Marcelo Mari

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8059077343813699
  • Última atualização do currículo em 10/08/2018


Doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Arte e Produção Simbólica pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2001). Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (1997). Atualmente é Professor da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte e Filosofia Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: arte moderna, estética, arte e sociedade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Mari
Nome em citações bibliográficas
MARI, M.;MARI, MARCELO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Instituto de Artes.
Departamento de Artes Visuais
Asa Norte
74001970 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 31071183


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Filosofia.
Faculdade de Filosofia Letras e Ciencias Humanas, FFLCH, Brasil.
Título: Estética e Política em Mário Pedrosa (1930-50), Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Celso Fernando Favaretto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1998 - 2001
Mestrado em arte e produção simbólica.
Escola de Comunicações e Artes, ECA-USP, Brasil.
Título: Mário Pedrosa e Ferreira Gullar - Sobre o ideário da crítica de arte nos anos 50 e 60,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Silvia Miranda Meira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Teoria da Gestalt; arte moderna; neoconcretismo; estética; construtivismo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Crítica da Arte.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.
Setores de atividade: Educação Superior.
1998 - 1999
Aperfeiçoamento em Técnicas especializadas e apoio de pesquisa.
Museu de Arte Contemporânea, MAC - USP, Brasil.
Título: Criação de bases de dados e banco de imagens do Museu de Arte Contemporânea da USP: pesquisa histórico-crítica e difusão cultural/Acervo do MAC on line. Ano de finalização: 1999.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1997 - 1998
Aperfeiçoamento em Técnicas especializadas e apoio de pesquisa.
Museu de Arte Contemporânea, MAC - USP, Brasil.
Título: Criação de bases de dados e banco de imagens do Museu de Arte Contemporânea da USP: pesquisa histórico-crítica e difusão cultural/Acervo do MAC on line. Ano de finalização: 1998.
Orientador: Daisy Peccinini.
Bolsista do(a): Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo, PRP-USP, Brasil.
1996 - 1997
Aperfeiçoamento em Técnicas especializadas e apoio de pesquisa.
Museu de Arte Contemporânea, MAC - USP, Brasil.
Título: Criação de bases de dados e banco de imagens do Museu de Arte Contemporânea da USP: pesquisa histórico-crítica e difusão cultural/Acervo do MAC on line. Ano de finalização: 1997.
Orientador: Daisy Peccinini.
Bolsista do(a): Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo, PRP-USP, Brasil.
1992 - 1997
Graduação em Filosofia.
Faculdade de Filosofia Letras e Ciencias Humanas, FFLCH, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Università di Bologna, UNIBO, Itália.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
2012 - 2013
Pós-Doutorado.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Brasileira.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Formação Complementar


2008 - 2008
La moda ed il design della calzatura. (Carga horária: 80h).
Associazione Veneziani nel Mondo, AVM, Itália.
2007 - 2007
Dirigente per lo sviluppo sostenibile. (Carga horária: 1240h).
Formambiente Scarl, FORMEZ, Itália.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2014 - Atual
Ensino, Teoria, Crítica e História da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TCHA 6 - Teoria, Crítica e História da Arte 6
03/2014 - Atual
Ensino, Teoria, Crítica e História da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CHAB 3 - Crítica e História da Arte no Brasil
05/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, .

03/2013 - Atual
Ensino, Teoria, Crítica e História da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TCHA 1 - Teoria, Crítica e História da Arte 1
03/2014 - 07/2014
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e História da Arte
08/2013 - 12/2013
Ensino, Teoria, Crítica e História da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte e Sociologia
03/2013 - 07/2013
Ensino, Teoria, Crítica e História da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte 2 - Idade Média e Renascimento
03/2013 - 07/2013
Ensino, Teoria, Crítica e História da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte e Pensamento

Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2011 - 02/2013
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historia da Arte
04/2010 - 02/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Museu Antropológico, .

Cargo ou função
membro do conselho curatorial.
03/2010 - 12/2012
Ensino, Artes Visuais - Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Vanguardas Artísticas
03/2010 - 12/2012
Ensino, Artes Visuais - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte Moderna: do Romantismo ao Impressionismo
Vanguardas Artísticas
08/2009 - 12/2012
Ensino, Arte e Cultura Visual, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A Crítica de Arte na Cultura Visual
08/2010 - 12/2011
Ensino, Direçao de Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historia da Arte I
03/2009 - 12/2009
Ensino, Design de Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte: da Pré-história à Idade Média
História da Arte: do Renascimeto ao Neoclassicismo
03/2009 - 12/2009
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte e Estética I
História da Arte e Estética II
03/2009 - 07/2009
Ensino, Artes Visuais - Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte Moderna: Romantismo e Impressionismo
03/2009 - 07/2009
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte Moderna

Faculdade Paulista de Artes, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

02/2008 - 12/2008
Ensino, História das Artes: Teoria e Crítica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Evolução das Artes Plásticas: Classicismo e Barroco

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim, FATEC-MOGI MIRIM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

9/2007 - 3/2008
Ensino, Projetos de Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Ciência e da Tecnologia
9/2007 - 3/2008
Ensino, Projetos de Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Humanidades

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciencias Humanas, FFLCH-USP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor monitor, Carga horária: 8

Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 4

Atividades

2/2005 - 7/2005
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia

Museu de Arte Contemporânea, MAC, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estágio, Carga horária: 10


Museu de Arte Contemporânea, MAC-USP, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: bolsista COSEAS, Carga horária: 10

Atividades

2/1994 - 2/1995
Estágios , Laboratório de Restauração de Papel, .

Estágio realizado
atividades técnicas de apoio à pesquisa, à exposição e conservação dos acervos do museu, atividades didáticas..

Faculdade de Tecnologia de São Paulo, FATEC-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: professor assistente, Enquadramento Funcional: clt, Carga horária: 22

Atividades

8/2006 - 5/2008
Ensino, Tecnologia de Pavimentação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
humanidades
8/2006 - 5/2008
Ensino, Projetos de Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
humanidades
8/2006 - 5/2008
Ensino, Processamento de Dados, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
humanidades
5/2006 - 5/2008
Ensino, Tecnologia Hidráulica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
relações interpessoais
5/2006 - 5/2008
Ensino, Processos de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
humanidades
5/2006 - 5/2008
Ensino, Edificações, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
humanidades

Museu de Arte Contemporânea, MAC - USP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: aperfeiçoamento de pesquisa, Enquadramento Funcional: bolsista CNPq, Carga horária: 0
Outras informações
Projeto integrado de pesquisa: Acervo do MAC - on line e Arte do Século XX/XXI - Visitando o MAC na web.

Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: aperfeiçoamento de pesquisa, Enquadramento Funcional: bolsista PRC/USP, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: aperfeiçoamento de pesquisa, Enquadramento Funcional: bolsista PRC/USP, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: bolsista FUNDAP, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: bolsista COSEAS, Carga horária: 10

Atividades

1997 - 1997
Outras atividades técnico-científicas , Museu de Arte Contemporânea, Museu de Arte Contemporânea.

Atividade realizada
simpósio Internacional "Surrealismo e Contemporaneidade, Grupo Austral e Cone Sul".
1997 - 1997
Outras atividades técnico-científicas , Divisão Científica, Divisão Científica.

Atividade realizada
exposição virtual "Phases Surrealismo e Contemporaneidade, Grupo Austral e Cone Sul".
1997 - 1997
Outras atividades técnico-científicas , Divisão Científica, Divisão Científica.

Atividade realizada
exposição virtual "Novas Esculturas nos Jardins do MAC-USP".
2/1995 - 2/1996
Estágios , Divisão Científica, .

Estágio realizado
atividades técnicas de apoio à pesquisa, à exposição e conservação dos acervos do museu, atividades didáticas..
1996 - 1996
Outras atividades técnico-científicas , Museu de Arte Contemporânea, Museu de Arte Contemporânea.

Atividade realizada
Exposição "Artistas do Grupo Austral - o círculo inicial".
1996 - 1996
Outras atividades técnico-científicas , Museu de Arte Contemporânea, Museu de Arte Contemporânea.

Atividade realizada
Exposição "Modernismo/Paris Anos 20: Vivências e Convivências".
1996 - 1996
Outras atividades técnico-científicas , Museu de Arte Contemporânea, Museu de Arte Contemporânea.

Atividade realizada
Exposição "Tribute 21 - Rauschemberg".
1996 - 1996
Outras atividades técnico-científicas , Museu de Arte Contemporânea, Museu de Arte Contemporânea.

Atividade realizada
Exposição "Volpi no acervo do MAC - homenagem no centenário de nascimento".
1996 - 1996
Outras atividades técnico-científicas , Museu de Arte Contemporânea, Museu de Arte Contemporânea.

Atividade realizada
Exposição "Vicente do Rego Monteiro".
2/1994 - 2/1995
Estágios , Divisão Científica, Laboratório de Restauração de Papel.

Estágio realizado
atividades técnicas de apoio à pesquisa, à exposição e conservação dos acervos do museu, atividades didáticas..

Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: prestador de serviço, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 10

Atividades

04/2001 - 07/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
historia da arte


Linhas de pesquisa


1.
Mobiliário Moderno em Brasília


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Gillo Dorfles: arte concreta, paralelos entre Itália e Brasil
Descrição: A pesquisa centra-se na valorização da arte concretista italiana, em torno do MAC de Gillo Dorfles, entendido como uma tentativa de resposta provisória tanto à abstração lírica e à arte acadêmica italiana, que fora produzida pela academia italiana, estimulada pelo fascismo de Mussolini e ainda estava em vigor no ano de 1948. Dorfles refere-se a esse período de aprendizado com os artistas suíços (Max Bill e Richard Paul Lohse) como seminal para sua trajetória e entendimento da arte, principalmente no que se refere ao abandono da velha classificação entre artes maiores e menores e com isso o início de seus estudos sobre o desenho industrial. Mais do que isso, o contato com a produção concretista suíça marcou a ruptura com os laços do passado representados tanto pelas antigas vanguardas a la francesa como pela arte acadêmica doutrinária e raciada do fascismo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Mobiliário Moderno em Brasília
Descrição: Projeto de pesquisa sobre mobiliário moderno de Brasília, com ênfase no patrimônio constituído ao longo dos anos na Capital Federal e suas instituições governamentais. O projeto visa fazer levantamento e estudo circunstanciador do patrimônio mobiliário da Universidade de Brasília (UnB), mais especificamente sobre o mobiliário moderno, utilizado à época da inauguração da UnB e anos posteriores. A importância desse projeto, que conta com levantamento e posterior estudo circunstanciador para futura publicação de livro sobre mobiliário da UnB, é justamente seu ineditismo; pois, ainda que observemos a relevância de recuperação da história do mobiliário moderno nas dimensões estética e histórica, inauguradas na fundação de Brasília, nada parecido foi realizado em termos de recuperação histórica do patrimônio da UnB. Patrimônio esse fundamental para se entender um capítulo essencial da história da arte moderna, de tendência construtiva, no Brasil. O estudo e publicação inédita certamente facilitará a preservação do patrimônio histórico desta Universidade. Esse levantamento primeiro do mobiliário-insígnia, em suas peças principais, será objeto de: 1) Levantamento fixado em registro escrito e fotográfico; 2) tentativa aproximativa de datação das peças com base possível em registros existentes ou não no patrimônio da UnB ; 3) Estudo aproximativo e comparativo para averiguação de autoria das peças do mobiliário; 4) produção de textos, de caráter estético e histórico do estilos próprios de cada um dos responsáveis pela elaboração dos projetos de mobília da UnB; 5) produção de livro-catálogo sobre o mobiliário-insígnia da UnB. Com essa atividade, visamos fortalecer um dos aspectos centrais da proposta de realização das comemorações da UnB 50 anos, de promoção da cultura a partir do patrimônio de bens móveis desta Universidade, que são um capítulo fundamental da história do mobiliário brasileiro. Visamos com isso dar foco ao patrimônio da UnB, que tem sido realizado pelas principais universidades brasileiras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcelo Mari - Coordenador / alex sandro calheiros - Integrante / Juliana Insua - Integrante / artur cruvinel - Integrante / fred hudson - Integrante / clarissa galindo - Integrante.
2010 - 2011
Pinot Gallizio e a Internacional Situacionista
Descrição: projeto de pesquisa desenvolvido junto com a professora Alessandra Borgogelli, Departamenti delle Arti Visive, Università di Bologna, Itália.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
A trajetória de Mário Pedrosa nos Estados Unidos (1938-45)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Núcleo de Estudos Mário Pedrosa
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marcelo Mari - Coordenador.Financiador(es): Universidade de Brasília - Outra.
Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 2
2008 - 2009
A trajetória de Asger Jorn: Grupo COBRA e Internacional Situacionista
Descrição: projeto de pesquisa desenvolvido em conjunto com a Professora Camilla Skovbjerg Paldam, Institute of Aesthetic Studies, Dept. of Art History, University of Aarhus.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Insígnias do móvel moderno
Descrição: Projeto de levantamento do móvel moderno na Universidade de Brasília.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcelo Mari - Coordenador / alex sandro calheiros - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Artype
2014 - Atual
Periódico: Participação (UnB)
2013 - Atual
Periódico: Apublicada
2013 - Atual
Periódico: Forma-mercadoria
2010 - 2011
Periódico: Visualidades (UFG)


Membro de comitê de assessoramento


2016 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Brasileira.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Crítica da Arte.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende BemLê Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.
Latim
Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Arp Fellows, Stiftung Hans Arp und Sophie Taeuber-Arp.
2010
Grantholder to the Erasmus Mundus - Monesia scholarship, Università di Bologna.
2010
Honra ao mérito, PIBIC - UFG.
2008
Grantholder under the Coimbra Group Scholarships Programme for Young Professors and Researchers from Latin America, The Coimbra Group.
2007
Borsa di studio - Ministero del Lavoro d' Italia & Unione Europea, FORMAMBIENTE.
2005
Participação, Projeto Nascente, Universidade de São Paulo.
2003
Participação, Projeto Nascente, Universidade de São Paulo.
1997
Finalista, Projeto Nascente, Universidade de São Paulo.
1994
Semi-finalista, 2º. Prêmio Talentos Michelangelo.
1993
Participação, XI Salão de Artes, Prefeitura da Cidade de Itajaí.
1993
Participação, 1o. Prêmio Talentos Michelangelo.
1990
Menção Especial do Júri, XXX Salão de Arte, Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo.
1989
Participação, 11º. Salão de Arte Contemporânea, Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARI, MARCELO2017MARI, MARCELO. Melancolia do moderno: móveis esquecidos de Sergio Rodrigues. ARS (SÃO PAULO), v. 15, p. 122-146, 2017.

2.
MARI, MARCELO2017MARI, MARCELO. ARTE DESTACADA DAS PAREDES: GALERISTAS ROUBAM GRAFITES?. PALÍNDROMO (ONLINE), v. 9, p. 128-141, 2017.

3.
MARI, M.;MARI, MARCELO2017MARI, M.. Radicalidade em Frederico Morais e o debate crítico no Brasil? (1966-1979). REVISTA VIS: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE, v. 16, p. 467-485, 2017.

4.
MARI, M.;MARI, MARCELO2016MARI, M.. Ferreira Gullar e a crise da vanguarda brasileira: artes visuais, imperialismo e periferia capitalista (1962-1969). Artelogie (Online), v. 1, p. 01-15-15, 2016.

5.
MARI, M.;MARI, MARCELO2015MARI, M.. A trajetória crítica de Ferreira Gullar e a experiência neoconcreta. Revista VIS (UnB), v. 13, p. 01-11, 2015.

6.
MARI, M.;MARI, MARCELO2015MARI, M.. Mário Pedrosa, debate between International informalism versus Latin American constructivism (1950-1965). Studies in Visual Arts and Communication, v. 2, p. 1-20, 2015.

7.
MARI, M.;MARI, MARCELO2014MARI, M.. Coletivos de arte no Brasil, situacionismo e política na sociedade do espetáculo. Arte Contexto, v. 1, p. 1-15, 2014.

8.
MARI, M.;MARI, MARCELO2013MARI, M.. Ideologia, comunicação e visualidade: o sistema artístico detectado. Sinal de Menos, v. 1, p. 336-341, 2013.

9.
MARI, M.;MARI, MARCELO2012MARI, M.. Frederico Morais: A Crise da Vanguarda Construtiva no Brasil (1960-70). Palíndromo, v. 1, p. 83-96, 2012.

10.
MARI, M.;MARI, MARCELO2011MARI, M.. Pierre Naville, Walter Benjamin e o debate sobre o surrealismo. Rapsódia (USP), v. 5, p. 97-107, 2011.

11.
MARI, M.;MARI, MARCELO2011MARI, M.. Serge Guilbaut: a esquerda e a política governamental para as artes nos Estados Unidos (1930-1940). Aisthe - revista da linha de estética do programa de pós-graduação em filosofia da universidade federal do rio de janeiro, v. 5, p. 73-83, 2011.

12.
MARI, M.;MARI, MARCELO2010MARI, M.. Mário Pedrosa e Cândido Portinari nos Estados Unidos (1942). Poiésis (Niterói), v. 1, p. 32-43, 2010.

13.
MARI, M.;MARI, MARCELO2010MARI, M.. América Latina: entre o planejamento urbano e o planeta favela. Revista Internacional de Língua Portuguesa, v. 1, p. 155-162, 2010.

14.
MARI, M.;MARI, MARCELO2010MARI, M.; MORAES, J. R. ; ROFRE, C. ; PAULA, D. O. . Waldomiro de Deus: cinquenta anos de arte. Visualidades (UFG), v. 8, p. 325-341, 2010.

15.
MARI, M.;MARI, MARCELO2009MARI, M.. Política das artes: Mário Pedrosa e a defesa da arte independente. Visualidades (UFG), v. 7, p. 09-23, 2009.

16.
MARI, M.;MARI, MARCELO2000MARI, M.. Aproximações entre a arte brasileira e a moda in Instituto da Moda. Instituto da Moda, São Paulo, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MARI, M.; RUFINONI, P. R. (Org.) . Ditadura, modernização conservadora e universidade: debates sobre um projeto de país. 1. ed. Goiânia: Editora da UFG, 2015. v. 1. 356p .

2.
MARI, M.; CALHEIROS, A. S. (Org.) ; RUFINONI, P. R. (Org.) . Mobiliário Moderno: das pequenas fábricas ao projeto da UnB. 1. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2014. v. 1. 250p .

3.
CALHEIROS, A. S. (Org.) ; SILVA, A. G. (Org.) ; MARI, M. (Org.) . Marxismo e produção simbólica - periferia e periferias. 1. ed. São Paulo: Nankin Editorial, 2013. v. 1. 278p .

Capítulos de livros publicados
1.
MARI, M.. A veste e o corpo: parangolé e corpo coletivo. In: Costa, Manso & Marques Filho. (Org.). Moda e historicidade: múltiplos olhares. 1ed.Goiânia: Espaço Acadêmico, 2017, v. 1, p. 139-149.

2.
MARI, M.. Del hot pop art al arte conceptual de la guerra de guerrillas: años de plomo en Brasil. In: Martin López, David. (Org.). Dolor, represión y censura política en la cultura del siglo XX. 1ed.Granada: Libargo, 2017, v. 1, p. 265-276.

3.
MARI, M.. Agitprop e arte independente na periferia capitalista. In: Quemim, A.; Villas Boas, G.. (Org.). Arte e vida social - pesquisas recentes no Brasil e na França. 1ed.Marseille: Openedition Press, 2016, v. 1, p. 1-445.

4.
MARI, M.. Improviso na periferia do capitalismo e universidade interrompida. In: Marcelo Mari; Pricila Rossinetti Rufinoni. (Org.). Ditadura, modernização conservadora e universidade: debates sobre um projeto de país. 1ed.Goiânia: Editora da UFG, 2015, v. 1, p. 203-221.

5.
MARI, M.. Dois Candangos e o legado de Sergio Rodrigues na UnB. Dois Candangos e o legado de Sergio Rodrigues na UnB. 1ed.Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2014, v. 1, p. 113-125.

6.
MARI, M.. Produção de móveis na UnB: cadeiras de madeira e de couro. Produção de móveis na UnB: cadeiras de madeira e de couro. 1ed.Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2014, v. 1, p. 149-167.

7.
MARI, M.. Exposição em Leverkunsen: Mário Pedrosa e a Crítica internacional. In: calheiros, alex; gonçalves, anderson; mari, marcelo. (Org.). Marxismo e Produção Simbólica. 1ed.são paulo: Nankin Editorial, 2013, v. , p. 221-238.

8.
MARI, M.. Invasion of Privacy, Body and Contemporary Art. In: Will Jackson, Bob Jeffery, Mattia Marino and Tom Sykes. (Org.). Crisis, Rupture and Anxiety: an interdisciplinary examination of contemporary and historical human challenges. 1ed.Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2012, v. , p. 128-139.

9.
MARI, M.. Hundertwasser contra a Cidade: Natureza, Ecologia e a Crise da Modernidade. In: KANTON, Katia. (Org.). POÉTICAS E POLÍTICAS DA NATUREZA. 1ed.São Paulo: MAC-USP, 2009, v. 01, p. 73-78.

10.
MARI, M.. Arte Contemporânea e Política: metáfora da arte para a política?. In: Victor Aquino. (Org.). Metáforas da Arte. São Paulo: MAC-USP/Programa de Pós-Graduação em Estética e História da Arte, 2008, v. , p. 103-106.

11.
MARI, M.. A emergência da temática social no Clube dos Artistas Modernos. In: Anderson Gonçalves;Débora Morato Pinto;Luiz Damon Santos Moutinho;Paulo Vieira Neto;Rodrigo Brandão. (Org.). Questões de Filosofia Contemporânea. São Paulo: Discurso Editorial, 2006, v. , p. 235-246.

12.
MARI, M.. A crítica de Mário Pedrosa e a reviravolta na percepção estética (anos 50 e 60). In: Elza Ajzenberg. (Org.). Arte Brasileira: Interaces para a contemporaneidade. São Paulo: Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte, 2005, v. , p. 192-196.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARI, M.. Afirmativa. Afirmativa, Goiânia, p. 81 - 82, 01 jan. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARI, M.. CONTROVÉRSIAS SOBRE A ARTE BRASILEIRA NA FEIRA MUNDIAL DE NOVA YORK, 1939. In: Anpap, 2017, Campinas. 26º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2017. v. 1. p. 1-20.

2.
TAGA, R. ; MARI, M. . CRÍTICA DE ARTE E TACHISMO NA 5ª BIENAL DE SÃO PAULO. In: 26º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2017, campinas. 26º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2017. v. 1. p. 1-20.

3.
MARI, M.. Curadores, artistas e como transformar a arte de rua em algo rentável. In: Anpap, 2016, Porto alegre. Anais da 25 Anpap. Porto alegre: Anpap. v. 1. p. 1-14.

4.
MARI, M.. Coletivos de arte, guerra de classes e capitalismo na periferia. In: Seminário América Latina: Cultura, História e Política, 2015, Uberlândia. Seminário América Latina: Cultura, História e Política, 2015. v. 1. p. 01-20.

5.
MARI, M.; DANGELO, B. . PARA UMA REVISÃO CRÍTICA DO ARQUIVO POLÍTICO DA VISUALIDADE. In: VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2015, Goiania. VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiania: FAV-UFG, 2015. v. 1. p. 167-178.

6.
MARI, M.. Congresso da AICA em 1959: o espaço da arte e do mobiliário na arquitetura moderna. In: 23o. Encontro Nacional da ANPAP: Ecossistemas Artísticos, 2014, Belo Horizonte. Ecossistemas Artisticos: anais do 23o. Encontro Nacional da ANPAP, 2014. p. 243-257.

7.
MARI, M.. Poltronas para o Dois Candangos Relato de um canteiro experimental na nova capital do Brasil (1962-1965). In: Anais do XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2014, Uberlândia. Anais do XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, Uberlândia, 2014. Uberlândia: CBHA, 2014. v. 1. p. 619-627.

8.
MARI, M.. Revolução rizomática na internet. In: 12.ART Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 2013, Brasília. #12.ART, 2013. p. 0-10.

9.
MARI, M.. Formação de Ambiente: primeira exposição de arte brasileira contemporânea na Europa (1959-1960). In: 22o. Encontro Nacional da ANPAP, 2013, Belém. 22o. Encontro Nacional da ANPAP, 2013. p. 1974-1986.

10.
MARI, M.. Vanguarda Socialista, formação de consciência e liberdade. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013, Salavador. XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013. v. 1. p. 1-15.

11.
MARI, M.. Mário Pedrosa e a crítica de arte internacional. In: V Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2012, Goiânia. V Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2012.

12.
MARI, M.. La curaduría de Frederico Morais: Cildo Meireles y Artur Barrio, 1970. In: V Seminário Internacional Políticas de la Memoria: Arte y Memoria, miradas sobre el pasado reciente, 2012, Buenos Aires. V Seminário Internacional Políticas de la Memoria: Arte y Memoria, miradas sobre el pasado reciente, 2012.

13.
MARI, M.. Frederico Morais e a crise da vanguarda no Brasil (1960-70). In: VIII Encontro de História da Arte - História da Arte e Curadoria, 2012, Campinas. VIII Encontro de História da Arte - História da Arte e Curadoria. Campinas: Unicamp, 2012. v. 1. p. 423-432.

14.
MARI, M.. América Latina na encruzilhada: arte, arquitetura e urbanismo. In: XV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2011, Curitiba. XV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2011.

15.
MARI, M.. Arte e Utopia: a figuração brasileira na primeira metade do século XX. In: 20o. Encontro Nacional da ANPAP, 2011, Rio de Janeiro. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Cd-Rom), 2011.

16.
MARI, M.. REVOLUÇÃO E IMAGEM NAS PÁGINAS DO RIZOMA.NET. In: seminário nacional de arte e cultura visual, 2011, goiania. Anais do ... Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual. goiania: fav-ufg, 2011. p. 230-245.

17.
MARI, M.. Crise da arte, tecnologia e Immobile Art. In: III Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual, 2010, Goiânia. Anais do ... Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual. Goiânia: FAV-UFG, 2010. p. 376-384.

18.
MARI, M.. Consideraçoes de Mario Pedrosa sobre a crise do circuito das artes. In: XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2010.

19.
MARI, M.. Invasao de privacidade: o novo territorio do corpo na arte contemporanea. In: 19o. Encontro Nacional da ANPAP, 2010, Cachoeira. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Cd-Rom), 2010.

20.
MARI, M.. Ferreira Gullar: Poesia e artes visuais. In: V Simpósio Nacional de História Cultural: Brasília, 50 anos, 2010, Brasília. V Simpósio Nacional de História Cultural: Brasília, 50 anos. Brasília: Universidade de Brasília, 2010. v. 1. p. 1-12.

21.
MARI, M.. A veste e o corpo: Parangolé e Corpo Coletivo. In: 3o. Encontro Centro-Oeste Design de Moda, 2009, Goiânia. Anais do 3o. Encontro Centro-Oeste de Design de Moda. Goiânia: FAV/UFG, 2009. p. 2227-2240.

22.
MARI, M.. Similaridades poéticas: livro-poema e bichos. In: 18o. Encontro Nacional da ANPAP, 2009, Salvador. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Cd-Rom), 2009.

23.
MARI, M.. Os Murais de Potinari na Biblioteca de Washimgton. In: III Encontro de História da Arte da UNICAMP, 2007, Campinas. III Enontro Nacional de Historia da Arte, 2007.

24.
MARI, M.. Objetividade, estrutura e correspondência entre os campos do conhecimento. In: II Encontro Nacional de História da Arte, 2006, Campinas. Unicamp. Campinas: Unicamp, 2006.

25.
MARI, M.. A crítica de Mário Pedrosa e a reviravolta na perpepção estética (anos 50 e 60). In: III Congresso em Estética e História da Arte: Arte Brasileira - Interfaces para a Contemporaneidade, 2005, São Paulo. Arte Brasileira - Interfaces para a Contemporaneidade. São Paulo: MAC/USP, 2005.

26.
MARI, M.. O grupo CAM de São Paulo. In: I Encontro Filosofia e Engajamento, 2005. Encontro Filosofia e Engajamento - UFPR, 2005.

27.
MARI, M.. Aproximacoes entre a arte brasileira e a moda. In: X Encontro Latino-Americano de Faculdades de Comunicacao Social, 2000, Sao Paulo. X Encontro Latino-Americano de faculdades de Comunicacao Social, 2000.

28.
MARI, M.. O depoimento de Roberto Schwarz sobre o Tropicalismo. In: X Encontro Nacional da ANPAP, 1999, São Paulo. X Encontro Nacional da ANPAP. Sao Paulo: ANPAP, 1999. v. II. p. 137-141.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARI, M.. The Collectivity of Art: Collectives of Art, Class War and Peripheral Capitalism in Brazil. In: The Fourth Forum of Critical Studies: Asking Big Questions Again, 2015, Lucca. The Fourth Forum of Critical Studies: Asking Big Questions Again. Lucca: Euroacademia, 2015.

2.
MARI, M.. Canteiro de ideias e Universidade Interrompida. In: II Jornada de Filosofia Política da UnB: a Ditadura e a Universidade, 2014, Brasília. Caderno de Resumos II Jornada de Filosofia Política da UnB: a Ditadura e a Universidade. Brasília: Universidade de Brasília, 2014. p. 33-34.

3.
ALENCAR, M. T. L. ; MARI, M. . A crítica expandida em Frederico Morais: da folha em branco ao cubo branco. In: Programa de iniciação científica, 2014, Brasília. Programa de iniciação científica - UnB, 2014.

4.
OLIVEIRA, A. C. ; MARI, M. . Insígnias do Projeto Moderno: Pinturas. In: Programa de iniciação científica, 2014, Brasília. Programa de iniciação científica - UnB, 2014.

5.
MARI, M.. Urbe ordenanda versus caos: reflexões sobre a exposição Realidad Ciudad, BRASIL-CUBA. In: I Jornada de Filosofia Política da UnB: Filosofia, Política e Engajamento, 2013, Brasília. Caderno de Resumos I Jornada de Filosofia Política da UnB - Filosofia, Política e Engajamento. Brasília: Departamento de Filosofia - UnB, 2013. v. 1. p. 22-23.

6.
MARI, M.. Mário Pedrosa e a tendência construtiva nos trópicos. In: II Colóquio Marxismo e Produção Simbólica: Periferia e Periferias Outras, 2012, Brasília. CD-Rom de dados - caderno de resumos III Colóquio Marxismo e Produção Simbólica: Periferia e Periferias Outras, 2012.

7.
MARI, M.. Consideraçoes de Mario Pedrosa sobre a crise do circuito das artes. In: XXX Coloquio do Comite Brasileiro de Historia da Arte, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2010.

8.
MARI, M.. A trajetória de Mário Pedrosa nos Estados Unidos e seus desdobramentos na arte brasileira. In: 1º Colóquio de Pesquisa da FAV - Cartografias: arte, design, arquitetura e seu ensino, 2009, Goiânia. 1º Colóquio de Pesquisa da FAV - Cartografias: arte, design, arquitetura e seu ensino. Goiâniua: FAV-UFG, 2009. v. 1. p. 1-2.

9.
MARI, M.. Os murais de Portinari na Biblioteca de Washington. In: III Encontro Nacional de História da Arte, 2007, Campinas. III Encontro Nacional de História da Arte, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARI, M.. Murals by Portinari in Washington: the American art between the Fortress of Freedom and the Democratic Realism. In: The Fine Arts and Critics: Legitimizing the Status Quo and the Social Order, 2016, DIJON. The Fine Arts and Critics: Legitimizing the Status Quo and the Social Order. DIJON: University of Burgundy, 2016. v. 1. p. 2-3.

2.
MARI, M.. Monumentos públicos e justiça de transição para os crimes das ditaduras no Brasil e na Argentina. In: II Simpósio internacional pensar e repensar a Amárica Latina, 2016, são paulo. PROLAM - II Simpósio internacional pensar e repensar a Amárica Latina, 2016.

3.
MORAES, B. L. ; MARI, M. . A formação do Núcleo de Estudos Mário Pedrosa e a atualidade de seu discurso teórico sobre as artes plásticas. In: 63a. Reunião da SBPC, 2011, Goiânia. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2011.

4.
MARI, M.. Situacionismo: arte e política na sociedade do espetáculo. In: I Congresso Internacional Texto-Imagem, 2010, São Paulo. I Congresso Internacional Texto-Imagem. São Paulo: UNIFESP - São Paulo, 2010. v. 1.

5.
MARI, M.. Subsunção do debate entre teóricos da Gestalt e de Merleau-Ponty no interior da tendência construtiva brasileira. In: III Congresso de Fenomenologia do Centro-Oeste, 2009, Goiânia. Anais III Congresso de Fenomenologia do Centro-Oeste, 2009. p. 50-50.

6.
MARI, M.. Mário Pedrosa e o projeto construtivo na arte brasileira. In: Encontro Nacional da ANPOF, 2002, São Paulo. Anais da ANPOF, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
MARI, M.. Murals by Portinari in Washington: the American art between the Fortress of freedom and the Democratic realism. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MARI, M.. Coletivos de arte, guerra de classes e capitalismo na periferia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MARI, M.. Ferreira Gullar, partido comunista e crítica da cultura nos anos de 1960. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MARI, M.; DANGELO, B. . PARA UMA REVISÃO CRÍTICA DO ARQUIVO POLÍTICO DA VISUALIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MARI, M.. The Collectivity of Art: Collectives of Art, Class War and Peripheral Capitalism in Brazil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MARI, M.. Congresso da AICA em 1959: o espaço da arte e do mobiliário na arquitetura moderna. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MARI, M.. Poltronas para o Dois Candangos ? Relato de um canteiro experimental na nova capital do Brasil (1962-1965). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MARI, M.. Canteiro de ideias e Universidade Interrompida. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MARI, M.. Frederico Morais, entre assimilação e radicalidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MARI, M.. O semanário Vanguarda Socialista pela formação de consciência e de liberdade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MARI, M.. Revolução rizomática na internet. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MARI, M.. Formação de Ambiente: primeira exposição de arte brasileira contemporânea na Europa (1959-1960). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MARI, M.. Mário Pedrosa e a tendência construtiva nos trópicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MARI, M.. La curaduría de Frederico Morais: Cildo Meireles y Artur Barrio, 1970. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MARI, M.. Mário Pedrosa and Jorg Lampe: an exhibition in Vienna, 1959. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MARI, M.. Mário Pedrosa e a crítica de arte internacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MARI, M.. Do corpo à terra: Frederico Morais, curador-crítico-artista. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MARI, M.. Crise política e arte nos anos de 1970. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
MARI, M.. Vanguarda Socialista e a arte brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MARI, M.. Arte e Utopia: a figuração brasileira na primeira metade do século XX. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MARI, M.. América Latina na encruzilhada: arte, arquitetura e urbanismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MARI, M.. Arte concreta brasiliana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
MARI, M.. Crise da Arte, tecnologia e Immobile Art. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MARI, M.. Consideraçoes de Mario Pedrosa sobre a crise do circuito das artes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
MARI, M.. Situacionismo: arte e política na sociedade do espetáculo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
MARI, M.. Experiencia Neo-concreta. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MARI, M.. Experiencia Neoconcreta. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
MARI, M.. A tendência construtiva na arte brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
MARI, M.. Pierre Naville, Walter Benjamin e o Surrealismo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
MARI, M.. Similaridades poéticas: livro-poema e bichos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
MARI, M.. Subsunção do debate entre teóricos da Gestalt e Merleau-Ponty no interior da tendência construtiva brasileira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
MARI, M.. Ferreira Gullar: poesia e artes visuais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
MARI, M.. A veste e o corpo: Parangolé e Corpo Coletivo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
MARI, M.. Mário Pedrosa e a arte independente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
MARI, M.. Do museu para a cidade: limites da experiência construtiva no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
MARI, M.. Os murais de Portinari em Washington. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
MARI, M.. Os Murais de Potinari na Biblioteca de Washimgton. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
MARI, M.. Unidade, percepção estética e correspondência entre os campos de conhecimento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
MARI, M.. Ética e trabalho na socieade globalizada. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
MARI, M.. Mário Pedrosa: reviravolta na percepção estética. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
MARI, M.. A emergência da temática social no CAM. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
MARI, M.. Mário Pedrosa e o projeto construtivo na arte brasileira. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
MARI, M.. Aproximações entre arte brasileira e moda. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
MARI, M.. O depoimento de Roberto Schwarz sobre o tropicalismo. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MARI, M.; OLIVEIRA, E. D. G. . Dossiê História da Crítica de Arte no Brasil (1930 - 1970). Brasília, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
MARI, M.; RUFINONI, P. R. . Introdução sobre a Ditadura e a Universidade de Brasília. Goiânia, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

3.
CALHEIROS, A. S. ; SILVA, A. G. ; MARI, M. . Apresentação. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
MARI, M.. Paulo Leminski - Mário Pedrosa. São Paulo: Caros Amigos, 2000 (Citação em artigo).

5.
MARI, M.. Enlightment. São Paulo: Pensamento, 1999. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MARI, M.. Analista dos APCNs da área de pesquisa Interdisciplinar. 2018.

2.
MARI, M.. Avaliação de programas de pós-graduação CAPES. 2017.

3.
MARI, M.. Comissão julgadora FAPESP. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
MARI, M.. Provas primas. 2015.

2.
MARI, M.; ALVIM, P. ; PUGLIESE, V. . Avaliação de plano de trabalho para estágio probatório. 2014.

3.
CURI, A. S. ; MARI, M. ; NEDIALKOV, B. I. . progressão funcional de professor. 2014.

4.
MARI, M.; OLIVEIRA, E. D. G. ; NOBREGA, C. M. . credenciamento em programa de pós-graduação. 2014.

5.
MARI, M.. credenciamento em programa de pós-graduação. 2014.

6.
MARI, M.. Revista Angelus Novus. 2014.

7.
MARI, M.; PUGLIESE, V. ; ALVIM, P. ; RUFINONI, P. R. . Projeto Político Pedagógico do Curso de teoria, crítica e história da arte da UnB. 2013.

8.
MARI, M.. credenciamento em programa de pós-graduação. 2013.

9.
MARI, M.. Afastamento para pós-doutorado. 2013.

10.
MARI, M.. parecer para a Revista Cadernos de História. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
MARI, M.; RUFINONI, P. R. . DITADURA, MODERNIDADE CONSERVADORA E UNIVERSIDADE: DEBATES SOBRE UM PROJETO DE PAIS. 2015. (Editoração/Livro).

2.
MARI, M.; OLIVEIRA, E. D. G. . Dossiê História da Crítica de Arte no Brasil (1930 - 1970). 2015. (Editoração/Periódico).

3.
MARI, M.. Pinot Gallizio e a Internacional Situacionista. 2010. (Relatório de pesquisa).

4.
MARI, M.; PASSOS, C. S. ; PARREIRA, S. . Prêmio Bunge. 2009. (pintura).

5.
MARI, M.. Ética e Meio Ambiente. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de disciplina Relações Interpessoais).

6.
MARI, M.; HELDER, J. ; FREYMÜLLER, E. . ACTA ANATOMICA. 1995. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - revista).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
MARI, M.. Mundo do trabalho em crise - série 1: a desmaterialização dos meios produtivos. 2005. Outra.

2.
MARI, M.; MARCATTI, C. R. . Olho Mágico. 2003. Pintura.

3.
MARI, M.. Doação de registros e fotografias de minha produção plástica para o Paço das Artes. 1997. Outra.

4.
MARI, M.. Objetos antropofágicos. 1996. Outra.

5.
MARI, M.. Sem título. 1995. Instalação.

6.
MARI, M.. Sem título. 1994. Pintura.

7.
MARI, M.. Brotos. 1994. Outra.

8.
MARI, M.. Sem título. 1993. Pintura.

9.
MARI, M.. Sem título. 1993. Pintura.

10.
MARI, M.. O Varal. 1989. Pintura.

Demais trabalhos
1.
MARI, M.. Concretismo e tendência construtiva no Brasil. 2011 (Aula Magna) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, E. D. G.; MARI, M.; MAGALHAES, A. G.. Participação em banca de Rachel Vallego Rodrigues. Da Galeria Colletio ao Banco Central do Brasil - percursos de uma coleção de arte.. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília.

2.
MARI, M.; NORONHA, M. P.; BORGES, M. E.. Participação em banca de Renato Fonseca Ferreira. Jorge Braga e Mariosan: Uma análise das charges políticas publicadas no Jornal O Popular em Goiânia (2008-2009). 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-graduaçao em Arte e Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais.

3.
MARI, M.; BORGES, M. E.; CAPEL, H. S. F.. Participação em banca de Glayce Rocha Santos Coimbra. Morte e vida severina em Cândido Portinari e João Cabral de Melo Neto. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-graduaçao em Arte e Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais.

4.
BORGES, M. E.; COUTO, F. M.; MARI, M.. Participação em banca de Gildo Pereira Teixeira. Desdobramento da escultura moderna em Goiânia a partir das obras de Gustav Ritter. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais.

5.
MARI, M.; COLA, C. P.; PINEL, H.; PAIVA, F. S. L.. Participação em banca de Glícia Conceição Manso Paganotto. A arte-terapia (re)significando a vida, da mente vazia às idéias coloridas: uma experiência de educação emocional e reabilitação psicossocial com pacientes mentais por meio das linguagens visuais. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.

6.
MARI, M.; CLIMACO, J. C. T. S.; SZTURM, E.. Participação em banca de José Antonio Gomes de Souza. Trançar com as mãos e tramar com os olhos: um testemunho da arte goiana. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais.

7.
MARI, M.; BORGES, M. E.; KNAUSS, P.. Participação em banca de Jordana Falcão Tavares. Construções, desconstruções e reconstruções: Histórias do grafite goianiense contemporâneo. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais.

8.
MARI, M.; CLIMACO, J. C. T. S.; LIMA, N. C.. Participação em banca de Selma Rodrigues Parreira. Lençois esquecidos no rio vermelho. 2010. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás.

9.
MARI, M.; BORGES, M. E.; NORONHA, M. P.. Participação em banca de Armando Aguiar Guedes Coelho. Carlos Sena: a trajetória de um artista inserido na arte goiana. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais.

10.
MARI, M.; SANDES, N. F.; ANDRADE, R. M.. Participação em banca de Sejana de Pina Jayme. Vestidos de familia: fotografias e memoria. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-graduaçao em Arte e Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais.

Teses de doutorado
1.
DANGELO, B.; MARI, M.; BACCARA, S.; RENNIE, C.. Participação em banca de Pritama Morgado Brussolo. Memória em um espaço de transição. 2017. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília.

2.
MEDEIROS, M. B.; MARI, M.; ARANTES, P.; GALLY, M.. Participação em banca de Daniel Hora. Teoria da arte hacker: estética, diferença e transgressão tecnológica.. 2015. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília.

3.
NORONHA, M. P.; OLIVEIRA, C. I.; Ramos, P. V.; MARI, M.; SANTOS, D. O. A.. Participação em banca de Suely Lima de Assis Pinto. Arquivo, museu, contemporaneo, a fabricaçao do conceito de arte contemporanea no Museu de Arte de Santa Catarina-MASC/SC. 2011. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Doutorado
1.
MARI, M.; DUNAEVA, C.; OLIVEIRA, E. D. G.. Participação em banca de Sissa Aneleh Batista de Assis. Vertentes e vetores da fotografia feminina do Pará. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade de Brasília.

2.
MARI, M.; BORGES, M. E.; CLIMACO, J. C. T. S.. Participação em banca de Armando de Aguiar Guedes Coelho. O Mercado de arte goiano e o artista como ser social.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás.

3.
Marcio Pizarro Noronha; SANDES, N. F.; MARI, M.. Participação em banca de Valquíria Guimarães Duarte. Tempos Narrativos, Imagem e História no Projeto e Construção do Edifício da Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre RS, 1998-2008), de Álvaro Siza.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Goiás.

4.
Suely Lima de Assis Pinto; Marcio Pizarro Noronha; MARI, M.. Participação em banca de Suely Lima de Assis Pinto. Uma história do conceito de arte na experiência dos museus de arte: A fabricação do comtemporâneo no Museu de Arte de Santa Catarina - MASC. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em História) - Faculdade de História.

Qualificações de Mestrado
1.
GALLY, M.; RUFINONI, P. R.; MARI, M.. Participação em banca de Lennon Oliveira Noleto. O visível além do visível. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

2.
BARRIOS, V. C. M.; MARTINEZ, E. S.; MARI, M.. Participação em banca de Guilherme Lazzaretti. Pintura e sinestesia: percurso entre telas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade de Brasília.

3.
MARI, M.; OLIVEIRA, E. D. G.; RUFINONI, P. R.. Participação em banca de Ricardo Taga. A crítica de Frederico Morais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade de Brasília.

4.
OLIVEIRA, E. D. G.; MARI, M.; PUGLIESE, V.. Participação em banca de Pedro Ernesto Freitas Lima. Disfarce de intenções: o mostrar e o esconder em Jac Leirner.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade de Brasília.

5.
OLIVEIRA, E. D. G.; COUTO, F. M.; MARI, M.. Participação em banca de Rachel Vallego Rodrigues. A galeria Collectio e coleção do Banco Central do Brasil.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Santos, J. S.; MARI, M.; Regiani, Atila. Participação em banca de Jeaninne Soares Santos.Quase oníricas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

2.
MARI, M.; BORGES, M. E.; MORAES, J. R.. Participação em banca de Daimone Poliard dos Santos.O humor na arte contemporânea. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Faculdade de Artes Visuais.

3.
SILVA, O. C.; JORGE, A. M.; MARI, M.. Participação em banca de Natalia Lopes Murillo.Desenhos Fotográficos: o álbum, a memória, o narrador e um pouco do processo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Faculdade de Artes Visuais.

4.
Hur, D. U.; MARI, M.. Participação em banca de Camila Caires Craveiro.Intervenções urbanas: capitalismo, subjetividade e política. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Educação.

5.
AFONSO, M. A.; JORDAO, P. V. V.; MARI, M.. Participação em banca de Dalton Oliveira de Paula.Corpo silenciado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Faculdade de Artes Visuais.

6.
MARI, M.; GOYA, E. J.; LIMA, N. C.. Participação em banca de Bárbara Lopes Moraes.O Museu de Arte de Goiânia: relações e negociações institucionais com o circuito de arte contemporânea (1990-2009). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Faculdade de Artes Visuais.

7.
MARI, M.; MORAES, J. R.; AFONSO, M. A.. Participação em banca de Aline Bueno.O corpo em conflito: as relações entre sujeito e objeto nas artes plásticas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Faculdade de Artes Visuais.

8.
CLIMACO, J. C. T. S.; VELOSO, S. C. B.; MARI, M.. Participação em banca de Gisele Jacinto Lopes.A ilustraçao cientìfica como forma de expressao artìstica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Faculdade de Artes Visuais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MARI, M.; DUNAEVA, C.; PEREIRA, M. C.. Concurso para professor efetivo em História da Arte. 2016.

2.
MARI, M.; RUFINONI, P. R.; ANDRADE, M. A. P.. Concurso público para contratação de Professor Adjunto em História Social da Arte no Brasil. 2015. Universidade de Brasília.

3.
PUGLIESE, V.; MARI, M.; Regiani, Atila. Professor substituto de História da Arte. 2014. Universidade de Brasília.

4.
MARI, M.; RUFINONI, P. R.; DABUL, L.. Professor Adjunto Arte e sociologia. 2014. Universidade de Brasília.

5.
PUGLIESE, V.; DANGELO, B.; MARI, M.. Professor substituto de História da Arte Antiga. 2014. Universidade de Brasília.

6.
PEDROSO, G. J. T.; OLIVEIRA, R.; MARI, M.. Concurso público para contratação de Professor Assistente Doutor no conjunto das disciplinas Filosofia da Ciência, Filosofia, Filosofia Geral e Filosofia do Direito. 2014. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

7.
MARI, M.; PUGLIESE, V.. Professor Substituto para História da arte brasileira. 2013. Universidade de Brasília.

8.
MARI, M.; CALHEIROS, A. S.; COSTA, L. E. O.. História da arte, filosofia e linguagem. 2013. Universidade de Brasília.

9.
MARI, M.; MELLO, M. M.; GODOY, P. B.. Concurso Professor Substituto História da Arte. 2012. Faculdade de Artes Visuais.

10.
MARI, M.; BORGES, M. E.; CAPEL, H. S. F.. Concurso de História da Arte. 2010. Universidade Federal de Goiás.

Outras participações
1.
MARI, M.. Prova de habilitação específica. 2017.

2.
MARI, M.. Membro de comissão de seleção de mestrado e doutorado/UnB. 2017. Universidade de Brasília.

3.
MARI, M.. Prova de habilitação específica. 2016. Universidade de Brasília.

4.
MARI, M.; PUGLIESE, V.. Prova de Habilitação Específica. 2013. Universidade de Brasília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Anpap. CURADORES, ARTISTAS E COMO TRANSFORMAR A ARTE DE RUA EM ALGO RENTÁVEL. 2016. (Congresso).

2.
Comitê Brasileiro de História da Arte. Móveis esquecidos de Sergio Rodrigues. 2016. (Congresso).

3.
II Simpósio internacional pensar e repensar a América Latina.Arte e Cultura da América Latina. 2016. (Simpósio).

4.
The Fine Arts and Critics: Legitimizing the Status Quo and the Social Order. Murals by Portinari in Washington: the American art between the Fortress of freedom and the Democratic realism. 2016. (Congresso).

5.
III Semiário Internacional de moda, cultura e arte.A crítica de arte de Ferreira Gullar. 2015. (Seminário).

6.
23o. Encontro Nacional da ANPAP: Ecossistemas Artísticos.Congresso da AICA em 1959: o espaço da arte e do mobiliário na arquitetura moderna. 2014. (Encontro).

7.
II Jornada de Filosofia Política da UnB: a Ditadura e a Universidade.Canteiro de ideias e Universidade Interrompida. 2014. (Outra).

8.
XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: territórios da História da da Arte.Poltronas para o Dois Candangos ? Relato de um canteiro experimental na nova capital do Brasil (1962-1965). 2014. (Outra).

9.
12.ART Encontro Internacional de Arte e Tecnologia.Revolução rizomática na internet. 2013. (Encontro).

10.
22o. Encontro Nacional da ANPAP.Formação de Ambiente: primeira exposição de arte brasileira contemporânea na Europa (1959-1960). 2013. (Encontro).

11.
Encontro de História da Crítica de Arte: temas e arquivos.Frederico Morais, entre assimilação e radicalidade. 2013. (Encontro).

12.
XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. O semanário Vanguarda Socialista pela formação de consciência e de liberdade. 2013. (Congresso).

13.
54 International Congress of Americanists. Mário Pedrosa and Jorg Lampe: an exhibition in Vienna, 1959. 2012. (Congresso).

14.
II Colóquio Marxismo e Produção Simbólica: Periferia e Periferias Os Outras.Mário Pedrosa e a tendência construtiva nos trópicos. 2012. (Outra).

15.
VIII Encontro de História da Arte.Do corpo à terra: Frederico Morais, curador-crítico-artista. 2012. (Encontro).

16.
V Seminario Internacional Políticas de la Memoria: Arte y Memoria, miradas sobre el pasado reciente.La curaduría de Frederico Morais: Cildo Meireles y Artur Barrio, 1970. 2012. (Seminário).

17.
V Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual.Mário Pedrosa e a crítica de arte internacional. 2012. (Seminário).

18.
20o. Encontro Nacional da ANPAP.Arte e Utopia: a figuração brasileira na primeira metade do século XX. 2011. (Encontro).

19.
63a. Reuniao Anual da SBPC.A formaçao do Nucleo de Estudos Mario Pedrosa e a atualidade de seu discurso teorico sobre as artes plasticas. 2011. (Outra).

20.
I Coloquio Capitalismo e Produção Simbólica.O semanário Vanguarda Socialista. 2011. (Encontro).

21.
IV Seminario Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual.Revoluçao e imagem nas paginas do Rizoma.Net. 2011. (Seminário).

22.
XV Congresso Brasileiro de Sociologia. América Latina na encruzilhada: arte, arquitetura e urbanismo. 2011. (Congresso).

23.
19o. Encontro Nacional da ANPAP.Invasao de Privacidade: o novo territorio do corpo na arte contemporanea. 2010. (Encontro).

24.
I Congresso Internacional Texto-Imagem. Situacionismo: arte e política na sociedade do espetáculo. 2010. (Congresso).

25.
III Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual.Crise da arte, tecnologia e Immobile Art. 2010. (Seminário).

26.
I Simpósio Nacional de Marxismo Libertário.Pierre Naville, Walter Benjamin e o Surrealismo. 2010. (Simpósio).

27.
VII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensao da UFG. mesa "Espaços habitados 1: abordagens e reflexoes". 2010. (Congresso).

28.
V Simposio Nacional de Historia Cultural.Experiencia Neoconcreta. 2010. (Simpósio).

29.
XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.Consideraçoes de Mario Pedrosa sobre a crise do circuito das artes. 2010. (Outra).

30.
18o. Encontro Nacional da ANPAP.Similaridades Poéticas: livro-poema e bichos. 2009. (Encontro).

31.
3o. Encontro Centro-Oeste Design de Moda.A veste e o corpo: Parangolé e Corpo Coletivo. 2009. (Encontro).

32.
I Coloquio de Pesquisa da FAV.A trajetoria de Mario Pedrosa nos Estados Unidos (1937-1945). 2009. (Outra).

33.
III Congresso de Fenomenologia do Centro-Oeste. Subsunção do debate entre teóricos da Gestalt e Merleau-Ponty no interior da tendência construtiva brasileira. 2009. (Congresso).

34.
II Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual.Ferreira Gullar: poesia e artes visuais. 2009. (Seminário).

35.
Metáforas da Rua MAC-USP. Do museu para a cidade: limites da experiência construtiva no Brasil. 2008. (Congresso).

36.
III Encontro de História da Arte da UNICAMP.Os murais de Portinari em Washington. 2007. (Encontro).

37.
IV Jornada de Reflexão Acadêmico Profissional.Ética e trabalho na sociedade globalizada. 2006. (Outra).

38.
Segundo Encontro Nacional de História da Arte.Unidade, percepção estética e correspondência entre os campos do conhecimento. 2006. (Encontro).

39.
Comunicação e o Sex Appeal do Inorgânico. 2005. (Outra).

40.
Encontro Internacional Situação #3 Estética e Política. 2005. (Encontro).

41.
I Encontro Filosofia e Engajamento.A emergência da temática social no CAM em São Paulo. 2005. (Encontro).

42.
III Congresso em Estética e História da Arte: Arte Brasileira - Interfaces para a Contemporaneidade. Mário Pedrosa: revirtavolta na percepção estética. 2005. (Congresso).

43.
O silêncio dos intelectuais. 2005. (Outra).

44.
Simpósio Internacional USP e Sophia. 2005. (Simpósio).

45.
Seminário de Cultura e Extensão. 2004. (Seminário).

46.
ANPOF.Mário Pedrosa e o projeto construtivo na arte brasileira. 2002. (Encontro).

47.
I Semana de Estudos Clássicos. 2002. (Outra).

48.
Seminário Internacional Os lugares da Crítica de Arte. 2002. (Seminário).

49.
IV Congresso Arte e Ciência. 2001. (Congresso).

50.
Seminário ABCA: Pesquisa em Arte e Crítica. 2001. (Seminário).

51.
X Encontro Latino Americano de Faculdades de Comunicação Social.Aproximações entre a arte brasileira e a moda. 2000. (Encontro).

52.
X Encontro Nacional da ANPAP.O depoimento de Roberto Schwarz sobre o Tropicalismo. 1999. (Encontro).

53.
Simpósio Internacional PHASES - Surrealismo e Contemporaneidade. 1997. (Simpósio).

54.
Simpósio Recepção Estética em Museu de Arte Contemporânea. 1996. (Simpósio).

55.
Congresso Arte e Ciência. 1995. (Congresso).

56.
Simpósio Modernidade, Pintura e Utopia. 1995. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARI, M.; KERN, D. . De las organizaciones panamericanas a la guerra fría: arte y cultura en América Latina. 2018. (Congresso).

2.
ALMEIDA, C. ; TEDÉIA, G. ; MARI, MARCELO . IV Jornada de filosofia política - Direito à cidade. 2017. (Congresso).

3.
MARI, M.; RUFINONI, P. R. . III Jornada de Filosofia Política da UnB: Estado de exceção. 2016. (Outro).

4.
MARI, M.; RUFINONI, P. R. ; CALHEIROS, A. S. ; TEDÉIA, G. ; ALMEIDA, M. C. P. ; PAULA, M. G. . II Jornada de Filosofia Política da UnB: a Ditadura e a Universidade. 2014. (Outro).

5.
MARI, M.. II Colóquio Marxismo e Produção Simbólica: Periferia e Periferias Outras. 2012. (Outro).

6.
TAVARES, C. S. A. ; MARI, M. . I Coloquio Capitalismo e Produçao Simbolica. 2011. (Outro).

7.
MARI, M.. I Simposio Nacional Marxismo Libertario. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Carolina de Almeida Vecchio. Relações de política cultural entre Brasil e China. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Ricardo Taga. Frederico Morais: Crítico de arte. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Márcio Tavares dos Santos. Escena avanzada em Chile. Início: 2017. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Marijara Souza Queiroz. A indumentária de candomblé na coleção do Museu do Traje e do Têxtil. Início: 2017. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília. (Orientador).

3.
Frederico Hudson Jr.. Mobiliário Moderno. Início: 2014. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília. (Orientador).

4.
Renata Simoni Homen de Carvalho. Arte e Religião. Início: 2014. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Samara Correia da Cunha. Crítica de arte no Brasil: Clarival Valadares. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Roberto Eduardo Silva. As ruínas de Brasília: uma arte esquecida. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Abi - Filosofia) - Universidade de Brasília. (Orientador).

3.
Juliana Insua Vasquez. Mobiliário Moderno de Brasília. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

4.
Artur Cruvinel de Oliveira. Artistas Construtivos em Brasília. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Daniella Medeiros Moreira Rocha. A pioneira arquitetura dos hotéis Art Déco de Goiânia - décadas 1930-50. 2013. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Marcelo Mari.

2.
Renato Fonseca Ferreira. Jorge Braga e Mariosan: Uma análise das charges políticas publicadas no Jornal O Popular em Goiânia (2008-2009). 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-graduaçao em Arte e Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais, . Orientador: Marcelo Mari.

3.
Marcos André Galdino Morais. Samuel Costa (1954-1987): um fotógrafo brasileiro em Paris. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais, . Coorientador: Marcelo Mari.

4.
Sejana de Pina Jayme. Vestidos de família, Fotografia e Memória: um diálogo entre imagens. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Mari.

Tese de doutorado
1.
Sissa Aneleh Batista de Assis. Fotografia no Pará, anos 1980-2010. 2017. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Mari.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernanda Quintas Nogueira. Educação para a Paz. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade de Brasília. Orientador: Marcelo Mari.

Iniciação científica
1.
Marco Tulio Lustosa de Alencar. A crítica expandida em Frederico Morais: da folha em branco ao cubo branco. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília. Orientador: Marcelo Mari.

2.
Ricardo Taga. Congresso Extraordinário da Associação Internacional de Críticos de Arte, 1959. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Visuais - Bacharelado) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo Mari.

3.
Luana Xavier. A influencia schilleriana na obra de Mário Pedrosa. 2010. Iniciação Científica - Faculdade de Artes Visuais. Orientador: Marcelo Mari.

4.
Bárbara Lopes Moraes. Núcleo de Estudos Mário Pedrosa. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Visuais) - Faculdade de Artes Visuais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Mari.

Orientações de outra natureza
1.
Larissa Cantarino. Bolsista PROCOM. 2011. Orientação de outra natureza - Faculdade de Artes Visuais. Orientador: Marcelo Mari.

2.
Pollyana de Oiveira Brito Melo. Bolsista REUNI. 2010. Orientação de outra natureza. (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais, Pro-Reitoria de Pesquisa e Pos-Graduaçao da Universidade Federal de Goias. Orientador: Marcelo Mari.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MARI, M.;MARI, MARCELO2014MARI, M.. Coletivos de arte no Brasil, situacionismo e política na sociedade do espetáculo. Arte Contexto, v. 1, p. 1-15, 2014.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARI, M.. Afirmativa. Afirmativa, Goiânia, p. 81 - 82, 01 jan. 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
MARI, M.. Crise política e arte nos anos de 1970. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Parecerista da Revista Visualidades;
Parecerista da Revista Primeiros Escritos.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 7:29:00