Sandro da Silva Livramento Machado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6483123835360390
  • Última atualização do currículo em 05/02/2018


Possui graduação em Física - licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2004) e doutorado em educação científica e tecnológica da UFSC (2017). Tem experiência na área de formação de professores e no ensino de Física (ensino básico e graduação), atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos Pedagógicos da Educação Científica; Divulgação Científica e Ensino de Física. Professor na rede pública do Estado de Santa Catarina e na Sociesc. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sandro da Silva Livramento Machado
Nome em citações bibliográficas
MACHADO, S. S. L.;LIVRAMENTO MACHADO, S. S.

Endereço


Endereço Profissional
Escola de Educação Básica Leonor de Barros, Secretária de Estado da Educação.
Rua Pastor William Richard Schisler Filho
Itacorubi
88034100 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 36655700


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2017
Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Implicações culturais da teoria quântica: Caminhos metafóricos e as apropriações indébitas, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Frederico Firmo de Sousa Cruz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Misticismo Quântico; Divulgação científica; Educação científica; Metáforas científicas.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2004
Mestrado em Física.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Variáveis Discretas e Finitas em Mecânica Quântica e seus Diferentes Limites para o Contínuo,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Maurizio Ruzzi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Schwinger description; Mecânica Quântica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral / Especialidade: Física Clássica e Física Quântica; Mecânica e Campos.
Setores de atividade: Educação Superior.
1993 - 1999
Graduação em Física - licenciatura.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Atuação Profissional



Sociedade Educacional de Santa Catarina, SOCIESC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Curso de engenharia civil disciplinas de física 2.


Secretária da Educação do Estado de Santa Catarina, SEESC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Professor de ensino médio da disciplina de física.

Vínculo institucional

1993 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Admitido em Caráter Temporário, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de ensino médio da discplinas de física geral; Professor de Educação de jovens e Adultos; Professor de metodologia de ensino de ciências e matemáticapara o curso técnico de magistério;


Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas ministradas e seus respectivos cursos: Fundamentos das estruturas e Resistência dos sólidos - Graduação em Arquitetura e Urbanismo; Fundamentos da mecânica e Fenômenos de transporte - Graduação em Engenharia Elétrica; Fundamentos da mecânica ondulatória - Graduação em Engenharia Química;


Instituto Federal de Santa Catarina, IF-SC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de ensino médio e cursos superior. Disciplinas de física geral Disciplina de Ciência, Tecnologia e Sociedade.


Serviço Social do Comércio, SESC PR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Apoio Operacional, Carga horária: 40
Outras informações
Divisão de Educação e Cultura. Desenvolvimento de: Programa de formação continuada. Programa de educação científica

Atividades

08/2009 - 10/2009
Serviços técnicos especializados , SESC, .

Serviço realizado
Programa de formação continuada e de educação científica.

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Especialista em Ensino Pleno, Carga horária: 40
Outras informações
Núcelo de Educação Desenvolvimento e coordenação de: Projetos educacionais nas áreas básica e técnicas Programa de formação continuada de professores

Atividades

03/2007 - 10/2008
Serviços técnicos especializados , Núcleo de Educação, .

Serviço realizado
Programa de formação continuada, projeto de recursos didáticos e coordenação pedagógica.

Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Atividades Senior, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação: Projetos educacionais e projetos de divulgação

Atividades

03/2006 - 02/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Serviço Social do Comércio, .


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor tutor no curso de especilaização semipresencial "A gestão do cuidado para ma escola que protege", Centro de Educação, Núcleo Vida e Cuidado: Pesquisa e Estudo sobre Violências.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 10
Outras informações
Membro do grupo de estudo escola, curriculo e violências. Professor da atividade de extensão de formação de professores da rede básica.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplia de física básica para engenharias.

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Bolsa de estágio, Carga horária: 10
Outras informações
Monitor de Física I

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Bolsa de estágio, Carga horária: 10
Outras informações
Monitor disciplina de FSC I

Atividades

06/2010 - Atual
Ensino, Física I para Curso superiores em tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Fisica I
05/2010 - Atual
Ensino, A Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Módulo I, II, III e Projeto de Intervenção Educacional
02/2010 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física geral
02/2010 - Atual
Extensão universitária , IFSC, Campi Florianópolis.

Atividade de extensão realizada
Divulgação de científica - ensino de astronomia.
06/2009 - Atual
Treinamentos ministrados , UFSC, CED.

Treinamentos ministrados
Oficina de capacitação para jovens aprendizes da escola Sul da CUT
Formação continuada de professores do fórum de educação das escolas do maciço do Morro da Cruz
Formação continuada de professores da rede municipal de creches associadas do município de Fpolis
5/2003 - 10/2003
Ensino, Física Para Engenharias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estática
FísicaTeórica - A
8/1998 - 10/1998
Ensino, Física Para Engenharias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física I
8/1998 - 10/1998
Estágios , Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Departamento de Física.

Estágio realizado
Monitor.
10/1997 - 12/1997
Estágios , Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Departamento de Física.

Estágio realizado
monitor.

Centro de Estudos Sociais de Santa Catarina, CESUSC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 4

Atividades

3/2004 - 7/2005
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística

Faculdades Integradas da Associação de Ensino Santa Catarina, FASSESC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 4

Atividades

2/2003 - 3/2004
Ensino, Comunicação Social e Hotelaria, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística

Centro Federal de Ensino Tecnologico de Santa Catarina, CEFETSC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de ensino médio

Atividades

3/2003 - 2/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física geral

Centro Universitário Campos de Andrade, UNIANDRADE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professor e Coordenador, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 20
Outras informações
Professor e coordenador de curso

Atividades

03/2006 - 12/2006
Direção e administração, Curso de Licenciatura em Física, .

Cargo ou função
Coordenação de curso de licenciatura em física.
07/2004 - 12/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Licenciatura em Física, .

06/2004 - 12/2006
Ensino, Licenciatura em Físia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentação Para o Ensino de Físca
Laboratório de Física Geral
Metodologia de Ensino de Física
Prática de Ensino de Física

Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Brinquedos científicos: introdução à formação e estruturação de conceitos de física

Objetivo: Desenvolvimento de estratégias de ensino aprendizagem; Desenvolvimento de material didático; Atividade experimental no ensino de física..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Recurso didático; Educação científica; Ensino de física.
2.
Educação científica para espaço não formal

Objetivo: Desenvolver espaço não formal de educação científica para séries da educação básica; Estabelecer programa de formação continuada para professores de educação básica;.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Formação continuada de professores; Espaço não formal; Educação científica.
3.
Divulgação Científica

Objetivo: Desenvolver programa de divulgação científica para público não especializado; Estabelcer programa de formação em espaço não formal de ensino..
Grande área: Outros
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Interdisciplinariedade; Divulgação científica; Formação continuada de professores.
4.
Ensino

Objetivo: Desenvolver programa de formação para Jovens e Adultos no âmbito do conceito de cidadania; Desenvolver recursos didáticos adequados a necessidade do programa..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; cidadania; Interdisciplinariedade.


Projetos de pesquisa


2011 - 2012
O Céu como Diálogo Cultural e Científico
Descrição: Desenvolver e implementar atividades culturais e formativas envolvendo observações astronômicas, oficinas e seminários abertos aos jovens e seus familiares assistidos pelo Parceiro Institucional desse Projeto de Iniciação Científica, tendo como experiência piloto a parceria com o Projeto Brazilicio compostos de Astrônomos Amadores pertencentes também ao Núcleo de Estudo e Observação Astronômica José Brazilicio de Souza (NEOA-JBS) do IF-SC; Pesquisar e desenvolver habilidades e competências no uso de métodos científicos tendo como atividade motivadora as Observações Astronômicas realizadas pelo NEOA-JBS e com recursos didáticos pedagógicos; Pesquisar diferentes recursos didáticos na área de observação astronômica que possam ser aplicados na sala de aula e/ou manuseados pelos participantes em suas futuras observações astronômicas (Carta Celestes, Planisféricos, Modelos Sol-Terra-Lua, etc.);.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sandro da Silva Livramento Machado - Coordenador / Marcos Aurelio Neves - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2010 - 2011
História da Ciência em Cena
Descrição: O projeto objetiva estabelecer uma relação prática entre arte e ciência, aproximando os alunos do Instituto Federal de Santa Catarina e da comunidade escolar do Maciço do Morro da Cruz, da história de personagens emblemáticos da ciência, através da criação e apresentação de esquetes teatrais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sandro da Silva Livramento Machado - Integrante / Jessee S A Silva - Integrante / Eduardo Silveira - Coordenador.Financiador(es): Instituto Federal de Santa Catarina - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Divulgação Científica.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Educação/Especialidade: Ensino de Física.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Científica.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, Reinaldo Carvalho2002SILVA, Reinaldo Carvalho ; MACHADO, S. S. L. ; SILVA, Jessee S A ; SILVA, Ricardo Pinheiro ; SILVA, Annik ; COPPETE, Maria Conceição . Química Analítica e Cidadania no trânsito Interdisciplinar. Química Nova na Escola, relatos de sala de aula, v. n. 16, n.novembro, p. 26-31, 2002.

2.
Ruzzi2002Ruzzi ; MACHADO, S. S. L. ; GALETTI, D. . Discrete and canonical quantum variables. Brazilian Journal of Physics, v. 33, n.n.02, 2002.

3.
SILVA, Reinaldo Carvalho2002SILVA, Reinaldo Carvalho ; MACHADO, S. S. L. ; SILVA, Ricardo Pinheiro ; SILVA, Jessee S A ; SILVA, Annik ; COPPETE, Maria Conceição . Um Higrômetro de Vagem e a Física no Ensino Funadmental. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n.n.2, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
MARTINS, J. A. ; MACHADO, S. D. S. L. ; MACHADO, S. S. L. . O Filme de Ficção Científica Como espaço de diálogo social, cultural e científico. In: Paula Andrea Grawieski Civiero; Simone Leal Schwertl; Fátima Peres Zago de Oliveira; Katia Regina Koerich Fronza. (Org.). O Filme de Ficção Científica Como espaço de diálogo social, cultural e científico. 1ªed.Blumenau: Edifurb, 2015, v. 1, p. 115-124.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PINHO NETO, J. A. ; LIVRAMENTO MACHADO, S. S. ; CUSTODIO, J. F. . Uma Análise dos Erros em Respostas de Questões Discursivas de Física à Luz dos Obstáculos Epistemológicos de Bachelard.. In: XI - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.

2.
MACHADO, S. S. L.; CRUZ, F. F. S. ; TALARICO, M. A. A. . A Teoria Quântica e a Apropriação do Conhecimento Científico: O uso da História e Filosofia da Ciência pelo Misticismo. In: 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2016, Florianópolis. 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. Florianópolis: UFSC, 2016. v. Único. p. Não paginado-não paginado.

3.
CIVIERO, P. A. G. ; MACHADO, S. S. L. ; OLIVEIRA, F. P. Z. ; FRONZA, K. R. K. . Uma Análise dos Livros Didáticos de Matemática e Física: Intersecções de temas de História e Filosofia da Ciência. In: 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2016, Florianópolis. 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. Florianópolis: UFSC, 2016. v. 1. p. Sem paginação-Sem paginação.

4.
MACHADO, S. S. L.; SILVA, Reinaldo Carvalho ; SILVA, Jessee S A ; SILVA, Ricardo Pinheiro ; SILVA, Annik ; COPPETE, Maria Conceição . Um Higrometro de Vagem e o Ensino de Física no Ensino Fundamental. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. XVI SNEF, 2005.

5.
MACHADO, S. S. L.; SILVA, Jessee S A ; JOUCOSKI, Emerson . O Ensino de Física Contemporânea sob uma Perspectiva Histórica e Filosófica: A Estrutura da Matéria e o Caso dos Condensados Bosônicos. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. XVI SNEF, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MACHADO, S. S. L.; NEVES . O céu como diálogo científico e cultural. In: I Simpósio Nacional de Educação Astronomica, 2011, Rio de janeiro. O céu como diálogo científico e cultural, 2011.

2.
SILVA, Jessee S A ; MACHADO, S. S. L. ; Silveira . Diálogos de Marie Curie: contribuições, desafios e conquistas da mulher no mundo científico. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. 34ª Reunião Anual da sociedade Brasielira de Química, 2011.

3.
MACHADO, S. S. L.; JOUCOSKI, Emerson . Brinquedos científicos: introdução à formação e estruturação de conceitos de física. In: III seminário de pesquisa e Iniciação científica., 2005, Curitiba. III seminário de pesquisa e Iniciação científica do Centro Unversitário Campos de Andrade - Uniandrade., 2005.

4.
MACHADO, S. S. L.. Consistentes Interpretações em Mecânica Quântica. In: IV- Encontro de Jovens Pesquisadores no IFGW, 2003, Campinas - SP. IV- Encontro de Jovens Pesquisadores no IFGW, 2003.

5.
Ruzzi ; MACHADO, S. S. L. . Schwinger description of discrete quantum variables and a discussion on its continuum limit. In: III - Encontro de Jovens Pesquisadores no IFGW, 2002, Campinas - SP. III - Encontro de Jovens Pesquisadores no IFGW, 2002.

6.
Ruzzi ; MACHADO, S. S. L. . Schwinger description of discrete quantum variables and a discussion on its continuum limit. In: XXV Reunião de Trabalho sobre Física Nuclear no Brasil, 2002, São Pedro- SP, 2002.

7.
MACHADO, S. S. L.; MICHELIN, S. E. . Espalhamento elástico de elétrons por moléculas de CS2. In: XI - Congresso Brasileiro da Aplicação de Vácuo na Indústria e na Ciência, 1998, Campinas - SP, 1998.


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MACHADO, S. S. L.; SABIN, L. ; Mendes . Educação em Movimento. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MACHADO, S. S. L.. Participação em banca de Rogério Góes. Violências e as questões étinicos-raciais no ambiente escolar. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em A Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
MACHADO, S. S. L.. Participação em banca de Rosangela dos Santos Costa. A importância da rede de proteção à criança e ao adolescente no combate e prevenção de violências. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em A Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
MACHADO, S. S. L.. Participação em banca de Aline Alexandra Charão Rechini. A influência do bullying na construção da imagem corporal: a história de Maria. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em A Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
MACHADO, S. S. L.. Participação em banca de Clodoaldo de Jesus Oliveira Abreu. A construção da corporiedade dos alunos na escola. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em A Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
MACHADO, S. S. L.. Participação em banca de Darli Damian Silva. (Micro)Violências no cotidiano escolar. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em A Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
MACHADO, S. S. L.. Participação em banca de Fátima Dorlette da Silva. A importânccia da capacitação dos profissionais da educação para o enfrentamento da violência doméstica: a construção da gestão do cuidado. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em A Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
MACHADO, S. S. L.. Participação em banca de Ana Cristina José. Práticas pedagógicas como violências no processo de inclusão: motivação para prática de gentilezas. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em A Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
MACHADO, S. S. L.. Participação em banca de Leandra Nunes Karsten. As políticas públicas contemporâneas para infância e adolescência e a gestão do cuidado commo a possibilidade de uma nova perspectiva. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em A Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
MACHADO, S. S. L.. Participação em banca de Elizete Aparecida Ouriques. Conselho deliberativo escolar. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em A Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Uma Análise dos Livros Didáticos de Matemática e Física: Intersecções de temas de História e Filosofia da Ciência. 2016. (Seminário).

2.
15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.O Filme de Ficção Científica como Contribuições para Entendimentos sobre Circulação do Conhecimento Científico: Espaço de Diálogo Histórico, Social, Filosófico, Cultural e Científico. 2016. (Seminário).

3.
15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia,.A Teoria Quântica e a Apropriação do Conhecimento Científico: O uso da História e Filosofia da Ciência pelo Misticismo. 2016. (Seminário).

4.
14ª Semana de Pesquisa e Extensão UFSC.A teria quântica e as implicações sociais e culturais. 2015. (Oficina).

5.
14ª Semana de Pesquisa e Extensão UFSC.A ficção científica como espaço de dialogo social, cultural e científico. 2015. (Outra).

6.
I Jornada de Difusão de Ciências: Educação e Jornalismo Científico. 2015. (Outra).

7.
12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.A Teoria Quântica e as Implicações Culturais. 2013. (Oficina).

8.
1ª Jornada Acadêmica e Encontro da Llicenciatura em Física do Instituto Federal Catarinense.A Ficção Científica como Espaço de Diálogo Social, Cultural e Científico.. 2013. (Encontro).

9.
Encontro Regional de Ensino de Astronomia. 2013. (Encontro).

10.
II Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.Átomos e Moléculas: Como os Livros Textos de Biologia tem Abordado estes Conceitos. 2013. (Simpósio).

11.
II Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.Integrações entre Educação Básica e Ensino Superior na Formação. 2013. (Simpósio).

12.
Apoio Pedagógico e Inserção Social.Apoio Pedagógico e Inserção Social. 2012. (Outra).

13.
34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.Diálogos de Marie Curie: contribuições, desafios e conquistas da mulher no mundo científico. 2011. (Outra).

14.
I Simpósio Nacional de Educação Astronomica.O céu como diálogo científico e cultural. 2011. (Simpósio).

15.
Programa Anual de Capacitação Continuada.Capacitação de Tutores presencias. 2011. (Oficina).

16.
Programa de Formação Continuada dos Professores do Fóruórum do Maciço do Morro da Cruz.Código de Convivência Escolar e Gestão do Cuidado. 2010. (Encontro).

17.
4ª Workshop do Ensino Superior. 2007. (Outra).

18.
7ª Jornatec ? Jornada Catarinense de Educação Tecnológica.Cultura e Educação - Desafios com Imaginação. 2007. (Encontro).

19.
Curso básico na metodologia do Balanced Scorecard. Instituto Euvaldo Lodi ? IEL SC. 2007. (Oficina).

20.
Curso Conexão para Todos ? Fundamentos da Educação ? SENAI SC. 2007. (Oficina).

21.
Curso Conexão para Todos ? Tecnologia e Cultura Organizacional - SENAI SC. 2007. (Oficina).

22.
I Congresso Internacional para Escola e Instituições no Brasil ? Gestão de captação de recursos. 2007. (Congresso).

23.
I Congresso Second Life na Educação. 2007. (Congresso).

24.
II Encontro de Ciência e Arte.A história da Ciênca e a História da Arte: possibilidades de encontros e saberes. 2006. (Encontro).

25.
IIº Colóquio Internacional sobre Epistemologia e Pedagogia das Ciências no Ensino Médio. 2006. (Simpósio).

26.
O Esquecimento da Política - Ciclo de reflexão e pensamento. 2006. (Seminário).

27.
III seminário de pesquisa e Iniciação científica..Brinquedos científicos: introdução à formação e estruturação de conceitos de física. 2005. (Seminário).

28.
IV Encontro de Jovens Pesquisadores no Instituto de Física Gleb Wataghin ? UNICAMP. 2005. (Encontro).

29.
XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física - Relações entre a física moderna e arte no ensino básico. 2005. (Oficina).

30.
IV- Encontro de Jovens Pesquisadores no IFGW.Consistentes Interpretações em Mecânica Quântica. 2003. (Encontro).

31.
III - Encontro de Jovens Pesquisadores no IFGW.Schwinger Descrition Of Discrte Quantum Variables and a Discussion on its Continuum limit. 2002. (Encontro).

32.
IV Escola do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. 2002. (Outra).

33.
XXV Reunião de Trabalho sobre Física Nuclear no Brasil.Schwinger description of discrete quantum variables and a discussion on its continuum limit. 2002. (Outra).

34.
XXIV Congresso Paulo Leal Ferreira. 2001. (Congresso).

35.
XIII - Simpósio Nacional de Ensino de Física. 1999. (Simpósio).

36.
XXII Congresso Paulo Leal Ferreira de Física Teórica. 1999. (Congresso).

37.
Curso de Verão no Instituto de Física Teórica - IFT/UNESP. 1998. (Oficina).

38.
Simpósio David Bohm. 1998. (Simpósio).

39.
XIX - CBRAVIC. Espalhamento elástico de elétrons por moléculas de CS2. 1998. (Congresso).

40.
XII - Simpósio Nacional de Ensino de Física - Oficina de Astronomia; Utilização do micro computador no ensino de física. 1997. (Oficina).

41.
XX Congresso Paulo Leal Ferreira de Física Teórica. 1997. (Congresso).

42.
Curso de verão do IAG - USP. 1995. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MACHADO, S. S. L.. Café com Ciência. 2006. (Outro).

2.
MACHADO, S. S. L.. Sala de Ciência - Experimentoteca. 2006. (Outro).

3.
CANALLE, J. B. G. ; MACHADO, S. S. L. . III Olimpíada Brasileira de Astronomia ? OBA. 2000. (Outro).

4.
CANALLE, J. B. G. ; MACHADO, S. S. L. . II Olimpíada Brasileira de Astronomia ? OBA. 1999. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Josiane Maria Koch. O papel do livro didático e a importância da prática no ensino de ciências. Início: 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Sandro da Silva Livramento Machado. O Céu como Diálogo Cultural e Científico. Início: 2011 - Instituto Federal de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sandro da Silva Livramento Machado. A Utilização das TICs nas Aulas de Ciências e no Ensino Fundamental. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciência) - Instituto Federral de Educação de Santa Catarina. Orientador: Sandro da Silva Livramento Machado.

2.
Felipe Manoel Gimenez de Oliveira. A opinião de pais de alunos do ensino fundamental de uma escola pública do município de concórdia-sc sobre o ensino de ciências. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sandro da Silva Livramento Machado.

3.
Rodrigo Gomes Faust. Física moderna: as diretrizes, professores, os alunos e sua aplicação no ensino médio. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sandro da Silva Livramento Machado.

4.
Eloisa Goulart. Aplicação de histórias em quadrinhos no ensino de ciências no 5º ano (4ª série) do ensino fundamental numa escola publica São José ?SC. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sandro da Silva Livramento Machado.

5.
Thiago Almeida de Sá. O ensino de ciência na escola do campo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sandro da Silva Livramento Machado.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MARTINS, J. A. ; MACHADO, S. D. S. L. ; MACHADO, S. S. L. . O Filme de Ficção Científica Como espaço de diálogo social, cultural e científico. In: Paula Andrea Grawieski Civiero; Simone Leal Schwertl; Fátima Peres Zago de Oliveira; Katia Regina Koerich Fronza. (Org.). O Filme de Ficção Científica Como espaço de diálogo social, cultural e científico. 1ªed.Blumenau: Edifurb, 2015, v. 1, p. 115-124.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 3:30:16