresso).

9.
Colóquios Vilaboenses.Projetos Interdisciplinares Em Sala De Aula. 2008. (Encontro).

10.
IX Colóqui de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras.A Linguagem Musical como Instrumento de Ensino Aprendizgem de Língua Portuguesa. 2008. (Encontro).

11.
IX Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras.Projetos Interdisciplinares em Sala de Aula. 2008. (Encontro).

12.
IX colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras da UFG.Pedagogia de Projetos no Espaço Escolar e Formação de Alunos. 2008. (Encontro).

13.
Seminário Educação or Projetos Interdisciplinares.A Linguagem Musical como instrumento de Ensino Aprendizagem de Língua Portuguesa. 2008. (Seminário).

14.
Seminário Educação por Projetos Interdisciplinares.Projetos interdisciplinares em sala de aula - relatos de experiências. 2008. (Seminário).

15.
Seminário sobre Práticas Como Componente Curricular - e ENADE.8) ENADE Reflexões sobre o ENADE LETRAS 2005-2008 ? 15 A 19 DE SETEMBRO DE 2008 -. 2008. (Seminário).

16.
X Encontro de Letras: Linguagem e Ensino.Ensino De Língua Portuguesa e a Pedagogia De Projetos. 2008. (Encontro).

17.
VII Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL/UFG."O Pop-rock nacional como motivador da discursividade". 2006. (Encontro).

18.
VII Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL/UFG."O Português e a Língua Brasileira de Sinais". 2006. (Encontro).

19.
VII Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL/UFG."Projeto Chapeuzinho Vermelho: interpretação e produção textual a partir de contos de fadas". 2006. (Encontro).

20.
VII Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL/UFG.'Brasil e Angola: dois mundos, uma língua - uma abordagem sobre a cultura africana no mundo lusófono. 2006. (Encontro).

21.
VII Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL/UFG. Busca além - fronteiras:uma abordagem que relaciona saída de pessoas do Brasil e a análise do discurso direto e indireto como componentes da narrativa". 2006. (Encontro).

22.
VII Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL/UFG."A linguagem persuasiva existente nas linhas e entrelinhas da propaganda publicitária". 2006. (Encontro).

23.
VII Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL/UFG.Projeto de Pesquisa: a influência da mídia na formação do indivíduo - estudo do gênero argumentativo por meio da mídia. 2006. (Encontro).

24.
1ª Bienal do Livro de Goiás."Pedagogia de Projetos na sala de aula: reflexões, desafios e novas práticas". 2005. (Oficina).

25.
Colóquios da UEG - Inhumas."Pedagogia de projetos na escola". 2005. (Oficina).

26.
II CONPEEX - Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFG. Revista da UFG - Extensão e Cultura, Ensino e Pesquisa. 2005. (Congresso).

27.
VI Colóquio de Pesquisa e Extensão da FL - UFG."Projeto Violência e suas nuances - estudo dos gêneros textuais na escola a partir do tema gerador violência". 2005. (Encontro).

28.
VI Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL- UFG."Dignosticando diferenças e semelhanças existentes entre português do Brasil e português de Portugal: rompendo as barreiras do preconceito". 2005. (Encontro).

29.
1ª Feria de Livros do Estado de Goiás e VI Encontro Nacional de Escritores."O Ensino da Leitura e da Literatura através de Projetos e do Livro didático". 2004. (Oficina).

30.
V Colóquio de Pesquisa e Extensão. "A produção de Textos: um proceso de aprendizagem". 2004. (Congresso).

31.
Capacitação de Professores de -monitores de Língua Portuguesa, em 24 de agosto, ch - 8hs.Competências e Habilidades e Inteligência Múltiplas na Reforma do Ensino Médio.. 2003. (Oficina).

32.
Capacitação de Professores Monitores - ch 8h, em 04 e 05/10/2003."Projeto Interdisciplinar no contexto da Reforma do Esnino Médio em Goiás". 2003. (Oficina).

33.
Capacitação de Professores Monitores de Língua Portugesa, em 03/06/2003, ch 4hs."Princípios e bases da Reforma do Ensino Médio em Goiás.". 2003. (Oficina).

34.
Capacitação de professores-monitores de Língua Portuguesa, em 06 e 07 de setembro de 2003, ch 16hs.A Reforma do Ensino Médio em Goiás.. 2003. (Oficina).

35.
Capacitação de Professores-monitores de Língua Portuguesa, em 13 e 14 de setembro de 2003, ch 16hs.."Planejamento Educacional no Contexto da Reforma do Esnino Médio". 2003. (Oficina).

36.
Capacitação de Professores -monitores de Língua Portuguesa, em 23 de agosto de 2003, ch 4hs."Princípios e Fundamentos da Reforma do Ensino Médio". 2003. (Oficina).

37.
Capacitação de Professores monitores de Língua Portuguesa - ensino médio, em 05/06/2003."Avaliação Escolar no Contexto da Reforma do Ensino Médio".. 2003. (Oficina).

38.
IV Encontro de Capacitação de Professores -monitores da Reforma do Ensino Médio em Goiás, em 04 de junho, ch 4 hs.."Planejamento e Gestão Escolar na Reforma do Ensino Médio.". 2003. (Oficina).

39.
IV Encontro de Capacitação de Professores- monitores de Língua Portuguesa na Reforma do Ensino Médio em Goiás, em 03/06/2003, ch 4hs.."A Pedagogia de Projetos: Uma Proposta para o Ensino Básico".. 2003. (Oficina).

40.
Palestra para alunos da UEG/Inhumas, em 26 de setembro de 2003, ch 2hs.."A Pedagogia de Projetos: uma proposta para a educação básica". 2003. (Oficina).

41.
Fórum dos Pró Reitores de Graduação e do II Encontro Regional do Centro-Oeste. 2002. (Encontro).

42.
II Encontro de Capacitação de Professores -monitores da Reforma do Ensino Médio em Goiás, em 03 e 05 /05/2002, ch 20 hs.."O Ensino de Lígua Portuguesa no Contexto da Reforma - Competências e Habilidades". 2002. (Oficina).

43.
II Encontro de Capacitação de Professores -monitores da Reforma do Ensino Médio em Goiás, em 05 e 06//05/2002,."Pedagogia de Projetos: Técnica de Ensino ou Postura Pedagógica?". 2002. (Oficina).

44.
III Colóquio de Pesquisa e Extensão da FL - UFG.Outras Vozes: Seminários Interdisciplinares de Linguagem e Educação. 2002. (Encontro).

45.
IIII Encontro de Capacitação de Professores -monitores da Reforma do Ensino Médio em Goiás, em 04 e 05 /11/2002, ch 20 hs..O Professor Reflexivo e o Planejamento do Currículo do Esnino Médio".. 2002. (Oficina).

46.
IIII Encontro de Capacitação de Professores -monitores da Reforma do Ensino Médio em Goiás, em 07 e 08 /11/2002, ch 20 hs.."Seleção de Conteúdos por Competências e Habilidades". 2002. (Oficina).

47.
IIII Encontro de Capacitação de Professores -monitores da Reforma do Ensino Médio em Goiás, em 15 a 23 /05/2002, ch 40 hs."Avaliação de Projetos Interdisciplinares. ". 2002. (Oficina).

48.
III Seminário Nacional de Língua Portuguesa e Ligüística."Linhas Transversais dos PCN´s". 2002. (Seminário).

49.
III Seminário Nacional de Língua Portuguesa e Lingüística - Tema: Ensino e Linguagem - 19 a 22 /11/2002.Linhas Transversais do PCN (Mesa Redonda). 2002. (Seminário).

50.
Palestra para Professores do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em 21/01/2002, ch 6 hs.."Pedagogia de Projetos".. 2002. (Oficina).

51.
Seminário Internacional de Educação. 2002. (Seminário).

52.
XI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2002. (Encontro).

53.
Congresso e Feira de Educação PENSAR XXI - 21de outubro."Pedagogia de Projetos: uma proposta interdisciplinar para o ensino básico". 2001. (Oficina).

54.
II Semana Pedagógica da Unidade Universitária de Inhumas, em 10 de novembro.."Curso: Projeto Pedagógico". 2001. (Oficina).

55.
PROJETO OUTRAS VOZES: Seminários interdisciplinares de Liguagem e Educação."A Produção de Projetos Pedagógicos". 2001. (Oficina).

56.
I Colóquio de Pesquisa e Extensão - FL/UFG.Projeto de Pesquisa: os Gêneros do discurso nas práticas de produção de textos. 2000. (Encontro).

57.
II Encontro Goiano de Avaliação Institucional - 20 hs. 1999. (Encontro).

58.
II Seminário Nacional de Ligüística e Língua Portuguesa. 1999. (Seminário).

59.
Avaliação da Aprendizagem: Uma Prática e Construção - com Jussara Hoffmann - 04 hs. 1998. (Encontro).

60.
Avaliação da Aprendizagem Escolar: uma abordagem crítica e construtiva - Com o Prof Cipriano Carlos Luckesi, em 11 e 12-03. 1998. (Encontro).

61.
Encontro de Estudos Lingüísticos e Literários - Relfetindo Sobre a Literatura e a Ligüística dos últimos 25 anos - Mestrado em Letras da FL - UFG. 1998. (Encontro).

62.
I Encontro Goiano de Avaliação Institucional - 20 hs.. 1998. (Encontro).

63.
Simpósio Nacional de Literatura Infantil e Juvenil - FL - UFG - Ch 30hs. 1998. (Simpósio).

64.
1ºCongresso Científico da Universidade do Tocantins - um projeto científico e tecnológico para o Tocantins dentro de um novo paradigma. - 21 a 25 de outubro. "Ensinar ou Educar nas Escolas de Guaraí". 1996. (Congresso).

65.
I Congresso Científico da Universidade do Tocantins - 21 a 25 de outubro -. "O Perfil da Extensão da UNITINS". 1996. (Congresso).

66.
Semana do calouro Universitário." A Universidade do Tocantins: um Projeto de Universidade em construção". 1996. (Encontro).

67.
Semana do Calouro Universitário. Data: 28 de fevereiro.O Curso de Letras e o Perfil do Profissional. 1996. (Encontro).

68.
1º Encontro de Integração de Docentes da UNITINS - 40 hs. 1991. (Encontro).

69.
Curso de iniciação à pesquisa e à extensão. - 16hs. 1991. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOBATO, M. C.C.; SILVA, L. A. ; FARIA, E. ; TRINDADE, I. E. . II Seminário de Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso - Letras Português e Bacharelados. 2017. (Congresso).

2.
LOBATO, M. C.C.. X Colóquio de pesquisa e extensão da Faculdade de Letras. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Danielle Gomes da Silva. CONSTITUIÇÃO E GERENCIAMENTO DE RECURSOS TELEMÁTICOS E MIDIATIZADOS PARA O AMBIENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESENCIAL ? Capacitação para uso do ambiente moodle. Início: 2009. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Goiás. Universidade Federal de Goiás PROEC. (Orientador).

2.
Tomás Hamú Aquino. Constituição e Gerenciamento de Recursos Telemáticos e Midiatizados Para o Ambiente da Educação Superior Presencial. Início: 2008. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Goiás. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PROGRAD. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
CAMILA REZENDE MENDANHA. A TECNOLOGIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

2.
MARIA INÊS FERREIRA GUIMARÃES. UMA PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NAS PERSPECTIVAS DE MAGDA SOARES E ANGELA KLEIMAN.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

3.
MICHELLE LOIOLA SILVA. BLOG EDUCACIONAL: CONTRIBUINDO COM O ENSINO-APRENDIZAGEM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

4.
WASHINGTON GASPAR DA SILVA. AS CONTRIBUIÇÕES DA INTERNET NOS PROCESSOS DA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

5.
KARINI CRISTINA CASTRO HILÁRIO. O USO DO GÊNERO REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE ENSINO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

6.
KATHLEEN SILVA ANDRADE. A UTLIZAÇÃO DO FACEBOOK PARA O ENSINO DE QUESTIÚNCULAS DO PORTUGUÊS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

7.
ANA CAROLINA SILVA DE ARAUJO. A UTLIZAÇÃO DO FACEBOOK PARA O ENSINO DE QUESTIÚNCULAS DO PORTUGUÊS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

8.
SISLAINE FERREIRA SUARES RODRIGUES. PROVISÓRIO: O LIVRO DIDÁTICO DIGITAL EM PENDRIVE NA EDUCAÇÃO - VIABILIDADE E CARACTERÍSITICAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

9.
LORENA GRAZIELLE MACHADO BIETE. O PROFESSOR E OS NOVOS APARATOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA: DO RETROPROJETOR AO DATASHOW. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

10.
GISELLY JESUS GUEDES. ENSINANDO A ESCREVER CONTOS ATRAVÉS DA PLATAFORMA MOODLE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

11.
JÉSSICA BATISTA FERREIRA BERNARDES. A NECESSIDADE E OS PROBLEMAS ENFRENTADOS NA ADAPTAÇÃO DA TIC NA ÁREA EDUCACIONAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

12.
TAMARA ARAUJO SOUTO. A RELAÇÃO DA INTERNET COM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

13.
Andrielle de Oliveira Marra. O ensino de produção de texto dissertativo partir do Tema ?Política atual no Brasil?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

14.
Francisca Amelia Sousa Melo. jornal como ferramenta para o ensino de gêneros textuais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

15.
Jacquelline Rodrigues Barbosa. Da prosa às histórias em quadrinhos: uma proposta de leitura, escrita e construção de sentido?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

16.
Jefferson Angellis De Godoy. O Ensino de literatura, da performance art e das artes plásticas através do tema Transversal Sexualidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

17.
- Juliana Bastos Lima. ?Pedagogia de projetos: histórias em quadrinhos como possibilidade de aprendizagem na sala de aula?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

18.
Kézia alvina santos. Um estudo das relações entre o dito e o não dito através do tema: conscientização política, um olhar além do texto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

19.
Lusinete Maria Brasil. Pedagogia de projetos: uma análise desta prática numa sala do 8º ano do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

20.
Luciana Andrade Cavalcante de Castro. Estudo do Texto narrativo através do tema Sexualidade em Cenas: uma experiência de estágio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

21.
kelma rodrigues. ) O estudo do conteúdo ?voz verbal? através do tema ? discursos políticos?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

22.
Maria Carolina Heberlein. Estudos sobre Argumentação: a escolha profissional na pedagogia de projetos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

23.
Antônio João Galvão de SOUZA. As ações afirmativas dentro da escola: possíveis abordagens para o ensino de Língua Portuguesa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

24.
Fernanda Eline de OLIVEIRA. Propaganda e consumo na sala de aula de língua portuguesa do Ensino Médio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

25.
Guilherme Henrique SOUZA. Estudos sobre a transposição da oralidade para a escrita a partir do tema ?mercado de trabalho. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

26.
Luciana de Castro Ferreira e SILVA. Estudos sobre a linguagem fílmica na escola.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

27.
Leonardo Daniel Ribeiro Borges. O Pop Rock Nacional - discursividade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

28.
Cláudia Miranda da Costa. Sexualidade na Adolescência. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

29.
Jamilton Morais da Silva. Mídia e sexualidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

30.
Karolina de Franca Borges. Drogas: quem tem cabeça pasa longe. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

31.
Lívia Gomes Moraes. A cidadania e o disurso político. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

Orientações de outra natureza
1.
Taylla Pauline Gonçalves Sousa. TECNOLOGIAS APLICADAS NO CURSO DE PEDAGOGIA EAD DA UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP). 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

2.
LUANA GOMES DOS SANTOS. REDAÇÃO E GRAMÁTICA ZICA. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

3.
Henrique Gomes Moreno. OS JOGOS NO ENSINO. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

4.
LARA GOMES LIMA DOMICIANO. SSITE NOVA ESCOLABRASIL EM ANÁLISE. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

5.
Léia da Silva Oliveira Rodrigues. REDAÇÃO E GRAMÁTICA ZICA. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

6.
Carolina Fernanda Soares Silva. ANÁLISE DO SITE NOVA ESCOLA BRASIL. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

7.
GIOVANA ALVES DE OLIVEIRA. ANÁLISE DO SITE PROJETO REDAÇÃO. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

8.
Joselia Maria Sousa Franco. A EVOLUÇÃO DA EAD NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

9.
ISABELLA VILELA REIS. PROJETO REDAÇÃO. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

10.
KÁTIA HELENA HILÁRIO FIRMINO FERREIRA. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PORTAL DO FÓRUM GOIANO DE EJA: DESAFIOS DA ARTICULAÇÃO EM REDES. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

11.
Giselle Souza Rodrigues. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: UMA INOVAÇÃO OU FERRAMENTA?. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

12.
Marcos Junio Pereira de Jesus. CRIAÇÃO DE VÍDEOAULA. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

13.
SÉRGIO AUGUSTO DOMINGOS SOARES. TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DOS CONTOS DE FADAS. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

14.
RENATO MARQUES TEIXEIRA DE SOUZA. USO DA PLATAFORMA MOODLE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESENCIAL. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

15.
SÉRGIO AUGUSTO DOMINGOS SOARES. ANÁLISE DE PLANOS DE AULAS SOBRE CONTOS DE FADAS E A CONTRIBUIÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA ESTE TRABALHO PEDAGÓGICO. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

16.
KARINI CRISTINA CASTRO HILÁRIO. O USO DO FACEBOOK COMO ALIADO A DIDÁTICA DE ENSINO. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

17.
MICHELLE LOIOLA SILVA. O USO DO FACEBOOK COMO ALIADO A DIDÁTICA DE ENSINO. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

18.
LUDIMILA MARTINS DA COSTA. UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS PARA APRENDER IDIOMAS: UM ESTUDO DE CASO. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

19.
THAYS LORRAINE BORGES FERREIRA. ANÁLISE DO CANAL DE EDUCAÇÃO DO YOUTUBE ME SALVA . 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

20.
TAYS ALINE ALVES. ANÁLISE DO CANAL DE EDUCAÇÃO DO YOUTUBE ME SALVA . 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

21.
PEDRO FERRO DA SILVA NETO. ANÁLISE DE PLANOS DE AULAS SOBRE CONTOS DE FADAS E A CONTRIBUIÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA ESTE TRABALHO PEDAGÓGICO. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

22.
KATHLEEN SILVA ANDRADE. O USO DO FACEBOOK COMO ALIADO A DIDÁTICA DE ENSINO. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

23.
ANA CAROLINA SILVA DE ARAUJO. O USO DO FACEBOOK COMO ALIADO A DIDÁTICA DE ENSINO. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

24.
GISELLE SOUZA RODRIGUES. ELABORAÇÃO E PRODUÇÃO DE WEB SÉRIES TEMÁTICAS E INSTITUCIONAIS. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

25.
Ana Karla Pinto Carneiro. ANÁLISE DO SITE: A HORA DO ENEM - ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

26.
POLYANA NOGUEIRA DOS SANTOS. IMPORTÂNCIA DO USO DE TECNOLOGIAS EM AULAS DE PORTUGUÊS. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

27.
MATHEUS MENEZES NUNES. UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS PARA APRENDER IDIOMAS: UM ESTUDO DE CASO. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

28.
RENATO MARQUES TEIXEIRA DE SOUZA. PLATAFORMA MOODLE NO AMBIENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESENCIAL. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

29.
DEBORAH DAMMÂRES SILVA DE OLIVEIRA. MONITORIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - LEITURA E REDAÇÃO. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

30.
VALÉRIA ALCÂNTARA DOS SANTOS. O USO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA POR PROFESSORES DA FL/UFG. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

31.
YARA BRASIL PEREIRA VITOR. O USO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA POR PROFESSORES DA FL/UFG. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

32.
REGIANE MARIA DONDICI MARQUES. USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - O USO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA POR PROFESSORES DA FL/UFG. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

33.
LAURA DE PINA FERREIRA BRITO. TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO BILÍNGUE - ASG (ASSOCIAO DOS SURDOS). 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

34.
KARINNE MAIA DE QUEIROZ. TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO BILÍNGUE - ASG (ASSOCIAO DOS SURDOS). 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

35.
JOEL ALVES SACRAMENTO. TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO BILÍNGUE - ASG (ASSOCIAO DOS SURDOS). 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

36.
TAINARA OLIVEIRA E SILVA DA COSTA. USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - O USO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA POR PROFESSORES DA FL/UFG. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

37.
THAUANNA LOPES RAMOS. (INES) INSTITUTO NACIONAL EDUCAÇÃO DOS SURDOS TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO BILÍNGUE. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

38.
THALIA TEIXEIRA FERNANDES. (INES) INSTITUTO NACIONAL EDUCAÇÃO DOS SURDOS TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO BILÍNGUE. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

39.
RICARDO MAGALHÃES. (INES) INSTITUTO NACIONAL EDUCAÇÃO DOS SURDOS TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO BILÍNGUE. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

40.
EDVANILDA ANTONIA BORGES ALVES. TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO BILÍNGUE - ASG (ASSOCIAO DOS SURDOS). 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

41.
SISLAINE FERREIRA SUARES RODRIGUES. O USO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA POR PROFESSORES DA FL/UFG. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

42.
RENATO MARQUES TEIXEIRA DE SOUZA. PLATAFORMA MOODLE NO AMBIENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESENCIAL. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

43.
RAYLANE ABREU LIMA. PLATAFORMA MOODLE NO AMBIENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESENCIAL. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

44.
LUIZA MYLENA COSTA SILVA. ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO CURSO SEMIPRESENCIAL: JORNALISMO INTERNACIONAL - AGÊNCIAS INTERNACIONAIS - APRESENTADO NO XV COLÓQUIO DA FL/UFG 2014. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

45.
ANA PAULA ALEXANDRIA MACIEL. O SITE EDUCAR PARA CRESCER: AULAS E ATIVIDADES DE SUPORTE - APRESENTADO NO XV COLÓQUIO DA FL/ UFG 2014. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

46.
MARCIA DA SILVA SOUSA OLIVEIRA. GUIAS DE CONHECIMENTO, JOGOS E TESTES EDUCATIVOS DO SITE EDUCAR PARA CRESCER - APRESENTADO NO XV COLÓQUIO DA FL/ UFG 2014. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

47.
RAYLANE ABREU LIMA. A PLATAFORMA MOODLE: RECURSOS E FERRAMENTAS PARA APRENDIZAGEM ON-LINE. - RESUMO PUBLICADO NO XI CONPEEX 2014. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

48.
GISELLY JESUS GUEDES. ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO CURSO ON-LINE: COMO ELABORAR UMA REDAÇÃO - COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO NO XV COLÓQUIO DA FL 2014. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

49.
JÉSSICA BATISTA FERREIRA BERNARDES. ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO CURSO ON-LINE: COMO ELABORAR UMA REDAÇÃO - COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO NO XV COLÓQUIO DA FL 2014. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

50.
BRENNO FERNANDES SOARES. ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO CURSO SEMIPRESENCIAL: CONHECENDO A LITERATURA GOIANA - APRESENTADO NO COLÓQUIO 2014 DA FL / UFG. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

51.
PAULA DOS SANTOS FERREIRA. ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO CURSO SEMIPRESENCIAL: CONHECENDO A LITERATURA GOIANA - APRESENTADO NO COLÓQUIO 2014 DA FL / UFG. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

52.
RAYLANE ABREU LIMA. A PLATAFORMA MOODLE: RECURSOS E FERRAMENTAS PARA APRENDIZAGEM ON-LINE. - RESUMO PUBLICADO NO XV COLÓQUIO DE LETRAS 2014. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

53.
HELENICE DE ARAÚJO CHAVES. OS DISCURSOS MIDIÁTICOS NA PROPAGANDA DE CERVEJA. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

54.
SITE ESCOLA GAMES. LORRAINY KAROLINE ALVES DA SILVA ARAUJO. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

55.
DEBORA ALBERTO GOMES. O QUE O ENSINO SUPERIOR REPRESENTA PARA A POPULAÇÃO DE BURITINÓPOLIS GOIÁS: A ACESSIBILIDADE DO CURSO À DISTÂNCIA.. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

56.
BRUNA KAROLINA LEANDRO DE SOUZA SILVA. O QUE O ENSINO SUPERIOR REPRESENTA PARA A POPULAÇÃO DE BURITINÓPOLIS GOIÁS: A ACESSIBILIDADE DO CURSO À DISTÂNCIA.. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

57.
RAFAEL ALVES FERNANDES. O QUE O ENSINO SUPERIOR REPRESENTA PARA A POPULAÇÃO DE BURITINÓPOLIS GOIÁS: A ACESSIBILIDADE DO CURSO À DISTÂNCIA.. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

58.
RAYLANE ABREU LIMA. CONSTITUIÇÃO E GERENCIAMENTO DE RECURSOS TELEMÁTICOS E MIDIATIZADOS PARA O AMBIENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESENCIAL. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

59.
DIANA DA SILVA ALMEIDA. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E OS NOVOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

60.
ARUSE ELINE MINEIRO LIMA. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E OS NOVOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

61.
ELEONARDO RODRIGUES DE OLIVEIRA. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E OS NOVOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

62.
NATHALIA MENDES GONCALES. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E OS NOVOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

63.
ANA CARLA MARTINS DA SILVA. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E OS NOVOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

64.
DANIELA DIAS DOS SANTOS. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E OS NOVOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

65.
JULIANA APARECIDA RODRIGUES FELIPE. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E OS NOVOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

66.
JORGE LUCAS MARCELO DOS SANTOS. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E OS NOVOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

67.
LUCAS GONÇALVES BRITO. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E OS NOVOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

68.
GEORGE ELIAS MUSSE SOBRINHO. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E OS NOVOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

69.
MARANUSA CAVALCANTE LELIS. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E OS NOVOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

70.
ANA CRISTINA ABRÃO NASCIMENTO. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E OS NOVOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

71.
PAULA GRACIELLE REIS LIMA FRANCO AGUIAR. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E OS NOVOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

72.
FERNANDA BORGES CARVALHO RODRIGUES DE ANDRADE. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E OS NOVOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

73.
ANDRESSA COSTA CABRAL. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E OS NOVOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

74.
ANA PAULA ALEXANDRIA MACIEL. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E OS NOVOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

75.
MARCIA DA SILVA SOUSA OLIVEIRA. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E OS NOVOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

76.
SARA MAYELY BORGES DA SILVA. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E OS NOVOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

77.
EVA FREIRE DA SILVA. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E OS NOVOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

78.
Tomás Felipe Hamú de Aquino. CONSTITUIÇÃO E GERENCIAMENTO DE RECURSOS TELEMÁTICOS E MIDIATIZADOS PARA O AMBIENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESENCIAL - Desenvolvimento de Estratégias para ambiente Moodle. 2009. Orientação de outra natureza. (Curso de Letras - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PROGRAD. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

79.
LuciananAndrade Cavalcante de Castro. Tecnologias na Educação ? o perfil dos professores e alunos usuários de recursos tecnológicos no s processo educativos ? no ensino superior. 2008. Orientação de outra natureza. (Curso de Letras - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

80.
Tomás Felipe Hamú de Aquino. Tecnologias na Educação ? o perfil dos professores e alunos usuários de recursos tecnológicos no s processo educativos ? nas escolas públicas de educação básica.. 2008. Orientação de outra natureza. (Curso de Letras - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

81.
Luciana Silva Oliveira. Constituição e Gerenciamento de Recursos Telemáticos e Midiatizados Para o Ambiente da Educação Superior Presencial ? capacitação e treinamento para o uso das plataformas eletrônicas MOODLE E TELEDUC. 2008. Orientação de outra natureza. (Curso de Letras - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Goiás PROEC. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

82.
Alessilma carlos da Silva. Revista da UFG. 2005. Orientação de outra natureza. (Curso de Letras - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Apoio à Pesquisa. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.

83.
Dheyne de Souza Santos. Revista da UFG. 2004. Orientação de outra natureza. (Curso de Letras - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Margareth Cavalcante de Castro Lobato.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
LOBATO, M. C.C.; FERNANDES, E. M. F. . Ensino de língua portuguesa em ambientes virtuais: uma proposta baseada no interacionismo linguístico. In: Alexandre Ferreira da Costa. (Org.). DIÁLOGOS CONTINUADOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Conjunturas, objetos e vertentes teórico-metodológicas. 1ed.Goiânia: CEGRAF/UFG, 2017, v. 1, p. 1-313.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 18:42:26