Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8067497377630922
  • Última atualização do currículo em 15/10/2018


Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998), mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atualmente é professor de ensino básico técnico e tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem projetos de pesquisa na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas, atuando principalmente nos seguintes temas: aspersão térmica, revestimentos para elevadas temperaturas, cavitação, soldagem, aço inoxidável martensítico e revestimento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz
Nome em citações bibliográficas
PUKASIEWICZ, A. G. M.;PUKASIEWICZ, ANDERSON GERALDO MARENDA;PUKASIEWICZ, A.G.M.;PUKASIEWICZ, ANDERSON G.M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Mecânica, Unidade de Ponta Grossa.
AV. MONTEIRO LOBATO S/N
Jardim Carvalho
84016210 - Ponta Grossa, PR - Brasil - Caixa-postal: 20
Telefone: (42) 2204828
Fax: (42) 2204811
URL da Homepage: www.utfpr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Desenvolvimento de revestimentos Fe-Mn-Cr-Si-Ni resistentes à cavitação depositadas por aspersão ASP, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Ramon Sigifriedo Cortez Paredes.
Palavras-chave: aspersão térmica; cavitação; revestimento.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Transformação / Especialidade: Soldagem.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física / Especialidade: Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas.
2001 - 2002
Mestrado em Prog Interd de Pós Grad Em Engenharia PIPE.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: PROPAGAÇÃO DE TRINCAS POR FADIGA EM JUNTAS SOLDADAS DO AÇO INOXIDÁVEL MARTENSÍTICO MACIO TIPO CA6NM,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Walter Jesus Paucar Casas.
Palavras-chave: FADIGA; aço inoxidável martensítico; MECÂNICA DA FRATURA; Soldagem; PROPAGAÇÃO DE TRINCAS.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação / Especialidade: Processos de Fabricação, Seleção Econômica.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física / Especialidade: Transformação de Fases.
Setores de atividade: Indústria Metal-Mecânica; Energia.
1994 - 1998
Graduação em ENGENHARIA DE MATERIAIS.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: coordenador PPGEM-PG, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
ATUALMENTE CHEFE DO DEPARTAMENTO DE PROJETOS E SERVIÇOS TECNOLÓGICOS

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento DAMEC, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2013 - 12/2015
Direção e administração, Campus Ponta Grossa, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento Acadêmico de Mecânica.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARANÁ, CEFET-PR, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2002 - Atual
Direção e administração, Gerec, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
3/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Gerec, Ponta Grossa.

6/1999 - Atual
Serviços técnicos especializados , Gerec, Ponta Grossa.

Serviço realizado
Análise de microestrutura e seleção de materiais.
3/1999 - Atual
Ensino, Tecnologia Em Mecânica Modalidade Processo de Fabr, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tratamentos Térmicos de Aços
Ensaios de Materiais
Seleção de Materiais
Metalurgia da Soldagem
3/2000 - 12/2001
Treinamentos ministrados , Gerec, Ponta Grossa.

Treinamentos ministrados
Ferramentas da Qualidade
CEP
Seleção de Materiais
6/2000 - 12/2000
Treinamentos ministrados , Gerec, Ponta Grossa.

Treinamentos ministrados
Corrosão
Ensaios de materiais
Seleção de Materiais

Institutos Lactec, LACTEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 5



Linhas de pesquisa


1.
Fadiga e Fratura

Objetivo: Esta linha de pesquisa tem como objetivo principal avaliar como os processos de fabricação e tratamentos térmicos afetam o comportamento de uniões soldadas e ligas quanto à sua resistência à fadiga, com enfoque principal na propagação de trincas por fadiga, bem como avaliar a influência das tensões residuais em seu comportamento..
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Transformação / Especialidade: Soldagem.
Palavras-chave: PROPAGAÇÃO DE TRINCAS; FADIGA; Soldagem; tratamento térmico pós soldagem.
2.
Soldagem

Objetivo: O projeto a ser proposto tem como por objetivo estudar revestimentos soldados, o foco principal é o estudo da adição de carbonetos em diferentes matrizes metálicas no processo de deposição de revestimentos pela técnica FCAW e PTA, assim como na formação da microestrutura final e suas conseqüências na dureza, tenacidade, resistência ao desgaste e à corrosão..
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física / Especialidade: Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Transformação / Especialidade: Recobrimentos.
Palavras-chave: FCAW; Carboneto de Cromo; carboneto de tungstênio.
3.
aspersão térmica

Objetivo: Esta linha de pesquisa tem como por objetivo estudar a influência da composição química na formação dos óxidos e das lamelas durante a formação dos revestimentos depositados por aspersão térmica. Tem-se também o objetivo de avaliar como a formação da microestrutura final e formação de tensões residuais afetam as propriedades mecânicas como dureza e tenacidade, assim como a resistência à cavitação, à corrosão e desgaste dos revestimentos..
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física / Especialidade: Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas.
Palavras-chave: HVOF; ASP; microestrutura; propriedades mecânicas.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Estudo exploratório da aplicação de revestimentos depositados em palhetas de turboexpansores de FCC, por aspersão e tratamento superficial para o aumento da resistência a erosão e corrosão
Descrição: Durante o refino do petróleo, um dos processos frequentemente utilizado é o chamado FCC (Fluid Catalytic Cracking), ou craqueamento catalítico fluido. Nesse processo as grandes moléculas presentes em resíduos atmosféricos (RAT) ou de vácuo (RV) da unidade de destilação de petróleo são quebradas de forma a gerar outras moléculas mais leves, como a gasolina e o GLP. Dessa forma, consegue-se obter produtos de alta demanda e alto valor agregado a partir de uma matéria prima de custo reduzido e sem utilidade específica. Um dos processos de quebra das cadeias de carbono é através de catalisador, normalmente a base de alumina (Al2O3), em leito fluidizado (FCC). Com o decorrer do processo, o catalizador se torna saturado com um resíduo composto basicamente de carbono, denominado coque. Isso exige que seja executado um processo de regeneração através da injeção de ar utilizando um equipamento denominado blower (compressor axial cuja principal característica é alta vazão e baixa razão de pressão) e da queima do coque que se encontra fixado ao elemento catalizador. Após a queima, as partículas catalizadoras são separadas do fluxo de gás através de um ciclone e voltam para o processo de craqueamento. Entretanto, ainda resta o gás quente pressurizado gerado pela combustão. Não é possível separar totalmente os catalisadores dos gases quentes oriundos do processo de regeneração, sendo necessária a instalação de diversos estágios de separação. Visando o aproveitamento da energia do gás (alta vazão, temperatura e baixa pressão) resultante do processo de regeneração, pode ser utilizado o equipamento denominado Hot Gas Expander, que tem a função de extrair a energia do gás, convertendo-a em trabalho mecânico, que tem diversas formas de aproveitamento como o acionamento de um gerador elétrico ou, caso esteja no mesmo eixo do blower, para auxílio na compressão do próprio ar utilizado no regenerador. O Hot Gas Expander só pode ser instalado quando há três separadores a jusante dessa máquina. Um problema comum no Hot Gas expander é a erosão devido à presença de catalisadores remanescentes do processo de separação e corrosão devido a presença de enxofre residual. Apesar da utilização de mecanismos para limpeza do gás antes da chagada ao equipamento, normalmente há um residual de partículas de catalizador que mesmo durante a operação normal causa certa taxa de erosão. Um método de se reduzir o problema da erosão é através do projeto adequado do perfil aerodinâmico das palhetas, que tem sido bastante estudado pelos fabricantes, principalmente através de simulações computacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Deposição de revestimentos de ligas do tipo metal patente por aspersão térmica
Descrição: Mancais de deslizamento são elementos de máquinas que detém de considerável importância no cenário atual, pois estes são empregados em diversos ramos da indústria, estes operam por meio da interação entre ligas de metal patente, depositadas na superfície interior, com o eixo de rotação. Ligas de metal patente são basicamente ligas à base de estanho ou chumbo, as quais são utilizadas pois oferecem vantagens de aplicação devido ao baixo coeficiente de atrito, alta ductilidade e boa tenacidade, que ao longo da operação, absorvem a energia gerada pelo rolamento do eixo, assim como as ondas de choque provenientes das flutuações do sistema, atribuindo ao sistema maior vida útil e confiabilidade. Neste trabalho realizou-se a caracterização de ligas de metal patente depositadas por diferentes processos de aspersão térmica por meio de técnicas de análise, com o objetivo de avaliar as microestruturas e propriedades mecânicas resultantes dos processos de deposição.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz - Coordenador / Paulo Roberto Campos Alcover Júnior - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2013 - 2015
Desenvolvimento de ligas resistentes à cavitação e novos procedimentos de reparo de trincas e regiões cavitadas de rotores de aço ASTM A743 CA6NM, para deposição por soldagem a plasma e MIG e aspersão térmica.
Descrição: Os resultados obtidos com as ligas desenvolvidas no Projeto Novos Materiais foram satisfatórios na condição aspergida. Pode-se comparar o resultado desta liga ao de ligas inoxidáveis com Co, porém a um custo menor. A justificativa de aprimorar esta liga à corrosão está na presença de pontos de corrosão, verificados após os ensaios em laboratório e de campo. Com a melhoria da resistência à corrosão, a resistência à cavitação poderia ser melhorada e tornar a sua performance superior às ligas com Co. Os trabalhos em campo indicaram alguns caminhos de melhoria, como tipo de abrasivo, pré-aquecimento antes e após o jateamento, assim como foi observado a importância da rugosidade e pré-aquecimento para a aderência do revestimento. Este item é crítico com a relação ao CA6NM, com relação à sua elevada dureza, portanto novos procedimentos devem ser adotados; Algumas das ligas desenvolvidas no Projeto Novos Materiais, quando refundidas, apresentaram resistência à cavitação superior à de ligas comerciais com Co. À partir destes resultados o aprimoramento das ligas torna-se interessante, podendo ser viabilizado o uso desta liga como material de revestimento a ser depositado por soldagem a plasma ou GMAW. Os aços inoxidáveis martensíticos mantêm-se nos dias atuais como importantes ligas de aplicação na engenharia, possuindo ampla faixa de aplicação em diversos ambientes. Os aços martensíticos convencionais são aplicados onde se necessita de resistência à tração, resistência à fluência e fadiga e em combinações com moderada resistência à corrosão. Esta classe de aço inoxidável apresenta, quando soldado, alta suscetibilidade à trincas induzidas por hidrogênio, além de baixa tenacidade. Para minimizar tal fato, é necessário um tratamento térmico pós-soldagem (TTPS), para aliviar as tensões geradas e produzir o revenido..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz - Integrante / André Ricardo Capra - Coordenador / Ramón Sigifredo Cortés Paredes - Integrante / Luciana Leite Silveira - Integrante / Henrique de Boer - Integrante / Rodolpho Fernando Vaz - Integrante / Gustavo Bavaresco Suscharski - Integrante / Murilo Sérgio Lamana - Integrante.Financiador(es): Companhia Paranaense de Energia - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 4
2013 - Atual
Desenvolvimento de processos de alta tecnologia e de metodologia para reparos de componentes de seções quentes de turbinas a gás aeroderivadas e industriais com aplicação no mercado nacional

Projeto certificado pela empresa Institutos Lactec em 16/12/2012.
Descrição: Projeto ANEEL-PETROBRAS em conjunto com UFPR e LACTEC que visa desenvolver processos e metodologia de reparo de componentes de seção quente de turbinas a gás, através do desenvolvimento de novos processos e materiais com qualificação de fornecedores. Elaborar metodologias e normas de processo e qualidade (ensaios qualificados e homologados) para recuperação dos componentes de seções quentes de turbinas a gás industriais e aeroderivadas existentes no parque termoeletrico brasileiro Desenvolver procedimento de inspeção para avaliação de componentes das turbinas descritas antes e após reparo através da utilização de ensaios não destrutivos, visando determinar a necessidade de recuperação dos componentes e a qualidade da reaplicação dos revestimentos; Desenvolver e testar novas tecnologias de processos e materiais (ligas metálicas e cerâmicas) para recuperação (pontas de palhetas a trincas através de brasagem, processo Laser, PTA e TIG) e reaplicação de revestimentos em seções quentes (processos de AT LPPS e VPS, além de técnicas de difusão), Desenvolvimento de fornecedores no mercado nacional para atividades de revisão geral dos componentes, inspeção e reaplicação de revestimentos em seções quentes de TGs aeroderivadas e industriais dos modelos descritos acima.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz - Integrante / André Ricardo Capra - Coordenador / Ana Sofia Climaco D'Oliveira - Integrante / Aldo Braghini Jr. - Integrante / Luciano Lourençato - Integrante / Wellington U. Goés - Integrante / Karen Juliana Vanat - Integrante / Paulo Toaldo - Integrante / Kauan Andrade - Integrante / Murilo Sérgio Lamana - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2
2010 - 2012
Influência do processo de deposição na microestrutura e resistência à cavitação de revestimentos depositados por Aspersão Térmica ASP e refundidos por PTA
Descrição: Estudar os efeitos dos parâmetros de refusão por PTA em revestimentos Fe-Mn-Cr-Si resistentes à cavitação, depositados por aspersão a arco elétrico ASP, assim como avaliar as alterações microestruturais e ciclos térmicos induzidos no aço ASTM A743-CA6NM utilizado como metal base..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz - Coordenador / André Ricardo Capra - Integrante / Ramón Sigifredo Cortés Paredes - Integrante.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Estudo da deposição de revestimentos em palhetas de turboexpansores de FCC, por aspersão e filmes finos para o aumento da resistência a erosão e corrosão.

Projeto certificado pela empresa Institutos Lactec em 23/06/2017.
Descrição: O Hot Gas Expander é uma turbina de estágio único e fluxo axial, composta por palhetas fixas e móveis que trabalham em temperaturas na faixa de 675 a 760 °C, com pressões de 1,7 a 3,4 bar e vazão mássica de até 775.000 kg/h. Um problema comum no Hot Gas expander é a erosão devido à presença de catalisadores remanescentes do processo de separação e corrosão devido a presença de enxofre residual. Apesar da utilização de mecanismos para limpeza do gás antes da chagada ao equipamento, normalmente há um residual de partículas de catalizador que mesmo durante a operação normal causa certa taxa de erosão. Um método de se reduzir o problema da erosão é através do projeto adequado do perfil aerodinâmico das palhetas, que tem sido bastante estudado pelos fabricantes, principalmente através de simulações computacionais. Outro mecanismo que apresenta possibilidade de redução da erosão nos componentes é a aplicação de revestimentos com alta resistência ao fenômeno. Tais revestimentos podem ser aplicados através de técnicas de aspersão térmica, que formam camadas de baixa espessura que pouco afetam a geometria do componente e, consequentemente, o perfil aerodinâmico. Além disso, a aplicação por aspersão térmica possibilita uma liberdade de escolha de composição química dos revestimentos, uma vez que a matéria prima para tal se dá muitas vezes na forma de pó. Uma outra técnica que pode ser avaliada é a deposição de vapor físico (PVD, physical vapor deposition), técnica a qual permite depositar revestimentos finos com uma elevada dureza. Estes revestimentos são amplamente utilizados quando se deseja elevar a resistência ao desgaste de componentes submetidos a diferentes condições de abrasão a baixa temperatura, sendo interessante saber como estes revestimentos se comportariam à elevadas temperaturas. Através do projeto em questão, pretende-se avaliar diferentes ligas a serem depositados por aspersão térmica, e PVD (physical vapor deposition - deposição física de vapor com o intuito de melhorar a resistência à erosão e corrosão dos componentes móveis do Hot Expander. Também, serão testadas as principais ligas resistentes à erosão que possam ser aplicadas, considerando as características específicas de trabalho do equipamento, como temperatura, pressão e composição do gás, que possam oferecer um aumento de vida útil aos componentes, de forma a reduzir custos de manutenção e troca de peças..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz - Coordenador / Sandra Mara Kaminski Tramontin - Integrante / André Chicoski - Integrante / Rodolpho Fernando Vaz - Integrante / Irene Bida de Araujo - Integrante.
2016 - Atual
Estudo da Influência da Preparação da Superfície e do formato do Substrato na Microestrutura e Aderência de Revestimentos de Alumínio Depositados por Arco Elétrico em Sistemas Automatizados, aplicados em Estaleiros e Plataformas Offshore
Descrição: A indústria de óleo e gás no Brasil utiliza, para proteção anticorrosiva de estruturas e equipamentos de unidades offshore, o revestimento de pintura. Em oposição a esta situação, as maiores empresas de O&G internacionais vem sistematicamente aumentando de forma considerável a utilização do TSA (thermally sprayed aluminum ou metalização/aspersão térmica com alumínio) não somente em novos projetos offshore como também na manutenção de refinarias principalmente para combater o problema de corrosão sob isolamento térmico (que devem ser metalizados com alumínio para temperaturas acima de 70ºC). Atualmente observa-se um retrocesso no uso do TSA em estaleiros do Brasil, pela falta de capacitação do mercado em atender a demanda da grande quantidade de equipamentos assim como pela falta de planejamento necessária para a execução deste serviço. Para viabilizar o uso desta tecnologia no Brasil, faz-se necessário o desenvolvimento do processo de deposição e garantir a qualidade do revestimento aplicado. Em função do exposto, considera-se que os problemas de retrocesso podem ser sanados a partir do desenvolvimento da técnica robotizada para aplicação do revestimentos, uma vez que a aplicação manual para geometrias complexas é uma técnica passível de falhas. Espera-se com esse processo a redução da reprovação de componentes. Com relação ao aumento da demanda pelo processo, a aplicação robotizada visa aumentar a produtividade na deposição dos revestimentos, sendo assim, possível atender às necessidade do mercado..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz - Coordenador / André Chicoski - Integrante / Rodolpho Fernando Vaz - Integrante / CAPRA, ANDRE RICARDO - Integrante / Irene Bida de Araujo - Integrante.
2015 - 2015
Análise de composição química por EDS
Descrição: Avaliação da composição química de duas chapas de alumínio..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Análise de falha em união soldada
Descrição: Análise de falha, avaliação da união soldada, microdureza e microestrutura e proposta de alteração..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Análise de uniões soldadas por processo manual
Descrição: Determinação de resistência a dobramento e avaliação por inspeção visual e líquidos penetrantes segundo padrão de qualificação fornecida pela solicitante: Qualificação de processo e soldadores/operadores na soldagem MIG/MAG IT Nº 05.07.41 e Inspeção Visual ? Critérios de Aceitação TB nº 05.07.01..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Análise de resistência mecânica de sapata em aço laminado
Descrição: Ensaio de cisalhamento em 04 diferentes chapas e duas posições. Serão fornecidos dados de deformação total e residual dos elementos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz - Coordenador / Sandra Mara Kaminski Tramontin - Integrante.
2009 - 2011
Avaliação de Bobinas de Aços Laminados SAE1012 segundo norma ASTM A570, Chapas de Qualidade Estrutural, e Estudo da Anisotropia de suas Propriedades Mecânicas
Descrição: A avaliação da resistência mecânica das chapas laminadas, e sua classificação segundo norma específica, é muito importante para a determinação da integridade estrutural do projeto, assim como avaliação da resistência do componente, elaboração e execução do projeto de uma estrutura metálica. Determinação da resistência mecânica Aços Laminados SAE1012 e classificação segundo norma ASTM A570 e determinação do grau de anisotropia de suas propriedades mecânicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz - Coordenador / Sandra Mara Kaminski Tramontin - Integrante.Financiador(es): Águia Sistemas de Armazenagem - Cooperação.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Materials Performance and Characterization
2012 - Atual
Periódico: Soldagem e Inspeção (Impresso)


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Soldagem e Inspeção (Impresso)
2016 - Atual
Periódico: Journal of Thermal Spray Technology
2014 - Atual
Periódico: MATERIALS SCIENCE AND ENGINEERING A-STRUCTURAL MATERIALS PROPERTIES MICROST
2015 - Atual
Periódico: MATERIALS PERFORMANCE AND CHARACTERIZATION
2017 - Atual
Periódico: ACS APPLIED MATERIALS & INTERFACES (ONLINE)
2018 - Atual
Periódico: ULTRASONICS SONOCHEMISTRY


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Transformação/Especialidade: Recobrimentos.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física/Especialidade: Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física/Especialidade: Transformação de Fases.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Transformação/Especialidade: Tratamentos Térmicos, Mecânicos e Químicos.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Transformação/Especialidade: Soldagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS
Total de trabalhos:19
Total de citações:19
Pukasiewicz, Anderson G.M.  Data: 15/10/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
LAMANA, MURILO S.2018LAMANA, MURILO S. ; PUKASIEWICZ, ANDERSON G.M. ; SAMPATH, SANJAY . Influence of cobalt content and HVOF deposition process on the cavitation erosion resistance of WC-Co coatings. WEAR, v. 398-399, p. 209-219, 2018.

2.
SILVEIRA, L. L.2018SILVEIRA, L. L. ; SUCHARSKI, G. B. ; PUKASIEWICZ, A. G. M. ; PAREDES, R. S. C. . Influence of Particle Size Distribution on the Morphology and Cavitation Resistance of High-Velocity Oxygen Fuel Coatings. JOURNAL OF THERMAL SPRAY TECHNOLOGY, v. 1, p. 1-15, 2018.

3.
PUKASIEWICZ, A.G.M.2017 PUKASIEWICZ, A.G.M.; DE BOER, H.E. ; SUCHARSKI, G.B. ; VAZ, R.F. ; PROCOPIAK, L.A.J. . The influence of HVOF spraying parameters on the microstructure, residual stress and cavitation resistance of FeMnCrSi coatings. SURFACE & COATINGS TECHNOLOGY, v. 327, p. 158-166, 2017.

4.
do Nascimento, G. M. S2016do Nascimento, G. M. S ; PUKASIEWICZ, A. G. M. . Análise do Processo de Deposição FCAW de uma Liga de Carboneto de Cromo Aplicando o Planejamento Experimental Central Composite Circumscribed. Soldagem e Inspeção (Impresso), v. 21, p. 1-12, 2016.

5.
SUCHARSKI, GUSTAVO BAVARESCO2015SUCHARSKI, GUSTAVO BAVARESCO ; PUKASIEWICZ, A. G. M. ; VÁZ, RODOLPHO FERNANDO ; PAREDES, R. S. C. . Optimization of the Deposition Parameters of HVOF FeMnCrSi+Ni+B Thermally Sprayed Coatings. Revista Soldagem e Inspeção, v. 20, p. 238-252, 2015.

6.
PUKASIEWICZ, A. G. M.;PUKASIEWICZ, ANDERSON GERALDO MARENDA;PUKASIEWICZ, A.G.M.;PUKASIEWICZ, ANDERSON G.M.2014 PUKASIEWICZ, A. G. M.; ALCOVER, P. R. C. ; CAPRA, A. R. ; PAREDES, R. S. C. . Influence of Plasma Remelting on the Microstructure and Cavitation Resistance of Arc-Sprayed Fe-Mn-Cr-Si Alloy. Journal of Thermal Spray Technology, v. 23, p. 51-59, 2014.

7.
DE GOUVEIA, RUIMAR RUBENS2014DE GOUVEIA, RUIMAR RUBENS ; PUKASIEWICZ, ANDERSON GERALDO MARENDA ; CAPRA, André Ricardo ; HENKE, SÉRGIO LUIZ ; OKIMOTO, PAULO CESAR . Effect of interpass temperature on microstructure, impact toughness and fatigue crack propagation in joints welded using the GTAW process on steel ASTM A743-CA6NM. Welding International, v. 29, p. 433-440, 2014.

8.
GOUVEIA, RUIMAR RUBENS DE2013GOUVEIA, RUIMAR RUBENS DE ; PUKASIEWICZ, A. G. M. ; CAPRA, A. R. ; CAPRA, ANDRÉ RICARDO ; HENKE, SÉRGIO LUIZ ; OKIMOTO, PAULO CESAR . Efeito da temperatura interpasse na microestrutura, tenacidade ao impacto e propagação de trinca por fadiga de uniões soldadas por GTAW do aço ASTM A743-CA6NM. Soldagem e Inspeção (Impresso), v. 18, p. 127-137, 2013.

9.
PUKASIEWICZ, A. G. M.;PUKASIEWICZ, ANDERSON GERALDO MARENDA;PUKASIEWICZ, A.G.M.;PUKASIEWICZ, ANDERSON G.M.2012PUKASIEWICZ, A. G. M.; OLIVEIRA, FERNANDO RATTI DE ; CAPRA, André Ricardo ; PAREDES, R. S. C. . Influência da refusão por plasma na microestrutura de um revestimento Fe-Mn-Cr-Si depositado por aspersão térmica arco elétrico sobre aço inoxidável ASTM A743-CA6NM. Soldagem e Inspeção (Impresso), v. 17, p. 65-75, 2012.

10.
WILL, Cristhian Ramos2012WILL, Cristhian Ramos ; CAPRA, ANDRE RICARDO ; PUKASIEWICZ, ANDERSON GERALDO MARENDA ; CHANDELIER, Joceli da Guia ; PAREDES, RAMON SIGIFREDO CORTES . Comparative study of three austenitic alloy with cobalt resistant to cavitation deposited by plasma welding. Welding International, v. 26, p. 96-103, 2012.

11.
Kruppa, R.G.2011Kruppa, R.G. ; PUKASIEWICZ, A. G. M. ; Antunes da Luz, A. ; Kovaleski, J.L. . A influência do aporte térmico na metalurgia de soldagem de revestimentos de aço inoxidável com cobalto. Revista de Engenharia e Tecnologia, v. 3, p. 1-9, 2011.

12.
WILL, Cristhian Ramos2010 PUKASIEWICZ, A. G. M.; WILL, Cristhian Ramos ; CAPRA, André Ricardo ; CHANDELIER, Joceli da Guia ; PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés . Estudo comparativo de três ligas austeníticas com cobalto resistentes à cavitação depositadas por plasma pulsado térmico. Soldagem e Inspeção (Impresso), v. 15, p. 52-60, 2010.

13.
PUKASIEWICZ, A. G. M.;PUKASIEWICZ, ANDERSON GERALDO MARENDA;PUKASIEWICZ, A.G.M.;PUKASIEWICZ, ANDERSON G.M.2006 PUKASIEWICZ, A. G. M.; HENKE, Sérgio ; CASAS, W. J. P. . Effect of post-weld heat treatment on fatigue crack propagation in welded joints in CA6NM martensite stainless steel. Welding International, v. 20, p. 947-952, 2006.

14.
PUKASIEWICZ, A. G. M.;PUKASIEWICZ, ANDERSON GERALDO MARENDA;PUKASIEWICZ, A.G.M.;PUKASIEWICZ, ANDERSON G.M.2006PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; CHANDELIER, Joceli da Guia ; PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés . Caracterização de Revestimentos Resistentes à Cavitação Depositados por Aspersão Térmica. Soldagem & Inspecao, v. 11, p. 274-282, 2006.

15.
PUKASIEWICZ, A. G. M.;PUKASIEWICZ, ANDERSON GERALDO MARENDA;PUKASIEWICZ, A.G.M.;PUKASIEWICZ, ANDERSON G.M.2005PUKASIEWICZ, A. G. M.; HENKE, Sérgio ; CASAS, Walter Jesus Paucar . Influência do tratamento térmico pós-soldagem na propagação de trincas por fadiga em juntas soldadas do aço inoxidável martensítico macio CA6NM. Soldagem e Inspeção (Impresso), Brasil, v. 10, n.03, p. 109-116, 2005.

16.
PUKASIEWICZ, A. G. M.;PUKASIEWICZ, ANDERSON GERALDO MARENDA;PUKASIEWICZ, A.G.M.;PUKASIEWICZ, ANDERSON G.M.2002PUKASIEWICZ, A. G. M.; NOVICKI, Nilceu ; HENKE, Sérgio ; CASAS, Walter Jesus Paucar . Procedimento para Avaliação da Propagação de Trincas por Fadiga em Juntas Soldadas do Aço ASTMA743-CA6NM. Metalurgia & Materiais, Brasil, v. 58, n.520, p. 32-36, 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAYER, A. R. ; SILVEIRA, L. L. ; PUKASIEWICZ, ANDERSON G.M. ; VAZ, R. F. ; de Araujo I B ; SUSCHARSKI, G. B. ; PROCOPIAK, L.A.J. . Corrosion behavior of the Fe-Mn-Cr-Si alloys deposited by ASP ans HVAF thermal spraying process. In: ITSC 2018 International Thermal Spray Conference, 2018, Orlando - EUA. Proceedings of ITSC 2018 International Thermal Spray Conference, 2018. v. 1. p. 1-12.

2.
VANAT, K. J. ; PAREDES, R. S. C. ; PUKASIEWICZ, ANDERSON G.M. . Microstructural Analysis of Aluminum Coatings Deposited by HVOF Process on Complex Surfaces. In: ITSC2018 International Thermal Spray Conference, 2018, Orlando, EUA. Proceedings of ITSC2018 International Thermal Spray Conference, 2018. v. 1. p. 1-12.

3.
LAMANA, MURILO S. ; PUKASIEWICZ, ANDERSON G.M. . Evaluation of High Velocity Oxy-Fuel (HVOF) Deposition Process on Erosion and Abrasion Resistance of Tungsten Carbide Coatings. In: ITSC 2018 International Thermal Spray Conference, 2018, Orlando - EUA. Proceedings of ITSC 2018 International Thermal Spray Conference, 2018. v. 1. p. 1-12.

4.
SILVEIRA, L. L. ; PUKASIEWICZ, A. G. M. ; Bjorklund, S. ; Nylén, P. ; Zara, A. J. . Comparative Study of the Corrosion and Cavitation Resistance of HVOF and HVAF FeCrMnSiNi and FeCrMnSiB Coatings. In: ITSC 2017 International Thermal Spray, 2017, Dortmund. ITSC 2017 International Thermal Spray, 2017.

5.
LAMANA, M. S. ; PUKASIEWICZ, A. G. M. . INFLUENCE OF HIGH VELOCITY OXY-FUEL (HVOF) DEPOSITION PROCESS ON CAVITATION RESISTANCE OF TUNGSTEN CARBIDE COATINGS. In: 24th COBEM ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017, Curitiba. Proccedings of 24th COBEM ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017.

6.
Bozza, G.M. ; PUKASIEWICZ, A. G. M. ; Derrien, A. ; de Carvalho, M. V. ; Santos I. . EDM AND MACHINING SURFACE PREPARATION INFLUENCE ON THE ADHESION OF ALUMINUM THERMALY SPRAYED COATINGS. In: 24th COBEM ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017, Curitiba. Proccedings of 24th COBEM ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017.

7.
ALCOVER JUNIOR, P. R. C. ; Torres, R. D. ; PUKASIEWICZ, A. G. M. . PROPRIEDADES MECÂNICAS E TRIBOLÓGICAS DE METAL PATENTE DEPOSITADO POR ASPERSÃO TÉRMICA A MECÂNICA. In: CONEM 2016 Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2016, Fortaleza. Anais do CONEM 2016 Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2016.

8.
SUSCHARSKI, G. B. ; VAZ, R. F. ; PUKASIEWICZ, A. G. M. . Shot Peening Effct on the Morphology and Roughness of HVOF Coatings. In: International Thermal Spray Conference and Exposition ITSC 2015, 2015, Long Beach. Proceedings from the International Thermal Spray Conference and Exposition ITSC 2015, 2015.

9.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; VAZ, R. F. ; SUSCHARSKI, G. B. . Chemical Composition Influence on the FeMnCrSi Alloy Microstructure Deposited by HVOF. In: International Thermal Spray Conference and Exposition ITSC 2015, 2015, Long Beach. Proceedings from the International Thermal Spray Conference and Exposition ITSC 2015, 2015.

10.
FERREIRA, J. P. G. ; VANAT, K. J. ; Lourençato L. ; PUKASIEWICZ, A. G. M. ; CAPRA, André Ricardo . Porosity Measurement of YSZ Ceramic Coating Deposited with Diffrent Parameters Deposition by Diffrent Methods of Characterization. In: International Thermal Spray Conference and Exposition ITSC 2015, 2015, Long Beach. Proceedings from the International Thermal Spray Conference and Exposition ITSC 2015, 2015.

11.
ALCOVER JUNIOR, P. R. C. ; PUKASIEWICZ, A. G. M. . Estudo da Viabilidade da Aspersão Térmica Arco Elétrico na Deposição de Metal Patente em Mancais de Deslizamento. In: XLI CONSOLDA Congresso Nacional de Soldagem, 2015, Salvador. Anais do XLI CONSOLDA Congresso Nacional de Soldagem, 2015.

12.
VANAT, K. J. ; PUKASIEWICZ, A. G. M. . Influência da Temperatura de Pré-aquecimento sobre a Porosidade, Aderência e Tensão à Fratura de Revestimentos Cerâmicos. In: XLI CONSOLDA Congresso Nacional de Soldagem, 2015, Salvador. Anais do XLI CONSOLDA Congresso Nacional de Soldagem, 2015.

13.
SILVEIRA, LUCIANA LEITE ; PUKASIEWICZ, ANDERSON GERALDO MARENDA . B4C and Fe-B Addition Influence on the Cavitation Resistance of the Plasma PTA Fe-Mn-Si Coating. In: 13th International Symposium on Multiscale, Multifunctional and Functionally Graded Materials, 2014, São Paulo. Proceedings of the 13th International Symposium on Multiscale, Multifunctional and Functionally Graded Materials. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. p. 50.

14.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; SANTI, H. . Avaliação da influência da diluição na microestrutura e microdureza de revestimentos martensíticos resistentes à abrasão. In: XL Congresso Nacional de Soldagem, 2014, São Paulo. Anais do XL Congresso Nacional de Soldagem, 2014.

15.
Lins, A. ; PUKASIEWICZ, A. G. M. . Avaliação da Soldabilidade e Microestrutura de um Revestimento Resistente a Abrasão Contendo Carboneto de Cromo depositado por FCAW. In: XL CONSOLDA Congresso Nacional de Soldagem, 2014, São Paulo. Anais do XL CONSOLDA Congresso Nacional de Soldagem, 2014.

16.
SILVEIRA, L. L. ; PUKASIEWICZ, A. G. M. . ANÁLISE DO EFEITO DA ADIÇÃO DE B4C e Fe-B NA MICROESTRUTURA E DUREZA DE UMA LIGA Fe-Mn-Si DEPOSITADA POR PLASMA PTA. In: 68º Congresso da ABM Internacional, 2013, Belo Horizonte. Anaiso do 68º congresso Internacional da ABM, 2013. p. 2738-2747.

17.
ALCOVER JUNIOR, P. R. C. ; GOES, W. U. ; PUKASIEWICZ, A. G. M. . AVALIAÇÃO DAS MODIFICAÇÕES SUPERFICIAIS DECORRENTES DO ENSAIO DE CAVITAÇÃO ACELERADA EM TRÊS DIFERENTES AÇOS ATRAVÉS DE PERFILOMETRIA ÓTICA. In: XI Congresso Ibero Americano de Engenharia Mecânica, 2013, La Plata. Anais do XI Congresso Ibero Americano de Engenharia Mecânica, 2013.

18.
de Boer, H. ; PUKASIEWICZ, A. G. M. . INFLUÊNCIA DO BOCAL, CORRENTE E TENSÃO NA DEPOSIÇÃO DE DA LIGA AWS 309LSi POR ASPERSÃO TÉRMICA POR ARCO ELÉTRICO. In: XI Congresso Ibero Americano de Engenharia Mecânica, 2013, La Plata. Anais do XI Congresso Ibero Americano de Engenharia Mecânica, 2013.

19.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; VAZ, R. F. . CAVITATION RESISTANCE OF ASP COATINGS, ULTRASONIC TESTINGS AND FRANCIS RUNNER FIELD PERFORMANCE COMPARISON. In: Materials Science & Technology 2013 Conference and Exhibition, 2013, Montreal. Proceedings of Materials Science & Technology 2013 Conference and Exhibition, 2013.

20.
ALBERTI, E. A. ; PUKASIEWICZ, A. G. M. ; SILVA, R. L. . THERMAL CYCLES RESISTANCE BEHAVIOR OF ZIRCONIA APS COATINGS IN BURNER RIG AND FURNACE CYCLIC OXIDATION TESTS. In: Materials Science & Technology 2013 Conference and Exhibition, 2013, Montreal. Proceedings of Materials Science & Technology 2013 Conference and Exhibition, 2013.

21.
Kruppa, R.G. ; Braghini Jr, Aldo ; PUKASIEWICZ, A. G. M. . Influência dos parâmetros de deposição FCAW nos ciclos térmicos e geometria do cordão de uma liga inoxidável com cobalto. In: Consolda 2012, 2012, Ouro Preto - MG. Anais do XXXVIII CONSOLDA, 2012.

22.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; ALCOVER JUNIOR, P. R. C. ; CAPRA, André Ricardo . Avaliação do endurecimento superficial e modificações microestruturais decorrentes do ensaio de cavitação acelerada. In: 20º CBECIMAT Congresso Brasileiro de Ciência e Engenharia de Materiais, 2012, Joinville-SC. Anais do 20º CBECIMAT Congresso Brasileiro de Ciência e Engenharia de Materiais, 2012.

23.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; SOARES, B. S. ; CHICOSKI, A. ; CAPRA, André Ricardo . Influência da porosidade na avaliação da microdureza de revestimentos de zircônia estabilizada por ´tria depositadas por aspersão por plasma APS. In: 20º CBECIMAT Congresso Brasileiro de Ciência e Engenharia de Materiais, 2012, Joinville-SC. Anais do 20º CBECIMAT Congresso Brasileiro de Ciência e Engenharia de Materiais, 2012.

24.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés . Development of arc thermally sprayed Fe-Mn-Cr-Si coatings against cavitation erosion. In: ITSC 2011, 2011, Hamburgo, Alemanha. Proceedings of ITSC 2011, 2011.

25.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés . Cavitation erosion mechanism in Fe-Mn-Cr-Si-Ni arc thermally sprayed coatings. In: ITSC 2011, 2011, Hamburgo, Alemanha. Proceedings of ITSC 2011, 2011.

26.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; Kruppa, R.G. ; Braghini Jr, Aldo ; CAPRA, André Ricardo . Heat Input and Gas Protection influence on Welding Metallurgy of Cobalt Stainless Steel Coatings. In: 21st International Congress of Mechanical Engineering, 2011, Natal RN. Proceedings of 21st Int. Congress of Mechanical Engineering, 2011.

27.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; Oliveira, F. R. de ; CAPRA, André Ricardo ; PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés . ASTM A743-CA6NM Surface Modification with Fe-Mn-Cr-Si Cavitation Resistance Alloy. In: 21st International Congress of Mechanical Engineering, 2011, Natal RN. Proceedings of 21st Int. Congress of Mechanical Engineering, 2011.

28.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés ; DOLIVEIRA, A. S. C. . Cavitation Resistance of the Fe-Mn-Cr-Si Arc Thermally Sprayed Coatings. In: Pratical Solutions for Wear and Corrosion Problems, 2010, São Paulo. Pratical Solutions for Wear and Corrosion Problems, 2010.

29.
CAPRA, André Ricardo ; CHANDELIER, Joceli da Guia ; PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés ; PUKASIEWICZ, A. G. M. . Desenvolvimento de Ligas Resistentes à Cavitação para Aplicação por Aspersão Térmica a Arco Elétrico e sua Aplicação em Campo. In: XXXV Consolda Congresso Nacional de Soldagem, 2009, Piracicaba - SP. Anais do XXXV Consolda Congresso Nacional de Soldagem, 2009.

30.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; HENKE, Sérgio . Fatigue Crack Propagation in CA6NM/AWS410NIMO FCAW and GTAW Welded Joints. In: COBEM 2009 Congresso Internacionalde Engenharia Mecânica, 2009, Gramado - RS. Proceedings of COBEM 2009, 2009.

31.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; CHANDELIER, Joceli da Guia ; PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés . Avaliação da resistência à cavitação de revestimentos depositados por aspersão térmica por ensaio ultrasônico e em turbina do tipo francis. In: 10ª COTEQ Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos, 2009, Salvador - Bahia. Anais da 10ª COTEQ, 2009.

32.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; PAREDES, R. S. C. . Influence of Process Parameters in the Microstructure and Cavitation Resistance of the Fe-Mn-Cr-Si Metal Cored Wire Developed for Arc Thermal Spraying. In: International Thermal Spray Conference 2008, 2008, Maastricht. Proceedings of ITSC 2008, 2008.

33.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; PAREDES, R. S. C. . Influence of Air Pressure and Plasma Remelting in the Microstructure and Cavitation Resistance of the Arc Thermally Sprayed Cobalt Stainless Steel. In: International Thermal Spray Conference 2008, 2008, Maastricht. Proccedings of ITSC 2008, 2008.

34.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; PAREDES, R. S. C. . Cavitation Resistance and Mass Loss Mechanism in Coatings Deposited by Thermal Spraying. In: International Thermal Spray Conference 2008, 2008, Maastricht. Proceedings of ITSC 2008, 2008.

35.
Guber Eduardo Guerreo Perez ; PUKASIEWICZ, A. G. M. ; PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés . Avaliação da distribuição de tamanho de partícula e morfologia das partículas projetadas em uma pistola ASP para três diferentes gases de transporte. In: XXXIII Consolda Congresso Brasileiro de Soldagem, 2007, Caxias do Sul. Anais do XXXIII Consolda Congresso Brasileiro de Soldagem, 2007.

36.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; CHANDELIER, Joceli da Guia ; PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés . Caracterização de revestimentos inoxidáveis com Co depositados por aspersão ASP e refundidos por plasma: influência da espessura, gás de transporte e parâmetros. In: XXXIII Consolda Congresso Brasileiro de Soldagem, 2007, Caxias do Sul - RS. Anais do XXXIII Consolda Congresso Brasileiro de Soldagem, 2007.

37.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; CHANDELIER, Joceli da Guia ; PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés . Caracterização de revestimentos de aço inoxidável com Co depositados por aspersão ASP e refundidos por plasma: influência do substrato e nº de camadas. In: XXXIII Consolda Congresso Brasileiro de Soldagem, 2007, Caxias do Sul - RS. Anais do XXXIII Consolda Congresso Brasileiro de Soldagem, 2007.

38.
WILL, Cristhian Ramos ; CAPRA, André Ricardo ; PUKASIEWICZ, A. G. M. ; PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés . Estudo comparativo de três ligas com cobalto resistente à cavitação depositadas por plasma pulsado térmico. In: XXXIII Consolda Congresso Brasileiro de Soldagem, 2007, Caxias do Sul - RS. Anais do XXXIII Consolda Congresso Brasileiro de Soldagem, 2007.

39.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés ; CHANDELIER, Joceli da Guia . Influência dos parâmetros de processo na deposição de liga inox com cobalto resistente à cavitação via aspersão térmica. In: 61ºCongresso Anual da ABM Internacional, 17 a 20 de julho de 2006, 2006, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Anais do 61ºCongresso Anual da ABM Internacional, 17 a 20 de julho de 2006, 2006.

40.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; CHANDELIER, Joceli da Guia ; PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés . Aspersão térmica ASP das ligas AWS309L e AWS410NiMo e sua resistência à cavitação. In: XXXII CONSOLDA - Congresso Nacional de Soldagem, 2006, Belo Horizonte - MG. Anais do XXXII CONSOLDA - Congresso Nacional de Soldagem, 2006.

41.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; CHANDELIER, Joceli da Guia ; PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés . Influência dos parâmetros de processo na resistência à cavitação de uma liga inoxidável com cobalto aspergida a arco. In: XVII CBECIMAT Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2006, Foz do Iguaçu - PR. Anais do XVII CBECIMAT Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2006.

42.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; CHANDELIER, Joceli da Guia ; PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés . Resistência à cavitação e mecanismo de perda de massa de uma liga inoxidável com cobalto desenvolvida para aspersão ASP. In: XVII CBECIMAT Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2006, Foz do Iguaçu. Anais do XVII CBECIMAT Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2006.

43.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; CHANDELIER, Joceli da Guia ; PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés . Caracterização de revestimentos resistentes à cavitação depositados por aspersão térmica. In: XXXI CONSOLDA - Congresso Nacional de Soldagem, 2005, São Paulo. Anais do XXXI CONSOLDA - Congresso Nacional de Soldagem, 2005.

44.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; HENKE, Sérgio ; CASAS, Walter Jesus Paucar . Influência do tratamento térmico pós-soldagem na propagação de trincas por fadiga em juntas soldadas do aço inoxidável martensítico macio CA6NM. In: XVI Congresso Brasileiro de Ciencia e Engenharia de Materiais, 2004, Porto Alegre. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ciencia e Engenharia de Materiais, 2004.

45.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; NOVICKI, Nilceu ; HENKE, Sérgio ; CASAS, Walter Jesus Paucar . Fatigue crack propagation in welded joints of the steel ca6nm without pos welding heat treatment. In: 17th International Congress of Mechanical Engineering, 2003, São Paulo. Proceedings of 17th International Congress of Mechanical Engineering, 2003.

46.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; NOVICKI, Nilceu ; HENKE, Sérgio ; CASAS, Walter Jesus Paucar . Caracterização da tenacidade à fratura do aço inoxidável martensítico macio CA6NM temperado e revenido e em juntas soldadas sem TTPS. In: 58° Congresso Anual da ABM Internacional, 2003, Rio de Janeiro. Anais do 58° Congresso Anual da ABM Internacional, 2003.

47.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; NOVICKI, Ninceu ; HENKE, Sérgio ; CASAS, Walter Jesus Paucar . Mecânica da fratura na propagação de trincas por fadiga em uniões soldadas do aço CA6NM. In: International Conference Welding and Joining of Materials ICWJM 2003, 2003, Lima. Proceedings of ICWJM 2003, 2003.

48.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; HENKE, Sérgio ; CASAS, Walter Jesus Paucar . Mecanismos de fratura na propagação de trincas por fadiga em juntas soldadas do aço inoxidável martensítico CA6NM. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2002, Natal. Anais do XVCongresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2002.

49.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; NOVICKI, Nilceu ; HENKE, Sérgio ; CASAS, Walter Jesus Paucar . Determinação da tenacidade à fratura e resistência à fadiga de juntas soldadas do aço inoxidável martensítico macio CA6NM. In: COBEM 2001 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA MECÂNICA, 2001, 2001, Uberlândia.. COBEM 2001 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA MECÂNICA, 2001, 2001.

50.
NOVICKI, Nilceu ; PUKASIEWICZ, A. G. M. ; PAREDES, R. S. C. ; CASAS, Walter Jesus Paucar . Procedimento para avaliação da tenacidade à fratura de juntas soldadas do aço inoxidável martensítico macio CA6NM sem TTPS. In: II COBIM: II CONGRESO BOLIVARIANO DE INGENIERÍA MECÁNICA, 2001, Quito - Equador, 2001, Quito. Anais II COBIM: II CONGRESO BOLIVARIANO DE INGENIERÍA MECÁNICA, 2001, 2001.

51.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CASAS, Walter Jesus Paucar . Propagación de fisuras en fatiga del acero ASTM A743-CA6NM. In: XIV CONIMERA - CONGRESO DE INGENIERÍA MECÁNICA, ELÉCTRICA Y RAMAS AFINES, 2001, 2001, Lima - Peru. Anais XIV CONIMERA - CONGRESO DE INGENIERÍA MECÁNICA, ELÉCTRICA Y RAMAS AFINES, 2001, 2001.

52.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; NOVICKI, Nilceu ; HENKE, Sérgio ; CASAS, W. J. P. . Procedimento para avaliação da resistência à fadiga em juntas soldadas do aço ASTM A743 - CA6NM. In: 56 CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABM, 2001, BELO HORIZONTE MG. 56 CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABM, 2001.

53.
PUKASIEWICZ, A. G. M.. Síntese de varistores à base de dióxido de estanho pelo método da co-precipitação. In: 41o. Congresso Brasileiro de Cerâmica, 1997, São Paulo. Anais do 41o. Congresso Brasileiro de Cerâmica, 1997.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
de Goés W. U. ; PUKASIEWICZ, A. G. M. ; CHICOSKI, A. . High temperature solid particle erosion behavior of different YSZ TBC coatings. In: EAMC 2016 European Advanced Materials Congress, 2016, Estocolmo. Proceedings of the EAMC 2016 European Advanced Materials Congress, 2016.

2.
SUSCHARSKI, G. B. ; de Araujo I B ; PUKASIEWICZ, A. G. M. ; PAREDES, R. S. C. . Mechanisms of cavitation erosion for two different morphologies of thermal spray coatings. In: EAMC 2016 European Advanced Materials Congress, 2016, Estocolmo. Proceedings of the EAMC 2016 European Advanced Materials Congress, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; CHICOSKI, A. ; HACKBART, F. . Parameters Influence on Morphology and Porosity of High Temperature Resistance Ceramic Coating. In: Materials Science & Technology 2013 Conference and Exhibition, 2013, Montreal. Proceedings of Materials Science & Technology 2013 Conference and Exhibition, 2013.

2.
PUKASIEWICZ, A. G. M.. Degradação de Varistores. In: 6o Encontro Anual de Iniciação Científico CNPq/ UEL/ UEM/ UEPG/ Unioeste, 1998, Ponta Grossa - PR. Anais do 6o Encontro Anual de Iniciação Científico CNPq/ UEL/ UEM/ UEPG/ Unioeste, 1997.

3.
PUKASIEWICZ, A. G. M.. Síntese de varistores à base de dióxido de estanho pelo método da co-precipitação. In: 5o Encontro Anual de Iniciação Científico CNPq/ UEL/ UEM/ UEPG/ Unioeste, 1996, Londrina - PR. Anais doSíntese de varistores à base de dióxido de estanho pelo método da co-precipitação, 1996.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PUKASIEWICZ, A. G. M.. Ensaio de Porta Pallet Soldado. 2013.

2.
PUKASIEWICZ, A. G. M.. Ensaio de Longarina Soldada. 2013.

3.
PUKASIEWICZ, A. G. M.. Análise de qualidade em união soldada manual. 2013.

4.
PUKASIEWICZ, A. G. M.. Ensaio de Longarina Soldada, avaliação de teste de produção. 2013.

5.
PUKASIEWICZ, A. G. M.. Análise de viga estrutural soldadas de forma automatizada. 2012.

6.
PUKASIEWICZ, A. G. M.. Ensaio de viga estrutural soldadas de forma automatizada,teste de produção. 2012.

7.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; Tramontin, S., M., K. . Ensaio de Elemento de Mancal. 2012.

8.
PUKASIEWICZ, A. G. M.. Relatório de avaliação de acabamento superficial de uma placa de OSB. 2012.

9.
PUKASIEWICZ, A. G. M.. Avaliação de ligas de aço para produção de suporte de pallets. 2012.

10.
CAPRA, André Ricardo ; CHANDELIER, Joceli da Guia ; PUKASIEWICZ, A. G. M. . RELATÓRIO TÉCNICO DA ETAPA FINAL DE APLICAÇÃO EM CAMPO DO PROJETO NOVOS MATERIAIS. 2008.

11.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; CHANDELIER, Joceli da Guia . RELATÓRIO REFERENTE ÀS ETAPAS DE ALTERAÇÃO DE PROJETO E ADEQUAÇÃO DO PRODUTO E TESTES EM LABORATÓRIO DO PRODUTO MODIFICADO. 2008.

12.
CAPRA, André Ricardo ; CHANDELIER, Joceli da Guia ; PUKASIEWICZ, A. G. M. . RELATÓRIO TÉCNICO DA ETAPA DE ENSAIO DE CAVITACÃO ACELERADA. 2008.

13.
CAPRA, André Ricardo ; CHANDELIER, Joceli da Guia ; PUKASIEWICZ, A. G. M. . RELATÓRIO TÉCNICO DA ETAPA DE APLICAÇÃO EM CAMPO DO PROJETO NOVOS MATERIAIS E PROCESSOS. 2007.

14.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; CHANDELIER, Joceli da Guia . RELATÓRIO REFERENTE À ETAPA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROCESSOS DE APLICAÇÃO. 2007.

15.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; HENKE, Sérgio ; CHANDELIER, Joceli da Guia . RELATÓRIO REFERENTE À ETAPA DE ENSAIO DE FADIGA NOS CORPOS DE PROVAS SOLDADOS. 2007.

16.
CAPRA, André Ricardo ; HENKE, Sérgio ; CHANDELIER, Joceli da Guia ; PUKASIEWICZ, A. G. M. . RELATÓRIO REFERENTE À ETAPA DE TESTES EM LABORATÓRIO DO PROCEDIMENTO DE RECUPERAÇÃO DE REGIÕES CAVITADAS. 2007.

17.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; WILL, Cristhian Ramos ; CHANDELIER, Joceli da Guia . RELATÓRIO TÉCNICO DA ETAPA DE CARACTERIZAÇÃO DE REVESTIMENTOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DAS LIGAS EM DESENVOLVIMENTO DO PROJETO NOVOS MATERIAIS E PROCESSOS.. 2006.

18.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; WILL, Cristhian Ramos ; CHANDELIER, Joceli da Guia . RELATÓRIO REFERENTE ÀS ETAPAS DE CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DE DESEMPENHO DAS LIGAS EM DESENVOLVIMENTO. 2006.

19.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; WILL, Cristhian Ramos ; CHANDELIER, Joceli da Guia . RELATÓRIO TÉCNICO DA ETAPA DE APLICAÇÃO EM CAMPO DO PROJETO NOVOS MATERIAIS E PROCESSOS - UHEGNB.. 2006.

20.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; WILL, Cristhian Ramos ; CHANDELIER, Joceli da Guia . RELATÓRIO REFERENTE À ETAPA FINAL DA FASE 1 DO PROJETO NOVOS MATERIAIS. 2006.

21.
CAPRA, André Ricardo ; CHANDELIER, Joceli da Guia ; PUKASIEWICZ, A. G. M. . RELATÓRIO REFERENTE À ETAPA DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PROCEDIMENTO BÁSICO DE RECUPERAÇÃO DE TRINCAS EM ROTORES DE AÇO MARTENSÍTICO CA6NM. 2006.

22.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; WILL, Cristhian Ramos ; CHANDELIER, Joceli da Guia . RELATÓRIO TÉCNICO DA ETAPA DE CARACTERIZAÇÃO DE REVESTIMENTOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DAS LIGAS EM DESENVOLVIMENTO DO PROJETO NOVOS MATERIAIS E PROCESSOS.. 2005.

23.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; WILL, Cristhian Ramos ; CHANDELIER, Joceli da Guia . RELATÓRIO TÉCNICO DA ETAPA DE APLICAÇÃO EM CAMPO DO PROJETO NOVOS MATERIAIS E PROCESSOS.. 2005.

24.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; CHANDELIER, Joceli da Guia ; WILL, Cristhian Ramos . RELATÓRIO TÉCNICO DA ETAPA DE APLICAÇÃO EM CAMPO DO PROJETO NOVOS MATERIAIS E PROCESSOS. 2004.

25.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; CHANDELIER, Joceli da Guia ; WILL, Cristhian Ramos . RELATÓRIO TÉCNICO DA ETAPA DE CARACTERIZAÇÃO DE REVESTIMENTOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DAS LIGAS EM DESENVOLVIMENTO DO PROJETO NOVOS MATERIAIS E PROCESSOS.. 2004.

26.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CAPRA, André Ricardo ; WILL, Cristhian Ramos . ANÁLISE DE DESEMPENHO E CARACTERIZAÇÃO DAS LIGAS COMERCIAIS RESISTENTES A CAVITAÇÃO. 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; Harder, J ; CAPRA, André Ricardo ; CHICOSKI, A. ; Alberti, e. . Alteração das ligas e testes finais dos revestimentos. 2013. (Relatório de pesquisa).

2.
PUKASIEWICZ, A. G. M.. Influência do processo de deposição na microestrutura e resistência à cavitação de revestimentos depositados por Aspersão Térmica ASP e refundidos por PTA Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica. 2012. (Relatório de pesquisa).

3.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; Harder, J ; CHICOSKI, A. ; CAPRA, André Ricardo . Revisão da literatura para o desenvolvimento das novas ligas. 2012. (Relatório de pesquisa).

4.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CHICOSKI, A. ; CAPRA, André Ricardo . Avaliação das tecnologias atuais. 2011. (Relatório de pesquisa).

5.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; CHICOSKI, A. ; CAPRA, André Ricardo . Aplicação e caracterização das ligas comerciais para revestimentos de elevada temperatura. 2011. (Relatório de pesquisa).

6.
PUKASIEWICZ, A. G. M.. Metalografia e Preparação Metalográfica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 FERNANDES, A. ; PUKASIEWICZ, A. G. M. . EQUIPAMENTO DE ENSAIO DE ABRASÃO ASTM G65 INSTRUMENTADO. 2015, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201502519, título: "EQUIPAMENTO DE ENSAIO DE ABRASÃO ASTM G65 INSTRUMENTADO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito PCT: 01/10/2015; Depósito: 01/10/2015.

2.
 PUKASIEWICZ, ANDERSON GERALDO MARENDA; PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés ; Procopiak, L. A. ; VAZ, R. F. ; CAPRA, ANDRE RICARDO . LIGA FERROSA CONTENDO MANGANÊS, CROMO, SILÍCIO E BORO COM ELEVADA RESISTÊNCIA À CAVITAÇÃO E COMPONENTE SUJEITO À EROSÃO POR CAVITAÇÃO CONTENDO O MESMO. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR102016029054, título: "LIGA FERROSA CONTENDO MANGANÊS, CROMO, SILÍCIO E BORO COM ELEVADA RESISTÊNCIA À CAVITAÇÃO E COMPONENTE SUJEITO À EROSÃO POR CAVITAÇÃO CONTENDO O MESMO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 12/12/2016



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PUKASIEWICZ, A.G.M.; CASAS, W. J. P.; Marczak, R J; Mazzaferro J A E. Participação em banca de Fábio Renck Locatelli. Modelagem do Campo de Temperatura e Distorções em uma junta soldada do tipo T pelo processo GMAW. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
CASAS, W. J. P.; CLARKE, T. G. R.; ITURRIOZ, I.; PUKASIEWICZ, A. G. M.. Participação em banca de César Gonçalves dos Reis. Estimativa de Vida em Fadiga de Componentes sob Solicitações Aleatórias. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
HENKE, Sérgio; PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés; PUKASIEWICZ, A. G. M.; Rodriguez, M.R.H.; Portela, K F. Participação em banca de Rodolpho Vaz. Estudo da oxidação de revestimentos bond coat depositados por aspersão térmica expostos a elevadas temperaturas. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.

4.
PUKASIEWICZ, A.G.M.; PAREDES, R. S. C.; Portella, K.; HENKE, Sérgio. Participação em banca de Rodolpho Fernando Vaz. Estudo de partículas metálicas aspergidas pelo processo de aspersão arco elétrico. 2013 - Universidade Federal do Paraná.

5.
PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés; Pintaúde, G; Zarbin, C.E.M.; PUKASIEWICZ, A. G. M.. Participação em banca de Lucas Alana Aguiar. Estudo da oxidação de revestimentos bond coat depositados por aspersão térmica expostos a elevadas temperaturas. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.

6.
Pianaro, S. A.; PUKASIEWICZ, A. G. M.; TEBCHIRANI, S. M.. Participação em banca de Juliano Swiech Ciesielski. Tenacificação de laminados cerâmicos: mulita e monoporosa. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

7.
PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés; PUKASIEWICZ, A. G. M.; Pintaúde, G. Participação em banca de Gustavo Bavaresco Schuarski. Deposição de revestimentos tipo barreira térmica por aspersão térmica. 2012. Dissertação (Mestrado em Prog Interd de Pós Grad Em Engenharia PIPE) - Universidade Federal do Paraná.

8.
PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés; PUKASIEWICZ, A. G. M.; Pintaúde, G. Participação em banca de Lucas Alan Aguiar. Estudo da oxidação de revestimentos Bond Coat depositados por aspersão térmica expostos a elevadas temperaturas. 2012. Dissertação (Mestrado em Prog Interd de Pós Grad Em Engenharia PIPE) - Universidade Federal do Paraná.

9.
Pianaro, S. A.; PUKASIEWICZ, A. G. M.; Zara, A. J.. Participação em banca de Edson José Lima da Silva. Obtenção de estruturas tipo espinélio via síntese por liofilização e sua caracterização como sensor de temperatura NTC. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Teses de doutorado
1.
PUKASIEWICZ, A.G.M.; PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés. Participação em banca de Gustavo Bavaresco Sucharski. Estudo da erosão por cavitação sobre diferentes morfologias de revestimentos de FeMnCrSiB aplicados por aspersão térmica chama FS e HVOF com tratamento de shot peening. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.

2.
PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés; Pintaúde, G; PUKASIEWICZ, A. G. M.. Participação em banca de Oswaldo Henrique Gutierrez Branco. Desenvolvimento de ligas Intermetálicas Fe-Al para produzir revestimentos in situ depositados por aspersão térmica. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Braghini Jr, Aldo; PUKASIEWICZ, A. G. M.; Lourençato L.. Participação em banca de Ricardo Vinícius Bubna Biscaia.Análise da Microestrutura e Microdureza de Ferramentas de Metal Duro para Torneamento de Acabamento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
Tramontin, S., M., K.; Fusão D.; PUKASIEWICZ, A. G. M.. Participação em banca de Bruno Leonardo Vilella.Estudo do Comportamento Mecânico e Microestrutural da Superliga Inconel 718 Submetida a Cinco Ciclos de Tratamentos Térmicos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; Braghini Jr, Aldo; Lourençato L.. Participação em banca de Rodrigo de Geurs Kruppa.INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS DE SOLDAGEM NA DEPOSIÇÃO DE UMA LIGA AUSTENÍTICA COM COBALTO SOBRE AÇO INOXIDÁVEL MARTENSÍTICO MACIO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; Oliveira, I L; Lourençato L.. Participação em banca de Adrian Lucas Los.Efeito do B4C sobre o endurecimento de revestimentos Fe-Mn-Cr-Si depositados por plasma arco trasnferido. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; Tramontin, S., M., K.; Lourençato L.. Participação em banca de André Ribeiro.Estudo da variação da resistência ao longo do comprimento total da bobina de aço ASTM A570. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Processos de Fabri) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

6.
Tramontin, S., M., K.; Zammar, G.; PUKASIEWICZ, A. G. M.. Participação em banca de Rafaela Lopes da Silva.DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTO DE CICLAGEM TÉRMICA TIPO BURNER RIG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Processos de Fabri) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

7.
Tramontin, S., M., K.; Lourençato L.; PUKASIEWICZ, A. G. M.. Participação em banca de Fernanda Santos da Luz.Análise da Influência da temperatura de recozimento no tamanho de grão e na dureza do aço AISI 1020 submetido ao processo de extrusão em canal angular. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fabricação Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

8.
Tramontin, S., M., K.; PUKASIEWICZ, A. G. M.; Lourençato L.. Participação em banca de André Filipe Rodriguez.Análise da Influência da temperatura de recozimento no tamanho de grão e na dureza do aço AISI 1020 submetido ao processo de extrusão em canal angular. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fabricação Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

9.
Tramontin, S., M., K.; PUKASIEWICZ, A. G. M.; Zammar, G.. Participação em banca de Gerson Luiz Holk.Estudo das alterações microestruturais e das propriedades mecânicas do aço sae 1030 temperado e revenido. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fabricação Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

10.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; Régis Jr, O.; Behaime, J. J. R.. Participação em banca de Fábio Baggio Moreira.Sequência para implantação de um sistema de planejamento e controle de manutenção. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Processos de Fabri) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

11.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; Tramontin, S., M., K.; Santos I.. Participação em banca de Heder Borges de Oliveira.Análise da influência do tempo de solubilização das ligas de alumínio 6061 submetidas ao tratamento térmico T6. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Processos de Fabri) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

12.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; Tramontin, S., M., K.; Fusão D.. Participação em banca de Sérgio V. Busquete.Influência da rugosidade na variação dimensional de aço 1045 temperado sem controle atmosférico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Processos de Fabri) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

13.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; Tramontin, S., M., K.; Fusão D.. Participação em banca de Fábio Aparecido de Freitas.Estudo da relação entre pressão de prensagem do papel melamínico sobre MDF e resistência à abrasão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Processos de Fabri) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

14.
Tramontin, S., M., K.; Bueno, A., M.; PUKASIEWICZ, A. G. M.. Participação em banca de Jorge Luiz da Luz.Estudo da obtenção de ferro fundido nodular ferrítico com utilização de sucata de aço na carga do forno. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Processos de Fabri) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

15.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés; Rodriguez, R, M., H., P.; Okimoto, P., C.. Participação em banca de Milton Correia dos Santos Júnior.Soldagem por Resistência. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.

16.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés; Rodriguez, R, M., H., P.. Participação em banca de Samuel Mariano do Nascimento.Desenvolvimento de novo processo para produzir revestimentos por aspersão térmica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.

17.
PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés; PUKASIEWICZ, A. G. M.; Rodriguez, R, M., H., P.. Participação em banca de Samuel Mariana do Nascimento.Desenvolvimento de novo processo para produzir revestimentos por aspersão térmica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.

18.
PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés; Okimoto, P., C.; Rodriguez, R, M., H., P.; PUKASIEWICZ, A. G. M.. Participação em banca de Milton Correia dos Santos Jr.Soldagem por Resistência. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; Bavastri, C. A.; Pereira, J. T.. Professor de Ensino Superior Mecânica/ Projetos e Vibrações. 2010. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; Pereira, J. T.; Bavastri, C. A.. Professor de Ensino Superior Mecânica / Projetos e Vibrações. 2009. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; Tramontin, S., M., K.; Cancian, P. S.. Processo Seletivo Professor de Ensino Técnico e Tecnológico. 2009. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; NOVICKI, Nilceu. Professor Assistente em Mecânica dos Sólidos, Projetos e Elementos de Máquinas. 2009. Universidade Federal do Paraná.

Outras participações
1.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; Pietrovski, E. F.; Cazini, J.; Batista, A. A. S.. Banca de avaliação de Trabalhos Científicos para o VI EPEGE. 2009. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
PUKASIEWICZ, A. G. M.; Pietrovski, E. F.. GT Programação e Consultoria - Pré Incubação no Hotel Tecnológico. 2009. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Pietrovski, E. F. ; Silveira, R. M. C. F. ; PUKASIEWICZ, A. G. M. . EXPO UT 2010. 2010. (Congresso).

2.
Silveira, R. M. C. F. ; Pietrovski, E. F. ; PUKASIEWICZ, A. G. M. . Encontro Paranaense de Empreendedorismo e Gestão Empresarial VII EPEGE. 2010. (Congresso).

3.
Pietrovski, E. F. ; Silveira, R. M. C. F. ; PUKASIEWICZ, A. G. M. . Expo UT 2009. 2009. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Murilo Teixeira Ribas. Avaliação da Resistência à Erosão à Elevadas Temperaturas de Revestimentos HVOF. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Giovany Biava. Corrosão á Elevadas Temperaturas de Revestimentos PVD. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Luciana Leite Silveira. Deposição de revestimentos resistentes à cavitação por HVAF (High velocity air fuel process). 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

2.
Paulo Roberto Campos Alcover Jr. Microestrutura e propriedades mecânicas e tribológicas de metal patente depositado por aspersão térmica. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

3.
Murilo Sérgio Lamana. INFLUÊNCIA DO PROCESSO DE DEPOSIÇÃO HVOF COM COMBUSTÍVEL LÍQUIDO E GASOSO NA RESISTÊNCIA AO DESGASTE DE REVESTIMENTOS DE CARBONETO DE TUNGSTÊNIO COM DIFERENTES TEORES DE COBALTO. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

4.
Wellington Uczak de Góes. Avaliação da resistência a erosão a quente dos revestimentos cerâmicos depositados por aspersão térmica. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

5.
Karen Juliana Vanat. influência da temperatura de pré-aquecimento sobre a morfologia e ciclos térmicos de revestimentos YSZ. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Kauan Andrade. Resistência de Revestimentos TBC a ciclos térmicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

2.
Luciana Leite Silveira. INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DA GRANULOMETRIA DO PÓ NA MORFOLOGIA E RESISTÊNCIA À CAVITAÇÃO DE REVESTIMENTOS FeCrMnNiSi DEPOSITADOS POR HVOF. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

3.
Márcio Luiz Kovalczyk. INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA INTERPASSE NA TENACIDADE A FRATURA E MICROESTRUTURA DE UMA JUNTA SOLDADA DE FERRO FUNDIDO CINZENTO COM ELETRODO REVESTIDO DE AWS309L. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

4.
Murilo Teixeira Ribas. ANÁLISE DOS FUROS OBTIDOS PELO PROCESSO DE FURAÇÃO À LASER POR TREPANAÇÃO DE UMA LIGA DE INCONEL 718. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

5.
Vinícius Ianke. ANÁLISE DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE UM AÇO 4340 ATRAVÉS DO MÉTODO DE CORRENTES PARASITAS APÓS TRATAMENTO TÉRMICO COM DIFERENTES TEMPERATURAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

6.
Murilo Sérgio Lamana. Influência do Processo de Deposição HVOF e teor de Co na Resistência à Cavitação de Revestimentos WC-Co. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

7.
Henrique de Boer. Influência dos Parâmetros de Processo na Formação da Tensão Residual e Microestrutura e suas Consequências na Resistência à Cavitação de Revestimentos FeMnCrSi. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

8.
Karen Juliana Vanat. Influência da adição de boro na microestrutura de revestimentos Fe-Mn-Cr-Si resistentes à cavitação depositados por plasma PTA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

9.
Márcio Luiz Vozniack. ~ESTUDO COMPARATIVO DA BRASAGEM DE ALUMÍNIO COM DIFERENTES MEIOS DE ADIÇÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

10.
Wellington Uczak Góes. ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DA AMPLITUDE DE VIBRAÇÃO NO PROCESSO DE CAVITAÇÃO DE UM AÇO INOX 304. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

11.
André Luiz Bamberg. INFLUÊNCIA DA OXIDAÇÃO DURANTE A DEPOSIÇÃO NA ADERÊNCIA DE REVESTIMENTOS Fe-Mn-Cr-Si DEPOSITADOS POR ASPERSÃO TÉRMICA A ARCO ELÉTRICO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

12.
Paulo R. C. Alcover Jr.. Análise da influência dos parâmetros de deposição de revestimentos Fe-Mn-Cr-Si-B resistentes à cavitação depositados por aspersão térmica HVOF.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

13.
Márcio Kovalsky. Influência da temperatura interpasse na tenacidade a fratura e microestrutura de uma junta soldada de ferro fundido cinzento com eletrodo revestido de AWS309L. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia de Fabricação Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

14.
Bruno Alberto de Paula. Influência do metal de adição na brasagem de componentes automotivos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia de Fabricação Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

15.
Rodrigo de Geus Kruppa. INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS DE SOLDAGEM NA DEPOSIÇÃO DE UMA LIGA AUSTENÍTICA COM COBALTO SOBRE AÇO INOXIDÁVEL MARTENSÍTICO MACIO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

16.
Jürgen Harder. Deposição de Revestimentos Fe-Mn-Cr-Si por plasma PTA pó in situ. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

17.
Alessandro Fernandes. Desenvolvimento e Projeto de uma máquina de ensaio de abrasão ASTM G65-2000 instrumentada. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia de Fabricação Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

18.
Fernando Ratti de Oliveira. ANÁLISE DA INFLUENCIA DOS PARÂMETROS DE REFUSÃO NO CICLO TÉRMICO DE REVESTIMENTOS Fe-Cr-Mn-Si ASPERGIDOS E REFUNDIDOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

19.
Adrian Lucas los. DEPOSIÇÃO DE REVESTIMENTOS Fe-Mn-Cr-Si/B4C DEPOSITADOS POR PLASMA ARCO TRANSFERIDO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

20.
André Ribeiro. Estudo da variação da resistência mecânica ao longo do comprimento total da bobina de aço ASTM A570. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Processos de Fabri) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

21.
Rafaela Lopes da Silva. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTO DE CICLAGEM TÉRMICA TIPO BURNER RIG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Processos de Fabri) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

22.
Leandro Ravski. Caracterização do aço SAE 8640 tratado termicamente pelo processo de cementação em caixa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Processos de Fabri) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

23.
Sérgio Vicznevski Busquete. INFLUÊNCIA DA RUGOSIDADE NA VARIAÇÃO DIMENSIONAL DE AÇO SAE 1045 TEMPERADO SEM CONTROLE ATMOSFÉRICO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Processos de Fabri) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

24.
Marcos Aurélio Zoldan. ANÁLISE DE UMA SOLDA EM ARCO ELÉTRICO, EM UMA JUNTA SOLDADA DE UM AÇO MANGANÊS HADFIELD E AÇO CARBONO, ATRAVÉS DA SELEÇÃO DO TIPO DE ELETRODO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia Em Mecânica Modalidade Processo de Fabr) - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARANÁ. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

Iniciação científica
1.
Henrique Eduardo de Boer. Influência do tipo e da quantidade de carboneto de tungstênio e de boro na aderência na matriz metálica. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

2.
Gabriel Medeiros Bozza. Comportamento de ligas de aço inoxidável 309LS e aço carbono ER70S6 depositadas pelo processo de Arc Spray e sujeitas a cavitação. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

3.
Matheus da Silva Pinto. Avaliação Microestrutural do Aço ASTM A743-CA6NM Soldado por Plasma Pulsado. 2015. Iniciação Científica - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

4.
Paulo Alcover Junior. Avaliação dos mecanismos de cavitação dos revestimentos depositados com revestimento Fe-Mn-Cr-Si resistente à cavitação. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

5.
Luciana Leite Silveira. Influência da quantidade e tamanho de partícula de carbonetos de W e de B na aderência na matriz metálica e sua influência na resistência à abrasão de revestimentos de matriz metálica. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

6.
Kauan Andrade. Deposição de revestimentos contendo carboneto e avaliação da resistência ao impacto e resistência a cavitação. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

7.
Hártur Santi. Avaliação das alterações microestruturais, microdureza e resistência ao desgaste dos revestimentos depositados com diferentes tamanhos de carboneto.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

8.
Bruno Siqueira Soares. Desenvolvimento de ligas resistentes a elevadas temperaturas. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

9.
Karen Juliana Vanat. Adiação de Boro em Ligas Fe-MnCr-Si resistentes a cavitação. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

10.
Paulo Alcover Junior. Avaliação dos revestimentos aspergidos e refundidos contendo carboneto de boro e ferro-boro. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

11.
Bruno Siqueira Soares. Estudo da Anisotropia de Bobinas de Aços Laminados SAE1012 segundo norma ASTM A1011M-04, Avaliação da Correlação entre Anisotropia do Tamanho de Grão e Propriedades Mecânicas. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

12.
Fernando Ratti de Oliveira. Avaliação da microestrutura dos revestimentos depositados com revestimento Fe-Mn-Cr-Si resistente à cavitação. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

13.
Adrian Lucas los. Avaliação das alterações microestruturais no metal base ASTMA743-CA6NM após a deposição e refusão por PTA. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

14.
Rafaela Lopes da Silva. Otimização dos parâmetros de deposição de superligas de níquel. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Superior de Tecnologia em Processos de Fabri) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

Orientações de outra natureza
1.
Guillaume Jaouen. Thermal Spray Properties and Cavitation Resistance. 2017. Orientação de outra natureza. (Medidas Físicas) - Universidade de Rhennes Lannion. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

2.
Maiwenn Ballot. Thermal Spray Properties and Cavitation Resistance. 2017. Orientação de outra natureza. (Medidas Físicas) - Universidade de Rhennes Lannion. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

3.
Arthut Derrien. Thermal Spray Characterization. 2016. Orientação de outra natureza. (Medidas Físicas) - Universidade de Rhennes Lannion. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

4.
Matthieu Tanguy. Thermal Spray Characterization. 2016. Orientação de outra natureza. (Medidas Físicas) - Universidade de Rhennes Lannion. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

5.
Valentin Minter. Microstructural Thermal Spray Characterization. 2015. Orientação de outra natureza. (Medidas Físicas) - Universidade de Rhennes Lannion. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

6.
Quentin Luc. Microstructural Characterization of Thermal Spray. 2015. Orientação de outra natureza. (Medidas Físicas) - Universidade de Rhennes Lannion. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

7.
Fanny Aubrée. Thermal Spray Characterization. 2014. Orientação de outra natureza. (Medidas Físicas) - Universidade de Rhennes Lannion. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.

8.
Jordan Gueguen. Thermal Spray Characterization. 2014. Orientação de outra natureza. (Medidas Físicas) - Universidade de Rhennes Lannion. Orientador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz.



Inovação



Patente
1.
 PUKASIEWICZ, ANDERSON GERALDO MARENDA; PAREDES, Ramón Sigifredo Cortés ; Procopiak, L. A. ; VAZ, R. F. ; CAPRA, ANDRE RICARDO . LIGA FERROSA CONTENDO MANGANÊS, CROMO, SILÍCIO E BORO COM ELEVADA RESISTÊNCIA À CAVITAÇÃO E COMPONENTE SUJEITO À EROSÃO POR CAVITAÇÃO CONTENDO O MESMO. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR102016029054, título: "LIGA FERROSA CONTENDO MANGANÊS, CROMO, SILÍCIO E BORO COM ELEVADA RESISTÊNCIA À CAVITAÇÃO E COMPONENTE SUJEITO À EROSÃO POR CAVITAÇÃO CONTENDO O MESMO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 12/12/2016


Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/10/2018 às 1:48:41